Cláudia Assad Alvares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6239671097415262
  • Última atualização do currículo em 28/04/2018


É Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo ? USP (2007), Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ (1996), Bacharel e Licenciada em Letras ? Português/Latim e Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? UERJ (2002) e Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ (1990). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco ? UPE e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação no sertão do São Francisco (GEPHESF/UPE), atua nas áreas de língua, texto e análise do discurso. Tem experiência em ensino presencial e a distância, consultoria de linguagem, elaboração de provas, adequação de linguagem e desenvolvimento de material didático. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudia Assad Alvares
Nome em citações bibliográficas
ASSAD Alvares, Cláudia


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O discurso paradoxal de Vieira no sermão Pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Guiomar Fanganiello Calçada.
1993 - 1996
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O jogo da linguagem e a construção do sentido,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Lino Pauliukonis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Letras - Português-Latim e Respectivas Literaturas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Sufixos formadores de profissões em português: -ista x -eiro ? uma oposição.
Orientador: Prof.ª Dr.ª Darcília Marindir Pinto Simões.
1985 - 1991
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Um modelo lingüístico com referência à teoria psicoterápica centrada no cliente (psicoterapia proposta por Carl Rogers).
Orientador: Prof. Ney Calvano Gonçalves.




Formação Complementar


2014 - 2014
Elaboração de Questões Objetivas. (Carga horária: 4h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2014 - 2014
Preparação de Consultores Técnico-Pedagógicos. (Carga horária: 10h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Elaboração de Questões Objetivas. (Carga horária: 7h).
FGV Online, FGV ONLINE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Tutorial de Professores - capacitação para a docên. (Carga horária: 30h).
FGV Online, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Tutorial de Professores ? docência online. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 45h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Iniciação à Docência. (Carga horária: 800h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Solicitada a inclusão no regime de dedicação exclusiva em abril de 2016.

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colegiado de Letras, .

08/2016 - Atual
Extensão universitária , Colegiado de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Docência de Cursos de Extensão ? estudo dirigido de leitura e produção textual (PRESENCIAL e A DISTÂNCIA).
03/2016 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística
Morfologia
Semântica e Pragmática
Sintaxe I e II
Textualidade e Gramática
Análise do Discurso

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Revisor Final, Enquadramento Funcional: Revisor Final, Carga horária: 30
Outras informações
Revisão ortográfica final de diferentes disciplinas do curso de MBA em Gestão Empresarial ? Ampliação e Manutenção ? FGV/MGM 2014. Revisão ortográfica final de diferentes disciplinas do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos ? Manutenção ? FGV/MGM 2015.2.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor-Tutor, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina ministrada: Metodologia da Pesquisa ? Rede MGM (FGV Online/2013-2014).

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Consultor e Autor, Enquadramento Funcional: Consultor e Autor, Carga horária: 30
Outras informações
 Consultora de Linguagem no Programa FGV Ensino Médio Digital ? ENEM, no período de janeiro a julho de 2012.  Autora de 100 questões de Língua Portuguesa da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o banco de questões do Programa FGV Ensino Médio Digital ? ENEM, no período de janeiro a julho de 2012.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Consultor Pedagógico, Enquadramento Funcional: Consultor Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Consultoria Pedagógica dos Complementos elaborados pelo Projeto de Desenvolvimento de Novas Estratégias Metodológicas para a Rede MGM/FGV Online/IDE, 2012.1.

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Professor-Tutor, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas ? até 2009: Psicologia Organizacional, Metodologia do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa, Redação Empresarial e Estratégias de Construção Textual, cada uma com carga-horária entre 30 e 45 horas. Atualizações: ? Professora de Gestão de Pessoas ? Graduação Tecnológica em Gestão Financeira (FGV Online/2012). ? Professora de Metodologia da Pesquisa ? Cursos Livres (FGV Online/2011-2012). ? Professora de Metodologia da Pesquisa ? Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais (FGV Online/2010).

