Jossemar de Matos Theisen

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9307488724808479
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Possui Doutorado em Letras, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Católica de Pelotas (2015), Mestrado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (2005), graduação em Letras LP - Língua Inglesa pela Universidade de Passo Fundo (2003) e graduação em Letras- LP pela Universidade de Passo Fundo (2000). Realizou o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), como bolsista da CAPES, no período de novembro de 2013 a março de 2014, na Universidade do Minho, Portugal, sob a orientação da Dra. Natascha van Hattum-Janssen, na área de Aprendizagem baseada em projetos (PBL- Project Based Learning) e gêneros acadêmicos no ensino superior. De 2002 a 2011 atuou como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção textual em escolas da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. De 2009 a 2013 atuou como tutora no Curso de Letras-Espanhol na UAB/UFPel e de 2012 a 2013 como professora na Universidade Federal de Pelotas. De maio de 2014 até julho de 2017 atuou como professora de português para estrangeiros na Universidade de Wageningen, Holanda. Atualmente é professora substituta na Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora colaboradora na Universidade do Minho, Portugal.Tem experiência na área de Linguística Aplicada ao ensino de Português, também Português para Estrangeiros, PLE, atuando principalmente nos temas: letramentos acadêmicos e digitais no ensino superior, aprendizagem por projetos, formação de professores de línguas, gêneros discursivos, leitura, produção textual, variações linguísticas, texto e linguagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jossemar de Matos Theisen
Nome em citações bibliográficas
Theisen, M. J


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Natascha van Hattum-Janssen).
Título: O letramento digital e a leitura online no contexto universitário, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Vilson José Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Letramento Digital; Leitura Online; Práticas Digitais no contexto acadêmico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Leitura e Hipertextualidade: os novos desafios na formação de futuros professores,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Miguel Rettenmaier.
2009 - 2011
Especialização em Programa de Formação Continuada em Mídias. (Carga Horária: 380h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Título: Blog, Vídeo e Webquest: Estratégias para promover a escrita em sala de aula.
Orientador: Arice Tavares.
2000 - 2002
Graduação em Letras LP - Língua Inglesa.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Elaboração de materiais didáticos para o ensino de português língua adicion. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2017
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento em Língua Inglesa - Nível B2. (Carga horária: 82h).
VolksUniversiteit Wageningen - Holanda, VUW, Holanda.
2010 - 2010
"Lições do Rio Grande" - Referencial Curricular. (Carga horária: 90h).
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação, SERS, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação de Tutores- FPELE/UAB. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Língua Portuguesa: novas perspectivas. (Carga horária: 60h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 40h).
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação, SERS, Brasil.
2007 - 2007
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 120h).
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso de Capacitação Docente em Informática. (Carga horária: 120h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em A internet na sala de aula de línguas estrangeiras. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Formação Pedagógica. (Carga horária: 42h).
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação, SERS, Brasil.
2004 - 2005
Teaching in the XXI Century Qualifying the Teacher. (Carga horária: 80h).
Embassy of United States, EEUA, Brasil.
2003 - 2003
Redação Dissertativa - critérios de avaliação. (Carga horária: 40h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Formação Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação, SERS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Uma proposta de Educação Cooperativa para a Escola de Ensino Fundamental. (Carga horária: 2002h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Formação Político-Pedagógica. (Carga horária: 33h).
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação, SERS, Brasil.
2001 - 2001
VII Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular. (Carga horária: 12h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Formação Político-Pedagógica. (Carga horária: 36h).
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação, SERS, Brasil.
1999 - 1999
Curso de Formação. (Carga horária: 49h).
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação, SERS, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Formação Pedagógica. (Carga horária: 42h).
Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria da Educação, SERS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Língua Portuguesa para Formação de Leitores. (Carga horária: 85h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
Colaboradora no grupo de Gestão Industrial e de Sistemas do centro Algoritmi na Universidade do Minho. O grupo tem como metodologia a Aprendizagem por Projetos - Project- Based Learning (PLB).

Atividades

04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Minho - Azurém, .


International Student Organisation Wageningen, ISOW, Holanda.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 5
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa para Estrangeiros.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Temporária, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância UAB/CAPES, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação nas disciplinas: Produção da Leitura e Escrita em Língua Portuguesa I e II. Latim I. Panorama Cultural da Literatura Brasileira I e II. Orientação de TCC.

Atividades

04/2018 - Atual
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sintaxe
04/2018 - Atual
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Portuguesa I
04/2018 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Portuguesa I
04/2018 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e Escritura I
04/2018 - Atual
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociolinguística
04/2013 - 10/2013
Ensino, Letras - Redação e Revisão de Textos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa: Perspectiva Estilística
04/2013 - 10/2013
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura I
Teorias e Práticas de Leitura
04/2013 - 10/2013
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino da Língua Portuguesa I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino da Língua Portuguesa II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e Escritura II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Redação e Revisão de Textos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e Escritura II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Português e Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura II
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura II
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura I
Teorias e Práticas de leitura
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura I
Teorias e Práticas de Leitura
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Português e Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura I e Teorias e Práticas de Leitura
Teorias e Práticas de Leitura
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura I
Teorias e Práticas de Leitura
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Redação e Revisão de Textos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual I
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras - Português e Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção da Leitura e da Escritura I

Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente em Curso de Extensão, Carga horária: 4

Atividades

03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .


Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Atividades

11/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Ciências Humanas; Educação, .


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .


Rede de Ensino Superior à Distância, REGESD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância UAB/REGED e Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
Introdução a Linguística. Produção da Leitura e Escritura I e II. Seminário de Estudos Avançados I e II.


Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz, EEEMQ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

02/2007 - 02/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Literatura
Produção Textual

Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada, IEENSI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Professora no Ensino Médio e no Curso Normal (Magistério)

Atividades

03/2001 - 02/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa
Literatura
3/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Cenecista de I e II Graus João Batista Rotta, ECJBR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15
Outras informações
Português e Inglês para o Ensino Médio

Atividades

3/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Municipal de I Grau Emilio Henrique Schmitt, EMEMS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

2/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem mediada por tecnologias. Letramentos digitais
2.
Project-Based Learning (PLB). Literacias. Práticas de leitura e escrita no meio acadêmico

Objetivo: Pesquisar as práticas de leitura e escrita no meio acadêmico, principalmente, o gênero relatório de projeto.
3.
Letramentos Acadêmicos e Digitais.
4.
Práticas de Leitura e Escrita no contexto Acadêmico. Letramentos Acadêmicos. Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Letramento Digital nas diferentes modalidades de ensino
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Linguagens e letramentos na educação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jossemar de Matos Theisen - Integrante / Adriana Fischer - Coordenador.
2012 - 2013
Letramento Digital: A Leitura Online no Contexto Universitário
Descrição: O projeto de pesqusia teve como objetivo geral investigar como os universitários ingressos em um curso de Letras fazem uso das práticas de letramentos digitais, especificamente a leitura online, para seus estudos acadêmicos. O projeto foi aprovado pelo Conselho de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Pelotas em 18 de outubro de 2012, sob o parecer do número: 125.365, disponível em : http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf. O projeto foi realizado de 12/2012 a 07/2013 com universitários ingressos no Curso de Letras Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Pelotas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Jossemar de Matos Theisen - Coordenador.
2011 - 2011
Blog, vídeo e webquest: Estratégias para promover a escrita em sala de aula
Descrição: O projeto teve como objetivo despertar o interesse nos alunos do ensino médio (1ºs Anos) da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz em produzir textos de diferentes gêneros, usando os recursos tecnológicos. O projeto foi realizado no período de março a dezembro de 2011, com 23 alunos. O projeto foi desenvolvido em diferentes etapas: (I) Aplicação de questionário para diagnosticar a percepção dos alunos em relação à leitura quando aliada às tecnologias; (II) Realização de práticas digitais envolvendo diferentes recursos, tais como TV, vídeo, computador com acesso à internet; (III) Produção de textos pelos estudantes no laboratório de informática da escola; (IV) Postagem dos textos em um blog (http://jossemar-matos.blogspot.br) e por fim, aplicou-se um segundo questionário para avaliar e discutir as práticas realizadas com os alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
Descrição: Uma das linhas de pesquisa do projeto trata dos Letramentos midiáticos e formação de identidades virtuais. Objetivo: Pesquisar letramentos múltiplos e a transformação de identidades na cultura virtual. Disponível em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5814457895784506.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Jossemar de Matos Theisen - Integrante / Vilson José Leffa - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Tutoria em cursos na modalidade a distância - Letras Espanhol
Descrição: Realizado no período de 1/11/11 até 23/12/11, promovido pelo Centro de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Graduação, na Universidade Federal de Pelotas com carga horária de 20h. Atuação como "Ministrante e Participante"..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (98) .
Integrantes: Jossemar de Matos Theisen - Integrante / Mitizi de Miranda Gomes - Coordenador.
2011 - 2011
Inglês Básico
Descrição: Este projeto tratou da abordagem comunicativa no curso de Inglês Básico, e trabalhou as quatro habilidades: produção e compreensão oral; produção e compreensão escrita. Atuei como docente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Jossemar de Matos Theisen - Integrante / Magliane Oliveira De Marco - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2012
Vivendo a Literatura Infanto-Juvenil na Escola
Descrição: Projeto de Ensino - Registrado sob o nº 412, às folhas nº 042, do livro 001/2014. 96h de dedicação. Oferecido aos acadêmicos do Curso de Letras-Espanhol a Distância, CLC/UFPel, no período de 04/2012 a 10/2012. Participante como Ministrante..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) / Especialização: (10) .
Integrantes: Jossemar de Matos Theisen - Integrante / Mitizi de Miranda Gomes - Coordenador.
2005 - 2005
Práticas de leitura em suporte multimídia na formação de futuros professores
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Atos de Pesquisa em Educação (FURB)
2012 - Atual
Periódico: 978-85-63319-07-4


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Práticas de leitura e escrita no meio acadêmico.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letramento Acadêmico e Digital.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Aprendizagem por projetos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Premiação da 13º Mostra de iniciação científica com o trabalho: A perspectiva de informações e conhecimentos sobre letramento digital para professores da rede pública e particular de ensino, URCAMP.
2013
Parecer do Plano de Doutorado Sanduíche - Nota Avaliativa do Projeto: 10 (dez), Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/ CAPES.
2005
Menção Altamente Recomendável - FNLIJ 2005, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil / International Board on Books for Youg People.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Theisen, M. J2015Theisen, M. J; Adriana Fischer . A prática da leitura online na perspectiva de universitários em um Curso de Letras. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 43-65, 2015.

2.
Theisen, M. J2014Theisen, M. J. Novos Estudos dos Letramentos: novas práticas de leitura e escrita. Entrepalavras, v. 4, p. 164-179, 2014.

3.
Theisen, M. J2014Theisen, M. J; Leffa, Vilson J. ; PINTO, C.M . A leitura de imagens na perspectiva dos letramentos visuais.. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online), v. 2014, p. 105-119, 2014.

4.
Theisen, M. J2013Theisen, M. J. A leitura online e hipertextual como meio de inserir práticas de letramentos digitais no contexto universitário. Revista (Con)textos Linguísticos - Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística, v. 7, p. 220-237, 2013.

5.
Theisen, M. J2010Theisen, M. J. A leitura online e o letramento digital a partir dos Novos Estudos do LetramentoENTO. Caderno de Letras (UFPEL), v. 16, p. 13-26, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . Práticas de leitura e escrita on-line na formação de futuros professores de língua. In: Amanda Eloina Scherer; Caciane Souza de Medeiros; Simone de Mello de Oliveira.. (Org.). Linguística de nosso tempo: teorias e práticas. 1ed.Santa Maria: Ed. UFSM, 2018, v. 1, p. 135-150.

2.
Wittke, C. I. ; Theisen, M. J . O ensino de língua portuguesa em situação de comunicação e a formação do docente. In: Ferreira, António Manuel Morais, Carlos Brasete, Maria Fernanda Coimbra, Rosa Lídia. (Org.). Pelos mares da língua portuguesa 3. 1ªed.Aveiro: UA Editora Universidade de Aveiro Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, 2017, v. 1, p. 1141-1154.

