Helder Eterno da Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9626994578221224
  • Última atualização do currículo em 10/03/2018


Possui graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Especialista em Educação para Ciência - Faculdade de Educação - UFU (2000). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutor em Educação pela UNICAMP (2008), com estágio de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia - Secção de História da Ciência da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Atualmente é Professor Associado, da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU (2008-2011). Coordenou o Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA/UFU (2010-2011). Membro da Comissão de Licenciaturas Internacionais - PLI/UFU (2010-2011). Supervisionou a Divisão de Licenciaturas - Diretoria de Ensino - UFU (2010-2011). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) e foi coordenador pedagógico do processo de avaliação do PNLD Química 2018. Coordenou a área de Ciências da Natureza - Convênio UFU/INEP 2011-2012. Assessorou o Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (2011-2012). Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado - em Química da UFU, área de concentração: Educação em Química e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Física da UFU. Entre 2011 e 2015, atuou no cargo de Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, onde coordenou programas de formação de professores e programas de extensão universitária, tais como os programas: Novos Talentos, Pibid, Pibid Diversidade, Observatório da Educação, Observatório da Educação Escolar Indígena, Desenvolvimento Social por meio dos Arranjos Produtivos Locais dos Estados, entre outros. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, gestão 2017-2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: formação professores, política pública de formação de professores, ensino de química, avaliação de material didático e história da ciência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helder Eterno da Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, H. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.
Joao Naves de Ávila 2121 - Instituto de Química
Santa Monica
38402100 - Uberlândia, MG - Brasil - Caixa-postal: 593
Telefone: (34) 32394143
Ramal: 31
URL da Homepage: http://ufu.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Isabel Maria do Amaral).
Título: A história da ciência em periódicos brasileiros de química: contribuições para formação docente, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino de ciencias; formação professores; história da ciencia; periódicos de química.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2007
Doutorado em História da Ciência e Tecnologia.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Isabel Amaral).
Título: A história da ciência em periódicos brasileiros de química: contribuições para formação docente, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Pedro da Cunha Pinto Neto.
Coorientador: Isabel Amaral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação professores; história da ciência, periódicos.
2001 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: A produção do conhecimento químico em salas de aula: o ensino de Modelos Atômicos,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Graça Aparecida Cicillini.
Palavras-chave: educação química modelos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1999 - 2000
Especialização em Educação Para Ciencia. (Carga Horária: 396h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: A CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO QUÍMICO EM APOSTILAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: GRAÇA APARECIDA CICILLINI.
1993 - 1997
Graduação em Licenciatura Bacharelado Quimica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: ESTUDOS E AVALIAÇAO DE ELETRODOS A BASE DE CARBONO, MODIFICADOS COM ÓXIDOS METÁLICOS, NA OXIDAÇAO ELETROCATALÍTICA DE DIÓXIDO DE ENXOFRE E SUA UTILIZAÇAO EM METODOLOGIAS DE DETERMINAÇÃO AMPEROMÉTRICA DA RESPECTIVA ESPÉCIE EM AMOSTRAS AMBIENTAIS.
Orientador: YAICO DIRCE TANIMOTO DE ALBUQUERQUE.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
STEP. (Carga horária: 40h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2014 - 2014
Escola de Formação de Professores de Física no CER. (Carga horária: 40h).
Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, CERN, Suiça.
2013 - 2013
iSTEP. (Carga horária: 40h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2007 - 2007
Estágio de doutoramento.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2005 - 2005
Usp Leste Perspectiva Em Formação. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
A Historia da Ciência Como Catalisadora de Propost. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2004 - 2004
Geociência Ensino Fundamental e Educação Ambiental. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2004 - 2004
Discurso Científico e Discurso Escolar de Quem e P. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1999 - 1999
Realização de Experimentos Em Sala de Aula. (Carga horária: 4h).
Editora Saraiva, SARAIVA, Brasil.
1999 - 1999
Química na Sociedade. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1997 - 1997
Fotoquímica de Petróleo no Meio Ambiente. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1996 - 1996
Tratamento Biológico de Efluentes. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1996 - 1996
Distribuição e Utilização de Vapor. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1996 - 1996
Configuração da Rede Fieldbus. (Carga horária: 1h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1995 - 1995
Toxicologia. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1995 - 1995
Estatística Aplicada a Dados Analíticos. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1994 - 1994
Iniciação à Pesquisa e Normatização de Trabalhos C. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1994 - 1994
Aproveitando o Cotidiano nas Aulas de Química. (Carga horária: 4h).
Editora Atual, ATUAL, Brasil.
1994 - 1994
Ms dos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual Hortêncio Diniz, EEHD, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 30


Colégio Positivo, POSITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 24


Escola Estadual Professor Antônio Marques, EEPAM, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 24
Outras informações
Professor contratado de Química para atuar no ensino médio


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente nível 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40

Atividades

12/2008 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.
8/2004 - Atual
Ensino, Licenciatura Bacharelado Quimica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino de Química
Prática do ensino de Química
Estágio supervisionado
4/2010 - 6/2012
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro do Programa Internacional de Licenciaturas - PLI.
3/2011 - 9/2011
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Discussão da Implementação da Educação para as relações Étnico-raciais.
9/2010 - 9/2011
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Supervisor da Divisão de Licenciaturas.
9/2009 - 9/2011
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador Geral do Programa de Consolidação das Licenciaturas.
4/2009 - 9/2011
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
9/2005 - 9/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de Uberlândia, .

Cargo ou função
Presidente da comissão eleitoral para representantes docentes do CONIQ.
3/2005 - 9/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.

Cargo ou função
Membro do conselho administrativo do Instituto de Química.
4/2003 - 2/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Instituto de Química.

7/2002 - 1/2004
Ensino, Licenciatura Bacharelado Quimica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino de química
Instrumentaçao do ensino de ciencias e química
Prática do Ensino de Química
Estágio Supervisionado
2/1998 - 2/2000
Ensino, Licenciatura Bacharelado Quimica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral e analítica
Metodologia do ensino de química
Prática do ensino de química I
Prática do ensino de química II

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Requisitado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério - CAPES

Atividades

9/2012 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, .

Cargo ou função
Membro reprentante da Capes na Grupo de Trabalho - Comissão Educação Mercosul.
9/2011 - 10/2015
Direção e administração, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, .

Cargo ou função
Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério.
4/2012 - 4/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do Prêmio Professores do Brasil.

Colégio Anglo de Araguari, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 6

Atividades

7/1998 - 7/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Quimica

Escola Integral de Ensino, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor ensino médio, Carga horária: 16

Atividades

2/1998 - 2/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
química
2/1998 - 2/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
ciencias
2/1998 - 2/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
química
2/1998 - 2/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Integral de Ensino, .

Cargo ou função
Comissao de Feira do conhecimento.

Espectro Complexo Educacional, ESPECTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 4

Atividades

8/2001 - 10/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Faculdades Integradas de Amparo, FIA*, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

2/2004 - 7/2004
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral
Prática do ensino de Química
Didática aplicada à Química
Química Ambiental
Estágio supervisionado
2/2004 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdades Integradas de Amparo, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
2/2004 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química, .

Cargo ou função
Revisor do Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Química.

Meta Educacional, COC*, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0

Atividades

1/2004 - 7/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química
1/2004 - 7/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Meta Educacional, .

Cargo ou função
Coordenador das atividades de ensino experimental de Química.


