Leo Akio Yokoyama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8623166996821911
  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Leo Akio Yokoyama tem Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997), Especialização em Educação Matemática pela PUC-Rio (2000), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2001) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012). Atualmente é professor efetivo do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tem experiência em Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Consultor do INEP/MEC: especialista na Análise, Elaboração e Revisão de Itens para Avaliações em Larga Escala (Provinha Brasil, ANA, Prova Brasil/SAEB, ENCCEJA, ENEM). Apresentador do Programa "Matemática em Toda Parte II" da TV Escola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leo Akio Yokoyama
Nome em citações bibliográficas
YOKOYAMA, L. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, CFCH / Colégio de Aplicação da UFRJ.
Rua JJ Seabra s/n
Lagoa
22470-130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
URL da Homepage: http://www.cap.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: Uma abordagem multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número natural em indivíduos com síndrome de Down, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Siobhan Victoria Healy.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: conceito de número; Educação Matemática Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: Matemática dos Anos Iniciais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática / Especialidade: Educação Matemática Inclusiva.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Matemática Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Uma Prova Geométrica da Versão Projetiva do Teorema de Steiner,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Luiz Carlos Guimarães.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Geometria Projetiva; História da Arte; Teorema de Steiner.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação Superior.
1998 - 2000
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1994 - 1997
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2003 - 2005
CLAC - Inglês. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, CAP-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Efetivo do Setor Curricular de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ - CAp UFRJ

Atividades

10/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração e correção do Concurso de Admissão de Alunos da 1a série EM - Matemática.
02/2005 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
3o ano do Ensino Médio
02/2006 - 12/2006
Direção e administração, CAp-UFRJ, .

Cargo ou função
Webdesigner da página eletrônica do CAp-UFRJ www.cap.ufrj.br.
02/2006 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Coordenador do Setor Curricular de Matemática.
08/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Atividade de extensão realizada
Professor do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (PROMED) do Estado do RJ.
10/2005 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Comissão da Semana de Arte, Ciência e Cultura (SACC 2005).

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 3


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental - PRO-LETRAMENTO MATEMÁTICA

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental - PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Título da tese: Uma Prova Geométrica da Versão Projetiva do Teorema de Steiner, Ano de Obtenção: 2001. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

Atividades

09/2008 - 03/2009
Ensino, PROLETRAMENTO, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
PROLETRAMENTO - Seminários de Formação de Professores Tutores no pólo de Barbacena/MG
12/2008 - 01/2009
Ensino, PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
PAR - Programa de Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
04/1999 - 02/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática Aplicada, .


Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 2
Outras informações
Programa de Iniciação Científica Jr. - OBMEP


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador, Carga horária: 8
Outras informações
Nova EJA ? Ensino de Jovens e Adultos Atuação nos cursos de formação continuada para professores da rede pública.


Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Elaborador de questões para o SARESP 3a série do EM e 9o ano do EF.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor - Curso de Especialização TO
Outras informações
Professor do Curso de Capacitação e Formação Continuada, Aperfeiçoamento e Especialização dos professores da rede estadual do Estado do Tocantins.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor - Pró Jovem Unibanco
Outras informações
Curso financiado pelo Unibanco para promover a capacitação de licenciandos (UERJ e algumas faculdades particulares) que atuaram na rede estadual de educação do Rio de Janeiro.

Atividades

10/2008 - 02/2009
Outras atividades técnico-científicas , Avaliação, Avaliação.

Atividade realizada
Elaborar questões de Matemática para SARESP.
01/2007 - 02/2009
Ensino, Especialização em Avaliação - Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Matemática do Ensino Médio

Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 11

Atividades

08/2003 - 02/2005
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lógica Matemática
Laboratório de Matemática
Geometrias Não-Euclideanas
Álgebra Linear I
Fundamentos da Matemática I e II
Geometria Analítica I e II
Raciocínio Lógico I

Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 40

Atividades

02/2003 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
8a série do Ensino Fundamental
7a série do Ensino Fundamental
10/2004 - 10/2004
Outras atividades técnico-científicas , Unidade São Cristóvão II, Unidade São Cristóvão II.

Atividade realizada
Olimpíadas de Matemática Interna do Ensino Fundamental.

