Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros

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  • Última atualização do currículo em 08/05/2018


Graduada em Pedagogia (1993), Fonoaudiologia (1998), especialista em Educação Infantil pela Universidade Católica de Pernambuco (2005), mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), na Linha de Pesquisa Educação e Linguagem e doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco, na Linha de Pesquisa Educação e Linguagem . É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e pesquisa na área de Linguagem, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização e letramento, práticas de leitura e escrita, educação do campo e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros
Nome em citações bibliográficas
BERFORD;Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Heterogeneidade: a prática pedagógica do ensino da leitura nos contextos das escolas ciclada e multisseriada,
Orientador: TELMA FERRAZ LEAL.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Práticas de escrita e formação docente: da produção textual cotidiana à construção do artigo científico,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Emília Lins e Silva.
Palavras-chave: formação inicial de professores; práticas de escrita e leitura; produção do artigo científico.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 390h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Título: A importância da Formação Incial na Apropriação da Escrita.
Orientador: Maria Emília Lins e Silva.
1993 - 1998
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
1988 - 1993
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa de Doutorado
Outras informações
Aluna do curso de Doutorado em Educação pela UFPE Bolsista CAPES

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Pesquisa e desenvolvimento - Centro de Educação - UFPE

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 60

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Professora convidada do curso de Licenciatura Plena em Educação Intercultural Indígena (PROLIND - Convênio FNDE - Ofício nº 473/2013-GR/UFPE) no período de dezembro de 2014, na Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste - Núcleo de Formação Docente, na modalidade de prestação de serviços didáticos e pedagógicos. ATIVIDADE: professora do componente curricular Leitura e Escrita (60hs)


Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
ATIVIDADE Formação continuada de professores de Camaragibe anos 3 e 5.


Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS Técnicas Fonoaudiológicas de Linguagem Teorias de Aquisição de Linguagem e Avaliação Fonoaudiologia Escolar Coordenadora da Clínica Escola de Fonoaudiologia - UNCISAL

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Coordenador da Clínica Escola, Enquadramento Funcional: Coordenação da Clínica Escola
Outras informações
Coordenador da Clínica Escola de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS Fonoaudiologia Escolar Técnicas Fonoaudiológicas de Linguagem Teorias de Aquisição de Linguagem e Avaliação Coordenadora da Clínica Escola de Fonoaudiologia - UNCISAL


Faculdade Escritor Osman da Costa Lins, FACOL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12
Outras informações
ATIVIDADES Professora das disciplinas do curso de Pedagogia: Introdução à Metodologia científica Fonoaudiologia escolar

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS Estrutura, funcionamento e diretrizes curriculares do Ensino Médio Didática do Ensino Superior Metodologia científica Professor convidado do Curso de Especialização "Lato Sensu" em Pedagogia, Extensão e Pós Graduação da Faculdade Escritos Osman Lins - FACOL


Fundacão Roberto Marinho, FRM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado


Instituto Pulsar, INSTITUTO PULSAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
ATIVIDADES FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I - REDES MUNICIPAIS Análise de instrumento de avaliação de leitura:refletindo sobre estratégias didáticas Objetivos de aprendizagem dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco Elaboração da Matriz de Planejamento Educação Inclusiva: um tema para refletir OFICINAS PEDAGÓGICAS - PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I - REDES MUNICIPAIS Língua Portuguesa


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de alunos com deficiência intelectual

