Claudia Guilmar Linhares Sanz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2896428371985307
  • Última atualização do currículo em 10/06/2014


Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense com pesquisa no Instituto Max Plank de História da Ciência em Berlim; Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense; pós-graduada em Fotografia pela Universidade Cândido Mendes; jornalista e fotógrafa graduada pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área da imagem, com ênfase em fotografia, subjetividade e tecnologia, pesquisando e lecionando principalmente os seguintes temas: teoria e história da imagem; fundamentos da linguagem visual; leitura e produção da imagem; educação e práticas midiáticas; tempo e fotografia; história da fotografia; estética e linguagem fotográfica moderna e contemporânea. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UNB). Em parceria com Rubens Fernandes Junior (FAAP), Maurício Lissovsky (UFRJ) e Ronaldo Entler (FAAP) é autora do Blog Icônica (www.iconica.com.br), discutindo história, teoria e crítica fotográfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Guilmar Linhares Sanz
Nome em citações bibliográficas
Linhares Sanz, Cláudia.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação.
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31076160


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
com período sanduíche em Instituto Max Plank de História da Ciência de Berlim (Orientador: Prof. Dr. Fernando Vidal).
Título: Fotografia e tempo: vertigem e paradoxo, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: M. Cristina Franco Ferraz.
Co-orientador: Maurício Lissovsky.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Tempo. Fotografia. Experiência. História.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Fotografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2003 - 2005
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: da modernidade analógica à contemporaneidade digital,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maria Cristina Franco Ferraz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: tempo-fotografia- álbuns de família- fotolog; Arte.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Fotografia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2001 interrompida
Mestrado interrompido em 2002 em Ciências da Arte.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Imagem e não lugar: pensamentos fotográficos sobre a Rodoviária Novo Rio,Orientador: Wallace de Deus Barbosa.
Ano de interrupção: 2002
Palavras-chave: Fotografia; Arte; Não-lugar, imagem e identidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual / Especialidade: Fotografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2001 - 2002
Especialização em Fotografia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Vários ângulos sobre o ato fotográfico.
Orientador: Milton Roberto Monteiro Ribeiro (Milton Guran).
1992 - 1998
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Olhar Catopê- um estudo fotoetnográfica da festa do Rosário em Milho Verde.
Orientador: Maria Aparecida Ciavatta Pantoja Franco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1992 interrompida
Graduação interrompida em 1995 em Desenho Industrial.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Ano de interrupção: 1995


Formação Complementar


2003 - 2003
Photoshop.
Ateliê da Imagem.
2001 - 2001
Extensão universitária em Fotografia Contemporânea por Rosângela Rennó.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
Fotografia de Estúdio.
Ateliê da Imagem.
1996 - 1996
Fotografia Documental por João Roberto Ripper.
Ateliê da Imagem.
1996 - 1996
Fotografia Preto e Branco com Cesar Barreto.
Ateliê da Imagem.
1996 - 1996
XIV Curso Abril de Jornalismo em Revistas.
Editora Abril S/A, ABRIL S/A, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em The Art of Color Photography.
UNIVERSITY OF WESTMINSTER.
1990 - 1990
Profissionalizante em Fotografia.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor da UAB, Carga horária: 12
Outras informações
Professora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no curso de Pedagogia, ministrando como professora a disciplina Educação a Distância

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor adjunto do Departamento de Técnicas e métodos (MTC), da Faculdade de Educação, UnB. Ministrando as disciplinas Produção e Leitura da Imagem; Educação e Práticas Midiáticas e Projeto IV (Comunicação e Educação). Como pesquisadora atua no Projeto Imagem, tecnologia e subjetividade, no âmbito na área Comunicação, tecnologia e Educação.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento
Outras informações
Coordenadora da Pesquisa Imagem, tecnologia e subjetividade

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
Professor e pesquisador colaborador da Pós-Graduação de Comunicação (FAC-UnB), atuando na linha de pesquisa Imagem e Som.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Doutor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16
Outras informações
Professora substituta da FAC - Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília tendo lecionando nas cadeiras de Fundamentos da Linguagem visual, Linguagem e Estética Fotográfica, Fotojornalismo e Introdução à Fotografia.


Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 12
Outras informações
Como professora ministrou as disciplinas de Introdução à Fotografia; Fotografia publicitária e Fotojornalismo.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo de Fotografia, Carga horária: 8
Outras informações
Como coordenadora, organizou processo de constituição da equipe 2011 do Núcleo de Fotografia da UCB, formulando editais e procedimentos de seleção; participando das bancas de seleção dos novos integrantes e, principalmente, coordenando a formação técnico-pedagógica desses integrantes durante o ano e a articulação do trabalho dos estudantes com o trabalho do técnico-administrativo. Empreendeu uma nova organização, limpeza e administração do espaço, documentos, computadores e equipamentos. Coordenou também a elaboração de uma exposição permanente de fotografias nas dependências do Núcleo ( Imagens da Fotografia: história e estética ) e projetos de formação complementar, formulando pedagogicamente oficinas e formando estagiários para ministrá-las.


Max-Planck-Institut Fur Wissenschaftsgeschichte, MAX-PLANCK, Alemanha.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Pesquisador visitante pré-doc, Enquadramento Funcional: Pesquisador pré-doc, Carga horária: 40
Outras informações
O projeto de pesquisa Pré-doc, desenvolvido no Instituto Max Plank de História da Ciência (MPIWG), em Berlim, objetivou investigar a experiência subjetiva na sociedade contemporânea a partir das relações entre imagem e neurociência. Partimos do pressuposto que as neuroimagens materializam um certo modelo de subjetividade: capazes de revelar (finalmente) as verdades do humano, funcionando como espelhos de uma suposta transparência total. Elas atravessariam a espessura humana revelando um homem que é cada vez mais corpo; um corpo que é cada vez mais cérebro; um cérebro, que é cada vez mais os movimentos motores de certas estruturas cerebrais localizadas. Pensar o estatuto da neuroimagem na cultura do sujeito cerebral é pensar os modelos científicos de entendimento e descrição da experiência humana na atualidade. Neste sentido, adotamos como metodologia de trabalho um recuo histórico capaz de indicar quais as linhas de continuidades e deslocamentos da imagem técnica na ciência desde a Modernidade, sobretudo a partir do século XIX. A comparação desses dois momentos distintos, realizada não de forma dualista, apresenta-se como modo de investigação da alteridade contemporânea em relação aos usos da imagem na ciência e nos possibilita pensar os elos entre configurações de subjetividade e imagens científicas. Desse maneira, pretendemos perceber as condições de possibilidades históricas e epistêmicas do surgimento tanto do sujeito cerebral quanto da imagem técnica como valor de transparência e eficácia. A pesuisa pré-doc teve concessão da bolsa sanduíche fornecida pela CAPES no âmbito do projeto O sujeito Cerebral: o impacto das neurociências na cultura contemporânea , inserido no PROBRAL, cooperação internacional Brasil-Alemanha, no período de 4 de setembro à 28 de Dezembro.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado
Outras informações
Bolsista de doutorado (NOTA DEZ) da FAPERJ

