Felipe Venâncio Barbosa

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  • Última atualização do currículo em 25/01/2018


Possui graduação em Fonoaudiologia (2001) e doutorado em Ciências da Reabilitação Humana (2007) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Possui atuação voltada à surdez e à Língua de Sinais Brasileira, com ênfase nos estudos da descrição e produção atípica das línguas de sinais. Atua principalmente nos seguintes temas: surdez, língua de sinais, linguagem, cognição, distúrbios de linguagem em lingua de sinais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Venâncio Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, F. V.;BARBOSA, FELIPE V.;BARBOSA, FELIPE VEN?NCIO;BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Departamento de Lingüística
Cidade Universitária
05508010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914298
URL da Homepage: http://www.fflch.usp.br/dl/felipevbarbosa/index.htm


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Ciências da Reabilitação.
Faculdade de Medicina da USP, FMUSP, Brasil.
Título: Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem de Crianças Surdas: a interferência do uso de Língua de Sinais e do Português pelo examinador bilíngüe, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Ida Lichtig.
Palavras-chave: Surdez; Linguagem; Língua de Sinais; Oralidade; Comunicação.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
2005 - 2006
Especialização em Ativ. Proc. na Formação Superior de Prof. da Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: A Introdução de um Profissional Surdo em uma Escola Médica.
1998 - 2001
Graduação em Fonoaudiologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Manifestação das Alterações no Processamento da Linguagem na Avaliação das Habilidades Língüístico Pragmáticas na Afasia de Broca Leve.
Orientador: Letícia Lessa Mansur.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
University College London, UCL, Grã-Bretanha.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Linguagem e Surdez / Especialidade: Linguagem e Surdez.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Descrição da Língua de Sinais Brasileira

Atividades

02/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

02/2010 - Atual
Ensino, Letras - Linguística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Linguística das línguas de sinais (FLL0191)
Língua de Sinais Brasileira: Aspectos Linguisticos, Sociais e Educacionais (FLL1013)
Aspectos Fundamentais da Língua de Sinais Brasileira (FLL1015)
Língua de Sinais Brasileira: Educação, Comunicação e Cultura (FLL1014)
Elementos de Linguística II (FLL0434)
Elementos de Linguística I (FLL0433)
02/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Cargo ou função
Apoio ao projeto de implementação do ensino da Língua de Sinais Brasileira na Universidade de São Paulo.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Instrutor, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na Graduação e pós-graduação. Coordenador do curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Interpretação/Tradução Libras-Português.

Atividades

08/2009 - 02/2010
Ensino, Especialização em Interpretação em LIBRAS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos Cognitivos do Processo de Interpretação
Estágio Supervisionado em Interpretação Libras-Português
Lingüística da Língua de Sinais Brasileira
02/2006 - 02/2010
Ensino, Curso de especialização em Linguagem, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Surdez e Língua de Sinais Brasileira
03/2005 - 02/2010
Extensão universitária , Curso de Fonoaudiologia, .

Atividade de extensão realizada
Estágio Eletivo em Linguagem e Surdez.
03/2005 - 02/2010
Outras atividades técnico-científicas , Curso de Fonoaudiologia, Curso de Fonoaudiologia.

Atividade realizada
Orientação de pesquisas científicas na área de Surdez e Linguagem.
02/2004 - 02/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Fonoaudiologia, .

Linhas de pesquisa
Surdez
Linguagem
1/2004 - 02/2010
Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Audiologia Educacional I
Audiologia Educacional II
Distúrbios da Comunicação Humana
Distúrbios das Funções Orais e da Fluência
Estágio Eletivo em Linguageme Surdez
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica - Módulo de Audiologia Educacional
Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica - Módulo em UBS

University of Bristol, BRISTOL, Inglaterra.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Visiting Fellow, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20
Outras informações
Curto período como Visiting Fellow no Centre for Deaf Studies, direcionado pelo Prof. Dr. Jim Kyle (Faculty of Social Sciences and Law - University of Bristol) para discussão sobre metodologia de ensino de língua de sinais na modalidade a distância.


Solar Ear, SOLAR EAR, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: assessoria, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto Educacional, Carga horária: 4
Outras informações
Projeto educacional realizado em conjunto com jovens surdos. Atuação em escola pública para estimulação de linguagem de crianças surdas em situação de risco social pelo atraso extremo no início da aquisição de língua.


Legar Sustentabilidade Social, LEGAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor


Faculdades Integradas Rio Branco, FIRB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Intérprete/Tradutor de LIBRAS, Carga horária: 20


Instituto da Apae, IAPAE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 2

Atividades

10/2003 - 10/2004
Ensino, Aperfeiçoamento em Deficiência Mental e Educação I, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Intervenção Precoce e Estimulação Global
Linguagem e Orientação Fonoaudiológica no Processo Educacional

Instituto do Grêmio Politécnico Para o Desenvolvimento da Educação, IGPDE*, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Intérprete, Carga horária: 20

Atividades

5/2003 - 2/2004
Serviços técnicos especializados , Instituto do Grêmio Politécnico Para o Desenvolvimento da Educação, .

Serviço realizado
Interpretação em Língua de Sinais Brasileira.
5/2003 - 2/2004
Treinamentos ministrados , Instituto do Grêmio Politécnico Para o Desenvolvimento da Educação, .

Treinamentos ministrados
Conscientização do corpo docente
5/2003 - 2/2004
Outras atividades técnico-científicas , Instituto do Grêmio Politécnico Para o Desenvolvimento da Educação, Instituto do Grêmio Politécnico Para o Desenvolvimento da Educação.

Atividade realizada
Publicação de artigo científico na área da Educação Especial em congresso específico..


Linhas de pesquisa


1.
Surdez
2.
Linguagem
3.
Produção atípica das línguas de sinais
4.
Linguagem e Cognição
5.
Descrição da Língua de Sinais Brasileira


