Monica Pagel Eidelwein
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7665093988657397
- Última atualização do currículo em 15/02/2019
Possuo Licenciatura em Pedagogia Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Segundo Grau pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1989), Especialização em Metodologia do Ensino de Primeiro Grau na Área Sócio-Humanística (1991), Especialização em Psicopedagogia (1999), ambas pela Universidade Feevale e Especialização em Gestão de Polos (2012) pela Universidade Federal de Pelotas. Realizei Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuei como coordenadora do Polo da Universidade Aberta em Novo Hamburgo de 2009 até 2017. Atualmente atuo como assessora da inclusão em uma equipe multiprofissional da Secretaria de Educação em Novo Hamburgo. Possuo experiência na Educação Básica como professora e coordenadora pedagógica na Rede Pública Municipal de Novo Hamburgo e no Ensino Superior como docente em disciplinas relacionadas a área da educação, enfocando temáticas como: didática, currículo, educação infantil, educação a distância, educação matemática, inclusão, avaliação, formação docente, desenvolvimento humano, aprendizagem e psicopedagogia clínica e institucional. Sou pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Formação de Professores de Matemática e Práticas Curriculares na linha de pesquisa Educação Matemática e Prática Pedagógica: currículo, linguagens e subjetivações, vinculado a UFRGS e do Grupo de Pesquisa Formação Docente e Tecnologias de Informação e Comunicação, vinculado a Linha de Pesquisa Ensino a Distância, da Universidade Federal Fluminense. Atualmente estou com pós doutorado em andamento pela Universidade Estadual de Campinas - NIED/UNICAMP, desenvolvendo o projeto de pesquisa: O papel e potencial dos polos da UAB na interface entre a educação formal e não formal. (Texto informado pelo autor)
Identificação
Endereço
Rua Guia Lopes, 4201
Rondônia
93540090 - Novo Hamburgo, RS - Brasil
Telefone: (51) 30979407
Formação acadêmica/titulação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O Jogo Discursivo da Inclusão: práticas avaliativas de in/exclusão na Matemática escolar, Ano de obtenção: 2012.
Orientador:

Palavras-chave: práticas avaliativas; jogos discursivos; Inclusão; Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Concepção dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o Aluno com Necessidades Educacionais Especias e sua Inclusão na Escola Comum,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador:

Palavras-chave: Necessidades Especiais; Inclusão; Análise de Discurso.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Reflexões sobre a Gestão Financeira de Polos.
Orientador: Lígia Dalchiavon.
Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: Contribuições do Olhar Psicopedagógico da Instituição Escolar.
Orientador: Clarice Monteiro Escott.
Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Brasil.
Título: -.
Orientador: Maria Celina Melchior.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Pós-doutorado
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Formação Complementar
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Grupo de Educadores Google e Núcleo de Tecnologia Educacional Santo Antonio, GEG/NTE -SAP, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - Faculdade, IENH - FACULDADE, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Brasil.
Centro Universitário Feevale, FEEVALE, Brasil.
Atuação Profissional
Seminário Integrador
Seminário Integrador
Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia e Institucional II
Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional
Psicopedagogia: abordagem clínica e institucional
Estágio em Psicopedagogia Clínica
Psicopedagogia Institucional
Intervenção em Psicopedagogia Clínica
Psicopedagogia Institucional
Estágio em Psicopedagogia Clínica
Intervenção em Psicopedagogia Clínica
Planejamento em Supervisão Escolar II
Planejamento em Supervisão Escolar I
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II
Estágio Supervisionado Clínico
Estudos Culturais
Planejamento em Supervisão Escolar I
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem II
Estudos Culturais
Políticas Educacionais e Legislação da Educação Básica
Psicopedagogia Clínica Intervenção Diagnóstico e Intervenção II
Seminário de Investigação e Intervenção Psicopedagógica V
Políticas Educacionais e Legislação da Educação Básica
Desenvolvimento Infantil
Psicopedagogia do Superdotado
Psicopedagogia Clinica Investigação Diagnóstico e Intervenção
Políticas Educacionais e Legislação na Educação Básica
Desenvolvimento Infantil
Coordenadora: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional - 9ª Edição.