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Mentor, Enquadramento Funcional: Mentor, Carga horária: 30
Outras informações
Acompanhamento de professores-tutores em sua primeira tutoria.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4
Outras informações
? Consultoria em Língua Portuguesa ? Fundação Getúlio Vargas ? agosto de 2006. ? Mentora e Consultora (2006 ? 2007) de Língua Portuguesa em diferentes programas da mesma instituição.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Desenhista Instrucional, Enquadramento Funcional: Desenhista Instrucional, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades: Desenvolvimento de material didático ou instrucional e tratamento da informação para cursos de ensino a distância do Programa FGV Online da Fundação Getúlio Vargas.

Atividades

11/2013 - 04/2014
Ensino, Metodologia da Pesquisa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa ? Rede MGM (FGV Online/2013-2014).
01/2012 - 07/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, FGV Online, .

Cargo ou função
Consultor e Autor.
03/2012 - 04/2012
Ensino, Gestão de Pessoas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Pessoas
01/2012 - 03/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa (Extensão)
04/2011 - 07/2011
Ensino, MBA Executivo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
12/2008 - 02/2009
Ensino, Metodologia do Ensino Superior, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior ? Disciplina ministrada em nível de Especialização ? MBA
11/2008 - 01/2009
Ensino, Estratégias de Construção Textual ? Livre, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual ? Disciplina ministrada em nível de Extensão ? Livre
08/2008 - 10/2008
Ensino, Redação Empresarial para a Embrapa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Empresarial
08/2008 - 09/2008
Ensino, Psicologia Organizacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A disciplina Psicologia Organizacional pertence ao Ciclo Básico e foi ministrada para o Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais, com Ênfase em Gestão Empresarial ? Programa FGV Online ? Fundação Getúlio Vargas.
04/2008 - 06/2008
Ensino, Psicologia Organizacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A disciplina Psicologia Organizacional pertence ao Ciclo Básico e foi ministrada para o Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais, com Ênfase em Gestão Empresarial ? Programa FGV Online ? Fundação Getúlio Vargas.
02/2008 - 02/2008
Ensino, Estratégias de Construção Textual ? auto-estudo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Disciplina do Pré-vestibular ? Programa FGV Online ? Fundação Getúlio Vargas
02/2008 - 02/2008
Ensino, Estratégias de Construção Textual ? auto-estudo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Disciplina do Pré-vestibular ? Programa FGV Online ? Fundação Getúlio Vargas
01/2008 - 02/2008
Ensino, Estratégias de Construção Textual ? auto-estudo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Disciplina do Pré-vestibular ? Programa FGV Online ? Fundação Getúlio Vargas
01/2008 - 02/2008
Ensino, Estratégias de Construção Textual ? auto-estudo, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Disciplina do Pré-vestibular ? Programa FGV Online ? Fundação Getúlio Vargas
10/2007 - 12/2007
Ensino, Redação Empresarial para a Embrapa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Empresarial
08/2006 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, FGV Online, .

Cargo ou função
Consultoria de Revisão e Elaboração de Material Didático para Cursos de Ensino a Distância do Programa FGV Online da Fundação Getúlio Vargas.
04/2007 - 05/2007
Ensino, Preparatório para o Pré-Vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual
04/2007 - 05/2007
Ensino, Preparatório para o Pré-Vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual
04/2007 - 05/2007
Ensino, Preparatório para o Pré-Vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual
04/2007 - 05/2007
Ensino, Preparatório para o Pré-Vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual
04/2007 - 05/2007
Ensino, Preparatório para o Pré-Vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual
04/2007 - 05/2007
Ensino, Preparatório para o Pré-Vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual
04/2007 - 05/2007
Ensino, Preparatório para o Pré-Vestibular, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual
03/2007 - 05/2007
Ensino, Estratégias de Construção Textual - Curso Livre, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias de Construção Textual
08/2006 - 11/2006
Ensino, EAD Docência, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa (PG - lato sensu)
09/2006 - 09/2006
Ensino, PDG Leopoldina - Cataguazes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Redação Empresarial (PG - lato sensu)
05/2006 - 08/2006
Ensino, EAD Docência, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino Superior (PG - lato sensu)
12/2004 - 04/2006
Outras atividades técnico-científicas , FGV Online, FGV Online.

