Erica Valeria Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7143903404972931
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, na licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Psicologia da Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, solução de problemas, formação de professores, ensino de matemática, educação de jovens e adultos e educação matemática de jovens e adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Erica Valeria Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, É. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Faculdade de Educação do Estado da Bahia.
Rua Silveira Martins, 2555
Cabula
41150-000 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 31172200
URL da Homepage: http://www.uneb.br/salvador/dedc


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS RELAÇÕES ENTRE A MEMÓRIA, O DESEMPENHO E OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Márcia Regina Ferreira de Brito.
Palavras-chave: Psicologia Cognitiva; educação matemática; solução de problemas; Memória; Desempenho; Procedimentos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
1997 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DOS COMPONENTES DA HABILIDADE MATEMÁTICA REQUERIDOS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Márcia Regina Ferreira de Brito.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação matemática; psicologia da educação matemática; solução de problemas; habilidades matemáticas; processamento de informações.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1994
Graduação em Licenciatura Em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Elaborando conteúdo em EAD. (Carga horária: 80h).
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
2000 - 2000
Cognição Social. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 1998
Cognição e Educação Matemática. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Coordenação de área de concent, Enquadramento Funcional: Coordenação área 2 MPEJA, Carga horária: 6
Outras informações
Coordenação Área 2 do MPEJA - Políticas públicas e formação de professores

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos de aquisição da Matemática na EJA
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação - DEDC - Campus I, .

11/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Referenciais Teeórico Metodológicos para o Ensino da Matemática para o ensino fundamental
Referenciais teórico Metodológicos do ensino da Matemática para a Educação Infantil

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2009 - Atual
Ensino, Teorias e Práticas na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Conhecimento lógico-matemático
03/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão implantação Progr Pós-Grad Ciências Exatas Aplicadas, .

Cargo ou função
membro da comissão.
12/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Estágio do Curso de Química - Licenciatura, .

Cargo ou função
membro da comissão.
10/2008 - Atual
Direção e administração, Centro de Educação Aberta e a distância - CEAD, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
10/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de estudo dos conteúdos pedagógicos das licenciaturas, .

Cargo ou função
membro da comissão.
08/2008 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática da Matemática
Estágio Curricular
Geometria Analítica
Laboratório de Ensino de Matemática I
Laboratório de Ensino de Matemática II
Laboratório de Ensino de Matemática III
Laboratório de Ensino de Matemática IV
Laboratórios para o ensino de Matemática
04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Avaliação - CPA, .

Cargo ou função
Membro da CPA.
04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Estruturação dos cursos da UNIFAL-MG aaprovados pela UAB, .

Cargo ou função
membro da comissão.
04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de acomp. e aval. das ativ. form. do curso do curso de Matemática, .

Cargo ou função
membro da comissão.
04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comis. elab. acomp. aval. do proj. pedag. do curso de Matemática, .

Cargo ou função
membro da comissão.
04/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Acompanhamento e Avaliação de Estágio do curso de Matemática, .

Cargo ou função
presidente da comissão.
03/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de implantação do Campus Varginha-MG, .

Cargo ou função
membro da comissão.
03/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comis. Acomp. Aval. das Ativ. Form. co curso de Ciência da Computação, .

Cargo ou função
membro da comissão.
02/2008 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
02/2008 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II
02/2008 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
Matemática III
02/2008 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo II

Secretaria de Educação À Distância - MInistério da Educação, SEED/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisão de cursos superiores à distância


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: contrato de recursos humanos, Enquadramento Funcional: contrato de recursos humanos
Outras informações
Realização de estudo sobre os conhecimentos e competências na formação do professor de matemática a partir das Diretrizes Curriculares e do Enade 2005, conforme Edital 2006-033.


Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
DISCIPLINAS PRATICA DE ENSINO DE MATEMATICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMATICA

Atividades

02/2002 - 01/2008
Ensino, Licenciatura em Matematica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDATICA DA MATEMATICA
METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMATICA
PRATICA DE ENSINO DE MATEMATICA
05/2001 - 01/2008
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA, .

Linhas de pesquisa
EDUCACAO MATEMATICA
02/2000 - 01/2008
Ensino, ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO MATEMATICA, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO MATEMATICA

CENTRO UNIVERSITARIO SAO CAMILO, SCAMILO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROF ADJUNTO II, Carga horária: 6

Atividades

08/2005 - 12/2007
Ensino, ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTATÍSTICA BÁSICA
02/2005 - 12/2007
Ensino, Tecnologia em Radiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
02/2007 - 06/2007
Ensino, LICENCIATURA EM MATEMATICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino Médio
08/2002 - 12/2006
Ensino, LICENCIATURA EM MATEMATICA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
PRÁTICA DE ENSINO
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
TEORIA DOS NÚMEROS
08/2002 - 12/2006
Ensino, CIENCIA DA COMPUTACAO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
PROBABILIDADE E ESTATISTICA
08/2003 - 12/2003
Ensino, NUTRICAO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BIOESTATISTICA

Instituto Bandeirantes de Educação Pré Escolar, BANDEIRANTES, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Matemática para as séries finais do ensino fundamental.


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, COGSP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor de educação básica II, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Matemática para séries finais do ensino fundamental e ensino médio.



Linhas de pesquisa


1.
EDUCACAO MATEMATICA

Objetivo: Estudo das múltiplas interações que ocorrem na tríade ensino-aprendizagem-saber matemático..
2.
Educação Matemática de Jovens e Adultos