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Ministrou na Faculdade de Comunicação Social como atividade de estágio docência a disciplina História da Fotografia.

Vínculo institucional

1996 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 0
Outras informações
Participou da pesquisa "O mundo do trabalho em imagens - conceitos fundamentais para a interpretação da imagem fotográfica: a fotografia como fonte histórica". A pesquisa teve por objetivo principal discutir os conceitos fundamentais e indicações metodológicas para o estudo da fotografia como fonte histórica, a partir de imagens fotográficas de trabalho e de trabalhadores, existentes em arquivos públicos do Rio de Janeiro (1a. fase), de São Paulo e Campinas (2a. fase) e de Bologna, Itália (3a. fase). O projeto teve auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Cláudia Linhares Sanz participou do projeto como pesquisadora e bolsista de iniciação científica, tendo participado da elaboração do livro . Foi também editora de fotografia no livro FRANCO, Maria Ciavatta . O Mundo do Trabalho em Imagens - Fotografia como Fonte Histórica (Rio de Janeiro, 1900-1930). Rio de Janeiro: DP&A/ FAPERJ, 2002. 140 p.

Atividades

07/2004 - 12/2004
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Fotografia (estágio docência)
3/1996 - 11/1999
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Centro de Estudos Sociais.

Serviço realizado
Reprodução fotográfica das imagens pesquisadas nos arquivos públicos e edição das imagens para os relatórios e posterior publicação.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Integrante grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3
Outras informações
O Grupo de Pesquisa Imagem-Tempo é vinculado ao Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento IDEA, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e dedica-se à reflexão teórica e o desenvolvimento de pesquisas sobre a imagem, em particular a fotografia.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 12
Outras informações
Como professora substituta ministrou disciplinas de Introdução à Fotografia e Fotojornalismo.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 3
Outras informações
Como professora colaboradora do Centro Cultural da UERJ Universidade Estadual do Rio de Janeiro, COART, elaborou e ministrou a oficina "Fotografar para contar uma história" tendo como objetivo de incentivar a produção de narrativas visuais através da reflexão acerca dos fundamentos históricos/teóricos da fotografia.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 3
Outras informações
Como professora colaboradora do Centro Cultural da UERJ Universidade Estadual do Rio de Janeiro, COART, elaborou e ministrou a oficina "Fotografar para contar uma história" tendo como objetivo de incentivar a produção de narrativas visuais através da reflexão acerca dos fundamentos históricos/teóricos da fotografia.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Como professora colaboradora do Centro Cultural da UERJ Universidade Estadual do Rio de Janeiro, COART, elaborou e ministrou o curso de pequena duração "Fotografia documental: entre documento e arte". O curso apresentou os principais fotógrafos da escola documental, do seu advento à contemporaneidade, exibindo trabalhos como os de Eugene Smith, Josef Koudelka, Dorothea Lange, Sebastião Salgado, José Roberto Ripper, Cláudia Andujar, Martin Parr e Nan Goldin.

Atividades

01/2003 - 12/2003
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotojornalismo e Linguagem fotográfica

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Como professora colaboradora da Pós-Graduação em Fotografia da Universidade Cândido Mendes interou os núcleos de Filosofia e Imagem, História da Fotografia, Imagem e Memória e Linguagem Fotográfica, ministrando as seguintes aulas: O advento fotográfico como marca espitemológica; Autoretrato: narrativas do eu no moderno e no contemporâneo; Fotometragem e linguagem fotográfica.

Atividades

01/2005 - 12/2005
Ensino, Fotografia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Imagem, História da Fotografia, Imagem e Memória e Linguagem Fotográfica

Universidade Estácio de Sá, ESTACIO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante do Núcleo Docente Estruturante
Outras informações
Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDEs) da Universidade Estácio de Sá que elaborou os planos de aula e orientou o projeto de integração nacional dos cursos de graduação da Universidade Estácio, em todas as unidades do Brasil. RJ, 2009.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conteudista
Outras informações
Conteudista da disciplina Elementos e Técnicas fotográficas para a Universidade Estácio de Sá. RJ, 2009.

Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 9
Outras informações
Como docente da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Jnaeiro, trabalhou na Graduação de Jornalismo e na Graduação Tecnológica de Fotografia, lecionando nas cadeiras de Fotojornalismo, Introdução à Fotografia, Noções de Fotografia, Técnicas avançadas, Elementos e técnicas fotográficas e Práticas Laboratoriais II, 2005-2009.

Atividades

06/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Ensino - Centro de Conhecimento Comunicação e Artes - Coordena, .

Cargo ou função
Integrante do Núcleo Estruturante na graduação técnica em fotografia.
06/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Ensino - Centro de Conhecimento Comunicação e Artes - Coordena, .

Cargo ou função
Conteudista da disciplina autor sobre os textos de sua autoria da disciplina ELEMENTOS TÉCNICOS DA FOTOGRAFIA.
03/2005 - 12/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
NOÇÕES DE FOTOGRAFIA
ELEMENTOS TÉCNICOS DA FOTOGRAFIA
Fotojornalismo
Introdução à Fotografia
Introdução à Práticas laboratoriais II

Faculdade Pinheiro Guimarães, FACULDADEPINHEIR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Como docente da graduação em Comunicação Social da FPG Faculdade Pinheiro Guimarães lecionou as seguintes disciplinas: Reportagem I, Fotojornalismo e Linguagem fotográfica, RJ, 1999- 2002.

