Pedro Sousa Bittencourt

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3205134347334772
  • Última atualização do currículo em 15/12/2018


PEDRO S. BITTENCOURT (Rio de Janeiro, 1975). Saxofonista e pesquisador dedicado à música de concerto, contemporânea e mista. Doutor em Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes/Música pela Universidade Paris 8, Vincennes Saint-Denis. Professor adjunto de saxofone e coordenador da linha de práticas interpretativas e seus processos reflexivos do PPGM, Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro. Foi bolsista da FCT, Portugal. Mestre pela Universidade Michel de Montaigne - Bordeaux 3, França. Diploma de Estudos Musicais e Aperfeiçoamento em sax no Conservatório Nacional de Região de Bordeaux, França. Artista residente do Instituto de Música e Acústica do ZKM, Karlsruhe, Alemanha. Fundador, diretor e saxofonista do ABSTRAI ensemble (música de câmara contemporânea). Diretor do Conjunto de Sax da UFRJ. Se apresentou em diversos festivais de música e simpósios de musicologia no Brasil, Chile, México, Cuba, Canadá, França, Alemanha, Portugal, Grécia, Eslovênia, Suíça e China. www.pedrobittencourt.info (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Sousa Bittencourt
Nome em citações bibliográficas
BITTENCOURT, P. S.;BITTENCOURT, PEDRO S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Musica da UFRJ.
Rua do Passeio
Centro
20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22401441


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2015
Doutorado em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes?Música.
Universidade Paris 8 - Vincennes Saint Denis, PARIS8, França.
Título: Interprétation musicale participative ? la médiation d'un saxophoniste dans l'articulation des compositions mixtes contemporaines, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Horacio Vaggione.
Bolsista do(a): Fundaçao para a Ciencia e Tecnologia, FCT, Portugal.
Palavras-chave: Música mista, mediação, saxofone, interpretação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2004 - 2005
Mestrado em Artes e Sociedades Atuais.
Universidade Michel de Montaigne-Bordeaux 3, UFRdesLettres, França.
Título: Uma leitura do "Orestes" de Iannis Xenakis,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Marie-Bernadette Dufourcet.
2002 - 2004
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em saxofone.
Conservatorio Nacional de Regiao de Bordeaux, CNR-BX, França.
Título: O ensino de técnicas estendidas nos saxofones. Ano de finalização: 2004.
Orientador: Marie-Bernadette Charrier.
2001 - 2002
Aperfeiçoamento em Diploma de Estudos Musicais - saxofone.
Conservatorio Nacional de Regiao de Bordeaux, CNR-BX, França.
Título: O aprendizado de técnicas estendidas nos saxofones. Ano de finalização: 2002.
Orientador: Marie-Bernadette Charrier.
1993 - 1999
Graduação em Comunicaçao-Radialismo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Passagem.
Orientador: Fernando Salis.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Musica da UFRJ, .

06/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Musica da UFRJ, .

01/2016 - Atual
Direção e administração, Escola de Musica da UFRJ, .

Cargo ou função
Coordenador de Graduação do Curso de Bacharelado em Música Hab em Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote e Saxofone (madeiras).
01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Musica da UFRJ, .

Cargo ou função
Inegrante do NDE.
01/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Musica da UFRJ, .

Cargo ou função
Integrante da COAA.
08/2015 - Atual
Extensão universitária , Escola de Musica da UFRJ, .

Atividade de extensão realizada
Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ.
04/2013 - Atual
Extensão universitária , Escola de Musica da UFRJ, .

Atividade de extensão realizada
Concertos didáticos do Conjunto de Sax da UFRJ.
10/2009 - Atual
Ensino, Música - Saxofone, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Saxofone I, II, II, IV, V, VI, VII, VIII
RCC Pratica de Instrumento Saxofone I, II, II, IV, V, VI, VII, VIII
Saxofone BI, BII, BIII, BIV, BV, BVI
Conjunto de Sax I, II, III, IV


Linhas de pesquisa


1.
Performance musical colaborativa no século XXI ? patrimônios, abordagens e perspectivas
2.
Praticas Intepretativas e seus processos reflexivos


