Maria Alzira de Almeida Pimenta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5704053709365172
  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. No Ensino Superior, lecionou, nos cursos de administração, turismo e pedagogia, disciplinas que tratam de: gestão, comunicação, cultura organizacional, e administração. Integrou o corpo docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. É associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e ao International Council for Education on Teaching (ICET). Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Suas pesquisas tratam sobre formação de professores, avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Alzira de Almeida Pimenta
Nome em citações bibliográficas
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Sorocaba, Programa de Pós-graduação em Educação.
Rodovia Raposo Tavares - do km 92,000 ao km 100,000
Vila Artura
18023000 - Sorocaba, SP - Brasil
Telefone: (015) 21017004


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Gestão, Cultura Organizacional e Mudança na Escola, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Profa. Dra. Clara Germana de Sá Gonçalves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: gestão educacional; mudança; cultura e clima organizacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional / Especialidade: Administração de Unidades Educativas.
Setores de atividade: Outro.
1993 - 1995
Mestrado em Artes.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: AS MÍDIAS NA ESCOLA: COMUNICAÇÃO E APRENDIZADO,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Profa. Dra. Marilia da Silva Franco.
Palavras-chave: educação; COMUNICAÇÃO; MCM; aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1982 - 1986
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Permanente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Paulínia, FACP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso, Carga horária: 12


Universidade de Uberaba (MG), UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Permanente, Carga horária: 40
Outras informações
Participa da linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas e do Grupo de Estudos em História, Política e Cultura na Formação de Professores

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Político-pedagógico
03/2009 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Didática na perspectiva histórico-cultural
Avaliação da Aprendizagem: fundamentos e prática
Fundamentos Teórico-metodológicos da Formação de Professores
Seminarios de Pesquisa
Seminários de Pesquisa II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teórico-metodológicos da Formação de Professores
03/2010 - 07/2010
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Experiências e Práticas Educativas

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesuisador colaborador


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
Outras informações
Afastamento sem vencimentos.

Vínculo institucional

1997 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

03/2003 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia do trabalho acadêmico
09/2000 - 12/2010
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
09/2000 - 12/2010
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Texto
09/1997 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
09/2000 - 12/2008
Ensino, pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
gestão educacional
legislação educacional
metodologia do trabalho acadêmico
prática de ensino

Fundação Municipal para Educação Comunitária, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 32



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Descrição: Este projeto integra a RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Integra também o CIERS-ed - Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade ? Educação, da Fundação Carlos Chagas. Este estudo parte do princípio de que grande parte dos professores da educação superior não foram formados para a docência, chegam à universidade sem formação pedagógica sistematizada. Portanto, a problemática que se anuncia diz respeito ao seguinte questionamento: quais as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional docente? Caracterizado por uma pesquisa quanti-qualitativa, busca respaldo teórico-metodológico na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e na subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Apresenta como objetivo geral identificar e compreender as representações sociais dos professores iniciantes sobre formação e desenvolvimento profissional do professor da educação superior. Inicialmente, estão participando da pesquisa cerca de 60 professores, sendo 20 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), 20 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e 20 Universidade de Uberaba (UNIUBE). A construção dos dados foi realizada por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras(TALP), tratadas pelo software EVOC (VERGÉZ, 2002), que tem como finalidade indicar os possíveis núcleos central e periféricos das representações sociais. No momento, a pesquisa encontra-se no processo de análise dos dados. Para isso, será utilizado o respaldo da Teoria das Representações Sociais e da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após a identificação das representações sociais dos professores sobre formação e desenvolvimento profissional docente, serão mapeadas as dificuldades ou fragilidades com relação à formação docente. Para discussão e reflexão dos resultados obtidos, na perspectiva de uma experiência formativa, serão realizados grupos focais nas universidades integrantes da pesquisa, com os docentes que aceitarem participar desta etapa. Propõe-se, agora, a ampliação do número de participação de IES, incluindo o Centro de Estudios de la Educación Superior (Cecess) da Universidad de Sancti Spiritus (UNISS) em Cuba, e a Universidade de Sorocaba (UNISO). Espera-se que a realização desta pesquisa possa contribuir para a identificação e compreensão das representações sociais que influenciam a prática pedagógica dos professores, e, além disso, possibilitar experiências formativas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento profissional docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Alzira de Almeida Pimenta - Integrante / Vânia Maria de Oliveira Vieira - Coordenador / Marilene Ribeiro Resende - Integrante / Martha Maria Prata Linhares - Integrante / Geovana Ferreira Melo - Integrante / Adelina de Oliveira Novaes - Integrante / Alberto Matias Gonzales - Integrante.
2016 - Atual
Competências Midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos
Descrição: Projeto realizado pela Rede Alfamed, congregando Universidades de oito países. Seu objetivo é entender como os estudantes do ensino fundamental e do médio, os universitários e os professores interagem com as mídias e a importância que elas têm no seu dia a dia.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Maria Alzira de Almeida Pimenta - Integrante / Martha Maria Prata Linhares - Integrante / Gabriela Borges - Coordenador / Ignacio Aguaded - Integrante.
2010 - 2012
Ética e a qualidade do ensino superior brasileiro: um estudo sobre a cola como dispositivo de formação
Descrição: Este estudo terá como objeto o que é vulgarmente conhecido, na região sudeste como ?cola?. Entendemos por cola um repertório de práticas que podem ser observadas em pelo menos duas perspectivas: uma prática e uma atitudinal. A primeira, como um exercício degradado de um estudante que pretende fraudar regras reproduzindo em avaliações um conhecimento que não domina de fato. Na segunda, uma atitude reforçada por um conjunto de valores degradados academicamente que lhe permite tentar legitimar conhecimentos não aprendidos para obter avaliações favoráveis. A banalização do uso da cola compromete a formação acadêmica e profissional dos estudantes e, conseqüentemente, traz implicações para a competência dos profissionais atuantes na sociedade. Faz-se necessário, portanto, investigar e analisar como práticas e atitude vêm instaurando-se nas escolas para obter subsídios que possibilitem pensar formas de intervenção. Este trabalho propõe-se a realizar um levantamento e descrição das formas utilizadas pelos estudantes para burlar o processo de avaliação. A população alvo da pesquisa será composta de estudantes do ensino superior público e privado. A coleta de dados se dará a partir de aplicação de questionários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Maria Alzira de Almeida Pimenta - Coordenador / Gustavo Araújo Batista - Integrante.Financiador(es): Universidade de Uberaba - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2006 - 2009
Ética e a qualidade do ensino superior brasileiro: um estudo sobre a cola como dispositivo de formação
Descrição: Este estudo terá como objeto o que é vulgarmente conhecido, na região sudeste como cola. Entendemos por cola um repertório de práticas que podem ser observadas em pelo menos duas perspectivas: uma prática e uma atitudinal. A primeira, como um exercício degradado de um estudante que pretende driblar regras reproduzindo em avaliações um conhecimento que não domina de fato. Na segunda, uma atitude reforçada por um conjunto de valores degradados academicamente que lhe permitem legitimar o uso de conhecimentos não aprendidos para obter avaliações favoráveis. A banalização do uso da cola compromete a formação acadêmica e profissional dos estudantes e, conseqüentemente, traz implicações para a competência dos profissionais atuantes na sociedade. Faz-se necessário, portanto, investigar e analisar como práticas e atitude vêm se instaurando nas escolas para se obter subsídios que possibilitem pensar formas de intervenção. Este trabalho se propõe a realizar um levantamento e descrição das formas utilizadas pelos estudantes para burlar o processo de avaliação. A população alvo da pesquisa será composta de estudantes do ensino superior público e privado. A coleta de dados se dará a partir de aplicação de questionários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Univer-cidade: uma aproximação necessária
Descrição: O ?Univer-Cidade? é um Programa de Extensão, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais, que se propõe a oferecer uma oportunidade para que Universidade de Sorocaba participe da vida cultural dos municípios de seu entorno, mobilizando esforços em uma ação de aproximação/integração. A realização deste programa parte, inicialmente, da necessidade de a Universidade se aproximar da comunidade para que o conhecimento, produzido por ambas, seja socializado. Assim, também, cumpre sua função ética: trabalhar para que a vida em sociedade seja melhor. Dentre seus objetivos estão: promover a integração da Universidade de Sorocaba com a comunidade onde está inserida, para rever/redirecionar seus projetos de pesquisa e extensão, assim como o seu Plano de Desenvolvimento Institucional, inspirada em sua vocação Comunitária; integrar a comunidade sorocabana e universitária às ações culturais promovidas pela Universidade, através de atividades multidisciplinares, culturais, eventos e cursos de extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Alzira de Almeida Pimenta - Coordenador / Alda Regina Tognini Romaguera - Integrante / Nobel Penteado de Freitas - Integrante / Daniel Bertoli Gonçalves - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Diálogos com a arte: Revista de Arte, Cultura e Educação
2011 - Atual
Periódico: Revista Educação e Cidadania
2011 - Atual
Periódico: Revista Triângulo
2009 - Atual
Periódico: Revista Profissão Docente (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Práticas educativas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Unidades Educativas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIMENTA, M. A. A.2018PIMENTA, M. A. A.; PRATA - LINHARES, Martha M. ; BONVENTI JUNIOR, W. . If it does not move me, it does not belong to me: challenges to teacher education in a global and sustainable perspective. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 12, p. 90-110, 2018.

