Renato Rodrigues Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1931267781220159
  • Última atualização do currículo em 14/09/2017


Possui graduação em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), doutorado em Oceanografia Química pela University of Liverpool (2002), e pós-doutorado em Geoquímica Orgânica - Florida International University, EUA (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Química, Poluição Marinha e Química Analítica, desenvolvendo pesquisa nas áreas de paleoambiente e biogeoquímica de matéria antrópica e natural em sistemas costeiros e marinhos. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Ambiental da UFES de julho de 2007 a dezembro de 2008. Foi chefe do Departamento de Oceanografia e Ecologia da UFES de março de 2009 a março de 2012. É coordenador do Laboratório de Geoquímica Ambiental do Dpto de Oceanografia e Ecologia-UFES e atual Diretor do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Rodrigues Neto
Nome em citações bibliográficas
NETO, R.R.;RODRIGUES NETO, R.;Neto, Renato R.;rodrigues neto, renato;RODRIGUES NETO, RENATO;ROGRIGUES NETO, RENATO;NETO, RENATO RODRIGUES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Oceanografia e Ecologia.
Campus Universitário Goiabeiras, Av. Fernando Ferrari, 514 - DERN -UFES
Goiabeiras
29075910 - Vitória, ES - Brasil
Telefone: (27) 40097787
Fax: (27) 40092500
URL da Homepage: http://www.oceanografia.ufes.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Oceanografia Química.
University of Liverpool, LIVERPOOL, Inglaterra.
Título: The Biochemical Response of Deep-sea Holothurians to Temporal Variation in Food Supply at the Deep-Sea Floor, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: George Andrew Wolff.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: holothurians; lipids; dee-sea; food supply; biochemical variation.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1996 - 1998
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Determinação de feopigmentos, proteínas solúveis e lipídios em sedimentos da Lagoa do Peri, Ilha de Santa Catarina, SC,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Luiz Augusto dos Santos Madureira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: biomarcadores; diagenese; lipidios.
1991 - 1996
Graduação em Bacharelado Em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Dilson Roque Zanette.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2002 - 2003
Pós-Doutorado.
Florida International University, FIU, Estados Unidos.
Bolsista do(a): National Science Fundation, NSF, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química / Especialidade: Interações Químico-Biológicas/Geológicas das Substâncias Químicas da Água do Mar.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Quimica Ambiental.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professo Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2007 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Ecologia e Recursos Naturais.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
12/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Ecologia e Recursos Naturais.

6/2004 - Atual
Ensino, Oceanografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oceanografia Química II
Oceanorgafia Química I
Poluição Marinha
08/2007 - 12/2007
Ensino, Oceanografia Ambiental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Oceanografia Ambiental
7/2004 - 03/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciencias Humanas e Naturais, Departamento de Ecologia e Recursos Naturais.

Cargo ou função
Membro de comissão PIBIC.


Linhas de pesquisa


1.
Origem, fluxos e destino da matéria orgânica
2.
Geoquímica orgânica
3.
Contaminação e Poluição
4.
Relação entre a matéria orgânica e os organismos