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Análise da produção e percepção da sinalização em língua de sinais brasileira por usuários fluentes
Descrição: O objetivo principal deste projeto foi investigar os parâmetros de fluência de sinalização da Língua de Sinais Brasileira com a análise do processamento natural (1) da produção da língua (sinalização) e (2) da percepção em indivíduos fluentes na Libras. As análises foram realizadas com objetivos descritivos e, com relação às comparações entre amostras que serão realizadas as seguintes hipóteses serão testadas: hipótese 1: a faixa etária interfere na fluência da sinalização de pessoas surdas; hipótese 2: o gênero não interfere na fluência de sinalização de pessoas surdas; hipótese 3: a fluência de sinalização de surdos e ouvintes é diferente; hipótese 4: as características da fluência são percebidas por interlocutores que dominam a língua. Foram realizados dois estudos, o primeiro, para testar as hipóteses 1, 2 e 3, e o segundo estudo, para testar a hipótese 4. Para o primeiro estudo a amostra foi de 129, sendo 98 surdos e 31 ouvintes, todos usuários fluentes da Libras, com idade média de 21 anos e 11 mêses de idade. No segundo estudo participaram dois colaboradores fluentes em Libras, um do gênero feminino, com 39 anos de idade e um do gêrero masculine, com 37 anos de idade. Os colaboradores tiveram contato de no mínimo 25 anos com a língua de sinais e com a comunidade surda. Ambos possuem formação superior e pós-graduação na área. Para a coleta de dados do do primeiro estudo foi usada a prancha ?O Roubo do Banco? para elicitação de narrativa. As amostras foram analisadas com relação aos parâmetros de fluência, inicialmente estudados por Andrade et al. (2017). Os vídeos com as sinalizações registradas na primeira etapa foram usados para a análise da identificação das rupturas por usuários da Libras no segundo estudo. Dez vídeos foram editados para análise da percepção da sinalização para que os usuários expressem suas percepções sobre amostras específicas coletadas dos outros sujeitos. Foram escolhidas cinco amostras sem ocorrências de rupturas e as cinco amostras com maior numero de rupturas. Dois colaboradores realizaram julgamento do grau de fluência da amostra de sinalização observada com base em um questionário elaborado para este estudo com cinco questões simples elaboradas para direcionar a observação dos juízes. A elaboração do questionário foi baseada nas proposições de Cupello (2007) e Merlo (2006). Cada uma das questões foi explicada previamente aos colaboradores e então, após a observação dos vídeos, foi realizado a anotação das percepções com a atribuição de notas, em escala de 0 a 10, para cinco características da sinalização: a fluência, as rupturas, a velocidade de sinalização, a leveza da sinalização e a tensão na sinalização. Os dados foram analisados quantitativamente. Com relação às hipóteses testadas, na forma como o presente estudo foi conduzido, temos: hipótese 1 não confirmada: a faixa etária não interfere na fluência da sinalização de pessoas surdas; hipótese 2 confirmada: o gênero não interfere na fluência de sinalização de pessoas surdas; hipótese 3 confirmada: a fluência de sinalização de surdos e ouvintes é diferente; hipótese 4 confirmada: as características da fluência são percebidas por interlocutores que dominam a língua..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
INTERFERÊNCIAS DAS HABILIDADES COGNITIVAS NO PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA EM LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Felipe Venâncio Barbosa - Coordenador / Ana Luiza G P Navas - Integrante / Fernando Almeida Freitas - Integrante.
2011 - Atual
LANGUAGE PROCESSING IMPAIRMENT EXPRESSED IN BRAZILIAN SIGN LANGUAGE BY DEAF PEOPLE WITH BRAIN INJURY
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Virtual de Estudos da Linguagem
2015 - Atual
Periódico: Revista CEFAC (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Revista do GEL
2013 - Atual
Periódico: Audiology Communication Research
2012 - Atual
Periódico: Revista todas as letras (MACKENZIE. Online)
2012 - Atual
Periódico: Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli
2009 - Atual
Periódico: Interação em psicologia (Online)
2007 - Atual
Periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fisiopatologia Experimental/Especialidade: Linguagem e Surdez.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fisiopatologia Experimental/Especialidade: Fisiopatologia dos Distúrbios da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Neurolingüística/Especialidade: Neurolingüística.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fisiopatologia Experimental/Especialidade: Audiologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Prêmios e títulos


2014
Olimpíada USP de Inovação - 3º Lugar na Categoria Empresa Nascente, Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, FERNANDO A.2017FREITAS, FERNANDO A. ; PERES, SARAJANE M. ; LIMA, CLODOALDO A. M. ; BARBOSA, FELIPE V. . Grammatical facial expression recognition in sign language discourse: a study at the syntax level. INFORMATION SYSTEMS FRONTIERS, v. 1, p. 1-17, 2017.

2.
XAVIER, ANDRÉ NOGUEIRA2017XAVIER, ANDRÉ NOGUEIRA ; BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO . Variabilidade e estabilidade na produção de sinais da libras. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 11, p. 983, 2017.

3.
BARBOSA, F. V.;BARBOSA, FELIPE V.;BARBOSA, FELIPE VEN?NCIO;BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO2016BARBOSA, F. V.. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educacao e Realidade, v. 41, p. 731-754, 2016.

4.
BARBOSA, F. V.2016BARBOSA, F. V.; Haar, E ; TEMOTEO, J. G. . Um estudo inicial sobre o ensino de Língua de Sinais a distancia na Universidade de São Paulo. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 1, p. 43-63, 2016.

5.
BARBOSA, F. V.;BARBOSA, FELIPE V.;BARBOSA, FELIPE VEN?NCIO;BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO2014 BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Protocolo do perfil das habilidades de comunica??o de crian?as surdas. Revista de Estudos da Linguagem, v. 22, p. 95-118, 2014.

6.
BARBOSA, F. V.;BARBOSA, FELIPE V.;BARBOSA, FELIPE VEN?NCIO;BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO2007BARBOSA, F. V.. Avaliação das habilidades comunicativas de crianças surdas: a influência do uso da língua de sinais e do português pelo examinador bilíngüe. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (On-line), v. 12, p. 346-346, 2007.

7.
BARBOSA, F. V.;BARBOSA, FELIPE V.;BARBOSA, FELIPE VEN?NCIO;BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO2005BARBOSA, F. V.. Refletindo sobre o Novo - Comentário sobre o artigo "Testing comprehension abilities in users of Brithish Sign Language following CVA". Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 10, p. 184-185, 2005.

8.
SLOMSKI, Vilma Geni2004SLOMSKI, Vilma Geni ; LICHTIG, Ida ; TRETELL, Marina ; BARBOSA, F. V. . Desenvolvendo as capacidades didáticas do educador surdo quanto ao ensino da língua de sinais: relato de uma experiência. Boletim de Psicologia, v. LIV, p. 175-195, 2004.

9.
BARBOSA, F. V.;BARBOSA, FELIPE V.;BARBOSA, FELIPE VEN?NCIO;BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO2003BARBOSA, F. V.; COUTO, Maria Inês Vieira ; LICHTIG, Ida ; TRETTEL, Marina ; SLOMSKI, Vilma ; AKYAMA, Renata . Proposta para Aquisição e Desenvolvimento da Língua de Sinais por Crianças Surdas. Arqueiro, Rio de Janeiro, v. 8, n.Jun-Dez, p. 16-20, 2003.

10.
BARBOSA, F. V.;BARBOSA, FELIPE V.;BARBOSA, FELIPE VEN?NCIO;BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO2003BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida ; MECCA, Fabíola ; GOMES, Mariana . O Implante coclear e a Comunidade Surda: Desafio ou Solução?. Anais do 2o seminário de Acessibilidade, Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, v. 1, p. 1, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, F. V.; NEVES, S. L. G. (Org.) . Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1. ed. Barueri: Pró-Fono Editora, 2017. v. 1. 162p .

2.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Protocolo Bilíngue de Avaliação das Habilidades Comunicativas de Crianças Surdas. 1. ed. Rio Grande: Pluscom Editora, 2013. v. 1. 116p .

