Paulo Marcelo Tasinaffo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7033644722201115
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI, 1996), Mestrado também em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI, 1998) e Doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 2003). Atualmente é professor titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial e da Computação, com ênfase em Redes Neurais Artificiais, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas dinâmicos não-lineares, matemática computacional, inteligência artificial, agentes inteligentes, sistemas especialistas, sistemas de controle neural, computação evolutiva e processos estocásticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Marcelo Tasinaffo
Nome em citações bibliográficas
TASINAFFO, P. M.;TASINAFFO, PAULO MARCELO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Divisão de Ciências da Computação.
Praça Marechal Eduardo Gomes, 50
Vila das Acácias
12228-900 - Sao Jose dos Campos, SP - Brasil
Telefone: (12) 39475899
Ramal: 6945
URL da Homepage: http://www.comp.ita.br/~tasinafo/


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Engenharia e Tecnologia Espaciais.
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Estruturas de Integração Neural Feedforward Aplicadas em Problemas de Controle Preditivo, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Prof Dr. Atair Rios Neto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Redes Feedforward; Estruturas de Controle Preditivo; Inteligência Artificial; Integradores Numéricos; Controle Neural.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1996 - 1998
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Regulação de Geradores de Fluxo pela Variação da Rotação,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Prof Dr. Afonso Henriques Moreira Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Redes Neurais Artificiais; Método de Monte Carlo; Simulação Computacional; Conservação de Energia.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1991 - 1996
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Título: Projeto de Bomba Centrífuga Utilizando Teoria Bidimensional para a Previsão das Características do Escoamento.
Orientador: Prof Dr. Waldir de Oliveira.




Atuação Profissional



Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Doutor adjunto concursado e em atividade pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) vinculado à Divisão de Engenharia da Computação e atuando na área de Inteligência Artificial. A sala atual do professor é a de número 107 no mesmo departamento

Atividades

2/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Engenharia da Computação, Sala 107.

2/2005 - Atual
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CTC-10 Lógica Matemática
CTC-15 Inteligência Artificial
CES-10 Introdução a Computação
CCI-22 Matemática Computacional
CTC-34 Autômatas e Linguagens Formais
2/2005 - Atual
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
CT-200 Autômatos e Linguagens Formais
CT-210 Lógica Para Ciências da Computação
CT-215 Inteligência Artificial
CT-216 Estruturas de Integração Neural


Linhas de pesquisa


1.
Modelagem de Sistemas Dinâmicos Não-Lineares por Redes Neurais

Objetivo: Quando Newton criou o cálculo diferencial ao redor de 1690 muitas possibilidades surgiram para representar fenômenos dinâmicos através de equações diferenciais. Assim, tem-se tornado um desafio encontrar soluções gerais analíticas para elas e embora, a teoria linear já esteja bem resolvida, muitas descobertas ainda devem ser consideradas nos casos de equações diferenciais não-lineares. Gauss e Legendre (1795-1808) criaram a teoria da estimação ou mínimos quadrados e abriram a possibilidade de representar sistemas dinâmicos a partir da estimação de parâmetros baseados em medições do mundo real. Poincaré (1890) introduziu a teoria qualitativa das equações diferenciais e isto permitiu ao menos investigar a estabilidade ou instabilidade das soluções não-lineares. Runge e Kutta (1908) obtiveram soluções discretas aproximadas para sistemas não-lineares. Kalman (1960) formaliza a teoria dos mínimos quadrados através dos conceitos de variáveis aleatórias e matrizes de covariâncias. Ainda estava faltando o surgimento de "aproximadores universais de funções" e este problema ainda proposto por Hilbert em 1900 foi resolvido em 1957 pelo matemático russo Kolmogorov que demonstrou ser possível através da combinação linear de funções unidimensionais representar qualquer mapeamento do espaço m para o espaço n-dimensional. Hornik et al. em 1989 publicou seu artigo clássico na revista "Neural Networks" adaptando o teorema de Kolmogorov para as redes neurais artificiais. Narendra et al. entre 1990 e 1992 publicam os primeiros artigos utilizando redes neurais artificais para modelagem de sistemas dinâmicos não-lineares ou metodologia NARMA e sua respectiva aplicação em estruturas de controle. Wang e Lin em 1998 propõem inserir redes neurais em estruturas de integração do tipo Runge-Kutta para facilitar o treinamento das mesmas. Rios Neto em 2000 e 2001 insere integradores neurais em estruturas de controle e acredito que ainda há muitas descobertas a serem elaboradas em tudo isto.
2.
Estruturas de Controle Neural

Objetivo: Estruturas de controle também podem ser utilizadas juntamente com redes neurais e existem vários tipos de estruturas que podem ser encontradas na literatura. Segundo Hunt et al (1992) as principais estruturas de controle são: controle supervisionado, controle inverso direto, estrutura de controle IMC ou "Internal Model Control" , controle adaptativo e controle preditivo. As principais características das redes neurais na implementação em controle segundo Hunt e Sbarbaro (1991) e Hunt et al (1992) são: a habilidade de representar relações arbitrárias com características não-lineares; adaptação e aprendizagem de sistemas incertos através de atualização dos parâmetros ou pesos da rede em tempo off-line ou on-line; a transformação da informação do sinal, tanto em nível qualitativo quanto em nível quantitativo, permitindo a fusão dos dados; a habilidade de processamento paralelo na arquitetura das redes neurais, que permite um processamento mais rápido para uma grande escala de sistemas dinâmicos; um elevado grau de robustez nas arquiteturas das redes permitindo a tolerância de erros e evitando a degradação do sinal; a capacidade de se utilizar estruturas de aprendizado para representar a dinâmica direta e inversa de sistemas dinâmicos não-lineares e a aplicação de forma direta e natural das redes neurais em estruturas de controle. O autor vem desenvolvendo aplicações em controle neural voltadas à engenharia aeroespacial, em particular, em problemas de controle de satélites artificiais e transferência de órbitas. Muitos sistemas de controle do mundo real podem exibir técnicas não-lineares para serem solucionados de maneira satisfatória.
3.
Inteligência Artificial

Objetivo: Atualmente o tema unificador mais adequado para Inteligência Artificial (IA) é o de "agente inteligente". Assim, IA pode ser definida como o estudo de agentes inteligentes que recebem percepções do ambiente e executam ações de forma autônoma. O campo da Inteligência Artificial tenta não apenas compreender, mas também construir entidades inteligentes. A IA é uma das ciências mais recentes e começou logo após a segunda guerra mundial, e o próprio nome foi cunhado em 1956. Pode-se estudar a IA através de duas abordagens distintas: centrada nos seres humanos (ciência empírica envolvendo confirmação experimental de hipóteses) ou racionalista (envolvendo uma combinação de matemática e engenharia). Segundo Poole et al., 1998 " A Inteligência Computacional é o estudo do projeto de agentes inteligentes" e desta forma, tudo que puder ser expresso por uma Base de Conhecimento (BC) e uma Máquina de Inferência (MI) pode ser classificado como ferramente matemática em IA. Redes Neurais Artificiais, Lógica de Primeira Ordem ou de Predicados, Computação Evolutiva, Lógica Nebulosa, Lógica Paraconsistente, Redes Baesianas são exemplos mais comuns de técnicas matemáticas bastante utilizadas no projeto de agentes inteligentes.
4.
Sistemas Especialistas

