Jose Guilherme da Silva Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1673436265417982
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2001), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2007). É professor associado I da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como coordenador da área de química do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES entre abril de 2010 e agosto de 2012. Foi Coordenador de Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD no período de junho de 2011 a julho de 2014. Atualmente é Coordenador de área de gestão de processos educacionais - PIBID/CAPES, coordenador institucional do Programa de apoio a laboratórios interdisciplinares de formação de educadores ? LIFE/CAPES e coordenador adjunto do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência/Capes na UFJF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores da Educação Básica e Ensino Superior, Formação de professores de Química para atuação na educação básica e estudo do conhecimento de química de professores de ciências do ensino fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Guilherme da Silva Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, J. G. S.;Lopes, José G.S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.
Campus Universitário, s/n
Martelos
36036-900 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 21023310
Ramal: 30


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2007
Doutorado em Físico-Química.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Espectroscopia Vibracional e Eletrônica de Diaminoantraquinonas como Sondas de Microambientes, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Paulo Sérgio Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ligação de hidrogênio; espectroscopia eletrônica; espectroscopia vibracional; Reconhecimento de ânions; Solvatocromismo; ionocromismo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1999 - 2001
Mestrado em Físico-Química / São Paulo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Espectroscopia Raman de Sistemas Supramoleculares Envolvendo Espécies Oxocarbônicas,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Paulo Sérgio Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: oxocarbonos; Química Supramolecular; ligação de hidrogênio; esquaraínas; mordenita; Espectroscopia Raman.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Química de materiais.
2004 - 2005
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1994 - 1999
Graduação em Bacharelado em Química.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Uma contribuição ao estudo de íons oxocarbônicos e seus derivados.
Orientador: Luiz Fernando Cappa de Oliveira.
1987 - 1989
Curso técnico/profissionalizante em Contabilidade.
Fundação Educacional Machado Sobrinho, FEMS, Brasil.
1979 - 1986
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Rui Barbosa, ERB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2012 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador de área de gestão de processos educacionais - PIBID.
03/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas no Ensino de Química - 4 créditos
03/2012 - Atual
Ensino, Programa de Pos Graduação em Quimica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Química e o Currículo do Ensino Básico - 4 créditos
09/2011 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador de Licenciaturas da Pró-Reitoria de Graduação.
04/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

Cargo ou função
Comissão Orientadora de estágios do departamento de química (COE).
01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

04/2010 - 08/2012
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

Cargo ou função
Coordenador da área de Química do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES.
04/2009 - 06/2012
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

Cargo ou função
Vice-coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à educação química - 2 créditos
Instrumentação para o ensino de química - 6 créditos
03/2011 - 08/2011
Ensino, Pós-Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de metodologia da pesquisa em Ensino de química - 4 créditos
03/2011 - 08/2011
Ensino, Formação continuada de professores de ciiências, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
O uso da experimentação no ensino de química - 40 horas
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas no Ensino de Química
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática para o ensino de química - EaD
Seminários II
Instrumentação para o ensino de química
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Química - 2 créditos
Práticas no Ensino de Química - 4 créditos
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pós-Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Química e o Currículo do Ensino Básico - 4 créditos
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Química - EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Ensino de Ciências Naturais
07/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o Ensino de Química - 6 créditos
Seminários II - 4 créditos
03/2009 - 07/2009
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Fundamental
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Química
Práticas no Ensino de Química

Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40

Atividades

8/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

09/2008 - 01/2009
Direção e administração, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2008 - 01/2009
Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Química
06/2008 - 01/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Inovação, Tendências e Sustentabilidade.
04/2008 - 01/2009
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenador do Grupo de trabalho: Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS) na formação de Professores.
08/2007 - 01/2009
Ensino, Química Ambiental e Ecotoxicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Instrumental
Análise Instrumental e Estatística
Metodologia e Redação Científica
08/2006 - 01/2009
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais
Físico-Química III
Instrumentação para o Ensino de Química
Introdução ao Ensino de Química
Laboratório de Química Analítica
Laboratório de Química Orgânica
Prática de Ensino de Química e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado
Química Analítica Qualitativa
08/2008 - 09/2008
Direção e administração, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
02/2006 - 06/2008
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica I
Química Analítica II
Química Geral e Inorgânica
Química Orgânica I
Química Orgânica II
02/2008 - 04/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro de Comissão Científica.
02/2007 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Membro da comissão de implantação do WEB ESTÁGIO.
03/2006 - 07/2006
Extensão universitária , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e Saúde, .

Atividade de extensão realizada
Curso de introdução aos Conceitos e Fundamentos de Química.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Instrumentação para o Ensino II de Química

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Química Inorgânica

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Físico-Químico XVII

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formador, Carga horária: 12
Outras informações
Programa de extensão universitária - Incubadora Tecnológica de cooperativas populares da USP

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Físico-Química XVI



Linhas de pesquisa


1.
Estratégias de Formação Inicial e Contínua para licenciandos e professores do ensino básico

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como tema central a identificação de conceitos da Química nas atividades de ensino-aprendizagem e no material de apoio utilizado no nível fundamental de ensino, bem como o levantamento das dificuldades dos estudantes e professores, deste nível, em relação aos conceitos da Química essenciais para o aprendizado de Ciências. Este trabalho de diagnóstico da realidade escolar visa a proposição de alternativas de formação inicial e contínua para a melhoria do ensino de Ciências..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação em Química.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Palavras-chave: Formação de Professores; Alfabetização científica; Química no Ensino Fundamental; Formação inicial; Formação contínua.
2.
Caracterização de novos materiais e solos por espectroscopias vibracional e eletrônica

Objetivo: Esta linha tem como tema central de pesquisa a caracterização de materiais sintéticos como compostos de coordenação e corantes (sensores de ânions em solução), e naturais, como matrizes rochosas e solos por espectroscopias vibracional (Raman e infravermelho) e eletrônica. Buscamos a compreensão da estrutura e da química desses sistemas visando futuras aplicações nas áreas tecnológica e ambiental, além de mostrar a aplicabilidade cada vez maior das técnicas espectroscópicas na caracterização de materiais sintéticos ou naturais, no que se refere a não destrutibilidade, ao volume de informações fornecidas pelas mesmas e em alguns casos ao custo..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Ambiental.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Recursos Minerais.
Palavras-chave: Espectroscopia Raman; microambientes; Reconhecimento de ânions; solos; espectroscopia vibracional; espectroscopia eletrônica.
3.
Estratégias de Formação Inicial e Contínua para licenciandos e professores do ensino básico