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Performance musical colaborativa no século XXI : abordagens e perspectivas
Descrição: Performance musical colaborativa no século XXI ? abordagens e perspectivas O curso estuda a performance musical colaborativa em diversas formações instrumentais (com ou sem eletrônica) desde referências na história da música até o século XXI em plena era digital, descentralizada e conectada em rede. A pesquisa em performance colaborativa é entendida como um processo dinâmico, mutante no tempo e sujeito a uma verdadeira espiral de ações e reações que não podem ser determinadas de antemão, mas que emergem justamente da interação durante o processo criativo, sempre levando em conta como principal eixo de trabalho o intercâmbio de competências e as escolhas dos envolvidos (musicólogos, compositores, instrumentistas, técnicos de som). Essa modalidade de mediação implica na transformação. Assim, novas problemáticas e novas direções podem emergir de forma criativa e eficiente para a interpretação musical. É dada ênfase na reflexão sobre a colaboração entre instrumentistas e compositores na estreia de novas obras musicais, assim como a aplicação dessa metodologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Sousa Bittencourt - Coordenador / Pauxy Gentil-Nunes Filho - Integrante / fabio adour - Integrante / Mariana Isdebski Salles - Integrante / Marcus Ribeiro de Oliveira - Integrante / Marina Carvalho Spoladore Rezende - Integrante / Larissa da Costa Coutrim Caridade - Integrante / Doriana Mendes Reis - Integrante.
2015 - Atual
O repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara ? da prática interpretativa do repertório de referência ao desenvolvimento de novas obras através de colaborações com compositores vivos
Descrição: O projeto de pesquisa « O repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara » se propõe a estudar peças brasileiras já existentes e desenvolver um repertório inédito no país. Para isso, propomos acompanhar e estudar o processo criativo de composição e de interpretação de novas obras musicais brasileiras, através de colaborações entre instrumentistas e compositores, de experiências sonoras e do estudo do repertório já existente (brasileiro e estrangeiro). Propomos ainda uma investigação sobre a interação de técnicas estendidas em todos os saxofones (sopranino, soprano, alto, tenor, barítono e baixo) com todos os outros instrumentos acústicos (sopros, cordas e percussão) em formações orquestrais (orquestra sinfônica, de cordas, banda sinfônica) e de música de câmara. Estudos sobre a articulação de efeitos sonoros de técnicas estendidas de instrumentos acústicos (especialmente de sopro) serão realizados, para que a formação técnica e a cultura musical dos estudantes em graduação em saxofone (e outros estudantes interessados) seja mais abrangente. Esse projeto, que articula competências das áreas de interpretação, performance, composição e regência, possui um caráter educativo, artístico e científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Criação e interpretação de repertório ibero-americano misto com saxofones
Descrição: O projeto de pesquisa « Criação e interpretação de repertório Ibero-Americano misto com saxofones » se propõe a desenvolver um repertório inédito na América Ibérica (através de uma investigação sobre a interação de técnicas estendidas em todos os saxofones (sopranino, soprano, alto, tenor, barítono e baixo) com quaisquer outros instrumentos acústicos (sopros, cordas e percussão) e com meios eletrônicos e informáticos atuais (computadores, programas, aplicativos)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Pedro Sousa Bittencourt - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ
Descrição: O projeto de extensão ?Jornadas de Músicas Mistas? propõe a realização de eventos públicos e gratuitos agrupando atividades artísticas, culturais e acadêmicas em torno das músicas mistas (que conjugam instrumentos musicais tradicionais a meios eletrônicos e informáticos). Todas as atividades e realizações (palestras, mesas-redondas, concertos, publicações) são abertas e disponíveis ao público em geral. Esse projeto reúne estudantes, professores da UFRJ, pesquisadores e o público em geral e de outras instituições públicas de ensino superior brasileiras e estrangeiras (UNIRIO, UFPA, USP, Unicamp, Université Paris 8 -França, Instituto Superior de Artes de La Habana, Cuba), no intuito de criar uma rede nacional e internacional de estudo, pesquisa e prática interpretativa das músicas mistas. As ?Jornadas de Músicas Mistas? podem ser realizadas tanto nas dependências da UFRJ, quanto em outros locais externos à universidade, como salas de concerto, escolas, outras instituições de ensino superior do Brasil e do exterior. Também entrará em debate a escuta musical na era digital e questões perceptivas. OBJETIVOS - Criar uma rede colaborativa nacional e internacional em torno do estudo, prática interpretativa, pesquisa e performance do repertório (atual e histórico) das músicas mistas ; - Estimular a colaboração instrumentista-compositor, dando espaço para a escrita de novas peças mistas ; - Estimular uma escuta musical ativa e crítica do público através de reflexões levantadas nas jornadas ; - Potencializar o público da música de concerto em geral ao despertar o interesse de qualquer classe social pela escuta de obras mistas e eletroacústicas. INSTITUIÇÕES COM ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A UFRJ NO PROJETO DE EXTENSÃO ?JORNADAS DE MÚSICAS MISTAS? UNIRIO ? Prof. Marcelo Carneiro Unicamp ? Profs Alexandre Zamith, Jonatas Manzoli, José Augusto Mannis. USP ? Prof Rogério Costa UFPA ? Prof. André Villa Université Paris 8 (França) ? Profa. Anne Sèdes Instituto Superior de Artes / ISA (Cuba) ? Profa. Ariannys Mariño.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Pedro Sousa Bittencourt - Coordenador.
2010 - Atual
Concertos Didáticos do Conjunto de Sax da UFRJ
Descrição: O projeto de extensão ?Concertos didáticos do Conjunto de Sax da UFRJ? reúne estudantes de bacharelado em sax da UFRJ, estudantes de sax de outras instituições de ensino superior e saxofonistas convidados para a realização de concertos públicos didáticos (comentados) e gratuitos, de uma hora de duração. A formação inclui desde quarteto de sax (soprano, alto, tenor, barítono) até orquestra de sax com 12 integrantes (1 sopranino, 2 sopranos, 3 altos, 3 tenores, 2 barítonos e 1 baixo) e pode contar com a participação de outros instrumentos musicais sempre que possível (piano, percussão, eletrônica). Os concertos são destinados à comunidade interna e externa da UFRJ, como estudantes do ensino básico (escolas públicas e privadas), e estudantes universitários em geral. Os principais instrumentos da família do saxofone são apresentados através de estilos musicais variados. São abordados também aspectos ligados à acústica do instrumento. O público será convidado a fazer perguntas e comentários durante toda a apresentação. Os concertos didáticos podem ser realizados tanto na Escola de Música e outras unidades da UFRJ, quanto em locais externos, como escolas, outras instituições de ensino superior, salas de concerto, teatros, etc. OBJETIVOS - Despertar o interesse do público pela família dos saxofones e pela música em geral ; - Potencializar o público da música de concerto, despertar o interesse de todas as classes sociais pela escuta de diferentes estilos musicais; - Familiarizar os estudantes de bacharelado em sax da UFRJ com o trabalho com crianças e adolescentes em situação de concerto;.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Pedro Sousa Bittencourt - Coordenador / Fabio Adour da Camara - Integrante / Julio Cesar Vieira Merlino - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Prática Interpretativa.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Colaboraçao Instrumentista-Compositor.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: interpretação musical.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BITTENCOURT, PEDRO S.2014 BITTENCOURT, PEDRO S.. The Performance of Agostino Di Scipio's : A Collaborative Balance. Contemporary Music Review, v. 33, p. 46-58, 2014.

