Maria José Francisco de Souza

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  • Última atualização do currículo em 23/08/2017


Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/Minas (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), setor de Alfabetização e Letramento. É pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita ? CEALE/FaE/UFMG; do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação ? GEPHE/FaE/UFMG; e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem ? NEPEL/FAE/CBH/UEMG. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFMG (2010-2011) no Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação - GEPHE. Foi bolsista PNPD no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGE/FaE/UEMG) no período de 03/2014 a 02/2016. Os principais temas de interesse de pesquisa são: cultura escrita, alfabetização, letramento, leitura e produção de textos orais e escritos, ensino de Língua Portuguesa e trajetórias de leitores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria José Francisco de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, Maria José Francisco de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Rua Paraíba, 29
Funcionários
30130-150 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32395900
Ramal: 5902
Fax: (31) 32395907


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Modos de participação nas culturas do escrito em uma comunidade rural no norte de Minas Gerais, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Maria das Graças Rodrigues Paulino.
Palavras-chave: Cultura escrita; Oralidade; Trajetórias de leitores.
Grande área: Ciências Humanas
2001 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Rezas e benzeções: a apropriação desses saberes populares em Barra do Dengoso,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Maria das Graças Rodrigues Paulino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Rezas e benzeções; Saberes populares; Apropriação; Cultura popular.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação; Educação Média de Formação Geral.
1996 - 1998
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG, Brasil.
1992 - 1994
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2011 - 2011
Introdução à análise de dados agregados. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Aspectos cognitivos da metodologia de survey e a c. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Introdução ao SPSS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Carreira de Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG, Setor de Alfabetização e Letramento.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, setor de Língua Portuguesa, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Licenciatura em Educação do Campo ? Pedagogia da Terra (FaE) - Módulos V, VII e VIII, perfazendo um total de 44 horas/aula. Os temas abordados compreenderam a área da linguagem, com ênfase em Métodos de Alfabetização, Letramento, Organização do trabalho da alfabetização, Práticas, Eixos e Capacidades da Alfabetização e Livro Didático de Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 01, Carga horária: 20
Outras informações
Contrato de trabalho por tempo determinado, mediante seleção pública. Contrato rescindido devido à nomeação da servidora em concurso público da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte.

Atividades

08/2016 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Atividade de extensão realizada
Co-cordenadora do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS DA UFMG.
02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, setor de Língua Portuguesa, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Disciplina: Língua Portuguesa: conteúdos e metodologias na Educação Infantil e nos anos iniciais de Ensino Fundamental; Estágio curricular obrigatório.

Atividades

09/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Educação e Linguagem
03/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: conteúdos e metodologias na Ed. Inf. e nos anos iniciais do EF - NF IV
Língua Portuguesa: conteúdos e metodologias na Ed. Inf. e nos anos iniciais do EF - NF VI
Língua Portuguesa: conteúdos e metodologias na Ed. Inf. e nos anos iniciais do EF - NF VIII
12/2012 - 03/2014
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Formadora no Programa "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" - PNAIC/SEB/MEC.

Centro de Alfebatização, Leitura e Escrita - FaE/UFMG, CEALE/FAE/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora/Consultora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação em avaliações externas em larga escala, na área de Alfabetização/ Letramento e Língua Portuguesa: Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo ? PAEBES/Alfa, desenvolvido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG (Ceale/FaE/UFMG), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu/ES); e no Programa de Avaliação em Alfabetização, Leitura e Escrita da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - PROALFA, desenvolvido pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da UFMG (Ceale/FaE/UFMG), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). Dentre as atividades realizadas destacam-se: - elaboração e revisão de matriz de referência da avaliação; - elaboração e revisão de itens (dicotômicos e politômicos) de Língua Portuguesa; - montagem e revisão de blocos e cadernos de pré-teste; - montagem e revisão de blocos e cadernos de teste; - elaboração e revisão de manuais de aplicação; - análise de resultados e dados estatísticos (Teoria Clássica dos Testes ? TCT e Teoria de Resposta ao Item ? TRI) dos itens de Língua Portuguesa para elaboração de relatórios; - elaboração e revisão de relatórios de análise pedagógica de resultados tratados estatisticamente a partir da TRI; - elaboração e revisão de questionários para alunos, professores e diretores de escolas participantes do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo - PAEBES/ALFA. - análise de dados de questionários contextuais de professores e diretores, e elaboração do Relatório de Fatores Associados, no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo - PAEBES/ALFA.

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Formadora, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Atuação como formadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG em programas de formação continuada destinados a professores alfabetizadores e do ensino fundamental.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Coordenação de grupo no processo de avaliação e seleção de obras de literatura no Programa Nacional Biblioteca da Escola ? PNBE/2011.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Arte e Educação: Oralidade e escrita, do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Atuação como professora da disciplina "Reescrevendo contos: antigas histórias, novos contextos", com carga horária total de 60 horas (disciplina ofertada em duas turmas, com 30 horas cada).


Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ?A linguagem e seus enfoques: linguísticos e literários?. Atuação como professora da disciplina ?Morfossintaxe?, com carga horária de 46 horas.


Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, RM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municipal - Português, Carga horária: 22
Outras informações
Contratação mediante concurso público. Exoneração a pedido da servidora em função de incompatibilidade das atividades de regência com a pesquisa de Doutorado.

Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Biblioteca Escolar, Carga horária: 30
Outras informações
Cargo assumido mediante concurso público.

Atividades

7/1997 - 3/2001
Serviços técnicos especializados , Escola da Rede Municipal, Biblioteca.

Serviço realizado
Auxiliar de Biblioteca.

Escola Estadual Mauricio Augusto de Azevedo, EEMAA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 20
Outras informações
Escola de Ensino Fundamental e Médio. Professora regente de português e literatura em turmas de ensino fundamental e médio.

Atividades

1/1994 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
1/1994 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Brasileira

Escola Estadual Rui Barbosa, EERB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como Professora Regente de Português, Literatura e Redação em turmas do ensino fundamental.

Atividades

1/1992 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Literatura

Escola Estadual Zoé Machado, EEZM, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 28
Outras informações
Escola Estadual situada em Jaíba-MG. Professora regente de Português e Literatura em turmas do ensino fundamental.

Atividades

1/1990 - 12/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português
Litaratura Infanto-Juvenil

Escola Janaubense de 1o e 2o Graus, EJ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 28
Outras informações
Nível de Ensino Profissionalizante - Curso Adicional em Língua Portuguesa e Literatura Juvenil para Formação de Professor de 5a. e 6a. séries do Ensino Fundamental, no período de 1994 a 1995. Em 1995 atuação como professora regente para turma de 4a. série do Ensino Fundamental.

Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 25

Atividades

1/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Regência de Classe
1/1994 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Literatura Infanto-Juvenil
1/1988 - 12/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Regente de 3a. e 4a. séries

Escola Municipal Arthur Bernardes, EMAB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 0
Outras informações
Escola Municipal situada em Barra do Dengoso - Porteirinha - MG

Atividades

1/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Regente de Classe

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Educação e linguagem
2.
História da Educação
3.
Educação e Linguagem

