Ivan Luis dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4764129462393990
  • Última atualização do currículo em 16/11/2017


É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2016), mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), licenciado em Educação Física (2006) e Pedagogia (2017). Foi aluno de iniciação científica (Bolsista CNPq), Bolsista de mestrado (CAPES) e contemplado com Bolsa de doutorado (CAPES - 2015). Atuou como professor do curso de Educação Física da Universidade Cruzeiro do Sul (2010-2015). Atualmente é professor EBTT em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de São Paulo (IFSP ? Campus Itaquaquecetuba). É membro pesquisador do "Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar" (GPEF) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física Escolar, Currículo, Práticas pedagógicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Luis dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, I. L.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marcos Garcia Neira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Ciências da Motricidade.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Orientação Sexual e a Educação Física: sobre a prática pedagógica do professor na escola,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Sara Quenzer Matthiesen.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências da Saúde
2016 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Resolução de conflito sensorial na manutenção da postura em pé em idosos durante a manipulação da informação visual.
Orientador: José Angelo Barela.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
FILOSOFIAS DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 20h).
Centro de Pesquisa e Formação - SESC/ São Paulo, SESC/ SP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Cultura corporal: fundamentação e prática pedagógi. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Projeto Faz Bem Nutrir. (Carga horária: 16h).
Secretaria Municipal de Educação São Paulo, SMESP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em A fraternidade como prática pedagógica. (Carga horária: 125h).
Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Musculação. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Atividade Física Matinal. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Aspectos Biomecânicos da Musculação na Saúde/Trein. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Anatomia Humana p/ Ensino Fundamental e Médio. (Carga horária: 102h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel, .

Atividade de extensão realizada
Curso de formação continuada para professores - Cultura Corporal na escola: reflexões e encaminhamentos.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática (IFSP/ Campus Itaquaquecetuba).
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Política de Formação Continuada Docente (IFSP/ Campus Itaquaquecetuba).
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba, .

Cargo ou função
Membro titular do Conselho de Campus - CONCAM (IFSP/ Campus Itaquaquecetuba).
03/2017 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel, .

Atividade de extensão realizada
Cursinho Popular preparatório para o ENEM: área de linguagens.
02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Componente curricular - Educação Física - ministrado no Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio (IFSP/ Campus Itaquaquecetuba)
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração do regulamento dos cursos técnicos integrados IFSP - Campus Itaquaquecetuba.
03/2017 - 06/2017
Extensão universitária , IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel, .

Atividade de extensão realizada
Curso de formação continuada para professores - Educação Física escolar.
09/2016 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel, .

Cargo ou função
Membro titular do Conselho de Campus - CONCAM (IFSP/ Centro de Referência São Miguel).
12/2016 - 04/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba, .

Cargo ou função
Membro da comissão de elaboração do regulamento dos cursos de licenciatura em matemática do IFSP.
02/2017 - 03/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de recepção dos alunos (IFSP/ Campus Itaquaquecetuba).
08/2016 - 12/2016
Ensino, Aperfeiçoamento à Docência em Educação Profissional de Jovens e Adultos (P, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Escola, Espaços e Territórios
08/2016 - 12/2016
Extensão universitária , IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Campus São Miguel, .

Atividade de extensão realizada
Curso de formação continuada para professores - Educação Física escolar.
05/2016 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora da II Semana da Diversidade do Campus Campos do Jordão.
03/2016 - 07/2016
Extensão universitária , IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Atividade de extensão realizada
Curso de extensão Teoria e prática de Atletismo para crianças e adolescentes (IFSP/ Campus Campos do Jordão).
02/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Componente curricular - Educação Física - ministrado no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (IFSP/ Campus Campos do Jordão)
02/2016 - 07/2016
Extensão universitária , IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Projeto de Extensão em Capoeira: "O Futuro na Roda" - IFSP/ CJO.
06/2016 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Campos do Jordão, .

Cargo ou função
Comissão Organizadora da III Mostra de Artes (IFSP/ Campus Campos do Jordão).

Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Assisstente II - Curso de Educação Física

Atividades

10/2015 - 12/2015
Direção e administração, Coordenação de área - Projeto PIBID/ Capes, .

Cargo ou função
Coordenador da área de Educação Física do Projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES): ?A formação docente na perspectiva da inclusão escolar e do conhecimento?.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Física
Manifestações Culturais Esportivas: Esportes Coletivos I
Manifestações Culturais Esportivas: Esportes Individuais
Pesquisa em Educação Física II
02/2015 - 07/2015
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Organizacionais da Educação Física Escolar
Aspectos Teóricos da Educação Física
Processos e Técnicas de Estudos em Educação Física
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Manifestações Culturais Esportivas: Esportes coletivos I
02/2013 - 07/2013
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Teóricos da Educação Física
Educação Física no Ensino Fundamental
Processos e Técnicas de Estudos em Educação Física
03/2012 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Professor - Membro do Conselho de Curso de Educação Física (CAMPUS SÃO MIGUEL e CAMPUS ANÁLIA FRANCO - Portaria n. 42/2012.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Inclusiva
Manifestações Culturais Esportivas - Esportes Individuais
08/2010 - 08/2012
Direção e administração, Coordenação de Curso, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto de Graduação do Curso de Educação Física.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Teóricos da Educação Física
Educação Física no Ensino Fundamental
Processos e Técnicas de Estudo em Educação Física
03/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Professor - Membro do Conselho de Curso de Educação Física (CAMPUS SÃO MIGUEL - Portaria n. 56/2011).
03/2011 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Professor - Membro do Conselho de Curso de Educação Física (CAMPUS ANÁLIA FRANCO - Portaria n. 57/2011).
09/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselhlo de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Professor - Membro da Comissão de auxílio ao desenvolvimento dos procedimentos relativos à Prova Regimental Integralizada (PRI).
08/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física Inclusiva
Manifestações Culturais Esportivas - Esportes Individuais
Pesquisa em Educação Física II
02/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos teóricos da Educação Física
Pesquisa em Educação Física I
Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado I
Processos e Técnicas de Estudos em Educação Física
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aprendizagem Motora
Educação Física Inclusiva
Manifestações Culturais Esportivas - Esportes Individuais
Pesquisa em Educação Física II
Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado IV
Processo de Ensino-aprendizagem e Avaliação em Educação Física
02/2010 - 07/2010
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Organizacionais da Educação Física Escolar
Educação Física na Educação Infantil
Jogos e Brincadeiras na Educação Física Escolar
Prática de Ensino e Orientação de Estágio Curricular Supervisionado III
Tópicos em Ciencias do Movimento Humano

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ colaborador - GPEF, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisador/ colaborador do Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar (GPEF), certificado pelo CNPq e coordenado pelos professores: Prof. Dr. Marcos Garcia Neira e Prof. Dr. Mario Luis Ferrari Nunes(Faculdade de Educação - FEUSP) Participação em reuniões do grupo e desenvolvimento de projetos.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário do Programa de Aperfeiçoamento de, Carga horária: 6

Atividades

01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


CEU EMEF TATIANA BELINKY, EMEF/ SME, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. Ensino FundII e Médio (Educação Física), Carga horária: 30

