Karin Elise Bohns Meyer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3636841185003369
  • Última atualização do currículo em 02/06/2016


Bióloga, graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992), Mestre em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais foi Diretora do Centro de Pesquisa Manoel Teixeira da Costa, CPMTC, órgão complementar do Instituto de Geociências da UFMG (2008-2015) Possui formação específica na área de Geociências-Paleontologia, com ênfase em Palinologia do Paleozóico (Permiano da Bacia do Paraná), Palinologia de Quaternário e palinofácies. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karin Elise Bohns Meyer
Nome em citações bibliográficas
MEYER, K. E. B.;ELISE BOHNS MEYER, KARIN;MEYER, KARIN ELISE BOHNS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Centro de Pesquisa Prof. Manoel Teixeira da Costa.
Av. Antônio Carlos 6.627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34094445


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Programa de Pós-graduação em Geociências - área concentração Paleontologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Eberhard Karls Universität Tübingen (Orientador: Prof. Dr. Abdul Rahman Ashraf).
Título: Mudanças ambientais nas Lagoas dos Quadros e Itapeva, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, com base em análises de palinofácies e dados palinológicos., Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Prof. Dr. João Carlos Coimbra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Palinofácies; Planicie Costeira do Rio Grande do Sul; variações do nível relativo do mar; Lagoa dos Quadros; Lagoa Itapeva.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Palinologia / Especialidade: Palinologia do Quaternario.
Setores de atividade: Outros Setores.
1996 - 1999
Mestrado em Geociências.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Caracterizacão Palinológica das camadas de carvão da Malha IV na Mina de Candiota, RS, Permiano da Bacia do Paraná.,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Profª Drª Marleni Marques Toigo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Palinologia carvão Candiota Permiano Bacia do Para.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outros Setores.
1985 - 1992
Graduação em Curso de Licenciatura Plena Em Biologia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, Centro de Pesquisa Prof. Manoel Teixeira da Costa.

02/2006 - Atual
Ensino, Geologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Paleontologia Curso de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado)
Paleontologia Curso de Geologia

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor 3º grau, Carga horária: 8

Atividades

09/2005 - 12/2005
Ensino, Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia do solo
Geologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2000 - 10/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia.

