Socorro Cláudia Tavares de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2566077699127689
  • Última atualização do currículo em 20/04/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1988), graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (1995), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2004, 2009). Atualmente, é professora adjunta IV do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas nas áreas de Lingüística de Texto e Política e Planejamento Linguístico. É líder do Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (NEPEL). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Socorro Cláudia Tavares de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.
Cidade Universitária
58051-900 - Joao Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167203


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A ação retórica de resenhar na comunidade jornalística: um estudo dos propósitos comunicativos e da avaliação, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maria Elias Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2004
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O estudo da organização textual argumentativa em editoriais de jornais,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Bernardete Biasi Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2001
Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: O resumo como instrumento didático no Ensino Médio.
Orientador: Nukácia Meire A. Almeida.
1997 - 1998
Especialização em Planejamento Educacional. (Carga Horária: 740h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: A visão dos professores sobre a perspectiva neoliberal em educação.
2009
Graduação em andamento em Letras/Inglês.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1992 - 1995
Graduação em Direito.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
1984 - 1988
Graduação em Letras.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Perscectiva Glotopolítica en gramáticas y retórica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração e Revisão de Itens de Linguagens. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada para Avaliadores das Redações. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A educação aberta e a distância. (Carga horária: 20h).
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2011 - 2011
Agency, genre, social activity, and social systems. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
Teoria da Avaliatividade nos Estudos da Metáfora. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2010 - 2010
Política Lingüística. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2010 - 2010
Appraisal and corpus linguistics. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Por uma lingüística do texto integral. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
O Interacionismo sóciodiscursivo e a sala de aula. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
L'analyse du discours en interaction.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2007
Extensão universitária em Inglês Básico.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Didática para o ensino de línguas online. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2006 - 2006
Genre, intertextuality and academic writing. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2004 - 2004
A argumentação na linguagem. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminários Lingüísticos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2003 - 2003
Análise do discurso. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2003 - 2003
Filosofia e lingüística: interseções epistemológic. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Seminários Lingüísticos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Seminários Lingüísticos. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Francês instrumental. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Informática aplicada ao ensino de lingua portugues. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em A formação docente: crise e paradigma do novo milê. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Supervisionado I e II Pesquisa Aplicada ao Ensino de Português Redação e Expressão Oral II Tópicos Avançados III (Política e Planejamento Linguístico)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio Supervisionado I (turma 1 e 2) em Língua Estrangeira Estágio Supervisionado V em Língua Inglesa Estágio Supervisionado VI em Língua Inglesa

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio Supervisionado I em Língua Estrangeira Estágio Supervisionado II em Língua Estrangeira Estágio Supervisionado III em Língua Estrangeira Estágio Supervisionado IV em Língua Estrangeira

Atividades

10/2009 - Atual
Ensino, Letras - Línguas estrangeiras modernas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágios Superivisionados I, II, III e IV

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Disciplina de "Política e Planejamento Linguístico" com carga horária de 64 h, compartilhada com a profa. Maria Elias Soares.


Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Língua Portuguesa I Língua Portuguesa II


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Fonética e Fonologia Metodologia do Trabalho Científico Pratica de Ensino I e II em Língua Portuguesa

Atividades

05/2008 - 04/2009
Ensino, Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e prática em leitura e produção de textos
Oralidade, leitura e escrita no Ensino Fundamental
04/2004 - 04/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino da Língua Portuguesa I e II
Fonética e fonologia
Metodologia do trabalho científico

Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa de Ensino Médio


Colégio Maria Ester, CME, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Assessora pedagógica

Vínculo institucional

1990 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisora pedagógica, professora, Carga horária: 20

Atividades

01/1990 - 12/2001
Direção e administração, Supervisão pedagógica, .

Cargo ou função
Supervisora Pedagógica.

Editora Moderna, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor pedagógico



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação de professores, difusão e ensino de línguas: uma abordagem a partir da Política Linguística
Descrição: Partindo de uma noção ampliada de política linguística que se caracteriza por ser multidimensional - ideologias, práticas e gestão (SPOLSKY, 2004, 2009); por ser processual ? criação, interpretação e apropriação (JOHNSON , 2013) e considerando os diferentes mecanismos de política linguística ? regras e regulações, educação linguística, testes de língua, linguagem no espaço público, ideologias, mitos, propagandas e coerção (SHOHAMY, 2006), o presente projeto tem como objetivo geral investigar as políticas linguísticas relacionadas à formação de professores, à difusão e ao ensino de línguas. Para tanto, estabelecemos alguns eixos de estudo: a internacionalização da ciência e seus impactos nas políticas linguísticas e na cultura linguística acadêmica (SHIFFMAN, 1998); as políticas linguísticas educacionais; a difusão do português; as políticas de formação de professores de línguas; as ideologias linguísticas presentes nas políticas linguísticas declaradas, praticadas e percebidas (BONACINA-PUGH, 2012). Partindo do pressuposto de que a área de Política Linguística não apresenta uma teoria abrangente (RICENTO, 2000), utilizaremos diferentes perspectivas teóricas e metodológicas (RICENTO, 2000; JOHNSON, 2015) na investigação dos eixos de estudo apresentados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) .
Integrantes: Socorro Cláudia Tavares de Sousa - Coordenador / Cynthia Israelly Barbalho Dionísio - Integrante / Lília dos Anjos Afonso - Integrante / Janaína Ferreira - Integrante / roberta soares paiva - Integrante / Camila Geyse da Conceição Virgulino - Integrante / rossana souto lima koffmann - Integrante / kátia cristina cavalcante de oliveira - Integrante / bruno maiorquino silva - Integrante / sâmea damásio da mota silva - Integrante / ana gláucia jerônimo de santiago - Integrante.
2014 - 2017
Política linguística no Brasil: as práticas de pesquisa, as práticas de ensino e a agência dos profssores
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Socorro Cláudia Tavares de Sousa - Coordenador / SOARES, Maria Elias - Integrante / Maria Erotildes Moreira e Silva - Integrante / Cynthia Israelly Barbalho Dionísio - Integrante / Lília dos Anjos Afonso - Integrante / Rafaela Cristina Oliveira de Andrade - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Percepções dos estudantes de Letras sobre a Libras
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa responder a seguinte problemática: quais as percepções dos estudantes de Letras sobre a Libras e sobre as contribuições deste componente curricular no processo de formação profissional? Essa questão será respondida a partir de diferentes dimensões: a) da análise das representações sociais dos estudantes sobre a Libras antes e depois de terem cursado a disciplina; b) da descrição das (des)vantagens do componente curricular Libras no processo de formação do professor de línguas. Para atingirmos o objetivo geral deste projeto, estabelecemos os seguintes passos a serem percorridos: a) fazer uma revisão bibliográfica aprofundada na literatura internacional e nacional sobre os principais paradigmas que norteiam as políticas linguísticas para as línguas de sinais, enfocando especificamente as políticas linguísticas para a Libras; b) elaborar questionário, coletar dados e analisar as representações sociais da Libras e as percepções dos licenciados de Letras sobre as (des)vantagens da Libras no processo de formação profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Socorro Cláudia Tavares de Sousa - Coordenador / Lília dos Anjos Afonso - Integrante.
2012 - 2013
Política e Planejamento Linguístico no Brasil: pesquisa e ensino
Descrição: O presente projeto tem objetivo geral apresentar uma visão panorâmica da área de Política e Planejamento Linguístico no Brasil nos últimos vinte anos (1990-2010). Estabelecemos um conjunto de objetivos específicos, a saber: a) diagnosticar temas, métodos e teorias recorrentes em dissertações, teses defendidas na área e em periódicos nacionais de estrato A1, A2, B1 e B2; b) investigar o espaço da área em Programas de Pós-Graduação strictu senso em Linguística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Socorro Cláudia Tavares de Sousa - Coordenador / Fernanda Alves de Morais - Integrante / Cynthia Israelly Barbalho Dionísio - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2017
A argumentação no Ensino Médio: a redação do Enem em foco
Descrição: O projeto Argumentação no Ensino Médio: a redação do Enem em foco explora a redação do Enem em contexto de uma escola pública de Ensino Médio, na cidade de João Pessoa. Para tanto, esta proposta está organizada em duas dimensões: uma de de Política e Planejamento Linguístico (PPL) e uma de Linguística Textual (LT). Na perspectiva da PPL, investigaremos como a redação do Enem, compreendida como um mecanismo de política linguística, influencia as decisões sobre o ensino de produção textual, compreendidas como políticas linguísticas de fato no espaço educacional. E na perspectiva da LT, realizaremos uma intervenção pedagógica sobre o gênero redação do Enem, bem como analisaremos as estratégias retóricas utilizadas por alunos na escrita de uma redação do Enem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Socorro Cláudia Tavares de Sousa - Coordenador / Ana Gabriella Barbosa Silva - Integrante / Janaína Ferreira - Integrante.
2013 - 2014
A argumentação no Ensino Médio
Descrição: O presente projeto de extensão tem como objetivo analisar como se materializa a sequência argumentativa postulada por Adam (1987, 1991, 1992, 2008) em textos argumentativos produzidos por alunos do Ensino Médio com e sem intervenção pedagógica. Para a realização deste objetivo, iremos elaborar uma sequência didática de um gênero da ordem do argumentar e realizar uma intervenção pedagógica em uma turma de alunos do Ensino Médio da rede pública de João Pessoa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Socorro Cláudia Tavares de Sousa - Coordenador / Ana Gabriella Barbosa Silva - Integrante / Janaína Ferreira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: ENTRETEXTOS (UEL)


