Angélica Silvana Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8270655241134217
  • Última atualização do currículo em 05/06/2017


Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante aproximadamente quinze anos atuou como professora dos anos iniciais e em equipes pedagógicas de escolas das redes pública e privada da grande Porto Alegre. Foi docente do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando no setor de Didática. Atualmente é professora do Departamento de Estudos Especializados (EED) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvendo suas atividades nas áreas de Organização Escolar, Teoria Geral e Planejamento Curricular e Pesquisa em Educação. É integrante do grupos de estudo Juventudes, Culturas e Formação(CEDU/UFAL) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Diferença, Arte e Educação (ALTERITAS), CED/UFSC. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Feminismos e Educação - GFemE. Tem experiência em Educação, com ênfase na formação de professores/as, didática e currículo. Seus temas de interesse focalizam sujeitos e processos educativos em espaços sociais diversos e suas inscrições culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angélica Silvana Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, Angelica S.;PEREIRA, ANGELICA SILVANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
Campus Universitário
Trindade
88010970 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37214493
URL da Homepage: www.cedu.ufal.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Domingo no Parque: Notas sobre a experiência de ser jovem na contemporaneidade, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Profª Drª Elisabete Maria Garbin.
Palavras-chave: Educação; Juventudes; práticas de transgressão; performatividade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos Culturais em Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos Culturais em Educação / Especialidade: Discursos sobre juventudes contemporâneas.
2004 - 2006
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Somos expressão, não subversão! - A gurizada punk em Porto Alegre,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Profª Drª Elisabete Maria Garbin.
Palavras-chave: Identidades Juvenis- Culturas; Punks; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos Culturais em Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos Culturais em Educação / Especialidade: Discursos sobre juventudes contemporâneas.
2013 - 2014
Especialização em Antropologia. (Carga Horária: 372h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Barbie, Max Steel e os heróis que estão em você - Um ensaio etnográfico sobre consumo e gênero na produção da criança contemporânea.
Orientador: Profª Drª Marina Rebeca de Oliveira Saraiva.
2000 - 2000
Especialização em Educação Psicomotora. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras, FAPA, Brasil.
Título: A Psicomotricidade e o Desenvolvimento da Criança da Educação Infantil e Séries Iniciais.
Orientador: Prfª Drª Célia Elizabete Caregnato.
1991 - 1994
Graduação em Pedagogia - Orientação Educacional.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1984 - 1990
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Nossa Senhora Auxiliadora, ENSA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Legislação da Carreira do Magistério Superior. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ciências Sociais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
Organizando e dirigindo situações de aprendizagem. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2009 - 2009
Mídias na educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Introdução a Fotografia Digital. (Carga horária: 22h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação II
05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Educação, .

11/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de TCC - Curso de Pedagogia.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização Escolar I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização Escolar
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização escolar
03/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do processos educativos II (3 créditos)
Pesquisa em Educação I (3 créditos)
Organização Escolar (4 créditos) - Curso de Letras Português e Inglês (licenciatura)
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização Escolar
08/2014 - 12/2014
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização Escolar I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação I

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2014 - Atual
Extensão universitária , Centro de Educação - CEDU, .

Atividade de extensão realizada
Diálogos sobre juventudes.
01/2014 - 06/2014
Ensino, Ciências Sociais Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem
07/2013 - 06/2014
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação - CEDU, Centro de Educação - CEDU.

Atividade realizada
Coordenação do Setor de Didática.
01/2009 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação
Currículo
Educação e gênero
Planejamento, currículo e avaliação
Didática
01/2012 - 07/2012
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento, currículo e avaliação
01/2009 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do trabalho acadêmico (40h); Projetos Integradores 4 (20h); Projetos Integradores 3 (40h); Projetos Integradores 1 (40h).
07/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento, currículo e avaliação (80h)
05/2010 - 07/2010
Extensão universitária , Centro de Educação - CEDU, .

Atividade de extensão realizada
II Ciclo de Cinema Educação, Gênero e Sexualidade.
01/2010 - 07/2010
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento, currículo e avaliação (80h)
01/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Currículo - elaboração do material didático e responsável pela disciplina nos pólos de Maceió, Maragogi, Olho D'Água das Flores e Santana de Ipanema.
01/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (120h)
01/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (120h)
07/2008 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento, currículo e avaliação (80h)
08/2009 - 10/2009
Extensão universitária , Centro de Educação - CEDU, .

Atividade de extensão realizada
I Ciclo de Cinema Educaçâo, Gênero e Sexualidade.
07/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (120h); Programas e Currículos (80h); Planejamento, Currículo e Avaliação (80h)
07/2008 - 12/2008
Ensino, Licencitura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (120h) e Planejamento, currículo e avaliação (80h)
07/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (120h); Planejamento, currículo e avaliação (80h)
07/2008 - 12/2008
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (120h)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 2
Outras informações
Professora colaboradora da disciplina Juventudes Contemporâneas do Curso de Especialização Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos da Educação Básica (DEC/FACED). Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização.

Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 2
Outras informações
Integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO).

Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Estudante Mestrado e Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Atividades

08/2005 - 03/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Currículo I (EDU02410) - 2005-2 Turma B (3 Créditos); 2006-1 Turma B (3 créditos); 2006-2 Turma B ( 3 créditos)
08/2005 - 03/2007
Ensino, Pedagogia e Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral (EDU02005) - 2005-2 Turmas E e F (6 créditos);; 2006-1 Turmas Ee F (6 créditos); 2006-2 Turmas F e G (6 créditos). Teoria do Currículo (EDU02029) - 2005-2 Turma C (2 créditos); 2006-1 Turma B (2 créditos); 2006-2 Turma B (2 créditos).

Centro de Formação de Professores General Flores da Cunha, CFPGFC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Concurso público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 20

Atividades

04/2004 - 07/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora dos Anos Iniciais e Orientadora Educacional do Ensino Fundamental e do Ensino Médio

Colégio Vicentino Santa Cecília, CVSC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora dos anos iniciais, Carga horária: 20

Atividades

02/2000 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora dos Anos Iniciais (2º e 3º ano) do Ensino Fundamental. Elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como dos Planos de Estudos dos anos iniciais. Participação do processo de mudança do sistema de avaliação do colégio.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Euclides da Cunha, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Alfabetizadora, Carga horária: 20

Atividades

5/2000 - 04/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora dos Anos Iniciais (Alfabetizadora). Elaboração do Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e dos Planos de Estudos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental. Oficinas com materiais recicláveis. Projetos Literários.

Colégio Navegantes, CN, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Alfabetizadora e professora dos anos iniciai, Carga horária: 20

Atividades

5/1995 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora dos Anos Iniciais (Alfabetizadora e 3º ano do Ensino Fundamental). Planejamento das aulas, participação em reuniões pedagógicas. Elaboração e desenvolvimento de projetos de trabalho.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Flores da Cunha, EMFC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional/ Equipe Diretiva, Carga horária: 20

Atividades

3/1999 - 12/1999
Direção e administração, Smed, Esteio.

Cargo ou função
Orientadora Educacional da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Integrante da Equipe Diretiva da escola. Elaboração e execução de projetos de acordo as necessidades da comunidade escolar..

Escola N Sra de Lourdes, ENSL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor dos anos iniciais, Carga horária: 20

Atividades

3/1996 - 3/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora dos Anos Iniciais (2º e 3º ano). Elaboração e desenvolvimento de projetos de trabalho (Pedagogia de projetos) com cada turma. Elaboração trimestral de relatórios individuais de avaliação dos alunos e das turmas.

