Elaine Bicudo Grolla

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Elaine Grolla obteve o título de doutora em Linguística pela Universidade de Connecticut (EUA) em 2005. Possui mestrado (2000) e bacharelado (1997) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2006) e na Universidade de Maryland, EUA (2014-2015). Desenvolve pesquisa sobre o desenvolvimento de aspectos sintáticos e semânticos do Português Brasileiro como primeira língua. É professora doutora no departamento de linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Bicudo Grolla
Nome em citações bibliográficas
GROLLA, Elaine;GROLLA, ELAINE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 26097
Telefone: (11) 30914298
Fax: (11) 30316392
URL da Homepage: http://www.fflch.usp.br/dl/elaine/


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2005
Doutorado em Lingüística.
University Of Connecticut, UCONN, Estados Unidos.
Título: Pronouns as Elsewhere Elements: Implications for Language Acquisition, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Diane Lillo-Martin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aquisição da Linguagem; Teoria de Princípios e Parâmetros; Sintaxe; Pronomes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 - 2003
Mestrado em Lingüística.
University Of Connecticut, UCONN, Estados Unidos.
Título: The Acquisition of Resumptive Pronouns in Brazilian Portuguese,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Diane Lillo-Martin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Aquisição da Linguagem; Pronomes Resumptivos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 2000
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Aquisição da Periferia Esquerda da Sentença em Português Brasileiro,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Maria Cecília Perroni.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Aquisição da Linguagem; Teoria de Princípios e Parâmetros; Periferia Esquerda da Sentença; Topicalização; Pronomes Resumptivos; Perguntas QU in situ.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1994 - 1997
Graduação em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


2018
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Aquisição de Linguagem e o Desenvolvimento das Funções Executivas: o Caso das Perguntas-QU de Longa Distância, Ano de obtenção: 2018.
2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de Maryland, UMD, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística / Especialidade: Aquisição de Linguagem.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Doutora II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Doutora I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesp

Atividades

03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Lingüística.

Cargo ou função
Coordenadora da disciplina "Elementos de Linguística".
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Lingüística.

Cargo ou função
Membro suplente do Conselho do Departamento de Linguística.
03/2007 - Atual
Ensino, Lingüística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição de Sintaxe e Semântica (2.o sem. 2009; 1o. sem 2014)
Elementos de Linguística I (1o. sem 2007; 2008; 2009; 2010; 2011; 2012; 2013; 2016; 2017; 2018)
Elementos de Linguística II (2.o sem. 2007; 2008; 2011; 2012; 2013; 2015; 2017)
Psicolinguística (2.o sem. 2008; 2.o sem. 2009; 2.o sem 2010; 2.o sem 2012; 2.o sem 2013; 2o. sem 2018)
08/2006 - Atual
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos da Aquisição de Sintaxe das Línguas Naturais (1.o sem. 2008; 2.o sem 2010; 2o. sem 2011; 1o. sem 2014; 1o. sem 2017; 2o. sem 2018)
Mini-curso: Aquisição de linguagem: Questões centrais (2o. sem 2010 - UFPB)
Psicolinguística - a aquisição da linguagem (2.o sem. 2006)
01/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Lingüística.

01/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Lingüística.

Cargo ou função
Coordenadora da disciplina "Elementos de Linguística"..
01/2008 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Representante suplente na Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do Departamento de Lingüística.
08/2007 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Lingüística.

Cargo ou função
Representante suplente do Departamento de Lingüística junto à Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas..
11/2006 - 11/2006
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Lingüística.

Atividade de extensão realizada
Curso oferecido pelos professores do departamento de linguística: Introdução à Linguística II.

University Of Connecticut, UCONN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Research assistant, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduate Assistant, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Research assistant, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Research assistant, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Research assistant, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Teaching assistant, Carga horária: 10

Atividades

8/2002 - 5/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Department Of Linguistics, .

Cargo ou função
Presidente do Clube de Lingüística da Universidade de Connecticut.
8/2001 - 5/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Department Of Linguistics, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Colóquios do Departamento de Lingüística.
8/2000 - 5/2001
Ensino, Introducao a Linguistica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguistics 101

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Corretor de Vestibular, Enquadramento Funcional: Corretora de Vestibular, Carga horária: 0
Outras informações
Vestibular UNICAMP 2000 - 2.a fase (Inglês)

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Corretor de Vestibular, Enquadramento Funcional: Corretora de vestibular, Carga horária: 0
Outras informações
Vestibular UNICAMP 1999 - 2.a fase (Inglês)

Atividades

1/2000 - 1/2000
Serviços técnicos especializados , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.

Serviço realizado
Correção de vestibular.
1/1999 - 1/1999
Serviços técnicos especializados , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística.