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Expressão (Mossoró)
2012 - 2012
Periódico: Calidoscópio (UNISINOS)
2013 - 2013
Periódico: Diálogo das Letras
2013 - Atual
Periódico: Entretextos (UEL)
2015 - 2015
Periódico: Calidoscópio (UNISINOS)
2015 - 2015
Periódico: Prolíngua (João Pessoa)
2017 - Atual
Periódico: Percursos Linguísticos (UFES)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Política e Planejamento Linguístico.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística de texto.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino e aprendizagem de língua portuguesa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2017SOUSA, S. C. T.; SOUSA, E. N. B. . Políticas linguísticas e migrações massivas: o caso dos mexicanos nos Estados Unidos e dos turcos na Alemanha. Revista Gragoatá (UFF), v. 22, p. 232-251, 2017.

2.
DA COSTA, FRANCISCO JOSÉ2017DA COSTA, FRANCISCO JOSÉ ; TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA ; MUZZIO, HENRIQUE . Uma Reflexão sobre Autoria Acadêmica. TEORIA E PRATICA EM ADMINISTRACAO, v. 7, p. 1-25, 2017.

3.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2016SOUSA, S. C. T.; AFONSO, L. A. . Políticas linguísticas sobre a Libras: as crenças dos estudantes de Letras. Revista de Letras, v. 2, p. 38-55, 2016.

4.
ARAUJO, M. S. M.2016ARAUJO, M. S. M. ; SOUSA, S. C. T. . Caso para o ensino: uma abordagem a partir da Linguística de Texto. Métodos e Pesquisa em Administração, v. 1, p. 69-79, 2016.

5.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2015SOUSA, S. C. T.; ANDRADE, R. C. O. ; DIONISIO, C. I. B. . Sotaque no telejornalismo brasileiro: uma questão de política linguística. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 9, p. 255-273-273, 2015.

6.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2014SOUSA, S. C. T.; LUCENA, J. M. ; SEGABINAZI, D. . Estágio supervisionado e ensino de língua portuguesa: reflexões no curso de Letras/Português da UFPB. Raído (Online), v. 8, p. 205-226, 2014.

7.
COSTA, F. J.2014COSTA, F. J. ; SOUSA, S. C. T. ; SILVA, A. B. . Um modelo para o processo de orientação na pós-graduação. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, p. 823-852, 2014.

8.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2014SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Um Estudo sobre as Políticas Linguísticas no Brasil. Revista de Letras (Fortaleza), v. 33, p. 102-112, 2014.

9.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2014SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. ; SILVA, M. E. M. E. . A língua portuguesa em Timor Leste: a percepção dos estudantes timorenses. Revista do GELNE, v. 16, p. 97-123, 2014.

10.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2012SOUSA, S. C. T.. As abordagens tipológicas dos textos. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 12, p. 347-364, 2012.

11.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2012SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . O ensino/aprendizagem de língua estrangeira: uma análise à luz das memórias discursivas dos alunos de Letras. Revista de Letras (Fortaleza), v. 1/2, p. 87-92, 2012.

12.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2012SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . O potencial retórico da avaliatividade em resenhas não acadêmicas. Veredas (UFJF. Online), v. 16, p. 133-149, 2012.

13.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2009SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Developing Writing Skills Through the Use of Blogs. L1 - Educational Studies in Languages and Literature, v. 9, p. 71-90, 2009.

14.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2009SOUSA, S. C. T.. Interferência da língua falada na escrita de crianças: processos de apagamento da oclusiva dental /d/ e da vibrante final /r/. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 25, p. 465-495, 2009.

15.
SOUSA, S. C. T.;TAVARES DE SOUSA, SOCORRO CLÁUDIA2008SOUSA, S. C. T.; CATUNDA, E. L. ; SOARES, M. E. . Atos de instrução em receitas culinárias de programas de televisão: uma abordagem variacionista. MOARA, v. 30, p. 197-220, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUSA, S. C. T.; ESCALANTE, M. P. R. ; PONTE, A. S. . Temas de Política Linguística no Processo de Integração Regional. 1. ed. São Paulo: Pontes, 2018. v. 1.

2.
PONTE, A. S. (Org.) ; LUCENA, J. M. (Org.) ; ESCALANTE, M. P. R. (Org.) ; SOUSA, S. C. T. (Org.) . I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. v. 1. 510p .

3.
SOUSA, S. C. T.; ESCALANTE, M. P. R. (Org.) . Políticas linguísticas: declaradas, praticadas e percebidas. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. 504p .

4.
SOUSA, S. C. T.. Gênero textual e comunidade jornalística. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2012. 444p .

5.
SOUSA, S. C. T.. A argumentação em editoriais de jornais. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2012. 173p .