Hospital de Clínicas - Universidade Federal do Paraná, HC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativa, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Gênero, sexualidade e processos educativos


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Representações de crianças e jovens sobre o processo de escolarização em contextos educacionais de contrastes
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar narrativas sobre o processo de escolarização de crianças e de jovens de escolas públicas localizadas em cidades, estados e contextos socioculturais e educacionais distintos, a saber: Maceió-AL e Florianópolis-SC. Trata-se de uma investigação que tem como foco estudantes dos últimos anos do ensino fundamental I e II e do ensino médio. Considera-se que estes dois Estados encontram-se em posições de contrastes no cenário educacional brasileiro, em que as estatísticas vem mostrando os baixos índices de Alagoas referentes a Educação Básica, com elevadíssimos números de abandono da escola e com parte significativa de estudantes em situação de distorção idade/ano escolar. Já, os números do Estado de Santa Catarina mostram-se mais compatíveis com um ensino de qualidade e com uma educação escolar capaz de atender parte das demandas sociais locais, cumprindo em grande parte as metas da universalização previstas. Entretanto, este panorama numérico parece-nos insuficiente para conhecer como se desenrola o processo de escolarização na vida de crianças e de jovens, e também para compreender o que leva a termos realidades tão diferentes num ?mesmo? sistema nacional de educação. Nesse contexto, acredita-se ser de extrema importância ?fazer emergir? as narrativas das crianças e dos jovens sobre o processo de escolarização em contextos educacionais de contrastes, não somente no intuito de dar visibilidade a estas narrativas, mas para conhecer que representações da escolarização tornam-se possíveis e em que medida tais representações se aproximam e/ou se distanciam e quais são as suas peculiaridades. Parte-se do pressuposto que as representações sobre o processo de escolarização são produzidas através da intersecção entre as experiências escolares vividas por estes/as estudantes, suas condições socioeconômicas, suas experiências em espaços e tempos não escolares, onde experimentam formas diversas de sociabilidades, tais como espaços de lazer e diversão, espaços familiares, grupos de amigos, internet e outros. Acredita-se que as representações do processo de escolarização identificadas no decorrer da pesquisa oferecerão elementos para pensar e problematizar a escola, o processo de escolarização, práticas e currículos escolares, políticas educacionais, e também os modos de ser criança e de ser jovem estudante dos sujeitos da pesquisa. Para tal, o arranjo metodológico está composto por duas etapas. A primeira constitui-se num estudo exploratório mediante aplicação de um questionário cujas questões mais gerais permitirão um mapeamento de aspectos socioculturais dos participantes da pesquisa. A segunda está composta por grupos de discussão, com o objetivo de potencializar as narrativas dos/as estudantes sobre tema da pesquisa. Através destes instrumentos, busca-se potencializar representações diversas do processo de escolarização para, então, construir categorias analíticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Desafios enfrentados por jovens e adultos do Ensino Médio: um olhar sobre aprendizagens exigidas, modos de aprender e sobre seus planos de futuro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosemeire Reis da Silva em 24/02/2013.
Descrição: Trata-se de uma pesquisa que pretende identificar e analisar desafios de estudantes do ensino médio do vespertino e do noturno em uma escola pública em relação aos modos de aprender em determinadas áreas de conhecimento, como também em relação à construção de seus planos de futuro, portanto, pretende investigar os desafios para o diálogo entre as expressões dos estudantes e os modos de pensamento de determinadas áreas de conhecimento, veiculados pela escola média. Esta pesquisa busca se aproximar de questões complexas e é uma continuidade ao estudo anterior realizado por dois anos na escola, denominado Estudantes da escola pública estadual do ensino médio em Maceió: quem são, os sentidos que atribuem aos estudos e as possíveis relações entre a experiência escolar e seus planos de futuro , com o apoio do CNPQ (2010-2012), mediante estudo exploratório com questionários, grupos de discussão, entrevistas semiestruturadas. De modo geral, foram identificados aspectos da condição de vida, dos modos de se expressar, de viver no cotidiano de jovens e adultos, de sua relação com a escola média. Destaca-se a importância da escola como espaço de encontro para estes sujeitos e, também, as representações de estudar como a atitude de escutar os professores . Identificamos, ainda, angústias e necessidades destes estudantes em organizar modos de construir seus planos de futuro. Para investigar tais questões parte-se do pressuposto de que há distanciamentos e incompreensões por parte da escola, que não reconhece os modos de expressão dos jovens e adultos, sua relação com o saber e por parte dos estudantes, que encontram desafios para compreender as lógicas de determinados objetos de pensamento e as exigências para os estudos na instituição escolar, ou seja, para corresponder a relação com o saber valorizada pela escola. Estes desencontros dificultam o diálogo entre professores e estudantes na instituição escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Culturas juvenis em Porto Alegre: cenários de múltiplos desordenamentos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosemeire Reis da Silva em 10/04/2016.
Descrição: O projeto "Culturas juvenis em porto alegre: cenários de múltiplos desordenamentos" consistiu em um desdobramento do Projeto Integrado Identidades Juvenis em Territórios Culturais Contemporâneos realizado e encerrado no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cultura, Currículo e Sociedade - NECCSO (www.ufrgs.br/neccso) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Apresenta uma fundamentação teórica com filiação conceitual nos Estudos Culturais de inspiração britânica, sob influxos de estudos pós-modernos e pós-estruturalistas, assim como pontua a ênfase a aspectos discursivos e representacionais nas investigações. Teve como objetivos o estudo de processos de subjetivação dos sujeitos jovens contemporâneos em sua dimensão experiencial com as performatividades, com a música, com espaços urbanos e escolas. Objetivou-se aprofundar estudos sobre o tema juventudes sob a ótica da centralidade da cultura, de estabelecer reflexões sobre as efêmeras cenas juvenis urbanas que parecem viver num constante desprendimento com relação a mudanças e que para tornarem-se notados, multiplicam sinais da sua existência de maneira visível em seus corpos performáticos, lugarizando espaços das metrópoles. Essas novas sensibilidades juvenis, que se configuram nesse século, tecem-se nos diferentes espaços sociais dos quais os jovens participam como a rua, onde se constitui uma cultura voltada para os diferentes modos de utilização do tempo livre, a casa, a escola, assim como as áreas de lazer e nas redes de relações que aí são estabelecidas. São elementos que se combinam de diferentes maneiras produzindo estilos e modos de ser singulares e distintos entre os vários universos juvenis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Integrante / Elisabete Maria Garbin - Coordenador / SEVERO, Rita C. Basso Soares - Integrante / SILVA, Eloenes Lima - Integrante / Daniela Medeiros de Azevedo - Integrante / Cintia Bueno Marques - Integrante / Isabela Dutra da Silva - Integrante / Lisandra da Veiga Lautert - Integrante / Marília Dal Moro - Integrante.
2010 - 2012
Estudantes da Escola Pública Estadual em Maceió: quem são, os sentidos que atribuem aos aos estudos e as possíveis relações entre a experiência escolar e seus planos de futuro
Descrição: A pesquisa investiga jovens/alunos de escolas públicas estaduais de Maceió para identificar os aspectos constitutivos da vidas destes sujeitos, aspectos de suas práticas culturais, seus modos de sociabilidade, como também sua relação com o saber, com a escola e com os estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Estudantes da Escola Pública Estadual em Maceió: quem são, os sentidos que atribuem aos estudos e as possíveis relações entre a experiência escolar e seus planos de futuro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosemeire Reis da Silva em 10/04/2016.
Descrição: A pesquisa investigou jovens/alunos de escolas públicas estaduais de Maceió para identificar os aspectos constitutivos das vidas destes sujeitos, aspectos de suas práticas culturais, seus modos de sociabilidade, como também sua relação com o saber, com a escola e com os estudos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Angélica Silvana Pereira - Integrante / REIS, Rosemeire - Coordenador / NASCIMENTO, Carla Gillyane - Integrante / SILVA, Jaciane Jéssica da - Integrante / Mariana Costa Rodrigues - Integrante.
2007 - 2011
Domingo do Parque: Notas sobre a experiência de ser jovem na contemporaneidade
Descrição: Esta pesquisa teve como interesse central analisar as práticas de transgressão de jovens que se encontram aos domingos num dos mais frequentados parques de Porto Alegre- RS ? Brasil. Tais práticas foram tomadas como pistas para compreender a experiência de ser jovem na contemporaneidade, considerando-se, para tanto, que os discursos sobre ser jovem são pautados em prescrições sociais que circulam em diversos espaços e, ao mesmo tempo, numa condição cultural de enfraquecimentos institucionais e de fortalecimento do hiperconsumo que incita e convoca os sujeitos a ousar, inovar, ser diferentes, buscando criar uma imagem espetacular de si. Enquanto parte da metrópole, o Parque configura-se num espaçotempo educativo importante para estes sujeitos, propício para práticas diversas entre pares, através das quais os jovens aprendem modos de viver suas juventudes. A pesquisa ancorou-se na interlocução entre as teorizações dos Estudos Culturais, dos estudos foucaultianos e dos estudos sobre juventudes e teve na etnografia o suporte para as incursões no campo e para a construção dos materiais analisados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Identidades juvenis em territórios culturais contemporâneos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rosemeire Reis da Silva em 29/06/2016.
Descrição: Este projeto se propôs a investigar múltiplos espaços culturais nos quais jovens vêm sendo alvo de investimentos, consumos e práticas culturais diversas. Filiado ao campo dos Estudos Culturais, enfatizou-se aspectos constitutivos identitários e representacionais de jovens, através de pesquisas já concluídas, as quais apresentaram também modos diversos de 'ser' e/ou 'estar' jovem na contemporaneidade, bem como seus processos de pertencimento a grupos distintos. As pesquisas contemplaram espaços educativos diversos, entre eles espaços escolares, espaços virtuais e espaços que compõe a cidade, tais como ruas, parques, shoppings, pontos turísticos e de lazer, os etc...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Somos expressão, não subversão! A gurizada punk em Porto Alegre
Descrição: O projeto de pesquisa de cunho etnográfico investigou processos de identificação de jovens punks na cidade de Porto Alegre, buscando conhecer e problematizar os modos pelos quais os jovens compõem suas subjetividades. Entende-se que o sentimento de pertencimento a um grupo assume um papel constitutivo de modos de ser jovem, configurando-se numa via para aprendizagens diversas e para novas experimentações, novas relações afetivas, bem como para a ampliação da rede de convívio e de amizades, num exercício de alteridade e de marcação das diferenças..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Juventudes: estudos e diálogos
Descrição: O projeto visa promover e ampliar o debate sobre juventudes, escola, trabalho, políticas públicas e culturas. Trata-se de uma proposta de trabalho que busca dialogar tanto com as interfaces que povoam a vida cotidiana dos jovens no âmbito da cultura, da educação e das políticas, quanto das instituições envolvidas nesse processo, tais como universidades, escolas, secretarias (estadual e municipal) da cultura, da saúde e do desporto. O projeto destina-se a professores, estudantes e funcionários da UFAl, professores e gestores de escolas públicas e privadas, diretores e assessores de setores do Estado e do município que atuam junto aos programas e políticas destinadas aos jovens e demais interessados nas discussões..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
II Ciclo de Cinema Educação, Gênero e Sexualidade
Descrição: Este projeto procurou dar continuidade ao trabalho de extensão realizado anteriormente e teve como objetivo discutir e problematizar questões de gênero e de sexualidade tidas como modelo e referência, em detrimento de outras entendidas como menores, anormais, desprovidas de direitos e desviantes. Levou-se em conta a necessidade de dar visibilidade e de ampliar as discussões sobre a temática, a qual, na maioria das vezes vem sendo silenciadas ou tratadas com superficialidade por diversas instituições. Foram exibidos quatro filmes seguidos de debate entre professores/as da Universidade e representantes de trabalhos comunitários, ativistas e movimentos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
I Ciclo de Cinema Educação, Gênero e Sexualidade
Descrição: O projeto teve como objetivo dar visibilidade e debater sobre a normalização de algumas identidades de gênero e sexuais legitimadas social e culturalmente, a partir da atuação de instituições sociais distintas, como o Estado, a escola, a família e a igreja. Buscou-se chamar a atenção para práticas que (re)produzem discriminação e exclusão dos sujeitos, a partir da sua constituição identitária de gênero e sexualidade. Para tal, utilizou-se- algumas produções cinematográficas que de modo direto ou indireto abordam essas questões e potencializam questionamentos e inquietações a respeito. A atividade consistiu na exibição de quatro filmes seguidos de debate protagonizados por professores/as da universidade com afinidade ao tema. A organização do evento esteve sob a responsabilidade da professora da disciplina Educação e Gênero e de alunas/os do curso de Pedagogia da UFAL..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de projeto de fomento