Linhas de pesquisa
Palinofácies, Palinologia


Linhas de pesquisa


1.
Palinofácies, Palinologia
2.
Palinofacies, Palinologia, Paleontologia aplicada na análise de bacias sedimentares.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
O registro de paleoincêndios no cerrado mineiro através da análise dos fitoclastos opacos e de charcoal macroscópico das veredas da Bacia Sanfranciscana e da Serra do Cabral
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa proposto consiste na caracterização da ocorrência de paleoincêndios através do estudo dos fitoclastos opacos em lâminas preparadas para a análise palinológica e de palinofácies, e, dos fragmentos de charcoal macroscópico contidos nos sedimentos orgânicos coletados em testemunhos de sondagem das veredas da Bacia Sanfranciscana e da Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil. Serão realizados testemunhos de sondagem dos quais serão amostrados sedimentos em intervalos de 10 cm para montagem de lâminas microscópicas pelas técnicas de palinologia e de palinofácies e para separação em lupa dos fragmentos de charcoal macroscópico. O registro qualitativo e quantitativo dos fitoclastos opacos, partículas microscópicas não fluorescentes e de cor preta, inclusive nas margens, que são oriundas da queima dos tecidos vegetais em incêndios naturais ou antrópicos, será feito a partir da análise de lâminas palinológicas e de palinofácies em microscopia de luz branca transmitida. Nos estudos palinológicos os picos percentuais de partículas carbonizadas ou fitoclastos opacos são utilizados como indicativos de paleoincêndios, contudo durante a preparação devido ao uso de centrífuga pode ocorrer a quebra e aumento do número destas partículas o que poderia colocar em dúvida a validade destes dados. Neste contexto as análises palinológica e de palinofácies das mesmas amostras confrontando os dados e comparando a ocorrência de charcoal macroscópico para indicação dos eventos de paleoincêndios constitui método de pesquisa inédito no Brasil, e, que contribuirá para indicar a técnica mais adequada para o estudo dos paleoincêndios. Os resultados obtidos a partir desta pesquisa multidisciplinar fornecerão informações sobre a ocorrência de incêndios no contexto da evolução quaternária do bioma cerrado de Minas Gerais e da identificação da ação antrópica nestes incêndios..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karin Elise Bohns Meyer - Coordenador / Soraia Girardi Bauermann - Integrante / Andre Jasper - Integrante / Silvia Penna Misk - Integrante / Bruno Alcântara Azevedo Cavalcanti de Arruda - Integrante / Estevão Schwambach - Integrante / Odimar Lorini da Costa - Integrante / Carla Terres - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2012 - Atual
Reconstituição da vegetação quaternária da Serra do Cabral, Minas Gerais, através de estudos palinológicos.
Descrição: O objetivo do projeto de pesquisa proposto é a caracterização da vegetação quaternária a partir dos grãos de pólen, esporos e demais palinomorfos contidos nos sedimentos orgânicos das veredas da Serra do Cabral em Minas Gerais. O objeto da pesquisa são três veredas selecionadas e localizadas em diferentes locais da Serra do Cabral. Serão investigados a estratigrafia do depósito, sua evolução temporal através de datações pelo método de C14 e o conteúdo palinológico que representa o registro da vegetação pretérita contido nas amostras coletadas ao longo dos perfis sedimentares. Os resultados permitirão a caracterização da evolução quaternária bem como a identificação dos agentes naturais e antrópicos; e também as mudanças climáticas, sedimentológicas e ambientais que influenciaram a formação destas veredas. Os resultados do projeto fornecerão dados inéditos no que diz respeito a reconstituição da vegetação pretérita da Serra do Cabral sobre as mudanças climáticas ocorridas nesta região ao longo do quaternário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Karin Elise Bohns Meyer - Coordenador / Thais Ferreira Miranda - Integrante / Makenia de Oliveira Soares Gomes - Integrante / Gabriela Luiza Pereira Pires - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
2008 - 2010
A evolução paleo-geo-ambiental quaternária das veredas da Bacia do Rio São Francisco, município de Buritizeiro, Minas Gerais, Brasil: geoquímica ambiental, ambiente deposicional e palinologia (CNPq 473043/2007-6)
Descrição: O projeto tem por objetivo a caracterização paleoambiental dos depósitos de veredas com base em dados palinológicos para a reconstituição paleoclimática e da flora do cerrado, influência antrópica através da geoquímica dos metais pesados e de datações de C14..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Karin Elise Bohns Meyer - Integrante / Adof Heinrich Horn - Coordenador / Raquel Franco Cassino - Integrante / Priscilla Palmeiras de Freitas - Integrante / Hernando Baggio - Integrante / Paulo Antunes Aranha - Integrante / Luiz Henrique Figueiredo Arimura - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2000 - 2004
Mudanças ambientais nas lagoas dos Quadros e Itapeva, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, com base em análises de palinofácies e dados palinológicos.
Descrição: Reconstituição da história do desenvolvimento do paleoambiente da área das lagoas dos Quadros e Itapeva, planície Costeira do Rio Grande do Sul, bem como das possíveis mudanças do nível relativo do mar, com base em análises de palinofácies e dados palinológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Karin Elise Bohns Meyer - Coordenador / Abdul Rahman Ashraf - Integrante / Marleni Marques Toigo - Integrante / Volker Mosbrugger - Integrante / Paulo Alves de Souza - Integrante / Ari Roisenberg - Integrante.Financiador(es): CAPES/DAAD/PROBRAL - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Geonomos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Palinofacies.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Palinologia/Especialidade: Palinologia do Quaternario.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Palinologia/Especialidade: Palinologia do Paleozoico.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES, GABRIELA LUIZA PEREIRA2016PIRES, GABRIELA LUIZA PEREIRA ; MEYER, KARIN ELISE BOHNS ; GOMES, MAKÊNIA OLIVERA SOARES . Palinologia da Vereda Juquinha/Cuba, Parque Estadual da Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 19, p. 95-110, 2016.