Objetivo: Sistemas Especialistas baseam-se nos cálculos proposicional e de predicados fortemente formalizados dentro da linguagem lógica-matemática clássica por alguns dos grandes matemáticos do século XIX e XX, tais como, George Boole (1815-1864), Gottlob Freige (1848-1925), Bertrand Russel (1872-1970), Alfred N. Whitehead (1861-1947), Kurt Gödel (1906-1978), Alan M. Turing (1912-1954), Alonzo Church (1903-1995), Willard Van Orman Quine (1908-2000), Andrey N. Kolmogorov (1903-1987), entre outros. O período mais fértil do desenvolvimento da lógica clássica poderia ser delineado entre os anos de 1847 e 1931, respectivamente, pelo surgimento atribuído a George Boole do "princípio da não-contradição" e culminando com o "teorema da incompleteza" de Kurt Gödel. Um pouco depois, segundo o teorema de Church, a aritmética de Peano e a lógica de primeira-ordem são dotados de indecibilidade. Sistemas Especialistas podem ser considerados uma linguagem de programação não-convencional e que surgiu em meados da década de setenta e ligeiramente diferente, por exemplo, dos habituais C++, Java e Fortran. Eles se baseiam num sub-conjunto de cláusulas de predicados de primeira ordem, denominadas cláusulas de Horn (1951) e são basicamente algoritmos de busca com encadeamento híbrido para frente e para trás e que podem ser processados em tempo polinomial. Muitas aplicações modernas podem ser desenvolvidas com eles, principalmente pelo fato de muitos compiladores para sistemas especialistas já estarem disponíveis na Internet gratuitamente, entre eles, por exemplo, o JESS para Java e o SWI-Prolog. Diagnóstico e metodologia de tratamento médico para enfermidades, controle de fluxo de aviões em aeroportos e mineração de dados são algumas das aplicações possíveis através de sistemas especialistas. Qualquer pós-graduando ou pesquisador com alta especialização em algum ramo da ciência, seja ele, nas áreas de humanas, exatas ou biológicas poderá desenvolver um sistema especialista corelato.
5.
Redes Neurais Artificiais

Objetivo: O desenvolvimento de sistemas neurais artificiais iniciou-se em 1943 com a formulação do primeiro modelo matemático de neurônio artificial elementar idealizado por McCulloch & Pitts. Entretanto, foi somente em 1949 que Donald Hebb conseguiu propor o primeiro esquema de de aprendizado para atualizar os pesos das conexões dos neurônios e que hoje é conhecida como regra de aprendizado Hebbiana. O primeiro neurônio artificial a ser implementado computacionalmente ocorreu em 1957 por Minsky. O modelo de neurônio artificial mais conhecido na literatura é o "perceptron" e foi proposto por Frank Rosenblat em 1958. O incoveniente deste neurônio é que ele é somente capaz de classificar padrões que sejam linearmente separáveis. O desenvolvimento de redes neurais artificiais realizado até a primeira metade da década de sessenta foi sumarizado num trabalho de Nilsson em 1965. Entretanto, nenhum esquema eficiente de aprendizado existia até então, para superar os problemas de classificação não-linear. O retorno intensivo dos estudos em redes neurais artificiais somente ocorreu em meados da década de oitenta e que foi delineado por dois trabalhos clássicos de 1982 e 1986, respectivamente, envolvendo as redes recorrente de Hopfield e a descoberta da retro-propagação. Hornik et al. em 1989 publicou na revista "Neural Networks" a demonstração matemática de que redes neurais artificiais são realmente aproximadores universais de funções, basicamente, realizando adaptações do famoso teorema de Kolmogorov de 1957. Em 1987 ocorreu em São Francisco a primeira conferência de redes neurais da "IEEE International Conference on Neural Networks". A partir deste acontecimento decorreram a fundação do "INNS Journal" em 1989, da revista "Neural Computation" e da "IEEE Transactions on Neural Networks" de 1990. Dede então, muitos poblemas não-lineares foram causas da publicação de numerosos trabalhos envolvendo processamento de imagens, reconhecimento de voz e caracteres, entre outros.
6.
Computação Evolutiva

Objetivo: Um algoritmo evolutivo pode ser definido como um procedimento iterativo de busca envolvendo otimização e inspirado nos mecanismos evolutivos biológicos. O objetivo principal da inteligência computacional, e, portanto dos algoritmos evolutivos, está na determinação de soluções para problemas complexos. Os principais algoritmos evolutivos são: Algoritmos Genéticos (AG), Estratégias Evolutivas (EE), Programação Genética (PG) e Sistemas Classificadores (SC). Os Algoritmos Genéticos foram formalizados inicialmente por J. Holland na década de sessenta e a idéia básica está na teoria neo-Darwiniana da evolução sobre uma população sujeita a variação genética e/ou mutação e seleção natural expressa matematicamente por uma função de avaliação ou "fitness". As populações podem ser representadas por um conjunto de "bits" através dos operadores binários 0 e 1. Muitas aplicações envolvendo o cálculo de maximização e minimização de sistemas complexos podem ser resolvidos através da computação evolutiva que, ao contrário das teorias formais matemáticas envolvendo derivadas, não ficam presas em mínimos ou máximos locais.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Inteligência Artificial/Especialidade: Redes Neurais Artificiais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TASINAFFO, P. M.2018TASINAFFO, P. M.; GONÇALVES, G. S. ; CUNHA, A. M. ; Dias, L. A. V. . Using Monte Carlo method to estimate the behavior of neural training between balanced and unbalanced data in classification of patterns. ARTIFICIAL INTELLIGENCE RESEARCH, v. 7, p. 1-25, 2018.

2.
TASINAFFO, P. M.;TASINAFFO, PAULO MARCELO2017TASINAFFO, P. M.. Solução Geral Discreta e Exata para Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias Autônomas e Não Lineares. SELEÇÃO DOCUMENTAL, v. 12, p. 3-9, 2017.

3.
TASINAFFO, P. M.2017TASINAFFO, P. M.. A Brief Reflection on the Property of Trivialization and Excluded Middle in Classical Logic. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENGINEERING & TECHNICAL RESEARCH, v. 7, p. 6-9, 2017.

4.
GUIMARÃES, RUBENS DOS SANTOS2017GUIMARÃES, RUBENS DOS SANTOS ; STRAFACCI, VÁLTER ; TASINAFFO, PAULO MARCELO ; VASQUES, ELIETE GUIMARÃES . Um Modelo do Processo Mental das Inferências de Estímulos Sensoriais para Suporte ao Ensino de Surdos. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 31, p. 214-232, 2017.

5.
GUIMARAES, R. S.2016GUIMARAES, R. S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . Implementing Fuzzy Logic to Simulate a Process of Inference on Sensory Stimuli of Deaf People in an E-Learning Environment. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION, v. 24, p. 320-330, 2016.

6.
TASINAFFO, P. M.;TASINAFFO, PAULO MARCELO2016TASINAFFO, P. M.. Uma Abordagem Didática para o Desenvolvimento e Projeto de Máquinas de Turing. Seleção Documental, v. 41, p. 10-19, 2016.

7.
FIGUEIREDO, M. O.2016FIGUEIREDO, M. O. ; TASINAFFO, P. M. ; Dias, L. A. V. . Modeling Autonomous Nonlinear Dynamic Systems Using Mean Derivatives, Fuzzy Logic and Genetic Algorithms. International Journal of Innovative Computing, Information & Control, v. 12, p. 1721-1743, 2016.

8.
TASINAFFO, P. M.2016TASINAFFO, P. M.; Guimarães, R. dos S. ; Dias, L. A. V. ; Strafacci Júnior, V. ; Cardoso, F. R. M. . Discrete and Exact General Solution for Nonlinear Autonomous Ordinary Differential Equations. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATIVE COMPUTING, INFORMATION & CONTROL, v. 12, p. 1703-1719, 2016.

9.
TASINAFFO, P. M.2016TASINAFFO, P. M.; Guimarães, R. dos S. ; Dias, L. A. V. ; Strafacci Júnior, V. . Mean Derivatives Methodology by Using Euler Integrator Improved to Allow the Variation in the Size of Integration Step. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATIVE COMPUTING, INFORMATION & CONTROL, v. 12, p. 1881-1891, 2016.

10.
Guimarães, R. dos S.2015Guimarães, R. dos S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . Investigação Sobre uma Pessoa com Deficiência Para a Construção de um Modelo de Arquitetura Mental Digitalizada. Informática na Educação (Impresso), v. 18, p. 135-145, 2015.

11.
Guimarães, R. dos S.2015Guimarães, R. dos S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . Multipolar-Valued Fuzzy Sets to Deal with the Cognitive Ambiguities. International Journal of Innovative Computing, Information & Control, v. 11, p. 1965-1985, 2015.

12.
MINICZ, M. F.2014MINICZ, M. F. ; MATUCK, G. R. ; TASINAFFO, P. M. ; Da SILVA FILHO, J. I. . Célula Neural Artificial Paraconsistente de Aprendizagem por Extração do Efeito da Contradição. Seleção Documental, v. 33, p. 3-9, 2014.

