Leonardo Silva de Lima

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0206233750299857
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE /Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Foi Professor Visitante na Universidade de Memphis (EUA) em 2011. É professor do Departamento de Engenharia de Produção do CEFET/RJ desde 2006 e atualmente é Professor Associado I. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas no período de 2012 a 2014. Os principais interesses de pesquisa contemplam os temas: Gestão de Operações e Métodos de Otimização; Teoria dos Grafos; Teoria Espectral dos Grafos e aplicações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Silva de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, L. S.;de Lima, Leonardo Silva;Lima, Leonardo Silva de;de Lima, Leonardo;de Lima, L.S.;DE LIMA, L. S.;LIMA, LEONARDO

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia.
Av. Maracanã, 229
Maracanã
20271-110 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25663179
Ramal: 237
URL da Homepage: www.cefet-rj.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Vulnerabilidade de Redes em Grafos de Harary, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Nair Maria Maia de Abreu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: conectividade algebrica; Grafos de Harary; Grafos laplacianos integrais.
Grande área: Engenharias
1999 - 2002
Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Aplicacao do Mecanismo de Extrapolacao no Metodo de Penalizacao Hiperbolica,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Adilson Elias Xavier.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Extrapolacao; Penalizacao Hiperbolica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Outro.
1995 - 1998
Graduação em Matemática Aplicada e Computacional.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2011
Pós-Doutorado.
University of Memphis, U of M, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias
2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2008 - Atual
Ensino, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ÁLGEBRA LINEAR APLICADA A TEORIA DOS GRAFOS
MÉTODOS ESTATÍSTICOS I
MODELAGEM DE PROBLEMAS QUANTITATIVOS
PESQUISA OPERACIONAL
TEORIA ESPECTRAL DE GRAFOS
07/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas.

08/2006 - Atual
Ensino, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MODELAGEM DE PROBLEMAS QUANTITATIVOS
PESQUISA OPERACIONAL I
PESQUISA OPERACIONAL II
Planejamento e Controle da Produção
04/2012 - 04/2014
Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas.

Cargo ou função
Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Engenharia de Produção e Sistemas.


Linhas de pesquisa


1.
Teoria dos Grafos e Aplicações

Objetivo: O principal objetivo é a aplicação de conceitos da Álgebra Linear à Teoria dos Grafos. O estudo do espectro de matrizes associadas a grafos como as matrizes de adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal trazem diversas informações sobre a estrutura dos grafos. O início da Teoria Espectral dos Grafos teve seu início na busca de grafos com o mesmo espectro (coespectrais) e não isomorfos. Problemas como descrever classes grafos cujos espectro em relação à matriz de adjacência é composto por valores inteiros, conhecidos como Grafos Integrais, é uma das questões relevantes. Outro importante aspecto é o estudo dos autovetores associados ao seu espectro..
Palavras-chave: Grafos laplacianos integrais; conectividade algebrica; matriz laplaciana sem sinal; matriz laplaciana; grafos integrais.
2.
Métodos de Otimização e Simulação
3.
Ciência de Redes