Atividades

1994 - 1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de alunos especiais


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Heterogeneidade e alfabetização: concepções e práticas
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Telma Ferraz Leal em 24/03/2018. Descrição: A problemática da alfabetização no Brasil tem sido abordada por pesquisadores de diferentes correntes teóricas e sob múltiplas perspectivas. Há, no entanto, questões ainda pouco abordadas ou insuficientemente discutidas. Uma delas diz respeito ao modo como a heterogeneidade dos estudantes é concebida em documentos curriculares, livros didáticos e no discurso dos professores, assim como os modos como os docentes lidam com tal fenômeno na prática cotidiana. Tal temática é de fundamental importância porque os dados de avaliação no país ainda evidenciam grandes distorções e desigualdades na apropriação da escrita e da leitura. Crianças e adultos ainda frequentam as escolas sem terem acesso a conhecimentos que garantam suas inserções em práticas sociais letradas. Obviamente, variadas causas precisam ser consideradas, como as distorções nas condições socioeconômicas das regiões brasileiras, as condições precárias de trabalho dos professores, problemas na formação dos profissionais, estratégias pedagógicas inadequadas, dentre outras. No bojo dessas questões, uma das razões possíveis para tais resultados é a falta de estratégias pedagógicas para lidar com as múltiplas heterogeneidades entre os estudantes. Desse modo, objetiva-se investigar as concepções sobre heterogeneidade e sobre heterogeneidade no contexto da sala de aula presentes em documentos curriculares, livros didáticos e discursos de docentes, assim como as estratégias docentes para lidar com tal fenômeno em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no ensino da leitura e da esce práticasrita em contextos de escolas do campo e da cidade. A metodologia do estudo será diversificada, considerando as diferentes fases da pesquisa. Inicialmente serão analisados dez documentos curriculares de capitais brasileiras, buscando-se identificar as concepções presentes nestes documentos acerca da heterogeneidade em sala de aula e as orientações aos professores sobre tal questão. Na segunda fase, duas coleções de livros didáticos destinadas ao ciclo de alfabetização (aprovadas pelo PNLD e PNLD-campo) serão analisadas, para identificação, no manual do professor, de conceitos ou discussões sobre tal temática e de orientações aos professores sobre como lidar com a heterogeneidade nas diferentes atividades de leitura e escrita propostas, e no livro do estudante, como temas relativos à diversidade / heterogeneidade são abordados. A terceira fase constará de análise do que é dito pelos professores sobre o tema, buscando-se identificar as concepções sobre a heterogeneidade em sala de aula uni e multisseriadas. E na última fase serão realizadas observações de aulas para investigar que estratégias didáticas são utilizadas pelos professores do campo e cidade para lidar com a heterogeneidade no ensino da leitura e da escrita.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores e impactos sobre a prática docente
Descrição: Não é recente a discussão sobre o processo de alfabetização no Brasil. Durante muitos anos a taxa de analfabetismo vem preocupando estudiosos e governantes, além disso, a possibilidade de termos jovens que terminam o ensino básico e que não são capazes de produzir ou ler textos com autonomia também é preocupante. Muitas ações têm sido implantadas para resolver tais problemas. O Brasil tem conseguido diminuir a taxa de analfabetismo, mas muito ainda tem a ser feito. No ano de 2012 o Governo Federal lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que constitui um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e universidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. Nesse pacto para que a criança seja considerada alfabetizada não basta que ela seja capaz de realizar todas as correspondências entre grafema e fonema e escrever/ler algumas palavras. É necessário mais que isso: que ela seja capaz de ler e produzir textos com autonomia. Por essa razão, acredita-se que a criança necessite de um tempo maior para consolidar o processo de alfabetização o que se prolongaria até o final do 3º ano do ensino fundamental. Um dos principais investimentos do Pacto será o desenvolvimento da formação continuada de professores. Essa formação acontecerá dentro de uma