Fernanda Mendes Resende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3899457384909462
  • Última atualização do currículo em 21/12/2018


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas, 1997), Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG, 2002) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). É Professora Adjunto IV na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas campus Poços de Caldas desde 2004. Áreas de pesquisa e atuação: Psicologia Social, Direitos Humanos, Preconceitos e Discriminações, Gênero e Sexualidades, Racismo, Educação Pública. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Mendes Resende
Nome em citações bibliográficas
RESENDE, Fernanda Mendes

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Psicologia da PUC Minas.
Av. Padre Francis Cletus Cox, 1661
Jardim Country Club
37701355 - Poços de Caldas, MG - Brasil
Telefone: (35) 37299200
URL da Homepage: http://www.pucpcaldas.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Representações de educação em livros de histórias de cidades mineiras (1910 - 1971), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maurilane de Souza Biccas.
Palavras-chave: História da Educação; histórias de cidades.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Domínio das Coisas: O Método Intuitivo em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Cynthia Greive Veiga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Métodos; Método Intuitivo; República; Minas Gerais; Ensino-aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil República.
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1997
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2013
Doutorado Sanduíche.
Universidad Nacional de Rosario, UNR, Argentina.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas, PUC-MG POÇOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto IV, Carga horária: 35
Outras informações
Professora das disciplinas Psicologia Social, Estágio Supervisionado em Fundamentos de Psicologia Social, Intervenção Psicológica, Intervenção Psicossocial, Psicologia, Processos Educativos e Novas Tecnologias, Pesquisa e Prática na Psicologia, e Práticas Comunitárias no Espaço Público no Curso de Psicologia.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Ação Social - Ênfase em Desenvolvimento Sustentável Disciplina: Seminários de Integração Carga horária total: 15 h

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso de Especialização em Planejamento Contábil Tributário Disciplina: Monografia Carga horária total: 30 h/a

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Especialização em Psicopegagogia Disciplina: Pesquisas em Ciências Humanas Carga horária total: 10 h/a.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Curso de Especialização em Planejamento Contábil Tributário Disciplina: Metodologia da Pesquisa CIêntífica Carga horária total: 30 h/a.

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Psicologia Social
Intervenção Psicoeducacional
Intervenção Psicológica
Práticas Comunitárias em Espaços Públicos
Psicologia da Inter-ação e Socioambiental
Psicologia, Processos Educativos e Novas Tecnologias
Psicologia Social
02/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Pedagogia, Curso de Pedagogia.

Atividade realizada
Orientação de monografias.
08/2004 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação
Oficina
Pesquisa e Prática Pedagógica
Seminário
Sociologia da Educação
02/2010 - 12/2010
Extensão universitária , PUC Minas campus Poços de Caldas, .

Atividade de extensão realizada
Grupos de Adolescentes: culturas, memória e relações etnico-raciais.
04/2009 - 04/2009
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisas em Ciências Humanas
10/2008 - 04/2009
Ensino, Educação e Ação Social - Ênfase em Desenvolvimento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminários de Integração
04/2007 - 09/2008
Ensino, Educação e Ação Social - Ênfase em Desenvolvimento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Coordenação do Curso em Educação e Ação Social - ênfase em Desenvolvimento Sustentável
10/2006 - 06/2007
Ensino, Planejamento Contábil e Tributário, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Monografia
Metodologia da Pesquisa Científica
02/2006 - 04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Comissão de organização da III Semana de Estudos em Ciências da Educação.

Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas - UEMG, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Estudos Históricos sobre a Educação; Estudos dos Conteúdos de Metodologia do Conhecimento Escolar: Geografia e História do Ensino Fundamental; Estudos sobre Políticas Públicas e Economia da Educação; Estudos sobre Organização Social e Técnica do Trabalho Capitalista; Estudos Sociológicos e Antropológicos na Educação e na Educação Infantil; Estudos Históricos: Pensamento Educacional Brasileiro, suas bases sociais e políticas; Política Educacional e Organização da Educação Básica no Brasil; Estudos Históricos: Educação na Formação Social Moderna; Sociedade Brasileira e Educação; Coordenação do NEPHE.


Faculdade Metropolitana de BH - Sociedade Brasileira de Programação Educaci, SOBRAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto I A, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Psicologia da Educação em Botelhos/MG.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Assistente I A, Carga horária: 20


Colégio Rui Barbosa - Sociedade Civil Educadora, SOCEL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Magistério Pós-Médio, Carga horária: 20


Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10


Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice, APROMIV, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora Social II, Carga horária: 30


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Aperfeiçoamento em Pesquisa CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Orientador: Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho


Associação Movimento Educação Popular Integral Paulo Englert, AMEPPE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica III, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 18
Outras informações
Monitoria do Projeto "O Trabalho do Psicólogo na Comunidade"



