Carmen Rodrigues de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7292468927995096
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Possui graduação em de Letras Com Habilitação Em Língua e Literatura F pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professora Adjunto/Tide, no Departamento de Letras Modernas (DLM), no Curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas e Literatura, atuando principalmente no seguinte tema: literatura e ensino, leitura e letramento literário, língua francesa, literaturas de língua francesa . Desde 2013, atua como professora e orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Curso de Letras da UEM, ministrando a disciplina Literatura e Ensino. Coordena o projeto de pesquisa docente: O romance e suas intersecções: versões e transposições da ficção literária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmen Rodrigues de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Carmen Rodrigues de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.
Av. Colombo, 5790
Jd. Universitário
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30113894
Ramal: 3894
Fax: (44) 30113894
URL da Homepage: http://www.dlm.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A descrição literária e suas construções em torno do adjetivo em francês, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Profª Drª Tokiko Ishihara.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1998 - 2002
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Thérèse Desqueyroux: um estudo de construção da personagem",Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Profª Drª Tokiko Ishihara.
Palavras-chave: Thérèse Desqueyroux, Mauriac, personagem, discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1997 - 1998
Especialização em A Literatura e o Ensino da Literatura. (Carga Horária: 364h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O teatro de Molière: analisando O Avarento".
Orientador: Prof Dr. Raul Henriques Maimone.
1988 - 1993
Graduação em de Letras Com Habilitação Em Língua e Literatura F.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: professor adjunto, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24

Atividades

2013 - Atual
Ensino, Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura e Ensino
05/2012 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

Cargo ou função
Coordenador Adjunto do Mestrado Profissionalizante em Letras - UEM.
2011 - Atual
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Curricular Supervisionado I
Estágio Curricular Supervisionado II
Língua Francesa: Habilidades Comunicativas Integradas III
Língua Francesa: Habilidades Comunicativas Integradas IV
Língua Francesa:habilidades comunicativas Integradas II
Literatura e Ensino
Literatura Francesa: Conto e poesia
11/2013 - 08/2015
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Língua Portuguesa.

Cargo ou função
Coordenadora Adjunto do Mestrado Profissionalizante em Letras - UEM.
2013 - 2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Vestibular Unificado, .

Cargo ou função
Elaboradora da prova de Francês do vestibular da UEM.
11/2002 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.

Serviço realizado
Elaboração e correção das provas de Língua Francesa do projeto de prestação de serviço Exame de Proficiência em LF - DLE/UEM - processo 218/93.
02/2002 - 06/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Vestibular Unificado, .

Cargo ou função
elaborador da prova de língua francesa.
10/1995 - 06/2006
Ensino, de Letras Com Habilitação Em Língua e Literatura F, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Francesa I
Língua Francesa II
Língua Francesa III
Língua Francesa IV
Língua Francesa V
Literatura Francesa I
Literatura Francesa II
Literatura Francesa III
Prática de Ensino de Francês
1/1997 - 02/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Vestibular Unificado, .