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem como tema central o estudo de conceitos da Química nas atividades de ensino-aprendizagem e no material de apoio utilizado no Ensino Básico, visando levantar as dificuldades dos estudantes e professores, deste nível, em relação aos conceitos da Química essenciais para o aprendizado de Ciências. Este trabalho de diagnóstico da realidade escolar visa a proposição de alternativas de formação inicial e contínua para a melhoria do ensino de Ciências e Química..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Alfabetização científica; Avaliação de livros didáticos; Ciência, Tecnologia e Sociedade; currículo oculto de química; Ensino de Ciências; Formação de Professores.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Formação continuada de professores de Ciências
Descrição: Estudo dos saberes docentes e elaboração e desenvolvimento de atividades de formação de professores em uma perspectiva colaborativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Coordenador.
2011 - Atual
O conhecimento químico de egressos do ensino médio
Descrição: ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Coordenador.
2010 - Atual
A Formação Inicial e continuada de professores de Química da educação básica
Descrição: Estudo dos diferentes saberes docentes visando compreender as dificuldades e potencialidades apresentadas pelos professores de Química e Ciências tanto no que diz respeito ao ensino de conceitos da química quanto às metodologias de ensino. O principal objetivo é contribuir para a formação inicial dos licenciandos em química e, paralelamente, para a formação continuada de professores da rede pública de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Coordenador / Ivoni de Freitas Reis - Integrante / Victor Gomes Lima Ferraz - Integrante / Lilian Guiduci de Melo - Integrante / Paulo Ricardo da Silva - Integrante / Christiani Marcelo Machado Pyramides - Integrante / Luiz Alberto da Silva Junior - Integrante / Sílvio Ivanir de Castro - Integrante / Cláudia Sanches de Melo Aliane - Integrante / Fernanda Bassoli Rosa - Integrante.Número de orientações: 9
2009 - Atual
Estudo do Currículo de Química no Ensino Fundamental visando à elaboração de estratégias de formação inicial e contínua de professores para o Ensino Básico
Descrição: ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Coordenador / Rita de Cássia Reis - Integrante.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2012 - Atual
Novos caminhos para o ensino de ciências na escola
Descrição: Projeto voltado para formação de professores e estudantes da Educação Básica aprovado no Programa Novos Talentos da Capes - no. 66842/2012.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Integrante / Eloi T. César - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
2011 - Atual
O uso da expeirmentação no ensino de Química e Ciências
Descrição: A proposta apoiada pelo edital Novos Talentos da Capes visa oferecer cursos de formação continuada de 40 horas para professores da rede pública de educação básica. Os cursos tem como referência a reflexão sobre a prática docente com base na literatura científica acompanhado da elaboração de material didático e disponibilização de recursos laboratoriais para os participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Integrante / Eloi T. César - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O PIBID é um programa de formação de professores da CAPES voltado para a valorização docente e melhoria da formação inicial e continuada nas diversas áreas da licenciatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Integrante / Paulo Belletato - Coordenador / Paulo Henrique Menezes - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2014 - Atual
Desenvolvimento de ações visando a valorização e aprimoramento da formação de professores da Educação Básica e Superior na Universidade Federal de Juiz Fora
Descrição: Este projeto visa melhoria dos cursos de licenciatura da UFJF e ao estudo e ao desenvolvimento de novas formas de organização curricular para a formação de professores, aprovado no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas ? Prodocência/2013..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) / Mestrado acadêmico: (15) / Mestrado profissional: (20) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Integrante / José Roberto Tagliati - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Espaços de vivência interdisciplinar complementares a formação de professores na Universidade Federal de Juiz de Fora
Descrição: O LIFE é um programa da CAPES que fomenta a criação de laboratórios interdisciplinares de formação de educadores. Os laboratórios constituem espaços de uso comum das licenciaturas e são destinados a a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores. Desde 2012 a UFJF vem desenvolvendo tais ações no âmbito do PROGRAMA DE APOIO A LABORATÓRIOS INTERDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES ? LIFE..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Coordenador / Paulo Henrique Menezes - Integrante / Eliane Bettocchi Godinho - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O PIBID é um programa de formação de professores da CAPES voltado para a valorização docente e melhoria da formação inicial e continuada nas diversas áreas da licenciatura..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (78) .
Integrantes: Jose Guilherme da Silva Lopes - Integrante / Paulo Belletato - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa)
2012 - Atual
Periódico: Química Nova (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Química Nova na Escola (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2015 - Atual
Periódico: Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Educação em Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Espectroscopia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1996
III Prêmio Quiral de Iniciação Científica - 1o. Lugar, Universidade Federal de Juiz de Fora.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:9
Total de citações:90
Fator H:6
Lopes JGS or Lopes JGD  Data: 23/04/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BASSOLI, F.2017BASSOLI, F. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 817-834, 2017.

2.
SANTOS, M. J.2017SANTOS, M. J. ; SOUZA, V. C. A. ; LOPES, J. G. S. ; FREITAS-REIS, I. ; FERRAZ, V. G. L. . SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA COMO POSSIBILIDADE DE INTEGRAR AÇÕES EM PROL DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA EM MINAS GERAIS E NO BRASIL. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 3, p. 134-149, 2017.

3.
LOPES, J. G. S.2016 LOPES, J. G. S.; REIS, R. C. . Elementary school students? conceptions of chemical transformation. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, p. 24-42, 2016.

4.
REIS, R. C.2016REIS, R. C. ; LOPES, J. G. S. . Elementary School Students' Conceptions of Chemical Transformation. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, p. 24-42, 2016.

5.
LOPES, J. G. S.2014 LOPES, J. G. S.; SILVA JUNIOR, L. A. . Estudo e caracterização do Pensamento Docente Espontâneo de ingressantes de um curso de licenciatura em química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 16, p. 131-148, 2014.

6.
Caracelli, Ignez2012Caracelli, Ignez ; Vega-Teijido, Mauricio ; Zukerman-Schpector, Julio ; Cezari, Maria H.S. ; LOPES, J. G. S. ; Juliano, Luiz ; Santos, Paulo S. ; Comasseto, João V. ; Cunha, Rodrigo L.O.R. ; Tiekink, Edward R.T. . A tellurium-based cathepsin B inhibitor: Molecular structure, modelling, molecular docking and biological evaluation. Journal of Molecular Structure (Print), v. 1013, p. 11-18, 2012.

