Katerina Volcov

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  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos (2011) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no programa de Pós-Graduação em educação pela Universidade Federal de São Paulo sobre escolarização de crianças cronicamente enfermas. Tem experiência nas grandes áreas de Ciências Humanas e Sociais, e Saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katerina Volcov
Nome em citações bibliográficas
VOLCOV, K.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.
Estrada do Caminho Velho 333
Jardim Nova Cidade
07252312 - Guarulhos, SP - Brasil
Telefone: (11) 55764848
Ramal: 6040
URL da Homepage: www.unifesp.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Saúde Pública.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Flor do Ovo: Trajetórias e sentidos do uso de drogas lícitas e ilícitas em contextos privados, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria da Penha Vasconcellos.
Palavras-chave: drogas;; medicalização; práticas de consumo; sofrimento pessoal; modos de vida.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia compreensiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2009 - 2011
Mestrado em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescên.
Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh, UNIFESP, Brasil.
Título: As representações sociais da prática de yoga junto aos adolescentes internos e funcionários da Fundação CASA,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: José Roberto da Silva Brêtas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: adolescente em conflito com a lei; corpo, adolescência, yoga, interdisciplinaridade; cuidado de si.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
2006 - 2008
Especialização em Yoga.
CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU, UNIFMU, Brasil.
Título: Yoga e Voluntariado: a prática junto aos internos da Fundação Casa-SP.
Orientador: Marcos Rojo Rodrigues.
1995 - 1998
Graduação em Relações Públicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Relações Públicas e os preconceitos: uma análise da homossexualidade em veículos de comunicação.
Orientador: Marcelo M. Bulhões.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde


Formação Complementar


2017
Formação Teórica em Clínica Fenomenológica e Hermenêutica. (Carga horária: 120h).
Instituto Dasein, DASEIN, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Paradoxos do campo Outsider Art, de Jean Dubuffet à Roger Cardinal. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Sociologia da vida cotidiana. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Metodologias Participativas em Contextos. (Carga horária: 4h).
Universidade Técnica de Lisboa, UTL, Portugal.
2011 - 2011
Extensão universitária em Capacit. sobre o tema: corpo, gênero e sexualidade. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Difusão das práticas corporais e a saúde. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
"Violência, Adolescência e Instituições". (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2009 - 2009
Criando Cidades Sustentáveis. (Carga horária: 24h).
UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.
2009 - 2009
Diversidade Humana e Sustentabilidade. (Carga horária: 20h).
UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.
2009 - 2009
Diálogos e Redes de Convivência. (Carga horária: 8h).
UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.
2009 - 2009
Carta da Terra. (Carga horária: 20h).
UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.
2008 - 2008
Comunicação Não-Violenta. (Carga horária: 8h).
Associação Palas Athena, PALAS, Brasil.
2008 - 2008
Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas. (Carga horária: 36h).
Associação Palas Athena, PALAS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Roteiro Audiovisual: abordagem teórica e analítica. (Carga horária: 44h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Eutonia e Yogaterapia. (Carga horária: 25h).
CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU, UNIFMU, Brasil.
1995 - 1995
A novíssima literatura brasileira. (Carga horária: 5h).
SESC - Serviço Social do Comérico São Paulo, SESC - SP, Brasil.
1995 - 1995
O conceito de modernidade na literatura. (Carga horária: 15h).
SESC - Serviço Social do Comérico São Paulo, SESC - SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
A Plataforma de Saberes Inclusivos é um projeto interdisciplinar que pesquisa a produção de etnografias relacionadas às vulnerabilidades infantis, especialmente aquelas que possam ser identificadas com os chamados disability studies. Também registra e analisa sistematicamente experiências de adultos com crianças crônica ou gravemente enfermas; com crianças que vivem experiências de internação e confinamento; com crianças cujas particularidades do corpo são associadas ao fracasso escolar. Como Plataforma coleta etnografias e analisa a construção de saberes cotidianos inclusivos. A noção de saberes inclusivos definidora da Plataforma é expressão da perspectiva que toma as palavras corpo, criança, infância, como construções sociais, do que deriva a forma de analisar a convivência intergeracional com problemas socialmente construídos. A Plataforma de Saberes Inclusivos favorece o trabalho em rede e dá suporte às pesquisas interdisciplinares que se dedicam aos saberes que são construídos na experiência de convívio com a limitação ou com a doença crônica e no relacionamento de famílias com experts da educação e da saúde. Abrange projetos que têm por objeto as situações nas quais as diferenças corporais e intelectuais tornam-se desvantagens em relação ao grupo de ensino em que a criança percebida em sua particularidade se insere. Nos registros da Plataforma dedica-se especial atenção às estratégias de superação do fracasso escolar construídas na interação entre adultos e crianças, estratégias essas que se articulam à margem do consumo de argumentos médicos que têm presença crescente na produção acadêmica que se ocupa com os chamados déficits de desempenho. Com o tema educação, saúde e alteridades pesquisadores de vários países colaboram com a Plataforma de Saberes Inclusivos analisando cenários educacionais escolares e não escolares, e instituições de saúde em que crianças são estigmatizadas com a redução de suas identidades às deficiências, aos déficits e às anormalidades