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOSA, F. V.. Triagem de Habilidades Linguísticas da Língua Brasileira de Sinais. In: Felipe Venâncio Barbosa, Sylvia Lia Grespan Neves. (Org.). Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2017, v. 1, p. 1-24.

2.
BAIO, A. B. ; NAVAS, Ana Luiza G P ; BARBOSA, F. V. ; NEVES, S. L. G. . Avaliação de Memória Operacional em Surdos Usuários de Libras com e sem Atraso na Aquisição de Linguagem. In: Felipe Venâncio Barbosa, Sylvia Lia Grespan Neves,. (Org.). Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2017, v. 1, p. 25-44.

3.
ANDRADE, Claudia Regina Furquim de ; JUSTE, F. S. ; BARBOSA, F. V. ; Alves, RC ; Moura, GM . Avaliação da Fluência de Sinalização na Libras. In: Felipe Venâncio Barbosa, Sylvia Lia Grespan Neves,. (Org.). Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2017, v. 1, p. 45-56.

4.
Carvalho, CL ; BARBOSA, F. V. ; Lopes, C ; TIEPPO, C. A. . Adaptação do Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey para Libras. In: felipe Venâncio Barbosa, Sylvia Lia Grespan Neves,. (Org.). Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2017, v. 1, p. 67-82.

5.
Carvalho, CL ; BARBOSA, F. V. ; Lopes, C ; TIEPPO, C. A. . Adaptação do Teste da Figura Complexa de Rey para Libras. In: felipe Venâncio Barbosa, Sylvia Lia Grespan Neves,. (Org.). Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2017, v. 1, p. 83-112.

6.
CINQUETTI-MARTINS, D. F. C. ; BARBOSA, F. V. . Vocabulário e Reconhecimento de Palavras em Escolares Surdos. In: felipe Venâncio Barbosa, Sylvia Lia Grespan Neves,. (Org.). Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2017, v. 1, p. 113-134.

7.
Oliveira, ACS ; BARBOSA, F. V. . Análise Comparativa de Dois Casos de Atraso na Aquisição de Libras por Adolescentes Surdos. In: felipe Venâncio Barbosa, Sylvia Lia Grespan Neves,. (Org.). Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2017, v. 1, p. 135-155.

8.
BARBOSA, F. V.. A Linguística da Língua Brasileira de Sinais: interfaces entre estudos descritivos e clínicos e seus impactos. In: Shirley Silva, Luciano Digiampietri. (Org.). (Re) Conhecendo a USP - contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2017, v. 1, p. 133-144.

9.
BARBOSA, F. V.. Língua de Sinais na Fonoaudiologia: Perspectivas para uma Nova Visão da Atenção à Saúde da Comunicação. In: Dionísia Aparecida Cusin Lamônica; Denise Brandão de Oliveira e Britto. (Org.). Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. 1ed.Ribeirão Preto: BookToy, 2016, v. 1, p. 311-320.

10.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Plano Terapêutico Fonoaudiológico para Estimulação de Linguagem de Surdos Adultos com Língua de Sinais Atípica. In: Pró-Fono. (Org.). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs) ? Volume 2. 1ed.Barueri: Pró-Fono, 2015, v. 2, p. 337-342.

11.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; Rizzo, RRN . What generates Location? Study on the arm and forearm of lexical items in the Brazilian Sign Language. In: Leemann, Adrian; Kolly, Marie-José; Schmid, Stephan; Dellwo, Volke. (Org.). Trends in Phonetics and Phonology - Studies from German-speaking Europe. 1ed.Bern: Peter Lang, 2015, v. 1, p. 181-196.

12.
LICHTIG, Ida ; BARBOSA, F. V. ; Moura, GM . Educação e Surdez. In: Bento RF, Lima Júnior LRP, Tsuji RK, Goffi-Gomez MVS, Lima DVSP, Brito Neto R. (Org.). Tratado de Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis. 1ed.Rio de Janeiro: Thieme, 2014, v. 1, p. 453-457.

13.
BARBOSA, F. V.; NEVES, S. L. G. ; BARBOSA, Andréa Ferreira . Política Linguística e Ensino de Português como Segunda Língua. In: Neiva de Aquino Albres. Sylvia Lia Grespan Neves. (Org.). Libras em Estudo: Política Educacional. 1ed.São Paulo: FENEIS, 2013, v. 1, p. 119-138.

14.
LEVY, Cilmara Cristina Alves Costa ; BARBOSA, F. V. ; Moura, GM . Surdez: condutas na avaliação e planejamento terapêutico. In: Otacílio Lopes FIlho; ALcione Ramos Campiotto; Cilmara Levy; Maria do Carmo Redondo; Wanderlene Anelli-Bastos. (Org.). Novo Tratado de Fonoaudiologia. 3ed.São Paulo: Editora Manole, 2013, v. 1, p. 269-278.

15.
LICHTIG, Ida ; BARBOSA, F. V. . Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos para Adequação do Desenvolvimento de Linguagem no Atraso da Aquisição da Libras. In: Pró-Fono. (Org.). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). 1ed.Barueri: Pro-Fono, 2012, v. , p. 50-.

16.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Abordagem Bilíngüe na Terapia Fonoaudiológica de Surdos. In: Fernandes, FDM; Mendes, BCA; Navas, ALPG. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia (2a. ed.). São Paulo: Roca, 2009, v. , p. 210-219.

17.
BARBOSA, F. V.; LEVY, Cilmara Cristina Alves Costa . Surdez: Condutas na avaliação e Planejamento Terapêutico. In: Otacílio Lopes Filho. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: , 2004, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; Silvestre, R ; Cantarelli, A . Between the distortion and the gradience: Deaf perception of Brazilian Sign Language Hand Shapes. In: 6th International Conference on Experimental Linguistics, 2015, Atenas. Proceedings of the 6th ISEL Conference on Experimental Linguistics. Atenas: University of Athens, 2015. v. 1. p. 1-90.

2.
Freitas, FA ; Peres, S.M. ; LIMA, C. A. M. ; BARBOSA, F. V. . Grammatical facial Expressions Recognition with Machine Learning. In: 27th Florida Artificial Intelligence Research Society Conference (FLAIRS), 2014, Pensacola Beach. Processdings of the 27th Florida Artificial Intelligence Research Society Conference (FLAIRS). Palo Alto: The AAAI Press, 2014. p. 180-185.

3.
BARBOSA, F. V.. Analysis of the articulator of Location and Movement in a sign. In: Formal and Experimental Advances in Sign Language Theory, 2014, Veneza. Venice FEAST Colloquium, 2014. v. 1. p. 25-26.