Políticas Educacionais e Legislação na Educação Básica
Desenvolvimento Infantil
Políticas Educacionais e Legislação na Educação Básica
Seminário de Investigação e Intervenção Psicopedagógica III
Seminário de Investigação e Intervenção Psicopedagógica IV
Metodologia do Ensino Fundamental - Alfabetização
Estágio Supervisionado Institucional
Estágio Supervisionado Clínico
Estágio Supervisionado Institucional
Psicopedagogia Institucional I
Planejamento e Avaliação I
Seminário de Investigação e Intervenção Psicopedagógica V
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Estágio Supervisionado Clínico
Estágio Supervisionado Clínico
Estágio Supervisionado Instucional
Estágio Supervisionado Institucional
Psicopedagogia II
Psicopedagogia I
Seminário de Investigação e Intevenção Psicopedagógica I
Pedagogia da Diversidade II
Psicopedagogia Clínica: Investigação, Diagnóstico e Intervenção III
Curso de Formação Continuada em Psicopedagogia - Modulo II - Temática: Psicopedagogia na Diversidade.
Estágio Supervisionado Clínico
Curso de Formação Continuada em Psicopedagogia - temática: Psicopedagogia na Diversidade.
Planejamento, Pesquisa e Avaliação na Educação Básica
Psicopedagogia Institucional II
Psicopedagogia II
Fundamentos Psicopedagógicos
Coordenadora do Pós-Graduação - Especialização em Psicopedagogia: abordagem clínica e institucional.
Fundamentos Psicopedagógicos
Psicopedagogia II
Currículo da Educação Infantil
Curso de Formação Continuada em Psicopedagogia - Temática: Autoria de Pensamento.
Estágio Supervisionado Clínico
Psicopedagogia e Psicologia Genética
Estágio Supervisionado Institucional
Psicologia e Educação
Psicopedagogia Institucional I
Psicopedagogia Institucional.
Coordenadora do Projeto de Extensão Brinquedoteca.
Seminário de Investigação em Psicopedagogia
Psicopedagogia Institucional I
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica II
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica II
Fundamentos Psicopedagógicos
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica
Planejamento, Pesquisa e Avaliação na Educação Infantil II
Psicopedagogia Institucional
Desenvolvimento Infantil dos 0 ao 6 anos
Corpo e Expressão na Psicopedagogia
Planejamento, Pesquisa e Avaliação
Corpo, Expressão e Movimento I
Corpo, Expressão e Movimento I
Planejamento, Pesquisa e Avaliação
Professor - cedência
Psicopedagoga em Rede de Ensino.
Professora - licença interesse
Supervisora Escolar.
Coordenadora Pedagógica.
Português, História, Geografia, Religião, Matemática, Ciências e outras.
Linhas de pesquisa
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Matemática; Prática Pedagógica; Currículo; Linguagem; Subjetivações.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Ensino a Distância; Ensino Presencial.
Projetos de pesquisa
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Monica Pagel Eidelwein - Integrante / Tel Amiel - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Monica Pagel Eidelwein - Coordenador / Vânia Dienstmann - Integrante / Alexandra Rita Flores - Integrante / Ana Paula Lazzaretti de Souza - Integrante / Michele Poletto - Integrante / Silvia Helena Koller - Integrante / Vanderléia de Fátima Klein - Integrante / Fátima Regina Nogueira Soares - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Monica Pagel Eidelwein - Integrante / Maria Renata da Cruz Duran - Integrante / Celso José da Costa - Coordenador / Tel Amiel - Integrante / Dilce Eclai de Vargas Vicente - Integrante / Tatiana de Lourdes Massaro - Integrante / Nilzete Costa de Melo - Integrante / Graciete Pantoja Antunes - Integrante / Marcos Roberto Fernandes Gurgel - Integrante.
Outros Projetos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Integrantes: Monica Pagel Eidelwein - Integrante / Maria Renata da Cruz Duran - Integrante / Celso José da Costa - Integrante / Tel Amiel - Coordenador / Thiago Soares - Integrante / Airton Zancanaro - Integrante.
Financiador(es): United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization - Cooperação.
Membro de corpo editorial
Revisor de periódico
Áreas de atuação
Idiomas
Prêmios e títulos
Produções
