Silvana Martins de Freitas Millani

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7880999780976353
  • Última atualização do currículo em 21/11/2017


Estudante do curso de Doutorado em Educação (2013). Mestre em Educação (2012). Especialista em Gestão Educacional (2008) e graduada em Pedagogia Habilitação Séries Iniciais (2006), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante desde 2003 do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior - GPFOPE - na UFSM/CE- desenvolvendo pesquisas na área de Leitura e Escrita (alfabetização) e Formação de Professores do ensino básico e superior, que tem como líder a professora Dr. Doris Pires Vargas Bolzan. É professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Sistema de Ensino da Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, leitura e escrita, alfabetização, ensino e aprendizagem. Atuou como professora substituta no Departamento da Metodologia do Ensino da UFSM (2015-2016). Atuou como professora pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFSM - no curso de Pedagogia UAB/UFSM (2012-2014). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvana Martins de Freitas Millani
Nome em citações bibliográficas
MILLANI, Silvana Martins de Freitas;MILLANI, SILVANA MARTINS DE FREITAS

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, Professora Anos Iniciais.
Clemente Pinto s/n
Camobi
97110-190 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32264155


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Atividade Docente de Estudo de Professoras do Ciclo de Alfabetização: vivências formativas em contextos de cultura escrita,
Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Aprendizagem docente no contexto da alfabetização: movimentos formativos de professoras a partir da tríade ensino,pesquisa e extensão,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.
2007 - 2008
Especialização em Gestão Educacional.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Gestão Escolar e Formação Docente: concepções sobre estágios em classes de alfabetização.
Orientador: Doris Pires Vargas Bolzan.
2001 - 2006
Graduação em Pedagogia Habilitação Séries Iniciais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Capacitação de Docentes/prof-pesquisador. (Carga horária: 60h).
Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Capacitação de Tutores em Educação à Distância. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Formação continuada na escola. (Carga horária: 16h).
Escola Municipal de ensino Fundamental Santa Helena, EMEFSH, Brasil.
2008 - 2008
Instrumentos da alfabetização. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Pós-alfabetização pós-construtivista. (Carga horária: 40h).
Grupo de Estudos Sobre Educação-Metodológica de Pesquisa e Ação, GEEMPA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Formação Continuada de Docentes das Class. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, SMED, Brasil.
2003 - 2003
Orientação Sexual Um Trabalho Para Professores. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2002
Espanhol Nível Básico. (Carga horária: 62h).
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, CTISM, Brasil.
2002 - 2002
Método Científico Fronteiras do Conhecimento. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2000 - 2002
Lingua e Cultura Italiana. (Carga horária: 360h).
Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul, ACIRS, Brasil.
2001 - 2001
Windows 98 e Noções Básicas de Hardware. (Carga horária: 60h).
Cs Computadores, CS, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Santa Maria, P/SANTA MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora nos Anos Iniciais, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Coordenador Programa Mais Educ, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Programa Mais Educação, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como Coordenadora do Programa Mais Educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena em Santa Maria

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora alfabetizadora

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Grupo de Investigadores AUGM, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo de Investigadores NEPI-AUGM
Outras informações
Membro do Grupo de Investigadores GPFOPE al Programa de Políticas Educativas del NEPI-AUGM.

Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participação em Projeto, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto - Assistente A - nível I, Carga horária: 40
Outras informações
Departamento de Metodologia do Ensino - área de Didática e Práticas de Ensino.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutora à Distância, Enquadramento Funcional: Tutora à Distância
Outras informações
Disciplina Políticas Públicas e Gestão Educacional com carga horária de 60 horas no Curso de Pós-Graduação a Distância Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutora à distância, Enquadramento Funcional: Tutora à distância
Outras informações
Disciplina FUE 718- Desenvolvimento Humano em Diferentes Abordagens, com carga horária de 45h, pelo Programa de Pós-Graduação a Distância Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita.

Atividades

01/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Grupo GPFOPE incorporado ao Núcleo Disciplinario Educación para la Integración (NEPI) Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) Programa de Políticas Educativas..
03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, .

03/2015 - 01/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino.

