Luciana Passos Sá

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9320228970020024
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2010), com pesquisas voltadas à área de Ensino de Química. Atualmente é docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, desde fevereiro de 2018. É integrante do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da UESC e desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências/Química com enfoque nos seguintes temas: Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem de Química e Argumentação Científica. Realizou pós doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2013-2014), com pesquisa envolvendo o PCK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo) de professores em formação inicial e continuada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Passos Sá
Nome em citações bibliográficas
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estudual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Campus Soane Nazaré de Andrade km 16
Rodovia Ilhéus - Itabuna
45662000 - Itabuna, BA - Brasil
Telefone: (73) 36805599
URL da Homepage: www.uesc.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Ciências.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudo de casos na promoção da argumentação sobre questões sócio-científicas no ensino superior de química, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2006
Mestrado em Ciências.
Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Argumentação no Ensino Superior de Química: Investigando uma Atividade Fundamentada em Estudos de Casos,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Prof. Dr. Salete Linhares Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura Em Química.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM, México.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2018 - 2018
Princípios básicos de prevenção e combate a incêndios. (Carga horária: 21h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Situação de estudo - possibilidades e desafios.... (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2011 - 2011
Situação de estudo no ensino de ciências. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2007 - 2007
Metodologias na produção científica.... (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2004 - 2004
Visualizando conceitos químicos em sala de aula. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química de Araraquara, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 90h).
SKILL, SKILL SÃO CARLOS, Brasil.
2003 - 2003
Tratamento de dados analíticos.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação em Didática. (Carga horária: 40h).
Cooperativa dos Trabalhadores Em Educação do Estado do Ceará, COOEDUCAR, Brasil.
2003 - 2003
Reciclagem de Materiais.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2003
Conhecimento Químico, Cidadania e Meio Ambiente. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.
2002 - 2002
Educação Biocêntrica e as Relações Interpessoais. (Carga horária: 44h).
Centro de Desenvolvimento Humano, CDH, Brasil.
2002 - 2002
Controle de qualidade de bebidas destiladas.
Associação Brasileira de Química - CE, ABQ-CE, Brasil.
2002 - 2002
Controle de qualidade microbiológico de alimentos.
Associação Brasileira de Química - CE, ABQ-CE, Brasil.
2002 - 2002
Cromatografia industrial.
Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.
2001 - 2001
Operador de Microcomputador. (Carga horária: 100h).
Sociedade Civil de Proteção a Maternidade e a Infância, IASOCIAL, Brasil.
1999 - 1999
I seminário municipal sobre mortalidade infantil.
Prefeitura Municipal de Tianguá, PMT, Brasil.
1998 - 1998
Funcional e Integrado de Redação. (Carga horária: 120h).
Colégio Santa Maria, CSM, Brasil.
1998 - 1998
Atualização em zoonoses. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Saúde do Ceara, SESA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2013 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa I
Seminário de Pesquisa II
03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

03/2008 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Química I, II, III e IV
História da química
Informática aplicada à formação do professor de química
Metodologia de Pesquisa em Química
Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Química
o Professor e o Ensino de Química
Pesquisa em Ensino de Química I e II
07/2011 - 05/2016
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Licenciatura em Química da UESC.
07/2011 - 07/2011
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade
09/2010 - 04/2011
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora de tutoria no curso de Física na modalidade de Educação à Distância da UESC em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, PAE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6


Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Dourado, EEFMMD, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professor temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Formação de professores de Ciências/Química
2.
Argumentação no Ensino de Ciências
3.
Ensino aprendizagem de Ciências/Química


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de química em formação inicial e continuada: reflexões e possibilidades
Descrição: O projeto tem como objetivo geral propor ações que permitam o acesso, documentação e análise do PCK de professores de química no âmbito da formação inicial e continuada e, com isso, buscar compreender as concepções que norteiam as ações/decisões do professor frente ao ensino de tópicos específicos de química. Para tanto, diferentes estratégias de ensino serão desenvolvidas em diferentes contextos de aprendizagem. Os dados obtidos na pesquisa serão analisados à luz de referenciais teóricos que discutem o PCK no ensino de ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciana Passos Sá - Coordenador / Anelise Maria Regiani - Integrante / Henrique Manoel Cardoso de Ávila - Integrante.
2012 - 2014
Reconfiguração curricular no ensino da Química na Educação Básica: diálogos interdisciplinares por meio da Situação de Estudo
Descrição: Iniciativas que visam a melhoria do Ensino de Química têm se tornado cada vez mais urgente. Há necessidade de ações que envolvem a interdisciplinaridade e contextualização da Química na Educação Básica. Nessa direção, pesquisas têm apresentado alternativas, a exemplo da proposta de reconfiguração curricular Situação de Estudo , elaborada e desenvolvida pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec-Unijui), vinculado à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Objetiva-se, a realização de ações interinstitucionais, envolvendo a UNIJUÍ e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em busca da melhoria da qualidade da educação em Química na Educação Básica, acompanhadas pela pesquisa. Assim, o projeto propõe investigar e compreender a implementação da proposta Situação de Estudo no curso de Licenciatura em Química da UESC, na perspectiva da reconfiguração curricular da Educação Básica. Dentre as atividades a serem realizadas, destacam-se: reuniões dos participantes do Gipec-Unijui com o grupo de pesquisa da UESC; elaboração e desenvolvimento de Situações de Estudo no curso de Licenciatura em Química da UESC; realização de atividades didático-pedagógicas divulgando a Química, por meio da Situação de Estudo, em escolas da Região Sul da Bahia. Metodologicamente, os dados da pesquisa serão obtidos por meio de narrativas, diários da prática pedagógica e entrevistas semi-estruturadas, que serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva. É importante destacar que o apoio do grupo de pesquisa da UNIJUÍ será importante no que tange a consolidar aquele em constituição na UESC e, também em relação às novas práticas interdisciplinares que serão adotadas no curso de Licenciatura em Química da mesma universidade. Ao mesmo tempo, serão disponibilizadas e discutidas as Situações de Estudo já produzidas pelo Gipec-Unijui e pela UESC, nos dois espaços de formação inicial articulados a formação continuada...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Análise de conteúdos e programas de química no ensino médio da região sul da Bahia: sugestões de nova proposta e plano de ação para a melhoria da qualidade de ensino.
Descrição: A organização do currículo escolar no ensino fundamental e médio deve ser objeto de intensos debates no estágio atual do ensino brasileiro, para que a escola possa desempenhar adequadamente seu papel na formação de cidadãos. Neste projeto investigamos questões relativas à seleção e à organização do conhecimento escolar, na disciplina de química, em escolas de ensino médio da região sul da Bahia, no qual focalizaremos a organização do conhecimento escolar para o ensino de química, expressa nos documentos oficiais e materiais didáticos no estado da Bahia. Pretendemos, junto aos professores, buscar construir propostas para a melhoria do ensino de química..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciana Passos Sá - Integrante / Elisa Prestes Massena - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Santa Cruz - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (SAEC)
Descrição: Projeto de extensão que promove a participação de pesquisadores de diferentes Universidades em seminários oferecidos na UESC, tendo como público alvo estudantes da graduação e pós-graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Novos Talentos: da educação básica à Universidade
Descrição: O projeto visa aproximar estudantes da educação básica, matriculados em escolas da rede estadual de ensino, da universidade. Para tanto, uma série de ações como oficinas e seminários é desenvolvida, com o objetivo de aproximar estes estudantes da realidade da educação superior..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2016
A importância da educação científica na formação do professor do ensino fundamental
Descrição: Vinculado ao Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa, o projeto visa contribuir na formação de professores das séries iniciais, com a promoção de situações de ensino-aprendizagem de Ciências e reflexões sobre conteúdos pedagógicos para o Ensino de Ciências, fundamentados no "Programa ABC na Educação Científica ? Mão na Massa?. O projeto visa proporcionar autonomia instrumental, conceitual e metodológica por parte dos professores e promover a alfabetização científica dos estudantes envolvidos no projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Luciana Passos Sá - Coordenador / Mara Eugênia Ruggiero de Guzzi - Integrante / Elisa Prestes Massena - Integrante / Geraldo Wellington Rocha Fernandes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Pró-Reitoria de Extensão - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Santa Cruz - Bolsa.
2010 - 2010
A popularização da Ciência na comunidade do Salobrinho
Descrição: Ação integrada das quatro áreas (Química, Física, Biologia e Matemtática) com o desenvolvimento de palestras e oficinas, na temática da Semana de Ciência e Tecnologia que ocorrerão no Colégio Estadual do Salobrinho, em Ilhéus..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Luciana Passos Sá - Integrante / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Integrante / Elisa Prestes Massena - Coordenador / Ivete Maria dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
Formação continuada de professores de química do ensino médio
Descrição: Dentro de uma perspectiva baseada na formação do professor pesquisador, este projeto tem o intuito de dar apoio as escolas jurisdicionadas às DIREC de Ilhéus-Itabuna, buscando alternativas às necessidades formativas dos professores da área de química, tentando sempre, fornecer subsídios para que estes adquiram autonomia, através do diálogo permanente entre a escola e a universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciana Passos Sá - Coordenador / Reinaldo da Silva Gramacho - Integrante / Neurivaldo José Guzzi Filho - Integrante / Elisa Prestes Massena - Integrante / Ivete Maria dos Santos - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Educação Superior - Auxílio financeiro / Pró-Reitoria de Extensão - Bolsa.