3.
Cândida Martins Pinto ; Leffa, Vilson J. ; Theisen, M. J . Por uma pedagogia do letramento visual no ensino de linguagens. In: Aurélia Leal Lima Lyrio. (Org.). Linguística Aplicada: Ensino, pesquisa e reflexões. 1ªed.Vitória: EDUFES, 2017, v. 1, p. 265-283.

4.
Daiane Winter ; Theisen, M. J ; Muriel da Silva Tadeu . O papel do professor de línguas na formação de indivíduos multiletrados. In: Marlise Buchweitz e Dirlei de Azambuja Pereira. (Org.). Sala de aula: a fonte de nossas reflexões. 1ªed.: , 2017, v. 1, p. 15-25.

5.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . Produção de Narrativas multimodais no contexto universitário. In: Amanda Basilio Santos; Juliana Porto Machado; Ronaldo Bernardino Colvero. (Org.). Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas [livro eletrônico]: caminhos da Pesquisa Contemporânea. 1ªed.Jaguarão: CLAEC, 2017, v. 1, p. 1405-1419.

6.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . O processo de ensino e aprendizagem dos letramentos acadêmicos por meio de tecnologias digitais. In: Ferreira, António Manuel Morais, Carlos Brasete, Maria Fernanda Coimbra, Rosa Lídia. (Org.). Pelos mares da língua portuguesa 3. 1ªed.Aveiro: UA Editora Universidade de Aveiro Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, 2017, v. 1, p. 1155-1168.

7.
Theisen, M. J. A webquest como apoio para as práticas de leitura e escrita. In: João Batista Bottentuit Junior. (Org.). Metodologia webquest na educação: Teoria e práticas pedagógicas. 1ed.Rio de Janeiro: Publit, 2015, v. 1, p. 153-170.

8.
Theisen, M. J; van Hattum-Janssen ; Alves Carvalho . Investigação sobre a prática do gênero acadêmico relatório de projeto em um Curso de Engenharia em Portugal. In: Adriana Fischer; Otilia L. de O.M. Heining. (Org.). Linguagens em uso nas Engenharias. 1ed.Blumenau: Edifurb, 2014, v. U, p. 38-54.

9.
Rettenmeier, M. ; Theisen, M. J . A nova postura do leitor e os novos sentidos do texto poético.. In: Miguel Rettenmaier e Tania M.K. Rössing. (Org.). Questões de literatura para jovens. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005, v. 1, p. 150-169.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Theisen, M. J. A Importância da Leitura. Jornal Cidades, Tapera-RS, p. 4 - 4, 07 maio 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Theisen, M. J; Adriana Fischer . As tecnologias digitais como apoio para o desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. In: 3.º Congresso: Literacia, Media e Cidadania, 2015, Lisboa. Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 3.º Congresso. Braga: LASICS, 2015. v. 1. p. 162-173.

2.
Theisen, M. J. Novas tecnologias e pós-modernidade na(s) identidade(s) de futuros professores. In: II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais, 2014, Caxias do Sul. II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. Caxias do Sul: UCS, 2014. v. 1. p. 167-175.

3.
Theisen, M. J; Alves Carvalho ; van Hattum-Janssen . Practices of reading and writing at work in teams in Project-Based Learning. In: International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2014, Medellín. Proceedings of the Sixth International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE' 2014). Medellín, Colombia: CiED, 2014. p. 48. 1-48.9.

4.
Theisen, M. J; Cândida Martins Pinto . Práticas de letramento digital e a leitura online no contexto acadêmico. In: XIV Seminário Internacional em Letras., 2014, Santa Maria. Anais do XIV Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: Editadora da UNIFRA, 2014. v. 4.

5.
Cândida Martins Pinto ; Theisen, M. J . Letramentos Digitais e modelo 3D. In: XIV Seminário Internacional em Letras., 2014, Santa Maria. Anais do XIV Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: Editadora da UNIFRA, 2014. v. 4.

6.
Theisen, M. J. O letramento digital e a leitura online sob uma perspectiva bakhtiniana. In: V Congresso Internacional de Educação: As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora, 2013, Santa Maria. Anais V Congresso internacional de educação : as novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora.. Santa Maria: Palloti, 2013. v. Único. p. 01-15.

7.
Theisen, M. J; Camila Gonçalves dos Santos . Letramento Digital e as TIC como meio de inserir práticas digitais com universitários de EAD.. In: II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG, 2013, Rio Grande. Anais do II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG. Rio Grande: FURG, 2013. v. 1. p. 175-185.

8.
Dani Rodrigues Moreira ; Theisen, M. J . Desvelando aspectos identitários através dos letramentos na EaD. In: II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG, 2013, Rio Grande. Anais do II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG. Rio Grande: FURG, 2013. v. 1. p. 287-296.

9.
Camila Gonçalves dos Santos ; Theisen, M. J . Desenvolvendo material digital para o ensino de lïnguas: Um estudo acerca da utilização de imagens no desenvolvimento de Webquests.. In: II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG, 2013, Rio Grande. Anais do II Seminário Diálogos em Educação a Distância e XIII Encontro para ações em EaD na FURG. Rio Grande: FURG, 2013. v. 1. p. 307-317.

10.
Cândida Martins Pinto ; Theisen, M. J . O professor e as novas tecnologias: que identidade(s)?. In: XIII Seminário Internacional em Letras, 2013, Santa Maria. Anais do XIII Seminário Internacional em Letras.. Santa Maria: UNIFRA, 2013. v. 1. p. 1-14.

11.
Theisen, M. J; Cândida Martins Pinto . Reflexões teóricas sobre leitura online e letramento digital a partir dos novos estudos do letramento. In: XIII Seminário Internacional em Letras, 2013, Santa Maria. Anais do XIII Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: UNIFRA, 2013. v. 1. p. 1-15.

12.
Theisen, M. J. Leitura online de imagens: práticas de letramentos digitais no contexto universitário. In: VII SIGET, 2013, Fortaleza. Anais do VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.. Fortaleza: EdUECE, 2013. v. 1. p. 1908-1923.

13.
Dani Rodrigues Moreira ; Theisen, M. J . Construções Identitárias através da produção do discurso publicitário. In: XIII Seminário Internacional em Letras., 2013, Santa Maria. Anais do XIII Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: Editadora da UNIFRA, 2013. v. 1. p. 90-99.

