Claudia Viegas Saraiva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1535240658267884
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Possui graduação e licenciatura em Letras Francês - Português pela Universidade de São Paulo e mestrado pela área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da mesma instituição. Atualmente desenvolve pesquisa de doutorado e é professora de Francês da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Viegas Saraiva
Nome em citações bibliográficas
SARAIVA, C. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação.
Av da Universidade
Butantã
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30913503
Ramal: 3599
URL da Homepage: www.fe.usp.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado.
Faculdade de Educação da USP, FEUSP, Brasil.
Título: Plurilinguismo nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da FEUSP,
Orientador: Ana Paula Martinez Duboc.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2008 - 2012
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A adaptação e a tradução de Maigret tend un piège, de Simenon: uma comparação,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Adriana Zavaglia.
Palavras-chave: tradução intralinguística; tradução interlinguística; adaptação; universais da tradução; linguística de corpus.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1996 - 2001
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Enseigner l'intercompréhension en langues romanes à un jeune public. (Carga horária: 40h).
Organisation Internationale de la Francophonie, OIF, França.
2014 - 2014
Qualificação e seleção de avaliadores. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação Seleção de Promoção de eventos, CEBRASPE, Brasil.
2010 - 2011
Inglês INCO CEPEL. (Carga horária: 162h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Formation Intensive pour professeurs. (Carga horária: 127h).
Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Medias, CAVILAM, França.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Linguagens, letramentos e políticas educacionais: desafios da contemporaneidade
Descrição: Este projeto visa criar um núcleo de estudos voltado para a investigação e produção científica sobre as atuais pesquisas sobre linguagens e letramentos e sua relação com as políticas educacionais vigentes. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre os letramentos, imprimindo ênfase ao discurso da colonialidade/pensamento decolonial e aos recentes estudos sobre práticas pluri/translingues. De caráter exploratório, o projeto prevê, de um modo geral, um mapeamento das pesquisas comprometidas com uma perspectiva crítica para o ensino de línguas estrangeiras, a problematização do lugar e dos rumos de tais pesquisas em face das políticas neoconservadoras atualmente postas no Brasil e em outras partes do mundo e, finalmente, os impactos para a formação profissional do professor de línguas estrangeiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Claudia Viegas Saraiva - Integrante / Ana Paula Martinez Duboc - Coordenador / Thais Blasio Martins - Integrante / Danilo Solera - Integrante / Olivia Fortes - Integrante / Gabriela Rosa - Integrante / Fabiana Lais Gomes de Souza - Integrante.
2008 - 2012
A adaptação e a tradução de Maigret tend un piège, de Simenon: fronteiras e limites
Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar um texto integral, sua reformulação para o francês fácil e sua tradução. A obra escolhida é Maigret tend un piège de Georges Simenon que foi comparada com o texto adaptado por Charles Millou ao ?francês fácil? e com a tradução Maigret arma uma cilada de Carmem Almeida. A obra Maigret tend un piège é um romance policial publicado originalmente em 1955. A obra de mesmo título adaptada por Charles Milou foi publicada em 1973 e a tradução de Carmem Almeida data de 1966. Para fazer esta comparação utilizamos a Linguistica de Corpus, ou seja, a abordagem baseada em corpus (BIBER, apud SARDINHA, 2004, p.37)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Claudia Viegas Saraiva - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Projeto Línguas Estrangeiras Modernas da Escola de aplicação da FEUSP
Descrição: Tendo como princípio norteador o papel formador que as línguas estrangeiras devem ter no currículo acadêmico da educação básica, o Projeto de Línguas Estrangeiras da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo visa estabelecer condições para a promoção de ?um ensino de línguas estrangeiras modernas que reforce a independência de pensamento, de juízos críticos e de ação, associada a capacidades sociais e a responsabilidade? (QECR1, 2001, p.22)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudia Viegas Saraiva - Coordenador / Sahsha Kiyoko Watanabe Dellatorre - Integrante / José Augusto Rezende de Souza - Integrante / Lindiane Viviane Moretti - Integrante / Andrea Augusta de Aguiar - Integrante.
2005 - Atual
Projeto Diversidade étnico-racial na Escola de Aplicação
Descrição: O projeto Diversidade étnico-racial na Escola de Aplicação é uma proposta do grupo Negritude da Escola de Aplicação da FEUSP. Presente na Escola desde 2005, o grupo Negritude desenvolve trabalhos educativos relativos à cultura e história afrobrasileira e africana, desconstruindo preconceitos pejorativos e combatendo formas de discriminação étnico-raciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Claudia Viegas Saraiva - Coordenador / Elaine Mendes da Mota - Integrante / José Augusto Rezende de Souza - Integrante / Marcelo de Salete Souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Concours Dis-moi dix mots de la Francophonie, Aliança Francesa de São Paulo e Consulado Geral da França..


