Ana Paula Hey

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  • Última atualização do currículo em 10/04/2018


Tem pós-doutorado em Sociologia pelo King´s College London (2015-16). É doutora em Educação ( Sociologia da Educação) pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris/França (2001-04). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Elites, do Poder e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: elites acadêmicas/científicas, elites e Estado, espaço acadêmico brasileiro, campo do poder brasileiro, pensamento social, produção acadêmica, educação superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Hey
Nome em citações bibliográficas
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Luciano Gualberto, Travessa J, 374
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 72042
Telefone: (11) 30913766
Fax: (11) 30913755
URL da Homepage: http://www.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (Orientador: Afrânio Raul Garcia Júnior).
Título: Dominação simbólica e destino da educação superior no Brasil, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Ester Buffa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Sociologia Francesa Contemporânea; sociologia histórica; pensamento acadêmico brasileiro; sociologia da educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A posição social e profissional do engenheiro e a formação do técnico: possíveis relações,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Itacy Salgado Basso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.
Palavras-chave: profissão engenheiro; sistemas simbólicos; sociologia da educação; trabalho educação.
1991 - 1992
Especialização em Alfabetização. (Carga Horária: 630h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Interfaces entre cultura e alfabetização.
2003 - 2004
Aperfeiçoamento em estágio de pesquisa.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Ano de finalização: 2004.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2001 - 2002
Aperfeiçoamento em estágio de pesquisa.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. Ano de finalização: 2002.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
King's College London, kcl, Grã-Bretanha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Elites.
2005 - 2006
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2001 - 2002
Extensão universitária em Groupe de refléxion sur le Brésil contemporain. (Carga horária: 60h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2001 - 2002
Débats en sociologie/sociologie des débats. (Carga horária: 90h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2001 - 2002
Histoire sociale et culturelle des pratiques de l'. (Carga horária: 90h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
2001 - 2002
Anthropologie politique du Brésil. (Carga horária: 90h).
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.


Atuação Profissional



Kings College London, kcl, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Vice-Presidente da Comissão de Graduação da FFLCH.
02/2010 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
USP ensina Sociologia - Site de ensino de Sociologia para professores da rede pública de ensino.
04/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora da Comissão Interunidades das Licenciaturas.
02/2009 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Coordenadora da Licenciatura em Ciências Sociais.
02/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
Sociologia da Educação
03/2009 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Comissão de Ensino (suplente).
03/2009 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Comissão de Graduação (suplente).
02/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
08/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
Sociologia da Educação
02/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos de Pesquisa em Sociologia
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
08/2012 - 12/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
Sociologia da Educação
02/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Sociedade: Interfaces entre Cultura e Dominação
02/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
02/2011 - 07/2011
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
02/2011 - 07/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
08/2010 - 12/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
02/2010 - 07/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia
02/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado para as Ciências Sociais
08/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação
02/2009 - 07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Sociologia

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .

Linhas de pesquisa
Políticas Educacionais
02/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .

02/2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
Profissionalização Docente
Sociologia da Educação
Sociologia Geral
Pedagogia: problematização e constituição do campo
02/2007 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa
A educação vista pela teoria social de Pierre Bourdieu

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Instituição Escolar e Organizações Familiares/Focus/Faculdade de Educação, onde desenvolvo atividades de orientação de projetos de mestrado e doutorado e projeto de pesquisa de rede internacional de pesquisadores.

Atividades

03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/RIO CLARO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 12

Atividades

09/2004 - 01/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino no Ensino Médio I
Metodologia de Ensino no Ensino Médio I
Medidas Educacionais

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

7/1998 - 8/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Métodos e técnicas de pesquisa educacional
Didática

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1994 - 10/1996
Serviços técnicos especializados , Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, Departamento de Orientação Educacional.

Serviço realizado
orientação acadêmica.

secretaria de estado da educação, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: pedagoga, Carga horária: 20

Atividades

02/1993 - 12/1993
Serviços técnicos especializados , secretaria de estado da educação, .

Serviço realizado
pedagoga.

Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora junto ao Centre de Recherche sur le Brésil Contemporain


MIDDLESEX UNIVERSITY, LONDON, MXU, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora junto ao Centre for Brazilian and Latin American Studies, Hendom Campus, London/UK



Linhas de pesquisa


1.
Formação de quadros dirigentes
2.
Circulação Internacional de Universitários
3.
Elites acadêmicas
4.
Campo do poder brasileiro
5.
Sociologia das Elites
6.
Políticas Educacionais
7.
Sociologia das Elites
8.
Sociologia da Educação
9.
Educação e Cultura
10.
Sociologia da Educação
11.
Sociologia do Poder
12.
Campo Acadêmico Brasileiro


