Kátia Silva Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0626829984450968
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009-2012). Mestre em Educação, Linha de pesquisa: Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005-2007).Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB (2001). Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá -FIJ (2002-2003). Atuou como Professora titular no Ensino Fundamento e Coordenadora Escolar - Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista - BA 1999-2011. Foi Professora Substituta das Disciplinas Didática e Educação Inclusiva na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB 2007/2009. Atua como Professora Efetiva nas Licenciaturas em Química, Computação e Intercultural Indígena, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias - IFBA, campus Porto Seguro, ministrando as disciplinas : Didática, Psicologia da Educação, Organização da Educação Brasileira e Estágio. No percurso acadêmico e profissional os seguintes temas ganharam destaque: Políticas Públicas, Políticas de Inclusão Escolar, Formação de Professores e Interculturalidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátia Silva Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Kátia Silva

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal da Bahia, IFBA - Campus Porto Seguro.
BR 367, KM 57,5
FONTANA I
45810000 - Porto Seguro, BA - Brasil
Telefone: (73) 32886686
URL da Homepage: http://http://www.portoseguro.ifba.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: tecendo fios, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Claudio Baptista.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Contornos da escola: dificuldades de aprendizagem, espaços escolares e organização curricular por ciclos.,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Claudio Roberto Baptista.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Organização curricular, espaços escolares / Especialidade: Educação Especial.
2002 - 2003
Especialização em Psicopedagogia.
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: Dificuldades de aprendizagem da linguagem escrita geradas pela cartilha.
1998 - 2001
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Título: A cartilha e a construção da Escrita.
Orientador: Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro.




Formação Complementar


2004 - 2004
Ciclo de capacitação para coordenadores. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, PMVC, Brasil.
2000 - 2001
Inglês, Basic 2. (Carga horária: 42h).
Fisk, FISK, Brasil.
2000 - 2000
Inglês, Basic 1. (Carga horária: 27h).
Fisk, FISK, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Alemão. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Política Social e Educação. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista CAPES PIBID Diversidade - Coordenação Ciência da Natureza, na Licenciatura Intercultural Indígena, orientando e desenvolvendo projetos

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFBA - Campus Porto Seguro, .

Linhas de pesquisa
Novas Tecnologias
08/2011 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I
08/2011 - Atual
Ensino, Licenciatura Intercultural Indígena, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I, II, III
08/2011 - Atual
Ensino, Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização da Educação Brasileira
Psicologia da Educação I; Didática I; Organização da Educação Brasileira
10/2011 - 02/2014
Pesquisa e desenvolvimento , IFBA - Campus Porto Seguro, .

Linhas de pesquisa
CURRÍCULO E DIVERSIDADE

Faculdades Integradas Ipitanga, UNIBAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: 8 horas

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: 8 hs, Carga horária: 8


Pós-grad/FateSC, PÓS-GRAD/FATESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: 8 horas/aula, Enquadramento Funcional: Professora Convidada
Outras informações
Ministrei a disciplina Orientação Monográfica (60 horas/aula) como professora convidada, sem vínculo com a instiuição.


Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, PMBE, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1996 - 10/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas do ensino fundamental das séries iniciais

Secretaria Municipal de Educação de Caatiba, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessor Pedagógico


Secretária Municipal de Vitória da Conquista, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

06/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Professora Edivanda Maria Teixeira, .

3/2002 - Atual
Direção e administração, Escola Professora Edivanda Maria Teixeira, .

Cargo ou função
Coordenador Pedagógico.
3/1999 - 3/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas do ensino fundamental

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

12/2007 - Atual
Extensão universitária , Depertamento de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Campanha de sensibilização: Direitos de Pessoas com Necessidades Especiais.
11/2007 - Atual
Extensão universitária , Depertamento de Filosofia e Ciências Humanas, .