Serviço realizado
Correção de vestibular.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos dos processos de aquisição e aprendizagem de línguas


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Dependências A-Barra e Controle Executivo na Aquisição de Linguagem
Descrição: Crianças em idade pré-escolar apresentam um comportamento peculiar no que diz respeito à produção de estruturas com dependências A-barra, como as perguntas-QU de longa distância e as orações relativas. Em estudos de produção eliciada, estruturas com um elemento reduplicado são produzidas. No caso das perguntas, o elemento duplicado é a palavra-QU, que aparece no specCP matriz e no specCP encaixado. No caso das relativas, é o DP relativizado que é repetido como DP resumptivo em posição temática dentro da relativa. Tais estruturas são impossíveis nas línguas adultas sendo adquiridas. A presente pesquisa se propõe a investigar a produção de tais estruturas em crianças monolíngues adquirindo o português brasileiro como língua materna. É levantada a hipótese de que tais produções refletem dificuldades nos processos de produção de fala. Elas são comparadas a lapsos da língua, em que itens com alto nível de ativação na estrutura são pronunciados em locais errados (e.g., ?fé em Deus e fé na tábua? para ?fé em Deus e pé na tábua?). A previsão é que crianças com menor capacidade de controle executivo produzirão estas estruturas mais frequentemente que crianças com maior capacidade de controle executivo. Para testar nossa hipótese, propomos uma bateria de testes, a fim de comparar o comportamento das crianças que produzirem essas estruturas não adultas e daquelas que não produzirem em dois testes de controle de inibição, a fim de detectar uma correlação entre os dois grupos. Esta pesquisa segue uma tendência atual nos estudos em aquisição de linguagem, que entende que comportamentos não adultos por parte das crianças podem ser devidos não apenas ao desenvolvimento da gramática sendo adquirida, mas também a outros fatores extralinguísticos, como o desenvolvimento das funções executivas ou da memória..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elaine Bicudo Grolla - Coordenador / Camilla Rezende - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
2017 - Atual
Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro - fase II
Descrição: Esse projeto tem por objetivo investigar a aquisição de diversas construções sintáticas em português brasileiro que envolvem dependências A'. Construções como perguntas-QU com QU movido ou com QU in-situ, orações relativas com e sem pronomes resumptivos e a construção absoluta são investigadas, utlizando-se o arcabouço teórico da Teoria Gerativa (Chomsky 1981). O comportamento de crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade é observado por meio de diferentes técnicas experimentais, como a tarefa de produção eliciada, a tarefa de julgamento de gramaticalidade e a tarefa de julgamento de valor de verdade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elaine Bicudo Grolla - Coordenador / Renato Caruso Vieira - Integrante / Raíssa Silva Santana - Integrante / Iolanda Dias Goes - Integrante / Kalyne Alves de Melo Silva - Integrante / Jonathan Torres - Integrante.Número de orientações: 5
2012 - 2016
Aquisição de Dependências Sintáticas em Português Brasileiro
Descrição: Nesse estudo, investiga-se a aquisição de relações de dependência sintática em diversas construções (como perguntas-QU, antecedente-pronome, orações relativas e sujeitos e objetos nulos). Crianças adquirindo português brasileiro como língua materna entre 3 e 6 anos de idade são entrevistadas por meio de técnicas experimentais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elaine Bicudo Grolla - Coordenador / Renato Caruso Vieira - Integrante / Raíssa Silva Santana - Integrante / Iolanda Dias Goes - Integrante / Marcelo Rangel - Integrante / Clariana Lara Vieira - Integrante / Viviane Aparecida Maia de Oliveira - Integrante / Andressa Vieira e Silva - Integrante.Número de orientações: 6
2011 - 2014
Aquisição de Nomes Genéricos em Espanhol e Português Brasileiro
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar o desenvolvimento gramatical do Português Brasileiro em adultos que estão adquirindo esta língua numa sala de aula como segunda ou terceira língua, e também o desenvolvimento gramatical de Inglês e Espanhol em falantes nativos de Português que estão aprendendo uma dessas línguas na sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Elaine Bicudo Grolla - Coordenador / Tania Ionin - Integrante / Silvina Montrul - Integrante / Hélade Santos - Integrante / Raíssa Silva Santana - Integrante.Financiador(es): University of Illinois at Urbana-Champaign - Auxílio financeiro.
2008 - 2012
A Aquisição das Relações de Co-Referência em Português Brasileiro
Descrição: Este projeto investiga a aquisição dos princípios A, B e C da teoria de ligação em português brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Elaine Bicudo Grolla - Coordenador / Karina Gomes Bertolino - Integrante / Maria Gabriela Castro - Integrante / Amanda Macedo Balduíno - Integrante / Renato Caruso Vieira - Integrante / Talita Ewald Wuerges - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
A aquisição das regras de otimização rítmica em português brasileiro e sua relação com a aquisição de outros componentes da gramática
Descrição: Edital de humanas. Alunos de mestrado e pós-doutorado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Elaine Bicudo Grolla - Integrante / Raquel Santana Santos - Coordenador / Juliana de Camargo Zani - Integrante / Eneida de Goes Leal - Integrante / Milca Veloso Nogueira - Integrante / Cristiane Conceição Silva - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2004 - 2005
Fomação de banco de dados em formato CHILDES com sessões de gravação de uma criança adquirindo PB
Descrição: Implementação de um banco de dados em formato CHILDES contendo sessões de gravação de uma criança adquirindo o português brasileiro como língua materna. Os dados, longitudinais e espontâneos, são provenientes do projeto sobre Aquisição da Linguagem do Departamento de Lingüística, IEL, UNICAMP..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elaine Bicudo Grolla - Coordenador.Financiador(es): University Of Connecticut - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Aquisição de Linguagem.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2001
Bolsa Roman Jacobson, University of Connecticut.
2000
Bolsa Roman Jacobson, University of Connecticut.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IONIN, TANIA2018IONIN, TANIA ; GROLLA, ELAINE ; SANTOS, HÉLADE . Another Look at the Acceptability of Bare Singular NPs in Episodic Sentences in Brazilian Portuguese. Syntax-A Journal of Theoretical Experimental and Interdisciplinary Research, v. 21, p. 402-421, 2018.

