Antônio Jaeger

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3412064229607053
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (UFMG). Doutor em Psicologia pela UFRGS com período sanduíche na Universidade da California, Irvine (UCI), pós-doutorado na Washington University in St Louis (EUA) com financiamento do National Institute of Health (NIH), pós-doutorado na PUCRS com financiamento do CNPq e pós-doutorado na USP com financiamento da FAPESP. Pesquisa processos básicos de memória e aprendizagem sob uma perspectiva da Psicologia Cognitiva e da Neurociência Cognitiva. É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE, Processo CNPq 465686/2014-1, Processo FAPESP 2014/50909-8). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antônio Jaeger
Nome em citações bibliográficas
JAEGER, A.;Jaeger, Antonio;JAEGER, ANTÔNIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Av Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (11) 34095027


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2007
Doutorado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Universidade da California em Irvine (Orientador: Michael D. Rugg).
Título: Recordação de informações emocionais de contexto negativo e seus correlatos eletrofisiológicos, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maria Alice de Mattos Pimenta Parente.
Palavras-chave: Memória; Emocoes; Eletrofisiologia; Potenciais relacionados a eventos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Neurociências.
2001 - 2003
Mestrado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A efetividade da Entrevista Motivacional em grupo para o tratamento de pacientes alcoolistas,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Margareth da Silva Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Entrevista Motivacional; Alcoolismo; Grupos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Dependência Química / Especialidade: Alcoolismo.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
1995 - 2000
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A relação entre sintomas depressivos e o tempo de abstinência em alcoolistas.
Orientador: Vera Kude.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neurociência Cognitiva.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas / Especialidade: Neurofisiologia.
2012 - 2012
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
2008 - 2011
Pós-Doutorado.
Washington University in St. Louis, WASH-U, Estados Unidos.
Bolsista do(a): National Institute of Health, NIH, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neurociência Cognitiva / Especialidade: Neurociência Humana.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2014 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro do colegiado.
09/2014 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro suplente do colegiado do PPG em Psicologia.
08/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Ciências Biológicas, .

Cargo ou função
Subcoordenador da Especialização "Neurociências e suas Interfaces"..
03/2014 - Atual
Direção e administração, Escola de Educação Física, .

Cargo ou função
Membro do colegiado.
02/2014 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do desenvolvimento II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos básicos de memória
08/2014 - 12/2014
Ensino, Neurociências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cognitive Neuroscience
10/2014 - 10/2014
Extensão universitária , Instituto de Ciências Biológicas, .

Atividade de extensão realizada
Subcoordenação da I Jornada de Neurociências da UFMG.
09/2014 - 09/2014
Ensino, Neurociências e suas Interfaces, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Processos cognitivos e comportamentais
02/2014 - 06/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia aplicada a fisioterapia
02/2014 - 06/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do desenvolvimento I

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências, Departamento de Fisiologia Geral.

Linhas de pesquisa
Memória e neurociências

Washington University in St. Louis, WASH-U, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Posdoctoral Research Scholar, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2008 - 10/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Department of Psychology, .

10/2008 - 10/2011
Serviços técnicos especializados , Department of Psychology, .

Serviço realizado
Coordenação e condução de sessões de Ressonância Magnética Funcional.
10/2008 - 10/2011
Serviços técnicos especializados , Department of Psychology, .

Serviço realizado
Programação de tarefas para pesquisa psicológica experimental utilizando MatLab/Psychophysics toolbox.
10/2008 - 10/2011
Outras atividades técnico-científicas , Department of Psychology, Department of Psychology.

Atividade realizada
Análise de dados de Ressonância Magnética Funcional e Estrutural utilizando o software Statistical Parametric Mapping (SPM).

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa e bolsista de iniciação, Carga horária: 20
Outras informações
O Grupo de Pesquisa em Processos Cognitivos era coordenado pelo Professor Milton José Penchel Madeira

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Psicoterapia Cognitivo Comportamental II
Psicologia e Psicoterapia Cognitivo Comportamental I
06/2012 - 06/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estatística aplicada a psicologia (fundamentos básicos, teste-t, ANOVA, ANCOVA)
04/2012 - 06/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estudos clássicos em psicologia cognitiva e memória.
7/1996 - 4/1999
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Pós Graduação Em Psicologia, Programa de Pós Graduação Em Psicologia.

Atividade realizada
Redação de projetos de pesquisa.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa e bolsista de iniciação, Carga horária: 20
Outras informações
Centro de Memória - Coordenado pelo Professor Ivan Antonio Izquierdo

Atividades

5/1996 - 9/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, .

Linhas de pesquisa
Processos de memória

University of California, Irvine, UCI, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Research Fellow, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2006 - 01/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Center for the Neurobiology of Learning and Memory, .

01/2006 - 01/2007
Serviços técnicos especializados , Center for the Neurobiology of Learning and Memory, .

Serviço realizado
Programação de tarefas psicológicas experimentais utilzando o software MatLab / Cogent.
01/2006 - 01/2007
Serviços técnicos especializados , Center for the Neurobiology of Learning and Memory, .

Serviço realizado
Coordenação e condução de sessões de EEG em participantes de pesquisa.
01/2006 - 01/2007
Outras atividades técnico-científicas , Center for the Neurobiology of Learning and Memory, Center for the Neurobiology of Learning and Memory.

Atividade realizada
Análise de Potenciais Relacionados ao Evento utilizando os softwares EEGLAB, WBRG, MatLab, etc..

Centro de Dependência Química, CDQUIM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 30

Atividades

10/2000 - 02/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Abordagem do dependente químico
Prevenção da recaída
Psicopatologia geral
Psicoterapia cognitiva dos transtornos de personalidade
Psicoterapia cognitiva em grupos
Psicoterapia cognitiva na dependência química
Psicoterapia cognitiva na depressão
Psicoterapia cognitiva nos transtornos de ansiedade
Psicoterapia de grupo
técnicas de entrevista
Tópicos em dependência química
10/2000 - 02/2008
Serviços técnicos especializados , Centro de Dependência Química, .

Serviço realizado
Atendimento de pacientes dependentes de substâncias.
10/2000 - 02/2008
Treinamentos ministrados , Centro de Dependência Química, .

Treinamentos ministrados
técnicas de entrevista
Treinamento no tratamento da dependência química
treinamento para a abordagem do dependente químico na empresa
10/2000 - 02/2008
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Dependência Química, Centro de Dependência Química.

Atividade realizada
Supervisão de estágio em psicologia.

Centro Teacch Novo Horizonte, NOVOHORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário de psicolgia, Carga horária: 20

Atividades

11/1995 - 5/1996
Serviços técnicos especializados , Centro Teacch Novo Horizonte, .

Serviço realizado
Tratamento de crianças portadoras de autismo infantil, baseando-se nos pressupostos do método Teacch.

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor hora-aula, Carga horária: 8

Atividades

8/2003 - 11/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Experimental: Psicologia Comportamental e Psicologia Cognitiva do Processamento da Informação

Andreas Stihl Motosserras, STIHL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Atendimento psicológico a funcionários, Carga horária: 6
Outras informações
As atividades eram realizadas no Núcleo de Qualidade de Vida (NQV) da STIHL, e visavam a melhora da qualidade de vida dos funcionários daquela empresa

Atividades

4/2003 - 10/2003
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Qualidade de Vida, .

Serviço realizado
Atendimento psicológico aos funcionários desta empresa.
6/2003 - 6/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
A influência do stress no trabalho

Centro de Evolução e Integração Humana, CEIH, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 12

Atividades

6/2003 - 6/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
A entrevista motivacional no tratamento de dependentes químicos
5/2003 - 6/2004
Serviços técnicos especializados , Centro de Evolução e Integração Humana, .