Outros Projetos


2018 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: Projeto desenvolvido em 3 escolas da cidade de Florianópolis - SC, envolvendo 24 bolsistas de Iniciação à Docência e 3 supervisores. Participam do projeto o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e duas escolas pertencentes à rede estadual de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Luciana Passos Sá - Coordenador / Anelise Maria Regiani - Integrante / Santiago Francisco Yunes - Integrante.
2011 - 2016
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: Coordenação de área do subprojeto de química.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Luciana Passos Sá - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Revista Educação e Pesquisa
2013 - Atual
Periódico: Química Nova na Escola (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE)


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2013
Agência de fomento: UESC - FAPESB
2011 - 2011
Agência de fomento: PIBIC E PIBIC - JR, DO IF SERTÃO - PE


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Paraninfa da turma de formandos do Curso de Licenciatura em Química (2011/2), Universidade Estadual de Santa Cruz.
2005
Premiado como um dos melhores painéis apresentados na Seção de ENSINO DE QUÍMICA, realizada durante a 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, SBQ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2017SÁ, Luciana Passos; CORTES JUNIOR, L. P. . Conhecimento pedagógico do conteúdo no contexto da educação ambiental: uma experiência com mestrandos em ensino de ciências. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 19, p. 1, 2017.

2.
CORTES JUNIOR, L. P.2017CORTES JUNIOR, L. P. ; SÁ, Luciana Passos ; GARRITZ, A. . Conhecimentos profissionais de bolsistas do PIBID/Química sobre o Ensino do Tema ?Soluções?O PIBID/QUÍMICA. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA, v. 12, p. 1, 2017.

3.
SANTOS, C. L.2016SANTOS, C. L. ; MORAES, C. B. ; OLIVEIRA, S. G. S. ; FREITAS, A. C. S. ; HALMANN, A. L. ; SÁ, Luciana Passos ; BRICCIA, V. . A argumentação e o desenvolvimento da alfabetização científica na dinâmica do júri simulado: um relato de experiência. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 6581-6592, 2016.

4.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2015SÁ, Luciana Passos; GARRITZ, A. . Perspectiva de estudantes de química sobre uma proposta de produção e aplicação de unidades didáticas e o impacto do PIBID na formação docente. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 187-196, 2015.

5.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2014SÁ, Luciana Passos. Narrativas centradas na contribuição do PIBID para a formação inicial e continuada de professores de Química. Quimica Nova na Escola, v. 36, p. 44-50, 2014.

6.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2014SÁ, Luciana Passos; GARRITZ, A. . O Conhecimento Pedagógico da 'Natureza da Matéria' de bolsistas brasileiros participantes de um programa de iniciação à docência. Educación Química, v. 25, p. 363-379, 2014.

7.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2014SÁ, Luciana Passos; GARRITZ, A. . Análise de uma Sequência Didática sobre Ligações Químicas produzida por Estudantes de Química Brasileiros em Formação Inicial. Educación Química, v. Línea, p. 1-8, 2014.

8.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2014SÁ, Luciana Passos; KASSEBOEHMER, A. C. ; QUEIROZ, S. L. . Esquema de argumento de Toulmin como instrumento de ensino: explorando possibilidades. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 16, p. 147-170, 2014.

9.
LEMOS, P. S.2013LEMOS, P. S. ; SÁ, Luciana Passos . A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do ensino médio. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 15, p. 53-71, 2013.

10.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2013SÁ, Luciana Passos; KASSEBOEHMER, A. C. ; QUEIROZ, S. L. . Casos investigativos de caráter sócio-científico: aplicação no ensino superior de química. Educación Química, v. 24, p. 522-528, 2013.

11.
RAMOS, LUAN DA COSTA2013RAMOS, LUAN DA COSTA ; SÁ, LUCIANA PASSOS . A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA". ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 15, p. 123-140, 2013.

12.
MASSENA, E. P.2013MASSENA, E. P. ; GUZZI FILHO, N. J. ; SÁ, Luciana Passos . Produção de casos para o ensino de química: uma experiência na formação inicial de professores. Química Nova (Impresso), v. 36, p. 1066-1072, 2013.

13.
MAIA, J. O.2011MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos ; MASSENA, E. P. ; WARTHA, E. J. . O livro didático de química nas concepções de professores do Ensino Médio da Região Sul da Bahia. Química Nova na Escola (Impresso), v. 33, p. 115-124, 2011.

14.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2011SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino de ciências: contexto brasileiro. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 13, p. 13-30, 2011.

15.
WARTHA, E. J.2010WARTHA, E. J. ; ALVES, L. C. ; SÁ, Luciana Passos ; SANJUAN, M. E. ; SANTOS, C. V. . Uma proposta didática para a elaboração do pensamento químico sobre elemento químico, átomo, molécula e substância. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 5, p. 7-20, 2010.

16.
BRITO, J. Q. A.2010BRITO, J. Q. A. ; SÁ, Luciana Passos . Estratégias promotoras da argumentação sobre questões sócio-científicas com alunos do ensino médio. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, p. 505-529, 2010.

17.
QUEIROZ, S. L.2009QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos . O espaço para a argumentação no ensino superior de química. Educación Química, v. XX, p. 104-110, 2009.

18.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2009SÁ, Luciana Passos. Narrativa autobiográfica de estudantes de química: reflexões sobre a atividade docente. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 617-627, 2009.

19.
VELLOSO, A. M. S.2009VELLOSO, A. M. S. ; SÁ, Luciana Passos ; MOTHEO, A. J. ; QUEIROZ, S. L. . Argumentos elaborados sobre o tema corrosão por estudantes de um curso superior de química. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 593-616, 2009.