Atividade realizada
Desenvolvimento de Material Didático ou Instrucional e Tratamento da Informação para Cursos de Ensino a Distância do Programa FGV Online da Fundação Getúlio Vargas.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisadora do Grupo CIAD-Rio, diretório de Pesquisa que pertence ao Programa dos Cursos de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nas linhas de Pesquisa ?Língua e Ensino e Teorias do Texto e do Discurso?, de 2013 a 2016. Esse Grupo está certificado pela Instituição UFRJ ? Home Page: www.letras.ufrj.br/projetociad ? e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, como Grupo CIAD-Rio, nas áreas de ?Linguística, Letras e Artes?. Artigo publicado: ?Implicações do reenquadramento semântico-discursivo das circunstâncias expressas pelos sintagmas adverbiais para o ensino médio?, na Revista Científica Vozes dos Vales ? UFVJM ? MG ? Brasil ? n.º 06 ? Ano III ? 10/2014, 23 p. Reg.: 120.2.095?2011 ? UFVJM ? QUALIS/CAPES ? LATINDEX ? ISSN: 2238-6424 ? www.ufvjm.edu.br/vozes.

Atividades

2013 - 2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .

Linhas de pesquisa
Língua e Ensino
2013 - 2016
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, .


Faculdade de Filosofia João Paulo II, FFJPII, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Professor Universitário, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Fonte Pagadora: Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Professora do Instituto de Filosofia João Paulo II Disciplinas ministradas: Discurso, Sociedade e Interação; Gramática da Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual I; Leitura e Produção Textual II; Metodologia da Pesquisa.

Atividades

08/2004 - 12/2011
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Ensino e Pesquisa
Língua Portuguesa

Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, JPII, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Gramática da Língua Portuguesa, Semântica e Análise do Discurso.


Sistema Elite de Ensino, SEE-SG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações
Fonte pagadora: Envision Vestibulares Moraes de Souza S/G Ltda.

Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Professor de Língua Portuguesa, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Sistema Elite de Ensino - Pré-Vestibular, Ensino Médio e Pré-Militar - Unidade São Gonçalo - RJ - Disciplina ministrada: Língua Portuguesa (gramática, interpretação de textos e produção textual). Fonte pagadora: Envision Vestibulares Moraes de Souza S/G Ltda.

Atividades

5/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
3/2000 - 3/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Pré-Vestibular para Negros & Carentes, PVNC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Pré-vestibular. Disciplina: Língua Portuguesa


Instituto Palmares de Direitos Humanos, IPDH, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária, Carga horária: 4
Outras informações
Professora do Pré-vestibular. Disciplina: Língua Portuguesa

Atividades

08/2003 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais - RJ, SINTUPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Pré-vestibular. Disciplina: Língua Portuguesa

Atividades

03/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8
Outras informações
Campus São Gonçalo - Rio de Janeiro

Atividades

08/2003 - 12/2003
Ensino, Português - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa III

Sistema Elite de Ensino - Curso Absoluto, SEE - CA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Curso Pré-Vestibular

Atividades

07/2000 - 03/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdades Integradas MV 1, FIMV1, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Sistema Educacional Momento

Atividades

08/1997 - 01/1998
Ensino, Tecnólogo em Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Língua e Ensino
2.
Teorias do Texto e do Discurso
3.
Léxico e Gramática: estudos histórico-comparados