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A Academia Brasileira de Ciências na gênese do campo científico
Descrição: A pesquisa analisa a Academia Brasileira de Ciências (ABC) como componente imprescindível da gênese do campo científico no Brasil. Criada no Rio de Janeiro em 1916, configura-se como uma instância de consagração dos cientistas no país. Envolvendo vários aspectos de sua formação e consolidação, inicialmente dedica-se ao escrutínio dos seus membros fundadores. Em seguida, volta-se à trajetória científica dos seus presidentes ao longo dos seus 100 anos de criação. Posteriormente, o enfoque recai sobre a trajetória de formação científica e profissional dos membros atuais, distribuídos nas 10 áreas que constituem a ABC..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ana Paula Hey - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2018 - Atual
O campo dos Think Tanks no Brasil
Descrição: A pesquisa intenciona analisar a configuração dos institutos Think Tanks no Brasil e a relação com a participação de acadêmicos na feitura dessas instituições. Pelo enfoque marcadamente sociólogico - normalmente os TT são vistos pelo caráter normativo da Ciência Política-, entende que tais institutos materializam uma forma específica de relação entre acadêmicos-atuação política e social-Estado. A pesquisa desenvolve-se em duas frentes: a primeira constitui-se no mapeamento dos institutos Think Tanks no Brasil, identificando sua distribuição geral e as áreas recorrentes. A segunda engloba o estudo de casos isolados, como o Instituto Fundação Fernando Henrique Cardoso e outros institutos mais voltados à definição política do mundo social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Paula Hey - Coordenador / Sandy Oliveira - Integrante / Leonardo Paes Dias - Integrante / Camila Antunes - Integrante.
2017 - Atual
A Sociologia da Educação no Brasil no período 2002-2017
Descrição: Análise da produção bibliográfica da Sociologia da Educação no país no período 2002-2017. O ensaio analítico compreende as produções mais relevantes nessa área, indicando temas gerais, espaços de produção e pesquisadores aí envolvidos. O trabalho irá compor a coletânea Sociologia Brasileira Hoje, organizada por Sergio Miceli e Carlos Benedito Martins..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
A Academia Brasileira de Ciências como recurso para a construção do campo científico brasileiro
Descrição: The project seeks to analyse the academic and professional trajectory of the scientists gathered around the Brazilian Academy of Sciences (BAS). This association, created in 1916 in Rio de Janeiro, is characterized as an instance of consecration of scientists from different fields of knowledge, corresponding to the logic of peer recognition in the grouping of scientific profiles and in the reproduction of its (lifelong) titular members. It aims also to analytically explore the scientific and symbolic capital of approximately 500 of its current academics. They represent the following areas: mathematics, physics, chemistry, earth sciences, biology, biomedicine, health sciences, agriculture, engineering and social sciences. From previously collected systematized empirical data, the central focus lies in studying the Brazilian scientific field in its current structure, basing it on the scrutiny of academic and professional education indicators of those who make up the scientific elite of the country. It seeks to scrutinize the extent to which scientists that comprise the BAS can serve as an analytical resource for the construction of the scientific field in the country. It demonstrates the contemporary disputes around the hierarchy and establishment of different scientific disciplines and the struggles of science in relation to other social spaces. At the same time, it seeks to provide elements for the construct of scientific elites, contributing in this perspective to analyses of power, prestige and distinction correlated to the social space of science..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Da distinção na ciência: um estudo da Academia Brasileira de Ciências
Descrição: O projeto visa analisar o percurso acadêmico-profissional dos cientistas agrupados em torno da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Tal associação, criada em 1916, no Rio de Janeiro, caracteriza-se como uma instância de consagração de cientistas de diferentes campos de conhecimento: Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais. Pretende demonstrar como a ABC pode refletir os embates da ciência em relação a outros espaços sociais e, ao mesmo tempo, os conflitos típicos das ciências entre si, ou seja, os enjeux contemporâneos em torno da hierarquização e consagração de diferentes campos disciplinares. Enfatiza o levantamento de dados empíricos acerca do capital científico e simbólico de aproximadamente 700 acadêmicos atuantes, utilizando-se da análise de correspondências múltiplas para o tratamento estatístico dos indicadores. O objetivo é esquadrinhar o sentido desta associação e seu papel no campo científico brasileiro a partir do entendimento da trajetória de formação acadêmica e profissional de seus membros. Visa perscrutar em que medida os cientistas que compõem a ABC podem servir de recurso analítico ao constructo de elites científicas e, com isso, contribuir para o entendimento do espaço social da ciência no país. (2a fase).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Paula Hey - Coordenador.
2012 - 2016
Expansão da Educação Superior e Produção do Conhecimento: Financiamento, Gestão e Avaliação
Descrição: O presente projeto pretende analisar o processo de expansão da educação superior e da produção do conhecimento no Brasil, tendo em vista compreender possíveis mudanças no habitus e no modus operandi do campo científico-universitário. Trata-se de pesquisa teórico-documental, com exploração de diversos bancos de dados e com possíveis estudos de caso. Serão examinadas as orientações político-econômicas, os indicadores acadêmico-científicos e as tendências em curso no âmbito do financiamento, da gestão e da avaliação da pesquisa e da pós-graduação no Brasil, em suas interfaces com a expansão da educação superior e com a produção do conhecimento. Buscar-se-á analisar e refletir ainda sobre: a) a expansão da educação superior e o crescimento da produção científica, destacando indicadores e debates na área; b) as áreas temáticas estratégicas e priorizadas na produção do conhecimento; c) o financiamento de P&D e CT&I; d) os critérios e procedimentos de avaliação utilizados para financiamento de projetos e concessão de bolsas; e) as mudanças e as inovações na gestão acadêmico-universitária, tendo em vista as atuais demandas em termos de formação, conhecimento e inovação. A pesquisa situa-se no campo das políticas de educação superior, considerando suas interconexões com o campo científico, em geral, uma vez que a pós-graduação e a pesquisa no Brasil se estruturam por áreas específicas e/ou grandes áreas de conhecimento. Destacam-se, sobretudo, a partir de 1995, as políticas de expansão da educação superior e de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que vem impactando fortemente a vida acadêmica das instituições universitárias, sobretudo aquelas pautadas pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa/pós-graduação e extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Ana Paula Hey - Integrante / Afrânio Mendes Catani - Coordenador / João Ferreira de Oliveira - Integrante / Catarina de Almeida Santos - Integrante / Karine Nunes de Moraes - Integrante / Nelson Cardoso Amaral - Integrante / Cristina Helena Almeida de Carvalho - Integrante / Gladys Beatriz Barreyro - Integrante / Romualdo Luiz Portela de Oliveira - Integrante / Jarbas de Paula Machado - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Da distinção na ciência: um estudo da Academia Brasileira de Ciências
Descrição: O projeto visa analisar o percurso acadêmico-profissional dos cientistas agrupados em torno da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Tal associação, criada em 1916, no Rio de Janeiro, caracteriza-se como uma instância de consagração de cientistas de diferentes campos de conhecimento: Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais. Pretende demonstrar como a ABC pode refletir os embates da ciência em relação a outros espaços sociais e, ao mesmo tempo, os conflitos típicos das ciências entre si, ou seja, os enjeux contemporâneos em torno da hierarquização e consagração de diferentes campos disciplinares. Enfatiza o levantamento de dados empíricos acerca do capital científico e simbólico de aproximadamente 700 acadêmicos atuantes, utilizando-se da análise de correspondências múltiplas para o tratamento estatístico dos indicadores. O objetivo é esquadrinhar o sentido desta associação e seu papel no campo científico brasileiro a partir do entendimento da trajetória de formação acadêmica e profissional de seus membros. Visa perscrutar em que medida os cientistas que compõem a ABC podem servir de recurso analítico ao constructo de elites científicas e, com isso, contribuir para o entendimento do espaço social da ciência no país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ana Paula Hey - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2015
Gênese e significado da tecnociência.Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade
Descrição: O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2012-2016 com base nas realizações do período 2007-2011, é investigar os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, sustentados por indivíduos e incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em três conjuntos de pesquisas. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da ciência; o segundo trata do desenvolvimento histórico da tecnociência; o terceiro desenvolve uma estratégia sociológica de abordagem transversal das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. Dentre as questões do primeiro conjunto encontram-se: (a) as mudanças ocorridas em décadas recentes nos modos de produção social da tecnociência com o aumento do financiamento privado da pesquisa científica; (b) o modo como as mudanças afetam o status dos valores tradicionais da comunidade científica: objetividade, neutralidade e autonomia; (c) a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo; (d) problemas teóricos e práticos da biotecnologia; (e) avaliação do significado dessas mudanças a partir de alternativas às práticas tecnocientíficas e o papel da bioética e do ?princípio de precaução?. As investigações do segundo conjunto incluem: (a) a ideia do ?controle da natureza? e os valores do progresso tecnológico e seu impacto na formação da pesquisa científica moderna; (b) as relações entre a ciência e a tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelas ideias mecanicistas, e pelo avanço da experimentação na ciência, e (c) o impacto de ideias da tradição do ceticismo no desenvolvimento da ciência moderna. O terceiro conjunto concentra-se no estudo da sociedade brasileira, contemplando: (a) o debate público sobre educação: a produção contemporânea da doxa na sociedade brasileira; (b) cultura digital e desigualdade: os usos sociais das novas tecnologias de informaçao e comunicação, e (c) instituições de produção, difusão e legitimação do conhecimento. Os três grupos de investigações serão reforçados pelo uso de um modelo de atividade científica, amplamente discutido e aceito pelos membros da equipe de pesquisa, que identifica as interelações entre a adoção, na pesquisa, de estratégias metodológicas particulares e a sustentação de valores éticos e sociais particulares. Além disso, o modelo será testado e complementado pela contraposição com as ideias de Otto Neurath e de outras abordagens da filosofia da ciência contemporânea. O segundo objetivo do projeto, não menos importante, é prático: continuar e expandir as atividades de organização de seminários, de publicação dos trabalhos relevantes e de participação regular em eventos, que reúnem, para uma discussão construtiva e racional, cientistas, filósofos e cientistas sociais brasileiros (e de outros países), de abordagens metodológicas e perspectivas éticas divergentes, de modo a assegurar que um amplo leque de pontos de vista sejam considerados nas investigações, e explorar como os resultados obtidos podem ter um impacto positivo na pesquisa científica, no ensino de ciências e na educação superior...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (5) .
Integrantes: Ana Paula Hey - Coordenador / Sylvia Gemignani Garcia - Integrante / Pablo Ruben Mariconda - Integrante / Hugh Lacey - Integrante / Valter Alnis Bezerra - Integrante / Maurício de Carvalho Ramos - Integrante / Renato Kynouchi - Integrante / Nicolas Lechopier - Integrante / MARCOS BARBOSA DE OLIVEIRA - Integrante / JOSÉ LUIS GARCIA - Integrante / ARCUS SACRINI AYRES FERRAZ - Integrante / LORENZO BARAVALLE - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2009 - 2016
Vocabulário Pierre Bourdieu