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Matrizes em Teoria Espectral dos Grafos: teoria e aplicações - Projeto Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ
Descrição: A conexão e determinação de propriedades topológicas e estruturais de grafos a partir dosautovalores de uma matriz associada a esse mesmo grafo é a principal linha de atua ção da Teoria Espectral em Grafos, que está na fronteira entre a Álgebra, Álgebra Linear e Teoria dos Grafos. Dentre as matrizes que representam um grafo, podem ser destacadas as matrizes de incidência, adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Antes de 2007, poucos artigos haviam sido publicados com resultados relevantes em relação à matriz laplaciana sem sinal, denotada por Q, e o trabalho de Yan em 2002 foi um dos pioneiros no tema. Os Teoremas de Perron-Frobenius e Rayleigh-Ritz tornam o maior e o menor autovalores e seus respectivos autovetores mais atrativos do ponto de vista teórico e das relações dos mesmos com parâmetros combinatórios, com medidas de vulnerabilidade e confi abilidade de redes, o que justi fica o fato da grande maioria dos artigos abordarem, nessa ordem de importância, o maior e o menor autovalores de matrizes que representam grafos e, em particular, da matriz laplaciana sem sinal. Mais recentemente, a partir de 2010, o segundo maior autovalor da matriz laplaciana sem sinal também tem sido objeto de pesquisa, que por sua vez é motivada, principalmente, pela sua rela ção com o segundo maior autovalor da matriz de adjacência do grafo linha e com métricas de agrupamento. Nesse cenário, esse projeto consiste em dar continuidade às pesquisas em duas grandes áreas de atuação: (i) determinação de novos limites superiores e inferiores que relacionem os invariantes de um grafo com os autovalores e autovetores da matriz laplaciana sem sinal; (ii) estudar as aplicações dos autovalores dessa matriz em problemas de agrupamento, como por exemplo o Stellar Cluster Membership de grande interesse na área de Astronomia e Computação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 4
2013 - Atual
Abordagens qualitativa e quantitativa em problemas de gestão de operações
Descrição: Este projeto de pesquisa visa o estudo de problemas de Gestão de Operações, tais como: problemas de sequenciamento e modelagem via redes na indústria do petróleo, gestão de processos com incerteza em organizações governamentais, modelagem e avaliação de cadeias de suprimento via redes sociais e gerenciamento de riscos dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / José André Brito - Integrante / Wagner Pimentel - Integrante / Augusto Reis - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
2012 - 2015
Problemas em Teoria Espectral de Grafos e aplicações em Redes Complexas - Projeto Universal - CNPq
Descrição: A conexão e determinação de propriedades topológicas e estruturais de grafos a partir dos autovalores de uma matriz associada a esse mesmo grafo é a principal linha de atuação da Teoria Espectral em Grafos, que está na fronteira entre a Álgebra, Álgebra Linear e Teoria dos Grafos. Dentre as matrizes que representam um grafo, podem ser destacadas as matrizes de incidência, adjacência, laplaciana e laplaciana sem sinal. Antes de 2007, poucos artigos haviam sido publicados com resultados relevantes em relação à matriz laplaciana sem sinal, denotada por Q, e o trabalho de Yan em 2002, [Ya02], foi um dos pioneiros no tema. Os Teoremas de Perron-Frobenius e Rayleigh--Ritz tornam o maior e o menor autovalores e seus respectivos autovetores mais atrativos do ponto de vista teórico e das relações dos mesmos com parâmetros combinatórios, o que justifica o fato da grande maioria dos artigos abordarem, nessa ordem de importância, o maior e o menor autovalores da matriz laplaciana sem sinal. Mais recentemente, a partir de 2010, o segundo maior autovalor tem sido objeto de pesquisa, que por sua vez é motivada principalmente pela sua relação com o segundo maior autovalor da matriz de adjacência do grafo linha. Além disso, de acordo com Mohar [Mo91], os autovalores da matriz laplaciana de um grafo G são mais intuitivos e mais importantes do que os autovalores da matriz de adjacência. Nesse cenário, esse projeto de pesquisa consiste em dar continuidade às pesquisas já iniciadas em Teoria Espectral de Grafos com os autovalores das matrizes laplaciana e laplaciana sem sinal e suas aplicações em problemas de otimização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Carla Oliveira - Integrante / Cláudia Justel - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 4
2011 - 2013
Modelos de Redes Sociais com aplicações em bibliometria no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: A Teoria dos Grafos é uma área clássica e sedimentada da Pesquisa Operacional e da Ciência da Computação. Aplicações da Álgebra Linear à Teoria dos Grafos levaram ao surgimento da Teoria Espectral dos Grafos na década de 50. É deste período também o começo do estudo das relações sociais através da análise de grafos. Nos últimos anos, modelagem e a análise de redes sociais tem despertado o interesse de pesquisadores no mundo inteiro. Tal fato decorre tanto da aplicabilidade desse tipo de análise, quanto do aparecimento de grandes redes colaborativas de compartilhamento de informações O projeto "Modelos de Redes Sociais com aplicações em bibliometria no Estado do Rio de Janeiro" objetiva investigar a aplicação de técnicas de Teoria Espectral dos Grafos em Análise de Redes Sociais. O Projeto reúne uma equipe multidisciplinar com habilidades em Teoria dos Grafos, Computação de Alto Desempenho e Ciência da Informação de modo a permitir um melhor entendimento de redes sociais de documentos e, por conseguinte, um melhor entendimento de como ocorre o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação. A proposta envolve articulação entre duas instituições públicas federais ? o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca ? CEFET/RJ e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas ? ENCE/IBGE ? ambas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, e que já mantêm uma relação de parceria através do desenvolvimento de projetos apoiados por órgãos de fomento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Carla Oliveira - Integrante / Cristina Gomes de Souza - Integrante / Rafael Garcia Barbastefano - Integrante / Diego Carvalho - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Desenvolvimento e Estabelecimento de Núcleo de Competência em Simulação de Processos no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como tema central a simulação de processos. O projeto teve início dentro do contexto de um Termo de Cooperação estabelecido entre a Petrobras e a UNIRIO ? Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e foi desenvolvido em parceria entre os grupos de pesquisa NP2Tec/UNIRIO e GEOS/CEFET-RJ. O projeto busca definir os principais conceitos de simulação de processos e sistemas, assim como apresentar métodos, técnicas e ferramentas para aprimorar a gestão de processos, através do uso de simulação de processos. A simulação de processos permite ao gestor testar alternativas em um modelo teórico antes de realizar sua aplicação na prática, poupando à organização dos custos do insucesso no emprego de políticas e práticas não aderentes às necessidades e oportunidades da organização..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador / Lino Marujo - Integrante / Rafael Paim - Integrante / Fernanda Baião - Integrante / Flavia Santoro - Integrante / Claudia Cappelli - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2007 - 2012
Modelos de Grafos Aleatórios
Descrição: Muitos sistemas do mundo real têm sua estrutura formada por redes complexas, como é o caso das redes celulares, das redes ecológicas e até mesmo da World-Wide-Web, por exemplo. Para compreender os princípios de organização de tais redes, visto que um estudo realizado diretamente a partir delas possuiria um alto grau de complexidade, costuma-se geralmente modelar essas redes através de estruturas constituídas por um conjunto de nodos ou vértices, os quais representariam os ?atores? do sistema, e um conjunto de arestas que unem esses nodos, as quais representariam as relações mantidas por esses ?atores?. A principal característica desse tipo de estrutura, no entanto, é a aleatoriedade das arestas, que não são fixas, mas sim determinadas a partir de um experimento aleatório qualquer. Esses modelos codificam em sua estrutura propriedades existentes nas redes complexas e são denominados grafos aleatórios. Uma das propriedades mais interessantes das redes reais que é bem caracterizada pelo modelo de grafos aleatórios, é o conceito de mundo pequeno. Os grafos uniformemente aleatórios definidos pelos matemáticos húngaros Paul Erdös e Alfred Rényi (1959) foram os primeiros modelos de grafos aleatórios. Para maiores detalhes sobre grafos uniformemente aleatórios e grafos aleatórios em geral. Estes modelos não se mostraram muito eficientes para representar as redes da vida real. Em virtude disso, outros modelos de grafos aleatórios têm sido desenvolvidos, entre eles podemos citar o modelo Power Law. Inúmeras aplicações envolvendo este último modelo, como em redes de telecomunicações, redes WWW, finanças e outros. Neste projeto o objetivo é estudar omercado financeiro brasileiro e representar as interrelações das ações na bolsa de valores através de um grafo e mostrar que este grafo segue o modelo power law..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador.
2006 - Atual
Programação Matemática e Metaheurística
Descrição: Neste projeto de pesquisa o principal objetivo é o desenvolvimento de modelos matemáticos que representem problemas da indústria. O desenvolvimento de algoritmos exatos e aplicação de metaheurísticas são ainda essenciais para a resolução dos modelos. Como exemplo, podemos citar o problema de transporte dutoviário que consiste basicamente na determinação de quatro componentes: quais produtos serão bombeados, em que quantidade, como serão distribuídos dentre os diversos destinos e qual a seqüência de bombeamento a ser seguida. Para tal, é preciso que se respeitem: as restrições de limites de estoques, tanto nas refinarias como nas bases de distribuição do produto, as limitações de vazões, as restrições de interface e as restrições de atendimento da demanda, dentre outras, visando minimizar os custos operacionais. Apesar de algumas formulações inteiras terem sido propostas, esse tema ainda não possui uma extensa literatura. Nossa linha de atuação gira em torno de desenvolvimento de modelos matemáticos variantes em relação ao problema original assim como o aplicação da metaheurística variable neighbourhood search e outras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador.Número de orientações: 1
2002 - Atual
Teoria dos Grafos e Teoria Espectral dos Grafos
Descrição: Teoria dos Grafos é uma área clássica e sedimentada da Pesquisa Operacional e da Ciência da Computação. Álgebra Linear, parte da Álgebra, trabalha com Matrizes, que quando aplicada à Teoria dos Grafos utiliza as matrizes de adjacência, de incidência, laplaciana, laplaciana sem sinal, etc. e constitui a base para a Teoria Espectral dos Grafos. Esta última, embora tenha sido iniciada na Química Quântica, começou a se expandir nos meios matemáticos e computacionais com a tese de Dragos Cvetkovic´ em 1971. Atualmente se encontra em franco desenvolvimento. Para se ter uma idéia da expansão dessa área e de suas aplicações em Química, Otimização Combinatória, Ciência da Computação, problemas em Grafos Aleatórios visite a Spectral Graph Theory Home Page, SGTHP, em www.sgt.pep.ufrj.br. Um grupo de pesquisa neste tema reune-se quizenalmente com participação de pesquisadores da UFRJ, UFF, ENCE/IBGE e CEFET/RJ. Outra linha de interesse é o estudo de parâmetros capazes de medir a vulnerabilidade e/ou confiabilidade de redes modeladas por grafos. Entende-se por vulnerabilidade a fragilidade de uma rede mediante a um ataque que isole subconjunto de seus nós. Entende-se por confiabilidade de redes a probabilidade que uma rede tem de permanecer conexa mesmo após a remoção de um subconjunto de seus vértices e ou arestas. Como exemplo de parâmetros de vulnerabilidade podemos citar: conectividade algébrica, cardinais de conectividade de aresta e de vértice e conectividade de aresta. Um exemplo de parâmetro de vulnerabilidade é o all-terminal-reliability. Vale destacar que os parâmetros de vulnerabilidade são determinísticos enquanto os de confiabilidade são probabilísticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leonardo Silva de Lima - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 12