Objetivo: Investiga o ensino de língua portuguesa, a partir dos eixos temáticos léxico e gramática, com ênfase na pesquisa comparativa. Utiliza como fontes gramáticas, dicionários, manuais didáticos, textos legislativos, programas de ensino, planos de aula, livros, anotações e outros materiais de apoio relacionados ao ensino de língua portuguesa..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Língua Portuguesa; Gramática; Léxico.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O trabalho com a gramática em sala de aula ? recursos linguísticos e instruções de sentido
Descrição: Partindo da proposta de Travaglia (2007) ? ensino de gramática, este projeto pretende trabalhar com o ensino de gramática por meio de recursos linguísticos e de instruções de sentido bem como analisar a funcionalidade de tais recursos (isto é, qual a sua posição no complexo de relações sintático-semânticas que respondem pelas inter-relações entre cada recurso escolhido, o cotexto e o contexto) e instruções (observação e análise do (s) recurso (s) que responde (m) pela instrução escolhida; justificativa da escolha de um determinado recurso para expressar a instrução em análise)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cláudia Assad Alvares - Coordenador.
2016 - Atual
Adverbiais e discurso ? implicações do reenquadramento semântico-discursivo das circunstâncias expressas por adverbiais para o ensino
Descrição: Partindo do princípio de que o estudo das construções sintáticas é crucial não só para o entendimento do texto mas também para a produção textual, em vários níveis de ensino, este projeto intenta discutir as estruturas adverbiais, a partir do que apresentam as Gramáticas tradicionais, bem como analisar e descrever a proposta de Azeredo (1990) no cotejo com a de Castilho (2012) e de outros sintaticistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cláudia Assad Alvares - Coordenador.
2013 - 2017
Implicações semântico-discursivas do tratamento dos operadores adverbiais para o trabalho com gêneros textuais
Descrição: Este projeto objetiva analisar as implicações semântico-discursivas do tratamento dos operadores adverbiais para o trabalho com gêneros textuais..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Andaimes ? leitura e produção textual
Descrição: Este projeto parte dos conceitos de ?zona de desenvolvimento próximo? e ?convenções de contextualização?, conforme concebidos, respectivamente, por Lev Vygotsky e John Gumperz, pilares das estratégias de andaime (BRUNER, J., 1983) e instrumentos de transformação do meio social. Vygotsky reconhece o homem como participante ativo na construção do social da mesma forma que o social também atua diretamente sobre esse homem e interfere na "construção" de sua história. Assim, este projeto pretende trabalhar com os recursos linguísticos que respondem pela progressão do texto, bem como mostrar sua funcionalidade (entre enunciados, parágrafos e outras sequências de texto) a fim de oferecer ao aluno um instrumental que lhe permita tornar-se proficiente na leitura e na produção de sequências linguísticas (textos)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Cláudia Assad Alvares - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Trama (Cascavel. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso. Semântica. Pragmática..
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Gramática. Morfossintaxe..
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Metodologia da Pesquisa..


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Lê Bem.
Latim
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ASSAD Alvares, Cláudia2016ASSAD Alvares, Cláudia; HENZ, Rossana Ramos ; CARVALHO, Fábio . Variação linguística e preconceito ? uma pesquisa de campo. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade, v. 1, p. 130-142, 2016.

2.
2ASSAD Alvares, Cláudia2014ASSAD Alvares, Cláudia. Implicações do reenquadramento semântico-discursivo das circunstâncias expressas pelos sintagmas adverbiais para o ensino médio. Vozes dos Vales, v. 6, p. 1-23, 2014.

3.
3ASSAD Alvares, Cláudia2006ASSAD Alvares, Cláudia. Tópicos especiais em semântica estruturalista - o uso do gerúndio. Revista Trama (Cascavel), v. 2, p. 47-60, 2006.

4.
5ASSAD Alvares, Cláudia2004ASSAD Alvares, Cláudia. Proposta de análise do poema "Metáfora", de Gilberto Gil. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 33, p. 4, 2004.

5.
4ASSAD Alvares, Cláudia2004ASSAD Alvares, Cláudia. A sinonímia no dicionário. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 1, p. 17-29, 2004.

