Janaina Tauil Bernardo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2800405692158545
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Professora em Fitopatologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Doutora em Fitossanidade sub-área de Nematologia, pela Universidade Federal de Pelotas-RS (2017). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Controle Biológico de Fitonematoides pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Tem conhecimentos multidisciplinares em Manejo Fitossanitário Agroecológico e coordena o Grupo de Agroecologia Gaia (UERGS - Região V) desde 2014. Atua nos temas relacionados às áreas: controle biológico de fitonematoides, produção de insumo orgânico na propriedade e fermentação de fungos de controle biológico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janaina Tauil Bernardo
Nome em citações bibliográficas
BERNARDO, J. T.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Cachoeira do Sul.
Rua Sete de Setembro - lado par 1040
Centro
96508010 - Cachoeira do Sul, RS - Brasil
Telefone: (51) 37240453
URL da Homepage: www.uergs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Fitossanidade.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Impacto de coberturas verdes e resíduos orgânicos sobre a nematofauna do solo, desenvolvimento de plantas e qualidade de frutos em pomar de pessegueiro, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Dr. Cesar Bauer Gomes.
Coorientador: Dra. Andréa Bittencourt Moura Bacarin.
2008 - 2010
Mestrado em Fitopatologia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Efeito de Adubos Orgânicos sobre Meloidogyne javanica em Tomateiro,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Leandro Grassi de Freitas.
Coorientador: Silamar Ferraz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.
1994 - 1999
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2011
Espanhol como língua estrangeira nível superior. (Carga horária: 450h).
Instituto Cervantes de belo Horizonte, ICBH, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Titular UERGS/Cachoeira do Sul, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente de Curso de Pós-Graduação da Uergs no Curso Especialização em Agroecologia e Produção Orgânica na unidade de Santa Cruz do Sul. Em outubro-novembro de 2018 lecionou o componente curricular SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA E DE BASE AGROECOLÓGICA. Pesquisadora coordenadora do Grupo de Pesquisa Gaia com registro na base de dados do CNPq

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora assistente UERGS/Cachoeira do Sul, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades na Pós-Graduação Em junho de 2014 lecionou o componente curricular MANEJO FITOSSANITÁRIO SUSTENTÁVEL no Curso de Especialização em Segurança Alimentar e Agroecologia da unidade da UERGS de TRÊS PASSOS. Em fevereiro de 2016 lecionou o componente curricular MANEJO FITOSSANITÁRIO SUSTENTÁVEL no Curso de Especialização em Segurança Alimentar e Agroecologia da unidade da UERGS de SÃO LUIZ GONZAGA. Em dezembro de 2016 lecionou o componente curricular MANEJO FITOSSANITÁRIO AGROECOLÓGICO no Curso de Especialização em Agricultura e Sustentabilidade na unidade da UERGS de CACHOEIRA DO SUL.

Atividades

12/2015 - 12/2015
Ensino, Especialização em Segurança Alimentar e Agroecologia -São Luiz Gonzaga, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Manejo Fitossanitário Agroecológico
08/2015 - 08/2015
Ensino, Especialização em Agricultura e Sustentabilidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Manejo Integrado de Doenças de Plantas
06/2014 - 06/2014
Ensino, Pós graduação em Segurança Alimentar e Agroecologia - Uergs Três Passos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Manejo Fitossanitário Sustentável

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: doutoranda Pós Graduação em Fitossanidade


Embrapa Clima Temperado, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: estagiária
Outras informações
estudante de doutorado desenvolvendo experimentos de pesquisa na unidade da Embrapa Clima Temperado - Pelotas/RS


