Anderson Salvaterra Magalhães

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  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Graduado em Letras: Português-Inglês (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestre em Linguística Aplicada pela mesma universidade (2004), sob orientação do Prof. Luiz Paulo da Moita Lopes, e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (CAPES-CNPq/2010), orientado pela Profª Beth Brait. De setembro de 2007 a agosto de 2008, desenvolveu estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (CAPES), supervisionado pela Profª Marília Amorim. Pós-doutorado em Língua Portuguesa pela UFRJ, sob supervisão da Profª Maria Lúcia Leitão de Almeida (2017-2018/FAPERJ). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) de 2010 a 2014, onde coordenou o projeto de pesquisa A recepção da teoria dialógica no Brasil: sujeitos, linguagens e culturas na construção de conhecimento, apoiado pela FAPERGS. É Professor Adjunto da área de Estudos Linguísticos do Programa de Mestrado em Letras, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É líder, junto com o Prof. João Marcos Mateus Kogawa, do GP/CNPq/UNIFESP Semiologia e discurso (https://discursounifesp.wixsite.com/grupodepesquisa), além de membro/pesquisador do GP/CNPq/UFRJ Grupo de Estudos Semânticos do Português - GESPUFRJ (http://www.gespufrj.com.br), liderado pela Profª Maria Lucia Leitão de Almeida e pela Profª Ana Paula Quadro Gomes, e do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, identidade e memória (www.linguagemememoria.com.br), liderado pela Profª Beth Brait. Integra também o projeto Fundamentos e desdobramentos da perspectiva dialógica para a análise de discursos verbais e verbo visuais (CNPq), coordenado pela Profª Beth Brait. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Dialógica do Discurso, Semântica Cognitiva, memória cultural, léxico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Salvaterra Magalhães
Nome em citações bibliográficas
MAGALHÃES, A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.
Estrada do Caminho Velho, n. 333
Jardim Nova Cidade
07252312 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 55764848
Ramal: 6004
URL da Homepage: http://www.unifesp.br/campus/gua/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (Orientador: Marília Amorim).
Título: Subjetivação, jornalismo e ética: uma abordagem dialógica, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Dialogismo; Subjetivação; Gêneros discursivos; signo; Ética profissional; discurso jornalístico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação Superior.
2000 - 2004
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Relações de Trabalho na Universidade: identidades institucionais de um professor substituto em práticas de letramento,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Luiz Paulo da Moita Lopes.
Palavras-chave: Dialogismo; identidade social; letramento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1995 - 1999
Graduação em Letras: Português Inglês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Formação Complementar


2017 - 2017
Tópicos Avançados em Linguística Cognitiva. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
A semântica cognitiva conversa com a semântica formal. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Presença e sentidos da citação em linguagens. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Sémiologie et recherche. (Carga horária: 40h).
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
2008 - 2008
Formes de savoir et formes de discours. (Carga horária: 40h).
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
2007 - 2007
Discours et construction du sens. (Carga horária: 40h).
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
2006 - 2006
Questões de pesquisa - teoria bakhtiniana II. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto C IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto C II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto C I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Linguística do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de Estudos Linguísticos, e do Departamento de Letras, área de Estudos da Linguagem, Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas (EFLCH)

Atividades

03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Letras, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão de Ensino de Pós-Graduação (Estudos Linguísticos).
10/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Letras, .

08/2014 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Análise do Discurso
Tópicos em Estudos Linguísticos: Contextos Interdisciplinares
06/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos (2994)
Linguística III (4841)
Linguística da Enunciação (6286)
06/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos (2994)
Linguística III (4841)
Linguística da Enunciação (6286)
06/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos (2994)
Linguística III (4841)
Linguística da Enunciação (6286)
06/2013 - Atual
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Linguísticos (2994)
Linguística III (4841)
Linguística da Enunciação (6286)
04/2014 - 10/2016
Direção e administração, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Vice-chefe do Departamento de Letras.
04/2014 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro titular do Conselho Departamental.
05/2013 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Centro de Línguas da UNIFESP.
01/2014 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Letras, .

Cargo ou função
Membro titular da Comissão de Ensino de Pós-Graduação.
11/2013 - 03/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho Departamental.

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Professor com atuação/orientação no Programa de Pós-Graduação em Letras. Exame de dissertação realizado em 24/02/2014, tendo a candidata sido aprovada.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Artes e Letras. Membro/Pesquisador do grupo de pesquisa/CNPq Literatura, linguagem, memória, liderado pelo Prof. Dr. Silvia Carneiro Lobato Paraense e pelo Prof. Dr. Raquel Trentin.

Atividades

05/2011 - 02/2014
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
PPGLET811 Seminário avançado em Saussure
PPGLET821 Seminário avançado em Benveniste
PPGLET822 Seminário avançado em Bakhtin
05/2011 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras Vernáculas, .

Cargo ou função
Membro suplente da Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Letras - Licenciatura.
08/2010 - 02/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTV 1011 Morfologia da Língua Portuguesa
LTV 1063 Linguística I - Linguística Geral
LTV 1070 Linguística II - Linguística Contemporânea
LTV 1078 Linguística III - Psicolinguística
LTV 1083 Linguística IV - Sociolinguística
LTV 1087 Produção Textual IV - Oficina de Redação Oficial
LTV 1092 Filologia do Português
LTV 1127 Estudos Enunciativos do Português
08/2010 - 02/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LTV 1116 Redação em Comunicação II
05/2011 - 04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Especial, .

Cargo ou função
Membro titular do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Especial - Diurno.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciou o curso de doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem em janeiro de 2006. Em julho do mesmo ano, recebeu bolsa CAPES-flex e, a partir de novembro, foi bolsista integral do CNPq. De setembro de 2007 a agosto de 2008, subsidiado pela CAPES, desenvolveu estágio de doutorado no exterior, junto à Universidade de Paris VIII, com a supervisão do Prof. Dr. Marília Amorim.

Atividades

07/2006 - 01/2010
Pesquisa e desenvolvimento , LAEL, .


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Auxiliar, Carga horária: 21

Atividades

2/2004 - 7/2006
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Instrumental
Língua Portuguesa III
2/2004 - 12/2005
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa II
Língua Inglesa III
2/2005 - 7/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
8/2004 - 12/2004
Ensino, Hotelaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa II

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

2/2001 - 4/2002
Ensino, Letras: Português Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês VI (Sintaxe da Língua Inglesa)
Inglês Instrumental
3/2001 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Letras e Artes, Centro de Letras e Artes.

Atividade realizada
Orientação acadêmica e pedagógica de professores de Inglês em formação.

Prefeitura Municipal de Petrópolis, P/PETROPOLIS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20

Atividades

4/2002 - 10/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro, SBCI/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

7/2001 - 1/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa


Linhas de pesquisa


1.
LINGUAGEM E TRABALHO

Objetivo: Esta linha tem como objetivos gerais ampliar a atuação profissional do lingüista a diferentes setores da sociedade, entre eles, empresa, escola, serviço público, hospital, etc; proceder à análise e à descrição de gêneros que circulam em diferentes situações de trabalho (reuniões de negócios, escolares, sala de aula tribunal do júri, fórum, pedidos de emprego, entre outras). Tais objetivos estão ancorados na Teoria Dialógica do Discurso e na Análise do Discurso Francesa..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação; Outros Setores.
Palavras-chave: análise do discurso; Dialogismo; identidade social; Subjetividade; Ética profissional.
2.
ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Objetivo: Esta linha tem por objetivo compreender os conceitos-chave do pensamento de Bakhtin e seu Círculo, considerando que os procedimentos teóricos e metodológicos que daí advêm possibilitam a leitura e compreensão de textos e discursos que constituem a sociedade brasileira e suas identidades. Especialidade: Análise Dialógica do Discurso; Análise do Texto e do Discurso..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: discurso jornalístico; análise do discurso verbo-visual; análise de texto e discurso; Dialogismo; identidade e estilo.
3.
ESTUDOS BAKHTINIANOS

Objetivo: Aprofundar os estudos a respeito de Bakhtin e do Círculo,traduzir textos inéditos em português, divulgar a teoria bakhtiniana, analisar discursos brasileiros a partir desses estudos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: língua e literatura.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem / Especialidade: Linguística, filosofia da linguagem e ensino.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Bakhtin; Bakhtin e o Círculo; Bakhtin, Voloshinov, Medvedev; identidades, intersubjetividade, alteridade; linguagem e dialogismo; linguagem, memória, alteridade.
4.
VERBO-VISUAL EM PERSPECTIVA DIALÓGICA