Serviço realizado
Atendimento psicológico de pacientes.


Linhas de pesquisa


1.
Processos de memória

Objetivo: Investigar a interação entre os processos básicos de memórias e as emoções tendo como base teórica a neurociência cognitiva..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Neurociências.
Palavras-chave: Eletrofisiologia; Emocoes; Memória.
2.
Simulações computacionais de processos de memória de reconhecimento
3.
Sistemas cerebrais envolvidos em estratégias de recuperação de memórias episódicas utilizando Ressonância Magnética Funcional
4.
Correlatos anatômicos do desempenho Metacognitivo
5.
Estratégias cognitivas e correlatos neurais em adolescentes e adultos
6.
Investigação da recuperação de memórias emocionais utilzando Potenciais Relacionados ao Evento
7.
Memória e neurociências


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
INVESTIGAÇÃO DE CONDIÇÕES QUE AFETAM O GRAU DE RELACIONAMENTO DE ESTÍMULOS EQUIVALENTES POR MEIO DE POTENCIAIS RELACIONADO A EVENTOS.
Descrição: O modelo de equivalência de estímulos proposto por Sidman e colaboradores fornece critérios operacionais para identificarfunções simbólicas em comportamentos observáveis e para simular em laboratório relações simbólicas que ocorrem em situações naturais. Esses mesmos critérios operacionais têm permitido o desenvolvimento de tecnologias para melhorar a função simbólica e também lidar com déficits nessa função. Estudos envolvendo medidas comportamentais, psicométricas e eletrofisiológicas validaram a equivalência de estímulos como modelo experimental da aquisição e compreensão de significados. Este projeto pretende fazer avançar a investigação eletrofisiológica do modelo de equivalência, explorando condições que afetam o grau de relacionamento entre estímulos equivalentes ou, em termos mais gerais, condições que afetam a fluência dos participantes em relações simbólicas simuladas experimentalmente. Medidas eletrofisiológicas amplamente utilizadas em pesquisas linguísticas serão usadas para 1) examinar como estímulos arbitrários se tornam símbolos e adquirem significado e 2) investigar variáveis que podem interferir nesse processo. Trata-se de um desafio científico que tem implicações não apenas teóricas, mas também para a prática de pesquisa básica, translacional e aplicada envolvendo o modelo de equivalência. São propostos estudos para investigar se o grau de relacionamento entre estímulos equivalentes varia, por exemplo, em função do conteúdo emocional das classes estabelecidas e de diversos parâmetros experimentais de procedimentos de ensino. Os estudos previstos poderão contribuir para o aperfeiçoamento do modelo de equivalência e das tecnologias comportamentais que vêm sendo desenvolvidas. É possível que os resultados desses trabalhos tenham impacto importante sobre o refinamento de metodologia para estabelecer o funcionamento simbólico em ambientes educacionais e terapêuticos, por exemplo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A utilização de pistas durante a recuperação de memórias
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Antônio Jaeger - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
2014 - Atual
A utilização de pistas preditivas durante a recordação de contextos espaciais e temporais.
Descrição: O presente projeto buscará ampliar o conhecimento atual sobre memória para informações espaciais e temporais, especialmente no que se refere a como pessoas utilizam pistas preditivas (dicas) para recordar estas informações. Para isso, dois experimentos são propostos em que a recordação de contextos espaciais e temporais é examinada. No experimento para a investigação de memória espacial, especificamente, itens (figuras de objetos) serão inicialmente apresentados em locais diferentes da tela do computador. Na tarefa de memória que ocorrerá em seguida, cada item será novamente apresentado em meio a itens novos, sendo que os participantes serão instruídos a discriminar itens previamente apresentados de itens ?novos?, e lembrar em que local da tela do computador cada item foi previamente apresentado (isto é, lembrar o contexto espacial). Um aspecto importante do experimento proposto aqui, é que serão apresentadas pistas indicando a localização em que os itens foram inicialmente encontrados. As pistas serão na maior parte do tempo válidas (por exemplo, 75%), ou seja, elas geralmente indicarão a resposta correta para os participantes, e terão o formato de uma seta indicando o local certo onde cada item foi previamente memorizado. O experimento visando a investigação de memórias temporais seguirá um padrão semelhante, porém itens serão apresentados em diferentes momentos durante a etapa inicial, e a tarefa dos participantes será lembrar ?quando? cada item foi previamente encontrado. As pistas preditivas neste caso irão indicar quando cada item foi previamente encontrado. Os achados provenientes destes experimentos poderão ser de grande relevância para debates atuais sobre os processos cognitivos envolvidos na recuperação de memórias (isto é, modelo do processamento duplo versus detecção de sinal), e sobre debates atuais referentes a recuperação de memórias espaciais e temporais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Antônio Jaeger - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
O efeito de testes na retenção de memórias
Descrição: Em contextos educacionais, testes são usualmente empregados para avaliar conhecimentos específicos adquiridos durante determinado período de tempo. Recentemente, entretanto, inúmeros experimentos no âmbito da psicologia cognitiva têm demonstrado que testes podem ter um papel significativo no próprio processo de aprendizagem, e não somente em sua avaliação. Estes estudos demonstram que quando informações previamente estudadas são evocadas da memória, em comparação com simplesmente reestudadas, há um aumento significativo na subsequente retenção destas informações na memória de longo prazo. Este aumento na retenção de memórias é um efeito robusto e duradouro, e foi demonstrado por diversos experimentos utilizando variados tipos de estímulos e informações. No presente projeto, três aspectos referentes ao efeito de testagem serão investigados. O primeiro será a possível vantagem de testes para o aprendizado de crianças com dificuldades na compreensão da leitura. Estudo anterior sugeriu a possibilidade de testes serem especialmente benéficos para esta população, o que será aqui plenamente investigado. O segundo aspecto a ser investigado consiste na replicação do efeito de testagem em crianças com dificuldades intelectuais resultantes de síndromes genéticas (Síndrome de Williams e Síndrome de Down). Evidências apontando a ocorrência deste efeito nestas populações podem servir de base para o desenvolvimento e aprimoramento de estratégias educacionais especialmente vantajosas para estes indivíduos. O terceiro aspecto se refere a identificar qual episódio é efetivamente evocado quando há efeito de testagem. Isto é, o efeito de testagem proporciona a evocação do episódio originalmente codificado, ou a evocação de aspectos episódicos inerentes ao teste anteriormente desempenhado pelo indivíduo? Os resultados destes experimentos serão relevantes tanto para pesquisadores da ciência básica interessados em memória humana, como para servir de base teórica para o desenvolvimento de abordagens educacionais inovadoras e baseadas em evidências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Antônio Jaeger - Coordenador / Vitor Geraldi Haase - Integrante / Lilian Milnitsky Stein - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
A influência de pistas externas sobre julgamentos de memória
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Functional Neuroimaging of Strategic Retrieval Processes
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Ciclo de Palestras em Neurociência Cognitiva
Descrição: Organizador de ciclo de palestras com 8 horas de duração (8 palestrantes convidados)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
I Jornada de Neurociências da UFMG
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Antônio Jaeger - Integrante / Bruno Rezende de Souza - Coordenador / Theo Mota - Integrante.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: PSICO (Porto Alegre)
2008 - Atual
Periódico: Psicologia. Reflexão e Crítica
2010 - Atual
Periódico: Journal of Cognitive Neuroscience
2010 - Atual
Periódico: Psychology & Neuroscience (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Scandinavian Journal of Psychology
2012 - Atual
Periódico: Experimental Brain Research
2013 - Atual
Periódico: Plos One
2013 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Arquivos Brasileiros de Psicologia (UFRJ. 2003)
2013 - Atual
Periódico: Cerebral Cortex
2013 - Atual
Periódico: Psychophysiology (New York. Print)
2013 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)
2014 - Atual
Periódico: Brain and Cognition
2014 - Atual
Periódico: Memory & Cognition
2014 - Atual
Periódico: Psicologia USP (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Cognitive, Affective & Behavioral Neuroscience (Print)
2015 - Atual
Periódico: Journal of Experimental Psychology: General
2018 - Atual
Periódico: Journal of Research in Childhood Education
2018 - Atual
Periódico: GERAIS: REVISTA INTERINSTITUCIONAL DE PSICOLOGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neurociência Cognitiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2001
Darci Corazza, Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas.
1997
Primeiro lugar na apresentação de trabalhos, IV Jornada acadêmica científica da Faculdade de Psicologia da PUC-RS.
1997
Segundo lugar na apresentação de pôsteres, IV Jornada acadêmica científica da Faculdade de Psicologia da PUC-RS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, GABRIELA SANTOS2018RODRIGUES, GABRIELA SANTOS ; JAEGER, ANTÔNIO . Source Memory and Cognitive Control in Gurdjieff Meditators. Mindfulness, v. 00, p. 00, 2018.