13.
Guimarães, R. dos S.2014Guimarães, R. dos S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . Um Modelo de Arquitetura Mental de Inferência dos Estímulos Sensoriais para o Ensino de Surdos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 04, p. 224-242, 2014.

14.
GUIMARAES, R. S.2014GUIMARAES, R. S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . O Processo Mental de Inferência de Surdos Tratado por Sistema Neurofuzzy, em um Ambiente de Ensino e Aprendizagem. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Naturais e Tecnológicas, v. 15, p. 201-214, 2014.

15.
MELO, Regina Paiva2010MELO, Regina Paiva ; TASINAFFO, P. M. . Uma Metodologia de Modelagem Empírica Utilizando o Integrador Neural de Múltiplos Passos do Tipo Adams-Bashforth. Controle & Automação (Impresso), v. 21, p. 487-509, 2010.

16.
Oliveira, D. G. De2010Oliveira, D. G. De ; TASINAFFO, P. M. . Controle Preditivo com Rede Neural Artificial Aplicado ao Problema de Equilíbrio do Pêndulo Invertido Não-Linear. Seleção Documental, v. 18, p. 5-16, 2010.

17.
Marin, L. H. G.2010Marin, L. H. G. ; TASINAFFO, P. M. . Método Computacional para Tratamento, Identificação e Previsão Aplicado a Sistemas Dinâmicos Naturais. Vetor (FURG), v. 19, p. 28-36, 2010.

18.
TASINAFFO, P. M.;TASINAFFO, PAULO MARCELO2009TASINAFFO, P. M.. A Lógica Matemática e o Surgimento da Teoria da Computação. Seleção Documental, v. 13, p. 5-16, 2009.

19.
Garcia, R. V.2009Garcia, R. V. ; TASINAFFO, P. M. . Algoritmos Genéticos Aplicados à Modelagem Ótima de Problemas de Planejamento e um Estudo de Caso. Seleção Documental, v. 14, p. 5-10, 2009.

20.
TASINAFFO, P. M.;TASINAFFO, PAULO MARCELO2006 TASINAFFO, P. M.; RIOS NETO, A. . Predictive Control with Mean Derivative Based Neural Euler Integrator Dynamic Model. Controle & Automação (Impresso), v. 18, p. 94-105, 2006.

21.
TASINAFFO, P. M.;TASINAFFO, PAULO MARCELO2005 TASINAFFO, P. M.; RIOS NETO, A. . Mean Derivatives Based Neural Euler Integrator for Nonlinear Dynamic Systems Modeling. Learning and Nonlinear Models, v. 3, p. 98-109, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
Shigemura, Rafael Augusto Lopes ; Goncalves, Gildarcio Sousa ; Dias, Luiz Alberto Vieira ; TASINAFFO, PAULO MARCELO ; da Cunha, Adilson Marques ; Mizioka, Luciana Sayuri ; Yanaguya, Leticia Hissae ; Pugliese, Victor Ulisses . Using Correct-by-Construction Software Agile Development. Advances in Intelligent Systems and Computing. 738ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 245-253.

2.
da Silva, Daniela America ; Goncalves, Gildarcio Sousa ; dos Santos, Samara Cardoso ; Pugliese, Victor Ulisses ; Navas, Julhio ; de Barros Santana, Rodrigo Monteiro ; Queiroz, Filipe Santiago ; Dias, Luiz Alberto Vieira ; da Cunha, Adilson Marques ; TASINAFFO, PAULO MARCELO . Health Care Information Systems: A Crisis Approach. Advances in Intelligent Systems and Computing. 738ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 233-244.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, I. M. ; TASINAFFO, P. M. ; MAXIMO, M. R. O. A. . Estratégia de Time de Robôs Very Small Size. In: XXIV ENCITA: Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA, 2018, São José dos Campos. XXIV ENCITA. São José dos Campos, 2018.

2.
MELO, L. ; PUGLIESE, V. U. ; SILVA, D. A. da ; ROCHA, F. ; SANTANA, R. M. B. ; GONÇALVES, G. S. ; DIAS, L. A. V. ; CUNHA, A. M. ; TASINAFFO, P. M. . Improving Diagnosis in Health Care Systems. In: HIMS'18 - The 4th Int'l Conf on Health Informatics and Medical Systems, 2018, Las Vegas, Nevada. HIMS'18, 2018.

3.
SILVA, D. A. ; GONÇALVES, G. S. ; dos SANTOS, S. C. ; RAMOS, M. P. ; NASCIMENTO, A. ; MARQUES, J. ; DIAS, L. A. V. ; CUNHA, A. M. ; TASINAFFO, P. M. . Using IoT in Emergency Mobile Health Care. In: HIMS'18 - The 4th Int'l Conf on Health Informatics and Medical Systems, 2018, Las Vegas, Nevada. HIMS'18, 2018.

4.
SILVA, D. A. ; dos SANTOS, S. C. ; CRISTONI NETO, W. ; COURA, L. ; LOPES JUNIOR, R. E. ; GONÇALVES, G. S. ; OZORIO JUNIOR, J. C. ; GUIMARÃES, L. ; BASILIO, A. ; KFOURI, F. ; da FONSECA, B. M. R. ; MARTINEZ, J. F. P. ; GOMES, A. ; da SILVA, P. D. B. ; MARQUES, J. ; DIAS, L. A. V. ; CUNHA, A. M. ; TASINAFFO, P. M. . The Potential of Blockhain for Transforming the Urgent and Emergency Care. In: The Thirteenth International Conference on Internet and Web Applications and Services ICIW 2018, 2018, Barcelona. ICIW 2018, 2018.

5.
SILVA, D. A. ; SANTOS, S. C. dos ; CRISTONI, W. ; COURA, L. ; KFOURI, F. ; GONÇALVES, G. S. ; BASILIO, A. ; ALVARENGA, R. ; da FONSECA, B. M. R. ; COSTA, J. C. L. ; MATINEZ, J. F. P. ; LIMA, C. ; NASCIMENTO, A. ; MARQUES, J. ; DIAS, L. A. V. ; CUNHA, A. M. ; TASINAFFO, P. M. . Value Engineering and Agile for Building Urgent and Emergency Care. In: The Thirteenth International Conference on Internet and Web Applications and Services ICIW 2018, 2018, Barcelona. ICIW 2018, 2018.

6.
RAMOS, M. P. ; TASINAFFO, P. M. ; ALMEIDA, E. S. de ; ACHITE, L. M. ; CUNHA, A. M. ; DIAS, L. A. V. . Distributed Systems Performance for Big Data. In: 13th International Conference on Information Technology: New Generations, 2016, Las Vegas. ITNG 2016, 2016.

7.
COELHO, M. M. A. ; TASINAFFO, P. M. . Desenvolvimento de Visão Computacional do Robô Humanoide. In: XXII Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA, 2016, São José dos Campos. XXII ENCITA/2016, 2016.

8.
GONDIM, R. A. ; TASINAFFO, P. M. . Integração Neural em Estruturas de Controle Preditivo para Controle do Pêndulo Invertido Não Linear. In: XX Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA e XXI ENCITA, 2015, São José dos Campos. XXI ENCITA, 2015.

9.
YELISETTY, S. M. H. ; MARQUES, J. ; TASINAFFO, P. M. . A Set of Metrics to Assess and Monitor Compliance with RTCA DO-178C. In: IEEE/AIAA 34th Digital Avionics System Conference (DASC 2015), 2015, Prague. DASC 2015, 2015.

10.
TASINAFFO, P. M.; OLIVEIRA, A. V. A. . Computação Evolutiva Aplicada na Melhoria do Treinamento Supervisionado de Redes Neurais Artificiais com Arquitetura MLP. In: XIX Encontro de Iniciação Científica do ITA e XX ENCITA, 2014, São José dos Campos. XX ENCITA, 2014.

11.
Guimarães, R. dos S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . Analisando um Contexto de Ensino e Aprendizado para Alunos Surdos. In: III Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. III CBIE 2014, 2014.