2.
BITTENCOURT, P. S.;BITTENCOURT, PEDRO S.2013BITTENCOURT, P. S.. Interpretação participativa na música mista com saxofones: Livro da escuridão, Plexus e Modes of Interference 2. Sonic Ideas, v. 6, p. 83-101, 2013.

3.
BITTENCOURT, P. S.;BITTENCOURT, PEDRO S.2013BITTENCOURT, P. S.. Interpretação participativa na música mista contemporânea. Revista Interfaces (UFRJ), v. 1, p. 104-115, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VIEIRA FILHO, J. ; JARDIM, M. ; BITTENCOURT, P. S. . Manual de reparo e manutenção de instrumentos musicais de sopro. 3a. ed. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2015. v. 1. 235p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BITTENCOURT, P. S.. A proposta artística e pedagógica do Conjunto de Sax da UFRJ. ENSAIOS - Revista Cultural do Conservatorio de Tatui, Tatuí, SP, p. 40 - 46, 01 abr. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BITTENCOURT, P. S.. Performance musical como rede colaborativa e dinâmica. In: ANPPOM 2018, 2018, Manaus. XXVIII Congresso da ANPPOM ? 30 anos de ANPPOM - Um olhar para o futuro, 2018.

2.
BITTENCOURT, P. S.. Interpretação musical participativa e repertório misto recente: novos papéis para compositores e instrumentistas?. In: I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ-UFBA, 2014, Rio de Janeiro e Salvador. Anais do I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ-UFBA, 2014. p. 59-69.

3.
MAYS, T. ; BITTENCOURT, P. S. . MODULATEURS EN ANNEAU ET SAXOPHONE : LE DISPOSITIF D'ECRITURE MIXTE ET L'INTERPRETATION PARTICIPATIVE DANS L'?UVRE LE PATCH BIEN TEMPERE II. In: JIM 2013 - Journée d4informatique Musicale, 2013, Paris. JIM 2013. Paris: Ed Paris 8, 2013. p. 121-130.

4.
BITTENCOURT, P. S.. L?interprétation participative dans Modes of Interference n.2 d?Agostino Di Scipio. In: Colloque Musique et écologies du son ? projets théoriques et pratiques pour une écoute du monde, Université Paris 8 , 27 ? 30 Mai 2013, 2013, Paris. Actes du Colloque Musique et écologies du son ? projets théoriques et pratiques pour une écoute du monde, Université Paris 8 , 27 ? 30 Mai 2013, 2013.

5.
BITTENCOURT, P. S.. Colaboração saxofonista-compositor na criação musical mista: Plexus para sax tenor e eletrônica. In: II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ 'Teoria, Crítica e Música na Atualidade, 2012, Rio de Janeiro. .). Anais do II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ "Teoria, Crítica e Música na Atualidade", org. VOLPE, Maria Alice. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2012. p. 223-228.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SVIDZINSKI, J. ; BITTENCOURT, P. S. . Operational object-oriented musical composition approach and participatory performance in Taurus for tenor saxophone and live-electronics. In: Musa 2017 Conference,, 2017, Karlsruhe, Alemanha. Musa 2017, 2017.

2.
BITTENCOURT, PEDRO S.. Escuta na interpretação musical participativa : referências teóricas e convergências metodológicas. In: IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 2016, Rio de Janeiro. IV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BITTENCOURT, P. S.. O saxofone contemporâneo - patrimônios e perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BITTENCOURT, P. S.. The participative musical performance and the recording of Agostino Di Scipio's Modes of Interference 2. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
BITTENCOURT, PEDRO S.. INTERPRÉTATION MUSICALE PARTICIPATIVE ? LA MÉDIATION D?UN SAXOPHONISTE DANS L?ARTICULATION DES COMPOSITIONS MIXTES CONTEMPORAINES 2015 (Tese de Doutorado).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BITTENCOURT, P. S.; RODRIGUEZ, S. . Entrevista com o jornalista Saúl Rodríguez, para o jornal mexicano El Siglo de Torréon, vinculado ao meu projeto de pesquisa Criação e Interpretação de repertorio Ibero-americano misto com saxofones, 2013, e do meu projeto de extensão Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ, 2015. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BITTENCOURT, P. S.. Youtube ? ABSTRAI ensemble. 2016; Tema: Gravações em videos do ABSTRAI ensemble ao vivo. (Rede social).

2.
BITTENCOURT, P. S.. Facebook - Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ. 2015; Tema: Jornadas de Musicas Mistas da UFRJ - projeto de extesnsão. (Rede social).

3.
BITTENCOURT, P. S.. Youtube - Pedro Bittencourt - saxofonista, professor, pesquisador. 2015; Tema: Sax solo, Sax e Eletrônica, Musica de Câmara Contemporânea. (Rede social).

4.
BITTENCOURT, P. S.. Facebook - Conjunto de Sax da UFRJ. 2013; Tema: Conjunto de Sax da UFRJ. (Rede social).

5.
BITTENCOURT, P. S.. Facebook - Pedro Bittencourt - saxofonista, professor, pesquisador. 2012; Tema: Saxofone, Música mista, Agenda com atividades, Textos, Audios, Videos, Conjunto de Sax da UFRJ. (Rede social).

6.
BITTENCOURT, P. S.; GENTIL-NUNES FILHO, P. ; CAMARA, F. A. ; SALLES, M. I. ; REIS, D. M. ; REZENDE, M. C. S. ; OLIVEIRA, M. R. ; SERALE, D. O. ; BATISTA JUNIOR, J. ; CARIDADE, L. C. C. . Facebook ? ABSTRAI ensemble. 2011; Tema: Musica de Câmara Contemporânea. (Rede social).