Cargo ou função
Membro do Colegiado Departamental.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CCP 1023 - PED IV - Saberes e Fazeres na Educação Infantil (30h)
MEN 1181 - Contextos Educativos na Infância I (60h)
MEN 1176 - Processos da Leitura e da Escrita II (60h)
MEN 1182 - Estágio Supervisionado em Educação Infantil (150h)
MEN 1184 - Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (150h)
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
EDE 1024 - Trabalho de Conclusão de Curso (60h)
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CCP 1024 - PED V - Saberes e Fazeres nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (30h)
CCP 1028 - PED VI - Saberes e Fazeres na Educação Básica (30h)
MEN 1170 - Processos da Leitura e da Escrita I (60h)
MEN 1175 - Prática de Ensino na Educação Básica: inserção e monitoria (90h)
MEN 1184 - Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (150h)
03/2016 - 07/2016
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEN 1182 - Educação de Jovens e Adultos (45h)
MEN 1184 - Fundamentos da Leitura e da Escrita (60h)
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEN 1170 - Processos da Leitura e da Escrita I (60h)
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CCP 1025 - PED VI - Saberes e Fazeres da Educação nas suas Diferentes Modalidades (30h)
MEN 1170 - Processos da Leitura e da Escrita I (60h)
MEN 1176 - Processos da Leitura e da Escrita II (60h)
MEN 1182 - Estágio Supervisionado em Educação Infantil (150h)
MEN 1184 - Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (150h)
03/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEN 1184 - Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (150h - turma 06 C)
MEN 1184 - Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (150h - turma 06 A)
03/2015 - 06/2015
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
MEN 1182 - Educação de Jovens e Adultos (45h)
03/2015 - 06/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CCP 1028 - PED VII - Saberes e Fazeres na Educação Básica (30h)
MEN 1169 - Organização da Ação Pedagógica (60h)
MEN 1170 - Processos da Leitura e da Escrita I (60h)
MEN 1175 - Prática de Ensino na Educação Básica: Inserção e Monitoria (90h)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista CAPES - demanda social

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Colaborador com as atividades realizadas pelo Consultor da Comissão de Avaliação da Trienal CAPES 2010 - 2012.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor pesquisador II, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou na disciplina: Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor pesquisador II, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou nas disciplinas: Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Trabalho de Conclusão de Curso I.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor pesquisador II, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou nas disciplinas: Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Trabalho de Conclusão de Curso II.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor pesquisador II, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou nas disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I; Estágio Supervisionado na Educação Infantil e Prática de Ensino na Educação Básica: inserção e monitoria.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor pesquisador II, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou nas disciplinas: Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Trabalho de Conclusão de Curso II.


Prefeitura Muncipal de Itaara, P/ITAARA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Anos Inicias, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora cedida do município de Itaara para Santa Maria, atuando como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Santa Helena.

Atividades

03/2009 - 02/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
UNIDOCÊNCIA

Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, PMSCS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Anos Iniciais, Carga horária: 40


Escola Marista Santa Marta, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Anos Iniciais, Carga horária: 20


Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência, FATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Atividades

10/2002 - 8/2003
Estágios , Ipê Amarelo, Projeto Eiia.

Estágio realizado
Atividades supervisionadas no Projeto EIIA: Educação Infantil IPE AMARELO.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega/Santa Maria, EMEFPN/SM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado - Séries Iniciais, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Formação docente: educação superior

Objetivo: Desenvolver estudos e pesquisas que tratem da formação docente na educação superior, discutindo a constituição do campo da pedagogia universitária, as trajetórias de formação, a aprendizagem docente, a professoralidade e o desenvolvimento profissional..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: construção do conhecimento; ensino e aprendizagem; mediações pedagógicas; práticas educativas.
2.
Formação de professores e práticas educativas/Educação Básica e Superior - UFSM

Objetivo: O grupo de pesquisa decorre de uma preocupação comum, voltada para trajetórias formativas (pessoais e profissionais) percorridas por docentes do nível superior..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: formação de professores; formação docente; práticas educativas.
3.
Desenvolvimento profissional