12.
Montini, D. A. ; TASINAFFO, P. M. ; MONTINI, A. A. ; Dias, L. A. V. ; AUGUSTO NETO, A. ; CUNHA, A. M. . A Meta-Algorithm for Planning Optimization in a Software Production Line. In: 10th International Conference on Information Technology, 2013, Las-Vegas, Nevada, EUA. ITNG, 2013.

13.
Montini, D. A. ; BATTAGLIA, D. ; MATUCK, G. R. ; TASINAFFO, P. M. ; DIAS, L. A. V. ; MONTINI, A. A. ; CUNHA, A. M. . Uma Metodologia de Chi-Quadrado Aplicada ao Controle de Desvios no Planejamento de Projetos. In: WCSEIT'2013 Congresso Mundial em Engenharia de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2013, Porto. Congresso Mundial em Engenharia de Sistemas e Tecnologias de Informação, 2013.

14.
GUIMARAES, R. S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . Investigação Sobre o Comportamento de uma Pessoa com Deficiência para a Construção de um Modelo de Arquitetura Mental Digitalizada que a Reproduza como um Aprendiz. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013, Campinas. CBIE 2013, 2013.

15.
Cardoso, F. R. M. ; TASINAFFO, P. M. ; Montini, D. A. ; Fernandes, D. D. ; CUNHA, A. M. ; Dias, L. A. V. . A Formal Control Model for Risks Management within Software Projects. In: Ninth International Conference on Information Technology: New Generations (ITNG 2012), 2012, Las Vegas. IEEE Computer Society, NV-USA, 2012.

16.
Guimarães, R. dos S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . ACEAS: A Computerized Environment for Teaching and Learning for the Deaf. In: CICIC 2011, 2011, Orlando. International Multi-Conference on Complexity, Informatics, and Cybernetics: CICIC 2011, 2011.

17.
Guimarães, R. dos S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . Uma Ferramenta de Lógica na Contradição da Avaliação de Ensino-Aprendizado. In: XXII SBIE - XVII WIE, 2011, Aracajú. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, 2011.

18.
Guimarães, R. dos S. ; Strafacci Júnior, V. ; TASINAFFO, P. M. . A Relevância de Ambientes Computadorizados de Ensino na Aprendizagem dos Surdos. In: Conferência Online de Informática Educacional, 2011, Lisboa. Conferência Online de Informática Educacional, 2011.

19.
Marin, L. H. G. ; TASINAFFO, P. M. . Using Climate Temporal Series in Statistic and Neural Network Integrated Techniques. In: IWSSIP, 2010, Rio de Janeiro. IWSSIP - International Conference on Theorical, Experimental and Applied Signal and Image Processing Techniques and Systems. Rio de Janeiro: EdUFF - Editora da Universidade Federal Fluminense, 2010. p. 538-541.

20.
De Carvalho, H. P. B. ; BATTAGLIA, D. ; Montini, D. A. ; Moreira, G. de S. P. ; Dias, L. A. V. ; TASINAFFO, P. M. . ETL Integration of Software Model for Production Line Manufacture Cells MIS. In: ITNG, 2010, Las Vegas - Nevada - EUA. 7th International Conference on Information Technology: New Generations, 2010.

21.
Fernandes, D. D. ; Cardoso, F. R. M. ; Montini, D. A. ; Suprino, F. M. ; TASINAFFO, P. M. ; Dias, L. A. V. . An Algorithm Model to Mapping Mealy Machines for a Software Manufacture Cell Petri Net. In: ITNG 2010, 2010, Las Vegas - Nevada - EUA. 7th International Conference on Information Technology: New Generations, 2010.

22.
Montini, D. A. ; Fernandes, D. D. ; Marcondes, F. S. ; TASINAFFO, P. M. ; Vega, I. S. ; Dias, L. A. V. . Formal Approach Use to Choose a Software Manufactoring Cell´s SDLC. In: ITNG 2010, 2010, Las Vegas - Nevada - EUA. 7th International Conference on Information Technology: New Generations, 2010.

23.
Carvalho, S. C. ; Montini, D. A. ; Cardoso, F. R. M. ; Santos, A. ; Fernandes, D. D. ; TASINAFFO, P. M. . Syntatic Patterns Recognition Applied to the APF Analyses. In: ITNG 2010, 2010, Las Vegas - Nevada - EUA. 7th International Conference on Information Technology: New Generations, 2010.

24.
Garcia, R. V. ; TASINAFFO, P. M. . Análise do Desempenho de Arquiteturas de Agentes Inteligentes na Resolução de Problemas Estratégicos em Teoria dos Jogos. In: XV ENCITA Encontro de Iniciação Científica do ITA, 2009, São José dos Campos, SP. XV ENCITA Encontro de Iniciação Científica do ITA, 2009.

25.
Tominaga, R. I. S. ; TASINAFFO, P. M. . Interpolação Parabólica em Integrador de Euler com Método das Derivadas Médias Permitindo Passo Variável na Solução de Sistemas Dinâmicos Não-Lineares Autônomos. In: XV ENCITA Encontro de Iniciação Científica do ITA, 2009, São José dos Campos, SP. XV ENCITA Encotro de Iniciação Científica do ITA, 2009.

26.
TASINAFFO, P. M.; Santos, J. S. . Simulação de Vôo Autônomo de um VANT Através de um Controle Preditivo Neural Utilizando o Método das Derivadas Médias. In: XV ENCITA Encontro de Iniciação Científica do ITA, 2009, São José dos Campos, SP. XV ENCITA Encontro de Iniciação Científica do ITA, 2009.

27.
Santos, J. S. ; TASINAFFO, P. M. . Controle Preditivo Composto de Algoritmo de Filtragem de Kalman e de Redes Neurais Feedforward Utilizando Derivadas Médias Aplicado em Simulação de Vôo Autônomo de um VANT. In: IX Congresso Brasileiro de Redes Neurais /Inteligência Computacional (IX CBRN), 2009, Ouro Preto, MG. Anais do IX CBRN, 2009.

28.
Marin, L. H. G. ; TASINAFFO, P. M. . Um Método Computacional para Tratamento, Identificação e Previsão Aplicado a Rios da Bacia Amazônica. In: The 3rd Southern Conference on Computational Modeling - MCSUL, 2009, Rio Grande/RS. MCSUL, 2009. p. 314-317.

29.
MELO, Regina Paiva ; TASINAFFO, P. M. . Uma Metodologia de Modelagem Empírica Utilizando o Integrador Neural de Euler. In: CBA Congresso Brasileiro de Automática, 2008, Juíz de Fora. Métodos e Análises I, 2008.

30.
Garcia, R. V. ; TASINAFFO, P. M. . Algoritmos Genéticos Aplicados à Modelagem Ótima de Problemas de Planejamento e um Estudo de Caso. In: XIV ENCITA, 2008, São José dos Campos. Semana Nacional da Ciência, 2008.

31.
Tominaga, R. I. S. ; TASINAFFO, P. M. . Estruturas de Controle Preditivo Neural com Derivadas Médias para Representação e Controle em Problemas Dinâmicos Não-Lineares. In: XIV ENCITA, 2008, São José dos Campos. Semana Nacional da Ciência, 2008.

32.
RIZOL, ; ABIUZI, ; HOREWICZ, ; TASINAFFO, P. M. ; NASCIMENTO, . Fuzzy Expert System to Estimation of Neonatal Death. In: 2nd International Congress University-Industry Cooperation ? UNINDU, 2007, Perugia/Italy. Second International Congress University-Industry Cooperation UNINDU 2007. Taubaté/ Brazil: Editor Giacaglia, Giorgio Eugenio Oscare, 2007.

33.
ARRUDA, ; TASINAFFO, P. M. ; ABDURAHIMAN, Vakulathil . Estudo Comparativo de Modelos em Sistemas Especialistas Através de Lógica de Primeira Ordem. In: XIII ENCITA Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA, 2007, São José dos Campos. XIII ENCITA, 2007.

34.
TASINAFFO, P. M.; Motta, D. B. ; Rocha, P. M. S. . Feedforward Neural Network Combined with Numerical Integrator Structure for an Inverted Pendulum Modeling and Simulation. In: Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA - XII ENCITA, 2006, São José dos Campos, 2006.