Atividades

3/1999 - 11/2002
Ensino, Comunicação Social Jornalismo e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotojornalismo
Linguagem fotográfica
Reportagem I

Ateliê da Imagem, ATELIÊ DA IMAGEM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Como professora colaboradora do Ateliê da Imagem integrou o núcleo Imagem e Diálogos com a Arte, elaborando e ministrando o curso "Poéticas fotográficas: desenvolvendo uma linguagem autoral" . A partir do entrelaçamento das linguagens fotográfica, cinematográfica e literária, o curso objetiva possibilitar o desenvolvimento de uma linguagem autoral e criativa. Poesias, contos, filmes e trabalhos de fotógrafos renomados são pensados como gatilhos de criação, tendo como objetivo a construção de projetos e ensaios a partir de uma perspectiva autoral. Nesse sentido, foram propostos em aula temas e dinâmicas que auxiliaram o desenvolvimento de uma linguagem fotográfica pessoal e dialógica.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Como professora colaboradora do Ateliê da Imagem integrou o núcleo Imagem e Diálogos com a Arte, elaborando e ministrando o curso "Fotografia e Pensamento: teorias e histórias". O curso coloca em diálogo as principais escolas fotográficas e os textos teóricos dos diversos momentos históricos desde o advento da fotografia. Assim, além de apresentar os principais fotógrafos da história da fotografia moderna, o curso debateu textos importantes acerca da imagem fotográfica, produzidos por artistas, críticos de arte, fotógrafos e pensadores como Charles Baudelaire, Roland Barthes, Philippe Dubois, Alfred Steiglitz, John Sarkovsky, Rosalind Krauss e Susan Sontag.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Como professora colaboradora do Ateliê da Imagem integrou o núcleo Imagem e Diálogos com a Arte, elaborando e ministrando o curso "Portifólio: pesquisando uma linguagem fotográfica". O curso objetivava incentivar a produção de narrativas visuais e auxiliar o desenvolvimento de projetos de cunho pessoal, fornecendo fundamentos teóricos e práticos. O método do curso articulou um embasamento histórico, com projeção de grandes mestres da fotografia, e a prática fotográfica, através de exercícios individuais e saídas externas em grupo. Analisamos as principais estratégias de narrativas visuais, apontando as diferenças de linguagem e planejamento da fotografia encenada, documental e do fotojornalismo.

Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações
Como professora colaboradora do Ateliê da Imagem, importante escola de fotografia do Rio de Janeiro, integrou o núcleo Iniciação ministrando cursos de Fotografia Básica I, Fotografia Básica II, Fotografia Básica III e Fotografia Avançada.

Atividades

03/1999 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensaios fotográficos
Fotografia Básica I
Fotografia Básica II
Fotografia Básica III
Pensamento e Fotografia: teorias e histórias
Portifólio: desenvolvendo uma linguagem autoral

Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ECDR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Como professora colaboradora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, ministrou cursos de curta duração acerca da técnica e da poética fotográfica, oferecendo fundamentos teóricos, técnicos e práticos para quem ambiciona controlar o processo fotográfico e transformá-lo em linguagem e expressão. Nesse sentido, o curso forneceu elementos fundamentais da linguagem fotográfica e orientou a realização de narrativas imagéticas.

Atividades

08/2002 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Técnica em fotografia

Centro de Documentação Imagens da Terra, IMAGENS DA TERRA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Fotógrafo, Enquadramento Funcional: Repórter fotográfico e documentarista, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como fotógrafa trabalhou no Centro de Documentação Imagens da Terra idealizando e realizando projetos de documentação fotográfica, entre eles "A volta ao Araguaia" projeto fotográfico sobre as escavações dos cemitérios clandestinos da guerrilha da Araguaia, no Pará, financiado pela FASE; "As meninas do rio", documentário fotográfico acerca do cotidiano das meninas de rua a partir do projeto Casa das Meninas, desenvolvido pelo Governo do Estado e "MST e o plantio agroecológico", projeto fotográfico que documenta a experiência de plantio sem agratóxico nos assentamentos. Através do Imagens da Terra trabalhou como repórter fotográfico para as principais instituições dos movimentos sociais como a CUT, o Sindicatos dos Bancários, o MST, o Sindicatos dos Servidores públicos e o SEPE- Sindicados dos professores do Rio de Janeiro.

Atividades

4/1992 - 5/1995
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Repórter fotográfico.

Editora Abril S/A, ABRIL S/A, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Fotógrafo, Enquadramento Funcional: Free-lancer
Outras informações
Como fotógrafa free-lancer da Editora Abril trabalhou para as revistas Cláudia e Capricho.

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Repórter fotográfico, Enquadramento Funcional: Repórter fotográfico, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhou como repóter fotográfico da revista Contigo.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

7/1998 - 7/2000
Serviços técnicos especializados , Revista Contigo, .

Serviço realizado
Fotógrafa.

Jornal do Brasil, JB, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter fotográfico free-lancer, Carga horária: 20

Atividades

01/2001 - 08/2002
Serviços técnicos especializados , Editoria de Fotografia, .

Serviço realizado
Repórter fotográfico.


Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Portal-laboratório de convergência digital do curso de comunicação social da UCB

Descrição: O projeto Portal Laboratório objetiva aprofundar os estudos acerca dos fenômenos mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação sua produção, circulação e recepção. A partir de uma incursão teórica articulada à experimentações práticas, avaliando a implantação do Portal-laboratório do curso de comunicação, realizando experimentações de narrativas transmidiáticas e aprofundando a bibliografia acerca do fenômeno da convergência comunicacional, o projeto objetiva tornar a Universidade Católica uma referência de ponta, no âmbito teórico e prático, na região Centro-oeste. A investigação técnico-científica deverá aprofundar os processos subjetivos envolvidos nos novos dispositivos tecnológicos comunicacionais, tendo como desafio teórico dimensionar de que maneira a instantaneidade e a efemeridade dos novos meios e suportes conforma ou modifica as narrativas tradicionais. Envolvendo professores doutores, professores mestres (entre professores da UCB, da FEVALE e da UNB) e bolsistas de iniciação científica, o projeto investiga maneiras de incorporar novos conteúdos e experimentações estéticas para as narrativas digitais, possibilitando um ambiente de elaboração hermenêutica no campo da cibercultura. Trata-se de um projeto inovador na medida que é um dos únicos do país que articula a incorporação de tecnologias de ponta utilizando o que se produz de mais inovador no mercado ao avanço das pesquisas acadêmicas realizadas dentro da Universidade; relacionando a produção pedagógica às práticas tecnológicas midiáticas, a formação profissional à reflexão teórica, apontando um significativo potencial de desenvolvimento tecnológico e conceitual. Realizado em três fazes, a pesquisa está estruturada para articular o aspecto teórico levantamento bibliográfico, aprofundamento teórico e produção acadêmica às implantações e experimentações práticas e estéticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador / Karina Barbosa - Integrante / Joadir Foresti - Integrante / André Carvalho - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Católica de Brasília - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Imagem, Tecnologia e Subjetividade

Descrição: Projeto que visa investigar de que maneira a imagem técnica objeto que emerge no regime disciplinar moderno se integra hoje a outros sistemas sócio-imagéticos, acompanhando a configuração do regime contemporâneo de subjetividade, produzindo novas experiências temporais e mnemônicas. A partir de um recuo histórico, operando sobretudo genealogicamente, objetivamos identificar os contrastes entre os regimes de visibilidade moderno e contemporâneo, identificando suas relações com a experiência temporal e com as condições de possibilidade para o conhecimento. Nesse sentido, o projeto aprofunda os conceitos de imagem, memória, tecnologia e temporalidade, a partir de autores como Walter Benjamin, Henri Bergson, Deleuze, Didi-Huberman e Giorgio Agamben. A partir da investigação acerca dos vínculos entre os dispositivos tecnológicos imagéticos e a experiência da temporalidade tema bastante pertinente no mundo em que vivemos hoje cuja sociabilidade não pode ser pensada sem levarmos em conta o ritmo de produção imagética objetivamos contribuir para a pesquisa em no campo da imagem e da tecnologia, conceitual e metodologicamente, fortalecendo, a área, nos estudos do campo da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador.
2009 - 2010
Imagem e tempo

Descrição: Integrante do grupo de pesquisa Imagem/ Tempo, orientado pelo professor Dr. Mauricio Lissovsky, no Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento IDEA. Escola de Comunicação da UFRJ, 2009..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Integrante / Mauricio Lissovsky - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 5
2008 - 2008
O estatuto da imagem na cultura do sujeito cerebral

Descrição: O projeto objetiva pensar a experiência subjetiva na sociedade contemporânea a partir das relações entre imagem e neurociência. Partimos do pressuposto que as neuroimagens materializam um certo modelo de subjetividade: capazes de revelar (finalmente) as verdades do humano, funcionam como espelhos de uma suposta transparência total. Elas atravessariam a espessura humana revelando um homem que é cada vez mais corpo; um corpo que é cada vez mais cérebro; um cérebro, que é cada vez mais os movimentos motores de certas estruturas cerebrais localizadas. Pensar o estatuto da neuroimagem na cultura do sujeito cerebral é pensar os modelos científicos de entendimento e descrição da experiência humana na atualidade. Neste sentido, adotamos como metodologia de trabalho um recuo histórico capaz de indicar quais as linhas de continuidades e deslocamentos da imagem técnica na ciência desde a Modernidade, sobretudo a partir do século XIX. A comparação desses dois momentos distintos, realizada não de forma dualista, apresenta-se como modo de investigação da alteridade contemporânea em relação aos usos da imagem na ciência e nos possibilita pensar os elos entre configurações de subjetividade e imagens científicas. Desse maneira, pretendemos perceber as condições de possibilidades históricas e epistêmicas do surgimento tanto do sujeito cerebral quanto da imagem técnica como valor de transparência e eficácia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2003 - 2005
A modernização da percepção no final do século XIX

Descrição: Sobre orinetação da Prof. Dr. Maria Cristina Franco Ferraz, a pesquisa investigou as alterações pelas quais passou a percepção no século XIX e seus efeitos sobre novas formas de subjetivação no limiar do século XX. A principal fonte de inspiração deste trabalho foram as teses elaboradas por Jonathan Crary , elas mesmas diretamente vinculadas, metodológica e conceitualmente, às obras de Michel Foucault e ao horizonte filosófico deleuzeano, como, por exemplo, o método do estabelecimento de conexões transversais entre diversos campos, discursos e práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Integrante / Maria Cristina Franco Ferraz - Coordenador.
2002 - 2010
Imagem, corpo e subjetividade

Descrição: Grupo de pesuisa coordenado pelas Prof. Dr. Maria Cristina Franco Ferraz e pela Prof. Dr. Paula Sibilia que visa Investigar os efeitos e implicações do desenvolvimento e da disseminação das tecnologias ditas "do virtual" na produção de subjetividade e na reconfiguração do corpo na contemporaneidade, no contexto da biopolítica que caracteriza as atuais "sociedades de controle". Através de um recuo histórico ao século XIX, contribuir para uma genealogia da subjetividade contemporânea, no que concerne ao estreito vínculo entre tecnologias, arte finissecular, epistemologia e filosofia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Integrante / Maria Cristina Franco Ferraz - Coordenador / Paula Sibilia - Integrante.
1996 - 1999
As Imagens do Mundo do Trabalho, a fotografia como fonte histórica

Descrição: O projeto investiga, a partir da análise das imagens fotográficas produzidas em torno do mundo do trabalho no período de 1900 à 1930 e de uma vasta revisão bibliográfica, os conceitos fundamentais para a utilização da fotografia como fonte histórica e sua interpretação. Projeto orientado pela Profa. Dra. Maria Ciavatta, professora titular da Universidade Federal Fluminense, financiado pelo Centro Nacional de Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Integrante / Rebeca Gontijo - Integrante / Hugo Belluco - Integrante / Maria Aparecida Ciavatta Franco - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
SEMINÁRIO DAS PAREDES ÀS REDES: Educação, Tecnologia e Subjetividade