Linhas de pesquisa


1.
Educação em Química

Objetivo: Desenvolver investigação em espaços educativos que trabalhe com o processo de ensino-aprendizagem de química e ciências, tanto na construção de conceitos químicos, relações com o conteúdo, quanto na formação docente e elaboração de material didático relacionado ao ensino de química.
Palavras-chave: curriculo, ensino de ciencias; formação de professores, ensino de química.
2.
História e epistemologia da ciência

Objetivo: Estudar as aproximações do ensino de ciências com sua história. Investigar o impacto da inserção da história da ciência na escola e no curriculo de química. Analisar a produção de história da ciência, especificamente da química no Brasil, bem como sua relação com o ensino dessa disciplina escolar e na formação de professores de ciências..
Palavras-chave: história da ciencia; história da ciência, periódicos; formação de professores, ensino de química.
3.
Formação de Professores

Objetivo: Discutir os processos de formação de professores, no tocante à relação teoria-prática, ações para a formação docente e estreitamento de espaços formativos..


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Criação de terminologias na Libras
Descrição: Estrutura a criação de terminologias na Libras e a produção de materiais didáticos voltados para o ensino de química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / Laís Caixeta - Integrante / Matheus Rocha da Costa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Formação de Professores: perspectivas e avaliações
Descrição: Avaliação dos mecanismos e estratégias de formação de professores, concepções, avanços e perspectivas das políticas públicas e da atuação de professores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / MENDES, Rafael Martins - Integrante / PENA, Graziele Borges de Oliveira - Integrante / Everton Bedin - Integrante / Abílio Thomaz Coelho da Silva - Integrante / Fábio Augusto Amaral - Integrante / Tamiris Clemente Urata - Integrante / Lucas Venício Garcia - Integrante / Michel Bragança - Integrante / Paulo Vitor Teodoro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 6
2009 - Atual
O ensino de química para deficientes auditivos
Descrição: O projeto visa compreender como se dá a construção de conceitos científicos para deficientes auditivos. Visa, igualmente, criar terminologias químicas na LIBRAS, para auxiliar os docentes, intérpretes e alunos surdos no processo ensino-aprendizagem de química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / SOUSA, Sinval Fernandes - Integrante / Ronaldo Henrique de Sousa Marques - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2003 - 2004
As aproximações e distanciamentos do ensino de Química na rede estatal e privada na perspectiva dos professores
Descrição: Projeto estudou as diferenças estruturais do ensino de Química na rede privada e estatal na ambiencia do trabalho docente bem como na perspectiva dos professores desta ciência para seu ensino em nivel médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / João Duarte Júnior - Integrante.Número de orientações: 1
2002 - 2003
Estudo da situação dos laboratórios de Química da rede pública de Uberlândia
Descrição: Pesquisa estudou a estrutura dos laboratórios de ensino de Ciências da rede pública, bem como suas condições de segurança, periculosidade e possibilidade para a realização do processo ensino-aprendizagem em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / Luciene Pereira de Carvalho - Integrante / Eduardo de Faria Franca - Integrante.Número de orientações: 2
2002 - 2003
Estudo das concepções de docentes de Química sobre experimentação
Descrição: Estudo das concepções e representações que os docentes da rede pública possuem sobre o ensino de Química em nível médio, via experimentação. Análise do discurso em paralelo com as práticas docentes e as possibilidade metodológicas que os professores investigados possuiam no ensino daquela disciplina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / José Gonçalves Teixeira Júnior - Integrante / Fernando Henrique Cristóvan - Integrante.Número de orientações: 2
2002 - 2003
Os paralelos entre a experimentação real e virtual no ensino médio de Química
Descrição: Estudo da possibilidade de aprendizagem de Química, mais especificamente de titulação e colorimetria, utilizando métodos de ensino do tipo experimentação real e experimentação virtual. Os alunos foram acompanhados em diferentes momentos realizandos atividades nestas duas vertentes, e foi verificado o envolvimento, participação e aprendizagem por meio desses métodos de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / Ronalt M Lemos - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: II Etapa do Edital do Pibid, incluindo diferentes áreas do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2011
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Programa destinado à formação inicial e continuada de professores em diversas áreas do conhecimento, desenvolvido nas escolas da rede pública de educação básica de Uberlândia, em parceria com a Secretaria Municipal e a Secretaria Estadual de Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (53) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / Renata Carmo Oliveira - Integrante / Efigênia Amorim - Integrante / Noelio Oliveira Dantas - Integrante / Jocelino Sato - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - Atual
Educação Especial: produção de terminologias em química para estudantes surdos
Descrição: Produção de terminologias em Libras de termos químicos. O intuito é aumentar a possibilidade de aprendizagem dos estudantes com surdez por meio da criação de termos da química na linguagem brasileira de sinais. Foram envolvidos no projeto estudantes das escolas públicas de educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / SOUSA, Sinval Fernandes - Integrante / Ronaldo Henrique de Sousa Marques - Integrante / Laís Caixeta - Integrante.
2008 - 2011
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: I Versão do Programa com formação incial e continuada nas áreas de Física, Química, Biologia e Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Universidade e comunidade no melhoramento da produção de doces caseiros em Uberlândia
Descrição: O projeto de extensão teve como objetivo o diálogo com a comunidade para o melhoramento da produção de doces caseiros em Uberlândia. O foco era comunidades de doceiras que produziam o produto para comercialização local. Questões como a higienização dos potes, utilização do açúcar, cuidados com a manipulação etc, foram trabalhados com as doceiras para que, no conjunto, melhorassem os modos de produção..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2005
Formação de assistentes domésticas
Descrição: Abordagem do conhecimento químico para formação de assistentes domésticas. Os cursos versavam sobre segurança na cozinha, combinação alimentar, produção de produtos de limpeza, reaproveitamento e descarte consciente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / Betina Royer - Integrante.


Outros Projetos


2010 - 2012
Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência
Descrição: Programa de apoio à estruturação dos cursos de licenciatura.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI
Descrição: Programa de Mobilidade Internacional para alunos dos cursos de licenciatura da UFU.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: O Pibid é um programa voltado para a formação de professores nas diversas áreas da licenciatura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador / Waldenor Barros Moraes Filho - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2008 - 2009
Viabilização e otimazação do laboratório pedagógico de química - UFU
Descrição: Viabilizar o uso do laboratório pedagógico do curso de licenciatura em química - UFU, para que este espaço seja mais bem aproveitado na formação de professores de química..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa.
1999 - 1999
Objetivo no trânsito: uma proposta interdisciplinar no ensino de Ciências
Descrição: Tal projeto teve por objetivo, a realização de um trabalho interdisciplinar no ensino fundamental, contando com o apoio da Políticia Militar de Uberlândia, do Centro de Pesquisas em Educação (CEMEPE) e da Universidade Federal de Uberlândia. As atividades do projeto, como palestras, oficinas de artes, concurso de matemática, aula de primeiros socorros giravam em torno da temática de educação no trânsito..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helder Eterno da Silveira - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Revista Virtual Candombá


Membro de comitê de assessoramento


2010 - 2010
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2010 - 2010
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2010 - 2010
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Enseñanza de las Ciencias
2008 - Atual
Periódico: Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências
2008 - Atual
Periódico: Ciências & Cognição (UFRJ)
2008 - Atual
Periódico: Ciência & Ensino (UNICAMP)
2009 - Atual
Periódico: Química Nova na Escola


Revisor de projeto de fomento


2010 - 2010
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2010 - 2010
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2010 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino de Ciencias Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Fomação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Patrono do Curso de Licenciatura em Química, Instituto de Química.
2010
Patrono dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, Instituto de Química.
2003
Paraninfo dos formandos do curso de Química - IQUFU, Instituto de Química - UFU.
2002
Professor homenageado formandos curso de Química, Instituto de Química - UFU.
2002
Nome da Turma de formandos de Química - IQUFU, Instituto de Química - UFU.
1998
Desempenho acadêmico, Conselho Regional de Química 2a. regiao.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVEIRA, H. E.2017SILVEIRA, H. E.; ANDRADE, Fernanda Borges . O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como formação profissional em contextos reais. EM ABERTO, v. 30, p. 171-184, 2017.