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Aula "Legislação sobre prevenção da violência e cuidados à criança e ao adolescente em situação de violência", na disciplina eletiva "Violência não: a criança e o adolescente em situação de violência", da Escola Paulista de Enfermagem e Escola Paulista de Medicina,

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Docente - curso Enfermagem (Graduação) Disciplina ministrada: Psicologia do Desenvolvimento ? Envelhecimento/ morte

Atividades

12/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Guarulhos, .

05/2015 - 06/2015
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aula: Legislação sobre prevenção da violência e cuidados à criança e adolescente em situação de violência, na disciplina eletiiva "Violência Não: a criança e o adolescente em situação de violência"
08/2009 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Guarulhos, .

Cargo ou função
Representante Discente na Comissão de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.

Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo, FSP / USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 6
Outras informações
Monitoria - disciplina "Atividades Integradoras VI" do curso de graduação em Saúde Pública.


Faculdade Paulista de Serviço Social, FAPSS/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Docente - curso de Pós-Graduação em ?Prevenção e Proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e ?Políticas Públicas e Sociais? Disciplinas ministradas: 1- O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos; 2- Elaboração e planejamento de projetos sociais.

Atividades

04/2016 - Atual
Ensino, POLÍTICAS PÚBLICAS: FUNDAMENTOS, COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planos. Programas. Projetos
02/2016 - 03/2016
Ensino, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos

Kelebek Consultoria, KELEBEK, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 10
Outras informações
- Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ilha Bela ? (Jun/ 2017) Consultoria técnica e palestra sobre o tema ?drogas? à área de Assistência Social (junho/ 2017); - Key Associados (Nov/ 2016 ? Fev/2017) Redação ? Relatório GRI de Responsabilidade Social Roche 2016; - Aldeias Infantis SOS (Jun/2015 ? Fev/2016) Pesquisa, consultoria e edição para ?Manual de Advocacy? e redação de artigos.


Instituto de Oncologia Pediátrica - GRAACC/ Universidade Federal de São Pau, GRAACC/ UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Módulo ministrado: Finitude humana: aspectos sócio-históricos Finitude humana: aspectos contemporâneos da morte nas sociedades ocidentais

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Professora convidada para Conteúdo Nuclear de Educação em Saúde para curso de Especialização em Educação de Crianças e Adolescentes gravemente enfermos Temas transversais: Finitude Humana

Atividades

09/2012 - 09/2012
Ensino, Módulo ministrado: Finitude humana: aspectos sócio-históricos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Finitude humana: aspectos sócio-históricos
11/2011 - 11/2011
Ensino, Módulo ministrado: Finitude humana: aspectos sócio-históricos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Módulo ministrado: Finitude humana: aspectos sócio-históricos Finitude humana: aspectos contemporâneos da morte nas sociedades ocidentais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, FADC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora de políticas públicas e advocacy, Carga horária: 44


Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CAMPANHA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Responsável pela comunicação e mobilização da campanha "PNE pra Valer!" que trata do PL 8035-2010, mais conhecido como Plano Nacional de Educação (2011-2020), em trâmite no Congresso Nacional. O "PNE pra Valer!" é uma ação de advocacy promovida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, uma rede formada por mais de 200 organizações presentes em todo o pais.