perspectiva reflexiva sobre a prática de professores. Entendendo a importância do Pacto para o processo de alfabetização, essa pesquisa terá como objetivo principal analisar o processo de formação de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e os impactos dessa formação nas concepções e práticas de professores alfabetizadores de escolas da cidade e do campo. Tal objetivo desdobra-se em objetivos específicos organizados em nove subprojetos: formação continuada de professores em larga escala: limites e possibilidades; concepções sobre alfabetização de profissionais da educação: orientadores Integrantes: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - Coordenador / Telma Ferraz Leal - Integrante / ANA PAULA BERFORD LEÃO DOS SANTOS BARROS - Integrante / Leila Nascimento da Silva - Integrante / CINTHIA EPITÁCIO DA SILVA - Integrante / JULIANA DE MELO LIMA - Integrante / ESTER CALLAND DA SILVA - Integrante / Rielda Karyna de Albuquerque - Integrante / Érika Souza Vieira - Integrante / Amanda Ferreira - Integrante / Bruna Guimarães - Integrante / Carolina de Sá - Integrante / Edenice Cavalcante - Integrante / Fabiana Ferreira da Silva - Integrante / Joanne Lima - Integrante / Kátia Virgínia da Silva - Integrante / Lays Cândido Barros - Integrante / Maria Daniela da Silva - Integrante / Yarla Suellen Nascimento Álvares - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros - Integrante / Telma Leal - Coordenador / Ester Calland Rosa - Integrante / Ana Claudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
A HETEROGENEIDADE DAS TURMAS MULTISSERIADAS DO CAMPO E OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Descrição: Curso de Extensão universitária que visa promover a formação de estudantes de graduação em pedagogia e demais licenciaturas, bem como de professores e pesquisadores da área, na temática da Educação do Campo, introduzindo a discussão sobre a construção de experiências populares em educação do campo, currículo e práticas pedagógicas das/nas escolas rurais.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (20) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . Integrantes: Carolina Figueiredo de Sá - Coordenador / Oscar Emerson Zuniga Mosquera - Integrante / Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros - integrante / Amanda Kelly Ferreira da Silva - Integrante / Juliana Maria Lima Coelho - Integrante..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E LÍNGUA PORTUGUESA
Descrição: Avaliadora da equipe do Projeto de extensão AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E LÍNGUA PORTUGUESA, coordenado pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL) do Centro de Educação da UFPE ATIVIDADES Participação no treinamento da equipe de coordenadores e avaliadores Avaliação pedagógica dos livros didáticos impressos e dos manuais digitais e preenchimento das fichas individuais de avaliação (1º e 2º lotes) Participação nas reuniões de consolidação de cada obra avaliada Elaboração da ficha de consolidação de cada um das obras avaliadas (1º e 2º lotes) Elaboração dos pareceres de acordo com as coleções as quais estava responsável (lotes 1º e 2º).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Descrição: Descrição: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, do Ministério da Educação, em parceria com secretarias estaduais, municipais e universidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Integrantes: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros - Integrante.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Descrição: Assessora dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na rede Municipal de Camaragibe, por meio de convenio entre a UFPE e a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe- PE..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ALFABETIZAÇÃO.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Rural.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor I, Estado de Pernambuco, .
2002
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor Auxiliar do Serviço Estadual do Poder Executivo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde.
2000
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor Substituto da Universidade Estadual de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Ciências da Saúde.
1994
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor I, Prefeitura Municipal do Recife, .
1993
Aprovação em concurso público para o cargo de Professor I, Estado de Pernambuco, .