Cargo ou função
elaborador de provas de língua francesa.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Língua e literatura: intersecções entre teoria e prática. Propostas voltadas para a leitura e o letramento literário
Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma abordagem do texto literário sob dois aspectos: o linguístico e o literário. Dentro dessa acepção, o texto literário alcança novos horizontes e ganha espaço para a diversidade. Além disso, um trabalho nesse âmbito pode promover a motivação de alunos e professores no que concerne à exploração das possibilidades oferecidas pela língua que está sendo aprendida e aos aspectos conotativo, pragmático e cultural que, certamente, também se deixam entrever no texto literário. Todavia, é importante destacar que não se trata de analisar puramente alguns aspectos da língua com o simples intuito de aprender suas funções e modos de utilização, ao contrário, nossa pesquisa vai além do uso recorrente da língua, ela busca entender sob a perspectiva dos estudos realizados no campo da pragmática as características constitutivas do processo enunciativo que dão origem ao texto. Assim, a perspectiva que permeia este estudo tem por ambição repensar a prática pedagógica em aulas de língua estrangeira, em específico a língua francesa, por meio da elaboração de propostas para a leitura e o letramento literário a partir de obras pertencentes à literatura francesa. Para tanto, a pesquisa utilizará os pressupostos teóricos advindos dos estudos oferecidos por Adam (1990, 1991, 1992), Bakhtin (1996, 1997), Compagnon (2009), Cosson (2006), Maingueneau (1986, 1991, 1996, 1997), entre outros auores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Carmen Rodrigues de Lima - Coordenador / Wemerson Damásio - Integrante / Marina Leopoldina Gonçalves de Paiva da Mota - Integrante / Ana Paula Assoni - Integrante.
2014 - Atual
O romance e suas intersecções: versões e transposições da ficção literária
Descrição: O trabalho, vinculado ao Grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM/CNPq www.escrita.uem.br), visa analisar a dialogia de romances com suas transposições para os gêneros drama e/ou filme. Para tanto, propomos o estudo do gênero, partindo da análise centrada no conceito de gênero literário e ampliada para os três pilares constitutivos de gêneros discursivos conteúdo temático, estilo e estrutura composicional , segundo os conceitos de Bakhtin (1992). Assim, a partir de conceitos da Teoria da Literatura, da Teoria crítica e da teoria bakhtiniana sobre gêneros, propomos uma análise das imagens verbais e/ou verbo-visuais do romance em comparação com o texto teatral e/ou com o texto cinematográfico. A nossa proposta procura compreender o modo como se efetua essa transposição do discurso verbo-ficcional para os discursos dramático e/ou áudio(verbo)visual, na releitura de enunciados literários. A fim de esclarecer o funcionamento dos mecanismos discursivos e imagéticos acionados pelos enunciados, propomos averiguar o diálogo intertextual existente entre romance e drama e/ou romance e filme. Espera-se que o resultado de tal trabalho possa contribuir para o desvendamento das especificidades concernentes aos gêneros abordados, tendo em vista sua riqueza linguístico-cultural, temática, sócio-histórico-ideológica e estrutural, relacionadas à formação de conceitos que dizem respeito à constituição ideológica dos enunciados abordados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Carmen Rodrigues de Lima - Integrante / Nilda Aparecida Barbosa - Integrante / Margarida da Silvaira Corsi - Coordenador.
2011 - 2014
A NARRATIVA FRANCESA COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM DE FLE. É POSSÍVEL ENCONTRA NOVOS CAMINHOS?
Descrição: Descrição: Nosso trabalho, numa perspectiva sócio-histórica da linguagem, visa encontrar novos caminhos para a abordagem dos gêneros de tipo narrativo em sala de aula de Francês Língua Estrangeira de Literatura francesa, em que romance, conto e novela, sejam analisados como arte literária, mas também sirvam como instrumento para o aprendizado de FLE. Para tanto, propomos o estudo do gênero, partindo da análise centrada, em primeiro lugar, nos três pilares constitutivos de gêneros discursivos (conteúdo temático, estilo e estrutura composicional ), segundo os conceitos de Bakhtin (1992). Em seguida, após a análise do gênero, o estudo embasará o trabalho com o texto literário em sala de aula de FLE, baseado na associação da versão impressa a uma versão em audio ou audiovisual do mesmo enunciado abordado. Espera-se que o resultado de tal trabalho possa contribuir para a formação de um leitor crítico, consciente da riqueza linguístico-cultural da narrativa literária francesa, capacitando-o para interagir com e a partir dela...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
A descrição literária e suas construções em torno do adjetivo em francês
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de estudar a construção do texto descritivo literário, considerando, em especial, o papel do adjetivo e o seu funcionamento destro desse modo de organização textual. Neste sentido, essa pesquisa se inscreve no conjunto de reflexões em torno do linguístico e do literário. Tendo como base o texto descritivo, não se trata de estudar o discurso literário aplicando noções linguísticas, mas de refletir sobre o processo da escritura literária como linguagem que explora os recursos da língua. A perspectiva que permeia este estudo tem por ambição repensar a prática pedagógica em aulas de LE, em específico o francês. Os resultados apontados possibilitam- por meio da análise do corpus- uma reflexão mais particularizada de aspectos relacionados à descrição literária e ao papel do adjetivo nesse contexto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2002 - 2006
Bivalência - didática integrada de Português língua materna
Descrição: O projeto bivalência tem por objetivo estimular as pesquisas sobre o processo de integração entre as línguas: portuguesa e francesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carmen Rodrigues de Lima - Integrante / Margarida da Silvaira Corsi - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua e Literatura Francesa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Carmen Rodrigues de; CORSI, M. S. . A narrativa literária: Uma abordagem sócio-Histórico-Ideológica. In: IV CONALI, 2013, Maringá-Pr. Congresso Nacional de Linguagens em interação. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2013. v. IV.

