Lorenzo Mammi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7979645059151855
  • Última atualização do currículo em 08/03/2014


possui graduação em Matérie Letterarie pela Università degli Studi di Firenze (1984), doutorado e livre docência em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1998, 2009). É professor da Universidade de São Paulo desde 1989. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: musica, arte contemporânea, filosofia patrística. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lorenzo Mammi
Nome em citações bibliográficas
MAMMI, L.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315
Butantã
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30312431
Fax: (11) 30913765
URL da Homepage: http://usp.com.br


Formação acadêmica/titulação


2009
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: santo Agostinho e a artes liberais, Ano de obtenção: 2009.
Palavras-chave: Filosofia Medieval; patrística; artes liberais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: História da Filosofia Medieval.
1990 - 1998
Doutorado em Filosofia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Santo Agostinho, O Tempo e a Música", Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Franklin Leopoldo e Silva.
Palavras-chave: Santo Agostinho; Filosofia Medieval.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: História da Filosofia Medieval.
Setores de atividade: Educação.
1978 - 1990
Graduação em Música.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 0
Outras informações
Concurso público para provimento de vaga de professor doutor em história da filosofia medieval, Departamento de Filosofia, FFLCH-USP, 25 de junho de 2003

Vínculo institucional

1989 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2004 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Filosofia Medieval
História da Filosofia Medieval II
2004 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Filosofia Medieval (Tempo e Música em Agostinho
História da Filosofia Medieval Imagem e Interpretação na Literatura Patrística
11/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

2002 - Atual
Direção e administração, Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, Centro Universitário Maria Antônia.

Cargo ou função
Coordeanador.
2001 - 2003
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
"Ópera: análise e história: As Bodas de Fígaro de W. A. Mozart"
2000 - 2003
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.

Cargo ou função
MEMBRO DA COMISSAO EXECUTIVA DO SERVICO DE DOCUMENTACAO // E APOIO A PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE MUSICA/ECA/USP.
2000 - 2003
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.

Linhas de pesquisa
MUSICOLOGIA
1989 - 2003
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e evolução da Música I (Antiguidade e Idade Média)
História e evolução da Música VII (Romantismo)
História e evolução da Música VIII (moderna e contemporânea)
História e evolução da Música III (Barroco)
História e evolução da Música IV (Classicismo)
História e evolução da Música III (Antiguidade e Idade Média)
História e evolução da Música III (Idade Média e Renascença)
Música brasileira II
Música brasileira I
Ópera: análise estilística e estrutural (opcional): a ópera cômica
História da ópera I
História da ópera II


Linhas de pesquisa


1.
MUSICOLOGIA
2.
SOM E IMAGEM: FORMAS SIMBÓLICAS E LIMITES DA LINGUAGEM NA LITERATURA PATRÍSTICA OCIDENTAL

Objetivo: A cristianização do Ocidente levou a uma rejeição das práticas musicais e representativas tradicionais, comprometidas com o paganismo. A condenação dos espetáculos teatrais, por um lado, e o receio da idolatria, por outro, foram obstáculos importantes à transmissão das práticas artísticas antigas. No entanto, justamente nessa época (entre os séculos IV e VIII da era cristã) foram criadas as bases de um novo tipo de arte e de música, cujas características são fundamentais para entender o desenvolvimento ulterior da cultura européia. As pesquisas conduzidas até o presente momento sobre as teorias musicais e o pensamento estético na literatura patrística me parecem mostrar alguns limites, que têm dificultado a compreensão de aspectos essenciais dessa transição. Por um lado, especialmente nos estudos musicais, prestou-se uma atenção quase exclusiva aos tratados técnicos, que em geral se preocupam em transmitir a tradição científica grega de maneira o mais possível fiel (com equívocos, é verdade, que não são de todo casuais e irrelevantes), enquanto os textos que tratam do uso pastoral e do significado místico dos cantos não são estudados sistematicamente, comparecendo apenas por algumas citações de praxe. Na minha tese de doutorado, tentei mostrar, em primeiro lugar, a relação entre novo valor dado à música e surgimento de uma idéia de consciência na obra de Agostinho de Hipona; em segundo lugar, como essa relação sustenta não apenas muitos aspectos do pensamento agostiniano (a relação entre música e linguagem, música e consciência e, por essa via, a relação entre música e tempo), mas também a estrutura profunda do canto cristão posterior, tão distante da tradição grego-romana. A uma idéia de música como forma proporcional objetiva, presente nas relações entre medidas sonoras, típica da cultura antiga, corresponde, em época cristã, um modelo de canto como expressão de um movimento interior, que se expressa não nos, mas mediante os sons..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: História da Filosofia Medieval.
Setores de atividade: Educação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.