2.
IONIN, TANIA2015IONIN, TANIA ; GROLLA, ELAINE ; SANTOS, HÉLADE ; MONTRUL, SILVINA A. . Interpretation of NPs in generic and existential contexts in L3 Brazilian Portuguese. Linguistic Approaches to Bilingualism, v. 5, p. 215-251, 2015.

3.
GROLLA, Elaine;GROLLA, ELAINE2014GROLLA, Elaine; AUGUSTO, M. R. A. . Pronomes Resumptivos em Português Brasileiro Infantil: Dados de Produção e Compreensão. Cadernos de Letras da UFF, v. 49, p. 133-154, 2014.

4.
GROLLA, Elaine;GROLLA, ELAINE2013GROLLA, Elaine. A Aquisição do Princípio C da Teoria de Ligação em Português Brasileiro: Questões Metodológicas. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, p. 9-34, 2013.

5.
GROLLA, Elaine;GROLLA, ELAINE2012GROLLA, Elaine. Estratégias Infantis na Aquisição da Expressão ?Ele Mesmo? em Português Brasileiro. Linguística (Rio de Janeiro), v. 8, p. 56-70, 2012.

6.
BERTOLINO, K. G.2012BERTOLINO, K. G. ; GROLLA, Elaine . O pronome ?ele? está sujeito ao princípio B? Uma discussão sobre resultados experimentais. Linguística (Rio de Janeiro), v. 8, p. 86-99, 2012.

7.
GROLLA, Elaine;GROLLA, ELAINE2009GROLLA, Elaine. Metodologias Experimentais em Aquisição da Linguagem. Estudos da Língua(gem) (Impresso), v. 7, p. 9-42, 2009.

8.
GROLLA, Elaine;GROLLA, ELAINE2006GROLLA, Elaine. Pronouns as Elsewhere Elements: Implications for Language Acquisition. Language Acquisition, v. 13, p. 63-66, 2006.

9.
GROLLA, Elaine;GROLLA, ELAINE2005GROLLA, Elaine. Sobre a Aquisição Tardia de QU In Situ em Português Brasileiro. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 21, n.1, p. 57-73, 2005.

10.
GROLLA, Elaine;GROLLA, ELAINE2005GROLLA, Elaine. Pronomes Resumptivos em Português Adulto e Infantil. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 21, n.2, p. 167-182, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GROLLA, Elaine; FIGUEIREDO SILVA, M. C. . Para Conhecer Aquisição da Linguagem. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2014. v. 1. 176p .

2.
GROLLA, Elaine. Pronouns as Elsewhere Elements: Implications for Language Acquisition. 1. ed. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2010. v. 1. 173p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, J. ; GROLLA, Elaine . Pronomes, Clíticos e Objetos Nulos: Dados de Produção e Compreensão. In: Maria João Freitas; Ana Lúcia Santos. (Org.). Aquisição de Língua Materna e não Materna: Questões Gerais e Dados do Português. 1ed.Berlim: Language Science Press, 2017, v. 1, p. 177-199.

2.
GROLLA, Elaine; AUGUSTO, M. R. A. . Absolutive Constructions in Brazilian Portuguese and Relativized Minimality Effects in Children's Productions. In: Laurel Perkins, Rachel Dudley, Juliana Gerard e Kasia Hitczenko. (Org.). Proceedings of the 6th Conference on Generative Approaches to Language Acquisition North America (GALANA 2015). 1ed.Somerville, MA, USA: Cascadilla Proceedings Project, 2016, v. 1, p. 36-47.

3.
FIGUEIREDO SILVA, M. C. ; GROLLA, Elaine . Some syntactic and pragmatic aspects of WH-in-situ in Brazilian Portuguese. In: Mary A. Kato; Francisco Ordóñez. (Org.). The Morphosyntax of Portuguese and Spanish in Latin America. 1ed.New York: Oxford University Press, 2016, v. , p. 259-285.

4.
COSTA, J. ; GROLLA, Elaine ; LOBO, M. . The Acquisition of Syntactic Microvariation in Silent Categories. In: Cornelia Hamann; Esther Ruigendijk. (Org.). Language Acquisition and Development: Proceedings of GALA 2013. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2015, v. , p. 49-60.

5.
IONIN, T. ; GROLLA, Elaine ; MONTRUL, S. ; Santos, H. . When Articles Have Different Meanings: Acquiring the Expression of Genericity in English and Brazilian Portuguese. In: Patricia Cabredo Hofherr; Anne Zribi-Hertz. (Org.). Crosslinguistic Studies on Noun Phrase Structure and Reference. 1ed.Leiden: Koninklijke Brill, 2014, v. , p. 367-397.

6.
GROLLA, Elaine. Locality and C-command: The Acquisition of Principle A in Brazilian Portuguese. In: Sandrine Ferré; Philippe Prévost; Laurice Tuller; Rasha Zebib. (Org.). Selected Proceedings of the Romance Turn IV Workshop on the Acquisition of Romance Languages. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2012, v. , p. 153-168.

7.
GROLLA, Elaine; BERTOLINO, K. G. . A proforma ?ele? com antecedente local em português brasileiro adulto e infantil. In: Dermeval da Hora; Esmeralda Vailati Negrão. (Org.). Estudos da Linguagem: casamento entre temas e perspectivas. João Pessoa - PB: Editora Ideia, 2011, v. , p. 101-120.

8.
GROLLA, Elaine. Remarks on the Acquisition of Intensified Proforms in Brazilian Portuguese. In: França, Aniela e Maia, Marcus. (Org.). Papers in Psycholinguistics: Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress. 1ed.Rio de Janeiro: Imprinta, 2010, v. , p. 75-90.