2.
BARBOSA, N. A. ; CORSI, M. S. ; LIMA, Carmen Rodrigues de . Estudo sócio-histórico do conto Riquet à la Houppe, de Charles Perrault. In: IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2013. v. IV.

3.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Thérèse Desqueyroux. In: XIV CELLIP, 2000, Maringá. XIV Seminário do CELLIP, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ASSONI, A. P. ; LIMA, Carmen Rodrigues de . Leitura e letramento literário: a intertextualidade em ?A primeira só? e ?Eco e Narciso?. In: V CONALI -Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos olhares, 2017, Maringá. V CONALI -Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos olhares, 2017. p. 654-655.

2.
LIMA, Carmen Rodrigues de; PEREIRA, L. P. ; MELLO, M. A. B. . Formação docente: experiências vivenciadas pelos alunos bolsistas do PIBID-Francês. In: V CONALI -Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos olhares, 2017, Maringá. V CONALI -Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos olhares, 2017. p. 733-734.

3.
SANTOS, D. O. ; LIMA, Carmen Rodrigues de ; SANTOS, K. A. . A experiência do PIBID entre os alunos do Curso de Letras/Francês. In: V CONALI -Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos olhares, 2017, Maringá. V CONALI -Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos olhares, 2017. p. 736.

4.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . Uma proposta de leitura do conto de A. Daudet, ?La chèvre de Monsieur Seguin?. In: X SELISIGNO e XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016, Londrina. X SELISIGNO e XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016.

5.
LIMA, Carmen Rodrigues de; RODRIGUES, G. V. . Uma sequência básica de leitura do conto ?Olheiro?, de Júlio Emílio Bráz. In: X SELISIGNO e XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016, Londrina. X SELISIGNO e XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016.

6.
LIMA, Carmen Rodrigues de; ASALIN, L. ; CALVO, R. M. . As lendas de Dandara: verdade ou mito? A motivação da leitura de uma obra contemporânea. In: X SELISIGNO e XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016, Londrina. X SELISIGNO e XI SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2016.

7.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . A narrativa francesa como suporte para a aprendizagem de FLE. In: IX SELISIGNO e X SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2014, Londrina. IX SELISIGNO e X SIMPÓSIO DE LEITURA DA UEL, 2014.

8.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . O texto literário no ensino de língua francesa. In: I CONAELE - Congresso Nacional de Educação ambiental e V JIOP ? Jornada Interartes Outras Palavras, 2013, Maringá. I CONAELE - Congresso Nacional de Educação ambiental e V JIOP ? Jornada Interartes Outras Palavras, 2013.

9.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Didática integrada entre língua materna e língua francesa: propostas de leitura. In: COLE, 2003, Campinas. 14º COLE-Congresso de Leitura do Brasil, 2003.

10.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Thérèse Desqueyroux e Phèdre: um diálogo intertextual. In: IX JEF, 2003, Maringá. IX Jornada de Estudos Franceses, 2003.

11.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Thérèse Desqueyroux: un coeur simple ou coupable?. In: VIII Jornada de Estudos Franceses, 2002, Maringá. JEF, 2002. v. VIII.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . Literatura no ensino de francês língua estrangeira: análise e perspectivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . Que papel a literatura desempenha no ensino de FLE?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . Literatura e ensino de língua francesa: rompendo fronteiras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Thérèse Desqueyroux: une étude sur la (re)construction du personnage. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . Língua e literatura: rompendo fronteira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Os conflitos em François Mauriac: convicção e tormentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LIMA, Carmen Rodrigues de; SANTOS, A. R. . Bivalência: didática integrada de Português língua materna (PLM) e Francês língua estrangeira (FLE). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . A análise dos contos The Unending Gift e Juan Lopez e John Ward de Jorge Luis Borges. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BAITA, E. R. . O dialogismo em La maison du Chat-qui-pelote. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Didática Integrada entre LM e LE. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Didática integrada entre língua materna e língua francesa: propostas de leitura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Thérèse Desqueyroux e Phèdre: um diálogo intertextual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador da prova de língua francesa do vestibular unificado da UEM. 2003.