Atividades

02/2013 - 02/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Escola Estadual Professor Paulo Novaes de Carvalho, PANOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo - PEBII - Educação Física, Carga horária: 24
Outras informações
Escola pertencente a Rede Pública Estadual de São Paulo (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Diretoria de Ensino da região LESTE 5) Aulas ministradas nas séries finais do Ensino Fundamental (quinta a oitava séries)

Atividades

02/2011 - 02/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de Educação Física - ministradas para as séries finais do Ensino Fundamental

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Pesquisador/ colaborador no Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF), certificado pelo CNPq e coordenado pela Profa Dra Suraya Cristina Darido (IB - UNESP/ Rio Claro) Pesquisador/ colaborador do Grupos de Estudos em Sexualidade (GESEX), certificado pelo CNPq e coordenado pela Profa. Dra. Célia Regina Rossi (IB - UNESP/ Rio Claro) Pesquisador/ colaborador do Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa em Atletismo (GEPPA), certificado pelo CNPq e coordenado pela Profa. Dra. Sara Quenzer Matthiesen (IB - UNESP/ Rio Claro) Participação em reuniões dos grupos e desenvolvimento de projetos.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
CAPES Projeto: A Orientação Sexual e a Educação Física: sobre a prática pedagógica do professor na escola Orientadora: Profa Dra Sara Quenzer Matthiesen (IB - UNESP/Rio Claro)

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
CNPq/IC - Processo: 501977/2004-0 Projeto: Resolução de conflito sensorial na manutenção da postura em pé em idosos durante a manipulação da informação visual Orientador: Prof Dr José Angelo Barela (Coordenador do Laboratório de Estudos do Movimento - LEM - IB/UNESP/Rio Claro)


Escola Municipal de Educação Fundamental Profa Dulce Salles Cunha Braga, CEU CAMINHO MAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo Fund/Médio -Educação Física, Carga horária: 30
Outras informações
Escola vinculada a rede pública municipal de São Paulo (Secretaria Municipal de Educação - Coordenadoria de Santo Amaro) Aulas ministradas - Séries iniciais (primeira a quarta séries) e finais do Ensino Fundamental (quinta a oitava séries)

Atividades

01/2009 - 05/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de Educação Física - séries iniciais e finais do Ensino Fundamental

Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus, SAGRADO CORAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo - PEBII - Educação Física, Carga horária: 24
Outras informações
Escola vinculada a rede pública estadual de São Paulo (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Diretoria de Ensino da região de Diadema) Aulas ministradas - Séries iniciais do Ensino Fundamental (primeira a quarta séries)

Atividades

01/2008 - 05/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de Educação Física ministradas nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Escola Municipal de Educação Fundamental Profa Sylvia Martin Pires, SYLVIA MARTIN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Efetivo Fund/Médio -Educação Física, Carga horária: 30
Outras informações
Escola vinculada a rede pública municipal de São Paulo (Secretaria Municipal de Educação - Coordenadoria do Ipiranga) Aulas ministradas nas séries finais do Ensino Fundamental (quinta a oitava séries)

Atividades

01/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aulas de Educação Física ministradas para as séries finais do Ensino Fundamental

Aquazul - Escola de Natação, AQUAZUL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor (estagiário) de Natação e Hidrog.


MEGA Recreação e Eventos, MEGA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Monitororia de Recreação, Enquadramento Funcional: Monitor de Recreação Infantil
Outras informações
Recreação em Hotéis; Atividades desenvolvidas com crianças na faixa etária de 07 a 12 anos.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Física Escolar
2.
Práticas Pedagógicas
3.
Currículo


Projetos de pesquisa


2012 - 2016
A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física
Descrição: Com as recentes modificações na conjuntura social mundial, a educação brasileira foi chamada a responder a novos desafios. Nesse contexto, o currículo cultural da Educação Física, inspirado nas teorias pós-críticas, emerge como uma alternativa às propostas curriculares totalizantes, mostrando-se disposto a colaborar na formação do cidadão crítico e na construção de uma sociedade mais democrática e sensível às diferenças. Tendo por objetivo analisar junto a um grupo de professores(as) que atuam nessa perspectiva como tecem as ações didáticas de tematização e problematização, bem como as possibilidades de potencialização para novas tessituras, a presente pesquisa de enfoque qualitativo, entrelaçou os seguintes dispositivos de produção de dados: grupos de discussão, observações participantes e entrevistas. As análises realizadas mediante a hermenêutica crítica revelaram que a tematização das práticas corporais constitui-se em importante estratégia de política cultural, criando efeitos contra-hegemônicos no currículo escolar. No currículo cultural da Educação Física, os conteúdos de ensino não são definidos a priori no planejamento uma vez que decorrem da relação dialógica entre os sujeitos participantes do processo pedagógico. A partir de ?elementos disparadores? e ?elementos provocadores?, a problematização tece a tematização, permitindo que o currículo em ação assuma um caráter rizomático. Quanto mais se problematiza, maiores são as chances da tematização manter-se atenta ao processo de fixação simbólica, dada a intensificação da circulação dos discursos sobre as práticas corporais e seus representantes. Sob essas circunstâncias, a ação didática do(a) professor(a) é continuamente (re)centralizada, colocada em devir. Enquanto vetor que intenciona a desconstrução, a problematização permite ampliar as possibilidades de significação; suspender os regimes de verdade com que os significados operam nas diferentes épocas e contextos; atualizar a relação do sujeito consigo próprio e com o mundo, potencializando a produção de novos problemas e conceitos. Entretanto, em determinados momentos, as problematizações não enveredam para exercícios arquegenealógicos das práticas corporais, ou mesmo, chegam a apartar-se dos acontecimentos referentes às manifestações tematizadas e da voz do sujeito subjugado. Reconhecemos que as investidas contra-hegemônicas da proposta cultural da Educação Física não escapam das marcas deixadas pela maquinaria escolar. Nesse contexto, para que as diferenças possam afirmar-se, a artistagem do currículo exige que os(as) professores(as) enfrentem e se posicionem politicamente ante as inúmeras redes de força que se estabelecem nas escolas e na sociedade mais ampla e que, por vezes, tensionam ao fechamento em identidades hegemônicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Ivan Luis dos Santos - Coordenador / Marcos Garcia Neira - Integrante.
2007 - 2009
A orientação sexual e a Educação Física: sobre a prática pedagógica do professor na escola
Descrição: O objetivo desta pesquisa foi investigar como os professores de Educação Física compreendem o papel deste componente curricular no trabalho de orientação sexual nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, e a entrevista semiestruturada foi a estratégia escolhida para a coleta dos dados descritivos presentes no discurso dos professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Futuro na Roda - Capoeira IFSP CJO
Descrição: O projeto tem a finalidade de subsidiar a implantação de aulas de Capoeira para crianças, adolescentes, adultos e idosos estudantes do IFSP campus Campos do Jordão ou membros da comunidade dos municípios da região, bem como promover conhecimentos das danças culturais afro-brasileiras. A Capoeira desponta como uma atividade que integra dança, esporte, lazer, educação e cultura e é considerada pela UNESCO (2014) Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Assim sendo, o presente projeto também buscará aprofundar os conhecimentos em torno desta manifestação da cultura corporal, bem como sobre as perspectivas do seu ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Atletismo se aprende na escola IV
Descrição: Considerado como um esporte clássico, o atletismo deveria ser trabalhado, em sua plenitude, no campo da Educação Física Escolar. Não por outro motivo, o objetivo deste trabalho consistiu em viabilizar o ensino do atletismo a partir de uma perspectiva histórica, averiguando as principais modificações técnicas, normativas e conceituais ocorridas em suas provas desde suas origens até os dias atuais. Por meio de uma pesquisa histórico-bibliográfica resgatou-se o histórico das provas dos 100 metros rasos, do lançamento do disco e do arremesso do peso, refletindo-se sobre a possibilidade de aplicação em aulas de Educação Física. Com base no desenvolvimento de um mini-curso envolvendo atividades especificamente voltadas ao ensino dessas provas a partir de uma perspectiva histórica, procurou-se criar subsídios capazes de orientar o trabalho do professor de Educação Física em suas aulas. Os resultados advindos da criação desse material e de sua aplicação no campo escolar foram inestimáveis demonstrando que é possível ensinar o atletismo a partir de uma perspectiva histórica em aulas de Educação Física na escola.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Escolar.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação em concurso público - Instituto Federal de São Paulo (Professor de Educação Física I), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ? IFSP..
2015
Aprovação em concurso público - Prefeitura Municipal de Limeira - Prof. Especialista Ed. Infantil e Fundamental, Prefeitura de Limeira.
2014
Aprovação em concurso público - Instituto Federal de São Paulo (Professor de Educação Física I), FUNDEP - Gestão de concursos.
2013
Aprovação em Concurso Público para carreira do Grupo Superior S1A (Educador: área de formação de professores), Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo.
2012
Aprovação em Concurso Público - Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - Professor efetivo Ensino Fund/ Médio - Educação Física, Fundação Carlos Chagas.
2012
Aprovação em Concurso Público para carreira do Grupo Superior S1A (Professor Ed. Física - Escola de Aplicação/ FEUSP), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
2010
Aprovação em Concurso Público - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Professor efetivo PEB II - Educação Física, Fundação Carlos Chagas - Governo do Estado de São Paulo.
2007
Aprovação em Concurso Público - Secretaria Municipal de Educação de Araras - Professor efetivo PEB II - Educação Física, Prefeitura Municipal da cidade de Araras - Coordenadoria de Recursos Humanos.
2007
Aprovação em Concurso Público - Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - Professor efetivo Ensino Fund/ Médio - Educação Física, Fundação Carlos Chagas - Prefeitura Municipal de São Paulo.
2006
Moção de Reconhecimento - Organização e desenvolvimento (IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana / X Simpósio Paulista de Educação Física, Departamento de Educação Física - Instituto de Biociências - UNESP/Rio Claro.
2005
Aprovação em Concurso Público - Prefeitura do Município de Iracemápolis - Treinador de Esportes, CONATEC/ Prefeitura Municipal da cidade de Iracemápolis.
2005
Aprovação em Concurso Público - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Professor efetivo PEB II - Educação Física, Fundação Cesgranrio/ Governo do Estado de São Paulo.
2004
Destaque da equipe de monitores de lazer na temporada de inverno 2004 - Animação, Motivação, Inovação e Aperfeiçoamento contínuo, Mega Recreação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, I. L.2013SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . A história do atletismo como um saber necessário às aulas de Educação Física: aprofundando no estudo das corridas com barreiras. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, p. 118-129, 2013.