Idiomas


Inglês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAMMI, L.2014MAMMI, L. . a era do disco. Revista Piauí, v. 89, p. 36-41, 2014.

2.
MAMMI, L.2004MAMMI, L. . À Margem. ARS (USP), v. 2, p. 80-101, 2004.

3.
MAMMI, L.2002MAMMI, L. . Instantes e movimentos: Carmela Gross e Iole de Freitas. Estudos Avançados, São Paulo, v. XVI, n.44, p. 295-306, 2002.

4.
MAMMI, L.2001MAMMI, L. . Mortes recentes da arte. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 60, p. 77-86, 2001.

5.
MAMMI, L.2000MAMMI, L. . Canticum novum. Música sem palavras e palavras sem som no pensamento de Santo Agostinho. Estudos Avançados, São Paulo, v. XIV, n.38, p. 347-366, 2000.

6.
MAMMI, L.1999MAMMI, L. . A notação gregoriana: gênese e significado. Revista de Música, São Paulo, v. 9-10, p. 21-51, 1999.

7.
MAMMI, L.1998MAMMI, L. . João Gilberto e o projeto utópico da Bossa Nova. Eureka Poetry And Criticism, Japão, v. 404, n.30, p. 159-1969, 1998.

8.
MAMMI, L.1998MAMMI, L. . Algumas mãos de pintura. Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n.33, p. 245-251, 1998.

9.
MAMMI, L.1993MAMMI, L. . Música, métrica e tempo no pensamento de Agostinho: um projeto. Cadernos de Trabalho Cepame, São Paulo, v. II, n.2, p. 99-104, 1993.

10.
MAMMI, L.1993MAMMI, L. . Musica per l'Imperatore: due partiture di Giovanni Pacini nella Biblioteca Nazionale di Rio. Quaderni Nuova Serie Instituto Italiano Di Cultura, São Paulo, v. 5, p. 159-175, 1993.

11.
MAMMI, L.1993MAMMI, L. . Joan Miró. Cultura Vozes, São Paulo, v. 87/6, p. 60-69, 1993.

12.
MAMMI, L.1992MAMMI, L. . João Gilberto e o projeto utópico da Bossa Nova. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, n.34, p. 63-70, 1992.

13.
MAMMI, L.1992MAMMI, L. . Artes plásticas no Brasil de hoje. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, p. 185-186, 1992.

14.
MAMMI, L.1991MAMMI, L. . Um novo Wagner (resenha de BAUDELAIRE, CH., Richard Wagner e Tannhauser em Paris, Edusp, S.Paulo, 1991). Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 30, p. 242-245, 1991.

15.
MAMMI, L.1991MAMMI, L. . Introdução a Glenn Gould. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, v. 30, p. 215-215, 1991.

16.
MAMMI, L.1990MAMMI, L. . Ideologia de Jehan de Murs. REVISTA MUSICA, v. 1, n.2, p. 79-88, 1990.

17.
MAMMI, L.1989MAMMI, L. . O demônio da analogia. Algumas melodias juvenis de Claude Debussy. ANALISE MUSICAL, São Paulo, n.3, p. 52-67, 1989.

18.
MAMMI, L.1987MAMMI, L. . Uma gramática do caos. Notas sobre Villa-Lobos. Novos Estudos. CEBRAP, São Paulo, n.19, p. 103-112, 1987.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CANONGIA, L. ; VENANCIO FILHO, P. ; MAMMI, L. ; ASBURY, M. ; DUARTE, Paulo Sérgio . angelo venosa. A febre da matéria. 1. ed. são paulo: cosacnaify, 2013. v. 1. 237p .