2.
AMARAL, F. A.2017AMARAL, F. A. ; CANOBRE, S. C. ; MEDEIROS, M. S. ; SILVEIRA, H. E. ; CABRAL, A. C. E. S. ; GIROTTO, L. G. ; PACHECO, I. S. ; PADILHA, E. T. . ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS FUNDAMENTADAS NA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA PARA A SENSIBILIZAÇÃO DE EDUCANDOS DE ESCOLAS DO CAMPO DE UBERLÂNDIA (MG) SOBRE O TEMA ?ÁGUA?. Pesquisa em Educação Ambiental (Online), v. 12, p. n.2.2017, 2017.

3.
SILVEIRA, H. E.2017SILVEIRA, H. E.. Memórias sobre o Pibid: concepções, criação e dinâmica de funcionamento. CRÍTICA EDUCATIVA, v. 3, p. 51-62, 2017.

4.
SOUZA, P. V.2015SOUZA, P. V. ; SILVEIRA, H. E. ; LONGHINI, I. M. M. . A busca de um projeto interdisciplinar com foco na educação ambiental. Enciclopédia Biosfera, v. 11, p. 14, 2015.

5.
SILVEIRA, H. E.2015SILVEIRA, H. E.. Mas, afinal: o que é iniciação à docência?. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 10, p. 354-368, 2015.

6.
SILVEIRA, H. E.2012SILVEIRA, H. E.; SOUSA, Sinval Fernandes . Terminologias Químicas na Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola (Impresso), v. 33, p. 37-46, 2012.

7.
SILVEIRA, H. E.2010SILVEIRA, H. E.; PINTO NETO, P. C. . A história da ciência em periódicos brasileiros de química: saberes para formação docente. Enseñanza de las Ciencias, v. único, p. 37-40, 2010.

8.
PENA, Graziele Borges de Oliveira2010PENA, Graziele Borges de Oliveira ; SILVEIRA, H. E. ; GUILARDI, S. . A dimensão institucional na formação de professores de química em inicio de carreira. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, p. 10-18, 2010.

9.
SILVEIRA, H. E.2010SILVEIRA, H. E.. Novas interpretações históricas sobre a descoberta do oxigênio. ComCiência (UNICAMP), v. único, p. 5, 2010.

10.
POLITANO, J.T.2009POLITANO, J.T. ; SILVEIRA, H. E. . Concepções de professores paranaenses sobre a natureza do conhecimento científico: permanências e rupturas. Enseñanza de las Ciencias, v. único, p. 41-45, 2009.

11.
SILVEIRA, H. E.2009SILVEIRA, H. E.; PINTO NETO, P. C. . Mulheres na História da Ciência: um olhar para periódicos brasileiros de química. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 16, p. 105-122, 2009.

12.
LEITE, Vanessa Mendes2006LEITE, Vanessa Mendes ; SILVEIRA, H. E. ; DIAS, S. S. . Obstáculos epistemológicos em livros didáticos: um estudo das imagens de átomos. Revista Virtual Candombá, v. 3, p. 1-8, 2006.

13.
SILVEIRA, H. E.2005 SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . Modelos atômicos e representações no ensino de Química. Enseñanza de las Ciencias, Granada - Espanha, v. Extra, p. 01-05, 2005.

14.
SILVEIRA, H. E.2002 SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . O conhecimento químico em apostilas do ensino fundamental. Ensino em Revista, Brasil, v. 9, n.1, p. 135-156, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVEIRA, H. E.. Pibid: desenvolvimento profissional e características formativas. In: Alexandre Melo de Sousa; Rosane Garcia; Tatiana Castro dos Santos. (Org.). Reflexões sobre formação de professores: o Pibid como espaço de interlocução. 1ed.Rio Branco, AC: Nepan, 2017, v. , p. 92-96.

2.
SILVEIRA, H. E.. Docência universitária: apontamentos e reflexões sobre a formação dos professores. In: José Guilherme da Silva Lopes; Luciana Massi.. (Org.). Aprendizagens da docência no ensino superior: desafi os e perspectivas da educação em ciências. 1ed.São Paulo, SP: Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 53-68.

3.
SILVEIRA, H. E.. Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea. In: Nilson Garcia, Milton Auth, Eduardo Takahashi. (Org.). A formação dos professores de física no âmbito dos programas de valorização da Capes. 1a.ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, v. único, p. 677-692.

4.
SILVEIRA, H. E.. O Pibid no Brasil: e agora? Para onde ir?. In: Marinalva Vieira Barbosa, Amanda Regina Gonçalves, Beatriz Gaydeczka, Fernanda Borges Andrade Dantas, Juliana Bertucci Barbosa, Natalia Morato Fernandes. (Org.). A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade. 01ed.Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015, v. 01, p. 57-70.

5.
SILVEIRA, H. E.. O programa Observatório da Educação na Capes: alguns dados e compreensões. In: José Soares, Sérgio Figueiredo. (Org.). A formação do professor de música no Brasil. 1a.ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2014, v. , p. 15-32.

6.
SILVEIRA, H. E.; VALE, D. R. ; MARQUES, D. M. ; JUNQUEIRA, M. P. . Bolsa de Iniciação à Docência - os quatro segmentos. In: Maria Célia Borges, Sandra Eleutério Campos Martins, Elizandra Zeulli. (Org.). Políticas e contribuições das práticas do Pibid para a formação de professores.. 01ed.Uberlândia, MG: EDUFU, 2014, v. 01, p. 57-70.

7.
SILVEIRA, H. E.; Garcia, Lucas Venício . Pibid: reconstrução de racionalidades e formação docente. In: Maria Célia Borges, Sandra Eleutério Campos Martins, Elizandra Zeulli. (Org.). Políticas e contribuições das práticas do Pibid para a formação de professores.. 01ed.Uberlândia, MG: EDUFU, 2014, v. 01, p. 21-32.

8.
SILVEIRA, H. E.; MARQUES, D. M. . Formação de Professores de Química no contexto da história da Ciência. In: Fernanda, A. M., André L, O., Daniela, F. F.. (Org.). Reflexões sobre a Formação de Professores no Ensino de Ciências. 1ed.Cascavel: Editora Unoeste, 2013, v. 1, p. 53-78.

9.
BEDIN, E. ; SILVEIRA, H. E. . O desenho estratégico do PIBID da Universidade Federal de Uberlândia: características e filosofia. PIBID - Novos ou velhos espaços formativos? perspectivas para a formação docente em Rondônia e no Brasil. : , 2011, v. , p. -.

10.
SILVEIRA, H. E.; Garcia, Lucas Venício . O Pibid e o Prodocência na Universidade Federal de Uberlândia: intersecções possíveis para formação de professores. In: Marco Antônio Leandro Barzano e Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo. (Org.). Formação de professores: retalhos e saberes. 01ed.Feira de Santana: UEFS, 2011, v. único, p. 97-112.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVEIRA, H. E.. Boletim Gepec Pibid Ufac. Pibid: desenvolvimento profissional e características formativas, Rio Branco, AC, p. 01, 03 mar. 2017.