14.
Theisen, M. J. Leitura e tecnologia: a busca de uma interação sem fronteiras. In: XII Seminário Internacional Em Letras:Língua E Literatura Na (Pós-) Modernidade, 2012, Santa Maria. Anais XII Seminário Internacional em Letras Unifra. Santa Maria: UNIFRA, 2012. p. 01-10.

15.
Theisen, M. J. A avaliação em ead pode utilizar diferentes ferramentas tecnológicas. In: 14ª Jornada Nacional de Literatura e 10ª Seminário Internacional de Pesquisa em leitura e Patrimônio Cultural, 2011, Passo Fundo. 14ª Jornada Nacional de Literatura e 10ª Seminário Internacional de Pesquisa em leitura e Patrimônio Cultura. Passo Fundo, 2011.

16.
Cândida Martins Pinto ; Evanir Piccolo Carvalho ; Theisen, M. J ; Raquel Bevilaqua ; Silvania Faccin Colaço . Letramentos: Perspectivas de Práticas em diferentes níveis de ensino. In: XI Seminário Internacional em Letras: Linguagens e Práticas Socioculturais, 2011, Santa Maria. Anais Seminário Internacional em Letras Unifra. Santa Maria: UNIFRA, 2011. p. 01-16.

17.
Theisen, M. J. Blog, vídeo e webquest: Estratégias para promover a escrita em sala de aula. In: XI Seminário Internacional em Letras linguagens e práticas socioculturais., 2011, Santa Maria. Anais do XI Seminário Internacional em Letras. Santa Maria: Editadora da UNIFRA, 2011. v. 1. p. 60-69.

18.
Theisen, M. J. Uma experiência de avaliação em ead com diferentes suportes tecnológicos. In: 1. Congresso Internacional de Educação à Distância da UFPEL, 2010, Pelotas. Anais do 1. Congresso Internacional de Educação à Distância da UFPEL. Pelotas: Editora da UFPEL, 2010. v. I. p. 01-06.

19.
Theisen, M. J. Ensinar literatura com as mídias tencnológicas. In: 8ª Seminário Internacional de Pesquisa em leitura e Patrimônio Cultural, 2009, Passo Fundo. 8ª Seminário Internacional de Pesquisa em leitura e Patrimônio Cultural. Passo Fundo: UPF, 2009. v. V. p. 14-21.

20.
Theisen, M. J. A leitura nos novos suportes tecnológicos. In: I Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e ensino. O texto e as múltiplas vozes, 2005, Passo Fundo. Anais. Passo Fundo: UPF, 2005. v. único. p. 1-6.

21.
Theisen, M. J. A leitura no contexto da pós-modernidade. In: 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, 2005, Passo Fundo. 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cominicações. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005. v. único.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . Estudos dos letramentos: letramento digital e leitura online na universidade. In: 4 .º Congresso Internacional ?Pelos mares da língua portuguesa?, 2018, Aveiro, Portugal.. 4 .º Congresso Internacional ?Pelos mares da língua portuguesa? ? Livro de Resumos. Aveiro: UA Editora ? Universidade de Aveiro, 2018. v. 1. p. 85-85.

2.
Wittke, C. I. ; Theisen, M. J . Didática da escrita nas aulas de português. In: 4 .º Congresso Internacional ?Pelos mares da língua portuguesa?, 2018, Aveiro, Portugal.. 4 .º Congresso Internacional ?Pelos mares da língua portuguesa? ? Livro de Resumos. Aveiro: UA Editora ? Universidade de Aveiro, 2018. v. 1. p. 49-49.

3.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . Produção de narrativas multimodais no contexto universitário. In: I ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 2017, Pelotas. CADERNO DE RESUMOS DO I ENCONTRO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS, 2017. v. 1. p. 107-107.

4.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . O processo de ensino e aprendizagem dos letramentos acadêmicos por meio de tecnologias digitais. In: III Congresso Internacional 'Pelos mares da língua portuguesa', 2016, Aveiro. Livro de Resumos: 3 Congresso Internacional pelos mares da língua portuguesa. Aveiro: UA Editora - Universidade de Aveiro, 2016. v. 1. p. 77-78.

5.
Wittke, C. I. ; Theisen, M. J . Estratégias para desenvolver a capacidade leitora. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - XII Encontro 2016, 2016, Santa Maria. Caderno de Resumos - XII Encontro do Celsul. Santa Maria: USFM, 2016. v. 1. p. 208-209.

6.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . Práticas de leitura e escrita online na formação de futuros professores de língua. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - XII Encontro 2016, 2016, Santa Maria. Caderno de Resumos - XII Encontro do Celsul. Santa Maria: USFM, 2016. v. 1. p. 210-211.

7.
Theisen, M. J; Veronice Camargo da Silva . Práticas de letramentos digitais na formação de futuros professores. In: VIII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2016, Pelotas. VIII SENALE - Linguagem, Identidade e Práticas Sociais - Caderno de Resumos. Pelotas: Educat, 2016. v. I. p. 18-18.

8.
Tânia Tofoli ; Veronice Camargo da Silva ; Theisen, M. J . Práticas de letramentos nas escolas públicas. In: VIII SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2016, Pelotas. VIII SENALE - Linguagem, Identidade e Práticas Sociais - Caderno de Resumos. Pelotas: Educat, 2016. v. I. p. 166-166.

9.
Wittke, C. I. ; Theisen, M. J . Abordagens do ensino e da aprendizagem de português como situação comunicativa. In: III Congresso Internacional 'Pelos mares da língua portuguesa', 2016, Aveiro. Livro de Resumos: 3 Congresso Internacional pelos mares da língua portuguesa. Aveiro: UA Editora - Universidade de Aveiro, 2016. v. 1. p. 51-52.

10.
Theisen, M. J; Adriana Fischer . As tecnologias digitais como apoio para o desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. In: 3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2015, Lisboa. 3.º Congresso Literacia, Media e Cidadania. Braga: LASICS, 2015. v. 1. p. 18-19.

11.
Theisen, M. J; PINTO, C.M . Tecnologias digitais como ferramentas para o letramento acadêmico. In: V Jornada de Popularização da Ciência III Jornada de Multiletramentos II Encontro de Produção Textual, 2014, Santa Maria. III Jornada de Multiletramentos - Caderno de Resumo Jornadas 2014. Santa Maria, 2014. v. U.