2.
VASCONCELOS, ANDRÉ GOMIDE2015VASCONCELOS, ANDRÉ GOMIDE ; MEYER, KARIN ELISE BOHNS ; CAMPELLO, MARCOS SANTOS . Mamíferos quaternários da cavidade ES-08, Município de Prudente de Morais, Minas Gerais: análises tafonômica e taxonômica. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 18, p. 171-190, 2015.

3.
BITTENCOURT, J. S.2015BITTENCOURT, J. S. ; KUCHENBECKER, M. ; VASCONCELOS, A. G. ; MEYER, K. E. B. . O REGISTRO FÓSSIL DAS COBERTURAS SEDIMENTARES DO CRÁTON DO SÃO FRANCISCO EM MINAS GERAIS. Geonomos, v. 23, p. 39-62, 2015.

4.
LORENTE, FLÁVIO LIMA2014LORENTE, FLÁVIO LIMA ; PESSENDA, LUIZ CARLOS RUIZ ; OBOH-IKUENOBE, FRANCISCA ; BUSO JR., ANTONIO ALVARO ; COHEN, MARCELO CANCELA LISBOA ; MEYER, KARIN ELISE BOHNS ; GIANNINI, PAULO CÉSAR FONSECA ; DE OLIVEIRA, PAULO EDUARDO ; ROSSETTI, DILCE DE FÁTIMA ; BOROTTI FILHO, MARCOS ANTONIO ; FRANÇA, MARLON CARLOS ; DE CASTRO, DARCILÉA FERREIRA ; BENDASSOLLI, JOSÉ ALBERTINO ; MACARIO, KITA . Palynofacies and stable C and N isotopes of Holocene sediments from Lake Macuco (Linhares, Espírito Santo, southeastern Brazil): Depositional settings and palaeoenvironmental evolution. Palaeogeography, Palaeoclimatology, Palaeoecology, v. 415, p. 69-82, 2014.

5.
FRANCO CASSINO, RAQUEL2013FRANCO CASSINO, RAQUEL ; ELISE BOHNS MEYER, KARIN . Reconstituição paleoambiental do Chapadão dos Gerais (Quaternário tardio) a partir da análise palinológica da Vereda Laçador, Minas Gerais, Brasil. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 16, p. 127-146, 2013.

6.
CASSINO, R.F.2011CASSINO, R.F. ; MEYER, K. E. B. . Morfologia de grãos de pólen e esporos de níveis holocênicos de uma vereda do Chapadão dos Gerais (Buritizeiro, Minas Gerais), Brasil. Gaea (São Leopoldo. Impresso) (Cessou em 2007. Cont. 1983-3628 Gaea (São Leopoldo. Online)), v. 7, p. 41-70, 2011.

7.
SILVA, Y. M. P.2010SILVA, Y. M. P. ; MEYER, K. E. B. ; PERONICO, C. ; CASTRO, P. T. A. . Palinofácies de uma sequência sedimentar quaternária da lagoa Preta, Parque Estadual Do Rio Doce, MG, Brasil. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 13, p. 49-56, 2010.

8.
MEYER, K. E. B.;ELISE BOHNS MEYER, KARIN;MEYER, KARIN ELISE BOHNS2010MEYER, K. E. B.; BUCHI, A. ; KARFUNKEL, J. ; HOFMANN, M. ; HOPPE, A. . Palinofácies e evolução quaternária do ribeirão da Mata, município de Vespasiano, MG, Brasil. Revista Brasileira de Paleontologia, v. 13, p. 41-48, 2010.

9.
LORENTE, F. L.2010LORENTE, F. L. ; MEYER, K. E. B. . Palinomorfos da vereda da Fazenda Urbano, minicípio de Buritizeiro, Minas Gerais, Brasil. Iheringia. Série Botânica, v. 65, p. 133-169, 2010.