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contratado Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do curso de Pedagogia, disciplina: Tendências atuais no ensino de Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. FEBF ? UERJ


Colégio de Aplicação da UERJ, CAP - UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 40

Atividades

02/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
8a série do Ensino Fundamental
7a série do Ensino Fundamental
6a série do Ensino Fundamental
5a série do Ensino Fundamental
2o ano do Ensino Médio

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Tutor a distância (bolsista), Enquadramento Funcional: Tutor a Distância, Carga horária: 5
Outras informações
Tutor a Distância da Disciplina: História da Matemática Através de Problemas, do Curso de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, oferecida pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE no âmbito da UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.

Atividades

09/2009 - 11/2009
Ensino, Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História da Matemática Através de Problemas

Fundação Osório, FO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista / Militar, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/1999 - 02/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
1o ano do Ensino Médio
8a série do Ensino Fundamental
7a série do Ensino Fundamental
6a série do Ensino Fundamental
5a série do Ensino Fundamental

Instituto Agostinho Moreira, IAM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: bolsa de iniciação científica, Enquadramento Funcional: bolsista da graduação, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Matemática dos Anos Iniciais

Objetivo: Pesquisar e desenvolver materiais didáticos para o ensino de Matemática dos Anos Iniciais do ensino fundamental..
Grande área: Ciências Humanas


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ambientes de Ensino e Aprendizagem Matemática e a Docência nos Anos iniciais e na Educação Infantil
Descrição: Ambientes de Ensino e Aprendizagem Matemática e a Docência nos Anos iniciais e na Educação Infantil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Leo Akio Yokoyama - Coordenador / Ana Maria Carneiro Abrahão - Integrante.
2009 - 2012
RUMO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
Descrição: Apesar das leis destinadas a normatizar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, muitas pessoas ligadas a Educação afirmam não se sentirem preparadas para enfrentar tal desafio (FERNANDES e HEALY, 2007). Assim, este projeto propõe uma pesquisa cujo objetivo central é preparar recursos humanos, teóricos, metodológicos, pedagógicos e materiais para sustentar práticas matemáticas de alunos cegos e alunos surdos incluídos nas salas regulares. Utilizando diversos elementos metodológicos associados a design-based research, o projeto pretende desenvolver e adequar materiais pedagógicos e intervenções de ensino para favorecer o acesso a conceitos matemáticos através dos sistemas háptico, visual e auditivo e comparar as interações de diferentes aprendizes, alunos regulares, alunos cegos e alunos surdos, nessas situações instrucionais. Visa ainda contribuir tanto para a formação de professores, instrumentalizando-os para trabalhar em classes inclusivas, quanto para a formação de pesquisadores para trabalho na produção de conhecimento na interface entre Educação Inclusiva e Educação Matemática. As análises dos dados coletados com os aprendizes se concentrarão em compreender como as experiências sensoriais e perceptivas influenciam os processos cognitivos, ou seja, como o tato, a visão, os gestos, os diálogos e as ferramentas materiais e computacionais instrumentos de mediação influenciam as interpretações dos fenômenos matemáticos. As evidências e os resultados obtidos poderão auxiliar numa compreensão mais profunda, não só dos processos de aprendizagem matemática de portadores de necessidades educacionais especiais, mas dos processos de modo geral, para que todos, independentemente de suas necessidades serem especiais ou não, tenham a oportunidade de construir conhecimentos matemáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) .
Integrantes: Leo Akio Yokoyama - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
1996 - 1997
Estudo da Curva Braquistókrona
Descrição: Estudar a Curva Braquistókrona.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental
Descrição: Curso de Matemática para professores dos Anos Iniciais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Leo Akio Yokoyama - Coordenador / ana abrahão - Integrante / Andréa Thees - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2007 - Atual
Escutando aprendizes: hipóteses da construção de conceitos de alunos e professores de matemática dos anos iniciais
Descrição: O projeto envolve formadores de professores, professores da educação básica e mestrandos. Estudam-se as atitudes docentes diante da produção discente no campo da Matemática, especialmente, diante dos erros. Trata-se de um projeto interinstitucional - UNIRIO, UFRJ, UNESA. http://limc.ufrj.br/limc/index.php/LIMC-MAIs.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2005 - Atual
Plataforma de Ensino à Distância (Moodle)
Descrição: Aproximar os novos recursos computacionais das práticas de Ensino de Matemática, experimentar novas metodologias utilizando esses recursos e ampliar as possibilidades de atuação acadêmica e pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE
2016 - 2016
Periódico: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Educação Matemática Inclusiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: Matemática dos Anos Iniciais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Médio.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Doutor em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo.
2001
Mestrado em Matemática, UFRJ.
2000
Especialização em Educação Matemática, Puc-RJ.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Yokoyama, Leo Akio  Data: 31/10/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Yokoyama, Leo Akio  Data: 31/10/2018