Linhas de pesquisa


1.
Plataforma de Saberes Inclusivos


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Plataforma de Saberes Inclusivos
Descrição: Trata-se de uma Linha de Pesquisa Interdisciplinar que registra e estuda etnografias feitas com crianças com deficiências ou cronicamente enfermas. Os registros da Plataforma são analisados sistematicamente e são resgatadas experiências de adultos com crianças crônica ou gravemente enfermas; com crianças que vivem experiências de internação e confinamento; com crianças cujas particularidades do corpo são associadas ao fracasso escolar. Como Plataforma registra e analisa a construção de saberes cotidianos à margem do consumo de argumentos biomédicos. A noção de saberes inclusivos definidora da Plataforma é expressão da perspectiva que toma as palavras criança e infância como construções sociais, do que deriva a forma de analisar a convivência intergeracional com problemas socialmente construídos, tal como se compreende aqui a deficiência...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Katerina Volcov - Coordenador / Marcos Cezar de Freitas - Integrante / Maria de Fátima Carvalho - Integrante / Sonnia Romero Gorski - Integrante / Maria de Lourdes Huiracocha - Integrante / Stuart Blume - Integrante / Renata Lopes Costa Prado - Integrante.
2009 - 2012
A integridade física, emocional e intelectual da criança e do adolescente.
Descrição: Esta linha abriga projetos e estudos relacionados à desestabilização do quotidiano de crianças, adolescentes, professores e familiares motivados pela perda severa de segurança emocional e intelectual. Neste particular, serão desenvolvidos projetos interessados na investigação das conseqüências do uso e do abuso de drogas e também dos danos provocados pela sujeição da criança e do adolescente às violências física, simbólica, sexual e moral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CSONLINE - REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Saúde Coletiva.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Serviço Social.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VOLCOV, K.2013 VOLCOV, K.; VASCONCELLOS, M. P. . ?Crack, é possível vencer? ou é preciso compreender: observações a partir de campanhas publicitárias do governo federal ?. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, v. 4, p. 99-105, 2013.

2.
VOLCOV, K.2011VOLCOV, K.; Antunes, H. ; COSTA, R. ; MERCANTE, M.S. . Observações do não-observável: breve relato sobre o I Encontro ?Ayahuasca e o Tratamento da Dependência?. Ponto.Urbe (USP), v. 9, p. 7, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VOLCOV, K.. Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente 2015. 1a.. ed. São Paulo: Fundação Abrinq, 2015. v. 1. 418p .

2.
VOLCOV, K.. Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente. 1a.. ed. São Paulo: Fundação Abrinq, 2014. v. 1. 442p .

3.
VOLCOV, K.. Porque dizemos NÃO à redução da maioridade penal. 1a.. ed. São Paulo: Fundação Abrinq, 2013. v. 1. 25p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VOLCOV, K.. A busca por soluções nas gestões municipais. Revista Bem-Cuidar, São Paulo, p. 20 - 25, 28 fev. 2017.

2.
VOLCOV, K.. Qual o cenário atual das Comunidades Terapêuticas no Executivo e Legislativo?. Qual o cenário atual das Comunidades Terapêuticas no Executivo e Legislativo?, Justificando Online, 05 jun. 2015.

3.
VOLCOV, K.. A intervenção estatal pela Lei Menino Bernardo é correta? Sim. Justificando, Justificando Online, 06 abr. 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VOLCOV, K.; BRÊTAS, J.R.S . O potencial da prática de yoga junto a adolescentes institucionalizados. In: 5ta. Conferencia Mundial - IV Congresso Iberoamericano Violencia en la Escuela, 2011, Mendoza. 5ta. Conferencia Mundial - IV Congresso Iberoamericano Violencia en la Escuela. Mendoza, 2011. v. 1. p. 306-306.

2.
VOLCOV, K.; BRÊTAS, J.R.S . Prática da yoga junto a adolescentes institucionalizados. In: II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, 2010, são Paulo. Corporeidade e Educação: especificidades da educação hospitalar.