10.
LORENTE, F. L.2010LORENTE, F. L. ; MEYER, K. E. B. ; HORN, A. H. . ANÁLISE PALINOLÓGICA DA VEREDA DA FAZENDA URBANO, MUNICÍPIO DE BURITIZEIRO, MINAS GERAIS, BRASIL. Geonomos, v. 18, p. 57-72, 2010.

11.
MEYER, K. E. B.;ELISE BOHNS MEYER, KARIN;MEYER, KARIN ELISE BOHNS2006MEYER, K. E. B.; SOUZA, P. A. ; CWIK, M. R. ; MENEZES, T. R. ; BUCHMANN, F. S. . Palinofácies e processos deposicionais em sedimentos de fundo da lagoa dos Quadros, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Geociências, v. 36, p. 623-622, 2006.

12.
MEYER, K. E. B.;ELISE BOHNS MEYER, KARIN;MEYER, KARIN ELISE BOHNS2005 MEYER, K. E. B.; REICHHART, K. ; ASHRAF, A. R. ; TOIGO, M. M. ; MOSBRUGGER, V. . Holocene Evolution of Itapeva lake, Rio Grande do Sul, Brazil: Palynomorphs and Corg, N, S Records. Journal of South American Earth Sciences, v. 19, n.2, p. 181-192, 2005.

13.
MEYER, K. E. B.;ELISE BOHNS MEYER, KARIN;MEYER, KARIN ELISE BOHNS2005 MEYER, K. E. B.; MENDONÇA FILHO, J. G. ; ASHRAF, A. R. ; SOUZA, P. A. ; REICHHART, K. . Análise de palinofácies em sedimentos holocênicos da Lagoa dos Quadros, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Brasileira de Paleontologia, Brasil, v. 8, n.1, p. 57-72, 2005.

14.
MEYER, K. E. B.;ELISE BOHNS MEYER, KARIN;MEYER, KARIN ELISE BOHNS2002MEYER, K. E. B.; REICHHART, K. ; TOIGO, M. M. ; ASHRAF, A. R. ; MOSBRUGGER, V. . Palaeoenvironmental Evolution during the Holocene in Itapeva Lake, RS, Brazil: Palynological and Geochemical Records. Journal of Geoscientific Research in Northeast Asia, China, v. 5, n.2, p. 142-156, 2002.

15.
MEYER, K. E. B.;ELISE BOHNS MEYER, KARIN;MEYER, KARIN ELISE BOHNS2000 MEYER, K. E. B.; TOIGO, M. M. . O significado paleoambiental da microflora dos carvões da malha IV, Mina de Candiota, RS, Permiano da Bacia do Paraná. Revista Universidade Guarulhos, Guarulhos SP, v. V, p. 17-20, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
MEYER, K. E. B.; Cassino, R.F. ; LORENTE, F. L. ; RACZKA, M. ; PARIZZI, M. G. . PALEOCLIMA E PALEOAMBIENTE DO CERRADO DURANTE O QUATERNÁRIO COM BASE EM ANÁLISES PALINOLÓGICAS. In: Ismar de Souza Carvalho; Maria Judite Garcia; Cecìlia da Cunha Lana; Oscar Strohschoen Jr.. (Org.). Paleontologia: Cenários da Vida. 1ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2014, v. 5, p. 403-420.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CASSINO, R.F. ; LORENTE, F. L. ; MEYER, K. E. B. . Reconstituição Paleoambiental da bacia do Rio formoso (Buritizeiro, MG) durante o Quaternário Tardio com base em dados palinológicos. In: XIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, ABEQUA. III Encontro do Quaternário Sulamericano. XIII ABEQUA Congress - The South American Quaternary: Challenges and Perspectives, 2011, Buzios, RJ. XIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, ABEQUA. III Encontro do Quaternário Sulamericano. XIII ABEQUA Congress - The South American Quaternary: Challenges and Perspectives, 2010.