2014 - 2015
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Professora homenageada - Pedagogia 2013-2, Centro de Educação - UFAL.
2014
Professora Homenageada - Pedagogia 2014-2, Centro de Educação - Universidade Federal de Alagoas.
2013
Excelência Acadêmica pela orientação do trabalho Educação Infantil e Brincadeiras de Meninos e Meninas - Relações de Gênero em Cena, de Ericka Marcelle Oliveira., I Alagoas CAITE ? Congresso Acadêmico Integrado de Inovação Tecnológica promovido pela UFAL/ FAPEAL/.
2012
Paraninfa formandas em Pedagogia 2011-2, Centro de Educação - UFAL.
2008
Paraninfa, UFRGS/ FACEd - Pedagogia, 2008/1.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, ANGELICA SILVANA2016PEREIRA, ANGELICA SILVANA; OLIVEIRA, ERICKA MARCELLE BARBOSA DE . BRINCADEIRAS DE MENINOS E MENINAS: CENAS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Reflexão e Ação (UNISC. Impr.), v. 24, p. 273, 2016.

2.
PEREIRA, Angelica S.;PEREIRA, ANGELICA SILVANA2014PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire . Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões. Eccos Revista Científica (Impresso), v. 35, p. 157-172, 2014.

3.
GARBIN, E. M.2014GARBIN, E. M. ; PEREIRA, Angelica S. . Música e identidades juvenis na cena cultural contemporânea. Sociedade e Cultura (Impresso), v. 17, p. 85-95, 2014.

4.
PEREIRA, Angelica S.;PEREIRA, ANGELICA SILVANA2013PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. ; SEVERO, Rita C. Basso Soares . A Escola, a Rede e a Rua - Espaços e Tempos Juvenis nas Tramas do Contemporâneo. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 227-253, 2013.

5.
PEREIRA, Angelica S.;PEREIRA, ANGELICA SILVANA2012PEREIRA, Angelica S.. Performatividades juvenis na cena urbana de Porto Alegre: problematizações contemporâneas. Latitude, v. 6, p. 51-70, 2012.

6.
GARBIN, E. M.2006GARBIN, E. M. ; CORREA, A. R. ; PEREIRA, Angelica S. ; MANSKE, G. S. ; SANTOS, Lisiane Gazola ; ROSSI, R. C. ; CAMOZZATO, V. C. . Identidades Juvenis em Territórios Culturais Contemporâneos. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. Vol. 1, p. 01-14, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire . EXPERIÊNCIAS DE JOVENS ESTUDANTES E OS CURRÍCULOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. In: Jean Mac Cole Tavares Santos; Márcia Betânia de Oliveira; Sandra Regina Paz. (Org.). Reinvenções do currículo: Sentidos e Reconfigurações no Contexto Escolar. 1ed.Fortaleza: UFC Editores, 2016, v. 1, p. 165-182.

2.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, Elisabete Maria . Paisagens juvenis urbanas: identidades cambiantes nos movediços terrenos da cultura. In: OLIVEIRA, Teresinha Rodrigues de.; GONTIJO, Cynthia Rúbia Braga; CASTRO, Carmem Lúcia Freitas. (Org.). Políticas públicas e juventudes: contextos, percepções e desafios da prática. Belo Horizonte: EdUEMG, 2010, v. , p. 31-54.

3.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, Elisabete Maria . Práticas culturais juvenis (de)marcando corpos nas paisagens urbanas. In: CAVALACANTE, Marcia Koboldt; SOUZA, Rui Antonio de.. (Org.). Cuturas juvenis dinamizando a escola. Porto Alegre: Edipucrs, 2009, v. , p. 89-98.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, Angelica S.. Emos e coloridos: questões de pertencimento juvenil. Mundo Jovem (PUCRS), PUC-RS Porto Alegre, 02 out. 2011.

2.
PEREIRA, Angelica S.. A moda e as culturas juvenis. Mundo Jovem (PUCRS), Porto Alegre, 02 jul. 2010.

3.
PEREIRA, Angelica S.. Corpos jovens: espaços de comunicação de si. Mundo Jovem (PUCRS), Porto Alegre, 01 jun. 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Angelica S.. Juventudes e Acontecimento. In: II Seminário Internacional Michel Foucault: Cinquentenário de As Palavras e as Coisas, 2016, Pelotas. II Seminário Internacional Michel Foucault: Cinquentenário de As Palavras e as Coisas, 2016.