6.
BIASI-RODRIGUES (Org.) ; ARAÚJO (Org.) ; SOUSA, S. C. T. (Org.) . Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
ESCALANTE, M. P. R. ; SOUSA, S. C. T. ; PONTE, A. S. . Apresentação - Políticas linguísticas possíveis para a Integração Regional. In: SOUSA, S. C. T.; ROCA, M. P.; PONTE, A. S.. (Org.). Temas de Política Linguística no Processo de Integração Regional. 1ed.São Paulo: Pontes, 2018, v. 1, p. 07-20.

2.
DIONISIO, C. I. B. ; SOUSA, S. C. T. . Escrita da resenha por alunos de Serviço Social: um estudo da organização retórica. In: Silva, F. V.; OLIVEIRA, H. A. G.. (Org.). A escrita no ensino superior: saberes, métodos e gêneros. 1ed.São Carlos/S.P.: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 193-220.

3.
SOUSA, S. C. T.. A redação do Enem e sua influência no ensino: uma questão de política linguística. In: Bein, Roberto; Bonnin, Juan Eduardo; Stefano, Mariana di; Lauria, Daniela; Pereira, María Cecilia. (Org.). Homenaje a Elvira Arnoux: estudios de análisis del discurso, glotopolítica y pedagogía de la lectura y la escritura. 1ed.Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, 2017, v. II, p. 283-298.

4.
SOUSA, S. C. T.. A resenha não acadêmica: a interface entre a percepção de seus produtores e a revisão de literatura. In: Maria Margarete Fernandes de Sousa; Abniza Pontes de Barros Leal; Maria Elias Soares; Lucineudo Machado iIrineu. (Org.). Gêneros discursivos: para ler, ver e ouvir. 1ªed.Curitiba: CRV, 2015, v. , p. 51-66.

5.
SOUSA, S. C. T.; SILVA, G. B. . A redação do Enem e seus efeitos nas políticas linguísticas em instituições educacionais. In: Adriana da Silva Araújo; Ana Maria Pereira Lima; Antônio Lailton Moraes Duarte; João Paulo Rodrigues de Lima; Kátia Cristina Cavalcante Oliveira. (Org.). Reflexões linguísticas e literárias. 1ªed.Fortaleza: HBM, 2015, v. , p. 29-42.

6.
SOUSA, S. C. T.; FERREIRA, J. . Políticas linguísticas para a língua de sinais na formação de professores: um estudo comparado entre Brasil e Paraguai. In: Francisco José Mendes Vasconcelos; Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro; Vanilda Ferreira Lopes; Elisabete Fagundes Radomski. (Org.). Semeando entre fronteiras: educação e direito, múltiplas abordagens. 1ªed.São Paulo: Editora reflexão, 2015, v. 1, p. 267-282.

7.
SOUSA, S. C. T.; ESCALANTE, M. P. R. . Introdução para uma compreensão ampliada de política linguística. Polícias linguísticas: declaradas, praticadas e percebidas. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, v. , p. 07-32.

8.
SOUSA, S. C. T.; AFONSO, M. A. V. . Políticas linguísticas oficiais para as línguas indígenas brasileiras. Políticas linguísticas: declaradas, praticadas e percebidas. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, v. , p. 391-422.

9.
SILVA, F. V. ; PEREIRA, K. F. M. ; SOUSA, S. C. T. . Espectros do imperialismo linguístico na mídia. In: José Marcos Rosendo de Souza; Francisco Vieira da Silva. (Org.). Espectros do imperialismo linguístico na mídia. 1ªed.Campinas/SP.: Pontes, 2015, v. , p. 161-175.

10.
SOUSA, S. C. T.. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: a avaliação do processo de formação na UFPB. In: Sá, Ariane Norma de Menezes; Silvestre Filho, Geraldo Dantas.. (Org.). Formação continuada de professores em rede: a experiência do PNEM na Paraíba. 1ªed.João Pessoa: Editora UFPB, 2015, v. , p. 91-108.

11.
SOUSA, S. C. T.. Escrita acadêmica no ensino superior: um estudo em introduções de artigos científicos de graduação. In: Regina Celi Mendes Pereira. (Org.). Ateliê de gêneros acad~emicos: didatização e construção de saberes. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2014, v. , p. 315-346.

12.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Um estudo da Atitude em resenhas não acadêmicas. In: Sousa< M. M. F.; Pontes, A. L.; Lopes, A. K. C.; Oliveira, F. C. C.. (Org.). Gêneros textuais: experiências de pesquisas. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2011, v. , p. 91-118.

13.
SOUSA, S. C. T.. A organização textual argumentativa em editoriais de jornais.. In: Biasi-Rodrigues, B.; Araújo, J. C.; Sousa, S. C. T.. (Org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. , p. 139-154.

14.
SOUSA, S. C. T.; VAGO, R. M. A. . Crenças dos professores sobre o ensino de gramática e formação lingüística: interseção necessária. In: Pontes, A. L.; Costa, M. A. R.. (Org.). Ensino de língua materna na perspectiva do discurso. 1ed.Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 2008, v. 2, p. 129-157.

15.
SOUSA, S. C. T.. As formas de interação na internet e suas implicações para o ensino de língua materna. In: Araújo, J. C.. (Org.). Internet & ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, v. , p. 196-204.

16.
SOUSA, S. C. T.; Biasi-Rodrigues, B. . Um estudo da seqüência argumentativa em editoriais de jornais. In: CAVALCANTE, M. M. et al. (Org.). Texto e discurso sob múltiplos olhares: gêneros e seqüências textuais. 1ed.Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, v. 1, p. 141-168.

17.
SOUSA, S. C. T.. Estudo da organização textual argumentativa em editoriais de jornais. In: Cavalcante, M.; Brito, M. A. P.; Miranda, T. P. (Orgs.).. (Org.). Teses e dissertações: Grupo Protexto. 1ed.Fortaleza: Protexto-UFC, 2005, v. 1, p. -.

18.
SOUSA, S. C. T.. Resumo na escola. In: Almeida, N.; Zavam, A.. (Org.). A língua na sala de aula: questões práticas para um ensino produtivo. Fortaleza: Perfil Cidadão, 2004, v. , p. 47-72.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, S. C. T.; MORAIS, F. A. ; DIONISIO, C. I. B. . A dimensão política da língua: uma ilustração das políticas linguísticas no Brasil. In: Abralin, 2016, Natal. Estudos linguísticos: textos selecionados/ABRALIN-2013. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 2130-2143.

2.
SOUSA, S. C. T.; SILVA, A. G. B. ; FERREIRA, J. . A transposição didática da sequência argumentativa. In: VI ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2015, Garanhus/Pe.. Caderno 12 Linguística Textual e Ensino, 2015. p. 3345-3363.

3.
AFONSO, L. A. ; SOUSA, S. C. T. . As políticas linguísticas no processo de formação de professores de línguas. In: IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura - SELIMEL, 2015, Campina Grande. IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura, 2015. p. 1-13.