2.
MEYER, K. E. B.; REICHHART, K. ; ASHRAF, A. R. ; TOIGO, M. M. ; SOUZA, P. A. ; MOSBRUGGER, V. . Evolução ambiental holocênica da Lagoa Itapeva, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil. In: II Congresso sobre Planejamento e Gestão das Zonas Costeiras, IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, II Congresso do Quaternário dos Países de Línguas Ibéricas., 2003, Recife, PE. Anais IX congresso da Associação brasileira de estudos do Quaternário, II Congresso do Quaternário de países de Línguas Ibéricas, 2003. p. CDrom-CDrom.

3.
REICHHART, K. ; MEYER, K. E. B. ; TOIGO, M. M. ; ASHRAF, A. R. . Holocene environmental changes based on organic carbon, sulphur and palynological analysis: Itapeva and Quadros lakes area, Rio Grande do Sul Coastal Plain, Brazil.. In: VIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, ABEQUA., 2001, Imbé-RS. Boletim de Resumos. Mudanças Globais e o Quaternário VIII Congresso da ABEQUA., 2001. p. 155-156.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LORENTE, F. L. ; MEYER, K. E. B. ; Cassino, R.F. ; Reis Júnior . Análise Palinológica da Vereda da Fazenda Urbano, município de Buritizeiro, MInas Gerais, Brasil. In: XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2010, Salvador, BA. XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia. Salvador, BA, 2010. p. 167-167.

2.
SILVA, Y. M. P. ; NASCIMENTO, M. V. A. ; MEYER, K. E. B. ; PERONICO, C. ; CASTRO, P. T. A. . Palinofácies de uma seqüência sedimentar quaternária da Lagoa Preta, Parque Estadual do Rio Doce, MG, Brasil.. In: XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2008, Florianópolis. Boletim de Resumos, 2008. v. 01. p. 201-201.

3.
MEYER, K. E. B.; BUCHI, A. ; KARFUNKEL, J. ; HOFMANN, M. ; HOPPE, A. . Palinofácies e Evolução sedimentar quaternária do Ribeirão da Mata, município de Vespasiano, MG, Brasil. In: XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2008, Florianópolis, SC. Boletim de Resumos, 2008. v. 01. p. 145-145.

4.
FRAGOSO, D. G. C. ; GOUVEIA, M. H. ; SOBRAL, M. E. G. ; MEYER, K. E. B. ; ROMANO, A. W. . Resultados preliminares sobre a estratigrafia e Paleobotânica da Bacia de Juatuba, MG, Brasil. In: XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2008, Florianópolis, SC.. Boletim de Resumos, 2008. v. 01. p. 78-78.

5.
MEYER, K. E. B.. A evolução holocênica das lagoas dos Quadros e Itapeva, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil.. In: XX Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2007, Armação dos Búzios. Anais de resumos do XX Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2007. v. Unico. p. 7-7.

6.
MEYER, K. E. B.; ROISENBERG, A. ; MOSBRUGGER, V. ; SOUZA, P. A. ; ASHRAF, A. R. ; TOIGO, M. M. . Studies in the Pelotas Basin: Some results from a Brazilian and German Scientific Cooperation. In: II Deutsch-Brasilianisches Symposium - II Simpósio Brasil-Alemanha, 2005, Santa Maria. I Deutsch-Brasilianisches Symposium - II Simpósio Brasil-Alemanha, 2005. v. Unico. p. 13-13.

7.
MEYER, K. E. B.; MENDONÇA FILHO, J. G. ; ASHRAF, A. R. ; SOUZA, P. A. ; REICHHART, K. . Evolução holocênica da Lagoa dos Quadros, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil com base em análises de palinofácies. In: XI Reunião dos Paleobotânicos e Palinólogos, 2004, Gramado, RS. Boletim de Resumos, 2004. p. 102.

8.
MEYER, K. E. B.; REICHHART, K. ; ASHRAF, A. R. ; TOIGO, M. M. ; MOSBRUGGER, V. . Holocene Evolution of Itapeva lake, Rio Grande do Sul, Brazil: Palynological and Corg, N, S Records. In: Deustch Brasilianisches Simpósio, 2003, Tübingen. Tagungsband- Programm und Zusammenfassungen, 2003. p. 110-110.