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Yokoyama, Leo Akio  Data: 31/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
YOKOYAMA, L. A.2017YOKOYAMA, L. A.. PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS DE UMA ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 3, p. 75-82, 2017.

2.
YOKOYAMA, L. A.2011YOKOYAMA, L. A.; Powell, Arthur B. . Proposição de problemas colaborativos online: um estudo preliminar. REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA, v. 08, p. 10, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
YOKOYAMA, L. A.. Matemática e Síndrome de Down. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014. v. 1. 80p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
YOKOYAMA, L. A.. Primeiras Noções Numéricas de uma Adolescente com Síndrome de Down Através de Materiais Multissensoriais. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ? VI SIPEM, 2015, Pirenópolis. Primeiras Noções Numéricas de uma Adolescente com Síndrome de Down Através de Materiais Multissensoriais, 2015.

2.
YOKOYAMA, L. A.. Uma abordagem Multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número em indivíduos com síndrome de Down. In: Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, 2013, Curitiba. XI ENEM. Curitiba: SBEM-PR, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
YOKOYAMA, L. A.. UERJ FFP: Primeiras noções aritméticas para crianças com síndrome de Down. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
YOKOYAMA, L. A.. Atividades e recursos multissensoriais para o desenvolvimento do conceito de número. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
YOKOYAMA, L. A.. EM-Ação: DISCUTINDO A MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
YOKOYAMA, L. A.. AGENDA ACADÊMICA UFF: Primeiras noções numéricas para crianças com síndrome de Down. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
YOKOYAMA, L. A.. SEMINÁRIO CAp UERJ - PRIMEIRAS NOÇÕES ARITMÉTICAS PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
YOKOYAMA, L. A.. Primeiras noções numéricas para crianças com deficiência intelectual através de materiais multissensoriais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
YOKOYAMA, L. A.. O rumo da Educação Matemática Inclusiva: a nova geração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Powell, Arthur B. ; YOKOYAMA, L. A. . PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COLABORATIVOS ONLINE: UM ESTUDO PRELIMINAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Assemany, D. ; Villar, F. ; YOKOYAMA, L. A. ; Rangel, L. ; Spiller, L. ; Dias, P. . Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática: Uma experiência na Educação Básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Powell, Arthur B. ; YOKOYAMA, L. A. . ONLINE, COLLABORATIVE PROBLEM POSING: A PRELIMINARY STUDY. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
YOKOYAMA, L. A.; Villar, F. . GEOMETRIA DINÂMICA COM APOIO DO SOFTWARE "RÉGUA E COMPASSO". 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
YOKOYAMA, L. A.. Matemática e Artes: Perspectiva, um passeio histórico, artístico e teórico através da Geometria Dinâmica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MATTOS, F. ; YOKOYAMA, L. A. . Construções Geométricas por Dobraduras: Origami. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
YOKOYAMA, L. A.; MATTOS, F. . Geometria Projetiva: Um passeio histórico, artístico e teórico através da Geometria Dinâmica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
YOKOYAMA, L. A.. Geometria Projetiva: Um passeio histórico, artístico e teórico através da Geometria Dinâmica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MATTOS, F. ; YOKOYAMA, L. A. . Origami Dobraduras - Uma abordagem Matemática. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
GUIMARAES, L. C. ; BELFORT, E. ; YOKOYAMA, L. A. . Estudo de Tangências em Geometria Dinâmica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
YOKOYAMA, L. A.. Prova Geométrica do Teorema de Steiner na Geometria Projetiva. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
YOKOYAMA, L. A.. Um Passeio Histórico e Artístico da Geometria Projetiva. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
YOKOYAMA, L. A.. Matemática e Arte: Perspectiva, um passeio histórico, artístico e teórico através da Geometria Dinâmica. Rio de Janeiro 2005 (II Encontro de Professores da Associação de Docentes do Colégio Pedro II).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
YOKOYAMA, L. A.. Oficina de Elaboração e Revisão de Itens para o SAEB / PROVA BRASIL ? Matemática ? 9º ano. 2012.