2.
RODRIGUES, GABRIELA SANTOS2018RODRIGUES, GABRIELA SANTOS ; JAEGER, ANTÔNIO . O USO DE TAREFAS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA MEMÓRIA EPISÓDICA. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO (UFRJ), v. 23, p. 80-90, 2018.

3.
Gomides, M. R. A.2018Gomides, M. R. A. ; Martins, G. A. ; Alves, I. S. ; JULIO-COSTA, A. ; Jaeger, Antonio ; HAASE, V. G. . Heterogeneity of math difficulties and its implications for interventions on multiplication skills. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA, v. 12, p. 256-263, 2018.

4.
RAFAEL, M. S.2017RAFAEL, M. S. ; CARREIRA, E. ; ALVES, L. P. L. ; CARVALHO, A. N. ; JAEGER, ANTÔNIO ; TEIXEIRA, A. L. ; SOUZA, L. C. . Amnésia global transitória: epidemiologia, fisiopatologia, clínica e terapêutica. REVISTA BRASILEIRA DE NEUROLOGIA, v. 53, p. 27-37, 2017.

5.
JAEGER, ANTÔNIO2017JAEGER, ANTÔNIO; BOURSCHEID, FÁBIO ; SANTOS, MATHEUS P. F. ; STEIN, LILIAN M. . Recognition of emotional words: Response time effects of novelty.. PSYCHOLOGY & NEUROSCIENCE (ONLINE), v. 10, p. 167-175, 2017.

6.
Jaeger, Antonio2017Jaeger, Antonio; Dobbins, Ian G. . Revising recognition judgments during noisy recognition evidence accumulation: The dynamics of losses versus gains. MEMORY & COGNITION, v. 45, p. 1063-1077, 2017.

7.
JAEGER, A.2016JAEGER, A.. Memória de Reconhecimento: Modelos de Processamento Simples versus Duplo. Psico-USF, v. 21, p. 551-560, 2016.

8.
JAEGER, A.2016JAEGER, A.; Galera, CA ; STEIN, L. M. ; Lopes, E. J. . Human memory research: Current hypotheses and new perspectives. Estudos de Psicologia (Natal. Online), v. 21, p. 92-103, 2016.

9.
JAEGER, ANTÔNIO2016JAEGER, ANTÔNIO; XAVIER, GILBERTO FERNANDO . Recognition judgments under risk: Low confidence when certainty is low. LEARNING AND MOTIVATION, v. 56, p. 65-72, 2016.

10.
JUSTI, FRANCIS R. R.2016JUSTI, FRANCIS R. R. ; Jaeger, Antonio . Orthographic Neighborhood Effects in Recognition and Recall Tasks in a Transparent Orthography.. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, v. 43, p. 565-578, 2016.

11.
Jaeger, Antonio2014Jaeger, Antonio; EISENKRAEMER, RAQUEL ELOÍSA ; STEIN, LILIAN MILNITSKY . Test-enhanced learning in third-grade children. EDUC PSYCHOL-UK, v. 35, p. 513-521, 2014.

12.
Jaeger, Antonio2013Jaeger, Antonio; KONKEL, ALEX ; Dobbins, Ian G. . Unexpected novelty and familiarity orienting responses in lateral parietal cortex during recognition judgment. Neuropsychologia (Oxford), v. 51, p. 1061-1076, 2013.

13.
Jaeger, Antonio2013Jaeger, Antonio. Inhibitory control and the adolescent brain: a review of fMRI research. Psychology & Neuroscience (Impresso), v. 6, p. 23-30, 2013.

14.
EISENKRAEMER, RAQUEL ELOISA2013EISENKRAEMER, RAQUEL ELOISA ; Jaeger, Antonio ; STEIN, LILIAN MILNITSKY . A Systematic Review of the Testing Effect in Learning. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 23, p. 397-406, 2013.

15.
3JAEGER, A.2012JAEGER, A.; Lauris, Paula ; Selmeczy, Diana ; DOBBINS. I.G. . The costs and benefits of memory conformity. Memory & Cognition, v. 40, p. 101-112, 2012.

16.
2JAEGER, A.2012 JAEGER, A.; COX, J. C. ; DOBBINS. I.G. . Recognition confidence under violated and confirmed memory expectations. Journal of Experimental Psychology. General, v. 141, p. 282-301, 2012.

17.
Dobbins, Ian G.2012Dobbins, Ian G. ; Jaeger, Antonio ; Studer, Bettina ; Simons, Jon S. . Use of explicit memory cues following parietal lobe lesions. Neuropsychologia (Oxford), v. 50, p. 2992-3003, 2012.

18.
Jaeger, Antonio2012 Jaeger, Antonio; Rugg, Michael D. . Implicit effects of emotional contexts: An ERP study. Cognitive, Affective & Behavioral Neuroscience (Print), v. 12, p. 748-760, 2012.

19.
Jaeger, Antonio2012 Jaeger, Antonio; Selmeczy, Diana ; OCONNOR, AKIRA R. ; DIAZ, MICHAEL ; Dobbins, Ian G. . Prefrontal cortex contributions to controlled memory judgment: fMRI evidence from adolescents and young adults. Neuropsychologia (Oxford), v. 50, p. 3745-3756, 2012.

20.
PILAR, DENISE RANGHETTI2012PILAR, DENISE RANGHETTI ; Jaeger, Antonio ; GOMES, CARLOS F. A. ; STEIN, LILIAN MILNITSKY . Passwords Usage and Human Memory Limitations: A Survey across Age and Educational Background. Plos One, v. 7, p. e51067, 2012.

21.
6JAEGER, A.;Jaeger, Antonio;JAEGER, ANTÔNIO2010JAEGER, A.; PARENTE, M. A. M. P. . Cognição e eletrofisiologia: uma revisão crítica das perspectivas nacionais.. Psico-USF (Impresso), v. 15, p. 171-180, 2010.

22.
5JAEGER, A.;Jaeger, Antonio;JAEGER, ANTÔNIO2009 JAEGER, A.; Johnson, D. J. ; CORONA, M. ; RUGG, M. D. . ERP correlates of the incidental retrieval of emotional information: effects of study-test delay. Brain Research, v. 1269, p. 105-113, 2009.

23.
7VASCONCELLOS. S. J. L.2009VASCONCELLOS. S. J. L. ; JAEGER, A. ; PARENTE, M. A. M. P. ; HUTZ C. S. . A Psicologia Evolucionista e os Dominios da Cognicao Social. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), v. 25, p. 435-439, 2009.