9.
MEYER, K. E. B.; REICHHART, K. ; ASHRAF, A. R. ; TOIGO, M. M. ; MOSBRUGGER, V. . Holocene palaeoenvironmental evolution of Northern Coastal Plain of Rio Grande do Sul State, Brazil: palynological and geochemical records.. In: Reunión de Paleobotánicos e Palinólogos, 2000, San Miguel de Tucumán. Ameghiniana 37(4) Suplemento, 2000, Resúmenes, 2000. v. 37. p. 57R-57R.

10.
MENDONÇA FILHO, J. G. ; TOIGO, M. M. ; ASHRAF, A. R. ; REICHHART, K. ; BAUERMANN, S. G. ; NEVES, P. C. P. ; MEYER, K. E. B. . Palynofacies and Palynology investigation of Holocenic Sediments from B-X Borehole in Maquine River Valley, RS, Brazil. In: VII Congresso da ABEQUA, 1999, Porto Seguro. Anais da VII Congresso da ABEQUA, 1999.

11.
MEYER, K. E. B.; CASTILHOS, R. ; FLEIG, E. D. . Lagenaria siceraria e Luffa cylindrica : Estudo dos Ritmos circadianos mitóticos. In: VI Encontro dos Geneticistas do Rio Grande do Sul, 1989, Porto Alegre. Anais do VI Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 1989.

12.
MEYER, K. E. B.; FLEIG, E. D. . Estudo da Germinação e dos ritmos circadianos mitóticos de Lagenaria siceraria Molina Standl. (Cucurbitaceae). In: XXXI Semana Universitária Gaúcha de Debates Biológicos, 1989, São Leopoldo. Anais da XXXI Semana Gaúcha de Deabates Biológicos. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 1989. v. unico. p. 44.

13.
MEYER, K. E. B.. Germinação e desenvolvimento inicial de Lagenaria siceraria Molina (Cucurbitaceae). In: III Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1988, São Leopoldo. Anais da III Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 1988. v. unico. p. 29.

14.
MEYER, K. E. B.. Estudo dos Ritmos ciracadianos na divisão mitótica da radícula de Lagenaria siceraria Molina (Cucurbitaceae).. In: III Reunião Acadêmica de Biologia da Unisinos, 1988, São Leopoldo. Anais da III Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos. São Leopoldo: Editora da Unisinos, 1988. v. unico. p. 36.

Apresentações de Trabalho
1.
LORENTE, F. L. ; MEYER, K. E. B. ; Cassino, R.F. ; Reis Júnior . Análise Palinológica da vereda da Fazenda Urbano, minicipio de Buritizeiro, Minas Gerais, Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, P. A. ; IANNUZZI, R. ; DUTRA, T. L. ; BAUERMANN, S. G. ; MEYER, K. E. B. . Boletim de Resumos da XI Reunião de Paleobotânicos e Palinólogos 2004 (Edição de Boletim de Resumos).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MEYER, K. E. B.. Consultor para revisão de artigo da Revista Geonomos. 2006.

2.
MEYER, K. E. B.. Consultor para revisão de artigo do Journal of South American Earth Sciences. 2005.

3.
MEYER, K. E. B.. Consultor para revisão de artigo da Revista da Universidade de Guarulhos. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
MEYER, K. E. B.. Consultor para revisão de manuscritos Revista Iheringia Série Botânica. 2009.

2.
MEYER, K. E. B.. Consultor para revisão de manuscritos Revista Brasileira de Paleontologia. 2009.

Demais trabalhos
1.
MEYER, K. E. B.. Mudanças ambientais nas Lagoas dos Quadros e Itapeva, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, com base em análises de palinofácies e dados palinológicos.. 2004 (Tese de Doutorado) .

