Sabrina Hax Duro Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1064245627443495
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (1998) e Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2003). Atualmente é professora assistente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e doutoranda na UFPel com doutorado sanduíche na Universidade da Califórnia Berkeley (UC Berkeley). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente em Linguística Aplicada Crítica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabrina Hax Duro Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, Sabrina Hax Duro

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS Campus Rio Grande.
Rua Rngenheiro Alfredo Huch, 475
Centro
96201-460 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32256918


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
com período sanduíche em University of California Berkeley (Orientador: Richard Kern).
Título: O ALUNO COTISTA NEGRO E SEU EMPODERAMENTO POR MEIO DA LÍNGUA INGLESA A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA SIMBÓLICA,
Orientador: Vilson Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cotas Raciais; língua inglesa; Competência Simbólica; Empoderamento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: O feedback oral do professor de língua inglesa na produção oral do aluno,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Vilson Leffa.
Palavras-chave: feedback, oralidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Pedagogia e Formação Social. (Carga Horária: 153h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: O trabalho como ambiente educacional: por uma proposta pedagógica e empreendedora a partir da Pedagogia Social. Ano de finalização: 2011.
Orientador: Thomas Marthaler.
1994 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
1992 - 1993
Ensino Médio (2º grau).
Posen High School, PHS, Estados Unidos.




Formação Complementar


2018
Doutorado Sanduíche.
University of California Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2018 - 2018
Advanced Writing and Presentation. (Carga horária: 24h).
University of California Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2017 - 2017
A Escola dos meus Sonhos. (Carga horária: 60h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2014 - 2014
Seminário de Linha de Pesquisa: Aquisição Variaçã. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2012 - 2012
Curso de metodologia do ensino da Língua Inglesa. (Carga horária: 360h).
Institute of Education University of London, IOE, Inglaterra.
2009 - 2009
Cognição e memória na aprendizagem de L2. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Linguística Aplicada - aluna especial de Doutorado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas, FATEC Pelotas, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

Atividades

08/2008 - 01/2010
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
Inglês

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Formadora da disciplina de Língua Inglesa nos Pólos de Picada Café e Balneário Pinhal.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Língua Inglesa nos Pólos de Constantina, Santa Vitória do Palmar e Santana da Boa Vista.

Atividades

07/2008 - 01/2009
Ensino, Tecnologia em sistemas para internet a distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês

Faculdade Atlântico Sul de Pelotas, ATLANTICOSUL/PEL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

3/2007 - 02/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
3/2007 - 02/2009
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem Jurídica I

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2007 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Nossa Sra da Luz, ESCNSL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de inglês das séries iniciais e ensino fundamental

Atividades

02/2006 - 03/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

03/2001 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

8/1999 - 04/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Ingles III
Língua Inglesa II
Língua Inglesa IV
Língua Inglesa V
Supervisão de estágios
3/2002 - 01/2006
Direção e administração, Reitoria, Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Cargo ou função
Coordenador de Programa de Relações Internacionais.

MAB English Way, MAB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Diretora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/1996 - 12/2001
Direção e administração, Escola de Idiomas, .

Cargo ou função
Diretora Pedagógica.
03/1993 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Conectar sentidos e articular ideias via EaD
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sabrina Hax Duro Rosa - Integrante / Ana Cláudia Pereia de Almeida - Coordenador / Priscila Valente - Integrante.
2012 - 2012
O desenvolvimento sociocultural de alunos de escola pública em situação de vulnerabilidade, por meio da aprendizagem da língua inglesa e da mídia informática
Descrição: A inserção de alunos de escola pública no mundo onde a comunicação e a tecnologia impulsionam o desenvolvimento intelectual, social e emocional do ser humano deveria ser refletida. Acreditamos que o aprendizado da língua inglesa e do uso da tecnologia informática leva a um aumento da auto-estima do sujeito por ele poder interagir e modificar o seu meio de forma consciente e produtiva. A globalização fez da comunicação um aspecto essencial, portanto aqueles que dominam uma segunda língua, bem como o uso de tecnologias para a comunicação telemática têm mais oportunidades e esses são, em geral, os sujeitos que podem custear seus estudos num curso de idiomas ou de informática, ou têm influência sócio-cultural de casa sobre o uso do computador e suas ferramentas. Este projeto de pesquisa visa analisar como ocorre o desenvolvimento sociocultural de alunos da escola pública que vivem em situação de risco, ao frequentarem um curso de extensão de Língua Inglesa e de Informática. Pretendemos, também, verificar qual a percepção desses alunos quanto ao seu próprio desenvolvimento sócio-cultural a partir de sua participação no curso, bem como a percepção de seus familiares ou responsáveis sobre seu desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Ler e escrever: uma questão de conectar sentidos
Descrição: As muitas discussões acerca do ensino de língua materna e da forma mais eficiente de propô-lo têm sido tema-gerador de muitas hipóteses e teorizações. Entre estas, um ponto de convergência é a necessidade de se abordar os aprendizes de forma significativa, sensibilizando-os e, com isso, motivando-os ao que ora lhes é apresentado. Nos ambientes virtuais de aprendizagem, a diversidade não apenas de recursos, mas principalmente de ferramentas dinâmicas e/ou interativas disponíveis para mediação que conferem aos sujeitos uma posição muito mais ativa e, com isso, possibilitam a construção de saberes de maneira mais sólida, já que sentidos múltiplos dos estudantes foram instigados ? ou 'ativados'. É com esse propósito que desenvolvemos um curso em EaD para os alunos do 4º ano do Ensino Médio Integrado do IFRS ? Campus Rio Grande, para que nesse ambiente com o qual estão tão acostumados possam aprimorar as habilidades de leitura e escrita de forma crítica, reflexiva e colaborativa. Com base nesse estudo, poderemos analisar se o referido curso em EaD se mostra como uma opção para promover essas habilidades e se colabora para que os estudantes executem com um bom desempenho as provas do ENEM e de concursos vestibulares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sabrina Hax Duro Rosa - Integrante / Ana Cláudia Pereia de Almeida - Coordenador / Eduardo Wenzel Brião - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2013 - 2013
LIBRAS - Disseminando a Comunicação
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Portas Abertas para o Mundo
Descrição: O Projeto de Extensão Portas Abertas para o Mundo atende crianças em situação de vulnerabilidade social da Escola Municipal Viriato Correa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sabrina Hax Duro Rosa - Coordenador / Letícia Pinho Jerônimo - Integrante / Ana Paula Wilke François - Integrante / Onorato Jonas Fagherazzi - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2011 - 2011
Portas Abertas para o Mundo
Descrição: Projeto de Extensão de Língua Inglesa que visa o desenvolvimento sociocultural de alunos da Escola pública Municipal Viriato Correa que vivem em situação de risco..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sabrina Hax Duro Rosa - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2010 - 2010
Inglês: Portas abertas para o Mundo
Descrição: Projeto de extensão desenvolvido em parceria com a Escola municipal Viriato Correa com vistas a atender alunos em situação de vulnerabilidade com o objetivo de motivar para a aprendizagem de Língua Inglesa e da mídia informática para que possam participar desse mundo globalizado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sabrina Hax Duro Rosa - Coordenador / Lucía Alda - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - 2018
Periódico: Linguagem & Ensino (UCPel)


