Carla Candida Rizzotto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1172479976966505
  • Última atualização do currículo em 04/03/2018


Professora e pesquisadora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná. Possui doutorado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2013), mestrado pela mesma universidade (2008) e graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (2006). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, estudos críticos do discurso, crítica de mídia, mídia e política, ativismo midiático, estudos de enquadramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Candida Rizzotto
Nome em citações bibliográficas
RIZZOTTO, C. C.;Rizzotto, Carla Candida


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2013
Doutorado em Comunicação e Linguagens.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
com período sanduíche em Universitat Pompeu Fabra (Orientador: Javier Diaz Nocí).
Título: Quinto poder? Características, objetivos e estratégias discursivas dos observatórios feministas de mídia., Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Álvaro Larangeira.
Coorientador: Javier Diaz Nocí.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: comunicação; media criticism; observatórios de mídia; contratos comunicacionais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Informação e comunicação.
2007 - 2008
Mestrado em Comunicação e Linguagens.
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Título: Contratos comunicacionais: um estudo a partir do conflito político-midiático da Venezuela,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Álvaro Nunes Larangeira.
Palavras-chave: comunicação; Venezuela; crise político-midiática.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2002 - 2006
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Publicidade e propaganda em Cuba.
Orientador: Itanel Quadros.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , DECOM, PPGCOM.

01/2014 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
Optativa: Pré-projeto de pesquisa
Optativa: Crítica de Mídia
01/2014 - Atual
Ensino, COMUNICAÇÃO, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Comunicação
Tópicos especiais em Comunicação, Política e Atores coletivos: mídia e poder
Política e Discurso
Seminário de Pesquisa
Atividades orientadas
Estágio de docência
06/2009 - 06/2011
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética e Legislação Publicitária
Redação Publicitária I
Redação Publicitária II

Grupo Educacional Opet, OPET, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 12

Atividades

01/2009 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Comunicação
Comportamento do Consumidor
01/2009 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Social.

Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do curso de especialização COMDPI, Carga horária: 4

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino, COMDPI, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comportamento do Consumidor

Centro de Computação Científica e Software Livre, C3SL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assessora de comunicação, Carga horária: 20

Atividades

03/2007 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Assessoria de Comunicação, .

Serviço realizado
Assessoria de Comunicação.


Linhas de pesquisa


1.
Comunicação, política e atores coletivos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Falando de aborto em terceiros espaços: uma análise das estratégias comunicacionais deliberativas em debates polêmicos e polarizados
Descrição: A democracia deliberativa visa descentralizar as decisões políticas dos meios burocráticos do Estado, através da participação civil (HABERMAS, 1984). De maneira simplificada, diz-se que o objetivo da deliberação é atingir o consenso pela força do melhor argumento. Iris Young (2001), todavia, alega que essa concepção acaba por valorizar o estilo discursivo assertivo e confrontacional, silenciando determinados grupos. Por isso propõe que outras formas de comunicação, além da argumentação racional, sejam levadas em conta nos processos deliberativos, permitindo que públicos diferentes discursem de formas que são mais permeáveis a eles. Com base na proposição de Young, delineia-se o problema desta pesquisa: a que estratégias comunicacionais recorrem os indivíduos na formulação e na exposição de suas opiniões sobre temas polêmicos, com vistas ao convencimento de seus interlocutores? Como tema polêmico optou-se pela discussão em torno da descriminalização do aborto, uma questão que envolve em sua discussão o resgate de histórias de vida e na qual é perceptível uma profunda influência de valores individuais em detrimento de um direcionamento ao ?bem comum?. O corpus dessa pesquisa compreende discussões que ocorrem em ?terceiros espaços? (MENDONÇA; SAMPAIO; BARROS, 2016), ou seja, em arenas que não possuem a deliberação como fim, buscando com isso contribuir com as discussões acerca do potencial democrático do debate online. Para tanto, optou-se por realizar uma análise de conteúdo de comentários postados em vídeos do YouTube, posts de revistas semanais no Facebook e posts do blog Escreva, Lola, escreva, que tratavam da temática do aborto, totalizando 3.378 comentários. Tem-se como hipóteses que (H1) os participantes, para convencer seus interlocutores, utilizam estratégias que vão além da argumentação racional, recorrendo frequentemente a elaborações retóricas e a histórias pessoais com vistas a sensibilização; dessa forma, (H2) os espaços online são locus deliberativos sempre que consideradas outras formas de comunicação mais permeáveis aos diferentes grupos como a saudação, a retórica e a narração..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Carla Candida Rizzotto - Coordenador / Leila Braga - Integrante / Gabriela Petrucci - Integrante.
2014 - 2017
Contratos comunicacionais entre a instância da crítica midiática e a instância da recepção
Descrição: O objetivo geral é entender o modo como o público efetivamente interpreta e utiliza a crítica midiática especializada para a formação política e ideológica da sua visão de mundo. De acordo com a teoria dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), descrita por Teun A. van Dijk (2010) como um movimento científico interessado na análise crítica da reprodução discursiva do abuso de poder, a instância de recepção deve compartilhar a mesma estrutura ideológica que a instância de produção para ser influenciada por esta. Um dos objetivos específicos desta pesquisa será verificar se esta afirmação também é válida quando se analisa uma relação - entre a crítica de mídia e seu público - que se coloca como horizontal e, portanto, não pressupõe o abuso de poder. Ainda segundo van Dijk (2010), as instituições de mídia influenciam os valores e as ideologias do seu público tanto mais quanto mais acesso tiverem à comunicação. Neste sentido um segundo objetivo específico será analisar a relação entre o grau de disseminação físico de experiências de crítica midiática e a medição do montante de influência ideológica que exercem sobre o público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carla Candida Rizzotto - Coordenador / Diego Antonelli - Integrante / Paulo Ferracioli - Integrante / Leila Braga - Integrante / Gabriela Petrucci - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2013 - Atual
Mapeamento e repertório do ativismo digital brasileiro
Descrição: O ativismo político online tem chamado a atenção de pesquisadores na área de internet e política. Acontecimentos como a primavera árabe, o ocuppy Wall Street, as marchas das vadias, da maconha, pelo parto humanizado, que se mostram e articulam no facebook, bem como campanhas específicas, como o #foranadehollanda, no twitter, assim também se vê nas organizações populares como o hip hop na periferia das cidades. Todos esses exemplos têm na internet um canal de contestação, no esforço para emplacar uma discussão, portanto, um espaço de confronto político. A proposta deste projeto é discutir esse fenômeno, também chamado de ciberativismo, pela perspectiva da teoria da mobilização política, que considera três aspectos principais: oportunidades políticas, estruturas de mobilização e processos de enquadramento. O primeiro trata dos momentos de confronto político, quando se tornam visíveis as restrições e oportunidades políticas. O segundo trata de como os atores se organizam para dar conta das oportunidades. E o terceiro se volta para os processos cognitivos de definição de agendas para o debate público. Essa abordagem é pertinente para a pesquisa, na medida em que toma o confronto político como o momento em que se evidenciam os conflitos sociais e cuja discussão passa necessariamente pela mídia, considerada como ator influente no enquadramento das percepções em disputa na esfera pública. Assim, a pesquisa tem como objetivo principal realizar um levantamento desses confrontos no âmbito da internet e descrever analiticamente o repertório produzido pelos ativistas na internet. A metodologia a ser aplicada é a análise de enquadramento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Uninter de Comunicação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIZZOTTO, C. C.2017RIZZOTTO, C. C.; FERRACIOLI, P. ; BRAGA, L. . Como elxs discutem questões de gênero? Análise do potencial deliberativo de discussões online sobre feminismo. CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE), v. 15, p. 352-377, 2017.