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BERFORD. INTERDISCIPLINARIDADE: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. In: Telma Ferraz leal. (Org.). INTERDISCIPLINARIDADE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. 1ed.RECIFE: Editora UFPE, 2016, v. 1, p. 01-116.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERFORD. AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: as demandas de escrita no percurso acadêmico. In: 33a Reunião Anual da Anped, 2010, Caxambu-MG. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

2.
BERFORD; Lins e Silva . Usos e Finalidades das Produções Escritas na Formação Inicial. In: Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal. Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007.

3.
BERFORD; Lins e Silva . AS DEMANDAS DE ESCRITA NO ESPAÇO DA FORMAÇÃO INICIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICAP. In: III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2007, João Pessoa. Globalização e Interculturalidade: Currículo, Espaço de Litígio?, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERFORD. As práticas de escrita na formação docente: as demandas de escrita no percurso acadêmico à construção do artigo científico. In: ANPED, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BERFORD. Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BERFORD. Objetivos de Aprendizagem dos Parâmetros Curriculares de Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BERFORD. Elaboração da Matriz de Planejamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BERFORD. Língua Portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BERFORD. Elaboração da Matriz de Planejamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BERFORD; ROSA, Ester Calland ; LINS E SILVA , S T . A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PNAIC: CONCEPÇÕES DE ORIENTADORES DE ESTUDO ALFABETIZADORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BERFORD. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BERFORD. Análise de Instrumento de Avaliação de Leitura: refletindo sobre Estratégias Didáticas e Descritores de Leitura?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BERFORD. Educação inclusiva: um tema para refletir. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BERFORD. As práticas de escrita no cotidiano da formação inicial do professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BERFORD. As práticas de escrita no cotidiano da formação inicial do professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BERFORD. Leitura e escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BERFORD. Avaliação em Língua Portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BERFORD. Estratégias de Leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
BERFORD. Práticas de escrita e formação docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
BERFORD. Planejamento Pedagógico: por quê fazer?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BERFORD. As práticas de escrita na formação inicial docente: as demandas de escrita no percurso acadêmico à construção do artigo científico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
BERFORD. AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: as demandas de escrita no percurso acadêmico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BERFORD; Lins e Silva . Usos e Finalidades das Produções Escritas na Formação Inicial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BERFORD; Lins e Silva . As Demandas de Escrita no Espaço da Formação Inicial no Curso de Pedagogia da UNICAP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
BERFORD; Lins e Silva . As demandas de escrita no espaço da formação inicial no curso de Pedagogia da UNICAP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BERFORD; Lins e Silva . Usos e finalidades das produções escritas na formação inicial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BERFORD. AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E LÍNGUA PORTUGUÊS - PNLD2016. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BERFORD. Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BERFORD. Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
BERFORD. Músicas, parlendas, trava-línguas na Alfabetização. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERFORD; Carolina Figueiredo de Sá . ALFABETIZAÇÃO E HETEROGENEIDADE NAS ESCOLAS DO CAMPO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BERFORD. II Curso de Extensão em Educação do Campo: experiências, currículo e práticas pedagógicas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PESSOA, A. C. R. G.; BERFORD. Participação em banca de DAYSE COSME DA CRUZ MIRANDA / VERA BARBARA SANTANA TORRES.USO DE JOGOS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
CARAÚBAS LÚCIA MARIA; BERFORD; BORGES Eliana. Participação em banca de KATARINE VIEIRA COSTA e SUELENE TRAJANO.O LÚDICO NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
PESSOA, A. C. R. G.; CARVALHO, L M T C; BERFORD. Participação em banca de DAYSE COSME DA CRUZ MIRANDA e VERA BÁRBARA SANTANA TORRES.USO DE JOGOS DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
PESSOA, A. C. R. G.; BERFORD. Participação em banca de DAYANE DOS SANTOS FIGUEIRA / POLYANA ROBERTA PEREIRA BARBOSA.PRODUÇÃO DE TEXTO NO 5º ANO: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES NO PROCESSO DE REVISÃO TEXTUAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
BERFORD. Participação em banca de Sandra Maia.A importância da intervenção fonoaudiológica em crianças portadoras de Síndrome de Down. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação Universitária de Ciências Médicas de Alagoas Governador Lamenha Fi.

6.
BERFORD. Participação em banca de Flávia Torres Pacheco.Proposta de atuação do fonoaudiólogo no âmbito escolar. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação Universitária de Ciências Médicas de Alagoas Governador Lamenha Fi.

7.
BERFORD. Participação em banca de Anna Karine Costa Bandeira.A intervenção precoce na deficiência auditiva. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação Universitária de Ciências Médicas de Alagoas Governador Lamenha Fi.

8.
BERFORD. Participação em banca de Kristhine Keyla Calheiros Paiva Brandão.Benefícios da atuação fonoaudiológica em berçário de risco. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação Universitária de Ciências Médicas de Alagoas Governador Lamenha Fi.

9.
BERFORD. Participação em banca de Daniela Mendes.Estimulação Sensório Motor Oral em recém-nascido pré-termo à terapia fonoaudiológica. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação Universitária de Ciências Médicas de Alagoas Governador Lamenha Fi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES.A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PNAIC: CONCEPÇÕES DE ORIENTADORES DE ESTUDO E ALFABETIZADORES. 2016. (Outra).

2.
II CONBALF - CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. 2015. (Congresso).

3.
REUNIÃO DE TREINAMENTO PARA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS COMPONENTES CURRICULARES. 2015. (Outra).

4.
33a. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped.AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: as demandas de escrita no percurso acadêmico. 2010. (Outra).

5.
16o COLE - Congresso de Leitura do Brasil.Impactos da formação continuada e as estratégias de ensino da escrita do professor.. 2007. (Congresso).