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Ensino de Língua Inglesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
TOEFL ITP, CCAA.
2013
Trabalho classificado em 1o lugar no III MPCT, IFRS Câmpus Rio Grande.
2012
Professora homenageada do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, FURG - IFRS Rio Grande.
2012
TOEIC, Yázigi Pelotas.
2012
TOEFL ITP, PBF Caxias do Sul.
2012
2o lugar em melhor pesquisa na II Mostra de Produção Cientpifica e Tecnológica do IFRS, IFRS Cãmpus Rio Grande.
2012
Trabalho classificado em 2o lugar na II MPCT, IFRS Câmpus Rio Grande.
2010
Member of TESOL, BRAZTESOL.
2009
Member of TESOL, TESOL - Teachers of English to Speakers of other Languages.
2008
Professora homenageada da turma de Letras da UCPel- Pinheiro Machado, Universidade Católica de Pelotas.
2008
Professora homenageada da turma 3EV do 3o ano do EM do CEFET, CEFET-RS.
2005
Professora homenageada da turma de Letras da UCPel- Pelotas, Universidade Católica de Pelotas.
2005
Professora homenageada da turma de Letras da UCPel- Santa Vitória do Palmar, Universidade Católica de Pelotas.
2001
London Test of English level 4, Edexcel International.
1997
First Certificate in English, University of Cambridge.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOHN, H. I.2018BOHN, H. I. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . Da dor ao amor e no entremeio a cor: das senzalas para as carteiras universitárias. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 171-187, 2018.

2.
ROSA, Sabrina Hax Duro2017ROSA, Sabrina Hax Duro; MARRONI, Fabiane . Escola sem Partido: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação do cidadão (a)crítico e a (in)visibilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Linguagem & Ensino (UCPel), v. 20, p. 81-97, 2017.

3.
Ana Cláudia Pereira de Almeida2015Ana Cláudia Pereira de Almeida ; ROSA, Sabrina Hax Duro . PRÁTICAS DE ESCRITA EM SALA DE AULA VIRTUAL: observações de um curso na modalidade a distância.. Scientia Plena, v. 11, p. 1-11, 2015.

4.
ROSA, Sabrina Hax Duro2009ROSA, Sabrina Hax Duro. A identidade Cultural na pós-modernidade. Competência (Porto Alegre), v. 2, p. 171-174, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PERET, A. C. A. ; CALCADA, C. S. ; ALMEIDA, F. T. ; MORAIS, M. F. C. ; TEIXEIRA, M. U. B. ; DEPERON, P. A. ; BRITO, Q. R. M. ; ROSA, Sabrina Hax Duro ; BUENO, S. A. A. ; VERAS, T. S. F. . EaD freiriana [livro eletrônico]: artigos e projetos de intervenção produzdos durante o curso A escola dos meus sonhos ministrado pelo professor Gadotti. 1. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018. v. 1. 332p .

2.
KURTZ, Sílvia ; MOZILLO, I. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . Cultura e Diversidade na Sala de Aula de Língua Estrangeira. 1. ed. Pelotas: Ed. da Universidade UFPEL, 2008. v. 1. 380p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro; FAGHERAZZI, O. J. ; SAKAI, Otávio Akira . Portas abertas para o mundo: ciência, cultura e cidadania. In: Onorato Jonas Fagherazzi; Rossana Dutra Tasso; Aline Cardoso de O. Macedo; Caroline Lacerda Dorneles. (Org.). Uma breve introdução à Filosofia da Ciência. 1ed.Rio Grande: IFRS Câmpus Rio Grande, 2013, v. , p. 175-182.

2.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O aprendizado de Língua Inglesa através do teatro. In: KURTZ-DOS-SANTOS, Sílvia; MOZZILLO, Isabella.. (Org.). Cultura e Diversidade na Sala de Aula de Língua Estrangeira. Pelotas: Editora da UFPEL, 2008, v. 1, p. 307-316.

3.
ROSA, Sabrina Hax Duro; TORRES, S. . Professores de Língua Estrangeira em formação: até que ponto estamos preparados para a interculturalidade. In: HAMMES, Wallney Joelmir; VETROMILLE-CASTRO, Rafael.. (Org.). Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em língua estrangeira. 1ed.Pelotas: Educat, 2001, v. 1, p. 271-280.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro. A identidade Cultural na pós-modernidade. Competência (Porto Alegre), Porto Alegre, p. 171 - 175, 01 jul. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro; Lucía Alda . Claire Kramsch e Paulo Freire: um diálogo possível na aprendizagem de Língua Inglesa como forma de empoderamento. In: XIX Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017, Rio Grande. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire ? reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. Rio Grande: Editora da FURG, 2017.

2.
ROSA, Sabrina Hax Duro; MARRONI, Fabiane . ESCOLA SEM PARTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO (A)CRÍTICO E A (IN)VISIBILIDADE DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC). In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distãncia, 2017, Rio Grande. Caminhos da autoria e criatividade na EaD. Rio Grande: Editora da FURG, 2017.