4.
SOUSA, S. C. T.; AFONSO, L. A. ; ARAUJO, R. F. O. . Políticas linguísticas educacionais para a comunidade surda. In: XVII Congreso Internacional Asociación de Lingüística y Filologia de América Latina (ALFAL), 2014, João Pessoa. Estudos linguísticos e filológicos, 2014. p. 4112-4127.

5.
LEITAO, L. V. ; SOUSA, S. C. T. . O acordo ortográfico: as políticas linguísticas percebidas nas vozes dos usuários da Língua Portuguesa. In: XVII Congreso Internacional Asociación de Lingüística y Filologia de América Latina (ALFAL), 2014, João Pessoa. Estudos linguísticos e filológicos, 2014. p. 4100-4111.

6.
SOUSA, S. C. T.; ANDRADE, R. C. O. ; DIONISIO, C. I. B. . Onde os sotaques não têm vez? Políticas linguísticas percebidas no telejornalismo brasileiro. In: 25ª Jornada Nacional do Gelne, 2014, Natal. 25ª Jornada Nacional do Gelne, 2014. p. 01-12.

7.
SILVA, A. G. B. ; AFONSO, L. A. ; SOUSA, S. C. T. ; FERREIRA, J. . Libras no currículo da licenciatura em Letras: percepções dos estudantes da UFPB. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas, 2014, Natal. Professores em espaço de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal: EDUFRN, 2014. v. Único. p. 01-12.

8.
SOUSA, S. C. T.; OLIVEIRA, K. C. C. ; CATUNDA, E. L. . Representações da variação linguística na obra O Quinze de Rachel de Queiroz. In: Congresso Nacional de Literatura - CONALI, 2012, João Pessoa. Eu, 100 anos de poesia. João Pessoa: Ideia, 2012. p. 1752-1766.

9.
SOUSA, S. C. T.; SILVA, M. E. M. E. . Políticas linguísticas e ensino de língua portuguesa: o caso de Timor Leste. In: II CIDS, 2012, Belém. II CIDS - Diversidade linguística e políticas de ensino. Belém: EDFMA, 2012. p. 716-729.

10.
SOUSA, S. C. T.; PAIVA, G. M. F. ; SOARES, M. E. . Concepções de lingua(gem) dos alunos de graduação da Unilab. In: V ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2011, Natal. V ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Natal, 2011. p. 01-13.

11.
SOUSA, S. C. T.. A perspectiva sociocognitiva dos produtores sobre a resenha não-acadêmica. In: XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, 2010, Teresina. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos. Teresina: EDUFPI, 2010. p. 1095-1108.

12.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Reflexões em torno das metodologias de Análise de Gêneros Textuais. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009, João Pessoa. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2009.

13.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Um estudo da avaliação em resenhas não-acadêmicas. In: V Siget, 2009, Caxias do Sul. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: o ensino em foco, 2009.

14.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Os apectos discursivos do marcador né na fala e crianças. In: 12 congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP 3 Congresso intrncional de Lusofonia, 2008, São Paulo. Língua Portuguesa: cultura e identidade nacional, 2008.

15.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Reflexões em torno da relação gênero textual e comunidade em Lingüística. In: Encontro Internacional texto e cultura, 2008, Fortaleza. Encontro internacional texto e cultura, 2008.

16.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Letramento digital: o ensino/aprendizagem da escrita do blog em sala de aula. In: SIGET, 2007, Tubarão. Anais ... SIGET. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina, 2007. v. 4. p. 1868-1878.

17.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Inquietações acerca do estatuto teórico de coluna jornalística: em busca de uma configuração genérica. In: XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2006, João Pessoa. XXI Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2006. p. 2759-2768.

18.
SOUSA, S. C. T.. Seqüência textual e distribuição das informações: uma proposta de interseção em editoriais de jornais. In: III Simpósio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET, 2005, Santa Maria. Anais do III SIGET, 2005. v. 1. p. 1-10.

19.
SOUSA, S. C. T.. As formas de interação na internet e suas implicações para o ensino de língua materna. In: XX Semana de Linguagem, 2005, Fortaleza. XX Semana de Linguagem, 2005. v. Único.

20.
SOUSA, S. C. T.; MARIANO, M. I. L. . Linguagem e ideologia. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2004, João Pessoa. Anais do II ECLAE, 2004. v. 1. p. 1579-1590.

21.
SOUSA, S. C. T.. Um estudo da argumentação em editoriais de jornais. In: XX JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, 2004, Paraíba. Anais do XX JORNADA NACINAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS (no prelo), 2004.

22.
SOUSA, S. C. T.. O emprego da noção de seqüência textual no gênero editorial de jornal. In: III Congresso Internacional da Abralin, 2003, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Internacional da Abralin, 2003.

23.
SOUSA, S. C. T.. A distribuição de informações em editoriais de jornais. In: XIX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2002, Fortaleza. Anais da XIX Encontro do GELNE, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, S. C. T.; SOUSA, M. C. . A escrita na internet: uma análise em blogs de adolescentes. In: II Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2007, Fortaleza. II Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2007.

2.
SOUSA, S. C. T.; OLIVEIRA, K. C. C. . A função pragmático-discursiva dos rótulos em gêneros jornalísticos opinativos. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica, 2003, Recife. Anais da reunião anual da SBPC, 2003.

3.
SOUSA, S. C. T.. O processo de rotulação e recategorização em editoriais de jornais. In: III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2003, Fortaleza. Anais do III Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2003.

4.
SOUSA, S. C. T.; CATUNDA, E. L. . Métodos de Alfabetização: levantamento e análise. In: II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2002. Anais do II Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, 2002.

5.
SOUSA, S. C. T.. Criação lexical em textos jornalísticos. In: VII Semana Universitária da UECE, 2002, Fortaleza. Anais da VII Semana Universitária da UECE, 2002.