2.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. . Práticas juvenis contemporâneas: repertórios para a educação. In: 6º Seminário Nacional e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas. 6º Seminário Nacional e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015.

3.
PEREIRA, Angelica S.. O Casamento de Muriel: Lições de gênero e sexualidade no cinema. In: XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade, 2015, Campina Grande. XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidade, 2015.

4.
PEREIRA, Angelica S.; NASCIMENTO, Carla Gillyane ; É porque tá na mídia: representações de corpos compondo imaginários juvenis sobre beleza e feiura. In: V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012.

5.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire ; NASCIMENTO, Carla Gillyane . Sociabilidades juvenis: algumas interfaces entre escola, pertencimentos e internet. In: V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012.

6.
BAIA, M. A. C. ; ALMEIDA, J. P. S. ; PEREIRA, Angelica S. . O beco da morte e outros espaços escolares: narrativas juvenis sobre escola. In: V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012. V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira.

7.
REIS, Rosemeire ; PEREIRA, Angelica S. ; SILVA, M. P. . Juventudes na EJA de Ensino Médio. In: V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012.

8.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire . Sociabilidades juvenis, cultura escolar e Ensino Médio: Aproximações e distanciamentos. In: X Colóquio Sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio Sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo: desafios contemporâneos no campo do currículo, 2012.

9.
NASCIMENTO, Carla Gillyane ; PEREIRA, Angelica S. . Escola e juventudes contemporâneas: um diálogo possível?. In: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, Aracaju. VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012.

10.
REIS, Rosemeire ; PEREIRA, Angelica S. ; NASCIMENTO, Carla Gillyane . Aprendizagens valorizadas entre jovens do ensino médio: indícios para pensar a escola contemporânea. In: VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012, Aracaju. VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2012. v. VII. p. 01-15.

11.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, Elisabete Maria . Ela é uma professora e não tem orkut, nem MSN! Práticas culturais juvenis no ciberespaço e os desafios de ser professor na contemporaneidade. In: VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011, São Leopoldo - RS. VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?, 2011.

12.
REIS, Rosemeire ; PEREIRA, Angelica S. ; NASCIMENTO, Carla Gillyane ; SILVA, Jaciane Jéssica da ; LIMA, Mauella de Magalhães . Jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió: pistas para pensar a escola e o trabalho docente. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011. v. I. p. 1-12.

13.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire ; NASCIMENTO, Carla Gillyane . Escola, amigos, diversão e internet - Sociabilidades de jovens estudantes do Ensino Médio e os desafios de ser professor na contemporaneidade. In: I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011.

14.
PEREIRA, Angelica S.. Jovens contemporâneos e internet: desafios ao trabalho docente. In: I Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011, Maceió. I Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da Rede Estrado, 2011.

15.
PEREIRA, Angelica S.. Quando o mais profundo é a pele e/ou o que está sobre ela: subjetivações juvenis em exibição. In: 4º Seminário Brasileiro de Estuods Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011, Canoas. 4º Seminário Brasileiro de Estuods Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2011. v. 4.

16.
PEREIRA, Angelica S.. Rebeldias e transgressões: identidades juvenis em exibição. In: XII Congresso da ARIC/ XIIéme Congrès de L'ARIC - diálogos interculturais: descolonizar o saber e o poder, 2009, Florianópolis. Congrès de L'ARIC - diálogos interculturais: descolonizar o saber e o poder, 2009.

17.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, Elisabete Maria . Juventudes caricaturizadas: novas sociabilidades nas ruas. In: VIII REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: ?Diversidad y poder en América Latina?, 2009, Buenos Aires. VIII REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: ?Diversidad y poder en América Latina?. Buenos Aires, 2009. v. VIII.

18.
PEREIRA, Angelica S.. Cuerpos Jóvenes: (re) exisitir para resistir. In: I Congreso Internacional de Cultura y Género: La Cultura en el Cuerpo, 2009, Elche. I Congreso Internacional de Cultura y Género: La Cultura en el Cuerpo. Elche. v. I.

19.
PEREIRA, Angelica S.. Corpos desejados compondo práticas de jovens na contemporaneidade. In: II Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos, 2008, Niterói. II Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos. Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora, 2008. v. II. p. 01-14.

20.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. . Caricatos juvenis nas ruas - representações burlesacs ou formas de expressividades?. In: III Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2008, Canoas/RS. III SBECE. Canoas: ULBRA, 2008. v. III.

21.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. . Culturas juvenis urbanas: pistas para pensar novas práticas, novos aberes, novas subjetividades e novos currículos escolares. In: II Simpósio Internacional de Educação e V Fórum Nacional de Educação, 2008, Torres. II Simpósio Internacional de Educação e V Fórum Nacional de Educação, 2008.

22.
PEREIRA, Angelica S.. Jovens e saberes (des)escolarizados. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008, Porto Alegre. XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008.

23.
PEREIRA, Angelica S.. Guri[a]s punks: questões de gênero nas culturas juvenis contemporâneas. In: Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: discutindo práticas educativas, 2007, Porto Alegre. Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: discutindo práticas educativas, 2007. p. 01-07.

24.
PEREIRA, Angelica S.. Gurias punks em Porto Alegre: Pistas para pensar questões de gênero nas culturas juvenis. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e preconceito, 2006, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e preconceito. Florianópolis: UFSC, 2006.

25.
GARBIN, E. M. ; PEREIRA, Angelica S. ; SANTOS, Lisiane Gazola ; DOEBBER, M. B. . Identidades juvenis: outros saberes, novos currículos. In: VI ANPEd Sul, 2006, Santa Maria. VI ANPEd Sul, 2006.

26.
PEREIRA, Angelica S.. A Psicomotricidade na Escola. In: 2º Congresso Brasileiro de Educadores Vicentinos, 2002, Curitiba. A Psicomotricidade na Escola, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Angelica S.. Transgressões juvenis em tempos líquidos: algumas problematizações. In: 5º Seminário Brasileiros de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2013, Canoas. 5º Seminário Brasileiros de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas: Editora da ULBRA, 2013. p. 323-323.

2.
PEREIRA, Angelica S.. Uma mancha movediça: estratégias de visibilidades juvenis nos fluxos urbanos. In: V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012. v. V.

3.
BAIA, M. A. C. ; ALMEIDA, J. P. S. ; PEREIRA, Angelica S. . Jovens estudantes em distorção idade/ano escolar: representações culturais sobre escolarização. In: V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012, Recife. V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira, 2012.

4.
MESQUITA, M. ; PEREIRA, Angelica S. ; GOMES, M. A. . Políticas, resistências, culturas e transgressões: um debate sobre as diferentes experiências de ser jovem hoje. In: XVI Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, Recife. XVI Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011.

5.
PEREIRA, Angelica S.. Narrativas contestadas sobre escola: ela é chata, insuportável e ... fundamental. In: X Colóquio sobre questões curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro, 2010. IX Colóquio sobre questões curriculares e V Colóquio Luso Brasileiro. Porto, 2010.

6.
PEREIRA, Angelica S.. Narrativas juvenis contestadas sobre escola. In: III Congresso Internacional Cotidiano - diálogos sobre diálogos, 2010, Niteroi. III Congresso Internacional Cotidiano - diálogos sobre diálogos, 2010.

7.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. ; SILVA, Eloenes Lima ; SILVA, Thais Coelho da . PAISAGENS JUVENIS URBANAS ? identidades móveis e mutantes em terrenos movediços. In: III Simpósio Internacional sobra Juventude Brasileira, 2008, Goiânia. III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira. Goiânia, 2008. v. III.

8.
PEREIRA, Angelica S.. Fanzines: identidades juvenis em circulação. In: III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, 2008, Goiânia. III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira. Goiânia, 2008. v. III.

9.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, Elisabete Maria . Caricaturas ambulantes: nuevas sociabilidades juveniles en las cajes. In: V Jornadas de Investigación en Antropología Social, 2008, Buenos Aires. V Jornadas de Investigación en Antropología Social, 2008. v. 5.

10.
PEREIRA, Angelica S.. O movimento punk me educou! Algunos saberes en discusión. In: V Jornadas de Investigación en Antropología Social, 2008, Buenos Aires. V Jornadas de Investigación en Antropología Social, 2008. v. 5.