2.
YOKOYAMA, L. A.. Oficina de Elaboração de Itens para a Provinha Brasil- área Matemática. 2012.

3.
YOKOYAMA, L. A.. Elaboração e Revisão de Itens do BNI - Banco Nacional de Itens. 2011.

4.
YOKOYAMA, L. A.. Itens de Prova de Matemática - SARESP. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
YOKOYAMA, L. A.. Parecerista ad hoc da Revista eletrônica PMO - Professor de Matemática Online - SBM. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
YOKOYAMA, L. A.. Gabarito ENEM - Matemática - TV Escola. 2014.

2.
YOKOYAMA, L. A.. Sala de Professor - Sonhos de Avareza - TV Escola. 2013.

3.
YOKOYAMA, L. A.. Programa Matemática em Toda Parte II - TV Escola. 2013.

4.
Villar, F. ; YOKOYAMA, L. A. . A produção de séries de TV Escola. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
YOKOYAMA, L. A.; Cristiane Tavolaro . Sala de Professor - O número e a invenção do computador/ O mundo digital. 2012.

6.
YOKOYAMA, L. A.. Sala de Professor - Números Primos: Como tudo começou. 2008.

Redes sociais, websites e blogs
1.
YOKOYAMA, L. A.. Portal dos Professores de Matemática. 2017; Tema: Educação Matemática. (Site).

2.
YOKOYAMA, L. A.. Professor Leo Akio Yokoyama. 2013; Tema: Vídeo-aulas de Matemática no YouTube. (Rede social).

3.
YOKOYAMA, L. A.. Professores de Matemática. 2009; Tema: Educação e Ensino de Matemática. (Rede social).

4.
YOKOYAMA, L. A.. Portal dos Professores de Matemática. 2009; Tema: Educação e Ensino de Matemática. (Site).

5.
YOKOYAMA, L. A.. Professores de Matemática. 2005; Tema: Educação e Ensino de Matemática. (Fórum).


Demais tipos de produção técnica
1.
YOKOYAMA, L. A.. Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
YOKOYAMA, L. A.. Aulas de Matemática para o 9o ano do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Fundamental 2).

3.
YOKOYAMA, L. A.. PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC MATEMÁTICA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
YOKOYAMA, L. A.. Oficinas do 'Sala de Professor'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
YOKOYAMA, L. A.; DIAS, U. . TECNOLOGIAS DIGITAIS: GEOGEBRA TUTORIAL. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
YOKOYAMA, L. A.. SUJEITOS E SABERES EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
YOKOYAMA, L. A.. Avaliador na banca de correção de provas do Vestibular UFRJ. 2010. (Concurso Público).

8.
YOKOYAMA, L. A.; Villar, F. ; Spiller, L. ; Rangel, L. ; Barboza, Cíntia . Estudo de Funções no Ensino Médio. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
YOKOYAMA, L. A.. Introdução à Geometria Dinâmica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
YOKOYAMA, L. A.. Como tudo começou. 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
YOKOYAMA, L. A.; FANTIN, S.; BERNARDES, A.; SILVARES, L.. Participação em banca de Manoela do Vale de Oliveira. Congruência: uma experiência com alunos surdos. 2014. Dissertação (Mestrado em PROFMAT) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
YOKOYAMA, L. A.. Participação em banca de Márcio da Silva Dourado. Geometria espacial e projeções em perspectiva: um relato de prática no nono ano do Ensino Fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de GUMERCINDA DE SOUZA PEREIRA ALVES. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM PORCENTAGENS:ACRÉSCIMOS E DESCONTOS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

