Cintia Santos Diallo

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  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Pós-Doutoranda em Educação (UFMS/CPAN). Doutora em História - Ensino da História da África (UFGD-2017), Mestre em Educação - Políticas Públicas para Educação (UNISUL/2005), Licenciada em História e Pedagogia. Coordenadora da Capacitação Pedagógica 2011-2012 EaD/UFGD. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS desde 2009. Organizadora e autora do livro História da África Múltiplas Aprendizagens. Bolsista Capes. Vice líder Grupo Gepegre. Área de Pesquisa Ensino e História da África, Educação da Relações Étnico-Raciais e Política Pública em Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cintia Santos Diallo
Nome em citações bibliográficas
DIALLO, C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Curso Pedagogia.
Cidade Universitaria de Dourados, Rod. Dourados/Itahum, km12
79804-970 - Dourados, MS - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em História.
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Título: HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: ANÁLISES SOBRE CURRICULO E DISCIPLINAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA EM MATO GROSSO DO SUL (2003-2016), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: THIAGO LEANDRO VIEIRA CAVALCANTE.
Coorientador: MARIA DO CARMO BRAZIL.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2001 - 2005
Mestrado em EDUCAÇAO.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A RECONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA NA DECADA DE 1990,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Profa. Dra. Maria da Graça Nóbrega Bollmann.
Palavras-chave: Educação Superior; Neoliberalismo; Organismos Internacionais; Política Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Graduação em PEDAGOGIA - HABILITAÇAO EM ADMINISTRAÇAO ESCOLAR.
UNIVERSIDADE DO ABC, UNIABC, Brasil.
1993 - 1996
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTORIA.
FACULDADE DE CIENCIAS E LETRAS DE RIBEIRAO PIRES, FCLRP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Relações Étnico-raciais.


Formação Complementar


2013 - 2013
Discursos, trabalho e movimento sociais - PPG - Letras. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2010 - 2010
PROFESSOR CONTEUDISTA. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
2005 - 2005
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2003 - 2003
INICIANDO UM PEQUENO GRANDE NEGOCIO. (Carga horária: 30h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Historia e Filosofia da Educação Estágio Supervisionado Séries Iniciais Psicologia da Educação Filosofia da Educação

Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Lecionadas: Sociologia da Educação Políticas Educacionais Tópicos Educação Especial Estrutura de Funcionamento de Ensino Psicologia da Educação Princípios e Fundamentos da Gestão Escolar Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico Estágio Supervisionado em Gestão Escolar Filosofia e História da Educação Educação e Diversidade Étnica-Racial

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso Pedagogia, .


UEMS - CONVENIO ESPECIALIZAÇÃO GOVERNO DO ESTADO DO MS, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: COLABORADOR - BOLSA, Enquadramento Funcional: professor - bolsista
Outras informações
Docente no Curso de Especialização Educação, Gênero, Raca e Etnia Disciplinas ministradas Metodologia da Pesquisa Historia e Cultura Afro-brasileira e Africana 04 - Orientações de Monografia


Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA ADJUNTA SUBSTITUTA, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas: Historia Antiga 2017/1 Educação, Sociedade e Cidadania 2017/1 Orientação de Monografia e Trabalho de Graduação 2017/1 História da África e Ásia contemporâneas 2017/2 Educação, Sociedade e Cidadania 2017/2 Orientação de Monografia e Trabalho de Graduação 2017/2

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista UAB, Enquadramento Funcional: COORDENADORA CAPACITAÇÃO EAD/UFGD, Carga horária: 20


E E E F Pe Balduino Rambo, ESC. ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Históra, Geografia e Ensino Religioso

Atividades

05/2004 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
ensino religioso
história
geografia

Escola Estadual de Ensino Fundamental Baependi, EEF BAENPENDI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROPFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 11
Outras informações
5a. série do ensino fundamental - Geografia Geral 6a, série do ensino fundamental - Geografia do Brasil/Ensino Religioso 7a. série do ensino fundamental - Geografia das Américas, Regioes Polares 8a. série do ensino fundamental - Geografia da Áfria, África, Europa, Oceania


COLÉGIO PIRATINI, COLÉGIO PIRATINI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 9
Outras informações
Ensino Fundamenta - Geografia


E E E F Ministro Salgado Filho, ESCOLA ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 12
Outras informações
Ensino Fundamental - Geografia


ESCOLA PROFESSORA ESTHER MEDINA, ESCOLA ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 24
Outras informações
Ensino Médio - História

Atividades

02/2000 - 08/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTORIA

ESCOLA PROFESSORA CLORINDA C. PERELLA, ESCOLA ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações
Eja - História

Atividades

03/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTORIA

ESCOLA DOUTOR FELICIO LAURITO, ESCOLA ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de História

Atividades

08/1998 - 10/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTORIA/GEOGRAFIA

ESCOLA PROFESSOR JOSE CARLOS ANTUNES, ESCOLA ESTADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino Médio - História