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Afrânio Mendes Catani em 27/03/2017.
Descrição: Projeto desenvolvido com Afrãnio Mendes Catani (USP), Maria Alice Nogueira (UFMG) e Cristina Cardoso Medeiros (UFPR), com o objetivo de coordenar e organizar um VOCABULÁRIO, à semelhança de trabalhos dedicados a outros autores e sociólogos, acerca de Pierre Bourdieu. A obra é inédita no terreno nacional e conta com ampla equipe de colaboradores, nacionais e estrangeiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Um estudo de elites acadêmicas: aparato institucional, política acadêmica e padrões de produção
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2014
Células de Transformação. Formação de jovens protagonistas em núcleos de ação comunitária em localidades periféricas nas Zonas Oeste e Norte da Cidade de São Paulo/SP
Descrição: Objetiva contribuir no processo de empoderamento e protagonismo individual e social em uma perspectiva intergeracional. Por meio de metodologias e instrumentos para o desenvolvimento humano e a participação cidadã, visa oferecer oportunidades concretas para resolver a problemática da desagregação e da exclusão social, bem como das carências de formação profissional e pessoal. O projeto é de autoria de Aline Mazeto Roldan, estudante de Ciências Sociais, tendo sido premiado em 2007 pelo Global Millennium Prize das Nações Unidas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Paula Hey - Coordenador / Aline Mazeto Roldan - Integrante.Financiador(es): Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2007 - Atual
Projeto temático Circulação Internacional e Formação dos Quadros Dirigentes Brasileiros, desenvolvido no Focus/FE Unicamp e os pesquisadores:Afranio Raul Garcia Jr - CRBC/EHESS, França; Gustavo Sora - Univ. Nacional de Córdoba, Argentina; Yves Dezala
Descrição: Este estudo situa-se entre aqueles voltados para a compreensão do significado das batalhas contemporâneas sobre o sentido da ?globalização?, ou do ?projeto universalista?, que propõe, com base em negociações dadas por científicas, estabelecer formas de organização, princípios de ação e modos de governo que se pretende estender ao conjunto do planeta. O alvo é investigar os indivíduos e as redes que operam para a elaboração desse projeto nos organismos inter-governamentais, associações internacionais, ONGs, universidades e sociedades profissionais. Acredita-se que o conhecimento dos agentes envolvidos na aceleração desse projeto trará mais luz para a compreensão desse poderoso dispositivo hegemônico, que tende a se tornar o lugar central da reprodução das elites nacionais dos países periféricos em relação aos centros produtores de modelos institucionais universalistas. A proposta prolonga uma série de pesquisas conduzidas por uma equipe de pesquisadores que, apoiados pelos acordos CAPES/COFECUB, investigam os itinerários intelectuais e profissionais de universitários brasileiros que se dirigiram ao estrangeiro na busca de uma formação doutoral..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Ana Paula Hey - Integrante / CANEDO - Coordenador / BITTENCOURT - Integrante / Ana Maria Almeida - Integrante / Mario Grynzspan - Integrante / José Carlos Durand - Integrante / Afranio Raul Garcia Jr - Integrante / Gustavo Sorá - Integrante / Yves Dezalay - Integrante / Michel Offerlé - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Projeto de Pesquisa Um estudo de elites acadêmicas: aparato institucional, política acadêmica e padrões de produção
Descrição: O projeto investiga a formação de elites acadêmicas constituídas por intermédio da institucionalização da pesquisa acadêmica/científica no Brasil a partir dos anos 1970. Centra-se nos agentes que integram as assessorias e as consultorias das agências de fomento à pesquisa ? Capes e CNPq ? no período de 1975 a 2005, analisando suas trajetórias social e de formação acadêmica e profissional, bem como as suas produções acadêmicas. Enfoca a educação e a sociologia, duas áreas do conhecimento pertencentes a pólos extremos no conjunto da hierarquia das disciplinas da área de ciências humanas. Intenciona analisar as relações entre o aparato institucional, a política nacional de formação de acadêmicos e o estabelecimento de padrões da produção acadêmica, por intermédio das lutas geradas entre as diferentes posições dos agentes no campo universitário brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Uniplac
2011 - Atual
Periódico: Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais


Revisor de projeto de fomento


2009 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2008 - 2014
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Elites.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Poder.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio Jabuti para LATINOAMERICANA: ENCICLOPÉDIA CONTEMPORÂNEA DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE (verbetes), Câmara Brasileira do Livro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2018HEY, A. P.; CATANI, A. M. ; MEDEIROS, Cristina . A Sociologia da Educação de Bourdieu na Revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales. TEMPO SOCIAL (ONLINE), v. 30, p. 20-32, 2018.

2.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2018HEY, A. P.; CATANI, A. M. . O vocabulário do Mestre - entrevista sobre a recepção de Bourdieu no Brasil. SOCIOLOGIA (SÃO PAULO. 2006), v. 8, p. 44-46, 2018.

3.
HEY, ANA PAULA2017HEY, ANA PAULA. Elites, no plural. Tempo Social, v. 29, p. 1-8, 2017.

4.
HEY, ANA PAULA2017HEY, ANA PAULA; RODRIGUES, LIDIANE SOARES . Elites Acadêmicas: as Ciências Sociais na Academia Brasileira de Ciências. Tempo Social, v. 29, p. 9-33, 2017.

5.
HEY, ANA PAULA2017HEY, ANA PAULA; GRIMALDI-CHRISTENSEN, ANNA ; SAVAGE, MIKE . Elites no Reino Unido: novas abordagens para divisões de classe contemporâneas. Tempo Social, v. 29, p. 161-179, 2017.

6.
AZEVEDO, M. L. N.2017AZEVEDO, M. L. N. ; CATANI, A. M. ; HEY, A. P. . Circulação das ideias e internacionalização da Educação Superior: inferências a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 40, p. 296-304, 2017.

7.
AZEVEDO, Mário Luiz Neves de2017AZEVEDO, Mário Luiz Neves de ; CATANI, A. M. ; HEY, A. P. . Circulação das ideias e internacionalização da educação superior: inferências a partir da teoria dos campos de Pierre Bourdieu. Educação (PUCRS. Impresso), v. 40, p. 296-304, 2017.

8.
CATANI, AFRÂNIO MENDES2011CATANI, AFRÂNIO MENDES ; HEY, ANA PAULA . Evaluador, a novela de Noé Jitrik. Avaliação (UNICAMP), v. 16, p. 745-763, 2011.