3.
ROSA, Sabrina Hax Duro; BOHN, H. I. ; ROSA, T. D. . COTAS RACIAIS E BRANQUITUDE ACADÊMICA: DESMISTIFICANDO A DEMOCRACIA RACIAL BRASILEIRA. In: Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades, 2017, Salvador. Enlaçando. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

4.
ROSA, Sabrina Hax Duro. COTAS RACIAIS: DIREITO OU PRIVILÉGIO? A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA IES. In: I Simpósio de Gênero e Diversidade: debatendo Identidades, 2016, Pelotas. I Simpósio de Gênero e Diversidade: debatendo Identidades: livro de trabalhos completos. São Paulo: Perse, 2016. p. 951-969.

5.
ROSA, Sabrina Hax Duro. LANGUAGES, HUMANITIES AND TECHNOLOGIES: BLENDING INTO ONE IN ORDER TO PROMOTE A CONSCIOUS CITIZENSHIP EDUCATION FOR CHILDREN UNDER A VULNERABLE SITUATION IN BRAZIL. In: International Conference on Information Communication and Technologies in Education (ICICTE), 2015, Kos. International Conference on Information Communication and Technologies in Education (ICICTE), 2015. p. 406-417.

6.
ROSA, Sabrina Hax Duro; BOHN, H. I. . OS BANHEIROS DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE SIGNIFICAÇÃO: AS MARCAS DE GÊNERO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA (TRANS)FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. In: I International Congress of Critical Aplied Linguistics, 2015, Brasília. Linguagem, Ação e Transformação. Londrina: Londrina : UEL, 2015. p. 698-715.

7.
Ana Cláudia Pereira de Almeida ; ROSA, Sabrina Hax Duro ; Sisney Darcy Vaz da Silva Júnior . Educação libertadora: Sonho ou Realidade? Práticas pedagógicas que visam à autonomia do estudante do Ensino Médio Integrado. In: VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire, 2013, Rio Grande. VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação (a) trabalhador (a).. Rio Grande: FURG, 2013. p. 1-7.

8.
FAGHERAZZI, O. J. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . O saber e a curiosidade: algumas considerações sobre a curiosidade heurística no processo de ensino-aprendizagem. In: VII Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: tem jogo nesse campo?, 2012, Pelotas. VII Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: tem jogo nesse campo? Pedagogia como Ciência da Educação. Pelotas: Editora da UFPel, 2012.

9.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O teatro na sala de aula de Língua Inglesa. In: IV Fórum Internacional de Ensino de Línguas Esatrangeiras, 2006, Pelotas. Cultura e Diversidade. Pelotas. v. 4.

10.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Relações Internacionais. In: Mostra de Extensão: A serviço da pessoa e da sociedade, 2005, Pelotas. Mostra de Extensão. Pelotas: Educat, 2005.

11.
ROSA, Sabrina Hax Duro; PACHALSKI, L. J. N. . O Feedback do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno de língua inglesa. In: Fórum Internacional de Ensino de Língua Inglesa II - FILE II, 2002, Pelotas. Plurilinguismo. Pelotas: EDUCAT, 2002.

12.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O feedback do professor na autonomia do aluno de Língua Inglesa. In: II Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras - FILE II, 2002, Pelotas. O plurilinguismo, 2002.

13.
ROSA, Sabrina Hax Duro; TORRES, S. B. M. . Professores de Lingua Estrangeira em Formação: até que ponto estamos preparados para a interculturalidade.. In: Forum Internacional de Ensino de Linguas Estrangeiras - FILE, 2000, Pelotas - RS. Transformando a sala de aula, transformando o mundo: ensino e pesquisa em lingua estrangeira. Pelotas: Educat, 2000. v. 1. p. 271-280.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro. A formação do professor de Língua Inglesa da Escola pública: uma experiência no Programa de Capacitação da CAPES com o Instituto de Educação (IOE) da Universidade de Londres. In: X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. Política e Políticas Linguísticas, 2013.

2.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Cultural Differences and the adaptation of Chinese Students in Brazil. In: 11th BRAZ-TESOL National Convention Winds of Change: Teaching for Tomorrow, 2008, Fortaleza. 11th BRAZ-TESOL National Convention, 2008.

3.
ROSA, Sabrina Hax Duro. As diferenças culturais como fatores integrantes da adaptação de estudantes chineses no Brasil. In: I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística, 2007, Porto Alegre. I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística - Por uma política para a diversidade lingüística no ensino de línguas. Porto Alegre: UFRGS Gráfica, 2007. p. 132-132.