2.
FERRACIOLI, P.2017FERRACIOLI, P. ; RIZZOTTO, C. C. . ESTÁ NA PAUTA DELIBERAR? UMA ANÁLISE DA DELIBERAÇÃO SOBRE A MAIORIDADE PENAL NA FOLHA DE S. PAULO. COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO (UFG), v. 20, p. 131-148, 2017.

3.
RIZZOTTO, C. C.2017RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K. . Corpos sem cabeça, sujeitos sem razão: análise multimodal da Marcha das Vadias. CONEXÃO: COMUNICAÇÃO E CULTURA, v. 16, p. 155-178, 2017.

4.
RIZZOTTO, C. C.2017RIZZOTTO, C. C.; MEYER, N. ; SOUSA, F. C. . ATIVISMO DIGITAL: UMA ANÁLISE DA REPERCUSSÃO DE CAMPANHAS FEMINISTAS NA INTERNET. RIZOMA, v. 5, p. 124-147, 2017.

5.
RIZZOTTO, C. C.2017RIZZOTTO, C. C.. O 'quinto poder' exerce poder de fato? Relações entre um observatório de mídia e seu público. EXTRAPRENSA (USP), v. 11, p. 128-150, 2017.

6.
RIZZOTTO, C. C.2017 RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K. ; SAMPAIO, R. C. . TUDO NORMAL: a despolitização no enquadramento multimodal da cobertura do impeachment de Dilma Rousseff. Comunicação & Sociedade, v. 39, p. 111-130, 2017.

7.
BATISTA, M. C.2016BATISTA, M. C. ; RIZZOTTO, C. C. . Telejornalismo local: um estudo sobre a representação e a construção da identidade. Revista Uninter de Comunicação, v. 4, p. 3-15, 2016.

8.
BATISTA, M. C.2016BATISTA, M. C. ; RIZZOTTO, C. C. . Do acontecimento à notícia: uma análise da cobertura jornalística da morte de um político. Temática (João Pessoa. Online), v. 12, p. 32-48, 2016.

9.
RIZZOTTO, C. C.2016RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K. ; SILVA, M. . Muita cena e pouca comunicação política? A Marcha das Vadias nos portais de notícias e a questão do reconhecimento. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), v. 13, p. 89-102, 2016.

10.
RIZZOTTO, C. C.2016RIZZOTTO, C. C.. Finalidade e organização discursiva dos observatórios feministas de mídia. Revista Comunicação Midiática (Online), v. 11, p. 109-125, 2016.

11.
Rizzotto, Carla Candida2016Rizzotto, Carla Candida; FONTES, GIULIA SBARAINI ; FERRACIOLI, PAULO . As molduras possíveis para o Petrolão: uma análise de enquadramento de Carta Capital e Veja. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 30, p. 11-22, 2016.

12.
RIZZOTTO, C. C.2016 RIZZOTTO, C. C.; FERRACIOLI, P. ; ANTONELLI, D. . A POLÍTICA NAS PÁGINAS DOS JORNAIS: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA SOBRE O ENQUADRAMENTO NOTICIOSO. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 13, p. 85-95, 2016.