9.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2009HEY, A. P.; CATANI, A. M. . La Universidad de San Pablo (USP) y la formación de cuadros dirigentes. Fundamentos en Humanidades (En Línea), v. 19, p. 57-76, 2009.

10.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2009HEY, A. P.; CATANI, A. M. . La Universidad de San Pablo (USP) y la formación de cuadros dirigentes. Fundamentos en Humanidades (San Luis), v. 19, p. 57-76, 2009.

11.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2008HEY, A. P.; CATANI, A. M. . Bourdieu e a educação. Cult (São Paulo), v. 128, p. 62-64, 2008.

12.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2008HEY, A. P.; CATANI, A. M. . Produção de doutores na área de humanidades: excesso ou má distribuição?. Revista ADUSP, v. 43, p. 56-58, 2008.

13.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2007HEY, A. P.. Bourdieu eoistêmico-prático: o espaço de produção acadêmica em Educação Superior no Brasil. Educação & Linguagem, v. 16, p. 86-105, 2007.

14.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2007HEY, A. P.; SAES, D. A. M. ; CATANI, A. M. . Pierre Bourdieu, o fazer sociológico e a reflexão acadêmica. Educação & Linguagem, v. 16, p. 15-20, 2007.

15.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2006HEY, A. P.. A educação para além do capital (nota de leitura). Margem Esquerda, São Paulo, Boitempo Editorial, v. 7, n.maio, p. 217-218, 2006.

16.
CATANI, A. M.2006CATANI, A. M. ; HEY, A. P. ; GILIOLI, Renato . Prouni: democratização do acesso às instituições de ensino superior?. Educar em Revista, v. 28, p. 125-140, 2006.

17.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2005 HEY, A. P.. Les débats sur l'enseignement supérieur: disputes académiques ou querelles politiques. Cahiers du Brésil Contemporain, Paris, França, n.57-60, p. 283-302, 2005.

18.
HEY, A. P.;HEY, ANA PAULA2005HEY, A. P.. A agenda política em educação superior no Brasil: a humanização de uma agenda cruel?. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Maringá/Paraná, v. ano V, n.55, p. 01-02, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CATANI, A. M. (Org.) ; NOGUEIRA, M. A. (Org.) ; HEY, ANA PAULA (Org.) ; MEDEIROS, C. C. C. (Org.) . Vocabulário Bourdieu. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. v. 1. 399p .

2.
HEY, A. P.. Esboço de uma sociologia do campo acadêmico. A educação superior no Brasil. 1. ed. São Carlos/SP: EdUFSCar, 2008. v. 1. 177p .

3.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. ; GILIOLI, Renato . Educação superior brasileira: 1991-2004 - Pernambuco. 1. ed. Brasília: INEP, 2006. v. 1. 372p .

Capítulos de livros publicados
1.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. ; AZEVEDO, M.L.N. de . Políticas de Educação Superior no Brasil: um programa de pesquisa a partir de Sobre o Estado, de Pierre Bourdieu. In: VALDEZ, Diane; ASSIS, Lúcia Maria. (Org.). (Org.). Políticas e História da Educação: saberes, tempos e lugares. 1ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 23-38.

2.
CATANI, AFRÂNIO MENDES ; AZEVEDO, M.L.N. de ; HEY, A. P. . Da autonomia do trabalho intelectual nas políticas públicas de educação superior no Brasil: analistas, intelectuais, dirigentes e policy makers. In: NARDI, E. L.; ALMEIDA, M. L. P. de; VIANA, I. M. T. C.. (Org.). Políticas públicas e regulação da educação: temas em debate. 1ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 179-200.

3.
HEY, A. P.. Educação Superior e produção do conhecimento: interfaces entre atores, instituições e política. In: Catani, AM; Oliveira, JF. (Org.). Educação Superior e Produção do Conhecimento. 1ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 231-252.

4.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. . Ladrilhando o concreto: construindo pesquisas a partir de Bourdieu. In: OLIVEIRA, J.F.; PESSOA, J.M.. (Org.). Pesquisar com Bourdieu. 1ed.Goiânia: Cânone Editorial, 2013, v. 1, p. 31-52.

5.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. . Campo universitário e novos doutores: discutindo as Humanidades no Brasil. In: ALMEIDA, M. de L. P. de; THOMÉ, N. (Orgs.).. (Org.). Educação, História e Política: uma discussão sobre processos formativos e socioculturais. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2012, v. 1, p. 23-38.

6.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. ; AZEVEDO, M.L.N. de . Avaliação no campo universitário brasileiro: mercado e concorrência. In: ROTHEN, J. C.; BARREYRO, G. B. (orgs.).. (Org.). Avaliação no campo universitário brasileiro: mercado e concorrência. 1ed.São Paulo: Xamã, 2011, v. 1, p. 43-54.

7.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. . O impacto da avaliação no desenvolvimento e na reconfiguração do campo universitário brasileiro. In: MAINERO, Nelly; MAZZOLA, Carlos (comps). (Org.). Los posgrados en educación superior en Argentina y en Latinoamerica.. 1ed.San Luis/Argentina: Nueva Editorial Universitaria San Luis, 2010, v. 1, p. 170-186.

8.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. . O impacto da avaliação no desenvolvimento e na reconfiguração do campo universitário brasileiro. In: OLIVEIRA, J. F. de; CATANI, A. M.; FERREIRA, M. S. C. (Orgs.). (Org.). Pós-Graduação e Avaliação: impactos e perspectivas no Brasil e no cenário internacional. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2010, v. 1, p. 53-80.

9.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. . Reprodução social. In: OLIVEIRA, D.. (Org.). Dicionário Trabalho, profissão e condição docente. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2010, v. 1, p. 1-4.

10.
HEY, A. P.. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (verbete). Latinoamericana: Enciclopedia Contemporánea de América Latina y el Caribe. 1ed.Madrid: Ediciones Akal, 2009, v. 1, p. 552-552.

11.
HEY, A. P.. Universidad de Chile (verbete). In: SADER, Emir; JINKINGS, Ivana (Orgs.).. (Org.). Latinoamericana: Enciclopedia Contemporánea de América Latina y el Caribe. 1ed.Madrid: Ediciones Akal, 2009, v. 1, p. 1226-1227.

12.
HEY, A. P.. Universidad de Rio de Janeiro (verbete). In: SADER, Emir; JINKINGS, Ivana (Orgs.).. (Org.). Latinoamericana: Enciclopedia Contemporánea de América Latina y el Caribe. 1ed.Madrid: Ediciones Akal, 2009, v. 1, p. 1229-1230.

13.
HEY, A. P.. Universidad de San Pablo (verbete). In: SADER, Emir; JINKINGS, Ivana (Orgs.).. (Org.). Latinoamericana: Enciclopedia Contemporánea de América Latina y el Caribe. 1ed.Madrid: Ediciones Akal, 2009, v. 1, p. 1283-1284.

14.
HEY, A. P.. Universidad Nacional Autónoma de México. In: SADER, Emir; JINKINGS, Ivana (Orgs.).. (Org.). Latinoamericana: Enciclopedia Contemporánea de América Latina y el Caribe. 1ed.Madrid: Ediciones Akal, 2009, v. 1, p. 1230-1231.

15.
HEY, A. P.. Fronteira viva: o campo acadêmico e o campo político no Brasil. In: Azevedo, M.L.N. de. (Org.). Políticas públicas e educção: debates contemporãneos. 1ed.Maringá/PR: EDUEM, 2008, v. 1, p. 217-230.