2.
PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2017PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA; CARVALHO, ALEXEY . Percepções acerca da produção acadêmica docente em Instituições de Ensino Superior brasileiras. SÉRIE-ESTUDOS, v. 22, p. 25, 2017.

3.
PRATA-LINHARES, MARTHA MARIA2017PRATA-LINHARES, MARTHA MARIA ; PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA ; GONÇALLO, REGINA LIMA ANDRADE . EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: DESAFIOS E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES INICIANTES. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 15, p. 615-639, 2017.

4.
PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2016 PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA; PIMENTA, SÔNIA DE ALMEIDA . Fraude em avaliações no ensino superior do Brasil: aproximações com uma pesquisa de Portugal. Avaliacao (Campinas), v. 21, p. 953-974, 2016.

5.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2015PIMENTA, M. A. A.; PIMENTA, S. A. . Fraude acadêmica: Estudo Comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil. Série-Estudos, v. 39, p. 213-230, 2015.

6.
ROMAGUERA, A. R. T.2015ROMAGUERA, A. R. T. ; PIMENTA, M. A. A. . Univer-Cidade: Desafios e possibilidades. Espacios Transnacionales, v. 4, p. 74-85, 2015.

7.
COSTA, L. M.2015COSTA, L. M. ; PIMENTA, M. A. A. . Um estudo sobre a prática da fraude acadêmica nos quatro continentes. Multitemas (UCDB), v. 47, p. 109-128, 2015.

8.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2015PIMENTA, M. A. A.; Batista, G. A. . A atualidade de Rousseau e Kant na análise da fraude em avaliações. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 17, p. 665-680, 2015.

9.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2015PIMENTA, M. A. A.; PIMENTA, S. A. ; FURTADO NETO, J. M. ; PETRUCCI, M. . How to empower citizens through virtual learning environments. Adult Education and Development, v. 82, p. 106-111, 2015.

10.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2013PIMENTA, M. A. A.. Computador na escola: alfabetização digital versus plágio. Diálogos com a arte: revista de arte,cultura e educação, v. 3, p. 235-248, 2013.

11.
FALEIROS, Thalita H.2013FALEIROS, Thalita H. ; PIMENTA, M. A. A. . A avaliação da apredizagem em tempos de prova escrita. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, v. 6, p. 221-244, 2013.

12.
RAMOS, F. S.2013RAMOS, F. S. ; PIMENTA, M. A. A. . PLÁGIO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E PRODUÇÃO ACADÊMICA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA.. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 8, p. 204-218, 2013.

13.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2013 PIMENTA, M. A. A.; PRATA - LINHARES, Martha M. . CONHECIMENTO E CONSUMO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO NA ERA DA CULTURA MIDIÁTICA. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 11, p. 794-812, 2013.

14.
ALVES, I. M. S.2013ALVES, I. M. S. ; PIMENTA, M. A. A. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS. Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 15, p. 221-240, 2013.

15.
SANTANA, T. C.2013SANTANA, T. C. ; PIMENTA, M. A. A. . Avaliação no Estágio em Fisioterapia sob a Ótica de Professores e Estudantes. Meta: Avaliação, v. 5, p. 272-297, 2013.

16.
VIEIRA;, T. C. G.2012VIEIRA ; PIMENTA, M. A. A. . CÓDIGO DE CONDUTA COMO INSTRUMENTO PARA EDUCAÇÃO EM VALORES DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO COMPARATIVO*. DiversaPrática, v. 1, p. 112-124, 2012.

17.
VIEIRA;, T. C. G.2012VIEIRA ; PIMENTA, M. A. A. . MEDIAÇÃO E FORMAÇÃO CIDADÃ NA UNIVERSIDADE. Revista Triângulo, v. 5, p. 71-84, 2012.

18.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2010PIMENTA, M. A. A.. FRAUDE EM AVALIAÇÕES NA VISÃO DE PROFESSORES E DE ESTUDANTES: UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ÉTICA. Revista Profissão Docente, v. 10, p. 1-16, 2010.

19.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2008PIMENTA, M. A. A.. Ética e a Formação de Professores: uma reflexão sobre a cola. Revista Educação e Cidadania, v. 7, p. 67-74, 2008.

20.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2008PIMENTA, M. A. A.. A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E O ENSINO SUPERIOR: QUESTÕES SOBRE O PLANEJAMENTO, A PRÁTICA EDUCATIVA E A AVALIAÇÃO. Revista Profissão Docente (Online), v. 8, p. 12-24, 2008.

21.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2003PIMENTA, M. A. A.. Gestão de pessoas no setor turístico: sustentabilidade e qualidade. Revista Turismo e Desenvolvimento, Campinas, v. 2, n.1, 2003.