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Prática Docente em EJA
Descrição: Ao analisar as relações entre professor, aluno e saber no contexto da EJA, preferencialmente o saber matemático, um fator que tem preponderado nos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa é a prática docente. Diversos estudiosos têm se dedicado à reflexão acerca dos saberes docentes necessários ao exercício profissional. Destaca-se nesse contexto a formação inicial e continuada do docente que, com frequência, não são o suficiente para que o professor que atua na EJA constitua os saberes necessários para ensinar Matemática para jovens e adultos na contemporaneidade. O presente projeto enseja identificar as demandas por formação desses professores por meio da observação participante de modo a propor projetos de pesquisa e intervenção que proporcionem a superação das fragilidades identificadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
Autobiografia matemática na EJA
Descrição: Tem por objetivo elaborar um perfil da trajetória de vida e relação dos estudantes da EJA com a Matemática, por meio da análise de relatos autobiográficos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) .
Integrantes: Erica Valeria Alves - Coordenador / André Ricardo Lucas Vieira - Integrante / Edienio Vieira Farias - Integrante.
2014 - 2015
materiais visuais e solução de problemas matemáticos na EJA
Descrição: Tem por objetivo analisar a influência do recurso aos materiais visuais na resolução de problemas matemáticos por estudantes da EJA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Erica Valeria Alves - Coordenador / Gislene Maria Mota Santos - Integrante / Maria da Conceição Ferreira de Souza - Integrante / Viviane Mendonça dos Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2010 - 2011
RELAÇÕES ENTRE OS NÍVEIS DE COMPREENSÃO GRÁFICA E TIPOS DE APREENSÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS
Descrição: O projeto busca verificar convergências entre os processos mentais envolvidos na leitura de gráficos, segundo a teoria de Curcio e, na apreensão de representações geométricas, segundo a teoria de Duval..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Erica Valeria Alves - Coordenador / Eric Batista Ferreira - Integrante / Marcela Costa Rocha - Integrante.
2009 - 2011
Teoria dos campos conceituais e os Parâmetros Curriculares Nacionais
Descrição: O presente projeto parte do pressuposto que conceitos são construídos a partir da tríade ?conjunto de situações que dão sentido ao conceito, conjunto de invariantes operatórios associados ao conceito e conjunto de significantes que podem representar os conceitos e as situações que permitem aprendê-lo?. A partir da fundamentação na Teoria dos Campos Conceituais proposta por Vergnaud, pretende-se o desenvolvimento de estudos direcionados pelos seguintes problemas de pesquisa: Quais as relações entre as propostas apresentadas nas orientações didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e a abordagem da referida teoria para a formação das estruturas multiplicativas nas séries iniciais do ensino fundamental? Como a referida teoria pode fundamentar uma proposta de ensino de Geometria Analítica através do software GeoGebra, para estudantes do ensino médio?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Erica Valeria Alves - Coordenador / Ailton Cezar Alves - Integrante.
2008 - 2009
Solução de problemas em Cálculo Diferencial Integral: uma abordagem fundamentada na teoria do processamento da informação
Descrição: O presente projeto tem por objetivo estudar possíveis inter-relações entre a percepção, a memória, o espaço de solução de um problema de Cálculo Diferencial Integral (CDI) e os operadores dos indivíduos durante a solução. Para tanto, fundamenta-se na teoria das habilidades matemáticas de Krutetskii (1976) e na teoria do processamento da informação (Anderson, 2004). Pretende-se buscar evidências empíricas de tais relações através de um estudo organizado em três etapas, a saber: uma análise realizada por juízes independentes sobre os conhecimentos requeridos na solução de atividades propostas pelos livros didáticos de CDI; um estudo estatístico com aproximadamente cem estudantes sobre a solução de problemas de CDI e; um estudo qualitativo, através do método thinking aloud, sobre as características do pensamento durante a solução de problemas da área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Erica Valeria Alves - Coordenador / Bruna Stefani Caxeta Franco - Integrante / Marcela Costa Rocha - Integrante.
2008 - 2009
Análise de desempenho no SIMAVE-PROEB 2007 nos diferentes domínios da Matemática em relação às diferentes regiões de MG
Descrição: O presente projeto tem por objetivo analisar o desempenho dos estudantes da educação básica no SIMAVE-PROEB 2007 nos diferentes domínios da Matemática ? Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Números, Operações e Álgebra; Tratamento da Informação ? em relação às diferentes regiões do estado de Minas Gerais. Para tanto, fundamenta-se nos conceitos da Psicometria de traço latente e representação (Pasquali, 1997) e busca analisar: a dificuldade e discriminação dos itens das provas aplicadas aos estudantes do quinto e nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio e a fidedignidade e validade dos instrumentos utilizados. Através da análise fatorial dos resultados pretendem-se analisar quais foram as variáveis hipotéticas não-observáveis presentes nos instrumentos utilizados e, da análise de variância verificar as diferenças de desempenho em Matemática nos diferentes domínios da Matemática e nas diferentes regiões do estado de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Erica Valeria Alves - Coordenador / Denismar Alves Nogueira - Integrante / Luiz Alberto Beijo - Integrante / Eric Batista Ferreira - Integrante / Odaléa Aparecida Viana - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2006 - 2007
Conhecimentos e competências na formação do professor de matemática a partir das Diretrizes Curriculares e do ENADE
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Editora da UEL


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Educação Matemática Pesquisa
2009 - Atual
Periódico: Avaliação (Campinas)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, M. C. F.2015SOUZA, M. C. F. ; SANTOS, G. M. M. ; SANTOS, V. M. ; ALVES, É. V. . Compreensão de textos matemáticos subjacentes a Materiais visuais por estudantes da EJA. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 3, p. 111-129, 2015.

2.
ALVES, É. V.2011ALVES, É. V.. Habilidade matemática: relações entre percepção e memória. Revista Mosaicum (Impresso), v. 13, p. 105-111, 2011.

3.
ALVES, É. V.2007ALVES, É. V.. A solução de problemas no ensino de matemática. Revista Ceciliana (Santos), v. 28, p. 29-36, 2007.

4.
ALVES, É. V.2007ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . Relações entre a percepção da estrutura de um problema, a memória e a memória matemática. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 15, p. 207-215, 2007.

5.
ALVES, É. V.2006ALVES, É. V.. Algumas considerações sobre a aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas. Cadernos - Centro Universitário São Camilo, v. 12, p. 51-66, 2006.

6.
ALVES, É. V.2003ALVES, É. V.. O PAPEL DOS CONCEITOS E PROCEDIMENTOS NA SOLUCAO DE PROBLEMAS. Cadernos. Faculdades Integradas São Camilo, SAO PAULO, v. 9, p. 71-77, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, M. C. F. ; ALVES, É. V. ; GOMES, A. R. . Pesquisas e experiências sobre formação no contexto da Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2018. v. 1. 198p .

2.
Amorim, A. (Org.) ; FERREIRA, M. C. A. (Org.) ; ALVES, É. V. (Org.) . Gestão Escolar, Políticas Públicas, Projeto Político Pedagógico em Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
Oliveira, I. F. ; ALVES, É. V. ; BOAVENTURA, E. M. . Políticas públicas na gestão da EJA no município de Riacho de Santana - BA: encontros e desencontros. In: Antônio Amorim, Tânia Regina Dantas, Maria Sacramento Aquino. (Org.). Educação de jovens e adultos: políticas públicas, formação de professores, gestão e diversidade multicultural. 1ed.Salvador: Editora da UFBA, 2017, v. 1, p. 119-142.

2.
SILVA, V. S. ; BORGES, C. V. A. B. ; ALVES, É. V. ; CONCEICAO, A. P. S. . Como resolver questões de dificuldade de aprendizagem em matemática nas classes de Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso múltiplo. In: Antonio Amorim, Tania Regina Dantas e Edite Maria de Faria. (Org.). Identidade, cultura, formação, gestão e tecnologia na Educação de Jovens e Adultos. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 71-96.

3.
GONCALVES, Y. C. S. ; SANTOS, V. M. ; ALVES, É. V. . A Gestão Democrática na Educação de Jovens e Adultos: encontros e desencontros. In: Antonio Amorim, Maria da Conceição Alves Ferreira, Érica Valeria Alves. (Org.). Gestão Escolar, Políticas Públicas, Projeto Político Pedagógico em Educação de Jovens e Adultos. 1ed.Salvador: EDUNEB, 2015, v. 1, p. 127-138.

4.
ALVES, É. V.. A solução de problemas em situações de ensino. In: Roberta Galasso Nardi, Márcia C. Romero Lopes, João H. Hansen. (Org.). Identidade Docente: uma construção entre saberes e práticas. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2007, v. 1, p. 247-256.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, A. R. L. ; RIOS, P. P. S. ; ALVES, É. V. . Aprendizagem significativa e a estratégia do uso de mapas conceituais no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no curso de Engenharia Elétrica. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática - CIEM, 2017, Canoas - RS. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática - CIEM. Canoas - RS: Portal de Eventos da ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-13.

2.
ALVES, É. V.. AUTOBIOGRAFIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

3.
VIEIRA, A. R. L. ; ALVES, É. V. . MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTOS POTECNIALIZADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemátuca, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

4.
ALVES, É. V.; SANTOS, G. M. M. ; SOUZA, M. C. F. ; SANTOS, V. M. . Compreensão de textos matemáticos subjacentes a materiais visuais por estudantes da EJA. In: V Simpósio do GEPEJA, 2014, Campinas. CD de Textos Completos do GEPEJA. Campinas: FE - UNICAMP, 2014.

5.
ALVES, É. V.. A solução de problemas em diferentes situações didáticas. In: X ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador - BA. Anais do .... Salvador- BA: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010.

6.
Rocha, M. C. ; ALVES, É. V. . DOMÍNIO DE CONHECIMENTOS CONCEITUAIS E CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DE OPERADORES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL. In: X ENEM, 2010, Salvador - BA. Anais do .... Salvador - BA: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010.