Atividades

02/1997 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTORIA


Linhas de pesquisa


1.
Educação e Relações Etnicorraciais


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Educação para as relações étnico-raciais e a descolonização curricular: o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no Estado de Mato Grosso do Sul de 2012 a 2016
Descrição: O projeto tem por objetivo ampliar os estudos e pesquisas sobre a implementação da História e Cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar das escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul, por meio da implementação da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. Os objetivos específicos consistem em: a) descrever as políticas de formação docente voltadas para a educação das relações étnico-raciais no MS; b) discutir os impactos da implantação da 10.639/2003 e 11.645/2008 no currículo escolar; c) Identificar os materiais pedagógicos produzidos pelos municípios que subsidiem a formação inicial e continuada de professores e o trabalho dos docente, d) Mapear os projetos pedagógicos que objetivam a valorização e o respeito à diferença étnico-racial; e) Analisar as legislações estaduais no sentido de identificar propostas de diferenciação curricular ou pedagógica para atendimento às diferenças; f) Identificar e analisar, nos documentos curriculares locais e mecanismos propostos a perspectiva de educar para a diferença. Vivenciamos um tempo onde a diferença entre os povos se faz latente, e ainda continuamos a construir um mundo onde os povos africanos, afrodescendentes e indígenas são subjugados e subalternizados, onde ainda não damos conta de contrapor o discurso colonial vigente, na educação, currículo e práticas pedagógicas, assim, o projeto visa contribuir e potencializar a formação inicial e continuada de docentes, na perspectiva da construção de uma educação pública de qualidade, democrática e antirracista. O projeto será desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, consistindo em aprofundamento teórico, análise bibliográfica, documental e empírica, esta última realizada a partir de aplicação de questionários aos sujeitos envolvidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
CURRÍCULO E DIVERSIDADE: uma análise da proposta curricular para os anos iniciais da rede municipal de Dourados - MS e sua implementação a partir de 2014
Descrição: O projeto de pesquisa intitulado ? CURRÍCULO E DIVERSIDADE: uma análise da proposta curricular para os anos iniciais da rede municipal de Dourados - MS e sua implementação a partir de 2014? é uma proposta de 08 pesquisadoras do Grupo de estudos e pesquisas em educação, gênero, raça e etnia ? GEPEGRE/UEMS/CNPq, vinculado ao Centro de estudos, pesquisa e ex tensão em educação, gênero, raça e etnia ? CEPEGRE/UEMS, espaço onde serão concentrados os trabalhos no período de maio de 2015 a dezembro de 2016 e tem como objetivo geral analisar a proposta curricular para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Dourados ? MS, para identificar de que forma a diversidade de gênero, sexual, raça, etnia e deficiências é apresentada, bem como sua implementação nas escolas por meio do projeto político pedagógico. Será desenvolvida dentro de uma abordagem qualitativa e fará uso de recursos da pesquisa bibliográfica, documental e exploratória e terá como campo para coleta de dados 05 escolas municipais a serem selecionadas, além da aplicação de questionários para gestores e gestoras da SEMED/Do urados e das escolas e, para uma média de 50 (cinquenta) professoras e professores dos anos iniciais do nsino fundamental. Como resultado espera - se subsidiar a SEMED nas avaliações de sua proposta curricular atual; fornecer subsídios para o processo de f ormação continuada da rede de ensino e para a formação inicial produzida no curso de Pedagogia da UEMS, ao qual o projeto está vinculado, bem como, gerar publicações científicas e novas pesquisas no âmbito do CEPEGRE/UEMS e demais interessados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
A pedagogia de projetos como forma de resignificação do ensino aprendizagem
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Inclusão digital: a tecnologia de informação e comunicação aproximando o jovem, o idoso e a mulher
Descrição: Este projeto, que será desenvolvido pelo Setor de Educação a Distância da UFGD, objetiva aproximar gerações, tendo o jovem, o idoso e a mulher como público-alvo. Para isso tomará a inclusão digital como estratégia para estimular e fortalecer o convívio, o diálogo e interação presencial e semi-presencial entre essas duas gerações, dando total atenção à dona de casa e à empregada doméstica. Tanto o jovem quanto o idoso são passíveis de instabilidade no convívio social, por algumas questões inerentes às suas faixas etárias. O jovem, pelo aspecto da insegurança quanto ao futuro e transição da infância à adolescência. O idoso, pela natural diminuição do vigor físico e da sensação de 'invisibilidade' diante da sociedade e do próprio seio familiar, uma vez que não é mais tão produtivo quanto antes. São duas gerações que merecem olhar diferenciado. Quanto à dona de casa e à empregada doméstica, elas têm ficado à margem do acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs), mesmo tendo papéis importantes tanto para a economia familiar como para a organização e estruturação social. Considerando, nesse contexto, que as TICs ajudam a aproximar distâncias e pessoas, bem como a aumentar o potencial e habilidades para atuar no cotidiano, tem-se nessa vertente forte oportunidade para ajudar o jovem, o idoso e a mulher nas suas conquistas pessoais, bem como a se conhecerem mais e se perceberem co-partícipes da história e do cenário do século XXI..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ACESSO ÀS OPORTUNIDADES SOCIAIS, ACADÊMICAS E LABORAIS: A MULHER, O JOVEM E O IDOSO COMO SUJEITOS DA INCLUSÃO DIGITAL
Descrição: Esta proposta de Programa visa ampliar as formas de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, a partir da relação entre a produção acadêmica, escolar e social, de modo a incluir digitalmente a mulher, o jovem e o idoso. Vivemos na sociedade que se reconhece como sendo da informação, do conhecimento, da comunicação e da colaboração em rede, considerando o atual desenvolvimento tecnológico, econômico e científico da raça humana. As informações, comunicações e ações de diversas naturezas estão sendo viabilizadas e disponibilizadas na Web. O certo é que iniciativas que garantam ações alternativas e diferenciadas no sentido de incluir os grupos de pessoas menos favorecidas e já apontadas aqui, sejam realizadas. . A proposta deste programa contempla de forma indistinta as modalidades educacionais, presencial e a distância, o que favorece a inserção e parcerias de projetos similares, com metodologias e ações afins..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
COORDENAÇÃO DE POLO
Descrição: CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NA EaD.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
CURSO - EDITAL PROEX 01/2011 TUTOR A DISTANCIA
Descrição: CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NA EaD.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Cintia Santos Diallo - Integrante / Elizabeth Matos Rocha - Coordenador / EDNEI OLIVEIRA - Integrante.
2011 - 2012
PROFESSOR TUTOR A DISTANCIA
Descrição: CURSO DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR NA EaD.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - 2016
Periódico: Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações Etnico Raciais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Políticas Públicas para Educacao.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Pesquisadora Cátedra Unesco "Diversidade Cultural, Gênero e Fronteira/UFGD, UNESCO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIALLO, A. O2008DIALLO, A. O ; DIALLO, C. S. . Vida e obra de Cheikih Anta Diop: o homem que revolucionou o pensamento Africano. Identidade!, v. 13, p. 13-25, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIALLO, C. S.; varios (Org.) . História da África Múltiplas Aprendizagens. 1. ed. Dourados, MS: Editora Uems, 2010. v. 1. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
DIALLO, C. S.. Projeto Político Pedagógico: possibilidades e limites da promoção da igualdade racial na escola. In: Eugenia Portela de Siqueira Marques, Marta Coelho Castro Troquez. (Org.). Educação das relações étnico-raciais: caminhos para a descolonização do currículo escolar. 1ed.Curitiba: Apris, 2018, v. , p. 139-155.