Projetos de extensão


2018 - 2018
Nas Ondas da Psicologia
Descrição: Criação de um Programa de Rádio intitulado Nas Ondas da Psicologia, em parceria com uma rádio pública do município de Poços de Caldas, a Rádio Libertas FM, em que as alunas do Curso de Psicologia organizaram, prepararam e realizaram a locução de programas (pílulas) que entram ao ar cinco vezes por dia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Fernanda Mendes Resende - Coordenador.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
Desenvolvimento psicossocial e psicopedagógico: intervenções contemporâneas na Educação
Descrição: O projeto tem como objetivo geral oferecer intervenções para o desenvolvimento psicossocial e psicopedagógico dos sujeitos envolvidos no processo de educação, em uma escola pública municipal de Poços de Caldas, cidade no sul de Minas Gerais. As intervenções propostas para 2016 ocorrerem por meio de cinco oficinas. A primeira delas é uma Oficina de Formação de Professores de uma escola pública da rede estadual, que consiste em dois cursos de formação: o curso ?Paulo Freire: o menino que lia o mundo?, e o curso ?Educação contra o preconceito?; ambos visam a debater o cotidiano docente a partir da metodologia freireana. A segunda oficina, Jogos, oferece aos educandos, crianças do 2º ao 5º anos de uma escola pública da rede municipal, a oportunidade de construir noções de cidadania, moralidade, valores, entre outros. A terceira oficina, Contação de Histórias, busca incentivar as atividades de leitura e o diálogo sobre diferentes temas com crianças do Jardim e 1º ano. A quarta oficina, Leitura, direcionada para o atendimento individual de dificuldades de aprendizagem de leitura, oferece uma metodologia alternativa de ensino que complemente a participação do educando no contexto escolar, para crianças do 2º ao 5º anos. A quinta e última oficina propõe a execução de um programa semanal de rádio, denominado ?Nas ondas da Psicologia?, que é divulgado por uma rádio pública do município de Poços de Caldas, e tem como objetivo debater com a comunidade poçoscaldense temas da Psicologia e da Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Fernanda Mendes Resende - Coordenador / Regiane de Souza Quinteiro - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2015 - 2015
PROEX - 10005 - Desenvolvimento psicossocial e psicopedagógico: intervenções contemporâneas na Educação
Descrição: O projeto teve como objetivo geral oferecer intervenções para o desenvolvimento psicossocial e psicopedagógico dos sujeitos envolvidos no processo de educação, em uma escola pública municipal de Poços de Caldas, cidade no sul de Minas Gerais. As intervenções propostas para 2015 ocorreram por meio de quatro oficinas. A primeira delas foi uma Oficina de Formação de Professores em uma escola pública da rede municipal, que consistiu em dois cursos de formação: o curso ?Paulo Freire: o menino que lia o mundo?, e o curso ?Educação contra o preconceito?; ambos visavam a debater o cotidiano docente a partir da metodologia freireana. A segunda oficina, Jogos, ofereceu aos educandos, crianças do 2º ao 5º anos de uma escola pública da rede municipal, a oportunidade de construir noções de cidadania, moralidade, valores, entre outros. A terceira oficina, Contação de Histórias, buscou incentivar as atividades de leitura e o diálogo sobre diferentes temas com crianças do Jardim e 1º ano. A quarta oficina, Leitura, direcionada para o atendimento individual de dificuldades de aprendizagem de leitura, ofereceu uma metodologia alternativa de ensino que complemente a participação do educando no contexto escolar, para crianças do 2º ao 5º anos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Fernanda Mendes Resende - Coordenador / Regiane de Souza Quinteiro - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE)
2016 - 2016
Periódico: Psicologia em Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Patronesse, Curso de Psicologia da PUC Minas campus Poços de Caldas.
2017
Professora Homenageada, Curso de Psicologia da PUC Minas Campus Poços de Caldas - Turma Dezembro 2017.
2017
Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 1 semestre 2017, PUC Minas campus Poços de Caldas.
2017
Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 2 semestre 2017, PUC Minas campus Poços de Caldas.
2016
Paraninfa, Curso de Psicologia da PUC Minas Campus Poços de Caldas - Turma Junho 2016.
2016
Certificado de Reconhecimento Acadêmico - 2 semestre 2016, PUC Minas campus Poços de Caldas.
2015
Paraninfa, Curso de Psicologia da PUC Minas campus Poços de Caldas - Turma Julho 2015.
2015
Paraninfa, Curso de Pedagogia da PUC Minas campus Poços de Caldas - Turma dezembro 2015.
2015
Professora Homenageada, Curso de Psicologia da PUC Minas Campus Poços de Caldas - Turma Dezembro 2015.
2014
Professora Homenageada, Curso de Psicologia PUC Minas campus Poços de Caldas.
2014
Professora Homenageada, Curso de Pedagogia PUC Minas campus Poços de Caldas.
2012
Patronesse, Curso de Pedagogia PUC Minas campus Poços de Caldas.
2011
Professora Homenageada, Curso de Pedagogia PUC Minas campus Poços de Caldas.
2010
Professora Homenageada, Curso de Pedagogia PUC Minas campus Poços de Caldas.
2005
Paraninfa, Curso Normal Superior Faculdade Metropolitana Belo Horizonte.
2003
Professora Homenageada, Curso de Pedagogia da UNIPAC Congonhas.
2001
Professora Homenageada, Magistério Pós-Médio Colégio Rui Barbosa.
1996
Destaque Acadêmico do 10 Período Educacional Psicologia, Curso de Psicologia - PUC Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RESENDE, Fernanda Mendes2018RESENDE, Fernanda Mendes; CARMO, E. B. . Representações Sociais e o Processo de Construção de Identidades Homossexuais: identificando e Comparando as Representações de homens homossexuais e homens heterossexuais sobre a homossexualidade masculina. Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, p. 558-578, 2018.

2.
RESENDE, Fernanda Mendes2014RESENDE, Fernanda Mendes; FERNANDES, M. A. . A Compulsão Alimentar no Ambiente Acadêmico. HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO, v. 2, p. 67-78, 2014.

3.
RESENDE, Fernanda Mendes2003RESENDE, Fernanda Mendes; BRANT, M. ; PAIXAO, L. ; GOMES, L. . Da integração realizada ou das pessoas quando estão juntas. Caderno de Educação - FAE/CBH/UEMG, Belo Horizonte/MG, v. 32, p. 29-36, 2003.

4.
RESENDE, Fernanda Mendes2001 RESENDE, Fernanda Mendes; FARIA FILHO, L. M. . História da política educacional em Minas Gerais no século XIX: os relatórios dos presidentes da província. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas/SP, v. 2, p. 79-116, 2001.

5.
RESENDE, Fernanda Mendes1999RESENDE, Fernanda Mendes; FARIA FILHO, L. M. ; ROSA, Walquíria Miranda ; SOUZA, Laurena B. . Fontes para a história da educação em Minas Gerais no século XIX. Educação em Foco (Juiz de Fora), Juiz de Fora/MG, v. 4, n.1, p. 73-89, 1999.

6.
RESENDE, Fernanda Mendes1999 RESENDE, Fernanda Mendes; FARIA FILHO, L. M. . História da Educação e Estatística Escolar: o processo de escolarização em Minas Gerais no século XIX. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, São Paulo, v. 80, n.195, p. 197-211, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
RESENDE, Fernanda Mendes; BICCAS, Maurilane de Souza . Os autores dos livros de histórias de cidades. In: Betânia Diniz Gonçalves; Fernanda Flaviana de Souza Martins. (Org.). Esculpir a Psicologia: diversidades e contribuições contemporâneas. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. , p. 177-204.

2.
RESENDE, Fernanda Mendes; BICCAS, Maurilane de Souza . Brasil e Argentina: histórias conectadas da educação a partir dos livros de histórias de cidades. In: Heloísa Helena Pimenta Rocha; Maria Angela Borges Salvadori. (Org.). Entre Brasil e Argentina: miradas sobre a história da educação. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2015, v. 1, p. 285-305.

3.
RESENDE, Fernanda Mendes; FARIA FILHO, L. M. ; PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira ; LOPES, Antonio de Pádua Carvalho . Os grupos escolares nas memórias e histórias locais: um estudo comparativo das marcas da escolarização primária. In: SOUZA, Rosa Fátima de; SILVA, Vera Lúcia Gaspar; SÁ, Elizabeth Figueiredo de.. (Org.). Por uma teoria e uma história da escola primária no Brasil: investigações comparadas sobre a escola graduada (1870-1930). 1ed.Cuiabá: EdUFMT, 2013, v. 1, p. 59-104.

4.
RESENDE, Fernanda Mendes. O domínio das coisas: o método intuitivo em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas. In: GOUVÊA, Maria Cristina; VAGO, Tarcísio. (Org.). História da educação: histórias de escolarização. Belo Horizonte: Edições Horta Grande, 2004, v. , p. 83-92.

5.
RESENDE, Fernanda Mendes. O método intuitivo em Minas Gerais na primeira república. In: FARIA FILHO; GONÇALVES; LOPES; XAVIER. (Org.). História da Educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: FCH/FUMEC, 2002, v. , p. 440-449.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, Fernanda Mendes. Escritores de livros de histórias de cidades mineiras: motivações e intenções (1910-1971). In: VIII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais - COPEHE - MG, 2015, Belo Horizonte. Anais do VIII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais - COPEHE - MG, 2015.

2.
RESENDE, Fernanda Mendes. História da Educação e histórias das cidades: os autores e a escrita dos livros de histórias das cidades mineiras (Brasil). In: XVII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación, 2012, San Miguel de Tucuman - Argent. Anais das XVII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación. San Miguel, Tucumán, Argentina, 2012.

3.
RESENDE, Fernanda Mendes; SCASSIOTTI, G. C. . Chico Rei Clube: contribuições para a história da educação dos negros em Poços de Caldas, MG. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória, ES. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011.

4.
RESENDE, Fernanda Mendes; ARRUDA, Patrícia Carvalho de . Mulher, mãe e dona de casa: a representação da mulher poçoscaldense no Jornal Diário de Poços de Caldas (1944-1964). In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória, ES. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011.