2.
SANTOS, I. L.2012SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . Orientação Sexual e Educação Física: sobre a prática pedagógica do professor na escola. Revista da Educação Física (UEM. Impresso), v. 23, p. 205-215, 2012.

3.
SANTOS, I. L.2008SANTOS, I. L.; RODRIGUES, H. A. ; FUZII, F.T. ; OLIVEIRA, M. K. ; OLIVEIRA, R.S. ; PELUQUI, D. F. ; DARIDO, S. C. . As percepções e os significados para os estagiários de Educação Física em relação à indisciplina na escola. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 14, p. 117-137, 2008.

4.
PATINO, M. S.2007PATINO, M. S. ; Gonçalves, A.R. ; Monteiro, B.C ; SANTOS, I. L. ; BARELA, A. M. F. ; Barela, J.A. . Características cinemáticas, cinéticas e eletromiográficas do andar de adultos jovens com e sem suporte parcial de peso corporal. Revista Brasileira de Fisioterapia (Impresso), v. 11, p. 19-25, 2007.

5.
CARDOZO, A. S.2006CARDOZO, A. S. ; RODRIGUES, H. A. ; SANTOS, I. L. ; Souza Neto, S . A prática do planejamento de ensino em Educação Física: a pescaria como uma atividade exploratória. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 11, p. 1-1, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . A problematização no ensino da Educação Física. In: Marcos Garcia Neira; Márcio Rogério de Oliveira Cano. (Org.). A reflexão e prática no Ensino Médio: Educação Física Cultural. 1ed.SÃO PAULO: Blucher, 2016, v. 4, p. 167-179.

2.
SANTOS, I. L.; NEVES, M. R. . Tematizando o frevo: diversidade, pluralidade ou diferença ? o que está em ação?. In: Marcos Garcia Neira; Mário Luiz Ferrari Nunes. (Org.). Educação Física cultural: escritas sobre a prática. 1ed.SÃO PAULO: CRV, 2016, v. 12, p. 225-234.

3.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . Os currículos da Educação Física e a formação de sujeitos. In: Alexandre Shigunov Neto; Ivan Fortunato. (Org.). Contribuições da Educação Física escolar à prática transversal. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 6, p. 107-147.

4.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . A tematização no ensino da Educação Física. In: Marcos Garcia Neira; Márcio Rogério de Oliveira Cano. (Org.). A reflexão e prática no Ensino Médio: Educação Física Cultural. 1ed.SÃO PAULO: Blucher, 2016, v. 4, p. 149-166.

5.
MARTINS, A. C. J. ; SANTOS, I. L. . Ginásticas: saúde e lazer x competição. In: MARCOS GARCIA NEIRA; MÁRIO LUIZ FERRARI NUNES;MARIA EMILIA DE LIMA. (Org.). EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURAS: ENSAIOS SOBRE A PRÁTICA. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2014, v. 2, p. 107-134.

6.
MATTHIESEN, S. Q. ; SANTOS, I. L. ; GINCIENE, G. ; PRADO, V. M. ; FREITAS, F. P. R. ; SILVA, M. F. G. . Atletismo se aprende na escola IV: aplicação na realidade escolar. In: Sheila Zambello de Pinho; José Roberto Corrêa Saglietti. (Orgs.). (Org.). Núcleos de Ensino da UNESP. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2008, v. , p. 430-446.

7.
CARDOZO, A. S. ; SANTOS, I. L. ; RODRIGUES, H. A. ; Souza Neto, S . A prática do planejamento de ensino em Educação Física: A pescaria como uma atividade exploratória. In: Paula Fontoura Organizadora. (Org.). Coleção Pesquisa em Educação Física. 10ed.Jundiaí: Fontoura Editora, 2006, v. 4, p. 31-36.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, I. L.. A tematização e problematização no currículo cultural da Educação Física. In: VI Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física da FEUSP, 2016, Sao Paulo. VI Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física da FEUSP, 2016.