Atividade de extensão realizada
Núcleo de Apoio a Inclusão-NAI.
10/2007 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva
Educação Especial
Didática

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: 40 horas



Linhas de pesquisa


1.
Educação Especial com Ênfase em Processos Inclusivos
2.
Novas Tecnologias
3.
CURRÍCULO E DIVERSIDADE


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Problematizando o uso das TICs na educação: Identificando possibilidades e desafios da inserção do ensino da Informática no currículo das escolas públicas municipais da cidade de Porto Seguro ? BA
Descrição: Este projeto de pesquisa assume como ponto de partida a premissa de que o ensino da Informática nas escolas públicas é imprescindível. Contudo, é importante ressaltar que o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no interior dessas escolas é um processo novo, recente, sendo assim, necessita ser analisado, problematizado, refletido. Todavia, tal movimento de reflexão é bastante complexo, pois implica tanto repensar a escola, suas fronteiras, suas formas, seu conteúdo; quanto analisar como esta instituição vem se inserido no contexto das TICs, as quais podem ser mediadas através do ensino de informática nas escola em ambientes interativos e colaborativos de aprendizagem. Primeiramente é importante dizer que o movimento compreensivo será tecido pelo olhar de uma educadora com formação inicial em Pedagogia, portanto sem formação especifica na área das Tecnologias da Educação e da Comunicação, mas auxiliada por uma discente do 7º semestre da Licenciatura em Computação, aspecto que gerará efeitos positivos no que se refere a construção do entendimento Interdisciplinar. Neste sentido, conteúdo e forma sugerem um sobre um voo inicial e na sequência a imersão total sobre o processo. Imersão que sugere o seguinte questionamento: a escola que temos, com sua história e tradições tem condições de assumir em seu currículo o ensino da informática? Com base em tal questionamento é que esta pesquisa objetiva compreender as possibilidades e desafios relacionados ao possível processo de implementação da disciplina de informática nas escolas pública municipais da cidade de Porto Seguro ?BA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Kátia Silva Santos - Coordenador.
2015 - 2016
A escola na era 'high tech?: Identificando possibilidades e desafios da inserção do ensino da Informática nos currículos das escolas públicas estaduais no município de Porto Seguro - Bahia.
Descrição: A escola na era 'high tech?: Identificando possibilidades e desafios da inserção do ensino da Informática nos currículos das escolas públicas estaduais no município de Porto Seguro - Bahia. Descrição: Este projeto de pesquisa assume como ponto de partida a premissa de que o ensino da Informática nas escolas publicas estaduais do município de Porto Seguro-BA é imprescindível. Contudo, é importante ressaltar que o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no interior dessas escolas é um processo novo, recente, sendo assim, necessita ser analisado, problematizado e refletido. Todavia, tal movimento de reflexão é bastante complexo, pois implica tanto repensar a escola, suas fronteiras, suas formas, seu conteúdo; quanto analisar como esta instituição vem se inserido no contexto das TICs, as quais podem ser mediadas através do ensino de informática nas escola em ambientes interativos e colaborativos de aprendizagem. Neste sentido, conteúdo e forma sugerem um sobre um voo inicial e na sequência a imersão total sobre o processo. Imersão que sugere o seguinte questionamento: a escola que temos, com sua história e tradições tem condições de assumir em seu currículo o ensino da informática? Com base em tal questionamento é que esta pesquisa objetiva compreender as possibilidades e desafios relacionados ao possível processo de implementação da disciplina de informática nas escolas públicas estaduais da cidade de Porto Seguro-BA. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Luiza Amaral de Souza - Integrante / Kátia Silva Santos - Coordenador. Financiador(es): Instituto Federal da Bahia - Campus Porto Seguro - Bolsa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Kátia Silva Santos - Coordenador / Ana Luiza Amaral de Souza - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal da Bahia - Bolsa.
2013 - Atual
Levantamento e Produção de Recursos Didáticos para pessoas com deficiência visual
Descrição: Este projeto objetiva realizar um levantamento sobre quais materiais/recursos didáticos vem sendo produzidos para pessoas com deficiência visual na atualidade. Pretende também desenvolver recursos didáticos com base em entrevistas com pessoas deficientes visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Kátia Silva Santos - Coordenador.
2011 - 2013
Mapas? e ?sentidos? da política de inclusão escolar de Rede Municipais de Educação do Interior da Bahia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
A política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na Bahia:tecendo fios
