Paulo Afonso de Oliveira Barrios

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9923537990482080
  • Última atualização do currículo em 26/06/2014


Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1976) e Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL; Gerente de Prospecção Mercadológica na UNISUL - Campus Tubarão; Professor na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Tem experiência nas áreas de Comunicação Integrada de Marketing, Pesquisa de Mercado e Científica. Participou por 3 vezes de comissões de reconhecimento de Cursos Superiores, por ordem do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina. E foi consultor ad hoc na avaliação dos projetos de pesquisa Apropriação e Memória na Arte Contemporânea ; Apropriação e Memória em Farnese ; Apropriação e Memória em Rennó , referente ao Edital nº 45/Reitoria/2005, nas modalidades Balcão de Projetos e Iniciação Científica, da Universidade Comunitária Regional de Chapecó UNOCHAPECÓ SC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Afonso de Oliveira Barrios
Nome em citações bibliográficas
BARRIOS, Paulo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Sul de Santa Catarina, Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.
Av. José Acácio Moreira, 787
Dehon
88704-900 - Tubarao, SC - Brasil - Caixa-postal: 370
Telefone: (48) 36213000
URL da Homepage: www.unisul.br


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2000
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Efeito Zapping nos anúncios da revista Veja. Fenômeno detectado em duas comunidades acadêmcias do Rio Grande do Sul.,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Geraldo Luiz dos Reis Nunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Zapping, recepção, mídia.; Anúncios.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
1973 - 1976
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Os Efeitos da Televisão na Educação Infantil.
Orientador: Neusa Demartini Gomes.




Formação Complementar


2003 - 2003
Programa de Formação Permanente para os Docentes. (Carga horária: 16h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense.
1998 - 1998
Curso de Roteiro para TV e Cinema. (Carga horária: 40h).
Ministrado por Fausto Galvão.
1998 - 1998
Curso Avançado de Roteiro para TV e Cinema. (Carga horária: 40h).
Ministrado por Fausto Galvão.
1996 - 1996
Pensando a Prática Pedagógica na Universidade. (Carga horária: 40h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Informática Windows. (Carga horária: 40h).
Netrópolis Informática.
1987 - 1987
Extensão universitária em Curso de Marketing a Distância COAD. (Carga horária: 40h).
Centro de Estudos Superiores.
1975 - 1975
I Semana de Estudos de Comunicação Social. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1974 - 1974
Terceiro Ciclo de Estudos de Comunicação Social. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1973 - 1973
Extensão universitária em Pesquisa Aspectos Sócio-econômico-culturais Romari. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1973 - 1973
Extensão universitária em Curso de Comunicação e Sociedade. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
1973 - 1973
Extensão universitária em II Ciclo de Estudos de Comunicação Social. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Mega, M, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Planejamento, Carga horária: 48
Outras informações
Empresa de Comunicação Integrada.


Revista Charme, RC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 48


Paulo Barrios Criações, PBC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Sócio Gerente, Carga horária: 48


Centro de Produções, CP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Sócio Gerente, Carga horária: 48


Náutilus Propaganda, NP, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1989
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Sócio Gerente, Carga horária: 48


Gimic Publicidade, GP, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1982
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redator e Produtor, Carga horária: 48


Rádio Progresso, RP, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Produtor Executivo, Carga horária: 48


Escala Assessoria Mercadológica, EAM, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1979
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 48


Novagência, N, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1979
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redator e Produtor, Carga horária: 48


Associação Gaúcha de Proteção Ao Ambiente Natural, AGAPAN, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1978
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável pela Propaganda da Entidade, Carga horária: 20


Mercur Publicidade, MP, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1977
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 48


Exitus Publicidade, EP, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1976
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Estágio em Redação., Carga horária: 40


Somos Propaganda, SP, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1976
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Estágio em Redação, Carga horária: 40


Rádio Medianeira, RM, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1977
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Operador de Som, Carga horária: 48
Outras informações
Operador de Som, Repórter, Discotecário e Produtor.