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
DOCÊNCIA E PROCESSOS FORMATIVOS: estudantes e professores em contextos emergentes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Doris Pires Vargas Bolzan em 22/08/2017.
Descrição: A temática deste projeto de pesquisa Docência e processos formativos: estudantes e professores em contextos emergentes tem como foco aprofundar a compreensão relativa à docência e os processos formativos dos estudantes e professores formadores das licenciaturas e professores em formação continuada na educação básica em contextos emergentes. Os estudos de BOLZAN (2002 a 2015); BOLZAN; ISAIA, 2006, 2007, 2008); ISAIA e BOLZAN (2006a a 2009); ISAIA (2003a a 2010); ANASTASIOU (2002, 2004); PIMENTA (2002), TARDIF (2005); GARCIA (1997, 1998); SHÖN (1992,1997, 2000); SARMENTO (1994); PÉREZ GÒMEZ (1990,1997) darão a sustentação teórica a esta nova investigação. Este estudo será desenvolvido em seis fases e seus objetivos específicos são: conhecer as ideias e/ou concepções acerca da aprendizagem da docência dos sujeitos em contextos emergentes; reconhecer os processos formativos vivenciados pelos sujeitos da docência em contextos emergentes, identificar os movimentos produzidos no processo de aprendizagem docente em contextos emergentes e identificar os contextos emergentes na educação básica e superior e sua implicação na aprendizagem da docência. Assim, optamos pela narrativa sociocultural por se tratar de um estudo qualitativo, comportando uma análise que centra sua atenção nos processos de construção compartilhada. Esta abordagem implica a compreensão do processo de transformação, no qual os participantes da investigação explicitam suas ideias, revelando a subjetividade/objetividade das relações vividas na construção da docência. Acreditamos que, ao compreender os processos formativos expressos pelos professores em diferentes níveis de formação e suas implicações na docência será possível contribuir para a reconstrução de bases formativas para a formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
Aprendizagem da docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Doris Pires Vargas Bolzan em 07/04/2014.
Descrição: O estudo aqui proposto é um aprofundamento da pesquisa Aprendizagem docente e processos formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior. A temática dessa pesquisa envolveu a compreensão dos movimentos da professoralidade da educação básica e superior, gerando a nova pesquisa intitulada Aprendizagem da docência: processos formativos de estudantes e formadores da educação superior. Os estudos de BOLZAN (2002, 2004, 2005a, 2005b, 2005c, 2006, 2007a-2009a, 2007b, 2008, 2009b, 2010-2012); BOLZAN; ISAIA, 2006, 2007, 2008); ISAIA e BOLZAN (2006a, 2006b, 2007a, 2007b, 2008, 2009); ISAIA (2003a, 2003b, 2006a, 2006b, 2007-2010, 2008); ANASTASIOU (2002, 2004);PIMENTA (2002), TARDIF (2005); GARCIA (1997, 1998); SHÖN (1992,1997, 2000); SARMENTO (1994); PÉREZ GÒMEZ (1990,1997) darão a sustentação teórica a esta nova investigação. Nosso foco é aprofundar a compreensão relativa às concepções sobre aprendizagem docente dos estudantes e professores formadores das licenciaturas (inicialmente Pedagogia e Educação Especial) e como estas implicam nos processos formativos da docência. A relevância desta investigação coloca-se, pois, na busca de uma maior aproximação entre os estudos teóricos abordados durante os processos formativos iniciais dos estudantes e do desenvolvimento profissional de formadores de professores, levando-se em conta os modos como aprendem a docência. Assim, optamos pela narrativa sociocultural por se tratar de um estudo qualitativo, comportando uma análise que centra sua atenção nos processos de construção coletiva, a partir da realidade dos sujeitos participantes do processo. Por meio da análise das narrativas dos professores formadores e dos estudantes em formação inicial é possível fazer uma leitura dos significados e dos sentidos das atividades de estudo experienciadas. Esta abordagem implica a compreensão do processo de transformação, no qual os participantes da investigação explicitam suas ideias, revelando a subjetividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Silvana Martins de Freitas Millani - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador / Ana Carla Hollweg Powaczuk - Integrante / Eliane Aparecida Galvão dos Santos - Integrante / Adriana Claudia Martins Fighera - Integrante / Luiza de Salles Juchem - Integrante / Giovana Medianeira Fracari Hautrive - Integrante / Silvia Maria de Aguiar Isaía - Integrante / Gislaine Aparecida Rodrigues da Silva Rossetto - Integrante / Leila Adriana Baptaglin - Integrante / Andressa Wiebusch - Integrante / Camila Fleck dos Santos - Integrante / Tasia Fernanda Wisch - Integrante.
2012 - 2016
Cultura Escrita: saberes e fazeres docentes em construção