12.
PINTO, C.M ; Theisen, M. J . O desenvolvimento dos letramentos acadêmico e digital na esfera universitária. In: V Jornada de Popularização da Ciência III Jornada de Multiletramentos II Encontro de Produção Textual, 2014, Santa Maria. III Jornada de Multiletramentos - Caderno de Resumo Jornadas 2014. Santa Maria, 2014. v. U.

13.
Theisen, M. J. A utilização de suportes tecnológicos para incentivar práticas de leitura e escrita de crônicas no ensino médio. In: 12 Encontro sobre o Poder Escolar, 2014, Pelotas. Anais do 12° Encontro sobre o Poder Escolar e 12° Seminário Interinstitucional de Educação. Pelotas: Editora da UFPEL, 2014. v. 1. p. 79-79.

14.
Theisen, M. J. Narrativas Multimodais no contexto universitário.. In: III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas., 2013, Pelotas. III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. Pelotas, 2013. v. I. p. 37-38.

15.
Theisen, M. J. Práticas de Letramentos digitais no contexto universitário.. In: 5 Congresso de Extensão, 12 Mostra da Pós- Graduação, 22 Congresso de Iniciação Científica, 2013, Pelotas. 5 Congresso de Extensão, 12 Mostra da Pós- Graduação, 22 Congresso de Iniciação Científica. Pelotas: UCPel, 2013.

16.
Theisen, M. J. A leitura online e hipertextual como meio de inserir práticas de letramentos digitais no contexto universitário. In: V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social, 2013, Vitória. Livro de Resumos. Vitória: Abehte, 2013. p. 20-20.

17.
Theisen, M. J. Letramento digital e alunos universitários em modalidade de EAD. In: VII SENALE, 2012, Pelotas. VII SENALE - ENSINO E LINGUAGEM: NOVOS DESAFIOS. Pelotas: EDUCAT, 2012. v. Único. p. 395-396.

18.
Theisen, M. J. Letramento Digital e Produção de textos publicitários no AVA. In: Salão Universitário - 11º Mostra de Pós-Graduação, 2012, Pelotas. Salão Universitário 2012 - Trabalhos. Pelotas: UCPEL, 2012. v. I. p. 1-1.

19.
Theisen, M. J. Letramento digital e produção textual no AVA. In: 2ª Jornada de (Multi)letramentos e II Workshop do SAL - Brasil, 2012, Santa Maria. 2ª Jornada de ( Multi ) letramentos e II Workshop do SAL - Brasil. Santa Maria, 2012.

20.
Theisen, M. J. Blog, Vídeo e Webquest: Estratégias para promover a escrita em sala de aula. In: I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas, 2011, Pelotas. JET@L - I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. Pelotas, 2011. p. 25-25.

21.
Theisen, M. J. A leitura online no ambiente virtual de aprendizagem. In: 20 Congresso de Iniciação Científica, 10 Amostra de Pós-Graduação e 3 Congresso de Extensão, 2011, Pelotas. Salão Universitário, 2011. Pelotas: UCPel, 2011. v. 1. p. 188-188.

22.
Theisen, M. J. Gêneros Textuais através das tecnologias multimídias. In: 10ª Encontro sobre o Poder Escolar, 2010, Pelotas. 10ª Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: Impresso no Brasil, 2010. v. I. p. 166-166.

23.
Theisen, M. J. A leitura em suporte multimídia pode ser mais atraente!. In: III Colóquio Ensino de Língua e Literatura e I Colóquio Ensino de Língua inglesa, 2008, Porto Alegre. III Colóquio Ensino de Língua e Literatura e I Colóquio Ensino de Língua Inglesa, 2008.

24.
Theisen, M. J. Despertando a leitura literária em suportes multimídias nos futuros professores. In: 1° Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas, 2007, Pelotas. Resumos - Caderno de Letras. Pelotas: UFPEL, 2007. v. 1. p. 31-32.

25.
Theisen, M. J. A leitura e a formação de professores. In: 7° Encontro Sobre o Poder Escolar; 8° Seminário Interinstitucional de Educação; 1° Encontro Internacional sobre o Poder Escolar, 2007, Pelotas. Profissão Professor - as maneiras de ser nas maneiras de ensinar. Pelotas: Ed. e Gráfica Universitária da UFPel, 2007. p. 188-188.

26.
Theisen, M. J. Ampliando o conceito de leitura em futuros professores. In: Coloquio Nacional - A pesquisa em letras e linguística em tempos de pós..., 2007, Porto Alegre. Comunicações. Porto Alegre: UFRGS, 2007. v. único.

27.
Theisen, M. J; Rettenmeier, M. . Novos Suportes Na Prática Da Leitura. In: IX Jornada de Pesquisa, 2004, Ijui. IX Jornada de Pesquisa - Livro de Resumos. Ijui: Unijui, 2004. v. único. p. 413-413.

28.
Theisen, M. J; Rettenmeier, M. . Novos Conceitos no Ensino Da Leitura. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Livro de Resumos. Ijuí: Unijuí, 2003. p. 437-437.