2.
SANTOS, I. L.. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: entremeando caminhos para a tematização e a problematização das práticas corporais. In: IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias, 2014, Aveiro. Colonialismos, Pós-Colonialismos e Lusofonias. Aveiro: Programa Doutoral em Estudos Culturais, 2014. v. 1. p. 1015-1022.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . As propostas curriculares da educação Física. In: V Congresso Brasileiro de Educação, 2015, Baurú. Pesquisa e Formação de Professores: Políticas e Programas. Bauru: Editora: FC/UNESP - Bauru, 2015. v. 1. p. 4759-4763.

2.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . As propostas curriculares da Educação Física: colocando os ?pingos nos is?. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2015, Vitória/ ES. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte: TERRITORIALIDADE E DIVERSIDADE REGIONAL NA AMÉRICA LATINA: SUAS CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2015.

3.
SANTOS, I. L.; LIMA, L.A.N. . A concepção de Educação Física na escola. In: III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte/ XIX Semana de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-PR, 2007, Maringá. Revista da Educação Física (UEM. Impresso). Maringá: Revista de Educação Física da UEM, 2007. v. 18. p. 129-132.

4.
SANTOS, I. L.; LIMA, L.A.N. . A Educação Física escolar na compreensão dos professores das demais áreas de conhecimento. In: II Congresso Paulistano de Educação Física escolar, 2007, São Paulo. II Congresso Paulistano de Educação Física escolar. São Paulo, 2007.

5.
CARDOZO, A. S. ; RODRIGUES, H. A. ; SANTOS, I. L. ; Souza Neto, S . O planejamento de ensino em Educação Física em sua prática: experiência de acadêmicos numa atividade exploratória. In: 4º Congresso Científico Latino Americano de Educação Física, 2º Congresso Latino-Americano de Motricidade Humana, 5º Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, 2006, Piracicaba. 4º Congresso Científico Latino Americano de Educação Física, 2º Congresso Latino-Americano de Motricidade Humana, 5º Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas, 2006.

6.
SANTOS, I. L.; RODRIGUES, H. A. ; OLIVEIRA, M. K. ; PELUQUI, D. F. ; DARIDO, S. C. . A indisciplina na escola e na educação física: aspectos metodológicos. In: X Encontro Fluminense de Educação Física Escolar:, 2006, Niterói. X Encontro Fluminense de Educação Física Escolar:. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006.

7.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . O ensino das corridas com barreiras a partir de uma perspectiva histórica. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006, Botucatu. XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2006.

8.
SANTOS, I. L.; Barela, J.A. . Perturbação sensorial e acoplamento entre informação visual e oscilação corporal. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2005, Rio Claro. XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Rio Claro, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . Formação continuada de professores(as) na perspectiva do currículo cultural da educação física em ação: o GPEF em cena. In: IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2016, Rio Calro. CAMPOS DE ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS COM A PRÁTICA. Rio Claro: UNESP, 2016. v. 1. p. 60-60.

2.
CARDOZO, A. S. ; FUZII, F.T. ; POLATO, T. H. P. ; SANTOS, I. L. . Semana acadêmica da educação física: um espaço de formação para além da sala de aula. In: IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física, 2016, Rio Claro. CAMPOS DE ATUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGOS COM A PRÁTICA. Rio Claro: UNESP, 2016. v. 1. p. 72-72.

3.
SANTOS, I. L.; MEVES, R. G. . Pensando novas práticas educativas na educação física a partir da tematização da dança. In: XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Universidade Cruzeiro do Sul, 2015, SÃO PAULO. XII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2015. p. 1-1.

4.
SOUZA, A. C. ; ROSA, J. C. ; RODRIGUES, V. ; SANTOS, I. L. . A proposta curricular do estado de São Paulo e a prática pedagógica do professor de Educação Física no Ensino Médio. In: VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física, 2011, Rio Claro. VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física. Rio Claro: Motriz, 2011. v. 17.

5.
NOBREGA, C. C. S. ; SILVA, D. C. ; BENTO, E. C. ; SANTOS, I. L. . Educação Física Escolar e Educação Infantil: relatando uma experiência de interdependência. In: XI Seminário de Educação Física Escolar: Saberes docentes, 2011, São Paulo/ SP (USP/ SP). Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso). São Paulo: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2011. v. 25. p. 33-33.

6.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . A Orientação Sexual nas aulas de Educação Física sobre a perspectiva docente. In: VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana/ XII Simpósio Paulista de Educação Física, 2009, Rio Calro. VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana/ XII Simpósio Paulista de Educação Física, 2009.

7.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . Modificações técnicas e normativas da corrida com barreiras ao longo dos tempos: subsídios para o ensino do atletismo em aulas de Educação Física na escola. In: 61º Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. 61º Reunião Anual da SBPC. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2009.

8.
SANTOS, I. L.; LIMA, A. R. ; LOUZADA, G. H. J. ; MATTHIESEN, S. Q. . Atletismo e Marketing: reflexos de uma aproximação possível. In: 8ª Jornada Científica da UFScar - XVI Congresso de Iniciação Científica da UFScar, 2008, São Carlos. 8ª Jornada Científica da UFScar - XVI Congresso de Iniciação Científica da UFScar, 2008.

9.
SANTOS, I. L.; FREITAS, F. P. R. ; GINCIENE, G. ; GOMES, A. O. ; PRADO, V. M. ; MATTHIESEN, S. Q. . O Atletismo na escola: reflexões acerca do ensino de sua história na escola. In: XIII Simpósio de Educação Física e Esporte e I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, 2008, Presidente Prudente. XIII Simpósio de Educação Física e Esporte e I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer, 2008.

10.
SANTOS, I. L.. Projeto Jogos Olímpicos de Pequim: a Educação Física e as possibilidades de reorganização do tempo e espaço escolar. In: II Congresso de Educação Física Escolar -, 2008, Rio Claro. II Congresso de Educação Física Escolar -, 2008.

11.
SANTOS, I. L.; LIMA, A. R. ; LOUZADA, G. H. J. ; MATTHIESEN, S. Q. . Atletismo e marketing: reflexos de uma aproxmação possível. In: V Conversas com quem gosta de atletismo, 2008, Rio Claro. V Conversas com quem gosta de atletismo, 2008.

12.
MARANI, L. ; SANTOS, I. L. ; MARCELINO, D.R. ; FUZII, F.T. ; ACEDO, L. ; OLIVEIRA, M. K. ; PELUQUI, D. F. ; POLEZEL, K. ; SCHEFFER, I. ; RODRIGUES, H. A. ; OLIVEIRA, R.S. ; DARIDO, S. C. . Revista Nova Escola e o discurso sobre Educação Física Escolar. In: II Congresso Paulistano de Educação Física escolar, 2007, São Paulo. II Congresso Paulistano de Educação Física escolar. São Paulo, 2007.

13.
SANTOS, I. L.; RODRIGUES, H. A. ; FUZII, F.T. ; OLIVEIRA, M. K. ; OLIVEIRA, R.S. ; PELUQUI, D. F. ; DARIDO, S. C. . A indisciplina na escola e na Educação Física: significados, causas e aspectos metodológicos. In: IX Seminário de Educação Física escolar: prática pedagógica, 2007, São Paulo. IX Seminário de Educação Física escolar: prática pedagógica, 2007.