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Avaliação de contaminantes (metais e hidrocarbonetos) na APA Costa das Algas de Santa Cruz e entorno em Aracruz - ES
Descrição: O estado do Espírito Santo é um estado de múltiplas aptidões, com elevado potencial turístico, industrial e áreas de riquezas naturais. Nesse âmbito, o município de Aracruz está no foco do desenvolvimento com a instalação de novas fábricas, grande estaleiro, ampliação e construção de portos e exploração de petróleo. Além do crescimento econômico esse município apresenta características relevantes: 1) áreas de interesse ambiental como a Área de Proteção Ambiental Costa das Algas e a Área de conservação da vida Silvestre (Decreto 4340/2002 em 17 de junho de 2010); 2) patrimônio histórico cultural, caracterizado principalmente pela presença das aldeias indígenas nas margens dos rios Piraquê-Açu e Piraquê-mirim; e 3) atividades pesqueiras tradicionais. O desenvolvimento econômico é necessário para atender a demanda de itens destinados ao bem estar das populações, para criar novos produtos com a instalação de novas fábricas e indústrias para gerar ação de outras fontes de renda e emprego, assegurando a estabilidade econômica e social de uma região. A necessidade de geração de renda, empregos e bem estar social deve ser em consonância com a preservação dos recursos naturais. O conhecimento da dinâmica do ambiente permite aos gestores desenvolverem ações de proteção e uso adequado do mesmo, a fim de garantir a continuidade da disponibilidade de tais recursos, proteção de Esta proposta tem como objetivo avaliar os processos geoquímicos do Sistema Estuarino dos Rios Piraquê-Açu e Mirim (SEPAM) e do litoral de Aracruz que ocorreram no passado (através do uso de testemunhos sedimentares), e comparar com as condições presentes (através de sedimento superficial). Assim, pretende-se avaliar o histórico do aporte de metais pesados e hidrocarbonetos na região, bem como identificaros processos que levaram as possíveis alterações na qualidade da matéria sedimentar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Coordenador.Financiador(es): FAPES Fundação de Apoio a Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Distribuição de lipídeos em folhas de mangue em estuários de diferentes regiões da costa brasileira - DILFER.
Descrição: Os estuários são ecossistemas litorâneos de transição entre o oceano e o continente, onde ocorre a diluição entre a água do mar adjacente e a água da drenagem fluvial. Nos estuários tropicais e subtropicais ocorrem os manguezais que apresentam condições propícias para a alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies animais, sendo considerado como importantes fontes de nutrientes e matéria orgânica, assim um grande exportador de matéria orgânica para o ambiente marinho. Uma das linhas de pesquisa utilizadas para indicar processos diferenciados em determinadas regiões é o estudo da matéria orgânica presente no ambiente aquático, focando nos marcadores moleculares lipídicos, pois estes fornecem informações sobre suas proveniências. Além de que, diferentes influentes geoquímicos no sistema de mangue ao nível de localizações de características climáticas diferente, alteraram tais composições. Portanto, o projeto se desenvolverá em torno do estudo da caracterização dos lipídeos das principais espécies da flora de quatro estuários da costa brasileira no Espírito Santo, Pará, Bahia e Santa Catarina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Coordenador.
2012 - Atual
Caracterização Ambiental da Bacia do Espírito Santo e porção norte da Bacia de Campos (Sistema Pelágico e Físico-Química da Água e Sedimentos) ? Projeto AMBES
Descrição: O ambiente pelágico abriga uma grande diversidade de organismos que vai desde as pequenas bactérias até os grandes mamíferos como as baleias. A complexa estrutura envolvendo estas diferentes comunidades biológicas e o ambiente abiótico é, ainda, pouco conhecida, especialmente em regiões oceânicas. A Bacia do Espírito Santo e porção norte da Bacia de Campos são lugares pouco estudados, mas que vem apresentando resultados relevantes quanto a sua diversidade biológica e estrutura ambiental. Seus ambientes nerítico e oceânico servem como berçário para uma gama variada de espécies, além de ser um dos principais locais de nidificação de aves marinhas da costa brasileira, de rotas de baleias, de desova e migração de tartarugas, contando ainda com a presença de algas calcarias e bancos de laminarias, incluindo a porção sul do Banco de Abrolhos. Tudo isto eleva a região da Bacia do Espírito Santo e porção norte da Bacia de Campos à áreas de relevante importância biológica, econômica e social. Estas áreas compreendem um dos setores mais importantes do mar brasileiro devido à exploração de petróleo e gás. O grande benefício gerado pelo investimento feito nos últimos anos na produção de petróleo e gás trás consigo também uma grande responsabilidade e preocupação pela sustentabilidade dos ecossistemas costeiros e oceânicos associados às áreas de exploração, as quais se situam próximos a ambientes e fenômenos particularmente sensíveis e pouco conhecidos, tais como os recifes de corais do Banco de Abrolhos, os estuários, os bancos submarinos da Cadeia Vitória Trindade e o Vórtice de Vitória. É importante para a indústria de petróleo e gás que o ambiente seja conhecido com dados confiáveis de maneira que metas, planos e controles sejam realizados corretamente com base em dados concretos. A avaliação do ambiente pelagial da Bacia do Espírito Santo e porção norte da Bacia de Campos é de extrema importância, especialmente com relação à base da cadeia alimentar marinha.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Integrante / Luiz Fernando Loureiro Fernandes - Coordenador.
2011 - Atual
A interação entre a hidrodinâmica de meso-escala com o transporte de nutrientes, a produtividade primária e a comunidade zooplanctônica na costa centro-sul do Espírito Santo - HIMES
Descrição: O projeto HIMES está fundamentado na coleta in situ de informação físicas, químicas e biológicas à bordo do NOc. Cruzeiro do Sul. As observações serão realizadas ao longo de dois transectos perpendiculares à costa capixaba, ao longo da Cadeia Vitória-Trindade e no entorno das Ilhas Trindade e Martin Vaz. : A região costeira do Espírito Santo tem uma abrangência de mais de 400 km e é uma das mais ricas em biodiversidade e em habitas desde manguezais até a cadeia Vitória-Trindade. Esta cadeia tem 1140km de extensão tem uma influência ainda desconhecida sobre as correntes e a distribuição de massas de água (hidrodinâmica) na porção leste da plataforma continental brasileira. Este projeto, dentro do Laboratório de Geoquímica Ambiental, tem como objetivo a avaliação da relação entre a dinâmica em plataforma e na margem continental da costa do Espírito Santo com a distribuição/disponibilidade de nutrientes inorgânicos dissolvidos (Ortofosfatos, Nitrito, Nitrato e silício dissolvido reativo) e da matéria orgânica. Um cruzeiro de 15 dias foi realizado a bordo do Navio Cruzeiro do Sul de maneira a coletar dados físico-químicos in situ e amostras de água para posterior análise em laboratório. Tem-se como meta avançar no conhecimento da relação desta cadeia e do talude com possíveis efeitos de ressurgência que teoricamente aumentaria a quantidade de nutrientes e consequentemente a produtividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Integrante / Renato David Ghisolfi - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Defesa - Comando da Marinha - Outra.
2009 - 2011
PROCESSOS GEOQUÍMICOS, SEDIMENTARES E MODELAGEM EM ESTUÁRIOS COM MÚLTIPLOS USOS DO SEU ENTORNO - CASADINHO
Descrição: Esta proposta tem como objetivo fortalecer e consolidar a linha de pesquisa Processos Físicos, Químicos e Geomorflógicos de Sistemas Costeiros e Marinhos da única área de Concentração Sistemas Costeiros e Marinhos do Programa de Pós-Graduação de Oceanografia Ambiental (PPGOAm) da UFES através de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geoquímica Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF). Como ferramenta e via de execução deste propósito, apresenta-se um projeto científico integrado de estudo dos processos geoquímicos, sedimentares e de modelagem numérica que pode ser aplicado a estuários com diversos usos do seu entorno. Como ferramenta de fortalecimento do programa não-consolidado, propõe-se um projeto científico com foco em estuários, área em que o programa consolidado possui forte vocação e experiência. Este poderá ser utilizado como temas nas dissertações de mestrado, teses de doutorado e disciplinas propostas. Os ecossistemas estuarinos possibilitam uma ampla gama de bens e serviços ambientais à sociedade, constituindo, portanto, considerável importância tanto ecológica como econômica. Em parte, tais benefícios são sustentados por elevadas taxas de produtividade biológica. Na região tropical, os estuários são muitas vezes associados aos manguezais que, além de promoverem a proteção física da costa contra a erosão costeira, atuam como berçários para inúmeras espécies de organismos, funcionando como fonte de alimento, renda e recreação humana. Porém a falta de planejamento e regulamentação de diversas atividades humanas tem provocado graves problemas ambientais nestes ecossistemas, como a eutrofização e contaminação química e, consequentemente, danos às comunidades bióticas, além de contaminação por microorganismos patogênicos. Devido ao incremento da degradação ambiental dos estuários torna-se necessário desenvolver programas de avaliação do nível de integridade dos ecossistemas estuarinos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Integrante / Gilberto Fonseca Barroso - Integrante / Alex Cardoso Bastos - Coordenador / Renato David Ghisolfi - Integrante / Valéria da Silva Quaresma - Integrante / Marcelo Correa Bernardes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
Avaliação Ambiental Integrada de Ambientes Estuarinos: Estudo de Caso do Sistema Estuarino de Vitória (Espírito Santo)
Descrição: O sistema estuarino da Ilha de Vitória é composto pela Baía de Vitória, Canal da Passagem e Baía do Espírito Santo. Este complexo de ambientes aquáticos está sujeito a consideráveis pressões ambientais associadas à urbanização (Barroso & Dias Jr., 1997; Barroso et al., 1997; Neto et al., 2006), atividades agropecuárias (Binda, 2006), industrialização e atividades portuárias. Apesar deste cenário, diversas comunidades litorâneas dependem de bens e serviços proporcionados por estes ecossistemas. Além dos inerentes conflitos de usos do sistema estuarino, como por exemplo, a pesca com a poluição da água, há potenciais riscos para saúde pública em função da recreação por contato primário ou pelo consumo de frutos-do-mar contaminados por microorganismos patogênicos, bitoxinas, contaminantes orgânicos e metais pesados. O desenvolvimento de programas de conservação e uso sustentável do sistema estuarino é imprescindível para assegurar melhorias da qualidade de vida das comunidades associadas e para possibilitar novas oportunidades de desenvolvimento econômicos, como o potencial para o ecoturismo no sistema estuarino...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Integrante / G F Barroso - Coordenador.Financiador(es): Fundo de Apoio a Ciencia e Tecnologia do Municipio de Vitória - Auxílio financeiro.
2007 - 2012
Estruturação e implementação de cinco laboratórios de Oceanografia Biológica e Química com foco em monitoramento ambiental de águas profundas
Descrição: Rede Temática de monitoramento ambiental marinho. Tipo de Despesa: Implantação de infra-estrutura laboratorial (8.2.3) Prazo de Execução: Dezoito (18) meses. Objetivo: Implantar e estruturar laboratórios na área de Oceanografia Biológica e Química (Planctologia, Bentologia, Nectologia, Ecologia Pesqueira e Oceanografia Química) para viabilizar a execução de projetos na área de monitoramento ambiental marinho na Bacia do Espírito Santo, visando garantir um crescimento ambientalmente sustentável da exploração de petróleo nessa região. Valor financiado: R$ 800.000,00..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
VARIAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL DOS PARÂMETROS ECOLÓGICOS DE UM AMBIENTE IMPACTADO, O CANAL DA PASSAGEM
Descrição: O projeto tem como objetivo acompanhar a variação diurna e anual química, física e biológica no Canal da Passagem (coluna d´água) fornecendo ferramentas de gestão e controle ambiental para o ambiente mais impactado do Sistema Estuarino da Grande Vitória, o canal da Passagem. Para alcançar este, vários parâmetros serão avaliados (Químicos, biológicos e físicos). Entre as perguntas que se predente responder, é saber qual a dinâmica do oxigênio na coluna d'agua, e os efeitos da anoxia no sistema..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Coordenador / G F Barroso - Integrante / Camilo Dias Junior - Integrante / Júlio Chacaltana - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Vitória - Auxílio financeiro.
2006 - 2010
Criação do Centro Vocacional Tecnológico da Oceanografia no DERN/UFES
Descrição: O CVTOc-ES é um projeto inovador que está voltado para o desenvolvimento tecnológico e formação de mão-de-obra especializada na produção das formas jovens de ostras, mexilhões, caranguejos e peixes nativos, visando o fornecimento destes juvenis para os maricultores do Espírito Santo e o repovoamento nas regiões costeiras e estuarinas do Estado. A capacitação de pescadores, catadores de caranguejos e outros atores interessados nas técnicas básicas de cultivo destes organismos, fornecerá uma nova opção de geração de renda e inclusão social. O processamento dos produtos aqüícolas produzidos por estes maricultores é outro fator importante no desenvolvimento da atividade. Atualmente, o processamento de alguns itens comercializáveis como o mexilhão é feito de forma artesanal, sem um controle rigoroso das condições sanitárias, o que impossibilita a comercialização para os grandes centros consumidores. A criação de uma processadora de alimentos possibilitaria a obtenção de um selo de inspeção sanitária municipal (SIM), o qual permitiria a comercialização do produto dos maricultores nos grandes distribuidores como supermercados de Vitória, Vila Velha, Guarapari, que atualmente compram estes produtos de Santa Catarina, encarecendo-os e desestimulando o consumo local. Para isto, o CVTOc-ES estará trabalhando junto à Prefeitura Municipal de Aracruz para a implementação desta unidade processadora de produtos aqüícolas. Estas ações estimularão a produção, promoverão a inclusão social e contribuirão para o desenvolvimento da maricultura e da cadeia produtiva do setor . A formação de recursos humanos através de cursos de extensão é um dos objetivos principais da implantação deste CVTOc-ES. Além do citado acima, treinamento das comunidades envolvidas é outra importante contribuição, pois incentiva a comunidade pesqueira e maricultora a permanecer na atividade, minimizando problemas sociais de evasão para os grandes centros. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Recifes Artificiais Marinhos (RAM)
Descrição: MONITORAMENTO DO RECIFE ARTIFICIAL VICTORY 8B. O navio que foi afundado na costa do Espírito Santo, Victory 8B, forma o maior recife artificial da América Latina. Um projeto de cooperação entre a UFES, IEMA e a SAMARCO, através do DERN, visa obter informações oceanográficas da área deste recife em um período de dois anos. O GOHidro está envolvido neste projeto para obter dados químicos da coluna d'água e sedimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Coordenador.Financiador(es): Governo do Estado do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2005 - 2008
Efeitos de óleos naturais e antrópicos sobre comunidades bênticas de ambientes costeiros
Descrição: Os organismos bênticos, tanto da macrofauna quanto da meiofauna, vêm sendo utilizados em trabalhos de poluição e monitoramento ambiental em diversos ambientes aquáticos do mundo. A entrada de matéria orgânica nos ambientes marinhos, pode, até certos níveis, levar ao incremento das comunidades bênticas em termos de atributos como densidade, riqueza, diversidade, número de espécies. Concentrações muito elevadas podem levar a diminuição na densidade dos organismos e até mesmo ao completo desaparecimento de determinadas espécies. Os óleos naturais proveniente do decaimento da vegetação de mangue e do fitoplâncton são incorporados ao ambiente sedimentar e representam uma perturbação natural para a biota. A baía de Vitória está sujeita a contaminação por óleos naturais, pelo processo citado acima, como também por óleos provenientes de acidentes ou derramamentos acidentais com óleo combustível das embarcações. Além disso, as perspectivas de crescimento da indústria de óleo e gás no estado aumentam as possibilidades de acidentes deste tipo. Dentro deste contexto, o presente trabalho visa verificar quais as respostas dos organismos bênticos ao enriquecimento orgânico representado pela entrada de óleos naturais, alóctones e autóctones, e artificiais de origem antrópica, bem como qual o papel dos organismos na degradação destes óleos. Para atingir estes objetivos serão montados experimentos de laboratório (microcosmos) utilizando os óleos puros e combinações de concentrações desses três tipos de óleos, que serão misturados aos sedimentos, expondo a biota a este sedimento contaminado. O sedimento e os organismos serão coletados de uma região entre marés da baía de Vitória. Os óleos naturais serão extraídos do fitoplâncton cultivado em laboratório e da vegetação de mangue natural. O óleo combustível será fornecido pela Petrobrás. Após a montagem do experimento, os organismos serão coletados nos dias 1, 2 e 4 (teste de toxicidade aguda L50, 96h. Uma vez coletados, os organ.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Coordenador / Taciana Krammer Pinto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
Determinação das fontes da matéria orgânica na Baía de Vitória e Canal da Passagem
Descrição: A Baía de Vitória está localizada entre as cidades de Vila Velha e Vitória e, portanto, está sujeita a uma pressão urbana muito grande. A desembocadura de outros rios que atravessam a Grande Vitória na Baía de Vitória também pode aumentar a quantidade dos poluentes na área. Este estudo visa estabelecer as fontes da matéria orgânica nestes sistemas aquáticos através da quantificação dos marcadores moleculares geoquímicos. Espera-se encontrar matéria orgânica de origem natural (ex. plâncton, mangue, etc...), e antrópica (material proveniente de esgoto doméstico e de combustível fóssil). Estes dados irão proporcionar um mapa da poluição orgânica da Baía de Vitória e do Canal da Passagem. Além disso, vários outros parâmetros serão determinados a fim de calibrar os marcadores moleculares, tais como, nutrientes, oxigênio dissolvido e coliforme fecal. Este projeto está sendo financiado pela FACITEC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Renato Rodrigues Neto - Coordenador / Gilberto Fonseca Barroso - Integrante / Carina Carlos dos Santos - Integrante / Caroline Grylo - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Vitória - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2012
Adequação da Estrutura Física para implantação de Laboratórios de Ensino e Pesquisa na Base Oceanográfica da UFES em Aracruz
Descrição: Reforma da Base OCeanográfica da UFES.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2005 - 2005
Periódico: Brazilian Journal of Oceanography
2005 - 2005
Periódico: Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Quimica Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química/Especialidade: Interações Químico-Biológicas/Geológicas das Substâncias Químicas da Água do Mar.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Química/Especialidade: Propriedades Químicas da Água do Mar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Prêmio Tião Sá 2006 Categoria Ecologia 1 Lugar, Prefeitura Municipal de Vitória.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BIAZATI, L.A.2017BIAZATI, L.A. ; MOREIRA, T.F.M. ; NETO, R.R. ; TEIXEIRA, A. L. ; FREITAS, M. B. J. G. ; LELIS, M. F. F. . Oxidação do Benzo(a)pireno em Matrizes Aquosas por Magnetita Dopada com Cobalto Combinada com Peróxido de Hidrogênio. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 9, p. 1-1, 2017.