7.
LOPES, J. G. S.;Lopes, José G.S.2006LOPES, J. G. S.; FARANI, R. A. ; OLIVEIRA, L. F. C. ; SANTOS, P. S. . Resonance Raman spectra of Hydroxyphenyl squaraines: acid-base versus aggregation equilibria. Journal of Raman Spectroscopy, v. 37, p. 142-147, 2006.

8.
BITZER, R. S.2006BITZER, R. S. ; PEREIRA, R. P. ; ROCCO, A. M. ; LOPES, J. G. S. ; SANTOS, P. S. ; NASCIMENTO, M. A. C. ; FILGUEIRAS, C. A. L. . A contribution to the coordination chemistry of 2,3,5,6-tetrakis(a-pyridyl)pyrazine (TPP): Synthesis, spectroscopy, electrochemistry, and density-functional study of {[Mo(CO)4]2(mu-TPP)}. Journal of Organometallic Chemistry, no prelo, v. 691, p. 2005-2013, 2006.

9.
LOPES, J. G. S.;Lopes, José G.S.2005LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . The SERS spectrum of 1,2-diaminoanthraquinone studied on silver colloid. Journal of Molecular Structure (Print), v. 744, p. 75-78, 2005.

10.
BITZER, R. S.2005BITZER, R. S. ; FILGUEIRAS, C. A. L. ; LOPES, J. G. S. ; SANTOS, P. S. ; HERBST, M. H. . Mono- and bimetallic chromium(III) complexes containing 2,3,5,6-tetrakis-(a-pyridyl)pyrazine as a tridentate ligand: synthesis and spectroscopic characterization. Transition Metal Chemistry, v. 30, p. 636-642, 2005.

11.
HORN JR., A.2004HORN JR., A. ; FILGUEIRAS, C. A. L. ; WARDELL, J. L. ; HERBST, M. H. ; VUGMAN, N. V. ; SANTOS, P. S. ; LOPES, J. G. S. ; HOWIE, R. A. . A Fresh look into VO(salen) chemistry: Synthesis, spectroscopy, electrochemistry and crystal structure of [VO(SALEN)(H2O)]Br·0.5CH3CN. Inorganica Chimica Acta, v. 357, p. 4240-4246, 2004.

12.
LOPES, J. G. S.;Lopes, José G.S.2004LOPES, J. G. S.; OLIVEIRA, L. F. C. ; EDWARDS, H. G. M. ; SANTOS, P. S. . The Raman spectrum of thiourea-oxocarbon adducts. Journal of Raman Spectroscopy, v. 35, p. 131-139, 2004.

13.
LOPES, J. G. S.;Lopes, José G.S.2001LOPES, J. G. S.; OLIVEIRA, L. F. C. ; SANTOS, P. S. . The squaric acid aggregate in mordenite investigated by Raman spectroscopy. Spectrochimica Acta. Part A, Molecular and Biomolecular Spectroscopy, v. 57, p. 399-404, 2001.

14.
LOPES, J. G. S.;Lopes, José G.S.1999LOPES, J. G. S.; OLIVEIRA, L. F. C. ; SANTOS, P. S. ; BARONE, P. M. V. B. ; RIBEIRO, M. C. C. . Resonance Raman investigation and semiempirical calculations of the bis(dicyanomethylene)croconate ion. Journal of Molecular Structure, v. 510, p. 97-105, 1999.

15.
LOPES, J. G. S.;Lopes, José G.S.1997LOPES, J. G. S.; OLIVEIRA, L. F. C. . Oxocarbonos: de Curiosidades Quimicas a Sistemas Modelo. Revista Exatas, Juiz de Fora, v. 3, p. 45, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LOPES, J. G. S.; Massi, L. (Org.) . Aprendizagens da docência no Ensino Superior: desafios e perspectivas da Educação em Ciências. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017. v. 1. 238p .

2.
Lopes, José G.S.; FREITAS-REIS, I. (Org.) . Reflexões sobre formação de professores e educação química: contribuições de um programa de pós-graduação em química. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015. v. 1. 233p .

3.
BASSOLI, F. (Org.) ; LOPES, J. G. S. (Org.) ; César, E.T. (Org.) . Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015. v. 1. 278p .

Capítulos de livros publicados
1.
Massi, L. ; ALIANE, C. S. M. ; SILVA, P. R. ; Lopes, José G.S. . Estratégias para promover a permanência de futuros professores de Química na licenciatura: uma experiência de tutoria com ingressantes na UFJF. In: Lopes, J.G.S.; Massi, L.. (Org.). Aprendizagens da docência no Ensino Superior: desafi os e perspectivas da Educação em Ciências. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 141-155.

2.
BASSOLI, F. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora: história e percurso na formação continuada de professores. In: Oliveira, D.M.; Rabello, S.H.S.. (Org.). Formação de professores: políticas e processos. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2016, v. 1, p. 59-80.

3.
LOPES, J. G. S.; FREITAS-REIS, I. . Reflexões sobre um processo de formação continuada desenvolvido através de um grupo colaborativo de professores. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação continuada de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 119-131.

4.
BASSOLI, F. ; LOPES, J. G. S. . A formação de professores em grupos colaborativos: concepções, dificuldades e contribuições. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 57-880.

5.
BASSOLI, F. ; LOPES, J. G. S. . Caminhos trilhados por um grupo colaborativo de professores no Centro de Ciências da UFJF: do processo de formação à pesquisa. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 119-138.

6.
ROSA, F. B. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . A formação continuada de professores no Centro de Ciências da UFJF: história, desafios e perspectivas. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 99-116.

7.
SILVA, P. R. ; LOPES, J. G. S. . Relato sobre as contribuições de um curso de formação continuada envolvendo o ensino de nanociência e nanotecnologia na Educação Básica. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 173-187.

8.
MELO, L. G. ; LOPES, J. G. S. . O perfil dos professores de Química do munícipio de Juiz de Fora: um olhar para a formação básica e inicial. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 15-31.

9.
SILVA JUNIOR, L. A. ; LOPES, J. G. S. . Saberes docentes, conhecimento profissional e pensamento docente espontâneo. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 47-59.

10.
REIS, R. C. ; LOPES, J. G. S. . Sob outro ângulo: reflexões sobre o conhecimento químico veiculado no ensino de Ciências e na formação docente a partir da professora de ciências. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 75-92.