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Linear Algebra and its Applications
2007 - Atual
Periódico: Ars Combinatoria
2016 - Atual
Periódico: DISCRETE APPLIED MATHEMATICS
2015 - Atual
Periódico: Linear and Multilinear Algebra
2016 - Atual
Periódico: DISCRETE MATHEMATICS
2016 - Atual
Periódico: Electronic Journal of Linear Algebra
2017 - Atual
Periódico: Electronic Journal of Graph Theory and Applications


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ
2010 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Pesquisa Operacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Aprovação em concurso público, Universidade Federal de Ouro Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:12
Total de citações:69
Fator H:3
de Lima, Leonardo S  Data: 15/08/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRONDANI, A2017BRONDANI, A ; LIMA, L. S. ; ABREU, N. M. M. ; Oliveira, C. S. . A note on the Nordhaus-Gaddum type inequality to the second largest eigenvalue of a graph. Applicable Analysis and Discrete Mathematics, v. 11, p. 123-135, 2017.

2.
de Lima, Leonardo2016 de Lima, Leonardo; Nikiforov, Vladimir ; OLIVEIRA, CARLA . The clique number and the smallest. Discrete Mathematics, v. 339, p. 1744-1752, 2016.

3.
AMARO, BRUNO2016AMARO, BRUNO ; de Lima, Leonardo ; OLIVEIRA, CARLA ; LAVOR, CARLILE ; ABREU, NAIR . A note on the sum of the largest signless Laplacian eigenvalues. Electronic Notes in Discrete Mathematics, v. 54, p. 175-180, 2016.

4.
SALLES, REBECCA2016SALLES, REBECCA ; MATTOS, PATRICIA ; IORGULESCU, ANA-MARIA DUBOIS ; BEZERRA, EDUARDO ; LIMA, LEONARDO ; OGASAWARA, EDUARDO . Evaluating Temporal Aggregation for Predicting the Sea Surface Temperature of the Atlantic Ocean. Ecological Informatics (Print), v. 36, p. 94-105, 2016.

5.
Oliveira, Carla Silva2016Oliveira, Carla Silva ; de Lima, Leonardo . A lower bound for the sum of the two largest signless Laplacian eigenvalues. Electronic Notes in Discrete Mathematics, v. 55, p. 173-176, 2016.

6.
DE LIMA, L. S.2016 DE LIMA, L. S.; MOHAMMADIAN, A. ; OLIVEIRA, C. S. . The non-bipartite graphs with all but two eigenvalues in [-1, 1]. Linear and Multilinear Algebra, v. 65, p. 526-544, 2016.

7.
Pavan, C.2015 Pavan, C. ; de Lima, Leonardo Silva ; Paiva, M.H.M. ; Segatto, M. . How Reliable Are the Real-World Optical Transport Networks?. Journal of Optical Communications and Networking (Print), v. 7, p. 578-585, 2015.

8.
CARVALHO, P.2015CARVALHO, P. ; de Lima, Leonardo Silva ; OLIVEIRA, C. ; P. Rama . Extremal graphs for the sum of the two largest signless Laplacian eigenvalues. ELECTRON J LINEAR AL, v. 30, p. 605-612, 2015.

9.
de Lima, Leonardo Silva2014de Lima, Leonardo Silva; Teixeira, L. ; ABREU, N.M.M. . Modelos de Redes Confiáveis. S & G. Sistemas & Gestão, v. 9, p. 488-494, 2014.

10.
de Lima, Leonardo Silva2013 de Lima, Leonardo Silva; Nikiforov, Vladimir . On the second largest eigenvalue of the signless Laplacian. Linear Algebra and its Applications, v. 438, p. 1215-1222, 2013.

11.
Chrispino, A.2013Chrispino, A. ; de Lima, Leonardo Silva ; Albuquerque, M.B. ; Freitas, A.C. ; da Silva, M.A. . A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos?. Ciência & Educação, v. 19, p. 455-479, 2013.

12.
Chrispino, A.2013Chrispino, A. ; de Lima, Leonardo Silva ; Albuquerque, M.B. . Vendo CTS como rede:as publicações mais prestigiadas no Brasil. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 919, 2013.

13.
Souza, Cristina Gomes de2012Souza, Cristina Gomes de ; Barbastefano, Rafael Garcia ; Lima, Leonardo Silva de . Redes de colaboração científica na área de química no Brasil: um estudo baseado nas coautorias dos artigos da revista Química Nova. Química Nova (Impresso), v. 35, p. 671-676, 2012.

14.
Oliveira, A. J.2012Oliveira, A. J. ; de Lima, Leonardo Silva ; ABREU, N.M.M. . On the spread and the chromatic number of a graph. Congressus Numerantium, v. 212, p. 57-64, 2012.

15.
de Lima, Leonardo Silva2011de Lima, Leonardo Silva; Oliveira, Carla Silva ; de Abreu, Nair Maria Maia ; Nikiforov, Vladimir . The smallest eigenvalue of the signless Laplacian. Linear Algebra and its Applications, v. 435, p. 2570-2584, 2011.

16.
Oliveira, Carla Silva2010 Oliveira, Carla Silva ; de Lima, Leonardo Silva ; de Abreu, Nair Maria Maia ; Hansen, Pierre . Bounds on the index of the signless Laplacian of a graph. Discrete Applied Mathematics, v. 158, p. 355-360, 2010.

17.
Oliveira, Carla Silva2010Oliveira, Carla Silva ; de Lima, Leonardo Silva ; de Abreu, Nair Maria Maia ; Kirkland, Steve . Bounds on the QQ-spread of a graph. Linear Algebra and its Applications, v. 432, p. 2342-2351, 2010.

18.
LIMA, L. S.;de Lima, Leonardo Silva;Lima, Leonardo Silva de;de Lima, Leonardo;de Lima, L.S.;DE LIMA, L. S.;LIMA, LEONARDO2007LIMA, L. S.; ABREU, N.M.M. ; OLIVEIRA, C. ; AGUIEIRAS, M. . Laplacian integral graphs in S(a,b). Linear Algebra and its Applications, v. 423, p. 136-145, 2007.