4.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O Feedback oral do professor de língua inglesa na produção oral do aluno. In: IV SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. IV Senale, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Racism: resistance or resilience from those who suffer it and the English Language as empowerment. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROSA, Sabrina Hax Duro; Lucía Alda . Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire ? reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROSA, Sabrina Hax Duro; BOHN, H. I. ; ROSA, T. D. . Cotas raciais e branquitude acadêmica: desmistificando a democracia racial brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, J. A. N. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . As marcas de gênero e raça na escola contemporânea: a (trans)formação identitária de alunos de ensino médio, da convivência à aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROSA, Sabrina Hax Duro; MARRONI, Fabiane . ESCOLA SEM PARTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO (A)CRÍTICO E A (IN)VISIBILIDADE DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROSA, Sabrina Hax Duro. COTAS RACIAIS: DIREITO OU PRIVILÉGIO? A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA IES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BOHN, H. I. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . FUNÇÕES E ESPAÇOS DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NA SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA: questionamentos, contribuições e desconstruções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ROSA, Sabrina Hax Duro. ESCOLA SEM PARTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO (A)CRÍTICO E A (IN)VISIBILIDADE DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ROSA, Sabrina Hax Duro. OS BANHEIROS DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE SIGNIFICAÇÃO: AS MARCAS DE GÊNERO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA (TRANS)FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES DO IFRS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ROSA, Sabrina Hax Duro. LANGUAGES, HUMANITIES AND TECHNOLOGIES: BLENDING INTO ONE IN ORDER TO PROMOTE A CONSCIOUS CITIZENSHIP EDUCATION FOR CHILDREN UNDER VULNERABLE SITUATION IN BRAZIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ROSA, Sabrina Hax Duro. A cultura na(da) Língua Estrangeira: como trabalhar a interculturalidade e as questões emergentes na educação contemporânea neste mundo globalizado?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ROSA, Sabrina Hax Duro. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA CAPES COM O IOE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Ana Cláudia Pereira de Almeida ; ROSA, Sabrina Hax Duro ; Sisney Darcy Vaz da Silva Júnior . Educação libertadora: Sonho ou Realidade? Práticas pedagógicas que visam à autonomia do estudante do Ensino Médio Integrado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
Ana Cláudia Pereira de Almeida ; ROSA, Sabrina Hax Duro . Conectar sentidos e articular ideias via EaD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROSA, Sabrina Hax Duro. English and the Theory of Multiple Intelligences. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROSA, Sabrina Hax Duro. English and the Theory of Multiple Intelligences. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O desenvolvimento sociocultural de alunos de escola pública por meio da aprendizagem da língua inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Cultural differences and the adaptation of Chinese Students in Brazil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ROSA, Sabrina Hax Duro. As diferenças culturais como fatores integrantes da adaptação de estudantes chineses no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Interculturalidade em sala de aula de LE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O feedback oral do professor de LI na produção oral do aluno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O aprendizado de Língua Inglesa através do Teatro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O feedack oral do professor de LI na produção oral do aluno. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Relações Internacionais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
ROSA, Sabrina Hax Duro. O feedback do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno de Li´ngua Inglesa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Língua Inglesa: Como introduzir a literatura infanto-juvenil em LI. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Inglês no Ensino Fundamental. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Professores de Língua Estrangeira em formação: até que ponto estamos preparados para a interculturalidade?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Professores de Língua Inglesa em formação: até que ponto estamos preparados para ainterculturalidade?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Banco de Dados de Pelotas. Pelotas: Prefeitura de Pelotas, 2006. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro. English and us. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Cursos de Inglês. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Cursos de Inglês. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Cursos de Inglês. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Cursos de Inglês. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Cursos de Inglês. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Cursos de Inglês. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Inglês no Ensino Fundamental. 2001 (Fórum) .

2.
ROSA, Sabrina Hax Duro. III Fórum Estadual de Literatura Infanto-Juvenil. 2001 (Fórum) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FREITAS, A. L. C.; SANTOS, F. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Fernanda Pereira Guimarães. Sinalário de Biologia e Ciências: o uso de um aplicativo como recurso pedagógico no ensino de surdos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
FREITAS, A. L. C.; SANTOS, F. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Vania Paiva Golgo. As TIC potencializando os espaços de discussão sobre as regras do voleibol escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
FREITAS, A. L. C.; SANTOS, F. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Augusto Weiand. Descomplicando a Programação: ações com pensamento lógico e computação com estudantes da Educação Básica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
ROSA, Sabrina Hax Duro; SAINZ, R. L.. Participação em banca de Aline de Nez Vigolo e Juliana Reis Dutra. A utilização de softwares educativos para auxiliar na aprendizagem das séries iniciais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

5.
ROSA, Sabrina Hax Duro; SAINZ, R. L.. Participação em banca de Aline Teresinha de Oliveira e Patrícia Carine Ferreira. Percy Jackson e o enigma das palavras: técnicas e metodologias para alunos disléxicos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

6.
BARWALDT, R.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Marina Textor Marchioretto. HQs digitais no incentivo à leitura e produção textual. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
MAURELL, J. R. P.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Catiele da Silva Canto. Educação para os direitos humanos por meio das redes sociais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
BARWALDT, R.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Cristiane Paixão Toledo. Formação hot potatoes para professores. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
BILLA, C. Z.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Lilian de Cezaro Scheibler. Os objetos virtuais de aprendizagem como apoio para o ensino. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
GAUTERIO, V. L. B.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Daguilaine Lima da Costa. O uso da tecnologia digital na educação básica: um desafio de uma professora imigrante digital. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
GAUTERIO, V. L. B.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Vivian Tassiana Bortolossi das Neves. As ferramentas tecnológicas nos anos iniciais: uma metodologia de ensino diferenciada para o ensino da matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
BARWALDT, R.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Vanessa Padilha de Oliveira. O uso das tecnologias na Educação Infantil: uma prática possível?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
QUARESMA, P. S.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Ana Beatriz Zazyki Weber. As ferramentas tecnológicas como aliadas no processo de alfabetização. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

14.
QUARESMA, P. S.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Andréa Arnhold Petry. A cultura afro-brasileira sob um olhar histórico alicerçado pelo uso das tecnologias digitais. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

15.
BARWALDT, R.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Valquíria Julia Carlotto. O uso das tecnologias como conscientizadoras na não depredação escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

16.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Denize Santos Caretta. O uso das mídias como aliadas na prevenção e conscientização as Drogas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

17.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Desireé Ramos Pereira. A colaboração das mídias no comparativo da mulher do século XIX com a do século XXI. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

18.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Edelaide Alves Ferreira. As mídias na prática docente. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

19.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Rosana Volkmann Paschoal. Educação de jovens e adultos dentro de uma instituição total: a importância das mídias para a informação e prevenção ao uso de drogas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

20.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Idinéia Carla Bioeu. Incentivo aos docentes no uso das mídias: sala informatizada e Linux Educacional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

21.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Luciana Mafra Sachete. A mídia informática no processo de inclusão da criança com deficiência intelectual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

22.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Neura Maria Schonardie Deres. Webquest: a pesquisa orientada potencializando o ensinar e o aprender de conceitos matemáticos na 8a série. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

23.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Delcimar Filipin. Mídia no atendimento educacional especializado ao aluno surdo. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

24.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Alessandra Silveira Zanotto. Imagem e material impresso na ajuda à preservação do meio ambiente. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

25.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Auria Eliane Cardoso. A influência da Linguagem da mídia informática na escrita dos alunos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

26.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Eloiza Monteiro Gomes de Souza. Articulando as mídias na hora do conto. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

27.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Mara Luciane Knevitz Gil. O uso dos blogs no ensino da Língua Inglesa: uma experiência no Ensino Médio. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

28.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Silvane dos Santos Ramos. A utilização da mídia informática na construção do conhecimento da disciplina de física - conteúdo energia. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

29.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Vania Maria Mendes dos Santos. A utilização das mídias rádio e informática nas aulas de história do Rio Grande do Sul. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande.