Laboratório de Controle Biológico de Nematoides da Universidade Federal de, BIONEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: bolsista de pesquisa fungo P.chlamidosporia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Laboratório de Controle Biológico de Nematoides da UFV, BIONEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: mestranda pós-graduação em Fitopatologia, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2018 - 2019
Avaliação de método de produção on farm de Pasteuria penetrans
Descrição: O uso de agentes de controle biológico tem se mostrado ferramenta altamente eficiente no controle de patógenos do solo e benéfica ao meio ambiente e saúde do produtor. A bactéria Pasteuria penetrans apresenta alto grau de controle de nematoides das galhas em experimentos de casa de vegetação e de campo, porém no Brasil são escassos os produtos biológicos comercializados e os preços muito altos inviabilizando o uso generalizado nas lavouras. A produção on farm de agentes de controle biológico constitui-se em uma forma de produção a baixo custo e viável ao produtor rural; no entanto a produção da Pasteuria carece de metodologias simplificadas e adaptadas para aplicação na fazenda. Nesse sentido esse trabalho propõe-se a testar uma metodologia de produção de endósporos de Pasteuria adequada a produção on farm e avaliar a eficiência do método..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / Jonatas da Silva Pereira - Integrante / Vanessa da Silva Pruz - Integrante / Guilherme Scotta Hentschke - Integrante.
2018 - Atual
Suinocultura: alternativas de revitalização e controle.
Descrição: Alunos do curso técnico em agro indústria da escola estadual de ensino médio Wolfram Metzer propõem revitalizar a unidade de produção de suínos da escola através de reparos na sua estrutura tendo como base a planta 3D e projeto de ação para levantamento de custos das reais necessidades do setor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Vermicompostagem: Análise da qualidade do húmus produzido a partir de diferentes resíduos orgânicos do lixo da cozinha da escola.
Descrição: O projeto objetiva experimentar diferentes tipos de matéria prima para a produção de húmus e avaliar sua qualidade na produtividade de olerícolas da horta escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / José Luiz dos Santos Pires Júnior - Integrante / Eduardo de Moura Gonçalves - Integrante / Erli Schneider Costa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2017 - 2019
Agrotóxicos e a contaminação química dos recursos hídricos no município de Cachoeira do Sul-RS
Descrição: Ao longo das últimas décadas, com o aumento de área cultivada e do uso de agrotóxicos, intensificou-se a preocupação com o des¬tino destas moléculas no ambiente, suscitado a preocupação de profissionais de diversos setores face aos riscos potenciais que essas substâncias trazem ao ambiente e aos seres humanos. Nesse contexto, a água para consumo humano pode ser uma importante forma de exposição. O padrão nacional de potabilidade da água é regulamentado pela Portaria do Ministério da Saúde nº 518/2004 e contempla 22 agrotóxicos, no entanto não estabelece um limite máximo da presença acumulada dessas moléculas por litro de água considerada potável. Pesquisas recentes mostraram que águas captadas para o abastecimento humano na região do município de Cachoeira do Sul/RS estavam contaminadas com agrotóxicos. Supõe-se que o sistema público de tratamento das águas do Rio Jacuí seja eficiente em retirar poluentes emergentes, no entanto não existem estudos que atestem a qualidade da água da torneira para micropulentes na região. Por isso pretende-se com este trabalho investigar a presença de agrotóxicos e sua concentração na água do Rio Jacuí, no lodo do fundo do rio e na água da torneira do município de Cachoeira do Sul em épocas consideradas críticas para a presença destas substâncias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / José Antônio Kroeff Schmitz - Integrante / Marilise Oliveira Mesquita - Integrante.
2017 - 2018
Vermicompostagem: Análise de diferentes compostos como promotores de maior qualidade na agricultura
Descrição: Projeto CNPq junior de iniciação científica para o ensino médio no Curso Técnico em Agronegócio da Escola Gastão Bragatti Lepage, de Candelária/RS. Utilização da vermicompostagem como ferramenta para produzir adubos que possam contribuir com a qualidade biológica do solo, e dos alimentos produzidos a partir de uma adubação orgânica. O projeto objetiva comparar a qualidade de adubos produzidos a partir de diferentes matérias primas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
Desafios e Potencialidades da Agricultura Familiar Orgânica: Um Estudo de Caso do Grupo Folha Verde no Município de Cachoeira do Sul-RS
Descrição: Este projeto de pesquisa trata analisar a percepção dos agricultores familiares enquanto grupo de produtores orgânicos, identificando as limitações e potencialidades das dinâmicas produtivas envolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2017
Óleos essenciais na produção de gérbera envasada
Descrição: A qualidade estética das plantas ornamentais resulta em maior valorização do produto no mercado consumidor, e desse modo, é importante evitar o aparecimento dos agentes causadores de problemas fitossanitários, através de medidas preventivas. Reconhecidas pela grande variabilidade de metabólitos secundários com propriedades biológicas, as plantas produtoras de óleos essenciais representam uma alternativa promissora para substituição de insumos sintéticos utilizados na produção de gérbera. A presente pesquisa será conduzida com o objetivo de avaliar a produção de plantas de gérbera envasada em função do uso de óleos essenciais. O experimento será conduzido em ambiente protegido, empregando o delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos, quatro repetições e duas plantas por parcela. Os tratamentos serão constituídos de óleos essenciais de tomilho, canela, capimlimão, hortelã-pimenta e melaleuca. Semanalmente, serão avaliados o número de folhas e o diâmetro da superfície foliar da planta, bem como serão atribuídas notas quanto ao aspecto fitossanitário das plantas. Quando as plantas estiverem em ponto de comercialização, serão avaliadas quanto à altura, número de inflorescências, diâmetro médio de inflorescência, diâmetro médio da haste, fitomassa fresca e seca e análise qualitativa. Será determinada também, a durabilidade pós-colheita, mantendo os vasos em laboratório, em temperatura ambiente. A partir da realização do ensaio proposto, espera-se obter informações sobre os benefícios do uso de óleos essenciais no desenvolvimento de plantas de gérbera envasada, envolvendo a redução da incidência de doenças e pragas e consequente melhoria dos aspectos qualitativos. Sendo obtidos resultados positivos, será possível indicar a utilização de métodos fitossanitários alternativos, menos agressivos ao homem e ao meio ambiente...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Integrante / Fernanda Ludwig - Coordenador / José Antônio Kroeff Schmitz - Integrante.
2017 - 2017
Óleos essenciais na pós-colheita de morango
Descrição: O morango é uma cultura de grande interesse econômico para a agricultura familiar no Rio Grande do Sul, porém sofre com doenças causadas por micro-organismos, destacando-se a podridão cinzenta que tem como agente causador o fungo Botrytis cinerea. O fungo apresenta alto risco de resistência aos fungicidas convencionais, tornando-se importante e necessário, estudos que busquem tratamentos alternativos, destacando-se os óleos essenciais. Serão realizados experimentos com objetivo de avaliar o efeito de óleos essenciais de tomilho (Thymus vulgaris), canela (Cinnamomum verum), capim-limão (Cymbopogon citratus), hortelã-pimenta (Mentha piperita) e melaleuca (Melaleuca alternofolia) na manutenção da qualidade e na durabilidade pós-colheita de frutos de morango e avaliar o efeito de óleos essenciais no controle do crescimento micelial do fungo Botrytis cinerea em placas de petri. Vários trabalhos têm demonstrado que o uso de óleos essenciais no controle das infestações de micro-organismos fitopatogênicos tem sido bem-sucedido e não induzem resistência por parte do patógeno. Em função disso, espera-se que óleos essenciais aplicados diretamente nos frutos de morango reduzam a ocorrência de doenças fúngicas e aumentem a durabilidade pós-colheita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Integrante / Fernanda Ludwig - Coordenador / Andréa Miranda Teixeira - Integrante.
2016 - 2017
Diagnóstico de nematoides parasitas de plantas na microrregião de Cachoeira do Sul-RS
Descrição: O projeto Diagnóstico de Nematoides Parasitas de Plantas na Microrregião de Cachoeira do Sul-RS, teve como objetivos diagnosticar áreas de lavouras infestadas por fitonematoides na microrregião de Cachoeira do Sul através da identificação de gêneros de ocorrência e quantificação do grau de infestação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / Gisele Richa - Integrante.