16.
OLIVEIRA, J. F. de ; CATANI, A. M. ; HEY, A. P. ; AZEVEDO, M.L.N. de . Democratização do acesso e inclusão na educação superior no Brasil. In: BITTAR, M.; OLIVEIRA, J.F.; MOROSINI, M.. (Org.). Educação superior no Brasil - 10 anos pós-LDB. 1ed.Brasília: INEP, 2008, v. 1, p. 71-88.

17.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. ; GILIOLI, Renato . A autonomia universitária em questão: o caso das universidades estaduais paulistas. In: CHAVES, V.L.J.; SILVA JÚNIOR, J. dos R.. (Org.). Educação superior no Brasil e diversidade regional. 1ed.Belém: EDUFPA, 2008, v. 1, p. 107-126.

18.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. . Confluências e disjunções nas políticas de educação superior na América Latina: Argentina, Brasil, Chile e México - ou 4 casamentos e 1 funeral. In: SILVA JR, João dos Reis. (Org.). O pragmatismo como fundamento das reformas educacionais no Brasil. 1ed.Campinas, SP: Alínea, 2007, v. , p. 103-125.

19.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. . A USP e a formação de quadros dirigentes. In: Morosini, Marília. (Org.). A universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: INEP, 2006, v. , p. 295-312.

20.
HEY, A. P.. Universidade de São Paulo/USP. In: Sader, Emir. (Org.). Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006, v. 01, p. 1241-1242.

21.
HEY, A. P.. Universidade do Chile/UC. In: Sader, Emir. (Org.). Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006, v. 01, p. 1186-1186.

22.
HEY, A. P.. Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: Sader, Emir. (Org.). Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. 01ed.São Paulo: Boitempo Editorial, 2006, v. 01, p. 1188-1189.

23.
HEY, A. P.. Universidade Nacional Autônoma do México/Unam. In: Sader, Emir. (Org.). Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. 01ed.São Paulo: Boitempo Editorial, 2006, v. 01, p. 1190-1190.

24.
HEY, A. P.. Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais/Flacso. In: Sader, Emir. (Org.). Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. 01ed.São Paulo: Boitempo Editorial, 2006, v. 01, p. 542-542.

25.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. . O projeto educacional brasileiro no regime militar: uma educação de classe (social). In: Rossi, E.; Rodrigues, E.; Neves, F. M. (orgs.). (Org.). Fundamentos Históricos da Educação no Brasil. 1.ed.Maringá/Paraná: EDUEM, 2005, v. , p. 129-143.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HEY, A. P.. Universidade, passado e futuro. O Globo, Rio de Janeiro, , v. Prosa, p. 3 - 3, 29 set. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HEY, ANA PAULA; RODRIGUES, LIDIANE SOARES . Elites relacionais, polos em oposição: as ciências humanas e sociais no Brasil. In: 41o Encontro Anual da ANPOCS, 2017, Caxambu. 41a Reunião da ANPOCS, 2017.

2.
HEY, ANA PAULA. As Ciências Sociais na Academia Brasileira de Ciências: uma elite minoritaria. In: 38o Encontro Anual da Anpocs, 2014, Caxambu. 38a Reunião da ANPOCS, 2014.

3.
HEY, ANA PAULA. Elites científicas: o caso da Academia Brasileira de Ciências. In: 36a Encontro Anual da Anpocs, 2012, Águas de Lindóa. 36o Encontro Anual da ANPOCS, 2012.

4.
HEY, A. P.. Dominação simbólica e espaço acadêmico em educação superior no Brasil. In: X Congresso de Iniciação e Produção Científica, IV Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa, 2007, São Bernardo do Campo/SP. Congresso de Produção Científica ... Seminário de Extensão (Unimep), 2007.

5.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. ; GILIOLI, Renato . PROUNI: democratização do acesso às instituições de Ensino Superior?. In: XIII Semináio do Projeto Universitas, 2007, Curitiba. Educar em Revista. Curitiba: Editora da UFPR, 2007. v. 28. p. 125-140.

6.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. . A formação de elites dirigentes: o caso da USP. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da região sudeste, 2007, Vitória/ES. Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. Vitória: UFES, 2007. v. 1.

7.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. ; GILIOLI, Renato . A autonomia universitária em questão: o caso das universidades estaduais paulistas. In: XIV Seminário Nacional Universitas/BR, 2007, Belém. Educação superior no Brasil e a diversidade regional. Belém: UFPA, 2007.

8.
HEY, A. P.. Los combates en la educación superior brasileña: disputas académicas o querellas políticas. In: LASA 2007 XXVII International Congress of the Latin American Studies Association, 2007, Montréal. LASA 2007 After the Washington Consensus. Montréal: LASA, 2007. v. 1.

9.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. . El Programa Universidad para Todos (PROUNI): ? democratización o privatización?. In: LASA2007 XXVII International Congress of the latin American Studies Association, 2007, Montréal. LASA 2007 After the Consensus Washington. Montréal: LASA, 2007. v. 1.

10.
HEY, A. P.. Esboço de uma sociologia do espaço universitário. In: Colóquio Intelectuais e Poder Político, 2005, Campinas/SP. Colóquio Intelectuais e Poder Político, 2005.

11.
HEY, A. P.. Produção acadêmica em educação superior no Brasil: as relações do espaço acadêmico com o campo do poder. In: 29 Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu. CDROM 29 Encontro Anual ANPOCS, 2005.

12.
HEY, A. P.. Luchas clasificatorias y produción académica. Un estudio sobre el espacio de producción académica em la educación superior brasileña em los últimos 20 años. In: X Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia, 2005, Rosario. X Jornadas interescuelas/Departamentos de Historia, 2005.

13.
HEY, A. P.. Batalhas classificatórias e produção acadêmica em educação superior. In: Colóquio Internacional Circulação internacional e nova ordem do conhecimento, 2004, Campinas/ SP. Colóquio Internacional Circulação Internacional e nova ordem do conhecimento, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CATANI, A. M. ; HEY, A. P. . A educação superior no Brasil e as tendências das políticas de ampliação do acesso. In: V Encuentro Nacional y II Latinoamericano La universidad como objeto de investigación, 2007, Tandil. V Encuentro Nacional y II Latinoamericano La universidad como objeto de investigación. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, 2007. v. 1. p. 110-110.

2.
HEY, A. P.; LUIZ, M. C. ; MEDEIROS, R. . Tres miradas sobre la formacion continua de professores de ensenanza tecnica. In: Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos, 1997, Havana. Pedagogia 97, 1997. v. 1. p. 204-204.

3.
HEY, A. P.; MEDEIROS, R. ; LUIZ, M. C. . O professor de ensino técnico. In: 1 Congresso Nacional de Educação, 1996, Belo Horizonte. I Congresso Nacional de Educação, 1996. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
HEY, ANA PAULA; GRIMALDI-CHRISTENSEN, A. . New class divisions? Elites and the precariat at the extremes of social class in the UK (resenha). REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (IMPRESSO), 2018.