9.
GROLLA, Elaine. Speculations about the Acquisition of Wh-Questions in Brazilian Portuguese. In: Pires, Acrisio; Rothman, Jason. (Org.). Minimalist Inquiries into Child and Adult Language Acquisition: Case Studies across Portuguese. New York: MOUTON DE GRUYTER, 2009, v. , p. 85-104.

10.
GROLLA, Elaine. The Acquisition of A- and A'-Bound Pronouns in Brazilian Portuguese. In: Vicent Torrens; Lisa Escobar. (Org.). The Acquisition of Syntax in Romance Languages. Amsterdam: John Benjamins, 2006, v. , p. 227-250.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GROLLA, Elaine; Lidz, J. . A Performance Account for Medial Wh-Questions in Child English. In: 42nd Boston University Conference on Language Development, 2018, Boston. Proceedings of the 42nd annual Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA, EUA: Cascadilla Press, 2018. v. 1. p. 289-302.

2.
SANTANA, R. S. ; GROLLA, ELAINE . As Leituras do Singular Nu em Português Brasileiro Infantil. In: X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística: pesquisa linguística e compromisso político, 2018, Niterói. Anais do X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística: pesquisa linguística e compromisso político. Niterói, RJ: Letras da UFF, 2017. v. 3. p. 1460-1471.

3.
GROLLA, Elaine. The Acquisition of Contrastive and Non-contrastive Anaphoric Forms in Brazilian Portuguese. In: Generative Approaches to Language Acquisition 4, 2011, Toronto. Selected Proceedings of the 4th Conference on Generative Approaches to Language Acquisition North America. Somerville, MA, USA: Cascadilla Proceedings Project, 2011. p. 78-89.

4.
GROLLA, Elaine. The Saliency Factor in Studies on the Acquisition of Principle B. In: 38th Meeting of the North East Linguistic Society, 2009, Ottawa. Proceedings of the North East Linguistic Society 38. Amherst: GLSA - Graduate Linguistic Student Association - University of Massachussetts, 2009. p. 251-264.

5.
GROLLA, Elaine. A Unified Account for Two Problems in the Acquisition of Pronouns. In: West Coast Conference on Formal Linguistics, 2005, Vancouver. Proceedings of the 24th West Coast Conference on Formal Linguistics. Somerville, MA: Cascadilla Press, 2005. v. 24. p. 173-181.

6.
OBRIEN, K. ; GROLLA, Elaine ; LILLO-MARTIN, D. . Long Passives are Understood by Young Children. In: Boston University Conference on Language Development, 2005, Boston. Proceedings of the 30th Boston University Conference on Language Development. Somerville, MA: Cascadilla Press, 2005. v. 30. p. 441-451.

7.
GROLLA, Elaine. Resumptive Pronouns as Last Resort: Implications for Language Acquisition. In: Penn Linguistics Colloquium, 2004, Philadelphia, PA. Proceedings of the 28th Annual Penn Linguistics Colloquium. Philadelphia, PA: University of Pennsylvania Working Papers in Linguistics, 2004. v. 11. p. 71-84.