Descrição: Este encontro interdisciplinar é uma iniciativa da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio da CAPES, da FAPERJ e do Museu de Arte do Rio (MAR), que visa a discutir alguns desafios da escola na contemporaneidade. A ênfase dos debates recai sobre a maneira como as novas tecnologias de comunicação, sobretudo os aparelhos móveis de acesso às redes informáticas e os estilos de vida que eles implicam, estão afetando os modos de educar e aprender. A discussão procura focalizar de que maneira as subjetividades e os corpos contemporâneos lidam com os novos dispositivos digitais, em seu contato cotidiano cada vez mais intenso, e como isso influencia sua relação com a escola. O evento promoveu uma série de conferências, integradas em três mesas-redondas por cada edição, em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, com um conjunto de publicações e vídeos delas decorrentes, bem como uma mostra de filmes e os debates posteriores às apresentações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador / Paula Sibilia - Integrante / Alexandre Mendonça - Integrante.


Outros Projetos


1992 - 1995
A volta ao Araguaia

Descrição: Documentação fotográfica das investigações e escavações dos cemitérios clandestinos da guerrilha da Araguaia, no Pará, em 1996. Projeto financiado pela FASE -Fundação de Assistência Social de Saúde e Educação e pela Comissão dos Familiares de Desaparecidos. Texto e fotos arquivados na acervo da FASE, publicados na revista Interativa, Jornal da Cidadania, Jornal da Central Única dos Trabalhadores. .
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador.
Financiador(es): Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - Auxílio financeiro / Comissão dos Familiares de Desaparecidos - Outra.
1992 - 1995
As meninas do Rio

Descrição: Documentação do cotidiano das meninas de rua do Rio de Janeiro, tomando por área alvo o centro da cidade e os bairros do Estácio, Copacabana e Tijuca. RJ, 1993. Projeto financiado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Fotos expostas em "Anjos e Demônios", peça de teatro, Oxford Youth Theatre, Oxford, UK, 1994; "Brazil", Brasil Network, Washingnton, USA, 1993; Meninos de rua no Brasil, Brazlian Network- Christian. id, Londres, UK, 1994; Campanha da Fome, Centro Cultural Banco do Brasil, RJ, 1993 e Exposição permanente do Museu da república, RJ. .
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador.
1992 - 1995
Agroecologia e as novas formas de plantio

Descrição: Documentação do uso de tecnologias alternativas de plantio em propriedades rurais e assentamentos do MST. Parceria entre Imagens da Terra e Secretaria Nacional do Meio Ambiente. Região Sul, 1992. Fotos no acervo do Centro e documentação fotográfica Imagens da Terra. .
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Claudia Guilmar Linhares Sanz - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF)
2012 - Atual
Periódico: Visualidades (UFG)
2012 - Atual
Periódico: Contracampo (UFF)
2012 - Atual
Periódico: A Revista Ícone (PPGCOM-UFPE)
2013 - Atual
Periódico: Linhas Críticas (UnB)
2013 - Atual
Periódico: Linhas Críticas (UnB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Fotografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: audio visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
19 Congresso de iniciação científica da UnB (meção honrosa com a pesquisa Memória e Imagem na obra de Walter Benjamin), Universidade de Brasília; CNPq.
2010
Freitas Nobre, INTERCOM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Linhares Sanz, Cláudia.2011 Linhares Sanz, Cláudia. . Insônia Fotográfica: promessa e fracasso do aniquilamento do tempo. FACOM (FAAP), v. 23, p. 16-30, 2011.

2.
Linhares Sanz, Cláudia.2011 Linhares Sanz, Cláudia. . Quando o tempo fugiu do instantâneo. Studium (UNICAMP), v. 32, p. 4, 2011.

3.
Linhares Sanz, Cláudia.2009Linhares Sanz, Cláudia. . Invisibilidade e latência do tempo na fotografia. Eco (UFRJ), v. 12.1, p. 15, 2009.

4.
Linhares Sanz, Cláudia.2006Linhares Sanz, Cláudia. . Imagem digital e fotologs: novas faces da temporalidade e da memória no cenário contemporâneo. Razón y Palabra, v. 52, p. 12, 2006.

5.
Linhares Sanz, Cláudia.2006Linhares Sanz, Cláudia. . Advento fotográfico: marca epistemológica da temporalidade moderna. Studium (UNICAMP), v. 22, p. 4, 2006.

6.
Linhares Sanz, Cláudia.2005Linhares Sanz, Cláudia. . Passageiros do tempo e a experiência fotográfica. INTERCOM (São Paulo), v. 1, p. 45, 2005.

7.
Linhares Sanz, Cláudia.2005Linhares Sanz, Cláudia. . Do album de família ao blog digital. Studium (UNICAMP), v. 22, p. 22, 2005.

8.
Linhares Sanz, Cláudia.2004Linhares Sanz, Cláudia. . Modernidade Epistemológica e Aceleração do Tempo. INTERCOM (São Paulo), v. 1, p. 28, 2004.

9.
Linhares Sanz, Cláudia.1996Linhares Sanz, Cláudia. . Cuba: o novo país de Fidel. Interativa - Sintel, Rio de Janeiro, v. 1, p. 08-11, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
Linhares Sanz, Cláudia. . A potência da imagem e o acontecimento na escola. In: Leda Maria Rangearo Fiorentini; Liliane Campos Machado; Maria do Carmo Nascimento Diniz; Otília Maria Alves da Nóbrega; Alberto Dantas; Teresa Cristina Siqueira Cerqueira; Amaralina Miranda de Souza; Maria Emilia Gonzaga de Souza. (Org.). Estilos de aprendizagem, tecnolog ias e inovações na educação. 1ed.Brasília: UnB, 2013, v. , p. 79-86.