2.
SILVEIRA, H. E.. INFORMATIVO UNIFIA. A história da ciência na formação de professores de química: alguns aspectos da alquimia, Centro Universitário Amparense, p. 04, 01 set. 2007.

3.
SILVEIRA, H. E.. INFORMATIVO UNIFIA. A história da ciência na formação de professores de química: alguns aspectos da alquimia, www.unifia.edu.br, p. 04, 01 set. 2007.

4.
SILVEIRA, H. E.. Informativo FIA. Boletim Informativo Oficial das Faculdades Integradas de Amparo, Amparo - SP, p. 4 - 4, 14 maio 2004.

5.
SILVEIRA, H. E.; MORAES FILHO, W. B. . Ensino, Pesquisa e Extensão no contexto da graduação nos próximos 10 anos. FORGRAD.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, H. E.; CARVALHO, C. V. M. E. ; PEREIRA, Polyana Fernandes . Profissão Professor: APONTAMENTOS SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2017, João Pessoa, PB. IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. João Pessoa, PB: Realiza, 2017. v. 1. p. 1-16.

2.
SILVEIRA, H. E.; CARVALHO, C. V. M. E. . Ingressantes e concluintes nos cursos de licenciatura em química: o que dizem os dados oficiais?. In: Encontro Nacional das Licenciaturas, 2016, Curitiba. Encontro Nacional das Licenciaturas. Curitiba, PR: PUC-PR, 2016.

3.
SILVEIRA, H. E.; CARVALHO, C. V. M. E. . Diferentes dimensões da formação e do trabalho dos professores de química: um estudo de caso. In: VI Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2016, Rio de Janeiro. Anais da VI Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2016.

4.
SILVEIRA, H. E.; CARVALHO, C. V. M. E. . Integrantes e concluintes dos cursos de licenciatura em química: o que dizem os dados oficiais?. In: Encontro Nacional das Licenciaturas, 2016, Curitiba, PR. Encontro Nacional das Licenciaturas, 2016.

5.
SILVEIRA, H. E.; TEODORO, P. V. ; LONGHINI, I. M. M. . O ensino de Ciências na vertente da educação ambiental: a aplicação de um projeto pedagógico interdisciplinar. In: XXVIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Alfena, MG. Anais do Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2014. v. 01. p. 10-15.

6.
HIPÓLITO, Aline Fernandes ; SILVEIRA, H. E. . A transversalidade e a interdisciplinaridade nas questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio. In: XI Seminário Nacional O Uno e Diverso na Educação Escolar, 2011, Uberlândia. O Uno e Diverso na Educação Escolar. Uberlândia: EDUFU, 2011. v. único.

7.
SILVEIRA, H. E.; SILVA, A. T. C. . A história da ciências nas percepções de professores de química: algumas considerações e análises. In: VIII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I CIEC Congreso Iberoamericano de Investigacion em Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas - SP. Anais do VIII ENPEC e I CIEC, 2011.

8.
HIPÓLITO, Aline Fernandes ; SILVEIRA, H. E. . As questões de química do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em um enfoque transversal e interdisciplinar. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigacion en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas - SP. Anais do VIII ENPEC e I CIEC, 2011.

9.
MARTINS, R. M. ; AMARAL, F. A. ; SILVEIRA, H. E. . O ensino de química na educação de jovens e adultos - um olhar para os sujeitos da aprendizagem. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigacion en Enseñanza de las ciências, 2011, Campinas - SP. Anais do VIII ENPEC e I CIEC, 2011.

10.
URATA, T. C. ; SILVEIRA, H. E. . Condicionantes da prática docente: relatos de uma professora de química da rede estatal. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigacion em Enseñanza de las ciencias, 2011, Campínas - SP. Anais do VIII ENPEC e I CIEC, 2011.

11.
SILVEIRA, H. E.. O PIBID da Universidade Federal de Uberlândia. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciencias e I Congreso Iberoamericano de Investigacion en Enseñanza de las ciencias, 2011, Campinas - SP. Anais do VIII ENPEC e I CIEC, 2011.

12.
SILVEIRA, H. E.; PINTO NETO, P. C. . A história da ciência em periódicos brasileiros de química: saberes para formação docente. In: VIII Congreso Internacional sobre investigacion em didactica de las ciencias, 2009, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona: UAB, 2009.

13.
SILVEIRA, H. E.; PINTO NETO, P. C. . As relações CTS em artigos de história da ciência: contribuições para o ensino. In: I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das atividades relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade / II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática, 2008, São Paulo. I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação CTS. São Paulo: Editora da UNICSUL, 2008. v. unico.

14.
PARRA, Kenia Naara ; SILVEIRA, H. E. . Novas interpretações históricas sobre a descoberta do oxigênio: o que dizem os artigos da química nova?. In: 5a. Semana Acadêmica, 2008, Uberlândia. Universidade Necessária: utopias + distopias. Uberlândia: EDUFU, 2008.

15.
SILVEIRA, H. E.; PINTO NETO, P. C. . O desenvolvimento de conceitos científicos em artigos de história da ciência: possibilidades de novas abordagens para formação docente. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV ENEQ. Curitiba, 2008.

16.
CASTRO, A.C. ; SILVEIRA, H. E. . A formação de professores de química no viés da educação especial. In: III Seminário Nacional de Educação Especial e II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2008, Uberlândia. Educação especial. Uberlândia: EDUFU, 2008.

17.
SILVEIRA, H. E.; SOUSA, Sinval Fernandes . O ensino de química na perspectiva das intérpretes de libras. In: III Seminário Nacional de Educação Especial e II Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial, 2008, Uberlãndia. Educação Especial. Uberlândia: EDUFU, 2008.

18.
SILVEIRA, H. E.; PINTO NETO, P. C. . Contribuições da história da ciência para formação docente e educação científica: o que dizem os artigos sobre Lavoisier no periódico Química Nova de 1978 a 2004.. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI ENPEC. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

19.
SILVEIRA, H. E.. Contribuições da história da ciência para formação docente e educação científica: o que dizem os artigos sobre Lavoisier no periódico Química Nova de 1978 a 2004. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2007, Florianópolis. VI ENPEC. Florianópolis: EDUFSC, 2007.

20.
SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . Modelos atômicos e representações no ensino de Química. In: VII Congreso Internacional sobre investigacion en la Didática de las Ciências, 2005, Granada. Educación científica para la ciudadanía. Granada, 2005.

21.
SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . O ensino de Modelos Atômicos na perspectiva da prática docente: as analogias em foco. In: VI Escola de Verão para professores de Prática de Ensino de Biologia, Física, Química e áreas afins, 2003, Rio de Janeiro. Anais da VI Escola de Verão para professores de Prática de Ensino de Biologia, Física, Química e áreas afins, 2003.

22.
SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . A formação docente e a produção do conhecimento químico em salas de aula. In: 3o. Congreso Nacional y 1o. Internacional de investigación educativa: Laberintos y encrucijadas, 2003, Comahue - Argentina, 2003.

23.
SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . Reflexões e tendências no ensino de modelos atômicos. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2002, Uberlândia. Pesquisa e pós-graduação em educação no centro-oeste. Uberlândia: Editora UFU, 2002. v. único. p. 83.

24.
SILVEIRA, H. E.; CICILIINI, Graça Aparecida . A experimentação em apostilas do ensino fundamental - análise no ensino de Química. In: I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE UBERLÂNDIA, 2002, Uberlândia. Formação de professores: história, política e desafios.. Uberlândia: EDUFU, 2002. v. único.