19.
LIMA, L. S.;de Lima, Leonardo Silva;Lima, Leonardo Silva de;de Lima, Leonardo;de Lima, L.S.;DE LIMA, L. S.;LIMA, LEONARDO2004LIMA, L. S.; ABREU, N.M.M. ; MORAES, P. E. ; SERTA, C. . Some properties of graphs in (a,b)-linear classes. Congressus Numerantium, Canada, v. 166, p. 43-51, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRIJO, R. ; OLIVEIRA, C. ; de Lima, L.S. . Relações de Nordhaus-Gaddum para o raio espectral das matrizes laplaciana e laplaciana sem sinal. In: 50º SBPO ? Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. 50º SBPO ? Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018.

2.
PACHECO, D. J. ; de Lima, L.S. . NOVOS RESULTADOS PARA O ÍNDICE DE CONECTIVIDADE DE LIGAÇÃO ATÔMICA EM GRAFOS QUE MODELAM DENDRÍMEROS. In: 50º SBPO ? Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. 50º SBPO ? Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018.

3.
OGASAWARA, E. S. ; MOSQUERA, L. ; ASSIS, L. ; E. Bezerra ; SILVA, G. P. G. E. ; ZIVIANE, A. ; PORTO, F. ; Barbastefano, R.G. ; de Lima, L.S. . Evaluating the Complementarity of Communication Tools for Learning Platforms. In: CSEDU 2018 - International Conference on Computer Supported Education, 2018, Funchal, Madeira. International Conference on Computer Supported Education, 2018.

4.
ALENCAR, J. ; de Lima, Leonardo . A note on two conjectures relating the independence number and spectral radius of the signless Laplacian matrix of a graph. In: Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2017, São José dos Campos. Anais do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2017.

5.
OLIVEIRA, B. ; BRITO, J. A. ; de Lima, L.S. . Algoritmo heurístico aplicado ao problema de estratificação ótima. In: XIII Brazilian Congress on Computational Intelligence, 2017, Rio doe Janeiro. XIII Brazilian Congress on Computational Intelligence, 2017.

6.
OLIVEIRA, B. ; BRITO, J. A. ; de Lima, L.S. . Metaheurística VNDS aplicada ao problema de estratificação ótima. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2016, Vitória. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2016. p. 1-11.

7.
RIBEIRO, M. S. ; CAMPOS, R. ; OLIVEIRA, C. ; de Lima, L.S. . Uma Abordagem de Cadeia de Suprimentos via Teoria dos Grafos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016. p. 1-14.

8.
OGASAWARA, E. S. ; de Lima, Leonardo Silva ; MATTOS, P. ; E. Bezerra ; DUBOIS-IORGULESCU, A. . Uso de Redes Neurais para Previsão da Temperatura da Superfície do Mar do Oceano Atlântico Tropical. In: 9º BRESCI - Brazilian e-Science Workshop (CSBC 2015 - BRESCI), 2015, Recife. XXXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

9.
CHAVES, F. ; de Lima, Leonardo Silva ; OLIVEIRA, C. . Uma Análise Comparativa entre a Confiabilidade de um Conjunto de Redes Reais e os Grafos de Confiabilidade Ótima. In: XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015, Porto de Galinhas. XLVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2015.

10.
Costa, J.M. ; MATTOS, P. ; Barbastefano, R.G. ; de Souza, C.G. ; de Lima, Leonardo Silva . Aplicação da Análise de Redes Sociais em uma rede de publicações sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013, Salvador, BA. XXXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2013.

11.
de Lima, Leonardo Silva; OLIVEIRA, C. ; CARVALHO, P. ; P. Rama . On the sum of the two largest signless Laplacian eigenvalues. In: XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2013, Natal, RN. XLV Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2013.

12.
Freitas, A.C. ; de Lima, Leonardo Silva ; Oliveira, Carla Silva . Otimização combinatória e o índice da matriz laplaciana sem sinal. In: XV Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha, 2012, Rio de Janeiro. XV Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha: Defesa e desenvolvimento sustentável da Amazônia Azul, 2012.

13.
Albuquerque, M. ; de Lima, Leonardo Silva ; Oliveira, Carla Silva . Perturbações em grafos e seus efeitos sobre a conectividade algébrica. In: XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011, Ubatuba. XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011.

14.
BARRADAS, S. S. ; LIMA, L. S. ; Tabet, B. ; Alencar, G. . SIMULATION ON RESIDENTIAL INTERNET SERVICE OF A BRAZILIAN STATE NETWORK. In: The International Workshop on Applied Modelling and Simulation, 2010, BÚZIOS - RIO DE JANEIRO. The International Workshop on Applied Modelling and Simulation, 2010.

15.
Oliveira, A. J. ; de Lima, Leonardo Silva ; ABREU, N.M.M. . Spread Versus Número Cromático de um Grafo. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2010, Bento Gonçalves (RS). Anais do XLII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2010.

16.
Teixeira, L. ; LIMA, L. S. ; ABREU, N.M.M. . Grafos com conectividade de arestas igual a 2 que modelam redes confiáveis. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2010, Bento Gonçalves (RS). Anais do XLII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2010.

17.
BARRADAS, S. S. ; LIMA, L. S. ; Marujo, L. ; PESSOA, T. ; Tabet, B. . Simulação com Otimização de uma Rede de Telecomunicações de Acesso a Internet. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2010, Bento Gonçalves (RS). Anais do XLII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2010.

18.
ABREU, N.M.M. ; JUSTEL, C. ; LIMA, L. S. ; OLIVEIRA, C. . Spread de matrizes associadas a grafos. In: Simpósio Brasileiro em Pesquisa Operacional, 2009, Porto Seguro. A Pesquisa Operacional na Gestão do Conhecimento, 2009.

19.
DEL VECHIO, R. ; LIMA, L. S. ; Galvão, D. ; Loures, R. . Medidas de Centralidade da Teoria dos Grafos aplicada a Fundos de Ações no Brasil. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2009, Porto Seguro. XLI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional - A Pesquisa Operacional na Gestão do Conhecimento, 2009.

20.
OLIVEIRA, C. ; LIMA, L. S. ; ABREU, N.M.M. . Q-spread de grafos em classes especias. In: Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2008, Belém. XXXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2008.

21.
Teixeira, L. ; LIMA, L. S. ; ABREU, N.M.M. . Grafos que modelam redes confiáveis. In: XL Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2008, João Pessoa. XL Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional : A Pesquisa Operacional e o uso racional de recursos hidricos. Rio de Janeiro, 2008.

22.
Bahiense, L. ; LIMA, L. S. ; Souza Filho, E.M. ; Ferreira Filho, V. J. M. . EXACT AND HEURISTIC APPROACH TO THE MULTIPRODUCT PIPELINE SCHEDULING PROBLEM. In: XL Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2008, João Pessoa. XL Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional: A Pesquisa Operacional e o uso racional de recursos hidricos, 2008.