13.
RIZZOTTO, C. C.2016RIZZOTTO, C. C.; BATISTA, M. C. . Identidades estereotipadas: análise da representação dos moradores de Joinville no quadro JA nos Bairros. In Texto (UFRGS. Online), v. 38, p. 60-79, 2016.

14.
RIZZOTTO, C. C.2015 RIZZOTTO, C. C.; LARANGEIRA, A. N. . Media y género. Discusiones en torno al contrato comunicacional de un observatorio feminista.. Comunicación y Sociedad (Guadalajara), v. 23, p. 149-170, 2015.

15.
RIZZOTTO, C. C.2014RIZZOTTO, C. C.. Discursa, Lola, discursa: estratégias discursivas de um blog feminista. Galáxia (São Paulo. Online), v. 14, p. 248-261, 2014.

16.
RIZZOTTO, C. C.2014RIZZOTTO, C. C.; MULLER, D. . Corpo, comportamento e consumo: as mulheres do movimento feminista e as mulheres dos anúncios de lingerie. Cadernos de Comunicação (UFSM), v. 18, p. 111-141, 2014.

17.
SANTOS, S. B. A.2012SANTOS, S. B. A. ; RIZZOTTO, C. C. . As novas mídias e manifestações de protesto: casos no Brasil e Egito. Discursos Fotográficos, v. 8, p. 79-100, 2012.

18.
RIZZOTTO, C. C.2012RIZZOTTO, C. C.. Constituição histórica do poder na mídia no Brasil: o surgimento do quarto poder. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 13, p. 111-120, 2012.

19.
RIZZOTTO, C. C.2011RIZZOTTO, C. C.. Observatórios de meios e a democratização da comunicação: o caso Venezuela.. Estudos em Comunicacao, v. 9, p. 269-287, 2011.

20.
RIZZOTTO, C. C.;Rizzotto, Carla Candida2010RIZZOTTO, C. C.. Concentração de meios e políticas de comunicação na Venezuela. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), p. 297-310, 2010.

21.
RIZZOTTO, C. C.;Rizzotto, Carla Candida2007RIZZOTTO, C. C.; LARANGEIRA, A. N. ; RODRIGUES, E. . A novilíngua bolivariana: uma linguagem apropriada para a estratégia político-midiática de Hugo Chávez. E-Compós (Brasília), v. 10, p. 1-13, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIZZOTTO, C. C.. A gente vê por aqui? Práticas e reflexões sobre crítica de mídia. 1. ed. Londrina: Syntagma, 2017. v. 1. 220p .

2.
RIZZOTTO, C. C.; LOPES, A. (Org.) ; LIMA, A. (Org.) ; MORAES, A. L. C. (Org.) ; MOREIRA, A. P. (Org.) ; OLIVEIRA, C. (Org.) ; OLIVIA-MELO, C. (Org.) ; RIAL, C. (Org.) ; KELLER, D. (Org.) ; QUEVEDO, D. (Org.) ; ARAUJO, D. C. (Org.) ; WITZEL, D. G. (Org.) ; STANISZEWSKI, G. (Org.) ; ESCOBAR, G. V. (Org.) ; GRECO, K. (Org.) ; CRESTO, L. J. (Org.) ; BELIN, L. L. (Org.) ; SANTOS, M. R. (Org.) ; FERRAREZE, R. B. (Org.) ; JOHN, V. M. (Org.) . COMUNICAÇÃO E GÊNERO: um panorama da pesquisa empírica no cenário nacional. 1. ed. Londrina: Syntagma, 2016. v. 1. 204p .

3.
RIZZOTTO, C. C.. Contratos comunicacionais: um estudo a partir do conflito político-midiático da Venezuela. 1. ed. Curitiba: UTP, 2009. v. 1. 189p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIZZOTTO, C. C.. Apresentação - A gente vê por aqui?. In: Carla Rizzotto. (Org.). A gente vê por aqui? Práticas e reflexões sobre crítica de mídia. 1ed.Londrina: Syntagma, 2017, v. 1, p. 10-21.

2.
RIZZOTTO, C. C.. Apresentação - Comunicação e Gênero. In: Carla Candida Rizzotto. (Org.). Comunicação e gênero: um panorama da pesquisa empírica no cenário nacional. 1ed.Londrina: Syntagma, 2016, v. , p. 5-13.

3.
RIZZOTTO, C. C.. Políticas de Comunicação na América Latina. In: Álvaro Larangeira. (Org.). CIRCUNAVEGAÇÃO COMUNICACIONAL UMA VIAGEM PELAS AMÉRICAS, ÁFRICA, ÁSIA E OCEANIA. Curitiba: COMDPI, 2012, v. , p. 13-32.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DRUMMOND, D. ; RIZZOTTO, C. C. ; FERRACIOLI, P. ; ANTONELLI, D. . É golpe? A narrativa do impeachment de Dilma Rousseff nas páginas dos jornais brasileiros. In: Associação Latino Americana de Ciência Política, 2017, Montevideo. Anais do 9o congresso da ALACIP, 2017. p. 1-25.

2.
RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K. . VÍTIMA, VILÃ OU HEROÍNA: a imagem de Dilma Rousseff na narrativa do impeachment. In: Compolítica, 2017, Porto Alegre. Anais do VII Congresso da Compolítica, 2017. p. 1-25.

3.
RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K. ; SAMPAIO, R. C. . TUDO NORMAL: a pauta antipolítica no enquadramento multimodal da cobertura do impeachment de Dilma Rousseff. In: Compós, 2017, São Paulo. Anais da XVII Compós, 2017. p. 1-31.