24.
9JAEGER, A.;Jaeger, Antonio;JAEGER, ANTÔNIO2008JAEGER, A.; PARENTE, M. A. M. P. . Event-related potentials and the study of memory retrieval. Dementia & neuropsychologia, v. 2, p. 248-255, 2008.

25.
8JAEGER, A.;Jaeger, Antonio;JAEGER, ANTÔNIO2008JAEGER, A.; OLIVEIRA, Margareth da Silva ; FREIRE, S. D . Entrevista Motivacional em Grupo com Alcoolistas. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 16, p. 97-106, 2008.

26.
10JAEGER, A.;Jaeger, Antonio;JAEGER, ANTÔNIO2003JAEGER, A.; OLIVEIRA, Margareth da Silva . Entrevista Motivacional em grupos: uma proposta terapêutica breve para o tratamento da dependência química. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 33, n.118, p. 25-34, 2003.

27.
11OLIVEIRA, Margareth da Silva2002OLIVEIRA, Margareth da Silva ; LARANJEIRA, Ronaldo ; JAEGER, A. . Estudo dos prejuízos cognitivos na dependência de álcool. Psicologia Saúde e Doenças, Portugal, v. 3, n.2, p. 205-212, 2002.

28.
12JAEGER, A.;Jaeger, Antonio;JAEGER, ANTÔNIO1998JAEGER, A.; SCHOSSLER, Ticiana ; WAINER, Ricardo . Estudo comparativo da aquisição da escrita em crianças e adultos. Psicologia. Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 11, n.3, p. 551-558, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
Puglielli, L. C. ; JAEGER, ANTÔNIO . Entrevista Cognitiva. In: Renan Benigno Saraiva; Goiara Mendonça de Castilho. (Org.). Psicologia do Testemunho Ocular - Aplicações no Contexto Forense e Criminal. 1ed.: Juruá, 2018, v. , p. 00-00.

2.
JAEGER, A.; Rigoni, M. S. ; ARGIMON, I. I. L. . Avaliação Neuropsicológica na Dependência Química. In: Margareth da Silva Oliveira, Raquel de Melo Boff , Milton José Cazassa e Carlo C. DiClemente. (Org.). Por que é tão difícil mudar?: contribuições do modelo transteórico de mudança do comportamento na prática clínica e na promoção de saúde. 1ed.Porto Alegre: Sinopsys, 2017, v. 1, p. 106-121.

3.
Jaeger, Antonio; Vasconcellos, Silvio . Álcool e Memória. In: Paulo C. Dias. (Org.). Estudos sobre o Álcool: Contributo para a Prática. 1ed.Braga: Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2015, v. , p. 35-50.

4.
JAEGER, A.; PARENTE, M. A. M. P. . Memória, emoções e seus correlatos eletrofisiológicos. In: Alcyr Oliveira Jr.. (Org.). Comportamento e Cognição. Porto Alegre: Casa do Psicólogo, 2007, v. 1, p. -.

5.
JAEGER, A.. Memória implícita e envelhecimento. In: Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. (Org.). Cognição e envelhecimento. 1ed.Porto Alegre: ARTMED, 2006, v. 1, p. 85-96.

6.
OLIVEIRA, Margareth da Silva ; JAEGER, A. ; SCHREINER, Simone . Abordagens terapêuticas no tratamento de dependência química. In: Renato Caminha; Ricardo Wainer; Margareth da Silva Oliveira; Neri Piccoloto. (Org.). Psicoterapias Cognitivo-comportamentais: Teoria e prática. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v. , p. 193-210.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Knight, E ; Dobbins, Ian G. ; Trujillo, L ; JAEGER, A. ; Schnyer, D. M. . Expectations modulate ERP indices of familiarity and recollection. In: 20th Annual Meeting of the Cognitive Neuroscience Society, 2013, San Francisco. 20th Annual Meeting of the Cognitive Neuroscience Society - Journal of Cognitive Neuroscience, 2013. p. 141-141.

2.
JAEGER, A.; DOBBINS. I.G. ; XAVIER, G. F. . Expected and Unexpected Memory Recognition: Motivational Effects. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNeC, 2013, Belo Horizonte. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNeC, 2013.

3.
Knight, E ; Dobbins, Ian G. ; Trujillo, L ; JAEGER, A. ; Schnyer, D. M. . Recollection related ERP effects unaffected by expectancy violations - parietal old/new ERP effects in the presence of invalid memory cueing. In: Society for Neuroscience - Annual Meeting, 2011, Washington DC. Society for Neuroscience Abstracts, 2011.

4.
JAEGER, A.. Correlatos eletrofisiológicos da recuperação de memórias de conteúdo emocional. In: III Simpósio de Natal - Neuropsicologia, 2011, Belo Horizonte. III Simpósio de Natal - Neuropsicologia, 2011.

5.
JAEGER, A.. A influência de pistas externas sobre a memória de reconhecimento. In: III Simpósio de Natal - Neuropsicologia, 2011, Belo Horizonte. III Simpósio de Natal - Neuropsicologia, 2011.

6.
JAEGER, A.; OCONNOR, A. R. ; DOBBINS. I.G. . Functional neuroimaging of controlled episodic recognition in adolescents and young adults.. In: Annual Meeting of the Society for Neuroscience, 2010, San Diego. Annual Meeting of the Society for Neuroscience, 2010.

7.
JAEGER, A.; CORONA, M. ; RUGG, M. D. . Effects of retention interval on incidental retrieval of emotional information: an event-related potentials study. In: Cognitive Neuroscience Society Meeting, 2007, Nova Iorque. Cognitive Neuroscience Society: 2007 annual meeting. Davis, 2007.

8.
Liedtke, F V ; Rodrigues, J C ; PARENTE, M. A. M. P. ; FONSECA, R. P. ; JAEGER, A. . Avaliação neuropsicológica de um indivíduo dependente de álcool. In: XIX Salão de iniciação científica - UFRGS, 2007, Porto Alegre. XIX Salão de iniciação científica - UFRGS, 2007.

9.
JAEGER, A.; DUARTE, Camila Iung ; BALDISSERA, Daniel ; NUNEZ, Janaina Castro ; LOPES, Joana Maria Pacheco ; STEFANI, Letícia ; MICHAELSEN, Rafael ; RODRIGUES, Viviane Samoel ; KRAMER, Cibele ; PRETTO, Glória ; NUNES, Kelly . Aumento da demanda de dependentes de crack em um centro de tratamento de dependentes químicos. In: V congresso da associação latino-americana de psicoterapias cognitivas, 2004, Porto Alegre. Associação latino americana de psicoterapias cognitivas, 2004.

10.
JAEGER, A.. Terapia cognitivo-comportamental em grupos. In: V congresso da associação latino-americana de psicoterapias cognitivas, 2004, Porto Alegre. Associação latino-americana de psicoterapias cognitivas, 2004.

11.
JAEGER, A.. Entrevista cognitiva: pesquisa básica aplicada à prática psicológica. In: V congresso da associação latino-americana de psicoterapias cognitivas, 2004, Porto Alegre. Associação latino-americana de psicoterapias cognitivas, 2004.

12.
JAEGER, A.; OLIVEIRA, Margareth da Silva ; Leal, R. C. ; MELO, W. . A entrevista motivacional em grupos. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003, São Paulo. XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003.

13.
JAEGER, A.; KRAMER, Cibele ; PRETTO, Glória ; NUNES, Kelly ; Buarque, C ; HOERLLE, H. A. . A incidência de procura de tratamento para a dependência do crack. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003, São Paulo. XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos de Álcool e Outras Drogas, 2003.