20.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2009SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . Debate como estratégia na promoção de habilidades argumentativas de alunos de química. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1, 2009.

21.
QUEIROZ, S. L.2008QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos . Atividade Didática com Orientação CTSA em Disciplina do Ensino Superior de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 2, p. 63-66, 2008.

22.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2007 SÁ, Luciana Passos; FRANCISCO, C. A. ; QUEIROZ, S. L. . Estudos de Casos em Química. Química Nova (Impresso), v. 30, p. 700-739, 2007.

23.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2007 SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . Promovendo a argumentação no ensino superior de química. Química Nova (Impresso), v. 30, p. 2035-2042, 2007.

24.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2006SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. ; SANTOS, G. R. . Uso de Artigos Científicos em uma Disciplina de Físico-Química. Química Nova, v. 29, p. 1121-1128, 2006.

25.
SÁ, Luciana Passos;SÁ, LUCIANA PASSOS2005 SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . Argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de caso. Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. extra, p. 1-5, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, B. F. (Org.) ; SÁ, Luciana Passos (Org.) . Linguagem e Ensino de Ciẽncias: ensaios e investigações.. 1ª. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.

2.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . Estudo de Casos no Ensino de Química. Campinas - SP: Editora Átomo, 2009. 95p .

Capítulos de livros publicados
1.
SÁ, Luciana Passos; GARRITZ, A. . Conhecimento pedagógico do conteúdo: crenças e ações de uma professora de química em formação continuada. In: Andoni Garritz; M. Gabriela Lorenzo; Silvio F. Daza Rosales. (Org.). Conocimiento Didáctico del Contenido: una perspectiva iberoamericana. 1ªed.Saarbrücken, Alemanha: Editorial Académica Española, 2014, v. , p. 336-366.

2.
SÁ, Luciana Passos; OLIVEIRA, R. N. ; PIRES, T. F. . A argumentação escrita de estudantes do ensino médio: uma experiência do PIBID de Química com o método de estudo de Casos. In: Bruno Ferreira dos Santos e Luciana Passos Sá. (Org.). Linguagem e Ensino de Ciẽncias: ensaios e investigações.. 1ªed.Ijuí: Unijuí, 2014, v. , p. 40-.

3.
SILVA, J. L. P. B. ; MORADILLO, E. F. ; OKI, M. C. M. ; CUNHA, M. B. M. ; BEJARANO, N. R. ; LOBO, S. F. ; VIANA, H. E. B. ; CORTEZ JR, L. P. ; PENHA, A. F. ; MACHADO, A. L. ; MOREIRA, B. C. T. ; SA, C. S. S. ; SOUZA, R. A. ; VARJAO, T. A. C. ; L. NETA, M. ; CARVALHO, M. F. A. ; VILLA, S. M. S. ; MASSENA, E. P. ; SANTOS, I. M. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI FILHO, N. J. ; RIBEIRO, A. T. ; SANTOS, B. F. ; CERQUEIRA, S. S. ; FADIGAS, J. C. . Fazendo a história da educação química na Bahia. In: Gersón de Souza Mól. (Org.). Ensino de Química: visões e reflexões. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2012, v. , p. 53-66.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . Resolução de Casos Investigativos e Produção de Artigos de Divulgação Científica por Alunos de Graduação em Química. Revista Eletrônica do CDCC.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. L. ; SANTANA, U. S. ; PRUDENCIO, C. A. V. ; MONTEIRO, A. S. S. ; ARCANJO, J. R. L. ; SÁ, LUCIANA PASSOS ; ARAUJO-QUEIROZ, M. B. ; CIRQUEIRA, J. S. ; SANTOS, S. F. C. . Formação de professores: percepções, saberes e práticas. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2018, Salvador. Atas do XIX ENDIPE, 2018.

2.
PERUNA, J. G. B. ; SANTOS, T. L. ; PIRES, D. R. G. ; OLIVEIRA, R. N. ; BORGES, A. S. ; SANTOS, C. V. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI FILHO, N. J. . APLICAÇÃO DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO TEMA 'ALCOOIS'. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Atas do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016.

3.
MORAES, C. B. ; SÁ, Luciana Passos . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DE EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO. In: I Congresso Internacional 'Penso onde Sou': Conhecimentos Pertinentes para a Educação na América Latina, 2016, Lages - SC. Atas do EDUPALA, 2016.

4.
MORAES, C. B. ; SÁ, Luciana Passos ; OLIVEIRA, M. C. A. . CONCEPÇÕES ACERCA DA ORIGEM DA VIDA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA. In: I Congresso Internacional 'Penso Onde Sou': Conhecimentos Pertinentes Para A Educação Na América Latina, 2016, Lages - SC. Atas do I EDUPALA, 2016.

5.
MORAES, C. B. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI, M. E. R. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E NARRATIVAS: UMA REVISÃO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS. In: I Congresso Internacional 'Penso Onde Sou': Conhecimentos Pertinentes Para A Educação Na América Latina, 2016, Lages - SC. Atas do I Edupala, 2016.

6.
MORAES, C. B. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI, M. E. R. . ESCOLHA PELA PROFISSÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE ACERCA DA MOTIVAÇÃO DE ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. In: I Congresso Internacional 'Penso Onde Sou': Conhecimentos Pertinentes Para A Educação Na América Latina, 2016, Lages - SC. Atas do I EDUPALA, 2016.

7.
PASSOS, C. R. S. ; PINTO, J. G. R. ; SANTOS, J. P. ; SILVA, L. N. C. ; SOUZA NETO, V. F. ; SÁ, Luciana Passos . Radioatividade em foco: o que os estudantes do ensino médio pensam/sabem sobre o tema?. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais do XVIII ENEQ, 2016.

8.
VIEIRA, L. B. G. ; SÁ, Luciana Passos . A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ACORDO COM AS REVISTAS BRASILEIRAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas do X ENPEC, 2015.

9.
SANTOS, J. P. ; PASSOS, C. R. S. ; PINTO, J. G. R. ; SILVA, L. N. C. ; SOUZA NETO, V. F. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE RADIOATIVIDADE. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. Anais do X ENPEC, 2015.

10.
SÁ, Luciana Passos; MASSENA, E. P. ; SANTOS, I. M. ; RAMOS, L. C. ; COSTA, V. C. . ANÁLISE DAS PESQUISAS SOBRE EJA NOS ENCONTROS NACIONAIS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas - SP. Atas do VIII Enpec e I CIEC, 2011.

11.
GOMES, F. S. ; SÁ, Luciana Passos . A ARGUMENTAÇÃO DE CRIANÇAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS BASEADAS NO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas - SP. Atas do VIII Enpec e I CIEC, 2011.

12.
SÁ, Luciana Passos; SILVA, A. F. A. ; RAMOS, L. C. ; ROCHA, N. C. ; COSTA, V. C. ; GOMES, F. S. . O PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA - NA FORMAÇÃO CONTIINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. In: XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria "Integración extension, docencia e investigación para la inclusión y cohesión social", 2011, Santa Fé - Argentina. Atas do XI Congreso Iberoamericano de Extensión Universitaria, 2011.

13.
QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos ; FERREIRA, J. Q. . OS PROFESSORES DEVEM ENSINAR OS ALUNOS A ARGUMENTAR?. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC, 2009.

14.
GOMES, V. B. ; MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos ; SILVA, A. F. A. ; WARTHA, E. J. . IMPRESSÕES DE PROFESSORES SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS AO ENSINO DE QUÍMICA: ENFOQUE NO USO DO LIVRO DIDÁTICO. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC, 2009.