Descrição: esta pesquisa tem como objetivo compreender os desdobramentos e os entendimentos da atual Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Estado da Bahia, dando ênfase a gestão desta política no município de Vitória da Conquista. Tenho me questionado sobre a produção, o entendimento e os direcionamentos desta política: quais têm sido as atuais características socioeconômicas e culturais do Brasil, produtor desta política? Quais os desdobramentos e entendimentos desta política nacional no Estado da Bahia? Quais caminhos e descaminhos o municípios de Vitória da Conquista ? Ba assumirá no processo de gestão desta política?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
MAPEANDO OS CAMINHOS E DESCAMINHOS DA "INCLUSÃO" DOS SUJEITOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA UNIVERSIDADE ESTUDAL DO SUDOETES DA BAHIA- CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Descrição: Este projeto de compreender como os sujeitos com necessidades educacionais especiais (NEE) percebem o seu processo de ?Inclusão? na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, dando ênfase tanto aos aspectos quantitativos equivalentes a entrada, quanto aos aspectos qualitativos ligados as condições de permanência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
PROJETO CAFÉ COM EDUCADORES
Descrição: O Projeto Café com Educadores, nasce como uma proposta de intensificar a prática da pesquisa no IFBA ? Campus Porto Seguro, por meio da contribuição de estudiosos das diversas áreas do conhecimento, a fim de levar aos estudantes do campus bem como à sociedade em torno a apresentação e o debate de temáticas que contribuam para a formação, ampliando as perspectivas de reflexão e análise sobre o cotidiano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
PIBID DIVERSIDADE Subprojeto de licenciatura em:Intercultural
Descrição: A proposta do subprojeto ?Intercultural? tem como principal finalidade fomentar, juntamente com os estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena campus Porto Segur - BA, um tipo prática docente que considere a constituição de uma escola diferenciada; observando as especificidades dos povos indígenas?. Assim, a busca por um diálogo Intercultural deverá possibilitar a compreensão acerca da importância dos processos de contextualização, nos quais encontram-se inseridos as áreas de formação específica do licenciando; sobretudo no que se refere a confecção de sua prática pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
SEMINÁRIO DE PRÁTICAS DE ENSINO DAS LICENCIATURAS: MOVIMENTOS E SIGNIFICADOS
Descrição: O Seminário de Práticas de Ensino das Licenciaturas em Química, Computação e Intercultural Indígena constitui-se um momento de encontro entre professores, alunos, servidores do IFBA e professores da rede pública e privada de Porto Seguro. O evento tem o objetivo de promover um espaço de reflexão e aprofundamento das discussões sobre o fazer pedagógico, além de fortalecer o diálogo entre a Instituição e a sociedade, por meio da socialização: de projetos realizados pelos alunos, sendo estes apresentados em grupo ou individualmente relacionados à produção de recursos didáticos e experiências vivenciadas durante o estágio. O seminário acontecerá ao final de cada semestre e tem a duração de dois dias (sexta à noite e sábado manhã e tarde). A programação conta com conferência de abertura, rodas de conversa, oficinas pedagógicas, sessões coordenadas de apresentação de trabalhos científicos da prática de ensino, painéis, relatos de experiência e atividades culturais. Entre as discussões propostas pelo evento, estão: Desafios da Prática de Ensino; Educação Inclusiva; Formação docente, Novas Tecnologias e Avaliação da Aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Kátia Silva Santos - Coordenador.
2012 - Atual
Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores - LIFE
Descrição: Trata-se de um projeto de constituição de um espaço de uso comum aos docentes e discentes das Licenciaturas dos Campi Salvador e Porto Seguro, capaz de fomentar: a produção de ações interdisciplinares, através do planejamento e desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras; da elaboração de materiais didáticos; além das ações de formação de professores da educação básica em temáticas diversas atreladas ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), voltadas à educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
Descrição: Trata-se de um projeto de constituição de um espaço de uso comum aos docentes e discentes das Licenciaturas dos Campi Salvador e Porto Seguro, capaz de fomentar: a produção de ações interdisciplinares, através do planejamento e desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras; da elaboração de materiais didáticos; além das ações de formação de professores da educação básica em temáticas diversas atreladas ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), voltadas à educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (93) .
Integrantes: Kátia Silva Santos - Coordenador / Marcus Luciano Souza de Ferreira Bandeira - Integrante / Ana Cristina de Sousa - Integrante / Carla Sandra Camuso Fernandez - Integrante / George Pacheco Pinto - Integrante / Esaú Francisco Sena Santos - Integrante / Edson Machado de Brito - Integrante / Luciano da Silva Lima - Integrante / Allison Gonçalves Silva - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: Comitê de Ètica na Pesquisa-IFBA
2014 - 2015
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias
2012 - 2014
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologias


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Kátia Silva2014SANTOS, Kátia Silva; BAPTISTA, C. R. . NOVOS ?REFERENCIAIS? COGNITIVOS E NORMATIVOS PARA A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL. Práxis Educacional (Online), v. 10, p. 15, 2014.

2.
CHRISTOFARI, A. C.2012 CHRISTOFARI, A. C. ; SANTOS, Kátia Silva . Políticas locais de reestruturação curricular por ciclos: avanços e desafios. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 17, p. 399-417, 2012.

3.
SANTOS, Kátia Silva2011SANTOS, Kátia Silva; CHRISTOFARI, A. C. . O Atendimento Educacional Especializado: significados e configurações possíveis nas redes municipais de ensino de Vitória da Conquista-BA e de Porto Alegre-RS. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG), v. 22, p. 51-65, 2011.

4.
SANTOS, Kátia Silva2003SANTOS, Kátia Silva. Tradição Escolar Excludente e Indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 1/129-10, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CHRISTOFARI, A. C. (Org.) ; SANTOS, Kátia Silva (Org.) ; FREITAS, C. R. (Org.) ; TEZZARI, M. L. (Org.) ; SOUZA, M. D. (Org.) ; BEDIN, V. (Org.) . Políticas e práticas de inclusão escolar: mapeando diálogs, compartilhando experiências. 1. ed. Porto Alegre-RS: EDELBRA, 2015. 134p .

2.
SANTOS, Kátia Silva. Escolarização e deiciência. 1. ed. , 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Kátia Silva. A Política Nacional de Educação Especial e a 'perspectiva inclusiva': novos referênciais congnitivos e normativos. In: ANPED -SIÇ, 2012, CAIXIAS DO SUL. A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA. CAIXIAS DO SUL: UCS, 2012. p. 126-136.

2.
SANTOS, Kátia Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: TECENDO FIOS. In: XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação/II Congresso-Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE. São Paulo-SP: ANPAE, 2011. v. 11.

3.
SANTOS, Kátia Silva; CHRISTOFARI, A. C. . O atendimento educacional especializado nasRedes de municipal de educação de Vitória da Conquista e de Porto Alegre ? rs: configurações possíveis. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para esse ofício?, 2011, Porto Alegre-rs. VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para esse ofício?, 2011.

4.
SANTOS, Kátia Silva; CHRISTOFARI, A. C. . ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE POTENCIALIZAÇÃO DA ARENDIZAGEM NAS REDE MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA E PORTO ALEGRE - RES. In: I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL, 2010, PORTO ALEGRE - RS. I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL, 2010.

5.
SANTOS, Kátia Silva. A INCLUSÃO ESCOLAR, A PRÁTICA PEDAGOGICA E A RELFEXÃO DOCENTE: FIOS DE UMA COMPLEXA TECELAGEM. In: I SEMINARIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL, 2010, PORTO ALEGRE - RS. I SEMINARIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL, 2010.

6.
SANTOS, Kátia Silva. TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. In: ANPED - SUL, 2010, LONDRINA. FORMAÇÃO, ÉTICA E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA? QUAL EDUCAÇÃO, 2010.

7.
SANTOS, Kátia Silva; CHRISTOFARI, A. C. . 'MULTIPLOS OLHARES': POLÍTICAS LOCAIS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO - MUNICÍPIOS DE PORTO ALEGRE - RS E VITÓRIA DA CONQUSITA - RS. In: ANPE SUL, 2010, LONDRINA. FORMÇÃO, ÉTICA E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA? QUAL EDUCÇÃO?, 2010.

8.
CHRISTOFARI, A. C. ; SANTOS, Kátia Silva . Políticas de reestruturação currícular em ciclos: inovações nas escoals das Redes Municipais de Porto Alegre-RS e Vitória da Conquista - BA. In: XXIV SIMPÓSIO BRASILEIRO, III CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICAS E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2009, VITÓRIA -ES. Cadernos ANPAE, 2009. v. 8.

9.
SANTOS, Kátia Silva; CHRISTOFARI, A. C. . GESTÕES MUNICIPAIS E POLÍTICAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM E DE FORMAÇÃO HUMANA. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2009, SÃO LEOPOLDO -RS. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - SUJEITOS [DES] CONECTADOS?, 2009.