Objetivo: Esta linha conta com as contribuições teóricas de Bakhtin e do Círculo para a leitura e análise das produções em que o verbal e o visual se solidarizam na produção de sentidos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Verbo-visualidade; Perspectiva dialógica; Texto e discurso; Discursos contemporâneos.
5.
ANÁLISE DO DISCURSO E HISTÓRIA DAS IDEIAS

Objetivo: Nesta linha, considerando que uma análise discursiva deve levar em conta a relação teoria-corpus sem ignorar a história dos conceitos, estuda-se o discurso em suas diferentes materialidades e formas de circulação assim como teorias elaboradas para pensar o discurso como conceito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação; Edição e edição integrada à impressão.
Palavras-chave: Semiologia; enunciado; discurso.
6.
SEMIOSE E CONCEITUAÇÃO

Objetivo: Com base na premissa de que a cognição é também histórico-socialmente situada, o objetivo é compatibilizar estudos discursivos e sociocognitivos na análise e descrição das relações entre processos de historicização e construção de sentido.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Cognitiva.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
Palavras-chave: cognição situada; historicização; semiose.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Pejoração e constituição do léxico do português brasileiro: um estudo semântico acerca de bantuísmos na interface da Análise Dialógica do Discurso e da Linguística Cognitiva
Descrição: Este projeto de pesquisa visa identificar tensões ideológico-conceptuais na constituição do léxico do português brasileiro (PB) a partir da relação entre empréstimos de origem banta e o fenômeno da pejoração. Por abarcar fenômenos semânticos que integram história externa e interna do PB, constitui esse objetivo geral a sistematização epistemológica de duas orientações teóricas centradas em estudos do sentido ? Análise Dialógica do Discurso (ADD) e Linguística Cognitiva (LC) ? para o rascunho de um dispositivo analítico da linguagem que integre aspectos tanto diacrônicos quanto sincrônicos e não separe discurso e gramática no processamento da pejoração. A hipótese central é que a relação entre bantuísmos e pejoração na constituição do léxico do PB está diretamente implicada na rotinização do(s) ponto(s) de vista conceptualizador(es). Entendendo que o vernáculo brasileiro é gerado pela tensão entre a língua portuguesa no e do Brasil, a própria designação ?português brasileiro? parece sintetizar um conflito de ordem conceptual com implicações linguístico-discursivas. Como os referenciais de valor que orientam a produção de certos sentidos no PB parecem operar por padrões de alhures, a pejoração se instala no cerne da significação vernacular brasileira, e o léxico figura como relevante mecanismo desse processamento. Recortam-se aspectos atinentes aos bantuísmos pela prevalência do grande grupo Banto no tempo, sua maior densidade populacional e distribuição no Brasil colonial, a ponto de ter havido uma língua franca de base banta no Rio de Janeiro, no século XIX. Essa questão requer a mobilização de saberes que considerem as condições históricas e as cognitivas do processamento semântico. Daí a proposta de articular a ADD e a LC. Espera-se, com esta pesquisa, dar visibilidade à vitalidade das línguas bantas no PB, muitas vezes tornadas invisíveis pela naturalização do uso, ao descrever como fenômenos semânticos encaminharam a rotinização de pontos de vista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Percepção de causalidade e processamento semântico (Projeto CEP/UNIFESP n:1325/2016)
Descrição: O objetivo deste projeto é identificar as relações entre a percepção de causalidade e o processamento linguístico. Para tanto, articulam-se, teoricamente, as noções de percepção de causalidade e interpretação temporal tais como objeto de estudo das Ciências Cognitivas em geral e a categorização da causalidade na linguagem por modelo prototípico tal como empreendido na Linguística Cognitiva em particular. O método de investigação segmenta-se em três etapas principais: experimento piloto, que visa ao aprimoramento do instrumento de investigação, experimento de ordenação temporal, que busca verificar a interferência da percepção causal na ordenação temporal, e o experimento de ordenação sintático-semântica, que procura averiguar, na linguagem, a percepção temporal implicada na causal em variados graus de causalidade. Ao final de cada etapa, um teste de comparação não paramétrico de Wilcoxon é utilizado para verificar a diferença estatística das manifestações linguísticas apresentadas nos experimentos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Linguagem e tecnologias de memória cultural
Descrição: Neste projeto, o objetivo geral é identificar e descrever, na linguagem, processos de construção, critérios de validação e modos de manifestação dos laços constituintes de distintos arranjos coletivos e de sociedades, especialmente a partir das alterações sociodiscursivas hodiernas provocadas ou mediadas pelas tecnologias de memória cultural (a escrita, a informática, entre outras). Privilegiando simultaneamente aspectos éticos e estéticos que visam a contribuir para uma reflexão a respeito da relação entre linguagem e funcionamento cultural, problematizam-se processos enunciativo-discursivos de construção e atualização de atributos culturais significados e significantes de agrupamentos sociais, tais como identidade nacional/regional, relações de hegemonia/subalternidade, entre outros, dando especial atenção aos desafios contemporâneos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Anderson Salvaterra Magalhães - Coordenador / Álvaro Antônio Caretta - Integrante / João Marcos Mateus Kogawa - Integrante / Andressa de Souza Rodrigues - Integrante / Maria Elizabeth da Silva Queijo - Integrante / Poliana Ferreira dos Santos - Integrante / Rita de Cassia Bisceglia Pereira - Integrante / Elvis Lima de Araújo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 5
2014 - Atual
Dispositivos diagnósticos do presente: diálogos entre Análise do Discurso e Semiologia
Descrição: Este projeto é uma continuidade ao projeto inicial intitulado "Discurso, ideologia e história: implicações semiológicas na teoria do discurso". O fio norteador de nossa proposta é refletir sobre diálogos teóricos possíveis entre a Análise do Discurso e a Semiologia para a análise de corpora sincréticos e multimodais. No prolongamento do projeto teórico da Análise do Discurso de tradição francesa, J-J. Courtine tem revisitado com frequência o campo da Semiologia. Em que pese a multiplicidade dos encaminhamentos epistemológicos apresentados pelo autor na atualidade, ele ainda abre espaço para debates intranquilos com a obra de Barthes. Em trabalho recente Déchiffrer le corps: penser avec Foucault , Courtine discute aspectos da emergência da semiologia no panorama francês de maneira a evidenciar a problemática da onipresença do paradigma linguístico nas ciências humanas nos anos 1960/70. Com efeito, o autor se mostra bastante cético no que concerne à presença de Saussure no dispositivo analítico barthesiano. Segundo o autor, Barthes sofre da generalização estruturalista comum à sua época. No entanto, o próprio Courtine deixa algumas brechas em suas críticas. Nesse sentido, acreditamos ser profícua, para os estudos do discurso, uma re-leitura da obra de Barthes marcada pela heterogeneidade e por transformações ao longo do tempo. É fato não negligenciável que a démarche barthesiana apresenta-se como importante dispositivo diagnóstico do seu presente. As produções cinematográficas, a interferência massiva da publicidade na vida cotidiana dos franceses, o teatro e as artes plásticas, são alguns dos seus objetos. Foucault e Pêcheux pilares da Análise do Discurso reconhecem a importância das pesquisas semiológicas. Foucault reconhece a relevância da Semiologia nos anos 1970 quando indica Barthes à cadeira no Collège de France. Michel Pêcheux, em O papel da memória, se perguntou como a Análise do Discurso se posicionava em relação a Barthes. Dentre outras questões, Barthes, Foucault e Pêcheux tinham em comum uma sensibilidade aguda em relação a seu tempo. Seja pelo lado do discurso político, pela compreensão dos mitos produzidos pela mídia e pelo cinema, ou pelas formas de produção dos saberes, esses autores podem trazer ganhos para os estudos do discurso e do texto se trabalhados conjuntamente e sob a égide dos esclarecimentos apresentadas por Courtine. Considerando os diálogos que esses autores travaram com a Semiologia, propomos debater as seguintes questões: em uma sociedade marcada pela onipresença da mídia, qual a relevância de se pensar a Análise do Discurso frente às proposições semiológicas de Roland Barthes? Quais transformações esse diálogo pode trazer à Análise do Discurso? Qual a pertinência e o lugar, para essas reflexões, da categoria de enunciado? Acreditamos que a resposta a essas questões pode se dar, ao mesmo tempo, pelo desenvolvimento de estudos em torno de objetos de nossa contemporaneidade e pela reflexão teórica acerca das transformações pelas quais passa uma teoria face às exigências históricas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
A recepção da teoria dialógica no Brasil: sujeitos, linguagens e culturas na construção de conhecimento (Registro GAP/CAL: 031213)