2.
DOLCI, NATIELY NATALYANE2017DOLCI, NATIELY NATALYANE ; SÁ, FABIAN ; DA COSTA MACHADO, EUNICE ; KRUL, RICARDO ; RODRIGUES NETO, RENATO . Trace elements in feathers and eggshells of brown booby Sula leucogaster in the Marine National Park of Currais Islands, Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 189, p. 1-14, 2017.

3.
MONTEIRO, S. M.2017MONTEIRO, S. M. ; SÁ, FABIAN ; NETO, RENATO RODRIGUES . GEOCHEMISTRY OF SUSPENDED PARTICULATE MATTER IN A TROPICAL ESTUARINE SYSTEM, SOUTHEASTERN BRAZIL. QUIMICA NOVA, v. 40, p. 871-879, 2017.

4.
GOMES, LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA2017GOMES, LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA ; CORREA, LUCAS BARRETO ; SÁ, FABIAN ; NETO, RENATO RODRIGUES ; BERNARDINO, ANGELO FRAGA . The impacts of the Samarco mine tailing spill on the Rio Doce estuary, Eastern Brazil. MARINE POLLUTION BULLETIN, v. 120, p. 28-36, 2017.

5.
SOUZA, RODRIGO MATOS2017SOUZA, RODRIGO MATOS ; NETO, RENATO RODRIGUES ; LOUREIRO FERNANDES, LUIZ FERNANDO . Importância do rotífero como alimento no desenvolvimento larval do caranguejo-uçá. BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA, v. 43, p. 185-193, 2017.

6.
COSTA, EDUARDO S.2016COSTA, EDUARDO S. ; GRILO, CAROLINE F. ; Wolff, George A. ; Thompson, Anu ; FIGUEIRA, RUBENS C.L. ; SÁ, FABIAN ; Neto, Renato R. . Geochemical records in sediments of a tropical estuary (Southeastern coast of Brazil). Regional Studies in Marine Science, v. 6, p. 49-61, 2016.

7.
Grilo, C.F.2016Grilo, C.F. ; SANTOS, C.C. ; BOINA, C. ; PINTO, Taciana Krammer ; BARROSO, G. F. ; NETO, R.R. . A SURVEY OF THE EUTROPHICATION STATE OF AN URBANIZED TROPICAL ESTUARY, THE CASE OF THE GREAT VITÓRIA ESTUARINE SYSTEM, BRAZIL.. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 20, p. 21-28, 2016.

8.
Lehrback, B.D.2016Lehrback, B.D. ; NETO, R.R. ; BARROSO, Gilberto Fonseca ; Bernardes, M.C. . Fontes e Distribuição da Matéria Orgânica Sedimentar na Porção Noroeste da Baía de Vitória, ES.. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), v. 20, p. 79-92, 2016.