7.
BITTENCOURT, P. S.. Website - Pedro Bittencourt - saxofonista, professor, pesquisador. 2007; Tema: Saxofone, Música mista, Agenda com atividades, Textos, Audios, Videos. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BITTENCOURT, P. S.. Presentación sobre el saxofón contemporáneo, sus técnicas y repertorio. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
BITTENCOURT, P. S.. Apresentação do Curso de Verão do Conjunto de Sax da UFRJ. 2018. Interpretação.

2.
GENTIL-NUNES FILHO, P. ; BITTENCOURT, P. S. ; CAMARA, F. A. ; REZENDE, M. C. S. ; REIS, D. M. ; DIAS, A. E. . ABSTRAI ensemble apresenta Liberjongo, espetaculo com musica e video de Pauxy Gentil-Nunes para voz, flauta, sax, violão, piano, percussão, eletrônica, concerto no Teatro Oito, Oi Futuro Ipanema/Rio, a convite do Festival RC4 (org. Claudio Dauelsberg), abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e interpretação de repertório ibero-americano misto com saxofones, 2013. 2018. Interpretação.

3.
BITTENCOURT, P. S.; GENTIL-NUNES FILHO, P. ; CAMARA, F. A. ; SALLES, M. I. ; DIAS, A. E. ; OLIVEIRA, M. R. ; REZENDE, M. C. S. . ABSTRAI ensemble lança seu 1° CD com obras de Roberto Victorio, Rodrigo Lima, Michelle Agnes, Pauxy Gentil-Nunes, João Pedro Oliveira, Phivos Angelos-Kollias, em concerto na Sala Cecilia Meirelles,Rio de Janeiro, a convite da Sala, abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Performance musical colaborativa no século XXI : abordagens e perspectivas, 2017.. 2018. Interpretação.

4.
BITTENCOURT, P. S.. ABSTRAI ensemble grava seu 1° CD com obras de Roberto Victorio, Rodrigo Lima, Michelle Agnes, Pauxy Gentil-Nunes, João Pedro Oliveira, Phivos Angelos-Kollias, em concerto na Sala Cecilia Meirelles,Rio de Janeiro, a convite da Sala, abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Performance musical colaborativa no século XXI : abordagens e perspectivas, 2017.. 2018. Registro Fonográfico.

5.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia mundial de Rhino do compositor grego Panayiotis Kokoras para sax barítono, palheta ultra-fina e sons eletrônicos, concerto no auditório do Conservatório Central de Pequim, China, a convite do compositor e professor Zhang Xiaofu, org. do Festival MusicAcoustica, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Performance musical colaborativa no século XXI, 2017.. 2017. Interpretação.

6.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia mundial de Ferum do compositor grego Phivos Angelos Kollias para sax tenor e sons eletrônicos, concerto no auditório do Conservatório Central de Pequim, China, a convite do compositor e professor Zhang Xiaofu, org. do Festival MusicAcoustica, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Performance musical colaborativa no século XXI, 2017.. 2017. Interpretação.

7.
BITTENCOURT, P. S.. Conjunto de Sax da UFRJ concerto didático com obras de J.S. Bach, com estudantes de bacharelado de sax, licenciatura e mestrado (PROMUS), em formação de quarteto de sax (SATB), a convite da Sala Cecília Meirelles, abrangência nacional, na Sala Cecília Meirelles, vinculado ao meu projeto de extensão Concertos Didáticos do Conjunto de Sax da UFRJ, 2013.. 2017. Interpretação.

8.
BITTENCOURT, P. S.; HOLMES, B. . ENLARGE YOUR SAX concierto XVII Festival Internacional de Música Contemporânea, com obras para sax e eletrônica de Horacio Vaggione/Argentina, Manuel Rocha Iturbide/México, Ariannys Lalana/Cuba, a convite do prof. Eduardo Cáceres/Universidad de Chile, abrangência internacional, Sala Isidora Zegers, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Int. de rep. misto iberoamericano, 2013. 2017. Interpretação.

9.
BITTENCOURT, P. S.. ENLARGE YOUR SAX concert Musique Electroacoustique et Mixte, com obras para sax e eletrônica de Risset/França, Vaggione/Argentina, Kollias/Grécia, Lorenzo/Italia, Svidzinski/Brasil, a convite da Universidade de Paris 8, Auditório da MSH Paris Nord, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Performance musical colaborativa no século XXI, 2017.. 2017. Interpretação.

10.
BITTENCOURT, P. S.; GENTIL-NUNES FILHO, P. ; BATISTA JUNIOR, J. ; CAMARA, F. A. ; SALLES, M. I. ; OLIVEIRA, M. R. ; SERALE, D. O. . ABSTRAI ensemble no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira, com obras de Edson Zampronha para flauta, clarineta, sax, violino, cello, contrabaixo, piano, percussão, a convite da organização do festival, Teatro Municipal José de Castro mendes, abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ o repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara, 2016. 2017. Interpretação.

11.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia chilena das obras Shifting Mirrors de H. Vaggione, Light&Dust de R.Iturbide e Callejeando de A.M. Lalana, concerto na Sal Isidora Zegers, Santiago do Chile, a convite de Eduardo Caceres, XVII Festival Internacional de Musica COntemporanea, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2016. 2017. Interpretação.

12.
BITTENCOURT, P. S.; SALLES, M. I. . Estreia mundial da obra Da Caccia X, de Didier Marc Garin, para viola e sax alto, concerto no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Musica da UFRJ, a convite da Série Tendências; abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo e formações orquestrais e de câmara, 2013. 2016. Interpretação.

