Maria Lúcia de Castro Gomes

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Graduada em Letras Anglo-Portuguesa pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1978). Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2002), Doutorado em Letras também pela UFPR, com defesa de tese em 2009. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Materna e Estrangeira, principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa e língua portuguesa; linguística geral; aquisição de linguagem; fonética, fonologia e pronúncia; psicolinguística e sociolinguística. É autora de livros pela Editora Intersaberes, na área de linguística e ensino de línguas. Tem se dedicado a pesquisas em descrição acústica de dados de língua materna e estrangeira, com foco em aquisição de linguagem e em fonética forense. Hoje exerce o cargo de Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Lúcia de Castro Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, M. L. C.;GOMES, MARIA LUCIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
Av. Sete de Setembro, 3165
Centro
80230901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (041) 33104545
Ramal: 4597
URL da Homepage: www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A PRODUÇÃO DE PALAVRAS DO INGLÊS COM O MORFEMA ED POR FALANTES BRASILEIROS: UMA VISÃO DINÂMICA, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Prof. Dr. Michael Alan Watkins.
Palavras-chave: Aquisição de língua; Epêntese; Fonologia; Modelo de Exemplares; Fonologia de Uso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Fonologia.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: A Produção das Consoantes Velares em Inglês por Alunos Surdos Brasileiros,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Michael Alan Watkins.
Palavras-chave: Educação Especial; Aquisição de língua; Pronúncia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1993
Especialização em Planejamento e Organização em Recursos Humanos.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Desenvolvimento Gerancial: Perfil de Liderança e Cultura Gerencial no CEDIP.
Orientador: Onilza Borges Martins.
1975 - 1978
Graduação em Letras Anglo-Portuguesa.
Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Proc, FAFI, Brasil.


Pós-doutorado


2017 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Facinter - Faculdade Internacional, FACINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de PósGraduação em EAD, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Centro de Idiomas, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2001 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora convidada de Pós-graduação


Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória, FAFI, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora convidada de pós-graduação


Instituto Brasileiro de Pós-Graduação, IBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora convidada de pós-graduação



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Português Brasileiro x Inglês Brasileiro: Uma abordagem dinâmica para a análise da produção de ditongos em contexto forense
Descrição: O principal objetivo deste trabalho será buscar padrões característicos do inglês brasileiro através da análise de dados acústico-articulatórios. Espera-se, com este projeto, contribuir não somente para a área de fonética forense, mas também para os estudos sobre a caracterização do falante brasileiro de inglês, que podem servir para projetos de reconhecimento de voz, para análises de determinação de origem e, por que não, elaboração de materiais didáticos para o ensino de inglês ou português para falante de outras línguas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Maria Lúcia de Castro Gomes - Coordenador.
2011 - 2012
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID - Subprojeto de Licenciatura em: LETRAS ? INGLÊS
Descrição: Este projeto tem, então, o objetivo de discutir com os professores em formação e/ou em serviço as questões epistemológicas, filosóficas e políticas envolvidas com essa nova forma de conceber a língua, a aquisição de linguagem e o status da língua inglesa. Visa, também, trabalhar na análise e seleção de materiais e na elaboração de atividades que promovam o engajamento discursivo e a abordagem crítica do ensino de inglês como forma de compreensão da própria cultura e da cultura do outro, como abertura de possibilidades para o mundo acadêmico, científico e profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Maria Lúcia de Castro Gomes - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2010 - Atual
Estudo interdisciplinar em análise acústica para verificação de falante em fonética forense
Descrição: Projeto vinculado à linha de pesquisa de grupo cadastrado no CNPq (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhelinha.jsp?grupo=1981802Z6FAJR0&seqlinha=2), cujo objetivo maior é formar uma parceria entre profissionais das áreas de Letras, Fonoaudiologia, Engenharia Elétrica e Ciências da Computação para o estudo de fonética acústica aplicada à área forense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Maria Lúcia de Castro Gomes - Coordenador / Denise Cristina Kluge - Integrante / Larissa Berti - Integrante / Andrea A. G. Dresch - Integrante / Denise de O. Carneiro - Integrante / Robinson Kremer - Integrante / Joice Malakoski - Integrante / Maria Ligia Freire Guilherme - Integrante.
2010 - Atual
Estudos sobre a aquisição da fonologia da língua inglesa por aprendizes brasileiros na perspectiva da linguística probabilística.
Descrição: Estudos sobre a fonologia de uso e o modelo de exemplares para explicar aquisição do sistema sonoro de uma língua estrangeira. Estudos sobre análise acústica com o software livre PRAAT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Maria Lúcia de Castro Gomes - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa e o Ensino de Pronúncia
Descrição: Em parceria com o BRAZ-TESOL Regional Chapter Curitiba, o projeto visa a realizar estabelecer um grupo de estudos para a realização de pesquisas na área de pronúncia da língua inglesa na perspectiva do inglês como língua franca e com base nos pressupostos da linguística probabilística..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Maria Lúcia de Castro Gomes - Coordenador.
2012 - 2012
Estudos em Fonética Forense
Descrição: O objetivo deste grupo é formar uma parceria entre profissionais das áreas de Letras, Fonoaudiologia, Engenharia Elétrica e Ciências da Computação para o estudo de fonética acústica aplicada à área forense..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Maria Lúcia de Castro Gomes - Coordenador / Regina Marcia Becker - Integrante / Ana Paula Petriu Fernande Engelbert - Integrante / Andressa Browerman Albini - Integrante / Andrea A. G. Dresch - Integrante / Denise de O. Carneiro - Integrante / Joyce Makoski - Integrante / Larissa Cardose Richert - Integrante / Marilisa Koslovki - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Language and Law/Linguagem e Direito
2010 - Atual
Periódico: Revista de Letras
2010 - Atual
Periódico: ELetras Revista Eletrônica


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista X
2012 - Atual
Periódico: Revista de Letras
2014 - Atual
Periódico: Revista Virtual de Estudos da Linguagem
2015 - Atual
Periódico: Organon (UFRGS)
2017 - Atual
Periódico: ILHA DO DESTERRO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Fonologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística/Especialidade: Aquisição de Linguagem.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, MARIA LUCIA2018GOMES, MARIA LUCIA. Normalização de frequência de formantes e análise com dados brutos na visão de língua como um Sistema Adaptativo Complexo. GRADUS - Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório, v. 3.1, p. 81-102, 2018.

2.
ROSSINI, C. L.2017ROSSINI, C. L. ; FRACARO, B. N. ; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; GOMES, M. L. C. . t/ /d/ OU / /i d/? UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO MORFEMA - ED DOS VERBOS REGULARES NO PASSADO EM INGLÊS POR FALANTES BRASILEIROS. Travessias Interativas, v. 14, p. 120, 2017.

3.
GOMES, MARIA LUCIA2016GOMES, MARIA LUCIA; CARNEIRO, DENISE ; DRESCH, ANDREA . Análise perceptiva e acústica em fonética forense: uma pesquisa em disfarce de voz. Domínios de Lingu@Gem, v. 10, p. 559-589, 2016.

4.
KREMER, R. L.2014KREMER, R. L. ; GOMES, M. L. C. . A EFICIÊNCIA DO DISFARCE EM VOZES FEMININAS: UMA ANÁLISE DA FREQUÊNCIA FUNDAMENTAL. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 12, p. 28-43, 2014.