2.
MAMMI, L. . o que resta. arte e crítica de rte. 1. ed. são paulo: companhia das letras, 2012. v. 1. 380p .

3.
vanda klabin ; TASSINARI, Alberto ; MAMMI, L. ; paulo pasta ; DUARTE, Paulo Sérgio ; NAVES, Rodrigo ; SALZSTEIN, Sônia . 6 perguntas sobre Volpi. Um debate sobre arte bralieira. 1. ed. são paulo: instituto moreira salles, 2009. v. 1. 131p .

4.
MAMMI, L. . carlos gomes. 1. ed. são paulo: publifolha, 2001. v. 1. 98p .

5.
MAMMI, L. . nuno ramos. noites brancas. curitiba: casa da imagem, 2001. 151p .

6.
MAMMI, L. . Carlito Carvalhosa (conceito e prefácio). São Paulo: Cosak & Naify, 2000. 175p .

7.
MAMMI, L. . Volpi. São Paulo: Cosak & Naify, 1999. 109p .

8.
MAMMI, L. ; TASSINARI, Alberto ; NAVES, Rodrigo . Nuno Ramos . 1. ed. São Paulo: Ática, 1997. 236p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAMMI, L. . a palma da mão. In: Laura Gasparini; Francesca Fabiani; Giuliano Sergio. (Org.). Luigi Ghirri. Pensar por imagens.. 1ed.são paulo: Instituto Moreira Salles, 2013, v. , p. 58-64.

2.
MAMMI, L. . ricardo homem. In: ricardo homem; júlia penna. (Org.). ricardo homem. 1ed.belo horizonte: VFBH, 2013, v. , p. 19-26.

3.
MAMMI, L. . o que se vê. In: laura vinci. (Org.). laura vinci. 1ed.são paulo: cosacnaify, 2013, v. , p. 27-35.

4.
MAMMI, L. . Flieg. In: Ludger Derenthal; Samuel Titan. (Org.). Modernidades Fotográficas. 1ed.São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013, v. 1, p. 32-37.

5.
MAMMI, L. . maneira branca. In: lorenzo mammì; sonia salzstein. (Org.). maneira branca. 1ed.são paulo: cosac&naify, 2007, v. 1, p. 9-24.

6.
MAMMI, L. . Os sonhos dos outros. In: arthur nestrovski. (Org.). lendo música. 1ed.são paulo: publifolha, 2007, v. , p. 217-235.

7.
MAMMI, L. . Paulo Pasta. In: tadeu chiarelli. (Org.). paulo pasta. são paulo: cosac & naify, 2006, v. , p. 29-49.

8.
MAMMI, L. . concreta '56: a raiz da forma. In: lorenzo mammì; andré stolarski; joão bandeira. (Org.). concreta '56: a raiz da forma. 1ed.São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2006, v. 1, p. 23-51.

9.
MAMMI, L. . canção do exílio. In: Arthur Nestrovski. (Org.). três canções de Tom Jobum. são paulo: cosac & naify, 2004, v. , p. 12-29.

10.
MAMMI, L. . O espírito na carne: o Cristianismo e o corpo. In: Adauto Novaes. (Org.). O Homem-Máquina. 1ed.São Paulo: Companhia das Letras, 2003, v. , p. 109-122.

11.
MAMMI, L. . Iberê Camargo e a pintura européia do pós-guerra. In: Sonia Salzstein. (Org.). diálogos com Iberê Camargo. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, v. , p. 151-162.

12.
MAMMI, L. . Stillae Temporis. Interpretação de uma passagem das Confissões, XI, 2. In: Pelayo Moreno Palacios. (Org.). Tempo e razão. 1600 anos das Confissões de Agostinho. 1ed.São Paulo: Editora Loyola, 2002, v. , p. 55-61.

13.
MAMMI, L. . sobrevôo. In: lorenzo mammì. (Org.). sobrevôo. são paulo: cosac & naify, 2002, v. , p. 4-7.

14.
MAMMI, L. . Teatro em música no Brasil monárquico. In: Istvan Jancso. (Org.). Festa. Cultura e sociabilidade na América portuguesa. São Paulo: EDUSP, 2001, v. , p. 37-54.