Descrição: Neste projeto, o objetivo é descrever critérios pertinentes ao pensamento bakhtiniano para: a) delineamento de métodos de abordagem da teoria dialógica e b) construção de conhecimento nos estudos da linguagem por meio de tal teoria. A natureza diversa dos textos fonte, o intervalo de quase sete décadas em que se produziram os originais e os contextos de chegada no Ocidente das traduções geram múltiplos desafios para quem se aventura a lidar com o quadro teórico que emerge desse conjunto de obras e que não se deixa conhecer senão pela pesquisa também histórica. Para a abordagem responsável do pensamento bakhtiniano, é necessária atenção aos contextos de produção e circulação das diferentes fontes, dos diferentes interlocutores nelas implicados, das questões em torno de sua autoria, entendendo que assinatura não é um gesto estritamente empírico, mas discursivo, e a disputa autoral revela tensão de ordem epistemológica. O cuidado histórico, nesse caso, revela um posicionamento acerca da produção de conhecimento e molda um procedimento metodológico pertinente à teoria dialógica. No âmbito acadêmico-científico, o projeto se justifica por corroborar a descrição de métodos de abordagem de textos fonte dos quais emerge uma teoria em consolidação nos estudos da linguagem e por contribuir com a ordenação da recepção do pensamento bakhtiniano no contexto brasileiro. Em especial no âmbito acadêmico-institucional, justifica-se por instituir, no Rio Grande do Sul, um núcleo específico de estudo e desenvolvimento da teoria dialógica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anderson Salvaterra Magalhães - Coordenador / Gabriela Souto Alves - Integrante / Raquel Trentin Oliveira - Integrante / Álvaro Antônio Caretta - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 1
2010 - 2013
Imprensa, linguagem e cultura: construções identitárias no Brasil (Registro GAP/CAL: 027460)
Descrição: Neste projeto, os objetivos são identificar e demonstrar de que maneira a imprensa se constituiu como esfera discursiva no Brasil, de que modo sua configuração deflagrou possibilidades identitárias e como a língua portuguesa atualizou os processos interacionais aí imbricados. Do ponto de vista dialógico de linguagem postulado por Bakhtin e o Círculo, a imprensa é compreendida como uma arena de negociação de sentidos em que valores são construídos, referendados ou revogados por meio da postura ética editorial legitimadora, de resistência ou polimorfe. O acabamento autoral na imprensa, dessa perspectiva, constrói-se na articulação necessária entre: a) as formas mobilizadas na construção das páginas do jornal (a estética da matéria jornalística); b) aquilo que inscreve na história o cotidiano noticiado/reportado (o conhecimento fundador dos fatos tomados como objeto da matéria) e c) o posicionamento singular atualizado na maneira de tratar o reportado (a ética editorial). Assim, entende-se que a imprensa constitui e é simultaneamente constituída no funcionamento cultural e que sua investigação implica o tratamento da autoria e envolve descrever, analisar e interpretar os processos de construção de sentidos nela validados. Os resultados desta investigação contribuem para o campo dos estudos linguísticos, ao demonstrar os fundamentos da esfera discursiva jornalística no país a partir do que se evidencia na construção de sentidos na relação linguagem/imprensa/cultura, para os estudos da língua portuguesa, por resgatar seu lugar no processo sociodiscursivo de construção da imprensa e da noção de brasilidade, e também para o campo dos estudos de mídia, que contarão com resultados de um ponto de vista histórico-discursivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Anderson Salvaterra Magalhães - Coordenador / Felipe Moreira Aguiar - Integrante / Andressa Stochero - Integrante / Verônica Franciele Seidel - Integrante / Roxane Angela Machado Erro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 3
2008 - 2015
Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica
Descrição: Para dar continuidade à pesquisa centrada nas contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso é necessário buscar, no conjunto do pensamento bahktiniano, as categorias, noções e sugestões que, apresentadas para o discurso verbal, mas tendo alcance nos estudos da linguagem como um todo, possam ser recuperadas e mobilizadas em função de uma melhor compreensão das formas de produção do sentido em manifestações discursivas verbo-visuais. Em vários textos do Círculo encontram-se sugestões para o reconhecimento do visual como texto ou mesmo sugestão de articulações verbal, extraverbal, visual. Esse é o caso, por exemplo, do ensaio O autor e o herói (texto inacabado, pertencente aos arquivos, 1920/1930, publicado em Estética da criação verbal). Nele Bakhtin afirma: o objeto estético não é, naturalmente, constituído somente de palavras, ainda que a parte verbal seja importante nele, e esse objeto da visão estética possui uma forma espacial interna artisticamente significante que é representada pelas palavras da obra (essa forma, na pintura, é representada pelas cores, pelo desenho, pelas linhas, e daí não decorre que o objeto estético seja constituído apenas de linhas e de cores; trata-se precisamente de construir um objeto concreto a partir das linhas e das cores. Considerando que a Análise do Discurso de diferentes vertentes coloca a leitura e a produção textual-discursiva como objeto de pesquisa, a dimensão verbo-visual deve aí ser englobada como característica da vida em sociedade e, também, da constituição dos sujeitos e das identidades. As produções de caráter verbo-visual, tais como charge, publicidade, capas de revistas, primeiras páginas de jornal, poemas visuais, dentre outras, serão objeto desta pesquisa, assim como o levantamento e sistematização das sugestões teórico-metodológicas das obras do Círculo. O projeto, apoiado pelo CNPq, terá a duração de 5 anos e está articulado ao Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (6) .
Integrantes: Anderson Salvaterra Magalhães - Integrante / Elisabeth Brait - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2010
Uma perspectiva dialógica da subjetivação em reportagens premiadas: a questão ética
Descrição: Esta pesquisa de doutoramento tem como objetivo compreender como processos de subjetivação são articulados em reportagens impressas premiadas de uma editoria que buscava construir uma identidade institucional séria. De um ponto de vista dialógico, entende-se a interação verbal como princípio fundador da linguagem, atualizada numa cadeia comunicativa, cujos elos são os enunciados. Essa concepção da linguagem permite conceber as reportagens como unidades da comunicação discursiva, organizadas a partir da relação ternária dos sujeitos enunciativos. Nessa condição, mais do que forma material linguístico-imagética, as reportagens configuram agir discursivo e, portanto, são marcadas por posicionamentos sociais. Assim, não há como prescindir dos processos de subjetivação mesmo em uma esfera discursiva que privilegia a objetivação, pilar do exercício ético profissional jornalístico. Entendendo que a primazia da objetivação é resultado de uma construção sócio-histórica, o reconhecimento de processos de subjetivação como constitutivos de qualquer agir discursivo deve estar sensível aos modos de organizar tais processos referendados como éticos e responsáveis. Para dar conta desse desafio, a partir de uma abordagem sócio-histórica de pesquisa, investigam-se reportagens do jornal carioca O Dia no momento que tal editoria buscava construir uma identidade institucional não sensacionalista. A escolha pelo contexto de premiação, e não de publicação, se deve ao fato de o trabalho do jornalista na produção de textos configurar, nessa nova esfera, objeto do discurso. Assim, os diálogos que se entretecem entre as reportagens premiadas da Editoria de Política do jornal O Dia, seu manual editorial de redação, o código de ética dos jornalistas, as diferentes reformulações da Lei de Imprensa e as normas de participação nos concursos organizados pelas instituições premiadoras desvelam valores referendados no funcionamento jornalístico e tensões éticas dessa esfera discursiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso para a análise das relações estilo, trabalho e construção de identidades
Descrição: O objetivo principal deste projeto é a interpretação da teoria dialógica de Bakhtin e seu Círculo, procurando divulgar o papel fundamental dessa vertente para a análise da linguagem em geral e para o estudo, análise e interpretação dos textos e discursos de diferentes naturezas (verbal, visual, verbo-visual), a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos aí contidos. Ligado à linha de pesquisa Linguagem e Trabalho, o projeto assume como uma de suas direções o estudo das relações entretidas entre linguagem, identidade, trabalho e construção de sujeitos. Dentre outras coisas, esse trabalho teórico interpretativo demonstrou a necessidade de explorar a noção de estilo, não da forma que vem sendo tratado secularmente pela Estilística, mas da maneira como aparece no conjunto do pensamento bakhtiniano, ou seja, desempenhando aí um papel epistemológico fundamental. Essa concepção permite tratar estilo, identidades e construção de sujeitos de uma perspectiva social, cultural e histórica, em textos e discursos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (8) .
Integrantes: Anderson Salvaterra Magalhães - Integrante / Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva - Integrante / Maria Inês Batista Campos - Integrante / Elisabeth Brait - Coordenador / Rosineide Melo - Integrante / Mônica Eboli - Integrante / Anselmo Pereira de Lima - Integrante / Paulo Rogério Stella - Integrante / Sonia Sueli Berti Santos - Integrante / Andrea P. Melo - Integrante / Renata Aranha - Integrante / Elaine Hernandez de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Expressão (Santa Maria)
2012 - Atual
Periódico: Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795)
2010 - Atual
Periódico: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (2176-4573)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Cognitiva.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Finalista do 57º Prêmio Jabuti - categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, Câmara Brasileira do Livro.
2000
Dignidade acadêmica no grau MAGNA CUM LAUDE, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:25
Total de citações:14
Anderson Salvaterra Magalhães  Data: 28/04/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAGALHÃES, A. S.2016MAGALHÃES, A. S.; SILVA, A. P. P. de F. e . Heterogeneidade na pesquisa em Linguística Aplicada: dialogismo como princípio de construção de conhecimento. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 981-1010, 2016.