2.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador do exame de proficiência em língua estrangeira do DLE. 2003.

3.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador da prova de língua francesa do vestibular unificado da UEM. 2002.

4.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador do exame de proficiência em língua estrangeira do DLE. 2002.

5.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador da prova de língua francesa do vestibular unificado da UEM. 2000.

6.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador do exame de proficiência em língua estrangeira do DLE. 1999.

7.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador da prova de língua francesa do vestibular unificado da UEM. 1999.

8.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador da prova de língua francesa do vestibular unificado da UEM. 1998.

9.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador do exame de proficiência em língua estrangeira do DLE. 1998.

10.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador da prova de língua francesa do vestibular unificado da UEM. 1997.

11.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador do exame de proficiência em língua francesa do DLE. 1997.

12.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Elaborador do exame de proficiência em língua francesa do DLE. 1996.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORSI, M. S.; LIMA, Carmen Rodrigues de; MARINS, L. C.. Participação em banca de Ana Paula Ribeiro Assoni. A Leitura e o letramento literário como ferramentas transformadoras no contexto do programa de aceleração de estudos ? PAE. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
CORSI, M. S.; FELDMAN, A. K. T.; LIMA, Carmen Rodrigues de. Participação em banca de Daniela Aparecida Ferreira Arfeli. Proposta de leitura e letramento literário para alunos assentados da EJA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
LIMA, Carmen Rodrigues de; FELDMAN, A. K. T.; MARINS, L. C.. Participação em banca de Gislaine Valéria Rodrigues. Letramento literário: uma perspectiva de humanização da literatura no espaço prisional. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
CORSI, M. S.; LIMA, C. R.; FLECK, G. F.; LIMA, Carmen Rodrigues de. Participação em banca de Pedrina Carvalho de Oliveira. De Saint-Exupéry a Limeira: uma leitura comparativa de O pequeno príncipe. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
Margarida da Silvaira Corsi; LIMA, Carmen Rodrigues de; Franco, S.A.P.. Participação em banca de Anadir Aparecida Selório. Meu pé de laranja lima: do lirismo verbal ao verbo-visual: uma bordagem possível para o letramento literário. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
LIMA, Carmen Rodrigues de; Margarida da Silvaira Corsi; FELDMAN, A. K. T.. Participação em banca de DIana Karla Hernandes. A leitura literária: uma proposta de abordagem da construção descritiva no conto Sarnento, pulguento, magrinho, uma graça!. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, Carmen Rodrigues de; MARINS, L. C.; BELINATO, W. V.. Participação em banca de Wemerson Damásio. Vidas Secas: uma proposta de leitura e letramento literário para alunos do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
LIMA, Carmen Rodrigues de; Margarida da Silvaira Corsi; MARINS, L. C.. Participação em banca de Marina Leopoldina Gonçalves de Paiva da Mota Pereira. Letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
LIMA, Carmen Rodrigues de; Margarida da Silvaira Corsi; FELDMAN, A. K. T.. Participação em banca de Daniela Aparecida Arfeli. Proposta de trabalho com poesia para uma escola de assentamento. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
Margarida da Silvaira Corsi; LIMA, Carmen Rodrigues de; FELDMAN, A. K. T.. Participação em banca de Regina de Miranda Mukai Reis. Diálogo entre Reinações de Narizinho e os contos maravilhosos: o intertexto lobatiano em Cinderela. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
LIMA, Carmen Rodrigues de; Margarida da Silvaira Corsi; MARINS, L. C.. Participação em banca de Ana Paula Ribeiro Assoni. A Leitura e o letramento literário como ferramentas transformadoras no contexto do programa de aceleração de estudos ? PAE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
LIMA, Carmen Rodrigues de; Margarida da Silvaira Corsi; FELDMAN, A. K. T.. Participação em banca de Gislaine Valéria Rodrigues. Letramento literário uma perspectiva de humanização da literatura no espaço prisional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
Margarida da Silvaira Corsi; LIMA, Carmen Rodrigues de; FLECK, G. F.. Participação em banca de Pedrina Carvalho de Oliveira. De Saint-Exupéry a Limeira: uma leitura comparativa de o Pequeno príncipe. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
LIMA, Carmen Rodrigues de; FELDMAN, A. K. T.; CORSI, M. S.. Participação em banca de Diana Karla Hernandes. A leitura literária: uma proposta de abordagem da construção descritiva no conto Sarnento, pulguento, magrinho, uma graça!. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, Carmen Rodrigues de; GUEDES, A. P.; MULLER, A. C. P.. Concurso Público para o cargo de Professor de Ensino Superior da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. 2016. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Pesquisas do PROFLETRAS/UEM. 2017. (Seminário).