8.
GROLLA, Elaine. Prepositions, Scales and Telicity: a Case Study. In: West Coast Conference on Formal Linguistics, 2004, Davis, CA. Proceedings of the 23rd West Coast Conference on Formal Linguistics. Somerville, MA: Cascadilla Press, 2004. p. 293-303.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, Clariana L. ; GROLLA, Elaine . A Influência do Common Ground na Produção de Qu-In Situ na Fala Infantil no Português Brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTANA, R. S. ; GROLLA, Elaine . The acceptability of subject bare singulars in Brazilian Portuguese. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AUGUSTO, M. R. A. ; GROLLA, Elaine ; RODRIGUES, E. S. . Relativas de pp e efeitos de intervenção: comparando verbos inergativos e meteorológicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTANA, R. S. ; GROLLA, Elaine . Subject bare singulars in Brazilian Portuguese: data from an experimental study. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GROLLA, Elaine. Aquisição da Linguagem e sua Relação com Controle de Inibição: o Caso das Perguntas-QU de Longa Distância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTANA, R. S. ; GROLLA, ELAINE . Readings of Bare Singulars in Child Brazilian Portuguese. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GROLLA, Elaine. O Desenvolvimento da Linguagem e das Funções Executivas em Crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GROLLA, Elaine; Lidz, J. . A Performance Account for Medial-WH Questions in Child English. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GROLLA, Elaine. Produção de Perguntas-QU de Longa Distância em Línguas Infantis e sua Relação com Controle de Inibição. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GROLLA, Elaine; AUGUSTO, M. R. A. . Absolutive Constructions in Brazilian Portuguese and Relativized Minimality Effects in Children?s Productions. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GROLLA, Elaine; BERTOLINO, K. G. ; VIEIRA, R. C. . Identifying Children?s Difficulties with Emphatic Proforms in Brazilian Portuguese. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
COSTA, J. ; GROLLA, Elaine ; LOBO, M. . The Acquisition of Syntactic Microvariation in Silent Categories. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GROLLA, Elaine. A Aquisição de Perguntas-QU de Longa Distância em Português Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GROLLA, Elaine. Violações do Princípio C da Teoria de Ligação em Português Brasileiro Infantil: Argumentos vs. Adjuntos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GROLLA, Elaine. Recursion in Child Brazilian Portuguese: the Case of Long-Distance WH-Question. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GROLLA, Elaine. Local Anaphoric Relations in Child Brazilian Portuguese: Syntactic vs. Semantic Knowledge. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
IONIN, T. ; GROLLA, Elaine ; MONTRUL, S. ; Santos, H. . Experimental Investigation of Second and Third Language Acquisition in Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
COSTA, J. ; GROLLA, Elaine ; LOBO, M. . The Acquisition of Syntactic Microvarition in Silent Categories. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AUGUSTO, M. R. A. ; GROLLA, Elaine . Pronomes Resumptivos em Português Brasileiro Infantil: Dados de Produção e Compreensão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GROLLA, Elaine. Perguntas-QU de Longa Distância em Português Brasileiro Infantil: Restrições Sintáticas vs. Dificuldades de Processamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
IONIN, T. ; GROLLA, Elaine ; Santos, H. ; MONTRUL, S. . Plural NP interpretation in third language acquisition of Brazilian Portuguese. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
GROLLA, Elaine. Princípio C em Português Infantil: Questões Metodológicas e Empíricas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
GROLLA, Elaine. Bound Pronouns: Acquisition, Economy and Methodology Considerations. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
GROLLA, Elaine. Aquisição de Pronomes Ligados: Questões de Economia e de Metodologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
GROLLA, Elaine. Aspectos da Aquisição de Co-referência Intra-Sentencial em Português Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
GROLLA, Elaine. Proforms with Local Antecedents in Brazilian Portuguese. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
GROLLA, Elaine. Proeminence and Unexpectedness Restrictions: the Acquisition of Intensified Proforms in Brazilian Portuguese. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
GROLLA, Elaine. Aquisição da Co-referência Intra-Sentencial em Português Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
IONIN, T. ; GROLLA, Elaine . Nominal interpretation by native and non-native speakers of Brazilian Portuguese. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
GROLLA, Elaine. The acquisition of anaphoric expressions in Brazilian Portuguese. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
GROLLA, Elaine. The Acquisition of Intensified Proforms in Brazilian Portuguese: the Case of "Ele Mesmo". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
GROLLA, Elaine. Locality and C-Command: The Acquisition of Principle A in Brazilian Portuguese. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
GROLLA, Elaine. The Acquisition of Contrastive and Non-Contrastive Anaphoric Forms in Brazilian Portuguese. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
FIGUEIREDO SILVA, M. C. ; GROLLA, Elaine . Obligatory WH in situ in Brazilian Portuguese. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
GROLLA, Elaine; ALVAREZ, B. . The Optionality of WH in situ in Brazilian Portuguese: Child and Adult Data. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
GROLLA, Elaine. O Custo do Processamento de Pronomes Ligados e sua Conseqüência para a Aquisição da Linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
GROLLA, Elaine. Apresentação da Tese: Pronouns as Elsewhere Elements: Implications for Language Acquisition. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
GROLLA, Elaine. The Saliency Factor in Studies on the Acquisition of Principle B. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

39.
GROLLA, Elaine. The Acquisition of Principle C in Brazilian Portuguese: Methodological Issues. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
GROLLA, Elaine. Estudo sobre a Aquisição de Pronomes Ligados em Português Brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
GROLLA, Elaine. A Unified Account for Two Porblems in the Acquisition of Pronouns. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
GROLLA, Elaine. Bound Pronouns and Their Acquisition. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
OBRIEN, K. ; GROLLA, Elaine ; LILLO-MARTIN, D. . Long Passives are Understood by Young Children. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44.
GROLLA, Elaine. The Acquisition of Bound Pronouns in Brazilian Portuguese and English. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
GROLLA, Elaine. Clausal Equations in American Sign Language: A Semantic Analysis. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
GROLLA, Elaine. Resumptive Pronouns as Last Resort: Implications for Language Acquisition. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
GROLLA, Elaine. Prepositions, Scales and Telicity: a Case Study. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
GROLLA, Elaine. The Acquisition of (Resumptive) Pronouns: a Processing Account. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
GROLLA, Elaine. The Acquisition of Resumptive Pronouns in Brazilian Portuguese. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

50.
GROLLA, Elaine. A Distribuição e Aquisição de Pronomes Resumptivos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
GROLLA, Elaine. Prepositional Phrases and Scales: a Case Study. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
GROLLA, Elaine. Reference-Set Computation and the Acquisition of Resumptive Pronouns. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
GROLLA, Elaine. The Distribution of Resumptive Pronouns and Its Implications for Language Acquisition. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
GROLLA, Elaine. A Periferia Esquerda da Sentença na Aquisição da Linguagem. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

55.
GROLLA, Elaine. As Estruturas de Topicalização e Focalização em Português Brasileiro. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc 'Revista LinguiStica' - UFRJ. 2018.

2.
GROLLA, Elaine. Seleção de resumos para 'Generative Approaches to Language Acquisition - GALANA'. 2018.

3.
GROLLA, Elaine. Seleção de resumos para 'Boston University Conference on Language Development'. 2018.

4.
GROLLA, Elaine. Seleção de resumos para 'I Congresso Internacional de Tempo, Aspecto e Modo' CITAM. 2018.

5.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc Editora Copiart (Florianópolis). 2018.

6.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para FAPESP. 2017.

7.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para Fapesp. 2017.

8.
GROLLA, Elaine. Seleção de resumos para 'Generative Approaches to Language Acquisition - GALANA'. 2015.

9.
GROLLA, Elaine. Seleção de resumos - 3rd ANPOLL International Psycholinguistics Congress. 2015.

10.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc 'Revista Veredas'. 2014.

11.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc proposta de livro - John Benjamins. 2014.