9.
FIGUEIREDO, JUCIENE ANDRADE DE2016FIGUEIREDO, JUCIENE ANDRADE DE ; COSTA, EDUARDO S. ; Milan, E ; BARROSO, G. F. ; NETO, R.R. . Nutrientes Limitantes e as Relações Orgânicas e Inorgânicas Entre o Fósforo, Nitrogênio e Silício no Sistema Pelágico da Bacia do Espírito Santo e Porção Norte da Bacia de Campos - ES, Brasil. Geochimica Brasiliensis (Rio de Janeiro), v. 30, p. 95-111, 2016.

10.
ALVES, MARIANA MAGNAGO2015ALVES, MARIANA MAGNAGO ; BARROSO, Gilberto Fonseca ; RODRIGUES NETO, RENATO . Spatial and temporal distribution of thermotolerant coliform in Canal de Passagem (Vitória - ES) - related to physico-chemical parameters and tide. Brazilian Journal of Oceanography (Online), v. 63, p. 423-428, 2015.

11.
COSTA, E. S.2014COSTA, E. S. ; ANDRADE, R. R. ; BAZONI JUNIOR, LUCIANO ; GAIGHER, L. P. ; OLIVEIRA, C. M. S. ; DIAS JUNIOR, CAMILO ; ROGRIGUES NETO, RENATO . Controls on Temporal and Spatial Variation of Nutrients in a Tropical Marine Artificial Reef: The Case of the Victory 8B on the Southeastern Brazilian Coast. Revista Virtual de Química, v. 6, p. 834-843, 2014.

12.
COSTA, EDUARDO S.2014COSTA, EDUARDO S. ; GRILO, CAROLINE F. ; Wolff, George A. ; Thompson, Anu ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; NETO, RENATO RODRIGUES . Evaluation of metals and hydrocarbons in sediments from a tropical tidal flat estuary of Southern Brazil. Marine Pollution Bulletin., v. 92, p. 259-268, 2014.

13.
FIGUEIREDO, JUCIENE ANDRADE DE2014FIGUEIREDO, JUCIENE ANDRADE DE ; NORIEGA, CARLOS DELGADO ; OLIVEIRA, ELISA MILÁN CHAVES DE ; RODRIGUES NETO, RENATO ; BARROSO, Gilberto Fonseca ; ARAÚJO FILHO, MOACYR . Avaliação biogeoquímica de águas fluviais com ênfase no comportamento dos compostos de nitrogênio e fósforo total para diagnoses provenientes do sistema aquático Bacia do Rio Doce, no Espírito Santo. Geochimica Brasiliensis, v. 28, p. 215-226, 2014.

14.
Grilo, C.F.2013Grilo, C.F. ; NETO, R.R. ; Vicente, M.A. ; DE CASTRO, E.V.R. ; FIGUEIRA, R.C.L. ; CARREIRA, R.S. . Evaluation of the influence of urbanization processes using mangrove and fecal markers in recent organic matter in a tropical tidal flat estuary. Applied Geochemistry, v. 38, p. 82-91, 2013.

15.
SIMONEIT, B2009SIMONEIT, B ; XU, Y ; NETO, R.R. ; Cloutier, J ; Jaffe, R . Photochemical alteration of 3-oxygenated triterpenoids: Implications for the origin of 3,4-seco-triterpenoids in sediments. Chemosphere (Oxford ), v. 74, p. 543-550, 2009.

16.
LOUDA, J Willian2008LOUDA, J Willian ; NETO, R.R. ; MAGALHAES, A. R. M. ; SCHNEIDER, Vanice Fátima . Pigment alterations in the brown mussel Perna perna. Comparative Biochemistry and Physiology. B, Biochemistry & Molecular Biology, v. 150, p. 385-394, 2008.

17.
Neto, Renato R.2006 Neto, Renato R.; Mead, Ralph N. ; Louda, J. William ; JAFFÉ, Rudolf . Organic Biogeochemistry of Detrital Flocculent Material (Floc) in a Subtropical, Coastal Wetland. Biogeochemistry, Holanda, v. 77, n.3, p. 283-304, 2006.

18.
NETO, R.R.2006 NETO, R.R.; WOLFF, G ; BILLETT, D ; MACKENZIE, K ; THOMPSON, A . The influence of changing food supply on the lipid biochemistry of deep-sea holothurians. Deep-Sea Research. Part 1, Oceanographic Research Papers, Inglaterra, v. 53, n.3, p. 516-527, 2006.

19.
Neto, Renato R.2005 Neto, Renato R.; Thompson, Anu ; Wolff, George A. . Determination of steryl sulphates in invertebrate tissue by liquid chromatography tandem mass spectrometry. Analytical and Bioanalytical Chemistry, Alemanha, v. 383, p. 938-946, 2005.

20.
Ginger, M2001 Ginger, M ; BILLETT, D S M ; MACKENZIE, K ; Kiriakoulakis, K ; NETO, R.R. ; Boardman, D.K. ; SANTOS, V. ; Horsfall, IM ; Wolff, George A. . Organic matter assimilation and selective feeding by holothurians in the deep sea: some observations and comments. Progress in Oceanography, v. 50, p. 407-421, 2001.

21.
NETO, R.R.;RODRIGUES NETO, R.;Neto, Renato R.;rodrigues neto, renato;RODRIGUES NETO, RENATO;ROGRIGUES NETO, RENATO;NETO, RENATO RODRIGUES2000NETO, R.R.; MADUREIRA, Luiz Augusto dos Santos . Caracterizacao de biomarcadores nos sedimentos da Lagoa do Peri, Ilha de Santa Catarina, SC. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 12, n.1, p. 113-125, 2000.

22.
NETO, R.R.;RODRIGUES NETO, R.;Neto, Renato R.;rodrigues neto, renato;RODRIGUES NETO, RENATO;ROGRIGUES NETO, RENATO;NETO, RENATO RODRIGUES1998NETO, R.R.; SILVA, J. B. B. ; R NETO, R. ; GOMES NETO, J. A. ; CURTIUS, A. J. . Emprego de Nebulizador Peneumatico Como Camara de Diluicao Em Sistemasde Injecao de Fluxo Para Determinacoes Multielementares Por Icp-Ms. QUIMICA NOVA, v. 21, p. 405-409, 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lehrback, B.D. ; BARROSO, Gilberto Fonseca ; NETO, R.R. . Fontes e Distribuição da Matéria Orgânica Sedimentar na Porção Noroeste da Baía de Vitória. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012, Rio de Janeiro. Digital, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Zotto, C.J. ; SOUZA, M. D. C. ; Silva Filho, Emmanoel V. ; Bernardes, M.C. ; NETO, R.R. . Avaliação Histórica do Aporte de Metais em um Perfil Sedimentar do Estuário do rio Piraquê-Açu (Aracruz-ES). In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012, Rio de Janeiro. Congrasso Brasileiro de Oceanografia, 2012.

2.
Pasqualini, S.S. ; SANTOS, C.C. ; Neto, Renato R. ; Abrunhosa, F.A. ; Chaves, F.O. ; Galli, O.B.S. ; Botelho, M.L.R. ; Pereira, K.S. ; Lopes, D.S. ; Tognella, M.M.P. . Teor de tanino no córtex de Rhizophora mangle, estudos preliminares. In: XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú. XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011.

3.
SANTOS, C.C. ; Tognella, M.M.P. ; NETO, R.R. . CARATERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE ÁGUAS SUPERFICIAIS EM COMPLEXO DE MANGUEZAL DURANTE PERÍODO CHUVOSO - ARACRUZ-ES. In: XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú. XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011.

4.
SANTOS, C.C. ; Lehrback, B.D. ; Neto, Renato R. . UTILIZAÇÃO DE TERPENÓIDES NA AVALIAÇÃO DAS FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA NA BAÍA DE VITÓRIA. In: XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú. XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011.

5.
Pasqualini, S.S. ; SANTOS, C.C. ; Tognella, M.M.P. ; NETO, R.R. ; Abrunhosa, F.A. ; Chaves, F.O. ; Galli, O.B.S. ; Lima, K.O.O. ; Oliveira, R.C. ; Coelho, N.F. ; Moreira, M.A. . Determinação do teor de fenóis totais na vegetação do manguezal do Rio Itaúnas, Conceição da Barra (ES), Brasil. In: XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011, Balneário Camboriú. XIV Congresso Latino Americano de Ciências do Mar, 2011.

6.
COSTA, E S ; Andrade, R.R. ; Bazoni Jr, L. ; OLIVEIRA, C M S ; GAIGHER, L P ; NETO, R.R. . QUAIS AS INTERAÇÕES ENTRE OS NUTRIENTES E OS OUTROS PARÂMETROS EM UM RECIFE ARTIFICIAL MARINHO?.. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. Anais do III Congresso Brasileiro de Oceanografia. Fortaleza, 2008.