Apresentações de Trabalho
1.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . Produção de narrativas multimodais no contexto universitário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Theisen, M. J; Alves Carvalho ; van Hattum-Janssen . A percepção das tecnologias digitais para as atividades acadêmicas pelos estudantes do Curso de Engenharia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Theisen, M. J; Wittke, C. I. . O processo de ensino e aprendizagem dos letramentos acadêmicos por meio de tecnologias digitais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Wittke, C. I. ; Theisen, M. J . Abordagens do ensino e da aprendizagem de português como situação comunicativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Jaison Marques Luiz ; Theisen, M. J ; Veronice Camargo da Silva . O Letramento Digital na Rede Pública de Ensino Numa Era Tecnológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Jaison Marques Luiz ; Theisen, M. J ; Veronice Camargo da Silva . A perspectiva de informações e conhecimentos sobre letramento digital, para professores da rede pública e particular de ensino.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Jaison Marques Luiz ; Theisen, M. J ; Veronice Camargo da Silva . Aplicabilidade das tecnologias da informação e comunicação nas escolas públicas e particulares, no atual contexto educacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Theisen, M. J. Práticas de letramentos digitais na formação de futuros professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Theisen, M. J; Adriana Fischer . As tecnologias digitais como apoio para o desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Theisen, M. J. As TDIC como apoio ao desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
Theisen, M. J. Novas tecnologias e pós-modernidade na(s) identidade(s) de futuros professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Theisen, M. J; PINTO, C.M . Tecnologias digitais como ferramentas para o letramento acadêmico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Theisen, M. J; Cândida Martins Pinto . Práticas de letramento digital e a leitura online no contexto acadêmico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Theisen, M. J. Narrativas Multimodais no contexto universitário.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Theisen, M. J. O Letramento digital e a leitura online na perspectiva dos Novos Estudos do Letramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Theisen, M. J. A leitura online de imagens: práticas de letramentos digitais no contexto universitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Theisen, M. J. Práticas de letramentos digitais no contexto universitário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Theisen, M. J; Cândida Martins Pinto . Reflexões teóricas sobre leitura online e letramento digital a partir dos Novos Estudos do Letramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
Theisen, M. J; Camila Gonçalves dos Santos . Letramento Digital e as TIC como meio de inserir práticas digitais com universitários de EAD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Theisen, M. J. Letramento digital e alunos universitários em modalidade de Ead. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
Theisen, M. J; Cândida Martins Pinto . O Letramento digital e formação de professores em relação às TIC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
Theisen, M. J. Leitura e tecnologia: A busca de uma interação sem fronteiras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
Theisen, M. J. Letramento digital e produção de textos publicitários no AVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Theisen, M. J. Uso do Blog, Vídeo e webquest para incentivar a produção textual em sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Theisen, M. J. Letramento digital e produção textual no AVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
Theisen, M. J. Letramento digital e leitura hipertextual: uma navegação sem limites. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
Theisen, M. J. Letramento digital e leitura online: uma navegação sem limites. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
Theisen, M. J. A avaliação em EAD pode utilizar diferentes ferramentas tecnológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Theisen, M. J. Blog, Vídeo e webquest: Estratégias para Promover a Escrita em Sala de Aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
Theisen, M. J. A leitura online no ambiente virtual de aprendizagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
Theisen, M. J. Blog, Vídeo e webquest: Estratégias para Promover a Escrita em Sala de Aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
Theisen, M. J. Uma experiência de avaliação em EAD com diferentes suportes tecnológicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
Theisen, M. J. Gêneros textuais através das tecnologias multimídias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
Theisen, M. J. Ensinar literatura com as mídias tecnológicas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
Theisen, M. J. A leitura em suporte multimídia pode ser mais atraente para professores de Educação Básica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
Theisen, M. J. Despertando a Leitura Literária em Suportes Multimídias nos Futuros Professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
Theisen, M. J. A leitura e a formação de professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
Theisen, M. J. Ampliando o conceito de leitura em futuros professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
Theisen, M. J. A leitura e o hipertexto: desafios à escola e ao professor. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
Theisen, M. J. Leitura em tempos de internet: desafios à escola e ao professor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
Theisen, M. J. A leitura no contexto da pós-modernidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
Theisen, M. J. A nova postura do leitor e os novos sentidos do texto poético. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
Theisen, M. J; Rettenmeier, M. . Novos suportes na prática da leitura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
Theisen, M. J. A leitura nos novos suportes tecnológicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
Theisen, M. J. O perfil do leitor dentro das tecnologias. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46.
Theisen, M. J; Rettenmeier, M. . Novos conceitos no ensino da leitura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Jaison Marques Luiz ; Theisen, M. J ; Veronice Camargo da Silva . O INCENTIVO À FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA TECNOLÓGICA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL 2017 (Resumo simples durante o 7º Siepex - Salão Integrado de ensino, pesquisa e extensão da Uergs).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Theisen, M. J. Aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras realiza doutorado sanduíche em Portugal. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Theisen, M. J. Blog, Vídeo e webquest: Estratégias para Promover a Escrita em Sala de Aula. 2011; Tema: Produção de textos com estudantes do Ensino Médio. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Theisen, M. J. Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE. 2014. (Relatório de pesquisa).

2.
Theisen, M. J. Letramento Digital e Linguagem - Possibilidades e Desafios. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Theisen, M. J. Jogo de Memória - Do you like fruits?. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exercícios para aprendizagem de Língua Inglesa (Jogo de memória)).

4.
Theisen, M. J. How is your vocabulary about food? Do this exercice and improve it.. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exercícios para aprendizagem de Língua Inglesa (Listening)).

5.
Theisen, M. J. Some essential phrases in the restaurant. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exercícios para aprendizagem de Língua Inglesa (Sequência e Progressão text.)).

6.
Theisen, M. J. Brazilian cousine is delicious!. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Exercícios para aprendizagem de Língua Inglesa (leitura e compreensão de texto))).

7.
Theisen, M. J. Leitura e Cibercultura. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de poesias em suporte multimídia a partir de suporte impresso).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
Theisen, M. J. Sábado Solidário. 2007 (Trabalho Voluntário).

Demais trabalhos
1.
Theisen, M. J. O perfil do leitor dentro das novas tecnologias. 2004 (Pôster) .

2.
Theisen, M. J. A nova postura do leitor e os novos sentidos do texto poético. 2004 (Comunicação Oral) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
Wittke, C. I.; Daiane Neumann; Theisen, M. J. Participação em banca de Mayara Espíndola Lemos. O agir do revisor de textos sob uma perspectiva social e interacionista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Theisen, M. J. VII SIEPEX-Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS. 2017. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

2.
Theisen, M. J. Comitê Avaliador do Edital Siepex/2016 da Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.. 2016. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

3.
Theisen, M. J; Camila Gonçalves dos Santos. Avaliadora da 12 Mostra de Pós-Graduação, 5 Congresso de Extensão e 22 Congresso de Iniciação Científica. 2013. Universidade Católica de Pelotas.