4.
RIZZOTTO, C. C.; MEYER, N. ; SOUSA, F. C. . Ativismo digital: uma análise da repercussão das campanhas feministas na internet. In: VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2016, Curitiba. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2016. p. 312-335.

5.
FERRACIOLI, P. ; RIZZOTTO, C. C. . Impasses das biografias nas páginas dos jornais: as potencialidades da deliberação mediada. In: I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO UNINTER, 2016, Curitiba. ANAIS I SEMINÁRIO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO UNINTER, 2016. v. 1. p. 54-65.

6.
RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K. ; SILVA, M. . Muita cena e pouca comunicação política? A Marcha das Vadias nos portais de notícias e a questão do reconhecimento. In: Compós, 2015, Brasília. Anais do 24o Encontro Nacional Compós, 2015.

7.
RIZZOTTO, C. C.; ANTONELLI, D. . O Levante de 1957 nas páginas da Gazeta do Povo durante o governo de Moisés Lupion no Paraná. In: 10o Encontro Nacional de História da Mídia - Alcar, 2015, Porto Alegre. Anais do 10o Encontro Nacional de História da Mídia, 2015.

8.
RIZZOTTO, C. C.; FONTES, G. S. ; FERRACIOLI, P. . As molduras possíveis para o petrolão: uma análise de enquadramento de Carta Capital e Veja. In: VII Encontro de Pesquisa em Comunicação - Enpecom, 2015, Curitiba. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2015.

9.
RIZZOTTO, C. C.. A internet e as novas possibilidades de participação cidadã na produção e no controle da informação. In: XII Intercom Sul, 2011, Londrina. Intercom, 2011. v. 12. p. 1-15.

10.
Rizzotto, Carla Candida. Media criticism: o papel do ombudsman no jornal laboratório Comunicação da UFPR. In: Encontro Juventude, Consumo & Educação, 2010, Porto Alegre. Anais do 4o Encontro Juventude, Consumo & Educação. Porto Alegre: ESPM, 2010. v. 4.

11.
QUADROS, C. I. ; NATASOHN, G. ; RIZZOTTO, C. C. ; VIANA, L. ; SANDOLOVSKI, M. ; BARROS, S. . A interatividade em jornais brasileiros: O Globo, O Estado de S. Paulo; Diário Catarinense, A Tarde.. In: II Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0, 2010, Bilbao. II Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0. Bilbao: UPV, 2010. p. 1-25.

12.
RIZZOTTO, C. C.. O imperialismo cultural: breve análise da influência dos EUA na mídia latino-americana. In: Intercom Sul ? IX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, 2008, Guarapuava. Intercom Sul ? IX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul, 2008.

13.
RIZZOTTO, C. C.; QUINTEROS, C. C. . A invasão silenciosa do terrorismo midiático na América Latina. In: VI Congresso Nacional de História das Mídias, 2008, Niterói. VI Congresso Nacional de História das Mídias, 2008.

14.
RIZZOTTO, C. C.. A representação da sociedade disciplinar no livro 1984. In: Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil, 2007, Cascavel. Anais do 3o. Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. Cascavel: Edunieoste, 2007. v. 3.

15.
RIZZOTTO, C. C.; LARANGEIRA, A. N. ; RODRIGUES, E. . A Novilíngua Bolivariana: uma linguagem apropriada para a estratégia político-midiática de Hugo Chávez. In: 5o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2007, Aracaju. Anais do 5o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2007. v. 5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIZZOTTO, C. C.. O 'quinto poder': conceituação, origem e objetivos da contrainformação. In: 10o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2012, Curitiba. Anais do 10o Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012. v. 10. p. 195-196.

2.
RIZZOTTO, C. C.. A quinta tese de Venício A. de Lima aplicada à Venezuela. In: IX Seminário Internacional da Comunicação, 2007, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 9.

Apresentações de Trabalho
1.
RIZZOTTO, C. C.; MEYER, N. ; SOUSA, F. C. . Ativismo digital: uma análise da repercussão das campanhas feministas na internet. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FERRACIOLI, P. ; RIZZOTTO, C. C. . Impasses das biografias nas páginas dos jornais: as potencialidades da deliberação mediada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RIZZOTTO, C. C.; FONTES, G. S. ; FERRACIOLI, P. . As molduras possíveis para o petrolão: uma análise de enquadramento de Carta Capital e Veja. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
RIZZOTTO, C. C.; ANTONELLI, D. . O Levante de 1957 nas páginas da Gazeta do Povo durante o governo de Moisés Lupion no Paraná. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K. ; SILVA, M. . Muita cena e pouca comunicação política? A Marcha das Vadias nos portais de notícias e a questão do reconhecimento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Rizzotto, Carla Candida. Media criticism: o papel do ombudsman no jornal laboratório Comunicação da UFPR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RIZZOTTO, C. C.. Contratos comunicacionais: um estudo a partir do conflito político-midiático da Venezuela. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
RIZZOTTO, C. C.; QUINTEROS, C. C. . A invasão silenciosa do terrorismo midiático na América Latina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RIZZOTTO, C. C.. O imperialismo cultural: breve análise da influência dos EUA na mídia latino-americana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
RIZZOTTO, C. C.. A representação da sociedade disciplinar no livro "1984". 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
RIZZOTTO, C. C.. A quinta tese de Venício A. de Lima aplicada à Venezuela. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
RIZZOTTO, C. C.. A novilíngua bolivariana: uma linguagem apropriada para a estratégia político-midiática de Hugo Chávez. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Ação Midiática - 13a edição. 2017.