5.
RESENDE, Fernanda Mendes; ARRUDA, Patrícia Carvalho de . A representação da mulher poçoscaldense no Jornal Diário de Poços de Caldas (1944-1964). In: VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2011, Viçosa, MG. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Viçosa, MG: UFV, 2011.

6.
ARRUDA, Patrícia Carvalho de ; RESENDE, Fernanda Mendes . História das famílias de Poços de Caldas: representações a partir da imprensa escrita (1944-1964). In: VIII Congresso Lusobrasileiro de História da Educação, 2010, São Luís - MA. Anais do VIII Congresso Lusobrasileiro de História da Educação. São Luís - MA, 2010.

7.
RESENDE, Fernanda Mendes; OLIVEIRA, Gislene Cristina de . História dos Grupos Escolares de Poços de Caldas/MG. In: VIII Congresso Lusobrasileiro de História da Educação, 2010, São Luís - MA. Anais do VIII Congresso Lusobrasileiro de História da Educação. São Luís - MA, 2010.

8.
RESENDE, Fernanda Mendes; CHAVES, Ana Maria B. M. . Poços de Caldas: Memória, Sociedade e Educação (1893). In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia/MG. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006.

9.
RESENDE, Fernanda Mendes; SANTOS, Geovânia L. ; BRANDAO, C. R. . Piedra Blanca - Universidad Solidaria en Caldas. In: I Congreso Mundial de Pedagogía, 2005, Havana/Cuba. Anais do I Congreso Mundial de Pedagogía. Havana/Cuba, 2005.

10.
RESENDE, Fernanda Mendes. Novos métodos para a produção de novos sujeitos sociais na Primeira República (Minas Gerais). In: II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2003, Uberlândia. Anais do II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2003.

11.
RESENDE, Fernanda Mendes. A produção de novos sujeitos sociais a partir da apropriação de novos métodos de ensino (Minas Gerais - Primeira República). In: III Semana de Estudos em Letras e Pedagogia, 2003, Congonhas. Anais da III Semana de Estudos em Letras e Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Congonhas (FAFIC/UNIPAC), 2003.

12.
RESENDE, Fernanda Mendes. A apropriação do Método Intuitivo como disciplina escolar em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas. In: Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas, 2003, São Paulo/SP. Anais do Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas, 2003.

13.
RESENDE, Fernanda Mendes. Divulgação do método intuitivo nas primeiras décadas republicanas: disciplina escolar ou método de ensino?. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal/RN. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002.

14.
RESENDE, Fernanda Mendes. O domínio das coisas: o método intuitivo em Minas Gerais nas primeiras décadas da República. In: VII Encontro de Pesquisa da FaE/UFMG, 2001, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa da FaE/UFMG, 2001.

15.
RESENDE, Fernanda Mendes. Divulgação e apropriação do método intuitivo em Minas Gerais (início do século XX). In: I Congresso Brasileiro de História da Educação, 2000, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Brasileiro de História da Educação, 2000.

16.
RESENDE, Fernanda Mendes. O Método Intuitivo: uma introdução às Primeiras Lições de Coisas. In: VI Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG, 1999, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG.

17.
RESENDE, Fernanda Mendes. A Instrução Pública nos relatórios de presidentes de província (MG/1852-1887). In: XI Encontro Regional da ANPUH - Associação Nacional de História, 1998, Uberlândia. Anais do XI Encontro Regional da ANPUH - Associação Nacional de História, 1998.

18.
RESENDE, Fernanda Mendes. Os Relatórios Oficiais e a Instrução Pública em MG (1852-1887). In: V Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG, 1998, Belo Horizonte. Anais do V Encontro de Pesquisa da Faculdade de Educação da UFMG, 1998.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, Fernanda Mendes; SOUZA, R. C. . Método Intuitivo e Escola Nova: discussões educacionais em fins do século XIX e início do século XX. In: III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais, 2005, São João del Rei. Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais (3.:2005: São João del-Rei, MG). São João del-Rei: UFSJ, 2005. p. 71-72.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RESENDE, Fernanda Mendes; BICCAS, Maurilane de Souza . Brasil e Argentina: histórias conectadas da educação a partir dos livros de histórias de cidades. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. Anais do VII CBHE. Cuiabá: EdUFMT, 2013. v. 1.

2.
RESENDE, Fernanda Mendes; CHAVES, Ana Maria B. M. . História do Município de Poços de Caldas: novas fontes, olhares e identidades. In: III Mostra de Produção Científica da UNIPAC, 2005, Bom Despacho. Anais da III Mostra de Produção Científica da UNIPAC, 2005.

3.
RESENDE, Fernanda Mendes. A apropriação do Método Intuitivo como disciplina escolar em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas. In: Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas, 2003, São Paulo/SP. Anais do Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas. São Paulo/SP: UNINOVE, 2003.

4.
RESENDE, Fernanda Mendes. Novas abordagens no ensino de História da Educação. In: XIII Encontro Regional da ANPUH, 2002, Belo Horizonte/MG. Anais do XIII Encontro Regional da ANPUH. Belo Horizonte: UNI-BH, 2002.

5.
RESENDE, Fernanda Mendes. Divulgação do método intuitivo nas primeiras décadas republicanas: disciplina escolar ou método de ensino?. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, 2002, Natal/RN. Anais do II Congresso Brasileiro de História da Educação. Natal/RN: Sociedade Brasileira de História da Educação/UFRN, 2002.

6.
RESENDE, Fernanda Mendes. O método intuitivo em Minas Gerais (Primeira República). In: I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais, 2001, Belo Horizonte/MG. Anais do I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG, 2001.

7.
RESENDE, Fernanda Mendes. Um novo método de ensino para a nova escola republicana. In: XII Encontro Regional da ANPUH, 2000, Belo Horizonte. Anais do XII Encontro Regional da ANPUH. Belo Horizonte/MG: FAFICH/UFMG, 2000.

8.
RESENDE, Fernanda Mendes. Os relatórios oficiais como fonte para a História da Educação em Minas Gerais no Império (1829-1887). In: I Semana de Pós-Graduação, 1999, Belo Horizonte. Pesquisa e Sociedade. Belo Horizonte: UFMG, 1999. p. 125-125.

9.
RESENDE, Fernanda Mendes; FARIA FILHO, L. M. . História da Educação e Estatística Escolar: o processo de escolarização em Minas Gerais no século XIX. In: IV Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes, 1999, Viçosa - MG. Anais do IV Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Viçosa: Impressão Universitária, 1999.