30.
ROSA, Sabrina Hax Duro; PACHALSKI, L. J. N.. Participação em banca de Ana Marta Longo Gomes. Crenças de aprendizes do 3o ano do Ensino Médio acerca do desenvolvimento das quatro habilidades lingüísticas em sala de aula de LE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais e visuais e suas tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

31.
PACHALSKI, L. J. N.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Roberta Fick Gonçalves da Silva. As crenças de alunos de 5a série do EF em relação às aulas de inglês como LE. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens verbais e visuais e suas tecnologias) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARRONI, Fabiane; ROSA, Sabrina Hax Duro; PORCIÚNCULA, Cristina R. G. da. Participação em banca de Caroline Lopes da Silveira.O conceito de beleza e o comportamento das marcas fast fashion na mídia online: a apresentação de produtos direcionados para mulheres plus size. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
MARRONI, Fabiane; ROSA, Sabrina Hax Duro; PORCIÚNCULA, Cristina R. G. da. Participação em banca de Maria Beiersdorf Lorenzet.Os hábitos de consumo e compulsão por compras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Rochelle dos Santos Victoria.A pesquisa de clima organizacional como ferramenta estratégica competitiva. Estudo de caso na escola CCAA- Bagé. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Anhanguera.

4.
ROSA, Sabrina Hax Duro; MUENZER, Leonardo; OTERO, Denise B.; ROCHA, João A.. Participação em banca de Alexandre Darif da Silveira.Pessoas como meios no planejamento estratégico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Anhanguera.

5.
ROSA, Sabrina Hax Duro; MUENZER, Leonardo; PIMENTEL, Carlos; GOMES, Luciane. Participação em banca de Giovana Gimenes Schwanke.O planejamento estratégico e sua importância na gestão de pequenas empresas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Anhanguera.

6.
VALENTE, Sibele; OTERO, Denise B.; ROSA, Sabrina Hax Duro; BONINI, Luis M.. Participação em banca de Daniele Teixeira Medeiros.O estágio como oportunidade de conhecimento e de escolha na carreira profissional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Anhanguera.

7.
ROSA, Sabrina Hax Duro; BELARMINO, Luis C.; NEUTZLING, Luis; MADAIL, João C.. Participação em banca de Maicon Ricardo Gonçalves Quevedo.Gestão da qualidade na produção de arroz irrigado: estudo de caso de uma propriedade agrícola em Curral Alto - Município de Santa Vitória do Palmar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Anhanguera.

8.
ROSA, Sabrina Hax Duro; PIMENTEL, Carlos; MUENZER, Leonardo; GOMES, Luciane. Participação em banca de Kauê Valério.O plano de negócios. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Anhanguera.

9.
BELARMINO, Luis C.; MADAIL, João C.; ROCHA, João A.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Gabriel Cardoso Lourenço.Biodisel: potencialidades e desafios brasileiros para gerar energia renovável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Anhanguera.

10.
BELARMINO, Luis C.; MADAIL, João C.; NEUTZLING, Luis; ROSA, Sabrina Hax Duro. Participação em banca de Juliana Aloy Berni.Análise dos fatores externos e internos que atuam na flutuação da taxa do dólar no mercado brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdades Anhanguera.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Rossana Dutra Tasso; BATISTA, A. D.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Professor Substituto de LP e LI. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
BATISTA, A. D.; Ana Cláudia Pereira de Almeida; ROSA, Sabrina Hax Duro. Professor de Língua Portuguesa e Espanhola. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
Ana Cláudia Pereira de Almeida; Rossana Dutra Tasso; BATISTA, A. D.; ROSA, Sabrina Hax Duro. Professor Substituto de LP e LI. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
Edda Maurente Machado; Ana Cláudia Pereira de Almeida; Rossana Dutra Tasso; ROSA, Sabrina Hax Duro. Seleção para professor substituto de Língua Portuguesa e Espanhola. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
Ana Cláudia Pereira de Almeida; Rossana Dutra Tasso; Edda Maurente Machado; ROSA, Sabrina Hax Duro. Seleção de Professor Substituto. 2011.

6.
ROSA, Sabrina Hax Duro; Rui Cruse; Diane Blank Bencke. Banca Examinadora da área de Língua Inglesa. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

7.
CUNHA, A. P. A.; ROSA, Sabrina Hax Duro; SANTOS, M. R. C.. Professor substituto de Língua Inglesa. 2009. Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Outras participações
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro; SHNEIDER, J.. Componente da Comissão avaliadora do Salão Universitário. 2017.

2.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Avaliadora ad hoc de Projetos de Extensão. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
Aliana Anghinoni Cardoso; Ana Cláudia Pereira de Almeida; ROSA, Sabrina Hax Duro. Comissão de seleção de bolsista do PRONATEC. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão (CGAE). 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
ROSA, Sabrina Hax Duro. Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
Eliana Pinho de Azambuja; Roberta Antunes Machado; ROSA, Sabrina Hax Duro; Vanessa Büttow Signorini; ACUNHA JUNIOR, I. C.; LIMA, C. A.; SANTOS, J. E. S.; PORTE, A. F.; Flávio Galdino Xavier; MALTA, M. C. S. M.; Miguel da Guia Albuquerque; Núbia Rosa Martinelli. Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação (CAGPPI). 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

7.
Aliana Anghinoni Cardoso; Ana Cláudia Pereira de Almeida; Letícia Pinho Jerônimo; Rossana Dutra Tasso; ROSA, Sabrina Hax Duro. Comissão do Processo de Ingresso do PROEJA. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
43rd Meeting of the Society for Utopian Studies. Race and Gender Issues in the Contemporary School: Brazilian High School Students? (Trans)Formation, from Social Interaction to Effective Learning. 2018. (Congresso).