2016 - 2017
Desafios e Potencialidades da Agricultura Familiar Orgânica: Um estudo de caso do Grupo Folha Verde no Município de Cachoeira do Sul - RS
Descrição: A pesquisa objetivou descrever a história e a composição do grupo Folha Verde, bem como, as principais mudanças produtivas realizadas nas propriedades rurais decorrentes do processo de migração da agricultura convencional para a agricultura orgânica. Ademais buscou descrever o perfil dos agricultores familiares que compõem o grupo Folha Verde, no que tange às suas características sociais, econômicas e culturais; e mapear as principais mudanças produtivas realizadas nas propriedades rurais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Avaliação da qualidade da compostagem aeróbica da macrófita aquática Salvinia spp. retirada do reservatório do Parque Witeck ? Novo Cabrais/RS
Descrição: Projeto aprovado com bolsa de iniciação científica Inicie Uergs pesquisa o uso de macrófita aquática Salvinia spp em processo de compostagem agrícola, por meio de experimento de campo com fins de comparar diferentes doses da salvinia na qualidade do adubo orgânico originado do processo de compostagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Integrante / José Antônio Kroeff Schmitz - Coordenador / Carlos A. Baumgarten - Integrante / Caroline Cipriane - Integrante.
2015 - 2015
Promoção de crescimento de tomateiro por isolados microbianos do solo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Integrante / Benjamin Dias Osório Filho - Coordenador / Gerusa Pauli Kist Steffen - Integrante / Rosana Matos de Morais - Integrante / Fernanda Ludwig - Integrante.
2015 - 2015
Rizóbios como promotores de crescimento de genótipos de tomateiro em diferentes condições de fertilidade do solo
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Integrante / Benjamin Dias Osório Filho - Coordenador / Enilson Luiz Saccol de Sá - Integrante / Joseila Maldaner - Integrante / Gerusa Pauli Kist Steffen - Integrante / Rosana Matos de Morais - Integrante / Fernanda Ludwig - Integrante.
2015 - 2015
Utilização de rizóbios como estimulantes do enraizamento de estacas de oliveira (Olea europaea L.)
Descrição: O uso de hormônios sintéticos é muito comum na fruticultura, visando estimular o enraizamento e aumentar a taxa de brotação de estacas. Na produção de estacas de oliveiras, o índice de brotação é relativamente baixo e o uso de auxinas sintéticas, como o ácido indol butírico tem sido bastante empregado. Entretanto, visando a produção orgânica desta oleaginosa, outros métodos de estímulo ao enraizamento precisam ser avaliados. Os rizóbios são bactérias que possuem capacidade de produzir ácido indol acético (AIA), uma auxina natural, que pode estimular o enraizamento e melhorar as taxas de brotação de mudas de oliveira. Neste contexto, este projeto de pesquisa busca avaliar o enraizamento de estacas de oliveira com a inoculação de diferentes isolados de rizóbios. Os isolados utilizados neste estudo fazem parte da coleção de estirpes bacterianas do Laboratório de Microbiologia do Solo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As estacas de oliveira, da variedade Arbequina, serão tratadas com caldo de cultura a base de manitol e extrato de levedura contendo células dos isolados de rizóbios. Após o tratamento, serão mantidas em casa de vegetação, em condições controladas, para avaliação do enraizamento. Aos 30, 60 e 90 dias, serão avaliados a porcentagem de estacas enraizadas e brotadas, o número de folhas, brotos e raízes emitidas por estaca e o comprimento médio das brotações e das raízes. Também será avaliada a produção de AIA pelas bactérias. Espera-se que a inoculação com rizóbios seja capaz de estimular o enraizamento e a brotação das mudas de oliveira de modo, a permitir o desenvolvimento de uma técnica para a melhoria da brotação de mudas de oliveira adequada para sistemas de produção orgânica e de base agroecológica desta frutífera..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Impacto de coberturas verdes e resíduos orgânicos sobre a nematofauna do solo, desenvolvimento de plantas e qualidade de frutos em pomar de pessegueiro
Descrição: Dentre os problemas fitossanitários que afetam a persicultura no extremo sul do Brasil, o nematoide anelado (Mesocriconema xenoplax) e o nematoide das galhas (Meloidogyne spp.) são responsáveis por sérios prejuízos na cultura. Além disso, não há porta-enxertos resistentes ao nematoide anelado e, tão pouco, nematicida com registro para a cultura no país, o que evidencia a demanda por táticas alternativas de manejo. Assim, o presente estudo foi dividido em duas etapas: na primeira, avaliou-se o efeito da sucessão de três sistemas de coberturas verdes (amendoim forrageiro/nabo forrageiro, sorgo/ervilhaca comum e milheto/aveia-preta) com plantas más hospedeiras do nematoide anelado e de três resíduos orgânicos (vermicomposto, torta de mamona e esterco bovino) no controle de M. xenoplax e sobre a qualidade de frutos de pêssego em pomar orgânico. A seguir, selecionou-se os tratamentos mais promissores (milheto/aveia preta e torta de mamona) para condução da segunda etapa, onde se avaliou o impacto do cultivo e incorporação destes na linha de plantio de pessegueiros cv. Rubimel e Sensação sobre variáveis relacionadas ao desenvolvimento das plantas e produção de frutos. Por último prospectou-se os mecanismos de ação das coberturas verdes na supressão desses fitonematoides. Na primeira etapa, quatro meses após a aplicação dos resíduos orgânicos ou semeadura das coberturas verdes, amostras de solo foram coletadas e processadas para determinação da porcentagem de infestação dos nematoides nos períodos do outono/inverno e primavera/verão. Amostras de solo (coletadas 12 e 48 meses após a implantação dos tratamentos) e de folhas e raízes (48 meses após) dos pessegueiros foram coletadas para avaliação dos teores foliares de macro e micronutrientes, além do padrão eletroforético de peroxidases (raízes). Também se avaliou a influência dos tratamentos sobre a maturação, classificação, qualidade, e podridão dos frutos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Diagnose de áreas agrícolas infestadas por nematoide parasita de plantas na região celeiro e identificação do gênero das espécies infestantes ? Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Integrante / Mastrângello Enivar Lanzanova - Coordenador / Danni Maisa da Silva - Integrante / Aaron Concha Vasquez Hengles - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
III Seminário Estadual sobre Territorialidade no RS: Impactos do Agronegócio na Qualidade da Água para Consumo Humano na Região Central
Descrição: O III Seminário Estadual sobre Territorialidade no RS ocorreu durante a 8º edição do Siepex, com o tema: Impactos do Agronegócio na Qualidade da Água para Consumo Humano na Região Central. O evento ocorreu no auditório da Casa de Cultura Municipal de Cachoeira do Sul-RS, no dia 26 de outubro, com o objetivo principal de oportunizar espaços de formação discente e docente, integração do meio universitário à comunidade, aproximação entre pesquisadores, técnicos e lideranças da área e fortalecer as ações do Território Centro e Centro Sul. A programação incluiu uma palestra de abertura e quatro mesas onde foram apresentados resultados de pesquisa no tema por 13 convidados, pesquisadores de instituições nacionais públicas e privadas de ensino superior e técnico, além de uma universidade francesa. Na abertura foi abordada a questão da formação de um ?Tribunal da Água? para promover conscientização pública das causas e conseqüências deste grave problema de saúde pública, buscando entender como a formação de um Tribunal da Água poderia contribuir na construção de relação mais "sustentável" entre o setor agrícola e os recursos hídricos. Após foram apresentados resultados de contaminação por agrotóxicos do sangue humano e de corujas na região de Passo Fundo-RS e as discussões abrangeram a saúde pública e o monitoramento e descontaminação das águas, se seriam ações possíveis de serem feitas pelo Estado sem responsabilizar e taxar transnacionais fornecedoras dos agrotóxicos. O ciclo de palestras foi finalizado com a mesa que discutiu sobre as medidas dos atores territoriais à problemática da água: ampliação de áreas naturais para mitigação de danos à saúde pública; com o enfoque nas perspectivas de estruturação de ações do corredor ecológico e futuro Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas (PAN). Assim, foram organizadas mesas divididas em turnos manhã e tarde, com duração em média de 1h e 15min cada, compostas por dois palestrantes e um moderador. Contudo, o evento atingiu um público de 100 inscritos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / Marilise Oliveira Mesquita - Integrante / Marina Tauil - Integrante / Gabriela Coelho-de-Souza - Integrante / Marcia Neugebauer Motta - Integrante / Nilson Binda - Integrante / Mariele Mazuim Mann - Integrante / Ernane Elvino Puffler - Integrante.