4.
BARBOSA, F. V.; FREITAS, F. A. ; TANG, T. ; NAVAS, Ana Luiza G P ; Durant, AS . RECUPERAÇÃO LEXICAL E TEMPO DE ESPERA NA INTERPRETAÇÃO SIMULTÂNEA DE PALAVRAS DO PORTUGUÊS PARA A LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA. In: III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012, Florianópolis. Anais do III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Análise Comparativa das Habilidades Comunicativas de crianças Surdas em Interação com Examinador Bilíngue. In: XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos do Jordão. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, F. V.; Cinquetti, Daniela . Proficiency in Brazilian Sign Language and its relations with vocabulary and written word recognition. In: International conference: 'Bilingual and Multilingual Interaction'., 2012, Bangor. Bilingual & Multilingual Interaction (ESRC CENTRE FOR RESEARCH ON BILINGUALISM) Conference abstracts, 2012. p. 72.

2.
Carvalho, CL ; BARBOSA, F. V. ; Lopes, C ; TIEPPO, C. A. . Adaptation of Auditory Verbal Learning Test Rey for Brazilian Sign Language. In: : 3rd scientific meeting of the federation of european societies of neuropsychology, 2011, Basel. : 3rd scientific meeting of the federation of european societies of neuropsychology, 2011.

3.
BARBOSA, F. V.; Carvalho, CL ; TIEPPO, C. A. ; Lopes, C . ADAPTAÇÃO DO TESTE DE APRENDIZAGEM AUDITIVO VERBAL DE REY PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. In: 18o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2010, Curitiba. Revista da Sociedade Brasileiroa de Fonaoudiologia, Suplemento. São Paulo, 2010. v. 15. p. 3180-3180.

4.
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16.
BARBOSA, F. V.; Cinquetti, Daniela . A relação entre a proficiência em língua de sinais, o vocabulário e o reconhecimento de palavras escritas em escolares surdos. In: 16o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos do Jordão. Anais do 16o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Campos do Jordão: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008.

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BARBOSA, F. V.. Efeitos da idade e nível de escolaridade na produção do discurso do adulto. In: 16o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos do Jordão. Anais do 16o.Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Campos do Jordão: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008.

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33.
BARBOSA, F. V.; GURGUEIRA, A. L. ; BURDIN, E. V. ; RAIA, Giuliana Fregoneti ; ENOMOTO, C. M. ; FERRAZ, E. C. ; BISCUOLA, C. M. ; GIANGIACOMO, M. C. P. B. ; VAIANO, T. C. G. . Ações Fonoaudiológicas em Sala de Espera - Saúde da Criança. In: IX Congresso Paulista de Saúde Pública, 2005, Santos. Saúde e Sociedade - Livro de Resumos. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP e Associação Paulista de Saúde Pública, 2005. v. 14.

34.
BARBOSA, F. V.; GURGUEIRA, A. L. ; PAULA, E. M. ; ITO, Erica Mayumi ; SILVA, M. M. ; SILVA, Samira Ramos Quintino da ; SATAKE, T. C. R. ; ZANATTA, Norma Janaina ; ROSSI, S. G. ; UESSUGUI, V. L. . Ações Fonoaudiológicas em Sala de Espera - Saúde do Adulto. In: IX Congresso Paulista de Saúde Pública, 2005, Santos. Saúde e Sociedade - Livro de Resumos. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP e Associação Paulista de Saúde Pública, 2005. v. 14.

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BARBOSA, F. V.; ITO, Erica Mayumi ; RAIA, Giuliana Fregoneti ; ZANATTA, Norma Janaina ; SILVA, Samira Ramos Quintino da . A Transmissão da Instrução para Pacientes surdos nos Exames Audgicos: a perspectiva dos examinadores. In: XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004, Foz do Iguaçu. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Foz do Iguaçu, 2004.

37.
BARBOSA, F. V.; NAVAS, Ana Luiza G P ; TAKIUCHI, Noemi . Recuperação do Item Lexical e a Habilidade de Digitação Dactilológica na Segunda Língua (Português Brasileiro) de um Surdo com Lesão Cerebral. In: XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2004, Foz do Iguaçu. Anais do XII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Foz do Iguaçu, 2004.

38.
BARBOSA, F. V.; BARBOSA, Andréa Ferreira ; SILVA, Luciene ; MASTROBUONO, Carla Mirela . A Auto-Imagem de um Grupo de Surdos segundo a Perspectiva Junguiana: um Estudo sobre Persona e Sombra. In: II Jornada de Pesquisadores do LIDE USP, 2003, São Paulo. Resumo dos Trabalhos da II Jornada de Pesquisadores do LIDE USP. São Paulo, 2003.

39.
BARBOSA, F. V.; BARBOSA, Andréa Ferreira ; SILVA, Luciene ; LICHTIG, Ida . Análise da Compreensão de sentenças por um Grupo de Surdos adultos com o Token Test: um estudo preliminar. In: II Jornada de Pesquisadores do LIDE USP, 2003, São Paulo. Resumo dos Trabalhos da II Jornada de Pesquisadores do LIDE USP. São Paulo, 2003.

40.
BARBOSA, F. V.; SLOMSKI, Vilma ; LICHTIG, Ida ; TRETTEL, Marina . Desenvolvendo as capacidades didáticas do educacor surdo enquanto Palnejamento de aulas Teórico-Práticas da Língua de Sinais: alguns dados. In: II Jornada de Pesquisadores do LIDE USP, 2003, São Paulo. Resumo dos Trabalhos da II Jornada de Pesquisadores do LIDE USP. São Paulo, 2003.

41.
BARBOSA, F. V.; MANSUR, Letícia Lessa . Análise comparativa do Teste de Boston com a Avaliação das habilidades lingüístico Pragmáticas. In: 9o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2001, Guarapari. Anai do 9o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Guarapari, 2001.

42.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Funcionamento das Associações de Surdos da Região da Grande São Paulo enquanto Entidades em Nível Administrativo e Social. In: 9o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2001, Guarapari. Anais do 9o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Guarapari, 2001.

43.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Funcionamento das Associações de Surdos da Cidade de São Paulo. In: Seminário Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000, São Paulo. Anais do Seminário Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo, 2000.