14.
JAEGER, A.; RODRIGUEZ, V. C. R. ; MELO, W. ; CHARÃO, C. ; HOERLLE, H. A. . Sintomas de depressão e ansiedade em pacientes internados em uma unidade especializada em dependência química. In: XIV Congresso brasileiro sobre alcoolismo, tabagismo e outras dependências, 2001, Gramado. XIV Congresso brasileiro sobre alcoolismo, tabagismo e outras dependências, 2001. p. 41-41.

15.
JAEGER, A.; SILVA, M. O. ; LARANJEIRA, Ronaldo ; SCHNEIDER, D. D. ; ANDRETTA, I. . A dependência do álcool e os prejuízos cognitivos. In: XIV Congresso brasileiro sobre alcoolismo, tabagismo e outras dependências, 2001, Gramado. XIV Congresso brasileiro sobre alcoolismo, tabagismo e outras dependências, 2001. p. 48-48.

16.
JAEGER, A.. A dependência do álcool e os prejuízos cognitivos. In: III Congresso da sociedade brasileira de terapias cognitivas, 2001, São Paulo. III Congresso da sociedade brasileira de terapias cognitivas, 2001.

17.
JAEGER, A.. Análise das crenças relacionadas ao uso de substâncias psicoativas de pacientes em tratamento. In: IV Congresso gaúcho de alcoolismo e outras dependências, 2000, Caxias do Sul. IV congresso gaúcho de alcoolismo e outras dependências, 2000.

18.
JAEGER, A.. Análise do perfil dos pacientes e índice de adesão ao tratamento ambulatorial no CDQUIM. In: IV Congresso gaúcho de alcoolismo e outras dependências, 2000, Caxias do Sul. IV Congresso gaúcho de alcoolismo e outra dependências, 2000.

19.
JAEGER, A.; WAINER, Ricardo ; Erwig, L. ; Jaeger, F. ; Xavier, A. . Modelos de categorização em Psicologia Cognitiva. In: X Salão de iniciação científica - UFRGS, 1998, Porto Alegre. X Salão de iniciação científica - UFRGS, 1998.

20.
JAEGER, A.. Modelos de categorização em Psicologia Cognitiva. In: II Jornada de iniciação científica da PUCRS, 1998, Porto Alegre. II Jornada de iniciação científica da PUCRS, 1998.

21.
JAEGER, A.; MADEIRA, M. J. P. . Modelos de categorização em Psicologia Cognitiva. In: XXVII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1997, Ribeirão Preto. XXVII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 1997.

22.
JAEGER, A.; IZQUIERDO, I. A. ; Rodrigues, C ; Schaeffer, E. L. ; Salgueiro, J. . Efeitos da Dopamina sobre a Memória em Hipocampo de Ratos no Labirinto Radial. In: IX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1997, Porto Alegre. IX Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 1997.

Artigos aceitos para publicação
1.
Silva, R. F. P. ; JAEGER, ANTÔNIO . Memory conformity and eyewitness testimony: a review. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Jaeger, Antonio. Expectativas e processos inibitórios durante a evocação de memórias episódicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Jaeger, Antonio. Desenvolvimento da Memória Episódica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
JAEGER, A.. Neuroimagem funcional e a evocação de memórias em seres humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
JAEGER, A.. Efeito de testagem: a prática da evocação como uma ferramenta para a retenção de memórias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
JAEGER, A.. Desenvolvimento da memória episódica: evidências neurofisiológicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
JAEGER, A.. A influência de pistas preditivas sobre os correlatos neurais da recuperação de memórias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
JAEGER, A.. Neurobiologia das Emoções. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
JAEGER, A.. ERPs no estudo da memória para conteúdos emocionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
JAEGER, A.. Aspectos fundamentais da teoria cognitiva. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
JAEGER, A.. Atuação do acadêmico de psicologia em uma instituição pública. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
JAEGER, A.. Relação entre sintomas depressivos e tempo de abstinência em alcoolistas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
JAEGER, A.; MADEIRA, M. J. P. . Modelos de categorização em Psicologia Cognitiva. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
JAEGER, A.. Esclerose Tuberosa: um caso prático. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
JAEGER, A.. Percepção visuomotora: Homens X Mulheres. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BURATTO, L.; Castilho, G. M.; JAEGER, ANTÔNIO. Participação em banca de Flaviane Corrêa. Emocionalidade de es$mulos como moderador do efeito de conformidade de memória. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) - Universidade de Brasília.

2.
Caramelli, P; JAEGER, A.; Chaves, M. L. F.; SOUZA, L. C.. Participação em banca de Karoline Carvalho Carmona. Variáveis associadas ao envelhecimento cerebral bem sucedido em uma amostra de idosos muito idosos da comunidade.. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Bortoloti, R.; Hiziwara E. M.; JAEGER, ANTÔNIO. Participação em banca de Ana Paula Rubert Alvez de Azevedo. Modulação do efeito IRAP por expressões de alegria e raiva e interferência da ansiedade e depressão neste processo.. 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
HAASE, V. G.; JULIO-COSTA, A.; Bortoloti, R.; Jaeger, Antonio. Participação em banca de Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira. Efeito do jogo senha em funções executivas. 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
JAEGER, ANTÔNIO; Bortoloti, R.; Souza, B.R.. Participação em banca de Joana Andrade Ramalho Pinto. Medidas implícitas de preferência visual por aplicativos em dispositivos móveis e o valor preditivo delas no desempenho de busca visual.. 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
ALVES, M. M.; Barreto, G. V.; JAEGER, A.. Participação em banca de Charles César Couto. Impacto da escola no desenvolvimento cognitivo de alunos de diferentes condições sociais: um estudo de série de casos.. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Yamamoto, ME; Brust, PG; Jaeger, Antonio. Participação em banca de William Weber Cecconello. Ajudando a lembrar: aprendizado social e conformidade de memória.. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

8.
Bortoloti, R.; HAASE, V. G.; JAEGER, ANTÔNIO; Hubbard, E.. Participação em banca de Isabella Starling Alves. Nonsymbolic and symbolic processing in children with mathematical difficulties. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
Galera, CA; Fukusima, S.; JAEGER, A.; SANTANA, J. J. R. A.. Participação em banca de Tamires Zar. Determinantes do efeito de similaridade visual na memória de trabalho. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

10.
GOULART, M. T. C.; Biazoli, C. A.; JAEGER, A.. Participação em banca de Edgard Pereira Neves. Processamento de sentenças com verbos empregados em sentido figurado: evidências a partir do marcador eletrofisiológico N400.. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

11.
JAEGER, A.; GAUER G.; STEIN, L. M.. Participação em banca de Marina Pante. A influência da indução de estereótipo e desaprovação na memória de crianças pré-escolares.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

12.
HAASE, V. G.; Moura, R. J.; Salles, J. F.; JAEGER, A.; ALVES, M. M.. Participação em banca de Gizele Alves Martins. Habilidades numéricas básicas: escolarização e envelhecimento normal e patológico.. 2016. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
HAASE, V. G.; JAEGER, A.; Lage, G.M.; Castro, T.G.; Brandão, M.B.. Participação em banca de Cláudia Maria Monteiro de Freitas Teixeira. Intenção motora: um estudo experimental da representação do corpo em crianças com paralisia cerebral do tipo hemiparética.. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
Ribeiro A. M.; JAEGER, A.; Bortoloti, R.. Participação em banca de Isabela Cristina Campos de Sena. O aprendizado de uma tarefa de navegação espacial altera os níveis de GABA no hipocampo de camundongos Swiss.. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
HAASE, V. G.; Moura, R. J.; JAEGER, A.; ALVES, M. M.. Participação em banca de Larissa de Souza Salvador. Heterogeneidade cognitiva nas dificuldades de aprendizagem da matemática: mecanismos específicos e gerais.. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
JAEGER, A.; PARENTE, M. A. M. P.; GOULART, M. T. C.. Participação em banca de Juliana Helena Bruno Machado. Registro neurofisiológico durante a orientação semântica para verbos de ações de diferentes partes do corpo.. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