15.
MAMMI, L. . O Declínio de Don Juan. In: Adauto Novaes. (Org.). LIBERTARIOS E LIBERTINOS. SAO PAULO: COMPANHIA DE LETRAS, 1996, v. , p. 269-281.

16.
MAMMI, L. . Erudito/Popular. In: Adauto Novaes. (Org.). Cultura. Substantivo Plural. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996, v. , p. 185-192.

17.
MAMMI, L. . Deus Cantor. In: Adauto Novaes. (Org.). ARTEPENSAMENTO. 1ed.SAO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1995, v. , p. 43-58.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MAMMI, L. . câmeras e espelhos. zum. revista de fotografia, sõ paulo, p. 152 - 153, 30 abr. 2012.

2.
MAMMI, L. . joão e miles. No mesmo lugar, muito à frente. folha de s. Paulo (illustrissima), são paulo, p. 6 - 7, 10 jul. 2011.

3.
MAMMI, L. . Por uma outra noção de Renascimento. estado de s. paulo, são paulo, p. 5 - 5, 30 out. 2010.

4.
MAMMI, L. . pichações e urubus. folha de s. paulo, são paulo, p. 3 - 3, 17 out. 2010.

5.
MAMMI, L. . A ficção grau zero. Folha de São Paulo - Caderno Mais!, São Paulo, p. 8 - 9, 29 set. 2002.

6.
MAMMI, L. . Uma promessa não cumprida. Folha de São Paulo - Caderno Mais!, São Paulo, p. 6 - 8, 10 dez. 2000.

7.
MAMMI, L. . Música de risco. Folha de São Paulo - Caderno Mais, São Paulo, p. 19 - 20, 23 jul. 2000.

8.
MAMMI, L. . O paradigma de Gombrich. Folha de São Paulo - Jornal de Resenhas, São Paulo, p. 3 - 3, 10 jun. 2000.

9.
MAMMI, L. . Dois olhares profanos. Folha de São Paulo - Jornal de Resenhas, São Paulo, p. 3 - 3, 12 jun. 1999.

10.
MAMMI, L. . Linhas de nossa arte. Folha de São Paulo - Jornal de Resenhas, São Paulo, p. 3 - 3, 12 dez. 1998.

11.
MAMMI, L. . Os cabelos de Leda. Folha de São Paulo - Jornal de Resenhas, São Paulo, p. 10 - 10, 13 set. 1997.

12.
MAMMI, L. . O espelho de Monet. Folha de São Paulo - Jornal de Resenhas, São Paulo, 14 jun. 1997.

13.
MAMMI, L. . Vertigem wagneriana. Folha de São Paulo - Jornal de Resenhas, São Paulo, 03 mar. 1996.

14.
MAMMI, L. . Sobre uma velha história de boxe. Folha de São Paulo - Folhetim, São Paulo, p. B10 - B11, 17 set. 1988.

15.
MAMMI, L. . Cenários de música radical. Folha de São Paulo - Folhetim, São Paulo, p. 5 - 6, 06 maio 1988.

16.
MAMMI, L. . O fenômeno do retorno à ópera. Folha de São Paulo - Suplemento Cultura, São Paulo, p. 8 - 9, 23 abr. 1988.

17.
MAMMI, L. . O horrível em Mussorgsky. Folha de São Paulo - Folhetim, São Paulo, p. B3 - B4, 25 mar. 1988.

18.
MAMMI, L. . Futurismo em diálogo com as utopias. Folha de São Paulo - Ilustrada, São Paulo, 22 mar. 1987.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAMMI, L. . Centro Universitário Maria Antonia. In: Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais, 2005, belo horizonte. Políticas Institucionais, Práticas Curatoriais. belo horizonte: museu de arte da Pampulha, 2004. p. 49-54.

2.
MAMMI, L. . Encalles y deshaceres: las ruinas Del modernismo en el arte contemporáneo brasileño. In: diálogos iberoamericanos, 2005, valencia. Reemfocamdo visiones. Valencia (E): IVAM, 2005. p. 99-112.