10.
RESENDE, Fernanda Mendes. Os relatórios oficiais como fonte para a história da educação em Minas Gerais no Império (1829-1887). In: I Semana de Pós-Graduação da UFMG, 1999, Belo Horizonte. Anais da I Semana de Pós-Graduação da UFMG, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O. . Psi em Cena - Filme Preciosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RESENDE, Fernanda Mendes. Violência Doméstica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RESENDE, Fernanda Mendes; TEREZA, C.D.C. ; SANTOS, L. ; RENNÓ, P. . Golpes na Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RESENDE, Fernanda Mendes. Corpo e imagem da mulher na sociedade: desconstruindo olhares, construindo possibilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RESENDE, Fernanda Mendes. Gênero e sexualidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RESENDE, Fernanda Mendes. Contribuições para o enfrentamento da violência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RESENDE, Fernanda Mendes. Desenvolvimento infantil - entendendo as atitudes e desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RESENDE, Fernanda Mendes. As imagens da escola nas cidades: representações da arquitetura escolar através de fotografias nos livros de história de cidades mineiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RESENDE, Fernanda Mendes. Preconceitos e discriminações nos espaços escolares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RESENDE, Fernanda Mendes. Mulheres e violência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RESENDE, Fernanda Mendes. Os sujeitos da escola: representação de professores e alunos nos livros de história das cidades mineiras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
RESENDE, Fernanda Mendes; BICCAS, Maurilane de Souza . Brasil e Argentina: histórias conectadas da educação a partir dos livros de histórias de cidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
RESENDE, Fernanda Mendes; FARIA FILHO, L. M. ; PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira ; LOPES, Antonio de Pádua Carvalho . Estudos comparados acerca das representações sobre a escola primária no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
RESENDE, Fernanda Mendes. História da Educação e histórias das cidades: os autores e a escrita dos livros de história das cidades mineiras (Brasil). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
RESENDE, Fernanda Mendes; OLEGARIO, Polianna Teixeira . Educação dos negros em Poços de Caldas, MG: a história do Chico Rei Clube (1963-1975). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, R. C.; RESENDE, Fernanda Mendes; AZEVEDO, D. S.; BAIA, A. C.. Participação em banca de Viviane Carla de Souza Pires Muniz. A Educação Superior em Agricultura no Brasil como Terreno Fértil para os Estados Unidos: a Fundação Ford na UREMG/UFV (1964-1976). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BONATTO, F. R. O.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Cinthya Bastos Ferreira.A mais antiga profissão ou violação naturalizada? Um estudo feminista classista acerca da mulher em situação de prostituição.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
BONATTO, F. R. O.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Gleiciane Aparecida Teodoro.Diálogos entre Psicologia Comunitária e Educação Popular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
RESENDE, Fernanda Mendes; PEREIRA, S. C.. Participação em banca de Marcela Karen da Silva.O processo de aprendizagem infantil: uma reflexão à luz da teoria piagetiana sobre a mediação da afetividade e linguagem lúdica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
RESENDE, Fernanda Mendes; SARAIVA, Katia M. P.. Participação em banca de Marcella Beatriz Piccinini Giacomelli.Eu acho que os velhos queriam ser crianças de novo pra poder fazer as coisas: representações sociais de crianças sobre os idosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
RESENDE, Fernanda Mendes; GARCIA, L. T.. Participação em banca de Neuza Maria Figueiredo Matos.Gestão da Educação Básica: uma proposta sob o olhar da Psicologia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Adeline Silva Santos.Intolerância: preconceito. Violência e ódio contra as minorias sociais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
RESENDE, Fernanda Mendes; Pereira, Sibelius Cefas. Participação em banca de Giovanna de Souza Magalhães.Essa escola não funciona mais! Repensando a escola a partir de visões não tradicionais de educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
RESENDE, Fernanda Mendes; CAGNANI, L. J. R. P.. Participação em banca de Amália Poloni Bruzadelli.Representação de adoção para a equipe técnica de uma casa lar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
RESENDE, Fernanda Mendes; WILLIAMS, M. C. R. P.. Participação em banca de Serena Marçal Pereira Dias da Costa.Dança: um estudo sobre a influência da imagem corporal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
RESENDE, Fernanda Mendes; GROSSI, F. M. N.. Participação em banca de Flávia Barbosa de Lima Martins.A representação da figura materna nas histórias das princesas da Disney. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
RESENDE, Fernanda Mendes; SIQUEIRA, G. P.. Participação em banca de Renata da Silva Marques.A cadeia mais contamina do que cura: a influência da cultura prisional no processo de integração/reintegração do egresso do sistema carcerário brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
RESENDE, Fernanda Mendes; RABELO, L. Z.. Participação em banca de Raissa de Souza Bernardes.Educação Infantil e Arte: contribuições para a expressão emocional e transformação pessoal de crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
RESENDE, Fernanda Mendes; SANTINI, P. M.. Participação em banca de Patrícia Rosolem Serra.Se você quiser arrancar seu filho agora a gente arranca: contribuições de mulheres vítimas de violência obstétrica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.. Participação em banca de Rikelly Lima de Paula.Um estudo sobre representações sociais do cuidado para cuidadoras de idosos de uma instituição de longa permanência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

15.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Lívia Horta Sulino.A representação de casamento para mulheres de diferentes gerações. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Bruna Aparecida Sorce e Camila Dias Cassemiro.A vivência da sexualidade para jovens de um pré-vestibular público da cidade de Poços de Caldas - MG. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

17.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Stefany Mathias de Carvalho.O cabelo como elemento identitário da mulher negra brasileira: uma pesquisa bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

18.
RESENDE, Fernanda Mendes; QUINTEIRO, R. S.. Participação em banca de Carola Silva Ferreira e Maria Clara Schio.Efeito da leitura de livros de história sobre o comportamento de ler durante a exposição a um programa de ensino online. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

19.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Eduardo Borges do Carmo.Representações Sociais sobre a Homossexualidade Masculina: identificando e comparando as representações de homens homossexuais e homens heterossexuais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

20.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.. Participação em banca de Mariana Breda Freitas.Obesidade e Imagem Corporal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

21.
RESENDE, Fernanda Mendes; DALLE, R. D. M.. Participação em banca de Anelise Breda da Silva.Relação entre o uso da maconha e o ambiente universitário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.
RESENDE, Fernanda Mendes; MATTOS, M. J. V. M.. Participação em banca de Liliane Marques Lamounier.Efetivação de Políticas Públicas: percepção da equipe técnica do Centro Pop sobre o funcionamento do equipamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

23.
RESENDE, Fernanda Mendes; GONTIJO, C. L.. Participação em banca de Grazielle Andreia Moreno de Oliveira.Compreendendo o uso do álcool na adolescência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

24.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.. Participação em banca de Maria Fernanda Araújo Ferreira.Economia Solidária e Cultura: interfaces possíveis com a Psicologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

25.
RESENDE, Fernanda Mendes; PEREIRA FILHO, G.. Participação em banca de Alírio Ferreira Pinto.De Selvagem a Cidadão: representações sociais sobre a indianidade para professoras de ensino fundamental de escolas públicas em uma cidade do sul de Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

26.
RESENDE, Fernanda Mendes; QUINTEIRO, R. S.. Participação em banca de Adalto Vieira de Sousa Júnior.Contribuições da Análise do Comportamento na Educação: a visão do professor sobre o comportamento disciplinar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

27.
RESENDE, Fernanda Mendes; INCROCCI, L. M. M. C.; CHAVES, Ana Maria B. M.. Participação em banca de Poliana Mara Gonçalves.A vida de crianças e adolescentes abrigados: a perspectiva dos profissionais da educação e da coordenação de um abrigo em Caconde (SP). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

28.
RESENDE, Fernanda Mendes; PEREIRA, E.; BONATTO, F. R. O.. Participação em banca de Talita Luciana da Silva.Interferência da mídia e do consumo nas relações interpessoais na primeira infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

29.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Lidiane Raquel da Silva Gonçalves.Afetos silenciados: emoções e sentimentos da pessoa com Doença de Alzheimer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

30.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Kleiton Aparecido de Oliveira.Pedófilo e Abusador Sexual - semelhanças e diferenças: um olhar a partir da literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

31.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.. Participação em banca de Amanda Soares Nogueira.O significado de cuidado para cuidadores informais de idosos em atenção domiciliar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