2018 - Atual
Ampliação das Ações do Banco de Sementes Crioulas nos Municípios de Cachoeira do Sul e Novo Cabrais - RS
Descrição: O grupo de Agroecologia Gaia da Uergs Região V vêm promovendo nos últimos três anos a troca direta de sementes crioulas com agricultores da região, tendo formado um Banco de Sementes Crioulas, que já conta atualmente com 200 variedades, além de proporcionar o resgate de mais de 250 agricultores em todo o estado do Rio Grande do Sul, e possuir 20 guardiões de sementes crioulas, no município de Cachoeira do Sul, que são pessoas da região comprometidas em guardar e multiplicar as sementes crioulas. Neste contesto, o trabalho tem possibilitado o resgate de sementes que se identificam cultural e regionalmente com os agricultores e que constituem a soberania e segurança alimentar no campo. No entanto, os agricultores do município em sua maioria compram sementes produzidas por multinacionais e recebem sementes transgênicas de milho subsidiadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul e Novo Cabrais (STR). Diante disso, este trabalho objetiva ampliar as ações do Banco de Sementes Crioulas da Uergs através da formação de um grupo de guardiões junto ao STR..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / Benjamin Dias Osório Filho - Integrante / Chaiane Leal Agne - Integrante / Felipe Henrique Huff - Integrante / Diulie Fernanda Almansa da Costa - Integrante.
2018 - Atual
Promover Comunicação, Cultura e Agroecologia na Universidade
Descrição: A Comunicação Cultural do Grupo de Agroecologia Gaia (Gaia), vinculado a Uergs ? unidade Cachoeira do Sul, promove a Agroecologia na construção da formação universitária, da inclusão comunitária nos projetos vinculados e na luta em prol de processos que promovam o desenvolvimento rural sustentável. Este projeto apoia a organização e divulgação de eventos e atividades relacionados à Agroecologia com o intuito de integrar o meio universitário à comunidade em geral, buscando a conscientização quanto a temas voltados à Agroecologia, como: meio ambiente, cultura, arte, direitos humanos, cidadania e participação sociopolítica. Propõe-se a realização de cine debates, no formato de 08 encontros durante o ano de 2018 com regularidade mensal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / Marina Tauil - Integrante / Fernanda Lopes Leonardi - Integrante.
2017 - 2018
Semana de Agroecologia do Gaia 2018
Descrição: A ação de extensão foi planejada com o objetivo de oportunizar espaços de discussão multidisciplinar em temáticas atuais da agroecologia por pesquisadores e lideranças de renome na área da agroecologia para público acadêmico e comunidade em geral. Durante três dias o evento contou com a participação de 39 palestrantes voluntários e com público de mais de 100 participantes por dia. Foram abordados temas: como: agrofloresta, povos tradicionais, agroindústria familiar, educação no campo, direitos da mulher camponesa, formação docente em agroecologia, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / Marina Tauil - Integrante / Diulie Fernanda Almansa da Costa - Integrante / Fernanda Lopes Leonardi - Integrante / Luiz Mário da Silva Santos - Integrante.
2017 - 2017
Orientação e assessoria técnica para legalização das Agroindústrias Familiares no município de Cachoeira do Sul-RS
Descrição: Em Cachoeira do Sul, o município conta com 24 agroindústrias em processo de regularização sanitária e ambiental, sendo este um grande desafio dos gestores públicos. Pois um dos grandes avanços atuais é o aumento da demanda por produtos naturais, a consolidação do conceito de responsabilidade socioambiental e o atual cenário de exigência e controle por órgãos, bem como aumento da demanda por produtos de qualidade, ambientalmente bem manejados e socialmente justos. O objetivo deste trabalho foi orientar e assessorar tecnicamente produtores familiares donos de agroindústrias locais no sentido de que estes pudessem se adequar a exigências legais de caráter de regularização sanitária, ambiental e do processo produtivo em si. Nesta primeira etapa solicitaram-se informações sobre os processos de regularização das agroindústrias na prefeitura e o contato dos produtores. Após realizou-se uma reunião da equipe do projeto para analisar a documentação recebida pela prefeitura e estabelecer estratégias de ação para, em seguida, marcar a primeira reunião com o grupo de produtores. Observou-se que entre as agroindústrias do município, as de embutidos apresentavam poucas ou nenhumas pendências, ao contrário, as de laticínios e ovos com muitos problemas. Fez-se contato telefônico com cada produtor das 24 agroindústrias quando se explicou o projeto e convidou-se para a primeira reunião, para aqueles que já estavam legalizados se propôs participar para partilhar as experiências do processo com os produtores que enfrentam dificuldades no processo. A reunião possibilitou trocas de experiências e diagnosticar pequenos entraves, os quais já se encontram resolvidos em duas agroindústrias, a ?Casa das Trabalhadoras Rurais? e a Agroindústria de melado e açúcar mascavo, após trabalho desenvolvido de orientação técnica da equipe do projeto. O sindicato dos trabalhadores rurais solicitou à equipe auxílio para estruturar nova legislação para as agroindústrias familiares do município, ao que se entendeu de extrema importância para a consolidação das agroindústrias existentes e para o desenvolvimento de novas unidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / Marina Tauil - Integrante / Andréa Miranda Teixeira - Integrante / Bruna Roos Costa - Integrante / Rodrigo Sanchotene Silva - Integrante / Lucas Veiga Ávila - Integrante.
2017 - 2017
Criação de Horta Comunitária Agroecológica de Sementes Crioulas na Estação Agronômica da Uergs ? Cachoeira do Sul-RS
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Integrante / Fernanda Ludwig - Coordenador / Marina Tauil - Integrante / Diulie Fernanda Almansa da Costa - Integrante.
2017 - Atual
Multiplicação de Microorganismos de Controle Biológico na Propriedade Rural
Descrição: A multiplicação de microorganismos na propriedade agrícola com objetivo de controles de insetos, patógenos de solo e de parte aérea é uma atividade inovadora e alinhada aos anseios do setor produtivo e da sociedade, pois promove o controle de pragas de forma menos agressiva ao ambiente ao mesmo tempo que apresenta um baixo custo ao produtor rural. Sua multiplicação é igual qualquer outra forma de produção de biofertilizantes, extratos de composto ou a produção de composto orgânico na propriedade rural. Consiste na multiplicação de organismos selecionados dentro da própria propriedade agrícola de cada participante e sua posterior aplicação em sua própria lavoura. O produto final obtido não tem como objetivo ser comercializado. O Trichoderma é um fungo filamentoso, (bolor ou mofo), de crescimento rápido e que produz colônias de coloração verde. Este agente de controle biológico tem importância para o controle de doenças causadas por fungos de solo de lavouras. Combate podridões de raízes, base dos caules e murchas e afetam principalmente as raízes, sendo o seu controle muito difícil. Alguns deles são capazes de sobreviver por muitos anos no solo, tais como algumas espécies de Fusarium e Verticillium, impossibilitando o cultivo de plantas suscetíveis em algumas regiões do Brasil. O inóculo de Trichoderma a ser multiplicado, coletado na própria propriedade, tem a vantagem de ser adaptado ao microclima, solo e demais condições ambientais de cada local, constituindo assim uma solução eficiente e economicamente viável, além disso, o produto final fica restrito ao âmbito da propriedade, não sendo comercializado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador / Marina Tauil - Integrante / Cristian Zadoná Criveletto - Integrante / Jorge González Aguilera - Integrante / Roberto Balbino da Silva - Integrante.
2012 - 2012
Técnicas em Agroecologia: a experiência do PAIS ? Produção Agroecológica Integrada e Sustentável ? na produção agroecológica da região IV da Uergs
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Coordenador.
2012 - 2012
Difusão da Agroecologia e Tecnologias de Produção Ecológica a Agricultores Familiares e Escolas de três Municípios do noroeste do Rio Grande do Sul
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Agricultura Familiar e Cultura Indígena: Valorização das Potencialidades locais como Propulsoras do desenvolvimento Sustentável na Região Noroeste Colonial do RS
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Janaina Tauil Bernardo - Integrante / Danni Maisa da Silva - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Científica da UERGS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: agroecologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERNARDO, J. T.2013BERNARDO, J. T.; OLIVEIRA, R. J. P. ; Silva, T.M. ; KUNDE, R. J. . Levantamento da mesofauna edáfica (Acari e Collembola) na cultura da cenoura no município de Rio Grande RS. Cadernos de Agroecologia, v. 8, p. 1, 2013.