6.
6ASSAD Alvares, Cláudia2003 ASSAD Alvares, Cláudia. O jogo da linguagem e a construção do sentido. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 32, p. 13, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Raciocinando em Português. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2008. v. 1. 672p .

2.
ASSAD Alvares, Cláudia. O discurso paradoxal de Vieira no sermão Pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts/UERJ, 2008. v. 1. 346p .

3.
ASSAD Alvares, Cláudia. Nomes de profissões: uma oposição sufixal. 1. ed. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2005. v. 1. 90p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Sufixos formadores de profissões em português: -ista x -eiro ? uma oposição. In: VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2004, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2004. v. 8. p. 149-165.

2.
ASSAD Alvares, Cláudia. Os nomes próprios no dicionário. In: VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 2003, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2003. v. 6. p. 157-166.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Proposta de análise do poema "Metáfora", de Gilberto Gil. In: 51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2003, Taubaté ? São Paulo. Revista do GEL, 2003. v. 33.

2.
ASSAD Alvares, Cláudia. O jogo da linguagem e a construção do sentido. In: 50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2002, São Paulo. Revista do GEL, 2002. v. 32.

3.
ASSAD Alvares, Cláudia. A motivação do aluno para a apreensão dos conteúdos textuais. In: III Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso, 1999, Rio de Janeiro. III Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso ? Análise do Discurso e Ensino de Língua Materna ? UFRJ/CIAD/UFF, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. A escrita na pós-graduação: problemas de construção de frases. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. A sinonímia no dicionário 2003 (Resumo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PAULIUKONIS, M. A. L. ; CAVALCANTE, M. M. ; ASSAD Alvares, Cláudia . Texto e Ensino para o PROFLETRAS. 2014.

2.
ASSAD Alvares, Cláudia. Consultora Pedagógica na Produção de Materiais Didáticos ? Rede MGM/FGV. 2012.

3.
ASSAD Alvares, Cláudia; Consultor de Linguagem . Consultora de Linguagem do Programa FGV Ensino Médio Digital ? ENEM/2012. 2012.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Prof.ª Claudia Assad Alvares. 2012; Tema: Estudos de Língua Portuguesa. (Blog).

2.
ASSAD Alvares, Cláudia. Prof.ª Claudia Assad. 2011; Tema: Ensino, Pesquisa e Ética. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Estratégias de Leitura e Produção de Textos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ASSAD Alvares, Cláudia. Revisor Final. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisor Final).

3.
ASSAD Alvares, Cláudia. Revisor Final. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisor Final).

4.
ASSAD Alvares, Cláudia. Revisor Final. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisor Final).

5.
ASSAD Alvares, Cláudia. Revisor Final. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisor Final).

6.
ASSAD Alvares, Cláudia. Estudos de caso. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisor Textual).

7.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. instrucional de livros de Pós-Graduação ? EAD/FGV. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenho instrucional de livros das disciplinas de Pós-Graduação ? EAD/FGV).

8.
ASSAD Alvares, Cláudia. Revisor Final. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RevisorFinal).

9.
ASSAD Alvares, Cláudia. Revisor Final. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisor Final).

10.
ASSAD Alvares, Cláudia. RevisorFinal. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RevisorFinal).

11.
ASSAD Alvares, Cláudia. Revisor Final. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revisor Final).

12.
ASSAD Alvares, Cláudia. Autora de 30 questões de Recursos e Tecnologias Educacionais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões da área de Ensino a Distância.).

13.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de livros de Graduação Tecnológica ? EAD/FGV. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenho Instrucional de livros de Graduação Tecnológica ? EAD/FGV).

14.
ASSAD Alvares, Cláudia. Autora de 100 questões de Língua Portuguesa ? ENEM/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.).

15.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

16.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

17.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

18.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

19.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

20.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

21.
ASSAD Alvares, Cláudia. Autora de 15 questões sobre ?Cenários e Desafios' ? EaD/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões da área de Ensino a Distância).