32.
RESENDE, Fernanda Mendes; QUINTEIRO, R. S.. Participação em banca de Sheyla Pauliani de Paula."Aluno Problema"?: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem, família e escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

33.
RESENDE, Fernanda Mendes; CHAVES, Ana Maria B. M.. Participação em banca de Mayra Viana Vieira de Carvalho.A representação social de violência contra a mulher para jovens universitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

34.
RESENDE, Fernanda Mendes; GARCIA, L. T.. Participação em banca de Juliana Di Lorenzo Moraes.Em cada olhar, uma escola diferente: representações do ambiente escolar a partir da fotografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

35.
RESENDE, Fernanda Mendes; SARAIVA, Katia M. P.. Participação em banca de Jéssica Cristina Miranda.O envelhecimento a partir da percepção masculina: um estudo sobre representações sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

36.
TRINDADE, E.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Kátia Helena Martins.Empoderamento da mulher trabalhadora rural: análise de literatura relativa ao papel da política pública de crédito rural Pronaf-Mulher. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

37.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.. Participação em banca de Gleison de Souza Faria.Musicalizarte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

38.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, Ellika. Participação em banca de Priscilla Cristina Silva.Corpos silenciados: o lugar da sexualidade na cultura surda - uma pesquisa bibliográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

39.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Ana Elisa Rosa Lago e Bruna Alves da Costa.Identidade individual no casamento da perspectiva da psicologia social: um estudo bibliográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

40.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.; MATTOS, M. J. V. M.. Participação em banca de Karina Naia Claudiano.Políticas de Ação Afirmativa: autoconceito e superação das desigualdades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

41.
RESENDE, Fernanda Mendes; PEREIRA FILHO, G.. Participação em banca de Carla Carneiro Camargo.O décimo segundo jogador: implicações da cultura do futebol na construção da identidade nacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

42.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Adriana Garcia Gimenes.A constituição da identidade feminina pós-mastectomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

43.
RESENDE, Fernanda Mendes; FIOR, C. A.. Participação em banca de Célia Aparecida Martins.A dinâmica das relações afetivas entre pessoas casadas: o que modifica com o passar dos anos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

44.
RESENDE, Fernanda Mendes; SILVA, R. A.. Participação em banca de Mariliza Rós Baptista.Preconceitos contra a (o) homossexual em uma universidade católica do Sul de Minas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

45.
RESENDE, Fernanda Mendes; SILVA, R. A.. Participação em banca de Jéssica Joyce Pereira.Esteriótipos femininos e mídia no século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

46.
RESENDE, Fernanda Mendes; SILVA, R. A.. Participação em banca de Beatriz Pereira Silva.Adoção e homoparentalidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

47.
RESENDE, Fernanda Mendes; CAMPOS, R. F.. Participação em banca de Alessandra Barbosa Oliveira.Medo: um estudo das obras de Paulo Freire e Zygmunt Balman. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

48.
RESENDE, Fernanda Mendes; QUINTEIRO, R. S.. Participação em banca de Iagnês Barra e Souza.Ser Pai de Criança Autista: identidade e diversidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

49.
RESENDE, Fernanda Mendes; CHAVES, Ana Maria B. M.; PEREIRA FILHO, G.. Participação em banca de Alini Fernanda Ribeiro.Educação Higienista e os Grupos Escolares apresentados nos livros de história de cidades do Sul de Minas Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

50.
FIOR, C. A.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Francine Argentina da Silva.O psicólogo na assistência social: contribuições da psicologia comunitária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

51.
FIOR, C. A.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Laura Mandatto Bovo.Novas tecnologias: implicações na construção do sujeito contemporâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

52.
BRAGA, Tatiana B. M.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Adrielle Caetano de Oliveira.Biografias de feministas: a luta pelos direitos das mulheres a partir de suas protagonistas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

53.
TRINDADE, Ellika; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Marina Zotesso.O peso psicossocial da construção da obesidade como doença: análise da literatura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

54.
TRINDADE, Ellika; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Mariana Ricci Betti.A instituição família na assistência social: representações sociais em documentos das políticas públicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

55.
CHAVES, Ana Maria B. M.; PEREIRA FILHO, G.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Maristela Vasconcellos.As representações de gênero em contextos históricos na escola e em documentos oficiais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

56.
BONATTO, F. R. O.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Deo Stefano de Oliveira Magalhães.Adolescência e possibilidades de educação em linhas de fuga: dados para análise cartográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

57.
TRINDADE, Ellika; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Natália Cristina Salles Ferracin.Tornar-se mulher: a identidade da mulher de classe popular na contemporaneidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

58.
BONATTO, F. R. O.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Juliane Gonçalves dos Reis.Adolescência e Institucionalização: significados atribuídos ao acolhimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

59.
TRINDADE, Ellika; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Elen Katia Machado.O brincar na sociedade do consumo e o papel dos ídolos: uma análise de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

60.
TRINDADE, Ellika; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Katia Aparecida Penha Fernandes e Jessica Maria de Lima Pess.A atuação do psicólogo e a complexidade da pessoa em situação de rua: vulnerabilidade, políticas públicas e família. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

61.
TRINDADE, Ellika; Pereira, Sibelius Cefas; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Thais Ferreira de Barros.Efeitos dos processos de desterritorialização e reterritorialização na identidade cultural indígena: um estudo bibliográfico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

62.
RESENDE, Fernanda Mendes; CHAVES, Ana Maria B. M.; PEREIRA FILHO, G.. Participação em banca de Deborah Cristina Rodrigues de Gouvea.Patrimônio: identidade cultural e educação patrimonial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

63.
RESENDE, Fernanda Mendes; CHAVES, Ana Maria B. M.; PEREIRA FILHO, G.. Participação em banca de Cristina Sandra Barnes.As reformas educacionais no contexto da ditadura militar (1964-1985). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

64.
FIOR, C. A.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Gabriela Cristina de Oliveira Candido.Dificuldades de aprendizado e arte: uma intervenção a partir da confecção de bonecos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

65.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.; CHAVES, Ana Maria B. M.. Participação em banca de Caroline de Oliveira Rodrigues.O discurso da democracia racial: um mito operante no contexto socioeducacional brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

66.
RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.. Participação em banca de Juliane Gonçalves dos Reis.Adolescência e Institucionalização: significados atribuídos ao acolhimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

67.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Elen Katia Machado.O Brincar na Sociedade do Consumo e o Papel dos Ídolos: uma análise de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

68.
RESENDE, Fernanda Mendes; PEREIRA FILHO, G.. Participação em banca de Deborah Cristina Rodrigues de Gouvêa.Patrimônio: identidade cultural e educação patrimonial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

69.
CHAVES, Ana Maria B. M.; RESENDE, Fernanda Mendes; PEREIRA FILHO, G.. Participação em banca de Cristina Sandra Barnes.As Reformas Educacionais no Contexto da Ditadura Militar (1964-1985). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

70.
TRINDADE, E.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Thais Ferreira de Barros.Efeitos dos Processos de Desterritorialização e Reterritorialização na identidade cultural indígena: um estudo bibliográfico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

71.
BONATTO, F. R. O.; RESENDE, Fernanda Mendes; CHAVES, Ana Maria B. M.. Participação em banca de Caroline de Oliveira Rodrigues.O Discurso da Democracia Racial: um mito operante no contexto socioeducacional brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

72.
FIOR, C. A.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Gabriele Cristina de Oliveira Cândido.Dificuldade de Aprendizado e Arte: uma intervenção a partir da confecção de bonecos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

