Neusa Chaves Batista

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6140717980817182
  • Última atualização do currículo em 20/05/2014


Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do RS (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Tem experiência na área de Sociologia com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, democracia e justiça social, políticas públicas para a gestão democrática da educação, políticas públicas de ações afirmativas para a educação superior, conselhos de educação e sistemas de ensino. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neusa Chaves Batista
Nome em citações bibliográficas
BATISTA, N. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação.
Av: Paulo Gama, s/nº Faculdade de Educação
Farropilha
90046900 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33084187
URL da Homepage: www.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A formação de conselheiros municipais de educação e a gestão democrática dos sistemas municipais de ensino: uma política pública em ação, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maria Beatriz Luce.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estado; democracia; Sociedade civil; política educacional; Formação de conselheiros municipais de educação; Gestão democrática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas e gestão de processos educacionais.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Democracia e Patrimonialismo: dois princípios em confronto na gestão da escola pública municipal de Porto Alegre,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Clarissa Baeta Neves.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: democracia; Gestão democrática; patrimonialismo; gestão democrática da educação; Escola Pública.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas e gestão de processos educacionais.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1999
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
- Atuação como professor na disciplina "organização da escola do ensino fundamental" do curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
- Atuo como Professora Substituta ministrando a disciplina Organização da Educação Brasileira.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador convidado
Outras informações
Trata-se de pesquisa realizado em conjunto entre MEC/INEP/UFRGS na qual atuei na pesquisa de campo, na análise de dados bem como na supervisão da pesquisa sob a coordenação da profa. Dra. Nalú Farenzena.

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em educação: abordagens teórico-metodológicas e empíricas
03/2014 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia das políticas educacionais: fundamentos teóricos da ação pública
07/2004 - Atual
Ensino, Sociologia da Educação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação: espaços escolares
Sociologia da Educação I-A
Organização da Educação Brasileira
08/2013 - 12/2013
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia das políticas educacionais: fundamentos teóricos da ação pública

Faculdade Cenecista de Osório, FACOS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina de curso de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar com carga horária de 24h/a.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: professor Convidado, Carga horária: 6
Outras informações
Discplina ministrada em curso de Especialização em Orientação Educacional com carga horária de 24h/a.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina ministrada em curso de Especialização em Gestão e Supervisão Escolar com carga horária de 24h/a.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina ministrada em curso de Especilização em Gestão e Supervisão Escolar com carga horária de 24h/a.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Contrato por disciplina, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Trata-se de curso de especialização em que sou convidada para ministrar uma disciplina de minha área de atuação.

Atividades

06/2005 - 07/2005
Ensino, Gestão e supervisão educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em educação e legislação

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Contrato por disciplina, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Trata-se de curso de especialização para o qual fui convidada para ministrar disciplina de minha área de atuação.

Atividades

08/2004 - 08/2004
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Controle Público e Social do financiamento da educação

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Contrato por disciplina, Enquadramento Funcional: professor convidado
Outras informações
Trata-se de curso de graduação em regime especial de férias para professores/as em exercício da profissão para o qual fui convidada para ministrar a disciplina de "sociologia da educação"

Atividades

02/2003 - 02/2003
Ensino, Pedagogia Educação Infantil - Regime Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Políticas públicas de ações afirmativas para a educação superior no Rio Grande do Sul: as cotas como instrumentos de redução da desigualdade social

Descrição: O projeto " Políticas públicas de ações afirmativas para a educação superior: as cotas como instrumentos de redução da desigualdade educacional' tem por objetivo analisar o processo de implantação de tais ações na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com a pesquisa se pretende construir indicadores e analisar processos que possam oferecer elementos para inferir se a implantação das "cotas sociais" na UFRGS, a partir de 2008, está promovendo a redução da desigualdade educacional na educação superior desta Universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Neusa Chaves Batista - Coordenador / Gregório Durlo Grisa - Integrante / Rita de Cassia Soares de Souza Bueno - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2010 - Atual
Gestão democrática da educação: um estudo de situações e tendências no plano de ações articuladas (PAR) em municípios do Rio Grande do Sul