15.
MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos ; WARTHA, E. J. . QUESTÕES RELACIONADAS À SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL DA BAHIA. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC, 2009.

16.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . ANÁLISE DE ARGUMENTOS PRODUZIDOS POR GRADUANDOS EM QUÍMICA EM DIFERENTES SITUAÇÕES DE ENSINO. In: I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008, Feira de Santana. Atas do I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior, 2008.

17.
QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos . ENSINANDO E PROMOVENDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. In: V Jornadas Internacionales para la Enseñanza Preuniversitaria y Universitaria de la Quimica, 2007, Santiago do Chile. Atas da V Jornadas Internacionales para la Enseñanza Preuniversitaria y Universitaria de la Quimica, 2007.

18.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS INTERAÇÕES ESTABELECIDAS EM SALA DE AULA. In: IV Encontro Nacional de Educação em Ciências - ENPEC, 2007, Florianópolis. Atas do IV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2007.

19.
VELLOSO, A. M. S. ; SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . CASOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DO TÓPICO CORROSÃO. In: IV Encontro Nacional de Educação em Ciências - ENPEC, 2007, Florianópolis. Atas do IV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2007.

20.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . CASOS INVESTIGATIVOS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS E DE CAPACIDADE DE TOMADA DE DECISÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru - SP. CD ROM do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

21.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. ; SANTOS, G. R. . ARTIGO CIENTÍFICO COMO RECURSO DIDÁTICO EM UMA DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICA. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru - SP. CD ROM do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, D. R. G. ; GUZZI FILHO, N. J. ; SANTOS, C. V. ; PERUNA, J. G. B. ; LINS, T. E. A. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE TRATAMENTO DE ÁGUA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REBOUCAS, E. A. ; SÁ, Luciana Passos . CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE QUÍMICA SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education - 15 years of the Journal of Science Education, 2014.

2.
SÁ, Luciana Passos; GARRITZ, A. . O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DA 'NATUREZA DA MATÉRIA' DE BOLSISTAS BRASILEIROS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education - 15 years of the Journal of Science Education, 2014.

3.
SOUZA, A. L. G. ; COSTA, V. C. ; FERNANDES, G. W. R. ; SÁ, Luciana Passos . A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA VISÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education - 15 years of the Journal of Science Education, 2014.

4.
ROCHA, R. N. ; SÁ, Luciana Passos . A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos de Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d International Congress of Science Education - 15 years of the Journal of Science Education, 2014.

5.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDES, G. W. R. ; COSTA, V. C. ; SILVA, T. A. ; SILVA, G. S. ; RAMOS, L. C. ; GOMES, F. S. ; NOGUEIRA, A. S. . O ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NOS FUNDAMENTOS DO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.

6.
RAMOS, L. C. ; COSTA, V. C. ; SÁ, Luciana Passos . ASPECTOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EJA ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.

7.
OLIVEIRA, R. N. ; SANTOS, E. J. ; REBOUCAS, E. A. ; CARDOSO, E. A. S. ; FERNANDES, F. G. ; VIEIRA, L. B. G. ; OLIVEIRA, L. F. ; SOUZA, T. B. ; ALVES, T. R. O. ; PIRES, T. F. ; CRISPIM, C. V. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.

8.
OLIVEIRA, R. N. ; SANTOS, E. J. ; REBOUCAS, E. A. ; CARDOSO, E. A. S. ; FERNANDES, F. G. ; VIEIRA, L. B. G. ; OLIVEIRA, L. F. ; SOUZA, T. B. ; ALVES, T. R. O. ; PIRES, T. F. ; CRISPIM, C. V. ; SÁ, Luciana Passos . EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENVOLVENDO O DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS: UMA AÇÃO DO PIBID DE QUÍMICA NA COMUNIDADE DO SALOBRINHO. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador. Anais do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012.

9.
SANTOS, J. P. ; GOMES, F. S. ; SÁ, Luciana Passos . A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS. In: 18º Seminário de Iniciação Científica, 2012, Ilhéus. CD de resumos do 18º Seminário de Iniciação Científica, 2012.

10.
OLIVEIRA, T. S. ; RAMOS, L. C. ; SÁ, Luciana Passos . A ARGUMENTAÇÃO ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS. In: 18º Seminário de Iniciação Científica, 2012, Ilhéus. CD de resumos do 18º Seminário de Iniciação Científica, 2012.

11.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . PROPOSIÇÃO DE MODELO PARA ANÁLISE DE ARGUMENTAÇÃO SOBRE QUESTÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Resumos da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

12.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL. In: 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindóia. Resumos da 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010.

13.
SÁ, Luciana Passos; VELLOSO, A. M. S. ; MOTHEO, A. J. ; QUEIROZ, S. L. . CASOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO DE "CORROSÃO": PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A ESTRATÉGIA DE ENSINO. In: 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Resumos da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.

14.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . PRODUÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS POR GRADUANDOS EM QUÍMICA: QUESTÕES RELACIONADAS AO ARTIGO CIENTÍFICO. In: 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Resumos da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.

15.
MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DE QUESTÕES RELACIONADAS À SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA POR PROFESSORES DA REGIÃO SUL DA BAHIA. In: 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009, Fortaleza. Resumos da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2009.

16.
QUEIROZ, S. L. ; VELLOSO, A. M. S. ; MOTHEO, A. J. ; SÁ, Luciana Passos . UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS' ARGUMENTS ORAL PRESENTATIONS. In: ESERA 2009 - European Science Education Research Association, 2009, Istanbul. Proceedings of the European Science Education Research Association, 2009.

17.
MAIA, J. O. ; PASSOS, M. S. ; SÁ, Luciana Passos ; WARTHA, E. J. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL DA BAHIA E SUAS PRIORIDADES NA SELEÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS EM SALA DE AULA. In: IX Encontro de Educação Química da Bahia, 2009, Ilhéus. CD de resumos do IX EDUQUI, 2009.

18.
MAIA, J. O. ; JESUS, K. ; PASSOS, M. S. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE O CONCEITO DE MATÉRIA E MODELO ATÔMICO. In: IX Econtro de Educação Química, 2009, Ilhéus. CD de resumos do IX EDUQUI, 2009.

19.
MAIA, J. O. ; PASSOS, M. S. ; JESUS, K. ; SILVA, A. F. A. ; SÁ, Luciana Passos . ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA O ENTENDIMENTO DE QUÍMICA DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO UPT DO ESTADO DA BAHIA. In: XLIX Congresso Brasileiro de Química, 2009, Porto Alegre. Resumos do XLIX CBQ, 2009.

20.
MAIA, J. O. ; PASSOS, M. S. ; JESUS, K. ; FELICIO, R. C. ; SÁ, Luciana Passos . OFICINA TEMÁTICA: O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE NO CONSUMO DE ÁGUA. In: XLIX Congresso Brasileiro de Química, 2009, Porto Alegre. Resumos do XLIX CBQ, 2009.

21.
SÁ, Luciana Passos; VELLOSO, A. M. S. ; QUEIROZ, S. L. . UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA ARGUMENTAÇÃO DE GRADUANDOS EM QUÍMICA SOBRE A RESOLUÇÃO DE CASOS RELACIONADOS AO TEMA CORROSÃO. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Programa e Resumos da 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

22.
SÁ, Luciana Passos; VELLOSO, A. M. S. ; QUEIROZ, S. L. . ARGUMENTAÇÃO SOBRE QUESTÕES ENVOLVENDO ASPECTOS SÓCIO-CIENTÍFICOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008, Águas de Lindóia. Programa e Resumos da 31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2008.