2.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Cuestiones de Género. 2017.

3.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Campos - Volume 4. 2017.

4.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Cuestiones de Género. 2016.

5.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Três Pontos. 2016.

6.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Poliantea. 2016.

7.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Eletrônica de Ciência Política. 2016.

8.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Chasqui. 2016.

9.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Ação Midiática - 11a edição. 2016.

10.
RIZZOTTO, C. C.; RIBEIRO, R. R. ; CAMARGO, H. W. ; QUADROS, C. I. ; PANKE, L. . Comissão para a seleção dos mestrandos para 2016 do PPGCom/UFPR. 2015.

11.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista NUPEM. 2015.

12.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Ação Midiática - 9a edição. 2015.

13.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Ação Midiática - 10a edição. 2015.

14.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Gênero e Direito - 3a edição. 2015.

15.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Gênero e Direito - 3a edição. 2015.

16.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Ação Midiática - 7a edição. 2014.

17.
RIZZOTTO, C. C.. Parecerista ad hoc Revista Ação Midiática - 8a edição. 2014.

18.
RIZZOTTO, C. C.; QUADROS, I. B. ; PANKE, L. . Comissao de analise de solicitaçao de permanencia em Curso na Habilitaçao de Publicidade e Propaganda. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K. ; MESSAGI, M. . Sobre a Mídia - Crítica de Mídia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
RIZZOTTO, C. C.. Quem guarda o cão de guarda? - Educação e Mídia - Gazeta do Povo. 2016; Tema: Crítica de Mídia. (Blog).

2.
RIZZOTTO, C. C.. Não diga que nunca respondeu a uma pesquisa - Escreva Lola escreva. 2015; Tema: Comunicação e gênero. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIZZOTTO, C. C.. Membro de Comitê Científico VIII Enpecom. 2016. (Comitê Científico).

2.
RIZZOTTO, C. C.. Membro de Comitê Científico - Internet e Eleições no Brasil (CPOP). 2016. (Comitê Científico).

3.
RIZZOTTO, C. C.. Membro de Comitê Científico - VI Enpecom. 2015. (Comitê Científico).

4.
RIZZOTTO, C. C.. Membro de Comitê Científico - VII Enpecom. 2015. (Comitê Científico).

5.
RIZZOTTO, C. C.. O curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. 2009. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIZZOTTO, C. C.; SAMPAIO, R. C.; VIMIEIRO, A. C.. Participação em banca de Paulo Ferracioli. A BATALHA DAS BIOGRAFIAS NA ARENA MIDIÁTICA DA DEMOCRACIA: uma análise de enquadramento da deliberação mediada jornalística. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K.; GADINI, S.. Participação em banca de Diego Antonelli Casagrande. Conflitos no campo nas páginas da Gazeta do Povo: os movimentos sociais enquadrados pelo jornalismo diário. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
PANKE, L.; RIZZOTTO, C. C.; BORBA, F. M.. Participação em banca de Ricardo Philippi. O palhaço no espetáculo político: os discursos do deputado federal Tiririca. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

4.
PRUDENCIO, K.; RIZZOTTO, C. C.; GARCEZ, R. L.; MIOLA, E.. Participação em banca de Camila Carbornar de Souza. #GoVegan: veganismo, vegetarianismo e dever moral nos enquadramentos da mobilização pelos direitos animais no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

5.
CERVI, E. U.; RIZZOTTO, C. C.; BRAGA, S. S.. Participação em banca de Adriana Monserrat Cedillo Morales Moreira. Os editoriais de El Mercurio e O Estado de S Paulo sobre Bachelet e Rousseff na eleição a presidente do Chile em 2013 e do Brasil em 2014: um comparativo desde a análise crítica do discurso. 2016. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

6.
RIBEIRO, R. R.; RIZZOTTO, C. C.; SOUZA, N. R.. Participação em banca de Luciane Leopoldo Belin. Tudo junto e misturado: diálogo e lacunas no contrato comunicacional entre a televisão e a cultura popular no programa Esquenta. 2016. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

7.
CHRISTOFOLETTI, R.; PRUDENCIO, K.; RIZZOTTO, C. C.. Participação em banca de Juliana de Amorim Rosas. Os cães ladram, a caravana passa e apenas ao leitor se deve reverência - o pioneirismo regional do ombudsman paraibano entre vríticas, estratégias e conflitos de ethos. 2015. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

8.
ALBUQUERQUE, A.; RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K.. Participação em banca de Michele Santos da Silva. Ley con qué medios?: o enquadramento noticioso no contexto do confronto político entre Clarín e Cristina Kirchner. 2015. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

9.
RIZZOTTO, C. C.; TEIXEIRA, N. C. R. B.; MELLO, C. J. A.. Participação em banca de Camila Rodrigues. Representação e gênero: identidades móveis na obra de Pryscila Vieira. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Teses de doutorado
1.
LARANGEIRA, A. N.; RIZZOTTO, C. C.; RIBEIRO, R. R.; MARQUIONI, C. E.; PIERONI, G. M.. Participação em banca de Máira de Souza Nunes. God save the queer: mobilização e resistência antimainstream no Facebook. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K.; WOITOWICZ, K. J.. Participação em banca de Leila Pereira Braga. O movimento feminista entre a mídia e o público: análise de enquadramento multimodal e interação nas redes sociais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
PRUDENCIO, K.; RIZZOTTO, C. C.; CAL, D.. Participação em banca de Helen Cristine Almeida Anacleto. Luta em 140 caracteres: o twitter como arena de reconhecimento para atletas paralĩmpicos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