5.
GOMES, M. L. C.2014GOMES, M. L. C.; BRAWERMAN-ALBINI, A. . A PERCEPÇÃO DE EPÊNTESE VOCÁLICA E DE ACENTO DE PALAVRA NO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA. Revista X, v. 1, p. 135-153, 2014.

6.
GOMES, M. L. C.2014GOMES, M. L. C.; CARNEIRO, D. O. . A FONÉTICA FORENSE NO BRASIL: CENÁRIOS E ATORES. LANGUAGE AND LAW / LINGUAGEM E DIREITO, v. 1.1, p. 22-36, 2014.

7.
GOMES, M. L. C.2006GOMES, M. L. C.. Modalidade - Tradução e Equivalência. InterSaberes Revista Científica, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, M. L. C.. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: Editora Intersaberes, 2015. v. 1.

2.
DIAS, Luzia S. ; GOMES, M. L. C. . Estudos Linguísticos: dos Problemas Estruturais aos Novos Campos de Pesquisa. 2a. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015. v. 1. 226p .

3.
BRAWERMAN-ALBINI, A. (Org.) ; GOMES, M. L. C. (Org.) . O JEITINHO BRASILEIRO DE FALAR INGLÊS - Pesquisas sobre pronúncia do inglês por falantes brasileiros. 1. ed. Campinas - SP: Pontes Editores, 2014. 276p .

4.
GOMES, M. L. C.. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 3. ed. Curitiba: IBPEX, 2012. v. 1. 174p .

5.
DIAS, Luzia S. ; GOMES, M. L. C. . Estudos Linguísticos: dos problemas estruturais aos novos campos de pesquisa. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. v. 1. 187p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRAWERMAN-ALBINI, A. ; GOMES, M. L. C. . Passado regular em inglês: como o brasileiro pronuncia palavras com o morfema -ED. In: Andressa Brawrerman-Albini; Maria Lucia de Castro Gomes. (Org.). O JEITINHO BRASILEIRO DE FALAR INGLÊS - Pesquisas sobre pronúncia do inglês por falantes brasileiros. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2014, v. , p. 173-188.

2.
BRAWERMAN-ALBINI, A. ; GOMES, M. L. C. . Aquisição de inglês como segunda língua - perspectivas teóricas para o ensino de pronúncia. In: Andressa Brawrerman-Albini; Maria Lucia de Castro Gomes. (Org.). O JEITINHO BRASILEIRO DE FALAR INGLÊS - Pesquisas sobre pronúncia do inglês por falantes brasileiros. 1ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2014, v. , p. 19-32.

3.
GOMES, M. L. C.. The Pronunciation of ?ed morpheme by Brazilians: from a discrete to a gradient view. In: Rauber, A.S; Watkins, M. A. ; Silveira, S.; Koerich; R. D.. (Org.). The acquisition of second language speech: Studies in honor of Professor Barbara O. Baptista. 1ed.Florianópolis SC: Editora Insular, 2010, v. , p. 221-242.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOMES, M. L. C.. Brazilian Students' problems in pronunciation go far beyond the production of the. BRAZ-TESOL Regional Chapter - Curitiba Newsletter, Curitiba - PR, p. 2 - 2, 01 out. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, M. L. C.. Brazilian English x Brazilian Portuguese: A dynamic approach for the analysis of diphthongs in forensic contexts. In: L2 PRONUNCIATION AND DISCOURSE - Pronunciation in Second Language Learning and Teaching PSLLT 7th Annual Conference, 2016, DALLAS - TEXAS. L2 PRONUNCIATION AND DISCOURSE. Dallas, TX: Texas A&M University - Commerce, 2016. v. 7. p. 108-118.

2.
RIELLA, R. ; GOMES, M. L. C. . Inteligibilidade de palavras terminadas com morfema -ED no contexto de Inglês como Língua Franca. In: XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2013, Paranáguá. Anais do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Paranaguá: FAFIPAR, 2013. p. 426-442.

3.
SIMONATO, V. O. ; GOMES, M. L. C. . A paragoge na produção oral espontânea de aprendizes de inglês no nível básico. In: XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2013, Paranaguá. Anais do XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Paranaguá: FAFIPAR, 2013. p. 411-425.

4.
GOMES, M. L. C.; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; ENGELBERT, A. P. P. F. . THE PERCEPTION OF VOWEL EPENTHESIS AND WORD STRESS IN AN ENGLISH AS A LINGUA FRANCA CONTEXT. In: International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech (New Sounds 2013), 2013, Montreal - Canadá. Proceedings of the International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech (New Sounds 2013). Montreal - Canadá: COPAL - Concordia Working Papers in Applied Linguistics, 2013. v. 5. p. 185-202.

5.
GOMES, M. L. C.; Berti, Larissa ; MALAKOSKI, J. . Identificação de locutor na área forense: a importância da pesquisa interdisciplinar. In: X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2012, Cascavel PR. ANAIS DO X CELSUL. Cascavel PR: Biblioteca Central do Campus de Cascavel - Unioeste, 2012.

6.
GOMES, M. L. C.. O Uso do Programa PRAAT para compreensão do 'jeitinho brasileiro' de falar inglês: uma experiência de um grupo de estudo. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI - Language and Literature in the Age of Technology, 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI. Florianópolis: UFSC, 2012.

7.
GOMES, M. L. C.. Understanding the Brazilian Way of Speaking English. In: 4TH ANNUAL PRONUNCIATION IN SECOND LANGUAGE LEARNING AND TEACHING CONFERENCE, 2012, Vancouver, British Columbia. PROCEEDINGS OF THE 4TH ANNUAL PRONUNCIATION IN SECOND LANGUAGE LEARNING AND TEACHING CONFERENCE. Ames, IA: Iwa State University, 2012. p. 279-289.

8.
GOMES, M. L. C.. A influência da frequência na produção de palavras em inglês com o morfema -ed por falantes brasileiros. In: ABRALIN - VII Congresso Internacional, 2011, Curitiba PR. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin Curitiba 2011, 2011. p. 3061-3073.

9.
GOMES, M. L. C.. Palavras com o Morfema ED - O "jeitinho" brasileiro de falar inglês. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina: UEL, 2011. p. 1-12.

10.
GOMES, M. L. C.. Uma reflexão sobre o inglês como língua franca e os novos rumos para o ensino de pronúncia com a linguística probabilística. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça - SC. IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010.

11.
GOMES, M. L. C.. The Production of Words with the Morpheme ED by Brazilian Speakers of English as a Foreign Language. In: New Sounds 2007, 2008, Florianópolis SC. Proceedings of the Fifth International Symposium fo the Acquisition of Second Language Second Language Speech. Florianópolis SC Brazil: Federal University of Santa Catarina - Graduate Program in English, 2007. p. 222-235.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, M. L. C.. An Analysis of Diphthongs /ai/ and /ei/ in Portuguese-English Bilingual Speakers. In: 13th Biennial Conference of the International Association of Forensic Linguists, 2017, Porto. 13th Biennial Conference of the International Association of Forensic Linguists Book of Abstracts. Porto: Faculdade de Letras - Universidade do Porto, 2017.