23.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE PROCEDIMENTOS DE ENSINO CAPAZES DE PROMOVER A ARGUMENTAÇÃO NO NÍVEL SUPERIOR. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Anais da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

24.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VOLTADAS AO APRIMORAMENTO DE HABILIDADES ARGUMENTATIVAS DE GRADUANDOS EM QUÍMICA. In: 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007, Águas de Lindóia. Anais da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

25.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . UTILIZAÇÃO DE PORTFÓLIOS NA RESOLUÇÃO DE CASOS INVESTIGATIVOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007, São Paulo. Livro de Resumos do IV EPPEQ, 2007.

26.
VELLOSO, A. M. S. ; SÁ, Luciana Passos ; QUEIROZ, S. L. . CASOS INVESTIGATIVOS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DO TEMA CORROSÃO. In: IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2007, São Paulo. Livro de Resumos do IV EPPEQ, 2007.

27.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . USING CASE STUDIES TO DEVELOP ARGUMENT SKILLS IN UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS. In: 19 th International Conference on Chemical Education, 2006, Seul-Coréia do Sul. Proceedings of the 19 th International Conference on Chemical Education, 2006. v. único. p. 263.

28.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . PROMOTING ARGUMENT IN CHEMISTRY CLASSROOM. In: 3rd International Conference on Hands-on-Science, 2006, Braga. Proceedings of the 3ª Conferencia Internacional Hands-on Science.

29.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . O ESPAÇO PARA A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. In: XIII Reunión de Educadores en Química y Primeras Jornadas Internacionales, ADEQRA, 2006, Rosário - Argentinha. CD ROM Acta de Resumenes XIII REQ, 2006.

30.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . IDENTIFICAÇÃO DE TERMOS ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: XXVI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química ? EDEQ, 2006, Santa Cruz do Sul - RS. CD ROM do 26º EDEQ, 2006.

31.
SÁ, Luciana Passos; SANTOS, G. R. ; QUEIROZ, S. L. . ESTUDO DE CASO E ABORDAGEM CTS DE ENSINO: INVESTIGANDO RELAÇÕES POSSÍVEIS NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2005, Poços de Caldas. Anais da 28ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2005.

32.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. ; SANTOS, G. R. . O ARTIGO CIENTÍFICO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química - SBQ, 2005, Poços de Caldas. Anais da 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005.

33.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. . ESTUDOS DE CASOS ABORDANDO QUESTÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. In: 57ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2005, Fortaleza - CE. Anais da Sociedade Brasileira para o progresso da ciência, 2005.

34.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. ; SANTOS, G. R. . A LINGUAGEM ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: ENFOQUE NO ARTIGO CIENTÍFICO. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Anais da Associação Brasileira de Química - ABQ, 2004.

35.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, S. L. ; FRANCISCO, C. A. . A ABORDAGEM DE TEMAS CONCERNENTES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR PESQUISADORES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: XLIV Congresso Brasileiro de Química, 2004, Fortaleza. Anais da Associação Brasileira de Química - ABQ, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORAES, C. B. ; GUZZI, M. E. R. ; SÁ, Luciana Passos . INFLUÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PIBID NA MOTIVAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE BIOLOGIA PELA DOCÊNCIA'. Ciência e Educação (UNESP), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PIRES, D. R. G. ; MENEZES, L. H. S. ; PASSOS, C. R. S. ; SÁ, LUCIANA PASSOS . Gincana de Química Orgânica: uma proposta lúdica para o ensino de hidrocarbonetos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SÁ, Luciana Passos. Contribuições e limitações do PIBID para formação inicial de professores de Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GOMES, V. B. ; MAIA, J. O. ; SÁ, Luciana Passos . Formação continuada de professores de química da região sul da Bahia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, A. F. A. ; GOMES, L. P. S. ; SÁ, Luciana Passos ; GUZZI, M. E. R. ; OLIVEIRA, A. P. S. ; BARROS, J. A. ; ABREU, S. C. S. . A importância da educação científica na formação do professor do ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SÁ, Luciana Passos. Visões Deformadas do Trabalho Científico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SÁ, Luciana Passos. Casos Investigativos no Ensino de Química. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SÁ, Luciana Passos. Aplicação de Estudos de Casos no Ensino Superior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SÁ, Luciana Passos. Argumentação no Ensino de Ciências. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SÁ, Luciana Passos. Consultor "Ad hoc" de projetos submetidos ao PIBIC e PIBIC Jr, do IF SERTÃO - PE. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
SÁ, Luciana Passos. Parecer de mérito à proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2016.

2.
SÁ, Luciana Passos. Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Alexandria (UFSC). 2015.

3.
SÁ, Luciana Passos. Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2014.

4.
SÁ, Luciana Passos. Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2014.

5.
SÁ, Luciana Passos. Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2014.

6.
SÁ, Luciana Passos. Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2013.

7.
SÁ, Luciana Passos. Parecerista de trabalhos submetidos ao "I International Symposium of Science Teaching (I SIEC 2012)". 2012.

8.
SÁ, Luciana Passos; BEJARANO, N. R. . Coordenadora da Comissão Científica do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia,. 2012.

9.
SÁ, Luciana Passos. Comissão Científica do 18º Seminário de Iniciação Científica. 2012.

10.
SÁ, Luciana Passos. Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2012.

11.
SÁ, Luciana Passos. Parecer de mérito a proposta de artigo submetido à Revista Química Nova na Escola. 2012.

12.
SÁ, Luciana Passos. Parecerista da Revista Educação e Pesquisa. 2011.

13.
SÁ, Luciana Passos. Parecerista da Revista Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências. 2011.

14.
SÁ, Luciana Passos. Avaliador de trabalhos no 17º Seminário de Iniciação Científica e 11ª Semana de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz. 2011.

15.
SÁ, Luciana Passos. Parecerista na comissão científica do 17º Seminário de Iniciação Científica. 2011.

16.
SÁ, Luciana Passos. Avaliador de trabalhos no 16º Seminário de Iniciação Científica. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REGIANI, A. M. ; SÁ, LUCIANA PASSOS ; VIEIRA, I. C. ; MADUREIRA, L. A. S. . Discussão Curricular do Curso de Química. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
AMARAL, E. M. R. ; MACHADO, P. F. L. ; SA, C. S. S. ; SÁ, Luciana Passos . Formação do Professor de Química. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SÁ, Luciana Passos; ALEXANDRINO, D. M. ; SIMIONATO, J. I. ; ROCHA, A. P. . O químico e a temática da sustentabilidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SÁ, LUCIANA PASSOS. Tendências na educação em Ciências e Matemática. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁ, Luciana Passos. Estudos de Caso no Ensino de Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SÁ, Luciana Passos. O papel da experimentação no Ensino de Química. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SÁ, Luciana Passos. Educação em Química. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SÁ, Luciana Passos. Oficina: a ludicidade no ensino de química. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SÁ, Luciana Passos. Mini-curso: Estudo de Casos na abordagem de ensino CTSA na "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SÁ, Luciana Passos. Mesa-redonda: Tendências na Educação em Ciências e Matemática no "IX Colóqui Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico". 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SÁ, Luciana Passos. Mini-curso: Estudo de Casos no Ensino de Ciências na Semana do Químico no IF - Sertão de Pernambuco. 2010. .