2.
MAGALHÃES, A. S.2015MAGALHÃES, A. S.. A palavra, os discursos e a dinâmica das memórias. Gragoatá, v. 20, p. 7-28, 2015.

3.
KOGAWA, J. M. M.2015KOGAWA, J. M. M. ; MAGALHÃES, A. S. . Notas sobre uma estética do trauma no Brasil. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 10, p. 54-72, 2015.

4.
MAGALHÃES, A. S.2015MAGALHÃES, A. S.; QUEIJO, M. E. S. . A arena discursiva das ruas e a condição pós-moderna: da manifestação à metacarnavalização. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 10, p. 166-185, 2015.

5.
MAGALHÃES, A. S.2014MAGALHÃES, A. S.. CARETTA, Álvaro Antônio. Estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2013. 217 p.. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 229-233, 2014.

6.
1MAGALHÃES, A. S.2013MAGALHÃES, A. S.. Escritas da brasilidade: subjetivação e política lusófona na documentação vernacular. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 29, p. 1-27, 2013.

7.
3MAGALHÃES, A. S.2012MAGALHÃES, A. S.. Concepções de trabalho e a organização identitária de São Paulo: um enfoque dialógico-enunciativo da construção dos sentidos em uma primeira página da Folha de S. Paulo. Revista Intercâmbio, v. 25, p. 224/11-242, 2012.

8.
2MAGALHÃES, A. S.2012MAGALHÃES, A. S.. Políticas linguísticas e historicização do Brasil: a escrita na construção vernacular. Gragoatá (UFF), v. 17, p. 99-116, 2012.

9.
5MAGALHÃES, A. S.2011MAGALHÃES, A. S.. Nascimento e morte da lei de imprensa no Brasil: representações discursivas de autoria em jornalismo. Alfa : Revista de Linguística (UNESP. São José do Rio Preto. Online), v. 55, p. 177-204, 2011.

10.
4MAGALHÃES, A. S.2011MAGALHÃES, A. S.. Fundamentos éticos da esfera discursiva da imprensa no Brasil: um jogo de epígrafes e memórias. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 50, p. 27-43, 2011.

11.
6MAGALHÃES, A. S.2011MAGALHÃES, A. S.. Imprensa, linguagem e cultura: a construção de um caso. Fragmentum (UFSM), v. 30, p. 48-55, 2011.

12.
7MAGALHÃES, A. S.2010MAGALHÃES, A. S.. Organização ético-discursiva em enunciados da imprensa contemporânea: do trabalho do jornalista à construção da identidade editorial. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 1, p. 76-87, 2010.

13.
8MAGALHÃES, A. S.2009MAGALHÃES, A. S.. A questão verbo-visual em reportagens de um jornal carioca: uma perspectiva dialógica dos processos de subjetivação. Intercâmbio (CD-ROM), v. XX, p. 44/3-63, 2009.

14.
9MAGALHÃES, A. S.2008MAGALHÃES, A. S.. Subjetivação no texto jornalístico: a natureza do signo na mídia impressa contemporânea. Revista da ANPOLL (Online), v. 1, p. 01, 2008.

15.
10MAGALHÃES, A. S.2008MAGALHÃES, A. S.. A representação discursiva do trabalho do jornalista no texto institucional de uma empresa de informação: a questão profissional. Signum. Estudos de Linguagem, v. 11, p. 131-150, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRAIT, B. (Org.) ; MAGALHÃES, A. S. (Org.) . Dialogismo: teoria e(m) prática. 1. ed. São Paulo: Terracota, 2014. v. 1. 322p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAGALHÃES, A. S.. Lexicografia e pejoração no português brasileiro: notas dialógicas a partir de referências saussurianas. In: José Pereira da Silva. (Org.). A herança de Ferdinand de Saussure. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2017, v. , p. 127-154.

2.
MAGALHÃES, A. S.. Uma escuta dialógica para conflitos contemporâneos da imprensa. In: Beth Brait; Anderson Salvaterra Magalhães. (Org.). Dialogismo: teoria e(m) prática. 1ed.São Paulo: Terracota, 2014, v. 1, p. 93-115.

3.
MAGALHÃES, A. S.. Transdiscursividade no pensamento bakhtiniano - relações dialógicas como princípio epistemológico. In: Elmo Santos. (Org.). Transdiscursividades - linguagem, teorias e análises. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 1, p. 13-34.

4.
MAGALHÃES, A. S.. Compartilhando e aprendendo: uma perspectiva dialógica do planejamento de aula de professoras em formação. In: Vilson J. Leffa. (Org.). O Professor de Línguas Estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001, v. , p. 137-155.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KOGAWA, J. M. M. ; MAGALHÃES, A. S. . Grupo de Pesquisa Semiologia e Discurso. O corpo é discurso: jornal de popularização científica, , v. 1, p. 2 - 3, 10 nov. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHÃES, A. S.. Lexicografia e pejoração no português brasileiro: notas dialógicas a partir de referências saussurianas. In: XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2016, Rio de Janeiro. Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Rio de Janeiro, 2016. v. XX. p. 139-157.

2.
MAGALHÃES, A. S.; SILVA, A. P. P. de F. e ; CAMPOS, M. I. B. . Música, câmera, contradição: a trilha musical de Macunaíma. In: IX Seminário Internacional em Letras: relações dialógicas em língua e literatura, 2009, Santa Maria. IX Seminário Internacional em Letras: relações dialógicas em língua e literatura, 2009.

3.
MAGALHÃES, A. S.. Ensino-Aprendizagem como Colaboração: o diálogo na construção do conhecimento. In: II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição: reflexões para o ensino, 2003, Belo Horizonte. II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição: reflexões para o ensino, 2003.

4.
MAGALHÃES, A. S.; HENRIQUES, Daniela Barbosa . A visão de ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira em propaganda de cursos particulares: uma perspectiva bakhtiniana. In: VII Congresso ASSEL-Rio, 1997, Rio de Janeiro. Estudos da Linguagem: atualidade e paradoxos - Anais do VII Congresso ASSEL-Rio, 1997. p. 81-84.

5.
MAGALHÃES, A. S.; ANJOS, Vanessa Andrade dos ; CARNEIRO, Ana Paula da Silva ; SILVA, Edmar . Ana Terra: análise linguística e extralinguística dos aspectos literários e televisivos apresentados pela obra de Érico Veríssimo. In: V Congresso ASSEL-Rio, 1995, Niterói. Anais do V Congresso da ASSEL-Rio, 1995. v. 1. p. 591-597.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHÃES, A. S.. Temporalidade e autoria no jornalismo impresso contemporâneo: uma abordagem dialógica. In: 58º Seminário do GEL, 2010, São Carlos. 58º Seminário GEL - Caderno de resumos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHÃES, A. S.. Dimensões da língua portuguesa na construção vernacular brasileira: análise dialógica das apresentações das edições do VOLP. In: VII JEL UERJ, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2012. p. 125-126.

2.
MAGALHÃES, A. S.. A questão verbo-visual em reportagens de um jornal carioca: uma perspectiva dialógica dos processos de subjetivação. In: 17º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2009, São Paulo. Caderno de Resumos 17º InPLA, 2009. p. 52-53.

3.
MAGALHÃES, A. S.. Dialogismo em Bakhtin e seu Círculo: enunciação como empiria. In: IX Encontro de Ciência Empírica em Letras, 2008, Rio de Janeiro. IX ECEL - Realizações e Projeções: o fazer empírico, 2008. p. 16-16.

4.
MAGALHÃES, A. S.. Imprensa e construção de sentido: a questão do discurso ficcional na composição de uma série de reportagens premiada. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. I SIMELP - Caderno de resumos, 2008.