2.
DIALLO, C. S.. Da Década 1960 aos dias atuais: Educação, Silenciamento, Ressurgimento do Movimento Negro e a Recente Produção Acadêmica Sobre Educação Étinco-Racial. In: Anailton de Sousa Gama e outros. (Org.). PRÁTICAS DE LÍNGUA, LINGUAGEM E LITERATURAS (PRELO). 1ed.NOVA ANDRADINA: GAMA EDITORIAL, 2017, v. , p. 1-.

3.
DIALLO, C. S.. História da África e Cultura Afro-brasileira: Tempos e Espaços nos Cursos de Licenciatura em Hístoria. In: Eliane Greice Davanço Nogueira; Léia Teixeira Lacerda. (Org.). DAS NOVELAS DE FORMAÇÃO À AUTONOMIA DOCENTE: ENTRE DIVERSIDADES, PESQUISA E DESCOBERTAS. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 1-224.

4.
DIALLO, C. S.. Verbete - Escravidao. In: COLLING, A. M ; TEDESCHI, A. L.. (Org.). DICIONÁRIO CRITICO DE GÊNERO. 1ed.DOURADOS: EDITORA DA UFGD, 2015, v. , p. 201-.

5.
DIALLO, C. S.; varios . Origem da escravidao racial. In: Diallo, Cíntia Santos e Silva, Maria Dina. (Org.). Historia da África Múltiplas Aprendizagens. Dourados, MS: Editora Uems, 2010, v. 1, p. 11-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, E. P. S. ; DIALLO, C. S. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESCOLONIAIS: UMA MUDANÇA EPSITEMOLÓGICA E POLÍTICA TRAZIDA PELAS DCNERER. In: ENDIPE XIX - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2018, SALVADOR. EDIPE XIX - ENCONTRO NACIONAL DE DIIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2018.

2.
MARQUES, E. P. S. ; DIALLO, C. S. . ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: SILÊNCIOS E GRITOS POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. In: ALAADA, 2018. ALLADA, 2018.

3.
MARQUES, E. P. S. ; DIALLO, C. S. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESCOLONIAIS: UMA MUDANÇA EPSITEMOLÓGICA E POLÍTICA TRAZIDA PELAS DCNERER. In: ENDIPE XIX - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2018, SALVADOR. EDIPE XIX - ENCONTRO NACIONAL DE DIIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2018.

4.
DIALLO, C. S.; MARQUES, E. P. S. . ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: SILÊNCIOS E GRITOS POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. In: ALAADA, 2018, LIMA - PERU. ALLADA, 2018.

5.
DIALLO, C. S.. A HISTÓRIA DA ÁFRICA E OS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. In: III COPENE CENTRO-OESTE, 2017, CAMPO GRANDE. A HISTÓRIA DA ÁFRICA E OS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS: INSERÇÃO DO NEGRO NO MS, 2017.