Objetivo: Investigar formas de participação nas culturas do escrito e processos de alfabetização e letramento de indivíduos; práticas de leitura e produção escrita; produção de materiais voltados para o ensino de leitura e escrita; trajetórias de leitores; e percursos de formação de professores..
Palavras-chave: Alfabetização; Biblioteca escolar; Leitura e escrita; Letramento; Trajetórias de leitores.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Catecismos escolares: a produção e circulação desses impressos católicos na primeira metade do século XX
Descrição: A pesquisa analisa, de forma comparativa, dois catecismos católicos produzidos para serem utilizados na catequese em escolas na primeira metade do século XX: o Primeiro Catecismo da doutrina cristã, de autoria do Frei Francisco OFM; e o Catecismo Escolar e Popular, de autoria do Prof. Padre Spirago. No contexto de indagações acerca da cultura material escolar, especialmente, na primeira metade do século XX, sobre os materiais utilizados para o ensino de leitura e escrita, sobre instrumentos e suportes para o ensino da escrita, busca-se apreender o ?ciclo de vida? desses dois catecismos escolares, seu ?circuito de comunicação? como requisito para uma melhor compreensão da história do livro e, também, da história da leitura. Desse modo, pretende-se analisar além da materialidade, as editoras/tipografias, autoria e conteúdo desses catecismos, a fim de apreender filiação a métodos de ensino, o perfil de leigo esperado/indicado em cada catecismo e a formação que se pretendia realizar. E, por fim, pretende-se, buscar indícios da circulação desses impressos a fim de melhor compreender o circuito de produção e circulação desses materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria José Francisco de Souza - Coordenador / Aline Marie De Simone - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Mediadores de leitura literária nas bibliotecas escolares: a mobilização de acervos e de práticas da leitura literária
Descrição: A pesquisa tem como foco mediações realizadas nos espaços das bibliotecas de escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte a fim de identificar a presença de mediadores de leitura nas bibliotecas escolares e mapear práticas relacionadas à mobilização de acervos e a práticas de leitura literária de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa é desenvolvida por meio de análise de relatórios de estágios de graduandos do 8º período do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais em que são solicitadas informações sobre a existência e o funcionamento de bibliotecas das escolas em que é realizado o estágio curricular supervisionado. Considerando as políticas públicas voltadas para a melhoria de acervos das bibliotecas escolares das redes públicas de ensino, destacadamente, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que foi instituído desde 1997 e se configura, portanto, como uma política longeva, busca-se descrever e analisar o funcionamento das bibliotecas escolares, os profissionais que nelas atuam e as atividades que favoreçam a mobilização de acervos e a desenvolvimento de práticas de leitura literária. Palavras-chave: mediadores de leitura; biblioteca escolar; formação de leitores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português: Brasil
Descrição: O projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português tem por objetivo integrar, em um único banco de dados informatizado, materiais lexicográficos com referenciação geográfica procedentes de distintas fontes: corpora obtidos em trabalhos de campo, materiais dispersos em obras dialetais, vocabulários de falares, etc. Muitos desses materiais estão inéditos e, por esse motivo, são de difícil acesso à comunidade científica. O projeto, cuja coordenação geral está vinculada ao Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha (Rosario Álvarez); conta com a participação de três comitês (galego, português e brasileiro). Objetiva-se criar uma grande base de dados, acessível pela Internet, com toda a informação organizada em lemas, com acesso às distintas variantes registradas para cada lema (fônicas, morfológicas) e com possibilidade de conhecer todos os lemas registrados para expressar um conceito. A consulta, on-line, permitirá não só localizar todos os lemas e suas variantes nas distintas fontes, mas também obter fielmente toda a informação bibliográfica e lexicográfica nelas contida: autor, título, data, página; formas, categorias, definições, localização, etnografia, imagens, usos, fraseologia, informações linguísticas. Do ponto de vista lexicográfico, constitui um grande dicionário de dicionários, não uma mera soma de glossários independentes. A apresentação permitirá, também, obter a cartografia automática das variantes e dos lemas selecionados (Galiza, Portugal, Brasil), para conhecer a distribuição geográfica das formas. O comitê brasileiro é coordenado por Silvia F. Brandão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e por Vanderci Andrade Aguilera, da Universidade Estadual de Londrina, contando com subcomitês distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, de que participam pesquisadores das principais instituições de ensino superior do país (cf. diretório de grupos de pesquisa do CNPq)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
Entre catecismos e folhetos: um estudo de impressos produzidos pela Igreja Católica para a atuação de dirigentes leigos do culto dominical
Descrição: O estudo visa identificar e analisar publicações da Igreja Católica voltadas para orientar a atuação de leigos nas celebrações do culto dominical e descrever a estrutura e as configurações desses materiais produzidos ao longo de três décadas, 1960-1990, a fim de identificar e analisar estratégias empregadas para a formação de dirigentes leigos. Integra o programa de pesquisa "A construção de modos de participação nas culturas do escrito por novos letrados: instâncias, objetos e sujeitos", coordenado pela Profa. Ana Maria de Oliveira Galvão - Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa ? Nível 1D. Período 2010 - 2014..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Modos de inserção e de participação na cultura escrita em meio rural: circulação e usos de textos escritos no Norte de Minas Gerais
Descrição: Pesquisa de doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG sob orientação da Prof. Dra. Maria das Graças Rodrigues Paulino. Por meio de pesquisa etnográfica e documental busca-se compreender como indivíduos de meio rural com breve experiência de escolarização se inserem no mundo da escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2013
Vocabulário do dialeto rural no Vale do Jequitinhonha
Descrição: Estudo do vocabulário da língua falada na zona rural de municípios do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, a partir de uma coleta de dados feita no período de 1980 a 2000..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Rezas e benzeções: a apropriação desses saberes populares em Barra do Dengoso
Descrição: Pesquisa de Mestrado sobre a apropriação de saberes populares, rezas e benzeções, na comunidade rural Barra do Dengoso, no norte de Minas Gerais. Partindo da descrição dos sujeitos e da comunidade escolhidos para a pesquisa ? procedimento fundamental para o entendimento desses sujeitos e suas redes de relação ? foi feito o estudo da função social de rezadeiras e benzedores, tratados como agentes religiosos e/ou terapeutas populares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ? PNAIC - 2016
Descrição: O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é coordenado pelo Ministério da Educação e envolve os governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios que assumem o compromisso de que assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As Ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas e têm como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS DA UFMG
Descrição: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS DA UFMG reunirá a partir de 2017, não mais 3 (como era até 2016) mas 4 projetos de escolarização básica de jovens e adultos e um projeto de ensino voltado para a formação de educadores de jovens e adultos. Tais projetos, desenvolvidos por docentes e discentes de diversas Unidades da UFMG, foram sendo criados, desenvolvidos e articulados nesta Universidade, ao longo dos últimos 30 anos, contados a partir do surgimento do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico, em 1986, que, doze anos mais tarde, se tornaria o PROEF-2, e se reuniria ao PROEF-1 (antigo Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos) e ao então recém-criado PEMJA para compor este Programa. Em 2017, começará a funcionar um novo projeto de Ensino Médio (o PROEMJA), desenvolvido pelo Centro Pedagógico, que paulatinamente substituirá o PEMJA, hoje sob responsabilidade do Coltec. Esses 4 projetos de escolarização de jovens e adultos: Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos ? 1º. Segmento (PROEF-1), Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos ? 2º. Segmento (PROEF-2) e os Projetos de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA e PROEMJA), envolvem professores e estudantes dos cursos de licenciatura da Faculdade de Educação, das Escolas de Educação Básica, do Instituto de Geociências, da Escola de Belas Artes, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, do Instituto de Ciências Exatas, do Instituto de Ciências Biológicas, da Faculdade de Letras e da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, na concepção, na organização e no desenvolvimento de uma proposta pedagógica que ofereça a jovens e adultos uma experiência de vivência escolar concebida para este público específico. O Projeto de Ensino: ?Projeto Especial de Formação de Educadores de Jovens e Adultos (PEFEJA)? volta-se para a formação inicial de educadores de jovens e adultos, valendo-se das demandas e das possibilidades experimentadas no exercício da prática pedagógica, que nos é proporcionado pelos projetos de escolarização, e da reflexão sistematizada pelos projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e licenciandos vinculados ao Programa e também pelos estudantes de pós-graduação que elegem as atividades do Programa como campo de pesquisa. A proposta, a metodologia e a dinâmica desses diversos projetos possibilitam ao Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG não apenas desenvolver uma ação social em resposta a uma demanda de escolarização de seus funcionários e de jovens e adultos da comunidade externa, mas criar competências e implementar um consistente projeto de formação de educadores, em profunda articulação com atividades de pesquisa, referenciadas, alimentadas e mesmo legitimadas pela prática refletida. Tal articulação supõe a construção de uma linha de trabalho e de uma perspectiva político-pedagógica em que o coletivo se reconheça: no planejamento e no desenvolvimento de atividades (comuns ou específicas) de formação de licenciandos-bolsistas, de estagiários e de professores da Educação Básica em formação continuada; na produção de conhecimento referenciada na interação entre os desafios e as vivências da prática, as alternativas criadas e avaliadas, a reflexão sistemática e as contribuições da literatura; na constituição e no acompanhamento de fóruns de discussão de idéias e de propostas no campo da EJA. Nessa perspectiva, este Programa busca, ainda, instituir de maneira definitiva e produtiva a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos na agenda político-acadêmica da UFMG e da Universidade Brasileira, em particular, propondo uma maior inserção dessa discussão nas ações de formação docente no âmbito dos cursos de licenciatura e de pós-graduação. PARA SUA REALIZAÇÃO O PROGRAMA DEMANDA, MAIS UMA VEZ, 55 BOLSAS, que serão assim distribuídas PROEF1: 7 bolsas; PROEF 2: 28 bolsas; PROEMJA: 6 bolsas; PEMJA.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, Maria José Francisco de2014SOUZA, Maria José Francisco de. Impressos católicos: a imagem do leitor em catecismos católicos (1930-1970). Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 2392-2395, 2014.