11.
SILVA, P. R. ; LOPES, J. G. S. . Reflexões sobre a formação de professores de Ciências para o ensino fundamental. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 107-118.

12.
MEIRELLES, M. A. ; Sant´Ana, A.C. ; LOPES, J. G. S. . Uma abordagem interdisciplinar envolvendo bioquímica e termoquímica através de um jogo pedagógico. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 165-175.

13.
ALIANE, C. S. M. ; REIS, R. C. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . Relato sobre um processo de formação continuada centrada na temática ?Classificação Periódica dos Elementos Químicos? no Centro de Ciências da UFJF. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 189-197.

14.
Lopes, José G.S.; REIS, R. C. . Educação Química como resposta responsável ao ensino fundamental de ciências. In: Maria Teresa de Assunção Freitas. (Org.). A responsividade Bakhtiniana: na educação, na estética e na política.. 1ed.Juiz de Fora: UFJF, 2011, v. , p. 340-344.

15.
FREITAS-REIS, I. ; Lopes, José G.S. ; Zambelli, M.H . O Laboratório Químico do Museu Nacional: Dr. João da Silveira Caldeira.. In: Carlos Fiolhais; Carlota Simões; Décio Martins. (Org.). Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência - Livro de Actas. Coimbra - PT: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011, v. , p. 1310-1325.

16.
Fernandez, C ; LOPES, J. G. S. ; Bonardo, J. C. . In-service chemistry teachers reflection: a metacognitive experience. In: Berndt Ralle; Ingo Eilks. (Org.). Promoting Successful Science Education - The worth of Science Education. 1ed.Aachen: Shaker Verlag, 2008, v. 1, p. 145-154.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Lopes, José G.S.. Escassez de professores compromete o ensino. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, p. 3 - 3, 23 nov. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lopes, José G.S.; SILVA, P. R. . Investigando dificuldades conceituais e concepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013.

2.
Lopes, José G.S.; SILVA JUNIOR, L. A. . A IMPORTÂNCIA DE ANTIGOS PROFESSORES NA FORMAÇÃO DOCENTE DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. anais do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? IX ENPEC, 2013.

3.
REIS, R. C. ; LOPES, J. G. S. . Investigando as concepções de estudantes do ensino fundamental sobre a equação química. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012. v. 1.

4.
MELO, L. G. ; LOPES, J. G. S. . A influência da formação escolar no exercício profissional de professores de química do município de Juiz de Fora. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012. v. 1.

5.
Lopes, José G.S.; REIS, R. C. . A construção do conhecimento químico por alunos do ensino fundamental com base no tema fotossíntese. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VIII ENPEC, 2011. p. 1-1.

6.
Lopes, José G.S.; REIS, R. C. . Transformação Química: Analisando o conteúdo abordado nos livros didáticos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química - XV Eneq, 2010, Brasília. A formação do professor de química e os desafios da sala de aula, 2010.. p. 1-12.

7.
LOPES, J. G. S.; Fernandez, C ; Bonardo, J. C. . Uma proposta de formação inicial visando a compreensão de interações CTS por licenciandos. In: I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS)/II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática, 2008, São Paulo. .. .: ., 2008. v. .. p. .-..

8.
LOPES, J. G. S.; Fernandez, C ; Bonardo, J. C. . Análise da Produção Textual num Processo de Reflexão Crítica na Formação de Professores de Química em Exercício. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Livro de Resumos - VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.

9.
LOPES, J. G. S.; Fernandez, C ; Bonardo, J. C. . Learning theories in theory and in practice of secondary chemistry teachers: evaluation of the use of four actions to promote reflection about their own practices. In: European Science Education Research Association - Conference 2007, 2007, Malmö - Sweden. Abstracts Book - European Science Education Research Association, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . Small-angle X-ray scattering study of bis(phloroglucinol)squaraine aggregation. In: Brazilian Synchrotron Light Laboratory, 2004, Campinas. LNLS 2004 Activity Report, 2004. v. 2004.

2.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . The Aggregation of Bis(2,4,6-trihydroxyphenyl)squaraine in solution investigated by Raman Spectroscopy. In: XVIIIth International Conference on Raman Spectroscopy, 2002, Budapest. Proceedings of XVIIIth International Conference on Raman Spectroscopy, 2002. p. 405-406.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Lopes, José G.S.; MELO, L. G. . Concepções de professores de química do município de Juiz de Fora sobre o Estágio Curricular Supervisionado. In: II Simpósio Mineiro de Educação Química, 2013, Lavras. Anais do II Simpósio Mineiro de Educação Química, 2013.

2.
Lopes, José G.S.; CASTRO, S. I. . Concepções de licenciandos de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora sobre o estágio supervisionado. In: II Simpósio Mineiro de Educação Química, 2013, Lavras. Anais do II Simpósio Mineiro de Educação Química, 2013.

3.
Lopes, José G.S.; SILVA, P. R. . O que dizem as pesquisas no campo da interdisciplinaridade no ensino de Ciências no Brasil no período de 2000 a 2012. In: II Simpósio Mineiro de Educação Química, 2013, Lavras. Anais do II Simpósio Mineiro de Educação Química, 2013.

4.
Lopes, José G.S.; FREITAS-REIS, I. ; OLIVEIRA, M. A. L. ; SILVA, R. C. A. . O Ludo Químico e a aprendizagem de funções orgânicas: para além da memorização. In: II Simpósio Mineiro de Educação Química, 2013, Lavras. Anais do II Simpósio Mineiro de Educação Química.

5.
LOPES, J. G. S.. Aditivos alimentares e espaço não-formal: uma abordagem das relações CTS na Educação Básica. In: 35a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindóia. .. .: ., 2012. v. .. p. .-..

6.
SILVA, P. R. ; LOPES, J. G. S. . Proposta de um jogo pedagógico para o ensino de eletroquímica. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012. v. 1.

7.
PYRAMIDES, C. M. M. ; LOPES, J. G. S. . Concepções de licenciandos em química e professores em exercício no município de Juiz de Fora/MG sobre o ensino de ciências. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. v. 1.

8.
LOPES, J. G. S.; SILVA JUNIOR, L. A. . Concepções sobre a profissão docente de licenciandos em química da Universidade Federal de Juiz de Fora. In: XXVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Ouro Preto. ., 2012.