4.
Theisen, M. J. Avaliação de redações de vestibular 2005/1. 2005. Universidade de Passo Fundo.

5.
Theisen, M. J. 2ª Concurso Literário Da Sociedade Amigos da Biblioteca Municipal Caldas Junior. 2004.

6.
Theisen, M. J. Banca de Avaliação de redações 2004/2. 2004. Universidade de Passo Fundo.

7.
Theisen, M. J. Avaliação de redações de vestibular 2003/1. 2003. Universidade de Passo Fundo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Poruguês sem Fronteiras da UFPEL. 2018. (Outra).

2.
II Jornada de Estágios das Licenciaturas do Centro de Letras e Comunicação. 2018. (Outra).

3.
I Jornada de Linguística Aplicada Indisciplinar. 2018. (Outra).

4.
I E ncontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas. 2017. (Encontro).

5.
Congrega Urcamp 2016. A perspectiva de informações e conhecimentos sobre letramento digital, para professores da rede pública e particular de ensino. 2016. (Exposição).

6.
III Congresso Internacional " Pelos mares da língua portuguesa". 2016. (Congresso).

7.
VIII SENALE ? Seminário Nacional Linguagem e Ensino.Práticas de letramentos digitais na formação de futuros professores. 2016. (Seminário).

8.
VIII SENALE ? Seminário Nacional Linguagem e Ensino. 2016. (Seminário).

9.
3 Congresso Literacia, Media e Cidadania (Lisboa, Portugal). 2015. (Congresso).

10.
Diálogos Interdisciplinares em Linguística Aplicada: Vozes do Sul - 2015. 2015. (Seminário).

11.
II Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herença (Munique, Alemanha). 2015. (Simpósio).

12.
V Jornada de Elaboração de Materiais, Tencologia e Aprendizagem de Línuas (JETAL). 2015. (Outra).

13.
12 Encontro sobre o Poder Escolar. 2014. (Encontro).

14.
III Colóquio de Educação e Novas Tecnologias. 2014. (Outra).

15.
II Seminário Internacional de Língua, Literatura e Processos Culturais. 2014. (Seminário).

16.
International Workshop on Cross-Language Speech Perception. 2014. (Outra).

17.
Minicurso 1 - Webquest na educação: III Colóquio de Educação e Novas Tecnologias. 2014. (Outra).

18.
III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 20. 2013. (Outra).

19.
III Jornada de Multiletramentos.Tecnologias digitais como ferramentas para o letramento acadêmico. 2013. (Outra).

20.
II Seminário Diálogos em Educação a Distância - SEDEaD: Desafios da Interatividade e do XIII Encontro para ações em EaD. 2013. (Seminário).

21.
V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social.A leitura online e hipertextual como meio de inserir práticas de letramentos digitais no contexto universitário. 2013. (Encontro).

22.
VII SIGET - Minicurso: Gêneros de Discurso e os Novos Letramentos: Dialogismo e Autoria. 2013. (Simpósio).

23.
11ª Encontro sobre o Poder Escolar.Uso do Blog, Vídeo e webquest para incentivar a produção textual em sala de aula. 2012. (Encontro).

24.
11ª Encontro sobre o Poder Escolar. 2012. (Encontro).

25.
2ª Jornada de Mulletramentos e II Workshop do SAL- Brasil.Letramento digital e produção textual no AVA. 2012. (Outra).

26.
Colóquio sobre Educação e Novas Tecnologias. 2012. (Outra).

27.
Encontro Internacional sobre Novos Letramentos: Globalização e Ensino.Letramento digital e leitura hipertextual: uma navegação sem limites. 2012. (Encontro).

28.
Encontro Internacional sobre Novos Letramentos: Globalização e Ensino. 2012. (Encontro).

29.
II Jornada de Multiletramentos.Letramento digital e produção textual no AVA. 2012. (Outra).

30.
Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino. 2012. (Seminário).

31.
VII SENALE - Ensino e linguagem: novos desafios. 2012. (Seminário).

32.
VII SENALE - Minicurso: Gêneros do Discurso: Questões teóricas e práticas prá. 2012. (Seminário).

33.
XII Seminário Internacional em Letras - Língua e Literatura na (pós-) modernidade. 2012. (Seminário).

34.
XII Seminário Internacional em Letras - Língua e Literatura na (pós-) modernidade.Leitura e Tecnologia: A busca de uma interação sem fronteiras. 2012. (Seminário).

35.
10ª Mostra de Pós-Graduação - Salão Universitário - UCPEL. A leitura online no Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2011. (Congresso).

36.
10ª Seminário Internacional de Pesquisa em leitura e Patrimônio Cultural. 2011. (Seminário).

37.
10ª Seminário Internacional de Pesquisa em leitura e Patrimônio Cultural.A Avaliação em EAD pode utilizar diferentes ferramentas tecnológicas. 2011. (Seminário).

38.
14ª Jornada Nacional de Literatura. 2011. (Outra).

39.
Formação Continuada. 2011. (Seminário).

40.
Formação Continuada. 2011. (Outra).

41.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas - JETAL. 2011. (Seminário).

42.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas - JETAL.Blog, Vídeo e webquest: estratégias para promover a escrita em sala de aula. 2011. (Seminário).

43.
Projeto de Extensão.O papel do tutor na mediação em EAD. 2011. (Seminário).

44.
XI Seminário Internacional em Letras - Língua e Literatura na (pós-) modernidade.Blog, Vídeo e webquest: estratégias para promover a escrita em sala de aula. 2011. (Seminário).

45.
XI Seminário Internacional em Letras - Língua e Literatura na (pós-) modernidade. 2011. (Seminário).

46.
10 Encontro sobre o Poder Escolar. 2010. (Seminário).

47.
I Encontro Internacional de Educação à Distância da UFPel: desafios metodológicos. 2010. (Congresso).

48.
IV Simpósio Virtual em EaD. 2010. (Simpósio).

49.
VI SENALE. 2010. (Seminário).

50.
13ª Jornada Nacional de Literatura. 2009. (Congresso).

51.
8ª Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.Ensinar literatura com as mídias tecnológicas. 2009. (Seminário).

52.
8ª Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural. 2009. (Seminário).

53.
9ª Encontro sobre o Poder Escolar. 2009. (Encontro).

54.
III Colóquio Ensino de Língua e Literatura e I Colóqui Ensino de Língua Inglesa. 2008. (Outra).

55.
III Colóquio Ensino de Língua e Literatura e I Colóqui Ensino de Língua Inglesa.A leitura em suporte multimídia pode ser mais atraente!. 2008. (Outra).