5.
MAGALHÃES, A. S.. Concepções de trabalho e a organização identitária de São Paulo: um enfoque dialógico-enunciativo da construção dos sentidos em primeiras páginas da Folha de S. Paulo. In: 16º InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São PauloA. Caderno de Resumos, 2007. p. 298-299.

6.
MAGALHÃES, A. S.. São Paulo como trabalho: um olhar dialógico sobre as primeira páginas da Folha de S. Paulo. In: 55º Seminário do GEL, 2007, Franca. 55º Seminário GEL - Caderno de Resumos, 2007.

7.
MAGALHÃES, A. S.. O desafio de construir um conceito operacional de objetividade do texto jornalístico. In: X SIPEC, 2004, Rio de Janeiro. X SIPEC - A pesquisa em Comunicação na Região Sudeste, 2004. p. 37-37.

8.
MAGALHÃES, A. S.. Relações de trabalho na Universidade. In: I Congresso de Letras UERJ - São Gonçalo, 2004, São Gonçalo. Caderno de Resumos, 2004.

9.
MAGALHÃES, A. S.. A intertextualidade como chave para o sucesso em sala de aula de Literatura de Língua Estrangeira. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Caderno de Resumos - 13º COLE, 2001.

10.
MAGALHÃES, A. S.; HENRIQUES, Daniela Barbosa . A visão de ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira em propaganda de cursos particulares: uma perspectiva dialógica. In: XIX Jornada Interna de Iniciação Científica, 1997, Rio de Janeiro. Livro de Resumos - XIX Jornada Interna de Iniciação Científica, 1997. v. 9. p. 15-15.

11.
MAGALHÃES, A. S.; ANJOS, Vanessa Andrade dos ; SILVA, Edmar ; CARNEIRO, Ana Paula da Silva ; OLIVEIRA, Talita de . Ana Terra: Análise lingüística e extra-lingüística dos aspectos literários e televisivos apresentados pela obra de Érico Veríssimo. In: V Congresso da Associação de Estudos da Linguagem, 1995, Rio de Janeiro, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHÃES, A. S.. Pejoração e e constituição do léxico brasileiro: um estudo semântico acerca de bantuísmos na interface da Análise Dialógica do Discurso e da Linguística Cognitiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAGALHÃES, A. S.. A multimaterialidade de discursos carnavalizados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MAGALHÃES, A. S.. Temporalidade e processamento dialógico-semântico da linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MAGALHÃES, A. S.. Análise Dialógica do Discurso e desafios das textualidades de hoje. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MAGALHÃES, A. S.. Desafios da textualidade hoje para a Análise Dialógica do Discurso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MAGALHÃES, A. S.. Lexicografia e pejoração no português brasileiro: notas dialógicas a partir de referências saussurianas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MAGALHÃES, A. S.; NOBREGA, M. P. . Percepção de causalidade e interpretação temporal: estudo piloto na interface cognição/linguagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MAGALHÃES, A. S.; QUEIJO, M. E. S. . A arena discursiva das ruas e a condição pós-moderna: da manifestação à metacarnavalização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MAGALHÃES, A. S.. Dimensão mitológica da tensão discursiva acerca de grupos socialmente vulneráveis: um exercício dialógico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MAGALHÃES, A. S.; QUEIJO, M. E. S. . Reflexões metalinguísticas acerca das manifestações de rua e do processo de metacarnavalização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MAGALHÃES, A. S.. O mito da vulnerabilidade social: uma leitura dialógica de tensões ideológicas hodiernas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
MAGALHÃES, A. S.; KOGAWA, J. M. M. . A construção de uma estética do trauma no telejornalismo brasileiro contemporâneo: notas interpretativas sobre a linguagem como trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MAGALHÃES, A. S.. Linguagem, intelecção e sociação: uma leitura dialógica de registros lexicográficos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MAGALHÃES, A. S.. Among colours and meanings, novelty and memory in contemporary press: towards a dialogic discourse analysis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MAGALHÃES, A. S.. Análise Dialógica do Discurso e a questão da materialidade do objeto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MAGALHÃES, A. S.. Memória da palavra: um exercício dialógico de análise lexicográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
MAGALHÃES, A. S.. Nazismo em 3 G. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
MAGALHÃES, A. S.. A palavra, os discursos e a dinâmica das memórias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MAGALHÃES, A. S.. O problema do texto na linguística e na filologia: dialogismo, memória e repertório. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MAGALHÃES, A. S.. Dimensões da língua portuguesa na construção vernacular brasileira: uma análise dialógica das apresentações das edições do VOLP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MAGALHÃES, A. S.. Imprensa, linguagem e memória: fundamentos éticos da esfera jornalística no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MAGALHÃES, A. S.. Implicações éticas em reportagens impressas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MAGALHÃES, A. S.. Relações dialógicas e construção de sentido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MAGALHÃES, A. S.. Descrição, análise, interpretação em Análise Dialógica do Discurso: três movimentos de um mesmo ato. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MAGALHÃES, A. S.. O desafio ético do fazer jornalístico hoje: uma abordagem enunciativo-dialógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MAGALHÃES, A. S.. O formal e o discursivo: implicações para a prática pedagógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MAGALHÃES, A. S.. Temporalidade e autoria no jornalismo impresso contemporâneo: uma abordagem dialógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MAGALHÃES, A. S.. Imprensa, linguagem e contemporaneidade: a construção de um caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
MAGALHÃES, A. S.. Imprensa como esfera discursiva no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
MAGALHÃES, A. S.. Jornalismo e ética: perspectiva dialógica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MAGALHÃES, A. S.. Transdiscursividade no pensamento bakhtiniano: relações dialógicas como princípio epistemológico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MAGALHÃES, A. S.. Imprensa contemporânea e dialogismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MAGALHÃES, A. S.; BURGER, M. ; ZILIO, L. . O Bacharel em Letras como Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34.
MAGALHÃES, A. S.. Imprensa, linguagem e cultura: construções identitárias no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
MAGALHÃES, A. S.. A questão verbo-visual em reportagens de um jornal carioca: uma perspectiva dialógica dos processos de subjetivação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MAGALHÃES, A. S.; SILVA, A. P. P. de F. e ; CAMPOS, M. I. B. . Música, câmera, contradição: a tilha musical de Macunaíma. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MAGALHÃES, A. S.. Tensões éticas na organização da esfera jornalística: a questão da autoria na imprensa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MAGALHÃES, A. S.. Um olhar dialógico sobre reportagens impressas premiadas: a questão das tensões éticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
MAGALHÃES, A. S.. Imprensa e construção de sentido: a questão do discurso ficcional na composição de uma série de reportagens premiada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
MAGALHÃES, A. S.. Dialogismo em Bakhtin e seu Círculo: enunciação como empiria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MAGALHÃES, A. S.. Sémiologie et Dialogisme: une analyse bakhtinienne des reportages imprimées. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
MAGALHÃES, A. S.. Subjectivation et Éthique Journalistique. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
MAGALHÃES, A. S.. Enunciação jornalística e subjetivação: a construção verbo-visual dos sentidos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
MAGALHÃES, A. S.. Subjetivação em reportagens premiadas: a questão da ética. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

45.
MAGALHÃES, A. S.. São Paulo como trabalho: um olhar dialógico sobre as primeiras páginas da Folha de S. Paulo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
MAGALHÃES, A. S.. Concepções de trabalho e organização identitária de São Paulo: um enfoque dialógico-enunciativo da construção dos sentidos em primeiras páginas da Folha de S. Paulo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

47.
MAGALHÃES, A. S.. A construção verbo-visual de um gênero discursivo jornalístico: uma análise dialógica de aberturas das reportagens de uma série premiada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

48.
MAGALHÃES, A. S.. O desafio de construir um conceito operacional de objetividade do texto jornalístico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
MAGALHÃES, A. S.. A construção da identidade profissional de jornalista em narrativas: a questão da imparcialidade do discurso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
MAGALHÃES, A. S.. Relações de trabalho na universidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
MAGALHÃES, A. S.. A (re)construção das identidades institucionais em práticas de letramento em uma universidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
MAGALHÃES, A. S.. Ensino-aprendizagem como colaboração: o "diálogo" na construção do conhecimento. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
MAGALHÃES, A. S.. A intertextualidade como chave para o sucesso em sala de aula de literatura de língua estrangeira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
MAGALHÃES, A. S.. Compartilhando e aprendendo: uma perspectiva "dialógica" do planejamento de aula de professoras em formação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
MAGALHÃES, A. S.. Compartilhando e aprendendo: uma perspectiva "dialógica" do planejamento de aula de professores em formação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
MAGALHÃES, A. S.; HENRIQUES, Daniela Barbosa . A visão de ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira em propaganda de cursos particulares: uma perspectiva dialógica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
MAGALHÃES, A. S.; HENRIQUES, Daniela Barbosa . A visão de ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira em propagandas de cursos particulares. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
MAGALHÃES, A. S.; HENRIQUES, Daniela Barbosa . A visão de ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira em propaganda de cursos particulares. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
MAGALHÃES, A. S.; ANJOS, Vanessa Andrade dos ; CARNEIRO, Ana Paula da Silva ; SILVA, Edmar . Ana Terra: análise linguística e extralinguística dos aspectos literários e televisivos apresentados pela obra de Érico Veríssimo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MAGALHÃES, A. S.. Beth Brait. Cuiabá: ANPOLL, 2018 (Verbete).