2.
III Seminário de Avaliação do PIBID/UEM e V Fórum de Licenciaturas da UEM. 2016. (Seminário).

3.
II Seminário de Pesquisas do PROFLETRAS/UEM. 2016. (Seminário).

4.
II Seminário de avaliação do PIBID/UEM.Enseignement du français: expériences et défis. 2015. (Seminário).

5.
II Seminário de avaliação do PIBID/UEM.Sensibilisation et promotion du français. 2015. (Seminário).

6.
I Seminário de Pesquisas do PROFLETRAS/UEM. 2015. (Seminário).

7.
XI Jornada de Estudos Franceses e I Jornada Internacional de Estudos Franceses. 2009. (Congresso).

8.
XI Jornada de Estudos Franceses e I Jornada Internacional de Estudos Franceses. A literatura no ensino de francês língua estrangeira: análise e perspectivas. 2009. (Congresso).

9.
Ciclo de palestras sobre leitura em LE - Ministrado pelo Prof. Dr. Marc-Félix SOUCHON-FAURE. 2008. (Encontro).

10.
II Conali - Congresso nacional de linguagens em interação. 2008. (Congresso).

11.
II CONALI - Congresso nacional de linguagens em interação. Que papel a literatura desempenha no ensino de FLE?. 2008. (Congresso).

12.
II Mostra de trabalhos acadêmicos de alunos de língua francesa e II Curso de formação em língua francesa.Língua e literatura: rompendo fronteiras. 2007. (Outra).

13.
X Jornada de Estudos Franceses - JEF. Literatura e ensino de língua francesa: rompendo fronteiras. 2007. (Congresso).

14.
XVIème Congrès brésilien des professeurs de français. Thérèse Desqueyroux: une étude sur la (re)construction du personnage. 2007. (Congresso).

15.
Curso de Extensão " Análise do discurso e seus fundadores. 2006. (Outra).

16.
Gramática ou gramáticas: o objeto de trabalho no ensino de língua materna nos ensinos fundamental e médio. 2006. (Outra).

17.
I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Os conflitos em François Mauriac: convicção e tormentos. 2006. (Congresso).

18.
I Congresso Nacional de Linguagens em Interação. 2006. (Congresso).

19.
I Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Humano. Bivalência didática integrada de Português língua Materna (PLM) e Francês língua estrangeira (FLE). 2004. (Congresso).

20.
Outras Palavras - XVI Semana de Letras.A análise dos contos The Unending Gift e Juan Lopez e John Ward de Jorge Luis Borges. 2004. (Encontro).

21.
VIII Semana de Letras: Por entre os espaços das Letras.O dialogismo em La maison du Chat-qui-pelote. 2004. (Encontro).

22.
14º COLE-Congresso de Leitura do Brasil. 14º COLE-Congresso de Leitura do Brasil. 2003. (Congresso).