7.
ALVES, É. V.. RELAÇÕES ENTRE OS NÍVEIS DE COMPREENSÃO GRÁFICA E TIPOS DE APREENSÃO DE REGISTROS SEMIÓTICOS NO SIMAVE/PROEB. In: X ENEM, 2010, Salvador- BA. Anais do.... Salvador - BA: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2010.

8.
ALVES, É. V.. Processos cognitivos envolvidos em leitura de gráficos e apreensão de representações geométricas. In: III Congreso Regional de la Sociedad Interamericana de Psicolgía, 2010, Assuncion - Paraguay. Anais do .... Assuncion - Paraguay: Sociedad Interamericana de Psicología, 2010.

9.
ALVES, É. V.. Seleção de operadores na solução de problemas de Cálculo Diferencial Integral. In: IV seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga - DF. Anais do IV SIPEM. Taguatinga - DF: Universidade Católica de Brasília, 2009.

10.
ALVES, É. V.. Solução de problemas envolvendo conhecimentos de Cálculo Diferencial Integral. In: XXXII Congreso Interamericano de Psicologia, 2009, Cidad del Guatemala. Anais do .... Guatemala: Sociedad Interamericana de Psicología, 2009.

11.
ALVES, É. V.. A solução de problemas em diferentes situações didáticas no ensino de Matemática. In: IX Encontro Paulista de Educação Matemáica, 2008, Bauru. Anais do .... Bauru: Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional SP, 2008.

12.
ALVES, É. V.. Habilidade Matemática: relações entre a percepção e a memória. In: IX Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2007. Anais do IX ENEM, 2007.

13.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . RELACOES ENTRE A MEMÓRIA MATEMÁTICA E O DESEMPENHO EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS. In: III SEMINARIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCACAO MATEMATICA, 2006, Aguas de Lindoia. Anais do III Seminario Internacional de Pesquisa em Educacao Matematica. Curitiba: UFPR, 2006.

14.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . PERCEPCAO, MEMORIA E A MEMORIA MATEMATICA. In: VII Reuniao de Didatica da Matematica do Cone Sul, 2006, Aguas de Lindoia. Anais da VII Reuniao de Didatica da Matematica do Cone Sul. Sao Paulo: PUC-SP, 2006.

15.
Silva, A. C. P. ; CORONA, A. ; MAGALHAES, C. S. ; ALVES, É. V. . Linguagem Matemática e Língua Materna: uma relação fundamental no ensino de Matemática na Educação Básica. In: VII Reuniao de Didatica da Matematica do Cone Sul, 2006, Aguas de Lindoia. Anais da VII Reuniao de Didatica da Matematica do Cone Sul. Sao Paulo: PUC-SP, 2006.

16.
ALVES, É. V.; Oliveira, J. G. . A HISTÓRIA DA EQUAÇÃO DE SEGUNDO GRAU COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 1o. Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 2005, São Paulo. Trabalhos do 1o. Seminário Paulista de História e Educação Matemática. São Paulo: IME - USP, 2005. p. 685-688.

17.
ALVES, É. V.; Jesus, M. A. S. . CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. In: VIII Congresso Paulista de Formação de Educadores, 2005, Águas de Lindóia. Anais do VIII Congresso Paulista de Formação de Educadores. São Paulo: UNESP- Universidade Estadual Paulista, 2005.

18.
ALVES, É. V.; Campos, L.G.F.P. . Motivação e dificuldades de aprendizagem de Matemática no ensino Fundamental. In: V Congresso Nacional de Iniciação Científica/ III Congresso Internacional de Iniciação Científica: CONIC-SEMESP, 2005, Santos- SP. Anais do V Congresso Nacional de Iniciação Científica/ III Congresso Internacional de Iniciação Científica: CONIC-SEMESP, 2005.

19.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . Relações entre a memória matemática, os conhecimentos declarativo e de procedimento e o desempenho na solução de problemas. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2005, São Paulo. Anais do Encontro, 2005.

20.
ALVES, É. V.. HABILIDADES MATEMÁTICAS: A PERCEPCÃO GENERALIZADA DE UM TIPO DE PROBLEMA. In: VIII ENEM- ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2004, Recife- PE. Anais do VIII ENEM, 2004.

21.
ALVES, É. V.; Conceição, N. S. . UMA ANÁLISE DAS RELACÕES ENTRE OS GÊNEROS NA SOLUCÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. In: VIIIENEM- ENCONTRO NACIONAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2004, Recife- PE. Anais do VIII ENEM, 2004.

22.
ALVES, É. V.; Jesus, M. A. S. . UM ESTUDO EXPLORATORIO SOBRE AS HABILIDADES, ATITUDES E DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMATICA. In: VII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMACAO DE EDUCADORES, 2003, AGUAS DE LINDOIA. TEXTOS GERADORES E RESUMOS DO VII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA DE FORMACAO DE EDUCADORES. SAO PAULO: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, 2003. v. 1. p. 152-152.

23.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . ALGUMAS CONSIDERACOES SOBRE A SOLUCAO DE PROBLEMAS. In: VII EBRAPEM: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO MATEMATICA, 2003, RIO CLARO - SP. ANAIS DO VII EBRAPEM. SAO PAULO: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, 2003.

24.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . UM ESTUDO EXPLORATORIO DOS ESTAGIOS DE PENSAMENTO DURANTE A SOLUCAO DE PROBLEMAS ARITMETICOS. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 1999, AGUAS DE LINDOIA. ANAIS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 1999. v. 1. p. 180-188.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MADRIZ, M. E. S. ; SILVA, C. R. ; ALVES, É. V. . O professor da EJA como ator curriculante: a compreensão da formação através dos atos de currículo. In: IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2017, Salvador. Anais do IV ALFAeEJA. Salvador, 2017.

2.
SILVA, M. B. G. ; ALVES, É. V. . A contribuição da EAD na formação de professores da EJA pela UNEB no sistema UAB. In: IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2017, Salvador. Anais do IV ALFAeEJA, 2017.

3.
PEREIRA, D. M. L. S. ; SANTOS, D. Q. ; ALVES, É. V. . Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: empoderamento para o trabalho. In: IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2017, Salvador. Anais do IV ALFAeEJA, 2017.

4.
BORGES, C. V. A. B. ; ALVES, É. V. . MODELAGEM MATEMÁTICA SUAS CONCEPÇÕES E PESPECTIVAS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EJA. In: III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016, Florianópolis. TRABALHOS CIENTÍFICOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E PÔSTERES: III ALFAEEJA, 2016. v. 1. p. 116-119.

5.
SILVA, V. S. ; ALVES, É. V. . A ABORDAGEM QUALITATIVA NA PESQUISA SOBRE O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA. In: III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2016, Florianópolis. TRABALHOS CIENTÍFICOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E PÔSTERES: III ALFAEEJA, 2016. v. 1. p. 337-341.

6.
ALVES, É. V.. MOBILIZAÇÃO DE CULTURA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos, 2015, Salvador. Anais do II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos. Salvador: UNEB, 2015.

7.
BORGES, C. V. A. B. ; ALVES, É. V. . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2015, Salvador. Livro dos Resumos dos relatos, trabalhos e pôsteres, 2015.

8.
SILVA, V. S. ; ALVES, É. V. . CONSTRUTIVISMO SOCIAL DE PAUL ERNEST: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA EJA. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2015, Salvador. Livro dos resumos dos Trabalhos, Relatos e Pôsteres. Salvador: UNEB, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, É. V.; SANTOS, G. M. M. ; SOUZA, M. C. F. ; SANTOS, V. M. . Compreensão de textos matemáticos subjacentes a materiais visuais por estudantes da EJA. In: V Simpósio do GEPEJA, 2014, Campinas. Caderno de Resumos do V Simpósio do GEPEJA. Campinas: FE - UNICAMP, 2014. v. 1. p. 51-51.