3.
MAMMI, L. . Depoimento sobre Ação Cultural, em A Usp e seus desafios. Módulos 2 e 3. In: A USP e seus desafios, 2001, São Paulo. Atas de A USP e seus desafios. São Paulo, 2001.

4.
MAMMI, L. . Figuras do som. In: colóquio Paul Zumthor, 1999, São Paulo. Oralidade em tempo e espaço. são paulo: educ/fapesp, 1999. p. 43-60.

5.
MAMMI, L. . Trabalho de catalogação e Divulgação na USP. In: III Encontro de Musicologia Histórica de Juiz de Fora, 1998, Juiz de Fora. ata do I Fórum de Políticas Universitárias. Juiz de Fora: EDUSP, 1998. p. 115-119.

Outras produções bibliográficas
1.
MAMMI, L. . caravaggio. são paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
MAMMI, L. ; MIGUEZ, F. . paisagem virada. são paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
MAMMI, L. ; giulio carlo argan . a arte moderna na europa. são paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

4.
MAMMI, L. . a arte moderna na europa. são paulo: companhia das letras, 2010. (Tradução/Livro).

5.
MAMMI, L. . cancioneiro chico buarque 2. rio de janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
MAMMI, L. . cancioneiro chico buarque 3. rio de janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
MAMMI, L. . história da arte italiana. são paulo, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
MAMMI, L. . cancioneiro jobim. rio de janeiro, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
MAMMI, L. . Clássico anticlássico. O Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. são paulo, 1999. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

10.
MAMMI, L. . Clássico anticlássico. O Renascimento de Brunelleschi a Bruegel. são paulo: companhia das letras, 1999. (Tradução/Livro).

11.
MAMMI, L. . Vida de Rossini. são paulo, 1995. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

12.
MAMMI, L. . "...sofferte onde serene..." de Luigi Nono. são paulo: revista musica, 1992. (Tradução/Artigo).

13.
MAMMI, L. . Objetivo/Subjetivo. são paulo: revista musica, 1991. (Tradução/Artigo).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
daniel fujisaka. a experi~encia do mal e a estrutura da alma no modo de filosofia de santo agostinho. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
roberto carlos pignatari. a ascensão do conhecimento humano no livro II do De libero Arbítrio de Santo Agostinho. Início: 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Fabrício Klain Cristofoletti. As profecias no 'Sermão 252' de Agostinho de Hipona: um estudo sobre as relações entre a compreensão e a fé, e entre a demonstração e a persuasão. Início: 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
jonathan molinari. Início: 2013. Universidade de São Paulo.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fabrício Klain Cristofoletti. A noção de eloqüência no livro IV do 'De Doctrina Cristiana' de Agostinho de Hipona. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lorenzo Mammi.

2.
fabiano de almeida oliveira. joão calvino e santo agostinho sobre o conhecimento de deus e o conhecimento d. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lorenzo Mammi.

3.
thiago dos santos mesquita. a constituição da pintura inicial de andy warhol. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lorenzo Mammi.

4.
priscilla sacchetin. impressionismo em branco e preto. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lorenzo Mammi.

5.
Guilherme de Camargo Barros Affonso. A guitarra do século XIX em seus aspectos técnicos e estilístico-históricos a partir da tradução comentada e análise do Método para Guitarra de Fernando Sor. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lorenzo Mammi.

6.
Maria Lenora Menezes de Brito. Negritude no Pará: Música e poesia na afirmação de uma raça. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lorenzo Mammi.

Tese de doutorado
1.
taisa helena pascale palhares. modernidade, tradição e caráter nacional na obra de Alberto da veiga Guignard. 2011. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Lorenzo Mammi.

Iniciação científica
1.
julia adair bernardo. As partituras para violão do acervo de música contemporânea do LAM-CMU/USP. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lorenzo Mammi.

2.
francisco lauridsen ribeiro. as partituras contemporâneas para piano no acervo do LAM-CMU/ECA-USP. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lorenzo Mammi.

3.
elisa rego monteiro. edição dos Bradados da Missa de Ramos de Lobo de Mesquita a partir do manuscrito do acervo LAM-CMU/ECA-USP. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Lorenzo Mammi.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 29/07/2014 às 3:39:38