2.
SOUZA, Maria José Francisco de2013SOUZA, Maria José Francisco de. Cultura escrita. Presença Pedagogica, v. 19, p. 66-70, 2013.

3.
ROCHA, G.2010 ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; MARTINS, R. M. F. ; TONELI, N. C. ; LIMA, P. A. S. . Avaliação da alfabetização: como usá-la em sua função diagnóstica.. Educação (São Paulo), v. 2, p. 78-90, 2010.

4.
SOUTO, Kely Cristina Nogueira2007SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de . A organização do trabalho de alfabetização. Língua escrita (UFMG), v. 1, p. 165-171, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VAL, Maria da Graça Costa ; SANTOS, Else Martins dos ; BARROS, Lúcia Fernanda Pinheiro ; MARIZ, Luciana ; REZENDE, Lucineia Cristina ; SOUZA, Maria José Francisco de . Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais. 01. ed. Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2007. v. 01. 68p .

2.
GALVAO, Ana Maria de Oliveira (Org.) ; MELO, Juliana Ferreira de (Org.) ; SOUZA, Maria José Francisco de (Org.) ; RESENDE, Patrícia Cappuccio (Org.) . História da cultura escrita: séculos XIX e XX. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 1. 438p .

3.
PAIVA, A. ; SILVA, F. L. ; SOUZA, Maria José Francisco de ; MOURA, T. M. M. C. . Minas são tantas... cartografia sentimental de uma proposta pedagógica. Belo Horizonte: Secretaria de Educação Fundamental/MEC, 2002. v. 1. 43p .

Capítulos de livros publicados
1.
ANTUNES, C. ; SOUZA, Maria José Francisco de . Marcas de uso em um dicionário dialetológico: as marcas de tecnoleto. In: NEGRO ROMERO, Marta; ÁLVAREZ, Rosario; MATO, Eduardo Moscoso. (Org.). Gallæcia. Estudos de lingüística portuguesa e galega. 1ed.Santiago de Compostela: servizo de Publicacións Campus Vida 15782 santiago de Compostela usc.es/publicacions, 2017, v. 1, p. 209-224.

2.
SOUZA, Maria José Francisco de. A Igreja Católica como instância de difusão de textos e de práticas de leitura: o caso de uma comunidade rural no norte de Minas Gerais. In: JINZENJI, Mônica Yumi; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; MELO, Juliana Ferreira de.. (Org.). Cultura orais, culturas do escrito: intersecções. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2017, v. 1, p. 107-128.

3.
SOUZA, Maria José Francisco de; SOUTO, Kely Cristina Nogueira . Rotinas na alfabetização. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. (Org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2014, v. 1, p. 293-294.

4.
SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de . Escrita coletiva na alfabetização. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; COSTA VAL, Maria da Graça; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. (Org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. 1ed.Belo Horizonte: Faculdade de Educação/UFMG, 2014, v. 1, p. 103-104.