3.
VOLCOV, K.. A verdade e/ou a mentira na semiose 'A voz do Brasil'. In: X Congresso de Iniciação Científica, 1998, Assis. X Congresso de Iniciação Científica. São Paulo: Unesp, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
VOLCOV, K.. Ethnography with chronically ill children and adolescents: the relations among the distinct actors from/ in a public outpatient clinic. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VOLCOV, K.; VASCONCELLOS, M. P. . Usos de drogas em contextos privados na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VOLCOV, K.. II Encontro de Estudantes de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VOLCOV, K.. Curso de Formação para os trabalhadores da educação: um caminho para os direitos humanos - SINDSEP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VOLCOV, K.. Congreso Mundial de la Infancia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VOLCOV, K.; BRÊTAS, J.R.S . Representações sociais da prática de yoga junto a adolescentes institucionalizados e funcionários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VOLCOV, K.; BRÊTAS, J.R.S . O potencial da prática de yoga junto a adolescentes institucionalizados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VOLCOV, K.; BRÊTAS, J.R.S . Prática da yoga junto a adolescentes institucionalizados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VOLCOV, K.. Porque dizemos NÃO à redução da maioridade penal. São Paulo: Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, 2013 (Nota Técnica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SALVEGO, Danilo ; VOLCOV, K. . Um diário escrito com os olhos. 2018.

2.
VOLCOV, K.. Consultoria técnica e palestra sobre o tema ?drogas? à área de Assistência Social. 2017.

3.
PAES, F. ; CAMPOS, A. ; VOLCOV, K. . Manual de Advocacy: Pelo direito de viver em família. 2016.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
VOLCOV, K.. Mães que escrevem. 2018; Tema: Infâncias e Corpos. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
VOLCOV, K.. 18th IUAES Congress. 2018. (Monitoria).

2.
MANHAS, C. ; VOLCOV, K. . Oficina: agenda propositiva para criança e adolescentes de 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VOLCOV, K.. Yoga. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VOLCOV, K.. Workshop - Assessoria de Imprensa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LOUREIRO JUNIOR, P. ; MANDELL, C. H. ; GORI, W. ; VOLCOV, K. . Prólogo para Ofélia. 2004. Teatral.

Artes Visuais
1.
VOLCOV, K.. Yoga e Voluntariado: a experiência da prática junto aos internos da Fundação Casa- SP. 2008. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
GARCIA, E. C.; SILVA, A. P. F.; SOUZA, A. S; VOLCOV, K.. Participação em banca de Marcus Vinicius Palmeira Silva. A escolarização dos corpos na escola pública: O desafio da inclusão frente à esportivização das aulas de Educação Física. 2018. Tese (Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VOLCOV, K.; FREITAS, M. J. D; BRÊTAS, J.R.S. Participação em banca de Isabela Ferrite Lara.Contribuição de adolescentes a uim jogo voltado à orientação sexual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18th IUAES Congress. Ethnography with chronically ill children and adolescents: the relations among the distinct actors from/ in a public outpatient clinic. 2018. (Congresso).

2.
Encontro Rede ESIE/IBP Espiritualidade e Saúde.Encontro Rede ESIE/IBP Espiritualidade e Saúde. 2018. (Encontro).

3.
I Congresso Internacional de Psicologia Hermenêutica e Fenomenologia. 2018. (Congresso).

4.
Seminário e Pesquisa Etnografia e expectativas de escolarização de crianças cronicamente enfermas.Etnografia e expectativas de escolarização de crianças cronicamente enfermas. 2018. (Seminário).

5.
XXIII Colóquio Heidegger. 2018. (Outra).

6.
I Sem. Nacional - Crianças e Adolescentes Famílias Encarceradosdos.Grupo de Trabalho - Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes com familiares encarcerados. 2017. (Seminário).

7.
Fórum Internacional de Cuidados Alternativos. 2015. (Outra).

8.
Latin America Treatment and Innovation Network in Mental Health. 2015. (Simpósio).

9.
Consulta Nacional sobre a Relatoria Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturaid. 2014. (Outra).

10.
Curso de Formação Sindical para Todos (as) Trabalhadores (as) da da Educação.Por quê dizer Não à Redução da Maioridade Penal. 2014. (Outra).

11.
Seminário Primeira Infância: direito à creche, desafios à ampliação do acesso com equidade e qualidade. 2014. (Seminário).

12.
VI Congreso Mundial de la Infancia y Adolescencia. ?Cuaderno Legislativo de la Niñez y Adolescencia: un instrumento para la incidencia política?. 2014. (Congresso).

13.
WHS Regional Meeting 2014. 2014. (Encontro).

14.
XXI Congreso Panamericano del Niño, de la Niña y del Adolescente. 2014. (Congresso).

15.
Fórum Mundial de Direitos Humanos.Debates sobre o Sistema Socioeducativo e Direito à Gestação nas Prisões. 2013. (Outra).