2.
I Seminário Internacional da Associação Brasileira de professores de Língua Inglesa da Rede Federal de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (I SIABRALITEC).A resiliência de alunos cotistas raciais negros e as aulas de Língua Inglesa como meio de empoderamento. 2018. (Seminário).

3.
V Encontro para Formação e Aperfeiçoamento de Professores de Português da Costa Oeste dos Estados Unidos da América. 2018. (Encontro).

4.
18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA. Racism: resistance or resilience from those who suffer it and the English Language as empowerment. 2017. (Congresso).

5.
Jornada de Elaboração de Materiais, tecnologia e Aprendizagem de Línguas (JETAL).As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) aliadas ao ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI) crítico em tempos de cerceamento da liberdade de expressão do professor. 2017. (Simpósio).

6.
Salão Universitário UCPel. As marcas de gênero e raça na escola contemporânea: a (trans)formação identitária de alunos do ensino médio, da convivência à aprendizagem. 2017. (Congresso).

7.
Salão Universitário UCPel. Avaliador. 2017. (Congresso).

8.
V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades - Sexualidades e relações de gênero:produção e gestão do conhecimento.Cotas raciais e branquitude acadêmica: desmistificando a democracia racial brasileira. 2017. (Seminário).

9.
XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD; III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância. ESCOLA SEM PARTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO (A)CRÍTICO E A (IN)VISIBILIDADE DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC). 2017. (Congresso).

10.
XIX Fórum de estudos: Leituras de Paulo Freire - Reinventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões. Claire Kramsch e Paulo Freire: um diálogo possível na aprendizagem de Língua Inglesa como forma de empoderamento. 2017. (Congresso).

11.
I Simpósio de Gênero e Diversidade: debatendo identidades.COTAS RACIAIS: DIREITO OU PRIVILÉGIO? A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA IES. 2016. (Simpósio).

12.
Semana Acadêmica de Letras: múltiplas perspectivas de um mesmo universo.A pluralidade de vozes na construção de sentido por meio de recursos linguísticos multimodais no espaço educacional informal. 2016. (Seminário).

13.
Simposio Internacional Lenguajes, Identidades, Corpo(reidades) ey Culturas Froterizas.Da dor ao amor no entremeio a cor. 2016. (Simpósio).

14.
VIII Congreso Internacional de la Cátedra Unesco para la lectura y la escritura. A pluralidade de vozes na construção de sentido por meio de recursos linguísticos multimodais no espaço educacional informal. 2016. (Congresso).

15.
VIII SENALE Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Escola sem Partido: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação do cidadão (a)crítico e a (in)visibilidade das tecnologias da informação e comunicação. 2016. (Seminário).

16.
Diálogos Interdisciplinares em Linguística Aplicada - Vozes do Sul.A cultura na(da) Língua Estrangeira: como trabalhar a interculturalidade e as questões emergentes na educação contemporânea neste mundo globalizado?. 2015. (Simpósio).

17.
I International Congress of Critical Aplied Linguistics. OS BANHEIROS DA ESCOLA COMO ESPAÇO DE SIGNIFICAÇÃO: AS MARCAS DE GÊNERO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA (TRANS)FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE ESTUDANTES DO IFRS. 2015. (Congresso).

18.
Internetional Conference on Information Comunication and Technology on Education (ICICTE). LANGUAGES, HUMANITIES AND TECHNOLOGIES: BLENDING INTO ONE IN ORDER TO PROMOTE A CONSCIOUS CITIZENSHIP EDUCATION FOR CHILDREN UNDER A VULNERABLE SITUATION IN BRAZIL. 2015. (Congresso).

19.
III Mostra de Produção Científica do IFRS Câmpus Rio Grand.EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO DOS APRENDIZES PARA A SUA FORMAÇÃO PLENA: UM PROJETO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS A PARTIR DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. 2013. (Encontro).

20.
IV Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Língua -CLAFPL. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA CAPES COM O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (IOE) DA UNIVERSIDADE DE LONDRES. 2013. (Congresso).

21.
VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.Educação libertadora: Sonho ou Realidade? Práticas pedagógicas que visam à autonomia do estudante do Ensino Médio Integrado. 2013. (Seminário).

22.
X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - X CBLA. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA CAPES COM O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO (IOE) DA UNIVERSIDADE DE LONDRES. 2013. (Congresso).

23.
I Encontro de defesas públicas dos artigos monográficos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação: Espaços e Possibilidades para Educação Continuada. 2012. (Encontro).

24.
III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Sociedade e Identidade.Aprendizagem de língua inglesa e inclusão digital: uma interface em busca do desenvolvimento sociocultural de alunos da escola pública em situação de risco. 2012. (Simpósio).

25.
II MPCT.Portas abertas para o mundo. 2012. (Encontro).

26.
II MPCT.O desenvolvimento sociocultural de alunos da escola pública em situação de risco por meio da aprendizagem de inglês e de informática. 2012. (Encontro).

27.
SENALE - Seminário Nacional de Linguagem e Ensino.Inglês e Informática aliados ao desenvolvimento socioculural de alunos da escola pública em situação de vulnerabilidade. 2012. (Seminário).

28.
VII Ciclo de Estudos Educação e Filosofia: tem jogo nesse campo?.O saber e a curiosidade: algumas considerações sobre a curiosidade heurística no processo de ensino-aprendizagem. 2012. (Encontro).

29.
23rd ARTESOL CONVENTION. Teaching English through the Theory of Multiple Intelligences. 2011. (Congresso).

30.
5o Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. 2011. (Congresso).

31.
I Fórum sobre Pesquisa, o Desenvolvimento e a Inovação Tecnológica na FURG. 2011. (Outra).

32.
III Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.Conectar sentidos e articular ideias via EaD. 2011. (Seminário).

33.
III Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.Conectar sentidos e articular ideias via EaD. 2011. (Seminário).