2.
HEY, ANA PAULA; CATANI, AFRÂNIO MENDES ; MEDEIROS, C. C. C. . A Sociologia da Educação de Bourdieu na revista Actes de la Recherche en Sciences Sociales. Tempo Social, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
HEY, ANA PAULA. A Revolução Russa e a educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
HEY, ANA PAULA. Acadêmicos em ciências sociais e construção do Estado brasileiro pós-1985. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
HEY, ANA PAULA. Les élites des Sciences Sociales au Brésil : les ruses entre les usages du pouvoir académique et les rapports avec l?État. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HEY, ANA PAULA; RODRIGUES, LIDIANE SOARES . Elites relacionais, polos em oposiçao: as ciências sociais e humanas no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
HEY, ANA PAULA; ALMEIDA, Ana Maria . Rumos Contemporâneos da Sociologia no Brasil - Sociologia da Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
HEY, ANA PAULA. Building the Brazilian scientific field: the case of Brazilian Academy of Sciences. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
HEY, ANA PAULA. Penser l(es)´ elite(s). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
HEY, ANA PAULA. Social division and higher education field in Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
HEY, ANA PAULA. The Brazilian Academy of Sciences as a means to build the Brazilian scientific field. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
HEY, ANA PAULA. As Ciências Sociais na Academia Brasileira de Ciências: uma elite minoritária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
HEY, ANA PAULA. Elites científicas: o caso da Academia Brasileira de Ciências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
HEY, A. P.. Doutores em humanidades no Brasil: interfaces entre titulação e formação de pesquisadores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. . Políticas públicas de formação de doutores no Brasil: o caso das humanidades. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
HEY, A. P.. L'espace universitaire en question: la concurrence entre les experts au Brésil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
HEY, A. P.. Educação superior no Brasil nos governos FHC e Lula. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
HEY, A. P.. Produção acadêmica em educação superior no Brasil: as relações do espaço acadêmico com o campo do poder. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. . A USP e a formação de quadros dirigentes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
HEY, A. P.. Esboço de uma sociologia do espaço universitário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
HEY, A. P.. Luchas clasificatorias y producción académica. Un estudio sobre el espacio de producción académica en la educación superior brasileña en los últimos 20 años. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
HEY, A. P.. Trabalhando com a teoria social de Pierre Bourdieu. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
HEY, A. P.. A USP. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
HEY, A. P.. L'enseignement supérieur au Brésil comme objet scientifique: les agents et leurs productions (I). 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
HEY, A. P.. L'enseignement supérieur au Brésil comme objet scientifique: les agents et leurs productions (II). 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
HEY, A. P.. A sociologia de Pierre Bourdieu: arcabouço teórico e ferramentas práticas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
HEY, A. P.. Batalhas classificatórias e produção em ensino superior. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
HEY, A. P.; MEDEIROS, R. ; LUIZ, M. C. . Tres miradas sobre la formácion continua de profesores de enseñanza técnica. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
HEY, A. P.; MEDEIROS, R. ; LUIZ, M. C. . Oficina de formação de professores para o ensino técnico. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
HEY, ANA PAULA. Estrutura social e mental (verbete). Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (monografia).

2.
HEY, ANA PAULA; KLÜGER. E. . Esprit de corps (verbete). Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (monografia).

3.
HEY, ANA PAULA. Poder simbólico (verbete). Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (monografia).

4.
HEY, ANA PAULA. Poder simbólico livro (verbete). Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (Dissertação).

5.
HEY, ANA PAULA. Homo academicus. Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (monografia).

6.
HEY, ANA PAULA; KLÜGER. E. . Noblesse d´État (verbete). Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (monografia).

7.
HEY, ANA PAULA. Dominação (verbete). Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (monografia).

8.
HEY, A. P.. Um momento histórico crítico. São Paulo: Boitempo, 2009. (Tradução/Artigo).

9.
HEY, A. P.. Farocki: o olho-máquina. São Paulo: Boitempo, 2008. (Tradução/Artigo).

10.
HEY, A. P.. Auguste Blanqui, comunista herege. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. (Tradução/Artigo).

11.
HEY, A. P.; CATANI, A. M. ; DURAND, J. C. . As ciências sociais e a filosofia. São Bernardo do Campo/SP: Universidade Metodista, 2007. (Tradução/Artigo).

12.
HEY, A. P.. A cidade, lugar estratégico do enfrentamento das classes.Insurreições, barricadas e haussmannização de Paris nas Passagens de Walter Benjamin. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006. (Tradução/Artigo).

13.
HEY, A. P.. Dominação simbólica e destino da educação superior no Brasil 2004 (Dissertação).

14.
HEY, A. P.. A posição social e profissional do engenheiro e a formação do técnico: possíveis relações 1999 (Dissertação).

15.
HEY, A. P.. Interfaces entre cultura e alfabetização 1992 (monografia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
HEY, A. P.. Identificação da eficácia do Programa de qualificação e requalificação profissional da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
HEY, A. P.. Revista Educação Profissional: Ciência e Tecnologia. 2007.

2.
HEY, A. P.. Projeto de Pesquisa. 2007.

3.
HEY, A. P.. Edital Fapesb - PRDOC/DCR. 2007.

4.
HEY, A. P.. Ensaios de sociologia e história intelectual do Paraná. 2007.

5.
HEY, A. P.. Les élites académiques au Brésil. 2005.

6.
HEY, A. P.. O Ensino Superior como objeto científico. 2002.

7.
HEY, A. P.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GRUN, R. ; HEY, ANA PAULA ; GRYNZSPAN, M. ; GRILL, I. G. . Elites na sociedade brasileira contemporânea. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
HEY, A. P.. Alunos de Sociologia da FFLCH preparam conteúdo para o ensino médio. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
HEY, A. P.. Mais contribuições para a escola pública. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
HEY, A. P.. USP ensina Sociologia?. 2012.

5.
HEY, A. P.. O ENEM e o ingresso nas universidades federais. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
HEY, A. P.; CARIELLO, R. . USP ENSINA SOCIOLOGIA. 2010; Tema: Ensino de Sociologia. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
HEY, A. P.; MEDEIROS, R. ; LUIZ, M. C. . Curso de Formação Continuada de Professores. 1996. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AUGUSTO, M. H. O.; COUTO, M.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Fabiana Renata da Silva. O infinito valor de todo ser humano: Uma leitura da associação de ajuda mútua Neuróticos Anônimos. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

2.
GARCIA, S. G.; HEY, ANA PAULA; CONSOLIM, M.. Participação em banca de Aline Rodrigues Chiaramonte. Lutas simbólicas e doxa: jornalistas e acadêmicos no caso da ?lista dos improdutivos? da USP. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

3.
GARCIA, S. G.; HEY, ANA PAULA; GRUN, R.. Participação em banca de Pedro de Cillo Rodrigues. A produção de sentidos sobre inovação: estudo de caso da Agência USP de Inovação. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

4.
ALMEIDA, Ana Maria; HEY, ANA PAULA; BALBACHEVSKI, E.. Participação em banca de Marília Barbara Fernandes Garcia Moschkovich. Teto de vidro ou paredes de fogo? Um estudo sobre gênero na carreira docente. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GARCIA, S. G.; HEY, ANA PAULA; PARRA, H.. Participação em banca de Cristiana de Oliveira Gonzalez. ?Don´t be evil: universidade, empresa e contracultura em interação na empresa Google Inc.. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

6.
GRUN, R.; HEY, ANA PAULA; JARDIM, M. C.. Participação em banca de Márcio Rogério Silva. Novos enquadramentos culturais na relação Estado e mercado entre 2003 e 2012: um estudo de caso dos arcabouços culturais, normativos e financeiros das PPP Belo Monte e Jirau no PAC. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
GARCIA, S. G.; HEY, ANA PAULA; GRUN, R.. Participação em banca de Jayr de Andrade Pimentel Neto. Os pioneiros: a desigualdade digital entre membros das classes médias na cidade de São Paulo. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