23.
JEF - IX Jornada de Estudos Franceses. Thérèse Desqueyroux e Phèdre: um diálogo intertextual. 2003. (Congresso).

24.
O ensino do português na França. 2003. (Outra).

25.
Outras Palavras - XIV Semana de Letras. XIV Semana de Letras. 2003. (Congresso).

26.
Paulicéia Desvairada no Modernismo do Brasil. 2003. (Outra).

27.
XVI CELLIP. Didática Integrada entre LM e LE. 2003. (Congresso).

28.
JEF - VIII Jornada de Estudos Franceses. VIII JEF. 2002. (Congresso).

29.
VII Encontro de Capacitação de Professores de Francês do Paraná.VII Encontro de Capacitação de Professores de Francês do Paraná. 2002. (Encontro).

30.
XIV Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná. XIV Seminário do CELLIP. 2000. (Congresso).

31.
Atualização lingüístico-cultural em língua francesa direcionada aos professores da rede pública do Paraná.Atualização lingüístico-cultural em língua francesa direcionada aos professores da rede pública do Paraná. 1999. (Encontro).

32.
Outras Palavras - XII Semana de Letras. XII Semana de Letras. 1999. (Congresso).

33.
Aspectos sócio-interacionistas no ensino da oralidade em língua francesa.Aspectos sócio-interacionistas no ensino da oralidade em língua francesa. 1998. (Outra).

34.
III Encontro de Capacitação de Professores de Francês do Paraná.III Encontro de Capacitação de Professores de Francês do Paraná. 1998. (Encontro).

35.
JEF - VI Jornada de Estudos Franceses. VI Jornada de Estudos Franceses. 1998. (Congresso).

36.
JEF - V Jornada de Estudos Franceses. V JEF. 1997. (Congresso).

37.
Jornada de Língua Francesa - Problemas e desafios do ensino-aprendizagem das línguas vivas no contexto educacional.Jornada de Língua Francesa. 1997. (Seminário).

38.
Outras Palavras - X Semana de Letras. X Semana de Letras. 1997. (Congresso).

39.
I re Rencontre de Professeurs de Français du Paraná.I Encontro de Professores de Francês. 1996. (Encontro).

40.
JEF - IV Jornada de Estudos Franceses. IV JEF. 1996. (Congresso).

41.
Outras Palavras- IX Semana de Letras. IX Semana de Letras. 1996. (Congresso).

42.
JEF - III Jornada de Estudos Franceses. III JEF. 1995. (Congresso).

43.
XII Congresso Nacional de Professores de Francês - Le français au Brésil: où va-t-on?. XII Congresso Nacional de Professores de Francês. 1995. (Congresso).

44.
Français de Spécialité: Diversité des Approches Méthodologiques.Français de Spécialité: diversité des approches méthodologiques. 1994. (Encontro).

45.
JEF - II Jornada de Estudos Franceses. II JEF. 1994. (Congresso).

46.
A narrativa na análise de Gabriel Garcia Marquez e outros escritores latino-americanos.Palestra: A narrativa na análise de Gabriel Garciaq Marquez e outros escritores latino-americanos.. 1993. (Outra).

47.
Curso d atualização em Língua Estrangeira Moderna.Curso de atualização em Lingua Estrangeira Moderna. 1993. (Encontro).

48.
Curso de atualização em Língua Francesa.Curso de atualização em Língua Francesa. 1993. (Encontro).

49.
Encontro de Professores de Língua Estrangeira.IV EPLE. 1993. (Encontro).

50.
JEF - I Jornada de Estudos Franceses. I JEF. 1993. (Congresso).

51.
Outras Palavras - VI Semana de Letras. VI Semana de Letras. 1993. (Congresso).

52.
VI Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.VI Seminário do CELLIP. 1992. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, Carmen Rodrigues de; ASALIN, L. . A cultura afrodescendente e o letramento literário: propostas de leitura por meio do cordel biográfico sobre Dandara de Palmares, de Jarid Arraes. 2017. (Outro).

2.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . O ensino da língua francesa nas escolas públicas de Maringá: a formação dos professores, as perspectivas e os desafios. 2016. (Outro).

3.
LIMA, Carmen Rodrigues de; BARBOSA, N. A. . Abordagem do texto literário no ensino de língua francesa II. 2016. (Outro).