25.
SILVEIRA, H. E.. A construção do conhecimento quimico em apostilas do ensino fundamental. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO DO CENTRO OESTE, 2001, Brasília. Pesquisa e pós-graduação em educação no centro-oeste, 2001. v. único. p. 67.

26.
SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . O conceito de átomo e suas representações em materiais didáticos no ensino fundamental. In: III Seminário de Educação, 2001, Uberlândia. III Seminário de Educação. Uberlândia: Editora UFU, 2001. v. único.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, H. E.. A matematização do conhecimento químico: estudo da prática docente. In: XIII ENEQ, 2006, Campinas. Educação em química no Brasil: 25 anos de ENEQ. Campinas - SP: EDUNICAMP, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, H. E.; MENDES, Rafael Martins ; GOMES, Weverson Rodrigues ; SILVA, Maraíza de Fátima . Usos e abusos da linguagem química:um olhar sobre periódicos de popularização científica. In: Encontro Nacional de Educação Química, 2008, Curitiba. XIV ENEQ. Curitiba, 2008.

2.
SILVEIRA, H. E.; DE PAULA, Lucas Ferreira ; SARAÍVA, Laís Teodoro ; FRANÇA, Erick Guimarães . Professores em formação inicial: estudo de temáticas para aulas de química. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV ENEQ. Curitiba, 2008.

3.
SILVEIRA, H. E.; SOUSA, Sinval Fernandes . O ensino de química para surdos como possibilidade de aprendizagens mútuas. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV ENEQ, 2008.

4.
SILVEIRA, H. E.; FERNANDES, David Maikel ; ARAÚJO, Diesley Martins da Silva ; PARRA, Kenia Naara . Temáticas Ambientais discutidas no periódico Química Nova na Escola: o que dizem os artigos?. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV ENEQ. Curitiba, 2008.

5.
SILVEIRA, H. E.; HIPÓLITO, Aline Fernandes ; PEREIRA, Polyana Fernandes ; MARTINS, Carla Moura . Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente em livros didáticos de química. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV ENEQ, 2008.

6.
SILVEIRA, H. E.; PENA, Graziele Borges de Oliveira ; GUILARDI, Silvana . Conflitos em início de carreira: um estudo de caso com professores e suas relações com o conteúdo químico. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV ENEQ, 2008.

7.
SILVEIRA, H. E.. A história geral da ciência na formação de professores de química. In: XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - MG, 2007, Uberlândia. Anais da Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. Uberlândia: EDUFU, 2007.

8.
SILVEIRA, H. E.; LEITE, Vanessa Mendes . Obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Química: as imagens em foco. In: XIX ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005, Ouro Preto. Química, Indústria e Inovação. Ouro Preto: Edufop, 2005. v. unico.

9.
SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . Concepções de professores de Química de nível médio sobre Modelos Atômicos. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004, Goiânia. As novas políticas educacionais seus impactos no ensino de Química. Goiânia: Edufg, 2004.

10.
SILVEIRA, H. E.; DUARTE JÚNIOR, João . A utilização de livros e apostilas no ensino de Química por professores da rede estatal e privada: divergências e convergências da percepção docente. In: XLIII Congresso Brasileiro de Química, 2003, Ouro Preto. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Química, 2003.

11.
SILVEIRA, H. E.; DUARTE JÚNIOR, João . A biblioteca e a construção do conhecimento químico: análise da prática docente. In: II Mostra de pós-graduação em Química, 2003, Uberlândia. O que é Ciência?. Uberlândia: Edufu, 2003.

12.
SILVEIRA, H. E.; DUARTE JÚNIOR, João . A utilização da experimentação no ensino de Química na percepção de professores da rede estatal e privada. In: IV Seminário de Saberes e práticas educativas, 2003, Uberlândia. Uberlândia: Edufu, 2003.

13.
SILVEIRA, H. E.; CICILLINI, Graça Aparecida . O ensino de Química e a perspectiva histórica: a teoria atômica como exemplo. In: IV Seminário de Saberes e práticas educativas, 2003, Uberlândia. O uno e o diverso: desafios na educação. Uberlândia: Edufu, 2003.

14.
SILVEIRA, H. E.; LEMOS, Ronalt M . Os paralelos do experimento real e virtual no ensino de Química de nivel médio. In: II Mostra de pós-graduação em Química, 2003, Uberlândia. O que é Ciência?. Uberlândia: Edufu, 2003.

15.
SILVEIRA, H. E.; CARVALHO, Luciene Pereira de ; FRANÇA, Eduardo de Faria . A realidade da experimentação em laboratórios do ensino médio de Uberlândia. In: I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE UBERLÂNDIA, 2002, UBERLÂNDIA. Formação de professores: história, política e desafios.. Uberlândia: Edufu, 2002. v. único.

16.
SILVEIRA, H. E.; TEIXEIRA JÚNIOR, José Gonçalves ; CRISTÓVAN, Fernando Henrique . A relação professor-experimento no ensino de Química. In: I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE UBERLÂNDIA, 2002, Uberlândia. Formação de professores: história, política e desafios. Uberlândia: Edufu, 2002. v. único.

17.
SILVEIRA, H. E.; PRADO, L. A. . Objetivo no transito: uma proposta interdisciplinar no processo ensino-aprendizagem das ciências do ensino fundamental. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Química e Encontro Centro-Oesta de Debates sobre ensino de Química, 1999, Goiania. Quimica para o desenvolvimento sustentado. Goiania: Editora UFG, 1999. v. unico. p. 37.

18.
SILVEIRA, H. E.. Estudos e avaliação de eletrodos a base de carbono modificados com óxidos metálicos na oxidação eletrocatalitica de dióxido de enxofre. In: VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 1997, GOIANIA. ANAIS DO VI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA - MÓDULO PIBIC/CNPq. GOIANIA: Editora UFG, 1997. v. unico. p. 73.