14.
SANTOS, I. L.; RODRIGUES, H. A. ; FUZII, F.T. ; OLIVEIRA, M. K. ; OLIVEIRA, R.S. ; PELUQUI, D. F. ; ACEDO, L. ; MARANI, L. ; SCHEFFER, I. ; MARCELINO, D.R. ; POLEZEL, K. ; DARIDO, S. C. . Revista Nova Escola, Educação Física e os projetos de ensino. In: IX Seminário de Educação Física escolar: prática pedagógica, 2007, São Paulo. IX Seminário de Educação Física escolar: prática pedagógica, 2007.

15.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . A sexualidade na escola e nas aulas de Educação Física: um olhar às idéias de Wilhelm Reich. In: 7º Jornada Científica da UFScar - XV Congresso de Iniciação Científica da UFScar, 2007, São Carlos. 7º Jornada Científica da UFScar - XV Congresso de Iniciação Científica da UFScar, 2007.

16.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . Sobre a sexualidade: uma contribuição reichiana à prática pedagógica do professor de Educação Física. In: XIX Semana de Estudos da Pedagogia - Educação: Formação e Transformação, 2007, Rio Claro. XIX Semana de Estudos da Pedagogia - Educação: Formação e Transformação, 2007.

17.
SANTOS, T. C. ; SANTOS, I. L. . A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. In: XIX Semana de Estudos da Pedagogia - Educação: Formação e Transformação, 2007. XIX Semana de Estudos da Pedagogia - Educação: Formação e Transformação, 2007.

18.
FREITAS, F. P. R. ; SANTOS, I. L. ; GINCIENE, G. ; SILVA, M. F. G. ; PRADO, V. M. ; MATTHIESEN, S. Q. . Atletismo se aprende na escola: possibilidades do ensino da história do esporte em aulas de Educação Física. In: V Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física, 2007. V Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física, 2007.

19.
SANTOS, I. L.; CARDOZO, A. S. ; SIMÕES, C. S. . O atletismo como conteúdo da Educação Física: relato de uma experiência da prática de ensino com alunos do Ensino Médio. In: I Congresso de Educação Física Escolar - Educação Física Escolar: Implicações para a prática pedagógica, 2006, Rio Claro. I Congresso de Educação Física Escolar - Educação Física Escolar: Implicações para a prática pedagógica, 2006.

20.
CARDOZO, A. S. ; SANTOS, I. L. ; SIMÕES, C. S. ; Souza Neto, S . A importância da prática de ensino em Educação Física: uma visão discente. In: I Congresso de Educação Física Escolar - Educação Física Escolar: Implicações para a prática pedagógica, 2006, Rio Claro. I Congresso de Educação Física Escolar - Educação Física Escolar: Implicações para a prática pedagógi, 2006.

21.
MATTHIESEN, S. Q. ; FREITAS, F. P. R. ; GINCIENE, G. ; SANTOS, I. L. ; SILVA, M. F. G. ; PRADO, V. M. . O ensino do atletismo a partir de uma perspectiva histórica. In: I Congresso de Educação Física Escolar - Educação Física Escolar: Implicações para a prática pedagógica, 2006. I Congresso de Educação Física Escolar - "Educação Física Escolar: implicações para a prática pedagógica. Rio Claro: Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física, 2006.

22.
SANTOS, I. L.; Barela, J.A. . Resolução de conflito sensorial na manutenção da postura em pé em idosos durante a manipulação da informação visual. In: III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006, Rio Claro. III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor, 2006.

23.
Prioli, A.C. ; SANTOS, I. L. ; Barela, J.A. . Influência da perturbação sensorial no relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. In: IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana / X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005, Rio Claro. IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana / X Simpósio Paulista de Educação Física. Rio Claro: MOTRIZ - Revista de Educação Física - UNESP, 2005. v. 11. p. S146-S146.

24.
Gonçalves, A.R. ; Monteiro, B.C ; SANTOS, I. L. ; Barela, J.A. . Comportamento Cinético e Eletromiográfico do andar em adultos jovens com suspensão total e parcial do peso corporal. In: II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor - IV Seminário de Comportamento Motor, 2004, Belo Horizonte. II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor - IV Seminário de Comportamento Motor, 2004. v. 1. p. 40-40.

25.
SANTOS, I. L.; Souza Neto, S . A proposta curricular dos cursos de Educação Física da UNESP/ Rio Claro na análise da comissão de estudo curricular. In: VI Simpósio de Iniciação Científica do Campus Rio Claro, 2004, Rio Claro. VI Simpósio de Iniciação Científica do Campus Rio Claro, 2004.

26.
SANTOS, I. L.; Souza Neto, S . A proposta curricular dos cursos de Educação Física da UNESP/ Rio Claro na análise da comissão de estudo curricular. In: II Seminário de estudos e pesquisas em formação profissional no campo da Educação Física -, 2004. II Seminário de estudos e pesquisas em formação profissional no campo da Educação Física -, 2004.

27.
SANTOS, I. L.; Pelarigo Gregório, Jailton ; Souza Neto, S . A Proposta dos cursos de Educação Física da Unesp/RC na análise da Comissão de Estudo Curricular. In: XV Congresso de Iniciação Científica - UNESP, 2003, Marília. XV Congresso de Iniciação Científica - UNESP, 2003.