8.
CANEDO, L.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Deomara Cristina Damasceno Garcia. Ser bolsista no exterior: trajetória de pesquisadores brasileiros na França. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
SAES, D. A. M.; HEY, A. P.; PALMA FILHO, J. C.. Participação em banca de Maria Aparecida da Cunha. Gestão democrática: o perfil ideológico dos pais membros do conselho de escola. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
BUFREM, L.S.; MEDEIROS, C. C. C.; HEY, ANA PAULA; GARCIA, T.M.F.B.; MASCARENHAS, F.. Participação em banca de Bruna Silva do Nascimento. Histórias e Trajetórias: uma análise da produção científica da elite consagrada no campo da Educação no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
GARCIA, S. G.; BARBOSA, A. F.; COMIN, A.; HEY, ANA PAULA; PEROSA, G.. Participação em banca de Elisa Kluger. Meritocracia de laços: gênese e reconfigurações do espaço dos economistas no Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

3.
GRUN, R.; HEY, ANA PAULA; PULICI, C. M.; PENTADO, C. L. C.; MARZOCHI, S. F.. Participação em banca de Karina Gomes de Assis. Verdades econômicas e verdades políticas ? o sistema financeiro em debate. 2016. Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
MAGRONE, E.; VASCONCELOS, G.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Roberta Müller Scafuto Scoton. Profissão docente: um estudo de caso das mudanças empreendidas nos últimos dez anos na UFJF. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

5.
MAGRONE, E.; VASCONCELOS, G.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Roberta Müller Scafuto Scoton. Profissão docente: um estudo de caso das mudanças empreendidas nos últimos dez anos na UFJF. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
HIRANO, S.; HEY, ANA PAULA; GARCIA, S. G.; GONCALVES, J. R. B.; MARTINS, C. E. R.. Participação em banca de Paola Giraldo Herrera. A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

7.
GONCALVES, J. R. B.; HEY, ANA PAULA; SOUZA, A. M.; OLIVEIRA, M. F.; MARIUTTI, E. B.. Participação em banca de Ronaldo Raemy Rangel. A trajetória da sociedade amante da instrução: entre pragmatismo e o humanismo da elite imperial (1829-1876). 2013. Tese (Doutorado em Economia do Setor Publico) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
HIRANO, S.; MUSSE, R.; HEY, ANA PAULA; MIYAMOTO, S.; BRAGA, M. B.. Participação em banca de Lídia Domingues Peixoto Prado. Soy loco por ti América: a integração regional como prioridade da política externa brasileira na era Lula (2003-2010)?. 2012. Tese (Doutorado em Programa em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.

9.
GRUN, R.; BOSCHI, R.; HEY, ANA PAULA; DONADONE, J.; ANDRADE, T. H. N.. Participação em banca de Marina de Souza Sartore. Convergência de elites: a sustentabilidade no mercado financeiro. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
CANEDO, Letícia B.; HEY, A. P.; CURY, C. R. J.; COSTA, M. S. T.; BITTENCOURT, Agueda. Participação em banca de Daniela Maria Ferreira. Conversão e reconversão: a circulação internacional dos filósofos de origem católica. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
BUFREM, L.S.; MEDEIROS, C. C. C.; HEY, ANA PAULA; GARCIA, T.M.F.B.; MASCARENHAS, F.. Participação em banca de Bruna Silva do Nascimento. Histórias e Trajetórias: uma análise da produção científica da elite consagrada no campo da Educação no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
SILVA, L. M. E.; GRUN, R.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Vera Lúcia de Toledo. Mudança e extermínio: O assassinato social do grupo de engenheiros nacionalistas da EMBRAER. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

3.
GARCIA, S. G.; HEY, ANA PAULA; PEROSA, G.. Participação em banca de Elisa Klüger. Sobre elites especialistas no Brasil contemporâneo: trajetórias e representações de diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (1994-2011). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

4.
HIRANO, S.; MUSSE, R.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Lídia Domingues Peixoto Prado. Soy loco por ti América: a integração regional como prioridade da política externa brasileira na era Lula (2003-2010). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa em Integração da América Latina) - Universidade de São Paulo.

5.
CANEDO, L.; BITTENCOURT, A.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Lucirléia Alves Moreira Pierucci. Política nacional de recursos humanos: agências internacionais e formuladores da política de saúde pública brasileira ? desafios para a atenção básica e para a atenção especializada (1960-2005). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educaçãqo) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
CANEDO, Letícia B.; GARCIA JR, A. R.; HEY, A. P.; TOMIZAKI, K. A.. Participação em banca de Daniela Maria Ferreira. Conversão e reconversão: a circulação internacional dos filósofos católicos brasileiros. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
HEY, ANA PAULA; GARCIA, S. G.; DIAS, M. T.. Participação em banca de César de Lima Niemietz. Nova República, Novo jornal. Esboço de uma teoria do jornalismo paulista na redemocratização. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

2.
HEY, ANA PAULA; GARCIA, S. G.; CARLOTTO, M.. Participação em banca de Francesco Tomei. A Fundação Getúlio Vargas e o ensino superior de elite em São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

3.
GARCIA, S. G.; HEY, ANA PAULA; CONSOLIM, M.. Participação em banca de Aline Rodrigues Chiaramonte. Interfaces entre os acadêmicos e a mídia: o caso da ?lista dos improdutivos? da USP. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

4.
AUGUSTO, M. H. O.; HEY, ANA PAULA; COUTO, M.. Participação em banca de Fabiana Renata da Silva. Linguagem terapêutica e autoajuda: um estudo sobre a individualidade contemporânea a partir de Neuróticos Anônimos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

5.
HEY, ANA PAULA; GARCIA, S. G.; GRUN, R.. Participação em banca de Pedro de Cillo Rodrigues. Os Núcleos de Inovação Tecnológica no contexto universitário brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

6.
JARDIM, M. C.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Natalia Maria Casagrande. Um estudo analítico sobre a crise do sistema escolar: produção de discursos, crenças, atores e instituições envolvidas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
GARCIA, S. G.; COMIN, A.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Elisa Klüger. Sobre elites estatais no Brasil contemporâneo: uma comparação sociológica dos diretores do BNDES (1994-2011). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

8.
GARCIA, S. G.; AUGUSTO, M. H. O.; HEY, ANA PAULA. Participação em banca de Karen Martins Nunes. Os usos sociais do computador em telecentros da cidade de São Paulo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HEY, A. P.; Costa, Áurea. Participação em banca de Rochele Pegoraro.Conseqüências para a gestão escolar do programa do governo federal Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GUEDES, M. D.; HEY, ANA PAULA; ROIO, M.. Professor assistente doutor, nas disciplinas de Sociologia da Educação I, II e III. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Outras participações
1.
HEY, ANA PAULA; GUIMARAES, A. S.; BRAGA, R.. concurso de melhor dissertação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/USP. 2012. Universidade de São Paulo.

2.
SAES, D. A. M.; HEY, A. P.; BARBOSA, J. G.. Exame de Seleção ao Mestrado em Educação. 2007. Universidade Metodista de São Paulo.

3.
HEY, A. P.; HORN, G.. monitoria. 1999. Universidade Federal do Paraná.

4.
HEY, A. P.; HORN, G.. prolicen programa de licenciatura. 1998. Universidade Federal do Paraná.

5.
HEY, A. P.; HORN, G.. monitoria. 1998. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encuentro Nacional y II Latinoamericano La universidad como objeto de investigación.A educação superior no Brasil e as tendências das políticas de ampliação do acesso. 2007. (Encontro).