23.
LIMA, L. S.; ROSA, P.B. ; MOURA, V.F.B. . TEORIA DOS GRAFOS APLICADA AO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2008, Bauru, SP. ANAIS XV Simpósio de Engenharia de Produção. SÃO PAULO, 2008.

24.
Bahiense, L. ; Ferreira Filho, V. J. M. ; Souza Filho, E.M. ; LIMA, L. S. . Integer Programming Formulation and Variable Neighborhood Search Metaheuristic for the Multiproduct Pipeline Scheduling Problem. In: Congresso Latino-Americano de Investigação Operativa (CLAIO), 2008, Cartagenas. XIV LATIN-IBERO-AMERICAN CONGRESS ON OPERATIONS RESEARCH, 2008.

25.
LIMA, L. S.; OLIVEIRA, C. ; ABREU, N.M.M. . CONJECTURAS GERADAS AUTOMOTICAMENTE PELO SISTEMA AUTOGRAPHIX: PROVAS DE ALGUMAS DESIGUALDADES PARA O ÍNDICE DA MATRIZ LAPLACIANA SEM SINAL. In: XXXIX SBPO: A Pesquisa Operacional e o Desenvolvimento Sustentável, 2007, Fortaleza. XXXIX SBPO: A Pesquisa Operacional e o Desenvolvimento Sustentável, 2007.

26.
Souza Filho, E.M. ; Ferreira Filho, V. J. M. ; LIMA, L. S. . VNS APLICADO AO PROBLEMA DE TRANSPORTE DUTOVIÁRIO COM RESTRIÇÃO DE NÃO-ATENDIMENTO DA DEMANDA NAS BASES. In: Rio Pipeline 2007: conference and exposition, 2007, Rio de Janeiro. Anais da Rio Pipeline Conference & Exposition 2007. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, 2007.

27.
LIMA, L. S.; ABREU, N.M.M. . Grafos extremais de Harary com laplaciano integral. In: XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2005, São Paulo. XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
de Lima, Leonardo Silva; E. Bezerra ; A. Krone MArtins . Spectral Dimensionality Reduction Applied to Stellar Cluster Membership Assignment. In: Many Faces of Distances, 2014, Campinas, SP. Many Faces of Distances, 2014.

2.
AMARO, B. ; de Lima, Leonardo Silva ; ALENCAR, J. ; LAVOR, C. . Soma dos Maiores autovalores da matriz Laplaciana sem sinal de um grafo. In: XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2014, Natal/RN. Anais do XXXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2014.

3.
de Lima, Leonardo Silva; E. Bezerra ; A. Krone MArtins . A Formulation of Stellar Cluster Membership Assignment as a Distance Geometry Problem. In: Workshop on Workshop on Distance Geometry and applications, 2013, Manaus. Workshop on Distance Geometry and applications, 2013. v. 1. p. 1-4.

4.
P. Rama ; CARVALHO, P. ; OLIVEIRA, C. ; de Lima, Leonardo Silva . On the sum of the two largest signless Laplacian eigenvalues. In: Latin Ibero-American Spectral Graph Theory Workshop, 2012, Rio de Janeiro. Latin Ibero-American Spectral Graph Theory Workshop, 2012. v. 1. p. 1-1.

5.
AMARO, B. ; ALENCAR, J. ; LAVOR, C. ; de Lima, Leonardo Silva . Signless Laplacian of weighted Complete Graphs And Clustering. In: Latin Ibero-American Spectral Graph Theory Workshop, 2012, Rio de Janeiro. Latin Ibero-American Spectral Graph Theory Workshop, 2012. p. 1-1.

6.
ABREU, N.M.M. ; LIMA, L. S. ; OLIVEIRA, C. ; Hansen, P. . Bounds on the index of the Signless Laplacian of a graph involving the average degree of neighbors of a vertex. In: Cologne Twente Workshop on Graphs and Combinatorial Optimization, 2007, Enschede, Holanda. Proceedings of the 6th Cologne Twente Workshop on Graphs and Combinatorial Optimization. Enschede, Holanda: CTIT Workshop Proceedings, 2007. p. 1-4.

7.
LIMA, L. S.; ABREU, N.M.M. ; OLIVEIRA, C. ; AGUIEIRAS, M. . Laplacian Integral graphs in (a,b)-linear classes. In: Aveiro Workshop on Graph Spectra, 2006, Aveiro. Aveiro Workshop on Graph Spectra. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
de Lima, L.S.; OLIVEIRA, C. S. ; MOHAMMADIAN, A. . Infinity families of integral graphs. In: XXV Congreso de Matemáticas Capricornio, 2016, Antofagasta. XXV Congreso de Matemáticas Capricornio, 2016. v. 1. p. 1-1.

2.
Costa, J.M. ; de Lima, Leonardo Silva ; Barbastefano, R.G. ; de Souza, C.G. . An application of the signless Laplacian matrix to clustering a dataset. In: NetSci-x2015, 2015, Rio de Janeiro. Anais do NetSci-x2015, 2015.

3.
de Lima, Leonardo Silva; OLIVEIRA, C. ; MOHAMMADIAN, A. . Integral graphs with at most two vertices of degree larger than 2. In: MATTRIAD 2015 ? CONFERENCE ON MATRIX ANALYSIS AND ITS APPLICATIONS, 2015, Coimbra. MATTRIAD 2015 ? CONFERENCE ON MATRIX ANALYSIS AND ITS APPLICATIONS, 2015. v. 1.

4.
LIMA, L. S.; OLIVEIRA, C. ; ABREU, N.M.M. ; Kirkland, S. . Bounds on the Q-spread of a Graph. In: Workshopon Spectral Graph Theory with Applications on Computer Science, Combinatorial Optimization and Chemistry, 2008, Rio de Janeiro. Abstract Book - Workshop on Spectral Graph Theory with Applications on Computer Science, 2008.

5.
LIMA, L. S.; ABREU, N.M.M. . Graphs with maximum connectivity in (a,b)-linear classes. In: SIAM on Discrete Applied Mathematics, 2004, Nashville. SIAM on Discrete Applied Mathematics, 2004.

6.
LIMA, L. S.; ABREU, N.M.M. . Grafos com máxima conectividade em classes (a,b)-lineares. In: Two Days on Combinatorial Optimization, 2003, Rio de Janeiro. Two Days on Combinatorial Optimization, 2003.

7.
LIMA, L. S.; XAVIER, Adilson Elias . O Uso daExtrapolação para Acelerar a Convergência do Método de Penalização Hiperbólica. In: XXXIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2001, Campos do Jordao. XXXIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2001.

8.
LIMA, L. S.; XAVIER, Adilson Elias . Recobrimento por Círculos de uma Região do Plano: resultados computacionais. In: XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000, Santos. XXIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000.

9.
LIMA, L. S.; DINIZ, M. A. . Programação Quadrática: Aspectos Teóricos e Método de Resolução. In: XXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1998, Caxambu-MG. Resumo das Comunicações, 1998.