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Doris Pires Vargas Bolzan em 26/05/2013.
Descrição: Este projeto de pesquisa constitui-se por meio do trabalho coletivo entre investigadores do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores - GPFOPE, professoras do Centro de Educação e do Sistema Público de Ensino, acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Especialização em Gestão Educacional, Mestrado e do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Esta pesquisa objetiva compreender o processo de construção da leitura e da escrita de estudantes, dos Sistemas de Ensino Municipal e Estadual, em fase de alfabetização e refletir sobre esta construção a partir das concepções docentes acerca da alfabetização. A abordagem do estudo é sociocultural, apoiado nas narrativas das professoras. Neste sentido, buscamos, a partir dos estudos sobre o processo de construção da leitura e da escrita, propiciar condições de autoria pedagógica e autonomia cognitiva aos diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa, além de possibilitar a formação continuada em serviço. Além de favorecer a interação grupal, a discussão do papel do professor alfabetizador, as mediações pedagógicas e suas implicações na construção da língua escrita. A proposta poderá colaborar para a produção de inovações pedagógicas e contribuir para o avanço dos estudantes em processo de construção da lectoescrita. Este estudo possibilitará às professoras e aos pesquisadores do GPFOPE, a construção de um espaço para problematizar saberes e fazeres, acerca da alfabetização, permitindo melhoria na direção de novos modos de produzir estratégias pedagógicas neste campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Silvana Martins de Freitas Millani - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador.
2011 - 2012
Diálogos sobre leitura e escrita: saberes e fazeres no cotidiano escolar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Doris Pires Vargas Bolzan em 27/05/2013.
Descrição: Registro no GAP nº028415.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Aprendizagem Docente e Processos Formativos: movimentos construtivos da professoralidade na educação básica e superior

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Doris Pires Vargas Bolzan em 27/05/2013.
Descrição: O estudo aqui proposto insere-se na linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A partir dos estudos de ISAIA e BOLZAN (2003; 2004; 2005; 2006), ZABALZA (2004), ANASTASIOU (2002; 2004), PIMENTA (2002), ALTET (2002), TARDIF (2005) e ROGOFF (1994; 1995), pretendemos, nesta pesquisa, obter uma maior compreensão a respeito de como os professores que atuam na educação básica e superior se apropriam dos conhecimentos para praticar a docência, durante a formação continuada e em serviço, aproximando-os vez ou outra das questões práticas, buscando compreender de que forma esse processo repercute no seu fazer pedagógico. A relevância deste estudo coloca-se, pois, na busca de uma maior aproximação entre os estudos teóricos durante a formação profissional e as práticas docentes que se realizam no cotidiano pedagógico, levando-se em conta os movimentos constitutivos da professoralidade. Valendo-nos das temáticas em pauta, adotaremos uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e sociocultural, envolvendo várias formas de pesquisa e modos de tratamento dos achados. Assim, optamos pela abordagem narrativa sociocultural que é uma abordagem complexa por se tratar de um estudo qualitativo que comporta uma análise que centra sua atenção nos processos de construção coletiva, a partir da realidade sociocultural dos sujeitos participantes do processo, pois, através da análise da atividade discursiva/narrativa dos professores é possível fazer uma leitura dos significados das atividades dos docentes. Esta abordagem implica a compreensão do processo de transformação, no qual os participantes da investigação explicitam suas ideias, revelando a subjetividade/objetividade das relações sociais vividas na docência. (CONNELLY E CLANDININ, 1995; BOLZAN, 2001, 2002). Observamos que o tratamento dos achados nem sempre é fácil de ser efetivado, uma vez que em muitas situações as reconstruções..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Movimentos formativos de professoras alfabetizadoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão: reflexões sobre a aprendizagem docente
Descrição: Projeto de Pesquisa para título de Mestre em Educação. Registro no GAP nº028399.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Silvana Martins de Freitas Millani - Coordenador / Doris Pires Vargas Bolzan - Integrante.
2009 - 2011
Cultura Escrita: inovações metodológicas na escola
Descrição: Este projeto visa o trabalho coletivo entre pesquisadores do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Formação de Professores - GPFOPE, professoras do Sistema Público de Ensino, acadêmicos dos Cursos de Graduação Pedagogia, Educação Especial, Especialização em Gestão Educacional, Mestrado e Doutorado em Educação do CE que acompanharão classes de alfabetização. Tal estudo dar-se-á através da organização e produção de estratégias pedagógicas envolvendo atividades diversificadas de leitura e de escrita, considerando-se os diferentes estilos sociocognitivos dos envolvidos no processo de alfabetização. Nesse sentido, com este trabalho buscamos, a partir das estratégias metodológicas produzidas e desenvolvidas, proporcionar condições de autoria pedagógica e autonomia cognitiva aos diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa, além de possibilitar o estudo e a discussão do processo de construção da leitura e da escrita nestas classes. Assim, este estudo propiciará as trocas de experiências, o compartilhamento de ideias e referenciais que tratam da cultura escrita, da interação grupal, do papel do professor alfabetizador, das mediações pedagógicas e da psicogênese da língua escrita, o que enriquecerá a construção de estratégias envolvendo atividades diversificadas nesse campo. Desse modo, acreditamos que a utilização desse conjunto de estratégias poderá colaborar para a produção de inovações pedagógicas, bem como para a melhoria do desempenho escolar dos sujeitos em processo de construção da lecto-escrita, favorecendo o avanço de suas concepções e hipóteses. Acreditamos assim, que a partir desse estudo possibilitar-se-á às professoras dos Anos Iniciais do Sistema Público de Ensino de Santa Maria e de municípios de seu entorno, às acadêmicas dos diversos cursos do CE e aos pesquisadores do GPFOPE, participantes da pesquisa, a construção de um espaço para repensarem seus saberes e fazeres, acerca da alfabetização, permitindo avanços na direção de novos modos de produzir a ação. Registro no GAP: 023824.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Silvana Martins de Freitas Millani - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
2007 - 2010
Aprendizagem docente e processos formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior
Descrição: Registro GAP 017299.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
O Aluno/Professor do Curso de Pedagogia e a Alfabetização: Construções Pedagógicas e Epistemológicas na formação profissional
Descrição: Registro GAP 12169.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvana Martins de Freitas Millani - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2003 - 2008
Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita
Descrição: Registro GAP 13964.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvana Martins de Freitas Millani - Integrante / Doris Pires Vargas Bolzan - Coordenador.Financiador(es): Programa de Licenciaturas da Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.