6.
I CONEL - I Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem: Linguagem como prática social: fronteiras e perspectivas.Usos e Finalidades das Produções Escritas na Formação Inicial..Usos e Finalidades das Produções Escritas na Formação Inicial.. 2007. (Outra).

7.
III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.As demandas de escrita no espaço da formação inicial do cruso de Pedagogia da UNCAP.. 2007. (Outra).

8.
Palestra Educativa.Palestrante - A Produção dos Sons da Fala / A Aquisição da Linguagem Infantil / O Treinamento da Consciência Fonológica na Educação Infantil / A Aprendizagem da Leitura e da Escrita / Os Distúrbios de Leitura e Escrita.. 2002. (Outra).

9.
"Atuação do Fonoaudiólogo Escolar na Educação Infantil".Palestrante - Atuação do Fonoaudiólogo Escolar na Educação Infantil: Os distúrbios de aprendizagem: avaliação e programas de remediação / Consciência Fonoaudiológica: uma habilidade necessária à alfabetização.. 2001. (Outra).

10.
Curso - "O trabalho fonoaudiológico com gagueira sob a perspectiva da linguagem".Curso - O trabalho fonoaudiológico sob a perspectiva da linguagem. Fga. Nádia Pereira Azevedo. 2001. (Outra).

11.
II Jornada Alagoana de Fisioterapia "Unidos em busca da valorização profissional do fisioterapeuta".Palestrante - Atuação Fonoaudiológica na Síndrome de Down. 2001. (Encontro).

12.
XII ENEFON - Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia - Comunicação, Uma Questão de Saúde Pública.Palestrante - Atuação Fonoaudiológica na Síndrome de Down. 2001. (Encontro).

13.
. VIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2000. (Congresso).

14.
"Acontecendo em Fonoaudiologia.Curso - Processos Patológicos da Linguagem. Profª Dra. Regina Maria Freire. 2000. (Outra).

15.
"Atendimento Fonoaudiológico em Crianças Portadoras de Síndrome de Down".Palestrante - Atendimento Fonoaudiológico em Crianças Portadoras de Síndrome de Down. 2000. (Outra).

16.
Curso.Curso - Aquisição de Linguagem: A criança e Suas Posições na Lingua. Frofª Dra. Cláudia de Lemos. 2000. (Outra).

17.
Curso "Didática do Ensino Superior".Curso - Didática do Ensino Superior. 2000. (Outra).

18.
II Jornada de Fonoaudiologia da Universidade das Ciências da Saúde de Alagoas.Palestrante - Distúrbios de Aprendizagem: Avaliação e Programas de Remediação.. 2000. (Outra).

19.
II Jornada de Fonoaudiologia da Universidade das Ciências da Saúde de Alagoas - "Humanização no Atendimento ao Paciente".Palestrante - Abordagem Fonoaudiológica nos Distúrbios de Leitura e Escrita. 2000. (Outra).

20.
I Seminário de Portadores de Necessidades Espaciais.Palestrante - Atuação do Fonoaudiólogo Escolar na Educação Infantil. 2000. (Seminário).

21.
I Seminário de Portadores de Necessidades Especiais.Palestrante - Os Erros Ortográficos no Processo de Apropriação da Linguagem Escrita. 2000. (Seminário).

22.
VIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Curso - Diagnóstico Diferencial no Distúrbio de Aprendizagem. 2000. (Congresso).

23.
VIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.Curso - Diagnóstico diferencial dos distúrbios de linguagem oral na criança. Dr Jaime Luiz Zorzi. 2000. (Outra).

24.
"Acontecendo em Fonoaudiologia".Curso - A Terapia da Gagueira como um Trabalho de Ressignificação. Fga.Sílvia Friedman. 1998. (Outra).

25.
Curso. Curso - O Diagnóstico Diferencial Entre as Alterações da Fala e as Alterações da Linguagem. Dr. Jaime Luiz Zorze. 1998. (Congresso).

26.
Curso.Curso - O Mito da Alimentação Pastosa nas Alterações Fonoaudiológicas. Dra. Irene Queiroz Marchesan. 1998. (Outra).