2.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Diane Reis Ferreira Pimentel. Análise de Erros de Nossos Alunos: Uma investigação sobre estudo de potenciação e racionalização. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

3.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Arly Leite Ribeiro. Aprendendo por Meio da Análise de Erros dos Nossos Alunos no Ensino de Análise Combinatória. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

4.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Walkiria Soares Almeida. Aprendendo por Meio da Análise de Erros dos Nossos Alunos: Uma investigação sobre a resolução de problemas de funções do 1o grau. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

5.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Marney Araújo dos Santos. Aprendendo por Meio da Análise de Erros dos Nossos Alunos: Uma Investigação sobre a Resolução de Problemas de Matemática Financeira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

6.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Sônia D'Arc Duarte. Avaliação dos Sólidos Geométricos do 2o período do EJA no Centro Educacional FYA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

7.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de GUMERCINDA DE SOUZA PEREIRA ALVES. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM PORCENTAGENS:ACRÉSCIMOS E DESCONTOS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

8.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Pedro Pereira Cortes Filho. UM ESTUDO SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

9.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Dinélia Lopes Gonzaga Benevides. Matemática Financeira: Erros comuns dos Alunos no Cálculo dos Juros Simples. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

10.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Ivânea Zortéa Zatt Menegon. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: A avaliação de uma experiência no Ensino da Matemática Financeira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

11.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Ana Cláudia Agostinho Borges Dias. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: A avaliação de uma experiência no Ensino de Comprimento de uma Circunferência. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

12.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Rogério de Sousa Gomes. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: A avaliação de uma experiência no Ensino de Funções. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

13.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Lucimar Lemes da Silva Gomes. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: A avaliação de uma experiência no Ensino de Poliedros. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

14.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Luciene Gonçalves de Souza. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: Teorema de Pitágoras Enfatizando Metodologias Alternativas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

15.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Djalma Hermenegildo Giovelli. Novos Caminhos Didáticos no Ensino de Geometria Plana com a utilização da Linguagem Logo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

16.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Rosângela Pimenta de Souza. Novos Procedimentos Didáticos para o Ensino de Análise Combinatória. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.

17.
YOKOYAMA, L. A.; MATHIAS, C. E.. Participação em banca de Patrícia dos Santos Fonseca Silva. O USO DOS SOFTWARES NO CURRÍCULO ESCOLAR: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SA, I.; YOKOYAMA, L. A.; Oliveira, A. T.. Concurso Professor Efetivo do CAp UERJ. 2015. Colégio de Aplicação da UERJ.

2.
GIRALDO, V.; Rangel, L.; Oliveira, A. T.; YOKOYAMA, L. A.. Concurso de Admissão para Professor Efetivo do CAp UFRJ. 2010. Colégio de Aplicação da UFRJ.

3.
YOKOYAMA, L. A.; Assemany, D.; Dias, P.; Rangel, L.; Villar, F.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2009. Colégio de Aplicação da UFRJ.

4.
YOKOYAMA, L. A.; Villar, F.; Spiller, L.; Rangel, L.; Dias, P.; Assemany, D.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2008. Colégio de Aplicação da UFRJ.

5.
Rangel, L.; Villar, F.; YOKOYAMA, L. A.; Assemany, D.; Dias, P.. Concurso de Admissão para Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ. 2008. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Assemany, D.; YOKOYAMA, L. A.; Dias, P.; Rangel, L.; Spiller, L.; Villar, F.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2007. Colégio de Aplicação da UFRJ.

7.
Rangel, L.; Villar, F.; YOKOYAMA, L. A.; Assemany, D.; Dias, P.. Concurso de Admissão para Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ. 2007. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
YOKOYAMA, L. A.; Villar, F.; Spiller, L.; Rangel, L.; Assemany, D.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2006. Colégio de Aplicação da UFRJ.