2.
GOMES, M. L. C.; KREMER, R. L. . Fundamenta frequency and strategies of disguise: a comparison of harsh voice and lip protrusion in male and female speakers. In: 24th Annual Conference of the International Association for Forensic Phonetcs and Acoustics, 2015, Leiden. Proceedings of the IAFPA2015. Leiden: Universiteit Leiden, 2015. p. 57-57.

3.
GOMES, M. L. C.. Português brasileiro x inglês brasileiro: uma abordagem dinâmica para análise de ditongos em contexto forense. In: II DISJURI - Simpósio Internacional de Estudos sobre o Discurso Jurídico e III ALIDI - Congresso da Associação de Linguagem & Direito, 2015, Natal - RN. Livro de Resumos. Natal - RN: EDUFRN, 2015. p. 121-121.

4.
GOMES, M. L. C.. Research in forensic phonetics: an interdisciplinary endeavor. In: 4th International Conference Applied Linguistics and Professional Practice, 2014, Genebra. Learning Through and for Professional Practice, 2014. p. 113-114.

5.
GOMES, M. L. C.. An acoustic description of vowels Brazilian Portuguese in normal and disguised voice. In: IAFPA 2013 Annual Conference, 2013, Tampa - Flórida EUA. International Association for Forensic Phonetics and Acoustics - Abstracts, 2013.

6.
GOMES, M. L. C.; Kluge . Fala Disfarçada e Imitada: Uma Análise da Capacidade de Identificação de Falante. In: Language and the Law - Bridging Gaps, 2013, Florianópolis SC. Language and the Law - Bridging Gaps, 2013.

7.
GOMES, M. L. C.; Andrea A. G. Dresch ; MALAKOSKI, J. . Uma descrição Acústica de Vogais do Português Brasileiro emVoz Normal e Disfarçada. In: Language and the Law - Bridging Gaps, 2013, Florianópolis SC. Language and the Law - Bridging Gaps, 2013.

8.
GOMES, M. L. C.; Andrea A. G. Dresch ; Denise de O. Carneiro ; MALAKOSKI, J. ; LINDSTRON, J. A. ; Larissa Cardose Richert ; POLCHLOPEK, S. A. . Identificação de Locutor e Evidências de Autoria na Área Forense: a importância da pesquisa interdisciplinar. In: Language and the Law - Bridging Gaps, 2013, Florianópolis SC. Language and the Law - Bridging Gaps, 2013.

9.
GOMES, M. L. C.. O uso do programa PRAAT para compreensão do 'jeitinho brasileiro' de falar inglês. In: III congresso Internacional da ABRAPUI, 2012, Florianópolis. Programação e Caderno de Resumos. Florianópolis SC: Universidade Federal de SantaCatarina, 2012.

10.
GOMES, M. L. C.. Understanding the Brazilian Way of Speaking English in Theory and Practice. In: Setting the Course for Pronunciation Teaching and Assessment - PSLLT 4th Annual Conference, 2012, Vancouver. Welcome to the PSSLLT 4th Annual Conference. Vancouver: Simon Frasier University, 2012.

11.
GOMES, M. L. C.; POLETO, E. ; MANOSSO, P. Z. ; KREMER, R. . Understanding Brazilian Way of Speaking English, in Theory and Practice. In: 13th BRAZ-TESOL National Convention - Proud to Be, 2012, Rio de Janeiro. 13th BRAZ-TESOL National Convention - Program, 2012.

12.
REBONATO, A. ; GOMES, M. L. C. . Teaching Pronunciation: A Dynamic Approach from Basic to Advanced. In: 13th BRAZ-TESOL National Convention - Proud to Be, 2012, Rio de Janeiro. 13th BRAZ-TESOL National Convention - Program, 2012.

13.
GOMES, M. L. C.; PEREIRA, J. B. ; JESUS, S. C. . PIBID Inglês at UTFPR - Collaborative Teaching in Public Schools. In: 13th BRAZ-TESOL National Convention - Proud to Be, 2012, Rio de Janeiro. 13th BRAZ-TESOL National Convention - Program, 2012.

14.
GOMES, M. L. C.. A vogal Epentética em Palavras com o Morfema ED - Uma Análise Acústica. In: XX SEMINÁRIO DO CELLIP, 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos XX Seminário do CELLIP. Londrina PR: Universidade Estadual de Londrina, 2011.

15.
GOMES, M. L. C.; Becker, Marcia Regina ; Engelbert, Ana Paula P. F. ; Albini, andressa B . The teaching of pronunciation in the Lingua Franca Era. In: Leading Stars of Teaching - 9th Southern Cone TESOL Convention, 2011, Curitiba PR. Welcome to the 9th Southern Cone Tesol Convention, 2011.

16.
GOMES, M. L. C.. The Epenthesis in the Production of the -ed Morpheme by Brazilians: a Dynamic View. In: Encontro Internacionalo de Ciência da Fala, 2011, Belo Horizonte MG. Program and Abstracts, 2011.