22.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2001PIMENTA, M. A. A.. Informação ou manipulação: as mídias audiovisuais na sala de aula. Revista Educação e Cidadania, v. 1, n.1, p. 33-56, 2001.

23.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA2001PIMENTA, M. A. A.. Gestão de altas tecnologias: a importânica de inovação, padronização e parcerias. Revista Administração & Sociedade (Campinas), Campinas, v. 1, n.2, p. 123-137, 2001.

24.
PIMENTA, M. A. A.;PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA1996PIMENTA, M. A. A.. Cultura, desenvolvimento e imaginário ecológico. Textos Didáticos, IFCH-UNICAMP, n.23, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROMAGUERA, A. R. T. (Org.) ; PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA (Org.) . Univer-Cidade em encontros: educação, cultura e arte. 1. ed. Sorocaba: EDUNISO, 2017. v. 1. 305p .

2.
PIMENTA, M. A. A.; PIMENTA, S. A. (Org.) . Avaliação em Perspectiva: da concepção à ação. 1. ed. Campinas, SP: Alínea, 2014. v. 1. 190p .

3.
PIMENTA, M. A. A.. GESTÃO DE PESSOAS EM TURISMO: SUSTENTABILIDADE, QUALIDADE E COMUNICAÇÃO. 3. ed. Campinas, SP: Alínea, 2013. v. 1. 233p .

4.
PIMENTA, M. A. A.. Comunicação Empresarial: conceitos e técnicas para administradores. 7a.. ed. Campinas SP: Alínea, 2010. v. 1. 223p .

5.
PIMENTA, M. A. A.; Reinaldo Dias (Org.) . Gestão de Hotelaria e Turismo. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 282p .

6.
PIMENTA, M. A. A.. GESTÃO DE PESSOAS EM TURISMO: SUSTENTABILIDADE, QUALIDADE E COMUNICAÇÃO. 1. ed. CAMPINAS: ALINEA, 2003. v. 1. 218p .

7.
PIMENTA, M. A. A.. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: CONCEITOS E TÉCNICAS PARA ADMINISTRADORES. 3. ed. CAMPINAS: ALINEA, 2002. v. 1. 183p .

8.
PIMENTA, M. A. A.. INOVAÇÃO. 1. ed. CAMPINAS: ALINEA, 2001. v. 1. 152p .

9.
PIMENTA, M. A. A.. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: CONCEITOS E TÉCNICAS PARA ADMINISTRADORES. 1. ed. CAMPINAS: ALINEA, 1999. v. 1. 125p .

Capítulos de livros publicados
1.
PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA; HINTZER, H. C. ; ROMAGUERA, A. R. T. . Contradições e educação: as redes sociais e os analfanautas. In: ROMAGUERA, A.; PIMENTA, M.A.A.. (Org.). Univer-Cidade em encontros: educação, cultura e arte. 1ed.Sorocaba: EDUNISO, 2017, v. 1, p. 165-181.

2.
MARQUES, W. ; PAVAN, M. V. ; PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA ; FAUSTO, C. . Formação docente e os processos de aprendizagem com situações/problemas. In: ROMAGUERA, A.; PIMENTA, M.A.A.. (Org.). Univer-Cidade em encontros: educação, cultura e arte. 1ed.Sorocaba: EDUNISO, 2017, v. 1, p. 205-223.

3.
ROMAGUERA, A. R. T. ; HINTZER, H. ; PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA . A estética do lixo, cinema e educação. In: ROMAGUERA, A.; PIMENTA, M.A.A.. (Org.). Univer-Cidade em encontros: educação, cultura e arte. 1ed.Sorocaba: EDUNISO, 2017, v. 1, p. 251-272.

4.
PIMENTA, M. A. A.. ÉTICA E CRIATIVIDADE: AS DIMENSÕES DO PLÁGIO. In: Marly Amarilha. (Org.). EDUCAÇÃO E LEITURA: DESAFIOS E CRIATIVIDADE. 1ed.CAMPINAS: Mercado de Letras, 2016, v. 1, p. 55-80.

5.
FALEIROS, Thalita H. ; PIMENTA, M. A. A. . A Avaliação da Aprendizagem nos Tempos da Prova Escrita. In: PIMENTA, Maria A. A.; PIMENTA, Sônia, A.. (Org.). Avaliação em Perspectiva: da concepção à ação. 1ed.Campinas-SP: Editora Alínea, 2014, v. 1, p. 17-44.

6.
ALVES, I. M. S. ; PIMENTA, M. A. A. . As Representações Sociais sobre Avaliação da Aprendizagem de Licenciandos de uma Universidade Pública. In: PIMENTA, M.A.A.;PIMENTA, Sônia A.. (Org.). Avaliação em Perspectiva: da concepção à ação. 1ed.Campinas, SP: Editora Alínea, 2014, v. 1, p. 141-164.

7.
SANTANA, T. C. ; PIMENTA, M. A. A. . Avaliação no Estágio Supervisionado: especificidades e planejamento. In: PIMENTA,M.A.A.;PIMENTA, Sônia A.. (Org.). Avaliação em Perspectiva: da concepção à ação. 1ed.Campinas, SP: Editora Alínea, 2014, v. 1, p. 165-186.

8.
PIMENTA, M. A. A.; PRATA - LINHARES, Martha M. . Valorization of Knowledge and consumerism: challenges for education in the era of digital culture. In: CAMPION, M.; MOURA, A.; CAMARGO, A. M. F. ; PABIS, K.. (Org.). Changing the word, social, cultural and political pedagogies in civic education. 1ed.Cracóvia: Pedagogical University of Cracow, 2013, v. 1, p. 235-250.

9.
PIMENTA, M. A. A.. Informação ou Manipulação: a mídia audiovisual na sala de aula. In: Ana Paula Bossler; Breno Arsioli Moura; Pedro Caldeira. (Org.). Cinema e educação: calços, percalços e percursos. 1ed.Uberaba - MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2013, v. 1, p. 39-58.

10.
PRATA - LINHARES, Martha M. ; PIMENTA, M. A. A. . A pequena Miss Sunshine. In: Jurema L. F. Sampaio. (Org.). Usando filmes nas aulas de arte. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 47-67.

11.
PIMENTA, M. A. A.. O gerenciamento da qualidade no setor de hospedagem. In: Pimenta, M.A.. A.; Dias, Reinaldo. (Org.). Gestão de Hotelaria e Turismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, v. , p. 80-95.

12.
PIMENTA, M. A. A.. Gestão de Pessoas e hospitalidade. In: Pimenta, M.A.A.; Dias, Reinaldo. (Org.). Gestão de Hotelaria e Turismo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, v. , p. 150-175.

13.
PIMENTA, M. A. A.. A familia e a educação: espaços privilegiados de mulheres. In: Carrancho, Regina. (Org.). Feminino: a resolução que marca a diferença. 1ed.Campinas: Alinea, 2003, v. , p. 17-31.

