Karina Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3319708968061359
  • Última atualização do currículo em 17/07/2018


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, pós - graduada em Gestão Escolar: orientação e supervisão escolar; graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Possui experiência na docência da educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), educação de jovens e adultos e ensino superior; formação de professores e análise de material didático. Especial interesse nos temas da alfabetização e letramento, avaliação da aprendizagem, didática e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karina Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, K.;MACHADO, KARINA


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e o processo de ensino e aprendizagem da Língua Materna em uma rede particular,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Iolanda Monteiro.
2015 - 2016
Especialização em Gestão Escolar: orientação e supervisão. (Carga Horária: 430h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR E A CONTRIBUIÇÃO DE PARCEIROS MAIS EXPERIENTES NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE.
Orientador: CAROLINA DONEGA BERNARDES.
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A sexualidade feminina através da dança do ventre.
Orientador: Prof. Dr. Silvia Marina Anaruma.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Identificando potencial e talento na escola. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Dinâmica e prática em sala de aula. (Carga horária: 40h).
UNOPAR, UNOPAR, Brasil.
2014 - 2014
Saber em ação na Rede Escolar SESI - SP de Ensino. (Carga horária: 40h).
Serviço Social da Indústria (SP), SESI, Brasil.
2013 - 2013
2° Seminário Gestão Escolar e Avaliação Externa. (Carga horária: 12h).
Serviço Social da Indústria (SP), SESI, Brasil.
2013 - 2013
Alfabetização e Letramento. (Carga horária: 44h).
Comunidade Educativa, DEDAC, Brasil.
2012 - 2012
Saber em ação na Rede Escolar SESI - SP de Ensino. (Carga horária: 40h).
Serviço Social da Indústria (SP), SESI, Brasil.
2011 - 2011
Saber em ação na Rede Escolar SESI - SP de Ensino. (Carga horária: 40h).
Serviço Social da Indústria (SP), SESI, Brasil.
2011 - 2011
1° Encontro de PEB I. (Carga horária: 24h).
Serviço Social da Indústria (SP), SESI, Brasil.
2011 - 2011
2° encontro de PEB I. (Carga horária: 32h).
Serviço Social da Indústria (SP), SESI, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Educação da Segunda Infância. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Oficina de fonoaudiologia. (Carga horária: 3h).
Serviço Social da Indústria (SP), SESI, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2006
Datas comemorativas como recurso de socializaçã da. (Carga horária: 8h).
Sindicato dos estabelecimentos de ensino no estado de São Paulo, SIEEESP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação, FATECE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora/Ensino Superior, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas no curso de Pedagogia: Práxis Educativa e Organização do Ensino: Componentes do Processo Didático


Rede Municipal de Rio Claro - SP, MUNICIPIO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora/Educação Infantil, Carga horária: 27

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora/Ensino Fundamental I, Carga horária: 30


Colégio Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora/Ensino Fundamental I, Carga horária: 24


Serviço Social da Indústria (SP), SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Técnico Educacional, Carga horária: 40
Outras informações
O cargo tem como principal função a formação de professores do 1° ao 5° ano da rede SESI - SP, da região estratégica de São Carlos (formada por treze escolas distribuídas em onze cidades)

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora no Ensino Fundamental, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como professora no Ensino Fundamental desde agosto de 2006. Nos anos de 2011 e 2012, fui contratada para a educação integral em tempo integral e desenvolvi minhas atividades docente com turmas de 1° ano/alfabetização.


Organização Escolar Alem, ALEM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora no Ensino Fundamental, Carga horária: 20



Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACHADO, KARINA; MONTEIRO, M. I. . O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO ? SARESP, COMO INDICATIVO DAS LACUNAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PARTICULAR. In: Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, v. 4 Educação e formação humana: práxis e transformação social Pesquisas Concluídas, 2017. v. 4.

2.
MACHADO, K.; MONTEIRO, M. I. . A alfabetização e o SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - resultados e reflexões.. In: IV Congresso Nacional de Avaliação em Educação, 2016, Bauru - SP. Anais do IV Congresso Nacional de Avaliação e Currículo : relações e especificidades. Bauru - SP: CECEMCA, 2016. v. 4º.

Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, K.; MONTEIRO, M. I. . A Avaliação externa Estadual como indicativo das lacunas no processo de alfabetização na rede particular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MACHADO, K.; MONTEIRO, M. I. . A alfabetização e o SARESP - SIstema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - resultados e reflexões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MACHADO, K.. II Encontro de Ensino de Leitura e Escrita. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, K.. Referencial Curricular do Sistema SESI - SP de Ensino. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Colaboradora).

2.
MACHADO, K.. Avaliação Educacional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MACHADO, K.. A alfabetização e o material didático. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI CBE - Congresso Brasileiro de Educação. O Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP como indicativo das lacunas do processo de alfabetização de uma escola particular. 2017. (Congresso).

2.
IV CONAVE - Congresso Nacional de Avaliação Educacional. A alfabetização e o SARESP - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - resultados e reflexões. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 2:13:50