Projetos de extensão


2005 - 2006
Leitura de mundo e vivência pedagógica: o processo de formação docente em construção
Descrição: Registro GAP 017299.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, GABRIELA CEDALIA2016CARDOSO, GABRIELA CEDALIA ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, SILVANA MARTINS DE FREITAS . A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: as vozes dos professores - The organization of pedagogical work in the literacy cycle: the voices of teachers. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 5, p. 73, 2016.

2.
BOLZAN, Doris Pires Vargas2015BOLZAN, Doris Pires Vargas ; WIEBUSCH, A. ; FLEIG, M. T. ; MILLANI, SILVANA MARTINS DE FREITAS ; HAUTRIVE, G. M. F. ; SANTOS, C. F. . Cultura escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 7, p. 1, 2015.

3.
BOLZAN, Doris Pires Vargas2013BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas . Aprendizagem da Docência Alfabetizadora: desafios à formação. Contrapontos (Online), v. 13, p. 186-194, 2013.

4.
BOLZAN, Doris Pires Vargas2011BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas . Docência e Formação: reflexões sobre a gestão pedagógica na escola. ISSN 1982-3207. Políticas Educativas, v. 4, p. 16-31, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
BASTOS, M. S. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas . Programa Mais Educação: olhares sobre a educação integral. In: Borin Marta Rosa; Costas Fabiane Adela Tonetto. (Org.). Educação na escola de tempo integral: Programa Mais Educação. 1ed.Tubarão, SC: Ed. Copiart, 2016, v. 1, p. 67-.

2.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; POWACZUK, A. C. H. ; SANTOS, E. A. G. ; FIGHERA, A. C. M. ; JUCHEM, L. S. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; ROSSI, Francine de Bem ; FONSECA, K. M. . A qualidade na formação de professores do ensino superior. In: Denise Leite; Cleoni Barboza Fernandes. (Org.). Qualidade da Educação Superior: Avaliação e Implicações para o futuro da universidade. 00ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012, v. 00, p. 307-312.

3.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; PEREIRA, Vilsiane . Circuito de atividades: contribuições ao processo de construção da lecto-escrita. In: Doris Pires Vargas Bolzan. (Org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria, RS: UFSM, 2007, v. 1, p. 63-72.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Cidadania: um debate inacabável. Diário de Santa Maria, Santa Maria, p. 04 - 04, 09 set. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, G. C. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; KONIG, F. R. ; Silva, Elizete de Fátima da . Circuitos de Atividades: a construção da leitura e da escrita e a interação grupal. In: XII EDUCERE, 2015, Paraná. XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Paraná: PUC, 2015. p. 01-12.

2.
BRISCHKE, R. ; CARDOSO, G. C. ; TRINDADE, T. P. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Cultura Escrita: processos de aprendizagem compartilhada. In: Congresso Internacional de Educação e Inclusão, Práticas pedagógicas, direitos humanos e interculturalidade - CINTEDI, 2014, Santa Maria - RS. Anais CINTEDI 2014, 2014. v. I.