Descrição: O projeto propõe um estudo mais aprofundado da política Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, dando ênfase a sua principal ação: a implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR). Atualmente, todos os 5563 municípios brasileiros aderiram ao Plano de Metas e implementaram o PAR. Este estudo será realizado em municípios do Rio Grande do Sul focando especialmente as situações e tendências de indicadores da área da Gestão Democrática: articulação e desenvolvimento dos sistemas de ensino . Os indicadores que serão analisados são: a) conselho escolar; b) conselho municipal de educação; c) projeto pedagógico das escolas; d) plano municipal de educação; e) critérios para o exercício da função de diretor/a de escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Neusa Chaves Batista - Coordenador / Caroline Lazzari Manfio - Integrante / Vanessa Souza Pereira - Integrante / Guilherme de Oliveira Pokorski - Integrante.
2008 - 2012
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação: análise e avaliação da política em redes públicas municipais brasileiras

Descrição: Análise e avaliação da implementação das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), enquanto principal ação do Plano de Metas, em municípios de 4 estados brasileiros (Alagoas, Paraiba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Neusa Chaves Batista - Integrante / Nalú Farenzena - Coordenador / Cleusa Terres Schuch - Integrante / Jaqueline Bitencourt - Integrante / Patricia Marchand - Integrante / Isabel Leticia P. de Medeiros - Integrante / Marisa T. Sari - Integrante / Elena M.B.Mello - Integrante / Darci B. Silva - Integrante / João Roger de Souza Sastre - Integrante / Maria Goreti Farias Machado - Integrante / Maria Otilia K. Susin - Integrante / Maria Silvia Cristófoli - Integrante / Mariângela Silveira Bairros - Integrante / Calinca Jordânia Pergher - Integrante.
Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Bolsa.
2003 - 2004
Levantamento do custo aluno/ano em escolas da educação básica que oferecem condições para a oferta de um ensino de qualidade no Rio Grande do Sul

Descrição: Pesquisa descritiva e avaliativa dos principais componentes do custo-aluno, que envolveu uma amostra intencional de 11 escolas públicas doestado do Rio Grande do Sul. A investigação abrangeu, ainda, características destas escolas no que se refere à organização, funcionamento e gestão escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (9) .

Integrantes: Neusa Chaves Batista - Integrante / Nalú Farenzena - Coordenador / Leni Vieira Dorneles - Integrante / Maria Cristina Bortolini - Integrante / Naira Lisboa Franzoi - Integrante / Vera Maria Vidal Peroni - Integrante / Cleusa Terres Schuch - Integrante / Jaqueline Bitencourt - Integrante / Patricia Marchand - Integrante / Sabrina Moreau - Integrante.
Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Análise e avaliação externa de processos e de resultados atinentes à avaliação institucional participativa do sistema estadual de avaliação participativa - SEAP/RS

Descrição: Pesquisa compreendendo análise e avaliação de processos e de resultados atinentes à avaliação institucional participativa prevista no Sistema Estadual de Avaliação Participativa da Educação do Rio Grande do Sul, abrangendo documentos de orientação, processos de formulação, os procedimentos de implementação e os resultados das avaliações institucionais produzidas nas escolas estaduais, nas coordenadorias regionais de educação e na sede da Secretaria Estadual de Educação, durante o período de implantação da política (2012-2016)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Neusa Chaves Batista - Integrante / Nalú Farenzena - Integrante / Naira Lisboa Franzoi - Integrante / Maria Beatriz Luce - Coordenador / Maria Goreti Farias Machado - Integrante / Luis Arnando Gadin - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas e gestão da educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BATISTA, N. C.2013BATISTA, N. C. . O papel do professor das licenciaturas na formação docente no contexto do direito à educação para todos. Educação On-Line (PUCRJ), v. 13, p. 42-59, 2013.

2.
BATISTA, N. C.2012BATISTA, N. C. ; Schch, Cleusa Terres ; BURGIE, D. B. ; MELLO, E. M.B ; MEDEIROS, Isabel Leticia P. de . Análise da Implementação do Plano de Ações Articuladas em Municípios do Rio Grande do Sul. Série-Estudos (UCDB), v. 34, p. 75-92, 2012.