12.
GROLLA, Elaine. Parecer Seleção de resumos - ABRALIN. 2013.

13.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para FAPESP. 2013.

14.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para FAPESP. 2012.

15.
GROLLA, Elaine. Parecer para ENAPOL ? Encontro Nacional dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística. 2012.

16.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para Proceedings of GALANA IV. 2011.

17.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para FAPESP. 2011.

18.
GROLLA, Elaine. Parecer para SIICUSP 19 (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2011.

19.
GROLLA, Elaine. Parecer para SIICUSP 18 (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2010.

20.
GROLLA, Elaine. Parecer para SIICUSP 17 (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2009.

21.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para Associação Portuguesa de Lingüística. 2008.

22.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para ENAPOL. 2008.

23.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para Revista do GEL. 2008.

24.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para Associação Brasileira de Lingüística. 2008.

25.
GROLLA, Elaine. Parecer para SIICUSP 16 (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2008.

26.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para Universidade Estadual do Sudeste da Bahia. 2006.

27.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para revista Language Acquisition. 2005.

28.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para "UConn Working Papers in Linguistics". 2005.

29.
GROLLA, Elaine. Parecer ad hoc para "UConn Working Papers in Linguistics". 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GROLLA, ELAINE; KENEDY, E. ; ABREU, K. . Entrevista para Revista Soletras. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GROLLA, Elaine. Entrevista 'Com a boca no mundo' para a Revista 'Projetos Escolares'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GROLLA, Elaine; AUGUSTO, M. R. A. . MATRAGA: Aquisição da Linguagem. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
GROLLA, Elaine. Aquisição de Linguagem: Questões Centrais. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
GROLLA, Elaine. Aquisição da Linguagem. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Letras - LIBRAS à distância. Desenvolvimento de material didático.).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BEFI-LOPES, D.; MELLO, C. B.; GROLLA, ELAINE; AVEJONAS, D. R. M.. Participação em banca de Michelle Miranda Pereira. Avaliação da fluência verbal e da memória verbal em pacientes pediátricos com leucemia. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade de São Paulo.

2.
SCHER, A. P.; GROLLA, Elaine; BASSANI, I.S.; MEDEIROS, A. B.. Participação em banca de Mayara Espadaro. Os lapsos de fala em português brasileiro sob a perspectiva da morfologia distribuída. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

3.
LOPES, R. E. V.; GROLLA, Elaine; SCHER, A. P.. Participação em banca de Carla Pereira Minello. A Aquisição da Voz Passiva no Português Brasileiro: da Sintaxe para a Morfossintaxe. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
AUGUSTO, M. R. A.; GROLLA, Elaine; NAME, M. C. L.. Participação em banca de Flávia Regina Mello Pereira Pinto. Compreensão de Estruturas de Tópico-Comentário e Pronomes Resumptivos na Aquisição: Avaliando os Complementos Diretos e Indiretos. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
NAME, M. C. L.; MARCILESE, M.; GROLLA, Elaine. Participação em banca de Daniele de Souza Leite Molina. A Aquisição Verbal e o Processamento Morfológico por Crianças Adquirindo o PB. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
GROLLA, Elaine; LOPES, R. E. V.; NEGRÃO, E.. Participação em banca de Karina Gomes Bertolino. Restrições sobre a interpretação da proforma 'ele' com antecedente local do português brasileiro: um estudo experimental. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

7.
FIGUEIREDO SILVA, M. C.; LOPES, R. E. V.; GROLLA, Elaine; MIOTO, C.. Participação em banca de Fernanda Mendes. Estruturas possessivas: aquisição de posse funcional e posse inalienável no português brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
GROLLA, Elaine; Quadros, R. M.; SCLIAR-CABRAL, L.. Participação em banca de Gisele Iandra Pessini Anater. As Marcações Lingüísticas Não-Manuais na Aquisição da Língua de Sinais Brasileira: um Estudo de Caso Longitudinal. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
GROLLA, Elaine; SANTOS, R. S.; BARBOSA, P. A.. Participação em banca de Cristiane Conceição Silva. Aquisição da Regra de Assimilação de Vozeamento em Português Brasileiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

10.
GROLLA, Elaine; CORREA, L. M. S.; RODRIGUES, E. S.. Participação em banca de Fernanda Vidigal Cabral de Miranda. Orações Relativas no POrtuguês Brasileiro: um Estudo Experimental sobre o Custo de Processamento de Relativas com Pronome Resumptivo. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
LOPES, R. E. V.; GROLLA, Elaine; FIGUEIREDO SILVA, M. C.. Participação em banca de Leonor Simioni. A Aquisição da Concordância Nominal de Número no Português Brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
LOPES, R. E. V.; OLIVEIRA, R. P.; CYRINO, S. M. L.; FARIA, P. P. F.; GROLLA, Elaine. Participação em banca de Ruan de Souza Mariano. A Aquisição da Genericidade-D no Português Brasileiro. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CORREA, L. M. S.; GROLLA, Elaine; RODRIGUES, E. S.; LIMA, S.; COSTA, J.. Participação em banca de João Claudio de Lima Júnior. Aquisição e Processamento de Sentenças Passivas: uma Investigação Experimental com Infantes, Crianças e Adultos. 2016. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
GROLLA, Elaine; SANTOS, R. S.; Lee, S.; Matzenauer, C. L. B.; SOUZA, P. C.. Participação em banca de Graziela Pigatto Bohn. Aquisição das Vogais Tônicas e Pretônicas do Português Brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüistica) - Universidade de São Paulo.