5.
SOUZA, Maria José Francisco de; SOUTO, Kely Cristina Nogueira . Oficina de produção de textos: desafios da escrita acadêmica. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas; GOMES, Maria de Fátima Cardoso.. (Org.). Formação continuada de docentes da educação básica: construindo parcerias (LASEB). 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. , p. 285-293.

6.
SOUZA, Maria José Francisco de. Uma aprendizagem sem folheto: quem ainda vai rezar e benzer em Barra do Dengoso?. In: GALVÃO, Ana Maria de Oliveira et al.. (Org.). História da cultura escrita: séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 405-435.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Maria José Francisco de. Trajetórias de alfabetização de adultos do campo: a persistência na descontinuidade. In: I CONBALF - Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013.

2.
SOUZA, Maria José Francisco de; SOUTO, Kely Cristina Nogueira . Concepções de alfabetização e letramento em avaliações externas. In: X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículo, 2012, Belo Horizonte. Anais do X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículo: desafios contemporâneos no mapa do currículo. Belo Horizonte, 2012.

3.
SOUZA, Maria José Francisco de. A Igreja Católica como instância de difusão de textos e de práticas de leitura: o caso de uma comunidade rural no norte de Minas Gerais. In: XV Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

4.
MARTINS, R. M. F. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de . Pedagogia da terra e a escrita da monografia: escolha dos temas com a delimitação dos objetos de estudo e os desafios do processo de produção dos textos. In: XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática e Ensino, 2010. v. 1.

5.
ROCHA, G. ; SOUZA, Maria José Francisco de ; MARTINS, R. M. F. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; TONELI, N. C. . A escrita de crianças de 6-8 anos em avaliações da alfabetização: contribuições de itens politômicos na construção de escala de proficiência. In: XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010. v. 1.

6.
SOUZA, Maria José Francisco de. Atuação como dirigente leigo da Igreja Católica e ampliação de práticas letradas: o caso de uma comunidade rural no norte de Minas Gerais. In: Terceiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010, Belo Horizonte. Anais do Terceiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de . Avaliação da alfabetização com crianças de 6 anos: experiência no Estado do Espírito Santo, Brasil. In: 16th European Conference On Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, 2009, Braga. Programme and Abstracts of 16 European Conference On Reading, 2009. v. 1. p. 487-487.

2.
SOUZA, Maria José Francisco de. Modos de inserção e participação na cultura ecsrita: influência da Igreja Católica na formação de leitores no meio rural. In: 16th European Conference On Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies, 2009, Braga. Programme and Abstracts of 16th European Conference On Reading, 2009. v. 1. p. 524-524.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Maria José Francisco de. Circulação e apropriação de textos orais e escritos em uma comunidade rural no norte de Monas Gerais. In: 16 Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Caderno de Atividades: Resumos, 2007. v. 1. p. 210-210.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTUNES, C. ; SOUZA, Maria José Francisco de . Marcas de uso em um dicionário dialetológico: as marcas de tecnoleto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SOUZA, Maria José Francisco de; SILVA, Santuza Amorim. . Mediadores de leitura literária nas bibliotecas escolares: a mobilização de acervos e de práticas da leitura literária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOUZA, Maria José Francisco de. O trabalho com gêneros textuais por meio de sequências didáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUZA, Maria José Francisco de. Impressos católicos: a imagem do leitor em catecismos católicos (1930-1970). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, Maria José Francisco de. O ensino de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios de alfabetizar letrando. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SOUZA, Maria José Francisco de. Trajetórias de alfabetização de adultos do campo: a persistência na descontinuidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, Maria José Francisco de; SOUTO, Kely Cristina Nogueira . Concepções de alfabetização e letramento em avaliações externas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, G. ; SOUZA, Maria José Francisco de ; MARTINS, R. M. F. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; TONELI, N. C. . A escrita de crianças de 6-8 anos em avaliações da alfabetização: contribuições de itens politômicos na construção de escala de proficiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, Maria José Francisco de. A Igreja Católica como instância de difusão de textos e de práticas de leitura: o caso de uma comunidade rural no norte de Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, Maria José Francisco de. Atuação como dirigente leigo da Igreja Católica e ampliação de práticas letradas: o caso de uma comunidade rural no norte de Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, Maria José Francisco de; SOUTO, Kely Cristina Nogueira . As concepções de alfabetização e letramento na avaliação externa e no fazer pedagógico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; MARTINS, R. M. F. ; SOUZA, Maria José Francisco de . Pedagogia da terra e a escrita da monografia: escolha dos temas com a delimitação dos objetos de estudo e os desafios do processo de produção dos textos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, Maria José Francisco de. Modos de inserção e participação na cultura escrita: influência da Igreja Católica na formação de leitores no meio rural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de . Avaliação da alfabetização com crianças de 6 anos: experiência no Estado do Espírito Santo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, Maria José Francisco de. Modos de inserção e participação na cultura escrita: Igreja católica e formação de leitores no meio rural. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, Maria José Francisco de. Circulação e apropriação de textos orais e escritos em uma comunidade rural no norte de Monas Gerais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUZA, Maria José Francisco de. Rezas e benzeções: a apropriação desses saberes populares em Barra do Dengoso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
DUARTE, M. R. T. ; SOUZA, L. C. ; SOUZA, Maria José Francisco de ; XAVIER, M. C. . Avaliação e Monitoramento em Educação a Distância (EAD): entre concepções e procedimentos operacionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, Santuza Amorim. ; SOUZA, Maria José Francisco de . Apresentação do Dossiê Temático ?Biblioteca e Arquivos Escolares?. Belo Horizonte, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
ANTUNES, C. ; SOUZA, Maria José Francisco de . Dicionário do dialeto rural no Vale do Jequitinhonha ? Minas Gerais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013 (Colaboração em produção de dicionário).