10.
SANTOS, Kátia Silva. OS FIOS DE UMA RENDA: O SUJEITO, A GESTÃO, E A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO, 2009, SÃO PAULO - SP. V SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO, 2009.

11.
SANTOS, Kátia Silva. ENTRE TRAMAS & IMAGENS: CURRÍCULO, SUJEITOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E ESPAÇOS ESPECIALIZADOS. In: VII COLÓQUIO NACIONAS E I COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO, 2009, VITÓRIA DA CONQUISTA- BA. AS REDES CIENTÍFICAS E O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA: PERSPECTIVAS MULTIDISCIPLINARES, 2009.

12.
SANTOS, Kátia Silva. Sujeitos com dificuldades de aprendizagem na escola: recontando histórias. In: V Seminário nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimentos e margens, 2008, Gramado. V Seminário nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimentos e margens, 2008.

13.
SANTOS, Kátia Silva. Formas e Conteúdos da escola: espaços escolares e alunos com necessidades educativas especiais. In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: diálogos e pluralidades, 2007, São Paulo. III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: diálogos e pluralidades, 2007.

14.
SANTOS, Kátia Silva. Contornos da escola: velhos e novas formas. In: VII Colóquio do Museu Pedagógico: História, Memória e Práticas Socias, 2007, Vitória da Conquista - BA. VII Colóquio do Museu Pedagógico: História, Memória e Práticas Socias, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Kátia Silva. SUJEITOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: REMONTANDO HISTÓRIAS. In: V Seminário, 2008, Grmando -RS. IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: conhecimento e margens, 2008.

2.
SANTOS, Kátia Silva. "Formas e "conteúdos" da escola: espaços escolares e alunos com necessidades educativas especiais". In: III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Diálogo e Pluralidade, 2007, São Paulo. III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Diálogo e Pluralidade, 2007.

3.
SANTOS, Kátia Silva. Contornos da escola: velhas e novas formas. In: VII Colóquio do Museu Pedagógico, Educação: História, Memória e Práticas Sociais., 2007, Vitória da Conquista. VII Colóquio do Museu Pedagógico, Educação: História, Memória e Práticas Sociais., 2007.

4.
SANTOS, Kátia Silva. Os contornos da escola: espaços escolares, dificuldades de apredizagem e organização curricular por ciclos. In: II Seminário de Pesquisa em Educação Especial, 2006, Vitória-ES. II Seminário de Pesquisa em Educação Especial, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHRISTOFARI, A. C. ; SANTOS, Kátia Silva . Políticas de reestruturação currícular em ciclos: inovações nas escolas das redes municipais de Porto Alegre -RS e Vitória da Conquista -BA. In: XXIV SIMPÓSIO BRASILEIRO , III CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2009, VITÓRIA - ES. Cadernos ANPAE. RJ: ANPAE, 2009. p. 149-149.

2.
SANTOS, Kátia Silva. Organização curricular em ciclos de formação humana: um pouco do processo de implantação em Vitória da Conquista-BA. In: V Congresso de Educação de Vitória da Conquista, 2007, Vitória da Conquista. Congresso de Educação de Vitória da Conquista-BA: Sala de aula...Uma escola de vida!. Vitória da Conquista, 2007. v. Único. p. 30-30.

3.
SANTOS, Kátia Silva. Inclusão dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais na Rede Regular de Ensino: Possibilidades e Utopias. In: IV Colóquio do Museu Pedagógico, 2004, Vitória da Conquista. IV Colóquio do Museu Pedagógico/ Educação, História e Cultura: Memória Nacional e Regional. Vitória da Conquista, 2004.

4.
SANTOS, Kátia Silva. Um olhar sobre a Inclusão dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais. In: VIII CONPEX -Congresso de Pesquisa e Extensão, 2004, Itapetinga-BA. VIII CONPEX, 2004.