9.
Lopes, José G.S.; Zambelli, M.H . O ensino de soluções em sala de aula: a concepção dos estudantes. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34a. SBQ - Química para um mundo melhor,.

10.
Lopes, José G.S.; FERRAZ, V. G. L. ; OLIVEIRA, M. A. L. . Uno Químico: o lúdico no auxílio ao ensino de Ligações Químicas. In: 34a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34a. RASBQ Química para um mundo melhor.

11.
Lopes, José G.S.; MELO, L. G. . A importância do conhecimento da pesquisa em Ensino de Química durante a formação inicial na prática docente e na formação continuada. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34a. SBQ - Química para um mundo melhor.

12.
Lopes, José G.S.; MELO, L. G. . As limitações da formação ambiental na construção do conhecimento para o exercício profissional de professores de Química. In: I Simpósio mineiro de educação química, 2011, Viçosa. Anais do I Simpósio mineiro de educação química.

13.
Lopes, José G.S.; MEIRELLES, M. A. ; SantAna, A.C. . Uma abordagem interdisciplinar envolvendo Bioquímica e Termoquímica através de um jogo pedagógico. In: I Simpósio Mineiro de Química, 2011, Viçosa. Anais do I Simpósio Mineiro de Química.

14.
Lopes, José G.S.; REIS, R. C. . A descoberta e construção do conhecimento quimico por alunos do ensino fundamental. In: 34 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. 34 SBQ - Química para um mundo melhor, 2011. p. 1-1.

15.
SANTANA, V. S. ; LOPES, J. G. S. . Caracterização de minerais da Baia doAlmirantado no continente Antártico por Espectroscopia Raman. In: 32a. Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Reunião anual da SBQ, 2009. v. 1. p. Q-052.

16.
LOPES, J. G. S.; Fernandez, C ; Bonardo, J. C. . A compreensão do enfoque CTS: uma atividade para licenciandos. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Sociedade Brasileira de Química, 2008. v. ED-079.

17.
LOPES, J. G. S.; Fernandez, C ; Bonardo, J. C. . Influência dos Pares no Processo Reflexivo de Professores de Química do Ensino Médio na Reconstrição dos Papéis em Sala de Aula. In: 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Livro de Resumos - 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

18.
LOPES, J. G. S.; Fernandez, C ; Bonardo, J. C. . Reapresentação: Influência dos Pares no Processo Reflexivo de Professores de Química do Ensino Médio na Reconstrição dos Papéis em Sala de Aula. In: IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007, São Paulo. Livro de Resumos - IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007.

19.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . Solvatocromismo da 1,2-diaminoantraquinona com a escala de Kamlet-Taft. In: 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Livros de resumos da 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007. v. FQ-067.

20.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . Espectroscopia Raman ressonante da 1,4-diaminoantraquinona. In: 30ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Livro de resumos da 30a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007. v. FQ-047.

21.
LOPES, J. G. S.; CUNHA, R. L. O. R. ; ZUKERMAN-SCHPECTOR, J. ; COMASSETO, J. V. ; SANTOS, P. S. . Estudo espectroscópico e caracterização do cromóforo presente em teluretos e teluranas. In: 28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas - MG. Livro de resumos da 28a. RASBQ, 2005. p. FQ038.

22.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . The SERS spectrum of 1,2-diaminoanthraquinone studied on silver colloid. In: XXVII European Congress on Molecular Spectroscopy, 2004, Kraków. livro de resumos, 2004. p. 31.

23.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . Interação da 1,2-diamimoantraquinona com éteres coroa em acetonitrila e diclorometano. In: XXVI Conferência Latino Americana de Química /27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador - BA. Livro de resumos XXVICLAQ/27aRA-SBQ, 2004.

24.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . Caracterização espectroscópica do sistema 1,2-diaminoantraquinona como sonda aniônica. In: 26a. Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2003, Poços de Caldas. Livro de resumos 26a. SBQ, 2003. p. FQ044.

25.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . 1,2-Diamine-Anthraquinone as an anion recognition system studied by surface enhanced Raman Spectroscopy. In: 11° International Conference on Surface and Colloid Science, 2003, Foz do Iguaçu. livro de resumos, 2003.

26.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . Espectroscopia Raman de um Sistema Supramolecular formado por Tiouréia e Ácido Esquárico. In: 25a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. Livro de resumos - 25a. SBQ, 2002. v. 1. p. FQ044.

27.
LOPES, J. G. S.; HORN JR., A. ; FILGUEIRAS, C. A. L. ; WARDELL, J. L. ; VUGMAN, N. V. ; SANTOS, P. S. ; HOWIE, R. A. . Crystal Structure and Spectroscopy Properties of [VO(SALEN)(H20)]Br.1/2CH3CN Obtained from the Unusual Redox Behavior of VO(SALEN) and SnBr2. In: XI Brazilian/Italian Meeting on Inorganic Chemistry, 2002, Ouro Preto - Mg. Livro de resumos, 2002. p. CC017.

28.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . Espectroscopia Raman ressonante de esquaraínas. In: 24a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas. Livro de resumos da 24a. SBQ, 2001. v. 1. p. FG009.

29.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. ; OLIVEIRA, L. F. C. . O Espectro do Ácido Esquárico incorporado em Zeólita: reinvestigação da Interação CT em Ambientes de Geometria Restrita. In: 23a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. ., 2000. p. FQ066.

30.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. ; OLIVEIRA, L. F. C. . The Raman Spectrum of Squaric Acid in Mordenite: A Charge Transfer Interaction Induced by the Restrict Geometry. In: XVII th International Conference on Raman Spectroscopy, 2000, Beijing. Proceedings of The XVII th International Conference on Raman Spectroscopy 2000. New York: John Wiley & Sons, 2000. v. 1. p. 814-815.

31.
SIQUEIRA, L. J. A. ; FERREIRA, S. D. ; LOPES, J. G. S. ; OLIVEIRA, L. F. C. . Investigação por Espectroscopia Raman de Antocianinas, Corantes Naturais. In: 22a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1999, Poços de Caldas. ., 1999. v. 1. p. FQ017.

32.
LOPES, J. G. S.; OLIVEIRA, L. F. C. . Estudo por Espectroscopias Vibracional e Eletrônica do Bis(diciano)croconato de potássio. In: 21a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998, Poços de Caldas. Livro de resumos da 21a. SBQ, 1998. p. FQ053.