10.
LIMA, L. S.; SANTOS, S. A. . Como o computador calcula as funções elementares. In: XX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1997, Gramado. XX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1997.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, B. ; de Lima, L.S. ; BRITO, J. A. . stratvns: Optimal Stratification in Stratified Sampling Optimization Algorithm. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
BOAVENTURA, P. O. ; CAPOROSSI, G. ; de Lima, Leonardo . Exhaustive and metaheuristic exploration of two new structural irregularity measures. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
ABREU, N.M.M. ; de Lima, Leonardo Silva . Medidas de Confiabilidade e Centralidade em Redes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ABREU, N.M.M. ; LIMA, L. S. ; OLIVEIRA, C. . TEORIA ESPECTRAL DE GRAFOS COM APLICAÇÕES A CIENCIA DA COMPUTAÇÃO, OTIMIZAÇÃO COMBINATÓRIA E QUÍMICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, L. S.; OLIVEIRA, C. . INTRODUÇÃO A TEORIA ESPECTRAL DE GRAFOS COM APLICAÇÕES. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALMEIDA, L. F.; PACHECO, M. A. C.; MANHAES, A. G.; ABREU, A. C. A.; de Lima, L.S.. Participação em banca de Renata Garcia Oliveira. Otimização de estratégias de controle, localização e quantidade de válculas de poços inteligentes com computação evolucionária de variáveis híbridas. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
OGASAWARA, E. S.; de Souza, C.G.; SAMPAIO, J. O.; de Lima, Leonardo Silva. Participação em banca de Carla de Castro Palmieri. Análise de padrões frequentes em documentos de patentes: um estudo sobre patentes verdes. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
OLIVEIRA, C.; de Lima, L.S.; JUSTEL, C.; BRITO, J. A.. Participação em banca de Bruno Soares Barreto. Relações entre o incremento da conectividade algébrica e a confiabilidade de uma rede. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
DEL VECHIO, R.; ABDON, M.; MARQUES, C.; de Lima, L.S.. Participação em banca de Lucas Lima Silva Portugal. Q-espectro e D-espectro dos grafos aranha. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Fluminense.

5.
Barbastefano, R.G.; de Lima, L.S.; de Souza, C.G.; MERSCHMANN, P. R. C.; FREIRE, E.. Participação em banca de Mariana de Araújo Portes. Estudo de tecnologias provenientes de biodiesel através de bibliometria e técnicas de redes sociais. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

6.
DE LIMA, L. S.; BRITO, J. A.; CARVALHO, D. M. A.; SILVA, P. L. N.; SILVA, P. H. G.. Participação em banca de Breno Tiago Novello Trotta de Oliveira. Método de busca decomposta em vizinhança variável com reconexão por caminhos para o problema de estratificação. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

7.
COSTA, H. G.; ROBOREDO, M. C.; ARAUJO, E. A.; FERRAZ, F. T.; de Lima, Leonardo Silva. Participação em banca de Jéssica Galdino de Freitas. Impactos do Lean Seis Sigma sobre a sustentabilidade organizacional: um estudo survey. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.

8.
OGASAWARA, E. S.; Barbastefano, R.G.; de Lima, Leonardo Silva. Participação em banca de Leonardo Mosqueira de Carvalho. Uma Abordagem para Avaliação da Adoção de Redes Sociais Corporativas. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

9.
de Souza, C.G.; Barbastefano, R.G.; de Lima, Leonardo Silva; COSTA, H. G.. Participação em banca de Renata Cristina Teixeira. Análise das Tecnologias de Hidrorefino através da utilização de técnicas de prospecção tecnológica e análise de redes sociais. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

10.
Spritzer, I.; Tostes, L.P.; Corrêa, F. R.; de Lima, Leonardo Silva. Participação em banca de Luciano Coutinho Martins. PERSPECTIVAS DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA TECNOLOGIA BTL (BIOMASS TO LIQUIDS) NO BRASIL, VISANDO A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO SINTÉTICO RENOVÁVEL. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

11.
Spritzer, I.; Corrêa, F. R.; de Lima, Leonardo Silva; Tostes, L.P.. Participação em banca de Bruno Roberto Barbosa Pinho. TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTOS COMO APOIO A TOMADA DE DECISÃO EM PROJETOS DO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

12.
TREVISAN, V.; de Lima, L.S.; HOPPEN, C.; BURIOL, L. S.. Participação em banca de Elizandro Max Borba. Medidas de centralidade em grafos e aplicações em redes de dados. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

13.
JUSTEL, C.; ABREU, N.M.M.; OLIVEIRA, C.; de Lima, Leonardo Silva; Cavalcanti, M.C.R.. Participação em banca de Camila Cristina Gomes Ferreira de Oliveira. Inserção de uma aresta num grafo e o efeito produzido na conectividade algébrica. 2012. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Instituto Militar de Engenharia.

14.
ABREU, N.M.M.; ALOISE, D.; ALOISE, D.; LIMA, L. S.. Participação em banca de WAGNER DE OLIVEIRA. ALGORITMO EVOLUTIVO PARALELO PARA O PROBLEMA DE ATRIBUIÇÃO DE LOCALIDADES A ANEÍS EM REDES SONET/SDH. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

15.
LIMA, L. S.; Oliveira, Carla Silva; ABREU, N.M.M.; Marujo, L.. Participação em banca de Thaigo Santos Attias Silva. Um estudo de medidas de centralidade e confiabilidade em redes. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

16.
LIMA, L. S.; Marujo, L.; JUSTEL, C.. Participação em banca de Swellen dos Santos Barradas. Planejamento de Inclusão de Novos Equipamentos em uma rede de DSLAM: um estudo de simulação. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

17.
Xavier, L.S.; LIMA, L. S.; Peixoto, J.A.A.; Valle, R.A.B.. Participação em banca de Ana Cláudia Cardoso. Análise Exploratória e Representação dos Fluxos Direto e Reverso de Pneus no Município do Rio de Janeiro. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

18.
ABREU, N.M.M.; LIMA, L. S.; Ferreira Filho, V. J. M.; RANGEL, C.. Participação em banca de Leandro da Silva Teixeira. GRAFOS QUE MODELAM REDES CONFIAVEIS. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
Souza Filho, E.M.; Ferreira Filho, V. J. M.; LIMA, L. S.. Participação em banca de Erito Marques de Souza Filho. Variable Neighborhood Search aplicado ao problema de distribuição dutoviária. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
LIMA, L. S.; Francisco, G.; Vicente, R.. Participação em banca de Roberta Anchieta da Silva. Estimação dinâmica do beta do modelo CAPM em fundos de ações: uma aplicação do filtro de Kalman. 2007. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
ROSA, P. F.; JUSTEL, C.; DUTRA, M. S.; de Lima, L.S.; TANSCHEIT, R.; APOLINARIO JUNIOR, J. A.. Participação em banca de Leandro Aparecido Simal Moreira. Análise de Similaridade visual em fechamento de loop através de redução de dimensionalidade de dados via mapeamentos por difusão. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia de Defesa) - Instituto Militar de Engenharia.