4.
LIMA, Carmen Rodrigues de. I mostra cultural da culinária francesa. 2007. (Outro).

5.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Curso de Extensão "O ensino interativo de LF: uma aplicação da didática integrada" processo 0751/06. 2006. (Outro).

6.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Evento de Extensão "Festa da música francesa: uma prática linguístico-cultural" Processo 2223/06. 2006. (Festival).

7.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Curso de Extensão "Cours d'actualisation en langue et littérature françaises" processo 2773/06. 2006. (Outro).

8.
LIMA, Carmen Rodrigues de. IV EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2006. (Outro).

9.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Curso de Extensão " Bivalência: aplicação no CAP" Processo 1305/05. 2005. (Outro).

10.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Curso de Extensão: Estratégia de leitura em LF para alunos do ensino médio - processo 1508/05. 2005. (Outro).

11.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Festa da música francesa. 2005. (Festival).

12.
LIMA, Carmen Rodrigues de. III EPELPE - III encontro de profissionais do ensino de línguas portuguesas e estrangeiras da UEM. 2005. (Outro).

13.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Evento de Extensão "I mostra de trabalhos acadêmicos de alunos de LF e I Curso de formação em língua francesa. 2005. (Outro).

14.
LIMA, Carmen Rodrigues de. II EPELPE - Encontro de Profissionais do Ensino de Línguas Portuguesa e Estrangeira da UEM. 2004. (Outro).

15.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Curso de Extensão "Francês instrumental para a comunidade" processo 2022/04. 2004. (Outro).

16.
LIMA, Carmen Rodrigues de. Curso de Extensão "Francês instrumental para comunidade acadêmica" processo 2860/04. 2004. (Outro).

17.
LIMA, Carmen Rodrigues de. IX Jornada de Estudos Franceses. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Katia Regina Menon Miranda. A poesia e os sentidos sensoriais: uma proposta de letramento literário para o sexto ano do Ensino Fundamental. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Marina Leopoldina Gonçalves de Paiva da Mota. Letramento literário: uma proposta para a formação do leitor no ensino fundamental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Wemerson Damásio. Vidas secas: uma proposta para o letramento literário. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

4.
Ana Paula Assoni. A leitura e letramento literário como ferramentas transformadoras no contexto do PAE. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

5.
Gislaine Valéria Rodrigues. Letramento literário: a função humanizadora da literatura no espaço prisional. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosivaner de Mello Calvo. Letramento literário: propostas de leitura para o conto ?Negrinha?. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. (Orientador).

2.
Lenita Asalin. A cultura afrodescendente e o letramento literário: propostas de leitura por meio do cordel biográfico sobre Dandara dos Palmares, de Jarid Arraes. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Paula Ribeiro Assoni. A Leitura e o letramento literário como ferramentas transformadoras no contexto do programa de aceleração de estudos ? PAE. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

2.
Gislaine Valéria Rodrigues. Letramento literário: uma perspectiva de humanização da literatura no espaço prisional. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

3.
Diana Karla Hernandes. A leitura literária: uma proposta de abordagem da construção descritiva no conto Sargento, pulguento, magrinho, uma graça!. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Maringá, . Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ivani Fantucci Vieira. Mário de Andrade: uma proposta de leitura literária para os contos ?O peru de natal? e ?Primeiro de maio?. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

2.
Sandra Maria de Oliveira Silva. Uma abordagem intertextual: estratégias para a leitura literária de contos de fadas. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

3.
Roselei Aparecida Camilo. Estratégias de leitura no gênero fábula: a busca de encaminhamentos que possibilitem a construção do sentido do texto -. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

4.
Francisca Coelho Pilegi. Leitura e escrita: como desenvolver essas competências a partir do gênero fábula?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

5.
Sueli Aparecida Maqueda. Reflexão, interação e ação a partir da leitura de contos. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE) - Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tânia Golçalves de Barros. A intertextualidade presente em Shrek 2. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em de Letras Com Habilitação Em Língua e Literatura F) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.

Iniciação científica
1.
Elis Regina Baita. A polifonia no romance balzaquiano La maison du Chat-qui-pelote. 2003. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Carmen Rodrigues de Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:14:53