2.
ALVES, É. V.. Comunidades de prática na educação matemática de jopvens e adultos. In: I Encontro Internacional de Alfabetização e educação de jovens e adultos, 2014, Salvador. Anais do .... Salvador: EdUNEB, 2014. v. 1.

3.
ALVES, É. V.; SANTOS, G. M. M. ; SOUZA, M. C. F. ; SANTOS, V. M. . Solução de problemas matemáticos subjacentes a materiais visuais na EJA. In: I Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2014, Salvador. Anais do I Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Salvador: EdUNEB, 2014. v. 1.

4.
ALVES, É. V.. Uma análise da Solução de Problemas em Cálculo Diferencial Integral. In: XXXVIII Reunião Anual de Psicologia, 2008, Uberlândia. Anais da .... Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2008.

5.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . Relações entre percepção, memória e memória matemática. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007, Florianópolis. Resumos de Comunicações Científicas da XXXVII Reunião Anual. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

6.
ALVES, É. V.; FURLAN, C. A. M. . DIFERENCA DE DESEMPENHO NO ENSINO ENTRE INSTITUICOES. In: Jornada Cientifica do Centro Universitario Sao Camilo, 2004, Sao Paulo. Anais da VIII Jornada Cientifica do Centro Universitario Sao Camilo. Sao Paulo: Centro Universitario Sao Camilo, 2004. v. 1. p. 76-76.

7.
ALVES, É. V.; SILVA, M. F. C. . RELACOES ENTRE O ENSINO E A AFETIVIDADE EM RELACAO A MATEMATICA. In: Jornada Cientifica do Centro Universitario Sao Camilo, 2004, Sao Paulo. Anais do VIII Jornada Cientifica do Centro Universitario Sao Camilo. Sao Paulo: Centro Universitario Sao Camilo, 2004. v. 1. p. 76-76.

8.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . UM ESTUDO EXPLORATORIO DAS RELACOES ENTRE MEMORIA, DESEMPENHO E OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA SOLUCAO DE PROBLEMAS MATEMATICOS. In: SEMINARIO DE TESES E DISSERTACOES EM ANDAMENTO - POLITICA E FINANCIAMENTO DA POS-GRADUACAO, 2003, CAMPINAS. ANAIS DOS RESUMOS DO.... CAMPINAS: GRAFICA FE, 2003. v. 1. p. 178-179.

9.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. ; Neves, L. F. . SOLUCAO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA MULTIPLICATIVA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: IX SIMPOSIO DE PESQUISA E INTERCAMBIO CIENTIFICO DA ANPEPP, 2002, RIO DE JANEIRO. ASSOCIACAO NACIONAL DE PESQUISA E POS-GRADUACAO EM PSICOLOGIA- ANAIS. RIO DE JANEIRO: ANPEPP, 2002. v. 1. p. 111-112.

10.
ALVES, É. V.. O PAPEL DA SOLUCAO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMATICA. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 2002, AGUAS DE LINDOIA. ANAIS DO XIX ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE. CAMPINAS: LAB DE PSICOLOGIA GENETICA/ FE/UNICAMP, 2002. p. 215-215.

11.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. ; Goncalez,M.H.C.C. ; LIMA, V. S. ; Loss, H. ; Marinheiro, F.B. ; Munhoz, A.M. H. ; Neves, L. F. ; Primi, R. ; Rezi, V. . UM ESTUDO EXPLORATORIO SOBRE A VALIDADE DE CONSTRUCTO DO ENEM. In: VIIICONFERENCIA INTERNACIONAL DE AVALIACAO PSICOLOGICA: FORMAS E CONTEXTOS, 2000, BELO HORIZONTE. ANAIS DO V ENCONTRO MINEIRO DE AVALIACAO PSICOLOGICA / VIII CONFERENCIA INTERNACIONAL DE AVALIACAO PSICOLOGIOCA. BELO HORIZONTE: PUC- MINAS, 2000. v. 1. p. 35-35.

12.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. . HABILIDADES MATEMATICAS: MEMORIA MATEMATICA E AUTOPERCEPCAO DO DSEMPENHO NA SOLUCAO DE PROBLEMAS. In: XXX REUNIAO ANUAL DE PSICOLOGIA, 2000, BRASILIA. RESUMOS DA XXX RA DE PSICOLOGIA- PSICOLOGIA NO BRASIL: DIVERSIDADE E DESAFIOS. BRASILIA- DF: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA, 2000. v. 1. p. 132-133.

13.
ALVES, É. V.; Moro, M. L. F. ; Taxa, F. O. S. ; Loss, H. ; LIMA, V. S. . ESTUDOS ACERCA DA SOLUCAO DE PROBLEMAS E IMPLICACOES QUANTO A AFETIVIDADE E A CRIATIVIDADE. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 1999, AGUAS DE LINDOIA. LIVRO DE RESUMOS DO XVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE, 1999. v. 1. p. 203-204.

14.
ALVES, É. V.; LIMA, V. S. ; Rezi, V. ; BRITO, M. R. F. . RELATIONS BETWEEN VERBAL AND MATHEMATICAL ABILITY IN PROBLEM SOLVING COMPREHENSION. In: IX EUROPEAN CONFERENCE ON DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY, 1999, ISLAND OF SPETSES. HUMAN DEVELOPMENT AT THE TURN OF THE CENTURY: ABSTRACTS. ISLAND OF SPETSES: EUROPEAN SOCIETY FOR DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY, 1999. v. 1. p. 279-279.

15.
ALVES, É. V.; MENDES, C. R. ; UTSUMI, M. C. ; PIROLA, N. A. ; LIMA, V. S. . A CASA DE CACHORRO: UM ESTUDO SOBRE DECIDIBILIDADE UTILIZANDO MATERIAL DE MANIPULACAO. In: VI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCACAO MATEMATICA, 1998, SAO LEOPOLDO-RS. ANAIS DO VI ENEM. SAO LEOPOLDO- RS: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO SINOS, 1998. v. 2. p. 698-701.

16.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. ; UTSUMI, M. C. ; MENDES, C. R. ; LIMA, V. S. . UM ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO E OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA SOLUCAO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SUBTRACAO E DIVISAO. In: III CONGRESO IBEROAMERICANA DE EDUCACION MATEMATICA, 1998, CARACAS. III CONGRESO IBEROAMERICANA DE EDUCACION MATEMATICA: RESUMENES. CARACAS- VENEZUELA: UNIVERSIDAD CENTRAL - CARACAS - VENEZUELA, 1998. v. 1. p. 171-171.

17.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. ; PIROLA, N. A. ; LIMA, V. S. ; UTSUMI, M. C. ; MENDES, C. R. . AN EXPLORATORY INVESTIGATION ABOUT CONCEPT FORMATION OF QUADRILATERALS IN SECOND GRADE STUDENTS. In: 22nd CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 1998, STELLENBOSCH- AFRICA DO SUL. PROCEEDINGS OF THE 22nd CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE MATHEMATICS EDUCATION. STELLENBOSCH- SOUTH AFRICA: ALWYN OLIVIER AND KAREN NEWSTEAD, 1998. v. 4. p. 323-323.

18.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. ; Spalletta, A. G. ; Moron, C. F. ; MENDES, C. R. ; Taxa, F. O. S. ; Silva, M. V. ; Jesus, M. A. S. ; Goncalez,M.H.C.C. ; UTSUMI, M. C. . UM ESTUDO DAS COMPETENCIAS MATEMATICAS ADQUIRIDAS POR ESTUDANTES NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: V ENCONTRO PAULISTA DE EDUCACAO MATEMATICA, 1998, SAO JOSE DO RIO PRETO. ANAIS DO QUINTO ENCONTRO PAULISTA DE EDUCACAO MATEMATICA. SAO JOSE DO RIO PRETO: SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCACAO MATEMATICA, 1998. v. 1. p. 42-44.