6.
DIALLO, C. S.. 'HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O LUGAR DA DISCIPLINA CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA?,. In: 2 a. Congresso de Educação da Grande Dourados, 2016, Dourados - MS. CONGRESSO DE EDUCAÇÃO GRANDE DOURADOS, 2016.

7.
DIALLO, C. S.. ?HISTÓRIA DA ÁFRICA: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO. In: III Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial, 2016, Dourados - MS. Anais do Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial, 2016. v. 3.

8.
DIALLO, C. S.. DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA CONTRIBUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. In: EDUCERE, 2015, PARANÁ. XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ? EDUCERE, III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO ? SIRSSE, IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR - I CONGRESSO NACIONAL SOBRE O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESC. Curituba: Editora Universitária Champagnatr, 2015.

9.
DIALLO, C. S.. HISTÓRIA DA ÁFRICA NAS DIVERSAS APRENDIZAGENS: A ESCRAVIDÃO ÁRABE-MUCULMANA (VII -XIV). In: VIII SEMANA DA EDUCAÇÃO, VIII SEMINARIO DE PESQUISA E I ENCONTRO INFANCIA E BRINCADEIRAS DA FAED/UFGD, 2014, DOURADOS. SEMANA DA EDUCAÇÃO E SEMINARIOS DE PESQUISA DA UFGD. DOURADOS: UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, 2014.

10.
DIALLO, C. S.. ENSINAR A HISTÓRIA DA ÁFRICA? MAS, O QUE É A ÁFRICA AFINAL?. In: XXVII SIMPOSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, NATAL. CONHECIMENTO HISTÓRICO E DIÁLOGO SOCIAL, 2013.

11.
DIALLO, C. S.. HISTORIA E AVALIAÇÃO DA LEI 10639/2003: O CASO DO MS. In: 7º ENEPE - ENCONTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, 2013, DOURADOS. 7 º ENEPE - ENCONTRO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DIALLO, C. S.. 'A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA. In: 8º ENEPEX ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2014, DOURADOS. 8º ENEPEX, 2014.

2.
DIALLO, C. S.; CASSUCI, D. S. B. . UM CAMINHAR NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA MODALIDADE A DISTANCIA DA EAD/UFGD. In: II ENCONTRO 'DIALOGOS ENTRE LETRAS - II EDEL - ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: TECENDO CAMINHOS NA PÓS-GRADUAÇÃO, 2012, DOURADOS. II ENCONTRO "DIALOGOS ENTRE LETRAS - II EDEL - ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: TECENDO CAMINHOS NA PÓS-GRADUAÇÃO, 2012.

3.
DIALLO, C. S.. O INICIO DA ESCRAVIDÃO RACIAL. In: IV SEMINARIO RACISMO E ANTI RACISMO, 2011, DOURADOS. ANAIS DO IV SMINARIO RACISMO E ANTI RACISMO, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
DIALLO, C. S.; LIMA, C. A. . HISTORIA Y CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEÑA y EDUCACIÓN ÉTNICO-RACIAL EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR PÚBLICA:  análisis sobre currículos, asignaturas y producción del conocimiento de los cursos de Licenciatura del Centro-Oeste (2003-2017). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DIALLO, C. S.. A HISTÓRIA DA ÁFRICA E OS CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA: AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DIALLO, C. S.. 30 ANOS DOS CADERNO RAÇA NEGRA E EDUCACAO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DIALLO, C. S.. TEMPOS E ESPAÇOS DA HISTÓRIA DA ÁFRICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DIALLO, C. S.. LOUMUS (FEIRAS) EPACOS DE LUTA E RESISTENCIA DA MULHER AFRICANA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DIALLO, C. S.. ?HISTÓRIA DA ÁFRICA: O OLHAR DOS PROFESSORES SOBRE UMA DISCIPLINA EM CONSTRUÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DIALLO, C. S.. 'HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: O LUGAR DA DISCIPLINA CURSOS DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA?,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DIALLO, C. S.. IMAGENS DE ESCOLAS AFRICANAS (EXPOSIÇÃO DE FOTOS). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DIALLO, C. S.. A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA: Contribuições das universidades públicas do MS e MT.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DIALLO, C. S.. HISTORIA DA ÁFRICA NAS DIVERSAS APRENDIZAGENS: A ESCRAVIDAO ÁRABE-MUÇULMANA (VII-XIV). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DIALLO, C. S.. Politica de Ações Afirmativas: A história e a cultura africana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DIALLO, C. S.. A diversidade étnico-racial no curriculo escolar: caminhos abertos pela lei 10639/03. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DIALLO, C. S.. 'Hist´ria e Avaliação da Lei 10639/2003: o caso do ms'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DIALLO, C. S.. Ensinar a historia da África? Mas o que é a África, afinal?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DIALLO, C. S.. Multiculturalismo: movimento no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
DIALLO, C. S.; CASSUCI, D. S. B. . Um caminhar na construção da formação docente em EaD. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DIALLO, C. S.. O que e a África, afinal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DIALLO, C. S.. Políticas Públicas em Educação a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DIALLO, C. S.. 'História da África e Cultura Afro-Brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
DIALLO, C. S.. Olhares sobre a África: discussões sobre o continente na comtemporâneidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DIALLO, C. S.. REVISTA HISTÓRIA E REFLEXAO. 2018.