7.
Andrade, R.R. ; COSTA, E S ; FLORES, R. M. ; PAVANI, F C ; OLIVEIRA, C.M.S ; Gaigher, L.P. ; NETO, R.R. . Avaliação espaço-temporal dos parâmetros químicos em um Recife Artificial Marinho. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar-XII COLACMAR, 2007, Florianópolis. Anais do XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar. Itajai: AOceano, 2007.

8.
SANTOS, C.C. ; GRYLO, Caroline ; BARROSO, G F ; NETO, R.R. . Utilização de biomarcadores lipídicos na avaliação ambiental da Baía de Vitória e Canal da Passagem. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII Colacmar, 2007, Florianópolis. Anais do XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2007.

9.
GRILO, C F ; SANTOS, C.C. ; BARROSO, G F ; NETO, R.R. . Avaliação da contaminação fecal do sistema estuarino da Grande Vitória. In: XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar - XII Colacma, 2007, Florianópolis. Anais do XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar, 2007.

10.
SANTOS, C.C. ; GRILO, C F ; GARCIA, A N ; BARROSO, G F ; NETO, R.R. . Poluição por esgoto doméstico na Baía de Vitória/Canal da Passagem. In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005, Vitória, 2005.

11.
OLIVEIRA, C M S ; GAIGHER, L P ; COSTA, E S ; OLIVEIRA, F R A ; PAVANI, F C ; DIAS, C Jr. ; NETO, R.R. . Avaliação dos parâmetros químicos em um recife artificial (navio Victory 8B, Guarapari-ES). In: II Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2005, Vitória, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Lage, A. M. C. ; NETO, R.R. . Uma análise amiental das variações de aporte orgânico ocorridas nos últimos 500 anos no estuário do Piraquê-Açu (Aracruz-ES). In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2012.

2.
COSTA, E S ; NETO, R.R. . ASSOCIAÇÃO DOS METAIS PESADOS COM OS HIDROCARBONETOS EM SEDIMENTOS DE TRÊS REGIÕES COSTEIRAS DO ESPÍRITO SANTO. In: 6º Congresso Brasileiro em P&D em Petróleo e Gás, 2011, Florianópolis. 6º Congresso Brasileiro em P&D em Petróleo e Gás, 2011.

3.
COSTA, E S ; NETO, R.R. . IMPACTOS DE N-ALCANOS DO DIESEL E DOS ÓLEOS NATURAIS DE MANGUE E DE MACROALGA NA MEIOFAUNA BENTÔNICA. In: I Semana de Oceanografia Ambiental, 2011, Aracruz-ES. I Semana de Oceanografia Ambiental, 2011.

4.
Lehrback, B.D. ; NETO, R.R. . Biomarcadores moleculares na avaliação das fontes de matéria orgânica para a baía de Vitória, ES.. In: I Semana de Oceanografia Ambiental, 2011, Aracruz-ES. I Semana de Oceanografia Ambiental, 2011.

5.
Vicente, M.A. ; Vicente, A. R. ; Camacho, C. F. B. ; Tamanqueira, J. B. ; Lange, R. ; Sad, C.M.S. ; NETO, R.R. ; Castro, E. V. R. ; Medeiros, E. F. ; Dias, J.C.M. . New method for preparative liquid chromatography fractionation of crude oil samples using a filtration system by gradient of sílica gel.. In: 28th International Symposium on Chromatography, 2010, Valencia. Anais do 28th International Symposium on Chromatography, 2010.

6.
Rodrigues, MT ; de Souza, Giovanna V.C. ; Silva Filho, Emmanoel V. ; NETO, R.R. . Aporte recente de mercúrio em sedimentos superficiais no Rio Piraquê Açu, Aracruz, ES.. In: III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010, Niterói. III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010.

7.
Bisi Júnior, R. C. ; Grilo, C.F. ; NETO, R.R. . Determinação das fontes de matéria orgânica nos estuários Piraquê-açu e Piraquê-mirim. In: III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010, Niterói. III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010.

8.
Zotto, C.J. ; NETO, R.R. . Metais traço em perfis sedimentares no sistema estuarino Piraquê-açu, Aracruz -ES. In: III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010, Niterói. III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010.

9.
COSTA, E S ; de Souza, Giovanna V.C. ; Silva Filho, Emmanoel V. ; NETO, R.R. . Sucessão Deposicional do Mercúrio no Estuário do Piraquê-Açú, Aracruz- ES.. In: III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010, Niterói. III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010.

10.
Lehrback, B.D. ; NETO, R.R. . Terpenóides como Biomarcadores Geoquímicos do Sedimento na Avaliação das Fontes de Matéria Orgânica na Porção Norte da Baía de Vitória, ES. In: III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010, Niterói. III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010.

11.
Lage, A. M. C. ; NETO, R.R. . Determinação da fonte da matéria orgânica depositada no sedimento do estuário do Piraquê-Açu (Aracruz, ES), por meio de biomarcadores lipídicos. In: III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010, Niterói. III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010.

12.
SANTOS, C.C. ; NETO, R.R. . Influência orgânica da sivicultura e do manguezal no sistema estuarino do Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, Aracruz - ES. In: III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010, Niterói. III Seminário de Geoquímica Ambiental, 2010.

13.
NETO, R.R.; OLIVEIRA, C.M.S ; GAIGHER, L P ; COSTA, E S ; OLIVEIRA, F R A ; PAVANI, F C ; FLORES, R. M. ; DIAS JUNIOR, C. . O que controla os parâmetros químicos em um recife artificial marinho?. In: III Encontro Nacional de Química Ambiental, 2006, Cabo Frio. Publicacao em CD, 2006.

14.
NETO, R.R.; MEAD, Ralph ; JAFFÉ, Rudolf . Chemical characterization of flocculent material from Everglades National Park by GC-MS. In: American Chemical Society, Florida Annual Meeting and Exposition, 2003, Orlando, 2003.

15.
NETO, R.R.; MEAD, Ralph ; JAFFÉ, Rudolf . The biogeochemistry of floc material from the Everglades National Park. In: Florida Coastal Everglades Long Term Ecological Research 3th Year Review, 2003, Miami. Florida Coastal Everglades Long Term Ecological Research 3th Year Review, 2003.

16.
NETO, R.R.; MEAD, Ralph ; LOUDA, J W ; JAFFÉ, Rudolf . The organic biogeochemistry of floc material from Everglades National Park. In: All Scientists Meeting Long Term Ecological Research, 2003, Seattle, 2003.

17.
NETO, R.R.; SMITH, Craig R ; WOLFF, G. A. . The lipid pool in holothurians from the Antartic Shelf and the Porcupine Abyssal Plain, Northeast Atlantic, and its relationship to food availability. In: 2002 Ocean Sciences Meeting, 2002, Honolulu, 2002.

18.
Mackenzie, K.M. ; BILLETT, D S M ; BETT, B J ; NETO, R.R. ; Kiriakoulakis, K ; WOLFF, G. A. . The impact of benthic biology on biological marker concentrations and distributions in deep-sea sediments. In: European Union of Geosciences XI Meeting, 2001, Strasbourg, 2001.

19.
NETO, R.R.; WOLFF, G. A. . Are deep-sea holothurians affected by pulses of phytodetritus. In: 12th Meeting of the British Organic Geochemical Society, 2000, Bristol, 2000.

20.
NETO, R.R.; WOLFF, G. A. . Biochemistry of deep-sea holothurians - A temporal Study. In: 9th Deep-Sea Biology Symposium, 2000, Galway. 9th Deep-Sea Biology Symposium, 2000.

21.
Bresciane, L ; NETO, R.R. ; MADUREIRA, Luiz Augusto dos Santos . Determinação de fontes da matéria orgânica em sedimentos da Lagoa da Conceição. In: 21 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998, Poços de Caldas, 1998.

22.
NETO, R.R.; Bresciane, L ; MADUREIRA, Luiz Augusto dos Santos . Identificação de biomarcadores em sedimentos de funda da Lagoa do Peri, Ilha de Santa Catarina, SC. In: 21 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998, Poços de Caldas, 1998.