11.
PEREIRA, Angelica S.. Corpos desejáveis compondo práticas de jovens na contemporaneidade. In: II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos, 2008, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos, 2008. p. 160-160.

12.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, Elisabete Maria . Caricatos juvenis nas ruas - representações burlescas ou formas de expressividades?. In: 3º Seminário Brasileiro Estudos Culturais e Educação, 2008, Canoas. 3º Seminário Brasileiro Estudos Culturais e Educação, 2008. p. 267-268.

13.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, Elisabete Maria . Culturas juvenis urbanas: pistas para pensar novas práticas, novos saberes, novas subjetividades e novos currículos escolares. In: II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação, 2008. II Simpósio Internacional e V Fórum Nacional de Educação. Torres, 2008.

14.
PEREIRA, Angelica S.. A gurizada punk em Porto Alegre - pistas para pensar culturas juvenis. In: 2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006, Canoas. 2º SBECE - Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação, 2006. v. 2.

15.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. . O movimento punk me educa! - Saberes de jovens punks em Porto Alegre/RS/Brasil. In: VII Colóquio sobre questões curriculares III Colóquio Luso-Brasileiro, 2006, Braga. VII Colóquio sobre questões curriculares III Colóquio Luso-Brasileiro. Braga, 2006. p. 307.

16.
GARBIN, E. M. ; PEREIRA, Angelica S. ; CORREA, A. R. ; MANSKE, G. S. ; ROSSI, R. C. ; SANTOS, Lisiane Gazola ; CAMOZZATO, V. C. . Identidades juvenis em territórios culturais contemporâneos. In: IV Congresso INternacional de Educação, 2006. IV Congresso INternacional de Educação, 2006.

17.
PEREIRA, Angelica S.. Gurias punks em Porto Alegre: pistas para pensar questões de gênero em culturas juvenis. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006. v. 7.

18.
GARBIN, E. M. ; PEREIRA, Angelica S. ; CAMOZZATO, V. C. ; CORREA, A. R. ; MANSKE, G. S. ; SANTOS, Lisiane Gazola ; ROSSI, R. C. . Identidades juvenis em territórios culturais contemporâneos. In: Mostra Inova, 2005, Porto Alegre. I MOSTRAUFRGS, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. . Práticas juvenis contemporâneas: repertórios para a educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, Angelica S.. Transgressões juvenis em tempos líquidos: algumas problematizações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PEREIRA, Angelica S.. Uma mancha movediça: estratégias de visibilidades juvenis nos fluxos urbanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire ; NASCIMENTO, Carla Gillyane . Sociabilidades juvenis: algumas interfaces entre escola, pertencimentos e internet. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
NASCIMENTO, Carla Gillyane ; PEREIRA, Angelica S. . É porque tá na mídia: representações de corpos compondo imaginários juvenis sobre beleza e feiura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BAIA, M. A. C. ; ALMEIDA, J. P. S. ; PEREIRA, Angelica S. . O beco da morte e outros espaços escolares: narrativas juvenis sobre escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
ALMEIDA, J. P. S. ; BAIA, M. A. C. ; PEREIRA, Angelica S. . Jovens estudantes em distorção idade/ano escolar: representações culturais sobre escolarização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
REIS, Rosemeire ; PEREIRA, Angelica S. ; SILVA, M. P. . Juventudes na EJA de Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
NASCIMENTO, Carla Gillyane ; PEREIRA, Angelica S. . Juventudes e escola contemporânea: um diálogo possível?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PEREIRA, Angelica S.. Quando o mais profundo é a pele e/ou o que está sobre ela. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire . Estudantes do Ensino Médio em Maceió: desvelando suas expectativas em relação aos estudos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire ; NASCIMENTO, Carla Gillyane . Escola, amigos, diversão e internet - Sociabilidades de jovens estudantes do Ensino Médio e os desafios de ser professor na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
PEREIRA, Angelica S.. Jovens contemporâneos e internet: desafios ao trabalho docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire ; NASCIMENTO, Carla Gillyane ; SILVA, Jaciane Jéssica da ; LIMA, Mauella de Magalhães . Jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió: pistas para pensar a escola e o trabalho docente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
PEREIRA, Angelica S.. Cuerpos jóvenes: (re)existir para resisitir. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, Elisabete Maria . Juventudes caricaturizadas: novas sociabilidades nas ruas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PEREIRA, Angelica S.. Rebeldias e transgressões: identidades juvenis em exibição. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PEREIRA, Angelica S.. Corpos desejados compondo práticas de jovens na contemporaneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
GARBIN, E. M. ; PEREIRA, Angelica S. . Caricatos juvenis nas ruas - representações burlescas ou formas de expressividades?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
PEREIRA, Angelica S.. Fanzines: identidades juvenis em circulação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. ; SILVA, Eloenes Lima ; SILVA, Thais Coelho da . Paisagens juvenis urbanas - identidades móveis e mutantes em terrenos movediços. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
PEREIRA, Angelica S.. Jovens e sabreres (des)escolarizados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. . Culturas juvenis urbanas: pistas para pensar novas práticas, novos saberes, novas subjetividades e novos currículos escolares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
PEREIRA, Angelica S.. Guri[a]s punks: questões de gênero nas culturas juvenis contemporâneas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
PEREIRA, Angelica S.. Gurias punks em Porto Alegre: pistas para pensar questões de genero nas culturas juvenis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. ; DOEBBER, M. B. ; SANTOS, Lisiane Gazola . Identidades juvenis: outros saberes, novos currículos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. . O movimento punk me educa! - Saberes de jovens punks em Porto Alegre/RS/Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
PEREIRA, Angelica S.. A gurizada punk em Porto Alegre - pistas para pensar culturas juvenis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
GARBIN, E. M. ; PEREIRA, Angelica S. ; CORREA, A. R. ; MANSKE, G. S. ; ROSSI, R. C. ; SANTOS, Lisiane Gazola ; CAMOZZATO, V. C. . Identidades juvenis em territórios culturais contemporâneos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
PEREIRA, Angelica S.. O que se dito sobre punks: uma intenção de pesquisa em discussão com alguns autores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. ; CAMOZZATO, V. C. ; CORREA, A. R. ; ROSSI, R. C. ; SANTOS, Lisiane Gazola . Juventudes possíveis - novos territórios e identidades na contemporaneidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
PEREIRA, Angelica S.. Saberes (des)escolarizados da gurizada punk em Porto Alegre. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
PEREIRA, Angelica S.; SALVADORI, Maribel . A psicomotricidade na escola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, Angelica S.. Barbie, Max Steel e os heróis que estão em você: Um ensaio etnográfico sobre consumo e gênero na produção da criança contemporânea 2014 (Monografia).

2.
PEREIRA, Angelica S.. Domingo no Parque: Notas sobre a Experiência de Ser Jovem na Contemporaneidade 2011 (Tese de Doutorado).

3.
PEREIRA, Angelica S.. Domingo no Parque: Subjetivações Juvenis em Exibição 2010 (Projeto de Tese).

4.
PEREIRA, Angelica S.. Somos expressão, não subversão! - A guruzidada punk em Porto Alegre 2006 (Dissertação de Mestrado).

5.
PEREIRA, Angelica S.. Somos expressão, não subversão! - A gurizada punk em Porto Alegre 2005 (Projeto de dissertação).

6.
PEREIRA, Angelica S.; SALVADORI, Maribel . A Psicomotricidade e o Desenvolvimento da Criança da Educação Infantil e Séries Iniciais 2000 (Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, Angelica S.. Psicologia & Sociedade (online) - Associação Brasileira de Psicologia Social. 2016.

2.
PEREIRA, Angelica S.. 6º Seminário Brasileiro e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2015.

3.
PEREIRA, Angelica S.. Revista Debates em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. 2015.

4.
PEREIRA, Angelica S.. Revista Latitude - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFAL. 2015.

5.
CHARLOT, B. ; REIS, Rosemeire ; PEREIRA, Angelica S. . VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneide. 2014.

6.
CHARLOT, B. ; REIS, Rosemeire ; PEREIRA, Angelica S. . VII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneide. 2013.

7.
SARAIVA, K. ; KIRCHOF, E. ; BONIN, I. T. ; PEREIRA, Angelica S. . 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação 2º e Seminário Internacional Estudos Culturais e Educação. 2013.