3.
PILLA, M. C. B. A.; RIZZOTTO, C. C.; SÁ, P. P.. Participação em banca de Vivian Oliveira Lemos dos Santos. SEDE POR REPRESSÃO: O JORNAL O GLOBO E O AGENDAMENTO DA TEMÁTICA DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

4.
CERVI, E. U.; SOUZA, N. R.; RIZZOTTO, C. C.. Participação em banca de Juliana Carla Bauerle Motta. Comentários políticos em jornais online: as manifestações do público sobre os presidenciáveis de 2014 no Facebook da Folha de São Paulo, O Globo e o Estadão. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

5.
RIZZOTTO, C. C.; MAIA, R. C. M.; SAMPAIO, R. C.. Participação em banca de Paulo Ferracioli Silva. A batalha das biografias na arena midiática da democracia: uma análise de enquadramento da deliberação mediada jornalística. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K.; GADINI, S.. Participação em banca de Diego Antonelli Casagrande. Conflitos no campo nas páginas da Gazeta do Povo: os movimentos sociais enquadrados pelo jornalismo diário. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

7.
PANKE, L.; RIZZOTTO, C. C.; BORBA, F. M.. Participação em banca de Ricardo Philippi. O palhaço no espetáculo político: os discursos do deputado federal Tiririca. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná.

8.
TEIXEIRA, N. C. R. B.; CAMARGO, H. W.; RIZZOTTO, C. C.. Participação em banca de Camila Rodrigues. Representação e gênero: Indentidades líquidas na obra de Pryscilla Vieira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
FAUSTO NETO, A.; SOUZA, N. R.; RIZZOTTO, C. C.; RIBEIRO, R. R.. Participação em banca de Luciane Leopoldo Belin. A periferia na televisão: o contrato de comunicação entre o programa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

10.
RIZZOTTO, C. C.; MARQUES, F. P. J. A.; CERVI, E. U.. Participação em banca de Adriana Monserrat Cedillo Morales Moreira. Análise comparativa dos editoriais de El Mercurio e O Estado de S. Paulo sobre a eleição a presidente do Chile em 2013 e do Brasil em 2014. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

11.
MIOLA, E.; RIZZOTTO, C. C.; PRUDENCIO, K.. Participação em banca de Camila Carbornar de Souza. Pelos animais, pelo meio ambiente, pela sociedade: disputas de enquadramento da luta por reconhecimento dos direitos dos animais no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

12.
TEIXEIRA, R. T.; RIBEIRO, R. R.; RIZZOTTO, C. C.. Participação em banca de Maiara Carvalho. A pauta está nos bairros: um estudo sobre a construção da identidade no telejornalismo local. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

13.
PRUDENCIO, K.; CHRISTOFOLETTI, R.; RIZZOTTO, C. C.. Participação em banca de Juliana de Amorim Rosas. Não nego o ombudsman: da estratégia à crítica de mídia: um estudo de caso do representante do leitor no jornal Correio da Paraíba. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIZZOTTO, C. C.; CAMARGO, H. W.; SARTOR, C.. Participação em banca de Ana Carolina de Matos Francisco.Publicidade em tempos de internet: uma análise do instagram da influenciadora @Nah Cardoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

2.
LIMA, M. R. V.; RIZZOTTO, C. C.; BRITO, D.. Participação em banca de Ana Letícia Branco Sowinski.Like, comment, share: o papel dos blogs e do jornalismo de moda na era digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

3.
AZEVEDO, A.; RIZZOTTO, C. C.; NOVAK, R.. Participação em banca de Nicolle Podlasek.Marca, credibilidade e consumo: uma análise de conteúdo do canal Mari Morena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

4.
PRUDENCIO, K.; RIZZOTTO, C. C.; SILVA, M.. Participação em banca de Helena Chagas Salvador.Análise de enquadramento noticioso de jornais latino americanos sobre a fase Aletheia da Operação Lava Jato. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

5.
RIZZOTTO, C. C.; BAGGIO, A. T.; KOLLROSS, N.. Participação em banca de Fernanda Castro de Sousa e Natasha Meyer.A internet como expansão do movimento feminista: análise das campanhas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

6.
RIZZOTTO, C. C.; PANKE, L.; ROCHA, N. G.. Participação em banca de Fernanda Bueno.Mulher negra na telenovela: hipersexualização, invisibilidade ou subalternidade?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

7.
RIBEIRO, R. R.; RIZZOTTO, C. C.; NUNES, M.. Participação em banca de Flávia Werner Scholz.Qual nudez será castigada? Comunicação de resistência no enfrentamento a pronografia não consensual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

8.
QUADROS, C. I.; RIZZOTTO, C. C.; GANDIN, L.. Participação em banca de Francieli Ferreira Costa.O profissional de Relações Públicas e fãs de uma marca: o caso Starbucks. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Paraná.