17.
Caramelli, P; Tovar-Moll, F. F.; CRUZ, L; JAEGER, A.; CENDES, F.. Participação em banca de Elisa de Paula França Resende. Conectividade estrutural cerebral, alfabetização e desempenho cognitivo em uma amostra de idosos da comunidade: estudo por análise de ressonância magnética utilizando imagens por tensor de difusão (DTI).. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
JAEGER, A.; HAASE, V. G.; CARVALHO, R.; RIBEIRO, A.. Participação em banca de Annelise Julio Costa. Implicações do polimorfismo val158met da catecol-o-metiltransferase em diferentes aspectos da cognição numérica. 2014. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
JAEGER, A.; RIBEIRO, A.; Romano Silva; Bicalho, M. A. C.. Participação em banca de Daniel Gonçalves Rego. Estudo das relações entre idade, parâmetros cognitivos espaciais e atividade do sistema serotoninérgico no hipocampo de ratos.. 2014. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
Teodoro, MLM; JAEGER, A.; LISBOA, C.S.M.. Participação em banca de Vanessa Maria de Almeida. Vulnerabilidade cognitiva para depressão em crianças e adolescentes. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
Moraes, M. F. D.; Jaeger, Antonio; Melges, D. B.. Participação em banca de Hyorrana Priscila Pereira Pinto. Avaliação cognitiva e de respostas evocadas auditivas em regime permanente do rato Winstar audiogênico. 2018. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Galera, CA; Silva, J A; Fukusima, S.; Bernardino, L. G.; JAEGER, ANTÔNIO. Participação em banca de Rafael Vasques. A manutenção de informações visuais na memória de trabalho: evidências baseadas no efeito do ruído visual dinâmico.. 2018. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

3.
HAASE, V. G.; JAEGER, ANTÔNIO; NAVAS, A. L. P. G. P.; MIRANDA, D. M.; FREITAS, P. M.. Participação em banca de Júlia Beatriz Lopes Silva. Investigation of linguistic influences on number transcoding in children. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
OLIVEIRA, A. C. P.; Jaeger, Antonio; CANTERAS, N. S.; MENEZES, R. C.; SCHENATTO, G.. Participação em banca de Ana Raquel Pereira Caixeta. Papel da neurogênese na persistência da memória social. 2016. Tese (Doutorado em Fisiologia e Farmacologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Caramelli, P; Fonseca, J.G.M.; Lanna, O. J.; JAEGER, A.; Palmini, A.L.F.; Canedo S.A.. Participação em banca de Guilherme Francisco Furtado Bragança. Relação entre sensações sinestésicas, emoções e estruturas musicais. 2015. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
JAEGER, A.; PARENTE, M. A. M. P.; Galera, CA; Magalhães, L. D.; HAASE, V. G.. Participação em banca de Patrícia Lemos Bueno Fontes. Percepção e representação do corpo em crianças com paralisia cerebral hemiplégica.. 2015. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Rothe-Neves, R.; Melges, D. B.; Moraes, M. F. D.; JAEGER, A.; Schochat, E.; Roggia, S.. Participação em banca de Daniel Márcio Rodrigues Silva. Adaptação e especificidade ao estímulo em respostas evocadas auditivas e vogais.. 2015. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
Pereira, A.P.A.; Ferreira, F.G.F.; Campos, A.F.; JAEGER, A.; HAASE, V. G.. Participação em banca de Gustavo De Val Barreto. Avaliação das características neuropsicológicas, comportamentais e de desempenho escolar em uma amostra de infanto juvenis infectados pelo HIV verticalmente.. 2015. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
HAASE, V. G.; PARENTE, M. A. M. P.; Galera, CA; CRUZ, L; JAEGER, A.. Participação em banca de Ricardo José de Moura. Transcodificação numérica em crianças e adultos de baixa escolaridade: o papel da memória de trabalho, consicência fonêmica e implicações para a aprendizagem matemática.. 2014. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
Galera, CA; Fukuda, MTH; Santos, FH; JAEGER, A.; Silva-Filho, JH. Participação em banca de Juliana Pardo Moura Campos Godoy. A conjunção da memória visual e verbal na memória de trabalho demanda mais atenção quando os estímulos são complexos. 2013. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

11.
JAEGER, A.; JANCZURA, G.; DORNELES, B. V.; STEIN, L. M.. Participação em banca de Raquel Eloisa Eisenkraemer. Uso de testes como oportunidade de aprendizagem: uma avaliação do efeito de testagem e reminiscência na retenção de crianças.. 2013. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

12.
Galera, CA; Fukuda, MTH; Santos, FH; HAASE, V. G.; JAEGER, A.. Participação em banca de Jeanny Joana Rodrigues Alvez de Santana. A função executiva de atualização de informações na memória de trabalho para ordem serial de eventos visuais e espaciais. 2013. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

13.
Miotto, E.C.; AMARO JR., E.; GOULART, M. T. C.; JAEGER, A.; BROMBERG, E.. Participação em banca de Joana Bisol Balardin. Análise dos correlatos neurais associados ao uso de estratégias de memória no comprometimento cognitivo leve: avaliação por ressonância magnética funcional. 2013. Tese (Doutorado em Medicina (Neurologia)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Castro, T.G.; Brust, PG; Jaeger, Antonio. Participação em banca de Tuíla Maciel Felinto. POTENCIAIS RELACIONADOS A EVENTOS EM RECONSOLIDAÇÃO EM MEMÓRIA EPISÓDICA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CLAESSENS, P. M. E.; LUKASOVA, K.; JAEGER, ANTÔNIO. Participação em banca de Juliana Helena Bruno Machado. MAPEAMENTO ELETROFISIOLÓGICO DA MODULAÇÃO DE VERBOS POR CARACTERÍSTICAS LÉXICO- SEMÂNTICAS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