2.
de Abreu, Nair Maria Maia; PATUZZI, L.; COSTA, L.; de Lima, L.S.; ANDRADE, E.. Participação em banca de Carlos Henrique Pereira do Nascimento. Grafos de Politopos de Emparelhamentos. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
de Abreu, Nair Maria Maia; OLIVEIRA, C.; de Lima, Leonardo Silva; ALLEN, E.. Participação em banca de André Ebling Brondani. Sobre o segundo maior autovalor de um grafo. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
de Lima, Leonardo Silva; JURKIEWICZ, S.; PROENCA, D.; BURSZTYN, M.; MARAUJO, L.. Participação em banca de Flavio Machado Moita. Modelagem para a decisão de canais logísticos de longo curso. 2014. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Segatto, M.; Pavan, C.; ABREU, N.M.M.; RIBEIRO, M. R. N; Boeres, C.; de Lima, Leonardo Silva. Participação em banca de Marcia Helena Moreira Paiva. Aplicações de Teoria (Espectral) de Grafos no Projeto e Análise de Topologias Físicas para Redes Ópticas. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
Maculan, N.; de Lima, Leonardo Silva; de Abreu, Nair Maria Maia; Markenzon, L.. Participação em banca de Aroldo José de Oliveira. M-SPREAD E SPREAD LAPLACIANO VERSUS NÚMERO CROMÁTICO DE UM GRAFO. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
Boaventura Netto, P.O.; Schmitz, E.A.; LIMA, L. S.; JURKIEWICZ, S.; Bahiense, L.; Araújo, R. M.. Participação em banca de DENIS SILVA DA SILVEIRA. ANIMARE: um método de validação dos processos de negócio através da animação. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
de Lima, Leonardo Silva; ABREU, N.M.M.; Oliveira, Carla Silva; AGUIEIRAS, M.; TREVISAN, V.; PATUZZI, L.; WAGA, C.. Participação em banca de Andre Ebling Brondani. Sobre o segundo maior autovalor de um grafo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, L. S.; SABATTO, A.; COELHO, F.. Participação em banca de FABIANA DE FATIMA ANDRADE CORREIA.DESIGUALDADES SOCIAS NO BRASIL: O IMPACTO NA DISCRIMINACAO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.

2.
LIMA, L. S.; BRITTO, Jorge; PATRICIO, I.. Participação em banca de RODRIGO DE FARIA GUEDES PEREIRA.REDUCAO DE CUSTOS NO MARKETING DIRETO. CASO: READER'S DIGEST BRASIL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.

3.
LIMA, L. S.; LIMA, R.A..S; LUPORINNI, V.P.. Participação em banca de CINTHIA ARAUJO FONTES.DETERMINANTES DO INVESTIMENTO PRIVADO NO BRASIL NA DECADA DE 90. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.

4.
LIMA, L. S.; LUPORINI, Viviane; SABBATO, Alberto Di. Participação em banca de Ricardo Dantas Bacellar.Impacto dos cursos de formação profissional so Senai-RJ sobre a inserção dos alunos egressos no mercado de trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.

5.
LIMA, L. S.; CERQUEIRA, Luiz Fernando; BRITTO, Jorge. Participação em banca de Luiz Fernando da Rocha Fragoso Junior.Plano Real e o Mercado de Capitais: O mercado de ações de 1993 a 1997. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.

6.
LIMA, L. S.; LAMONICA, Marcos Tostes; LAURENCEL, Luiz da Costa. Participação em banca de Hermann Tomás Mateo Mathow Junior.Crescimento Econômico e Progresso técnico nos modelos Neoclássicos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.

7.
LIMA, L. S.; GANEM, Angela; PATRÍCIO, Inês Emília de Moraes S. Participação em banca de Gustavo Lopes Sinay Neves.Mercado Financeiro: A indústria de Fundos de Investimento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.

8.
LIMA, L. S.; SANTACRUZ, Ruy; UGÁ, Vivian. Participação em banca de Lenita Saliba.Formação de Preços em Oligopóilo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.

9.
LIMA, L. S.; PATRÍCIO, Inês Emília de Moraes S; MOUTINHO, Paulo César. Participação em banca de Fernanda Lopes Araújo.Teorias de Independência do Banco Central. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
de Lima, Leonardo Silva; Toledo, R.C.P.L.; Silveira Filho. Concurso do Magistério Superior, Professor Adjunto em Matemática Aplicada e Computacional. 2009. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Coordenadores de Engenharia de Produção.Engenharia de Produção Sem Fronteiras: demandas internas e externas por profissionais capacitados. 2014. (Encontro).

2.
XXXIX SBPO: A Pesquisa Operacional e o Desenvolvimento Sustentável. CONJECTURAS GERADAS AUTOMOTICAMENTE PELO SISTEMA AUTOGRAPHIX: PROVAS DE ALGUMAS DESIGUALDADES PARA O ÍNDICE DA MATRIZ LAPLACIANA SEM SINAL. 2007. (Congresso).

3.
Aveiro Workshop on Graph Spectra. Laplacian Integral Graphs in (a,b)-linear classes. 2006. (Congresso).

4.
Primeira Escuela Latinoamerica de Optimizacion. 2005. (Oficina).

5.
XXVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional. Grafos extremais de Harary com laplaciano integral. 2005. (Congresso).

6.
Computers and Discovers. 2004. (Encontro).

7.
SIAM Conference on Discrete Mathematics. Graphs with maximum connectivity in (a,b)-linear classes. 2004. (Congresso).

8.
XXXV Southeastern International Conference on Combinatorics, Graph Theory and Computing. SOME PROPERTIES OF GRAPHS IN (A,B)-LINEAR CLASSES. 2004. (Congresso).

9.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. 2003. (Encontro).

10.
XXXV SBPO. 2003. (Congresso).

11.
XXXIII SBPO- A Pesquisa Operacional e o Meio Ambiente. Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABREU, N.M.M. ; DEL VECHIO, R. ; LIMA, L. S. ; OLIVEIRA, C. ; JUSTEL, C. . Workshop on Spectral Graph Theory with applications on Computer Science, Combinatorial Optimization and Chemistry. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Grijo. Relações de Nordhaus-Gaddum para os autovalores da matriz laplaciana de um grafo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Diego Júlio Pacheco. Cotas para o índice de conectividade de ligação atômica de um grafo. Início: 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Anderson Novanta. Grafos Q-integrais. Início: 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Breno tiago Novello Trotta de Oliveira. Método de busca decomposta em vizinhaça variável com reconexão por caminhos para o problema de estratificação. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Leonardo Silva de Lima.

2.
Daniele de Lima Campello. O ensino da Pesquisa Operacional: uma abordagem com o uso da ferramenta Sage. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

3.
Felipe de Souza Chaves. ANÁLISE DE CONFIABILIDADE E CUSTO DE TOPOLOGIAS DE REDES REAIS: ABORDAGENS HEURÍSTICA E DETERMINÍSTICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Coorientador: Leonardo Silva de Lima.