8.
PEREIRA, Angelica S.. VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. 2012.

9.
PEREIRA, Angelica S.. REVEDUC - Revista Eletrônica de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAR. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire ; BARRETTO, E. S. ; SARAIVA, M. R. . Gênero, sexualidade e a escola do século XXI: desafios para a formação de professores/as e estudantes. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
PEREIRA, Angelica S.; ROSA, M. ; KRAEMMER, N. S. . Gênero, sexualidade e juventude. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
PEREIRA, Angelica S.; DIOGENES, E. ; REIS, Rosemeire ; PAZ, S. R. . Formação de professores/as no século XXI: possibilidades e limites. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
PEREIRA, Angelica S.; FREITAS, M. A. S. . V Conferência Municipal de Educação de Maceió. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
PEREIRA, Angelica S.; BRITO, J. M. . Conferência Estadual de Educação de Alagoas - CONEAL 2013. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
PEREIRA, Angelica S.; MORAES, G. L. ; FLORENCIO, A. M. G. . A Didática, suas dimensões e a formação de professores: O que falta? O que excede?. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
PEREIRA, Angelica S.; MESQUITA, M. ; GUTIERREZ, M. F. . Juventude, política e subjetividade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
PEREIRA, Angelica S.; DIOGENES, E. ; CEA, Georgia ; REIS, Rosemeire . Ensino Médio e Juventudes: desafios contemporâneos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
PEREIRA, Angelica S.; CAVALCANTE, M. A. ; FERREIRA, Hugo Monteiro . Memoria e releitura dos múltiplos olhares sobre alfabetização. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
GROSSI, M. P. ; WELTER, T. ; NASPOLINI, M. ; PEREIRA, Angelica S. ; BRAGAGNOLO, R. I. ; ROSA, M. ; OLIVEIRA, A. . Seminário Avançado de Estudos sobre Antropologia, Gênero e Educação. 2015. (Palestra).

2.
PEREIRA, Angelica S.. Breves apontamentos para pensar culturas juvenis na contemporaneidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PEREIRA, Angelica S.. Identidades. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PEREIRA, Angelica S.. Pesquisar em Educação: a etnografia como possibilidade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PEREIRA, Angelica S.. O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral. 2011. .

6.
PEREIRA, Angelica S.. Cartografias do corpo e da sexualidade. 2011. (Palestra).

7.
PEREIRA, Angelica S.. Pedagogias culturais: algumas leituras de artefatos midiáticos. 2009. .

8.
PEREIRA, Angelica S.. Currículo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Disciplina da EAD - Pedagogia a Distância - UFAL).

9.
PEREIRA, Angelica S.. Tendências atuais do currículo: pistas para pensar práticas escolares. 2009. (Palestra).

10.
PEREIRA, Angelica S.. A pesquisa de cunho etnográfico no campo da Educação. 2009. (Palestra).

11.
PEREIRA, Angelica S.. Avaliação da aprendizagem: mito X realidade. 2009. (Palestra).

12.
PEREIRA, Angelica S.. (Re)inventando modos de escrita através de fanzines. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
PEREIRA, Angelica S.. Construindo identidades curriculares. 2008. (Palestra).

14.
PEREIRA, Angelica S.; FERREIRA, Hugo Monteiro . Currículo e Transdiciplinaridade. 2008. (Palestra).

15.
PEREIRA, Angelica S.; BUAES, Caroline S. . Juventude e envelhecimento na escola: implicações para as práticas docentes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
PEREIRA, Angelica S.. Pensar e escrever documentos de identidade escolar: Projeto Político Pedagógico, Planos de Estudos e Regimento Escolar. 2007. (Palestra).

17.
PEREIRA, Angelica S.. Da experiência de construção de documentos escolares: Projeto Político Pedagógico e Planos de Estudos. 2007. (Palestra).

18.
PEREIRA, Angelica S.. Pedagogias culturais: interfaces de planejamento e criatividade em projetos educacionais. 2006. (Palestra).

19.
PEREIRA, Angelica S.. Cultura punk e a produção de pedagogias culturais. 2006. (Palestra).

20.
PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M. . O que se tem dito sobre punks: uma intenção de pesquisa em discussão com alguns autores. 2004. (Apresentação de pôster).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PEREIRA, Angelica S.; COORDENADORA, Elisabete Maria Garbin ; LOPES, Helena ; GARBELOTTO, Maria de Fátima ; BENEDUZI, André Gabriel ; MARAIA, Sirlei ; RODRIGUES, Rossana ; SANTOS, Lisiane Gazola . Identidades Musicais Juvenis. 2003 (Sarau Musical).

2.
PEREIRA, Angelica S.. Idéias com materiais reaproveitados. 2003 (Feira da Criatividade).

3.
PEREIRA, Angelica S.. Teatro Infantil O dia D. 2003 (Teatro infantil).

4.
PEREIRA, Angelica S.. Livro de poesias Magrolente, o astronauta diferente. 2001 (Projeto de escrita de livro de poesias infantis).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PASSOS, J. C.; MARQUES, S. M. S.; PEREIRA, Angelica S.; SPONCHIADO, J. I.. Participação em banca de Marlene Gonçalves Lopes. Imagens Cotidianas: Construções Identitárias de Jovens Quilombolas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica S.; FREITAS, M. L. Q.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Vera Lúcia da Silva Soares. JOVENS E ADULTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II NOTURNO PÚBLICO: OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AOS ESTUDOS. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M.; LIMA, W. M.. Participação em banca de Carla Gillyane Santos Nascimento. Que escola é essa? Narrativas sobre escola pelos jovens alunos do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica S.; AMORIM, R. M.; MESQUITA, M.; DIOGENES, E.. Participação em banca de Emanuelle de Oliveira Souza. O que é ser jovem... aluno... e alagoano? Estudo sobre referências culturais e identidades juvenis. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUSA, A. M. B.; PEREIRA, Angelica S.; PASSOS, J. C.. Participação em banca de Gisely Pereira Botega. Cartografias subjetivas: pertencimento e resistência nos processos educativos de mulheres quilombolas da Toca de Santa Cruz. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
PASSOS, J. C.; PEREIRA, Angelica S.; PAIM, E. A.. Participação em banca de Marlene Gonçalves Lopes. Processos educativos e imagens cotidianas: construções identitárias de jovens quilombolas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PASSOS, J. C.; PEREIRA, Angelica S.; MINELLA, L. S.; GONCALVES, R. C. P.. Participação em banca de Stela Marcia Moreira Rosa. Mulheres na EJA: Reconhecimento de Saberes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
PASSOS, J. C.; PEREIRA, Angelica S.; PAIM, E. A.. Participação em banca de Marlene Gonçalves Lopes. Processos educativos e imagens cotidianas: construções identitárias de jovens quilombolas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PASSOS, J. C.; PEREIRA, Angelica S.; MINELLA, L. S.. Participação em banca de Stela Marcia Moreira Rosa. Mulheres na EJA: Reconhecimento de Saberes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica S.; FREITAS, M. L. Q.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Vera Lúcia da Silva Soares. Jovens e adultos no Ensino Fundamental II: Quais os sentidos que atribuem aos saberes aprendidos na escola?. 2013.