2.
MAGALHÃES, A. S.. Cronotopo e metáfora como modos de combinação contextual espaçotemporal: o princípio da relatividade na literatura. São Paulo: PUC-SP, 2015. (Tradução/Artigo).

3.
MAGALHÃES, A. S.. Notes on an Aesthetics of trauma in Brazil. São Paulo: PUC-SP, 2015. (Tradução/Artigo).

4.
MAGALHÃES, A. S.. The Discursive Arena of the Streets and the Postmodern Condition: from Demonstration to Metacarnivalization. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. (Tradução/Artigo).

5.
BRAIT, B. ; MAGALHÃES, A. S. . Uma palavra sobre dialogismo. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

6.
MAGALHÃES, A. S.. The M. M. Bakhtin Circle: on the Foundation of a Phenomenon. São Paulo: PUC-SP, 2014. (Tradução/Artigo).

7.
MAGALHÃES, A. S.. Implicações éticas em reportagens impressas 2011 (Resumo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para 2 artigos a serem publicados na revista Calidoscópio (ISSN 2177-6202). 2018.

2.
MAGALHÃES, A. S.. Avaliador do 1º Prêmio Kelly Cristina Bognar Sacoman. 2017.

3.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigo a ser publicado na revista Calidoscópio (ISSN 2177-6202). 2016.

4.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigos a serem publicados no Volume 12, n. 2 da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2016.

5.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigos a serem publicados no Volume 11 da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2015.

6.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigos a serem publicados no Volume 10, n. 2 da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2014.

7.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigo a ser publicado no n. 8 da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2013.

8.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigos a serem publicados no número 7 da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2012.

9.
MAGALHÃES, A. S.. Editoria de Língua Estrangeira - Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2012.

10.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigo a ser publicado na Revista Diálogo das Letras , v. 01, n. 02 (ISSN 2316-1795). 2012.

11.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigo a ser publicado na revista Moara, n. 36 - Estudos Linguísticos (ISSN 0104-0944). 2012.

12.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigos a serem publicados no número 5 da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2011.

13.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer ad hoc para projeto de livro técnico e científico a ser subsidiado pela FAPEMIG. 2011.

14.
MAGALHÃES, A. S.. Avaliador de trabalhos na 26ª Jornada Acadêmica Integrada. 2011.

15.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigos a serem publicados nos volumes 3 e 4 da Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). 2010.

16.
MAGALHÃES, A. S.. Revisão da Revista IMpacto, ano 11, edição 12. 2010.

17.
MAGALHÃES, A. S.. Parecer para artigos a serem publicados na Revista Eletrônica Via Litterae (ISSN 2176-6800), volume 3, n. 1. 2010.

18.
MAGALHÃES, A. S.. Revisão técnica dos Cadernos Pedagógicos "Petroway to English". 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
MAGALHÃES, A. S.. Pejoração e constituição do léxico brasileiro: um estudo semântico acerca de bantuísmos na interface da Análise Dialógica do Discurso e da Linguística Cognitiva. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
MAGALHÃES, A. S.. KOGAWA, João. Vozes em fragmentos na poesia de Chico: uma arquitetura polifônica? Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2018, 170p.. 2018. (Revisão).

3.
MAGALHÃES, A. S.. Análise de Discurso: problemáticas e ramificações conceituais contemporâneas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MAGALHÃES, A. S.. A Linguística no século XXI: a produtividade de algumas divergências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MAGALHÃES, A. S.; KOGAWA, J. M. M. . Análise do Discurso e Semiologia: dispositivos analíticos para o enunciado. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MAGALHÃES, A. S.. Introdução à teoria dialógica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MAGALHÃES, A. S.. Princípios fundamentais da teoria dialógica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MAGALHÃES, A. S.. Análise do discurso. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MAGALHÃES, A. S.. Morfossintaxe. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KOGAWA, J. M. M.; MAGALHÃES, A. S.; SARGENTINI, V. M. O.. Participação em banca de Anderson da Silva Buzato. Os efeitos de sentido do termo manifestação nos textos de Carta Capital e Folha de S. Paulo. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
SILVA, S. L.; MAGALHÃES, A. S.; BARONAS, R. L.. Participação em banca de Felipe de Souza Costa. Pandemia em (dis)curso: ethé discursivos do jornal Folha de S. Paulo em manchetes e chamadas sobre Influenza A (H1N1). 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
MAGALHÃES, A. S.; BRAIT, B.; KOGAWA, J. M. M.. Participação em banca de Maria Elizabeth da Silve Queijo. Imagens de mulher e o mundo do trabalho: uma análise discursivo-dialógica de enunciados publicitários em revistas de negócios. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
MAGALHÃES, A. S.; SOUZA, E. H. de; SILVA, S. L.. Participação em banca de Poliana Ferreira dos Santos. Greve e memória: olhares sobre as discursivizações da greve docente da rede estadual paulista na Folha de S.Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
MAGALHÃES, A. S.; STURZA, E. R.; CERVO, L. M.. Participação em banca de Gabriela Souto Alves. O vernáculo brasileiro na contemporaneidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
ALMEIDA, M. L. L.; MAGALHÃES, A. S.; SOUZA, J. L.; FARIAS, A.; BERNARDO, S. P.. Participação em banca de Alexandre Batista da Silva. Dêixis e esquema imagético: as coordenadas espaciais dos locativos lá e ali. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; MACHADO, I. A.; LIBERALI, F. C.; PRADO, J. L. A.. Participação em banca de Bruna Lopes Fernandes Dugnani. Imagens discursivas de imigrantes e suas implicações no discurso de receptividade do povo brasileiro na imprensa nacional: uma perspectiva dialógica. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; SILVA, A. P. P. de F. e; SOUZA-E-SILVA, M. C. P.; DIAS, A. R. F.. Participação em banca de Rodolfo Vianna Baldochi. Aspas verbo-visuais. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; IKEDA, S. N.; LESSA, A. B. C. T.; CAMARA, E. V.. Participação em banca de Luciene Novais Mazza. Tradução técnica: da composição lexical à constituição do discurso. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; BASTOS, N. M. O. B.; MAGALHAES, M. C. C.; PUZZO, M. B.. Participação em banca de Cláudia Garcia Cavalcante. Análise dialógica e ensino de Língua Portuguesa para universitários. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
SCHERER, A. E.; MAGALHÃES, A. S.; MEDEIROS, V. G.; SILVEIRA, V. F. P. da; ANGELO, G. L. de. Participação em banca de Caciane de Souza Medeiros. Sociedade da imagem: a (re)produção de sentidos da mídia. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Qualificações de Doutorado
1.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; LIBERALI, F. C.. Participação em banca de Bruna Lopes Fernandes Dugnani. Imagens discursivas dos imigrantes na mídia impressa brasileira sob perspectiva dialógica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; MACHADO, I. A.. Participação em banca de Bruna Lopes Fernandes Dugnani. Imagens discursivas de imigrantes na mídia impressa brasileira sob a perspectiva dialógica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; SILVA, A. P. P. de F. e. Participação em banca de Rodolfo Vianna Baldocchi. Aspas verbo-visuais: delimitação do conceito e categorias de análise. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; GOIS, M. L. S.. Participação em banca de Bruna Lopes Fernandes Dugnani. Imagens dos imigrantes na mídia impressa brasileira sob a perspectiva dialógica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; SILVA, A. P. P. de F. e. Participação em banca de Rodolfo Vianna Baldochi. A modalização autonímica no plano verbo-visual: aspas visuais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; PISTORI, M. H.. Participação em banca de Elizangela Patrícia Moreira da Costa. A verbo-visualidade em livros didáticos do ensino fundamental: uma abordagem dialógica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; SILVA, A. P. P. de F. e. Participação em banca de Cláudia Garcia Cavalcante. Análise dialógica e ensino de Língua Portuguesa para universitários. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; SOUZA-E-SILVA, M. C. P.. Participação em banca de Luciene Novais Mazza. A heterogeneidade: uma análise de um documento farmacêutico e suas traduções para a língua inglesa. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
BRAIT, B.; MAGALHÃES, A. S.; SILVA, A. P. P. de F. e. Participação em banca de Cláudia Garcia Cavalcante. Análise dialógica e ensino de Língua Portuguesa para universitários. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, J. L.; ALMEIDA, M. L. L.; MAGALHÃES, A. S.. Participação em banca de Beatriz Daldosso Felippe. A subjetivização na polissemia de coxinha: uma abordagem sob a visão da linguística cognitiva. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
SILVA, S. L.; MAGALHÃES, A. S.; NASCIMENTO, J. V.. Participação em banca de Marta Silva Souza. A relação mútua entre o discurso religioso e o discurso midiático: propagação de ideologias. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
KOGAWA, J. M. M.; MAGALHÃES, A. S.; BALDINI, L. J. S.. Participação em banca de Patrícia Castello Bucioli Knetsch. Uma análise do discurso revolucionário em pichações. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
MAGALHÃES, A. S.; SANTOS, S. S. B.; SILVA, S. L.. Participação em banca de Poliana Ferreira dos Santos. Greve e memória: um olhar sobre as discursivizações da greve docente da rede estadual paulista na Folha de S.Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
MAGALHÃES, A. S.; BRAIT, B.; KOGAWA, J. M. M.. Participação em banca de Maria Elizabeth da Silva Queijo. Imagens de mulher e o mundo do trabalho: uma análise discursivo-dialógica de enunciados publicitários em revistas de negócios. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
SILVA, S. L.; MAGALHÃES, A. S.; BARONAS, R. L.. Participação em banca de Felipe de Souza Costa. Pandemia em (dis)curso: ethos discursivo em manchetes e chamadas do jornal Folha de S.Paulo sobre Influenza A (H1N1). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
ANGELO, G. L. de; MAGALHÃES, A. S.. Participação em banca de Nina Rosa Licht Rodrigues. A constituição do ensino de língua portuguesa em textos introdutórios de livros didáticos dos anos 1960 a 1980. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
FERNANDES, I. C. S.; MAGALHÃES, A. S.. Participação em banca de Deise Redin Mack. A constituição do Ethos na argumentação: um estudo dos marcadores discursivos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, E. P. F. S.; MAGALHÃES, A. S.. Participação em banca de Sandro Lucas Mantovani.As implicações das mudanças ortográficas na aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Literaturas) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
KELLER, T.; MAGALHÃES, A. S.. Participação em banca de Celso Azambuja Cavalheiro.A concordância verbal e a questão do preconceito linguístico em escolas de ensino fundamental e médio de Santana do Livramento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Literaturas) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
KELLER, T.; MAGALHÃES, A. S.. Participação em banca de Cíntia Lopes Silva.O preconceito linguístico em escolas rurais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Literaturas) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
MOTTA-ROTH, D.; MAGALHÃES, A. S.. Participação em banca de Anelise Scotti Scherer.Intertextuality in science popularization news. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
MAGALHÃES, A. S.; Catrambi, T.. Participação em banca de Maximiliano Augusto C. Almeida.Análise da sinalização viária de orientação turística do Centro Histórico de Petrópolis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estácio de Sá.