17.
GOMES, M. L. C.. Modelo de Exemplares, fonologia de uso e ensino de pronúncia em língua estrangeira. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL, 2010, Palhoça SC. Caderno de Programação e Resumo. Palhoça SC: Editora Unisul, 2010. p. 210-210.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, M. L. C.. Expansão dos Limites da Linguística: A Fonética Forense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KREMER, R. L. ; GOMES, M. L. C. . Frequência Fundamental: uma análise de gênero e idade em disfarce de voz. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BERNARDO, O. A. R. ; GOMES, M. L. C. . Análise acústica do ditongo [ei] produzido em português e em inglês por falantes bilíngues. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOMES, M. L. C.. Pesquisa em Fonética Forense - Integração entre Acadêmicos e Profissionais da Área. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GOMES, M. L. C.. Português Brasileiro x Inglês Brasileiro: Uma abordagem dinâmica para a análise da produção de ditongos em contexto forense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GOMES, M. L. C.. Pesquisa em Letras: temas, modalidades, possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GOMES, M. L. C.. Análise Visual da Fala. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
GOMES, M. L. C.. An Analysis of Diphthongs /ai/ and /ei/ in Portuguese-English Bilingual Speakers. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOMES, M. L. C.. Uma Descrição Acústica dos Ditongos /ai/ e /ei/ do Português e do Inglês por Falantes Brasileiros e Americanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GOMES, M. L. C.. Fonética Forense: relacionamentos possíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
GOMES, M. L. C.. Chaos and Complexity: new perspectives for pronunciation teaching and learning. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MALAKOSKI, J. ; CARNEIRO, D. O. ; GOMES, M. L. C. ; SANCHES, A. P. . Fonética Forense: Integração entre Universidade e Perícia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
SOUZA, F. D. ; HUSSEIN, F. G. ; GOMES, M. L. C. ; FILIETAZ, M. R. P. ; TOCHA, N. N. ; OLIVEIRA, O. S. . Fórum Permanente de Licenciaturas da UTFPR Curitiba como Espaço Colaborativo de Formação para a Docência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GOMES, M. L. C.; Denise de O. Carneiro . Pesquisa em Fonética Forense: integração de acadêmicos e profissionais da área. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GOMES, M. L. C.. Estratégia de disfarce em fonética forense: análise perceptiva e acústica de falantes masculinos e femininos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES, M. L. C.. Brazilian English x Brazilian Portuguese: A dynamic approach for the analysis of diphthongs in forensic contexts. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GOMES, M. L. C.. Research in Forensic Phonetics: An Interdisciplinary Endeavor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GOMES, M. L. C.. Voice Quality Analysis and Variation of F1-F2 in Disguise: Auditory, Articulatory and Acoustic Perspectives in Forensic Phonetics. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOMES, M. L. C.. The Brazilian Way of Speaking English: an analysis in the Forensic Context. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
GOMES, M. L. C.. An acoustic description of vowels of Brazilian Portuguese in normal and disguised voice. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GOMES, M. L. C.; Kluge . Fala Disfarçada e Imitada: Uma Análise da Capacidade de Identificação de Falante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
GOMES, M. L. C.; Andrea A. G. Dresch ; MALAKOSKI, J. . Uma Descrição Acústica de Vogais do Português Brasileiro em Voz Normal e Disfarçada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOMES, M. L. C.; Andrea A. G. Dresch ; Denise de O. Carneiro ; MALAKOSKI, J. ; LINDSTRON, J. A. ; POLCHLOPEK, S. A. ; Larissa Cardose Richert . Identificação de Locutor e Evidências de Autoria na Área Forense: a imporância da pesquisa interdisciplinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
GOMES, M. L. C.. A Beleza das Letras e os Caminhos para a Profissão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
GOMES, M. L. C.; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; MARTINS, A. M. S. G. F. ; ALBUQUERQUE, J. I. A. . Mono English or Multi English? The Challenges of Teaching ELF. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
GOMES, M. L. C.. O uso de programa PRAAT para compreensão do 'jeitinho brasileiro' de falar inglês. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GOMES, M. L. C.; POLETO, E. ; MANOSSO, P. Z. ; KREMER, R. . Understanding Brazilian Way of Speaking English, in Theory and Practice!. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
REBONATO, A. ; GOMES, M. L. C. . Teaching Pronunciation: A dynamic Approach from Basic to Advanced. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
GOMES, M. L. C.; PEREIRA, J. B. ; JESUS, S. C. . PIBID Inglês at UTFPR - Collaborative Teaching in Public Schools. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
GOMES, M. L. C.; Larissa Cardose Richert ; MALAKOSKI, J. . Identificação de locutor na área forense: a importância da pesquisa interdisciplinar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
GOMES, M. L. C.. Understanding the Brazilian Way of Speaking English. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
GOMES, M. L. C.. A Produção de Palavras com o Morfema ED por Falantes Brasileiros: uma Visão Dinâmica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
GOMES, M. L. C.; Becker, Marcia Regina ; Engelbert, Ana Paula P. F. ; Albini, andressa B . The Teaching of Pronunciation in the Lingua Franca Era. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
GOMES, M. L. C.. The epenthesis in the production of the -ED morpheme by Brazilians: a dynamic view. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
GOMES, M. L. C.. A Vogal Epentética em Palavras com o Morfema ED - Uma Análise Acústica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
GOMES, M. L. C.. Modelo de Exemplares, fonologia de uso e ensino de pronúncia em língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
GOMES, M. L. C.. Dinâmicas e Perspectivas dos Centros Universitários de Línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
GOMES, M. L. C.. The production of words with the regular past tense (ED morpheme) by Brazilian speakers of English as a second Language. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
GOMES, M. L. C.. The production of verbs with the morpheme ED by Brazilian speakers of English as a Foreign Language. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

40.
GOMES, M. L. C.. Como melhorar sua pronúncia no inglês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
GOMES, M. L. C.. English Grammar - What you don't find in grammar books. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
GOMES, M. L. C.. English Teachers' Awareness and Concern for Pronunciation. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
GOMES, M. L. C.. English Teachers' Awareness and Concern for Pronunciation. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

44.
GOMES, M. L. C.. English Teachers' Awareness and Concern for Pronunciation. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
GOMES, M. L. C.. A produção do morfema de passado regular da língua inglesa por estudantes brasileiros: uma análise acústica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
GOMES, M. L. C.. As dificuldades do brasileiro na pronúncia da língua inglesa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

47.
GOMES, M. L. C.. Minha pátria é minha língua! Que pátria? Que língua?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
GOMES, M. L. C.. Linguistics X ELT: Is it possible to establish an efficient link?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

49.
GOMES, M. L. C.. Vowel Reduction - why is it so difficult for us Brazilians?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

50.
GOMES, M. L. C.. Dealing with Brazilian students' difficulties in pronunciation. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

51.
GOMES, M. L. C.. Vowel Reduction - Why is it so difficult for Brazilian speakers of English?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
GOMES, M. L. C.. Dealing with Brazilian students' difficulties in pronunciation. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

53.
GOMES, M. L. C.. Vowel Reduction - Why is it so difficult for Brazilians?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

54.
GOMES, M. L. C.. Pronunciation in the Classroom - How can it be interesting?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
GOMES, M. L. C.. Dealing with students' difficulties in pronunciation. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

56.
GOMES, M. L. C.. Teaching Pronunciation - an Awareness Raising Approach. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

57.
GOMES, M. L. C.. Use of Authentic Video Material in Class. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

58.
GOMES, M. L. C.. Dealing with Brazilian students' difficulties in pronunciation. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
GOMES, M. L. C.; NISIO, B. V. . Exploring Authentic Video Materials in the Classroom. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, M. L. C.; Andrea A. G. Dresch ; CARNEIRO, D. O. . LANGUAGE AND LAW / LINGUAGEM E DIREITO. Porto, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
GOMES, M. L. C.. Prefácio. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
GOMES, M. L. C.. A Produção de Palavras do Inglês com o Morfema ED por Falantes Brasileiros: Uma Visão Dinâmica 2009 (Tese de Doutorado).

4.
GOMES, M. L. C.. A Produção das Consoantes Velares em Inglês por Alunos Surdos Brasileiros. CURITIBA PR: UFPR, 2002 (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GOMES, M. L. C.. Consultora ad hoc de artigos da Revista Letras. 2013.

2.
GOMES, M. L. C.. Consultora ad hoc de artigos da Revista Letras. 2010.

Programas de computador sem registro
1.
GOMES, M. L. C.. Pronunciation and Intonation Of English Language. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
GOMES, M. L. C.. Parecer técnico de artigo científico para Revista Organon. 2015.

2.
GOMES, M. L. C.. Parecer técnico-científico sobre obra bibliográfica para Editora Intersaberes. 2015.

3.
GOMES, M. L. C.. Ilha do Desterro: A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies/Revista de Língua Inglesa, Literatures em Inglês e Estudos Culturais. 2015.

4.
GOMES, M. L. C.. Parecer técnico de artigo científico para Revista X. 2014.

5.
GOMES, M. L. C.. Parecer técnico-científico de obra bibliográfica. 2012.

6.
GOMES, M. L. C.. Parecer em Material Didático. 2012.

7.
GOMES, M. L. C.. Parecer técnico-científico de obra bibliográfica. 2011.

8.
GOMES, M. L. C.. Parecer técnico de artigo científico. 2011.

9.
GOMES, M. L. C.. Revisão de Material Didático e Artigo Cientîfico de Inglês do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE. 2010.