27.
Grupo de estudo: "Desvio Fonológico".Desvio Fonológico. 1998. (Encontro).

28.
III Jornada interna Otorrino-fonoaudiológica sobre a introdução à Otoneurologia.III Jornada Interna Otorrino-fonoaudiológica sobre a introdução à Otoneurologia. 1994. (Outra).

29.
Curso.Curso - Especialização em Lingua de Sinais. 1993. (Outra).

30.
V Encontro Técnico: Aspectos Éticos e Estéticos no Campo das Altas Habilidades.V Encontro Técnico: aspectos éticos e estéticos no campo das altas habilidades. 1993. (Encontro).

31.
XII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. XII Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1993. (Congresso).

32.
Curso de Treinamento para Professores do Pré-escolar.Curso - Capacitação de Recursos Humanos na Área de Educação Pré-escolar. 1990. (Outra).

33.
Curso.Curso - Introdução ao Método Montessori. Pedagoga Regina Maria Ruiz Mafra. 1988. (Outra).

34.
VII Semana Pedagógica - "A Práxis Educativa - Dificuldades e Busca de Alternativas Facilitadoras.VII Semana Pedagógica - A Práxis Educativa - Dificuldades e busca de Alternativas Facilitadoras. 1988. (Encontro).

35.
Curso "Especialização em Alfabetização".Curso - Especialização em Alfabetização. 1986. (Outra).

36.
Curso "Jardim de Infância".Curso - Jardim de Infância. 1986. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERFORD. II Curso de Extensão em Educação do Campo: experiências, currículo e práticas pedagógicas. 2016. (Outro).

2.
BERFORD; Carolina Figueiredo de Sá . SEMINÁRIO FINAL DO II CURSO DE EXTENSÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS, CURRÍCULOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2016. (Outro).

3.
BERFORD. II CONBALF - CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO. 2015. (Congresso).

4.
BERFORD. Seminário Pacto Nacional da Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão. 2015. (Outro).

5.
Carolina Figueiredo de Sá ; BERFORD ; VARELLA, Vinícius ; ALBUQUERQUE R K ; SILVA A K S . ATO EM DEFESA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRA O FECHAMENTO DAS ESCOLAS. 2015. (Outro).

6.
BERFORD. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Outro).

7.
BERFORD. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Outro).

8.
BERFORD. Seminário de Planejamento e Produção de Material do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sandra Maia. ?A Importância da Intervenção Fonoaudiológica em Crianças Portadoras de Síndrome de Down ? Estudo de Caso?. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação Universitária de Ciências Médicas de Alagoas Governador Lamenha Fi. Orientador: Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros.

2.
Flávia Torres Pacheco. ?PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO NO ÂMBITO ESCOLAR ?. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Fundação Universitária de Ciências Médicas de Alagoas Governador Lamenha Fi. Orientador: Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros.

Orientações de outra natureza
1.
Adrielli Alessandra e Alessa Amaral. A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS ORAIS PARA APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS DO CAMPO. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros.

2.
Bianca Carina, Juliana Bandeira. MULTISSERIAÇÃO E HETEROGENEIDADE DO CAMPO. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros.

3.
Luanna Maria. ESCOLAS DO CAMPO, TURMAS MULTISSERIADAS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros.

4.
Andréa Duarte da Silva1. PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO NAS ESCOLAS DO CAMPO: A VALORIZAÇÃO CULTURAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros.

5.
Yara Morato de Albuquerque Silva. OS DESAFIOS DOS DOCENTES EM OFERECER UM ENSINO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS DO CAMPO, DEVIDO AOS SISTEMA DE MULTISSERIAÇÃO EXISTENTE NAS ZONAS RURAIS. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Ana Paula Berford Leão dos Santos Barros.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BERFORD; Lins e Silva . As demandas de escrita no espaço da formação inicial no curso de Pedagogia da UNICAP. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BERFORD; Lins e Silva . Usos e finalidades das produções escritas na formação inicial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BERFORD. AS PRÁTICAS DE ESCRITA NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: as demandas de escrita no percurso acadêmico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BERFORD. As práticas de escrita no cotidiano da formação inicial do professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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