2.
DIALLO, C. S.. Perspectiva em Diálogo: Revista de Educação e socieda. 2017.

3.
DIALLO, C. S.. Revista História em Reflexão. 2017.

4.
DIALLO, C. S.. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos. 2017.

5.
CORDEIRO, M. J. ; DIALLO, C. S. ; LANDA, B. S. . PROJETO PEDAGOGICO CURSO EDUCACAO PARA RELACOES ETNICO RACIAIS. 2016.

6.
DIALLO, C. S.. Revista Brasileira de Estudos Pedagogicos. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
DIALLO, C. S.. Africa no Ensino Fundamental: Ancestralidade, historia e Memoria. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DIALLO, C. S.. O ENSINO DA HISTÓRIA E DACULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA ATRAVÉS DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DIALLO, C. S.. PROMOÇÃO, VALORIZAÇÃO E O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE ÉTICO-RACIAL NA ESCOLA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DIALLO, C. S.. Caminhos para Educação Antirracista. 2012. .

5.
DIALLO, C. S.. Relatório Final - PACC 2011 - UFGD/UAB. 2012. (Plano Anual de Capacitação Continuada - PACC 2011 EAD/UAB/UFGD).

6.
DIALLO, C. S.; Elizabeth Matos Rocha . PROJETO - PLANO ANUAL CAPACITAÇÃO CONTINUADA PACC 2012. 2012. (PROJETO - PLANO ANUAL CAPACITAÇÃO CONTINUADA PACC 2012).

7.
DIALLO, C. S.. História da África na sala de aula. 2011. .

8.
DIALLO, C. S.. Cultura Afro-Brasileira e Africana: Multiplas Aprendizagens. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
DIALLO, C. S.. Construção do Projeto Político Pedagógico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
DIALLO, C. S.. OFICINA DE ORIENTAÇÃO PARA PRÁTICA DE TUTORIA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
DIALLO, C. S.. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EaD. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CONTEUDO PARA EaD).

12.
CORDEIRO, M. J. J. A. ; ROD1RIGUES, M. L. ; CATANANTE, B. R. ; SATNOS, W. A. ; DIALLO, C. S. . Capacitação de Professores para implementação da Lei 10639/03 - Uniafro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
DIALLO, C. S.; OUTROS . COMISSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGAORIO PEDAGOGIA. 2013 (COMISSÃO) .

2.
DIALLO, C. S.; OUTROS . COMISSÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO - CIAP - PEDAGIGIA - UEMS. 2012 (COMISSÃO) .

3.
DIALLO, C. S.; OUTROS . COMISSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGAORIO PEDAGOGIA. 2012 (COMISSÃO) .

4.
DIALLO, C. S.; OUTROS . REFORMULAÇÃO PROJETO PEDAGÓGICO - LETRAS-ESPANHOL LETRAS INGLES. 2011 (COMISSÃO) .

5.
DIALLO, C. S.; OUTROS . COMISSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGAORIO PEDAGOGIA. 2011 (COMISSÃO) .

6.
DIALLO, C. S.; OUTROS . COMISSÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO - UEMS MATEMÁTICA. 2010 (COMISSÃO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LANDA, B. S.BSL; DIALLO, C. S.; SILVESTRE, C. M. F.. Participação em banca de Elizabeth Viera Macena. A aplicacao da Lei 11.645/2008 nas escolas publicas de Ponta Pora. 2017 - UEMS - AMAMBAI.

Qualificações de Mestrado
1.
LEITE, E. F.; LANGARO, J. F.; DIALLO, C. S.. Participação em banca de MYLEIDE DE SOUZA MENESES. COMUNIDADE TIA EVA: Bairros de Negros, herança de fé. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de INEUSA DELFIM DE SOUZA. MEMORIAS DAS PRIMEIRAS INICIATIVAS DO ATENDIMENTO A CRIANÇAS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

2.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de VLADENILZA DE SOUZA RODRIGUES. O LUDICO NA EDUCAO INFANTIL: CONHECENDO CONCEITOS E AMPLIANDO CONHECIMENTOS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de JORCILEI LIMA. O TRABALHO DAS ASSITENTES PEDAGOGICAS NO CEIM DE DOURADOS: OUVINDO SUAS VOZES. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de ANDREIA CRISTINA FACHI. EDUCAÇÃO INFANTIL E A PERSPECTIVA DOS PAIS UMA ABORDAGEM DA REALIDADE DOS CEIS DE MARACAJU. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
DIALLO, C. S.; SILVEIRA, D. B.; YAMIN, G. A.. Participação em banca de ELETINA CHAVES DE FRANÇA. O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O ATENDIMENTO PEDIÁTRICO DO POSTO DE SAUDE. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de SANDRA TEREZA VIEIRA BISCOLA. INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA ESCOLAR NA VISAO DE PROFESSORES. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