2.
OLIVEIRA, R. J. P.2013OLIVEIRA, R. J. P. ; BERNARDO, J. T. ; Silva, T.M. ; KUNDE, R. J. . Avaliação da qualidade de solo em cultivo orgânico de ervilha crioula no município de Rio Grande-RS. Revista Congrega Urcamp (CD-Rom), v. 9, p. 1-2, 2013.

3.
OLIVEIRA, R. J. P.2013OLIVEIRA, R. J. P. ; Silva, T.M. ; BERNARDO, J. T. ; KUNDE, R. J. . Avaliação da mesofauna edáfica (Acari e Collembola) na cultura da ervilha (Pisum sativum L.) sob cobertura morta no município de Rio Grande RS. Cadernos Agroecológicos, v. 8, p. 1, 2013.

4.
Silva, T.M.2013Silva, T.M. ; BERNARDO, J. T. ; OLIVEIRA, R. J. P. ; KUNDE, R. J. . Monitoramento da mesofauna edáfica de duas linhagens de cenoura crioula. Revista Congrega Urcamp (CD-Rom), v. 9, p. 1, 2013.

5.
BERNARDO, J. T.2011BERNARDO, J. T.; YAMADA, J.K ; FREITAS, L.G ; DALLEMOLE-GIARETTA, R. ; FERRAZ, S. . Efeitos de Adubos Orgânicos sobre Meloidogyne javanica em Tomateiro.. NEMATOLOGIA BRASILEIRA, v. 35, p. 211-219, 2011.

6.
PERIN, A.2007PERIN, A. ; BERNARDO, J. T. ; SANTOS, R.H. S ; FREITAS, G. B. . Desempenho Agronômico de Milho Consorciado com Feijão-de-Porco em duas Épocas de Cultivo no Sistema Orgânico de Produção.. CIENCIA E AGROTECNOLOGIA, v. 31, p. 903-908, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, C. B. ; LIMA, E. A. ; GOMEZ, G. M. ; MEDINA, I. L. ; BERNARDO, J. T. ; MONTEIRO, J. M. S. ; CASARIN, J. V. ; DUENAS, J. R. ; CARES, J. E. ; SCHMITT, J. ; VASCONCELOS, L. B. C. ; SOMAVILLA, L. ; DOUCET, M. E. ; ALMEIDA, M. F. ; DIVERS, M. ; DAMBROSI, M. N. ; CACCIA, M. ; CUELLAR, N. ; MARRO, N. ; LAX, P. ; CARNEIRO, R. M. D. G. ; MATTOS, V. S. ; COILA, V. H. C. ; PERAZA-PADILLA, W. . Nemátodos Parásitos de Plantas. 1. ed. Puno: G & S IMPRESORES, 2018. v. 1. 576p .

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HUFF, F. H. ; BERNARDO, J. T. . A experiência do projeto ?União pela Semente Crioula? no município de Cachoeira do Sul. In: 36º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2018, Porto Alegre. SEURS 36 Extensão: ação transformadora UFRGS 2018 Anais. Porto Alegre: Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. v. 6. p. 805-806.

2.
RODRIGUES, L. A. ; OLIVEIRA, C. D. F. ; BICCA, B. A. ; SCHERER, N. F. ; BERNARDO, J. T. . Sistema agroflorestal: uma alternativa sustentável. In: XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2016, Pelotas-RS. nais do XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção. Pelotas - RS: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2016. p. 766-773.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERNARDO, J. T.; ROSA, J. B. ; GOMES, C. B. . Avaliação da Reação de Milheto var. Brs 1502 e de Aveia-Preta var. ?Comum? à Mesocriconema xenoplax e Meloidogyne spp.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2018, Bento Gonçalves. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Nematologia. Bento Gonçalves: Sociedade Brasileira de Nematologia SBN, 2018. p. 187-187.

2.
PEREIRA, J. S. ; PRUZ, V. S. ; HENTSCHKE, G. S. ; BERNARDO, J. T. . Produção do inóculo de bactéria de biocontrole (Pasteuria penetrans) em solo naturalmente infestado por nematoides das galhas.. In: 8° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), 2018, Cachoeira do Sul. Anais 8° 8° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), 2018.

3.
LUCAS, E. O. ; BERNARDO, J. T. ; MESQUITA, M. O. ; SCHMITZ, J. A. K. . Presença de resíduos de agrotóxicos na água para consumo. In: 8° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), 2018, Cachoeira do Sul. Anais do 8° Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex), 2018.

4.
HUFF, F. H. ; COSTA, D. F. A. ; BERNARDO, J. T. . Ampliação das ações do banco de sementes crioulas nos municípios de Cachoeira do Sul e Novo Cabrais - RS. In: 8º Salão Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepex), 2018, Cachoeira do Sul. Anais do 8º Salão Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepex), 2018.

5.
COSTA, D. F. A. ; TAUIL, M. ; BERNARDO, J. T. . Horta comunitária de produção agrecológica no distrito de Três Vendas - Cachoeira do Sul. In: Agriculture and food in an urbanizing society, 2018, Porto Alegre. Annals of Agriculture and food in an urbanizing society congress, 2018.

6.
BERNARDO, J. T.; AGUILERA, J. G. ; NIELLA, G. R. ; VIAN, R. ; SILVA, R. B. ; SANTOS, A. M. R. ; CRIVELETTO, C. Z. . Isolamento 'On farm' de trichoderma spp., uma ferramenta no controle de doenças de solo para agricultores no Brasil. In: II Fórum de agricultura sustentável, 2018, Goiânia. Anais do II fórum de agricultura suatentável, 2018.

7.
BERNARDO, J. T.; SANTOS, A. M. R. ; CRIVELETTO, C. Z. ; SILVA, R. B. ; MEIRELLES, R. N. . Isolamento 'on farm' de fungos patogênicos e formigas (gêneros Atta e Acromirmex) e carrapatos (Rhicephalus). In: II Fórum de agricultura sustentável, 2018, Goiânia. Anais do II Fórum de agricultura sustentável, 2018.

8.
ATHAYDE, M. F. ; AGNE, C. L. ; BERNARDO, J. T. . Desafios e Potencialidades da Agricultura Familiar Orgânica: Um Estudo de Caso do Grupo Folha Verde no Município de Cachoeira do Sul ? RS. In: 8º Salão Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepex), 2018, Cachoeira do Sul -RS. Anais do 8º Salão Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepex), 2018.

9.
LUCAS, E. O. ; BERNARDO, J. T. ; MESQUITA, M. O. ; SCHMITZ, J. A. K. ; TAUIL, M. . Agrotóxicos: Investigação da Presença de Agrotóxicos nos Recursos Hídricos de Cachoeira do Sul-RS. In: 7º Salão Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão da Uergs - 7º Siepex, 2017, Tapes. Anais do 7º Siepex. Tapes: Uergs, 2017. v. VII.

10.
LUCAS, E. O. ; BERNARDO, J. T. ; MESQUITA, M. O. ; SCHMITZ, J. A. K. ; TAUIL, M. . Investigação da Presença de Agrotóxicos na Água da Torneira do Município de Cachoeira do Sul-RS. In: 7º Siepex Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, 2017, Tapes-RS. ANAIS DO SALÃO INTEGRADO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UERGS. Porto Alegre: Universidade Estadual do rio Grade do Sul, 2017.