14.
PIMENTA, M. A. A.. Ritos de passagem: a caminho da maturidade. In: Kupstas, Marcia. (Org.). Jovem adolescente em debate. 1ed.São Paulo: Moderna, 1997, v. , p. 102-119.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, M. V. B. ; PIMENTA, M. A. A. . THE LATE UNIVERSITY, HIGHER EDUCATION AND TECHNOLOGICAL EVOLUTION IN BRAZIL. In: International Conference on Information Systems and Technology Management, 2018, São Paulo. CONTECSI USP - International Conference on Information Systems and Technology Management. São Paulo: SBD/FEA/USP, 2018.

2.
SANTOS, R. ; PIMENTA, M. A. A. . Cinema de animação e Educação:Releitura da sociedadeatual através da animação Robôs. In: II Congresso Internacional sobre competência midiática, 2017, Juiz de Fora - MG. Anais do II Congresso Internacional sobre competência midiática. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. v. 1. p. 223-228.

3.
PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA; TORRES, T. Z. ; PIAYA, S. . Facebook e o uso da web para suporte à formação profissional. In: 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED, 2016, Vitória. Diálogos entre a Pesquisa e as Políticas de Educação na Atualidade.. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. v. 1. p. 395-417.

4.
MUNHOS ; PIMENTA, MARIA ALZIRA DE ALMEIDA . Ciberativismo em educação nos documentos de curso de pedagogia. In: 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED, 2016, Vitória. Diálogos entre a Pesquisa e as Políticas de Educação na Atualidade.. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós- Graduação em Educação, 2016. v. 1. p. 448-468.

5.
PIMENTA, M. A. A.; FURTADO NETO, J. M. . Mídia e educação ambiental Ver, refletir e conhecer. In: Simpósio Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis ? municípios, escolas e instituições de educação superior que educam para a sustentabilidade socioambiental, 2014, Piracicaba. Anais do Simpósio Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis ? municípios, escolas e instituições de educação superior que educam para a sustentabilidade socioambiental. São Carlos: Editorial Diagrama, 2014. v. 1. p. 179-185.

6.
PIMENTA, M. A. A.; PIMENTA, S. A. ; FURTADO NETO, J. M. ; PETRUCCI, M. . Virtual learning environment aimed for social emancipatory processes. In: Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses, 2014, Lisboa. Local Change, Social Actions and Adult Learning: Challenges and Responses. Lisboa, 2014. p. 241-253.

7.
ALVES, I. M. S. ; PIMENTA, M. A. A. . RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO E CONHECIMENTO: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS. In: III Congresso Internacional de Avaliação - VIII Congresso Internacional de Educação, 2013, Gramado - RS. Anais do III Congresso Internacional de Avaliação - VIII Congresso Internacional de Educação, 2013.

8.
PIMENTA, M. A. A.. FRAUDE EM EVALUACIONES E FORMACIÓN DE MAESTROS. In: Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011.

9.
COSTA, Regina M.C. ; PIMENTA, M. A. A. . APROPIACIÓN DE LAS TIC?S POR PARTE DEL SISTEMA EDUCATIVO: INTERNET Y PLAGIO. In: Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011.

10.
SILVA, I. M. ; PIMENTA, M. A. A. . LAS REPRESENTACIONES SOCIALES DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN RELACIÓN CON LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE. In: Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011.

11.
FALEIROS, Thalita H. ; PIMENTA, M. A. A. . LOS CONCEPTOS DE MAESTROS EN LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE. In: Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011.

12.
PIMENTA, M. A. A.. Fraude em avaliações: uma reflexão sobre formação de professores e ética. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro Oeste, 2010, Uberlândia - MG. Desafios da produção e divulgação do conhecimento, 2010.

13.
PIMENTA, M. A. A.. FRAUDE EM AVALIAÇÕES: UMA REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: II Seminário Internacional em Educação e VI Jornada do PPGE ? 2010, 2010, Ribeirão Preto. HOMOGENEIDADE E DIVERSIDADE EM EDUCAÇÃO, 2010.

14.
SIVA, I. M. ; PIMENTA, M. A. A. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. In: XVI Reunião da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2010, Uberaba. Criticidade: perspectivas e paradigmas na Psicologia, 2010.

15.
PIMENTA, M. A. A.. Cheating on exams: Reflecting about teachers? education and ethics. In: 54th World Assembly of The International Council on Education for Teaching, 2009, Mascate - Oman. Maintaining Strategic Agility: Managing change and assuring quality in education for teaching, 2009. p. 665-673.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTA, M. A. A.; PIMENTA, S. A. . Fraude em Avaliações de aprendizagens: Estudo Comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil. In: III Congresso Internacional de Avaliação/ VIII Congresso Internacional de Educação, 2013, Gramado - RS. Anais do III Congresso Internacional de Avaliação/ VIII Congresso Internacional de Educação, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Regina M.C. ; PIMENTA, M. A. A. . A APROPRIAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PELO SISTEMA EDUCACIONAL E SEU IMPACTO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. In: 5o. Encontro de Pesquisa em Educação, 2009, Uberaba - MG. 5o. Encontro de Pesquisa em Educação - Perspectivas da Educação para o século XXI, 2009.

2.
FALEIROS, Thalita H. ; PIMENTA, M. A. A. . ASPECTOS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM SOB A ÓTICA DA TEORIA DE ALICIA FERNANDEZ. In: 5o. Encontro de Pesquisa em Educação, 2009, Uberaba - MG. 5o. Encontro de Pesquisa em Educação - Perspectivas da Educação para o século XXI, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTA, M. A. A.. Avaliação, Gestão e cultura: para quê mudar?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PIMENTA, M. A. A.; PRATA - LINHARES, Martha M. ; BONVENTI JUNIOR, W. . Media Values and function: what do teacher think?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIMENTA, M. A. A.. Redes Sociais e Competências Midiáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PIMENTA, M. A. A.; FURTADO NETO, J. M. . Mídia e educação ambiental: ver, refletir e conhecer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PIMENTA, M. A. A.; PIMENTA, S. A. ; FURTADO NETO, J. M. ; PETRUCCI, M. . Virtual learning environment aimed for social emancipatory processes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, I. M. S. ; PIMENTA, M. A. A. . RELAÇÃO ENTRE AVALIAÇÃO E CONHECIMENTO: O QUE DIZEM OS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PIMENTA, M. A. A.; DOMINGUES, I. M. P. . Plágio: criatividade e ética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PIMENTA, M. A. A.; PIMENTA, S. A. . Fraude em Avaliações: estudo comparativo em Minas Gerais e Paraíba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PIMENTA, M. A. A.; DOMINGUES, I. M. P. . Fraude acadêmica: fatores e impactos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PIMENTA, M. A. A.. FRAUDE EM EVALUACIONES E FORMACIÓN DE MAESTROS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FALEIROS, Thalita H. ; PIMENTA, M. A. A. . LOS CONCEPTOS DE MAESTROS EN LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, I. M. ; PIMENTA, M. A. A. . LAS REPRESENTACIONES SOCIALES DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN RELACIÓN CON LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, Regina M.C. ; PIMENTA, M. A. A. . APROPIACIÓN DE LAS TIC?S POR PARTE DEL SISTEMA EDUCATIVO: INTERNET Y PLAGIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PIMENTA, M. A. A.; PIMENTA, S. A. . FRAUDE EM AVALIAÇÕES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O NORDESTE E O SUDESTE DO BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VIEIRA ; PIMENTA, M. A. A. . O ENSINO DA ÉTICA NO ENSINO SUPERIOR: PARA QUÊ E POR QUÊ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PIMENTA, M. A. A.. FRAUDE EM AVALIAÇÕES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O NORDESTE E O SUDESTE DO BRASIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PIMENTA, M. A. A.. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. Campinas: UNICAMP, 2000 (Revista Pro-Posições - Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PIMENTA, M. A. A.; GONCALVES, C. G. N. S. . Projeto de Educação Continuada. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, A. S. ; KASSAR, M. C. M. ; PIMENTA, M. A. A. . XI Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-oeste. 2012.