Grupo Teatral Arte-Fatos, GTAF, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1974
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Autor de Peças Teatrais, Carga horária: 20
Outras informações
Peça Teatral Maria Creuza . Trabalho de sua autoria, para a Semana Comemorativa dos 400 anos de Presença Negra no Brasil. Para esta encenação, junto com colegas do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, criou o Grupo Teatral Arte-Fatos. Este evento realizou-se no Clube 13 de Maio de Santa Maria RS, em novembro de 1974.


Rádio Santamariense, RS, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1973
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Operador de Som, Carga horária: 48
Outras informações
Repórter, Discotecário e Produtor.


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8
Outras informações
Curso Lato Sensu - Pós Graduação em Comunicação Integrada e Negócios

Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

03/2001 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografias
Orientação de Projetos para o Mercado
Redação Publicitária
Pesquisa de Mercado

Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celestista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8

Atividades

08/2002 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imagem e Comunicação
Marketing Cultural
Fundamentos da Computação nas Artes
Artes Gráficas I
Artes Gráficas II

Colégio Universitário de Criciúma Ltda., ESUCRI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor Horista, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 4


Faculdades Associadas de Santa Catarina, FASC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: eletista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de disciplinas de Marketing

Atividades

08/2002 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Projetos para o Mercado
Gerência de Produto
Atendimento ao Consumidor
Estudos do Comportamento do Consumidor

Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Comunicação Social Propaganda e Marketing, orientador de monografias e projetos experimentais.


Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do Curso de Comunicação Social Propaganda e Marketing.


Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador e Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador e Professor do Curso de Comunicação Social Propaganda e Marketing.



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
O Impacto do Curso de Comunicação Social no Mercado de Trabalho
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
O Impacto do Curso de Comunicação Social no Mercado de Trabalho
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Marketing Ecológico: Estudo de Caso da empresa O Boticário
Descrição: Programa de Pesquisa Universitária.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Influência dos jovens de Malhação no comportamento dos adolescentes da Escola de Educação Básica de Araranguá
Descrição: Programa de Pesquisa Universitária.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Artifícios de Artes Gráficas utilizados na indústria para atrair e conduzir consumidores às ações de compras
Descrição: Programa de Iniciação Científica PIC V.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2006 - 2007
Comunicação Integrada e Negócios
Descrição: Coordenação de Curso Lato Sensu.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Revista Científica Plural


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista Científica Plural


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Professor Nome de Turma, Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.
2007
Professor Nome de Turma, Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.
2006
Professor Homenageado, Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC.
2003
Professor Homenageado, Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL.
2003
Professor Nome de Turma, Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL.
2001
Professor Homenageado, Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL.
2000
Trofeu 1ª Fábrica de Talentos, Universidade de Santa Cruz UNISUL.
2000
Professor Patrono, Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL.
1999
Menção Honrosa - Histórias sobre a colonização alemã em Santa Cruz - RS, UNISC.
1998
Troféu Imaginação de Ouro, UNISC.
1997
Troféu "Se todos fossem iguais a você", ULBRA.
1997
Bolsa de Estudos na Miami Ad School, XI Festival Mundial da Publicidade de Gramado.
1993
Medalha de Bronze no Pré-Musicanto Sul-Americano de Nativismo, Prefeitura Municipal de Santa Rosa RS.
1990
Vídeo Oscar, RBS TV.
1990
Vídeo Oscar, RBS TV.
1990
Menção Honrosa no Festival Vídeo Oscar, Rede Brasil Sul de Comunicações RBS TV.
1990
Menção Honrosa no Festival Vídeo Oscar, Brasil Sul de Comunicações RBS TV.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARRIOS, Paulo2010BARRIOS, Paulo. A liberdade, a não-lberdade: emissores, receptores e significados.. Plural: revista do programa de pos-graduacao em sociologia, v. 1, p. 1-6, 2010.

2.
BARRIOS, Paulo2009BARRIOS, Paulo. Indústria da beleza e corpolatria. Plural: revista do programa de pos-graduacao em sociologia, v. 1, p. 1-15, 2009.

3.
BARRIOS, Paulo2008 BARRIOS, Paulo. Artifícios de artes gráficas utilizados na indústria para atrair e conduzir consumidoras às ações de compras.. Plural: revista do programa de pos-graduacao em sociologia, v. 01, p. 01-10, 2008.