19.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. ; LIMA, V. S. ; Rezi, V. . UM ESTUDO DAS ATITUDES E DO DESEMPENHO EM ESTUDANTES CONCLUINTES DO CURSO NORMAL. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA GENETICA, 1998, AGUAS DE LINDOIS. V SIEG: RAZAO, EMOCAO, IMAGEM MENTAL- RESUMO DOS TRABALHOS APRESENTADOS, 1998. v. 1. p. 72-73.

20.
ALVES, É. V.; BRITO, M. R. F. ; UTSUMI, M. C. . ANALISE DO DESEMPENHO E DOS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS POR CRIANCAS DE 4a SERIE NA SOLUCAO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO SUBTRACAO E DIVISAO. In: I ENCONTRO DE PSICOPEDAGOGIA, 1997, MARINGA- PR. ANAIS DO I ENCONTRO DE PSICOPEDAGOGIA. MARINGA- PR: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGA, 1997. v. 1. p. 54-54.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, C. V. A. B. ; ALVES, É. V. . Modelagem matemática suas concepções e perspectivas para o processo de aprendizagem na EJA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, V. S. ; ALVES, É. V. . A abordagem qualitativa na pesquisa sobre o uso de materiais manipuláveis em aulas de Matemática na EJA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALVES, É. V.. AUTOBIOGRAFIA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIEIRA, A. R. L. ; ALVES, É. V. . MAPAS CONCEITUAIS COMO ELEMENTOS POTECNIALIZADORES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ALVES, É. V.. Mobilização de cultura matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, É. V.; MOTA, G. M. ; SOUZA, M. C. F. ; SANTOS, V. M. . Compreensão de textos matemáticos subjacentes a materiais visuais por estudantes da EJA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVES, É. V.; SANTOS, G. M. M. ; SOUZA, M. C. F. ; SANTOS, V. M. . Solução de problemas matemáticos subjacentes a materiais visuais na EJA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, É. V.. Comunidades de prática na Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALVES, É. V.. Processos cognitivos envolvidos em leitura de gráficos e apreensão de representações geométricas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Rocha, M. C. ; ALVES, É. V. . Domínio de conhecimentos conceituais e critérios para seleção de operadores na solução de problemas de Cálculo Diferencial Integral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ALVES, É. V.. Relações entre os níveis de compreensão gráfica e tipos de apreensão de registros semioticos no SIMAVE/PROEB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ALVES, É. V.. A solução de problemas em diferentes situações didáticas no ensino de matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Rocha, M. C. ; FERREIRA, E. B. ; ALVES, É. V. . Avaliação de registros de representação semiótica das distribuições de frequência em livros didáticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ALVES, É. V.. Solução de problemas envolvendo conhecimentos de Cálculo Diferencial Integral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALVES, É. V.. Seleção de operadores na solução de problemas de Cálculo Diferencial Integral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
ALVES, É. V.. Uma análise da solução de problemas em Cálculo Diferencial Integral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
ALVES, É. V.. A solução de problemas em diferentes situações didáticas no ensino de Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
ALVES, É. V.; OLIVEIRA, M. O. M. . Participação em Banca de Exame de Qualificação. 2014.

2.
VIANA, O. A. ; PIROLA, N. A. ; ALVES, É. V. . Exame de Qualificação. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
ALVES, É. V.. Aprendizagem do Conceito de Volume: uma proposta compartilhada com licenciandos da Matemática. 2017.

2.
ALVES, É. V.. Mobilização de cultura matemática por meio da resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos. 2016.

3.
ALVES, É. V.. A EJA na educação não formal: a ECOALFABETIZAÇÃO como possibilidade de desenvolvimento e fortalecimento comunitário em Morro de Higino - Jussara Bahia. 2016.

4.
ALVES, É. V.. Entre algemas e liberdade: Prática docente e uso do livro didático de Geografia na EJA em Serrolândia - Bahia. 2016.

5.
AQUINO, M. S. ; OLIVEIRA, M. O. M. ; VENTURA, J. ; ALVES, É. V. . O COMPONENTE CURRICULAR DA EJA NO PROJETO DOS CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA UNEB: UMA PERSPECTIVA PARA A EMANCIPAÇÃO. 2015.

6.
OLIVEIRA, M. O. M. ; SILVA, M. A. ; HETKOWISK, T. M. ; ALVES, É. V. . O papel do docente na mediação on-line e em ambientes virtuais de aprendizagem. 2015.

7.
AQUINO, M. S. ; FRAGA, N. M. R. ; DANTAS, T. R. ; ALVES, É. V. . A práxis pedagógica do estágio supervisionado em Educação de Jovens e Adultos do Curso de Pedagogia/ Campus I/UNEB: Desafios e Perspectivas. 2015.

8.
VIANA, O. A. ; PIROLA, N. A. ; ALVES, É. V. . Área de figuras planas: uma proposta de ensino com modelagem matemática. 2015.

9.
ALVES, É. V.; GOMES, A. R. ; BARRETO, D. A. B. ; AQUINO, M. S. . Uso pedagógico dos textos multissemióticos na educação de jovens e adultos. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, É. V.. Programa Terceiro Milenio. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ALVES, É. V.. Programa Terceiro Milenio. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ALVES, É. V.. Referenciais Teórico-metodológicos do ensino da Matemática no Ensino Fundamental. 2017; Tema: Divulgação de conteúdo científico e acadêmico para estudantes de graduação em Pedagogia. (Blog).

2.
ALVES, É. V.. REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017; Tema: Divulgação de conteúdo acadêmico e científico para estudantes de graduação em Pedagogia. (Blog).

3.
ALVES, É. V.. Processos de aquisição da Matemática na EJA 2017.2. 2017; Tema: Divulgação de conteúdo acadêmico e científico para estudantes de pós-graduação acerca da Educação Matemática de Jovens e Adultos. (Blog).

4.
ALVES, É. V.. REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2017.2. 2017; Tema: Divulgação de conteúdo acadêmico e científico para estudantes de graduação em Pedagogia. (Blog).

5.
ALVES, É. V.. Matemática na EJA. 2016. (Blog).

6.
ALVES, É. V.. Matemática na Educação Infantil. 2016; Tema: Material para reflexão e discussões sobre a Educação Matemática e a matemática da Educação Infantil. (Blog).

7.
ALVES, É. V.. Matemática no Ensino Fundamental. 2016; Tema: Repositório de materiais para reflexão e discussão sobre a educação matemática no Ensino Fundamental. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, É. V.. Conhecimento lógico-matemático. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático instrucional).

2.
ALVES, É. V.; BAZON, F. V. M. ; Kill, K. B. ; EUFRASIO, D. A. . Algumas considerações sobre a aprendizagem sob diferentes perspectivas teóricas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático instrucional).

Demais trabalhos
1.
ALVES, É. V.. IV Forum de Educacao Matematica da UNISANTA. 2005 (Comissao Organizadora) .

2.
ALVES, É. V.. III Jornada Ceciliana de Iniciacao Cientifica e I Mostrasanta. 2005 (Comissao Cientifica) .

3.
ALVES, É. V.. I Forum de Educacao Matematica da UNISANTA. 2001 (Comissao Organizadora) .

4.
ALVES, É. V.. Orientacoes Tecnicas de Matematica. 2000 (Orientacao Tecnica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AQUINO, M. S.; DANTAS, T. R.; ALVES, É. V.; CASTELLUCCI JUNIOR, W.. Participação em banca de Humberto Cordeiro Araujo Maia. Entre algemas e liberdade: prática docente e uso do livro didático de Geografia na EJA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
AQUINO, M. S.; MUTIM, A. L.; LAFFIN, M. H. L. F.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Daniela Lopes Oliveira Dourado. A EJA na educação não formal: ECOALFABETIZAÇÃO como possibilidade de desenvolvimento e fortalecimento comunitário em Morro de Higino - Jussara Bahia. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ALVES, É. V.; JESUS, G. B.; MAGALHAES, A. R.. Participação em banca de Viviane Mendonça dos Santos. Mobilização de Cultura Matemática por meio da resolução de problemas na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
SILVA, M. A.; HETKOWISK, T. M.; ALVES, É. V.; OLIVEIRA, M. O. M.. Participação em banca de Paulo Cezar Silva Mendes. O papel do docente na mediação on line e em ambientes virtuais de aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação e Contempora) - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I.