6.
SOUSA, S. C. T.. O resumo como instrumento didático no Ensino Médio. In: VII Encontro de Pesquisadores da UECE, 2001, Fortaleza. Anais do VII Encontro de Pesquisadores da UECE, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
AFONSO, L. A. ; SOUSA, S. C. T. . A área de Política Linguística nas licenciaturas em Letras no Brasil. ARIÚS: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E ARTES (UFCG), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, S. C. T.. A área de Política Linguística e a formação de professores de línguas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA, S. C. T.; SILVA, A. G. B. . O gênero redação do Enem à luz da Linguística Textual: uma contribuição ao ensino da produção textual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, S. C. T.. A Política Linguística nos currículos dos cursos de Letras: implicações e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUSA, S. C. T.; AFONSO, L. A. . Política e educação linguística: percepções dos discentes sobre a Libras nos cursos de licenciatura da UFPB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUSA, S. C. T.; DIONISIO, C. I. B. . O Manual de Redação da Presidência da República do Brasil sob uma Perspectiva Glotopolítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AFONSO, L. A. ; SOUSA, S. C. T. . As políticas linguísticas no processo de formação dos professores de línguas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, A. G. B. ; FERREIRA, J. ; SOUSA, S. C. T. . Os impactos da redação do Enem nas aulas de produção textual: uma questão de política linguística. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, A. F. S. ; SOUSA, S. C. T. ; GONDIM, E. V. A. . A abordagem dos gêneros orais na coleção Tudo é Linguagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, E. A. C. ; AFONSO, L. A. ; SOUSA, S. C. T. . Preconceito linguístico na escola: crenças dos estudantes sobre a língua portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AFONSO, L. A. ; SOUSA, S. C. T. ; SILVA, A. G. B. ; FERREIRA, J. . Políticas linguísticas percebidas da Libras por alunos do curso de Letras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUSA, S. C. T.; ARAUJO, M. S. M. . Estudos de casos para ensino: uma abordagem a partir da Linguística Textual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUSA, S. C. T.. Estágio supervisionado, trabalho docente e ensino de língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOUSA, S. C. T.. Percepções dos estudantes de Letras sobre a Libras: as políticas linguísticas e a formação docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, A. G. B. ; AFONSO, L. A. ; SOUSA, S. C. T. ; FERREIRA, J. . Libras no currículo da licenciatura em Letras: percepções dos estudantes da UFPB. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUSA, S. C. T.; MORAIS, F. A. ; DIONISIO, C. I. B. . A dimensão política da língua: uma ilustração das políticas linguísticas no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA, S. C. T.; SILVA, M. E. M. E. . Políticas linguísticas percebidas em torno do ensino de português em Timor Leste. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SOUSA, S. C. T.. Retórica, argumentação e gêneros acadêmicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SOUSA, S. C. T.. Língua e poder: um estudo das políticas linguísticas no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SOUSA, S. C. T.; DIONISIO, C. I. B. ; MORAIS, F. A. . A escrita da resenha no ensino superior: uma proposta de intervenção didática com alunos de Serviço Social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUSA, S. C. T.; FARIAS, L. F. P. . Identidade do professor de português e estágio supervisionado: percepções dos estudantes de Letras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUSA, S. C. T.. Políticas Linguísticas e ensino de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . Letramento literário: o poema na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUSA, S. C. T.. Gêneros acadêmicos e práticas sociais 2008 (Palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUSA, S. C. T.. Cômite Científico de Livro. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOUSA, S. C. T.; ARAUJO, D. L. ; CARVALHO, F. J. . Ensino de língua(gens): políticas e mercado/mundo de trabalho. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SOUSA, S. C. T.; PINTO, A. L. G. ; ROMERO, T. R. S. . Currículo e formação docente no curso de Letras. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SOUSA, S. C. T.; PONTE, A. S. . Políticas linguísticas em organizações supranacionais. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SOUSA, S. C. T.; MARTINS, V. P. S. ; MELO, B. O. R. ; BEZERRA, M. A. . Linguística e ensino de língua portuguesa. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
SOUSA, S. C. T.; ESCALANTE, M. P. R. ; MARQUES JUNIOR, M. . Do latim, do espanhol e do português e dos seus processos político-linguísticos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, S. C. T.. Produção escrita - artigo científico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUSA, S. C. T.. Uma introdução aos estudos de Política e Planejamento Linguístico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUSA, S. C. T.. Introdução aos estudos de Política e Planejamento Linguístico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUSA, S. C. T.. Políticas do português como língua nacional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUSA, S. C. T.. Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOUSA, S. C. T.. Estrutura retórica de artigos acadêmicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SOUSA, S. C. T.. Campo científico: uma abordagem a partir dos gêneros acadêmicos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Reichmann, Carla Lynn; RAMOS, F.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Daniel Souza Morais. Uma análise do agir linguageiro de licenciandos cotistas no Pibid/Letras Inglês. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
ESCALANTE, M. P. R.; PONTE, A. S.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Daniella de Melo Vanderlei Ferreira. O ensino do idioma espanhol na cidade de João Pessoa/PB: relação entre as políticas declaradas e percebidas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
RIBEIRO, J. L.; FERRAZ, M. M. T.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Aislan Rafael Lemos Rolim. Explorando jogos de língua portuguesa como instrumentos facilitadores na alfabetização e letramento de jovens e adultos do campo. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
PONTE, A. S.; ESCALANTE, M. P. R.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Aldenor Rodrigues de Souza Filho. "A língua tupi não morreu, tá viva correndo nas veias": o processo de revitalização da língua tupi à luz da Política e do Planejamento Linguístico. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
REICHMANN, C. L.; SOUSA, S. C. T.; ASSIS, M. C.. Participação em banca de Maria do Carmo da Silva. Instrumento linguístico "Retórica" na construção do projeto de língua nacional no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SOUSA, S. C. T.; ARAGAO, M. S. S.; NASCIMENTO, S. S. O.. Participação em banca de Luana Monteiro do Nascimento. Práticas de utilização de dicionários por professores de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

7.
RIBEIRO, J. L.; SOUSA, S. C. T.; LUCENA, R. M.. Participação em banca de Ascenilma Alencar Cardoso Marinho. O processo de aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Francisco Glauco Gomes Bastos. Graciliano Ramos: Formação Intelectual, Literária e Campo de Conflito da Escritura em São Bernardo. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
REICHMANN, C. L.; Silva, R. C. M. P.; SOUSA, S. C. T.; PINTO, A. L. G.; KLEIMAN, A. C. B. R.. Participação em banca de Luana Francisleyde Pessoa de Farias. O estágio supervisionado do curso de Letras: uma trama enredada pelas práticas de letramento e representações do trabalho docente. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
Silva, R. C. M. P.; MEDEIROS, R. A.; LEITAO, P. D. V.; RODRIGUES, M. G. S.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Webert Cavalcanti Ramos. A compreensão do letramento científico a partir da análise de TCC do campo jurídico. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
Silva, R. C. M. P.; SOUSA, S. C. T.; SILVA, M. P. G.; OLIVEIRA, M. M. M.; MEDRADO, B. P.. Participação em banca de Rivadavia Porto Cavalcante. Faces do agir docente em projetos cooperativos de internacionalização: representações sobre políticas de idiomas estrangeiros no contexto dos institutos federais. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
REICHMANN, C. L.; SOUSA, M. E. V.; SOUSA, S. C. T.; REINALDO, M. A. G. M.; PINTO, A. L. G.. Participação em banca de Tataiana Fernandes Sant'ana. A (re)construção da identidade docente no percurso estagiária > professora iniciante de língua portuguesa. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
Silva, R. C. M. P.; MEDRADO, B. P.; SOUSA, S. C. T.; BEZERRA, M. C.; RODRIGUES, L. P.; RAMOS, F.. Participação em banca de Patrícia Barreto da Silva Cole. O saber da maça: um estudo das representações sociais do professor. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
CARVALHO, H. M.; SOUSA, S. C. T.; ARAUJO, A. A.; CARVALHO, M. T. N.. Participação em banca de Benedita Maria do Socorro Campos de Sousa. A polidez em entrevistas de falantes de língua portuguesa de Cabo-Verde e Timor Leste. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