10.
GOMES, M. L. C.. Parecer técnico-científico de obra bibliográfica. 2008.

11.
GOMES, M. L. C.. Parecer técnico-científico de obra bibliográfica. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GOMES, M. L. C.; BALDIN, F. D. C. ; GONCALVES, J. S. S. . Políticas Linguísticas, Vulnerabilidade Social, Determinação de Origem - Discussões sobre a Situação Linguística de Refugiados no Brasil e de Brasileiros no Exterior. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GOMES, M. L. C.. Qual é a sua língua?. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, M. L. C.. Uma Descrição Acústica dos Ditongos /ai/ e /ei/ do Português e do Inglês por Falantes Brasileiros Bilíngues e Monolíngues. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
GOMES, M. L. C.. Fonética, Fonologia E O Ensino Da Pronúncia Em Línguas Estrangeiras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
GOMES, M. L. C.. Fonética, Fonologia E O Ensino Da Pronúncia Em Línguas Estrangeiras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
GOMES, M. L. C.. Fonética, Fonologia E O Ensino Da Pronúncia Em Línguas Estrangeiras. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
GOMES, M. L. C.; Andrea A. G. Dresch ; CARNEIRO, D. O. . LANGUAGE AND LAW / LINGUAGEM E DIREITO. 2014. (Editoração/Periódico).

6.
GOMES, M. L. C.. Procedimentos Metodológicos e a Escrita da Monografia 1. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
GOMES, M. L. C.. Procedimentos Metodológicos e a Escrita da Monografia 1. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
GOMES, M. L. C.. Procedimentos Metodológicos e a Escrita da Monografia 2. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
GOMES, M. L. C.. Procedimentos Metodológicos e a Escrita da Monografia 1. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
GOMES, M. L. C.. Procedimentos Metodológicos e a Escrita da Monografia 2. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
GOMES, M. L. C.. Procedimentos Metodológicos e a Escrita da Monografia 1 e 2. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
GOMES, M. L. C.. GESTÃO EM PROCESSOS PRODUTIVOS: GUIA DIALÓGICO. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Dialógico).

13.
GOMES, M. L. C.. TÓPICOS DE MATEMÁTICA APLICADA: GUIA DIALÓGICO. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia Dialógico).

14.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
GOMES, M. L. C.. Linguística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
GOMES, M. L. C.. Cultura e Linguística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
GOMES, M. L. C.. Sociolinguística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

18.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
GOMES, M. L. C.. Psicolinguística. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
GOMES, M. L. C.. Sociolinguística. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
GOMES, M. L. C.. Fonética, Fala e Fonologia: o falante nativo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
GOMES, M. L. C.. Cultura e Linguística. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

23.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
GOMES, M. L. C.. Cultura e Linguística. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
GOMES, M. L. C.. Fonética, Fala e Fonologia: o falante nativo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

26.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
GOMES, M. L. C.. Psicolinguística. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
GOMES, M. L. C.. Fonologia e Expressão Oral na Língua Inglesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
GOMES, M. L. C.. Cultura e Linguística. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

31.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
GOMES, M. L. C.. Cultura e Linguística. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

33.
GOMES, M. L. C.. Fonética em Língua Inglesa. 2005. .

34.
GOMES, M. L. C.. PRONUNCIATION REGIONAL INTEREST GROUP. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
GOMES, M. L. C.. Compreensão e Produção Oral e Escrita. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

36.
GOMES, M. L. C.. Cultura e Linguística. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

37.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

38.
GOMES, M. L. C.. Linguística. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

39.
GOMES, M. L. C.. Cultura e Linguística. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

40.
GOMES, M. L. C.. Tópicos em Aquisição de Língua Inglesa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

41.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

42.
GOMES, M. L. C.. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

43.
GOMES, M. L. C.. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

44.
GOMES, M. L. C.. Pronunciation - An Awareness Raising Approach. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

45.
GOMES, M. L. C.. Fonologia da Língua Inglesa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

46.
GOMES, M. L. C.. Fonética e Fonologia da Língua Inglesa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

47.
GOMES, M. L. C.. Pronunciation - An Awareness Raising Approach. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Didático (não publicado)).

48.
GOMES, M. L. C.. Pronúncia e Entonação do Inglês Norte Americano. 2000. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Kluge; GOMES, M. L. C.; FIGUEIREDO, E. H. D.. Participação em banca de Camila Haus. Ensino de Pronúncia sob a Perspectiva do Inglês como Língua Franca: Crenças e Práticas de Professores de Inglês do CELIM - UFPR. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

2.
SILVEIRA, R.; NOBRE-OLIVEIRA, D.; GOMES, M. L. C.; SOUZA, H. K.. Participação em banca de Soraia Morgan. The Production of Rhotic Sounds in Onset Position by Beginner and Intermediate Brazilian Learner. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
SILVA, A. H. P.; COSTA, L. T.; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Maria Julia Fonseca Furtado. Para o Estudo Acústico das Laterais Intervocálicas no Português Brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Kluge; Fogaça, Francisco; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Giselle Ludka Deitos. Aspectos referentes ao desenvolvimento da oralidade em língua inglesa do professor em formação e em serviço. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Kluge; GOMES, M. L. C.; Fogaça, Francisco. Participação em banca de Karina Aires Reilein Fernandes Couto de Moraes. A Percepção de Aprendizes Brasileiros de Inglês sobre a Tarefa de Role-Play como Estratégia de Desenvolvimento da Oralidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

6.
GOMES, M. L. C.; Roloff, V. L.P.; Kluge. Participação em banca de Ana Francisca Gusso Rosado Nodari. A Produção dos Padrões Acentuais de Substantivos Compostos e Sintagmas Nominais Por Professores Brasileiros de Inglês. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

7.
SILVA, A. H. P.; Berti, Larissa; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Flavio Ricardo Medina de Oliveira. Análise acústica de fricativas e africadas produzidas por japoneses aprendizes de português brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

8.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Mariana Honorato Mariano. The Influence of Training and Instruction on the Production of Verbs Ending in -ED by Brazilian EFL Learners. 2009. Dissertação (Mestrado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
SILVA, A. H. P.; GOMES, M. L. C.; SIQUEIRA, M. S. G.. Participação em banca de Reiner Vinicius Perozzo. Sobre as esferas cognitiva, acústico-articulatória e realista indireta da percepção fônica não nativa: para além do PAM-L2. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVA, A. H. P.; KREIMAN, J.; CAMARCO, Z.; GOMES, M. L. C.; NISHIDA, G.; Kluge. Participação em banca de Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert. Produção e Percepção da Qualidade de Voz em Português e Inglês por Brasileiros Bilíngues. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

3.
SILVA, A. H. P.; ALVES, U. K.; SILVEIRA, R.; GOMES, M. L. C.; Albini, andressa B. Participação em banca de Marcia Regina Becker. Inteligibilidade da Língua Inglesa sob o Paradigma de Língua Franca: Percepção de Discurso de Falantes de Diferentes L1s por Brasileiros. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

4.
VILLALBA, T. K. B.; FRAHM, G. F.; GOMES, M. L. C.; BUHRER, E. A. C.; Kluge. Participação em banca de Valéria de Fátima Carvalho Vaz Boni. Representação Lexical Mental em Segunda Língua: Uma análise crítica de modelos psicolinguísticos e neurolinguísticos. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

5.
SILVA, A. H. P.; RAUBER, A.; NOBRE-OLIVEIRA, D.; GOMES, M. L. C.; Retorta, Miriam S.. Participação em banca de Andressa Brawerman. Os Efeitos de um Treinamento de Percepção na Aquisição do Padrão Acentual Pré-Proparoxítono da Língua Inglesa por Estudantes Brasileiros. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