3.
SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de . Um clássico finalmente traduzido. Belo Horizonte: CEALE/FAE/UFMG, 2007 (Resenha).

4.
SOUZA, Maria José Francisco de. Rezas e benzeções: a apropriação desses saberes populares em Barra do Dengoso.. Belo Horizonte - MG: Mimeo, 2003 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, Maria José Francisco de. PCN em ação. 2002.

Programas de computador sem registro
1.
SOUZA, Maria José Francisco de; XAVIER, M. C. ; DUARTE, M. R. T. ; GOMES, T. S. L. ; SOUZA, L. C. . Base de Avaliação e Monitoramento de Ensaios Acadêmicos. 2004.

2.
SOUZA, Maria José Francisco de; XAVIER, M. C. ; DUARTE, M. R. T. ; GOMES, T. S. L. ; SOUZA, L. C. . Base de Avaliação e Monitoramento de Ensaios Acadêmicos. 2004.

3.
SOUZA, Maria José Francisco de; XAVIER, M. C. ; DUARTE, M. R. T. ; GOMES, T. S. L. ; SOUZA, L. C. . Base de Avaliação e Monitoramento de Ensaios Acadêmicos. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, Maria José Francisco de. Programa Nacional do Livro Didático ? Educação do Campo (PNLD Campo 2016). 2015.

2.
SOUZA, Maria José Francisco de. Programa Nacional da Biblioteca da Escola - PNBE Indígena 2015. 2015.

3.
SOUZA, Maria José Francisco de. ; SOUZA, Maria José Francisco de . Avaliação de Livros Didáticos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental ? PNLD Campo 2013. 2012.

4.
SOUZA, Maria José Francisco de. Avaliação e seleção de obras de literatura do Programa Nacional de Biblioteca na Escola - PNBE/2013. 2012.

5.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de . Boletim Pedagógico ? PROALFA / 2012. 2012.

6.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; TONELI, N. C. ; MARTINS, R. M. F. . PAEBES-ALFA: Revista do Educador - Entrada. 2011.

7.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; TONELI, N. C. ; MARTINS, R. M. F. . PAEBES-ALFA: Revista do Educador - Saída. 2011.

8.
SOUZA, Maria José Francisco de. Avaliação de Livros Didáticos de 4º e 5º anos do PNLD/2013 ? Língua Portuguesa. 2011.

9.
SOUZA, Maria José Francisco de. Avaliação e seleção de obras de literatura do Programa Nacional de Biblioteca na Escola - PNBE/2012. 2011.

10.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de . Boletim Pedagógico ? PROALFA / 2011. 2011.

11.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; MARTINS, R. M. F. ; TONELI, N. C. . PROALFA - Boletim Pedagógico. 2010.

12.
BATISTA, José Rodrigues ; SOUZA, Maria José Francisco de ; ROCHA, G. ; MARTINS, R. M. F. ; GAZIRE, Eliane Scheid ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; TONELI, N. C. ; LIMA, Paula de Alcântara Silva . Relatório de fatores associados: comparações entre ondas de aplicação e reflexões sobre instrumento contextual para professores e diretores. 2010.

13.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; TONELI, N. C. ; MARTINS, R. M. F. . PAEBES-ALFA: Revista do Educador - Entrada. 2010.

14.
SOUZA, Maria José Francisco de. Avaliação e seleção de obras de literatura do Programa Nacional de Biblioteca na Escola - PNBE/2011. 2010.

15.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; TONELI, N. C. ; MARTINS, R. M. F. . PAEBES-ALFA: Revista do Educador - Saída. 2010.

16.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; TONELI, N. C. ; MARTINS, R. M. F. . PROALFA - Boletim Pedagógico. 2009.

17.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; TONELI, N. C. ; MARTINS, R. M. F. . PAEBES-ALFA: Revista do Educador - Entrada. 2009.

18.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; TONELI, N. C. ; MARTINS, R. M. F. . PAEBES-ALFA: Revista do Educador - Saída. 2009.

19.
ROCHA, G. ; SOUTO, Kely Cristina Nogueira ; SOUZA, Maria José Francisco de ; TONELI, N. C. ; MARTINS, R. M. F. . Proalfa - Boletim Pedagógico. 2008.

20.
SOUZA, Maria José Francisco de. Avaliação e Seleção de obras de Literatura: composição de acervos para instituições de Educação Infantil e escolas públicas que atendem séries/anos iniciais do Ensino Fundamental. Programa Nacional Biblioteca da Escola ? PNBE/2008. 2007.