34.
I MPCT.Portas abertas para o mundo. 2011. (Encontro).

35.
12th BRAZ-TESOL National Convention: The Art of Teaching. English and the Theory of Multiple Intelligences. 2010. (Congresso).

36.
capacitação de Professores e Tutores para ações de EAD. 2010. (Encontro).

37.
Encontro dos NAPNEs dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul. 2010. (Encontro).

38.
II Seminário Nacional de Linguagem, Cultura e Educação.O desenvolvimento sociocultural de alunos de escola pública por meio da aprendizagem da língua inglesa. 2010. (Seminário).

39.
Classroom dialogues: I can see what you're saying!. 2009. (Oficina).

40.
11th BRAZ-TESOL National Convention. Cultural Differences and the adaptation of Chinese students in Brazil. 2008. (Congresso).

41.
II Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul. 2008. (Encontro).

42.
Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2007. (Congresso).

43.
I Fórum Internacional da Diversidade Lingüística.As diferenças culturais como fatores integrantes da adaptação de estudantes chineses no Brasil. 2007. (Outra).

44.
Convenção da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul (APIRS)- Englishes of the World.Convenção da Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul. 2006. (Encontro).

45.
I Encontro de Letras UCPel e CCAA.Feedback em aula de Língua Inglesa. 2006. (Encontro).

46.
II Congresso Internacional sobre formação de professores e prática pedagógica. II Congresso Internacional sobre formação de professores e prática pedagógica. 2006. (Congresso).

47.
I Jornada Regional de Linguística e Literatura- Polifonias e Sinfonias.Interculturalidade. 2006. (Encontro).

48.
IV SENALE - Seminário Nacional de Linguagem e Ensino.O feedback oral do professor de LI na produção oral do aluno. 2005. (Seminário).

49.
XVII Reunião Anual do FAUBAI.XVII Reunião Anual do FAUBAI. 2005. (Encontro).

50.
III FILE - Fórum Internacional de Ensino de línguas estrangeiras.O feedback do professor no desenvolvimento da autonomia do aluno de LI. 2004. (Outra).

51.
Seminário sobre Educação Internacional - FAUBAI.Seminário sobre Educação Internacional. 2004. (Seminário).

52.
XV Reunião Anual do FAUBAI (Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para assuntos Internacionais).XV Reunião Anual do FAUBAI (Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais). 2003. (Encontro).

53.
FILE II.II Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras - FILE II. 2002. (Outra).

54.
III Fórum Estadual de Literatura Infanto-Juvenil.Como introduzir a Literatura Infanto-Juvenil em língua Inglesa. 2001. (Encontro).

55.
III Seminário sobre Linguagem e Ensino - III SENALE.III Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2001. (Seminário).

56.
V YILTS - Yázigi Internexus Language Teaching Seminar: Reshaping the classroom.Professores de LE em formação: até que ponto estamos preparados para a interculturalidade?. 2001. (Seminário).

57.
XIII Semana do Professor de Pinheiro machado.Inglês no Ensino Fundamental. 2001. (Encontro).

58.
Convenção APIRS, APLISC e APLIEPAR - EFL Teaching in Brazil: Past, Present and Future.Convenção APIRS, APLISC e APLIEPAR - EFL Teaching in Brazil: Past, Present and Future. 2000. (Outra).

59.
FILE - Fórum Internacional de Ensino de Língua estrangeira.Professores de Língua Inglesa: até que ponto estamos preparados para a interculturalidade. 2000. (Encontro).

60.
II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras - II ENPLE.II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras - II ENPLE. 2000. (Encontro).

61.
Avenues to Success - TESOL. Avenues to Success. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOHN, H. I. ; SOBRAL, A. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . Simposio Internacional Lenguajes, Identidades, Corpo(reidades) y Culturas Fronterizas. 2016. (Congresso).

2.
ERNST, Arcacy ; SOBRAL, A. ; VINHAS, Luciana ; CUNHA, A. P. A. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . VIII SENALE Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2016. (Outro).

3.
SILVA, C. A. ; Ana Paula Wilke François ; Aliana Anghinoni Cardoso ; Letícia Pinho Jerônimo ; ROSA, Sabrina Hax Duro . II Seminário de Educação para Inclusão e IV Seminário na área de deficiência visual. 2012. (Outro).

4.
ROSA, Sabrina Hax Duro; MOZILLO, I. . Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras - FILE IV. 2006. (Congresso).

5.
MOZILLO, I. ; NICOLAIDES, C. ; FINGER, Ingrid ; FERNANDES, Vera ; KURTZ, Sílvia ; ROSA, Sabrina Hax Duro . III Fórum Internacional de Ensino de Língua EstrangeiraFILE III. 2004. (Congresso).

6.
Alessandra Peres ; Antonio Augusto Bonini Lobato ; Bernardo Lessa Horta ; Carmen Lúcia Matzenauer ; Victória, Clotilde Conceição ; Porciúncula, Cristina ; Contreiras, Matilde ; PEVERADA, P. A. G. ; JÚNIOR, Rubilar S. ; ROSA, Sabrina Hax Duro ; MARTINS, Sérgio . Ciência e Consciência. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sâmia Gomes Farias. Multiletramento na Educação Infantil por meio de Software Educativo. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

2.
Izaías Rosa da Silva. Das ruas para a sala de aula: a tecnologia convergindo para a aprendizagem da Língua Portuguesa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

3.
Franciele Krumenauer Vieira. Um estudo sobre as redes sociais e do classroom para a aprendizagem de Língua Portuguesa. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

4.
Fábia Vaniz de Oliveira Haas. O audiolivro como instrumento didático pedagógico: uma experiência na valorização da cultura africana. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

5.
Lindsay Ribas Amado. TICs aliadas ao processo inclusivo de ensino-aprendizagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

6.
Jádna Custódia Ferreira Vieira. Aprendendo com atividades lúdicas: jogos educacionais online aliados ao ensino da disciplina de Língua Portuguesa. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

7.
Camila Nunes da Silva. O uso dos blogs para a produção textual com o 3o ano do Ensino Médio. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

8.
Daniela dos Santos Trindade. Minha escola: um olhar digital potencializador do pertencimento discente. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