23.
Kanis, LA ; NETO, R.R. ; Zanette, D.R. . Análise potenciométrica de magnésio, cálcio e zinco em Gliconatos.. In: VII Congresso Nacional de Química Analítica, 1995, Belo Horizonte, 1995.

24.
Bonelli, R.R. ; Zanette, D.R. ; NETO, R.R. ; Santos, M . Análise potenciométrica de magnésio, cálcio e zinco em gliconatos. In: V seminário Catarinense de Iniciação Científica., 1995, Florianopolis, 1995.

25.
NETO, R.R.; Zanette, D.R. . Determinação condutométrica de zinco em produtos de eletrossíntese da glicose. In: IV Seminário Catarinense da Iniciação Científica, 1994, Florianopolis, 1994.

Artigos aceitos para publicação
1.
Lehrback, B.D. ; Bernardes, M.C. ; BARROSO, Gilberto Fonseca ; NETO, R.R. . FONTES E DISTRIBUIÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA SEDIMENTAR NA PORÇÃO NOROESTE DA BAÍA DE VITÓRIA, ES.. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), 2016.

2.
Grilo, C.F. ; SANTOS, C.C. ; BOINA, C. ; PINTO, Taciana Krammer ; BARROSO, G. F. ; NETO, R.R. . A survey of the eutrophication state of an urbanized tropical estuary, the case of the Great Vitória Estuarine System, Brazil. Brazilian Journal of Aquatic Science and Technology (Impresso), 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
LEMOS, L. F. ; Loureiro, G.C. ; NETO, R.R. ; FONSECA, A. . Resultados preliminares do efeito de antioxidantes na dieta sobre o processo oxidativo do filé da tilápia, Oreochromis niloticus. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES NETO, R.; Spala, P.R. ; COSTA, E S ; Banzoni, Jr L . Estudo Químico. In: BASTOS, Alex Cardoso ; GARCIA, A. N. . 7o Relatório Monitoramento Ambiental da Área de Afundamento do Navio Victory-8B, Guarapari-ES. 2007.

2.
NETO, R.R.; Banzoni, Jr L ; Spala, P.R. ; COSTA, E S . Estudo Químico. In: BASTOS, Alex Cardoso ; GARCIA, A. N. . 8o Monitoramento Ambiental da Área de Afundamento do Navio Victory-8B, Guarapari-ES. 2007.

3.
NETO, R.R.; GAIGHER, L P ; FLORES, R. M. ; OLIVEIRA, C M S ; PAVANI, F C ; COSTA, E S ; Andrade, R.R. . Estudo Químico. In: BASTOS, Alex Cardoso ; GARCIA, A. N. . 3o Relatório Monitoramento Ambiental da Área de Afundamento do Navio Victory-8B, Guarapari-ES. 2006.

4.
NETO, R.R.; Andrade, R.R. ; COSTA, E S ; FLORES, R. M. ; GAIGHER, L P ; OLIVEIRA, C.M.S ; PAVANI, F C . Estudo Químico. In: BASTOS, Alex Cardoso ; GARCIA, A. N. . 4o Relatório Monitoramento Ambiental da Área de Afundamento do Navio Victory-8B, Guarapari-ES. 2006.

5.
Andrade, R.R. ; COSTA, E S ; FLORES, R. M. ; NETO, R.R. . Estudo Químico. In: BASTOS, Alex Cardoso ; GARCIA, A. N. . 5o Relatório Monitoramento Ambiental da Área de Afundamento do Navio Victory-8B, Guarapari-ES. 2006.

6.
NETO, R.R.; Andrade, R.R. ; FLORES, R. M. ; COSTA, E S . Estudo Químico. In: BASTOS, Alex Cardoso ; GARCIA, A. N. . 6o Relatório Monitoramento Ambiental da Área de Afundamento do Navio Victory-8B, Guarapari-ES. 2006.

7.
NETO, R.R.; OLIVEIRA, C M S ; PAVANI, F C ; GAIGHER, L P ; COSTA, E S ; FLORES, R. M. . Estudo Químico. In: BASTOS, Alex Cardoso ; GARCIA, A. N. . 1o Relatório Monitoramento Ambiental da Área de Afundamento do Navio Victory-8B, Guarapari-ES.. 2005.

8.
RODRIGUES NETO, R.; FLORES, R. M. ; Gaigher, L.P. ; OLIVEIRA, C M S ; PAVANI, F C . Estudo Químico. In: BASTOS, Alex Cardoso ; GARCIA, A. N. . 2o Relatório Monitoramento Ambiental da Área de Afundamento do Navio Victory-8B, Guarapari-ES. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
NETO, R.R.. Biomarcadores moleculares: Processos Naturais e Antrópicos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Vicente, M.A. ; DIAS, J. C. M. ; Tamanqueira, J. B. ; Camacho, C. F. B. ; Sad, C.M.S. ; FRAGA, C. J. ; Medeiros, E. F. ; NETO, R.R. ; Castro, E. V. R. . Equipamento e métodos para preparação e para fracionamento de amostras de compostos complexos por adsorção seletiva. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI1020120334879, título: "Equipamento e métodos para preparação e para fracionamento de amostras de compostos complexos por adsorção seletiva" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 28/12/2012



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARROSO, G. F.; DIAS JUNIOR, C.; RODRIGUES NETO, RENATO. Participação em banca de Jéssica Venturini. ESTADO TRÓFICO DE UMA LAGOA COSTEIRA: LAGOA JUARA, SERRA ? ES. 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
MARTINS, C. C.; GRASSI, M.; NETO, R.R.. Participação em banca de Ana Lucia Lindroth Dauner,. HIDROCARBONETOS NO MATERIAL PARTICULADO DA BAÍA DE GUARATUBA, PR, E SISTEMAS AQUÁTICOS ADJACENTES.. 2015. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

3.
FERNANDES, L. F. L.; BIANCHINI, A.; NETO, R.R.. Participação em banca de Renata Caiado Cagnin. Efeitos da Exposição ao Arsênio sobre Juvenis de Robalo-Peva Centropomusparallelus (Teleostei: Centropomidae). 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
Quaresma, V. S.; Baptista Neto, J. A.; NETO, R.R.. Participação em banca de Tarcila Franco. UTILIZAÇÃO DE PROXIES GEOQUÍMICOS PARA ANÁLISE DOS PADRÕES DE SEDIMENTAÇÃO NA PLATAFORMA CONTINENTAL INTERNA ADJACENTE A FOZ DO RIO DOCE (ES). 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
NETO, R.R.; FERNANDES, L. F. L.; GOMES, L. C.. Participação em banca de Bárbara de Assis Cantarela. Influência da Temperatura, Salinidade e Alimentação na sobrevivência e crescimento do misídeo Metamysidopsis munda zimmer, 1918 (Crustacea: Mysida). 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
NETO, R.R.; Martins, C. C.; LAMOUR, M. R.. Participação em banca de Liziane Marcella Michelotti. Estudo das variações temporais no aporte de matéria orgânica sedimentar das Ilhas Deception e Pinguim, Península Antártica: uma aplicação dos esteróis como marcadores de processos geoquímicos. 2010. Dissertação (Mestrado em PGSISCO - Sistemas costeiros e oceânicos) - Universidade Federal do Paraná.

7.
GUERRA, J. V.; NETO, R.R.; Bastos, A. C.; Quaresma, V. S.. Participação em banca de Marcel Gianordoli Moura. DETERMINAÇÃO DE MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO (MPS) ATRAVÉS DE MÉTODOS DIRETOS E INDIRETOS - ESTUDO DE CASO BAIA DE VITÓRIA- ES, BRASIL.. 2009. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

8.
BIANCHINI, A.; NETO, R.R.; GOMES, L. C.; FERNANDES, L. F. L.. Participação em banca de Bruno de Láquila Oliveira. TOXICIDADE AGUDA DO COBRE SOBRE O ROBALO-PEVA, Centropomus parallelus (TELEOSTEI: CENTROPOMIDAE). 2009. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Teses de doutorado
1.
Bernardes, M.C.; SALOMAO, M. S. M. B.; Alburquerque, A.L.S.; SANTOS, E. S.; NETO, R.R.. Participação em banca de Leandro Viana Guerra. Composição da Matéria Orgânica Particulada e Dissolvida no Gradiente Salino dos Estuários do Rio Paraíba do Sul e da Baía de Sepetiba. 2012. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

2.
NETO, R.R.; FERNANDES, L. F. L.; GOMES, L. C.. Participação em banca de Rodrigo Matos de Souza. Importância Ecológica do caranguejo-uça (Ucides cordatus) no manguezal e a influência de fatores bióticos e abióticos no seu desenvolvimento larval. 2012. Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
Bernardes, M.C.; Alburquerque, A.L.S.; Salomão, M.; NETO, R.R.. Participação em banca de Fernanda Freyesleben Thomazelli. Composição da matéria orgânica no gradiente estuarino da Baia de Sepetiba/ RJ. 2010. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

4.
NETO, R.R.; Renato Carrera; SUMIDA, P. Y.; Pires-Vanin, A.M.S.; TESSLER, M. G.. Participação em banca de Marcos Yukio Yoshinaga. Origem e composição da matéria orgânica e a dinâmica da comunidade microbiana em sedimentos superficiais de ecosistemas marinhos da costa sudeste do Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade de São Paulo.