22.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

23.
ASSAD Alvares, Cláudia. Consultoria Pedagógica. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Consultoria Pedagógica).

24.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

25.
ASSAD Alvares, Cláudia. D. Instrucional de Livro de Graduação Tecnológica ? EaD/FGV. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Material Didático e Instrucional).

26.
ASSAD Alvares, Cláudia. Projeto SABESP ? FGV Online. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de questões de avaliação para Cursos de Ensino a Distância elaborados para a SABESP).

27.
ASSAD Alvares, Cláudia. Projeto SABESP - FGV Online. 2006. (Desenvolvimento de questões de avaliação para Cursos de Ensino a Distância elaborados para a SABESP).

28.
ASSAD Alvares, Cláudia. II Semana de Pedagogia. 2006. (Palestra).

29.
ASSAD Alvares, Cláudia. Ouvindo a própria voz ? FGV Online. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).

30.
ASSAD Alvares, Cláudia. Formação Docente e Avaliação Continuadas e Permanentes. 2005. (Palestra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Banca de correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do VESTIBULAR ESTADUAL 2005. 2004. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Gestão e Organização da Educação Básica no Brasil: uma abordagem histórica.A escrita na pósgraduação: problemas de construção de frases. 2017. (Encontro).

2.
VI Congresso dos Estudantes de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Minicurso. 2005. (Congresso).

3.
V Encontro Regional de Estudantes de Letras.Minicurso "Subordinação de orações". 2004. (Encontro).

4.
VIII CNLF - Minicurso "O ensino da pontuação em uma perspectiva textual". 2004. (Congresso).

5.
VIII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Sufixos formadores de profissões em português: -ista x -eiro ? uma oposição. 2004. (Congresso).

6.
51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.Proposta de análise do poema "Metáfora", de Gilberto Gil. 2003. (Seminário).

7.
VII CNLF - Minicurso "A sintaxe nas aulas de Língua Portuguesa: a necessidade de uma reanálise à luz da Lingüística Moderna". 2003. (Congresso).

8.
VII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Os nomes próprios no dicionário. 2003. (Congresso).

9.
50º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo.O jogo da linguagem e a construção do sentido. 2002. (Seminário).

10.
II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa - Minicurso: "A neologia do português brasileiro contemporâneo". 2002. (Seminário).

11.
II Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa - Minicurso: "Caminhos da pragmática portuguesa". 2002. (Seminário).

12.
III Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso.A motivação do aluno para a apreensão dos conteúdos textuais. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Liana de Andrade Biar. Redação Empresarial para a Embrapa. 2008. Orientação de outra natureza. (Redação Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Cláudia Assad Alvares.

2.
Marcos Gonçalves Juwer. Administração de Recursos Humanos. 2008. Orientação de outra natureza. (Administração de Recursos Humanos) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Cláudia Assad Alvares.

3.
Maria Paz Sarrasqueta. Visão de Negócios para a Embrapa. 2008. Orientação de outra natureza. (Visão de Negócios) - Fundação Getúlio Vargas. Orientador: Cláudia Assad Alvares.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. A escrita na pós-graduação: problemas de construção de frases. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Estratégias de Leitura e Produção de Textos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Autora de 100 questões de Língua Portuguesa ? ENEM/FGV. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.).


Redes sociais, websites e blogs
1.
ASSAD Alvares, Cláudia. Prof.ª Claudia Assad Alvares. 2012; Tema: Estudos de Língua Portuguesa. (Blog).



Outras informações relevantes


 Aprovada em Concurso Público de Provas e Títulos para Docente (CPD) para professores na categoria de Professor Adjunto, do Quadro efetivo de Pessoal da Universidade de Pernambuco ? UPE, para atuar nos cursos de Letras, na disciplina de Língua Portuguesa, em nível de graduação e pós-graduação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 15:03:05