13.
BITTENCOURT, P. S.. Apresentação do concerto do Conjunto de Sax da UFRJ, com estudantes de bacharelado de sax e um convidado em formação de sexteto (SAATTB), a convite do Setor Artistico da UFRJ; abrangência local, no CCPJ, vinculado ao meu projeto de extensão Concertos Didaticos do Conjunto de Sax da UFRJ. 2016. Interpretação.

14.
BITTENCOURT, P. S.; VAGGIONE, H. . Estreia mundial da obra Shifting Mirrors do compositor argentino Horacio Vaggione, para sax alto e sons eletrônicos, concerto no auditório da UNAM Morelia Michoacan, México, a convite do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS), abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones. 2016. Interpretação.

15.
BITTENCOURT, P. S.; LALANA, A. M. . Estreia mundial da obra Callejeando da compositora cubana Ariannys Lalana, para sax alto e sons eletrônicos, concerto no auditório da UNAM Morelia Michoacan, México, a convite do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS), abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013.. 2016. Interpretação.

16.
BITTENCOURT, P. S.; GAV, P. . Estreia mundial da obra Sasillo-Cono de Confusion do compositor mexicano Pablo Gav, para sax alto e sons eletrônicos, concerto no auditório da UNAM Morelia Michoacan, México, a convite do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS), abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013.. 2016. Interpretação.

17.
BITTENCOURT, P. S.; VAGGIONE, H. . Estreia brasileira da obra Shifting Mirrors do compositor argentino Horacio Vaggione, para sax alto e sons eletrônicos, concerto no auditório da UNESP,São Paulo, a convite do compositor Flo Menezes, organizador da BIMESP, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013. 2016. Interpretação.

18.
BITTENCOURT, P. S.; BATISTA JUNIOR, J. ; DIAS, A. E. ; LUZ, K. B. A. ; CALDERANO, T. . Estreia mundial da obra Aida Reina Jolia Su do compositor brasileiro Ivan Eiji Simurra, para flauta, clarineta, sax alto, piano e percussão, concerto no Salão Leopoldo Miguez, a convite da organização do XXVIII Panorama da Música Contemporânea Br., abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara, 2013.. 2016. Interpretação.

19.
BITTENCOURT, P. S.; DIAS, A. E. ; LUZ, K. B. A. ; SERALE, D. O. ; SIMOES, N. ; AREIAS, J. L. ; OLIVEIRA, M. R. ; CARIDADE, L. C. C. ; PRAZERES, C. F. . Estreia mundial da ópera Medéia do compositor brasileiro Mario Ferraro, para 4 vozes, fl, sax, tpt, tbn, cello, cb, pno, perc, concertos no Salão Leopoldo Miguez, a convite da organização da I Bienal de Opera Atual (org.Mario Ferraro), abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara, 2013.. 2016. Interpretação.

20.
BITTENCOURT, P. S.. Solista. Fantasia para sax soprano e orquestra de sopros (arr. João Victor Bota) a convite do maestro Marcelo Jardim e da Academia Brasileira de Musica, Sala Cecilia Meirelles, abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ o repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara, 2016. 2016. Interpretação.

21.
BITTENCOURT, P. S.. Apresentação do concerto do Conjunto de Sax da UFRJ, com estudantes de bacharelado de sax e licenciatura em formação de quarteto (SATB), a convite do PR5-UFRJ; abrangência local, no Campus da Educação Física no Fundão, vinculado ao meu projeto de extensão Concertos Didaticos do Conjunto de Sax da UFRJ. 2016. Interpretação.

22.
BITTENCOURT, P. S.; SANCHEZ, J. C. H. ; DI SCIPIO, A. ; SCHULTHEIS, B. ; MAYS, T. ; KOLLIAS, P. A. ; LOPES, P. F. ; FUENTES, A. . CD - ENLARGE YOUR SAX - WER 20742. 2015. Registro Fonográfico.

23.
GENTIL-NUNES FILHO, P. ; BITTENCOURT, P. S. ; SALLES, M. I. ; AUDI, L. ; OLIVEIRA, M. R. ; PETRI, A. I. ; BATISTA JUNIOR, J. ; BRASIL, A. ; REZENDE, M. C. S. ; SERALE, D. O. . Estreia mundial da obra Noneto, de Pauxy Gentil-Nunes, para sax,clar,fagt,vln,vla,cello,cb,pno,perc; concerto na Sala Cecília Meirelles, abrangência nacional; vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo e formações orquestrais de câmara, 2013. 2015. Interpretação.

24.
BITTENCOURT, P. S.; GENTIL-NUNES FILHO, P. ; BATISTA JUNIOR, J. ; OLIVEIRA, M. R. ; BRASIL, A. ; REZENDE, M. C. S. ; SERALE, D. O. ; VOLKMANN, T. . Estreia mundial da obra Sonora, de Edson Zampronha, para sax solo,fl,cl,cello,cb,pno,perc; concerto na SALA, a convite da FUNARTE, abrangência nacional; vinculado ao meu projeto de pesquisa O repertório brasileiro para sax solo e formações orquestrais e de câmara. 2015. Interpretação.

25.
BITTENCOURT, P. S.; GENTIL-NUNES FILHO, P. ; OLIVEIRA, M. R. ; REZENDE, M. C. S. . Estreia mundial da obra Esconido num ponto, de Alexandre Ficagna, para flauta, sax alto, cello e piano; concerto na Sala Cecilia Meirelles, RJ; a convite da FUNARTE; abrangência nacional; vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo e formações orquestrais e de câmara, 2013. 2015. Interpretação.