7.
SOUSA, S. C. T.; Silva, R. C. M. P.; COSTA, M. A. M.; ROMERO, T. R. S.. Participação em banca de Márcia de Albuquerque Pereira. Confrontando-se com o próprio trabalho: um estudo interacionista sociodiscursivo sobre o gênero profissional de professoras de Inglês do IFPB. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
FERRAZ, M. M. T.; SOUSA, S. C. T.; NASCIMENTO, E. P.; BEZERRA, M. A.; MELO, I. F.. Participação em banca de Laura Dourado Loula. Uso de software educativo para análise linguística no Ensino Médio. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
COSTA, M. H. A.; SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E.; CAVALCANTE, M. M.. Participação em banca de Abniza Pontes de Barros Leal. O processo referencial da dêixis: por uma proposta de recategorização. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

10.
REICHMANN, C. L.; PINTO, A. L. G.; REINALDO, M. A. G. M.; SOUSA, S. C. T.; MEDRADO, B. P.. Participação em banca de Fabiana Ramos. Construção identitária acadêmico-profissional em diários de leitura: formando professores para formar leitores. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
SOUSA, S. C. T.; LUCENA, J. M.; REINALDO, M. A. G. M.; LEANDRO, M. L. S.; Silva, R. C. M. P.. Participação em banca de Iara Francisca Araujo Cavalcanti. A (co)construção formativa no estágio supervisionado: reconfigurando práticas de ensino com a reescrita. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
FAULSTICH, E. L. J.; SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E.; LEURQUIN, E. V. F.. Participação em banca de Maria Erotildes Moreira e Silva. Interfaces entre as ações oficiais e as políticas linguísticas para a promoção internacional do português. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

13.
Silva, R. C. M. P.; Medrado, Betânia Passos; SOUSA, S. C. T.; LEURQUIN, E. V. F.; COSTA, M. A. M.. Participação em banca de Mariana Perez Gonçalves da Silva. Construindo sentido sobre o agir docente: o uso da instrução ao sósia na formação inicial do professor de língua inglesa. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

14.
PAULA, A. S.; LIMA, S. V. T. A. P.; SOUSA, S. C. T.; CAVALCANTE, M. C. B.; Silva, R. C. M. P.. Participação em banca de Hellen Cristina Picanço Simas. Educação escolar Yanomami e Potiguar. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Doutorado
1.
REICHMANN, C. L.; Silva, R. C. M. P.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Luana Francisleyde Pessoa de Farias. O estágio supervisionado do curso de Letras: uma trama enredada pelas práticas de letramento e as representações do trabalho docente. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
Silva, R. C. M. P.; SOUSA, S. C. T.; LEITAO, P. D. V.; MEDEIROS, R. A.. Participação em banca de Webert Cavalcanti Barros. A compreensão do letramento científico a partir da análise do TCC do campo jurídico. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
SOUSA, S. C. T.; MEDRADO, B. P.; Silva, R. C. M. P.. Participação em banca de Fábio Pessoa da Silva. Gestos de ensinar a ler e a escrever: concepções e ações do alfabetizador de jovens e adultos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
REICHMANN, C. L.; SOUSA, S. C. T.; REINALDO, M. A. G. M.. Participação em banca de Tatiana Fernandes Sant'ana. Assimetria entre o tempo de aprender e o de ensinar: o trabalho representado de uma professora iniciante de língua portuguesa à luz do ISD e das Ciências do Trabalho. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
SOUSA, S. C. T.; MEDRADO, B. P.; Silva, R. C. M. P.. Participação em banca de Patrícia Barreto da Silva Cole. O saber da maça: um estudo das representações sociais do professor. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
SILVA, M. P. G.; SOUSA, S. C. T.; MEDRADO, B. P.; Silva, R. C. M. P.. Participação em banca de Rivadavia Porto Cavalcante. Faces do agir docente em projetos de cooperação internacional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
Silva, R. C. M. P.; Medrado, Betânia Passos; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Mariana Perez Gonçalves da Silva. Construindo sentido sobre o agir docente: o uso da instrução ao sósia na formação inicial do professor de língua inglesa. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
Silva, R. C. M. P.; REINALDO, M. A.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Iara Francisca Araujo Cavalcanti. O papel do professor formador na (co)construção do professor em formação inicial no Estágio Supervisionado. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
PONTE, A. S.; SOUSA, S. C. T.; FULANETI, O. N.. Participação em banca de Rossana Souto Lima Koffman. Políticas e ideologias linguísticas sobre a língua francesa: um estudo nas escolas de João Pessoa. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
MEDRADO, B. P.; SILVA, M. P. G.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Dennis Souza da Costa. Representações docentes sobre o ensino de línguas estrangeiras para alunos com deficiência visual: ressonâncias de um métier. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
ESCALANTE, M. P. R.; SOUSA, S. C. T.; CAVALCANTE, R. P.. Participação em banca de Cynthia Israelly Barbalho Dionísio. O exame CELPE-BRAS como mecanismo de política linguística para o Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
ESCALANTE, M. P. R.; LOPEZ, J. I. J. C.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Daniella de Melo Vanderlei Ferreira. O ensino do idioma espanhol no Estado da Paraíba. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
Silva, R. C. M. P.; PONTE, A. S.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Aldenor Rodrigues de Souza Filho. O processo de revitalização de uma língua minoritária: um estudo de caso da língua tupi em Rio Tinto-PB. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
REICHMANN, C. L.; LUCENA, J. M.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Lília dos Anjos Afonso. Política linguística e a formação de professores de línguas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
Silva, R. C. M. P.; SOUSA, S. C. T.; SILVA, F. P.. Participação em banca de Maria Jaberlênye da Silva Melo. Representações do agir de tutores da EAD: as vozes das diversas áreas do conhecimento. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
REICHMANN, C. L.; RAMOS, F.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Daniel Souza Morais. O agir linguageiro de cicenciandos bolsistas no Pibid/Letras-Inglês: uma análise de autoconfrontações à luz do ISD e das ciências do trabalho. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
RIBEIRO, J. L.; FERRAZ, M. M. T.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Valdelucia dos Santos Frazão. A abordagem comunicativa no ensino da língua espanhola: possíveis horizontes no ensino técnico integrado ao médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
FERRAZ, M. M. T.; SOUSA, S. C. T.; Silva, R. C. M. P.. Participação em banca de Márcia Cardoso de Souza. O gênero relato na valorização da escrita do aluno do EJA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
SOUSA, S. C. T.; RIBEIRO, J. L.; LUCENA, J. M.. Participação em banca de Erik Anderson de Carvalho Silva. Preconceito linguístico: estudo das crenças dos estudantes da educação básica sobre a língua portuguesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
SOUSA, S. C. T.; ESCALANTE, M. P. R.; Silva, R. C. M. P.. Participação em banca de Rafaela Cristina Oliveira de Andrade. Políticas linguísticas educacionais: o processo de apropriação por professores de educação básica de Pernambuco. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

13.
SOUSA, S. C. T.; MEDRADO, B. P.; REICHMANN, C. L.. Participação em banca de Mirelle da Silva Monteiro Araujo. O uso do gênero caso para ensino no âmbito do Estágio Supervisionado em Letras: discussões sobre a relação teoria e prática. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

14.
SOUSA, S. C. T.; MEDRADO, B. P.; REICHMANN, C. L.. Participação em banca de Nathaly Guisel Bejarano Aragon. (Re)configurações do agir docente: o ensino de língua estrangeira a alunos com necessidades específicas visuais à luz do ISD. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

15.
ESCALANTE, M. P. R.; SOUSA, S. C. T.; LUCENA, J. M.. Participação em banca de Maria do Carmo da Silva. Instrumento linguístico "retórica" na construção do projeto de língua nacional no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

16.
SOUSA, S. C. T.; MEDRADO, B. P.; REICHMANN, C. L.. Participação em banca de Renata Ferreira de Sousa. O agir docente no dizer de professores em formação inicial. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

17.
NICOLAU, R. B. F.; RIBEIRO, J. L.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Maria José Oliveira Araújo. As diferenças linguísticas em sala de aula: um estudo com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba.