35.
TASINAFFO, P. M.; Sarapka, J. L. ; Bucheri, K. P. ; Bento, L. . Um Método de Desenvolvimento de Sistemas de Controle Baseado em Integração Neural com Derivadas Médias: Estudo de Caso. In: Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA - XII ENCITA, 2006, São José dos Campos, 2006.

36.
TASINAFFO, P. M.; C., Silva Nobre, J. . Integrador Neural Aplicado na Dinâmica do Pêndulo de WilberForce. In: Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA - XII ENCITA, 2006, São José dos Campos, 2006.

37.
TASINAFFO, P. M.; Pimentel, M. M. . Emprego de Algoritmos de Clusterização e Sistemas Especialistas na Determinação de Assinaturas Radar. In: VIII Simpósio de Guerra Eletrônica do ITA, 2006, São José dos Campos, 2006.

38.
RIOS NETO, A. ; TASINAFFO, P. M. . Modelagem de Sistemas Dinâmicos com Integrador Neural de Euler Baseado em Derivadas Médias. In: CBA 2004 - XV Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado/RS. CBA 2004, 2004.

39.
RIOS NETO, A. ; TASINAFFO, P. M. . Neural Numerical Integrators in Predictive Control Tested in an Orbit Transfer Problem. In: DiNCON-2003 ou II Congresso Temático de Dinâmica, Controle e Aplicações, 2003, São José dos Campos. DINCON 2003, 2003.

40.
RIOS NETO, A. ; TASINAFFO, P. M. . Feedforward Neural Networks Combined with a Numerical Integrator Structure for Dynamic Systems Modeling. In: XVII COBEM - International Congress of Mechanical Engineering, 2003, São Paulo. XVII COBEM, 2003.

41.
RIOS NETO, A. ; TASINAFFO, P. M. . Modeling with ODE Neural Numerical Integrators Applied to the Dynamics of an Orbit Transfer Problem. In: XI Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital, 2002, Viçosa/MG. XI CBDO, 2002.

42.
MOREIRA SANTOS, A. H. ; TASINAFFO, P. M. . Eficientização Energética de Sistemas de Saneamento Básico. In: IV ELAF - ENCONTRO LATINO AMERICANO DE FLUÍDO-MECÂNICA, 1997, Itajubá. IV ELAF, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONÇALVES, G. S. ; SHIGEMURA, R. ; SILVA, P. D. da ; SANTANA, R. ; SILVA, E. ; DAKWAT, A. ; MIGUEL, F. ; TASINAFFO, P. M. ; CUNHA, A. M. ; DIAS, L. A. V. . An Agile Developed Interdisciplinary Approach for Safety-Critical Embedded System. In: 14th International Conference on Information Technology: New Generations, 2017, Las Vegas. ITNG 2017, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
TASINAFFO, P. M.; GONÇALVES, G. S. ; CUNHA, A. M. ; DIAS, L. A. V. . An Introduction to Universal Numerical Integrators. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATIVE COMPUTING, INFORMATION & CONTROL, 2019.

2.
Guimarães, R. dos S. ; TASINAFFO, P. M. . A Multipolar-Valued Fuzzy Sets Approach to Teaching People with Disabilities. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATIVE COMPUTING, INFORMATION & CONTROL, 2019.

3.
TASINAFFO, P. M.; RIOS NETO, A. . Adams-Bashforth Neural Networks Applied in a Predictive Control Structure with Only One Horizon. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATIVE COMPUTING, INFORMATION & CONTROL, 2019.

Outras produções bibliográficas
1.
RIOS NETO, A. ; TASINAFFO, P. M. . Integração Neural em uma Estrutura de Controle Preditivo 2004 (Relatório Interno - INPE).

2.
TASINAFFO, P. M.. Estruturas de Integração Neural Feedforward Testadas em Problemas de Controle Preditivo 2003 (Tese de Doutorado).

3.
TASINAFFO, P. M.. Regulação de Geradores de Fluxo pela Variação da Rotação 1998 (Dissertação de Mestrado).

4.
TASINAFFO, P. M.. Estudo e Resolução da Equação Diferencial Parcial do Tipo Hiperbólico 1995 (Trabalho de Iniciação Científica).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
TASINAFFO, P. M.. Aplicativo para Representação de Sistemas Dinâmicos Não-Lineares Através de Redes Neurais em Estruturas de Controle Preditivo. 2003.

2.
TASINAFFO, P. M.. Eficientização Energética de Sistemas de Saneamento Básico. 1998.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TASINAFFO, P. M.; CUNHA, A. M.; SANCHES, C. A. A.; MIALARET, L. F. S.. Participação em banca de James de Castro Martins. MAVARS - Um Método Ágil para Validação de Requisitos de Segurança. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

2.
TASINAFFO, P. M.; RIBEIRO, C. H. C.; CASTRO, P. A. L.de; SILVA, V. F da.. Participação em banca de Silvio Roberto Assunção de Oliveira Filho. Modelagem da Alocação de Recursos Logísticos de Meios Aéreos em Ambiente de Incerteza como um MDP Utilizando UCT. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

3.
TASINAFFO, P. M.; CUNHA, A. M.; Forster, C. H. Q.; SILVEIRA, F. F.. Participação em banca de Renê Esteves Maria. L-SAM: Um Método Acadêmico de Desenvolvimento Escalável de Software. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

4.
TASINAFFO, P. M.; SOMA, N. Y.; RIBEIRO, C. H. C.; YANASSE, H. H.. Participação em banca de Matheus de Oliveira Leão. Modular Decomposition and Hard Subset-Sum Problem. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

5.
TASINAFFO, P. M.; SAOTOME, O.; MARCONDES, C. A. C.; KIMURA, B. Y. L.. Participação em banca de Pedro Yuri Arbs Paiva. Multi-Agent Reconfiguration for Dynamic Control and Coordination Framework for Monitoring in SCADA Systems. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

6.
SANCHES, C. A. A.; CUNHA, A. M.; TASINAFFO, P. M.; GUERRA, E. M.. Participação em banca de Paulo Takachi Tsoucamoto. Uma Abordagem Inspirada em Desenvolvimentos Ágeis para Sistemas de Softwares Embarcados Militares. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

7.
TASINAFFO, P. M.; SOMA, N. Y.; Dias, L. A. V.; IMAMURA, O. C.. Participação em banca de André Rodrigues Simões. Uma Abordagem de Automação de Teste de Software para Sistemas de Controle de Atitude e Órbita de Satélites Artificiais. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

8.
CASTRO, P. A. de L.; Forster, C. H. Q.; TASINAFFO, P. M.; COELHO, C. A. dos S.. Participação em banca de Marcelo Paiva Ramos. Um Procedimento de Pós-Processamento da Previsão Climática Sazonal Através das Ferramentas Hadoop e Hive. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

9.
SANCHES, C. A. A.; CASTRO, P. A. L.de; TASINAFFO, P. M.; SANTOS, R. da S.. Participação em banca de Anderson Rodrigo Barretto Teodoro. Análise de Dados em Ambiente Distribuído para Detecção de Anomalias no Contexto de Operações Financeiras. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

10.
TASINAFFO, P. M.; CUNHA, A. M.; Dias, L. A. V.; GUERRA, E. M.. Participação em banca de Roberto Pepato Mellado. Um Modelo de Referência para Ferramenta de Identificação de Violações da Lei de Demeter. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

11.
de OLIVEIRA, J. M. P.; SOMA, N. Y.; TASINAFFO, P. M.; STEINER, M. T. A.. Participação em banca de Dionisio Chiuratto Agourakis. Geração de Grades Horárias Educacionais - Estudos de Caso com Paralelismo em GPU e Algoritmos Híbridos. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

12.
DIAS, L. A. V.; TASINAFFO, P. M.; ELLER, R. A. G.; LOPES, B. I. de L.. Participação em banca de Jorge Luís Guedes Alves. Utilização de Inteligência Artificial, Através de Inferência Difusa, na Correlação de Métodos de Diagnóstico de Insuficiência Cardíaca. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

13.
DIAS, L. A. V.; TASINAFFO, P. M.; MARQUES, J. C.. Participação em banca de André Sarkis. Um Conjunto de Regras para a Produção de Modelos de Design em Observância com as Normas DO-178C e DO-331. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