33.
OLIVEIRA, L. F. C. ; LOPES, J. G. S. ; SANTOS, P. S. . The pre-resonance Raman spectrum of the bis(dicyano)croconate ion. In: XVI th International Conference on Raman Spectroscopy, 1998, Cape Town. ICORS CAPE TOWN'98 XVI th International Conference on Raman Spectroscopy. New York: John Wiley & Sons, 1998. v. 1. p. 110-111.

34.
LOPES, J. G. S.; Oliveira, M.B. DE ; César, E.T. . Síntese de complexos de Platina com Aminoaçucares Potenciais Antineoplásicos. In: 20a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1997, Poços de Caldas. Livro de Resumo - 20a. SBQ, 1997. p. QI154.

35.
LOPES, J. G. S.; OLIVEIRA, L. F. C. . Determinação de Parâmetros Físico-Químicos de Íons Oxocarbônicos em Solução aquosa. In: 20a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1997, Poços de Caldas. Livro de resumos da 20a. SBQ, 1997. p. FQ-58.

36.
LOPES, J. G. S.; Oliveira, M.B. DE ; OLIVEIRA, M. . Estudo Químico e Biológico de Compostos de Platina. In: 10o. Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 1996, Viçosa. Livro de Resumos, 1996. p. 105-105.

Artigos aceitos para publicação
1.
ALIANE, C. S. M. ; REIS, R. C. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . LONA PERIÓDICA: PROMOVENDO REFLEXÕES EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE QUÍMICA. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, J. G. S.. Estratégias de formação inicial e continuada para licenciandos e professores do ensino básico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Lopes, José G.S.; FREITAS-REIS, I. . Grupo de trabalho: Trabalhos de coordenadores de cursos de graduação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LOPES, J. G. S.. Pesquisa em Ensino de Química e Licenciatura em Química: cenário e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LOPES, J. G. S.. Envolvimento da área de Educação Química na Rede Mineira de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LOPES, J. G. S.. O currículo da Licenciatura e a formação de professores de Química. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LOPES, J. G. S.. Análise do processo reflexivo de professores de Química na reconstrução dos papéis em sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LOPES, J. G. S.; OLIVEIRA, L. F. C. . Determinação de Parâmetros Físico-Químicos de Íons Oxocarbônicos em Solução Aquosa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES, J. G. S.; SANTOS, P. S. . Análise de polimorfos em fármacos por microscopia Raman. 2005.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, J. G. S.. Após atos contra cortes, Capes diz que bolsas do Pibid estão sob análise. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LOPES, J. G. S.. Por medo de perder bolsas, professores fazem ato em MG. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LOPES, J. G. S.. Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Ciências. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
LOPES, J. G. S.; SILVEIRA, H. E. ; CALDERANO, M. A. . Os desafios da Formação Inicial e Continuada de professores. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
LOPES, J. G. S.. Química: ?Vilã ou Aliada? do Meio Ambiente?. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, J. G. S.. Novos Caminhos para o Ensino de Ciências na Escola. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Lopes, José G.S.. CIÊNCIA EXPERIMENTAL NA ESCOLA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LOPES, J. G. S.. O uso da experimentação no Ensino de Química. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LOPES, J. G. S.. O uso da experimentação no Ensino de Química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Lopes, José G.S.. Estratégias de Formação Inicial e Continuada para Licenciandos e professores da educação Básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Lopes, José G.S.. A importância e o papel das analogias e dos modelos no ensino de química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Araújo-Neto, W.N.; Silva, J.F.C.; LOPES, J. G. S.; Rezende, C.M.. Participação em banca de Erick Souza Alves Machado. Semiose da Representação Estrutural de van´t Hoff e suas implicações no Ensino de Química. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FREITAS-REIS, I.; LOPES, J. G. S.; SANTOS, N.P.. Participação em banca de Sandra de Oliveira Franco. José Bonifácio de Andrada e Silva e os Estudos Químico-mineralógicos: Uma vida perpessada por comprromissos com o ensino e a sociedade. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
SARAIVA, A. C. L. C.; LOPES, J. G. S.; BONTEMPO, G. C.; FERNANDEZ, T. A. C.. Participação em banca de Amanda Leal Castelo Branco. O processo de escolha de estudantes universitários pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas e a escassez de professores de Biologia no Ensino Médio: possíveis relações. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

4.
Amaral, C. L. C.; LOPES, J. G. S.; Dutra, Fernando. Participação em banca de Bruna Carolina Machado de Oliveira. Desenvolvimento de competência leitora de textos de química: um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

5.
Lopes, José G.S.; FREITAS-REIS, I.; MOL, G. S.. Participação em banca de Fernanda Luiza de Faria. O Estudo de Caso aplicado ao ensino médio: o olhar do aluno e do professor sobre essa estratégia de ensino. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
Lopes, José G.S.; CORREIA, P. R. M.; MAXIMIANO, F. A.. Participação em banca de Marianna Meirelles Junqueira. Transformando textos em mapas cognitivos: desenvolvimento e um exemplo de aplicação. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

7.
Fernandez, C; Lopes, José G.S.; Altarugio, M.H.. Participação em banca de Milton Machado de Oliveira Junior. Flashes das disciplinas de formação inicial no repertório profissional de licenciandos em química. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

8.
LOPES, J. G. S.; Figueira, R.C.L.. Participação em banca de Jacson Luis Soares Cruz. Inventário de 137 Cs em testemunhos da plataforma continental do estado de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado em Química Ambiental e Ecotoxicologia) - Universidade Cruzeiro do Sul.

9.
LOPES, J. G. S.. Participação em banca de Marcos José Jeronymo Vian. Resultados de uma avaliação do recurso das analogias para o ensino de Termoquímica no Ensino Superior. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

10.
LOPES, J. G. S.; Amaral, C. L. C.; Fonseca, J.S.P. Participação em banca de Márcia Léa Pagani Bispo. O Efeito Estufa como Tema para desenvolver Habilidades e Competências com alunas de um curso de Pedagogia: Um Estudo de Caso.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.