18.
RIBEIRO, J. L.; BARROS, A. L.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Ascenilma Alencar Cardoso Marinho. A reflexão entre a prática docente e o processo de aquisição da linguagem escrita na educação infantil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba.

19.
RIBEIRO, J. L.; LUCENA, J. M.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Dulce Regina Pinto Rolim. Uma proposta de ensino de pronomes substantivos em uma perspectiva reflexiva. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Izabel Marques Salustiano de Sousa. Contribuições da retextualização para a produção escrita dos alunos do 5o ano do Ensino Fundamental. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual do Ceará.

2.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Alex sandrini Parnaíba C. Paula. A leitura é uma porta aberta à cidadania. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

3.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Antonia Aurinete Gomes. Leitura um desafio de todos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

4.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Antonia Demblyna Gomes Carvalho. Leitura: uma fase desafiadora. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

5.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Antonia Marlene Viana de Lavor. Deficiência na leitura dos alunos do 5o ano. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

6.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Ediana Rabelo dos Santos. Dificuldades leitoras no Ensino Fundamental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

7.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Eleomar Crispim de Oliveira. Deficiência na leitura e produção textual dos alunos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

8.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Jane Cristina Sena Silva. Alfabetização na idade certa com alunos do 5o ano. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

9.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Maria Lourivania da Silva. As dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita de alunos do 5o ano do Ensino Fundamental. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

10.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Maurício de Brito. A leitura e a escrita nas séries iniciais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

11.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Paulo Henrique Silva Coelho. O trabalho com a leitura nas salas de 6o ano. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores) - Universidade Federal do Ceará.

12.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Sílvia Socorro Alves do Mascimento. Dificuldades de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 9o ano. 2008.

13.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Paula Roberta Guedes Lima. Produção de resumo em sala de aula. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.

14.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Karyne Freire Barbosa. Aspectos estruturais e sócio-retóricos do gênero resumo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.

15.
SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Francisca de Jesus Gomes de Sousa. Aulas de português no Ensino Médio: o conflito na relação com o saber dos alunos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, F. B.; SOUSA, S. C. T.; LUCENA, J. M.. Participação em banca de Dayana Viana Ferreira Nascimento.Diferentes nomenclaturas para as mesmas doenças: um estudo da variação lexical na USF Doce Mãe de Deus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
RIBEIRO, M. G. C.; SOUSA, S. C. T.; MELO, M. F. B.. Participação em banca de Camila Pereira de Carvalho Dias.A produção textual de alunos do Ensino Médio: um olhar sobre a coesão e a coerência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
LUCENA, J. M.; SOUSA, S. C. T.; VASCONCELOS, V. M.. Participação em banca de Kaliandra Ingrid do Nascimento Ferreira.O professor pesquisador na educação básica: sonho ou realidade?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
REICHMANN, C. L.; SOUSA, S. C. T.; MAIA, A. A. M.. Participação em banca de Patrícia Barbosa Alves.Letramento acadêmico: implicações sobre o uso de gêneros textuais-discursivos na formação do professor de língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
LUCIO, A. C. M.; DANTAS, T. C.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Fabrícia Kalline Soares Martins.A literatura como instrumento de autoadvocacia e empoderamento para estudantes com deficiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
VASCONCELOS, V. M.; ASSIS, E. G.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Rute da Silva Leandro.O surdo na região do Cariri e o português escrito: necessidades e embates. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
LUCENA, J. M.; BURITY, M. S. A.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de Uélida Dantas de Oliveira.Estudo léxico-semântico na obra O casamento suspeito de Ariano Suassuna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
ESCALANTE, M. P. R.; SOUSA, S. C. T.; MURGA, M. H. B. G.. Participação em banca de Daniela de Melo Vanderlei Ferreira.La implatación del idioma español en el currículo escolar brasileño: la enseñanza de lengua dentro de una visión glotopolítica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Línguas estrangeiras modernas) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
LUCENA, J. M.; SOUSA, S. C. T.; BURITY, M. S. A.. Participação em banca de Mariana Clara Costa Leite da Silva.Glossário dos aspectos musicais da Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Santa Luzia-PB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
SOUSA, S. C. T.; VASCONCELOS, V. M.; RODRIGUES, A. L.. Participação em banca de Lígia Maria da Silva Souza.A formação de professores: ensinando Libras como L1 e L2. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Libras) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
LUCENA, J. M.; SOUSA, S. C. T.; SEGABINAZI, D.. Participação em banca de Taylla Maria Alexandre Lourenço.Motivações dos graduandos em Letras/Português da UFPB: um estudo exploratório. 2013 - Universidade Federal da Paraíba.

12.
FERRAZ, M. M. T.; LUCENA, J. M.; SOUSA, S. C. T.. Participação em banca de José Roberto Cavalcante da Silva.Gêneros textuais e análise linguística em sala de aula: trabalhando com o artigo de opinião e notícia. 2012 - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUSA, S. C. T.. Professor Visitante de Língua Portuguesa. 2011. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

2.
SOUSA, S. C. T.. Professor Visitante de Leitura, Escrita, Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa. 2011. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
SOUSA, S. C. T.. Professor Visitante de Língua Portuguesa. 2010. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Fórum de Debates do grupo Protexto.Proposta teórico-metodoléogica de Bhatia para a análise de gêneros. 2007. (Encontro).

2.
I Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Um estudo do gênero editorial em jornais brasileiros. 2003. (Encontro).

3.
Seminários Lingüísticos.Os rótulos em gêneros jornalísticos opinativos. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEGABINAZI, D. M. ; LUCENA, J. M. ; SOUSA, S. C. T. . III Colóquio de Estágio Supervisionado: estágio supervisionado e seus sujeitos. 2016. (Outro).

2.
ESCALANTE, M. P. R. ; LUCENA, J. M. ; PONTE, A. S. ; SOUSA, S. C. T. . I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional. 2015. (Congresso).

3.
SEGABINAZI, D. M. ; LUCENA, J. M. ; SOUSA, S. C. T. . II Colóquio de Estágio Supervisionado. 2015. (Outro).

4.
SOUSA, S. C. T.; ESCALANTE, M. P. R. . I Workshop de Políticas Linguísticas e História das Ideias sobre a Linguagem. 2015. (Outro).