2.
Linhares Sanz, Cláudia. . Estados fotográficos, fósseis e fantasmas. In: Susana Dobal e Osmar Gonçalves. (Org.). Fronteiras e trangressões na fotografia contemporânea. 1ed.Brasília: Casa das Musas, 2013, v. , p. 179-187.

3.
Linhares Sanz, Cláudia. ; MARTINHO,Fernando . A memórias das casas. In: Fernando Martinho. (Org.). Sobrados da Zona Oeste. São Paulo: Editora Olhares, 2012, v. 1, p. 8-18.

4.
Linhares Sanz, Cláudia. . O que é digital? Sobre a natureza do processo. In: MIlton Guran. (Org.). Ciclo Paradigma Digital. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto Telemar, 2006, v. , p. 28-39.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Linhares Sanz, Cláudia. . Tempo para nada, só para fazer fotografias. In: FESTPOA- Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, 2011, Porto Alegre. Cadernos de Fotgrafia - Tempo na Fotografia. PORTO ALEGRE: FESTPOA, 2011. v. 2. p. 69-82.

2.
Linhares Sanz, Cláudia. . O tempo e o espaço no território da fotografia. In: FESTPOA- Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, 2010, Porto Alegre. Cadernos de Fotgrafia - Tempo na Fotografia. PORTO ALEGRE: FESTPOA, 2010. v. 2. p. 33-44.

3.
Linhares Sanz, Cláudia. . Fotografia e tempo: vertigem e paradoxo. In: INTERCOM 2009 - XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. Comunicação, Educação e Cultura na Era digital, 2009.

4.
Linhares Sanz, Cláudia. . Fotografia e tempo: vertigem e paradoxo. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2009, 2009, Curitiba. Comunicação, Educação e Cultura na Era digital. Curitiba: INTERCOM/ POSITIVO, 2009. v. R4-188.

5.
Linhares Sanz, Cláudia. . Imagem digitale fotologs: novas faces da temporalidade e da memória no cenário contemporâneo. In: VIII Congresso latino americano de investigadores de la comunicacion - ALAIC, 2006, São Leopoldo - RS. Comunicação e governabilidade na América Latina.

6.
Linhares Sanz, Cláudia. . Passageiros do tempo e a experiência fotográfica. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação / INTERCOM, 2005, Rio de Janeiro. Resumo. v. 1. p. 224-224.

7.
Linhares Sanz, Cláudia. . Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: do álbum de família ao blog digital. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005.

8.
Linhares Sanz, Cláudia. . Modernidade Epistemológica e a aceleração do tempo. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação- INTERCOM, 2004, Porto Alegre. "Comunicação, acontecimento, memória" cadernos de resumos. Porto Alegre: Intercom. v. 1. p. 52.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Linhares Sanz, Cláudia. . Das profecias de fim aos prognósticos contemporâneos: breve análise a partir das teses de Reinhart Koselleck. In: II Congresso de estudantes de pós- Graduação em Comunicação CONECO, 2007, RJ. II Congresso de estudantes de pós- Graduação em Comunicação CONECO, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
Linhares Sanz, Cláudia. . A potência da imagem e o acontecimento na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Linhares Sanz, Cláudia. . Redes e dispositivos atuais: a imagem como lócus de disputa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Linhares Sanz, Cláudia. . Fotografia e tempo: vertigem e paradoxo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Linhares Sanz, Cláudia. . Das profecias de fim aos prognósticos contemporâneos:breve análise a partir das teses de Reinhart Koselleck. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Linhares Sanz, Cláudia. . Imagens do tempo: do analógico ao digital. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Linhares Sanz, Cláudia. . Imagem digital e fotologs: novas faces da temporalidade e da memória no cenário contemporâneo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Linhares Sanz, Cláudia. . Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: do àlbum de família ao blog digital. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Linhares Sanz, Cláudia. ; MACHADO, A. ; FATORELLI, A. . Paradigma digital?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Linhares Sanz, Cláudia. . Tempo e Fotografia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Linhares Sanz, Cláudia. . Da fotografia do acontecimento às imagens do presente continuum. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
Linhares Sanz, Cláudia. . Modernidade Epistemológica e a Aceleração do Tempo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Linhares Sanz, Cláudia. . Deslocamentos temporais: do moderno ao contemporâneo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Linhares Sanz, Cláudia. . Tempo, tempo, tempo: algumas configurações históricas para o presente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Linhares Sanz, Cláudia. . Identidade dos catôpes: conceitos fundamentais para a interpretação da imagem fotográfica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
Linhares Sanz, Cláudia. . A escola e a fábula da câmera total Parte I 2014 (ARTIGO).

2.
Linhares Sanz, Cláudia. . No chão, uma partitura no asfalto (Fotografias de Bel Predosa) 2014 (Texto de abertura de exposição).

3.
Linhares Sanz, Cláudia. . Imagens posteriores de Patricia Gouvêa e o espanto das viagens 2013 (ARTIGO).

4.
Linhares Sanz, Cláudia. . O território sem distâncias das imagens contemporâneas e a teimosia dos estados fotográficos 2013 (ARTIGO).

5.
Linhares Sanz, Cláudia. . A crueldade que reivindica o fantasma da fotografia 2013 (ARTIGO).

6.
Linhares Sanz, Cláudia. . Acontecimento e imaginação em sincronias fotográficas 2012 (ARTIGO).

7.
Linhares Sanz, Cláudia. . Estados fotográficos: quando as casas nos devolvem o olhar 2012 (ARTIGO).

8.
Linhares Sanz, Cláudia. . Enigmas da visibilidade II: da autenticidade do instante à autenticidade da eficiência 2012 (ARTIGO).

9.
Linhares Sanz, Cláudia. . Nascimentos fotográficos. São Paulo: Icônica, 2011 (ARTIGO).

10.
Linhares Sanz, Cláudia. . O que vem à luz sobre um fundamento que lhe vem estranho. São Paulo: Icônica, 2011 (ARTIGO).

11.
Linhares Sanz, Cláudia. . Garçons e brisas fotográficas. São Paulo: Icônica, 2011 (ARTIGO).

12.
Linhares Sanz, Cláudia. . Fotografias dentro da mochila ou tecnologias iluminadas. São Paulo: Fórum Latino americano de Fotografia, 2010 (ARTIGO).