2.
PIMENTA, M. A. A.; VIEIRA, V. M. O. ; VASCONCELOS, V. O. . X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED-CO: desafios da produção e divulgação do conhecimento. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIMENTA, M. A. A.. Um percurso de pesquisas na interface Cinema/Educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ROMAGUERA, A. R. T. ; PIMENTA, M. A. A. . Uniso Comunidade. 2016.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUZA, M. V. B. ; PIMENTA, M. A. A. ; SANTOS, R. ; MORAES, T. R. M. . Compartilhando tecnologia da informação e educação para cidadania. 2017; Tema: Educação e Tecnologia da Informação. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIMENTA, M. A. A.. Tipos de Avaliações e suas funções: como planejar e elaborar instrumentos para superar dificuldades. 2018. (Palestra).

2.
PIMENTA, M. A. A.. Self-study. 2018. (Palestra).

3.
PIMENTA, M. A. A.. Desenvolvimento Profissional Docente na perspectiva do Self-study. 2018. (Palestra).

4.
PRATA - LINHARES, Martha M. ; PIMENTA, M. A. A. . Cinema e Aprendizagens Possíveis - módulo IV. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
PIMENTA, M. A. A.. FRAUDE ACADÊMICA: UMA QUESTÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PIMENTA, M. A. A.. Quando a poesia e o cinema dizem o que é ser professor. 2011. (Palestra).

7.
PIMENTA, M. A. A.. A fraude acadêmica: fenômeno universal e estrutural. 2011. (Palestra).

8.
PIMENTA, M. A. A.; BARROS, Rodrigo B. ; SANTOS, Rodrigo G. . O Desafio da Produção Científica: o limite ético e a fraude. 2010. (Organização e participação em mesa redonda).

9.
PIMENTA, M. A. A.. Ética e a qualidade no ensino superior: um estudo sobre a cola como dispositivo de formação. 2009. (Palestra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ROGATTO, M. ; PIMENTA, M. A. A. . Cachaça. 2007. Vídeo.

2.
PIMENTA, M. A. A.. CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO EM FILME CINEMATO-GRÁFICO. 1991. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARQUES, W.; LECHUGO, C. P.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Elcio Galioni da Silva. A precarização das condições de trabalho docente nas instituições particulares de Ensino Superior. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

2.
NISTA-PICCOLO, V. L.; PRODOCIMO, E.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Yara Machado da Silva. UM OLHAR SOBRE A INTELIGÊNCIA HUMANA MANIFESTADA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

3.
PIMENTA, M. A. A.; MARAGNO, G. V.; GOERGEN, P. L.. Participação em banca de Alex Renato Couri Domingos. Visões, confluências e conflitos sobre o ensino de arquitetura e urbanismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

4.
GARCIA SOBRINHO, W.; SILVA, P. C.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de GILBERTO CASERTA. UM OLHAR CONTEMPORÂNEO SOBRE O CINEMA SEM CÂMERA DE CHARLES-ÉMILE REYNAUD. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

5.
LANZA, L. B.; DUARTE, L. R.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza. A formação do enfermeiro para atuar no SUS: a atenção básica no estágio curricular supervisionado. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-graduados em Educação nas Profissões de Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
PRATA - LINHARES, Martha M.; PEREIR, H. de O. S.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Mário Luiz da Costa Assunção Júnior. Em cena: a experiência de criação audiovisual na rearticulação do ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

7.
SANTE, F. R. S.; VASCONCELOS, V. O.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Sandra Regina Cibin Stocovichi. Síntese Cultural e transformação da prática: vivências dialógicas em um curso de língua inglesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

8.
CARMO, J. C.; SILVA, C. M. C. S. E.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Luciana Abdonor Pedroso da Silva. Políticas de formação continuada: projeto pedagógico experimental do curso de educação de jovens e adultos (2010-2013). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

9.
PIMENTA, M. A. A.; MARQUES, F.T.; VIEIRA, V. M. O.. Participação em banca de LIlian AraújoFerreira Zaidan. Constituir-se professor universitário: das representações sociais às práticas pedagógicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

10.
PIMENTA, M. A. A.; VIEIRA, V. M. O.; MARQUES, F.T.. Participação em banca de Blueth Sabrina Lobo Uchôa Talarico. As influências da televisão na produção social da infância: um olhar educomunicacional sobre a criança em idade escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

11.
PIMENTA, M. A. A.; JEFFREY, D. C.; AQUINO, O. F.. Participação em banca de Termizia Luiza Rocha. O plágio na pesquisa escolar: perspectivas de professores e alunos de duas escolas de Monte Carmelo/MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

12.
PIMENTA, M. A. A.; PEREIR, H. de O. S.; VIEIRA, V. M. O.. Participação em banca de Thalita Haber Faleiros. A relação entre as concepções e as práticas dos professores sobre a avaliação da aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

13.
PIMENTA, M. A. A.; ROMAGUERA, A. R. T.; CARVALHO, L. B. O. B.. Participação em banca de François Silva Ramos. Fraude acadêmica: uma análise ético-legislativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

14.
PIMENTA, M. A. A.; AGUILAR, L. E.; VIEIRA, V. M. O.. Participação em banca de Ilza Maria da Silva Alves. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: representações sociais de estudantes de licenciaturas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

15.
PIMENTA, M. A. A.; MEGID, M. A. B.; RESENDE, M. R.. Participação em banca de Regina Maria Martins Costa. As TICs nos anos finais do Ensino Fundamental: internet e plágio. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

16.
PIMENTA, M. A. A.; BERNARDO, J. R. R.; VASCONCELOS, V. O.. Participação em banca de Joelma dos Reis Soares de Moura. Gerontologia educacional: avaliação de programa de formação para aposentadoria. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

17.
AQUINO, O. F.; FREITAS, R. A. M. M.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Lília Maria Mendes Bernardi. Pesquisas e produções em didática em três programas de pós-graduação em educação da região sul do Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