19.
SILVEIRA, H. E.; EIRAS, S. P. ; COELHO, L. M. ; ALBUQUERQUE, Y. D. T. . Avaliaçao da oxidaçao de Cr (III) por Ce (IV) imobilizado em resinas catiônicas amberlite CG -120. In: 19a. REUNIAO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1996, POÇOS DE CALDAS. ANAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, H. E.. Políticas Educacionais no Brasil: cenário atual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVEIRA, H. E.; PEREIRA, Polyana Fernandes . 'GRUPO FOCAL VIRTUAL: UMA ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVEIRA, H. E.. Desafios pedagógicos na sociedade tecnológica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVEIRA, H. E.. Políticas Públicas da formação de professores de Química: avanços e retrocessos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVEIRA, H. E.. Políticas públicas e formação de professores de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVEIRA, H. E.. A prática docente em diferentes perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVEIRA, H. E.. Formação de professores: para onde caminha a docência?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVEIRA, H. E.. O que está acontecendo com as políticas públicas em Educação?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVEIRA, H. E.. Inclusão de/na educação básica e superior: desafios e perspectivas para o ensino de química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SILVEIRA, H. E.. Políticas Públicas e Formação Docente no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVEIRA, H. E.. Novos tempos: professores e suas vivências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVEIRA, H. E.. A conjuntura educacional atual: para onde caminha a educação?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVEIRA, H. E.. Políticas públicas de formação de professores de química: tensões e desafios.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVEIRA, H. E.. Perspectivas das Pesquisas em Ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVEIRA, H. E.. Formação de professores, currículo e inclusão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVEIRA, H. E.. Formação de professores de música e Pibid. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SILVEIRA, H. E.. Desenvolvimento profissional: aspectos políticos da atuação do químico industrial e do licenciado em química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SILVEIRA, H. E.. Formação política do professor de química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SILVEIRA, H. E.. Tensões e desafios da formação de professores no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SILVEIRA, H. E.. Processos de escolarização, formação de professores, tecnologias e currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
SILVEIRA, H. E.. Os desafios do PIBID e suas perspectivas futuras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
SILVEIRA, H. E.. Popularização da Ciência e os impactos na extensão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SILVEIRA, H. E.. Formação Inicial e Continuada de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SILVEIRA, H. E.. Políticas Nacionais e a formação de professores ? limites e possibilidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SILVEIRA, H. E.. Políticas Públicas de Formação de Professores - Tensões e Desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SILVEIRA, H. E.. Diretrizes Curriculares para Formação Inicial e Continuada de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SILVEIRA, H. E.. Políticas Públicas e Formação Docente no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SILVEIRA, H. E.. Formação continuada de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
SILVEIRA, H. E.. Educação, Cortes de verbas e Impactos nos Programas de Valorização do Magistério. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
SILVEIRA, H. E.. Política pública de formação de professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
SILVEIRA, H. E.. Escola sem partido: enfrentamentos e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
SILVEIRA, H. E.. Formação de professores de ciências: o que dizem as pesquisas educacionais?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
SILVEIRA, H. E.; CARVALHO, C. V. M. E. . 'INGRESSANTES E CONCLUINTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: O QUE DIZEM OS DADOS OFICIAIS?',. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVEIRA, H. E.. Política de Formação de Professores: tensões e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SILVEIRA, H. E.. A formação dos professores de física no âmbito dos programas de valorização do magistério da Capes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SILVEIRA, H. E.. Pibid: um programa de iniciação à docência ou um espaço para o estágio supervisionado?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SILVEIRA, H. E.. Formação de Professores em tempos de crise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SILVEIRA, H. E.. Esperança e Formação de Professores: perspectivas, formação e carreira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SILVEIRA, H. E.. A política no desenvolvimento da pesquisa no ensino de ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SILVEIRA, H. E.. Formação de professores de química e as políticas públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SILVEIRA, H. E.. Formação de Professores e as políticas públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
SILVEIRA, H. E.. Políticas públicas e formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
SILVEIRA, H. E.. Os programas de formação de professores da Capes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
SILVEIRA, H. E.. A operacionalização do Pibid: avanços e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
SILVEIRA, H. E.. A construção de políticas públicas para formação de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
SILVEIRA, H. E.. AULA INAUGURAL IL UERJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
SILVEIRA, H. E.. Avaliação do PLI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
SILVEIRA, H. E.. A internacionalização na formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
SILVEIRA, H. E.. Programas de Formação de Professores da Capes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
SILVEIRA, H. E.. Avanços e limites do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
SILVEIRA, H. E.. Pibid: avanços e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
SILVEIRA, H. E.. O Pibid na formação de professores de Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
SILVEIRA, H. E.. Os programas de formação de professores da Capes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
SILVEIRA, H. E.. Os avanços do Pibid para formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
SILVEIRA, H. E.. Mestrado Profissional e formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
SILVEIRA, H. E.. O Pibid: perspectivas e avanços. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
SILVEIRA, H. E.. Programas de Formação de Professores da Capes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
SILVEIRA, H. E.. Formação de professores do Teatro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
SILVEIRA, H. E.. A formação do professor universitários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
SILVEIRA, H. E.. Avanços do Pibid na formação do professor de Química. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
SILVEIRA, H. E.. Avanço e perspectivas do Pibid. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
SILVEIRA, H. E.. O Prodocência e a formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

63.
SILVEIRA, H. E.. Perpectivas das Políticas Públicas de Valorização do Magistério. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
SILVEIRA, H. E.. Ações da Capes para formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

65.
SILVEIRA, H. E.. Programas de Valorização do Magistério. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
SILVEIRA, H. E.. Valorização do Magistério e Pibid. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
SILVEIRA, H. E.. O Pibid: avanços e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
SILVEIRA, H. E.. Programas de Formação de Professores e políticas formativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
SILVEIRA, H. E.. Pibid e Observatório da Educação na formação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
SILVEIRA, H. E.. Encontro dos coordenadores do Pibid. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

71.
SILVEIRA, H. E.. Programas de Formação de Professores e políticas formativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
SILVEIRA, H. E.. A brasilidade na Universidade de Coimbra. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

73.
SILVEIRA, H. E.. Os desafios da formação de professores no Pibid. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
SILVEIRA, H. E.. Desenho Metodológico do Pibid-Capes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

75.
SILVEIRA, H. E.. Perspectivas para formação de professores no âmbito da Capes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

76.
SILVEIRA, H. E.. Os programas da Capes para formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
SILVEIRA, H. E.. A educação musical para formação cidadã e os programas da Capes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

78.
SILVEIRA, H. E.. Programas de formação de Professores e políticas formativas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

79.
SILVEIRA, H. E.. O Pibid na Universidade Federal de Uberlândia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

80.
SILVEIRA, H. E.. O Pibid na Univesidade Federal de Uberlândia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

81.
SILVEIRA, H. E.. O Pibid na UFU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

82.
SILVEIRA, H. E.. As relações CTS em artigos de História da Ciência: contribuições para o ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVEIRA, H. E.. Voz, memórias e outras sonoridades do Pibid Música. Itajaí, SC, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SILVEIRA, H. E.. Caminhos de um Programa de educação científica: relatos e produtos. Curitiba, PR, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
SILVEIRA, H. E.. PIBID-UNILAB: o local e a integração internacional na formação inicial de professores. Fortaleza, CE, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
SILVEIRA, H. E.. Nós, professores brasileiros de física do Ensino Médio, estivemos no CERN. São Paulo, SP, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
SILVEIRA, H. E.. Reflexões sobre atividades e experiências no Pibid Matemática e Ciências Biológicas da UFTM. São Carlos, SP, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
SILVEIRA, H. E.. O Pibid na UFTM: interações e práticas interdisciplinares entre linguagens, histórias e contextos pedagógicos. São Carlos, SP, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
SILVEIRA, H. E.. A escola como campo de formação de professores: experiências significativas com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU. Florianópolis, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
SILVEIRA, H. E.. Interface entre teoria e prática na formação docente. São Carlos, SP, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
SILVEIRA, H. E.. Formação Docente em diálogo. Campinas, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

10.
SILVEIRA, H. E.. Universidade e Escola: diálogos sobre formação docente. Recife, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVEIRA, H. E.. Avaliação das Obras submetidas ao Programa Nacional do Livro Didático. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
SILVEIRA, H. E.. Processo de Avaliação de propostas encaminhadas à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. 2008.

2.
SILVEIRA, H. E.. Diretrizes Curriculares de Química do Estado do Paraná. 2007.

3.
SILVEIRA, H. E.. Diretrizes curriculares do Estado do Paraná. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVEIRA, H. E.. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVEIRA, H. E.. Universidade e Escola: uma parceria na formação de professores. 2010. (FORMAÇÃO DE PROFESSORES).

2.
SILVEIRA, H. E.. A história da ciência na formação de professores de ciências. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVEIRA, H. E.. Produção da história da ciência em periódicos de química. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVEIRA, H. E.. A química na construção da cidadania. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVEIRA, H. E.. Subsídios de História da Ciência na Formação docente e educação científica. 2007. .