6.
ALMEIDA FILHO, B. G. de; MAGALHÃES, A. S.; FARACO, S.. Participação em banca de Viviane de Castro Bertz.Variabilidade linguística: conhecimentos e integração na linguagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

7.
GUADALUPE, M.; MAGALHÃES, A. S.; Catrambi, T.. Participação em banca de Evelyn Fernandes Eijaile.A importância da língua inglesa para o atendimento ao turista estrangeiro nos centros de informação do Núcelo Histórico de Petrópolis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Estácio de Sá.

8.
ALMEIDA FILHO, B. G. de; MAGALHÃES, A. S.; FARACO, S.. Participação em banca de Alessandra Guimarães Pecoraro.A importância do trabalho com gêneros textuais nas aula de Língua Portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MAGALHÃES, A. S.; BRAIT, B.; FARIAS, I. R.; SARAIVA, J. A. B.; GRIGOLETTO, M.; SANTOS, A. M. N.. Professor Adjunto A, nível I, Área de Linguística: Análises do Discurso. 2013. Universidade Federal de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Ciclo de Conferências Discurso, Sujeito, História.Por uma Análise Dialógica do Discurso. 2018. (Simpósio).

2.
I Simpósio GESPUFRJ - Africanismos na formação do PB.Pejoração e e constituição do léxico brasileiro: um estudo semântico acerca de bantuísmos na interface da Análise Dialógica do Discurso e da Linguística Cognitiva. 2018. (Simpósio).

3.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Lexicografia e pejoração no português brasileiro: notas dialógicas a partir de referências saussurianas. 2016. (Congresso).

4.
II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição.Percepção de causalidade e interpretação temporal: estudo piloto na interface cognição/linguagem. 2016. (Simpósio).

5.
IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso. A arena discursiva das ruas e a condição pós-moderna: da manifestação à metacarnavalização. 2015. (Congresso).

6.
IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Dimensão mitológica da tensão discursiva acerca de grupos socialmente vulneráveis: um exercício dialógico. 2015. (Congresso).

7.
VI Simpósio Internacional de Linguística.Reflexões metalinguísticas acerca das manifestações políticas de rua e do processo de metacarnavalização. 2015. (Simpósio).

8.
VI Simpósio Internacional de Linguística.O mito da vulnerabilidade social: uma leitura dialógica de tensões ideológicas hodiernas. 2015. (Simpósio).

9.
X Jornada do GP Linguagem, identidade e memória.Linguagem, intelecção e sociação: uma leitura dialógica de registros lexicográficos. 2015. (Simpósio).

10.
XX Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. A construção de uma estética do trauma no telejornalismo brasileiro contemporâneo: notas interpretativas sobre a linguagem como trabalho. 2015. (Congresso).

11.
IX Jornada do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória - CNPq/PUC-SP.Memória da palavra: um exercício dialógico de análise lexicográfica. 2014. (Simpósio).

12.
XV International Bakhtin Conference. Among colours and meanings, novelty and memory in contemporary press: towards a dialogic discourse analysis. 2014. (Congresso).

13.
61º Seminário do GEL.Nazismo em 3 G. 2013. (Seminário).

14.
II CIFALE. Narrativa, identidade e memória cultural. 2013. (Congresso).

15.
VIII Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, identidade e memória. A palavra, os discursos e a dinâmica das memórias. 2013. (Congresso).

16.
VII JEL UERJ. Dimensões da língua portuguesa na construção vernacular brasileira: análise dialógica das apresentações das edições do VOLP. 2012. (Congresso).

17.
VII Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa. O problema do texto na linguística e na filologia: dialogismo, memória e repertório. 2012. (Congresso).

18.
18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Implicações éticas em reportagens impressas. 2011. (Congresso).

19.
Seminário de Pesquisa: Material e Método.Descrição, análise, interpretação em Análise Dialógica do Discurso: três movimentos de um mesmo ato. 2011. (Seminário).

20.
Seminário Temático: Relações dialógicas e construção de sentido.Relações dialógicas e construção de sentido. 2011. (Seminário).

21.
VII Congresso Internacional da ABRALIN. Imprensa, linguagem e memória: fundamentos éticos da esfera jornalística no Brasil. 2011. (Congresso).

22.
58º Seminário do GEL.Temporalidade e autoria no jornalismo impresso contemporâneo: uma abordagem dialógica. 2010. (Seminário).

23.
II Semana Acadêmica do Curso de Letras. O formal e o discursivo: implicações para a prática pedagógica (mesa-redonda). 2010. (Congresso).

24.
II Semana Acadêmica do Curso de Letras.Letramento verbo-visual. 2010. (Oficina).

25.
I Jornada de Trabalho 2010.Imprensa contemporânea e dialogismo. 2010. (Encontro).

26.
I Jornada Integrada à JAI.Imprensa, linguagem e cultura: construções identitárias no Brasil. 2010. (Encontro).

27.
I Jornada Integrada à JAI.O Bacharel em Letras como Profissional. 2010. (Encontro).

28.
IV Encontro do GEL. 2010. (Encontro).

29.
SEDIS UFBA 2010 - Seminário de Estudos do Discurso - (Trans)Discursividades. Transdiscursividade no pensamento bakhtiniano: relações dialógicas como princípio epistemológico. 2010. (Congresso).

30.
V Encontro do GEL.Imprensa, linguagem e contemporaneidade: a construção de um caso. 2010. (Encontro).

31.
V Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, identidade e memória. Jornalismo e ética: perspectiva dialógica. 2010. (Congresso).