14.
Dias, L. A. V.; CUNHA, A. M.; MIALARET, L. F. S.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de Strauss Cunha Carvalho. Um Método de Inferência Difusa para Classificação em Banco de Dados. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

15.
TASINAFFO, P. M.; CUNHA, A. M.; DIAS, L. A. V.; SANTOS, W. A.. Participação em banca de Helivelton Oliveira Ferreira. T-PRELINK - Um Método Temporal para Predição de Links em Redes Sociais. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

16.
RIBEIRO, C. H. C.; Forster, C. H. Q.; TASINAFFO, P. M.; LORENA, A. C.. Participação em banca de Klaifer Garcia. Método de Predição de Categorias com Formação de Conjunto Representativo e Treinamento Competitivo. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

17.
Dias, L. A. V.; TASINAFFO, P. M.; Villani, E.; dos Santos, W. A.. Participação em banca de Felipe Rafael Motta Cardoso. Um Modelo de Controle Formal Para o Gerenciamento de Riscos de Projeto de Software. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

18.
CUNHA, A. M.; DIAS, L. A. V.; Ambrosio, A. M.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de Elton Oliveira Ferreira. Um Método Orientado a Processo Para Elicitação de Requisitos em Sistemas Computadorizados. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

19.
Dias, L. A. V.; TASINAFFO, P. M.; CUNHA, A. M.; Palma, J. G.. Participação em banca de Danilo Douradinho Fernandes. Meta-Algoritmo para o Desenvolvimento de Indicadores Amparados por Modelo e Métodos Formais. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

20.
TASINAFFO, P. M.; Nascimento Junior, C. L.; Scarpel, R. A.; Lima, J. de C.. Participação em banca de Alexandre Bittencourt Faria. Extração do Conhecimento Contido em Ocorrências no Transporte Coletivo Urbano Usando Árvore de Decisão. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

21.
Dias, L. A. V.; TASINAFFO, P. M.; Forster, C. H. Q.; Da Rosa, L. C. L.. Participação em banca de Fernando Henrique Pimentel Araújo. Trading System Aplicado À BOVESPA Utilizando Redes Neurais e Computação Evolutiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

22.
Dias, L. A. V.; Almeida, F. A. de; TASINAFFO, P. M.; Santoro, F. M.. Participação em banca de André Valdestilhas. Um Ambiente para Autoria e Execução de Hiperprogramas. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

23.
Andrade, M. T. C. de; Pinto, A. de C.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de David Saraiva Farias Fernandes. Análise de Similaridades de Modelagem no Emprego de Técnicas Conexionistas e Evolutivas da Inteligência Computacional Visando à Resolução de Problemas de Otimização Combinatorial: Estudo de Caso - Problema do Caixeiro Viajante. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

24.
Dias, L. A. V.; TASINAFFO, P. M.; CUNHA, Adilson Marques da; Carrara, V.. Participação em banca de Jônatas Barros Falcão. TECSOAR - Uma Técnica para Desenvolvimento de Sistemas Especialistas na Organização e Alocação de Recursos Aeroportuários. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

25.
Forster, C. H. Q.; Yano, E. T.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de Roberto Sávio de Oliveira Júnior. Detecção de Outliers Usando Regras de Associação na Descrição do Padrão de Comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

26.
Dias, L. A. V.; TASINAFFO, P. M.; Forster, C. H. Q.; Rosa, R. R.. Participação em banca de Luciano Heitor Gallegos Marin. MECTIP: Um Método para Análise de Séries Temporais Utilizando Suavização Exponencial, NARMAX e Redes Neurais. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

27.
RIBEIRO, C. H. C.; Forster, C. H. Q.; TASINAFFO, P. M.; Becceneri, J. C.. Participação em banca de Waldinez Araujo da Silva. Aplicação de Algoritmos Genéticos para Solução do Problema de Alocação de Câmeras de Segurança Eletrônica. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

28.
Yano, E. T.; TASINAFFO, P. M.; Ambrosio, A. M.; CUNHA, A. M.. Participação em banca de Caio Monteiro Barbosa da Silva. Um Modelo de Estimativa de Esforços para o Desenvolvimento de Sistemas Computadorizados. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

29.
Ricci, M. C.; Lopes, M. de O. e S.; Milani, P. G.; SILVA, A. R.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de Jairo Cavalcanti Amaral. Análise, Projeto e Simulação de uma Arquitetura de Controle Reconfigurável Para a Plataforma Multimissão. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

30.
CUNHA, Adilson Marques da; Almeida, F. A. de; TASINAFFO, P. M.; Strafacci Júnior, V.. Participação em banca de Rubens dos Santos Guimarães. ACEAS: Um Ambiente Computadorizado para Ensino e Aprendizagem de Surdos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

31.
SOMA, Nei Yoshihiro; Almeida, F. A. de; TASINAFFO, P. M.; Cardozo, E.. Participação em banca de Kenji Taniguchi. SICLA-SISTEMA de informação Colaborativa para Laboratórios Acadêmicos: um Modelo CSCW Aplicado ao LINCOM. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

32.
TASINAFFO, P. M.; RIBEIRO, Carlos Henrique Costa; Nascimento Junior, C. L.; RIOS NETO, A.. Participação em banca de Regina Paiva Melo. Metodologia de Modelagem Empírica Utilizando Integradores Neurais Aplicado a Sistemas Dinâmicos Não-Lineares. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

33.
Oliveira, J. E. B.; TASINAFFO, P. M.; Ribeiro, C. H. C.; Vila Nova, H. F.. Participação em banca de Marcelo Menezes Pimentel. Estudo Sobre o Emprego de Algoritmos de Clusterização e Sistemas Especialistas na Gestão de Assinaturas Radar. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

34.
TASINAFFO, P. M.; Forster, C. H. Q.; RIBEIRO, Carlos Henrique Costa; BRAGA, A. P. S.; MATSUURA, J. P.. Participação em banca de Celeny Fernandes Alves. Planejamento Online para Robô Móvel Baseado em Amostragem Esparsa e Macro-Operadores. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

35.
TASINAFFO, P. M.; RIBEIRO, Carlos Henrique Costa; OMAR, Nizam; MULLER, Carlos; MOURA, Arnaldo Vieira. Participação em banca de Fernando José de Moura Marcellino. Solução do Problema de Transporte de Derivados de Petróleo em Oleodutos Através de um Modelo de Satisfação de Restrições Distribuído com Otimização. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

36.
TASINAFFO, P. M.; ABDURAHIMAN, Vakulathil; SOUZA, Celso de Renna e; CUNHA, Adilson Marques da; RIBEIRO, Carlos Henrique da Costa; FILGUEIRAS, Lúcia Vilela Leite. Participação em banca de Fabiana Lima da Rocha. Um Protótipo de Sistema Especialista para Detecção e Resolução de Conflitos no Sequenciamento de Aeronaves. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

37.
TASINAFFO, P. M.; AZEVEDO, João Luiz Filgueiras de; LACAVA, Pedro Teixeira; QUEIROZ, Paulo Ivo Braga de; SILVA, Luís Fernando Figueira da. Participação em banca de Fábio Rodrigues Guzzo. Análise e Simulação de Escoamentos Hipersônicos em Condição de Não Equilíbrio Químico. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Aeronâutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

38.
TASINAFFO, P. M.; SOMA, Nei Yoshihiro; RIBEIRO, Carlos Henrique Costa; NASCIMENTO JÚNIOR, Cairo; ZUBEN, Fernando José Von. Participação em banca de Esther Luna Colombini. Module-Based Learning in Autonomous Mobile Robots. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Teses de doutorado
1.
TASINAFFO, P. M.; HIRATA, C. M.; BEZERRA, J. de M.; MIYAGI, P. E.; VIJAYKUMAR, N. L.. Participação em banca de Rodrigo Martins Pagliares. Simulation-Based Approach for the Dynamic Definition of Engineering Processes. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

2.
Forster, C. H. Q.; de OLIVEIRA, J. M. P.; TASINAFFO, P. M.; GAUTHIER, F. A. O.; MOURA, A. M.de C.. Participação em banca de Gustavo de Assis Costa. Entity Resolution and Link Discivery for Dataset Integration on the Web of Data. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