73.
TRINDADE, E.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Jéssica Maria de L. Pessoa e Kátia Aparecida P. Fernandes.A Atuação do Psicólogo e a Complexidade da Pessoa em Situação de Rua: vulnerabilidade, políticas públicas e família. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

74.
RESENDE, Fernanda Mendes; CARUSO, M. A.; OREILLY, M. C. R. B.. Participação em banca de Pâmela Presti Saraiva.Adolescência: uma reflexão a partir da relação entre professores e alunos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

75.
SARAIVA, Katia M. P.; RESENDE, Fernanda Mendes; BONATTO, F. R. O.. Participação em banca de Débora Bacetti Quintiliano.Gravidez na Adolescência: um estudo sobre a gestação e suas implicações na vida escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

76.
CHAVES, Ana Maria B. M.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Cintia Quirino de Souza.A prática docente e o desafio da diversidade cultural na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

77.
BONATTO, F. R. O.; RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, Ellika. Participação em banca de Edenilson Eufrosino de Souza.Nós. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

78.
BONATTO, F. R. O.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Polianna Teixeira Olegário.História da África e cultura afrodescendente: possibilidades e desafios na implantação da lei 10.639/03 no âmbito educacional poçoscaldense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

79.
CHAVES, Ana Maria B. M.; RESENDE, Fernanda Mendes; SIMPLICIO, Cleusa Maria. Participação em banca de Maristela Silva Pereira.A cultura popular nos livros didáticos da rede municipal de ensino de Poços de Caldas/MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

80.
RESENDE, Fernanda Mendes; TRINDADE, E.. Participação em banca de Mônica Aparecida Fernandes.Compulsão Alimentar entre Estudantes Universitários: estudo em uma universidade particular de Poços de Caldas, MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

81.
RESENDE, Fernanda Mendes; SARAIVA, Katia M. P.. Participação em banca de Fabiane Belarmino de Souza.Psicologia, Adolescência e Religião: experiências de jovens na Renovação Carismática Católica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

82.
RESENDE, Fernanda Mendes; QUINTEIRO, R. S.. Participação em banca de Vivian Cancian.Psicologia do Esporte: motivações em adolescentes em uma escolinha de futebol de iniciação esportiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

83.
RESENDE, Fernanda Mendes; FERNANDES, M. C.. Participação em banca de Stella Miriam Bernardi.Transtorno Bipolar: uma revisão de literatura e suas implicações no tratamento através da Terapia Comportamental Cognitiva. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

84.
RESENDE, Fernanda Mendes; PEREIRA, S. C.. Participação em banca de Naiara de Figueiredo Rocha.Crianças Moradoras de um Abrigo: apego e desenvolvimento saudável. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

85.
RESENDE, Fernanda Mendes; SARAIVA, Katia M. P.. Participação em banca de Fernanda Bertozzi Oliveira Andrade.Gravidez e Tabagismo: um estudo a partir da perspectiva da gestante. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

86.
Pereira, Sibelius Cefas; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Cintia Michele Honor Moreira.Efetividade dos programas de proteção socioeducativos destinados à criança e adolescente conforme o ECA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

87.
PEREIRA FILHO, G.; RESENDE, Fernanda Mendes; BRAGA, M. H.. Participação em banca de Ana Gabriela Pelozzi.Feminização do Magistério. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

88.
ZUCOLOTO, K. A.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Veronica Fonseca Franco.O direito da criança à educação infantil de qualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

89.
ZUCOLOTO, K. A.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Ana Paula de Oliveira.A voz da criança nas atividades de brincadeira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

90.
BONATTO, F. R. O.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Betânia Aparecida de Oliveira.Leitura e criticidade: o que a Revista Nova Escola tem divulgado sobre este binômio nos últimos dois anos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

91.
RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Alunos do Curso NFVIII C.O Ensino em Poços de Caldas - 1965 à 1985. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas - UEMG.

92.
CHAVES, Ana Maria B. M.; RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Maria Sirlei de Assis et al.A prática docente e as manifestações dos alunos da zona rural. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas - UEMG.

93.
RESENDE, Fernanda Mendes; XAVIER, M. C.. Participação em banca de Alunas do NF VIII.Indisciplina na Escola: uma análise na perspectiva da cultura. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

94.
RESENDE, Fernanda Mendes. Participação em banca de Alunos do Curso NF VIII.Educação de trânsito em exercício da cidadania. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas - UEMG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MORSELLI JUNIOR, J. C. M.; RESENDE, Fernanda Mendes. Comissão Examinadora do Processo de Provimento Interno de Vagas para Docentes do Curso de Pedagogia. 2005. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Nacional de Psicologia na Assistência Social da ABRAPAS. 2018. (Encontro).

2.
II Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social.Conselho Tutelar: representação de uma parcela da população de Poços de Caldas sobre sua atuação. 2018. (Simpósio).

3.
II Simpósio Nacional Psicologia e Compromisso Social.RESSIGNIFICANDO OS PAPÉIS DA MULHER ATRAVÉS DE INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS: RELATO DE UM GRUPO DE DISCUSSÃO REALIZADO COM ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUL DE MINAS. 2018. (Simpósio).

4.
V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Nas Ondas da Psicologia. 2018. (Congresso).

5.
XXI Encontro Regional da ABRAPSO Minas. 2018. (Encontro).

6.
XXI Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Novas abordagens de comunicação com a sociedade: Programa Nas Ondas da Psicologia. 2018. (Encontro).

7.
II Mostra de Extensão da PUC Minas.Desenvolvimento Psicosocial e Psicopedagógico: intervenções contemporâneas na Educação. 2017. (Outra).

8.
XI Mostra Psi em Cena.Estrelas Além do Tempo. 2017. (Outra).

9.
X Mostra Psi em Cena.A Garota Dinamarquesa. 2017. (Outra).

10.
Tráfico de Pessoas, Trabalho Escravo e Migração. 2016. (Outra).

11.
VII Mostra Psi em Cena.Dentro de Casa. 2016. (Outra).

12.
XIV Congresso Interdisciplinar Saúde, Educação e Trabalho. Psicologia e Formação Docente: novos desafios. 2016. (Congresso).

13.
VIII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação. Escritores de livros de histórias de cidades mineiras: motivações e intenções (1910-1971). 2015. (Congresso).

14.
VIII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais - COPEHE - MG. 2015. (Congresso).

15.
VIII Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais - COPEHE - MG.Intelectuais, historiografia e História da Educação. 2015. (Simpósio).

16.
VI Mostra Psi em Cena.Distrito 9. 2015. (Outra).

17.
Convite ao Pensar: A mulher e a violência.Mulheres e violência. 2014. (Encontro).

18.
I Seminário de Verão. 2014. (Outra).

19.
X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação. Os sujeitos da escola: representação de professores e alunos nos livros de história das cidades mineiras. 2014. (Congresso).

20.
X Congresso Lusobrasileiro de História da Educação. As imagens da escola nas cidades: representações da arquitetura escolar através de fotografias nos livros de história de cidades mineiras. 2014. (Congresso).

21.
XII Congresso Interdisciplinar Saúde, Educação e Trabalho. Psicologia, Educação e Inclusão Social: preconceitos e discriminações nos espaços escolares. 2014. (Congresso).