6.
Watkins; ZANETTI, S. G.; Roloff, V. L.P.; GOMES, M. L. C.; MAROCHI, T. B.. Participação em banca de Gisele Werneck Divardin. Elaboração e Validação de um Modelo Padrão de Avaliação para Exames de Proficiência de leitura em Inglês para ingressantes de Programas de Pós-Graduação na UTFPR - Campus de Ponta Grossa. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

7.
Watkins; Kluge; Fogaça, Francisco; GOMES, M. L. C.; Retorta, Miriam S.. Participação em banca de Thaís Barbosa Marochi. Avaliação Oral em Língua Inglesa no Curso de Letras: Análise e Descrição. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, A. H. P.; Engelbert, Ana Paula P. F.; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Marcio Cotovicz. Análise acústica do rótico vibrante em inicio de palavra: Dados do português falado em Rebouças e Irati - PR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOMES, M. L. C.; BARSOTTI, C.. Participação em banca de Kaciara Busanello. A relação entre idade e o estudo de uma língua estrangeira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
GOMES, M. L. C.; BARSOTTI, C.. Participação em banca de Lucimara Cirilo Skrepetz. A Interferência da Aprendizagem de uma Segunda Língua na Produção Oral de uma Criança: Um Estudo de Caso. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Língua Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Simone Dumsch de Lima. As dificuldades do aluno da língua inglesa com a compreensão auditiva. 2003 - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

4.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Rosemara da Silva da Fonseca. Leitura em Língua Inglesa: as estratégias como fatores de assimilação de um texto. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

5.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Cristiane de Souza Magnani. Dificuldade de aprendizagem do adulto. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

6.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Carolina Kroetz Castro. Dificuldades de Pronúncia do Aluno Brasileiro em Língua Inglesa: Plosivas em Coda. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALBUQUERQUE, J. I. A.; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Rodrigo Soares Ribeiro.Duração de vogais antecedentes a consoantes plosivas no português brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Albini, andressa B; Becker, Marcia Regina; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Alessandra dos Santos.O espaço da pronúncia nos livros didáticos de inglês como L2. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Luana Iria Tucunduva.O ensino de pronúncia de língua inglesa nos livros didáticos do ensino médio da rede pública. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Fábia Perozzi Mattozinho.A Importância do Profissional de Secretariado Executivo em Saber Planejar e Coordenar um Evento. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

5.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Alessandra Amaral, Angela Cristina S. Jorge e Karla Santana.O Profissional de Secretariado Executivo e a arte da Comunicação Eficaz. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

6.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Priscila Fernandes.A Profissional do Secretariado Executivo no Planejamento e na Organização de Eventos Empresariais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

7.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Maria Izabel Tizzot.A Importância da Indumentária para o Profissional de Secretariado Executivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

8.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Fabiene F. Coelho, Isaldina L. de Morais e Tânia C.Gonçalves.Assédio Moral na Área de Secretariado Executivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

9.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Raquel Zenatti e maria Valsilkiv.A Inteligência Emocional voltada para a Profisiional de Secretariado Executivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

10.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Viviane Purcino.A Secretária Executiva como Agente Facilitador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

11.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Vera Cristina Loureiro Carneiro.A Secretária Executiva como Negociadora. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

12.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Mara Izdebski T. Ribas e Soaney Miquelin B. Campos.A Importância do Uso da Motivação no Aprendizado da Língua Francesa no Curso de SET da Facinter. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

13.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Liandra Karen Molleta.Pesquisa e Elaboração de lista de exercício no Laboratório de Curso de Secretariado Executivo Trilíngüe. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

14.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Grasiele de Souza Schroeder.Reestruturação do Laboratório de Línguas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

15.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Sileide Alves de O. Rezende.Marketing Pessoal: Sua Importância na Função do Profissional de Secretariado Executivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.

16.
GOMES, M. L. C.. Participação em banca de Mírian Kruse.A Importância da Língua Inglesa para a Secretária Executiva. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOMES, M. L. C.. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2016. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
WIELEWICKI, V. H. G.; BARETTA, L.; GOMES, M. L. C.; CABRAL, E. A.. Concurso Público de Provas e Títulos. 2015. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
JORDAO, C. M.; HALU, R. C.; GOMES, M. L. C.; MACIEL, R. E. F.; WELP, A. I. K. S.. Concurso Público de Provas e Títulos. 2014. Universidade Federal do Paraná.

4.
GAIA, S.; GOMES, M. L. C.. Concurso Público para Professor. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
GOMES, M. L. C.. Língua Inglesa e Formação de Professor de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

6.
GOMES, M. L. C.. Concurso público para professor. 2009. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III ENCONTRO DO NUPFFALE.Ditongos [ai] e [ei] do português e do inglês por falantes bbrasileiros e americanos: diferenças acústicas. 2018. (Encontro).

2.
Instrução de Pronúncia de Inglês em Sala de Aula: Mission Impossible?.Multilingualism, ELF and Language as a Complex Adaptive System. 2018. (Oficina).

3.
Linguagem e Direito: Construindo Pontes. Políticas Linguísticas, Vulnerabilidade Social, Determinação de Origem. 2018. (Congresso).

4.
SEMANA DE LETRAS 2018.Expansão dos Limites da Linguística. 2018. (Outra).

5.
TWENTIES! The Challenges Beyond ....Multilingualism, ELF and Language as a Complex Adaptive System: Now What?. 2018. (Encontro).

6.
13th Biennial Conference of the International Association of Forensic Linguistics. An Analysis of Diphthongs /ai/ and /ei/ in Portuguese-English Bilingual Speakers. 2017. (Congresso).

7.
III Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL.Uma descrição acústica dos ditongos /ai/ e /ei/ do português e do inglês por falantes brasileiros e americanos. 2017. (Encontro).

8.
X Congresso Internacional da Abralin. Inglês Brasileiro x Inglês Americano: uma abordagem dinâmica para análise de ditongos. 2017. (Congresso).

9.
II Colóquio Sul Brasileiro de Pesquisas em Ciências Forenses.Fonética Forense. 2016. (Seminário).

10.
IV CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUAGEM & DIREITO. Linguística Forense. 2016. (Congresso).

11.
VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC).Fórum Permanente de Licenciaturas da UTFPR Curitiba como Espaço Colaborativo de Formação para a Docência. 2016. (Outra).

12.
II DISJURI e III ALIDI.Português brasileiro x inglês brasileiro: uma abordagem dinâmica para a análise de ditongos em contexto forense. 2015. (Simpósio).

13.
II Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL.Estratégia de disfarce em fonética forense: análise perceptiva e acústica de falantes masculinos e femininos. 2015. (Encontro).

14.
L2 PRONUNCIATION AND DISCOURSE - PSLLT 7th Annual Conference. Brazilian English x Brazilian Portuguese: A dynamic approach for the analysis of diphthongs in forensic contexts. 2015. (Congresso).

15.
4th International Conference of Applied Linguistics and Professional Practice. Research in forensic phonetics: an interdisciplinary endeavor. 2014. (Congresso).

16.
The Second Annual Roundtable of the Germanic Society for Forensic Linguistics.Voice quality analysis and variation of F1-F2 in disguise: auditory, articulatory and acoustic perspectives in forensic phonetics. 2014. (Outra).