11.
COSTA, D. F. A. ; HUFF, F. H. ; OLIVEIRA, D. T. ; BERNARDO, J. T. ; LUDWIG, F. . Horta Comunitária Agroecológica de Sementes Crioulas na Estação Agronômica da UERGS - Cachoeira do Sul. In: VII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, III Jornada de Pós-graduação e II Seminário sobre Territorialidade, 2017, Tapes. Anais do VII Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs - Siepex. Porto Alegre: Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 2017. v. VII. p. 1-1.

12.
RICHA, G. ; BELLE, C. ; TAUIL, M. ; BERNARDO, J. T. . Diagnóstico de Nematoides Parasitas de Plantas na Microrregião de Cachoeira do Sul-RS. In: VII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, III Jornada de Pós-graduação e II Seminário sobre Territorialidade, 2017, Tapes. Anais do VII Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs - Siepex. Porto Alegre: Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 2017. v. VII. p. 1-1.

13.
BAUMGARTEN, C. A. ; CIPRIANE, C. ; TAUIL, M. ; MORSELLI, T. B. G. A. ; BERNARDO, J. T. . Avaliação da Qualidade da Compostagem Aerobica da Macrófita Aquática Salvínea spp. retirada do reservatório do Parque Witeck - Novo Cabrais - RS. In: VII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, III Jornada de Pós-graduação e II Seminário sobre Territorialidade, 2017, Tapes. Anais do VII Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs - Siepex. Porto Alegre: Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 2017. v. VII. p. 1-1.

14.
CIPRIANE, C. ; BAUMGARTEN, C. A. ; HUFF, F. H. ; TAUIL, M. ; BERNARDO, J. T. . Ampliação das Ações do Banco de Sementes Crioulas do Grupo de Agroecologia Gaia/Uergs Região V junto aos agricultores familiares de Cachoeira do Sul e Municípios Vizinhos. In: VII Salão integrado de ensino, pesquisa e extensão, III Jornada de Pós-graduação e II Seminário sobre Territorialidade, 2017, Tapes. Anais do VII Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs - Siepex. Porto Alegre: Sistema Eletrônico de Administração de Eventos - UERGS, 2017. v. VII. p. 1-1.

15.
OLIVEIRA, A.M.F ; BERNARDO, J. T. . Avaliação da eficiência do fungo nematófago Pochonia chlamydosporia no controle de Meloidogyne spp em alface em solo naturalmente infestado. In: Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais - Cobradan, 2015, Pelotas. Anais do VII Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais, 2015.

16.
BERNARDO, J. T.; KROLOW, A. C. R. ; GOMES, C. B. . Population dynamic of ring nematode in peach orchard managed with castor bean cake and millet crop. In: 6th International Congress of Nematology, 2014, Cidade do Cabo. 6th International Congress of Nematology Index. Cape Town: Nematology Society of Southern Africa (NSSA), 2014. p. 145-145.

17.
BERNARDO, J. T.; SOMAVILLA, L. ; GOMES, C.B. . Dinâmica populacional de Mesocriconema xenoplax em pomar de pessegueiro submetido a incorporação de torta de mamona ao solo e ao cultivo de aveia e milheto.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Nematologia, 2013, Cuiabá-MS. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Nematologia. Cuiabá: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2013. v. 31. p. 55-55.

18.
SILVA, B. R. ; PASSOS, V. H. G. ; HICKMANN, N. T. ; LANZANOVA, M. E. ; HENGLES, A. C. V. ; BERNARDO, J. T. . Difusão da Agroecologia no Noroeste do Rio Grande do Sul. In: 2º Siepex - Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, 2012, São Luiz Gonzaga / RS. Anais do 2º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX, 2012. p. 103-104.

19.
PASSOS, V. H. G. ; HICKMANN, N. T. ; LANZANOVA, M. E. ; BERNARDO, J. T. ; HENGLES, A. C. V. ; SILVA, M. D. . Difusão da Agroecologia e Tecnologias de Produção Sustentável em Escolas do Noroeste do RS. In: 2º Siepex - Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uergs, 2012, São Luiz Gonzaga / RS. Anais do 2º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPEX, 2012. p. 106-106.

20.
CAIXETA, L. B. ; BERNARDO, J. T. ; FREITAS, L.G . Avaliação de substratos e inóculos para fermentação em estado sólido de Pochonia chlamydosporia.. In: XL Congresso de Fitopatologia, 2007, Maringá-PR. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)). Lavras: Socieadade Brasileira de Fitopatologia, 2007. v. 32. p. 348.

21.
ALMEIDA, V.S. ; NEVES, W. ; BERNARDO, J. T. ; FREITAS, L.G . Isolamento e avaliação de rizobactérias de plantas antagonistas a nematoides para o controle de Meloidogyne javanica.. In: XL Congresso de Fitopatologia Brasileira, 2007, Maringá-PR. Fitopatologia Brasileira. Lavras - MG: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2007. v. 32. p. 348.

22.
BERNARDO, J. T.; CAMPOS, D. V. B. ; REIS, V.M. ; ALVES, B. J. R. ; BODDEY,R ; URQUIAGA, S . Identificação de variedades de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) para alta produção de biomassa e eficiência de fixação biológica de nitrogênio. In: VIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UFRRJ, 1998, Seropédica. Resumos Seropédica - RJ. Seropédica - RJ: Imprensa Universitária, 1998.

23.
CAMPOS, D. V. B. ; BERNARDO, J. T. ; URQUIAGA, S ; REIS, V.M. ; BALDANI, V. L. D ; ALVES, B. J. R. ; BODDEY,R . Ocorrência de bactérias diazotróficas endofíticas na cultura do arroz irrigado. In: FERTBIO 98, 1998, Caxambu. FERTBIO 98. Caxambu: Resumos, 1998. p. 623-623.

24.
CAMPOS, D. V. B. ; BERNARDO, J. T. ; REIS, V.M. ; BALDANI, V. L. D ; BODDEY,R ; URQUIAGA, S . Occurrence of diazotrophic bacteria in wetland rice. In: 11th International Congress on Nitrogen Fixation, 1997, Paris. 11th International Congress on Nitrogen Fixation. Paris: Abstracts, 1997. v. 11. p. 137-137.

25.
BERNARDO, J. T.; BODDEY,R ; URQUIAGA, S ; REIS, V.M. . Seleção de genótipos de capim elefante (Pennisetum purpureum schum.) para alta produção de biomassa e eficiência de fixação biológica de nitrogênio.. In: VII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 1997, Seropédica. Seminário Bienal de Pesquisa Seminário Bienal de Pesquisa - UFRRJ, Resumos. Seropédica - RJ: Imprensa Universitária, 1997.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, D. A. ; SILVA, M. D. ; BERNARDO, J. T. ; BELLE, C. ; KUHN, P. R. ; LANZANOVA, M. E. . Atributos Físicos, Químicos e Nematofauna Edáfica em Pastagens com Uso Sucessivo de Dejeto Líquido de Suínos. Revista Caatinga, 2019.

2.
AGUILERA, J. G. ; BERNARDO, J. T. . Otimização do processo de produção ?on farm? de Trichoderma asperellum. ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO (ONLINE), 2019.