28.
Pelarigo Gregório, Jailton ; Souza Neto, S ; SANTOS, I. L. . As avaliações dos alunos dos cursos de Educação Física da UNESP/ RC em relação à proposta do projeto pedagógico. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2003, Marilia. XV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, I. L.. Orientações didáticas do currículo cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, I. L.. Tematização das práticas corporais na escola: tecendo olhares a partir do currículo cultural da Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTOS, I. L.. A escola e a tematização das práticas corporais: que sujeitos queremos formar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTOS, I. L.. Educação Física escolar e as práticas curriculares culturalmente orientadas: análises e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . Formação continuada de professores(as) na perspectiva do currículo cultural da educação física em ação: o GPEF em cena. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, I. L.; CARDOZO, A. S. ; FUZII, F.T. ; POLATO, T. H. P. . Semana acadêmica da educação física: um espaço de formação para além da sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SANTOS, I. L.. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, I. L.. Currículo cultural: tematização, problematização e artistagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . As propostas curriculares da educação Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. . As propostas curriculares da Educação Física: colocando os ?pingos nos is?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTOS, I. L.. A Tematização e a problematização no currículo cultural da educação Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTOS, I. L.. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: entremeando caminhos para a tematização e a problematização das praticas corporais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVA, A. P. ; SOUZA, A. C. ; ROSA, J. C. ; RODRIGUES, V. ; SANTOS, I. L. . A proposta curricular do estado de São Paulo e a prática pedagógica do professor de Educação Física no Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SANTOS, I. L.. O ensino do atletismo numa perspectiva histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
NOBREGA, C. C. S. ; BENTO, E. C. ; SANTOS, I. L. . Educação física escolar e educação infantil: relatando uma experiência de interdependência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . A Orientação Sexual nas aulas de Educação Física sobre a perspectiva docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SANTOS, I. L.; LOUZADA, G. H. J. ; LIMA, A. R. ; MATTHIESEN, S. Q. . Atletismo e Marketing: reflexos de uma aproximação possível. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SANTOS, I. L.; LOUZADA, G. H. J. ; LIMA, A. R. ; MATTHIESEN, S. Q. . Atletismo e Marketing: reflexos de uma aproximação possível. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
FREITAS, F. P. R. ; GINCIENE, G. ; SANTOS, I. L. ; GOMES, A. O. ; PRADO, V. M. ; MATTHIESEN, S. Q. . O Atletismo na escola: reflexões acerca do ensino de sua história no Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SANTOS, I. L.. Projeto Jogos Olímpicos de Pequim: a Educação Física e as possibilidades de reorganização do tempo e espaço escolar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SANTOS, I. L.. A história do atletismo como um saber necessário às aulas de Educação Física: aprofundando no estudo das corridas com barreiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SANTOS, I. L.; LIMA, L.A.N. . A concepção de Educação Física na escola. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTOS, T. C. ; SANTOS, I. L. . A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . Sobre a sexualidade: uma contribuição reichiana à prática pedagógica do professor de Educação Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . A sexualidade na escola e nas aulas de Educação Física: um olhar às idéias de Wilhelm Reich. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
SANTOS, I. L.; RODRIGUES, H. A. ; FUZII, F.T. ; PELUQUI, D. F. ; OLIVEIRA, R.S. ; OLIVEIRA, M. K. ; DARIDO, S. C. . A indisciplina na escola e na Educação Física: significados, causas e aspectos metodológicos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
FREITAS, F. P. R. ; SANTOS, I. L. ; GINCIENE, G. ; SILVA, M. F. G. ; PRADO, V. M. ; MATTHIESEN, S. Q. . Atletismo se aprende na escola: possibilidades do ensino da história do esporte em aulas de Educação Física. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SANTOS, I. L.; LIMA, L.A.N. . A Educação Física escolar na compreensão dos professores das demais áreas de conhecimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SANTOS, I. L.; RODRIGUES, H. A. ; POLEZEL, K. ; PELUQUI, D. F. ; OLIVEIRA, R.S. ; OLIVEIRA, M. K. ; MARANI, L. ; MARCELINO, D.R. ; ACEDO, L. ; SCHEFFER, I. ; FUZII, F.T. ; DARIDO, S. C. . Revista Nova Escola, Educação Física e os projetos de ensino. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
CARDOZO, A. S. ; SANTOS, I. L. ; Souza Neto, S ; RODRIGUES, H. A. . O planejamento de ensino em Educação Física em sua prática: experiência de acadêmicos em numa atividade exploratória. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
SANTOS, I. L.; RODRIGUES, H. A. ; PELUQUI, D. F. ; OLIVEIRA, M. K. ; DARIDO, S. C. . A indisciplina na escola e na educação física: aspectos metodológicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
SANTOS, I. L.; CARDOZO, A. S. ; SIMÕES, C. S. . O atletismo como conteúdo da Educação Física: relato de uma experiência da prática de ensino com alunos do Ensino Médio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
SANTOS, I. L.; MATTHIESEN, S. Q. . O ensino das corridas com barreiras a partir de uma perspectiva histórica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
SANTOS, I. L.; Barela, J.A. . Resolução de conflito sensorial na manutenção da postura em pé em idosos durante a manipulação da informação visual. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
CARDOZO, A. S. ; SANTOS, I. L. ; SIMÕES, C. S. ; Souza Neto, S . A importância da prática de ensino em educação física: uma visão discente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
MATTHIESEN, S. Q. ; FREITAS, F. P. R. ; GINCIENE, G. ; SANTOS, I. L. ; SILVA, M. F. G. ; PRADO, V. M. . O ensino atletismo a partir de uma perspectiva histórica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
CARDOZO, A. S. ; RODRIGUES, H. A. ; SANTOS, I. L. ; Souza Neto, S . A prática do planejamento de ensino em Educação Física: a pescaria como uma atividade exploratória. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

38.
Prioli, A.C. ; SANTOS, I. L. ; Barela, J.A. . Influência da perturbação sensorial no relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
SANTOS, I. L.; Barela, J.A. . Perturbação sensorial e acoplamento entre informação visual e oscilação corporal. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
Gonçalves, A.R. ; Monteiro, B.C ; SANTOS, I. L. ; Barela, J.A. . Comportamento Cinético e Eletromiográfico do andar em adultos jovens com suspensão total e parcial do peso corporal. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
SANTOS, I. L.; Souza Neto, S . A proposta curricular dos cursos de Educação Física da UNESP/ Rio Claro na análise da comissão de estudo curricular. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

42.
SANTOS, I. L.; Souza Neto, S . A proposta curricular dos cursos de Educação Física da UNESP/ Rio Claro na análise da comissão de estudo curricular. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
SANTOS, I. L.; Pelarigo Gregório, Jailton ; Souza Neto, S . A Proposta dos cursos de Educação Física da Unesp/RC na análise da comissão de estudo curricular. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, I. L.. Parecer sobre os trabalhos encaminhados ao ?GTT Escola? do XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2017.

2.
SANTOS, I. L.. Parecer sobre os trabalhos encaminhados ao VI Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física da FEUSP. 2016.

3.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. ; NUNES, M. L. F. . Elaboração e revisão de itens (questões) para concurso público docente - Secretaria de Educação do Espírito Santo - Fundação Carlos Chagas. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, I. L.; BONETTO, P. X. R. ; MULLER, A. . A prática pedagógica no currículo cultura da Educação Física. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTOS, I. L.. Programa Simulado/ MIX TV - Cursos de Engenharia e Educação Física. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTOS, I. L.. Correndo por fora. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, I. L.; NEIRA, M. G. ; AGUIAR, A. A. D. ; NASCIMENTO, A. S. ; NEVES, M. R. ; LIMA, M. E. ; ESCUDERO, N. T. G. . Currículo cultural da Educação Física: pressupostos teóricos e práticas pedagógicas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, I. L.. Cultura corporal na escola: reflexões e encaminhamentos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, I. L.. Educação Física escolar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, I. L.. Manifestações Culturais Esportivas II. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de conteúdo para disciplina de graduação - Licenciatura em Educação Física -modalidade EAD).

5.
SANTOS, I. L.. Educação Física Escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SANTOS, I. L.. Escola, Espaços e Territórios. 2016. .

7.
SANTOS, I. L.. As práticas pedagógicas dos professores de Educação Física e suas relações com os projetos escolares. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, I. L.. Teoria e prática de Atletismo para crianças e adolescentes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SANTOS, I. L.. Educação Física Escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SANTOS, I. L.; NUNES, H. C. B. . Teorização Curricular e a escola contemporânea: artistando práticas (multi)culturalmente orientadas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SANTOS, I. L.. #somostodosiguais? Uma reflexão a partir da diferença. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
SANTOS, I. L.. Discussão sobre as obras: 'Da cultura do corpo' (Jocimar Daólio) e 'A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais' (Cecilia Borges). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NEIRA, M. G.; BOSSLE, F.; SANTOS, I. L.; IMPOLCETTO, F. M.; DUBOC, A. P. M.; ALVIANO JUNIOR, W.. Participação em banca de Jorge Luis de Oliveira Junior. Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulista. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
NEIRA, M. G.; SANTOS, I. L.; ALVIANO JUNIOR, W.; PERIN, P. C.; GALEGO, R. C.. Participação em banca de Alexandre França Salomão. Pesquisas etnográficas em Educação Física Escolar: um balanço de dissertações e teses. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, I. L.. Participação em banca de Manuela Rocha; Kátia Cristiane.Formação inicial de professores e interdisciplinaridade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
SANTOS, I. L.. Participação em banca de Bruna Andrea Rafael Parra; Maria Aparecida Firmino Almeida.A compreensão da Educação Física na equipe escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul.