21.
SOUZA, Maria José Francisco de. Avaliação de Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries do PNLD/2008 ? Língua Portuguesa. 2006.

22.
SOUZA, Maria José Francisco de. Avaliação e Seleção de obras de Literatura: composição de acervos para escolas públicas das séries finais do Ensino Fundamental. Programa Nacional Biblioteca da Escola ? PNBE/2006.. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Maria José Francisco de. Dicionário do dialeto rural no Vale do Jequitinhonha ? Minas Gerais. 2013. (Revisão de texto).

2.
SOUZA, Maria José Francisco de. A produção de textos escritos: o trabalho com gêneros textuais. 2012. .

3.
SOUZA, Maria José Francisco de. Produção de textos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SOUZA, Maria José Francisco de. História de Meninas: Meninas de Sinhá. 2010. (Revisão de texto).

5.
SOUZA, Maria José Francisco de. Produção de textos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SOUZA, Maria José Francisco de. Dilemas da tutoria 1: Produção de texto. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
SOUZA, Maria José Francisco de. Produção de texto. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
BARROS, Lúcia Fernanda Pinheiro ; SOUZA, Maria José Francisco de . Dilemas da tutoria I: Produção de texto. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

9.
SOUZA, Maria José Francisco de. Produção de memorial e monografia. 2004. .

10.
SOUZA, Maria José Francisco de. Projeto Integração da CUT para qualificação e requalificação profissional no ramo da telemática - Ensino Médio. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARVALHO, M. G.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Matheus Augusto de Souza Freitas. Concepções e práticas docentes acerca da avaliação da aprendizagem escolar: uma análise das práticas avaliativas de docentes de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais ? um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
COSTA, V. A.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Marina de Souza Jacob. Um levantamento de dissertações e teses com o tema leitura e letramento no espaço escolar e não escolar da Educação do Campo de 2007 a 2015. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
CARVALHO, M. G.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Moacir Gomes de Almeida. Concepções e práticas avaliativas em ensino de arte: investigação em escolas municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
CARVALHO, M. G.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Patrícia da Silva Pinto. Representações da condicionalidade da Educação no Programa Bolsa Família: um estudo a respeito da função da educação para os adolescentes e famílias bolsistas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
COSTA, V. A.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Leandro Malaquias da Silva. Práticas de alfabetizaçao em uma turma do 1º ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
SILVA, Santuza Amorim.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Bruna Mariana Matos e Souza. O graduando de pedagogia e a leitura: relações entre trajetórias, práticas e significações. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Ana Paula Pedersoli Pereira. Memórias de alfabetização no espaço doméstico: mobilizações e estratégias familiares em torno do processo de aprendizagem da leitura e da escrita (MG- 1950 /1960/ 1970). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
MACIEL, F. I. P.; GONCALVES, L. R. D.; CASTANHEIRA, M. L.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Patricia Barros Soares. Usos sociais de leitura e da escrita em uma comunidade quilombola - Alto Jequitinhonha/MG. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SOUZA, Maria José Francisco de; GUIMARÃES, Daniela Mara Lima Oliveira. Participação em banca de Mariza Vieira Nunes. Condições de produção de texto em livros didáticos de Língua Portuguesa do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

Teses de doutorado
1.
GALVAO, Ana Maria de Oliveira; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Flávia Alcântara. Descobrindo Minas de ?causos?: narrativas orais e culturas do escrito em Belo Horizonte (1930 a 1960). 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, M. G.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Matheus Augusto de Souza Freitas. Concepções e práticas docentes acerca da avaliação da aprendizagem escolar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, C. M.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Maria Celma de Souza.rio Verde Grande e os povos tradicionais de Jaíba: um estudo sobre o processo de desenraizamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, Maria José Francisco de; SOUZA, Josiley Francisco de.. Participação em banca de Elisângela Moreira da Silva Braga.A produção de textos escritos em uma turma de 7o ano do ensino fundamental da rede pública de ensino: o trabalho com gêneros textuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
CARVALHO, Gilcinei Teodoro.; SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Luziane Dias de Oliveira.Análise das práticas de uso da leitura e escrita em uma associação comunitária rural do município de Santo Antônio do Jacinto. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Ana Angélica Gonçalves da Silva.Escrita e poder no processo de construção de hidrelétrica na região de Coroaci (MG). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Simone Maria da Silva.Práticas de leitura escolares e extra escolares de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Eliana Cristina de Oliveira.Práticas de letramento no Acampamento Juscelino dos Santos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Rutinéia Silva Oliveira Dias.Práticas de letramento no Assentamento Roseli Nunes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SOUZA, Maria José Francisco de. Participação em banca de Gislene Aparecida Souza Teodoro.Preconceito linguístico: concepções de variedades linguísticas de professores e alunos de uma escola do meio rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita. O graduando de Pedagogia e a leitura: relações entre trajetórias, práticas e significações. 2017. (Congresso).