26.
BITTENCOURT, P. S.. Solista. Estreia mundial da obra Antiphonas, do brasileiro Rodrigo Lima, para sax alto solo e 8 instrumentos, concerto no Conservatorio de Strasbourg, França, a convite do 17° Congresso Mundial de Saxofone SAxOpen, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara. 2015. 2015. Interpretação.

27.
BITTENCOURT, P. S.; SERALE, D. O. ; DANTAS, P. R. S. . Estreia mundial da versão de Angel Rock para sax baritono, marimba e sons eletrônicos do compositor português João Pedro Oliveira, concerto no Museu da Musica de Mariana, a convite do Festival de Inverno de Ouro Preto, abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013.. 2014. Interpretação.

28.
LIMA, R. ; BITTENCOURT, P. S. ; SERALE, D. O. . Estreia mundial da versão de Pontos e Linhas para sax soprano e percussão do compositor brasileiro Rodrigo Lima. 2014. Interpretação.

29.
BITTENCOURT, P. S.; GENTIL-NUNES FILHO, P. ; SERALE, D. O. ; ADOUR, F. . Estreia mundial da obra Duo do compositor brasileiro Rafael Fortes, para flauta, sax soprano, guitarra e vibrafone, concerto na Academia Brasileira de Letras, a convite da curadora da série Neném Krieger, abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara, 2013.. 2014. Interpretação.

30.
BITTENCOURT, P. S.; CALDERANO, T. . Estreia mundial da obra Edazima do compositor brasileiro Fabio Monteiro, para septeto de saxes e percussão, concerto no Salão Leopoldo Miguez, a convite da organização do XXVII Panorama da Música Contemporânea Br., abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de extensão na UFRJ Concertos Didaticos do Conjunto de Sax da UFRJ, 2013.. 2014. Interpretação.

31.
BITTENCOURT, P. S.; HOLMES, B. . ENLARGE YOUR SAX - concerto de lançamento do CD. 2014. Interpretação.

32.
BITTENCOURT, P. S.; HOLMES, B. . ENLARGE YOUR SAX - concerto de lançamento do CD em São Paulo. 2014. Interpretação.

33.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia brasileira da obra Postludio para sax baritono solo e orquestra de sopros, do compositor costa-riquenho Marvin Camacho Villega, concerto no Salão Leopoldo Miguez, Série Novos Rumos, a convite do maestro Marcelo Jardim, abrangência local, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara, 2013.. 2013. Interpretação.

34.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia mundial da obra The Well Tempered Patch II do compositor americano Tom Mays, para sax alto e eletrônica em tempo real, concerto no auditório da Universidade de Montpellier,França, a convite do Centro de Informatica e Criaçao Musical(CICM), abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013.. 2012. Interpretação.

35.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia mundial da obra Mistral, concerto para sax alto solo, cordas e percussão, do compositor brasileiro Nikolai Brucher, no Salão Leopoldo Miguez, XIX Bienal de Musica Contemporânea Brasileira, a convite da Funarte, abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ O repertório brasileiro para sax solo com formações orquestrais e de câmara, 2013.. 2011. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BITTENCOURT, P. S.; FAGERLANDE, A. M. R.; OLIVEIRA, L. J. P.. Participação em banca de Philip Michael Doyle. Excertos orquestrais e cameristicos para trompa - Heitor Villa-Lobos: Os Choros. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BITTENCOURT, P. S.; AUGUSTO, A. J.; BUSCACIO, C. M.. Participação em banca de Reginaldo do Espírito Santo Thimóteo. O trombone e o choros n°4 de Heitor Villa Lobos : aspectos históricos, técnicos e interpretativos. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
BITTENCOURT, PEDRO S.; RONAI, L.. Participação em banca de Arthur Duvivier Ortenblad. A MÚSICA DE CÂMARA BRASILEIRA PARA OBOÉ. 2017. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
BITTENCOURT, P. S.; YAMPOLSHI, R.; MAMEDES, C. R.. Participação em banca de Sérgio Monteiro Freire. Organização e criação sonora através de multifônicos do saxofone. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BITTENCOURT, P. S.; ALVES, C. S.; SOARES, L. T.. Professor Substituto de Flauta Doce. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BITTENCOURT, P. S.; José Rua; DOYLE, P.. Professor Substituto de Saxofone. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
BITTENCOURT, P. S.; PINTO, M. T. P.; ALVES, C.. BITTENCOURT, P. S.; PINTO, M.T. P.; ALVES, C. . Participação em banca de CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ? UEMG EDITAL SEPLAG/UEMG No. 08 /2014, professor efetivo de saxofone e professor efetivo de conjuntos orquestrais e com saxofones.. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
BITTENCOURT, P. S.; MICHELINI, P.; GENTIL-NUNES FILHO, P.. Vestibular - Teste de Habilidade Especifica (saxofone e teoria musical). 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
BITTENCOURT, P. S.; José Rua. Vestibular - Teste de Habilidade Especifica de Saxofone. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
BITTENCOURT, P. S.; José Rua; ALVES, C. S.. Professor Substituto. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
BITTENCOURT, P. S.; DOYLE, P.; OLIVEIRA, D.. Banca - Recital de formatura de trompa. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BITTENCOURT, P. S.; OLIVEIRA, D.. Seleção de Monitor de saxofone. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4° FEstival de Verão da Escola Municipal de Musica de São Paulo.Concerto didatico sobre musicas mistas para saxofones. 2017. (Encontro).

2.
Festival MusicAcoustica.Participatory Interpretation in New Music. 2017. (Encontro).

3.
Atelier Contemporâneo - Conferência/Oficina - 13/10/16.Interpretação musical participativa: a mediação de um saxofonista na articulação de composições mistas contemporâneas. 2016. (Oficina).