2.
MEYER, K. E. B.. Caracterização Palinológica das camadas de carvão da Malha IV da Mina de Candiota, RS, Permiano da Bacia do Paraná.. 1999 (Dissertação de Mestrado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BAUERMANN, S. G.; CASSINO, R.F.; MEYER, K. E. B.. Participação em banca de Gabriela Luiza Pereira pires. Estudo palinológico da vereda do Juquinha-Cuba, Parque Estadual da Serra do Cabral, Minas Gerais, Brasil.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MEYER, K. E. B.; BARBERI, M.; PARIZZI, M. G.. Participação em banca de Raquel Franco Cassino. Reconstituição da vegetação e do clima do Chapadão dos Gerais durante o Holoceno, a partir da análise palinológica da Vereda Laçador. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BAUERMANN, S. G.; MEYER, K. E. B.; PARIZZI, M. G.. Participação em banca de Flávio Lima Lorente. Análise palinológica da vereda da Fazenda Urbano, município de Buritizeiro, Minas Gerais, Brasil. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BAUERMANN, S. G.; DUTRA, T. L.; LEIPNITZ, I. I.; MEYER, K. E. B.. Participação em banca de Mariana Ferrazzo. Reconstituição Paleoambiental com base em palinomorfos do Quaternário do baixo Vale do Rio Doce, ES, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Teses de doutorado
1.
PESSENDA, LUIZ CARLOS RUIZ; GIANNINI, PAULO CÉSAR FONSECA; Suguio, K.; Garcia, M.J.; MEYER, K. E. B.. Participação em banca de Flávio Lima Lorente. Caracterização paleoambiental de depósitos quaternários da costa norte do estado do Espírito Santo (ES-Brasil); uma baordagem interdisciplinar. 2015. Tese (Doutorado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
BRANCO, F. S. R. T.; MEYER, K. E. B.; VIDAL, A. C.; PEREIRA, S. Y.. Participação em banca de Melina Mara de Souza. Análise Paleoambiental Quaternária do Ecótono Cerrado-Mata Atlântica no município de Mogi-Guaçú, SP. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Geociências Geologia) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MEYER, K. E. B.; PARIZZI, M. G.; COSTA, R. D.. Banca examinadora do Concurso de Professor Substituto na área de Paleontologia do Departamento de Geologia da UFMG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CARVALHO, V. L. M.; GONTIJO, B. M.; MACHADO, R. P. M.; MEYER, K. E. B.; OLIVEIRA, C. V.. Banca examinadora de Concurso para Professor Adjunto na área de Geografia Física-Estudos Biogeográficos. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
MEYER, K. E. B.; FANTINEL, L. M.; DEUS, J. A. S.. Banca examinadora para seleção de bolsistas do Projeto de Monitoria do Depto de Geologia. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MEYER, K. E. B.; SALGADO, A.; TEMBA, P.. Participação na Comissão de Avaliação da XIV Semana de Iniciação Científica da UFMG. 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia & 5 Encontro Latinoamericano de Fitólitos.Resultados preliminares do Estudo de fitoclastos opacos em lâminas preparadas pelas técnicas de pallinológica e de palinofácies e sua implicação como indicadores de paleoincêndios no cerrado de Minas Gerais. 2013. (Simpósio).

2.
XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia.Análise Palinológica da vereda da Fazenda Urbano, município de Buritizeiro, Minas Gerais, Brasil.. 2010. (Simpósio).

3.
XII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia.Palinofácies de uma seqüência sedimentar quaternária da Lagoa Preta, Parque Estadual do Rio Doce, MG, Brasil. 2008. (Simpósio).

4.
XX Congresso Brasileiro de Paleontologia. A evolução holocênica das lagoas dos Quadros e Itapeva, Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil.. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEYER, K. E. B.. XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia (Integrante do Comitê Científico). 2012. (Congresso).