9.
QUADROS, C. I.; RIZZOTTO, C. C.; VIT, F. C. D.. Participação em banca de Allexandra da Silva Monteiro.Jornalismo em aplicativos populares de dispositivos móveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

10.
LIMA, M. R. V.; RIZZOTTO, C. C.; MICHEL, N. M.. Participação em banca de Mariana Borges Baú.Análise sobre comunicação e moda em um circuito de produção global/local: o papel das mídias jornalísticas representado pelo suplemento "Viver Bem", Curitiba-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

11.
COSTA, R. M. C. D.; RIZZOTTO, C. C.; KOLLROSS, N.. Participação em banca de Kathleen Mayara Cochex.Representação da mulher em revistas femininas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

12.
QUADROS, I. B.; RIZZOTTO, C. C.; GOUVEA, M.. Participação em banca de Daniel de Almeida Kiesel.O discurso das agências de publicidade no facebook: um estudo dos casos das agências curitibanas Master, Roma, Waiteman e Heads. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

13.
PRUDENCIO, K.; RIZZOTTO, C. C.; SOUZA, H. H. A.. Participação em banca de Evelyn Groenwold Campos.O marketing diante de identidades em construção: o comportamento do homem consumidor de maquiagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

14.
RIZZOTTO, C. C.; ALHANATI, Y. R.; QUADROS, I. B.. Participação em banca de André Luis de Andrade Campos e Leopoldo Tassiano Villa e Sou.Tirinhas como meio de advertainment nas redes sociais em uma campanha para a marca Bib's. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

15.
LOPES, G.; RIZZOTTO, C. C.; LEAL, E. A.. Participação em banca de Gilles Bruno Benicio.Análise exploratória do segmento de compras coletivas como ferramenta de promoção de negócios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Grupo Uninter.

16.
LIMA, L. S. H.; RIZZOTTO, C. C.; ROSA, A. P.; BACHMANN, V. L.. Participação em banca de Demian Magalhães.Planejamento de Comunicação para a empresa Tumpats Áudio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

17.
RIZZOTTO, C. C.; VAZ, O. E. M.; VIEIRA, J. F.. Participação em banca de Raquel Norberto Ribeiro.Exemplo de estratégias de comunicação: Igreja do Evangelho Quadrangular Dalla Torre - Araucária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Internacional.

18.
PANKE, L.; HERRMANN, L.; RIZZOTTO, C. C.. Participação em banca de Tiago de Lucca Pizzolo.Web marketing: a utilização de técnicas de marketing de busca para o crescimento do número de visualizações do blog www.biscoitossortidos.com. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

19.
PANKE, L.; HERRMANN, L.; RIZZOTTO, C. C.. Participação em banca de Gregory Zancanaro Carniel, Piercarlo Melatti.Planejamento de Campanha Online e Posicionamento para O Barba Hamburgueria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

20.
QUADROS, I. B.; RIZZOTTO, C. C.. Participação em banca de LUCAS MENDES MASKE, RENATA DE GODOY MATOS GUGLIELME.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO E CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA A CAFETERIA DE SHOPPING CENTER CAFÉ DA ESQUINA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

21.
PANKE, L.; RIZZOTTO, C. C.; REIS, S.. Participação em banca de Giuliano Biondi Batista, Guilherme Pau y Biglia.Plano de comunicação do lançamento da produtora Asteróide Filmes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

22.
MAZZA, R. S.; RIZZOTTO, C. C.; REGALO, B.. Participação em banca de André Boaventura Czelusniak.Plano de comunicação para a Aerotupiniquins: aviões de brinquedo conquistando os céus. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

23.
RIZZOTTO, C. C.; MAZZA, R. S.; ANDONINI, G.. Participação em banca de Gustavo Fructuoso.Campanha Processo Seletivo AIESEC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

24.
RIZZOTTO, C. C.; PANKE, L.; PESCARA, F. M.. Participação em banca de Marcos Ordine Skrobot, Mayara Ayabe.Planejamento de campanha Roberto Arad. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

25.
RIZZOTTO, C. C.; PANKE, L.; VIANA, L.. Participação em banca de Alana Graziela Majewski.A inclusão digital de adolescentes carentes como valor emocional agregado à personalidade de marca de empresas privadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

26.
RIZZOTTO, C. C.; QUADROS, I. B.; ZANETTI, E.. Participação em banca de Vinicius Oliveira Bom.Social commerce, cooperatividade e interação: o caso Camiseteria.com. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

27.
RIZZOTTO, C. C.; QUADROS, I. B.; LOPES, G.. Participação em banca de Murilo Domingos.Planejamento de Comunicação Portal Carga Certa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

28.
PANKE, L.; RIZZOTTO, C. C.; NEGRI, P.. Participação em banca de Daniel A. Bileski, Felipe F. Munhoz, Gabriela Mateos.Campanha de conscientização política para o primeiro voto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

29.
VIEIRA, T. A. S.; RIZZOTTO, C. C.; OIKAWA, D.. Participação em banca de Henrique Shaeffer.As fotografias de advertência nas carteiras de cigarro e pontos de venda: a repercussão entre jovens universitários. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

30.
VIEIRA, T. A. S.; RIZZOTTO, C. C.; NEGRI, P.. Participação em banca de Victor Pereira Mendes da Silva.Estímulo na publicidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

31.
QUADROS, I. B.; RIZZOTTO, C. C.; MEHRY, J.. Participação em banca de Leticia Azevedo, Luíza Rey, Manoele Benachio.Campanha Hospital Pequeno Princípe. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

32.
PANKE, L.; RIZZOTTO, C. C.; TAVARES, E.. Participação em banca de Alan Pereira, Arturo Marenda, Felipe Zeni.Planejamento de Campanha de Comunicação de baixo custo para a hamburgueria Burning Burguer. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

33.
QUADROS, I. B.; RIZZOTTO, C. C.; MEHRY, J.. Participação em banca de Luísa Emília de Oliveira Ferreira.Cause United Breaks Guitar - um caso de superexposição de marca na internet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.