8.
SÁ, Luciana Passos. Oficina temática - experimentos voltados ao ensino de físico-química. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
QUEIROZ, S. L. ; SÁ, Luciana Passos . Mini-curso: Estudo de Casos no Ensino de Química no "Encontro de Educação Química da Bahia". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SÁ, Luciana Passos; SILVA, A. F. A. ; GUZZI, M. E. R. ; GOMES, L. P. S. . Curso: Desenvolvimento do Módulo Resíduos Sólidos do Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SÁ, LUCIANA PASSOS; REGIANI, A. M.; NICOLLI, A. A.; GRAEBNER, I. B.. Participação em banca de Drielly Campos da Silva. Leitura e escrita em aulas de química no ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

2.
SÁ, Luciana Passos; GUZZI, M. E. R.; GEHLEN, S. T.; FERREIRA, L. H.. Participação em banca de Camile Barbosa Moraes. A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDEZ, C.; BELLO, M. E. B. R.. Participação em banca de Cláudia das Virgens Crispim. O conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em química: uma experiência baseada na produção de sequências didáticas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
LUZ, M. R. M. P.; PASSOS, M. W. C.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Max Fonseca Pierini. Aprendizagem baseada em problemas em casos investigativos: construindo e avaliando possibilidades de implantação no Ensino Médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Prog. de Pós-Grad em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

5.
GEHLEN, S. T.; GUZZI, M. E. R.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Polliane Santos de Sousa. Argumentação centrada em questões sócio-científicas e educação problematizadora: possibilidades para o ensino de ciências. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDEZ, C.; GEHLEN, S. T.. Participação em banca de Renata Neves Rocha. O conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de química e suas trajetórias de vida: possíveis relações. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
SÁ, Luciana Passos; SANTOS, B. F.; CHAPANI, D. T.. Participação em banca de Siméia dos Santos Cerqueira. Articulação entre um currículo alternativo com o cotidiano escolar: um estudo de caso no ensino de química. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

8.
SÁ, Luciana Passos; FIREMAN, E. C.; PAULA, F. S. Participação em banca de Fábio Adriano Santos da Silva. Contribuições do Laboratório de Ensino de Química e Biotecnologia na Formação do Licenciado em Química da UFAL. 2010. Dissertação (Mestrado em Química e Biotecnologia) - Universidade Federal de Alagoas.

Teses de doutorado
1.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDEZ, C.; MELLO, P. H.; BUENO FILHO, M. A.; XAVIER, A. M.. Participação em banca de Brunno Carvalho Gastaldo. Impacto do contexto no desenvolvimento do PCK em licenciandos em química. 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC.

2.
SCARPA, D. L.; SANO, P. T.; PARDINI, R.; SÁ, Luciana Passos; SILVA, M. B. E.. Participação em banca de Renata de Paula Orofino Silva. Produção de argumentos em textos científicos: contribuições de um curso de campo na formação de ecólogos. 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Ecologia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SÁ, Luciana Passos; FERNANDEZ, C.; AGOSTINHO, S. M. L.. Participação em banca de Luciane Fernandes de Goes. "Reações Redox": uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

2.
FREITAS, N. M. S.; NUNES, J. M. V.; MALHEIRO, J. M. S.; SÁ, Luciana Passos; ANDRADE, M. S.. Participação em banca de Gerlany de Fátima dos Santos Pereira. Usos da argumentação nas controvérsias sócio-científicas no ensino de ciências: o caso simulado do açai transgênico do Amazonas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
TRINDADE, L. G. F.; TEIXEIRA, C. M. D.; FERRAZ, R. D.; CANDA, C. N.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Géssica Oliveira Bezerra. Formação de professores de ciências naturais: a construção do conhecimento pedagógico geral e a formação ludo sensível. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SÁ, Luciana Passos; SILVA, A. V.; CHAPANI, D. T.. Participação em banca de Camile Barbosa Moraes. A motivação pela docência: narrativas autobiográficas de professores de biologia em formação inicial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
PIASSI, L. P. C.; ALMEIDA, M. J. P. M.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Rosana Marques de Souza. Robôs, fadas, deuses e dragões: as séries literárias infanto-juvenis na educação em ciências e tecnologia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

4.
GEHLEN, S. T.; DELIZOICOV NETO, D.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Polliane Santos de Souza. Argumentação centrada em questões sócio-científicas e a educação problematizadora. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
KASSEBOEHMER, A. C.; CORTES JUNIOR, L. P.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Renata Neves Rocha. O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de química e suas trajetórias de vida: possíveis relações. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
SANTOS, B. F.; CHAPANI, D. T.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Siméia dos Santos Serqueira. Articulação entre um currículo alternativo e o cotidiano escolar: um estudo de caso no ensino de química. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

7.
FIREMAN, E. C.; SÁ, Luciana Passos; PAULA, F. S. Participação em banca de Fábio Adriano Santos da Silva. Contribuições do laboratório de Ensino do Instituto de Química e Biotecnologia na formação do licenciando em Química da UFAL. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

8.
SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Elton Fabrino Fatareli. Promovendo a argumentação no ensino básico de química a partir da utilização de textos de divulgação científica. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Química-UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SÁ, Luciana Passos; SEDANO, L.; BRICCIA, V.. Participação em banca de Jacilene Santos Souza. Formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
SÁ, Luciana Passos; TREMACOLDI, A. C. Z.; SANTOS, I. M.. Participação em banca de Cleilde Aguiar Neres. A formação do cidadão no Projovem urbano: uma análise dos conteúdos de química que compõem o guia de estudo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
SÁ, Luciana Passos; LUNA, F. T.; FERNANDES, G. W. R.. Participação em banca de Herick Santos Pereira. Análise do curso de graduação em Licenciatura em Física na modalidade à distância da UESC: dos velhos conceitos às novas possibilidades. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
SÁ, Luciana Passos; LUCENA, E. A. R. M.. Participação em banca de Margarete Correia de Araújo. O estudo das propriedades das substâncias e sua importância no destino dos papéis de bombons descartados na escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
SÁ, Luciana Passos; SIQUEIRA, M. R. P.; MOTA, R. J.. Participação em banca de Tânia Maria Damasceno Campos. Concepção dos professores sobre atividades práticas nas aulas de ciências do ensino fundamental II. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SÁ, LUCIANA PASSOS; REGIANI, A. M.; MARANHAO, T. A.. Participação em banca de Thamara Cordeiro Gaia.Contribuições do projeto Núcleo Extensionista Rondon na formação de professores de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
SÁ, LUCIANA PASSOS; REGIANI, A. M.; GONCALVES, F. P.. Participação em banca de Bruna Luiza Auras.Possíveis contribuições químicas a partir do livro tio Tungstênio: memórias de uma infância química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SÁ, Luciana Passos; REGIANI, A. M.; GONCALVES, F. P.. Participação em banca de Gabriela Silva Fermiano.Constituição de saberes docentes sobre o ensino de química para cegos ou baixa visão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
SÁ, Luciana Passos; BELLO, M. E. B. R.; GRAMACHO, R. S.. Participação em banca de Analú Campos Reis.Questões de Química Orgânica do ENEM: uma olhar sobre o ensino médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
SÁ, Luciana Passos; SIQUEIRA, M. R. P.. Participação em banca de Josenilda Assunção Lima.Atividades experimentais nos livros didáticos de física do PNLD 2012/Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

6.
OLIVEIRA, R. A.; BELLO, M. E. B. R.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Luiza Carvalho Felix de Carvalho Lima.Onde se escondeu a química? Dessa vez na cozinha! Desmistificando a química nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

7.
GEHLEN, S. T.; FERNANDES, G. W. R.; SÁ, Luciana Passos. Participação em banca de Roger Magalhães da Silva.A alfabetização científica no ensino fundamental: para além do livro didático. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
BRITO, L. D.; SÁ, Luciana Passos; MASSENA, E. P.. Participação em banca de Nathália Cardoso Veiga Santos.O currículo em ação: um olhar sobre as escolas de Ilhéus e Itabuna. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
SÁ, Luciana Passos; SILVA, A. F. A.; OLIVEIRA, F. F.. Participação em banca de Allana Souza Carvalho.Concepções dos estudantes sobre o conceito de ligações químicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estudual de Santa Cruz.