2.
MEYER, K. E. B.. Organização da Paleo MG 2006. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Makênia de Oliveira Soares Gomes. PALINOLOGIA DAS VEREDAS DA SERRA DO CABRAL, MINAS GERAIS, BRASIL. Início: 2012. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gabriela Luiza Pereira Pires. RECONSTITUIÇÃO DA VEGETAÇÃO QUATERNÁRIA DA SERRA DO CABRAL, MINAS GERAIS, ATRAVÉS DE ESTUDOS PALINOLÓGICOS.. 2012. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

2.
Daniel Galvão Carnier Fragoso. Geologia da região de Presidente Olegário e evolução tectono-sedimentar do Grupo Areado, Eo-Cretáceo da bacia Sanfranciscana, Minas Gerais.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Karin Elise Bohns Meyer.

3.
André Gomide Vasconcelos. ESTUDO DAS OCORRÊNCIAS FOSSILÍFERAS NAS CAVIDADES INSERIDAS NOS MAÇICOS CALCÁREOS LIMEIRA, ESCRIVÂNIA E INGLESES ? PRUDENTE DE MORAIS, MG.. 2011. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

4.
Raquel Franco Cassino. Reconstituição da vegetação e do clima do Chapadão dos Gerais durante o Holoceno, a partir da análise palinológica da Vereda Laçador. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

5.
Flávio Lima Lorente. Análise palinológica da vereda da Fazenda Urbano, município de Buritizeiro, Minas Gerais, Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

Iniciação científica
1.
Luisa Costa Martins Vieira. O registro de paleoincêndios no cerrado mineiro através da análise dos fitoclastos opacos e de charcoal macroscópico das veredas da Bacia Sanfranciscana e da Serra do Cabral. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

2.
Carolina Klock Campos Ferreira. Reconstituição da vegetação Quaternárias da Serra do Cabral, Minas Gerais, através de estudos palinológicos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

3.
Silvia Penna Misk. O registro de paleoincêndios no cerrado mineiro através da análise dos fitoclastos opacos e de charcoal macroscópico das veredas da Bacia Sanfranciscana e da Serra do Cabral.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

4.
Thais Ferreira Miranda. RECONSTITUIÇÃO DA VEGETAÇÃO QUATERNÁRIA DA SERRA DO CABRAL., MINAS GERAIS ATRAVES DE ESTUDOS PALINOLÓGICOS. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

5.
Bruno Alcântara Azevedo Cavalcanti de Arruda. O registro de paleoincêndios no cerrado mineiro através da análise dos fitoclastos opacos e de charcoal macroscópico das veredas da Bacia Sanfranciscana e da Serra do Cabral.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

6.
Walter dos Reis Júnior. O significado paleoambiental dos esporos de pteridofitos e algas no contexto da evolução quaternaria das veredas da bacia do rio São Francisco, município de Buritizero, Minas Gerais Brasil. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

7.
Gabriel Jubé Uhlein. Palinofácies da Bacia Sanfranciscana na região de Presidente Olegário, MG.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

8.
Yaro Moisés Parizek Silva. Paleolimnologia da Lagoa Preta , Parque Estadual do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil com base em análise de palinofácies.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

Orientações de outra natureza
1.
Barbara Moreira Amaral. Estágio Curricular Obrigatório COLTEC UFMG. 2014. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

2.
Carolina Oliveira Araújo. Estágio Curricular Obrigatório COLTEC UFMG. 2014. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

3.
Flávio Henrique da Rocha Fonseca. Programa de Monitoria do Departamento de Geologia da UFMG. 2013. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

4.
Glauber Resende Freire. Programa de Monitoria de Graduação PMG do Depto de Geologia-UFMG. 2010. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

5.
Fernando Pacheco. Programa de Monitoria de Graduação PMG Depto de Geologia da UFMG. 2010. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

6.
Simone Guimarães Pereira. Monitoria de Paleontologia para os cursos de Geologia e Ciências Biológicas. 2008. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

7.
Yaro Moisés Parizek Silva. Técnicas de preparação de microfósseis. 2007. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.

8.
Daniel Galvão C. Fragoso. Monitoria de Paleontologia para os cursos de Ciências Biológicas e Geologia. 2007. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Karin Elise Bohns Meyer.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MEYER, K. E. B.. XIV Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia (Integrante do Comitê Científico). 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 24:49:21