4.
XII Festival Visiones Sonoras - Acercamientos sonoros (para niños) 06/10/16.Posibilidades sonoras y musicales de los saxofones. 2016. (Oficina).

5.
XII Festival Visiones Sonoras - Conferência - 08/10/16. Interpretación musical participativa ? la mediación de un saxofonista en la articulación de composiciones mixtas contemporáneas. 2016. (Congresso).

6.
SaxOpen - 17° Congresso Internacional de Saxofone. Antiphonas (2015) de Rodrigo Lima para sax alto e 8 instrumentos. 2015. (Congresso).

7.
6° Encontro Internacional de Saxofonistas de Tatuí.Música de saxofone X Música para saxofone. 2014. (Encontro).

8.
ICMC-ICMC - 4th International Computer Music Conference. Plexus (2009) - para sax tenor e eletrônica - Arturo Fuentes. 2014. (Congresso).

9.
II Congreso de la Asociación Latinoamericana de Saxofonistas - ALASAX 2014 - Brasil. O saxofone na América Latina. 2014. (Congresso).

10.
V Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.Periódicos e música contemporânea. 2014. (Simpósio).

11.
51° Festival VIlla Lobos.Concerto do Conjunto de Sax da UFRJ. 2013. (Outra).

12.
5° Encontro Internacional de Saxofonistas de Tatuí.Concerto do Conjunto de Sax da UFRJ. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BITTENCOURT, P. S.. III Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ. 2017. (Outro).

2.
BITTENCOURT, P. S.. Série Tendências 2017. 2017. (Concerto).

3.
BITTENCOURT, P. S.. II Jornadas de Musicas Mistas da UFRJ. 2016. (Outro).

4.
BITTENCOURT, P. S.. Série Tendências 2016. 2016. (Concerto).

5.
BITTENCOURT, P. S.. I Jornadas de músicas mistas da UFRJ. 2015. (Outro).

6.
CARDOSO, A. ; VOLPE, M. A. ; NOGUEIRA, M.V.C. ; BITTENCOURT, P. S. . V Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2014. (Congresso).

7.
Velloso, R.C. ; BITTENCOURT, P. S. . Coloquio Concha/Hyperorgânicos. 2013. (Concerto).

8.
CARDOSO, A. L. C. D. ; VOLPE, M. A. ; VIDAL, J. V. ; NOGUEIRA, M.V.C. ; BITTENCOURT, P. S. ; AVVAD, A.P.M.M. . III Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Patrimônio musical na atualidade: tradição, memória, discurso e poder.. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
David Alves. ÁLBUM PARA QUINTETO DE METAIS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Tiago Viana de Freitas. MÉTODO DE RELAXAMENTO E CONCENTRAÇÃO PARA MÚSICOS DE INSTRUMENTOS DE SOPRO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Jonatas Weima Cunha Angelim. Aspectos interpretativos da música de câmara com saxofone de Liduíno Pitombeira. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Eleonora Fortunato Rodrigues. O violoncelo como protagonista entre linguagens. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BITTENCOURT, P. S.;BITTENCOURT, PEDRO S.2013BITTENCOURT, P. S.. Interpretação participativa na música mista com saxofones: Livro da escuridão, Plexus e Modes of Interference 2. Sonic Ideas, v. 6, p. 83-101, 2013.

2.
BITTENCOURT, PEDRO S.2014 BITTENCOURT, PEDRO S.. The Performance of Agostino Di Scipio's : A Collaborative Balance. Contemporary Music Review, v. 33, p. 46-58, 2014.

3.
BITTENCOURT, P. S.;BITTENCOURT, PEDRO S.2013BITTENCOURT, P. S.. Interpretação participativa na música mista contemporânea. Revista Interfaces (UFRJ), v. 1, p. 104-115, 2013.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BITTENCOURT, P. S.. A proposta artística e pedagógica do Conjunto de Sax da UFRJ. ENSAIOS - Revista Cultural do Conservatorio de Tatui, Tatuí, SP, p. 40 - 46, 01 abr. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
BITTENCOURT, P. S.. The participative musical performance and the recording of Agostino Di Scipio's Modes of Interference 2. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BITTENCOURT, P. S.. O saxofone contemporâneo - patrimônios e perspectivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
BITTENCOURT, P. S.. Presentación sobre el saxofón contemporáneo, sus técnicas y repertorio. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BITTENCOURT, P. S.; RODRIGUEZ, S. . Entrevista com o jornalista Saúl Rodríguez, para o jornal mexicano El Siglo de Torréon, vinculado ao meu projeto de pesquisa Criação e Interpretação de repertorio Ibero-americano misto com saxofones, 2013, e do meu projeto de extensão Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ, 2015. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, A. L. C. D. ; VOLPE, M. A. ; VIDAL, J. V. ; NOGUEIRA, M.V.C. ; BITTENCOURT, P. S. ; AVVAD, A.P.M.M. . III Simpósio Internacional de Musicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Patrimônio musical na atualidade: tradição, memória, discurso e poder.. 2012. (Congresso).

2.
BITTENCOURT, P. S.. III Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ. 2017. (Outro).

3.
BITTENCOURT, P. S.. Série Tendências 2017. 2017. (Concerto).

4.
BITTENCOURT, P. S.. Série Tendências 2016. 2016. (Concerto).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BITTENCOURT, P. S.. Facebook - Pedro Bittencourt - saxofonista, professor, pesquisador. 2012; Tema: Saxofone, Música mista, Agenda com atividades, Textos, Audios, Videos, Conjunto de Sax da UFRJ. (Rede social).

2.
BITTENCOURT, P. S.. Facebook - Jornadas de Músicas Mistas da UFRJ. 2015; Tema: Jornadas de Musicas Mistas da UFRJ - projeto de extesnsão. (Rede social).