18.
PIMENTA, M. A. A.; CAMARGO, A. M. F.; Batista, G. A.. Participação em banca de Thereza Carolina Gonçalves Vieira. Código de Conduta como instrumento para educação em valores de jovens universitários: um estudo comparativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

19.
PIMENTA, M. A. A.; SILVA, A. C.; CECÍLIO, S.. Participação em banca de Taciane Cristina Santana. AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO: concepções de estudantes e professores do curso de fisioterapia. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

20.
VASCONCELOS, V. O.; TARTUCCI, D.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Rosimeiri Merotti Crippa. O Ensino Colaborativo como uma contribuição para a educação inclusiva. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

21.
VASCONCELOS, V. O.; ANDRADE, M. C. M.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Antônio Geraldo Alves Ribeiro. Concepções sobre educação ambiental e as contribuições da educação popular. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

22.
PIMENTA, M. A. A.; CRUZ, A. L.; ALMEIDA, C. A. S.. Participação em banca de Alberto Miguel Agra Azevedo Costa. Arte, multiculturalismo e questões de genero nos manuais escolares de educação visual e tecnológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

23.
VIEIRA, V. M. O.; NOVIKOFF, Cristina; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Rita Maria Lemos. Representações sociais das práticas pedagógicas dos professores da educação profissional técnica de nível médio. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

24.
MARQUES, F.T.; DANTAS, S. M.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de CAMILLA DE OLIVEIRA VIEIRA. DIREITO, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: vertentes de uma democracia em construção. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

25.
CECÍLIO, S.; ROTHEN, J.C.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de VALÉRIA DE ARAÚJO TORRES. TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS GLOBAIS E A CONSTITUIÇÃO DE ADMINISTRADORES PROFESSORES. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

26.
Bahia, E. T.; Reinaldo Dias; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Elaine Cristina Linhares Diniz. A gastronomia como patrimônio imaterial e recurso turístico - o caso do partel de angu em Itabirito/Minas Gerais. 2009. Dissertação (Mestrado em Turismo e Meio Ambiente) - Centro Universitário UNA.

27.
DIAS, Reinaldo; WASNER, F.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Maria Helena de Azeredo Vilas Boas. Biodiversidade, Turismo e Espécies-Bandeira: a importância do lobo-guará como atrativo turístico na RPPN do Santuário do Caraça. 2009. Dissertação (Mestrado em Turismo e Meio Ambiente) - Centro Universitário UNA.

28.
Reinaldo Dias; PIMENTA, M. A. A.; VIEIRA, N. A. Q.. Participação em banca de Ana Paula de Abreu Lima. A cultura pomerana e turismo em Santa Maria de Jetibá: perspectivas e possibilidades. 2007. Dissertação (Mestrado em Turismo e Meio Ambiente) - Centro Universitário UNA.

29.
SIMSON, O. R. M. V.; STRAZZACAPPA, M.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Emile Miachon. Abordagem Cultural na Prática Pedagógica: uma experiência com teatro de bonecos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

30.
GONCALVES, C. G. N. S.; PIMENTA, M. A. A.; AGUILAR, L. E.. Participação em banca de Teresa do Carmo Bedendi. Resistências e práticas pedagógicas. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
MARQUES, W.; GOMES, L. F.; FERNANDES, H. L.; GOERGEN, P. L.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Margly Otacvia Genofre de Carvalho. Escuta Sensível: Protagonismo na educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

2.
MARQUES, W.; GOERGEN, P. L.; SAMPAIO NETO, L. F.; MARSIGLIA, R. M. G.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Maria Valéria Pavan. A reforma curricular em um curso de medicina: determinantes externos e internos e o impacto sobre o trabalho docente. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

3.
MARQUES, W.; CORTELAZZO, A. L.; GOMES, P. T.; CARMO, J. C.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Carla Pineda Lechugo. A educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

4.
BORGES, Z. P.; CURI, L. R. L.; AGUILAR, L. E.; RODRIGUEZ, V.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Adriana de Andrade Espíndola. A política da regulação no sistema federal de ensino superior brasileiro: uma matriz de análise. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GONCALVES, C. G. N. S.; SOCHODOLAK, H.; AGUILAR, L. E.; PIMENTA, M. A. A.; ROSSI, V.L. S.. Participação em banca de Maria Rita Kaminski Ledesma. Gestão escolar: desafios dos novos tempos. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
MARQUES, W.; GOMES, L. F.; GOERGEN, P. L.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Margly Octavia Genofre de Carvalho. Escuta Sensível: protagonismo na educação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

2.
MARQUES, W.; SAMPAIO NETO, L. F.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Maria Valéria Pavan. A reforma curricular em um curso de medicina: determinantes externos e internos e o impacto sobre o trabalho docente. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

3.
MARQUES, W.; GOMES, P. T.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Carla Pineda Lechugo. A educação tecnológica: sua história, seus professores e a percepção dos alunos sobre as práticas pedagógicas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

Qualificações de Mestrado
1.
MARQUES, W.; LECHUGO, C. P.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Elcio Galioni da Silva. A precarização das condições de trabalho docente nas instituições particulares de Ensino Superior. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

2.
PRATA - LINHARES, Martha M.; SIMOES, R. M. R.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Marina Machado. Planejamento Didático e Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inseridas na Cultura Digital. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
NISTA-PICCOLO, V. L.; PRODOCIMO, E.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de YARA MACHADO DA SILVA. UM OLHAR SOBRE A INTELIGÊNCIA HUMANA MANIFESTADA NO COTIDIANO ESCOLAR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

4.
LANZA, L. B.; DUARTE, L. R.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Michelle Ribeiro Cordeiro de Souza. A Formação do enfermeiro para o contexto do SUS: a atenção básica em foco no estágio curricular supervisionado. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós-graduados em Educação nas Profissões de Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
PIMENTA, M. A. A.; MARAGNO, G. V.; GOERGEN, P. L.. Participação em banca de Alex Renato Couri Domingos. Visões, confluências e conflitos sobre o ensino de arquitetura e urbanismo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

6.
SANTE, F. R. S.; VASCONCELOS, V. O.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Sandra Regina Cibin Stocovichi. Síntese Cultural e transformação da prática: vivências dialógicas em um curso de língua inglesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

7.
DIAS SOBRINHO, J.; MARQUES, W.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Fábio Fernandes. AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: TRAJETÓRIA DE CONFLITOS, AVANÇOS E CONTRADIÇÕES. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Sorocaba.

8.
CARMO, J. C.; SILVA, C. M. C. S. E.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Luciana Abdonor Pedroso da Silva. Políticas de formação continuada: projeto pedagógico experimental do curso de educação de jovens e adultos (2010-2013). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco.