3.
Bortoloti, R.; Cardoso, R.; Hiziwara E. M.; JAEGER, A.. Participação em banca de Rodrigo Faucz Pereira e Silva. A prova testemunhal a partir de pesquisas sobre a conformidade de memória no âmbito criminal.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Santos, FH; Flores-Mendoza, C. E.; JAEGER, A.. Participação em banca de Annelise Júlio Costa. Relevância da inteligência para as dificuldades de aprendizagem da matemática.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Rothe-Neves, R.; Lima, M.L; Jaeger, Antonio. Participação em banca de Fabiana Andrade Penido. Estratégias de ponderação das pistas auditivas de crianças e adultos falantes nativos do português brasileiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
ALVES, M. M.; JAEGER, A.; VALADARES, E. R.. Participação em banca de Livia de Fátima Silva Oliveira. Heterogeneidade das habilidades numéricas em síndromes genéticas: estudos de grupo e análises de casos.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Flores-Mendoza, C. E.; JAEGER, A.; BORGES, H. E.. Participação em banca de Aquiles Augusto Maciel Pires. Construção e validação de um teste metacognitivo no domínio da física.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
JAEGER, A.; MARTINS, C. C.; SILVA, D. M. R.. Participação em banca de Hellen de Oliveira Valentim Campos. Avaliação da leitura, do processamento fonológico, da percepção de fala e do processamento auditivo temporal em crianças com queixas de dificuldade de leitura.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
JAEGER, A.; Kummer, A. M.; Souza, B.R.. Participação em banca de Breno Fiuza Cruz. Associações entre neurocognição, cognição social e estresse oxidativo na esquizofrenia.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
JAEGER, A.; Lima, M.L; TEIXEIRA JUNIOR, A. L.. Participação em banca de Ricardo José de Moura. Sistema numérico simbólico: aprendizagem e interação com diferentes magnitudes numéricas. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
JAEGER, A.; HAASE, V. G.; FONSECA, R. P.; GAUER G.. Participação em banca de Maxciel Zortea. Metamemória: monitoramento, controle e conhecimento metamnemônico em amostra não clínica e em pacientes pós-AVC. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
JAEGER, A.; Bueno J.L.O.. Participação em banca de Jeanny Joana Rodrigues Alves de Santana. Conjunção incidental visual-espacial e verbal-espacial na memória de trabalho. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Caramelli, P; Camargos, S.T.; JAEGER, A.. Participação em banca de Guilherme Almeida Carvalho. Dados normativos para população brasileira de meia-idade em testes de uso frequente na clínica neuropsicológica.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
JAEGER, A.; HAASE, V. G.; de Rose, J. C.. Participação em banca de Natália Klik de Lima. Efeito do pré-teste na retenção de longo prazo em crianças do 4° ano do ensino fundamental.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
JAEGER, ANTÔNIO; Bortoloti, R.; de Rose, J. C.. Participação em banca de José Cláudio Rodrigues da Silva. Medição dos vieses de resposta sexual implícita a imagens de nus masculinos e femininos em homes e mulheres androfílicos e ginefílicos usando o IRAP e o FAST.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JAEGER, ANTÔNIO; SEABRA, A. G.; BURATTO, L.; MARTINS, C. C.. Participação em banca de Tatiana Salazar Pinto. A evocação elaborativa e o efeito de testagem em crianças do 6° ano. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Caramelli, P; CRUZ, L; Camargos, S.T.; JAEGER, A.. Participação em banca de Elisa de Paula França Resende. Conectividade estrutural cerebral e desempenho cognitivo em uma amostra de idosos da comunidade: estudo por análise de ressonância magnética utilizando imagens por tensor de difusão (DTI).. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
JAEGER, A.; Sato, J. R.; GOULART, M. T. C.. Participação em banca de Juliana Helena Bruno Machado. Registro neurofisiológico em prova de orientação semântica de verbos de diferentes partes do corpo.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

7.
STEIN, L. M.; JAEGER, A.; Falke, D.. Participação em banca de Marina Pante. Os efeitos da indução de estereótipo negativo e desaprovação na memória de crianças.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CONSENZA, R. M.; JAEGER, A.; SAMPAIO, R. T.. Participação em banca de Pâmela Cadima Coelho. Contribuições da escola de A. R. Luria para o desenvolvimento do diagnóstico neuropsicológico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CONSENZA, R. M.; JAEGER, ANTÔNIO; SAMPAIO, R. T.. Participação em banca de Phillip Geraldo de Carvalho Souza. Como o cérebro faz escolhas e como o uso do sistema deliberativo é importante para as decisões racionais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
JAEGER, A.; Rocha, N. P.; CRUZ, L. Participação em banca de Mayra Danielle Dias Tavares. Influência da valência emocional na memória para informações de contexto temporal da Doença de Parkinson.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JAEGER, A.; Lana, A.M.A.; VIEIRA, M. N.. Participação em banca de Raquel Aline Ramos Motta. Efeitos implícitos de contextos emocionais sonoros sobre o reconhecimento de memórias episódicas.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Guerra, L.B.; Tavares, J.C.; JAEGER, A.. Participação em banca de Lúcia Cristina Monteiro Cruz. O uso de testes para promover o aprendizado de fatos da teoria da evolução.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DALMAS, J. V.; JAEGER, A.. Participação em banca de Joel Vinicius Dalmas.A dependencia do crack e suas comorbidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em psicologia) - Universidade Luterana do Brasil.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
JAEGER, ANTÔNIO; Pollo, T. C.; Pontes, F. A. R.; Oliveira, T. P.; Rico, V. V.. Concurso Professor Adjunto em Psicologia do desenvolvimento. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Alvarenga, M A S; PAIVA, C.M.M,; JAEGER, A.. Concurso Público para Vaga de Professor Adjunto em Psicologia do Desenvolvimento Humano. 2017. Universidade Federal de São João Del-Rei.

Outras participações
1.
JAEGER, ANTÔNIO; Soares, L. Avaliação de Poster - XXV Semana de iniciação científica - PRPQ. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
JAEGER, A.; Rico, V. V.; Bortoloti, R.. Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Psicologia - UFMG. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
JAEGER, A.; ALVES, M. M.; Bortoloti, R.. Professor Substituto. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Jaeger, Antonio. Avaliador de Poster - XXIV Semana de Iniciação Científica - PRPQ UFMG. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Jaeger, Antonio. Avaliador de Poster - Congresso Mineiro de Neuropsicologia. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
JAEGER, A.; Hiziwara E. M.; HAASE, V. G.. Professor Substituto. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Jaeger, Antonio. Avaliador de Poster - XIII Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. 2014. Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13th International Conference for Cognitive Neuroscience. Source Retrieval in Behavioral Variant Frontotemporal Dementia.. 2017. (Congresso).

2.
II Jornada de Neurociências e suas Fronteiras.Aspectos metacognitivos da evocação de memórias episódicas. 2017. (Encontro).

3.
II Jornada de Neurociências da UFMG.Envelhecimento cerebral. 2016. (Encontro).

4.
Psychonomic Society 57th Annual Meeting. Source Retrieval Under Cueing: Effects of Recollection. 2016. (Congresso).

5.
World Congress on Brain, Behavior and Emotions. CONSUMO DE CANNABIS E PREJUÍZOS COGNITIVOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2016. (Congresso).

6.
XVI Simpósio da Anpepp.Memória: modelos, pesquisa básica e aplicações. 2016. (Simpósio).

7.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP).Reconhecimento de palavras emocionais: uma investigação sobre a hipótese do viés de resposta.. 2015. (Encontro).

8.
III Congresso Mineiro de Neuropsicologia. Neurociência Cognitiva. 2015. (Congresso).

9.
III Congresso Mineiro de Neuropsicologia. Estratégias de aprendizado baseadas em evidências. 2015. (Congresso).

10.
Semana do Conhecimento UFMG - Luminosidades. Efeito de teste no contexto educacional. 2015. (Feira).

11.
Semana do Conhecimento UFMG - Luminosidades. Reconhecimento de memórias e confiança: efeitos de recordação e familiaridade. 2015. (Feira).

12.
Semana do Conhecimento UFMG - Luminosidades. Normatização de estímulos BOSS (Bank of Standardized Stimuli) para a população universitária brasileira. 2015. (Feira).

13.
VIII Simpósio internacional de neurociências.Reconhecimento de palavras emocionais: uma investigação sobre a hipótese do viés de resposta.. 2015. (Simpósio).

14.
I Congresso Brasileiro da SBNp Jovem. Autorregulação do Comportamento. 2014. (Congresso).

15.
I Jornada de Neurociências da UFMG.Tempo de resposta para o reconhecimento de palavras emocionais. 2014. (Encontro).

16.
XIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. Efeito de testagem: a prática da evocação como uma ferramenta para a retenção de memórias. 2014. (Congresso).

17.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.GT Psicobiologia, Neurociências e Comportamento. 2014. (Simpósio).

18.
Workshop de capacitação para pesquisadores da USP em publicação científica. 2013. (Outra).

19.
X Curso de Inverno - Tópicos em Fisiologia Comparativa IB / USP.Neurobiologia das Emoções. 2013. (Encontro).

20.
XII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e IV Reunião Anual do IBNeC. Hipóteses e Controvérsias no Estudo da Memória Humana. 2013. (Congresso).

21.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNeC. Expected and Unexpected Memory Recognition: Motivational Effects. 2013. (Congresso).