44.
BARBOSA, F. V.; ANDRADE, Claudia Regina Furquim de ; SANTOS, Daniele dos ; SOUZA, Fernanda Regina de ; BARRETO, Fernanda Leite . O que Nós Precisamos Saber sobre Gagueira. In: 7o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 3o. Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia, 1999, São Paulo. Anais do 7o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 3o. Encontro Ibero-Americano de Fonoaudiologia. São Paulo, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, FELIPE V.. Um novo olhar fonoaudiológico sobre a surdez. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBOSA, F. V.. Sign Therapy? Language Assessment on Pre- and PostIntervention in Atypical Sign Language. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BARBOSA, F. V.. Language Processing and Cognitive Functions in Atypical Sign Language - cases from brazilian sign language. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARBOSA, F. V.. O impacto da Língua de Sinais Atípica no desenvolvimento acadêmico da pessoa surda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BARBOSA, F. V.. Deaf Children Syntax Acquisition of Oral Brazilian Portuguese: discussions about language processing and therapy?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BARBOSA, F. V.. Language processing interferences in a sign language production of a deaf with brain injury?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BARBOSA, F. V.. ?Hesitations in sign language: analysis of fluent deaf production. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BARBOSA, F. V.. A Implementação do Curso de Língua de Sinais no Curso de Fonoaudiologia Desafios para a Prática e para a Pesquisa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BARBOSA, F. V.. A relação entre a proficiência em língua de sinais, o vocabulário e o reconhecimento de palavras escritas em escolares surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARBOSA, F. V.. Avaliação das Habilidades Comunicativas de Crianças Surdas: a influência do uso da língua de sinais e do Português pelo examinador bilíngüe. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BARBOSA, F. V.; NAVAS, Ana Luiza G P ; TAKIUCHI, Noemi . Os Distúrbios Específicoa de Linguagem na linguagem oral, escrita e de sinais.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Análise do Protocolo de "Avaliação das Habilidades Comunicativas de Crianças Surdas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BARBOSA, F. V.. Análise de uma amostra de sinalização de umm indivíduo surdo com lesão cerebral: interferências na fluência e na linguagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BARBOSA, F. V.. As interferências no processamento da linguagem de um adolescente surdo com lesão cerebral. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BARBOSA, F. V.. Propostas para a Avaliação da Fonologia da Língua de Sinais Brasileira. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BARBOSA, F. V.. Proposta para Avaliação do Sistema Fonológico da Língua de Sinais Brasileira: dados iniciais.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BARBOSA, F. V.; NAVAS, Ana Luiza G P ; NEVES, S. L. G. . Recuperação do Item Lexical e a Habilidade de Digitação Dactilológica na Segunda Língua (Português Brasileiro) de um Surdo com Lesão Cerebral. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BARBOSA, F. V.. A Transmissão da Instrução para Pacientes surdos nos Exames Audgicos: a perspectiva dos examinadores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida ; SLOMSKI, Vilma ; TRETTEL, Marina . Desenvolvendo as capacidades didáticas do educacor surdo enquanto Palnejamento de aulas Teórico-Práticas da Língua de Sinais: alguns dados. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
BARBOSA, F. V.. Análise da Compreensão de sentenças por um Grupo de Surdos adultos com o Token Test: um estudo preliminar.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
BARBOSA, F. V.; BARBOSA, Andréa Ferreira ; SILVA, Luciene . A Auto-Imagem de um Grupo de Surdos segundo a Perspectiva Junguiana: um Estudo sobre Persona e Sombra. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Funcionamento das Associações de Surdos da Região da Grande São Paulo enquanto Entidades em Nível Administrativo e Social. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BARBOSA, F. V.; MANSUR, Letícia Lessa . Análise comparativa do Teste de Boston com a Avaliação das habilidades lingüístico Pragmáticas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Funcionamento das Associações de Surdos da Cidade de São Paulo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
ANDRADE, Claudia Regina Furquim de ; BARBOSA, F. V. . O que Nós Precisamos Saber sobre Gagueira. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, F. V.; Fernandes, FDM . Educação de Surdos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BARBOSA, F. V.; Fernandes, FDM . Educação de Surdos. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; XAVIER, A. N. ; PEREIRA, P. . Surdez, Cognição e Processamento de Linguagem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

3.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

4.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 3. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

5.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 4. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

6.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 5. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

7.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 6. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

8.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 7. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

9.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 8. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

10.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 9. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

11.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 10. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

12.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 1 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

13.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 2 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

14.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 3 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

15.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 4 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

16.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 5 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

17.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 6 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

18.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 7 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

19.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 8 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

20.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 9 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

21.
BARBOSA, F. V.. Aula Teórica 10 (em Libras). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

22.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

23.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

24.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 3. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

25.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 4. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

26.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 5. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

27.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 6. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

28.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 7. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

29.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 8. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

30.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 9. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

31.
BARBOSA, F. V.; DUVECCHI, C. E. L. ; TEMOTEO, J. G. ; OTAKA, T. T. . Episódio 10. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Episódio de websérie).

32.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Alfabeto. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

33.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Números. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

34.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Dias da Semana. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

35.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Definições de Tempo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

36.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Verbos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

37.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Universo Escolar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

38.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Diálogos Cotidianos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

39.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Meses do Ano. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

40.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Cores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

41.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Alimentação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

42.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Emoções/Comportamento. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

43.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Casa e Cotidiano. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

44.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Esportes. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

45.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Locais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

46.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Classificação (Familiares). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

47.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Classificação (Sociais). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

48.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Tecnologia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

49.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Profissões. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

50.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário - Intensidade/Quantidade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

51.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; DUVECCHI, C. E. L. ; OTAKA, T. T. ; NEVES, S. L. G. . Glossário- Verbos (Ações). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Glossário em Vídeo).

52.
BARBOSA, F. V.; NEVES, S. L. G. ; Saruta, MV . Pesquisa, Produção Bibliográfica e Fomento. 2010. (Palestra).

53.
BARBOSA, F. V.. Processamento de Linguagem. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

54.
BARBOSA, F. V.. O processamento da Linguagem e a Interpretação em Língua de Sinais: interferências dos fatores cognitivos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

55.
BARBOSA, F. V.. A intervenção nos quadros de sudez: novas perspectivas para a Audiologia Educacional moderna. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

56.
BARBOSA, F. V.. A Inclusão de um Professor Surdo em uma Escola Médica - Proposta para a Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior em Saúde. 2006. (Relatório de pesquisa).

57.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . A Interferência do examinador Bilíngüe nas Habilidades de Comunicação e Linguagem de Crianças Surdas. 2006. (Relatório de pesquisa).

58.
BARBOSA, F. V.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2005. .

59.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Análise Comparativa das Habilidades de Comunicação e de Linguagem de Crianças Surdas de 7 a 10 anos em Português Brasileiro e em Libras. 2005. (Relatório de pesquisa).

60.
BARBOSA, F. V.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2004. .

61.
BARBOSA, F. V.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2004. .

62.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . Introdução à Clínica fonoaudiológica em Audiologia Educacional. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

63.
BARBOSA, F. V.; BARBOSA, Andréa Ferreira ; SILVA, Luciene . Atuação Interdisciplinar na Reelaboração de Propostas Pedagógicas em Escola Especial com Surdos Adultos: primeiros dados. 2004. (Relatório de pesquisa).

64.
BARBOSA, F. V.; BARBOSA, Andréa Ferreira ; FEDERZONI, Keila M ; PASCHOA, Liege G P ; SABINO, Mabel B M . Proposta de planejamento pedagógico para classe de surdos adultos com atraso na aquisição de língua de Sinais e em escola especial. 2004. (Relatório de pesquisa).

65.
BARBOSA, F. V.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2003. .

66.
BARBOSA, F. V.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Deficiência Mental. 2003. .

67.
BARBOSA, F. V.; MANSUR, Letícia Lessa . A Manifestação das Alterações no processamento da Linguagem Na Avaliação do Perfil das Habilidades Lingüístico Pragmáticas na Afasia de Broca Leve - Estudo de Caso. 2001. (Relatório de pesquisa).