6.
SILVEIRA, H. E.. Subsídios de História da ciência na educação escolar e na formação de professores. 2007. .

7.
SILVEIRA, H. E.. Contribuições da Alquimia para Química. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SILVEIRA, H. E.. História da Química na Educação Científica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVEIRA, H. E.. Paralelos possíveis entre a produção da história das ciências no Brasil e em Portugal: contribuições para o ensino. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SILVEIRA, H. E.. Transformações química no ensino. 2007. .

11.
SILVEIRA, H. E.. Química, Cidadania e Meio Ambiente. 2007. .

12.
SILVEIRA, H. E.. Química e Tecnologia. 2007. .

13.
SILVEIRA, H. E.. Dimensão sociológica da produção historiográfica da ciência em periódicos brasileiros de química. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SILVEIRA, H. E.; Amaral, I. M. . Paralelos possíveis entre a historiografia da ciência no Brasil e em Portugal. 2007. (Relatório de pesquisa).

15.
SILVEIRA, H. E.. História da Ciência: a teoria atômica em foco. 2006. .

16.
SILVEIRA, H. E.. A química na formação da sociedade contemporânea. 2006. .

17.
SILVEIRA, H. E.. A história da ciência na formação de professores de química. 2006. .

18.
SILVEIRA, H. E.. Dimensão historiográfica da produção de história da ciência em periódicos brasileiros de química. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
SILVEIRA, H. E.. Atividades práticas em ambientes não formais. 2005. .

20.
SILVEIRA, H. E.. Planejamento de atividades experimentais. 2005. .

21.
SILVEIRA, H. E.. História da Ciência. 2005. .

22.
SILVEIRA, H. E.. Construção de conceitos científicos em sala de aula. 2004. .

23.
SILVEIRA, H. E.. Curriculo do ensino de Ciências. 2004. .

24.
SILVEIRA, H. E.. A sala de aula como espaço de pesquisa: uma experiência sobre o ensino de química. 2003. .

25.
SILVEIRA, H. E.. Perspectivas profissionais aos egressos do curso de Licenciatura em Química. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
SILVEIRA, H. E.. Ensino em Re-evista. 2002. (Editoração/Periódico).

27.
SILVEIRA, H. E.. Química e sociedade: compromisso com a cidadania. 2001. .

28.
SILVEIRA, H. E.. Formação e profissionalização docente. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
SILVEIRA, H. E.. A formação de professores no viés do cotidiano escolar. 2000. (FORMAÇÃO DE PROFESSORES).

Demais trabalhos
1.
SILVEIRA, H. E.. A formação inicial docente no viés do cotidiano escolar. 2008 (Coordenador Institucional do PIBID-UFU) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Aires, J. A.; SILVEIRA, H. E.; Alves, J. A. P.. Participação em banca de Flávio Tajima Barbosa. O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em periódicos da área de ensino de ciências: um olhar para a educação em química. 2016. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Neto, W. B; SILVEIRA, H. E.; Trovo, A. G. Participação em banca de Ademar Domingos Viagem Máquina. Classificação e previsão do teor de biodiesel na mistura de biodiesel/diesel de mafurra, moringa e algodão através da espectrometria no infravermelho médio e métodos quimiométricos PLS e PLS-DA. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
Sales, M; SILVEIRA, H. E.; Jesus, R. M. V. Participação em banca de Daniele Santana Santos. O dia depois de amanhã: a iniciação à docência na prática profissional dos egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, na UNEB. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
Sales, M; SILVEIRA, H. E.; Gomes, M. A.. Participação em banca de Ginaldo Cardoso de Araújo. Marcas do curriculo na formação docente: um estudo com egressos do Curso de Licenciatura em Letras da UNEB, no município de Caetité, BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
SILVEIRA, H. E.; Souza, G. P; Silva, E. P. Q. Participação em banca de Michell Henrique de Bragança. Concepções de egressos da licenciatura em química sobre eletroquímica: aproximações etnográficas. 2013. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
SILVEIRA, H. E.; SILVA, R.M.G; SOUZA, A. J.. Participação em banca de Sandra Cristina Marquez Araújo. A constituição do professor pesquisador em química mediada pela construção de uma webquest. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
SILVEIRA, H. E.; SILVA, R.M.G; SOUZA, A. J.. Participação em banca de Juliene Leonel de Almeida Mendonça. Ações e concepções de professores face aos norteadores legais para o ensino de química. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
SILVEIRA, H. E.; SOARES, M.H.F; PACHECO, Mirian. Participação em banca de Larissa de Mello Evangelista. O lúdico e Educação Ambiental: diálogos possíveis. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
SILVEIRA, H. E.; Ramos, M.G; Salgado, T. D. M; Lima, V. M. R.. Participação em banca de Marcus Eduardo Maciel Ribeiro. A formação de professores em comunidades de prática por meio da participação do Pibid de Química em Instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
Martins, A. F. P; SILVEIRA, H. E.; Andrade, E. R. G; Silva, R.F; Farias, I. M. S; Baptista, M. L. Participação em banca de Letícia dos Santos Carvalho. Desenvolvimento Profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Andre, M.E. D.A; SILVEIRA, H. E.; Passos, L. F; Giovanni, L. M; Hobold, M. S. Participação em banca de Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves. Inserção profissional de egressos do Pibid: desafios e aprendizagens no início da docência. 2016. Tese (Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
SILVEIRA, H. E.; DALBEN, A.. Participação em banca de Nair Aparecida Rodrigues Pires. A profissionalidade emergente dos licenciandos participantes do Pibid Música em instituições de ensino superior de Minas Gerais: conhecimentos profissionais e modelos de formação docente. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SILVEIRA, H. E.; CUNHA, C.; SILVERES, L.; VASCONCELOS, I. C. O.; GOMES, C. A. C.; CHRISPINO, A.. Participação em banca de Janete Palazzo. A escolha do magistério como carreira: por quê (não)?. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica de Brasília.

6.
SILVEIRA, H. E.; Fernandes, C. M. B.. Participação em banca de Elane Chaveiro Soares. O PROFESSOR DE QUÍMICA E A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: LIMITES E DESAFIOS PARA A INOVAÇÃO. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

7.
SILVEIRA, H. E.; SOARES, M.H.F; ECHEVERRIA, A.; BENITE, C. R; MELLO, I.C.. Participação em banca de Nyuara Araújo da Silva Mesquita. Os Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Química no Estado de Goiás:do Conhecer ao Construir. 2010. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
Ramos, M.G; SILVEIRA, H. E.; Salgado, T. D. M; Lima, V. M. R.. Participação em banca de Marcus Eduardo Maciel Ribeiro. O impacto de subprojetos do Pibid em instituições de Ensino Superior no Estado do Rio Grande do Sul na formação de novos professores de quimica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
Pletshc, M. D; SILVEIRA, H. E.; Mendes, G. M. L. Participação em banca de Daniele Francisco de Araújo. Educação especial e inclusão escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVEIRA, H. E.; Amauro, N. Q.; MARQUES, D. M.. Participação em banca de Letícia Daniele Coelho Nunes.Dificuldades na formação inicial docente em Química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
SILVEIRA, H. E.; MARCATTO, F. S; SILVA. J. R. N. Participação em banca de Cibele Faria Cunha.Formação de professores de matemática e ciências: sentidos que emergem dos portfólios do Pibid-UNIFEI. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Itajubá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVEIRA, H. E.. Concurso Público para professor UFJF. 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SILVEIRA, H. E.; GUILARDI, S.; MATTOS, M.S.. Concurso público para professor da área de educação química - UFU. 2009. Universidade Federal de Uberlândia.