3.
Farenzena, Nalú2012Farenzena, Nalú ; BATISTA, N. C. ; MACHADO, M. G. F. ; Rossi, Alexandre José . Implementação de planos de açõs articuladas municipais: achados de uma pesquisa de avaliação. Revista FAEEBA, v. 21, p. 151-166, 2012.

4.
BATISTA, N. C.2010 BATISTA, N. C. . Política nacional de formação de conselheiro municipais de educação: uma experiência de rede de gestão democrática?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 26, p. 515-534, 2010.

5.
BATISTA, N. C.2010BATISTA, N. C. . Conflitualidades no espaço escolar: implicações com a emancipação social. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 12, p. 103-117, 2010.

6.
BATISTA, N. C.2007BATISTA, N. C. . Estado, Sociedade civil e democracia: da importância da formação do gestor democrático. Cadernos ANPAE, v. 04, p. 1-21, 2007.

7.
BATISTA, N. C.2007BATISTA, N. C. . A formação do Estado brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 9, p. 387-408, 2007.

8.
BATISTA, N. C.2003BATISTA, N. C. . Gestão de políticas públicas educacionais no âmbito local: o desafio dos Conselhos Municipais de Educação. Ver a Educação (UFPA), Universidade Federal do Pará, v. 9, n.1, p. 135-157, 2003.

9.
BATISTA, N. C.2000BATISTA, N. C. . Alguns conceitos para a análise do processo de educação no MST/RS. Conversas e Controvérsias, Porto Alegre/IFCH/PUC/RS, v. 3, p. 59-74, 2000.

10.
BATISTA, N. C.1999BATISTA, N. C. . A construção da cidadania nas Escolas itinerantes do MST. Conversas e Controversas, Porto Alegre, v. 2, p. 13-24, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BATISTA, N. C. . Políticas públicas para a gestão democrática da educação básica: um estudo do Programa Nacional de Formação de Conselheiros Municipais de Educação. 1. ed. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2013. v. 1. 254p .

Capítulos de livros publicados
1.
BATISTA, N. C. . Implentações do plano de ações articuladas em municípios do Rio Grande do Sul. In: Nalú Farenzena. (Org.). Implementação de planos de ações articuladas municipais: uma avaliação em quatro estados brasileiros. 1ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária - UFpel, 2012, v. 1, p. 12-167.

2.
BATISTA, N. C. ; Farenzena, Nalú ; Rossi, Alexandre José ; MACHADO, M. G. F. ; Pino, Mauro Augusto Burkert Del . Implementação de planos de ações articuladas municipais: pontuando achados relevantes.. In: Nalú Farenzena. (Org.). Implementação de planos de ações articuladas municipais: uma avaliação em quatro estados brasileiros.. 1ed.Pelotas: Editora e Gráfica Universitária Ufpel, 2012, v. 1, p. 154-163.

3.
BATISTA, N. C. . Conselhos escolares e processo de democratização da gestão da educação em Porto Alegre. In: Maria Beatriz Luce; Isabel Leticia Pedro de Medeiros. (Org.). Gestão Escolar Democrática: concepções e vivências. Porto Alegre/RS: Editora da UFRGS, 2006, v. 01, p. 08-173.

4.
Farenzena, Nalú ; Schch, Cleusa Terres ; BATISTA, N. C. . Custos em escolas públicas que oferecem condições para um ensino de qualidade: um estudo no Rio Grande do Sul. In: Nalú Farenzena. (Org.). Custos e Condições de Qualidade da Educação em Escolas Públicas: Aportes de Estudos Regionais. Brasília/DF: INEP/MEC- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005, v. , p. 07-220.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, N. C. . A política nacional de formação de conselheiros municipais de educação: um estudo do programa Pró-conselho. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife. Cadernos ANPAE. Recife: Anpae, 2013. v. 17.

2.
BATISTA, N. C. . Políticas públicas de ações afirmativas para a educação superior no Brasil. In: XXIX Congreso Latinoamericano de Sociologia, 2013, Santiago do Chile. XXIX Congeso ALAS Chile-Crisis y Emergencias Sociales en America Latina, 2013.