68.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida . A Organização das Associações de Surdos da Região da Grande São Paulo enquanto entidades. 2001. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BARBOSA, F. V.. Por Uma Universidade Acessível (entrevista). 2003 (Entrevista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO; SANTOS, M. D.; NAVAS, Ana Luiza G P. Participação em banca de Amália Maria Nucci Freire. sempenho nas tarefas de fluência verbal e narrativa oral de pacientes afásicos após acidente vascular cerebral pré e pós intervenção fonoaudiológica.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

2.
BARBOSA, F. V.; LIBERALI, F. C.; YOSHIOKA, M. C. C. P.. Participação em banca de Everton Pessôa de Oliveira. Multiculturalidade de Colaboração Crítica entre Surdos e Ouvintes na Visão de um Pesquisador Tradutor-Intérprete de Libras/Português. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BARBOSA, F. V.; TAKIUCHI, Noemi; RODRIGUES, A.. Participação em banca de Rosemeire Oliveira Resende Laviano. Cantando e brincando com a linguagem oral: recursos para o trabalho com a criança na primeira infância. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

4.
CAPOVILLA, F. C.; BARBOSA, F. V.; PAULA, F. V.. Participação em banca de Antonielle Cantarelli Martins. Lexicografia da língua de sinais brasileira do Rio Grande do Sul. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

5.
LACERDA, C. B. F.; BARBOSA, F. V.; GOES, M. C. R.. Participação em banca de Sylvia Lia Grespan Neves. UM ESTUDO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

6.
BARBOSA, F. V.; DOMINGUES, A. S.; BALDINI, L. S.. Participação em banca de Ana Carolina Sales de Oliveira. Implementação da Lei 10436/02 nos cursos de licenciaturas: prática pedagógica e construção do discurso. 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM) - Universidade do Vale do Sapucaí.

7.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida; Carnio, MS. Participação em banca de Guadalupe Marcondes de Moura. Produção audiovisual sobre surdez e língua de sinais: impacto em familiares ouvintes de crianças surdas. 2009. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Universidade de São Paulo.

8.
BARBOSA, F. V.. Participação em banca de Daniela Tsyeme Mekaru. Iconicidade em Comunicação Suplementar e Aumentativa para pacientes neurológicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
BARBOSA, F. V.; MEZZOMO, C. L.; KESSLER, T. M.; SOARES, M. K.. Participação em banca de Diéssica Zacarias Vargas. Língua Brasileira de Sinais: o domínio dos contrastes mínimos. 2016. Tese (Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
BARBOSA, F. V.; LICHTIG, Ida; Sofiato, C; MOURA, M. C.; LOPES, M. A. C.. Participação em banca de Guadalupe Marcondes de Moura. Atendimento Educacional Especializado para Alunos Surdos: concepções e práticas docentes no Município de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
BARBOSA, F. V.; XAVIER, A. N.; MINUSSI, R. D.; SOUZA, P. C.. Participação em banca de Alina Garcia Rodero Takahira. Compostos na língua de sinais brasileira. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

4.
BARBOSA, F. V.; FORTES, P. A. C.; MARTINS, C. L.; IANNI, A. M. Z.; MASSAROLLO, M. C. K. B.. Participação em banca de Patrícia Cristina Andrade Pereira. Tradutores-intérpretres de Libras na saúde: o que eles nos contam sobre questões éticas em suas práticas. 2014. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

5.
CAPOVILLA, F. C.; BARBOSA, F. V.; MCCLEARY, L. E.. Participação em banca de Janice Gonçalves Temoteo. Lexicografia da Língua Brasileira de Sinais do Nordeste. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CAPOVILLA, F. C.; MCCLEARY, L. E.; BARBOSA, F. V.. Participação em banca de Janice Gonçalves Temoteo. Lexicografia da Língua Brasileira de Sinais do Nordeste. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
LACERDA, C. B. F.; BARBOSA, F. V.; GOES, M. C. R.. Participação em banca de Sylvia Lia Grespan Neves. UM ESTUDO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, F. V.; LEVY, Cilmara Cristina Alves Costa; NAVAS, Ana Luiza G P. Participação em banca de Mariana Garcia Faria. Proposta de Programa de Adequação para a Otimização da Inlusão de uma Pessoa Surda em Equipe Ouvinte. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

2.
BARBOSA, F. V.; LEVY, Cilmara Cristina Alves Costa; NAVAS, Ana Luiza G P. Participação em banca de Daniela Figueiredo Canelas Cinquetti. A relação entre o vocabulário e o reconhecimento de palavras escritas em escolares surdos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

3.
BARBOSA, F. V.; LEVY, Cilmara Cristina Alves Costa; TAKIUCHI, Noemi. Participação em banca de Karyne Weber Lucchesi. Uso de termos superordenados em crianças com distúrbio específico de linguagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

4.
BARBOSA, F. V.; LEVY, Cilmara Cristina Alves Costa; PIRES, S. F.. Participação em banca de Maria Carolina Finco. Habilidade comunicativa de crianças com Síndrome de Down de 2,0 a 7,5 anos de idade pela perspectiva dos pais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

5.
BARBOSA, F. V.; NAVAS, Ana Luiza G P; BASSETTO, M. C. A.. Participação em banca de Ana Carolina Sales Oliveira. Análise comparativa de dois casos de atraso na aquisição de língua de sinais por adolescentes surdos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

6.
BARBOSA, F. V.; NAVAS, Ana Luiza G P; BARRETO, Fernanda Leite. Participação em banca de Milene Carlini. Desempenho de leitura e facilitação da compreensão pela repetição em crianças de 2a. série do ensino fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

7.
BARBOSA, F. V.; BASSETTO, M. C. A.; NAVAS, Ana Luiza G P. Participação em banca de Meicheli Cristina P. B. Giangiacomo. A influência da memória operacional nas habilidades de compreensão de leitura em escolares de 4a. série. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

8.
BARBOSA, F. V.; NAVAS, Ana Luiza G P; BASSETTO, M. C. A.. Participação em banca de Erica de Cassia Ferraz. O papel da memória fonológica, do conhecimento de palavras e compreensão de leitura em crianças de 2a. série. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

9.
BARBOSA, F. V.; NAVAS, Ana Luiza G P; BASSETTO, M. C. A.. Participação em banca de Agata Simone da Silva. Comparação das habilidades de memória operacional e compreensão de leitrura em indivíduos com e sem gagueira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MacKay, A.P.G.; TAKIUCHI, Noemi; BARBOSA, F. V.. Participação em banca de Liliane Resende Laviano.Comunicação e Interação Social em crianças portadoras de Necessidades Especiais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

2.
BARBOSA, F. V.; MacKay, A.P.G.; TAKIUCHI, Noemi. Participação em banca de Kelly Silva Viana.Análise da produção de narrativa oral em crianças de uma instituição filantrópica de São Paulo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

3.
BARBOSA, F. V.; Campiotto, A; Anelli, W. Participação em banca de Gabriela Cunha da Silva.Análise do perfil vocal de um grupo de coralistas amadores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