6.
REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica S.; GARBIN, E. M.; LIMA, W. M.. Participação em banca de Carla Gillyane Santos Nascimento. Que escola é essa? Narrativas sobre escola pelos jovens alunos do Ensino Médio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

7.
REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica S.; MESQUITA, M.; DIOGENES, E.; AMORIM, R. M.. Participação em banca de Emanuelle de Oliveira Souza. O que é ser jovem... E alagoano? Um estudo sobre identidades juvenis a partir de representações de jovens alunos do ensino médio. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOARES, R.; PEREIRA, Angelica S.; SILVEIRA, R. M. H.. Participação em banca de Cristiane Rangel Forneck. Adolescência e sexualidade dentro e fora de ambiente escolar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SOARES, R.; SILVEIRA, R. M. H.; PEREIRA, Angelica S.. Participação em banca de Lara Cristina Pereira Dourado Laux.. Agora é uma mulher que é Valente: representações de gênero na infância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SOARES, R.; SILVEIRA, R. M. H.; PEREIRA, Angelica S.. Participação em banca de Mariana Ribeiro Gutierres. ?BIO? sexualidade em discussão: o livro didático de Biologia produzindo verdades sobre o corpo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
GARBIN, E. M.; XAVIER, M. L. M.; PEREIRA, Angelica S.. Participação em banca de Gabriela Gonchoroski. . Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite! Práticas noturnas de sujeitos jovens em tempos de lei seca e balada segura.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
AZEVEDO, D. M.; PEREIRA, Angelica S.; SEVERO, Rita C. Basso Soares; UBERTI, L.. Participação em banca de Carlise Inês Schneider. Cheguei!!! Estou online: A produção de infâncias nas páginas do Facebook. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Os Estudos Culturais e os Currículos Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREIRA, Angelica S.; PINTO, M. R. B.; MOURA, R. S.. Participação em banca de Karin Cristina Prim Beumer.Dino Profissões em Publicidade e Vídeos Infantis: Pedagogias Culturais em Análise. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PEREIRA, Angelica S.; LIMA, P. M.; BRAGAGNOLO, R. I.; SPONCHIADO, J. I.. Participação em banca de Karoline Lopes de Moura.O consumo de materiais escolares entre crianças dos anos iniciais de uma escola pública de Florianópolis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
LAFFIN, M. H. L. F.; PEREIRA, Angelica S.. Participação em banca de Nicole Ramos Arrigoni.As juventudes na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
PEREIRA, Angelica S.; LAFFIN, M. H. L. F.. Participação em banca de Camila Rosilda Vigganigo.Educação nos espaços de privação de liberdade: ?olhares? sobre os estudantes.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
PEREIRA, Angelica S.; CONDE, S. F.; ROCHA, E. A. C.. Participação em banca de Bruna Adriano.Um olhar sobre os Grupos de Estudos numa unidade de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis: a formação continuada em questão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
PEREIRA, Angelica S.; PASSOS, J. C.; DANTAS, J. S.. Participação em banca de Cleonice Rosi Rauch Vieira.Infâncias pobres na escola: é possível ouvi-las?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
PEREIRA, Angelica S.; PIMENTEL, A.; REIS, Rosemeire. Participação em banca de Juliano Matias de Brito.Escola e homossexualidade: dizeres, fazeres e realidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

8.
MELO, K. M. S.; PEREIRA, Angelica S.; AMORIM, R. M.. Participação em banca de Deusa Gabrielly Alves do Santos.Magistério feminino: concepções de mulher e de Educação nas primeiras décadas da República. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

9.
OLIVEIRA, A. P.; PEREIRA, Angelica S.; CARVALHO, J.. Participação em banca de Daiana Barbosa da Silva.O currículo escolar e a Lei 10.639/03 no processo de formação de identidade etnicirracial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

10.
REIS, Rosemeire; PEREIRA, Angelica S.; OLIVEIRA, A. P.. Participação em banca de Mariana Costa Rodrigues.Projetos de "futuro" de jovens brasileiros: o que abordam os estudos recentes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

11.
PEREIRA, Angelica S.; LIMA, Giselly; AMORIM, R. M.. Participação em banca de Jayra Tenório de Souza e Maria Elaíne Bezerra dos Santos.Escola e pluralidade cultural: desafios e reflexões para o exercício da docência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

12.
VITORIA, T.; LUIS, S. B.; PEREIRA, Angelica S.; SILVA, E. M.. Participação em banca de Laryssa Sátiro Tenório e Letícia Lima Pimentel.Avaliação na Educação Infantil: refletindo sobre esse processo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

13.
REIS, Rosemeire; DIAS, João Carlos N.S.N.; PEREIRA, Angelica S.. Participação em banca de Carla Gillyane Santos Nascimento.Representações de 'corpos de belos' nas narrativas de jovens estudantes do Ensino Médio de um escola pública de Maceió. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

14.
PEREIRA, Angelica S.; ANJOS, Cleriston I.; SILVA, Andreza Fabricia P.. Participação em banca de Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira.Brincadeiras de meninos, brincadeiras de meninas: cenas de gênero na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

15.
PEREIRA, Angelica S.; REIS, Rosemeire; LIMA, Giselly; VILAR, Edna Telma F. S.. Participação em banca de Jane Paula Almeida e Maria Angélica C. Baía.Representações culturais de escolarização: evidências sobre a identidade do 'aluno distorcido'. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

16.
NASCIMENTO, Pedro Guedes; MEINERZ, Nadia; PEREIRA, Angelica S.. Participação em banca de Anne Rafaele Telmira Santos.Normatizando gênero: a política de saúde e os transexuais em Maceió. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

17.
PEREIRA, Angelica S.. Participação em banca de Livia Maria Omena da Silva.Ela é chata, misteriosa e assustadora... - Um olhar sobre o medo e o insucesso na aprendizagem da matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas.

18.
PEREIRA, Angelica S.; PEPE, Cristiane. Participação em banca de Kall Anne Sheyla Amorim Braga e Kathiana Maria G. Pacheco.Historias em quadrinhos: tratamento didático atribuído por programas de formação de professores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LUIS, S. B.; FREITAS, M. A. S.; PEREIRA, Angelica S.. Concurso público para seleção de docentes do magistério superior, Adjunto - DE - Área Planejamento, currículo e avaliação. 2015. Universidade Federal de Alagoas.

2.
DANTAS, J. S.; PEREIRA, Angelica S.; BASSI, M. E.. Processo Seletivo Simplificado para professor/a por tempo determinado - Área: Teoria Geral do Planejamento e Desenvolvimento Curricular. 2015. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
PEREIRA, Angelica S.; BASSI, M. E.; TRICHES, J.. Processo simplificado para professor/a temporário/a para a área de Organização Escolar. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
PEREIRA, Angelica S.; FERRAZ, E.; LUIS, S. B.. Processo seletivo de remoção interna de docentes da UFAL. 2013. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Internacional Michel Foucault: Cinquentenário de As Palavras e as Coisas.Juventudes e Acontecimento. 2016. (Seminário).

2.
6º Seminário Nacional e 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Eduducação.Práticas juvenis contemporâneas: repertórios para a educação. 2015. (Seminário).

3.
II Seminário Gênero, Saúde e Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

4.
5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional Estudos Culturais e Educação.Transgressões juvenis em tempos líquidos: algumas problematizações. 2013. (Seminário).

5.
35º Reunião Anual da ANPED. 2012. (Outra).

6.
V JUBRA - Simpósio Internacional da Juventude Brasileira.Uma mancha movediça: estratégias de visibilidades juvenis noa fluxos urbanos. 2012. (Simpósio).

7.
4º Seminário Brasileiro de estudos Culturais e Educação e 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.Sessão de Comunicações Juventudes e Cultura. 2011. (Seminário).

8.
I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Barsileiro da Rede Estrado.Trabalho Docente, EAD e Tecnologias. 2011. (Encontro).

9.
Semana de Pedagogia 2011 - A atuação do Pedagogo na contemporaneidade: desafios e possibilidades.Coordenadora de GT.. 2011. (Encontro).

10.
Seminário Gênero, Sexualidade e Cidadania: debatendo a homofofia em Alagias.Gênero, sexualidade e identidade. 2011. (Seminário).

11.
VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. 2011. (Congresso).

12.
Semana de Pedagogia 2010 e II Encontro Internacional de Pedagogia. 2010. (Encontro).

13.
I Congreso Internacional de Cultura y Género - La cultura en el cuerpo. 2009. (Congresso).

14.
I Congresso Internacional Cultura y Género: La cultura en el cuerpo. Cuerpos jóvenes: resitir para (re)existir. 2009. (Congresso).

15.
Semana de Pedagogia 2009: Alfabetização e letramento em debate.Pedagogias culturais: algumas leituras de artefatos midiáticos. 2009. (Encontro).

16.
VIII REUNIÓN DE ANTROPOLOGÍA DEL MERCOSUR: ?Diversidad y poder en América Latina.Juventudes carocaturizadas: novas sociabilidades nas ruas. 2009. (Encontro).

17.
XIIème Congrès de L'Association Internationale pour la Recherche Interculturelle. Rebeldias e transgressões: Identidades juvenis em exibição. 2009. (Congresso).