5.
SANTOS, Kátia Silva; TRINDADE Roque Mendes . Relacâo entre : Desenvolvimento intelecto afetivo de crianças socio-cultural e economicamente desfavorecidas e dificuldades de aprendizagemda linguagem escrita. In: VII Seminario de inciciação cientifica da UESB, 2003, Vitoria da Conquista. VII Seminario de inciciação cientifica da UESB. Vitoria da Conquista: UESB, 2003. v. unico.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Kátia Silva. O discurso intercultural, as memórias de vida e as trajetórias escolares indígenas fios (inter)cruzados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SANTOS, Kátia Silva; MATA, M. J. P. . As trajetórias escolares dos sujeitos indígenas e o discurso intercultural: construindo redes de significados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOUZA, A. L. A. ; SANTOS, Kátia Silva . A escola na ?era high tech?: identificando possibilidades e desafios da inserção do ensino da Informática no currículo das escolas públicas do município de Porto Seguro?BA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, Kátia Silva; HASS, C. ; VIEIRA, A. B. . A Educação Especial e a Escola Contemporânea: os processos de interpretação de uma diretriz nacional de inclusão escolar nas distintas instâncias da gestão pública. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, Kátia Silva. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: TECENDO FIOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, Kátia Silva. Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista-ba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTOS, Kátia Silva; DENEVATI, ALINE . Educação Inclusiva do campo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, Kátia Silva. A inclusão do aluno especial na Rede Pública. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, Kátia Silva; SOARES, C. H. ; DENEVATI, ALINE . INCLUSÃO ESCOLAR, ESCOLAS DO CAMPO E REDES MUNICÍPAIS DE ENSINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: IMAGENS E APROXIMAÇÕES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, Kátia Silva. POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGOGICAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, Kátia Silva. TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, Kátia Silva; CHRISTOFARI, A. C. . MULTIPLOS 'OLHARES'; POLÍTICAS LOCAIS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO - MUNICÍPIOS DE PORTO ALEGRE -RS E DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, Kátia Silva; CHRISTOFARI, A. C. . ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE PONTENCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS REDES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA E PORTO ALEGRE - RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANTOS, Kátia Silva. ENTRE TRAMAS E IMAGENS: CURRÍCULO, SUJEITOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E ESPAÇOS ESCOLARES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CHRISTOFARI, A. C. ; SANTOS, Kátia Silva . Polítcas de reestruturação currícular em ciclos:inovaçoes nas escolas das redes municipais de Porto Alegre -RS eVitória da Conquista -BA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
SANTOS, Kátia Silva. Comenius à Luz da Pedagogia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SANTOS, Kátia Silva. Trajetória de uma pesquisadora. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS, Kátia Silva. Pessoa com Deficiência e direito ao trabalho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SANTOS, Kátia Silva. RECONHECENDO DIREITOS E SUPERANDO BARREIRAS - Formação de professores no contexo da Inlcusão escolar de sujeitos com necessidades educacionais especiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SANTOS, Kátia Silva. (Re)oensando a Didática no contexto da inclusão escolar dos sujetitos com necessidades educacionais especiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Matos, S. N. ; SANTOS, Kátia Silva . Educação Inlcusiva: reconhecendo direitos e superando barreiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SANTOS, Kátia Silva. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RECONHECENDO DIREITOS E SUPERANDO BARREIRAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SANTOS, Kátia Silva. "Formas e "conteúdos" da escola: espaços escolares e alunos com necessidades educativas especiais". 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
SANTOS, Kátia Silva. Contornos da escola: velhas e novas formas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SANTOS, Kátia Silva. INCLUSÃO ESCOLAR : POSSIBILIDADES E UTOPIAS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SANTOS, Kátia Silva. Os contornos da escola: Espaços escolares, dificuldades de aprendizagem, e organização escolar por ciclos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
SANTOS, Kátia Silva; Andrade Júnior, F. C. ; Pinto, A. de J. . Trajetória do Direito a Educação dos Indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SANTOS, Kátia Silva. Inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais na rede regular de ensino: Possibilidades e Utopias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
SANTOS, Kátia Silva. Um olhar sobre a Inclusão dos Portadores de Necessidades Educativas Especiais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
SANTOS, Kátia Silva. MINI-CURSO CONTANDO E RECONTANDO - DA LEITURA A PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Matos, S. N. ; SANTOS, Kátia Silva ; Duarte, J. C. S . Campanha de sensibilização: dialogando sobre/com os Direitos das Pessoas com Necessidade Educacionais Especiais. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Kátia Silva. Disciplina - Educação Inclusiva. 2009. (Produção de Material Didático -EAD).

2.
SANTOS, Kátia Silva; Matos, S. N. ; Duarte, J. C. S . Superando Barreiras: Dialogando sobre/com os direitos da Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha/Livreto intormativo).