7.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de MARIA MÁRCIA DALSASS VALERETO. HISTORIA DE PROFESSORES DE CRIANÇAS PEQUENAS: UM ESTUDO EM DOURADOS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de JAQUELINE DE OLIVEIRA. A FORMAÇÃ DE PROFESSORES PARA EDUCACAO ETINICO RACIAL NO PLANO DE AÇÕES ARTICILARES/PAR NO MUNICIPIO DE DOURADOS. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de GILENE FERNANDES DUTRA. O PADRAO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNÍCIPIO DE DOURADOS MS: UM OLHAR SOBRE DUAS INSTITUIÇÕES A PAR - 2007/2010. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FURTADO, A. C.; SANTOS, M. L.; DIALLO, C. S.. Participação em banca de ELIANE DE LIMA EVANGELISTA OLIVEIRA.O padre Jose Daniel e sua atuação no desenvolvimento de vicentina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
DIALLO, C. S.; CORDEIRO, M. J.; SILVEIRA, D. B.. Participação em banca de Sarah Keuller Alencar Silva Guimaraes.Relações Étnico-raciais na instituição de educação infantil em Dourados-MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
CORDEIRO, M. J.; DIALLO, C. S.; LANDA, B. S.. Participação em banca de Meireangela Conceição da Silva Cruz.Mulheres negras cotistas egressas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
CORDEIRO, M. J.; OUTROS; DIALLO, C. S.. Participação em banca de ANA MARCIA LOPES MOREL.O atendimento pelas politicas públicas as pessoas com deficiencia que residem no conjunto habitacional strela hori em Dourados/MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

5.
RAUBER, P.; OUTROS; DIALLO, C. S.. Participação em banca de DANYELLE FABRYNNE SANTANA PEREIRA.RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR E TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
CORDEIRO, M. J. J. A.; DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de PATRICIA LEITE LOUVEIRA.O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES DAS MULHERES DO CONJUNTO ESTRELA HORI EM DOURADOS/MS. 2015.

7.
CORDEIRO, M. J.; DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de Ireny Pereira Morassutti.Mulher Negra: Preconceito e discriminações vividas na trajetória escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

8.
DIALLO, C. S.; CORDEIRO, M. J. J. A.. Participação em banca de Juliana Bispo Silva.O Tratamento pedagógico da diversidade na escola pública: um estudo de caso em dourados/ms. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

9.
DIALLO, C. S.. Participação em banca de CAMILA DE PAIVA CARLONE.O PROGRAMNA MAIS EDUCACAO ENTRE LOCAL E O REAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

10.
YAMIN, G. A.; DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de Luciana ap Poloni Ozorio.Contação de históricas na educação infantil: experiencia pibib/2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

11.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de ANA FLÁVIA FERREIRA DA SILVA.A CRECHE PÚBLICA> UM DIREITO USUFRUIDO POR TODOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

12.
DIALLO, C. S.; CORDEIRO, M. J.. Participação em banca de HEDICLÉIA DE OLIVEIRA ALMEIDA DA SILVA.O OLHAR DOS DOCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMS DOURADOS MS SOBRE O ACADÊMICO NEGRO COTISTA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

13.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de MARCIA NARCISO.AVALIAÇÃO: MECANISMO DE EXCLUSÃOI OU CAMINHO PARA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

14.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de DAIANY ALVES SILVA.A VOZ DOCENTE: RELAÇAO ENTRE O TRABALHO, SAÚDE E FORMAÇÃO. 2011.

15.
DIALLO, C. S.; OUTROS. Participação em banca de MIGUELA CÉLIA CORREA DE OLIVEIRA.EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EDIUCATIVA TRANSGRESSORA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

16.
DIALLO, C. S.. Participação em banca de Juscilene Martins Alves.A INDISCIPLINA ESCOLAR: UM ESTUDO PRELIMINAR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Elizabeth Matos Rocha; DIALLO, C. S.; EDNEI OLIVEIRA. PROCESSO SELETIVO PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA EDUCACAO A DISTÂNCIA. 2011. Universidade Federal da Grande Dourados.

Outras participações
1.
DIALLO, C. S.; MARQUES, E. P. S.; OUTROS. COMISSAO DE COTAS - UFGD. 2017. Universidade Federal da Grande Dourados.

2.
DIALLO, C. S.; CORDEIRO, M. J. J. A.; OUTROS. Banca Cotista - UEMS. 2016. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

3.
DIALLO, C. S.; CORDEIRO, M. J. J. A.; OUTROS. Banca Cotista - UEMS. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

4.
DIALLO, C. S.; OUTROS. 8º ENEPE UFGD 5º ENEPEX UEMS. 2014. Universidade Federal da Grande Dourados.

5.
DIALLO, C. S.; OUTROS. 3 EPEX - ENCONTRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2012. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

6.
DIALLO, C. S.; EDNEI OLIVEIRA; ORLANDO, G. D. N.. PROCESSO SELETIVO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA EAD. 2011.

7.
DIALLO, C. S.; varios. Banca de Seleção no Processo Seletivo do curso de Pós-graduação Lato-Sensu em Educação Básica - Ed. Infantil - Uems. 2010. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALAADA. ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA: SILÊNCIOS E GRITOS POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. 2018. (Congresso).

2.
ENDIPE XIX - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESCOLONIAIS: UMA MUDANÇA EPSITEMOLÓGICA E POLÍTICA TRAZIDA PELAS DCNERER. 2018. (Congresso).