10.
SÁ, Luciana Passos; SILVA, A. F. A.; OLIVEIRA, F. F.. Participação em banca de Herbert Costa Damasceno.Conteúdos e Programas de Química no Ensino Médio: o que realmente é ensinado nas escolas de Itabuna - região Sul da Bahia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
SÁ, Luciana Passos; BELLO, M. E. B. R.; OLIVEIRA, A. M.. Participação em banca de Ana Carla Dias Regis.Conscientização ambiental e a abordagem de poluentes atmosféricos por meio de uma intervenção didática: vivências de uma sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

12.
SÁ, Luciana Passos; BELLO, M. E. B. R.; ANJOS, P. N. M.. Participação em banca de Tharcilla de Santana Souza.Polímeros: aplicação conceitual para o ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SÁ, Luciana Passos; SANTOS, B. F.; CHAPANI, D. T.. Banca Examinadora para promoção na carreira de adjunto para titular. 2017. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Concurso público
1.
SÁ, Luciana Passos; NUNES, S. M. T.; PAIXAO, M. F. M.. Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior para Professor Assistente. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
SÁ, Luciana Passos; MASSENA, E. P.; SOUZA JUNIOR, J.. Concurso público para docente de nível superior, na classe assistente. Edital Nº 032/2011, como membro da comissão examinadora, para a matéria/disciplina Didática em Química II, Estágio V, História da Ciência, Evolução da Química e Recursos Tecnológicos e Educação.. 2011. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

3.
SÁ, Luciana Passos; BELLO, M. E. B. R.; JESUS, R. M.. Seleção Pública para Professor Substituto - Edital 067/2011. 2011. Universidade Estudual de Santa Cruz.

4.
SÁ, Luciana Passos; WARTHA, E. J.; LOPES, E. T.. Concurso para professor assistente Materia de Ensino: Ensino de Química. 2010. Universidade Federal de Sergipe.

Outras participações
1.
SÁ, Luciana Passos; GEHLEN, S. T.; GUZZI FILHO, N. J.. Comissão de seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
SÁ, LUCIANA PASSOS. Comissão de seleção de candidatos ao Mestrado Acadêmico do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. 2013. Universidade Estadual de Santa Cruz.

3.
SANTOS, I. M.; SÁ, Luciana Passos; MASSENA, E. P.; BELLO, M. E. B. R.. Banca de seleção do programa institucional de bolsas de extensão da UESC - PROBEX/UESC. 2011. Universidade Estadual de Santa Cruz.

4.
SÁ, Luciana Passos. Presidente da comissão eleitoral da eleição de coordenador e vice coordenador do colegiado do curso de química. 2011. Universidade Estadual de Santa Cruz.

5.
SÁ, Luciana Passos; MARQUES, C. M. P.; QUEIROZ, S. L.. Promovendo a argumentação no ensino básico de Química a partir da utilização de textos de divulgação científica. 2010. Universidade Federal de São Carlos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Congresso Internacional de Educação em Ciências. 2014. (Congresso).

2.
II Seminário PIBID/UESC: os impactos do PIBID na Educação. 2012. (Seminário).

3.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro de Educação Química da Bahia.O ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO NOS FUNDAMENTOS DO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA. 2012. (Encontro).

4.
I Seminário Educação Básica e Universidade: Diversidade, Práticas e Saberes. 2011. (Seminário).

5.
IX Colóquio Nacional e II Internacional do Museu Pedagógico: Desafios epistemológicos das ciências para a atualidade. Tendências na Educação em Ciências e Matemática. 2011. (Congresso).

6.
Semana da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.Exposição do Programa "Mão na Massa". 2011. (Outra).

7.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. A ARGUMENTAÇÃO DE CRIANÇAS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS DE CIÊNCIAS BASEADAS NO PROGRAMA ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA - MÃO NA MASSA. 2011. (Congresso).

8.
V Simpósio de Educação Infantil. 2011. (Simpósio).

9.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2010. (Outra).

10.
32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Apresentação dos trabalhos "Produção de textos argumentativos por graduandos em química: questões relacionadas ao artigo científico" e "Casos investigativos no ensino de corrosão: percepções dos alunos sobre a estratégia de ensino".. 2009. (Congresso).

11.
VII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias: Enseñanza de las Ciencias en un mundo en transformación. Debate como estratégia na promoção de habilidades argumentativas de alunos de química. 2009. (Congresso).

12.
31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Argumentação sobre questões envolvendo aspectos sócio-científicos por alunos de graduação em química. 2008. (Congresso).

13.
I Colóquio Internacional sobre Ensino Superior.Análise de argumentos produzidos por graduandos em química em diferentes situações de ensino. 2008. (Outra).

14.
30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Atividades pedagógicas voltadas ao aprimoramento de habilidades argumentativas de graduandos em química e Concepções de professores de química sobre procedimentos de ensino capazes de promover a argumentação no nível superior. 2007. (Congresso).

15.
A formação química e pedagógica nos cursos de graduação em química do país. 2007. (Oficina).

16.
IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química.Utilização de portfólios na resolução de casos investigativos por alunos de graduação em química e Casos Investigativos como estratégia para o ensino do tema "corrosão". 2007. (Encontro).

17.
Jornada Argumentação e Discussão Crítica. 2007. (Oficina).

18.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Argumentação no ensino superior de química: reflexões a partir das interações estabelecidas em sala de aula e Casos investigativos no ensino do tópico corrosão. 2007. (Congresso).

19.
V Semana de Pesquisa do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências.Apresentação oral do projeto de tese. 2007. (Encontro).

20.
XIII Reunión de Educadores en Química y Primeras Jornadas Internacionales, ADEQRA. O espaço para a argumentação no ensino superior de química. 2006. (Congresso).

21.
XXVI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química ? EDEQ. IDENTIFICAÇÃO DE TERMOS ARGUMENTATIVOS EM ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. 2006. (Congresso).

22.
1º Workshop de Capacitação para o Ensino Superior: Estilos de Aprendizagem. 2005. (Oficina).

23.
57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. 2005. (Congresso).

24.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005. (Encontro).

25.
II Evento de Educação em Química. 2004. (Encontro).

26.
I Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE.I Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE do Instituto de Química de São Carlos. 2004. (Oficina).

27.
XLIV Congresso Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Química - ABQ. A linguagem escrita no ensino superior de química: enfoque no artigo científico e A abordagem de temas concernentes à educação ambiental por pesquisadores da área de educação em ciências. 2004. (Congresso).

28.
IX Encontro de Estudantes e Profissionais de Química do Ceará. 2003. (Encontro).

29.
XLIII Congresso Brasileiro de Química. 2003. (Congresso).

30.
VIII Encontro de Estudantes e Profissionais de Química do Ceará. 2002. (Encontro).

31.
XLII Congresso Brasileiro de Química. 2002. (Congresso).

32.
I Semana de Química - O Profissional de Química. 1999. (Outra).

33.
I Seminário Municipal sobre Mortalidade Infantil. 1999. (Seminário).

34.
Seminário de Atualização em Zoonoses. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SÁ, Luciana Passos; BRICCIA, V. . X Seminário Nacional ABC na Educação Científica. 2014. (Outro).