3.
BATISTA, N. C. . O Conselho Escolar e a Gestão Democrática da Escola Pública no Brasil. In: Fórum Europeo de Administradores de la Educación, 2012, Zaragoza. Cadernos ANPAE. Recife: Anpae, 2012. v. 15.

4.
BATISTA, N. C. . Políticas Públicas de Gestão Democrática da Educação Básica: O caso do Programa Pró-Conselho. In: Seminário da ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas Públicas de Educação: Desafios Atuais, 2012, Pelotas. Seminários da ANPAE Região Sul - Gestão e Politicas Publicas de Educação: Desafios Atuais. Pelotas, 2012.

5.
BATISTA, N. C. . Gestão democrática da educação: um estudo de situações e tendências no Plano de Ações Articuladas em municípios do Rio Grande do Sul. In: XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-ramericano de Política e Administração da Educação, 2011.

6.
BATISTA, N. C. . O professor das licenciaturas e o direito à educação para todos. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Sociologia, 2011, Recife. XXVII Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Sociologia, 2011.

7.
BATISTA, N. C. . A formação de conselheiros municipais de educação e a gestão democrática dos sistemas de ensino: uma política pública em ação. In: Conferência Internacional Educação, globalização e cidadania: novas perpectivas da sociologia da educação, 2008, João Pessoa - PB-Brasil. Conferência Internacional Educação, globalização e cidadania: novas perpectivas da sociologia da educação. João Pessoa: UFPB/ISA, 2008.

8.
BATISTA, N. C. . Gestão democrática da escola pública: conselho escolar como instrumento. In: VI ANPED/SUl - VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2006, Santa Maria/RS. VI ANPEd/SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, N. C. ; MEDEIROS, Isabel Leticia P. de . Gestão democrática da escola: concepções e práticas. In: 2a. Reunião Regional da SBPC no Rio Grande do Sul - SBPC/RS, 2006, Porto Alegre. A escola faz ciência. Porto Alegre - RS: Divultec Ltda, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BATISTA, N. C. . Estado, sociedade civil e democracia: da importância da formação do gestor democrático. In: XXIII Simpósio Brasileiro V Congresso Luso-Brasileiro I Colóqui Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2007, Porto Alegre. Cadernos Anpae. Porto Alegre: UFRGS/ANPAE, 2007. v. 3. p. 11-213.

2.
BATISTA, N. C. . Conselhos Escolares: um caminho para a gestão democrática da Escola Pública?. In: Fórum Mundial de Educação, 2001, Porto Alegre. Anais do Fórum Mundial de Educação de 2001. Porto Alegre: Instituições organizadoras do Fórum, 2001. p. 201-201.

3.
BATISTA, N. C. . A relação entre a objetividade e a subjetividade em entrevistas de História Oral. In: X Salão de iniciação Científica e VII feira de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre. Livro de Resumos do X Salão de Iniciação Científica VII feira de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora UFRGS, 1998. p. 422-422.

Apresentações de Trabalho
1.
BATISTA, N. C. . A LDB e a gestão democrática da educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FELIX, L. F. R. ; BATISTA, N. C. . Gestão democrática da educação: um estudo de situações e tendências no Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios do RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AQUINO, L. M. S. ; BATISTA, N. C. . Um olhar sociológico para a gestão democrática da educação nacional e sua relação com a formulação da política da educação contida no Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2021. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BATISTA, N. C. . A política nacional de formação de conselheiros municipais de educação: um estudo do programa Pró-conselho. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BATISTA, N. C. . A implantação de políticas públicas de ações afirmativas para a educação superior no Brasil na perspectiva da democratização do acesso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BATISTA, N. C. . Os rumos da educação nacional: o Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BATISTA, N. C. . Políticas públicas de ações afirmativas para a educação superior no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BATISTA, N. C. . Políticas públicas de gestão democrática da educação básica: o caso do programa Pró-conselho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BATISTA, N. C. . O conselho escolar e gestão democrática da escola pública no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BATISTA, N. C. . O Professor das licenciaturas e o direito à educação para todos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BATISTA, N. C. . Gestão Democrática da Educação: um estudo de situações e tendências no Plano de Ações Articuladas em municípios do Rio Grande do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BATISTA, N. C. . A formação de conselheiros municipais de educação e a gestão democrática dos sistemas de ensino: uma política pública em ação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BATISTA, N. C. . A política nacional de formação de conselheiros municipais de educação (Pró-conselho) e a gestão democrática nos sistemas municipais de ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BATISTA, N. C. . Política de Gestão e Educação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BATISTA, N. C. ; MEDEIROS, Isabel Leticia P. de . Gestão democrática: concepções e práticas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
BATISTA, N. C. . Gestão democrática da escola pública: conselho escolar como instrumento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BATISTA, N. C. . Conselhos escolares: um caminho para a gestão democrática da escola pública?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BATISTA, N. C. ; Flach, Ângela ; Milke, Daniel Roberto . Depoimento de Antonio Setembrino de Mesquita. Porto Alegre: CD.AIB/PRP, 1999 (Depoimento de História de Vida).