13.
Linhares Sanz, Cláudia. . Photoland: fotografia transformada em paisagem. Paraty: Paraty em Foco, 2010 (Texto de abertura de exposição).

14.
Linhares Sanz, Cláudia. . E vai dizer que a fotografia não transformou nossa vidas?. Santa Cruz de La Sierra: Centro Cultural Simón I. Patiño Santa Cruz, 2009 (ARTIGO).

15.
Linhares Sanz, Cláudia. . O jogo dos fotógrafos modernos. São Paulo: Paraty em Foco, 2009 (ARTIGO).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Linhares Sanz, Cláudia. . CONTRACAMPO- Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UFF. 2012.

2.
Linhares Sanz, Cláudia. . VISUALIDADES V.9 - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da FAV-UFG. 2012.

3.
Linhares Sanz, Cláudia. . CIBERLEGENDA- Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. 2012.

4.
Linhares Sanz, Cláudia. . UCB - Coordenação do Núcleo de Fotografia da Universidade Católica de Brasília. 2011.

5.
Linhares Sanz, Cláudia. . CIBERLEGENDA - revista Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Linhares Sanz, Cláudia. . Os registros da memória. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Linhares Sanz, Cláudia. ; Foresti, Joadir . RELATÓRIO DO PORTAL-LABORATÓRIO DE CONVERGÊNCIA DIGITAL DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
Linhares Sanz, Cláudia. . RELATÓRIO DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO MPIWG EM BERLIM. 2008. (Relatório de pesquisa).

3.
Linhares Sanz, Cláudia. . RELATÓRIO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE DOUTORADO CAPES. 2008. (Relatório de pesquisa).

4.
Linhares Sanz, Cláudia. . Literatura e fotografia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Linhares Sanz, Cláudia. . RELATÓRIO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE DOUTORADO - FAPERJ. 2007. (Relatório de pesquisa).

6.
Linhares Sanz, Cláudia. . Técnica em fotografia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Linhares Sanz, Cláudia. . Especialização em Medicina Estética, disciplina Fotografia dermatológica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
Linhares Sanz, Cláudia. ; Guran, Milton . Fotografia na Semana de Cultura para a Reforma Agrária do MST. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Linhares Sanz, Cláudia. ; Varanda, Felipe . Curadoria da Exposição "Amanhece! Fandango Caiçara". 2006. Fotografia.

2.
Linhares Sanz, Cláudia. . Curadoria da exposição "Olhares Múltiplos". 2003. Fotografia.

3.
Linhares Sanz, Cláudia. . Olhar Catopê. 2001. Fotografia.

4.
Linhares Sanz, Cláudia. . Curadoria da exposição fotográfica "Prata da Casa". 2000. Fotografia.

5.
Linhares Sanz, Cláudia. . A volta ao Araguaia. 1996. Fotografia.

6.
Linhares Sanz, Cláudia. . Cuba. 1995. Fotografia.

7.
Linhares Sanz, Cláudia. . Olhar viajante sobre a Ásia. 1995. Fotografia.

8.
Linhares Sanz, Cláudia. . As Meninas do Rio. 1993. Fotografia.

9.
Linhares Sanz, Cláudia. . Agroecologia e as questões do plantio. 1992. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Linhares Sanz, Cláudia. . Terceira Margem. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Linhares Sanz, Cláudia.; ALMEIDA, J. G.; FEIJÓ, Marcelo. Participação em banca de Beatriz Bowles Vilela. Narradores de Brasília: a cidade no discurso imagético de Ivaldo Cavalcante e Luís Humberto. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

2.
Linhares Sanz, Cláudia.; DIAS, A. C.; GURGEL, E.; COUTINHO, L.. Participação em banca de Roberto Lima Sales. Remiz narrativo no Proeja: jovens tecendo sentidos sobre os saberes do trabalho e da educação com os fios da arte e da experiência. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
Linhares Sanz, Cláudia.; COUTINHO, L.; LIGNELLI, C.. Participação em banca de Adriana Moellman. Amar Mais as sombras que os corpos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Brasília.

2.
Linhares Sanz, Cláudia.; RUSSI, P.; CASTRO, G.. Participação em banca de Helena Santiago Vigata. Mediação tecnológica para as pessoas com deficiência visual: uma análise pragmática da experiência. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
Linhares Sanz, Cláudia.; FABRINI, R.; CASTRO, E. D.. Participação em banca de Isabela Umbuzeiro Valent. Gestos fotográficos e audiovisuais em contextos socioculturais: modos de criação, acesso, produção e processos de subjetivação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estétic) - Universidade de São Paulo.

2.
Linhares Sanz, Cláudia.; FEIJÓ, Marcelo; CASTRO, G.. Participação em banca de Thiago Sabino Alves Pinto. De quem é essa foto? Reflexões autorais em fotografia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DOBAL, S.; SA, G.; Linhares Sanz, Cláudia.. Participação em banca de Ana Carolina Caetano Matias.Mehin/Meakró: Imagens em Diálogo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

2.
CALAZANS, F.; Linhares Sanz, Cláudia.; MOURA, D.. Participação em banca de Luiza Reinher Tabet.Educação e Comunicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

3.
Linhares Sanz, Cláudia.; FEIJÓ, Marcelo; CRADOSO, L. L.. Participação em banca de Alexandre do Cramo Araújo Sales Bastos.Chinatown: uma fotodocumentação da comunidade chinesa do Cruzeiro Novo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

4.
Linhares Sanz, Cláudia.; RODRIGUES, M. A. M.; RODRIGUES, F. L. V.. Participação em banca de Rafaela Guimarães de Andrade.A contribuição dos contos de fada ao desenvolvimento infantil no âmbito da Pedagogia Waldorf.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

5.
Quiroga, Tiago Fausto Neto; Martineli, Fernanda casagrande; Linhares Sanz, Cláudia.. Participação em banca de Bruno Borges Gallo Soares.Lomografia e juventude: consumo, cultura material e rolês. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

6.
Linhares Sanz, Cláudia.; RUSSI, P.; FEIJÓ, Marcelo. Participação em banca de Lara Ovídio.O instante antes e o instante depois da fotografia: as imagens que ganham vida pela memória de Patti Smith. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

7.
Linhares Sanz, Cláudia.; CARVALHO, A. L.; PINTO, T. S.. Participação em banca de Carolina Rodrigues de Melo.Águas de Morada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.