2.
SÁ, Luciana Passos. Oficina - Contém química: pensar, fazer e aprender com experimentos. 2014. (Outro).

3.
SÁ, Luciana Passos. Oficinas de experimentação e jogos didáticos para o ensino de química. 2012. (Outro).

4.
SÁ, Luciana Passos. Comissão Organizadora do XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação Química da Bahia,. 2012. (Congresso).

5.
SÁ, Luciana Passos. Oficinas de Experimentação e Jogos Didáticos para o Ensino de Química. 2011. (Outro).

6.
MASSENA, E. P. ; SANTOS, I. M. ; SÁ, Luciana Passos . V Jornada de Debates sobre o Ensino de Química da Região Sul da Bahia. 2010. (Congresso).

7.
SÁ, Luciana Passos; GUZZI FILHO, N. J. . IX Encontro de Educação em Química da Bahia (EDUQUI). 2009. (Congresso).

8.
SÁ, Luciana Passos. III Jornada de Debates sobre o Ensino de Química da Região Sul da Bahia. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jeruza Rocha Lima Arcanjo. Análise do PCK de professores em formação continuada em uma ação interdisciplinar entre as ciências naturais e a filosofia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carla Irene Zampieron. Estudo de Casos na Educação de Jovens e Adultos como estratégia para promoção da alfabetização científica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Camile Barbosa Moraes. O papel do estágio supervisionado na construção da identidade docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Luciana Passos Sá.

2.
Claudia das Virgens Crispim. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de Licenciandos em Química: uma experiência fundamentada no Ensino de Ciências por Investigação. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, . Orientador: Luciana Passos Sá.

3.
Renata Neves Rocha. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de professores de Química e suas trajetórias de vida: possíveis relações. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Passos Sá.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Lailton Passos Cortes Junior. 2016. Universidade Estadual de Santa Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Luciana Passos Sá.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diogo Ricardo Gaspar Pires. A experimentação no ensino de cinética química: uma proposta de minicurso para estudantes do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

2.
Layze Moreira Santos. Análise da natureza das atividades experimentais em livros didáticos de química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

3.
Thais Roberta Oliveira Alves. A argumentação de estudantes do ensino médio: Uma experiência com o estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

4.
Tiago Farias Pires. Avaliação dos conteúdos de história da químca em livros didáticos do ensino médio utilzados em escolas de Itabuna-Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

5.
Lorena Brito Goés Vieira. A avaliação no Ensino de Ciências no contexto brasileiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

6.
Luan da Costa Ramos. A alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

7.
Elza Alves Rebouças. Concepções sobre a natureza do conhecimento científico de alunos recém ingressos em um curso de Licenciatura em Química. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

8.
Érica Ágatha da Silva Cardoso. A contextualização sobre o tema "funções orgânicas: alcóois, ácidos carboxílicos e ésteres" em livros didáticos adotados no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estudual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

9.
Pablo Santana Lemos. A avaliação da aprendizagem na prática de professores da rede estadual da cidade de Itabuna - BA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

10.
Givaldo Souza da Silva. Análise das estratégias de aprendizagem empregadas por estudantes das séries iniciais em atividades investigativas de ciências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

11.
Anne Louise Goes de Souza. Análise das concepções de professoras das séries iniciais acerca da alfabetização científica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

12.
Juliana de Oliveira Maia. Formação de professores e a utilização do livro didático de química por professores da região sul da Bahia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

13.
Jeane Quelle Alves Brito. Utilização do ?Estudo de Caso? e do ?Júri Químico? como estratégias estimuladoras da argumentação sobre o tema Biocombustíveis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

14.
Lorena Costa Alves. Processo de elaboração conceitual para átomo, elemento químico, substância e molécula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Orientador: Luciana Passos Sá.

Iniciação científica
1.
Thiago Silva Oliveira. Buscando indícios da alfabetização científica nas produções escritas de alunos do ensino fundamental em atividades fundamentadas no Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Luciana Passos Sá.

2.
Anne Louise Góes de Souza. Projeto: popularização da ciência a partir de atividades investigativas fundamentadas no Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa. Plano de trabalho: concepções de professores das séries iniciais em formação continuada sobre o ensino de ciências por investigação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Luciana Passos Sá.

3.
Vinícius Câmera Costa. Projeto: popularização da ciência a partir de atividades investigativas fundamentadas no Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa. Plano de trabalho: concepções de professores das séries iniciais em formação continuada sobre o ensino de ciências por investigação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Luciana Passos Sá.

4.
Thiago Silva Oliveira. A argumentação escrita de estudantes do ensino fundamental em atividades investigativas de ciências. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Luciana Passos Sá.

5.
Luan da Costa Ramos. Modelos didáticos: concepções de ensino-aprendizagem - um instrumento para análise e reflexão sobre a prática docente. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Luciana Passos Sá.

6.
Flávia dos Santos Gomes. A argumentação de crianças em atividades experimentais de Ciências desenvolvidas a partir do Programa ABC da Educação Científica - Mão na Massa. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Passos Sá.

7.
Givaldo Souza da Silva. As estratégias de aprendizagem empregadas por crianças em atividades investigativas de ciências. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Luciana Passos Sá.

8.
Anne Louise Goes de Souza. A alfabetização científica na formação continuada de professores de ciências das séries iniciais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estudual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Luciana Passos Sá.

9.
Flávia dos Santos Gomes. A alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental a partir de atividades investigativas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Passos Sá.

10.
Thaíse Almeida Silva. A alfabetização científica na formação continuada de professores de ciências das séries iniciais.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Luciana Passos Sá.

11.
Luan da Costa Ramos. A argumentação escrita de estudantes do ensino fundamental em atividades investigativas de ciências.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Luciana Passos Sá.

12.
Jeane Pereira dos Santos. A alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental a partir de atividades investigativas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Passos Sá.

13.
Naciara da Rocha Costa. Modelos didáticos: concepções de ensino-aprendizagem - um instrumento para análise e reflexão sobre a prática docente. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estudual de Santa Cruz, Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Luciana Passos Sá.

14.
Juliana de Oliveira Maia. Os livros didáticos adotados por professores de química da rede pública da 6ª e 7ª DIREC: processo de implementação do PNLEM. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Luciana Passos Sá.

Orientações de outra natureza
1.
Vanilton Lima Cotias. A importância da educação científica na formação do professor do ensino fundamental. 2014. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Pró-Reitoria de Extensão da UESC. Orientador: Luciana Passos Sá.

2.
Vinícius Câmara Costa. A importância da educação científica na formação do professor do Ensino Fundamental. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Pró-Reitoria de Extensão da UESC. Orientador: Luciana Passos Sá.

3.
Verenna Barbosa Gomes. Formação Continuada de Professores de Química no Ensino Médio. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Pró-Reitoria de Extensão da UESC. Orientador: Luciana Passos Sá.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SÁ, Luciana Passos; ALEXANDRINO, D. M. ; SIMIONATO, J. I. ; ROCHA, A. P. . O químico e a temática da sustentabilidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


1- APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS, REALIZADO CONFORME EDITAL DRH 08/2006.

2- APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, REALIZADO CONFORME EDITAL 126/06

3 - COORDENADORA DE TUTORIA NO CURSO DE FÍSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UESC EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, DE 01 DE SETEMBRO DE 2010 A 30 DE ABRIL DE 2011.

4- VICE COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (PPGEC) DA UESC, DE 21 DE MAIO DE 2015 A 12 DE MAIO DE 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 20:26:18