2.
BATISTA, N. C. ; Flach, Ângela ; Milke, Daniel Roberto . Depoimento de Dolmy Tarrasconi. Porto Alegre: CD.AIB/PRP, 1999 (Depoimento de História de Vida).

3.
BATISTA, N. C. ; Silva, Carla Luciana ; Calil, Gilberto Grassi . Depoimento de Eduardo Martinelli. Porto Alegre: CD. AIB/PRP, 1998 (Depoimentos de História de Vida).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BATISTA, N. C. . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). 2011.

2.
BATISTA, N. C. . Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica na rede estadual e em redes municipais do Rio Grande do Sul. 2011.

3.
BATISTA, N. C. . Análise técnica de Planos de Ações Articuladas (PAR) no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação- PDE. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
BATISTA, N. C. . Coordenação Pedagógica da Escola de Gestores da Educação Básica na UFRGS/RS. 2014.

2.
BATISTA, N. C. . 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2011.

3.
BATISTA, N. C. . Comissão de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011.

4.
BATISTA, N. C. . Cooordenação da área de Sociologia da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011.

5.
BATISTA, N. C. . Colegiado do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação/UFRGS. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
BATISTA, N. C. . Organização e Gestão da Educação. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pedagogia EAD/UFRGS).

2.
BATISTA, N. C. . Organização da Escola de Ensino Fundamental. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BATISTA, N. C.; GADIN, Luis Armando; TITTON, Maria Beatriz Pauperio; PORTO, Maria Isabel Ribeiro. Participação em banca de Maria Isabel Ribeiro Porto. Programa Nacional de fortalecimento dos conselhos escolares: fortalecimento de quem?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
BATISTA, N. C.; SANTOS, S. V.; BURIGO, E. Z.. Participação em banca de Rita de Cassia Dias Costa. O PROEJA para além da retórica um estudo de caso sobre a trajetória da implantação do programa no campus Charqueadas. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
BATISTA, N. C.; MELLO, E. M.B. Participação em banca de Alcina Bitencourt. Conselho Municipal de Educação e Conselho Escolar no desafio da gestão democrática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa.

2.
BATISTA, N. C.; BRIZOLLA, F.. Participação em banca de Paula Vicentina Ferreira Machado. Política de formação técnico-pedagógica das equipes gestoras da educação no município de São Sepé. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BATISTA, N. C.; MENEZES, M. M.. XXIV Salão de Iniciação Científica. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
BATISTA, N. C.; GANDIN, L. A.; SABAT, R. F. R.. Seleção pública de professor substituto para área de Sociologia da Educação. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
BATISTA, N. C.; Farenzena, Nalú; COMERLATO, Denise Maria; JARDIM, Ilza Rodrigues; DOLL, Johanes; FISCHER,N.B.. XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de Iniciação Científica. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação - Regional Sul.A LDB e a gestão democrática da educação. 2014. (Seminário).

2.
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.A política nacional de formação de conselheiros municipais de educação: um estudo do programa Pró-conselho. 2013. (Simpósio).