17.
The Second Roundtable of the Germanic Society for Forensic Linguistics.The Brazilian Way of Speaking English: an analysis in the Forensic Context. 2014. (Outra).

18.
IAFPA 2013 Annual Conference. An acoustic description of vowels of Brazilian Portuguese in normal and disguised voice. 2013. (Congresso).

19.
13 BRAZ-TESOL National Convention. Teaching Pronunciation: A dynamic approach from basic to advanced. 2012. (Congresso).

20.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. O uso do programa PRAAT para compreensão do 'jeitinho brasileiro' de falar inglês. 2012. (Congresso).

21.
Pronunciation in Second Language Learning and Teaching.Understanding the Brazilian Way of Speaking English: in Theory and Practice. 2012. (Outra).

22.
X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL.IDENTIFICAÇÃO DE LOCUTOR NA ÁREA FORENSE: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA INTERDISCIPLINAR. 2012. (Encontro).

23.
ABRALIN - VII Congresso Internacional. A Produção de Palavras com o Morfema ED por Falantes Brasileiros: uma Visão Dinâmica. 2011. (Congresso).

24.
ABRALIN - XX INSTITUTO - Minicurso A política linguística e sua importância na atualidade. 2011. (Outra).

25.
ABRALIN - XX INSTITUTO - Minicurso Fonologia e Alfabetização. 2011. (Outra).

26.
ABRALIN - XX INSTITUTO - Minicurso UG, Statistics or Both?. 2011. (Outra).

27.
II ENLE - Encontro de Línguas Estrangeiras Modernaas e de Português como Segunda Língua.Ensino de Português para Falantes de Outras Línguas: Lidando com os Sons. 2011. (Oficina).

28.
II Forum de Produção Discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.Inglês como Língua Franca e Inteligibilidade. 2011. (Outra).

29.
III Semana de Letras.Aquisição de Linguagem. 2011. (Outra).

30.
Language, Usage and Cognition. 2011. (Outra).

31.
II ENCEUL - Encontro Nacional dos Centros Universitários de Línguas. 2010. (Outra).

32.
IX Encontro do CELSUL.Modelo de Exemplares, fonologia de uso e ensino de pronúncia em língua estrangeira. 2010. (Encontro).

33.
Seminário Dra Kathleen Graves. 2010. (Seminário).

34.
Lidando com a Situação da Sala de Aula. 2008. (Outra).

35.
Novas Mídias e a Educação à Distância. 2008. (Outra).

36.
Curso de Formação Continuada para Docentes da Facinter - Módulo III. 2007. (Outra).

37.
New Sounds 2007 - Fifth International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech.The Production of verbs with the morpheme ED by Brazilian speakers of English as a Foreign Language. 2007. (Simpósio).

38.
Programa de Preparação do Docente - Qualidade em EAD. 2007. (Outra).

39.
Curso de Formação Continuada para Docentes da Facinter. 2006. (Outra).

40.
Curso de Formação Continuada para Docentes da Facinter - Módulo II. 2006. (Outra).

41.
IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. A produção do Morfema de Passado Regular da Língua Inglesa por Estudantes Brasileiros: uma análise acústica. 2006. (Congresso).

42.
Teaching, Learning, Leading. English Teachers'Awareness and Concern for Pronunciation. 2006. (Congresso).

43.
Curso de Capacitação de Coordenadores. 2005. (Outra).

44.
EF Corporate Course in Professional English. 2004. (Outra).

45.
10th Pronunciation SIG Conference. 2003. (Encontro).

46.
Programação Especial - Idiomas.Como melhorar sua pronúnica em inglês. 2003. (Oficina).

47.
ELT - A Bridge to Understanding - BRAZ TESOL National Convention. VOWEL REDUCTION - Why is it so difficult for Brazilian Students of English?. 2002. (Congresso).

48.
First Cycle of Courses - Widening your Horizons. 2002. (Oficina).

49.
4th Southern Cone Tesol Convention. Teaching Pronunciation - An Awareness Raising Approach. 2001. (Congresso).

50.
Paulo Freire - O Método Freireano no ensino de Línguas no Brasil. 2000. (Oficina).

51.
Pronunciation Course by Camilla Dixo-Lieff. 1999. (Oficina).

52.
Teacher Development - A Step Forward. 1999. (Seminário).

53.
Voices in Teaching - the 6th LAURELS International Conference. 1999. (Congresso).

54.
Voices in Training - the 2nd LAURELS Teacher Trainers' Conference. 1999. (Congresso).

55.
Connecting Our Global Community 32nd Annual International Convention. 1998. (Congresso).

56.
Living, Learning and Teaching English. 1998. (Seminário).

57.
We Touch the Future: We Teach English. 1998. (Seminário).

58.
Language Testing Assessment and Evaluation. 1997. (Oficina).

59.
Teaching Young Learners. 1997. (Oficina).

60.
First Heinemann - UFPR Seminar for Teachers of English. 1996. (Seminário).

61.
I Spring Conference. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBUQUERQUE, J. I. A. ; GOMES, M. L. C. ; ALVES, U. K. . III Encontro Intermediário do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL. 2017. (Outro).

2.
GOMES, M. L. C.; BRAWERMAN-ALBINI, A. ; ENGELBERT, A. P. P. F. ; MARTINS, A. M. S. G. F. ; NISHIDA, G. ; BECKER, R. M. ; ALBUQUERQUE, J. I. A. . II Encontro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira. 2016. (Outro).

3.
Engelbert, Ana Paula P. F. ; GOMES, M. L. C. . Challenges of Teaching English in Public Schools. 2013. (Outro).

4.
GOMES, M. L. C.. 9th Southern Cone Tesol. 2011. (Congresso).

5.
GOMES, M. L. C.. III Semana Acadêmica de Letras. 2011. (Congresso).

6.
GOMES, M. L. C.. 4th Southern Cone Tesol Convention. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Denise de Oliveira Carneiro. Medidas de duração de consoantes oclusivas como vestigio de fala em analise acústico-instrumental forense de amostras com e sem uso de disfarce. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Grduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberto Jardim Riella. Inteligibilidade de palavras terminadas com o morfema -ED no contexto de Inglês como Língua Franca. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçã no Ensino de Línguas Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

2.
Valdete Oliveira Simonato. A paragoge na produção oral espontânea de aprendizes de inglês do básico 2: estudo de caso. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçã no Ensino de Línguas Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

3.
Luiza Kasdorf. Jogos no ensino de línguas estrangeiras. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçã no Ensino de Línguas Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

4.
Francineide A. Vinciguera Cordeiro. ESL, EFL, ELF: Reflexões sobre a didática aplicada no planejamento do ensino de língua estrangeira. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçã no Ensino de Línguas Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

5.
Juliana de Souza Tanaka. A influência da grafia do português na pronúncia de alunos aprendendo inglês como segunda língua - uma análise de palavras com fricativas pós alveolares e africadas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçã no Ensino de Línguas Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

6.
Sirlei Mendes da Cruz Delicoli. Fatores que interferem na produção oral de língua estrangeira e suas implicações. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçã no Ensino de Línguas Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

7.
Lilian Zeglin Angelete. O Lúdico no Ensino de Língua Estrangeira para Crianças. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçã no Ensino de Línguas Estrangeiras Mo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

8.
Anderson Ferreira de Deus. Aquisição das Vogais da Língua Inglesa: Um Olhar Probabilístico. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