3.
SOARES, M.H.F; SILVEIRA, H. E.. Concurso Público para professores na área de educação química - UFOP. 2009. Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
SILVEIRA, H. E.; MATTOS, M.S.; LIMA, R.. Concurso Público na Universidade Federal de Uberlândia. 2009. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Ensino de Química.Novas possibilidade da formação de professores de química. 2008. (Encontro).

2.
I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação de Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade.As relações CTS em artigos de história da ciência: contribuições para o ensino. 2008. (Seminário).

3.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.Contribuições da história da ciência para formação docente e educação científica: o que dizem os artigos sobre Lavoisier no periódico Química Nova de 1978 a 2004. 2007. (Encontro).

4.
XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - MG.A história geral da ciência na formação de professores de química. 2007. (Encontro).

5.
I Encontro Regional de química do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.Cursos de licenciatura em química. 2006. (Encontro).

6.
I Encontro Regional de Química do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.Sessão coordenada de ensino de química. 2006. (Encontro).

7.
Construção de um plano de pós-graduação.I Workshop de Pós-graduação em Química. 2005. (Encontro).

8.
I Semana da Química.I Semana da Química. 2005. (Outra).

9.
. XLIII Congresso Brasileiro de Química. 2003. (Congresso).

10.
O que é Ciência?.II Mostra de pós-graduação em Química. 2003. (Encontro).

11.
Uno e diverso: desafios na educação.IV Seminário de Saberes e práticas educativas. 2003. (Seminário).

12.
Formação de professores: história, política e desafios.. I Congresso Nacional de Educação de Uberlândia. 2002. (Congresso).

13.
II Encontro pedagógico.II Encontro pedagógico. 2001. (Encontro).

14.
III Seminário de Educação.III Seminário de Educação. 2001. (Seminário).

15.
II Seminário sobre formação docente e práticas pedagógicas.II Seminário sobre formação docente e práticas pedagógicas. 2001. (Seminário).

16.
IV Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste.IV Encontro de pesquisa em educação do Centro-Oeste. 2001. (Encontro).

17.
XI Encontro Centro-Oeste de debates sobre ensino de Química.XI Encontro de Pesquisa em Educação do Centro-Oeste. 2001. (Encontro).

18.
1a. Jornada Científica de Química.1a. Jornada Cientifica de Química. 1999. (Outra).

19.
XXXIX Congresso Brasileiro de Química. XXXIX Congresso Brasileiro de Quimica. 1999. (Congresso).

20.
VI Encontro de Iniciação Científica.VI Encontro de Iniciação Cientifica. 1997. (Encontro).

21.
4a. Jornada de Engenharia Química.4a. Jornada de Engenharia Química. 1996. (Outra).

22.
VII Congresso Nacional de Química Analítica. VII Congresso Nacional de Quimica Analítica. 1995. (Congresso).

23.
XXXV Congresso da Associação Brasileira de Química. XXXV Congresso da Associação Brasileira de Química. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, H. E.. III Encontro dos Coordenadores Institucionais do Pibid. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gustavo Maximiano Ferreira. O cinema no ensino de química. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Pollyana Bernardes. Formação de professores de Química: concepções e perspectivas. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
Ronaldo Henrique Sousa Marques. Produção de suporte de educação especial para formação de professores. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Christina V. Miranda Carvalho. Dimensões da formação profissional de licenciandos em química. Início: 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sabrina Nunes Castro. Tecnologias na educação química. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Jeanderson Alcântara. Egressos do curso de licenciatura em química. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
Hanna Coelho. Formação dos profissionais da química: o que dizem os formadores?. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Íris Gontijo. Construção de manuais instrucionais sobre experimentação no campo da educação ambiental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helder Eterno da Silveira.

2.
Paulo Vitor Teodoro. Educação Ambiental: estudo de caso e proposições de ação interdisciplinar. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helder Eterno da Silveira.

3.
ALINE FERNANDES HIPÓLITO. A QUÍMICA NO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA E NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO - ENEM. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

4.
Lucas Venício Garcia. A perspectiva da formação de professores de química no âmbito do PIBID. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helder Eterno da Silveira.

5.
Rafael Martins Mendes. O ensino de química na Educação de Jovens e Adultos na perspectiva do sujeito da aprendizagem. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helder Eterno da Silveira.

6.
Michel Bragança. O ensino de eletroquímica: concepções de egressos da licenciatura em química. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helder Eterno da Silveira.

7.
Abilio Tomaz Coelho da Silva. A abordagem da história da química em escolas de Uberlândia: em busca das práticas e saberes docentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

8.
Tamíris Divina Clemente Urata. Fatores que influenciam as práticas didático-pedagógicas de professores de química em diferentes realidades escolares. 2010. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helder Eterno da Silveira.

9.
Everton Bedin. A constituição de saberes docentes no viés do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIIBID/UFU. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Helder Eterno da Silveira.

10.
Graziele Borges de Oliveira Pena. O início da docência: vivências, saberes e conflitos de professores de química. 2008. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Márcea Sales. 2016. Universidade Federal de Uberlândia, . Helder Eterno da Silveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Wesley Borges. O conteúdo de física em apostilas do ensino fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em ensino de ciências) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

2.
Cleuzilene Silva. O conhecimento de Libras por professores de ciências. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em ensino de ciências) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

3.
Adriângela Guimarães de Paula. A concepção de química de alunos dos cursos de graduação da UFU. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em ensino de ciências) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

4.
Rafael de Souza Rocha. A história da ciência em livros didáticos do PNLEM. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em ensino de ciências) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

Iniciação científica
1.
Ronaldo Henrique Silva. A construção de sinais de terminologias químicas na Libras. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Bacharelado Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

2.
Vanessa Mendes Leite. Obstáculos epistemológicos em livros didáticos: estudo das imagens de átomos. 2005. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Bacharelado Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

3.
João Duarte Júnior. As aproximações e distanciamentos do ensino de Química na rede estatal e privada na perspectiva dos professores. 2003. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Bacharelado Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

4.
Ronalt M Lemos. A eficiência da experimentação virtual no ensino de química. 2003. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Bacharelado Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

Orientações de outra natureza
1.
Estêvão Bombonato Pereira. Análise e viabilização da estrutura do laboratório pedagógico de educação em química - UFU. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Bacharelado Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

2.
Keila Cristina Cunha e Silva. Organização dos materiais didático-pedagógicos do Laboratório Pedagógico de Educação Química do Curso de Licenciatura em Química - UFU. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Bacharelado Quimica) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

3.
José Gonçalves Teixeira Júnior. A experimentação na visao dos professores de quimica. 2002. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

4.
Fernando Henrique Cristóvan. A experimentação na visao dos professores de quimica. 2002. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

5.
Eduardo de Faria França. A realidade dos laboratórios de Uberlândia no ensino de Química. 2002. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.

6.
Luciene Pereira de Carvalho. A realidade dos laboratórios de Uberlandia no ensino de Química. 2002. 15 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Helder Eterno da Silveira.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Outras informações relevantes


Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU, desde 2008. Coordenador Institucional do Programa de Consolidação das Licenciatuas - PRODOCÊNCIA/UFU. Membro da Comissão do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI da Universidade Federal de Uberlândia. Membro de comitês de avaliação de projetos educacionais da Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro do comitê de avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia - Fapesb. Membro da comissão de elaboração das propostas curriculares do Estado do Paraná (2008-2010). Desde 2011 está no cargo de Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 20:39:43