5.
VIANA, O. A.; PIROLA, N. A.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Carlos Eduardo Petronilho Boiago. Área de Figuras Planas: Uma proposta de ensino com modelagem matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
AQUINO, M. S.; FRAGA, N. M. R.; DANTAS, T. R.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Maria Helena de Barros Amorim. A Práxis pedagógica do Estágio Supervisionado em Educação de Jovens e Adultos do Curso de Pedagogia/Campus I/ UNEB: Desafios e Perspectivas. 2015. Dissertação (Mestrado em MPEJA) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS I.

7.
AQUINO, M. S.; OLIVEIRA, M. O. M.; VENTURA, J.; ALVES, É. V.. Participação em banca de JOSÉ VEIGA VIÑAL JUNIOR. O COMPONENTE CURRICULAR DA EJA NO PROJETO DOS CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DA UNEB: UMA PERSPECTIVA PARA A EMANCIPAÇÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I.

8.
Amorim, A.; Freitas, K. S.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Nelsonívia Costa Souza. A institucionalização do projeto político pedagógico na escola Lagoa dos Patos: um instrumento de gestão democrática. 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
ALVES, É. V.; COUTINHO, C. Q. E. S.. Participação em banca de Gislaine Carvalho Rasi. Estruturas multiplicativas:concepções de alunos de ensino fundamental. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
COUTINHO, C. Q. E. S.; ALMOULOUD, S. A.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Márcia Vieira. Análise exploratória de dados: uma abordagem com alunos do ensino médio (qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
BRITO, M. R. F.; Goncalez, N.; AZZI, R. G.; ALVES, É. V.; Rezi, V.. Participação em banca de Kelly Christinne Maia de Paula. A família, o desenvolvimento das atitudes em relação à Matemática e a crença de auto-eficácia. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
ALMOULOUD, S. A.; MACHADO, S. D. A.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Márcia Vieira. Análise Exploratória de dados: uma abordagem com alunos do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

13.
PIROLA, N. A.; ALVES, É. V.; MORAES, M. S. S.. Participação em banca de Andreia Aparecida da Silva Brito. Relações entre os conhecimentos, as atitudes e a confiança dos alunos de Licenciatura em Matemática na resolução de problemas geométricos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
BRITO, M. R. F.; Goncalez,M.H.C.C.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Kelly Christiane Maia de Paula. A família e o desenvolvimento das atitudes e da auto-eficácia. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
Bongiovani, V.; ABAR, C. A. A. P.; ALVES, É. V.. Participação em banca de ValdenirFrancisco Duarte. Exame de Qualificação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
BRITO, M. R. F.; Brenelli, R. P.; Taxa, F. O. S.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Marta Santana Comerio. Interacao social e solucao de problemas aritmeticos nas series iniciais do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
ALVES, É. V.; FARIA, E. M. S.; SOUZA, J. V. B.. Participação em banca de Claudia Virginia Alves Brandão. Modelagem Matemática na EJA: significado e desafio para uma aprendizagem significativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
VIANA, O. A.; PIROLA, N. A.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Carlos Eduardo Petronilho Boiago. Área de figuras planas: uma proposta de ensino com modelagem matemática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
MATTOS, M. O.; ALVES, É. V.. Participação em banca de Paulo Cezar Silva Mendes. o papel da mediação docente na docência online nas interfaces de discussões em ambientes virtuais de aprendizagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALVES, É. V.; LIMA, V. S.; Alves, S.. Participação em banca de ROSARIA MONTERO VELASCO. A PERCEPCAO DOS ESTUDANTES EM RELACAO A MATEMATICA ESCOLAR. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO MATEMATICA) - Universidade Santa Cecília.

2.
ALVES, É. V.; Volpe, C.; Schaplin, D.; LIMA, V. S.. Participação em banca de LUIZ FERNANDO VIDUEIRA VIEIRA. JOGOS MATEMATICOS: DESPERTANDO PARA A SOLUCAO DE PROBLEMAS. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO MATEMATICA) - Universidade Santa Cecília.

3.
ALVES, É. V.; Volpe, C.; Schaplin, D.; LIMA, V. S.. Participação em banca de LEILA REGINA MARCHI TONIN. UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE NUMEROS DECIMAIS COM PROFESSORES DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO MATEMATICA) - Universidade Santa Cecília.

4.
ALVES, É. V.; Taxa, F. O. S.; LIMA, V. S.. Participação em banca de REGINA HELENA PEREIRA RODRIGUES. A SALA DE AULA E A CONSTRUCAO DE CONCEITOS MATEMATICOS. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO MATEMATICA) - Universidade Santa Cecília.

5.
ALVES, É. V.; LIMA, V. S.; Taxa, F. O. S.. Participação em banca de MARIA APARECIDA GARCIA GONCALVES. SOLUCAO DE PROBLEMAS: UMA COMPREENSAO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO MATEMATICA) - Universidade Santa Cecília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, É. V.. Participação em banca de Aline C.Curquejo e outros.Matematica e Arte: a influencia de alguns conceitos matematicos na pintura nos periodos renascentista e cubista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília.

2.
ALVES, É. V.. Participação em banca de Nancy Ramos.O CONCEITO DE DERIVADA: UM ESTUDO HISTORICO DE SUA EVOLUCAO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília.

3.
ALVES, É. V.. Participação em banca de Ricardo S. Oliveira, Marcelo R. Pinto, Sandra O. S. Silva.A INFLUENCIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO PROCSSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMATICA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília.

4.
ALVES, É. V.. Participação em banca de Tania Cristina Mathias, Silmara Cezaretto Pires.ANALISE DA ATITUDE EM RELACAO A MATEMATICA E DO DESEMPENHO EM MATEMATICA FINANCEIRA DE ALUNOS DO CURSO DE CIENCIA DA COMPUTACAO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília.

5.
ALVES, É. V.. Participação em banca de Cristiano Costa de Souza, Henrique Ricardo de Oliveira.RESOLUCAO DE SISTEMAS DE EQUACOES, CALCULO DE DETERMINANTE E MATRIZ INVERSA POR ESCALONAMENTO PELO TEOREMA DE JACOBI, COM UTILIZACAO DE PLANILHA ELETRONICA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ALVES, É. V.. processo seletivo de provas e títulos oara prof substituto da disciplina de Economia. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

2.
ALVES, É. V.. Professor Adjunto Probabilidade e Estatística< Bioestatística e Estatística Experimental. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

3.
ALVES, É. V.. Professor Assistente Ensino de Química. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

4.
ALVES, É. V.. Professor Adjunto Funções matemáticas, funções de várias variáveis. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

5.
ALVES, É. V.. Professor Assistente Laboratório de Ens Ciências, Lab Ensino Química e outras. 2008. Universidade Federal de Alfenas.

Avaliação de cursos
1.
ALVES, É. V.. Supervisão de pólo de apoio presencial para EAD. 2009. Universidade Potiguar.

2.
ALVES, É. V.. Supervisão de pólo de apoio presencial para EAD. 2009. Universidade Anhanguera - Uniderp.

3.
ALVES, É. V.. Supervisão de polo apoio presencial para EAD. 2009. Universidade Paulista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Avaliação do Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis).(multiplicador). 2007. (Encontro).