4.
BARBOSA, F. V.; TAKIUCHI, Noemi; TIEPPO, C. A.. Participação em banca de Claudia Lopes Carvalho.Adaptação de instrumentos de avaliação cognitiva para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

5.
BARBOSA, F. V.; MacKay, A.P.G.; PIRES, S. F.. Participação em banca de Estela Burdim.Aspectos da auto-avaliação da percepção do idoso institucionalizado sobre sua comunicação: o idoso com Doença de Alzheimer Leve. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

6.
BARBOSA, F. V.; MacKay, A.P.G.; PIRES, S. F.. Participação em banca de Giuliana Fregonezi Raia.O Idoso Institucionalizado: estudo da percepção da comunicação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

7.
BARBOSA, F. V.; MacKay, A.P.G.; PIRES, S. F.. Participação em banca de Ruanda Julio.Interface entr Fonoaudiologia e Nutrição: aspectos da alimentação em pacientes idosos institucionalizados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO; GARRUTTI, E.; MINUSSI, R.. Professor para a área de Língua Brasileira de Sinais. 2017. Universidade Federal de São Paulo.

2.
BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO; GARRUTTI, E.; CAMPOS, S. L.; VIEIRA, C.. Professor para a área de Língua Brasileira de Sinais. 2017. Universidade Federal de São Paulo.

3.
BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO; MACHADO, L. V.; ABRAHAO, V. B. B.. Professor para a área de Língua Brasileira de Sinais. 2017. Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
BARBOSA, F. V.; Queiroz, D; GIORDANI, L. F.. Concurso para Docente da área de Libras. 2016. Universidade Federal do Pampa.

5.
BARBOSA, F. V.; MIRANDA, D. G.; PASSOS, R.. Concurso para Docente da área de Libras. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
BARBOSA, F. V.; GIORDANI, L. F.; MIRANDA, W. O.. Concurso público para o Cargo da carreira de Magistério Superior - Área: Libras. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
BARBOSA, F. V.; Gediel, ALB; Valadão, MN. Professor Auxiliar de Libras da UFV. 2013. Universidade Federal de Viçosa.

8.
BARBOSA, F. V.; Sofiato, C; Campello, AR. Especialista em Libras. 2013. Universidade de São Paulo.

9.
BARBOSA, F. V.; Queiroz, D. Concurso Público para Contratação de docente para a disciplina de Libras - Unipampa. 2012. Universidade Federal do Pampa.

10.
BARBOSA, F. V.; Perlin, G; Queiroz, D. Concurso para Contratação de Professor de Libras para a Unipampa. 2011. Universidade Federal do Pampa.

11.
BARBOSA, F. V.; GIACOMINI, E.; Gediel, AL. Concurso para contratação de professor de Libras para a UFV. 2011. Universidade Federal de Viçosa.

12.
BARBOSA, F. V.; Carnio, MS. Professor de Libras para a UFABC. 2010. Universidade Federal do ABC.

13.
BARBOSA, F. V.; Goldberg, MG; Lodi, ACB. Professor Assistente da UFRJ para a disciplina de Língua de Sinais Brasileira. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
BARBOSA, F. V.. Banca para provimento de cargo de professor assistente do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. 2009. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
BARBOSA, F. V.; Prieto, R G. Contratação de Educador (Libras) para a Escola de Aplicação da FEUSP. 2010. Universidade de São Paulo.

2.
BARBOSA, F. V.. Concurso de Titulação de Professor Instrutor. 2006. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

3.
BARBOSA, F. V.. III Jornada Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP. 2005. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

4.
BARBOSA, F. V.. II Jornada acadêmica do Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP. 2004. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

5.
BARBOSA, F. V.; CELAIA, Marli. Seleção de Docente Para Instituto de Educação de Surdos. 2004. Instituto Santa Teresinha.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
23o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Libras: descrição e desenvolvimento normal e atípico. 2016. (Congresso).

2.
19o.Congresso Brasileiro e 8o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Comentarista da sessão de posteres na área de Linguagem. 2012. (Congresso).

3.
19o.Congresso Brasileiro e 8o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia. 2012. (Congresso).

4.
19o.Congresso Brasileiro e 8o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia. O papel do contexto e do interlocutor na implementação dos Sistemas de Comunicação Alternativa. 2012. (Congresso).

5.
II Congresso Internacional Bilinguismo Educação para Surdos. A Educação que Desejamos. 2011. (Congresso).

6.
II Congresso Internacional Bilinguismo Educação para Surdos. 2011. (Congresso).

7.
18o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Sessão de Põsteres - Departamento de Linguagem. 2010. (Congresso).

8.
18o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Sessão 25 - Departamento de Linguagem. 2010. (Congresso).

9.
18o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2010. (Congresso).

10.
Language Impairment in Monolingual and Bilingual Society.Language processing interferences in a sign language production of a deaf with brain injury?. 2010. (Simpósio).

11.
Language Impairment in Monolingual and Bilingual Society.Deaf Children Syntax Acquisition of Oral Brazilian Portuguese: discussions about language processing and therapy?. 2010. (Simpósio).

12.
Language Impairment in Monolingual and Bilingual Society.?Hesitations in sign language: analysis of fluent deaf production. 2010. (Simpósio).

13.
V Congresso Ibero-Americano de Tradução e Interpretação. Práticas da Tradução e Interpretação da Libras. 2010. (Congresso).

14.
16o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2008. (Congresso).

15.
23o. Encontro Internacional de Audiologia.Avaliação das habilidades comunicativas de crianças surdas: a influência do uso do português e da língua de sinais pelo examinador bilíngüe. 2008. (Encontro).

16.
Congresso Bilingüiismo para Surdos. 2008. (Congresso).

17.
15o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o. Congresso Internacional de Fonoaduiologia. Saúde Pública. 2007. (Congresso).

18.
Congresso da Associação Internaciona de Psicolingüística Aplicada. Os Distúrbios Específicos de Linguagem nas linguagem oral, escrita e de sinais. 2007. (Congresso).

19.
Oficina de Sensibilização de docentes e Discentes de Fonoaudiologia para o Sistema Único de Saúde. 2006. (Oficina).

20.
Oficina Nacional de Sensibilização de Docentes e Doscentes para o Sistema Único de Saúde. 2006. (Oficina).

21.
Encontro de Atualização em Distúrbio Específico de Linguagem. 2004. (Encontro).

22.
I Simpósio O Bilingüísmo na Prática Pedagógica com Crianças Surdas.I Simpósio O Bilingüísmo na Prática Pedagógica com Crianças Surdas. 2004. (Simpósio).

23.
Abertura do Projeto de Intervenção Interdisciplinar.Palestra proferida a professores da rede pública municipal. 2003. (Outra).

24.
Fórum de Debates, Propostase Ações para a educação de surdos.Moderador do Fórum de Debates, Propostas e Ações para a Educação de Surdos. 2003. (Outra).