3.
SANTOS, Kátia Silva. Inclusão Escolar: Possibilidades e Utopias. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SANTOS, Kátia Silva. Contornos da escola: espaços escolares, dificuldades de aprendizagem e organização curricular por ciclos. 2007. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS, Kátia Silva. Contando e Recontando - Da leitura a produção de textos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Kátia Silva; MOTA, M. A. P. A.. Participação em banca de Saulo Oliveira da Silva.Otimização do processo de Ensino Aprendizagem de Funções Organicas Através do Modelo Flexquest. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal da Bahia.

2.
VALE, A. A. S.; MARTINS, A. R.; SANTOS, Kátia Silva. Participação em banca de Thalita Maciel Bomfim.Aplicando uma prátaica Didática no Modelo JIGSAW para o Ensino de Quimica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal da Bahia.

3.
SANTOS, Kátia Silva; Matos, S. N.. Participação em banca de Fabrine Soares Barroso.Educação Inclusiva:Estudo sobre a inserção de PNEEs nas creches da cidade de Vitória da Conquista -BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

4.
SANTOS, Kátia Silva; Pinto, Iza Maria. Participação em banca de Vanessa Ribeiro.Bullying escolar: a violência que pode passar despercebida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

5.
C., Ana Palmira; SANTOS, Kátia Silva. Participação em banca de Adrina Oliveira Lopes.Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

6.
C., Ana Palmira; SANTOS, Kátia Silva. Participação em banca de Rosilaine Matos dos Santos.Formação de Professores que Trabalham com Educação de Jovens e Adultos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

7.
C., Ana Palmira; SANTOS, Kátia Silva. Participação em banca de Nivalda Pereira de Souza.Uma Análise da Inclusão do Deficiente Auditivo em Vitória da Conquista -BA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

8.
SANTOS, Kátia Silva; Matos, S. N.. Participação em banca de Cláudia Jardim.Meu filho é autista, e agora?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, Kátia Silva. Aprendizado de matemática de pessoas surdas. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.O discurso intercultural, as memórias de vida e as trajetórias escolares indígenas fios (inter)cruzados. 2016. (Encontro).

2.
Reunião Anual SBPC: SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA.A escola na ?era high tech?: identificando possibilidades e desafios da inserção do ensino da Informática no currículo das escolas públicas do município de Porto Seguro?BA. 2016. (Encontro).

3.
V Congresso Brasileiro de Política e Administração da Educação/II Congresso-Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. A CIRCULARIDADE DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: ASSUMINDO UMA UMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO COMO ?JANELA? INTERPRETATIVA. 2016. (Congresso).

4.
V SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. OS FIOS DE UMA RENDA: O SUJEITO, A GESTÃO E A POLÍTCA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2009. (Congresso).

5.
8º Seminário de Pedagogia.Formação de Professores. 2008. (Seminário).

6.
III Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Diálogo e Pluralidade."Formas" e "conteúdos" da escola: espaços escolares e alunos com necessidades educativas especiais. 2007. (Seminário).

7.
V Congresso de Educação de Vitória da Conquista. Organização. 2007. (Congresso).

8.
VII Colóquio do Museu Pedagógico, Educação: História, Memória e Práticas Sociais.Contornos da escola: Velhas e novas formas. 2007. (Outra).

9.
II Seminário de Pesquisa em Educação Especial.Os contornos da escola. 2006. (Oficina).

10.
Palestra de Sara Pain - Corpo, pensamento e apredizagem. 2005. (Outra).

11.
I Encontro de Mulheres Negras das Zonas Rural e Urbana de Vitória da Conquista. 2004. (Encontro).

12.
IV Colóquio do museu pedagógico.Inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais na rede regular de ensino: Possibilidades e Utopias.. 2004. (Outra).

13.
Oficina permanente de pesquisa/Museu pedagógico de Vitória da Conquista-BA.Dificuldades de Apredizagem. 2004. (Oficina).

14.
Seminário Pedagogia: Cenários e Perspectivas. 2004. (Seminário).

15.
Plenária Ambiental do Sudoeste. 2003. (Outra).

16.
VI Jornada Pedagógica. 2002. (Outra).

17.
Colóquio do Museu Pedagógico. 2001. (Outra).

18.
V Jornada Pedagógica. 2001. (Outra).

19.
V Seminário Estadual das APAES-BA, I Encontro da APAE de Vitória da Conquista e I Seminário do Desporto Adaptado-GEMA-UESB. 2001. (Seminário).