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SARAIVA, C. V.. ?Nouvelles politiques linguistiques au Brésil: quel statut du français??. In: XVIIème SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes : « Enseignement du français en Amérique Latine : du repli au renouveau », 2018, Bogotá. XVIIème SEDIFRALE - Congrès de l?Amérique Latine et des Caraïbes : « Enseignement du français en Amérique Latine : du repli au renouveau ». Bogotá: Pontifica Universidad Javeriana, 2018. v. 1. p. 26-26.

Apresentações de Trabalho
1.
SARAIVA, C. V.. Nouvelles politiques linguistiques au Brésil ? quel statut du français?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SARAIVA, C. V.. Enjeux du professeur de français dans son contexte de travail : des orientations générales au public spécifique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SARAIVA, C. V.. Plurilinguismo nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da FEUSP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SARAIVA, C. V.. Adaptation et traduction en portugais de Maigret tend piège de Simenon: une comparaison. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SARAIVA, C. V.. La place du CECRL dans des contextes scolaires d'enseignement et apprentissage du FLE dans I'état de São Paulo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SARAIVA, C. V.. 'Caminhos de reflexão e ação: a diversidade na Escola de Aplicação da FEUSP'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SARAIVA, C. V.. Um título, dois textos, algumas consideração sobre Maigret tend un piège.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . Professeur de FLE : le savoir-être et l'enseignement-apprentissage d'une langue-culture. 2016. (atelier - Colloque pédagogique annuel de l´Alliance Française de São Paulo).

2.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . Les crêpes, c'est facile!. 2016. (Atelier - Bain Linguistique de L'APFESP).

3.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . Les jeux Olympiques à Rio 2016. 2016. (Atelier - Bain Linguistique de L'APFESP).

4.
SARAIVA, C. V.. Parlons d'amour. 2015. (Atelier - Journée des Ados).

5.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . Les chansons d'amour. 2015. (Atelier - Bain Linguistique de L'APFESP).

6.
SARAIVA, C. V.. Paris, New York et les entre deux. 2014. (Atelier - Bain Linguistique de L'APFESP).

7.
SARAIVA, C. V.. La belle histoire de Leuk le lièvre. 2013. (Atelier - Bain Linguistique de L'APFESP).

8.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . Détisl si petits de nous deux... : nos chansons en français. 2012. (Atelier - Bain Linguistique de L'APFESP).

9.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . Persepolis: de l'histoire intime à l'universel. 2011. (Atelier - Bain Linguistique de L'APFESP).

10.
SARAIVA, C. V.. Vivre en français. 2011. (Atelier - Journée des Ados).

11.
SARAIVA, C. V.. Jeux de thêátre avec Tintin et ses copains. 2010. (Atelier - Journée des Ados).

12.
SARAIVA, C. V.. Fou de foot. 2010. (Atelier - Bain Linguistique de L'APFESP).

13.
SARAIVA, C. V.. Tintin - lecture dúne bande dessinée. 2010. (Atelier - Journée des Ados).

14.
SARAIVA, C. V.. L'enseignement du FLE aux enfants à partir de suports variés. 2009. (Atelier - Journée Linguistique et Culturelle - Journée Pédagogique).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SARAIVA, C. V.. Participação em banca de Diana Marques.DAQUILO QUE NOS TOCA A CARNE: IMAGEM E PALAVRA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SARAIVA, C. V.; FERNANDEZ, I. G. M. E.; PENNA, P. M.; SARAIVA, C. V.. Concurso Público para Educador de Espanhol. 2012. Faculdade de Educação da USP.