4.
BARRIOS, Paulo2008BARRIOS, Paulo. 11 de setembro de 2001: a versão oficial e a outras.. Plural: revista do programa de pos-graduacao em sociologia, v. 02, p. 01-10, 2008.

5.
BARRIOS, Paulo2002 BARRIOS, Paulo. Efeito Zapping: viagem alucinante pela noosfera.. Palavra (UNISUL), v. 01, p. 45-56, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
BARRIOS, Paulo. Efeito Zapping: viagem alucinante pela noosfera, o reino dos signos.. In: Helena Iracy Cerquiz Santos Neto. (Org.). Palavra. 1ed.Tubarão: UNISUL, 2002, v. 1, p. 45-55.

2.
BARRIOS, Paulo. Um violino no arvoredo. In: Elenor José Schneider. (Org.). Fragmentos de Vida. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999, v. 1, p. 27-32.

3.
BARRIOS, Paulo. O melhor presente de Natal. In: Elenor José Schneider. (Org.). Fragmentos de Vida. 1ed.Santa Cruz do Sul - RS: EDUNISC, 1999, v. 1, p. 33-36.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARRIOS, Paulo. Campanha política para Osmar Terra e Vicente Bogo. 1993.

Trabalhos técnicos
1.
BARRIOS, Paulo. Cooperativado "Barca de Porto Soberbo". 1986.

2.
BARRIOS, Paulo. Classificados Eletrônicos. 1986.

3.
BARRIOS, Paulo. Cooperativado "Levanta, gaúcho!". 1986.

4.
BARRIOS, Paulo. Cooperativado "300 Anos das Missões". 1985.

5.
BARRIOS, Paulo. Maria Creuza. 1974.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARRIOS, Paulo. Revista Científica Plural Online. 2010. (Editor de Revista).


Produção artística/cultural
Música
1.
BARRIOS, Paulo. Um violino no arvoredo. 1999. Composição (estréia).

2.
BARRIOS, Paulo. O melhor presente de Natal. 1999. Composição (estréia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Thayse Zanini da Silva.O Valor da Marca. Estudo de Caso Sobre os Atributos que Agregam Valor à Marca Shopping Della Giustina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina.

2.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Rúbia Cechella.Pesquisa de Mercado Sobre Lazer Rural. Um Estudo de Caso do Sìtio do Cechella. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina.

3.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Michele Colombo.A importância do Marketing visual da marca. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Juliano Gonçalves.O que é Fanzine?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Ana Andréia da Costa Nunes.A Utilização do Treinamento como Ferramenta para o Desenvolvimento das Organizações. Estudo de Caso da Empresa D'Une Homme de Criciúma/SC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina.

6.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Helenara Lima Sombrio.Marketing de Relacionamento - Estudo de Caso das Faculdades Associadas de Santa Catarina - FASC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina.

7.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Sabrina Madeira de Farias.A Importância do Marketing de Causa Social noi Desenvolvimento das Comunidades. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com Habilitação Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina.

8.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Cibelly Ludvig Gonçalves.Preservar e construir: um resgate da memória fotográfica de Criciúma. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

9.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Luiz Fernando Pauler Flores.Estudo e Projeto de Renovação de Marca para o Hospital São José. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

10.
BARRIOS, Paulo. Participação em banca de Luziane Cândido da Silva.A Importância do Design na Criação de Homepages. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
BARRIOS, Paulo; Alexandre Amorim dos Reis. Membro da Comissão Verificadora para o reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Design de Calçados. 2007. Universidade do Vale do Itajaí.

2.
BARRIOS, Paulo. Projetos de Pesquisa da Unochapecó. 2005. Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

3.
BARRIOS, Paulo. Membro da Comissão Verificadora para o reconhecimento do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. 2003. Universidade do Vale do Itajaí.

4.
BARRIOS, Paulo; Venilton Reinert. Membro da Comissão Verificadora para o reconhecimento do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. 2003. Universidade do Oeste de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Intervenção Artística nos Bancos dos Espaços de Convivência do Campus. 2010. (Outra).