9.
Julhiane Bianchet A. Pulga. Dificuldades de Aprendizagem em L2: O Período Crítico. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino e Cultura de Língua Estra) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

10.
Rossana Kramer. Oral Correction in EFL classroom context: a case study. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

11.
Ana Regina Caminha Braga. Alternativas Metodológicas para a Produção Oral de Adultos Iniciantes da Língua Inglesa Aperfeiçoamento/ Especialização. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

12.
Elaine Canalli. Os Sistemas Vocálicos do Português e do Inglês - Um Questão de Conscientização para a Boa Comunicação. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

13.
Antonio Sergio Castro. Responsabilidade Social nas Empresas de Revendas do Setor de Contrução Civil de Cornélio Procópio. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Marketing, Est. Empresarial e GP) - Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Proc. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

14.
Karin B.Z. da Silva. AQUISIÇÃO DA HABILIDADE DA FALA NA LÍNGUA ESTRANGEIRA - Estudo sobre as dificuldades da Aquisição da Língua Estrangeira por Adultos. 2004. Monografia - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

15.
Justina Tizue Tanaka Uratani. As Múltiplas Inteligências no Ensino do Inglês como uma Língua Estrangeira - Um Enfoque para a 2a. Série do ensino Fundamental. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

16.
Deli Mari Chibior. Entonação e Tonicidade dos "Chunks", Aspectos Primordiais para a Compreensão do Significado da Mensagem. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

17.
Roseane Dalpiaz Kobren. Gramática e Oralidade Através dos Tempos. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa: Metodologia e Tradução) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

18.
Ronize Yoshida. A Epêntese como Estratégia de Reestruturação Silábica na Interlíngua do Falante de Língua Japonesa. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

19.
Olenka Borba. Análise da Aquisição da Língua Inglesa como Segunda Língua no Período da Puberdade. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

20.
Vanda Ricardo Wansson. O Ensino da Língua Inglesa voltado à Aquisição do Vocabulário. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

21.
Carolina Kroetz Castro. Dificuldades de Pronúncia do Aluno Brasileiro em Língua Inglesa: Plosiva em Coda. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa: Met. Ens. e Trad) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

22.
Marcia Maria Maia. Estudo comparativo das vogais simples do inglês e do português. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Liria Raquel Drula. Uma Análise Acústica da Duração dos Ditongos /ai/ e /ei/ no Inglês e Português à Luz dos Sistemas Adaptativos Complexos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

2.
Rogger Alves Neri de Souza. ALOFONES DE /t/ NA LÍNGUA INGLESA: UM TESTE DE PERCEPÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

3.
Maria Lígia Freire Guilherme. Sociofonética: uma análise acústica do /r/ em coda no dialeto curitibano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

4.
Jessica Boron Pereira. UMA REFLEXÃO SOBRE ASPECTOS SUPRASSEGMENTAIS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: A FALA CONECTADA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

5.
Robinson Luís Kremer. FUNDAMENTAL FREQUENCY: AN ANALYSIS OF AGE AND GENDER. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

6.
Camille Fernanda Cortiano Nagakura. COMPARAÇÃO DE VOZ A PARTIR DO TEMPO DE ATAQUE DE VOZEAMENTO (VOT). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

7.
Pamela Zibe Manosso. O emprego do acento nuclear em língua inglesa por falantes brasileiros: um estudo comparativo na era do inglês como língua franca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

8.
Gisele Paixão de Oliveira. A produção das fricativas alveolares em inglês por aprendizes brasileiros: uma análise acústica sob a perspectiva do ingles como língua franca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

9.
Adriana Nichele e Lorena Clara da Silva. A Importância do Idioma Alemão para o curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue da Facinter. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

10.
Karla Marcela Cáceres Tapia. O Profissional de Secretariado Executivo e a Língua Espanhola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngüe) - Facinter - Faculdade Internacional. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

11.
Carla dos Santos Meneses Campos. Aquisição de Segunda Língua pelo adulto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

Iniciação científica
1.
Otavio Cavaline Neto. A influência da frequência fonética nas substituições diferenciais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

2.
Liria Raquel Drula. Análise da produção dos ditongos /ai/ e /ei/ por americanos e brasileiros: uma abordagem dinâmica. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

3.
Alencar Guth. Português Brasileiro x Inglês Brasileiro: Uma abordagem dinâmica para a análise da produção de ditongos em contexto forense. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

4.
Robinson Luís Kremer. A eficiência no disfarce da voz: uma análise da frequência fundamental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

5.
Maria Lígia Freire Guilherme. A variação da intensidade e da qualidade vocal como estratégias de disfarce de voz. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

6.
Pamela Zibe Manosso. A Produção do Ritmo em Língua Inglesa: um estudo comparativo entre falantes nativos e não nativos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

7.
Gisele PaIxão de Oliveira. A produção das fricativas [s] e [z] em coda na língua inglesa: uma comparação baseada em análises acústica do par mínimo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

8.
Diogo Buquera dos Santos. Análise da Produção do Fonema /j/ do Inglês por Falantes Brasileiros. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

Orientações de outra natureza
1.
Aneliana da Silva Prado e Tatiana Fonseca Duarte. Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

2.
Juliana Candido Lara Benati e Liria Raquel Drula. Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

3.
Sofia Biaobock Peres de Oliveira e Wilney da Silva Dovhepoly. Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

4.
Mateus Lourenço Ribeirete e Mateus Senna Favero. Orientação de Estágio Obrigatório. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

5.
Dayse Paulino de Ataide e Maria Domingos Pereira Ventura.. Orientação de Estágio Obrigatório. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

6.
Gabriela Debas dos Santos e Maria Lígia Freire Guilherme. Orientação de Estágio Obrigatório. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

7.
Andréa Rebonato e Anderson Spier Gomes. Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

8.
Ana Judite Urbanitz. O Professor de Inglês num Processo Contínuo de Reflexão e Ação. 2013. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

9.
Vivian Simone Urban. Reflexão sobre a Presença da Língua Inglesa no Dia a Dia do Aluno e o Aprendizado desse Idioma na Escola. 2013. Orientação de outra natureza. (PDE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

10.
Scheila Aparecida Sikora. Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

11.
Karina Rosse. Estágio Obrigatório em Língua Inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

12.
Caroline da Silva Santos e Pamela Zibe Manosso. Estágio Curricular em Língua Inglesa II. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

13.
Aline de Souza. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

14.
Gisele dos Santos da Silva. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

15.
Joel Joachim Saalfeld. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

16.
Cassiana Bittencourt Mushashe. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

17.
Jessica Boron Pereira. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

18.
Simone Cristina de Jesus. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

19.
Leticia Carolina da Silveira Macedo. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

20.
Caroline da Silva Santos. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

21.
Fernanda Korovski Moura. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

22.
Thalyta Duczak. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

23.
Roberta Sobral de Oliveira. PIBID - Programa de Inciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

24.
Michelle R. Alves dos Santos. PIBID - Programa de Iniciação à Docência Inglês. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

25.
Ana Paula Knechtel. A Sequência Didática e a Análise de Texto como Procedimentos Metodológicos no Ensino de Língua Inglesa. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.

26.
Caroline da Silva Santos e Pamela Zibe Manosso. Estágio Curricular em Língua Inglesa I. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Maria Lúcia de Castro Gomes.




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