3.
TASINAFFO, P. M.; CUNHA, A. M.; Alves, C. J. P.; Cugnasca, P. S.; Camargo Júnior, J. B.. Participação em banca de Giovani Volnei Meinerz. DECOLA: Um Modelo de Decisões Colaborativas para Sequenciamento de Pousos e Decolagens Utilizando Sistemas Multiagentes. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

4.
Forster, C. H. Q.; Almeida, F. A. de; Pellegrino, S. R. M.; TASINAFFO, P. M.; Neto, G. C.. Participação em banca de João Pedro Cerveira Cordeiro. Álgebra de Mapas e Regiões. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TASINAFFO, P. M.; SOMA, N. Y.; DIAS, L. A. V.. Participação em banca de Caique Porto Lira.Modelagem de Sistemas Dinâmicos pelos Métodos NARMAX e Derivadas Médias Utilizando Redes Neurais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

2.
TASINAFFO, P. M.; Yano, E. T.; Dias, L. A. V.. Participação em banca de Felipe Tuyama de Faria Barbosa.Aplicação de Redes Neurais em Interface Cérebro Máquina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

3.
CASTRO, P. A. L.de; UMBINA, L. M. S.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de José Ailton Azevedo Araujo Filho e José de Oliveira L. Neto.Bayesian Deep Learning Applied to Asset Valuation. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

4.
SOMA, N. Y.; TASINAFFO, P. M.; GOUVEIA, A. R.. Participação em banca de Matheus de Oliveira Leão.Aplicações de Matroides na Modelagem e Resolução de Problemas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

5.
SANCHES, C. A. A.; SOMA, N. Y.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de Vitor Tessari Terra.Simulação de DNA Computing em Plataforma de Alto Desempenho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

6.
CASTRO, P. A. L.de; SOMA, N. Y.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de Manuel Soares Ribeiro.Applying Machine Learning Techniques to Refine Technical Analysis Based Trading Strategies. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

7.
CESAR, C. de A. C.; TASINAFFO, P. M.; Yano, E. T.. Participação em banca de Milton Eiji Takamura.Detecção de Botnets em Redes Definidas por Software Utilizando Aprendizado de Máquina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

8.
TASINAFFO, P. M.; Dias, L. A. V.. Participação em banca de Matheus Barros de Paula.Utilização de Métodos Não-Clássicos na Resolução do Problema do Caixeiro Viajante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

9.
TASINAFFO, P. M.; Dias, L. A. V.; Forster, C. H. Q.. Participação em banca de Renan Pablo Rodrigues da Cruz.Deep Neural Networks and Monte Carlo Tree Search Applied to the Game of Go. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

10.
Forster, C. H. Q.; TASINAFFO, P. M.; Dias, L. A. V.. Participação em banca de Cássio dos Santos Sousa.Resolução Otimizada de Problemas com Uso de Algoritmos Evolutivos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

11.
TASINAFFO, P. M.; RIBEIRO, C. H. C.; Yano, E. T.. Participação em banca de Talles De Oliveira Faria.Growing and Navigation in Alternative Models of Small World. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

12.
CASTRO, P. A. de L.; TASINAFFO, P. M.; RIBEIRO, C. H. C.. Participação em banca de Luiz Filipe Martins Ramos e Bernardo Monteiro Rufino.Desenvolvimento de um Classificador de Postagem em Rede Social Utilizando Processamento de Linguagem Natural. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

13.
Forster, C. H. Q.; de OLIVEIRA, J. M. P.; TASINAFFO, P. M.. Participação em banca de Bruno de Nadai Sarnaglia.Aplicação de Machine Learning na Precificação de Ações e Optimização de Portifólios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

14.
TASINAFFO, P. M.; Forster, C. H. Q.; OLIVEIRA, N. N. P.. Participação em banca de Alisson Felipe Bezerra.Utilização de Redes Neurais Artificiais em Testes Adaptativos Computadorizados Baseados na Teoria da Resposta ao Item. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

15.
TASINAFFO, P. M.; SANCHES, C. A. A.; Dias, L. A. V.. Participação em banca de Mateus Oliveira de Figueiredo.Modelagem de Sistemas Dinâmicos Não Lineares Utilizando Lógica Fuzzy e Algoritmos Genéticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

16.
Forster, C. H. Q.; TASINAFFO, P. M.; SANCHES, C. A. A.. Participação em banca de Rafael Marioka Oda.Análise Heurística do Problema Múltiplo do Caixeiro Viajante com Foco no Método de Monte Carlo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

17.
RIBEIRO, C. H. C.; TASINAFFO, P. M.; GHEDINI, C. G.. Participação em banca de Marcos Victor Pereira Vieira.Tecnologias de Monitoramento e Auxílio à Decisão para Redução de Impactos Sociais de Desastres Naturais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

18.
GUERRA, E. M.; TASINAFFO, P. M.; FERNANDES, C. T.. Participação em banca de Elvis Henrique Sales de Castro.Suporte para Refatoração de Documentos XML. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

19.
TASINAFFO, P. M.; DIAS, L. A. V.; Forster, C. H. Q.. Participação em banca de Alexandre Couto Albizzati e Bruno César Alves.Método de Monte Carlo Aplicado à Predição de Ativos Financeiros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

20.
TASINAFFO, P. M.; SANCHES, C. A. A.; Forster, C. H. Q.. Participação em banca de Maykon Lorencini Bergamaschi e Ricardo Itiro Sabota Tominaga.Desenvolvimento de uma Ferramenta de Apoio à Decisão para Mercado Financeiro Empregando Redes Neurais Artificiais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

21.
CASTRO, P. A. de L.; TASINAFFO, P. M.; Forster, C. H. Q.. Participação em banca de Vicente Matheus Moreira Zuffo.Desenvolvimento de Algoritmo para Operações de Alta Frequência no Mercado Futuro do Dólar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

22.
TASINAFFO, P. M.; Vila Nova, H. F.. Participação em banca de Paulo Henrique Cardoso Tourinho.A Utilização da Criptografia para a Segurança da Informação - Desenvolvimento Pautado na Linguagem Java. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15th International Conference on Information Technology: New Generations. ITNG 2018. 2018. (Congresso).

2.
14th International Conference on Information Technology: New Generations IT. ITNG 2017. 2017. (Congresso).

3.
13th International Conference on Information Technology: New Generations IT. ITNG 2016. 2016. (Congresso).

4.
XX Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA e XXI ENCITA. Integração Neural em Estruturas de Controle Preditivo para o Controle do Pêndulo Invertido Não Linear. 2015. (Congresso).

5.
XIX Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA e XX ENCITA. Computação Evolutiva Aplicada no Melhoria do Treinamento Supervisionado de Redes Neurais Artificiais com Arquitetura MLP. 2014. (Congresso).

6.
XVI ENCITA Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA. 2010. (Encontro).

7.
IX Congresso Brasileiro de Redes Neurais e Inteligência Computacional. Integrador Neural de Euler com Derivadas Médias Aplicado na Modelagem de Sistemas Dinâmicos Autônomos Não-Lineares em Controle Preditivo. 2009. (Congresso).

8.
XV ENCITA Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA. 2009. (Encontro).

9.
CBA 2008 - XVII Congresso Brasileiro de Automática. Uma Metodologia de Modelagem Empírica Utilizando o Integrador Neural Euler. 2008. (Congresso).

10.
XIV ENCITA Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA.Um Breve Histórico do Desenvolvimento da Lógica Matemática e o Surgimento da Teoria da Computação. 2008. (Encontro).

11.
XIII Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA.XIII ENCITA 2006 - Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA. ITA - São José dos Campos, SP-Brasil de 01 à 04 de outubro de 2007.. 2007. (Encontro).

12.
XII Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA.XII ENCITA 2006 - Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA. ITA - São José dos Campos, SP-Brasil de 16 à 19 de outubro de 2006.. 2006. (Encontro).

13.
XV CBA 2004 - Congresso Brasileiro de Automática.. XV CBA 2004 - Congresso Brasileiro de Automática. UFRGS - Gramado, RS-Brasil de 21 à 24 de setembro de 2004.. 2004. (Congresso).