3.
BERNARDO, J. T.; AGUILERA, J. G. ; SILVA, R. B. ; VIAN, R. ; NIELLA, G. R. ; ULHOA, C. J. ; MEDEIROS, I. R. E. . Isolamento on farm de Trichoderma: uma ferramenta no controle de doenças de solo para os agricultores no Brasil. Revista Eletrônica Científica da UERGS, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
BERNARDO, J. T.. Desafios na produção e no uso de produtos biológicos no Brasil: Por que os produtos biológicos são escassos no mercado brasileiro se a pesquisa nacional nesta área é de excelência?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BERNARDO, J. T.. Saúde Pública ? Monitoramento e descontaminação das águas pelo Estado são viáveis sem responsabilizar e taxar transnacionais fornecedoras dos agrotóxicos?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BERNARDO, J. T.. A necessidade de sistemas sustentáveis de produção de alimentos e a agroecologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BERNARDO, J. T.. A necessidade de sistemas sustentáveis de produção de alimentos e a agroecologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BERNARDO, J. T.; GOMES, C. B. . Population dynamic of ring nematode in peach orchard managed with castor bean cake and millet crop. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BERNARDO, J. T.. Alternativas ao uso de Agrotóxicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CAIXETA, L. B. ; BERNARDO, J. T. ; FREITAS, L.G . Avaliação de substratos e inóculos para fermentação em estado sólido de Pochonia chlamydosporia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BERNARDO, J. T.; BODDEY,R ; URQUIAGA, S ; REIS, V.M. . Identificação variedades de capim elefante ( Pennisetum purpureum Shum) para alta produção de biomassa e eficiência biológica de nitrogênio.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BERNARDO, J. T.. Identificação de variedades de capim elefante (Pennisetum purpureum schum.) para alta produção de biomassa e eficiência de fixação biológica de nitrogênio. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BERNARDO, J. T.; BODDEY,R ; URQUIAGA, S ; REIS, V.M. . Seleção de genótipos de capim elefante (Pennisetum purpureum SCHUM.) para alta produção de biomassa e eficiência de Fixação Biológica de Nitrogênio.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BERNARDO, J. T.. Seleção de genótipos de capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.) para alta produção de biomassa e eficiência de fixação biológica de nitrogênio.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BERNARDO, J. T.; BERNARDO, M. . Coordenação de atividades para certificação de produção de café orgânico pela BCS (Biol Control System). 2003.

Trabalhos técnicos
1.
BERNARDO, J. T.. Avaliação de manuscrito para Revista Internacional de Nematologia 'Nematrópica'. 2018.

2.
SCHMITZ, J. A. K. ; LUDWIG, F. ; BERNARDO, J. T. ; REFFATTI, M. V. . Comissão Avaliadora do processo Seletivo (Edital 001/2018) para contratação de Professor Substituto em Agronomia - Unidade Santa Cruz do Sul.. 2018.

3.
BERNARDO, J. T.; BELLE, C. ; MACHADO, A. C. Z. ; DEUNER, C. ; ARIEIRA, C. D. ; BARROS, D. ; LUDWIG, J. ; DALLAGNOL, L. J. ; MOCCELLIN, R. ; GOMES, C. B. ; VIEIRA, J. . Membro da Comissão Científica do 35° Congresso de Nematologia. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
BERNARDO, J. T.; RICHA, G. . DIAGNÓSTICO DE NEMATOIDES PARASITAS DE PLANTAS NA MICRORREGIÃO DE CACHOEIRA DO SUL-RS. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
BERNARDO, J. T.. Introdução à Fitopatologia - educação à distância. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BERNARDO, J. T.. Mecanismos de resistência de bactérias a antibióticos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BERNARDO, J. T.; BERNAL, F.; AGNE, C. L.. Participação em banca de Maquelen Fortes de Athayde. Desafios e Potencialidades da Agricultura Familiar Orgânica: um estudo de caso do Grupo Folha Verde no município de Cachoeira do Sul. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Desenvolvimento Rural) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

2.
BERNARDO, J. T.; AGNE, C. L.. Participação em banca de Carina da Cruz Ramos. Por que os produtores rurais adotam e abortam o modelo de excelência da gestão (MEG) em suas propriedades?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Desenvolvimento Rural) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

3.
MORAES, R. M.; BERNARDO, J. T.; OSORIO FILHO, B. D.. Participação em banca de Ricardo de Silva Lara. Manejo associado a defensivos biológicos no controle de pragas e doenças fúngicas no morangueiro. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

4.
OSORIO FILHO, B. D.; LAZZARI, M.; BERNARDO, J. T.. Participação em banca de Aparício Machado Félix de Oliveira. Controle biológico de nematoide-das-galhas pelo fungo Pochonia chlamydosporia em alface. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

5.
BERNARDO, J. T.; ZINGLER, K. D.; AGNE, C. L.. Participação em banca de Dalva Maria Hübner Agne. O papel das mulheres nas atividades de processamento de alimentos na agricultura familiar no município de Cachoeira do Sul - RS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERNARDO, J. T.; SCHMITZ, J. A. K.; MANN, M. S. M.. Participação em banca de Evandro de Oliveira Lucas.Agrotóxicos e a contaminação dos recursos hídricos no município de Cachoeira do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

2.
BERNARDO, J. T.; BELLE, C.; MEIRELLES, R. N.. Participação em banca de Jonatas da Silva Pereira.Produção de inóculo de Pasteuria penetrans a partir de solo naturalmente infestado por nematoide-das-galhas (Meloidogyne).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

3.
MEIRELLES, R. N.; BERNARDO, J. T.; ANTUNES, L. E. G.. Participação em banca de Ricardo Silva de Lara.Monitoramento populacional de ácaros fitófagos e predadores na cultura do morangueiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

4.
BERNARDO, J. T.; VARGAS, K. S.. Participação em banca de Graziele da Silva Machado.Determinante do consumo de alimentos orgânicos na cidade de Cachoeira do Sul/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul.

5.
BERNARDO, J. T.; SILVA, M. D.; WEBER, F. H.. Participação em banca de Dilse Juliana Dahm.Laticínio Santo Antônio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

6.
BERNARDO, J. T.. Participação em banca de Vanessa Graciele Sinsem.Bolachas sem glúten e Boas Práticas de Fabricação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Uergs - Três Passos - RS.

7.
BERNARDO, J. T.. Participação em banca de Patrícia Kipper.Panificação: Centeio e seus benefícios a saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Agroindústria) - Uergs - Três Passos - RS.

8.
BERNARDO, J. T.. Participação em banca de Cátia Cristine Urnau Vivian.Ánálise Sensorial do Sorvete de Soja e seus benefícios na Alimentação Humana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Agroindústria) - Uergs - Três Passos - RS.

9.
BERNARDO, J. T.. Participação em banca de Daniela Aparecida Walker.A Fabricação do Pão Francês em Agroindústria Familiar do Noroeste do Rio Grande do Sul - Um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Agroindústria) - Uergs - Três Passos - RS.