56.
7º Encontro sobre o poder escolar.A leitura e a formação de professores. 2007. (Encontro).

57.
Colóquio Nacional -A pesquisa em letras e linguística em tempos de pós....Ampliando o conceito de leitura em futuros professores. 2007. (Outra).

58.
Disseminadores de Educação Fiscal - ESAF/EAD.Disseminadores de Educação Fiscal. 2007. (Outra).

59.
I Seminário de Metodologias do Ensino de Línguas e de Literaturas - SMELL. 2007. (Seminário).

60.
Leitura: autonomia e apropriação do conhecimento. 2007. (Outra).

61.
Leitura: autonomia e apropriação do conhecimento. 2007. (Outra).

62.
Qualificação de Educadores para a Capacitação de Jovens Voluntários. 2007. (Outra).

63.
Qualificação de Educadores para a Capacitação de Jovens Voluntários - trilhando. 2007. (Encontro).

64.
Sábado da Solidariedade.Linguagens e pinturas. 2007. (Outra).

65.
Colóquio Internacional Literatura e Outras Linguagens.A leitura e o hipertexto: desafios à escola e ao professor. 2006. (Outra).

66.
VII Seminário Internacional de Educação.O professor e os desafios da educação. 2006. (Seminário).

67.
11ª Jornada Nacional de Literatura. 2005. (Outra).

68.
4 Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio.A leitura no contexto da pós modernidade. 2005. (Seminário).

69.
VIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul e V Seminário Interinstitucional. 2005. (Seminário).

70.
Curso de Ações Presenciais - PEIES - Língua Estrangeira (Inglês). 2004. (Oficina).

71.
III Fórum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível.O perfil do leitor dentro das tecnologias. 2004. (Outra).

72.
I Seminário Nacional de Língua e Literatura: Teoria e Ensino.A leitura nos novos suportes tecnológicos. 2004. (Seminário).

73.
VIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul e V Seminário Interinstitucional. 2004. (Seminário).

74.
VI Seminário Internacional de Educação. 2004. (Seminário).

75.
10ª Jornada Nacional de Literatura. 2003. (Outra).

76.
2ª Jornadinha Nacional de Literatura. 2003. (Outra).

77.
II Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio. 2003. (Seminário).

78.
Seminário de Atualização em Letras - Estudos Literários. 2003. (Seminário).

79.
Seminário do Programa - A união Faz a Vida. 2003. (Seminário).

80.
VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ.Novos Conceitos no ensino da leitura. 2003. (Outra).

81.
V Seminário Internacional de Educação. 2003. (Seminário).

82.
III Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2002. (Seminário).

83.
IV Seminário Internacional de Educação - Educação e cidadania: uma construção possível. 2002. (Seminário).

84.
Uma Proposta de Educação Cooperativa para a Escola de Ensino Fundamental. 2002. (Seminário).

85.
9ª Jornada Nacional de Literatura. 2001. (Outra).

86.
III Seminário Internacional de Educação - potencializando talentos. 2001. (Seminário).

87.
VII Encontro Estadual sobre Redação no Vestibular. 2001. (Encontro).

88.
II Seminário Internacional: Repensando o ato pedagógico: teoria x prática. 2000. (Seminário).

89.
I Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras do Planalto Médio. 2000. (Seminário).

90.
8ª Jornada de Literatura. 1999. (Outra).

91.
I Encontro Regional: Inclusão Educativa. 1999. (Encontro).

92.
II Encontro Nacional em Educação e Cidadania. 1999. (Encontro).

93.
I Seminário Internacional: a prática pedagógica rumo ao 3° milênio. 1999. (Seminário).

94.
Semana Acadêmica de Pedagogia. 1999. (Outra).

95.
I Encontro Nacional em Educação e Cidadania. 1998. (Encontro).

96.
Semana Acadêmica de Letras. 1998. (Outra).

97.
7ª Jornada Nacional de Literatura. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Theisen, M. J. III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas. 2013. (Outro).

2.
Theisen, M. J. VII SENALE: Ensino e linguagem: novos desafios. 2012. (Congresso).

3.
Theisen, M. J. Práticas de Leitura em Suporte Multimídia. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Josiane S. da Silva Tallawitz. A ludicidade como recurso didático para o ensino da língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Jossemar de Matos Theisen.

2.
Lorrene Klatter Braga. O Audiovisual como Recurso didático no Ensino Aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Jossemar de Matos Theisen.

3.
Etiane da Silva F. Fernandes. O Lúdico no processo de ensino aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Jossemar de Matos Theisen.

4.
Karen Daniela Pfeil. O uso das TICs no processo de ensino/aprendizagem da Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Jossemar de Matos Theisen.

5.
José Carlos M. Severo. Língua Espanhola através do vocabulário básico para aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Jossemar de Matos Theisen.

6.
Juliana Pacheco Medina. O ensino da gramática da Língua Espanhola no Ensino Médio: Estudo de verbos e artigos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Jossemar de Matos Theisen.

7.
Fabiane B. Dottes. O Lúdico como ferramenta no Processo de Aprendizagem da Língua Espanhola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Jossemar de Matos Theisen.



Outras informações relevantes


1. O artigo "A inserção de práticas de letramentos digitais na formação de professores nos cursos de Letras", será um capítulo no livro:
?Dilemas e perspectivas didáticas em formação docente e ensino de língua: entre prescrições e práticas?, organizado por Cleide Inês Wittke, Milena Moretto e Glaís Sales Cordeiro, a ser publicado pela Editora Mercado de Letras, no decorrer de 2018.

2. O artigo " O domínio da competência leitora como ferramenta no desenvolvimento da criticidade e da emancipação do aluno no ensino
de língua materna, de autoria minha e Cleide Inês Wittke, será um capítulo no livro ?Dialogando sobre as (trans)formações docentes: (dis)cursos sobre a formação inicial e continuada?, organizado por Milena Moretto, Cleide Inês Wittke e Glaís Sales Cordeiro, a ser publicado pela Editora
Mercado de Letras, no decorrer de 2018.

Proficiência em língua estrangeira: Aprovada no teste de proficiência em Língua Espanhola - UCPEL.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 21:51:25