4.
CORREA, L. M. S.; AUGUSTO, M. R. A.; RODRIGUES, E. S.; RODRIGUES, C. A. N.; FRANÇA, A. I.; GROLLA, Elaine. Participação em banca de Clara Nóvoa Gonçalves Villarinho. Um papel para a língua no desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores: o traço de ponto de vista em estruturas completivas e o domínio de crenças falsas. 2012. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
LOPES, R. E. V.; GROLLA, Elaine; Wachowicz, T. C.; AVELAR, J. O.; SCARPA, E.. Participação em banca de Sabrina Casagrande. A Correlação entre Aspecto e objeto no PB: uma Análise Sintático-Aquisicionista. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
GROLLA, Elaine; KATO, M. A.; LOPES, R. E. V.; AVELAR, J. O.; AUGUSTO, M. R. A.. Participação em banca de Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira. As Sentenças Relativas em Português Brasileiro: Aspectos Sintáticos e Fatos de Aquisição. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
LOPES, R. E. V.; CYRINO, S. M. L.; GROLLA, Elaine. Participação em banca de Ruan de Souza Mariano. A Aquisição da Genericidade-D no Português Brasileiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CORREA, L. M. S.; GROLLA, Elaine; RODRIGUES, E. S.. Participação em banca de João Cláudio de Lima Júnior. Aquisição e desenvolvimento de sentenças passivas: da percepção do infante ao processamento adulto. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
LOPES, R. E. V.; NEGRÃO, E.; GROLLA, Elaine. Participação em banca de Fernanda Mendes. Estruturas Possessivas: a Aquisição de Posse Inalienável no Português Brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
GROLLA, Elaine; LOPES, R. E. V.; FERREIRA, M. B.. Participação em banca de Gustavo Andrade Nunes Freire. Aquisição de verbos perceptivos e causativos e a Teoria da Mente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
LOPES, R. E. V.; GROLLA, Elaine; CYRINO, S. M. L.. Participação em banca de Sabrina Casagrande. A Correlação entre Aspecto e Objeto no Português Brasileiro: Uma Análise Sintático-Aquisicionista. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
NUNES, J.; KATO, M. A.; LOPES, R. E. V.; GROLLA, Elaine. Participação em banca de Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira. As Sentenças Relativas em Português Brasileiro: Aspectos Sintáticos e Fatos de Aquisição. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
BARBOSA, F. V.; GROLLA, Elaine; SOUZA, P. C.. Participação em banca de Daniel de Oliveira Pires. Avaliação de Vocabulário Expressivo e Receptivo em Escolares Surdos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

2.
SANTOS, R. S.; GROLLA, Elaine; SOUZA, P. C.. Participação em banca de Andressa Toni. Representação subjacente da sílaba na aquisição de processos fonológicos: a superaplicação da palatalização em onsets complexos não realizados. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

3.
GROLLA, Elaine; SANTOS, R. S.; BEFI-LOPES, D.. Participação em banca de Maria de Lourdes Serviheira Valezi. Aquisição de perguntas-QU em Português Brasileiro em crianças com desenvolvimento típico e em crianças com distúrbio específico de linguagem. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

4.
GROLLA, Elaine; SANTOS, R. S.; SCHER, A. P.. Participação em banca de Talita Ewald Wuerges. O processamento da morfologia verbal por crianças falantes de português brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

5.
GROLLA, Elaine; NEGRÃO, E.; NUNES, J.. Participação em banca de Karina Gomes Bertolino. Relações sobre a interpretação da proforma "ele" com antecedente local no português brasileiro: um estudo experimental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

6.
GROLLA, Elaine; LOPES, R. E. V.; NEGRÃO, E.. Participação em banca de Renato Caruso Vieira. Aquisição da Proforma "Ele Mesmo" em Português Brasileiro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

7.
Quadros, R. M.; GROLLA, Elaine; SCLIAR-CABRAL, L.. Participação em banca de Gisele Iandra Pessini Anater. As Marcações Linguísticas Não-manuais na Aquisição da Língua de Sinais Brasileir: um Estudo de Caso Longitudinal. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
SANTOS, R. S.; GROLLA, Elaine; FERREIRA NETTO, W.. Participação em banca de Maria de Fátima de Almeida Baia. O Formato Prosódico na Aquisição do Português Brasileiro e as Implicações Metodológicas. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

9.
SANTOS, R. S.; GROLLA, Elaine; SOUZA, P. C.. Participação em banca de Cristiane Conceição Silva. Aquisição do Processo Fonológico de Vozeamento em PB. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mayfest 2011 - The Interpretation of Pronouns. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GROLLA, Elaine. Coordenadora de mesa no 18o. SIICUSP. 2010. (Congresso).