3.
EXPOHUMANIDADES 2018. HISTORIA Y CULTURA AFRICANA, AFRO-BRASILEÑA y EDUCACIÓN ÉTNICO-RACIAL EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR PÚBLICA:  análisis sobre currículos, asignaturas y producción del conocimiento de los cursos de Licenciatura del Centro-Oeste (2003-2017). 2018. (Feira).

4.
Dia da Consciencia Negra - Faculdades Magsul.Historia e cultura africana e afrp-brasileira: múltiplas aprendizagens. 2017. (Encontro).

5.
I CONFERENCIA INTERMUNICIPAL DE PROMOCAO DA IGUALDADE RACILA.O Brasil na decada dos afrodescendentes: reconhecimento, justica, desenvolvimento e igualdade de direitos. 2017. (Outra).

6.
III COPENE CENTRO-OESTE. 30 ANOS DOS CADERNO RAÇA NEGRA E EDUCACAO. 2017. (Congresso).

7.
III COPENE CENTRO-OESTE. 2017. (Congresso).

8.
I Simpósio Internacional Mulheres, Gêneros e Feminismos.Mesa Redonda - Ensino de Historia: Genero e Feminismos. 2017. (Simpósio).

9.
NEAB 10 ANOS. 2017. (Seminário).

10.
NEAB 10 ANOS.A diversidade etnico-racial e as politicas para os livros infanto-juvenil. 2017. (Seminário).

11.
NEAB 10 ANOS.TEMPOS E ESPACOS DA HISTORIA DA AFRICA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Outra).

12.
2º CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA GRANDE DOURADOS,. História Da África: O Olhar Dos Professores Sobre Uma Disciplina Em Construção. 2016. (Congresso).

13.
DIVERSIDADE NA UEMS: PROCESSOS DE INCLUSÃO.A INCLUSÃO NA UEMS: DESAFIOS E CONQUISTAS. 2016. (Seminário).

14.
FORMACAO DE PROFESSORES NO COTEXTO DA UNIVERSIDADE. 2016. (Encontro).

15.
III Seminário Regional Diálogos Interculturais, Currículo e Educação de Fronteira Étnico-Racial: por uma pedagogia decolonial? e VII Semana da Consciência Negra.História Da África: O Olhar Dos Professores Sobre Uma Disciplina Em Construção. 2016. (Simpósio).

16.
PET - GEOGRAFIA.RELACOES RACIAS E IDENTIDADE. 2016. (Encontro).

17.
CICLO DE PALESTRAS - CURSO LETRAS/ESPANHOL DOURADOS.A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLA: AVANÇOS E DESAFIOS. 2015. (Outra).

18.
EDUCERE. DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA CONTRIBUIÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. 2015. (Congresso).

19.
II SEMINÁRIO REGIONAL DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURRICULO E EDUCAÇÃO DE FRONTEIRA E ÉTNICO-RACIAL.POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A DIVERSIDADE NO LIMIAR DO SÉCULO XXI. 2015. (Seminário).

20.
I SEMINARIO SUL-MATOGROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETINIA.A TRANSVERSALIDADE DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2015. (Seminário).

21.
VI SEMINARIO RACISMO E ANTIRRACISMO.ACESSO E PERMANENCIA NA EDUCAÇAO SUPERIOR. 2014. (Seminário).

22.
ANPUH."Ensinar a história da África? Mas, o que é a África, afinal. 2013. (Simpósio).

23.
Cultura, Arte e Memória na construção da Cidadania.A diversidade étnico racial. 2013. (Encontro).

24.
ENEPE - UFGD."Historia e Avaliãção da lei 10639/03": o caso de ms. 2013. (Encontro).

25.
II COEED/MS. CONFERENCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

26.
Ciclo de Estudos: Linguagem, Cultura e Arte.Orientações e Ações para a Educação Realões Etnicorraciais. 2011. (Outra).

27.
III ENCONTRO DE PEDAGOGIA DE MATO GROSSO DO SUL.?Políticas públicas e formação de professores no contexto da diversidade?. 2011. (Encontro).

28.
I Workshop de EaD - Educação no Mundo da Tecnologia Digital.POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO A DISTANCIA. 2011. (Oficina).

29.
II Encontro de pesquisa com a Infância.Políticas para a Infancia e Gestão da Educação. 2010. (Encontro).

30.
Seminário Consciência Negra.Cultura dos povos subssarianos. 2010. (Seminário).

31.
MULTICULTURALISMO JUSTIÇA E INCLUSÃO SOCIAL. 2009. (Encontro).

32.
Descentralização. federalismo e política educacional no Brasil. 2007. (Seminário).

33.
II SEMINÁRIO ESTADUAL & ASSEMBLÉIA GERAL DA APER/RS. 2007. (Seminário).

34.
II Reunião Regional da SBPC no Rio Grande do Sul. 2006. (Outra).

35.
I Encontro Estadual de Educação Básica - ENEB - UNILASALLE. 2005. (Encontro).

36.
V Forum Estadual de Ensino Religioso - CONER-RS. 2005. (Outra).

37.
Forum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

38.
Forum Mundial de Educação. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIALLO, C. S.; CORDEIRO, M. J. . II SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE SOBRE EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA. 2017. (Congresso).