14.
II DINCON 2003 - Congresso Temático de Dinâmica, Controle e Aplicações. II DINCON 2003 - Congresso Temático de Dinâmica, Controle e Aplicações. ITA- São José dos Campos, SP- Brasil de 18 à 21 de agosto de 2003.. 2003. (Congresso).

15.
XVII COBEM 2003 - Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. XVII COBEM 2003 - Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. São Paulo, SP-Brasil de 10 à 14 de novembro de 2003.. 2003. (Congresso).

16.
XI CBDO - Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital. XI CBDO - Colóquio Brasileiro de Dinâmica Orbital. UFV - Viçosa, MG - Brasil de 4 à 8 de novembro de 2002.. 2002. (Congresso).

17.
IV ELAF - Encontro Latino Americano de Fluidomecâmica. IV ELAF - Encontro Latino Americano de Fluidomecânica. EFEI - Itajubá, MG - Brasil de 7 à 10 de abril de 1997.. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Augusto Lopes Shigemura. Tema Ainda em Desenvolvimento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

2.
Marco Leite. Tema Ainda em Desenvolvimento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

3.
Erik Miguel de Elias. Projeto Ainda em Fase de Desenvolvimento. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

4.
Letícia Hissae Yanaguya. Título em Desenvolvimento envolvendo banco de dados. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

5.
Ainda Procurando por Aluno(a) Interessado(a). Modelagem de Sistemas Dinâmicos Não-Lineares e Não-Autônomos para Pequenos Intervalos de Tempo Utilizando Derivadas Médias. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Jennifer Tamiris da Costa Siqueira. Título em Desenvolvimento envolvendo Deep Learning. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

7.
Vinicius Emanoel Ares. Técnicas de Aprendizado de Máquina para o Projeto de um Jogador Virtual Autônomo para o Jogo Othello. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

8.
Gildárcio Sousa Gonçalves. Análise Comparativa do Desenvolvimento Computacional entre Redes Neurais Multilayer Perceptrons e Deep Learning no Problema de Detecção de Fraudes em Cartões de Crédito. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

9.
Mayara Valéria Morais dos Santos. Um Modelo para Gerenciamento de Requisitos de Software Usando Método Ágil e Técnicas de Teste de Software. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

10.
Lineu Lima. A Comparative Study of Indexes to Find Patterns in Multidimensional Scientific Databases. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

11.
Bruna dos Santos Almeida. Pesquisa em Engenharia de Software. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Paôla de Oliveira Souza. Tema Ainda em Desenvolvimento. Início: 2018. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

2.
Strauss Cunha Carvalho. Em Fase de Desenvolvimento. Início: 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriel Cavalcante Lima. Aplicação de Técnicas de Machine Learning para Composições Musicais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Lucas da Silva Jorge. Integração Neural Utilizando as Metodologias NARMAX e das Derivadas Médias para Controle do Pêndulo Invertido Não Linear. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Marcelo Paiva Ramos. Um Procedimento de Pós-Processamento da Previsão Climática Sazonal Através das Ferramentas Hadoop e Hive. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

2.
Jorge Luís Guedes Alves. Utilização de Inteligência Artificial, Através de Inferência Difusa, na Correlação de Métodos de Diagnóstico de Insuficiência Cardíaca. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

3.
Sarasuaty Megume Hayashi Yelisetty. Um Conjunto de Métricas de Conformidade para Projetos de Desenvolvimento de Software Aeronáutico Embarcado. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

4.
Felipe Rafael Motta Cardoso. Um Modelo de Controle Formal Para o Gerenciamento de Riscos de Projeto de Software. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

5.
Danilo Douradinho Fernandes. Meta-Algoritmo Para o Desenvolvimento de Indicadores Amparados por Modelo e Métodos Formais. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

6.
Fernando Henrique Pimentel Araújo. Trading System Aplicado à BOVESPA Utilizando Redes Neurais e Computação Evolutiva. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

7.
Luciano Heitor Gallegos Marin. MECTIP: Um Método Computacional para Análise de Séries Temporais Utilizando Suavização Exponencial, NARMAX e Redes Neurais. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

8.
Jonatas Barros Falcão. TECSOAR - Uma Técnica para Desenvolvimento de Sistemas Especialistas na Organização e Alocação de Recursos Aeroportuários. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

9.
Marcelo Menezes Pimentel. Estudo Sobre o Emprego de Algoritmos de Clusterização e Sistemas Especialistas na Gestão de Assinaturas Radar. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

10.
Regina Paiva Melo. Metodologia de Modelagem Empírica Utilizando Integradores Neurais de Múltiplos-Passos Aplicado a Sistemas Dinâmicos Não-Lineares. 2008. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

Tese de doutorado
1.
Rubens dos Santos Guimarães. Uma Abordagem Multipolar-Valorada Para Lidar com Conjuntos Nebulosos com o Objetivo de Avaliar como Suas Interdependências Afetam o Equilíbrio em Sistemas Multi-Dimensionais. 2018. Tese (Doutorado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, . Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

2.
Denis Ávila Montine. Modelo de Agentes Inteligentes para Otimização de Planejamento em Linhas de Produção de Software. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Tuyama de Faria Barbosa. Aplicação de Redes Neurais em Interface Cérebro Máquina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

2.
Caique Porto Lira. Modelagem de Sistemas Dinâmicos pelos Métodos NARMAX e Derivadas Médias Utilizando Redes Neurais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

3.
Renan Pablo Rodrigues da Cruz. Deep Neural Networks and Monte Carlo Tree Search Applied to the Game of Go. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

4.
Matheus Barros de Paula. Utilização de Métodos Não-Clássicos na Resolução do Problema do Caixeiro Viajante. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

5.
Talles de Oliveira Faria. Growing and Navigation in Alternative Models of Small-Worlds. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

6.
Alisson Felipe Bezerra. Utilização de Redes Neurais Artificiais em Testes Adaptativos Computadorizados Baseados na Teoria da Resposta ao Item. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

7.
Mateus Oliveira de Figueiredo. Modelagem de Sistemas Dinâmicos Não-Lineares Utilizando Lógica Fuzzy e Algoritmos Genéticos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

8.
Alexandre Couto Albizzati e Bruno César Alves. Método de Monte Carlo Aplicado à Precificação de Ativos Financeiros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

9.
Maykon Lorencini Bergamaschi e Ricardo Itiro Sabota Tominaga. Desenvolvimento de uma Ferramenta de Apoio à Decisão para Mercado Financeiro Empregando Redes Neurais Artificiais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

Iniciação científica
1.
Igor Mourão Ribeiro. Estratégia de Time de Robôs Very Small Size. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

2.
Mateus Menezes Azevedo Coelho. Desenvolvimento de Visão Computacional do Robô Humanoide. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

3.
Rahyan Azin Gondim. Integração Neural em Estruturas de Controle Preditivo para o Controle do Pêndulo Invertido Não Linear. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

4.
Adan Vitor Alves Oliveira. Computação Evolutiva Aplicada na Melhoria do Treinamento Supervisionado de Redes Neurais Artificiais com Arquitetura MLP. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

5.
Dafne Guisard. Controle Preditivo NãoLinear Através de Redes Neurais Artificiais e uma Aplicação Sobre um Estudo de Caso. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

6.
Ricardo Itiro Tominaga. Representação de Sistemas Dinâmicos Não-Lineares Através de Redes Neurais Artificiais com Aplicação em Controle. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

7.
Jonatas San'Anna dos Santos. Controle Preditivo Neural Aplicado em Problemas de Navegação Autônoma de Veículos VANT. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

8.
Roger Vinícius Garcia. Análise de Desempenho de Arquiteturas de Agentes Inteligentes na Resolução de Problemas Estratégicos em Teoria dos Jogos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.

9.
Fleuri Domingues Barreto Arruda. Estudo Comparativo de Modelos em Sistemas Especialistas Através de Lógica de Primeira Ordem. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Marcelo Tasinaffo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TASINAFFO, P. M.2016TASINAFFO, P. M.; Guimarães, R. dos S. ; Dias, L. A. V. ; Strafacci Júnior, V. ; Cardoso, F. R. M. . Discrete and Exact General Solution for Nonlinear Autonomous Ordinary Differential Equations. INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATIVE COMPUTING, INFORMATION & CONTROL, v. 12, p. 1703-1719, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 16:07:26