9.
Rangel, L.; Spiller, L.; Villar, F.; YOKOYAMA, L. A.; Assemany, D.. Concurso de Admissão para Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ. 2006. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
YOKOYAMA, L. A.; Rangel, L.; Spiller, L.; Villar, F.. Concurso de Admissão às 1a e 2a séries do EM do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2005. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Rangel, L.; Spiller, L.; Villar, F.; YOKOYAMA, L. A.. Professor substituto do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2005. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
YOKOYAMA, L. A.. Parecerista no XI ENEM. 2016. Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
YOKOYAMA, L. A.. Parecerista no XI ENEM. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down. Atividades e recursos multissensoriais para o desenvolvimento do conceito de número. 2013. (Congresso).

2.
XI ENEM. Primeiras noções aritméticas para crianças com síndrome de Down através de materiais multissensoriais. 2013. (Congresso).

3.
XI ENEM. Uma abordagem Multissensorial para o desenvolvimento do conceito de número em indivíduos com síndrome de Down. 2013. (Congresso).

4.
II Colóquio de Educação Matemática Inclusiva.O Rumo da Educação Matemática Inclusiva: a nova geração. 2011. (Outra).

5.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Primeiras noções numéricas para crianças com deficiência intelectual através de materiais multissensoriais. 2011. (Congresso).

6.
34 PME - Conference of International Group for the Psychology of Mathematics Education. ONLINE, COLLABORATIVE PROBLEM POSING: A PRELIMINARY STUDY. 2010. (Congresso).

7.
X ENEM - X Encontro Nacional de Educação Matemática. PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COLABORATIVOS ONLINE: UM ESTUDO PRELIMINAR. 2010. (Congresso).

8.
X ENEM - X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010. (Congresso).

9.
XXII SEMANA DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA UNESP - Educação Matemática e Inclusão Escolar: Sentidos e Caminhos.Primeiras noções numéricas através de materiais multi-sensoriais para crianças com necessidades educacionais especiais. 2010. (Oficina).

10.
II SIEMAT - II Seminário Internacional de Educação Matemática. 2009. (Seminário).

11.
31o Encontro do Projeto Fundão.Minicurso GEOMETRIA DINÂMICA COM APOIO DO SOFTWARE "RÉGUA E COMPASSO". 2007. (Encontro).

12.
30o Encontro do Projeto Fundão.Geometria Projetiva: Um passeio histórico, artístico e teórico através da Geometria Dinâmica. 2004. (Encontro).

13.
Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Geometria Projetiva: Um passeio histórico, artístico e teórico através da Geometria Dinâmica. 2004. (Congresso).

14.
Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Construções Geométricas por Dobraduras: Origami. 2004. (Congresso).

15.
3o EEMAT - Encontro de Educação Matemática.Origami Dobraduras - Uma abordagem Matemática. 2003. (Encontro).

16.
3o EEMAT - Encontro de Educação Matemática.Tangências em Geometria Dinâmica. 2003. (Encontro).

17.
Bienal da SBM. Um Passeio Histórico e Artístico da Geometria Projetiva. 2002. (Congresso).

18.
HTEM - História e Tecnologia em Educação Matemática. Prova Geométrica do Teorema de Steiner na Geometria Projetiva. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
YOKOYAMA, L. A.. 34th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUMERCINDA DE SOUZA PEREIRA ALVES. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM PORCENTAGENS:ACRÉSCIMOS E DESCONTOS. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

2.
Djalma Hermenegildo Giovelli. Novos Caminhos Didáticos no Ensino de Geometria Plana com a utilização da Linguagem Logo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

3.
Marney Araújo dos Santos. Aprendendo por Meio da Análise de Erros dos Nossos Alunos: Uma Investigação sobre a Resolução de Problemas de Matemática Financeira. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

4.
Patrícia dos Santos Fonseca Silva. O USO DOS SOFTWARES NO CURRÍCULO ESCOLAR: NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

5.
Pedro Pereira Cortes Filho. UM ESTUDO SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

6.
Dinélia Lopes Gonzaga Benevides. Matemática Financeira: Erros comuns dos Alunos no Cálculo dos Juros Simples. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

7.
Lucimar Lemes da Silva Gomes. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: A avaliação de uma experiência no Ensino de Poliedros. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

8.
Walkiria Soares Almeida. Aprendendo por Meio da Análise de Erros dos Nossos Alunos: Uma investigação sobre a resolução de problemas de funções do 1o grau. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

9.
Ivânea Zortéa Zatt Menegon. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: A avaliação de uma experiência no Ensino da Matemática Financeira. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