3.
BITTENCOURT, P. S.; GENTIL-NUNES FILHO, P. ; CAMARA, F. A. ; SALLES, M. I. ; REIS, D. M. ; REZENDE, M. C. S. ; OLIVEIRA, M. R. ; SERALE, D. O. ; BATISTA JUNIOR, J. ; CARIDADE, L. C. C. . Facebook ? ABSTRAI ensemble. 2011; Tema: Musica de Câmara Contemporânea. (Rede social).

4.
BITTENCOURT, P. S.. Youtube ? ABSTRAI ensemble. 2016; Tema: Gravações em videos do ABSTRAI ensemble ao vivo. (Rede social).

5.
BITTENCOURT, P. S.. Youtube - Pedro Bittencourt - saxofonista, professor, pesquisador. 2015; Tema: Sax solo, Sax e Eletrônica, Musica de Câmara Contemporânea. (Rede social).

6.
BITTENCOURT, P. S.. Website - Pedro Bittencourt - saxofonista, professor, pesquisador. 2007; Tema: Saxofone, Música mista, Agenda com atividades, Textos, Audios, Videos. (Site).

7.
BITTENCOURT, P. S.. Facebook - Conjunto de Sax da UFRJ. 2013; Tema: Conjunto de Sax da UFRJ. (Rede social).


Musica
1.
BITTENCOURT, P. S.; SANCHEZ, J. C. H. ; DI SCIPIO, A. ; SCHULTHEIS, B. ; MAYS, T. ; KOLLIAS, P. A. ; LOPES, P. F. ; FUENTES, A. . CD - ENLARGE YOUR SAX - WER 20742. 2015. Registro Fonográfico.

1.
BITTENCOURT, P. S.; SERALE, D. O. ; DANTAS, P. R. S. . Estreia mundial da versão de Angel Rock para sax baritono, marimba e sons eletrônicos do compositor português João Pedro Oliveira, concerto no Museu da Musica de Mariana, a convite do Festival de Inverno de Ouro Preto, abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013.. 2014. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.; VAGGIONE, H. . Estreia mundial da obra Shifting Mirrors do compositor argentino Horacio Vaggione, para sax alto e sons eletrônicos, concerto no auditório da UNAM Morelia Michoacan, México, a convite do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS), abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones. 2016. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.; LALANA, A. M. . Estreia mundial da obra Callejeando da compositora cubana Ariannys Lalana, para sax alto e sons eletrônicos, concerto no auditório da UNAM Morelia Michoacan, México, a convite do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS), abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013.. 2016. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.; GAV, P. . Estreia mundial da obra Sasillo-Cono de Confusion do compositor mexicano Pablo Gav, para sax alto e sons eletrônicos, concerto no auditório da UNAM Morelia Michoacan, México, a convite do Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (CMMAS), abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013.. 2016. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.; VAGGIONE, H. . Estreia brasileira da obra Shifting Mirrors do compositor argentino Horacio Vaggione, para sax alto e sons eletrônicos, concerto no auditório da UNESP,São Paulo, a convite do compositor Flo Menezes, organizador da BIMESP, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013. 2016. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia mundial da obra The Well Tempered Patch II do compositor americano Tom Mays, para sax alto e eletrônica em tempo real, concerto no auditório da Universidade de Montpellier,França, a convite do Centro de Informatica e Criaçao Musical(CICM), abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Interpretação de repertório IberoAmericano misto com saxofones, 2013.. 2012. Interpretação.

1.
GENTIL-NUNES FILHO, P. ; BITTENCOURT, P. S. ; CAMARA, F. A. ; REZENDE, M. C. S. ; REIS, D. M. ; DIAS, A. E. . ABSTRAI ensemble apresenta Liberjongo, espetaculo com musica e video de Pauxy Gentil-Nunes para voz, flauta, sax, violão, piano, percussão, eletrônica, concerto no Teatro Oito, Oi Futuro Ipanema/Rio, a convite do Festival RC4 (org. Claudio Dauelsberg), abrangência nacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e interpretação de repertório ibero-americano misto com saxofones, 2013. 2018. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia mundial de Rhino do compositor grego Panayiotis Kokoras para sax barítono, palheta ultra-fina e sons eletrônicos, concerto no auditório do Conservatório Central de Pequim, China, a convite do compositor e professor Zhang Xiaofu, org. do Festival MusicAcoustica, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Performance musical colaborativa no século XXI, 2017.. 2017. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.. Estreia mundial de Ferum do compositor grego Phivos Angelos Kollias para sax tenor e sons eletrônicos, concerto no auditório do Conservatório Central de Pequim, China, a convite do compositor e professor Zhang Xiaofu, org. do Festival MusicAcoustica, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Performance musical colaborativa no século XXI, 2017.. 2017. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.; HOLMES, B. . ENLARGE YOUR SAX concierto XVII Festival Internacional de Música Contemporânea, com obras para sax e eletrônica de Horacio Vaggione/Argentina, Manuel Rocha Iturbide/México, Ariannys Lalana/Cuba, a convite do prof. Eduardo Cáceres/Universidad de Chile, abrangência internacional, Sala Isidora Zegers, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Criação e Int. de rep. misto iberoamericano, 2013. 2017. Interpretação.

1.
BITTENCOURT, P. S.. ENLARGE YOUR SAX concert Musique Electroacoustique et Mixte, com obras para sax e eletrônica de Risset/França, Vaggione/Argentina, Kollias/Grécia, Lorenzo/Italia, Svidzinski/Brasil, a convite da Universidade de Paris 8, Auditório da MSH Paris Nord, abrangência internacional, vinculado ao meu projeto de pesquisa na UFRJ Performance musical colaborativa no século XXI, 2017.. 2017. Interpretação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 18:48:52