5.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . I Colóquio de Língua Portuguesa como Língua Não-Materna. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Janaína Ferreira. A política linguística na redação do Enem: o impacto do teste em alunos do Ensino Médio. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Camila Geyse da Conceição Virgulino. Linguística textual e abordagem comunicativa como ferramentas para produção de materiais didáticos de português língua adicional. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
Sâmea Damásio da Mota Silva. A linguagem politicamente (in)correta em sala de aula. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Bruno Maiorquino Silva. O processo de internacionalização das universidades brasileiras através do Programa Inglês sem Fronteiras. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Rossana Souto Lima Koffmann. Políticas e ideologias linguísticas sobre a língua francesa: um estudo nas escolas de João Pessoa. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Roberta Soares Paiva. O ingresso de alunos timorenses da Universidade Estadual da Paraíba: inteligibilidades de um agir humano na perspectiva das vozes do sul. Início: 2018. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Cynthia Israelly Barbalho Dionísio. Políticas linguísticas de internacionalização: um estudo em periódicos acadêmicas brasileiros. Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Lília dos Anjos Afonso. Política linguística e o potencial econômico da língua portuguesa. Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Kátia Cristina Cavalcante de Oliveira. Gêneros acadêmicos como políticas linguísticas declaradas e praticadas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

5.
Ana Gláucia Jerônimo de Santiago. A Sociolinguística no Brasil: ensino e políticas linguísticas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Cynthia Israelly Barbalho Dionísio. O exame Celpe-Bras: mecanismo de política linguística para o Programa Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G). 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

2.
Lília dos Anjos Afonso. A área de política linguística nas licenciaturas no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

3.
Aldenor Rodrigues de Souza Filho. "A língua tupi não morreu, tá viva correndo nas veias": o processo de revitalização da língua tupi à luz da Política e do Planejamento Linguístico. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

4.
Rafaela Cristina Oliveira de Andrade. Políticas linguísticas educacionais em pernambuco: um estudo do eixo de análise linguística. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

5.
Mirelle da Silva Monteiro Araújo. O uso do gênero caso para o ensino no âmbito do Estágio Supervisionado em Letras: discussões sobre a relação teoria e prática. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

6.
Emny Nicole Batista de Sousa. Políticas linguísticas no ensino de português como língua estraangeira aos refugiados no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba, . Coorientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

7.
Erik Anderson de Carvalho Silva. Preconceito linguístico: estudo das crenças de estudantes da educação básica sobre a língua portuguesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Linguística e Ensino) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernanda Maria Baima de Lima. Estratégias usadas durante a leitura por alunos do Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

2.
Bernadete de Oliveira Freires. As estratégias de leitura utilizadas pelos professores de Português do Ensino Fundamental I e II. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

3.
Miguelina Vieira Pereira Chaves. Consciência metatextual: reflexões e intervenções a partir do gênero fábula. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

4.
Maria Helena Oliveira Moura. O processo de retextualização da fala para a escrita a partir do gênero fábula. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

5.
Ana Patrícia Alencar Lima Santana. Estratégias de leitura exploradas pelos professores em turmas do 3o ao 5o ano do Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

6.
Maria do Socorro Holanda Macêdo. O processo de revisão textual na perspectiva dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

7.
Maria Scheila de Aquino. Literatura de cordel: uso pedagógico em sala de aula. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

8.
Maria Ivanice Gomes Moreira. A utilização do livro paradidático nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

9.
Alexsandra Amaral de Oliveira. Consciência metatextual em textos narrativos: intervenções e reflexões. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização de Crianças) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

10.
Maria Rosânia Silva de Freitas. As funções semântico-textuais do. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

11.
Maria Cleana de Sousa. Um estudo das marcas de oralidade em blogs produzidos por adolescentes. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

12.
Cecília Fonteles Arcanjo. Os gêneros orais nos livros didáticos de Ensino Fundamental. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

13.
Adriana Pinheiro Nogueira. A interferência da monotongação da língua falada na escrita de crianças de séries iniciais: o papel dos fatores sociais. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização de Crianças) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

14.
Maria do Socorro Araújo Arruda. Os (des)caminhos do poema nos livros didáticos de 1º série. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização de Crianças) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

15.
Rejane Maria de Araújo Vago. Crenças sobre o ensino de gramática e formação lingüística: uma intercessão necessária. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

16.
Stela Maria Soares e Silva. As crenças dos professores sobre a inclusão da variação lingüística no ensino de língua materna: utopia ou realidade?. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Didática) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

17.
Amilka Maria da Silva Pereira. Gêneros textuais e ensino: uma análise dos livros didáticos de alfabetização. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização de Crianças) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

18.
Maria Ildevânia Gonçalves Edson. A prática de pensar a prática: reflexões sobre a produção de textos escritos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização de Crianças) - Universidade Estadual do Ceará. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joeliane da Silva Cruz. Correção do texto escolar: concepções e práticas dos estudantes de Letras-Português. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

2.
Janaína Ferreira. A redação do Enem como mecanismo de política linguística: um estudo dos discursos dos professores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

3.
Ana Gabriella Barbosa Silva. A redação do Enem como mecanismo de política linguística: um estudo em materiais didáticos do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

4.
Camila Geyse da Conceição Virgulino. Uma análise retrospectiva do gênero do discuso e do suporte textual nas tarefas de produção escrita do Celpe-Bras (2006-2016). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

5.
Maria do Socorro Farias Lambert. Os efeitos da sequência didática na redação do Enem: um estudo da reescrita das competências II e III. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

6.
Kaline Kelly Pinto Correia Ferreira. Concepções de língua dos alunos do 9º ano: expressão do pensamento, código ou interação social. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

7.
Dayse Franco de Carvalho. Competências de leitura: um estudo em provas de Português de escolas públicas na Paraíba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

8.
Mailton Lima da Silva. A variação linguística no livro didático do Ensino Fundamental II. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

9.
Lília dos Anjos Afonso. Políticas linguísticas de Libras: as crenças dos estudantes de Letras. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

10.
Joilma de Lima Cruz. A abordagem da coesão textual na coleção Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

11.
Rivaldo Bezerra da Silva. A abordagem da intertextualidade na coleção "Gramática Reflexiva" de William Cereja e Thereza Cochar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

12.
Maria José Dantas da Silva. Competências de leitura de alunos do Ensino Médio no gênero textual charge. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

13.
Taciana Cassimiro da Silva. Ensino de ortografia na escola: aquisição e proposta didática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

14.
Allíson Felipe da Silva Nascimento. A abordagem dos gêneros da ordem do argumentar na coleção Português Linguagens. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.

15.
Cynthia Israelly Barbalho Dionísio. Teorias recorrentes em Política e Planejamento Linguístico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Socorro Cláudia Tavares de Sousa.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, S. C. T.. Língua e poder: um estudo das políticas linguísticas no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA, S. C. T.; DIONISIO, C. I. B. ; MORAIS, F. A. . A escrita da resenha no ensino superior: uma proposta de intervenção didática com alunos de Serviço Social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, S. C. T.; FARIAS, L. F. P. . Identidade do professor de português e estágio supervisionado: percepções dos estudantes de Letras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUSA, S. C. T.. Políticas do português como língua nacional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, S. C. T.; SOARES, M. E. . I Colóquio de Língua Portuguesa como Língua Não-Materna. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:46:06