9.
PIMENTA, M. A. A.; VIEIRA, V. M. O.; VASCONCELOS, V. O.. Participação em banca de Ilza Maria Alves da Silva. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: representações sociais de estudantes de licenciaturas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

10.
VASCONCELOS, V. O.; ANDRADE, M. C. M.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Antônio Geraldo Alves Ribeiro. Concepções sobre educação ambiental e as contribuições da educação popular. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

11.
PIMENTA, M. A. A.; VASCONCELOS, V. O.; MARQUES, F.T.. Participação em banca de Rita Márcia Ayala. Teatro na escola: contribuição da educação popular e da pesquisa-ação. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

12.
PIMENTA, M. A. A.; Batista, G. A.; CARVALHO, L. B. O. B.. Participação em banca de François da Silva Ramos. Fraude acadêmica: uma análise ético-legislativa. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

13.
PIMENTA, M. A. A.; CARVALHO, L. B. O. B.; VASCONCELOS, V. O.. Participação em banca de Joelma dos Reis Soares de Moura. Gerontologia educacional: avaliação de um programa de formação para aposentadoria. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

14.
AQUINO, O. F.; PIMENTA, M. A. A.; CARVALHO, L. B. O. B.. Participação em banca de Lília Maria Mendes Bernardi. O lugar da didática na região sul do Brasil: os casos dos programas de pós-graduação em educação da PUC-RS, UFRGS e UFPR. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

15.
PIMENTA, M. A. A.; SILVA, A. C.; CECÍLIO, S.. Participação em banca de Taciane Cristina Santana. AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO: concepções de estudantes e professores do curso de fisioterapia. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

16.
PIMENTA, M. A. A.; CAMARGO, A. M. F.; Batista, G. A.. Participação em banca de Thereza Carolina Gonçalves Vieira. Código de Conduta como instrumento para educação em valores de jovens universitários: um estudo comparativo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

17.
PIMENTA, M. A. A.; AQUINO, O. F.; CECÍLIO, S.. Participação em banca de Termísia Luiza Rocha. O plágio na pesquisa: perspectivas de professores e alunos do Ensino Fundamental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

18.
RESENDE, M. R.; AQUINO, O. F.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Márcia Guimarães Oliveira de Souza. Diálogo entre a teoria da mediação, os dados documentais e empíricos: o processo de mediação no curso de pedagogia-EAD. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

19.
MARQUES, F.T.; Batista, G. A.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Sandra Afonso de Castro. Direitos humanos: da inserção temática ao cotidiano escolar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

20.
PIMENTA, M. A. A.; VIEIRA, V. M. O.; AQUINO, O. F.. Participação em banca de Thalita Haber Faleiros. A relação entre as concepções e as práticas dos professores sobre a avaliação da aprendizagem. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

21.
VASCONCELOS, V. O.; MARQUES, F.T.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Mara Fernandes Ignácio Leite. Diversidade cultural/territorial e a população volante: reflexos em uma instituição escolar. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

22.
VIEIRA, V. M. O.; PIMENTA, M. A. A.; AQUINO, O. F.. Participação em banca de Rita Maria Lemos. Representações sociais e práticas pedagógicas de professores da educação profissional técnica do CEFET-MG. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

23.
VASCONCELOS, V. O.; PIMENTA, M. A. A.; MARQUES, F.T.. Participação em banca de Rosimeiri Merotti Crippa. O ensino colaborativo como uma contribuição para educação inclusiva. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

24.
PIMENTA, M. A. A.; RESENDE, M. R.; BORTOLANZA, A. M. E.. Participação em banca de Regina Maria Martins Costa. Apropriação das TICs pelo sistema educacional: internet e plágio. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

25.
MARQUES, F.T.; PIMENTA, M. A. A.; ALMEIDA, C. M. C.. Participação em banca de Camilla de Oliveira Vieira. DIREITO, ENSINO E FORMAÇÃO DOCENTE: vertentes de uma democracia em construção. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

26.
CECÍLIO, S.; PIMENTA, M. A. A.; GARCIA, D. M. F.. Participação em banca de Valéria de Araújo Torres. Trabalho e formação docente em tempos globais e a constituição de administradores professores. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

27.
BERNARDES, S. T. A.; SILVA, A. T.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Raimundo Márcio Mota de Castro. Nas ensenhanças da dúvida, buscar o sentido; no tocar a vida, descortinar as respostas. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.

28.
BERNARDES, S. T. A.; Batista, G. A.; PIMENTA, M. A. A.. Participação em banca de Rudney Ferreira Bonfim. Mulheres de ouro: experiências vividas por esposas de garimpeiros que se tornaram professoras em Itaituba. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Uberaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROMAGUERA, A. R. T.; PIMENTA, M. A. A.; NOGUEIRA, E. J.; BOSCHETTI, V. R.. Processo Seletivo de professores para SME de Sorocaba. 2015. Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba.

Outras participações
1.
DIAS SOBRINHO, J.; GOERGEN, P. L.; MARQUES, W.; PIMENTA, M. A. A.. Processo Seletivo de candidatos a Pós-graduação em Educação da UNISO. 2014. Universidade de Sorocaba.

2.
VIEIRA, V. M. O.; RESENDE, M. R.; PIMENTA, M. A. A.. Processo Seletivo de candidatos ao Mestrado em Educação da UNIUBE. 2012. Universidade de Uberaba.

3.
PIMENTA, M. A. A.; MARQUES, F.T.; CECÍLIO, S.; BERNARDES, S. T. A.; VIEIRA, V. M. O.; Batista, G. A.. Processo seletivo de candidatos ao Mestrado em educação da UNIUBE. 2011. Universidade de Uberaba.

4.
BERNARDES, S. T. A.; MARQUES, F.T.; VIEIRA, V. M. O.; Batista, G. A.; PIMENTA, M. A. A.. Processo seletivo de candidatos ao Mestrado em educação da UNIUBE. 2010. Universidade de Uberaba.

5.
PIMENTA, M. A. A.; VIEIRA, V. M. O.; PRATA - LINHARES, Martha M.; BERNARDES, S. T. A.. Processo seletivo de candidatos ao Mestrado em educação da UNIUBE. 2009. Universidade de Uberaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ISATT Regional Conference. If it does not move me, it does not belong to me: challenges for the development of teachers in a global and sustainable perspective. 2018. (Congresso).

2.
I Seminário de Avaliação Educacional & VIII Semana de Educação.Avaliação, Gestão e cultura: para quê mudar?. 2018. (Seminário).

3.
IV International Forum on Teacher Education.If it does not move me, it does not belong to me: challenges for the development of teachers in a global and sustainable perspective. 2018. (Outra).

4.
​II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. Qual o lugar da literacia midiática na educação superior?. 2017. (Congresso).

5.
​II Congresso Internacional sobre Competências Midiáticas. Membro da comissão científica. 2017. (Congresso).

6.
18th Biennial ISATT Conference 2017. Higher Education Teachers? Practice: Challenges and Expectations. 2017. (Congresso).

7.
4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania. Qual o lugar da literacia midiática na educação superior?. 2017. (Congresso).

8.
4.º Congresso Literacia, Media e Cidadania. Se não me move, não me pertence: desafios para a formação de professores numa perspectiva sustentável. 2017. (Congresso).

9.
ICET 2017 61st World Assembly. Facebook as support for vocational training. 2017. (Congresso).

10.
12a. Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. Ciberativismo em educação nos documentos de curso de pedagogia. 2016. (Congresso).