11.
Dutra, Fernando; LOPES, J. G. S.; Sakata, S. K.. Participação em banca de Marilene Pereira de Araújo Marcelino. Uso de Percarbonato e Peroxomonossulfato como Alternativa ao Reagente de Fenton em Processos Oxidativos Avançados. 2007. Dissertação (Mestrado em Química Ambiental e Ecotoxicologia) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Teses de doutorado
1.
LOPES, J. G. S.; Mortimer, E.F.; Maldaner, O.O.; Silva, N.S.; Diniz-Pereira. J.E.. Participação em banca de Rita de Cássia de Reis. Cursos de licenciatura em ciências da natureza: O conhecimento químico na formação de professores de ciências para o ensino fundamental. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LOPES, J. G. S.; Queiroz, S.L.. Participação em banca de Osmair Benedito da Silva. Mapeamento da pesquisa no campo da formação de professores de química no Brasil (2000-2010). 2013. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
LOPES, J. G. S.; ZULIANI, S. R. Q. A.; PAULO, I. J. C.; CARNEIRO, M. C.; MARQUES, A. F.. Participação em banca de Fabiana Andrade da Costa vieira. Ensino por Investigação e Aprendizagem Crítica: análise fenomenológica do potencial de uma proposta de ensino. 2012. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
CALDERANO, M. A.; Nunes, C.M.F.; Lopes, José G.S.. Participação em banca de Carla Patrícia Quintanilha Corrêa. Um estudo sobre a Formação de Professores Formadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em Campos dos Goytacazes/RJ e as práticas desenvolvidas nesse Contexto. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
Zuliani, S.R.Q.A.; Lopes, José G.S.; Paulo, I.J.C.. Participação em banca de Fabiana Andrade da Costa Vieira. Aprendizagem significativa e o ensino por investigação. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
LOPES, J. G. S.. Participação em banca de Vanézia Liane da Silva. Imobilização enzimática e eletrodos modificados para determinação amperométrica em fluxo. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Qualificações de Mestrado
1.
Lopes, José G.S.; FREITAS-REIS, I.; FLOR, C. C.. Participação em banca de Fernanda Luiza de Faria. O Estudo de Caso aplicado ao ensino médio: o olhar do aluno e do professor sobre essa estratégia de ensino. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
LOPES, J. G. S.. Participação em banca de Eduardo da Silva Xavier. Abordagem da relação Ciência/Tecnologia/Sociedade nos Livros Didáticos de Química do Ensino Médio. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Cruzeiro do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOPES, J. G. S.; CLARETO, S. M.; RODRIGUES, A. C.. Processo Seletivo de Professor Substituto (área de ciências-química) - FACED/UFJF. 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
CORIO, P.; Lopes, José G.S.; Queiroz, S.L.. Concurso Público para provimento no cargo de Professor Adjunto - UNIFESP. 2010. Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

3.
Lopes, José G.S.; Silveira, H.E.; Machado, A.H.. Concurso Público para provimento no cargo de Professor Adjunto - UFJF. 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
workshop "Pesquisa em Ensino de Química e Licenciatura em Química: cenário e perspectivas?- IQ/UNICAMP.A pesquisa em ensino de química no Brasil e a experiência da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2012. (Seminário).

2.
Workshop da divisão de ensino de química da 35a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.PIBID-Química na região sudeste: caminhos e aprendizagens na visão dos docentes coordenadores. 2012. (Outra).

3.
II Encontro de coordenadores institucionais do PIBID. 2011. (Encontro).

4.
I Simpósio Mineiro de Educação Química.Revisor Científico. 2011. (Simpósio).

5.
I Simpósio Mineiro de Educação Química.Estratégias de Formação Inicial e Continuada para Licenciandos e professores da educação Básica. 2011. (Simpósio).

6.
XXV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química.Revisor. 2011. (Encontro).

7.
IV Semana acadêmica da escola de ciências naturais e exatas.Química: Vilã ou aliada do Meio Ambiente?. 2010. (Outra).

8.
23o. Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - MG... 2009. (Encontro).

9.
32a. Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química. Caracterização de minerais da Baia do Almirantado no continente Antártico por espectroscopia Raman. 2009. (Congresso).

10.
V Fórum Nacional de coordenadores de Curso em graduação em Química... 2009. (Outra).

11.
VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. .. 2009. (Congresso).

12.
I Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades Relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS)/II Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática.Uma proposta de formação inicial visando a compreensão de interações CTS por licenciandos. 2008. (Seminário).

13.
IV Fórum Nacional de coordenadores de Curso em graduação em Química... 2008. (Outra).

14.
Workshop: Aformação Química e Pedagógica nos cursos de graduação em Química do país. 2007. (Congresso).

15.
28a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Educação Básica em Química no Brasil: Ampliando Propostas em ação. 2005. (Simpósio).

16.
Workshop "Educação Básica em Química no Brasil: Ampliando propostas em ação. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lopes, José G.S.. III Simpósio Mineiro de Educação Química. 2015. (Congresso).

2.
Lopes, José G.S.; Belletato, P. ; Magrone. E. . I Seminário de Iniciação à Docência da UFJF. 2011. (Congresso).

3.
LOPES, J. G. S.. 9o. Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - MG. 1995. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Vitor Iotte Medeiros. Química no Ensino Fundamental: Concepções Docentes e Prática Profissional. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Victor Gomes Lima Ferraz. Um estudo sobre a Pós-graduação em Química da UFJF e a formação docente para o Ensino Superior. Início: 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Dirlene Lima Valadão. A construção do conhecimento químico sob a perspectiva da Mediação Semiótica: um olhar a partir da Química Orgânica no Ensino Superior. Início: 2016. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora. (Orientador).

3.
Paulo Ricardo da Silva. A interdisciplinaridade no ensino de ciências: contribuições para a formação docente e para a aprendizagem de estudantes do ensino médio. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Cláudia Sanches de Melo Aliane. Tabela Periódica Interativa: contribuições de uma proposta de educação não formal para a formação continuada de professores de química. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rogério Andrade de Ávila. Estudo de caso: Uso de agrotóxicos no ensino de química. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

2.
Christiani Marcelo Machado Pyramides. Formação continuada de professores de química e o ensino experimental na perspectiva do professor reflexivo. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

3.
Silvio Ivanir de Castro. Concepções de licenciandos e professores de química da educação básica do município de Juiz de Fora sobre a prática de ensino e o estágio supervisionado como componentes curriculares. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

4.
Paulo Ricardo da Silva. Um estudo sobre os desafios para a atuação docente na disciplina Ciências do Sexto ao Nono Ano do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

5.
Luiz Alberto da Silva Júnior. Investigação sobre o Pensamento Docente Espontâneo na formação inicial de licenciandos em química da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

6.
Victor Gomes Lima Ferraz. A contribuição da formação inicial na construção dos saberes docentes dos licenciandos em química da UFJF. 2013. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

7.
Rita de Cássia Reis. Análise da atividade discursiva em uma sala de aula de ciências: a química dos ciclos biogeoquímicos no ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

8.
Lilian Guiduci de Melo. PERFIL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA: SUA FORMAÇÃO INICIAL, CONTINUADA E O EXERCÍCIO PROFISSIONAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, . Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

Tese de doutorado
1.
Fernanda Bassoli Rosa. Desenvolvimento Profissional Docente: Contribuições e limites de um processo formativo em um grupo colaborativo de professores da rede pública de Juiz de Fora (MG). 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - PROQUALI. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

Iniciação científica
1.
Sandra de Oliveira Franco. O RESGATE DOS SABERES POPULARES COMO ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO DO ESTUDO DA FERMENTAÇÃO NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

2.
Rita de Cássia Reis. Análise do cirrículo de química presente nos livros didáticos do Ensino Fundamental. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.