3.
SANTOS, I. L.. Participação em banca de Diogo Matias.Lutas na Educação Física Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Seminário Marista - Direitos Humanos e Educação. 2017. (Seminário).

2.
A reforma do Ensino Médio e a formação de professores. 2017. (Encontro).

3.
II Encontro de Educação Física/ Semana Acadêmica de Educação Física Cruzeiro do Sul,.Educação Física escolar e as práticas curriculares culturalmente orientadas: análises e perspectivas. 2017. (Encontro).

4.
VII Congresso dos professores de Educação Física Escolar ? CONPEFE. Tematização das práticas corporais na escola: tecendo olhares a partir do currículo cultural da Educação Física. 2017. (Congresso).

5.
XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Moderador de sessão de comunicações orais - GTT Escola. 2017. (Congresso).

6.
XXI Encontro de Iniciação Científica (ENIC) e X Encontro de Iniciação à Docência (ENID) da Universidade Cruzeiro do Sul.A escola e a tematização das práticas corporais: que sujeitos queremos formar?. 2017. (Encontro).

7.
I Encontro de Educação Física/ Semana Acadêmica de Educação Física Cruzeiro do Sul. 2016. (Encontro).

8.
IV Congresso Internacional de Formação Profissional e IX Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES(AS) NA PERPESCTIVA DO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM AÇÃO: O GPEF EM CENA. 2016. (Congresso).

9.
VI Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física.A tematização e problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. (Seminário).

10.
IX Feira do Guia do Estudante. Profissão: Educação Física. 2015. (Feira).

11.
V Congresso Brasileiro de Educação. Curso ministrado: Teorização curricular e a escola contemporânea - artistando práticas (multi)culturalmente orientadas. 2015. (Congresso).

12.
XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. AS PROPOSTAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: COLOCANDO ?OS PINGOS NOS IS?. 2015. (Congresso).

13.
II Seminário da FE/USP sobre currículo - "Escola e sociedade do conhecimento: aportes para a discussão dos processos de construção , seleção e organização do currículo". 2014. (Seminário).

14.
I Jornada Internacional de Filosofia da Educação/ III Jornada de Filosofia da Educação. 2014. (Simpósio).

15.
IV Congresso Internacional em Estudos Culturais, Colonialismos, Pós-colonialismos e Lusofonias. Educação Física cultural e a descolonização do currículo: entremeando caminhos para a tematização e a problematização das praticas corporais. 2014. (Congresso).

16.
VI Congresso ICLOC de práticas na sala de aula. 2014. (Congresso).

17.
Visita técnica e reunião científica junto ao Instituto de educação da Universidade do Minho - "A área da Educação Física e do desporto em Portugal e no Brasil". 2014. (Outra).

18.
V Seminário de Metodologia de Ensino da Educação Física.Coordenação de mesa - Apresentação de relatos de experiência. 2014. (Seminário).

19.
II Seminário de Pesquisa: Educação e Diversidade Cultural. 2013. (Seminário).

20.
Jornada Pedagógica - Secretaria Municipal Educação/ SP (DRE Itaquera). 2013. (Encontro).

21.
VI Forum de pedagogia do esporte escolar: formação e legado. 2013. (Encontro).

22.
Encontro da Área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares - FEUSP/ SP. 2012. (Encontro).

23.
Ética na Pesquisa em Educação: desafios na sociedade tecnológica e da informação. 2012. (Seminário).

24.
IV Seminário de Metodologia de Ensino da Educação Física. 2012. (Seminário).

25.
Peça teatral - Prevenção ao Virus HIV (14 SIPAT - Semana interna de prevenção e acidentes de trabalho - Universidade Cruzeiro do Sul. 2011. (Outra).

26.
V E-PROEFA. 2011. (Simpósio).

27.
VI Conversas com quem gosta de Atletismo. 2011. (Simpósio).

28.
VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIII Simpósio Paulista de Educação Física. A proposta curricular do estado de São Paulo e a prática pedagógica do professor de Educação Física no Ensino Médio. 2011. (Congresso).

29.
I Congresso Internacional de Formação Profissional e V Seminário de Estudos e Pesquisa em formação profissional no campo da Educação Física. 2010. (Congresso).

30.
20º Congresso do SINPEEM. 2009. (Congresso).

31.
VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana/ XII Simpósio Paulista de Educação Física. A Orientação Sexual nas aulas de Educação Física sobre a perspectiva docente. 2009. (Congresso).

32.
8ª Jornada Científica da UFScar - XVI Congresso de Iniciação Científica da UFScar. Atletismo e Marketing: reflexos de uma aproximação possível. 2008. (Congresso).

33.
II Congresso de Educação Física Escolar -. A Educação Física e as possibilidades de reorganização do tempo e espaço escolar. 2008. (Congresso).

34.
Palestra: Educação como compromisso narrativo entre gerações. 2008. (Oficina).

35.
V Conversas com quem gosta de Atletismo.A história do Atletismo como um saber necessário às aulas de Educação Física: aprofundando no estudo das corridas com barreiras. 2008. (Encontro).

36.
Visitação ao acervo do "Centro Pró-memória Hans Nobiling do Esporte Clube Pinheiros". 2008. (Outra).

37.
XIII Simpósio de Educação Física e Esporte e I Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. O Atletismo na escola: reflexões acerca do ensino de sua história na escola. 2008. (Congresso).

38.
7º Jornada Científica da UFScar - XV Congresso de Iniciação Científica da UFScar. A sexualidade na escola e nas aulas de Educação Física: um olhar às idéias de Wilhelm Reich. 2007. (Congresso).

39.
Congresso Nacional de Pedagogia - "Por uma pedagogia de comunhão". 2007. (Congresso).

40.
I Colóquio Internacional de Educação Física e Educação: "Os saberes docentes". 2007. (Simpósio).

41.
II Congresso Paulistano de Educação Física escolar. A Educação Física escolar na compreensão dos professores das demais áreas de conhecimento. 2007. (Congresso).

42.
III Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte/ XIX Semana de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá-PR. A concepção de Educação Física na escola. 2007. (Congresso).

43.
III Seminário de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física - "A docência universitária e a Educação Física. 2007. (Seminário).

44.
I Seminário Internacional de Gestão da Educação: autonomia e regulações da escola. 2007. (Seminário).

45.
IX Seminário de Educação Física escolar: prática pedagógica.A indisciplina na escola e na Educação Física: significados, causas e aspectos metodológicos. 2007. (Seminário).

46.
Palestra: História da Sexualidade - Profº Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro. 2007. (Oficina).

47.
Palestra: Sexualidade em país gelado: um relato de experiência na Suécia - Jornalista Lino Ito Bocchini. 2007. (Oficina).

48.
Simpósio: O ensino superior brasileiro na atualidade: velhos desafios, novos caminhos. 2007. (Simpósio).

49.
V Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XI Simpósio Paulista de Educação Física. Atletismo se aprende na escola: possibilidades do ensino da história do esporte em aulas de Educação Física. 2007. (Congresso).