3.
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2013. (Simpósio).

4.
Fórum Europeo de Administradores de la Educación. 2012. (Congresso).

5.
Fórum Europeo de Administradores de la Educación. O Conselho Escolar e a Gestão Democrática da Escola Pública no Brasil. 2012. (Congresso).

6.
Seminário ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas Publicas de Educação: Desafios Atuais.Políticas Públicas de Gestão Democrática da Educação Básica: O caso do Programa Pró-Conselho. 2012. (Seminário).

7.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2011. (Congresso).

8.
XXV Simpóssio Brasileiro e II congresso ibero-americano de política e administração da educação. 2011. (Simpósio).

9.
XXIV Simpósio Brasileiro e III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. 2009. (Congresso).

10.
Conferência Internacional Educação, globalização e cidadania: novas perspectivas da Sociologia da Educação. 2008. (Encontro).

11.
VI Encontro da ANPAE/SUL - Reinventando a gestão educacional: políticas públicas e conhecimento. 2007. (Encontro).

12.
VI ANPEd Sul - Seminário de Pesquisa em Educação. 2006. (Seminário).

13.
2a Reunião Regional da SBPC -. 2006. (Oficina).

14.
Encontro Estadual de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação. 2006. (Encontro).

15.
VIII Seminário Regional de Educação Básica;Educação-Mídia-Valores. 2005. (Seminário).

16.
Conhecimento, tecnologia, inovação e qualidade de vida. 2005. (Seminário).

17.
Seminário de Ética, Responsabilidade e Desenvolvimento Social. 2004. (Seminário).

18.
Fórum Mundial de Educação: a educação para um outro mundo possível. 2004. (Encontro).

19.
Não ser apenas objeto, mas sujeito da história. 2001. (Seminário).

20.
Fórum Mundial de Educação. 2001. (Encontro).

21.
IX Encontro dos Conselhos Escolares. 2000. (Encontro).

22.
I Ciências Sociais no Saguão. 1999. (Encontro).

23.
Curso de extensão sobre o pensamento de Fernando Henrique Cardoso. 1998. (Outra).

24.
Chomsky e a fabricação do consesno. 1997. (Encontro).

25.
Palestra: O MST e a Reforma Agrária. 1997. (Outra).

26.
X congresso Nacional de Sociólogos e Seminário Latino-americano de sociologia. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATISTA, N. C. . XXIII Simpósio Brasileiro e V Congresso Luso-Brasileiro I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rita de Cássia Soares de Souza Bueno. Políticas de ação afirmativa: análise das políticas de assistência e permanência para os estudantes cotistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Guilherme Pokorski. Conselhos Escolares: uma perspectiva das políticas públicas para a gestão democrática da educação. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Vanessa Souza Pereira. Análise dos instrumentos de gestão democrática da educação e sua influência no trabalho docente. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Chanla Antonieta Abdul Khalek. Práticas Pedagógicas para a educação ambiental na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia à distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Chaves Batista.

2.
Magali Brewda D'Avila. Aplicabilidade de arquitetura pedagógica com alunos de quarta série. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia à distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Chaves Batista.

3.
Maria Gabriela Ferreira Sargenti. A construção do processo de alfabetização através do lúdico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia à distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Chaves Batista.

4.
Neusa Terezinha Dias Teixeira. Ambiente escolar e formação da cidadania: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia à distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Chaves Batista.

5.
Rosane Rodrigues Beltrão. O papel do professor na inclusão de alunos especiais na escola pública: um estudo de caso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia à distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Chaves Batista.

6.
Solange Molina Sentinger. O trabalho em grupo como prática pedagógica de construção de solidariedade, tolerância e aceitação das diferenças no contexto escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia à distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Chaves Batista.

7.
Sueli Fonseca dos Santos. A internet como ferramenta na prática de pesquisa na escola pública. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia à distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Chaves Batista.

8.
Zinara Birnfeld Mistrello. A utilização do wiki na aprendizagem dos (as) alunos (as) de 2 ciclo do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia à distância) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Neusa Chaves Batista.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 25/07/2014 às 13:02:18