16.
I Seminário de Lançamento do Grupo de Estudos "Drogas e Sociedade". 2012. (Seminário).

17.
Plenária de Políticas públicas e Assembleia Extraordinaria do Fórum Nacional DCA.Plenária para Deliberação. 2012. (Outra).

18.
Saindo da zona de conforto: jovens e a crise europeia. 2012. (Outra).

19.
V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. Representações sociais da prática de yoga junto a adolescentes institucionalizados e funcionários. 2012. (Congresso).

20.
5ta. Conferencia Mundial - IV Congresso IberoAmericano Violencia en la Escuela. O potencial da prática de yoga junto a adolescentes institucionalizados. 2011. (Congresso).

21.
Mostra do Conhecimento 2011 - "Sustentabilidade: serve pra quê mesmo?".Sustentabilidade: serve pra quê mesmo?. 2011. (Outra).

22.
Seminário Internacional Emoção e Imaginação: os sentidos e as imagens em movimento. 2011. (Seminário).

23.
VII Colóquio Internacional Michel Foucault: O mesmo e o Outro: 50 anos de História da loucura. 2011. (Outra).

24.
I Congresso Internacional Adolescência e Violência: perspectivas clínica, educacional e jurídica. 2010. (Congresso).

25.
I Encontro Educação e Saúde na Infância e Adolescência: dificuldades e possibilidades". 2010. (Encontro).

26.
II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar.Prática da Yoga junto a adolescentes institucionalizados. 2010. (Outra).

27.
III Seminário de Saúde do Adolescente em Conflito com a Lei. 2010. (Seminário).

28.
II Seminário Internacional sobre Adolescência Clínica e Cultura. 2010. (Seminário).

29.
Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social. 2009. (Congresso).

30.
Criança e Adolescente: como superar os desafios do sistema de garantia de direitos.Criança e Adolescente: como superar os desafios do sistema de garantia de direitos. 2009. (Seminário).

31.
palestra: "Mente e Cérebro: Vigotski e problemas contemporâneros". 2009. (Outra).

32.
reunião GECOPROS - apresentação de pré-projeto.O potencial da prática de yoga junto aos adolescentes internos da Fundação Casa - SP. 2009. (Outra).

33.
Conexões Sustentáveis- São Paulo - Amazônia. 2008. (Seminário).

34.
Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social. 2008. (Congresso).

35.
Ecobusiness Show 2008 - Feira e Congresso Internacional de Econegócios e Sustentabilidade. 2008. (Congresso).

36.
Encontro de Presidentes - Responsabilidade Social das Empresas e os Direitos Humanos. 2008. (Encontro).

37.
Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade. 2008. (Encontro).

38.
III Seminário Capital e Trabalho. 2008. (Seminário).

39.
II Seminário Capital e Trabalho. 2007. (Seminário).

40.
Seminário Ciência e Desenvolvimento Sustentável. 1997. (Seminário).

41.
Seminário Internacional "Identidades Culturais Latino-americanas em tempo de comunicação global". 1995. (Seminário).

42.
Seminário Internacional "Meio Ambiente e Consumidor: em busca de uma agenda comum". 1993. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VOLCOV, K.. Redução de Direitos: a quem interessa?. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VOLCOV, K.2013 VOLCOV, K.; VASCONCELLOS, M. P. . ?Crack, é possível vencer? ou é preciso compreender: observações a partir de campanhas publicitárias do governo federal ?. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, v. 4, p. 99-105, 2013.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VOLCOV, K.. Qual o cenário atual das Comunidades Terapêuticas no Executivo e Legislativo?. Qual o cenário atual das Comunidades Terapêuticas no Executivo e Legislativo?, Justificando Online, 05 jun. 2015.

2.
VOLCOV, K.. A intervenção estatal pela Lei Menino Bernardo é correta? Sim. Justificando, Justificando Online, 06 abr. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
VOLCOV, K.. Curso de Formação para os trabalhadores da educação: um caminho para os direitos humanos - SINDSEP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VOLCOV, K.. Congreso Mundial de la Infancia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VOLCOV, K.. Ethnography with chronically ill children and adolescents: the relations among the distinct actors from/ in a public outpatient clinic. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
VOLCOV, K.. Mães que escrevem. 2018; Tema: Infâncias e Corpos. (Blog).



Outras informações relevantes


- Foi representante discente da 1a. Turma de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo e representante discente na Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pelo campus Guarulhos.



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