22.
XIV ANPEPP.Memória: modelos, pesquisa básica e aplicações. 2012. (Simpósio).

23.
III Simpósio de Natal da Neuropsicologia.Correlatos eletrofisiológicos da recuperação de memórias de conteúdo emocional. 2011. (Simpósio).

24.
III Simpósio de Natal da Neuropsicologia.A influência de pistas externas sobre a memória de reconhecimento. 2011. (Simpósio).

25.
Congresso da associação latino-americana de psicoterapias cognitivas. 2004. (Congresso).

26.
XVI Congresso da ABEAD. 2004. (Congresso).

27.
A Entrevista Motivacional e suas aplicações na dependência química. 2002. (Simpósio).

28.
Segundo encontro de Supervisores de Estágio em Psicologia. 2001. (Encontro).

29.
Teoria, avaliação e treinamento das habilidades sociais. 2001. (Seminário).

30.
XIV Congresso Brasileiro de alcoolismo, tabagismo e outras dependências. 2001. (Congresso).

31.
A escolha do parceiro. 2000. (Seminário).

32.
Quarto Congresso Gaúcho de alcoolismo e outras dependências. 2000. (Congresso).

33.
Mudanças Psicossociais na virada do milênio e abordagens terapêuticas. 1998. (Simpósio).

34.
Terceiro encontro brasileiro de Ciência Cognitiva. 1998. (Congresso).

35.
A teoria das inteligências múltiplas e a educação. 1997. (Seminário).

36.
IV Jornada Acadêmica. 1997. (Simpósio).

37.
Resolução de problemas estatísticos através do EXCEL. 1997. (Simpósio).

38.
Transtornos Neuroquímicos. 1997. (Simpósio).

39.
Workshop de psicoterapia cognitiva na depressão e dependência química. 1997. (Simpósio).

40.
XXVII Reunião anual de Psicologia. 1997. (Congresso).

41.
Ciclo de estudos Teacch Novo Horizonte. 1996. (Simpósio).

42.
III Jornada acadêmica. 1996. (Simpósio).

43.
Introdução à Terapia Comportamental. 1996. (Oficina).

44.
Palestra sobre psicodrama. 1996. (Oficina).

45.
Primeiro simpósio do Serviço de Atendimento Psicológico. 1996. (Simpósio).

46.
X EREP. 1996. (Oficina).

47.
X EREP. 1996. (Encontro).

48.
II Jornada acadêmica. 1995. (Simpósio).

49.
Introdução ao modelo cognitivo-comportamental. 1995. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jaeger, Antonio. I Jornada Mineira de Psicologia Baseada em Evidências. 2016. (Congresso).

2.
Jaeger, Antonio. Semana da Psicologia da UFMG. 2015. (Congresso).

3.
JAEGER, A.. Ciclo de Palestras em Neurociência Cognitiva. 2014. (Congresso).

4.
Souza, B.R. ; JAEGER, A. ; Mota, T. . I Jornada de Neurociências da UFMG. 2014. (Congresso).

5.
JAEGER, A.. Jornada Gaúcha de Neuropsicologia. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Weslley Santos. Viés retrospectivo em policiais militares. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Natália Araújo Sundfeld da Gama. Memória episódica em pacientes de demência fronto-temporal. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Natália Klik de Lima. Impacto no aprendizado de fazer perguntas antes de se apresentar o material de estudo aos alunos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Grace Ane Morgana Cavalcante de Queiroz. A influência de pistas preditivas sobre julgamentos de memória. Início: 2018. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Mariuche Rodrigues de Almeida Gomides. Estrutura mental da multiplicação: entendendo a natureza dos déficits em crianças com discalculia do desenvolvimento. Início: 2017. Tese (Doutorado em Psicologia: Cognição e Comportamento) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

3.
Rodrigo Faucz. Fatores de Manipulação do Processo Mnemônico das Testemunhas no Processo Penal.. Início: 2015. Tese (Doutorado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Daniela Siqueira Veloso Starling. Início: 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

Iniciação científica
1.
Luana Ribeiro. A utilização de pistas preditivas durante a evocação de memórias episódicas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Paulo Humberto. A utilização de pistas preditivas durante a evocação de memórias episódicas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Thuan Henrique Pedrosa Gomes Martins. A utilização de pistas preditivas durante a evocação de memórias episódicas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Gabriel Gomide. A utilização de pistas preditivas durante a evocação de memórias episódicas. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lúcia Cristina Monteiro Cruz. Efeito de testagem e processos de atenção. 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Antônio Jaeger.

2.
Grace Ane Morgana Cavalcante de Queiroz. A utilização de pistas preditivas durante a recordação de contextos espaciais e temporais. 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antônio Jaeger.

3.
Tatiana Salazar Silva Pinto. Prática da evocação e habilidades de leitura em crianças de 6° ano.. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Antônio Jaeger.

4.
Gabriela Santos Rodrigues. Evocação de memórias episódicas em meditadores Grudjieff. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antônio Jaeger.

5.
Eduarda Xavier Carreira. Evocação de informações espaciais em pacientes com doença de Alzheimer e Demência Frontotemporal.. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antônio Jaeger.

6.
Raquel Aline Ramos Motta. Priming emocional: efeitos de acordes consonantes e dissonantes sobre o julgamento de palavras emocionais.. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Antônio Jaeger.

7.
Larissa Carvalho Puglielli. A Entrevista Cognitiva e a aplicação da versão brasileira da SAI (Self- Administered Interview). 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Antônio Jaeger.

8.
Mariuche Rodrigues de Almeida Gomides. Influência da interferência, proatiava e retroativa, na aprendizagem de fatos aritméticos. 2016. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antônio Jaeger.

9.
Joana D´arc Assunção Nogueira. O impacto dos jogos de tabuleiro e de estratégia na atenção de crianças típicas do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Antônio Jaeger.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Natália Klik. Impacto no aprendizado de fazer perguntas antes de se apresentar o material de estudo aos alunos. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

2.
Lidia das Chagas Pedro. A prática da evocação no aprendizado de línguas estrangeiras. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

3.
Janete Jane Graciano. Prejuízos na memória do dependente químico decorrentes do uso de drogas.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

4.
Leonardo Tavares Apgáua. Redução da memória de caráter emocional na alexitimia. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

5.
Mayra Danielle Dias Tavares. Influência da valência emocional na memória para informações de contexto temporal da Doença de Parkinson.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

6.
Raquel Aline Ramos Motta. Efeitos implícitos de contextos emocionais sonoros sobre o reconhecimento de memórias episódicas.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

7.
Lúcia Cristina Monteiro Cruz. O uso de testes para promover o aprendizado de fatos da teoria da evolução.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e suas Interfaces) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

Iniciação científica
1.
Bruna Fernanda Tolentino Moreira. O efeito de testes na retenção de memórias. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

2.
Victor Garcia Costa Vaz. A utilização de pistas preditivas durante a recordação de contextos espaciais e temporais.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

3.
Matheus Philippe de Faria Santos. A utilização de pistas preditivas durante a recordação de contextos espaciais e temporais.. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Antônio Jaeger.

4.
Victor Garcia Costa Vaz. A utilização de pistas preditivas durante a recordação de contextos espaciais e temporais.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, PRPQ - UFMG. Orientador: Antônio Jaeger.

5.
Bruna Fernanda Tolentino Moreira. O efeito de testes na retenção de memórias. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antônio Jaeger.

6.
Raissa Fernanda Cesar de Brito. O efeito de testes na retenção de memórias. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Antônio Jaeger.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Jaeger, Antonio. Expectativas e processos inibitórios durante a evocação de memórias episódicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Jaeger, Antonio. Desenvolvimento da Memória Episódica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Membro da "Psychonomic Society".



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 13:29:03