4.
Liliane da Costa Dias. MAPEAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS PARA A PRODUÇÃO DE VACINAS DE UM LABORATÓRIO PRODUTOR DO RIO DE JANEIRO: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA TEORIA DOS GRAFOS. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Coorientador: Leonardo Silva de Lima.

5.
Marcelo Pinto Pereira. Aplicação do algoritmo genético de chaves aleatórias viciadas no problema da mochila não linear separável. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Leonardo Silva de Lima.

6.
Bruno Stefoni Bock. Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Construção Social da Tecnologia no Brasil: uma representação por Análise de Redes Sociais. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Leonardo Silva de Lima.

7.
Patricia Mattos Teixeira. Uso de técnicas de mudança de periodicidade de séries temporais para previsão da temperatura de superfície do mar do oceano atlântico. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

8.
Juliana Maria de Sousa Costa. Algoritmos Espectrais de Agrupamento em Redes Sociais de Coautoria. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

9.
Ana Cláudia Freitas. UM SURVEY SOBRE O ÍNDICE DA MATRIZ LAPLACIANA SEM SINAL DE UM GRAFO. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Leonardo Silva de Lima.

10.
Marcia da Costa Bengio. Perturbações em grafos e seus efeitos sobre a conectividade algébrica. 2012. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Coorientador: Leonardo Silva de Lima.

11.
Patricia Felippe Amorim. O Uso de Modelos Matemáticos num Processo de Inscrições em Componentes Curriculares. 2012. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Coorientador: Leonardo Silva de Lima.

12.
Thiago Santos Attias Silva. Um estudo de medidas de centralidade e confiabilidade em redes. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Leonardo Silva de Lima.

13.
Swellen dos Santos Barradas. Planejamento de Inclusão de novos equipamentos em uma rede de DSLAM: um estudo de simulação. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, . Orientador: Leonardo Silva de Lima.

14.
Leandro da Silva Teixeira. Grafos que modelam redes confiaveis. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Leonardo Silva de Lima.

15.
ERITO MARQUES DE SOUZA FILHO. VARIABLE NEIGHBORHOOD SEARCH APLICADO AO PROBLEMA DE DISTRIBUIÇÃO DUTOVIÁRIA. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional de Petróleo. Coorientador: Leonardo Silva de Lima.

Tese de doutorado
1.
Bruno Dias Amaro. A soma dos maiores autovalores da matriz Laplaciana sem sinal em famílias de grafos. 2014. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Leonardo Silva de Lima.

2.
Aroldo José de Oliveira. M-spread e spread laplaciano versus numero cromático de um grafo. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Leonardo Silva de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renata Lo Ré. Exportação e Importação de Petróleo e seus derivados: uma análise via teoria dos grafos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

2.
Ana Luiza Santos. Exportação e Importação de Petróleo e seus derivados: uma análise via teoria dos grafos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

3.
Fernanda Souza Nascimento. Seleção de portfólios via abordagem de teoria dos grafos: uma aplicação ao IBrX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

4.
Carolina Bernhardt. Modelo de Simulação para o atendimento aos pacientes de um Posto de Saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

5.
Daniel Gomes. Otimização da Logística de uma Empresa do Ramo Editorial com o uso do XPRESS: Um Estudo de Caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

6.
Alex Monteiro Voll. Modelo de Otimização para a grade de disciplinas do curso de Engenharia de Produção no CEFET-RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

7.
Karen Glasberg. Um Modelo Matemático para a Indústria Farmacêutica: Um Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

8.
Paula Fineto. Um Modelo Matemático para a Indústria Farmacêutica: Um Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

9.
Bernardo Tabet. UM MODELO DE SIMULAÇÃO DE EVENTOS DISCRETOS PARA UM PÁTIO FERROVIÁRIO EM UM TERMINAL PORTUÁRIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

10.
Carla Nicoleit. Otimização do sequenciamento da produção em um problema flow shop através da simulação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

11.
Ricardo Israel Fernandes. MODELAGEM DE REDES LOGÍSTICAS UTILIZANDO OTIMIZAÇÃO E HEURÍSTICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

12.
Pedro Esberard Barbirato Rosa. Grafo de Mercado aplicado na BOVESPA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

13.
Bruna Madureira, Felippe Medeiros, Guilherme Cavalcanti. Estudo de Modelos Matemáticos para Otimização de uma Carteiras de Ações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

14.
Patricia Garcia Pinto. O problema do caminho mínimo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

15.
Liana Cristima Franco de Souza. Otimização de Portfólio: modelo de Markowitz no software LINGO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

16.
Luciana da Fonseca Vaz. UM ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE DEMANDA EM UM OPERADOR PORTUÁRIO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

17.
André Luiz Cutrim Gallozio. Otimização de carteira de ações através de modelos matemáticos e análise gráfica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

18.
Thais Abreu. Pesquisa Operacional: um caso de transporte no Agronegocio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

19.
Emmanuelle Christine Wyzykowski. O Cenário Político e Econômico do Surgimento e Crescimento dos Planos de Saúde no Brasil. 2003. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ECONOMIA) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

Iniciação científica
1.
Luisa Zambelli. Algoritmos em Python/Sage em suporte às pesquisas em Teoria Espectral de Grafos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

2.
Lucas Wilniski Lopes. Um modelo de otimização para a tabela do campeonato brasileiro. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

3.
Luisa Zambelli. Algoritmos em Problemas de Teoria Espectral de Grafos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

4.
Daniele de Lima Campello. Confiabilidade e Vulnerabilidade de Redes. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

5.
Claudiane da Silva Pinheiro. Modelos de Programação Linear aplicados a problemas em grafos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

6.
Francisco Arpino Magioli. Métodos de Agrupamento para Detecção de Estrelas de um Aglomerado. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

7.
Tuani Gomes. Estudo de redes de co-autoria baseadas nos artigos publicados na revista Pesquisa Operacional. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

8.
Alan Teixeira dos Santos. Aplicação dos conceitos de fluxo em redes para otimização em ferrovias. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

9.
Bernardo Tabet. Aplicações de modelos de simulação com otimização usando arena. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Produção) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

10.
Mônica Fontes Turano. Um estudo do problema de transporte dutoviario: dutos e polidutos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.

11.
Bernardo Tabet. Desenvolvimento de modelos de otimização com simulação no ARENA. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Leonardo Silva de Lima.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, B. ; de Lima, L.S. ; BRITO, J. A. . stratvns: Optimal Stratification in Stratified Sampling Optimization Algorithm. 2017.



Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
OLIVEIRA, B. ; de Lima, L.S. ; BRITO, J. A. . stratvns: Optimal Stratification in Stratified Sampling Optimization Algorithm. 2017.



Outras informações relevantes


Em 2004 fui convidado pelo Professor Pierre Hansen para utilizar e trazer para o Brasil o software AGX II System.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 21:49:12