9.
Etiene da Sila Fromming Fernandes. As redes sociais como extensão da sala de aula: um estudo de campo nas aulas de Língua Espanhola. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

10.
Gerusa Romana Leal da Sila. Concepções e práticas pedagógicas sobre as TICs na educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

11.
Silvia Catiele Trindade Soares. Utilização de OVA como possibilidade de letramento na educação infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

12.
Cátia de Oliveira Silveira. Tecnologia em sala de aula: uma aliada no incentivo à leitura. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

13.
Cristina Dutra. A influência da internet no processo de alfabetização e letramento. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

14.
Gabriela Tebaldi da Costa. O uso de filmes na Educação Infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

15.
Charles Daniel Bock. Alfabetização de adultos: novas leituras do mundo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação modalidade a di) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

16.
Ita Liane Klein. Um olhar sobre a formação continuada dos professores das séries iniciais do Município de Morro Reuter. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação modalidade a di) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

17.
Seli Blume Alles. O professor das séries finais de Morro Reuter e o uso das TIC em sua prática pedagógica. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação modalidade a di) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

18.
Giordana Oringe. Blog educativo: mais interatividade na disciplina de Língua Portuguesa para a construção do conhecimento. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

19.
Marisete Machado Colbelch. A produção de vídeo como facilitador de novos olhares. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

20.
Maria Paulina dos Reis. O vídeo na sala de aula : uma proposta interdisciplinar de letramento com uma turma do 4° ano. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

21.
Teresinha Aparecida Zanotto. Adaptações de obras literárias para o cinema: resgatando o prazer da leitura. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

22.
Sérgio Luiz. A educação física e o uso do vídeo: um desafio, uma proposta revisistada. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

23.
Ângela Aparecida Altoff Raldi. O professor da Escola de Educação Básica Dom Joaquim e a mídia informática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

24.
Hadriana Nunes da Silva. Criciúma em vídeo: o uso das mídias como ferramenta de acessibilidade, inclusão digital e interação entre alunos ouvintes e surdos do 5o ano da EEF São Cristóvão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

25.
Joelcir da Silva Padilha Duarte. Mídias: um meio facilitador para estimular a conscientização da importância da preservação dos recursos naturais. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

26.
Maria Umbelina dos Santos de Souza cabral. O uso da internet e do material impresso como recurso didático-pedagógico para o aprimoramento da leitura, da interpretação e da produção textua. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

27.
Milza Maia Nabo. O uso do computador numa turma pré escolar da Escola de Educação Básica Egídio de Bona: visão de pais e professores. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

28.
Mônica Regina Ferreira R. dos Santos. Sistema operacional Linux educacional: uso, oportunidades e desafios. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

29.
Nelci de Fátima Pereira Metz. A produção audiovisual como proposta didático pedagógica do ensino da literatura brasileira. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Mídias em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

30.
Rosângela Moura Samaniego. A contribuição das mídias para a conscientização ambiental dos alunos do 6o ano da escola de Ensino Fundamental Profa. Zenir de Souza Braga. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

31.
Adriane Maria Valente dos Santos. As mídias informática e vídeo na formação continuada de professores: contribuições para a prática pedagógica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias em Educação) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

Iniciação científica
1.
Daniel Barreto de Aguiar. O desenvolvimento sociocultural de alunos da Escola Pública em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem da Língua Inglesa e da Mídia Informática. 2013. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.

2.
Aline Lacerda da Cruz. O desenvolvimento sociocultural de alunos da Escola Pública em situação de vulnerabilidade por meio da aprendizagem da Língua Inglesa e da Mídia Informática. 2012. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Sabrina Hax Duro Rosa.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro; FAGHERAZZI, O. J. ; SAKAI, Otávio Akira . Portas abertas para o mundo: ciência, cultura e cidadania. In: Onorato Jonas Fagherazzi; Rossana Dutra Tasso; Aline Cardoso de O. Macedo; Caroline Lacerda Dorneles. (Org.). Uma breve introdução à Filosofia da Ciência. 1ed.Rio Grande: IFRS Câmpus Rio Grande, 2013, v. , p. 175-182.


Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, Sabrina Hax Duro. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DA CAPES COM O IOE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Ana Cláudia Pereira de Almeida ; ROSA, Sabrina Hax Duro ; Sisney Darcy Vaz da Silva Júnior . Educação libertadora: Sonho ou Realidade? Práticas pedagógicas que visam à autonomia do estudante do Ensino Médio Integrado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ROSA, Sabrina Hax Duro. COTAS RACIAIS: DIREITO OU PRIVILÉGIO? A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA IES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BOHN, H. I. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . FUNÇÕES E ESPAÇOS DO PROFESSOR DE LÍNGUAS NA SALA DE AULA CONTEMPORÂNEA: questionamentos, contribuições e desconstruções. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ROSA, Sabrina Hax Duro. ESCOLA SEM PARTIDO: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO (A)CRÍTICO E A (IN)VISIBILIDADE DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, J. A. N. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . As marcas de gênero e raça na escola contemporânea: a (trans)formação identitária de alunos de ensino médio, da convivência à aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, C. A. ; Ana Paula Wilke François ; Aliana Anghinoni Cardoso ; Letícia Pinho Jerônimo ; ROSA, Sabrina Hax Duro . II Seminário de Educação para Inclusão e IV Seminário na área de deficiência visual. 2012. (Outro).

2.
BOHN, H. I. ; SOBRAL, A. ; ROSA, Sabrina Hax Duro . Simposio Internacional Lenguajes, Identidades, Corpo(reidades) y Culturas Fronterizas. 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada em 1o lugar no concurso para professor assietnte de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literaturas, do Colégio Técnico Industrial de Rio Grande (CTI) vinculado à FURG em 03 de setembro de 2009.
Membro do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFRS - Campus Rio Grande.

Elaboradora das questões na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, do teste de classificação para ingresso no IFRS 2011.

Membro da Plenária do Regimento do Campus Rio Grande.

Elaboradora das questões na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, do teste de classificação para ingresso no IFRS 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 16:52:41