22.
XI Jornada de Psicologia da PUC Minas Poços de Caldas. 2014. (Outra).

23.
II Seminário de Pesquisa: A institucionalização da escola primária no Brasil: investigações comparadas.Estudos comparados acerca das representações sobre a escola primária no Brasil. 2013. (Seminário).

24.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. Brasil e Argentina: histórias conectadas da educação a partir dos livros de histórias de cidades. 2013. (Congresso).

25.
IX Jornada da Psicologia. 2012. (Outra).

26.
Seminario Curricular de Doctorado "Historia de la educación: archivos y fuentes. 2012. (Seminário).

27.
XVII Jornadas Argentinas de Historia de la Educación. História da Educação e histórias de cidades: os autores e a escrita dos livros de história das cidades mineiras (Brasil). 2012. (Congresso).

28.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. 2011. (Congresso).

29.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Mulher, mãe e dona de casa: a representação da mulher poçoscaldense no Jornal Diário de Poços de Caldas (1944-1964). 2011. (Congresso).

30.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Chico Rei Clube: contribuições para a história da educação dos negros em Poços de Caldas, MG (1963-1995). 2011. (Congresso).

31.
VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Educação dos negros em Poços de caldas, MG: a história do Chico Rei Clube (1963-1975). 2011. (Congresso).

32.
VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. A representação da mulher poçoscaldense no Jornal Diário de Poços de Caldas (1944-1964). 2011. (Congresso).

33.
VI Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. 2011. (Congresso).

34.
VIII Congresso Lusobrasileiro de História da Educação. História das famílias de Poços de Caldas: representações a partir da imprensa escrita (1944-1964). 2010. (Congresso).

35.
VIII Congresso Lusobrasileiro de História da Educação. História dos grupos escolares de Poços de Caldas/MG. 2010. (Congresso).

36.
VIII Congresso Lusobrasileiro de História da Educação. 2010. (Congresso).

37.
Curso de Aprofundamento em Jogos Cooperativos. 2007. (Oficina).

38.
Debate sobre Reavaliação - Núcleo de Formação Didático-Pedagógica - PUC-MG. 2006. (Outra).

39.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação - A Educação e seus Sujeitos na História. 2006. (Congresso).

40.
VI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação. 2006. (Congresso).

41.
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Poços de Caldas: memória, sociedade e educação (1893). 2006. (Congresso).

42.
III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. 2005. (Congresso).

43.
III Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Método intuitivo e a escola nova: discussões educacionais em fins do século XIX e início do século XX. 2005. (Congresso).

44.
III Mostra de Produção Científica da UNIPAC.História do Município de Poços de Caldas: novas fontes, olhares e identidades. 2005. (Outra).

45.
II Mostra de Extensão da PUC Minas.Atividades do Núcleo Cultural, Memória e Sociedade. 2005. (Outra).

46.
Pedagogía 2005 - Encuentro por la unidad de los educadores.Piedra Branca: Universidad solidaria en Caldas. 2005. (Encontro).

47.
Seminário sobre Currículo Oculto: a quem interessa?. 2005. (Seminário).

48.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz - ANPUH.Villa de Poços, 1893: história e memória de Poços de Caldas. 2005. (Simpósio).

49.
XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz - ANPUH.Relações entre Método Intuitivo e Escola Nova em Minas Gerais nas primeiras décadas republicanas. 2005. (Simpósio).

50.
Fórum Mundial de Educação São Paulo - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

51.
III Congresso Brasileiro de História da Educação - SBHE. 2004. (Congresso).

52.
III Festival de Jogos Cooperativos e I Encontro Íbero-Americano de Jogos Cooperativos. 2004. (Encontro).

53.
Retrospectiva 1964/2004 - 40 anos do Golpe Militar.Retrospectiva 1964/2004 - 40 anos do Golpe Militar. 2004. (Outra).

54.
Semana Científica - FaE/UFMG e AME/UEMG. 2004. (Outra).

55.
I Congresso Internacional de Educação. 2003. (Congresso).

56.
II Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. Novos Métodos para a Produção de Novos Sujeitos Sociais na Primeira República (Minas Gerais). 2003. (Congresso).

57.
III Semana de Estudos em Letras e Pedagogia - FAFIC.A Produção de Novos Sujeitos Sociais a partir da Apropriação de Novos Métodos de Ensino (Minas Gerais - Primeira República). 2003. (Outra).

58.
Atividade Acadêmica FUNJOB/FAFIC.A História do Docente em Minas Gerais - séc. XIX e XX. 2002. (Outra).

59.
II Congresso Brasileiro de História da Educação. Divulgação do Método de Ensino Intuitivo nas Primeiras Décadas Republicanas. 2002. (Congresso).

60.
XIII Encontro Regional de História.Novas Abordagens no Ensino de História da Educação. 2002. (Encontro).

61.
I Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais. O Método Intuitivo em Minas Gerais (Primeira República). 2001. (Congresso).

62.
VII Encontro de Pesquisa da FaE.O Domínio das Coisas: o Método Intuitivo em Minas Gerais nas primeiras décadas da República. 2001. (Encontro).

63.
23ª Reunião Anual da ANPED. 2000. (Outra).

64.
I Congresso Brasileiro de História da Educação. Divulgação e Apropriação do Método Intuitivo em Minas Gerais. 2000. (Congresso).

65.
22ª Reunião Anual da ANPED. 1999. (Outra).

66.
I Semana de Pós-Graduação da UFMG.Os Relatórios Oficiais como Fonte para a História da Educação em Minas Gerais no Império (1829-1887). 1999. (Outra).

67.
IV Congresso e IV Mostra de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFV. História da Educação e Estatística Escolar: o processo de escolarização de Minas Gerais no século XIX. 1999. (Congresso).

68.
VI Encontro de Pesquisa da FaE/UFMG.O Método Intuitivo: uma introdução às Primeiras Lições de Coisas. 1999. (Encontro).

69.
V Encontro de Pesquisa da FaE/UFMG.Os Relatórios Oficiais e a Instrução Pública em Minas Gerais (1852-1887). 1998. (Encontro).

70.
XI Encontro Regional de História - ANPUH.A Instrução Pública nos Relatórios de Presidentes de Província (MG, 1852-1887). 1998. (Encontro).

71.
II Semana de Psicologia da PUC Minas. 1996. (Outra).

72.
IV Semana de Formação de Educadores Infantis de Creches e Pré-Escolas. 1996. (Outra).

73.
IX Encontro Mineiro de Psicologia Social. 1996. (Encontro).

74.
Projeto Acontecer IV. 1996. (Outra).

75.
I Semana de Psicologia da PUC/MG. 1995. (Outra).

76.
V Encontro Regional de Estudantes de Psicologia. 1995. (Encontro).

77.
V Seminário da Residência em Psicologia da PUC/MG. 1995. (Seminário).

78.
II Seminário Mineiro - O uso de testes psicológicos. 1994. (Seminário).

79.
XIV ENEP. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RESENDE, Fernanda Mendes; FIOR, C. A. ; SARAIVA, Katia M. P. ; CAMPOS, Ronny F. . XII Jornada de Psicologia. 2015. (Outro).

2.
RESENDE, Fernanda Mendes; FIOR, C. A. ; SARAIVA, Katia M. P. ; CAMPOS, Ronny F. . XI Jornada de Psicologia. 2014. (Outro).

3.
RESENDE, Fernanda Mendes; SOUZA, Elisangela de. . III Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e II Seminário de Saúde Mental Infanto-Juvenil. 2010. (Outro).

4.
RESENDE, Fernanda Mendes; SOUZA, Elisangela de. . II Seminário de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2009. (Outro).