5.
SOUZA-SIERRA, M. M.; NETO, R.R.; DICK, D. P.; da Rocha, E.C.; SPOGANICZ, B.; FAVERE, V. T.. Participação em banca de Andréia Neves Fernandes. Caracterização química e reatividade de substâncias húmicas, solos e turfas. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
BICEGO, M.; FIGUEIRA, R.; NETO, R.R.. Participação em banca de Keila Modesto Tramonte. APLICAÇÃO DA EXTRAÇÃO SEQUENCIAL NO ESTUDO DA DISPONIBILIDADE DE METAIS EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS E TESTEMUNHOS RASOS DO SISTEMA ESTUARINO LAGUNAR DE CANANÉIA-IGUAPE. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Oceanografia Química e Geológica) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARROSO, Gilberto Fonseca; Albino, J.; NETO, R.R.. Participação em banca de Lucas Caliman.Resíduos sólidos em praias do Espírito Santo sob diferentes regimes de usos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
BARROSO, Gilberto Fonseca; NETO, R.R.. Participação em banca de Fernando Zorzal Borges.Análise da distribuição de matéria orgânica e fósforo total na porção noroeste da Baía de Vitória, ES.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
BARROSO, G F; DIAS JUNIOR, C.; NETO, R.R.. Participação em banca de Patrícia da Rocha Leal.Avaliação de indicadores do estado trófico de uma lagoa costeira: Lagoa Jacuném (Serra, ES). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
BARROSO, G F; GOMES, L. C.; NETO, R.R.. Participação em banca de Fernando De Pereira Binda.Contribuições da Piscicultura para Eutrofização de Sistemas Costeiros: Estudo de Caso da Alevinagem no Rio Bubú (Baía d Vitória, ES).. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
BARROSO, G F; JOYEUX, J. C.; NETO, R.R.. Participação em banca de Renata Jardim de Oliveira.Avaliação da qualidade de água da Baía do Espíritto Santo no período de 2000 a 2005. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
SILVEIRA, I. M. O.; DIAS JUNIOR, C.; NETO, R.R.. Participação em banca de Cristiane Meira S. Oliveira.Avaliação dos nutrientes dissolvidos no estuário dos rios Piraquê-Açu e Piraquê Mirim (Aracruz, Es). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

7.
SILVEIRA, I. M. O.; DIAS JUNIOR, C.; NETO, R.R.. Participação em banca de Lílian Pinto Gaigher.Avaliação das concentrações de fósforo total e nitrogênio toal na região estuarina dos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim (Aracruz-ES).. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

8.
BARROSO, Gilberto Fonseca; NETO, R.R.; Nalesso, R.C.. Participação em banca de Aline Nunes Garcia.Contaminação Microbiológica na área de cultivo de moluscos bivalves de anchieta (Espírito Santo, Brasil).. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

9.
Jesus,H.C.; Albino, J.; NETO, R.R.. Participação em banca de Cíntia Torres Romano..Avaliação da contaminação por mercúrio em caranguejos (Ucides cordatus) de áreas do manguezal do sistema estuarino de Vitória-ES. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

10.
Jesus,H.C.; Albino, J.; NETO, R.R.. Participação em banca de Rogério Danieletto Teixeira.Especiação de metais-traço em sedimentos da região estuarina da Baía de Vitória-ES pelo método Tessier.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MADUREIRA, Luiz Augusto dos Santos; SARAIVA, E. S. B. G.; Siegle, E.; NETO, R.R.; Marchi, MRR. Concurso Público para Professor Oceanografia Química IO-USP. 2014. Universidade de São Paulo.

2.
SCHERER, M. E.; Baisch, P R; NETO, R.R.. Concurso Público para vaga de Professor Adjunto na UFSC. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
FIGUEIRA, R.; ROTHSCHILD, L.; NETO, R.R.. Processo Seletivo para contratação de um docente por prazo determinado (Professor Doutor), junto ao Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica, para atender à área de Oceanografia Química.. 2012. Universidade de São Paulo.

4.
Renato Carrera; Neto, Renato R.; Bernardes, M.C.. Concurso Público para professor na área de oceanografia química - UERJ. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SARAIVA, E. S. B. G.; Siegle, E.; MADUREIRA, Luiz Augusto dos Santos; Macedo, S.; NETO, R.R.. Concurso para Professor Doutor no DOF-IO-USP na área de Oceanografia Química Estuarina. 2008. Universidade de São Paulo.

6.
MARTINS, A. S.; MACHADO, E. C.; NETO, R.R.. Concurso para Professor Adjunto em Oceanografia Química/Geológica. 2006. Universidade Federal do Espírito Santo.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Roberta Maia Flores. A ORIGEM DA MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO SISTEMA ESTUARINO DOS RIOS PIRAQUÊ - AÇÚ E PIRAQUÊ - MIRIM - SEPAPM, ARACRUZ-ES. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jessica Sonaly da Silva Resende. Biogeoquímica de lipídeos em sedimentos da foz do rio Doce após a chegada da lama da barragem de Fundão. Início: 2017. Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Cybelle Menolli Longhini. Caracterização Geoquímica dos Bancos de Rodolitos da Costa do Espírito Santo.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DEHAN REGIS POLI RODRIGUES. METAIS DISSOLVIDOS NO SISTEMA ESTUARINO PIRAQUÊ-AÇU E PIRAQUÊ-MIRIM E A COMPOSIÇÃO GEOQUÍMICA DE ROCHAS E SOLOS DA BACIA HIDROGRÁFICA ADJACENTE, ARACRUZ-ES. 2017. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, FAPES Fundação de Apoio a Pesquisa do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

2.
Caroline Julliana Zotto. Avaliação histórica de metais traço em sedimentos estuarinos do rio Piraquê-Açu (Espírito Santo, Brasil). 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

3.
Bethânia Dal`Col Lehrback. Fontes e Distribuição da Matéria Orgânica Sedimentar na Porção Noroeste da Baía De Vitória, ES. 2012. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

4.
Alexandra Mara Cruz Lage. Origem da matéria orgânica em uma sucessão deposicional na área de sedimento de maior conteúdo orgânico no estuário Piraquê-Açu (Aracruz-ES). 2011. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Renato Rodrigues Neto.

5.
Caroline Fiório Grilo. Avaliação de biomarcadores em testemunhos de um estuário tropical poluído, o Canal da Passagem, Vitória, ES. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio a Ciencia e Tecnologia do Municipio de Vitória. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

6.
Eduardo Schettini Costa. Avaliação do impacto e degradação de diesel e óleos naturais na meio-fauna. 2010. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

7.
Luciana Brunhara Biazati. Esudo da degradação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos a partir da reação de Fenton utilizando magnetitas dopadas com cobalto. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, FAPES Fundação de Apoio a Pesquisa do Espírito Santo. Coorientador: Renato Rodrigues Neto.

Tese de doutorado
1.
Sury de Moura Monteiro. HIDROGEOQUÍMICA DOS ELEMENTOS MAIORES E TRAÇO NO SISTEMA ESTUARINO PIRAQUÊ-AÇU E PIRAQUÊ-MIRIM. 2015. Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Renato Rodrigues Neto.

2.
Eduardo Schettini Costa. GEOQUÍMICA DEPOSICIONAL DE METAIS E HIDROCARBONETOS NO ESTUÁRIO DO CANAL DA PASSAGEM (VITÓRIA-ES) E NO SISTEMA ESTUARINO DOS RIOS PIRAQUÊ-AÇÚ E PIRAQUÊ-MIRIM DO ESPÍRITO SANTO (ARACRUZ-ES). 2014. Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Renato Rodrigues Neto.