2.
Curso de Formação para Professor Virtual: metodologia UnisulVirtual. 2009. (Outra).

3.
Curso de Avaliação da Aprendizagem na UNISUL: do PPI à Sala de Aula. 2006. (Outra).

4.
Curso de Capacitação Docente UnA EECO. 2006. (Outra).

5.
Programa de Formação Continuada dos Docentes da UNESC. 2006. (Outra).

6.
II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2005. (Seminário).

7.
Programa de Formação Permanente para os Docentes da UNESC. 2003. (Outra).

8.
VIII Semana Acadêmica de Comunicação Social. 2003. (Outra).

9.
Os melhores profissionais fazem assim.Os melhores profissionais fazem assim. 2002. (Outra).

10.
Campanha do Agasalho em Santa Cruz do Sul.Campanha do Agasalho. 1997. (Outra).

11.
III Painel das Profissões.O Publicitário no 3º Milênio. 1997. (Outra).

12.
XI Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 1997. (Outra).

13.
Curso Pensando a Prática Pedagógica na Universidade. 1996. (Outra).

14.
V Seminário da Propagada. 1º. Festival Latino-Americano de Publicidade. 1985. (Seminário).

15.
Fórum da Propaganda do Festival de Gramado. 1983. (Outra).

16.
1ª. Pesquisa sobre Aspectos Sócio-Econômicos e Culturais da XXX Romaria Estadual da Nª. Sª Medianeira. 1973. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARRIOS, Paulo. Editor de Conteúdo da Revista Científica Plural Online. 2010. (Outro).

2.
BARRIOS, Paulo. V Seminário de Iniciação Científica. 2005. (Outro).

3.
BARRIOS, Paulo. Curso Prático de Roteiro para TV e Cinema. 2000. (Outro).

4.
BARRIOS, Paulo. Festival Asas da Imaginação . 1999. (Festival).

5.
BARRIOS, Paulo. Festival COM.ART Mostra e Festival de Comunicação e Arte. 1999. (Festival).

6.
BARRIOS, Paulo. Palestra e Pesquisa sobre Marcas Top Of Mind. 1998. (Outro).

7.
BARRIOS, Paulo. Festival Os Galos Fazem Arte . 1998. (Festival).

8.
BARRIOS, Paulo. Projeto Aula na Praça. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luciany Alves Schlickmann. Sensibilização para a adoção de Comunicação Estratégica nas empresas. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Comunicação Integrada e Negócios) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

2.
Adese de Freitas Ronchi. Planejamento de Marketing Winners Núcleo Avançado de Idiomas Ltda. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Comunicação Integrada e Negócios) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

3.
Camila Monteiro. Análise sobre a necessidade da introdução de conceitos de Marketing na formação profissional do arquiteto. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação e Estratégia de Marketing) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

4.
Andressa Rosso Salvador. Comportamento do consumidor. Estudo de caso das clientes dos Supermercados Giassi de Içara/SC. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação e Estratégia de Marketing) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

5.
Elenice Padoin Juliani. A necessidade da implantação de uma cultura de Marketing. Estudo de caso da UNESC/SC. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Comunicação e Estratégia de Marketing) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sérgio A. Oliveira. O cinema como propaganda ideológica na Alemanha nazista e nas Repúblicas Socialistas Soviéticas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

2.
Eduardo Búrigo Gonçalves. As principais influências da propaganda ideológica na Guerra Fria.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

3.
Pedro Ernesto T. Pra. O poder do consumidor nas mídias sociais: o caso Thais Pontes x Claro.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

4.
Samuel Slengmann. A importância do Design Gráfico na criação da Identidade Visual de uma marca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

5.
Denise Elias Mauricio. Propaganda e Design Gráfico: estratégias de comunicação e persuasão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

6.
Denise Zomer. Elementos culturais como diferencial no Design de Embalagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

7.
Juliana da Rosa Valentim. A fotografia artística e as significações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

8.
Patrícia da Rosa Roldão. A força do slogan no discurso publucitário: estudo de caso Coca-Cola.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

9.
Éden Cândido Alves. Análise do comércio eletrônico em um estudo comparativo entre os sites Shoptime, Americanas e Submarino.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

10.
Ana Cristina Koche Souza. A importância das novas mídias no processo de comunicação. O caso Banda Chocolate Sensual.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

11.
Pedro Borges. Estudo sobre o Buzz marketing. O caso Klabin Segall no movimento eu sou da Lapa .. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