18.
3º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.Caricatos juvenis nas ruas: representações burlescas ou formas de expressividades?. 2008. (Seminário).

19.
Congresso Acadêmico 2008. (Re)Inventando a escrita através de fanzines. 2008. (Congresso).

20.
II Congresso Internacional Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos. Corpos desejados compondo práticas de jovens na contemporaneidade. 2008. (Congresso).

21.
III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira.Fanzines: identidades juvenis em circulação. 2008. (Simpósio).

22.
II Simpósio Internacional de Educação e V Fórum Nacional de Educação..Culturas juvenis urbanas: pistas para pensar novas práticas, novos aberes, novas subjetividades e novos currículos escolares. 2008. (Simpósio).

23.
Semana de Pedagogia 2008 e I Encontro Internacional de Pedagogia.Mesa Redonda Currículo e Transdisciplinaridade. 2008. (Encontro).

24.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Jovens e saberes (des)escolarizados. 2008. (Encontro).

25.
III Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: discutindo práticas educativas.Guri[a]s punks: questões de gênero nas culturas juvenis contemporâneas. 2007. (Seminário).

26.
2º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação.A gurizada punk em Porto Alegre: pistas para pensar culturas juvenis. 2006. (Seminário).

27.
Seminario Internacional Fazendo Genero 7.Gurias punks em Porto Alegre: pistas para pensar questões de gênero nas culturas juvenis. 2006. (Seminário).

28.
VI ANPEd Sul.Identidades juvenis: outros saberes, novos currículos. 2006. (Seminário).

29.
VII Colóquio sobre Questões Curriculares e III Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.O movimento punk me educa! Saberes de jovens punks em Porto Alegre/ Brasil. 2006. (Outra).

30.
Encontro Internacional de Educação.Juventudes possíveis - novos territórios e identidades na contemporaneidade. 2005. (Encontro).

31.
Forum do Mediterraneo. 2005. (Outra).

32.
Mostra Inova.Identidades juvenis em territórios culturais contemporâneos. 2005. (Outra).

33.
Forum Mundial de Educação.O que se tem dito sobre punks: uma intenção de pesquisa em discussão com alguns autores. 2004. (Outra).

34.
Fórum Social Mundial 2003. 2003. (Outra).

35.
2º Congresso Brasileiro de Educadores Vicentinos. 2002. (Congresso).

36.
VI Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um mundo complexo. 2002. (Seminário).

37.
Seminário Internacional: As competências para ensinar no século XXI - A formação dos professores e o desafio da avaliação. 2001. (Seminário).

38.
5º Congresso Estadual dos Professores de Escolas Particulares do Estado dos RS. 1997. (Congresso).

39.
Semana de Pedagogia. 1994. (Encontro).

40.
Semana de Pedagogia. 1993. (Encontro).

41.
Semana de Pedagogia. 1991. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Irailde Correa S. ; PEREIRA, Angelica S. ; FRANCO, Nanci ; LIMA, Giselly ; FERRAZ, Eraldo ; CORREIA, Irailde . Semana de Pedagogia 2010 e II Encontro Internacional de Pedagogia. 2010. (Outro).

2.
PEREIRA, Angelica S.; NASCIMENTO, Pedro Guedes . II Ciclo de Cinema Educação, Gênero e Sexualidade. 2010. (Outro).

3.
PEREIRA, Angelica S.; NUNES, Cícera ; CEA, Georgia ; PRADO, Edna ; OLIVEIRA, Irailde Correa S. ; ANJOS, Cleriston I. . Semana de Pedagogia e I Encontro Internacional de Pedagogia. 2009. (Congresso).

4.
PEREIRA, Angelica S.. Ciclo de extensão Educação, Gênero e Sexualidade. 2009. (Outro).

5.
FERREIRA, Hugo Monteiro ; PEREIRA, Angelica S. . Escritores Brasileiros em Maceió. 2008. (Outro).

6.
GARBIN, E. M. ; TONINI, Ivaine Maria ; PEREIRA, Angelica S. ; QUADROS, Marta Campos ; SEVERO, Rita C. Basso Soares . Curso de Extensão: Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andreísa Alves. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Karla Marcílio. Brincadeiras de lutas, guerras e armas na educação infantil: reflexões sobre violência e masculinidades. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Andressa Aparecida de Almeida Medeiros. Pedagogias de gênero e sexualidade nos livros didáticos. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Karla Marcílio. Monitoria na Disciplina de Organização Escolar. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bruna Gueiral Rehm. Demarcações de fronteiras na Educação Infantil: Gênero e sexualidade em cena. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Os estudos Culturais e os Currículo Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

2.
Tharcus Aguilar Alves. PRÁTICAS DE DESOBEDIÊNCIA ESTUDANTIS NUM ESPAÇO EDUCATIVO: RUPTURAS, CONTINUIDADES E POTÊNCIA PEDAGÓGICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Os estudos Culturais e os Currículo Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

3.
Marcelo Dysiuta. Os Estudos Culturais sentam-se à mesa de A Grande Família: narrativas, recorrências e interações de um artefato cultural midiático. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Os estudos Culturais e os Currículo Escolares) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cleonice Rosi Rauch Vieira. Infâncias pobres na escola: é possível ouvi-las? Apontamentos sobre os estudos recentes produzidos no PPGE/UFSC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

2.
Karoline Aparecida Lopes de Moura. Questões de identidade no consumo de materiais escolares entre crianças dos anos iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

3.
Karin Cristina Prim Beumer. O Dino Profissões em Publicidade e Vídeos Infantis: Pedagogias Culturais em Análise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

4.
Juliano Matias de Brito. Escola e homossexualidade: dizeres, fazeres e realidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

5.
Bruna Adriano. UM OLHAR SOBRE OS GRUPOS DE ESTUDOS NUMA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS: A FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUESTÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

6.
Jayra Tenório de Souza e Maria Elaíne Bezerra dos Santos. Escola e pluralidade cultural: desafios e reflexões para o exercício da docência. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

7.
Carla Gillyane Santos Nascimento. Representaçoes de 'corpos belos' em narrativas de jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

8.
Ericka Marcelle Barbosa de Oliveira. Brincadeiras de meninos, brincadeiras de meninas: cenas de gênero na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

9.
Jane Paula Almeida e Maria Angelica C. Baía. Representações culturais de escolarização: evidências sobre a identidade do 'aluno distorcido'. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

10.
Miriely Silva Santos. Quando o príncipe é o Cinderelo - A literatura infantil ensinando sobre gênero. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

11.
Ana Maria da Silva e Fabiana do Nascimento Martins. Meninos sob suspeita: Uma análise sobre práticas homofóbicas na escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

12.
Livia Maria Omena da Silva. Ela é chata, misteriosa e assustadora... - Um olhar sobre o medo e o insucesso na aprendizagem da matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

13.
Edvane Rodrigues da Silva e Marilene da Silva. Currículo: uma breve discussão sobre teorias e práticas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Bruna Adriano. Monitoria Organização Processos Educativos II. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

2.
Josilene Rodrigues Nascimento. Monitoria em Planejamento, currículo e avaliação. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

3.
Thâmara Santos Gomes. Monitoria em Currículo. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Angélica Silvana Pereira.

4.
Carla Gillyane Dos Santos Nascimento. Orientação de Estágio e Docência (Mestrado em Educação)- Disciplina de Currículo. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Angélica Silvana Pereira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


APROVAÇÕES EM CONCURSO

1) Aprovada no concurso para magistério superior do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2013). 
2) Aprovada no concurso para o magistério superior - Professora Adjunta - do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS (2011).
3) Aprovada no concurso público para o magistério superior - Professor Assistente - da Universidade do Rio Grande (2009).
4) Aprovada no concurso público para o magistério superior - Professor Assistente - da Universidade Federal de Alagoas (2008).
5) Aprovada na seleção pública para professor substituto do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS (2005).
6) Aprovada no concurso público da Prefeitura de Porto Alegre para professor dos anos iniciais (2003).
7) Aprovada no concurso público da Prefeitura de Porto Alegre para professor dos anos iniciais (2009).
9) Aprovada no concurso do Estado do RS para professor dos anos iniciais (2000).
9) Aprovada no concurso do estado do RS para professor do Ens. Médio - Didática (2000)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 17:18:21