2.
XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-Americano: mediações de leitura literária. Mediadores de leitura literária nas bibliotecas escolares: a mobilização de acervos e de práticas da leitura literária. 2015. (Congresso).

3.
19° Congresso de Leitura do Brasil (COLE). Impressos católicos: a imagem do leitor em catecismos católicos (1930-1970). 2014. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de Alfabetização. Trajetórias de alfabetização de adultos do campo: a persistência na descontinuidade. 2013. (Congresso).

5.
X Colóquio sobre questões curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de currículo. Concepções de alfabetização e letramento em avaliações externas. 2012. (Congresso).

6.
Seminário Internacional de Avaliação em Larga Escala em Alfabetização, Leitura e Escrita: pesquisa e ação educacional.Avaliação em larga escala: da emergência de dados longitudinais às políticas de responsabilização. 2011. (Seminário).

7.
XV Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Escola, movimentos sociais e igreja: instâncias de difusão de práticas de leitura e de escrita em meio rural. 2010. (Congresso).

8.
31 Reunião Anual da ANPED. 2008. (Congresso).

9.
I Congresso em Desenvolvimento Social. 2008. (Congresso).

10.
II Colóquio Internacional Sobre Letramento e Cultura Escrita. 2008. (Congresso).

11.
30 Reunião Anual da ANPED. 2007. (Congresso).

12.
I Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2007. (Congresso).

13.
Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Avaliação e monitoramento em educação a distância (EaD): entre concepções e procedimentos operacionais. 2005. (Encontro).

14.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Rezas e Benzeções: a apropriação desses saberes populares em Barra do Dengoso. 2005. (Encontro).

15.
Congresso Estadual de Alfabetização. 2003. (Congresso).

16.
Jogo do Livro V: democratizando a Leitura. 2003. (Oficina).

17.
Encontro Regional de PCN em ação. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, G. ; CASTANHEIRA, M.L. ; MARTINS, R. M. F. ; SOUZA, Maria José Francisco de . Seminário Internacional de Avaliação em Larga Escala em Alfabetização, Leitura e Escrita: pesquisa e ação educacional. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Íris Freua Assumpção. Estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita em uma escola da rede municipal de Belo Horizonte. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Solange Aparecida Pereira Lourenço Ferreira. Alfabetização e arte em uma turma de anos iniciais: estudo de uma prática. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leandro Malaquias da Silva. Práticas de alfabetização em uma turma do 1º ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . Coorientador: Maria José Francisco de Souza.

2.
Bruna Mariana Matos e Souza. O graduando de pedagogia e a leitura: relações entre trajetórias, práticas e significações. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Coorientador: Maria José Francisco de Souza.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline P. Araújo; Márcia S. Santos; Renata C. Silva. Interferências da oralidade na aquisição da escrita: intervenções psicopedagógicas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Psicopedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.

2.
Maria D'Assunção Rodrigues Arce. Contos fantásticos e de horror de Ouro Preto. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Arte e Educaç) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.

3.
Maria Elizabeth Rust Neves. Arte brincadeira e cultura: um jeito alegre e diferente de aprender. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Arte e Educaç) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Patrícia de Oliveira Resende; Jeniffer da Silva Cast. O uso do celular em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.

2.
Bárbara S. O. Pita; Liliane A. Gonçalves; Patrícia A. Barros. Textos Fragmentados? Um estudo sobre a leitura acadêmica no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação na Universidade do Estado de Minas Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.

3.
Elisângela Moreira da Silva Braga. A produção de textos escritos em uma turma de 7o ano do ensino fundamental da rede pública de ensino: o trabalho com gêneros textuais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.

4.
Gislene Aparecida Souza Teodoro. Preconceito linguístico: concepções de variedades linguísticas de professores e alunos de uma escola do meio rural. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.

5.
Simone Maria da Silva. Práticas de leitura escolares e extra escolares de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.

6.
Eliana Cristina de Oliveira. Práticas de letramento no Acampamento Juscelino dos Santos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação do Campo) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Maria José Francisco de Souza.



Outras informações relevantes


2010/2011 - Co-Responsável pela "Formação de bolsista de Iniciação científica", atividade desenvolvida pelo GEPHE - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, em que são realizados seminários com discussão de textos teóricos; apresentação e discussão das pesquisas em andamento às quais os bolsistas estão vinculados; orientações de produção de textos para apresentação em congressos e elaboração de subprojetos individuais. Período de agosto de 2010 a julho 2011, dentre as atividades desenvolvidas durante a realização do Pós-doutorado.

2010 - Atuação como monitora das disciplinas: Metodologia de pesquisa em Educação I (CAE145) ofertada para o 1º período de pedagogia; e Metodologia da pesquisa em Educação II (CAE149) ofertada para o 7º período de pedagogia na FaE/UFMG - 2º semestre de 2010, como atividade do Pós-doutorado.

- Integrante da equipe de avaliação e monitoramento da Faculdade de Educação da UFMG responsável pela avaliação e acompanhamento de memoriais e projetos de monografia do Projeto Veredas - Programa de Formação Superior da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Primeiro semestre de 2004.



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