3.
Caroline Fiório Grilo. Lipídeos na avaliação de um estuário tropical preservado contornado por monocultura de eucalipto. 2014. Tese (Doutorado em Oceanografia Ambiental) - Universidade Federal do Espírito Santo, . Orientador: Renato Rodrigues Neto.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
DENISE GALINARI FERREIRA RODRIGUES. UTILIZAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS NA AVALIAÇÃO DO APORTE DE MATÉRIA ORGÂNICA EM SEDIMENTOS SUPERFICIAIS DA PLATAFORMA CONTINENTAL DO RIO DOCE, ES - BRASIL. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Petrobras. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

2.
Caroline Carlos dos Santos. Validação da vulnerabilidade natural dos ecossistemas costeiros do ES segundo critérios físico-químicos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

3.
Mariana Luzia Ribeiro Gripp. Influência da vegetação no aporte da matéria orgânica em três regiões estuarinas, utilizando biomarcadores lipídicos.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

4.
Tiago Fraga Ferrão. Geoquímica orgânica e detecção de contaminação fecal na porção norte da baía de Vitória, ES. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LORENA GREGÓRIO PUPPIM. AVALIAÇÃO DE METAIS PESADOS E BIOMARCADORES FECAIS NO SEDIMENTO DA FOZ DO RIO DOCE, LINHARES - ES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

2.
Lília Marin Rossini. DETERMINAÇÃO DOS MARCADORES MOLECULARES NO MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO DO ESTUÁRIO DO RIO PIRAQUÊ-AÇÚ, ARACRUZ-ES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

3.
RICARDO DA CUNHA BISI JUNIOR. Caracterização dE marcadores moleculares lipídicos em sedimentos superficiais do sistema estuarino Piraquê-Açu/Piraquê-Mirim (brasil - ES). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

4.
Bethânia Dal`Col Lehrback. Triterpenóides Como Biomarcadores Geoquímicos Na Avaliação Das Fontes De Matéria Orgânica Da Porção Norte Da Baía De Vitória ? Es. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

5.
Priscila Ribeiro Spala. Análise de biomarcadores geoquímicos, matéria orgânica e material particulado ao redor do Recife Artificial Marinho Victory 8B, Guarapari, ES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

6.
Luciano Bazoni Júnior. AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE HIDROCARBONETOS EM SIMULAÇÕES DE DERRAMAMENTOS DE PETRÓLEO EM ÁGUA MARINHA SINTÉTICA.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

7.
Caroline Fiório Grilo. Interações entre óleo vegetal de mangue e mineral a partir de testes de toxicidade aguda em Artemia franciscana.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

8.
Carina Carolos dos Santos. Utilização de biomarcadores lipídicos na avaliação da Poluição Ambiental na Baía de Vitória e Canal da Passagem (Vitória ? ES).. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

9.
Larissa Pereira Salles. INFLUÊNCIA DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO SOBRE A COMUNIDADE MACROBENTÔNICA E DEGRADAÇÃO DOS HIDROCARBONETOS DO SEDIMENTO DE MANGUEZAL DO CANAL DA PASSAGEM, VITÓRIA-ES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

10.
Eduardo Schettini Costa. O que controla os parâmetros químicos em um recife artificial marinho?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

11.
Flavia Cruz Pavani. Aplicação de biomarcadores de ácidos graxos na caracterização da cadeia alimentar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

12.
Roberta Maia Flores. Biomarcadores geoquímicos no material particulado do recife artificial marinho Victory 8B - Guarapari, ES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

13.
LEANDRO FERNANDES LEMOS. Influência da suplementação de vitamina E no processo oxidativo do filé de tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus), variação Chitralada.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

14.
GABRIEL CAMPANA LOUREIRO. Efeito da suplementação de ß-caroteno no processo oxidativo do filé de tilápia tailandesa durante 7 dias de refrigeração.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

15.
Vanice Fátima Schneider. DESENVOLVIMENTO DE PADRÕES OBTIDOS A PARTIR DO COLORÍFICO COMERCIAL PARA QUANTIFICAÇÃO DE CAROTENÓIDES EM MEXILHÕES. 2004. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

Iniciação científica
1.
Tatiana Cappelletti Pereira Antunes. Fonte e composição da matéria orgânica na Cadeia Vitória-Trindade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio a Ciencia e Tecnologia do Municipio de Vitória. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

2.
Fernanda Vedoato Vieira. Avaliação da distribuição de nutrientes na cadeia Vitória-Trindade. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

3.
Ricardo da Cunha Bisi Junior. Determinação de fontes de matéria orgânica nos estuários Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

4.
LARISSA ALBINO DA SILVA SANTOS. Avaliação espacial e temporal da qualidade da água do estuário do Canal da Passagem com técnicas estatísticas multivariadas - Análise de Agrupamentos e Análise de Componentes Principais.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

5.
Caroline Carlos dos Santos. Vulnerabilidade natural dos ecossistemas costeiros do ES segundo critérios físico-químicos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

6.
LARISSA ALBINO DA SILVA SANTOS. Avaliação da interferência antrópica no Canal da Passagem através do Ciclo do Nitrogênio. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio a Ciencia e Tecnologia do Municipio de Vitória. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

7.
RICARDO DA CUNHA BISI JUNIOR. Determinação de fontes de matéria orgânica nos estuários Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

8.
Larissa Albino da Silva Santos. Implicações Ecológicas na Variação Espaço-Temporal da Matéria Orgânica no Canal da Passagem. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundo de Apoio a Ciencia e Tecnologia do Municipio de Vitória. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

9.
Bethânia Dal`Col Lehrback. Triterpenóides Como Biomarcadores Geoquímicos Na Avaliação Das Fontes De Matéria Orgânica Da Porção Norte Da Baía De Vitória ? Es.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

10.
Mariana Luzia Ribeiro Gripp. nfluência da vegetação no aporte da matéria orgânica em três regiões estuarinas, utilizando biomarcadores lipídicos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

11.
Tiago Fraga Ferrão. Geoquímica orgânica e detecção de contaminação fecal na porção norte da baía de Vitória, ES. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

12.
Luciano Bazoni Júnior. Degradação de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) provenientes de derramamentos de petróleo em água marinha. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

13.
Eduardo Schettini Costa. Verificação da Ecotoxicidade na meiofauna por óleos derivados de petróleo. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

14.
Larissa Albino da Silva Santos. Variação espaço temporal dos parâmetros químicos de um ecótone impactado, o Canal da Passagem.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

15.
Larissa Pereira Salles. Influência do derramamento de petróleo bruto e degradação dos seus hidrocarbonetos, sobre a comunidade macrobentônica do sedimento, em área de manguezal do Canal da Passagem, Vitória-ES. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Agência Nacional do Petróleo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

16.
Roberta Maia Flores. Avaliação da quantidade e qualidade da matéria orgânica ao entorno do Recife Artificial Victory 8B. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Petrobras. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

17.
Caroline Fiorio Grilo. Determinação de fontes de matéria orgânica da Baía de Vitória e do Canal da Passagem. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Petrobras. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

18.
EDUARDO SCHETTINI COSTA. QUAIS AS INTERAÇÕES ENTRE OS NUTRIENTES E OS OUTROS PARÂMETROS EM UM RECIFE ARTIFICIAL MARINHO?. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Petrobras. Orientador: Renato Rodrigues Neto.

19.
Carina Carlos dos Santos. Fontes da matéria orgânica na baía de Vitória/canal da Passagem. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Oceanografia) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Renato Rodrigues Neto.



Inovação



Patente
1.
 Vicente, M.A. ; DIAS, J. C. M. ; Tamanqueira, J. B. ; Camacho, C. F. B. ; Sad, C.M.S. ; FRAGA, C. J. ; Medeiros, E. F. ; NETO, R.R. ; Castro, E. V. R. . Equipamento e métodos para preparação e para fracionamento de amostras de compostos complexos por adsorção seletiva. 2012, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI1020120334879, título: "Equipamento e métodos para preparação e para fracionamento de amostras de compostos complexos por adsorção seletiva" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 28/12/2012



Outras informações relevantes


Participacao no Florida Coastal Long Term Environmental Research Review (Poster presentation):
Neto R. R., Mead R., and Jaffe R. The biogeochemistry of floc material from the Everglades National Park. FC LTER 3th Year Review. Miami, 2003



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 2:45:42