11.
12a. Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. Facebook e o uso da web para suporte à formação profissional. 2016. (Congresso).

12.
I Congreso Internacional sobre Competencias Mediaticas. Como as Redes Sociais Impactam a Educação. 2016. (Congresso).

13.
I Congresso Internacional de Educação. TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA, AMBIENTE DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. 2016. (Congresso).

14.
II Simpósio de Literacia Midiática.Competências midiáticas e educação: construir valores para formação ética. 2016. (Simpósio).

15.
2e Colloque international en éducation : enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante. Virtual learning environment aimed for social emancipatory processes. 2015. (Congresso).

16.
2e Colloque international en éducation : enjeux actuels et futurs de la formation et de la profession enseignante. Academic fraud: Reflecting on ethics and teachers' training. 2015. (Congresso).

17.
Local Change, Social Action and Adult Learning: Challenges and Responses Conference. Virtual learning environment aimed for social emancipatory processes. 2014. (Congresso).

18.
Simpósio de Educação Ambiental e Políticas Públicas.Mídia e educação ambiental: ver, refletir e conhecer. 2014. (Simpósio).

19.
VIII Congresso Internacional de Avaliação. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS. 2013. (Congresso).

20.
VII Seminário de Educação e Leitura.Plágio: criatividade e ética. 2013. (Seminário).

21.
I Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. FRAUDE EM AVALIAÇÕES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O NORDESTE E O SUDESTE DO BRASIL. 2012. (Congresso).

22.
III Congresso Brasileiro de Educação. FRAUDE ACADÊMICA: UMA QUESTÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES?. 2011. (Congresso).

23.
Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores. FRAUDE EM EVALUACIONES E FORMACIÓN DE MAESTROS. 2011. (Congresso).

24.
Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores. LAS REPRESENTACIONES SOCIALES DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS EN RELACIÓN CON LA EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE. 2011. (Congresso).

25.
Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores. APROPIACIÓN DE LAS TIC?S POR PARTE DEL SISTEMA EDUCATIVO: INTERNET Y PLAGIO. 2011. (Congresso).

26.
Diálogos da educação com a psicologia e as ciências sociais: Vygotsky, Bourdieu e Piaget. 2010. (Outra).

27.
Seminário de Estudos Avançados: L´éducation et formation: apports de la recherche en formation des adults, liens avec la thématique des représentations sociales. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VASCONCELOS, V. O. ; MARQUES, F.T. ; PIMENTA, M. A. A. . I Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2011. (Congresso).

2.
PIMENTA, M. A. A.; VIEIRA, V. M. O. . 5o. Encontro de Pesquisa em Educação - Perspectivas da Educação para o Século XXI. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tágides Renata de Mello Morais. Competências Midiáticas na Formação de Professores: Um Estudo de Campo em Sorocaba. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ricardo Slavov. Avaliação Formativa com novas Tecnologias no Ensino Híbrido. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba. (Orientador).

2.
Roger dos Santos. Educação superior e TICs: do lúdico ao pedagógico. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba. (Orientador).

3.
Marcus Venicius Branco de Souza. A presença da tecnologia da informação nos processos de avaliação na Educação Superior Tecnológica. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Monica de Oliveira Pinheiro da Silva. ENSINO E APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: SUA ABORDAGEM,TRATAMENTO E RELEVÂNCIA NOS BANCOS ESCOLARES,. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba. (Orientador).

5.
Leonardo Rodrigues dos Santos. Transposição didática, ambiente de aprendizagem e tecnologias educacionais. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Verônica Martins Hoffmann. A Escola de Pais e suas implicações para a formação de educadores do século XXI. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

2.
Alex Renato Couri Domingos. Sobre o Ensino da Arquitetura no Brasil: A formação multidisciplinar versus o conhecimento específico aplicado. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

3.
Termísia Luiza Rocha. O plágio na pesquisa escolar: perspectivas de professores e alunos de duas escolas de Monte Carmelo/MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

4.
Regina Maria Martins Costa. As TICs nos anos finais do Ensino Fundamental: internet e plágio. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

5.
Thereza Carolina Gonçalves Vieira. Código de Conduta como instrumento para educação em valores de jovens universitários: um estudo comparativo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

6.
Taciane Cristina Santana. AVALIAÇÃO NO ESTÁGIO: concepções de estudantes e professores do curso de fisioterapia. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

7.
Ilza Maria da Silva Alves. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: representações sociais de estudantes de licenciaturas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

8.
François da Silva Ramos. FRAUDE ACADÊMICA: uma análise ético-legislativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

9.
Joelma dos Reis Soares de Moura. GERONTOLOGIA EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA APOSENTADORIA. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

10.
Thalita Haber Faleiros. A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

Tese de doutorado
1.
Alexey Carvalho. A PRODUÇÃO ACADÊMICA DOCENTE COMO CRITÉRIO DE QUALIDADE NA AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

2.
Sonia Piaya Munhoz. CIBERATIVISMO E INTELIGÊNCIA COLETIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS). 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, . Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
APARECIDA DAS GRAÇAS NUNES SILVA. A ALFABETIZAÇÃO E O USO DA CARTILHA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

2.
DIVINA APARECIDA MORAIS SILVA. ALFABETIZAÇÃO E OS DIFERENTES MÉTODOS E PROCESSOS DE ENSINO EM BUSCA DE ADEQUAÇÕES E SUPORTE AOS PROFESSORES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

3.
MARIA DA PENHA BORGES DE MAURO. ALFABETIZAÇÃO: UM DESAFIO PERMANENTE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

4.
PATRÍCIA CRISTIANE FERNANDES DA SILVA. ALFABETIZAÇÃO: MÉTODOS E PROCESSOS DE ENSINO, UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

Iniciação científica
1.
Lorena Martins Costa. A PRÁTICA DA FRAUDE EM AVALIAÇÕES (COLA) E SUAS DIVERSAS FORMAS NO MUNDO. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade de Uberaba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

2.
Luis Claudio Martins. A FRAUDE ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO EM CURSOS DE ENFERMAGEM DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade de Uberaba. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.

3.
Erika Sales Pereira. A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO: COMPREENDENDO O TEMPO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em pedagogia) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Maria Alzira de Almeida Pimenta.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTA, M. A. A.. Redes Sociais e Competências Midiáticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PRATA - LINHARES, Martha M. ; PIMENTA, M. A. A. . Cinema e Aprendizagens Possíveis - módulo IV. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUZA, M. V. B. ; PIMENTA, M. A. A. ; SANTOS, R. ; MORAES, T. R. M. . Compartilhando tecnologia da informação e educação para cidadania. 2017; Tema: Educação e Tecnologia da Informação. (Site).



Outras informações relevantes


Realizou uma pesquisa sobre os determinantes sócio-político-culturais da prática da cola, em IES públicas e particulares, em Campinas-SP e Uberaba - MG.

Participou do Grupo de Estudos em História, Política e Cultura na Formação de Professores, que propõe-se a discutir história, culturas e políticas sociais em suas relações com a educação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:31:52