25.
IX Congresso Internacional do INES. Atuação Interdisciplinar na Reelaboração de Propostas Pedagógicas em Escola Especial com Surdos Adultos: primeiros dados. 2003. (Congresso).

26.
IX Congresso Internacional do INES. Proposta de planejamento pedagógico para classe de surdos adultos com atraso na aquisição de língua de Sinais e em escola especial. 2003. (Congresso).

27.
Surdez e Inclusão.Conferência realizada em seminário temático. 2003. (Seminário).

28.
Grupo de Estudos da Língua de Sinais Brasileira.Grupo de Estudos da língua de Sinais Brasileira. 2002. (Outra).

29.
Grupo de estudos de Etnografia e Surdez.Grupo de Estudos de Etnografia e Surdez. 2002. (Outra).

30.
Liga de Neurocirurgia.Liga de Neurocirurgia. 2002. (Outra).

31.
VIII Congresso Internacional do INES. Apresentação de Pôster no VIII Congresso Internacional do INES. 2002. (Congresso).

32.
1o. Congresso Interno do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e terapia Ocupacional da FMUSP. Congresso Interno do Departamento de Fisisoterapia Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. 2001. (Congresso).

33.
1o. Seminário de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.Seminário de Intérpretes de Língua de Sinais. 2001. (Seminário).

34.
3a. Conferência Estadual de Saúde, 2a. Conferência Estadual de Saúde Mental; 1a. Conferência Estadual de Vigilância Sanitária. Conferência Estadual de Saúde Mental e Vigilância Sanitária. 2001. (Congresso).

35.
9o. Congresso Nacional de Fonoaudiologia. 9o Congresso Nacional de Fonoaudiologia. 2001. (Congresso).

36.
Grupo de Estudos da Epilepsia do HCFMUSP.Grupo de Estudos da Epilepsia. 2001. (Outra).

37.
Seminário com Temática Relacionada à Surdez.Seminário A Criança Surda e sua Aprendizagem, ministrado pelo Prof. Jim Kyle, da Universidade de Bristol. 2001. (Simpósio).

38.
Simpósio com Temática Relacionada à Surdez.Seminário Novas Tecnologias e Perspectivas Futuras para a Pessoa Surda. 2001. (Seminário).

39.
3o. Encontro Nacional de Disfagia.Encontro Nacional de Disfagia. 2000. (Encontro).

40.
8o. Seminário Internacional de Iniciação Científica da USP.Seminário de Iniciação Científica. 2000. (Seminário).

41.
VIII Seminário Internacional de Iniciação Científica da USP.Funcionamento das Associações de Surdos da Região da Grande São Paulo enquanto Entidades em Nível Administrativo e Social (Dados Parciais). 2000. (Simpósio).

42.
70. Congresso Nacional de Fonoaduiologia. 7o. Congresso Nacional de Fonoaudiologia. 1999. (Congresso).

43.
Aquisição da Língua de Sinais Brasileira e Estimulação de Crianças Surdas.Aquisição da Língua de Sinais Brasielira e Estimulação de crianças Surdas. 1999. (Encontro).

44.
Sucção e suas Inter-relações com o Desenvolvimento Infantil.Sucção e suas Inter-relações com o desenvolvimento Infantil. 1998. (Seminário).

45.
Oficinas I e II para Intérpretes da língua de Sinais.Oficina para Intérpretes da Língua de Sinais. 1994. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTE, M. T. ; BARBOSA, FELIPE VENÂNCIO ; BOGAERDE, B. V. D. ; HAUG, T. . Workshop Assessing Sign Language in Clinical and Classroom environment: learning from experience exchange. 2017. (Outro).

2.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; NEVES, S. L. G. ; MONTE, M. T. ; XAVIER, A. N. ; FREITAS, F. A. . II Seminário do Grupo de Estudos em Língua de Sinais e Cognição - II LiSCo. 2016. (Congresso).

3.
BARBOSA, F. V.; TEMOTEO, J. G. ; NEVES, S. L. G. ; FREITAS, F. A. . I Seminário do Grupo de Estudos em Língua de Sinais e Cognição - I LiSCo. 2014. (Congresso).

4.
BARBOSA, F. V.. I Seminário de Educação e Surdez do Instituto Santa Teresinha de São Paulo. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Marcelo Antoni. Discurso Silencioso: a língua de sinais atípica analisada pela perspectiva do Círculo de Bakhtin. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Lingüística) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Juliane Farah Arnone. O Fenômeno Ponta de Língua nas Línguas de Sinais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Ana Carolina Gomes Da Silva. Identificação do perfil das habilidades linguísticas e pragmáticas de idosos da cidade de São Paulo através de análise comparativa de dois instrumentos de avaliação de linguagem. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Emiliana Rosa. Início: 2017. Universidade de São Paulo.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rogério Gonçalves de Oliveira. A variação articularia em Libras e a orientação sexual do surdo: estudo sobre captura de movimento e percepção linguística. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

Supervisão de pós-doutorado
1.
André Nogueira Xavier. 2015. Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Felipe Venâncio Barbosa.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Daniela Cinquetti. a relação entre o vocabulário e o reconhecimento de palavras escritas em escolares surdos. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

2.
Mariana Faria. Proposta de programa de adequação para a otimização da inclusão de uma pessoa surda em equipe ouvinte. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

3.
Ana Carolina Sales Oliveira. Análise comparativa de dois casos de atraso na aquisição de língua de sinais por adolescentes surdos. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Linguagem) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thais Helena. A influência da Redundância na Percepção da Fluência de Fala. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

2.
Daniela Ramos de Queiroz. Aspectos vocais, articulatórios e de inteligibilidade de fala na Doença de Parkinson. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

3.
Joana Cecilia Baptista Ramalho Pinto. Efeitos da idade e nível de escolaridade na produção do discurso do adulto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

4.
Andrea Fernanda Takahahshi. A influência do referencial teórico na prática fonoaudiológia em surdez. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

5.
Raquel Destri Leme Pansonato. Avaliação Pragmática da Interação entre Mães e Crianças com Múltiplas Derficiências. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

Iniciação científica
1.
Juliane Farah Arnone. O fenômeno ponta de língua nas línguas de sinais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

2.
Juliane Farah Arnone. A língua de sinais em pacientes com lesão cerebral. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

3.
Marco Antônio Teixeira Júnior. Adaptação do Teste de Repetição de Sentenças: um estudo sobre os princípios de complexidade presentes na Libras. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.

4.
Raquel Cezar Alves. Aplicabilidade dos parâmetros de análise de fluência de fala na língua de sinais brasileira. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Fonoaudiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Felipe Venâncio Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BARBOSA, F. V.; NEVES, S. L. G. (Org.) . Língua de Sinais e Cognição - LiSCo: estudos em avaliação fonoaudiológica baseada na Língua Brasileira de Sinais. 1. ed. Barueri: Pró-Fono Editora, 2017. v. 1. 162p .


Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, FELIPE V.. Um novo olhar fonoaudiológico sobre a surdez. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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