2.
DIALLO, C. S.; MARQUES, E. P. S. . NEAB 10 ANOS. 2017. (Congresso).

3.
DIALLO, C. S.; CATANANTE, B. R. . COPENE - CENTRO OESTE. 2017. (Congresso).

4.
DIALLO, C. S.; MARQUES, E. P. S. ; CORDEIRO, M. J. J. A. . I CONFERENCIA INTERMUNICIPAL DE PROMOCAO DA IGUALDA RACIAL. 2017. (Congresso).

5.
CORDEIRO, M. J. J. A. ; DIALLO, C. S. . SEMINARIO DIVERSIDADE N UEMS: PROCESSOS DE INCLUSÃO. 2016. (Congresso).

6.
CORDEIRO, M. J. J. A. ; DIALLO, C. S. . I SEMINARIO SIL-MATOGROSSENXE EM EDUCAÇÃO. GÊNERO, RAÇA E ETNIA. 2015. (Congresso).

7.
CORDEIRO, M. J. J. A. ; DIALLO, C. S. ; OUTROS . I SEMINÁRIO: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA UEMS. 2014. (Congresso).

8.
VALENCUELA, M. ; CORDEIRO, M. J. ; DIALLO, C. S. ; OUTROS . COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO PEDAGOGO. 2013. (Outro).

9.
CORDEIRO, M. J. J. A. ; DIALLO, C. S. ; LANDA, B. S. . I SEMINARIO SOBRE ACOES AFIRMATIVAS NA UEMS, 10 ANOS DE COTAS PARA NEGROS E INDIGENA. 2012. (Congresso).

10.
DIALLO, C. S.; Elizabeth Matos Rocha . II WORSHOP EaD/UFGD NO MUNDO DA TECNOLOGIA DIGITAL. 2012. (Congresso).

11.
DIALLO, C. S.; EDNEI OLIVEIRA ; Elizabeth Matos Rocha . I Workshop de EaD - Educação no Mundo da Tecnologia Digital. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
TATIANE MULATO CALABREZ FREITAS. A cultura dos povos quilombas: o que diz o curriculo das escolas da rede estadual de dourados. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grauação lato sensu em Currículo e Diversidade: Gênero, Raça e Etnia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

2.
THIAGO COELLHO. CONSTRUÇÃO IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL (PROVISÓRIO). Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grauação lato sensu em Currículo e Diversidade: Gênero, Raça e Etnia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

3.
JULIO CEZAR DOS SANTOS. A CONSTRUÇÃO E ACEITAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA COM ALUNOS DO 7O ANO B DA ESCOLA MUNICIPAL LAUDEMIRA COUTINHO DE MELO NA CIDADE DE DOURADOS/MS. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grauação lato sensu em Currículo e Diversidade: Gênero, Raça e Etnia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).

4.
ALINE PEREIRA DE HOLANDA. A CULTURA DOS POVOS QUILOMBOLAS: O QUE DIZ O CURRICULO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE DOURADOS. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grauação lato sensu em Currículo e Diversidade: Gênero, Raça e Etnia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA ZULEICA CÁCERES DE OLIVEIRA. AS ATRIBUIÇÕES DAS MONITORAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Cintia Santos Diallo.

2.
SIUMARA MALDONADO SARES MARTIMIANO. ESTÁGIO REMUNERADO NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM DOURADOS MS: OPORTUNIDADE DE EXPERIENCIA DE NATUREZA TEÓRICO-PRÁTICA OU PRECARIZAÇÃO DAS REALÇÕES DE TRABALHO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Cintia Santos Diallo.

3.
JAQUELINE AGUIAR MARQUES. funçao do assistente pedagógico na legislação e a visao deste profissional sobre a sua função. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Cintia Santos Diallo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Niz Tomaz. A prostituição e o preconceito: realidade vivida por homossexuais na cidade de Rio Brilhante - Mato Grosso do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal da Grande Dourados. Orientador: Cintia Santos Diallo.

2.
CAMILA DE PAIVA CARLONE. O PROGRAMA MAIS EDUCACAO ENTRE O LOCAL E O REAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Cintia Santos Diallo.

3.
ANA FLAVIA FERREIRA DA SILVA. A CRECHE PUBLICA UM DIREITO USUFRUIDO POR TODOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Cintia Santos Diallo.

4.
LENICE CASADIAS. A GESTÃO ESCOLAR E O FOCO NA ELEVAÇÃO NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE DOURADOS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Orientador: Cintia Santos Diallo.

Orientações de outra natureza
1.
GRADUANDOS DO CURSO DE QUIMICA E BIOLOGIA. SUPERVISOR PIBID ESCOLA. 2010. Orientação de outra natureza. (BIOLOGIA.QUIMICA) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Cintia Santos Diallo.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Aprovado em Concurso Público nro 418 - Professor - Prefeitura municipal de Porto Alegre
Classificação 16a.

Aprovação em concurso Público CCS 03/2016 Concurso Público para Provimento de Cargos do Magistério Superior da Universidade Federal da Grande Dourados Regido pelo Edital CCS nº 08/2016.
Classificação 3a.



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