2.
SARAIVA, C. V.; OLIVEIRA, C. M. A.; MOTA, E. M.; RODRIGUES, L. A. D.. Concurso Público para Educador de Francês e Português. 2010. Faculdade de Educação da USP.

3.
CARVALHO, J. S. F.; SARAIVA, C. V.; PEREIRA, C. S. R. F.; PRADO, T. R.. Concurso Público para Educador de Espanhol e Português. 2009. Faculdade de Educação da USP.

Outras participações
1.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W.. Entrevistas e seleção de bolsistas para o Projeto LEM da EAFEUSP. 2014. Faculdade de Educação da USP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. 2014. (Congresso).

2.
XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2011. (Congresso).

3.
Journée de Formation: " Les habilités orales: Pratiques et réflexions". 2010. (Oficina).

4.
Les implcatons didactiquews de la nouvelle perspective actionnelle de l´agir social sur l les manuels et les pratiques de classees. 2010. (Oficina).

5.
XXVIII Journée Linguistique et Culturelle. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 6e. Festival de Cinéma Francophone de L'EAFEUSP.. 2016. (Festival).

2.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 4e. Journée des Ados de L'EAFEUSP. 2015. (Outro).

3.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 5eme. Fête de la Musique. 2015. (Festival).

4.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 5e. Festival de Cinéma Francophone de L'EAFEUSP.. 2015. (Festival).

5.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 4e. Festival de Cinéma Francophone de L'EAFEUSP. 2014. (Festival).

6.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 3e. Journée des Ados de L'EAFEUSP. 2014. (Outro).

7.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 4eme. Fête de la Musique. 2014. (Festival).

8.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 3e. Festival de Cinéma Francophone de L'EAFEUSP. 2013. (Festival).

9.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 2e. Journée des Ados de L'EAFEUSP. 2013. (Outro).

10.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 3eme. Fête de la Musique. 2013. (Festival).

11.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 2e. Festival de Cinéma Francophone de L'EAFEUSP. 2012. (Festival).

12.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 1ere. Journée des Ados de L'EAFEUSP. 2012. (Outro).

13.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 2e Fête de la Musique de l'EA-FEUSP. 2012. (Festival).

14.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 1re Fête de la Musique de l'EA-FEUSP. 2011. (Festival).

15.
SARAIVA, C. V.; DELLATORRE, S. K. W. . 1er. Festival de Cinéma Francophone de L'EAFEUSP. 2011. (Festival).

16.
SARAIVA, C. V.. Educar para a Igualdade Racial ? 1º Encontro de Educação Básica da Região Metropolitana de São Paulo Sobre a Aplicação da Lei 10.639/20031º. 2008. (Outro).

17.
SARAIVA, C. V.. Encontro de Educação Básica da regiãos Metropolitana de São Paulo sobre a Lei 10639/2003. 2008. (Outro).



Outras informações relevantes


Atuação como membro da Diretoria da Associação Dos Professores de Francês do Estado de São Paulo durante o biênio de 2014-2016.
Atuação como membro titular do Conselho de Escola da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo como representante dos professores do Ensino Fundamental 2. 
Atuação como secretária da AEL - Associação de pais e mestres da Escola de Aplicação da FEUSP no biênio 2013-2015.
Orienta semestralmente os estágios dos alunos da Licenciatura em Francês da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) desde fevereiro de 2005.
Orienta bolsistas do Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP para o projeto de Línguas Estrangeiras Modernas da Escola de Aplicação da FEUSP desde agosto de 2014.
Participa do processo de entrevistas e seleção de bolsistas do Programa Aprender com Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP para o projeto de Línguas Estrangeiras Modernas da Escola de Aplicação da FEUSP desde agosto de 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 12:21:22