10.
Rogério de Sousa Gomes. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: A avaliação de uma experiência no Ensino de Funções. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

11.
Ana Cláudia Agostinho Borges Dias. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: A avaliação de uma experiência no Ensino de Comprimento de uma Circunferência. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

12.
Arly Leite Ribeiro. Aprendendo por Meio da Análise de Erros dos Nossos Alunos no Ensino de Análise Combinatória. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

13.
Rosângela Pimenta de Souza. Novos Procedimentos Didáticos para o Ensino de Análise Combinatória. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

14.
Luciene Gonçalves de Souza. Novos Caminhos Didáticos no Ensino da Matemática: Teorema de Pitágoras Enfatizando Metodologias Alternativas. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

15.
Sônia D'Arc Duarte. Avaliação dos Sólidos Geométricos do 2o período do EJA no Centro Educacional FYA. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.

16.
Diane Reis Ferreira Pimentel. Análise de Erros de Nossos Alunos: Uma investigação sobre estudo de potenciação e racionalização. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Avaliação - Matemática) - Fundação Cesgranrio. Orientador: Leo Akio Yokoyama.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
YOKOYAMA, L. A.2017YOKOYAMA, L. A.. PRIMEIRAS NOÇÕES NUMÉRICAS DE UMA ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN ATRAVÉS DE MATERIAIS MULTISSENSORIAIS. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS, v. 3, p. 75-82, 2017.


Livros e capítulos
1.
YOKOYAMA, L. A.. Matemática e Síndrome de Down. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014. v. 1. 80p .


Apresentações de Trabalho
1.
YOKOYAMA, L. A.. UERJ FFP: Primeiras noções aritméticas para crianças com síndrome de Down. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
YOKOYAMA, L. A.. Atividades e recursos multissensoriais para o desenvolvimento do conceito de número. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
YOKOYAMA, L. A.. EM-Ação: DISCUTINDO A MATEMÁTICA DO PLANETA TERRA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
YOKOYAMA, L. A.. AGENDA ACADÊMICA UFF: Primeiras noções numéricas para crianças com síndrome de Down. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
YOKOYAMA, L. A.. SEMINÁRIO CAp UERJ - PRIMEIRAS NOÇÕES ARITMÉTICAS PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
YOKOYAMA, L. A.. Oficinas do 'Sala de Professor'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
YOKOYAMA, L. A.. PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC MATEMÁTICA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
YOKOYAMA, L. A.; DIAS, U. . TECNOLOGIAS DIGITAIS: GEOGEBRA TUTORIAL. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
YOKOYAMA, L. A.. Alfabetização Matemática para professores da Educação Infantil ao 3o ano do ensino fundamental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
YOKOYAMA, L. A.. Aulas de Matemática para o 9o ano do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Fundamental 2).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
YOKOYAMA, L. A.. Gabarito ENEM - Matemática - TV Escola. 2014.

2.
YOKOYAMA, L. A.. Sala de Professor - Sonhos de Avareza - TV Escola. 2013.

3.
YOKOYAMA, L. A.; Cristiane Tavolaro . Sala de Professor - O número e a invenção do computador/ O mundo digital. 2012.

4.
YOKOYAMA, L. A.. Programa Matemática em Toda Parte II - TV Escola. 2013.

5.
Villar, F. ; YOKOYAMA, L. A. . A produção de séries de TV Escola. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Redes sociais, websites e blogs
1.
YOKOYAMA, L. A.. Portal dos Professores de Matemática. 2017; Tema: Educação Matemática. (Site).

2.
YOKOYAMA, L. A.. Professores de Matemática. 2005; Tema: Educação e Ensino de Matemática. (Fórum).

3.
YOKOYAMA, L. A.. Professores de Matemática. 2009; Tema: Educação e Ensino de Matemática. (Rede social).

4.
YOKOYAMA, L. A.. Portal dos Professores de Matemática. 2009; Tema: Educação e Ensino de Matemática. (Site).

5.
YOKOYAMA, L. A.. Professor Leo Akio Yokoyama. 2013; Tema: Vídeo-aulas de Matemática no YouTube. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 23:36:15