5.
RESENDE, Fernanda Mendes. Semana de Estudos em Ciências da Educação: educação em movimento. 2006. (Outro).

6.
RESENDE, Fernanda Mendes. Retrospectiva 1964/2004 - 40 anos do Golpe Militar. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula Montenegro Euzebio. Mulheres que querem mudanças e se juntam: as potencialidades transformadoras do movimento feminista no contexto escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

2.
Camila Reis Alves Fernandes. Contribuições do diagnóstico para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH): impulsiona ou paralisa?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

3.
Isabela Alves Generoso. "ACHO QUE SÓ DE VOCÊ EXISTIR VOCÊ JÁ É ALGUÉM NA VIDA?: Implicações do Neoliberalismo no processo identitário do adolescente na atualidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

4.
Janaína Vieira Eduardo. "SE ELE PARAR DE FAZER PIPAS VAI AJUDAR, PORQUE SE ELE PARAR DE FAZER PIPAS PODE PEGAR O CADERNO E ESTUDAR": A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS SOBRE O FRACASSO ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

5.
Karina Mello Cruz. ?Eu não conseguia lidar com o meio termo de ser só uma menina com roupa de menino?: a construção da identidade de pessoas transexuais.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

6.
Laura Hilário Rodrigues. Representação Social de Envelhecimento para Idosos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

7.
Luana Ribeiro Dantas. Um estudo social e fenomenológico sobre as influências territoriais na construção do sujeito. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

8.
Maria Carolina Sales do Couto. Arte no metrô: a música de rua como forma de empoderamento populacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

9.
Mariana Aparecida Saraiva de Oliveira. "O objetivo da vida é a morte": a compreensão do sujeito suicida através do olhar da psicanálise. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

10.
Mayra Giulianne Buono Antunes. O trabalho do psicólogo no significado do adoecer com a criança e a família na oncologia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

11.
Rafaela Tomazela Ferraz. "CADA PALAVRA QUE ME DESTRUÍA ERA UM CORTE QUE EU FAZIA": compreensão das causas do comportamento autolesivo em adolescentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

12.
Sarah Helena Caldas Ferreira. O ADULTO VELHO E OS ESTUDOS SOBRE PSICOMOTRICIDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

13.
Alini Fernanda Ribeiro. Educação higienista e grupos escolares apresentados nos livros de histórias de cidades do sul de Minas Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

14.
Mariliza Rós Baptista. Preconceitos contra a(o) aluna(o) homossexual em uma universidade católica do sul de Minas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

15.
Alessandra Barbosa de Oliveira. Medo: um estudo das obras de Paulo Freire e Zygmunt Bauman. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

16.
Jéssica Joyce Pereira. Estereótipos femininos e mídia no século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

17.
Beatriz Pereira Silva. Adoção e homoparentalidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

18.
Célia Aparecida Martins. A dinâmica das relações afetivas entre pessoas casadas: o que modifica com o passar dos anos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

19.
Carla Carneiro Camargo. O décimo segundo jogador: implicações da cultura do futebol na construção da identidade nacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

20.
Iagnês Barra e Souza. Ser pai de criança autista: identidade e diversidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

21.
Adriana Garcia Gimenes. A constituição da identidade feminina pós-mastectomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

22.
Elaine de Cássia Papia Fernandes. Representação de professores e alunos nos livros de histórias de cidades mineiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

23.
Carolina Congio Faria de Lima. A representação dos Grupos Escolares através de imagens e fotografias dos livros de histórias de cidades mineiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

24.
Pâmela Presti Saraiva. Adolescência: uma reflexão a partir das relações entre professores e alunos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

25.
Marília Freitas Rossi. Juventudes em contexto: construção de identidades na educação integral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

26.
Ana Paula Rios dos Santos Dinali. Trajetórias escolares das camadas populares: o acesso e a permanência de jovens pobres no ensino superior. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

27.
Bianca Aparecida Freitas. Interseções entre trajetórias de vida e estudo: consequências da evasão escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

28.
Renata Elizandra Assis. Juventudes e contemporaneidade: perspectivas de futuro de adolescentes das camadas populares em uma escola pública de Poços de Caldas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

29.
Gabriela Camargo Scassiotti. Chico Rei Clube: contribuições para a história da educação dos negros em Poços de Caldas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

30.
Patrícia Carvalho de Arruda. Representação das famílias poçoscaldenses a partir do Jornal Diário de Poços de Caldas (1944-1964). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

31.
Aline Vieira. Abrigamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

32.
Poliana Machado Dias Del Claro. Violência na escola: cotidiano em uma escola municipal da cidade de Poços de Caldas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

33.
Danielle de Almeida Cardoso. Uma análise do PROUNI em uma universidade do sul de Minas Gerais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

34.
Carla Andressa Moronta Pontes. Avaliação psicológica nas organizações: seleção de pessoal e a utilização de testes psicológicos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

35.
Fabiane Belarmino de Sousa e Liandra Aparecida N. Azarias. Psicologia, adolescência e religião: experiências de jovens na Renovação Carismática Católica.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

36.
Liandra Aparecida Nicolau. Psicologia, adolescência e religião: experiências de jovens na Renovação Carismática Católica.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

37.
Fernanda Bertozzi Oliveira Andrade. Gravidez e tabagismo: um estudo a partir da perspectiva da gestante.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

38.
Franciane Seco Delavia. Os idosos e a vivência do lazer: um estudo no sul de Minas Gerais.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

39.
Mônica Aparecida Fernandes. Compulsão alimentar entre estudantes universitários: estudo em uma universidade particular de Poços de Caldas, MG.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

40.
Naiara de Figueiredo Rocha. Crianças moradoras de um abrigo: apego e desenvolvimento saudável.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

41.
Stella Mirian Bernardi. Transtorno Bipolar: uma revisão da literatura e suas implicações no tratamento através da Terapia Comportamental-Cognitiva.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

42.
Vivian Cancian. Psicologia do Esporte: motivações em adolescentes em uma escolinha de futebol de iniciação esportiva.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

43.
Gislene Cristina de Oliveira. História dos Grupos Escolares em Poços de Caldas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

44.
Juliana Leal Ferrari. Educação feminina em Poços de Caldas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

45.
Vanessa Orozimbo. A Inserção dos Negros nas Universidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

46.
Ingrid Linhares Chimanovsky. Educação da criança negra em Poços de Caldas na Primeira República. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

47.
Carina Franco Solia. Educação e Sociologia: crianças de creche e escolas particulares. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Poços de Caldas. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

48.
Maria de Lourdes Bruno. Discriminação racial nas relações interpessoais em escolas públicas do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas - UEMG. Orientador: Fernanda Mendes Resende.

49.
Ana Lúcia S Gonçalves, Gisele A Carvalho, Rosana C Ventura. Educação Ambiental e Cidadania. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas - UEMG. Orientador: Fernanda Mendes Resende.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
RESENDE, Fernanda Mendes. Preconceitos e discriminações nos espaços escolares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RESENDE, Fernanda Mendes. Mulheres e violência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Pesquisadora do Grupo "Por uma História da Escola Primária no Brasil". Pesquisa aprovada através de solicitação de Auxílio à Pesquisa - Edital Universal MCT/CNPq n.15/2007 (Processo n.480462/2007-0). Projeto nacional coordenado pela Professora Dra. Rosa Fátima de Souza, da UNESP Araraquara. Período: 2007 a 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 2:56:04