10.
LEAES, F. L.; BERNARDO, J. T.. Participação em banca de Andréia Martins Nunes.Agroindústria de mandioca pré-Cozida "Três Jotas Indústria e Comércio". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

11.
LEAES, F. L.; BERNARDO, J. T.; PASINI, J.. Participação em banca de Carline Mattes Strieder.Granja do Inhame - Laticínio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

12.
LEAES, F. L.; PASINI, J.; BERNARDO, J. T.. Participação em banca de Valdenice Ramos da Costa.Beneficiamento de Arroz Cooperativa Tritícola Regional Sãoluizense Ltda. - Coopatrigo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

13.
LEAES, F. L.; BERNARDO, J. T.; PASINI, J.. Participação em banca de Jéferson Alan Freitas de Araújo.Tropeiro Comércio e Distribuição de Carnes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

14.
BERNARDO, J. T.. Participação em banca de Patrícia Kipper.Como começar processo de suinocultura e Aplicação de Manual de Boas Práticas na Engorda de Leitões. 2012 - Uergs - Três Passos - RS.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BERNARDO, J. T.; SCHMITZ, J. A. K.; LUDWIG, F.. Comissão de Concurso Docente. 2018. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
BERNARDO, J. T.; WEBER, F. H.; HENGLES, A. C. V.. IV MOSTRA TÉCNICA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO. 2012. INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXV Congresso Brasileiro de Nematologia/ Bento Gonçalves. Avaliação da reação de milheto var.BRS1502 e de aveia preta var. "comum" à Mesocriconema xenoplax e Meloidogyne spp.. 2018. (Congresso).

2.
30º Seminário de Extensão Universitária -FURG. 2012. (Seminário).

3.
Colegiado do Curso de Tecnologia em Agroindústria.membro titular. 2012. (Outra).

4.
Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.membro titular. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERNARDO, J. T.; TAUIL, M. ; COSTA, D. F. A. ; LEONARDI, F. L. ; SANTOS, L. M. S. ; ROSA, C. A. ; GONCALVES, C. ; PELZER, E. ; LUCAS, E. O. ; HUFF, F. H. ; PORTO, F. R. ; NEO, G. R. F. ; RICHA, G. ; MACHADO, J. S. ; PIPPI, K. S. G. ; ROCHA, R. ; PETRY, S. A. ; ANDRADE, S. T. ; PEIL, V. V. ; SANTOS, W. J. . Semana de Agroecologia do Gaia 2018. 2018. (Outro).

2.
GOMES, C.B. ; ARAUJO FILHO, J. V. ; BELLE, C. ; BERNARDO, J. T. . 35° Congresso Brasileiro de Nematologia. 2018. (Congresso).

3.
BERNARDO, J. T.. Coordenadora da Comissão de Territorialidade no 8º Siepex. 2018. (Congresso).

4.
BERNARDO, J. T.; COELHO-DE-SOUZA, G. ; TAUIL, M. ; PUFFLER, E. E. ; MESQUITA, M. O. ; ABREU, A. L. ; MANN, M. S. M. . III Seminário Estadual sobre Territorialidade no RS no Siepex: Impactos do Agronegócio na Qualidade da Água para Consumo Humano na Região Central.. 2018. (Outro).

5.
WUNSCH, L. COELHO-DE-SOUZA, G. TEIXEIRA, A. R. SIQUEIRA, A. ROCHA, B. BOZIKI, D. CRUZ, F. T. MARTEL, G. FOGLIARINI, G. CONTI, I. L. KHUN, I. SILVEIRA, J. CABOS, J. G. MOREIRA, J. TROIAN, L. C. MOTTA, M. N. SCHREIBER, N. WOICZEKOWSKI, N. R. GILIO-DIAS, S. M. REDIN, C. DALLAZEN, C. MARTINS, G. BERNARDO, J. T. MARTINS, J. S. ESCOBAR, M. Z. , et al.TAUIL, M. BUBANZ, T. ; Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Dominique de Campos Gavilan. Avaliação a campo de controle de Meloidogyne sp. por Pasteuria penetrans em tabaco no Rio Grande do Sul. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Eduardo de Moura Gonçalves. Vermicompostagem: Análise de diferentes compostos como promotores de maior qualidade na agricultura. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Curso técnico em agronegócio) - Escola Estadual de Ensino Medio Gastao Bragatti Lepage, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Bruno Veríssimo Moreira; Wesley Daniel Domingos Camargo. Suinocultura: alternativas de revitalização e controle.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aparício Machado Felix de Oliveira. Controle Biológico do Nematoide das Galhas pelo Fungo Pochonia chlamydosporia em Alface. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Agricultura e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Evandro de Oliveira Lucas. Agrotóxicos e a contaminação dos recursos hídricos no município de Cachoeira do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Uergs - Cachoeira do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

2.
Jonatas da Silva Pereira. Produção de inóculo de Pasteuria penetrans a partir de solo naturalmente infestado por nematoide-das-galhas (Meloidogyne).. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

3.
José Henrique da Rosa. Avaliação da dinâmica dos principais produtos da agricultura familiar para o PNAE no município de Cachoeira do Sul desde sua implantação (2010-2013). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Agropecuária Integrada) - Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

4.
Dilse Julian Dahm. Laticínio Santo Antônio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnólogo em Agroindústria) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

5.
Patricia kipper. Panificação: Centeio e os seus benefícios à saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Agroindústria) - Uergs - Três Passos - RS. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

6.
Daniela Aparecida Walker. A Fabricação do Pão Francês em Agroindústria Familiar do Noroeste do Rio Grande do Sul - Um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Agroindústria) - Uergs - Três Passos - RS. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

Iniciação científica
1.
Felipe Henrique Huff. Agroecologia e Sementes Crioulas nos Municípios de Cachoeira do Sul e Novo Cabrais-RS. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

2.
Fernanda Lopes Leonardi. Promover comunicação, cultura e agroecologia na universidade.. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

3.
Eduardo Gomes. Planejamento de Produção em Sistema Agroflorestal - SAF na Estação Agronômica da Uergs - RS. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

4.
Diulie Fernanda Almansa da Costa. Criação de Horta Comunitária Agroecológica de Sementes Crioulas na Estação Agronômica da Uergs-Cachoeira do Sul. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

5.
Diego Teixeira de Oliveira. Vivência junto aos Guardiões do Banco de Sementes Crioulas do Grupo de Agroecologia Gaia e organização da primeira Feira de Troca de Saberes e Sementes Crioulas da Uergs Região V. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

6.
Caroline da Silva Cipriani. Ampliação das Ações do Banco de Sementes Crioulas do Grupo de Agroecologia Gaia/Uergs Região V junto aos Agricultores Familiares de Cachoeira do Sul e Municípios Vizinhos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

7.
Carlos André Baumgarten. Avaliação da Qualidade da Compostagem Aeróbica da Macrófita Aquática Salvinia sp. retirada do reservatório do Parque Witeck-Novo Cabrais-RS. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

8.
Gisele de Carvalho Richa. Diagnóstico de Nematoides Parasitas de Plantas na Microrregião de Cachoeira do Sul-RS. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

9.
Keline Mallmann Tomasi. Diagnose de áreas agrícolas infestadas por nematoide parasita de plantas - Região Noroeste do Rio Grande do Sul. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - Uergs - Três Passos - RS, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

Orientações de outra natureza
1.
Vanessa da Silva Pruz. Monitoria do componente curricular Bases Epistemológicas da Agroecologia. 2018. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

2.
Evandro de Oliveira Lucas. Monitoria do Componente Curricular Fundamentos de Agroecossistemas II. 2016. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.

3.
Suane de Souza Franco Lima. Monitoria do Componente Curricular Bases Epistemológicas da Agroecologia. 2016. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - unidade Cachoeira do Sul, Universidade io Grande do Sul. Orientador: Janaina Tauil Bernardo.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 16:17:28