12.
Marcelo Pacheco. Comunicação e design de embalagem: o caso Natura Mamãe & Bebê.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

13.
Monique Mendes da Silva. A força da criatividade no posicionamento: o caso Apple.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

14.
Leandro Cachoeira. Marketing de guerrilha: o caso leilão Trident 2008.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

15.
Maiara Victoria. Marketing de varejo: o caso mega liquidação de Criciúma.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

16.
Maira Sartor. O poder da irreverência no rádio: o caso Pretinho Básico da Atlântida FM no ensino médio de Criciúma SC.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

17.
George Munari Damiani. Marketing de Guerrilha. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

18.
Mariele Pizzolo Avila. Estudo de estratégias de atendimento usadas por agências para conquistar e manter clientes satisfeitos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em MBA em Comunicação e Estratégia de Marketing) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

19.
Guilherme Augusto Cataneo. Estudo do jogo Grand Theft Auto GTA, objeto de inspiração do The Coke Side of Life da Coca-Cola.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

20.
Priscila Velho Araújo. Humor na propaganda: o caso Bombril.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

21.
Patrick da Luz. Principais dificuldades enfrentadas pelas agências de publicidade de Tubarão SC, em 2007. O caso IDCOM.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

22.
Rafael Henrique Keller. Estudo dos fatores que determinaram a guerra do Iraque.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

23.
Marcelo Silvestre de Bona Sartor. A importância da comunicação na logística do transporte de cargas rodoviárias.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

24.
Guilherme Buratti Ortolan. A importância do Slogan no posicionamento e conceito de uma marca. O caso Coca-Cola.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

25.
Marcelo Názario. A importância do merchandising no ponto de venda. O caso Bistek loja central de Criciúma SC.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

26.
Luiz Pimentel Junior. Estudo de uma nova identidade visual para o Curso de Comunicação Social da Unisul Campus Tubarão.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

27.
Adolfo Dal Pont Kruger. Humor na propaganda. O caso tubos e conexões Tigre Fuja do Mico.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

28.
Maria Antonia Barbosa. Estudo dos efeitos da cultura da estética no universo feminino de Criciúma SC.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

29.
Elaine Framento. A importância da marca para captação de recursos no 3º setor. Estudo de caso do Instituto Ayrton Senna.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

30.
Patrícia Oliveira Souza. Os processos de criação utilizados em trabalhos publicitários. Análise da campanha Epson Pense Epson .. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

31.
César Fellipe Ghislandi. O cartão de crédito como importante ferramenta no processo de fidelização. O caso Supermercado Bistek. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

32.
Monique Amboni. A mudança no conceito da marca Rádio Atlântida em 2006. Estudo de caso da região de Criciúma.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

33.
Everton Mazzucco. A exploração da forma na construção da imagem da marca. O caso Absolut Vodka.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

34.
Nayglon Goulart. A evolução do cinema e a arte de Charles Spencer Chaplin.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

35.
Fernando Vitor. Fatores fundamentais para o sucesso de um evento esportivo. Como realizar um evento de surf no sul de SC.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

36.
Wilson Nunes. Estratégias para constituir e manter marcas de sucesso. O caso Mormaii.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

37.
Marina Luci Bittencourt. Consumo adolescente: o caso Energia de Criciúma.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

38.
Suzana Zeferino. Análise sobre o mercado de tintas no Brasil. Proposta para lançamento da Tinta Mineral Pinte e Habite Color.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

39.
Diego da Rosa. Marketing Religioso. Análise das ações desenvolvidas na Igreja Católica de Lauro Muller SC.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

40.
Luiz Alberto Santos. Merchandising no ponto de venda. O caso Angeloni de Tubarão SC.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

41.
Bruna Vieira Goularte. A importância da arte da negociação com o consumidor. Caso de uma empresa de revestimentos cerâmicos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

42.
Liliane Olímpio. Responsabilidade Social empresarial: a concepção dos empresários da região carbonífera. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

43.
Vanessa Pacheco Custódio. Influência da mídia na formação do padrão de beleza feminino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

44.
Nelcir Fritzen. Acometimento e tratamento das doenças ocupacionais numa agência bancário do sul catarinense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