3.
Araci Ferreira Lima Molina. Estudo Solvatocrômico de Diaminoantraquinonas. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Jose Guilherme da Silva Lopes.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
LOPES, J. G. S.2014 LOPES, J. G. S.; SILVA JUNIOR, L. A. . Estudo e caracterização do Pensamento Docente Espontâneo de ingressantes de um curso de licenciatura em química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 16, p. 131-148, 2014.

2.
LOPES, J. G. S.2016 LOPES, J. G. S.; REIS, R. C. . Elementary school students? conceptions of chemical transformation. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, p. 24-42, 2016.

3.
BASSOLI, F.2017BASSOLI, F. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas. Ciência e Educação (UNESP), v. 23, p. 817-834, 2017.

4.
SANTOS, M. J.2017SANTOS, M. J. ; SOUZA, V. C. A. ; LOPES, J. G. S. ; FREITAS-REIS, I. ; FERRAZ, V. G. L. . SIMPÓSIO MINEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA COMO POSSIBILIDADE DE INTEGRAR AÇÕES EM PROL DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA EM MINAS GERAIS E NO BRASIL. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 3, p. 134-149, 2017.


Livros e capítulos
1.
Lopes, José G.S.; FREITAS-REIS, I. (Org.) . Reflexões sobre formação de professores e educação química: contribuições de um programa de pós-graduação em química. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015. v. 1. 233p .

2.
LOPES, J. G. S.; Massi, L. (Org.) . Aprendizagens da docência no Ensino Superior: desafios e perspectivas da Educação em Ciências. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017. v. 1. 238p .

3.
BASSOLI, F. (Org.) ; LOPES, J. G. S. (Org.) ; César, E.T. (Org.) . Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015. v. 1. 278p .

1.
LOPES, J. G. S.; FREITAS-REIS, I. . Reflexões sobre um processo de formação continuada desenvolvido através de um grupo colaborativo de professores. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação continuada de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 119-131.

2.
BASSOLI, F. ; LOPES, J. G. S. . A formação de professores em grupos colaborativos: concepções, dificuldades e contribuições. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 57-880.

3.
BASSOLI, F. ; LOPES, J. G. S. . Caminhos trilhados por um grupo colaborativo de professores no Centro de Ciências da UFJF: do processo de formação à pesquisa. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 119-138.

4.
ROSA, F. B. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . A formação continuada de professores no Centro de Ciências da UFJF: história, desafios e perspectivas. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 99-116.

5.
SILVA, P. R. ; LOPES, J. G. S. . Relato sobre as contribuições de um curso de formação continuada envolvendo o ensino de nanociência e nanotecnologia na Educação Básica. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 173-187.

6.
MELO, L. G. ; LOPES, J. G. S. . O perfil dos professores de Química do munícipio de Juiz de Fora: um olhar para a formação básica e inicial. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 15-31.

7.
SILVA JUNIOR, L. A. ; LOPES, J. G. S. . Saberes docentes, conhecimento profissional e pensamento docente espontâneo. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 47-59.

8.
REIS, R. C. ; LOPES, J. G. S. . Sob outro ângulo: reflexões sobre o conhecimento químico veiculado no ensino de Ciências e na formação docente a partir da professora de ciências. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 75-92.

9.
SILVA, P. R. ; LOPES, J. G. S. . Reflexões sobre a formação de professores de Ciências para o ensino fundamental. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 107-118.

10.
MEIRELLES, M. A. ; Sant´Ana, A.C. ; LOPES, J. G. S. . Uma abordagem interdisciplinar envolvendo bioquímica e termoquímica através de um jogo pedagógico. In: Lopes, J.G.S.; Freitas-Reis, I. (Org.). Reflexões sobre formação de professores e Educação Química: Contribuições de um Programa de Pós-Graduação em Química. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 165-175.

11.
Massi, L. ; ALIANE, C. S. M. ; SILVA, P. R. ; Lopes, José G.S. . Estratégias para promover a permanência de futuros professores de Química na licenciatura: uma experiência de tutoria com ingressantes na UFJF. In: Lopes, J.G.S.; Massi, L.. (Org.). Aprendizagens da docência no Ensino Superior: desafi os e perspectivas da Educação em Ciências. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 141-155.

12.
BASSOLI, F. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora: história e percurso na formação continuada de professores. In: Oliveira, D.M.; Rabello, S.H.S.. (Org.). Formação de professores: políticas e processos. 1ed.Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2016, v. 1, p. 59-80.

13.
ALIANE, C. S. M. ; REIS, R. C. ; César, E.T. ; LOPES, J. G. S. . Relato sobre um processo de formação continuada centrada na temática ?Classificação Periódica dos Elementos Químicos? no Centro de Ciências da UFJF. In: Bassoli, F.; Lopes, J.G.S.; César, E.T.. (Org.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 1, p. 189-197.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Lopes, José G.S.. Escassez de professores compromete o ensino. Tribuna de Minas, Juiz de Fora, p. 3 - 3, 23 nov. 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, J. G. S.. Estratégias de formação inicial e continuada para licenciandos e professores do ensino básico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Lopes, José G.S.; FREITAS-REIS, I. . Grupo de trabalho: Trabalhos de coordenadores de cursos de graduação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LOPES, J. G. S.. Após atos contra cortes, Capes diz que bolsas do Pibid estão sob análise. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LOPES, J. G. S.. Por medo de perder bolsas, professores fazem ato em MG. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lopes, José G.S.. III Simpósio Mineiro de Educação Química. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 1:06:53