50.
XIX Semana de Estudos da Pedagogia - Educação: Formação e Transformação.Sobre a sexualidade: uma contribuição reichiana à prática pedagógica do professor de Educação Física. 2007. (Encontro).

51.
3º Encontro Universitário - Metas do Milênio. 2006. (Encontro).

52.
4º Congresso Científico Latino Americano de Educação Física, 2º Congresso Latino-Americano de Motricidade Humana, 5º Simpósio Internacional de Dança em Cadeira de Rodas. O planejamanto de ensino em Educação Física em sua prática: experiência de acadêmicos numa atividade exploratória. 2006. (Congresso).

53.
I Congresso de Educação Física Escolar - Educação Física Escolar: Implicações para a prática pedagógica. O atletismo como conteúdo da Educação Física: relato de uma experiência da prática de ensino com alunos do Ensino Médio. 2006. (Congresso).

54.
I Congresso Internacional de Biodinâmica da UNESP. 2006. (Congresso).

55.
III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Resolução de conflito sensorial na manutenção da postura em pé em idosos durante a manipulação da informação visual. 2006. (Congresso).

56.
I Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física. 2006. (Seminário).

57.
Oficina: Técnicas de apresentação: o desafio de uma boa cominicação. 2006. (Oficina).

58.
Workshop - Modelos e Mecanismos de Controle Postural. 2006. (Oficina).

59.
X Encontro Fluminense de Educação Física Escolar:.A indisciplina na escola e na educação física: aspectos metodológicos. 2006. (Encontro).

60.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. O Ensino das corridas com barreiras a partir de uma pesrpectiva histórica. 2006. (Congresso).

61.
IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana / X Simpósio Paulista de Educação Física. Influência da perturbação sensorial no relacionamento entre informação visual e oscilação corporal. 2005. (Congresso).

62.
Oficina: Acesso a periódicos científicos eletrônicos no portal CAPES. 2005. (Oficina).

63.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Perturbação sensorial e acoplamento entre informação visual e oscilação corporal. 2005. (Congresso).

64.
XXII SEEF - Semana de Estudos da Educação Física. 2005. (Encontro).

65.
II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor - IV Seminário de Comportamento Motor. Comportamento cinético e eletromiográfico do andar em adultos jovens com suporte total e parcial do peso corporal. 2004. (Congresso).

66.
II Seminário de Desenvolvimento Motor - O Corpo e a Aprendizagem. 2004. (Seminário).

67.
II Seminário de estudos e pesquisas em formação profissional no campo da Educação Física -.A proposta curricular dos cursos de Educação Física da UNESP/RC na análise da comissão de estudo curricular. 2004. (Seminário).

68.
Oficina: Aplicação de testes motores - Rosa Neto. 2004. (Oficina).

69.
VI Simpósio de Iniciação Científica do Campus Rio Claro.A proposta curricular dos cursos de Educação Física da UNESP/ Rio Claro na análise da comissão de estudo curricular. 2004. (Simpósio).

70.
III Encontro Revista Motriz. 2003. (Encontro).

71.
Oficina: Leitura instrumental de textos acadêmicos. 2003. (Oficina).

72.
XV Congresso de Iniciação Científica da UNESP. A proposta dos cursos de Educação Física da Unesp/ Rio Claro na análise da. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, I. L.. I Encontro de Educação Física/ Semana Acadêmica de Educação Física Cruzeiro do Sul. 2016. (Congresso).

2.
SANTOS, I. L.. VI Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. 2016. (Congresso).

3.
SANTOS, I. L.. V Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física. 2014. (Congresso).

4.
SANTOS, I. L.. V Conversas com quem gosta de Atletismo. 2008. (Congresso).

5.
SANTOS, I. L.. Visitas à pista de atletismo (Monitoria de atividades) - Abril/ Maio/ Outubro de 2007. 2007. (Exposição).

6.
SANTOS, I. L.; Barela, J.A. . III Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. 2006. (Congresso).

7.
SANTOS, I. L.. IV Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana / X Simpósio Paulista de Educação Física. 2005. (Congresso).

8.
SANTOS, I. L.. II Seminário de Estudos e Pesquisas em Formação Profissional no Campo da Educação Física: Limites e Possibilidades. 2004. (Congresso).

9.
SANTOS, I. L.. II Seminário de Desenvolvimento Motor - O Corpo e a Aprendizagem. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Alex Trindade Saraiva da Silva. O futebol de várzea na cidade de Itaquaquecetuba. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).

2.
Breno Eduge De Miranda. Academias ao ar livre na cidade de Itaquaquecetuba. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).

3.
Maria Eduarda dos Santos Alves. Ocupação e organização espacial de Itaquaquecetuba. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Arnald da Silva Souza. Práticas pedagógicas com o futebol na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

2.
Ruthe Gomes Meves. A dança no currículo da Educação Física de escolas paulistanas: do prescrito à ação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

3.
Wesley Pereira de Lima. O funk no currículo das aulas de Educação Física: uma análise dos discursos de professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

4.
Marcelo Araujo Dias. Os olhares dos professores sobre a participação feminina em aulas de Educação Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

5.
Danielle Aline Alvarenga. A Educação Física na integração da Educação Infantil em escolas da rede pública municipal de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

6.
Karina Brandão Cygansky. O Atletismo na Proposta Curricular do Estado de São Paulo: percepções dos professores de Educação Física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

7.
Thiago Tonidandel de Oliveira. O futsal em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental: o que podemos aprender?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

8.
Wellington da Silva Elias. Jogos e brincadeiras em aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: entremeando culturas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

9.
Débora Bachiega da Luz. Lutas: possibilidades em aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

10.
Patricia Souza Santos. A dança na visão do professores de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

11.
Fernanda Aparecida Alves de Oliveira. Bullying nas aulas de Educação Física: um olhar para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

12.
Kelly Borges dos Santos. A dança como conteúdo das aulas de Educação Física: um olhar sobre a pratica pedagógica do professor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

13.
Jéssica Brasil Paiva. Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da convivência social e afetiva em crianças residentes de casa de abrigo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

14.
João Pedro de Freitas Silva. Educação Física Escolar, Saúde e Obesidade: reflexões sobre a prática pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

15.
Dalton Calor. Bullying nas aulas de Educação Física: um olhar para os anos finais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

16.
Adílio Freitas da Silva. O atletismo nas aulas de Educação Física: aproximações com a dimensão atitudinal do conteúdo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

17.
Júlio Cesar Tinti. Inserção de Esportes de Aventura na escola: possibilidades de tematizações ambientais nas aulas de Educação Física. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

18.
Richardson Dias dos Santos. Aplicação do jogo de xadrez na escola: discutindo as contribuições da Educação Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

19.
Lucas do Nascimento. A influência da mídia sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

20.
José Carlos Rosa. A proposta curricular do estado de São Paulo e a prática pedagógica do professor de Educação Física no Ensino Médio. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

21.
Thiago dos Santos Rosário Matos. Análises e reflexões sobre a evasão discente das aulas de Educação Física em anos finais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.

22.
William de Paula Melo. Materiais pedagógicos e o trabalho do professor de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Ivan Luis dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, I. L.. Educação Física Escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTOS, I. L.. Educação Física Escolar. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SANTOS, I. L.. Escola, Espaços e Territórios. 2016. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:32:32