2.
GROLLA, Elaine. Coordenadora de mesa no 17o SIICUSP. 2009. (Congresso).

3.
GROLLA, Elaine; LILLO-MARTIN, D. . Visita acadêmica da Prof. Diane Lillo-Martin. 2008. (Outro).

4.
GROLLA, Elaine; PICHLER, D. C. . Visita acadêmica da Prof. Deborah Chen Pichler. 2008. (Outro).

5.
GROLLA, Elaine. Coordenadora de mesa no 16o SIICUSP. 2008. (Congresso).

6.
GROLLA, Elaine. Coordenadora de mesa no 16o SIICUSP. 2008. (Congresso).

7.
GROLLA, Elaine. Coordenadora de mesa no VI Congresso Internacional de Lingüística Africana. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Raíssa Silva Santana. A Genericidade em Português Brasileiro Infantil: O Singular Nu Pré-Verbal. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Iolanda Dias Góes. A construção absoluta como estratégia de relativização no Português Brasileiro Infantil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Kalyne Alves de Melo Silva. O papel do traço de animacidade na aquisição de estruturas de controle e alçamento em PB: um estudo psicolinguístico. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Jonathan Torres. Aquisição de itens de livre escolha: alternativas e exaustificação. Início: 2018. Tese (Doutorado em Linguistica) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Camilla de Rezende. Controle inibitório e processamento linguístico em diferentes fases da vida. Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Renato Caruso Vieira. Teoria de Relevância e a Aquisição de Implicatura Escalar. Início: 2015. Tese (Doutorado em Linguistica) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Leticia Vital Ferreira. Aquisição de Linguagem e Controle Executivo. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Clariana Lara Vieira. O Constituinte-QU in situ no Português Brasileiro Infantil. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

2.
Maria de Lourdes Serviheira Valezi. Aquisição de perguntas-QU em Português Brasileiro em crianças com desenvolvimento típico e em crianças com distúrbio específico de linguagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

3.
Camilla de Rezende. Aquisição de construções absolutas no português brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

4.
Marcelo Marques Rangel. As estratégias de relativização utilizadas por crianças adquirindo o português brasileiro como primeira língua. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

5.
Talita Ewald Wuerges. Aquisição de morfologia verbal por crianças falantes de português brasileiro e o uso de formas variantes. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

6.
Renato Caruso Vieira. Aquisição da proforma contrastiva ele mesmo no Português Brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

7.
Karina Gomes Bertolino. Restrições sobre a interpretação da proforma ele com antecedente local em Português Brasileiro: um estudo experimental. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

Iniciação científica
1.
Viviane Aparecida Maia de Oliveira. Aquisição de Linguagem e Controle Executivo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

2.
Leticia Vital Ferreira. Aquisição de Linguagem e Controle Executivo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

3.
Raíssa Silva Santana. Produção e compreensão de nomes nus singulares no Português Brasileiro Infantil. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

4.
Iolanda Dias Goes. A Aquisição de Estruturas Absolutas em Português Brasileiro Infantil. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

5.
Viviane Aparecida Maia de Oliveira. Perguntas Mediais na Aquisição da Linguagem: Gramática ou Processamento?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

6.
Andressa Vieira e Silva. Perguntas Mediais na Aquisição da Linguagem: Gramática ou Processamento?. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

7.
Thaís Malagoli Braga. Controle de Inibição e Produção de Perguntas-QU Não Adultas em Português Brasileiro Infantil Controle de Inibição e Produção de Perguntas-QU Não Adultas em Português Brasileiro Infantil. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

8.
Iolanda Dias Goes. A aquisição de estruturas absolutas em português brasileiro infantil. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

9.
Raíssa Silva Santana. Expressão de Genericidade nos Nomes Nus do Português Brasileiro. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Institucional - FFLCH - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

10.
Clariana Lara Vieira. A aquisição de perguntas com o constituintes-QU in situ no português brasileiro. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

11.
Raíssa Silva Santana. Aquisição de Relações Anafóricas em Português Brasileiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

12.
Ana Cláudia Abad Garcia. Aquisição de Relações Anafóricas em Português Brasileiro. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

13.
Iolanda Dias Goes. Restrições Sintáticas em Português Brasileiro Infantil: Perguntas-Qu de Longa Distância. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

14.
Thaís Gonçalves Lima. Restrições Sintáticas em Português Brasileiro Infantil: Interpretação de Sujeitos Nulos em Sentenças Subordinadas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

15.
Maria Gabriela Rodrigues de Castro. Perguntas-QU de Longa Distância na Língua de Sinais Brasileira Adulta e Infantil. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

16.
Diemily Cristina dos Santos. Pesquisa de Campo ? Aquisição de Sintaxe em Português Brasileiro. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

17.
Amanda Macedo Balduíno. Aquisição dos Princípios de Ligação em Português Brasileiro. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

18.
Maria Gabriela Rodrigues de Castro. Aquisição dos Princípios de Ligação em Português Brasileiro. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

19.
Karina Gomes Bertolino. Interpretações da Proforma 'Ele' com Antecedente Local. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

20.
Karin Camolese Vivanco. Aquisição de Orações Relativas em Karitiana. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

21.
Bruno Loureiro Prado Alvarez. A aquisição de constituintes-QU in situ em português brasileiro. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

22.
Celina Hanna Cardoso Omori. Aquisição de Perguntas-QU de Longa Distância no Português Brasiliero. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

23.
Aline Helena Pires. A Aquisição de Orações Relativas em Português Brasiliero. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

24.
Mariana Maíra Albuquerque Pesirani. Estudo longitudinal sobre a aquisição dos verbos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

25.
Karina Gomes Bertolino. A Aquisição dos Artigios Definidos e Indefinidos em Português Brasileiro. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

26.
Lailah Godoy. A Aquisição de Elipse Verbal em Português Brasiliero. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

27.
Lailah Godoy. Comparação de Metodologias Experimentais em Aquisição da Linguagem. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação - USP. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.

28.
Mariana Maíra Albuquerque Pesirani. Aquisição dos Verbos "Ser" e "Estar" em Português Brasileiro. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elaine Bicudo Grolla.



Outras informações relevantes


Visitas acadêmicas:

2009 - visita ao departamento de linguística da University of Maryland, EUA.
2010 - visita ao departamento de linguística da Université de Paris VIII, França.
2012 - visita ao departamento de linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.



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