2.
IX Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM.Habilidade Matemática: relações entre a percepção e a memória. 2007. (Encontro).

3.
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis).(multiplicador). 2007. (Outra).

4.
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis).(multiplicador). 2007. (Outra).

5.
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis).(multiplicador). 2007. (Outra).

6.
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis).(multiplicador). 2007. (Outra).

7.
Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes (BASis).(multiplicador). 2007. (Outra).

8.
III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.RELACOES ENTRE A MEMÓRIA MATEMÁTICA E O DESEMPENHO EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS. 2006. (Seminário).

9.
VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. PERCEPCAO, MEMORIA E A MEMORIA MATEMATICA. 2006. (Congresso).

10.
1o. SEMINÁRIO PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.1o. SEMINÁRIO PAULISTA DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2005. (Seminário).

11.
IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática.IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática. 2005. (Encontro).

12.
V Congresso Nacional de Iniciação Científica/ III Congresso Internacional de Iniciação Científica: CONIC-SEMESP. V Congresso Nacional de Iniciação Científica/ III Congresso Internacional de Iniciação Científica: CONIC-SEMESP. 2005. (Congresso).

13.
VVIII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. VIII CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. 2005. (Congresso).

14.
VIII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática.VIII ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004. (Encontro).

15.
II SEMINARIO D TESES E DISSERTACOES EM ANDAMENTO: POLITICAS E FINANCIAMENTOS DA POS-GRADUACAO.Um estudo exploratório das relações entre memória, desempenho e os procedimentos utilizados na solução de problemas matemáticos. 2003. (Seminário).

16.
IV CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. SOLUCAO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURA MULTIPLICATIVA: ESTRATEGIAS E PROCEDIMENTOS. 2003. (Congresso).

17.
PALESTRA.JOGO E SOLUCAO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMATICA. 2003. (Seminário).

18.
VII EBRAPEM: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE POS-GRADUACAO EM EDUCACAO MATEMATICA.GRUPO TEMATICO RESOLUCAO DE PROBLEMAS. 2003. (Encontro).

19.
PALESTRA.POLITICAS DE AVALIACAO E REFORMAS DA EDUCACAO SUPERIOR. 2002. (Seminário).

20.
XIX ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE.MESA REDONDA: SOLUCAO DE PROBLEMAS E DESEMPENHO EM MATEMATICA. 2002. (Encontro).

21.
I FORUM DE EDUCACAO MATEMATICA DA UNISANTA.HABILIDADES, AUTO-EFICACIA, ATITUDES E DESEMPENHO MATEMATICO. 2001. (Outra).

22.
ORIENTACAO TECNICA DE MATEMATICA- ENSINO MEDIO.RESOLUCOES DE SITUACOES-PROBLEMA. 2000. (Oficina).

23.
XVI ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE.MESA REDONDA: ESTUDOS ACERCA DA SOLUCAO DE PROBLEMAS E IMPLICACOES QUANTO A AFETIVIDADE E A CRIATIVIDADE. 1999. (Encontro).

24.
XXIX REUNIAO ANUAL DE PSICOLOGIA. XXIX REUNIAO ANUAL DE PSICOLOGIA. 1999. (Congresso).

25.
V CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMACAO DE EDUCADORES. CONCEITO DE DIVISAO E SUAS APLICACOES: UM ESTUDO COM ESTUDANTES NORMALISTAS. 1998. (Congresso).

26.
XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. HABILIDADES VISUAIS RELACIONADAS A GEOMETRIA. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, É. V.. III Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Congresso).

2.
ALVES, É. V.. II Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Congresso).

3.
ALVES, É. V.. 12o ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Caliane Rocha. Modelagem matemática e EJA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Maria Eunice Madriz. Etnomatemática e EJA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

3.
André Ricardo Lucas Vieira. MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

4.
Taise Caroline Longuinho Souza. A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO PRÁTICO DE DEMOCRACIA: INTERVENÇÃO DIDÁTICA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO DO JOVEM DA EJA NA ESCOLA MUNICIPAL DE SALVADOR. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

5.
Alene Batista Bastos. Livro didático e EJA. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

6.
Ariselma Oliveira da Silva Santos. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA NA PERSPECTIVA DA LITERACIA: um estudo na Escola João Paulo Fragoso ? Rede Municipal de Conceição do Coité. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

7.
CLAUDIA VIRGINIA ALVES B BORGES. A modelagem matemática na Educação de Jovens e Adultos: significado e desafio para a prática educativa.. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Macksalia B Gagliamo da Silva. Formação de professores e EAD. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Itana Galdino da Silva. Ludicidade e educação matemática. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
CLÁUDIA SILVA SANTANA. AVALIAÇÃO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

2.
CLAUDIA VIRGÍNIA ALVES BRANDÃO BORGES. MODELAGEM MATEMÁTICA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

3.
Vanildo dos Santos Silva. O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

4.
Viviane Mendonça dos Santos. Mobilização de cultura matemática por meio da resolução de problemas matemáticos na EJA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

5.
Maria da Conceição Ferreira de Souza. USO PEDAGÓGICO DOS TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I, . Orientador: Erica Valeria Alves.

6.
Gislene Maria Mota dos Santos. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA NA PERSPECTIVA DOS TEXTOS VISUAIS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

7.
CLAUDIA SILVA SANTANA. Avaliação mediadora no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

8.
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA DE SOUZA. OS MATERIAIS VISUAIS E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Vídeo, fotografia e HQs como recursos para contextualização das aulas de Língua Portuguesa e Artes na Escola Yêda Barradas Carneiro ? Jacobina ?BA.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

9.
GISLENE MARIA MOTA DOS SANTOS. O USO DOS RECURSOS IMAGÉTICOS E TECNOLÓGICOS PARA MEDIAR A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CENTRO NOTURNO DE EDUCAÇÃO ? CENEB, NO MUNICÍPIO DE JACOBINA-BA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

10.
VIVIANE MENDONÇA DOS SANTOS. RESSIGNIFICANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM A UTILIZAÇÃO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS DE MATEMÁTICA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adul) - Universidade do Estado da Bahia, . Orientador: Erica Valeria Alves.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Paula de Menezes Baldin. Brincadeiras na Educação Infantil: Ausência da Infância?. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

2.
Maria Angélica Coimbra de Araújo. Ludicidade como subsídio necessário ao desenvolvimento das crianças. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

3.
Antonia Regina Bertoline Mattos. Alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

4.
Claudimara Cassim Centini. O ensino da Matemática na Educação Infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

5.
Cleide Aparecida Rodrigues. Metodologias no ensino da Matemática: maneiras de ensinar alunos do Ensino Fundamental que apresentam dificuldade em adição e subtração. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

6.
Fabiana Santos da Silva Lima. A contextualização da porcentagem no processo de ensino no 5o ano do ensino fundamental. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

7.
Marinilda Gonçalves Sommer Fonseca. O aspecto afetivo na educação infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

8.
Rosiani Alves Furquim. Aprendendo Matemática através do lúdico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

9.
Silvana Rizzotti Matallana da Silva. A música como recurso pedagógico significativo no processo educativo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

10.
Silvia Maura Bertolini Paes. Afetividade e aprendizagem sob a perspectiva de Piaget e Wallon: contribuições para a inclusão escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

11.
Tatiane Aparecida Carvalho. Como auxiliar na abordagem da Matemática com crianças de dois a três anos de idade. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

12.
NOEMI SILVA CONCEICAO. UMA ANALISE DAS RELACOES ENTRE OS GENEROS NA SOLUCAO DE PROBLEMAS. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO MATEMATICA) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Erica Valeria Alves.