45.
Naiara Paes Camargo. Estudo sobre os fatores que influenciam decisões de compra do público feminino. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

46.
Alexandre da Silva. A importância da comunicação interna. Estudo de caso das agências do banco Bradesco de Criciúma/SC. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

47.
Rudinei da Rosa Gomes. A importância do associativismo como opção para micro e pequenas empresa tornarem-se mais competitivas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

48.
Bruno da Silva Uggioni. Análise da importância do atendimento na decisão de compra do consumidor. O caso Salmi Automóveis. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

49.
Juliana Vidotto Rosso. Avaliação de atributos dos produtos do Posto Tigre para a criação de estratégias de fidelização da clientela. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

50.
Janice Vitali. Artifícios de Design Gráfico utilizados na sedução dos consumidores: Estudo de caso de shampoos infantis. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

51.
Gizeli Damin. A importância da cor no processo de comunicação visual. Projeto gráfico para a marca Miss Teen. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

52.
Sabrina Madeira de Farias. A importância do Marketing de Causa Social. Estudo de caso das empresas Rio Deserto de Criciúma/SC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

53.
Helenara Lima Sombrio. Marketing de Relacionamento. Estudo de caso das Faculdades Associadas de Santa Catarina FASC. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

54.
Ana Andréia da Costa Nunes. A utilização do treinamento como ferramenta de desenvolvimento de organizações. Caso D Une Homme. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

55.
Willian Saturnino. A importância do planejamento na busca da satisfação do consumidor. Caso empresa Eletro-Imã de Criciúma. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

56.
Rudolfo Cabral Melo. Marketing de Relacionamento: ferramenta que pode encantar e manter clientes. Caso Ouro Negro da CEF. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

57.
Eduardo Zeferino Máximo. A necessidade de eventos culturais em Criciúma SC. Proposta para a 1ª Mostra de Cinema Ouro Negro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

58.
Adriano Minatto Scotti. Outdoor: a arte da Propaganda ao Ar Livre. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

59.
Fernando Oliveira Pagani. Design Gráfico: fundamentos e importância da construção de uma Imagem Corporativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

60.
Caroline João Tavares. A importância do departamentos de marketing. O caso De Lucca Revestimentos Cerâmicos de Criciúma/SC. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com Ênfase em Marketing) - Faculdades Associadas de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

61.
Simone Maggi Fernandes. Design de embalagem: Metodologia de projeto para novos produtos: linha infantil feminina Dove. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

62.
Luiz Fernando Pauler Flores. Estudo e projeto de renovação de marca para o Hospital São José. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

63.
Andréa de Farias. A importância do Design como estímulo à leitura de livros. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

Iniciação científica
1.
Samira Adirana Salib Padilha. Influências dos jovens de Malhação no comportamento de adolescentes da Escola de Educação Básica de Araranguá - SC.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

2.
Diego Piovensan Medeiros. Marketing Ecológico. Estudo de Caso da Empresa O Boticário. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.

3.
Cleusa Vieira, Cristiane Carvalho e Lílian Oenning. Artifícios de artes gráficas utilizados na indústria para atrair e conduzir. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Afonso de Oliveira Barrios.



Outras informações relevantes


1) Membro da Comissão Verificadora do Reconhecimento do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda - na UNIVALE - Universidade do Vale do Itajaí - Campus Sede. 2003.
2) Membro da Comissão Verificadora para Renovação do Reconhecimento do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda - na UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina. 2003.
3) Membro da Comissão Verificadora para o Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Design em Calçados - na UNIVALE - Universidade di Vale do Itajaí - Campus Tijucas. 2007.

  Disciplina já ministrada em Curso de Extensão: Pesquisa em Marketing Político   UNISUL. Período: de 13.05.2006 a 10.06.2006.
  Disciplina já ministrada em Curso Sequencial: Marketing Político   UNISUL; Oratória   UNISUL; Relações Públicas   UNISUL. Período: de 22.03.2003 a 10.10.2003.  
  Disciplina já ministrada em Pós Graduação Lato Sensu: Comunicação Integrada de Marketing   Especialização Gestão de Marketing   UNISUL. Período: 27.02.2009 a 14.03.2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:27:21