20.
5º CONPEX- Congresso de Pesquisa e Extensão. 2000. (Congresso).

21.
Jornada Pedagógica de Vitória da Conquista-Oficina: Contação de História. 2000. (Outra).

22.
I Fórum de Educação CEAP "Escola e Trabalho: Cruzando Caminhos". 1999. (Outra).

23.
Seminário sobre Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior. 1999. (Seminário).

24.
I Forum Criacionista. 1998. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Matos, S. N. ; SANTOS, Kátia Silva . Dialogando com/sobre os direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais -Conhecendo Direitos e superando barreiras. 2008. (Outro).

2.
SANTOS, Kátia Silva. II Congresso de Educação de Vitória da Conquista. 2004. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
VILMA MATOS SOARES SANTOS. Um olhar sobre a Gestão Escolar Indígena Pataxó: protagonismo, dilemas e construções. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Intercultural Indígena) - Instituto Federal da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Ana Luiza Amaral de Souza. Problematizando o uso das TICs na educação: Identificando possibilidades e desafios da inserção do ensino da Informática no currículo das escolas públicas municipais da cidade de Porto Seguro ? BA. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Computação) - Instituto Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nália Oliveira Rocha Querino. Eduacação Incusiva nas escolas de ensino básico no/do campo: desafios e perspectivas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Pós-grad/FateSC. Orientador: Kátia Silva Santos.

2.
Núbia de Jesus Silva. O brincar, o desenvolvimento e a aprendizagem na educação infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Pós-grad/FateSC. Orientador: Kátia Silva Santos.

3.
Keila Gomes de Oliveira. Dificuldades de aprendizagem na escrita em turmas do 3° ano do Ciclo I no município de Vitoria da Conquista- BA. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Pós-grad/FateSC. Orientador: Kátia Silva Santos.

4.
Maria José Santos Pimentel. Alfabetização: refletindo sobre a aquisição da leitura e escrita nas organizações curriculares por ciclos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Pós-grad/FateSC. Orientador: Kátia Silva Santos.

5.
IVONETE SANTOS NOVAIS. TRAMAS NECESSÁRIAS: O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - UNIBAHIA. Orientador: Kátia Silva Santos.

6.
LUCINEIDE PEREIRA DE SOUZA SANTOS. A MOTIVAÇÃO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: LINHAS QUE SE CRUZAM. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOPEDAGOGIA) - UNIBAHIA. Orientador: Kátia Silva Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jairo VÍNICIOS. Perspectivas discentes sobre o cruso LICOMP do IFBA-PS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Computação) - Instituto Federal da Bahia. Orientador: Kátia Silva Santos.

2.
Taysa Santos Queiroz. Trajetória da educação especial: Avanços e limitações no cenário educacional de Vitória da Conquista - BA:. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Kátia Silva Santos.

3.
Amanda Silva Lima. Educação Especial: Um olhar sobre a inclusão escolar dos sujeitos com necessidades educacionais especiais na rede municipal de Vitória da Conquista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Kátia Silva Santos.

4.
Maria Aparecida Souza de Jesus. Um olhar sobre o Educador Social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Kátia Silva Santos.

5.
Cláudia Jardim. Meu filho é autista, e agora?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Orientador: Kátia Silva Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, Kátia Silva2014SANTOS, Kátia Silva; BAPTISTA, C. R. . NOVOS ?REFERENCIAIS? COGNITIVOS E NORMATIVOS PARA A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL. Práxis Educacional (Online), v. 10, p. 15, 2014.


Livros e capítulos
1.
CHRISTOFARI, A. C. (Org.) ; SANTOS, Kátia Silva (Org.) ; FREITAS, C. R. (Org.) ; TEZZARI, M. L. (Org.) ; SOUZA, M. D. (Org.) ; BEDIN, V. (Org.) . Políticas e práticas de inclusão escolar: mapeando diálogs, compartilhando experiências. 1. ed. Porto Alegre-RS: EDELBRA, 2015. 134p .



Outras informações relevantes


Venho desenvolvendo estudos vinculados a Interculturalidade.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 7:11:19