13.
EMERSON SANTOS CORREA DE LIMA. A PROGRESSAO CONTINUADA E A MOTIVACAO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMATICA. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZACAO EM EDUCACAO MATEMATICA) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Erica Valeria Alves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jenusia dos Santos Lima. Formação de professores e EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

2.
Joseane Magalhães Simas Santos. Educação Matemática e EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

3.
Rivane Vieira Novais. Saberes docentes e EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

4.
Ana Paula Damasceno Silva. A EVASÃO ESCOLAR NA EJA: Percepção docente sobre a desistência dos alunos do noturno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

5.
Rosimeire Silva de Assis Lima. RECICLAGEM DO LIXO: USO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE O MEIO AMBIENTE PARA CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

6.
Teresa Cristina Oliveira dos Santos. O jogo na Educação Matemática: relevância da ludicidade no desenvolvimento de noções matemáticas na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

7.
Valdelita Carvalho Oliveira. MOTIVAÇÕES DAS EMPREGADAS DOMÉSTICAS, ESTUDANTES DA EJA: NO RETORNO AOS ESTUDOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

8.
Gleice Susane Brito da Soledade. AS POTENCIALIDADES DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

9.
Formação continuada do professor de educação de Jovens adult. Raimunda Nonata dos Santos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

10.
Nilma Santos Luz Felsemburgh. DE VOLA À ESCOLA: CONSIDERAÇÕES DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I. Orientador: Erica Valeria Alves.

11.
Gislene de Oliveira Bispo. Resolução de problemas matemáticos na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

12.
Soraya C. Macchado. Saberes docentes e cálculo mental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

13.
Milena dos S. Andrade. Atitudes em relação à Matemática dos futuros professores da Universidade do Estado da Bahia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Erica Valeria Alves.

14.
Adriana de Araujo Maria e outros. O principio da interdisciplinaridade como pratica para o ensino de Matematica no nivel medio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - União Social Camiliana. Orientador: Erica Valeria Alves.

15.
Adrina Cilene de Jesus e outros. Avaliacao em Matematica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Erica Valeria Alves.

16.
Aline C. P. Silva e outros. Linguagem Matematica e lingua materna: uma relacao fundamental no ensino de Matematica na educacao basica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Erica Valeria Alves.

17.
Francisco S. Porto Filho, Vera L. R. Domingues. O ensino de frações na 5ª. Série do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

18.
Susana Del Boni Rubim. Dificuldades de aprendizagem na Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

19.
Ana Paula Lima, Angela B. Costa, Priscila Sant'Anna, Marina. O USO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE ADICAO DE NUMEROS NEGATIVOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Erica Valeria Alves.

20.
Cristina Maruchi, Luiz Guilherme Campos, Patricia Freitas. A MOTIVACAO E DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM MATEMATICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Erica Valeria Alves.

21.
Paulo Cesar Pasquin. ALGUMAS REFLEXOES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNCOES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

22.
Sergio Vicente Alencar. A CONSTRUCAO DO SABER DE CONCEITOS MATEMATICOS E SEUS OBSTACULOS DO PONTO DE VISTA DA DIDATICA FRANCESA: UMA ANALISE EXPLORATORIA DO CONCEITO DE FUNCOES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

23.
Fernando Alves da Cruz. Um estudo exploratorio sobre a resolucao de problemas matematicos atraves do pensamento resumido. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - União Social Camiliana. Orientador: Erica Valeria Alves.

24.
Nilson Roberto Cândido dos Santos, Paulo Sérgio Sanson de Re. O uso de material manipulativo no ensino d Trigonometria. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Erica Valeria Alves.

25.
Aline Jesus de Araújo, Grécia Dantas dos Santos, Márcia A. G. Jogos: Uma proposta para a aprendizagem significativa de matemática. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

26.
David de Souza, Fatima J. Stoppa. Das invenções de Arquimedes aos conceitos da Trigonometria atual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Centro Universitário São Camilo. Orientador: Erica Valeria Alves.

27.
Silvia de Paula Braz, Beatriz Nogueira Klockner, Elaine da S. MATEMATICA E MUSICA: UMA RELACAO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE FRACAO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Erica Valeria Alves.

28.
Rafael S.Ribeiro, Evandro Silva, Rosemary Pereira, Rebeca So. RELACOES ENTRE DESEMPENHO E NIVEL DE ESCOLARIDADE NA SOLUCAO DE PROBLEMAS ARITMETICOS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Universidade Santa Cecília. Orientador: Erica Valeria Alves.

29.
Maria de Fatima de Castro Silva. EXPERIENCIAS E EXPECTATIVAS NO ENSINO DE ESTATISTICA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

30.
Rosa Maria Lopes dos Santos Rosada. RESOLUCAO DE PROBLEMAS MATEMATICOS: COMPREENDENDO SEUS ENUNCIADOS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

31.
Patricia M. De G. Souza. ALGUNS FATORES QUE INFLUENCIAM AS ATITUDES EM RELACAO A MATEMATICA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

32.
Mara Ribeiro de Barros Firmino. DIFICULDADES NA INTERPRETACAO DO ENUNCIADO DE PROBLEMAS MATEMATICOS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matematica) - Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia. Orientador: Erica Valeria Alves.

Iniciação científica
1.
Daniela Oliveira Santos. Teoria dos Campos Conceituais e softwares de geometria dinâmica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Erica Valeria Alves.

2.
Ailton Cezar Alves. Teoria dos Campos Conceituais e softwares de Geometria Dinâmica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Alfenas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Erica Valeria Alves.

3.
Marcela Costa Rocha. A solução de problemas em Cálculo Diferencial Integral: uma abordagem fundamentada na teoria do processamento da informação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.

4.
Bruna Stefani Caxeta Franco. Análise das atividades propostas pelos livros de Cálculo Diferencial Integral: um estudo de caso fundamentado na teoria do processamento da informação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Erica Valeria Alves.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Oliveira, I. F. ; ALVES, É. V. ; BOAVENTURA, E. M. . Políticas públicas na gestão da EJA no município de Riacho de Santana - BA: encontros e desencontros. In: Antônio Amorim, Tânia Regina Dantas, Maria Sacramento Aquino. (Org.). Educação de jovens e adultos: políticas públicas, formação de professores, gestão e diversidade multicultural. 1ed.Salvador: Editora da UFBA, 2017, v. 1, p. 119-142.


Redes sociais, websites e blogs
1.
ALVES, É. V.. Referenciais Teórico-metodológicos do ensino da Matemática no Ensino Fundamental. 2017; Tema: Divulgação de conteúdo científico e acadêmico para estudantes de graduação em Pedagogia. (Blog).

2.
ALVES, É. V.. REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017; Tema: Divulgação de conteúdo acadêmico e científico para estudantes de graduação em Pedagogia. (Blog).

3.
ALVES, É. V.. Processos de aquisição da Matemática na EJA 2017.2. 2017; Tema: Divulgação de conteúdo acadêmico e científico para estudantes de pós-graduação acerca da Educação Matemática de Jovens e Adultos. (Blog).

4.
ALVES, É. V.. REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2017.2. 2017; Tema: Divulgação de conteúdo acadêmico e científico para estudantes de graduação em Pedagogia. (Blog).



Outras informações relevantes


1. "Abordagens empíricas em Educação Matemática" - Palestra proferida a convite do grupo de pesquisa PEA-MAT, promovido pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, em 10 de maio de 2010.

2. Aprovação em Concurso para professor de 3o grau - área Educação Matemática - no Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis. Edital 58/2006.

3. Aprovação em Concurso público para a carreira do Magistério Superior - área Fundamentos, Metodologia e Prática de Ensino Fundamental ( 1ª a 8ª série) e Médio ( 1ª a 3ª série) na Área de Matemática - na Universidade Federal de Santa Catarina. Edital 016/2005.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 12:33:26