34.
QUADROS, I. B.; RIZZOTTO, C. C.; MEHRY, J.. Participação em banca de Bárbara Virginia Tim.Marketing ambiental para fidelização de marca. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Características culturais da comunicação e suas consequências epistemológicas. 2015. (Outra).

2.
Compós.Muita cena e pouca comunicação política? A Marcha das Vadias nos portais de notícias e a questão do reconhecimento. 2015. (Encontro).

3.
III International Colloquium: Deliberative Systems and Inter-Connected Media. 2015. (Outra).

4.
VI Enpecom.Membro do Comitê Científico. 2014. (Encontro).

5.
III Enpecom. 2011. (Encontro).

6.
Primeiro Seminário de Produção Científica COMDPI.Membro do Comitê Científico. 2011. (Seminário).

7.
II Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0. A interatividade em jornais brasileiros: O Globo, O Estado de S. Paulo, Diário Catarinense, A Tarde. 2010. (Congresso).

8.
Intercom Sul ? IX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul. O imperialismo cultural: breve análise da influência dos EUA na mídia latino-americana. 2008. (Congresso).

9.
Vi Congresso Nacional de História das Mídias. A invasão silenciosa do terrorismo midiático na América Latina. 2008. (Congresso).

10.
3o. Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil.A representação da Sociedade Disciplinar no livro "1984". 2007. (Seminário).

11.
5o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.A novilíngua bolivariana: uma estratégia apropriada para a estratégia político-midiática de Hugo Chávez. 2007. (Encontro).

12.
Compós - 16o. Encontro anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. 2007. (Encontro).

13.
IX Seminário Internacional de Comunicação.A quinta tese de Venício A. de Lima aplicada à Venezuela. 2007. (Seminário).

14.
II Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo. 2006. (Encontro).

15.
Intercom Sul. 2006. (Simpósio).

16.
Maximidia Sat 2006 -Fórum Internacional de Marketing e Comunicação. 2006. (Outra).

17.
2o. Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais no Brasil. 2005. (Seminário).

18.
O real e o ficcional nos meios de comunicação. 2003. (Outra).

19.
Photoshop - Gerenciamento de cores. 2002. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIZZOTTO, C. C.. Coordenação do VIII Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2016. (Congresso).

2.
RIZZOTTO, C. C.. VII Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Leila Braga. Análise multimodal do movimento feminista. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Diego Antonelli. Conflitos no campo nas páginas da Gazeta do Povo: os movimentos sociais enquadrados pelo jornalismo diário. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Carla Candida Rizzotto.

2.
Paulo Ferracioli. A BATALHA DAS BIOGRAFIAS NA ARENA MIDIÁTICA DA DEMOCRACIA: uma análise de enquadramento da deliberação mediada jornalística. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

3.
Maiara Carvalho Batista. A pauta está nos bairros: um estudo sobre a construção da identidade no telejornalismo local. 2016. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ivan Marcelo Sordi. ?Desafio Aceito? ? Uma Análise Sobre Influência e Interação na Internet.. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em COMDPI) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

2.
João Manoel Maranhão de Siqueira Dias. Análise da Transmissão Audiovisual na Web. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em COMDPI) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

3.
Nadine Haddad Baruki. Crianças Cibernativas: o comportamento infantil no mundo online. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em COMDPI) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

4.
Vivian Oliveira Lemos dos Santos. Engajamento na defesa do Direito dos Animais em plataformas de redes sociais online ? influência da temática no agendamento da grande imprensa. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em COMDPI) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nicolle Podlasek. Marca, credibilidade e consumo: uma análise de conteúdo do canal Mari Morena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

2.
Ana Carolina de Matos Francisco. Publicidade em tempos de internet: uma análise do instagram da influenciadora @Nah Cardoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

3.
Fernanda Bueno. Mulher negra na telenovela: hipersexualização, invisibilidade ou subalternidade?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

4.
Fernanda Castro e Natasha Meyer. A internet como expansão do movimento feminista: análise das campanhas "Eu não mereço ser estuprada" e "Chega de fiu-fiu". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

5.
Jasmin Endo Tran. O novo filme de princesa: Como Frozen atraiu meninos para as salas de cinema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

6.
GIULIA SBARAINI FONTES. A operação Lava Jato: Uma análise do enquadramento noticioso das revistas Carta Capital e Veja. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

7.
Dascale Muller. Corpo e comportamento: a representação da mulher em anúncios de lingerie. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

8.
Bárbara Pilati Lourenço. A propaganda contra-intuitiva e a reflexão sobre o preconceito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

9.
Murilo Domingos. Plano de comunicação Portal Carga Certa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

10.
Alana Graziela Majewski. A inclusão digital de comunidades carentes como valor emocional agregado à personalidade de marca de empresas privadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

11.
Vinicius Oliveira Bom. Social commerce, cooperatividade e interação: o caso Camiseteria.com. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

12.
Marcos Ordine Skrobot, Mayara Ayabe. Planejamento de campanha Roberto Arad. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.

13.
Gustavo Fructuoso. Campanha Processo Seletivo AIESEC. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Carla Candida Rizzotto.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIZZOTTO, C. C.. VII Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 13:43:55