8.
Linhares Sanz, Cláudia.; RUSSI, P.; CALHEIROS, A.. Participação em banca de Mariana Tesch Morgon.Reflexões sobre o pragmatismo e o pragmaticismo, a partir da análise da temporalidade-verdade de Lola em Corra, Lola, Corra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de Brasília.

9.
Linhares Sanz, Cláudia.; CARVALHO, A. L.; BRAGHINI JUNIOR, L.. Participação em banca de Myrcia Hessen Lopes de Araújo.Brasiliários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília.

10.
Linhares Sanz, Cláudia.; Quiroga, Tiago Fausto Neto. Participação em banca de Danielle Araujo.Desigualdade social existente no Rio de Janeiro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pinheiro Guimarães.

11.
Linhares Sanz, Cláudia.; PEREIRA, S. S.. Participação em banca de Flávia Santos.As tribos do Rio - uma etnografia fotográfica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Sociedade de Ensino Superior Pinheiro Guimarães.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Linhares Sanz, Cláudia.; COUTINHO, L.; COUTINHO, L. M.. Seleção simplificada para professor substituto na área de Tecnologia na Educação. 2014. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
BRAZILIENSE, B.; CARVALHO, A. L.; Linhares Sanz, Cláudia.. Banca de seleção para estagiário do Núcleo de Fotografia UCB. 2011. Universidade Católica de Brasília.

2.
Linhares Sanz, Cláudia.; PINTO, T. S.; CARVALHO, A. L.; BRAZILIENSE, B.. Banca de seleção para técnico do Núcleo de Fotografia UCB. 2010. Universidade Católica de Brasília.

3.
Linhares Sanz, Cláudia.; CARVALHO, A. L.; BRAZILIENSE, B.; PINTO, T. S.. Banca de seleção para estagiário do Núcleo de Fotografia UCB. 2010. Universidade Católica de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Ibero-americano de Estilos de Aprendizagem, Tecnologias e Inovações na Educação (II CIEATIE). Imagem e a potência de acontecimento na escola. 2013. (Congresso).

2.
DAS PAREDES AS REDES: educação, tecnologia e subjetividade.Imagens e os pequenos acontecimentos na escola. 2013. (Seminário).

3.
FOTORIO.A imagem em disputa. 2013. (Encontro).

4.
I Colóquio de Fotografia da Universidade de Brasília:.Estados fotográficos, fósseis e fantasmas. 2013. (Outra).

5.
Entre a paisagem e a duração (laçamento do livro de Cia de Foto e Cosac Naif).A dobra entre fotografia e luz. 2012. (Outra).

6.
Lançamento do livro Pulsão Escópica + revista ZUM.Fotografia e arte contemporânea. 2012. (Outra).

7.
Pensar é o que o cérebro faz quando está sentindo (Instituto de Artes da UNB).O que a fotografia faz quando não está fixa. 2011. (Seminário).

8.
SECOMUNICA - Semana da Comunicação da Universidade Católica de Brasília.Fotografia e tempo. 2011. (Seminário).

9.
I Seminário de Estudos Fotográficos Revista Studium.Quando o tempo fugiu do instantâneo. 2010. (Seminário).

10.
FESTPOA - Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre.O tempo iluminando o espaço o território da fotografia. 2010. (Outra).

11.
INTERCOM- XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009. Fotografia e tempo: vertigem e paradoxo. 2009. (Congresso).

12.
MÁQUINA DE LUZ - 1º Fórum de Imagens Técnicas.Imagens ou clichês?. 2009. (Seminário).

13.
Congresso Internacional de Neurocências e Sociedade Contemporânea. Congresso Internacional Neurociências e Sociedade Contemporânea. 2006. (Congresso).

14.
COMPÓS- XIV Reunião Anual da Associação de Pós-graduação em Comunicação. COMPÓS XIV Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação em Comunicação. 2005. (Congresso).

15.
INTERCOM - XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Passageiros do tempo e a experiência fotográfica: do álbum de família ao blog digital. 2005. (Congresso).

16.
FOTORIO - Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.Paradigma digital?. 2005. (Encontro).

17.
FOTORIO - Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro.Passageiros do tempo e a experiência fotográfica. 2005. (Encontro).

18.
INTERCOM - XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Modernidade Epistemológica e a Aceleração do Tempo. 2004. (Congresso).

19.
COMPÓS- XII Reunião Anual da Associação de Pós-graduação em Comunicação. COMPÓS XII Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação em Comunicação. 2003. (Congresso).

20.
Declínio da interioridade e novas formas de subjetivação.Declínio da interioridade e novas formas de subjetivação. 2003. (Seminário).

21.
COMPÓS- XI Reunião Anual da Associação de Pós-graduação em Comunicação. COMPÓS XI Reunião Anual da Associação de Pós-Graduação em Comunicação.. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIBILIA, P. ; MENDONCA, A. ; Linhares Sanz, Cláudia. . Das Paredes às redes: educação, tecnologia e subjetividade. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Helder Castro Soares de Araujo. Arquivo, Memória e Fotografia. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Letícia Marotta Pedersoli de Oliveira. Memória e imagem na obra de Walter Benjamin. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Henrique Assis; Pedro Lino. Fotografia e desjo: uma analise ensaística. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Claudia Guilmar Linhares Sanz.

2.
Flávia Santos. As tribos do Rio - uma etnografia fotográfica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Pinheiro Guimarães. Orientador: Claudia Guilmar Linhares Sanz.

Iniciação científica
1.
Leticia Marotta. Imagem e memória na obra de Walter Benjamin. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade de Brasília. Orientador: Claudia Guilmar Linhares Sanz.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIBILIA, P. ; MENDONCA, A. ; Linhares Sanz, Cláudia. . Das Paredes às redes: educação, tecnologia e subjetividade. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 30/07/2014 às 2:02:50