32.
V Simpósio Internacional Linguagem Cultura e Sociedade.Imprensa como esfera discursiva no Brasil. 2010. (Simpósio).

33.
X Seminário Salínguas - Textos e contextos: leituras e releituras.O desafio ético do fazer jornalístico hoje: uma abordagem enunciativo-dialógica. 2010. (Seminário).

34.
17º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. A questão verbo-visual em reportagens de um jornal carioca: uma perspectiva dialógica dos processos de subjetivação. 2009. (Congresso).

35.
III Jornada do Grupo de Pesquisa Discursos na Mídia Escrita. Tensões éticas na organização da esfera jornalística: a questão da autoria na imprensa. 2009. (Congresso).

36.
IV Jornada do Grupo Linguagem, identidade e memória/CNPQ. Um olhar dialógico sobre reportagens impressas premiadas: a questão das tensões éticas. 2009. (Congresso).

37.
IX Seminário Internacional em Letras: relações dialógicas em língua e literatura.Música, câmera, contradição: a trilha musical de Macunaíma. 2009. (Seminário).

38.
III Jornada do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória.Subjetivação em reportagens impressas premiadas: a questão da ética. 2008. (Encontro).

39.
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Imprensa e construção de sentido: a questão do discurso ficcional na composição de uma série de reportagens premiada. 2008. (Simpósio).

40.
IV coMcult - Congresso Internacional de Comunicação, Cultura e Mídia. Enunciação jornalística e subjetivação: a construção verbo-visual dos sentidos. 2008. (Congresso).

41.
IX Encontro de Ciência Empírica em Letras.Dialogismo em Bakhtin e seu Círculo: enunciação como empiria. 2008. (Encontro).

42.
Jornada PAIDEIA.Subjectivation et Éthique Journalistique. 2008. (Seminário).

43.
Sémiologie et Recherche.Sémiologie et Dialogisme: une analyse bakhtinienne des reportages imprimées. 2008. (Seminário).

44.
16º InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Concepções de trabalho e a organização identitária de São Paulo: um enfoque dialógico-enunciativo da construção dos sentidos em primeiras páginas da Folha de S. Paulo. 2007. (Outra).

45.
55º Seminário do GEL.São Paulo como Trabalho: um olhar dialógico sobre as primeiras páginas da Folha de S. Paulo. 2007. (Simpósio).

46.
I JORNADA DO GRUPO DE PESQUISA/ CNPq LINGUAGEM, IDENTIDADE E MEMÓRIA. A construção verbo-visual de um gênero discursivo jornalístico: uma análise dialógica de aberturas das reportagens de uma série premiada. 2006. (Congresso).

47.
I Congresso de Letras UERJ-São Gonçalo. Relações de trabalho na universidade. 2004. (Congresso).

48.
VIII Seminário Salínguas.A construção da identidade profissional de jornalista em narrativas: a questão da imparcialidade do discurso. 2004. (Seminário).

49.
X SIPEC.O desafio de construir um conceito operacional de objetividade jornalística. 2004. (Simpósio).

50.
II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição: reflexões para o ensino.Ensino-aprendizagem como colaboração: o. 2003. (Encontro).

51.
VII Seminário Salínguas.A (re)construção das identidadas institucionais em práticas de letramento em uma universidade. 2003. (Seminário).

52.
13º Congresso de Leitura do Brasil. A intertextualidade como chave para o sucesso em sala de aula de literatura de língua estrangeira. 2001. (Congresso).

53.
II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras.Compartilhando e aprendendo: uma perspectiva "dialógica" do planejamento de aula de professoras em formação. 2000. (Encontro).

54.
IV Seminário Salínguas.Compartilhando e aprendendo: uma perspectiva "dialógica" do planejamento de aula de professoras em formação. 2000. (Seminário).

55.
I Seminário do Projeto Salínguas.A visão de ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira em propaganda de cursos particulares: uma perspectiva dialógica. 1997. (Seminário).

56.
VII Congresso ASSEL-Rio. A visão de ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira em propagandas de cursos particulares. 1997. (Congresso).

57.
XIX Jornada Interna de Iniciação Científica.A visão de ensino/aprendizagem de Inglês como língua estrangeira em propaganda de cursos particulares: uma perspectiva dialógica. 1997. (Oficina).

58.
V Congresso ASSEL-Rio. Ana Terra: análise linguística e extralinguística dos aspectos literários e televisivos apresentados pela obra de Érico Veríssimo. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAGALHÃES, A. S.. III Ciclo de Conferências Discurso, sujeito, história. 2018. (Outro).

2.
MAGALHÃES, A. S.. Lexicologia, lexicografia e terminologia. 2016. (Outro).

3.
KOGAWA, J. M. M. ; MAGALHÃES, A. S. . Semiologia e Discurso. 2015. (Outro).

4.
MAGALHÃES, A. S.; KOGAWA, J. M. M. . Discurso e o desafio das materialidades. 2015. (Outro).

5.
MAGALHÃES, A. S.; KOGAWA, J. M. M. . Ciclo de Conferências Discurso, sujeito, história. 2014. (Outro).

6.
MAGALHÃES, A. S.; FIORUCI, W. R. . Narrativa, identidade e memória cultural. 2013. (Outro).

7.
MAGALHÃES, A. S.. Conferência do Prof. Craig Brandist, University of Sheffield/Reino Unido. 2011. (Outro).

8.
BRAIT, B. ; MAGALHÃES, A. S. . Análise dialógica do discurso: o pensamento bakhtiniano e a produção de conhecimento. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Dante Augusto Assis Ribeiro de Freitas. Uma análise discursiva da proposta curricular do estado de São Paulo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elvis Lima de Araújo. Heterodiscursividade e memória da língua: uma análise dialógica da repercussão midiática do exemplo Nós pega o peixe do livro didático Por uma vida melhor. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo, . Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.

2.
Maria Elizabeth da Silva Queijo. Imagens de mulher e o mundo do trabalho: uma análise discursivo-dialógica de enunciados publicitários em revistas de negócios. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.

3.
Poliana Ferreira dos Santos. Greve e memória: olhares sobre as discursivizações da greve docente da rede estadual paulista na Folha de S.Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo, . Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.

4.
Gabriela Souto Alves. O vernáculo brasileiro na contemporaneidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rita de Cássia Bisceglia Pereira. A influência das vozes sociais e do juízo de valor no processo de criação do enunciado na dublagem brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras Português) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.

2.
Andressa de Souza Rodrigues. O lugar da discussão nacionalista na contemporaneidade: a construção dos discurso nacionalista nas eleições americanas de 2004. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Letras - Português - Espanhol) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.

Iniciação científica
1.
Verônica Franciele Seidel. Legislação, imprensa e o lugar da língua portuguesa na construção identitária do Brasil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.

2.
Roxane Angela Machado Erro. Língua, imprensa e o vernáculo no Brasil. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.

3.
Andressa Stochero. Os signos de Brasil na imprensa colonial: primeiros passos de uma identidade. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Anderson Salvaterra Magalhães.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


- Participante do projeto de pesquisa (CNPq) "Fundamentos e desdobramentos da perspectiva dialógica para a análise de discursos verbais e verbo visuais", coordenado pela Profa. Beth Brait;
- Aprovado em primeiro lugar em concurso público para o cargo de Professor Adjunto Doutor da carreira do magistério superior, área de Língua Portuguesa, Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria em junho de 2010. Homologação publicada no DOU em 02 de julho de 2010, seção 3, p. 161; nomeação publicada no DOU em 15 de julho de 2010, seção 2, p.23;
- Contemplado com Auxílio Recém-Doutor concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grando do Sul (2011-2013); edital FAPERGS 01/2011 ARD;
- Membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN);
- Membro do Grupo de Trabalho Linguística e Cognição (ANPOLL);
- Aprovado em primeiro lugar em concurso público para o cargo de Professor Adjunto Doutor da carreira do magistério superior, área de Linguística, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná em fevereiro de 2010. Homologação pubilcada no DOU em 26 de fevereiro de 2010, seção 3, p. 68;
- Aprovado em segundo lugar em concurso público para o cargo de Professor Assistente da carreira do magistério superior, área de Português Histórico/Língua Latina, Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria, RS, em julho de 2009. Homologação pubilcada no DOU em 15 de setembro de 2009, seção 3, p. 55;
- Bolsista de iniciação científica (CNPq): vinculado ao projeto "Inglês na Faculdade de Letras-UFRJ: a questão do conteúdo", orientado pela Profª Drª Silvia Maria de Barros Abbud (agosto de 1997 - julho de 1998).



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