2.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da região sudeste.A formação de elites dirigentes: o caso da USP. 2007. (Encontro).

3.
VII Mostra de Produção Acadêmica e III Colóquio de Pesquisa em Educação. Os embates entre o campo acadêmico e o campo político no Brasil. 2007. (Congresso).

4.
VII Mostra de Produção Acadêmica e III Colóquio de Pesquisa em Educação. Pierre Bourdieu, o fazer sociológico e a reflexão acadêmica. 2007. (Congresso).

5.
X Congresso de Iniciação e Produção Científica, IV Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa. Dominação simbólica e espaço acadêmico em Educação Superior no Brasil. 2007. (Congresso).

6.
XIII Semináio do Projeto Universitas.PROUNI: democratização do acesso às instituições de Ensino Superior?. 2007. (Seminário).

7.
XIV Seminário Nacional Universitas/BR.A autonomia universitária em questão: o caso das universidades estaduais paulistas. 2007. (Seminário).

8.
XII Seminário Nacional Universitas/BR.Democratização do acesso e inclusão na educação superior no Brasil. 2006. (Seminário).

9.
29 Encontro Anual da ANPOCS.Produção acadêmica em educação superior no Brasil: as relações do espaço acadêmico com o campo do poder. 2005. (Encontro).

10.
Circulation internationale des universitaires et renouveau de l´espace culturel.L´espace universitaire en question: la concurrence entre les experts au Brésil. 2005. (Encontro).

11.
Colóquio Intelectuais e Poder Político.Esboço de uma sociologia do espaço universitário. 2005. (Seminário).

12.
Políticas de educação superior na América Latina.Educação superior no Brasil nos governos FHC e Lula. 2005. (Seminário).

13.
Seminário Sociedade do conhecimento no novo milênio: a contribuição do projeto Universitas.A USP e a formação de quadros dirigentes. 2005. (Seminário).

14.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Análise fatorial de correspondências: sua utilização para o estudo do campo acadêmico brasileiro. 2005. (Congresso).

15.
X Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia.Luchas classificatorias y producción académica.Un estudio sobre el espacio de producción en la educación superior brasileña en los últimos 20 años. 2005. (Encontro).

16.
X Seminário Nacional Universitas/BR.Universidades Estaduais. 2005. (Seminário).

17.
Colóquio Circulação Internacional e Nova Ordem do Conhecimento.Batalhas classificatórias e produção em ensino superior. 2004. (Seminário).

18.
La circulation internationale des universitaires brésiliens.L'enseignement supérieur au Brésil comme objet scientifique: les agents et leurs productions (II). 2004. (Oficina).

19.
La circulation internationale des universitaires brésiliens.L'enseignement supérieur au Brésil comme objet scientifique: les agents et leurs productions. 2004. (Oficina).

20.
6a Biennalle de l'Éducation et de la Formation. 2002. (Congresso).

21.
Antropologie politique du Brésil.Sociologie de l'espace universitaire brésilien. 2002. (Seminário).

22.
Journée Hacking. 2002. (Simpósio).

23.
Journées de Sociologie de la Quantification. 2002. (Encontro).

24.
Lire les Sciences Sociales. 2002. (Oficina).

25.
Encuentro por la unidad de los educadores latinoamericanos.Tres miradas sobre la formación contínua de prefessores de enseñanza técnica. 1997. (Encontro).

26.
1 Congresso Nacional de Educação. O professor de ensino técnico. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HEY, A. P.. VII Mostra de Produção Acadêmica e III Colóquio Regional de Pesquisa em Educação. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
César de Lima Niemietz. Nova República, Novo jornal. Esboço de uma teoria do jornalismo paulista na redemocratização. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).

2.
Francesco Tomei. A Fundação Getúlio Vargas e o ensino superior de elite em São Paulo. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
César de Lima Niemietz. Nova Republica, novo jornal: disputas pela legitimação do jornalismo da Folha de S. Paulo na redemocratização. 2017. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Paula Hey.

2.
Aline Rodrigues Chiaramonte. Lutas simbólicas e doxa: jornalistas e acadêmicos no caso da ?lista dos improdutivos? da USP. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Ana Paula Hey.

3.
Pedro de Cillo Rodrigues. A produção de sentidos sobre inovação: estudo de caso da Agência USP de Inovação. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Ana Paula Hey.

Tese de doutorado
1.
Paola Giraldo Herrera. A Universidad de los Andes e o estabelecimento da Frente Nacional, Colômbia, 1948-1968. 2013. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Paula Hey.

Iniciação científica
1.
Beatriz Santa Vicca. A PRODUÇÃO ACADÊMICA ACERCA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 12 ANOS (2003-2015). 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Programa Santander/USP. Orientador: Ana Paula Hey.

2.
Francesco Andrade Tomei. Fernando de Azevedo, durkheimiano brasileiro. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Paula Hey.

3.
Isabel Furlan Jorge. O jovem Florestan Fernandes e a educação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Paula Hey.

4.
ALINE RODRIGUES CHIARAMONTE. Violência escolar: um problema social?. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Paula Hey.

5.
Raphael Freston. Os sociólogos na Academia Brasileira de Ciências. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Programa Santander/USP. Orientador: Ana Paula Hey.

6.
César de Lima Niemietz. Educação profissional e doxa intelectual. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Paula Hey.

Orientações de outra natureza
1.
Eduardo Carvalho Ferreira. Laboratório de Ensino de Sociologia. 2015. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, USP. Orientador: Ana Paula Hey.

2.
Eduardo Carvalho Ferreira. Laboratório de Ensino de Sociologia. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, USP. Orientador: Ana Paula Hey.

3.
Eduardo Carvalho Ferreira. Laboratório de Ensino de Sociologia. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, USP. Orientador: Ana Paula Hey.

4.
Regina Cariello. Laboratório de Ensino de Sociologia. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, USP. Orientador: Ana Paula Hey.

5.
Regina Carielllo. Laboratório de Ensino de Sociologia. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, USP. Orientador: Ana Paula Hey.

6.
Regina Cariello. Laboratório de Ensino de Sociologia. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, USP. Orientador: Ana Paula Hey.

7.
Regina Cariello. Laboratório de Ensino de Sociologia. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Paula Hey.

8.
Fernando Rogério Jardim. Laboratório de Ensino de Sociologia. 2009. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade de São Paulo, USP. Orientador: Ana Paula Hey.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HEY, A. P.. Universidade, passado e futuro. O Globo, Rio de Janeiro, , v. Prosa, p. 3 - 3, 29 set. 2012.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HEY, A. P.. O ENEM e o ingresso nas universidades federais. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
HEY, A. P.. Alunos de Sociologia da FFLCH preparam conteúdo para o ensino médio. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
HEY, A. P.. Mais contribuições para a escola pública. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
HEY, A. P.. USP ensina Sociologia?. 2012.


Redes sociais, websites e blogs
1.
HEY, A. P.; CARIELLO, R. . USP ENSINA SOCIOLOGIA. 2010; Tema: Ensino de Sociologia. (Site).



Outras informações relevantes


Membro do projeto internacional "Circulação internacional de universitários e transformação do espaço cultural", acordos Capes/Cofecub, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Unicamp, UFSCar, UFRGS, UFMG
Membro do grupo de pesquisa sobre Instituição Escolar e Organizações Familiares - FOCUS/UNICAMP
Membro do grupo de pesquisa Política Educacional, Gestão da Educação e Neoliberalismo



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