3.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; WIEBUSCH, A. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; SANTOS, C. F. ; HAUTRIVE, G. M. F. ; FLEIG, M. T. . Cultura Escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização. In: X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2014, Florianópolis - SC. Trabalhos completos, 2014.

4.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; SANTOS, E. A. G. ; ROSSETTO, G. A. R. S. ; SANTOS, L. D. N. ; SOUZA, K. S. M. ; BAPTAGLIN, L. A. ; FIGHERA, A. C. M. ; JUCHEM, L. S. . Formação Continuada: Reflexões sobre espaços e tempos na universidade e na escola. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2012. v. 01. p. 01-15.

5.
ROSSETTO, G. A. R. S. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas . Docência Orientada e as Práticas de Estágio Curricular: lugares de experiências, de exigências e de desafios da aprendizagem docente. In: XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012, Campinas. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2012. v. 01. p. 01-15.

6.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Movimentos formativos de professoras alfabetizadoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão: reflexões sobre a aprendizagem docente. In: XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - Aprender e empreender na educação e na ciência, 2012, Santa Maria. Anais do XVI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - Aprender e empreender na educação e na ciência. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2012. v. 00. p. 01-10.

7.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; FIGHERA, A. C. M. ; HAUTRIVE, G. M. F. ; ISAIA, S. M. A. ; JUCHEM, L. S. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; POWACZUK, A. C. H. ; ROSSETTO, G. A. R. S. ; SANTOS, E. A. G. . O GRUPO DE PESQUISA GPFOPE: TRAJETÓRIAS INVESTIGATIVAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES'. In: II SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - GT8 ANPED NACIONAL - ISSN 2237 4744, 2011, Curitiba/PR. II SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES -, 2011. p. 314-322.

8.
SOUZA, K. S. M. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; FONSECA, K. M. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas . CULTURA ESCRITA: A INSERÇÃO DE ATIVIDADES DIVERSIFICADAS EM CLASSES DE ALFABETIZAÇÃO. In: XIIII SIMPÓSIO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSAO, 2009, SANTA MARIA. EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E INOVAÇÃO, 2009.

9.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; LOPES, Carla Markus ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; MACHESAN, Alexandra Pozzatti ; PAPPIS, Lisiane ; ROSSI, Francine de Bem ; SPENCER, Mozara Zasso . O processo de construção da leitura e da escrita: um estudo desafiador e dinâmico em classes de alfabetização. In: 12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional em Educação, 2006, Santa Maria, RS. Anais on line. Santa Maria, RS: UNIFRA, 2006. v. 1. p. 1-9.

10.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades Diversificadas na Sala de Aula: uma troca de experiências de docentes de diferentes níveis de ensino. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências - Cultura e Alteridade, 2006, Santa Maria. II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências - Cultura e Alteridade. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2006.

11.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Leitura de Mundo e Vivências Pedagógicas: uma nova visão para formação inicial e continuada. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências - Cultura e Alteridade, 2006, Santa Maria. II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências - Cultura e Alteridade. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2006.

12.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Cultura Organizacional da Escola e a Implementação do Conselho de Classe Participativo. In: II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências - Cultura e Alteridade, 2006, Santa Maria. II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências - Cultura e Alteridade. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRISCHKE, R. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; CARDOSO, G. C. ; KONIG, F. R. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas . Saberes e fazeres docentes sobre a cultura escrita: a construção de circuitos de atividades diversificadas. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2014, Santa Maria - RS. Anais da 29ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2014.

2.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Saberes e Fazeres sobre Leitura e Escrita: Compartilhando Espaços de Interação na Escola. In: IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender, 2005, Santa Maria. CD ROM. Santa Maria, RS: UFSM, 2005. v. 1.

3.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades Diversificadas em Sala de Aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. In: PROLICEN, 2005, Santa Maria. PROLICEN - 2005, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Silva, Elizete de Fátima da ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; CARDOSO, G. C. ; KONIG, F. R. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; SANTOS, C. F. . Cultura Escrita: reflexões sobre ensinar e aprender. In: 30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 2015, Santa Maria. 30ª Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2015. p. 01-01.

2.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; FLEIG, M. T. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; HAUTRIVE, G. M. F. ; WIEBUSCH, A. ; SANTOS, C. F. . Cultura Escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização. In: X Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED SUL, 2014. Cadernos de Resumos, 2014.

3.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; BERWANGER, Carla Denise ; PAPPIS, Lisiane ; SPENCER, Mozara Zasso ; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt . Construções pedagógicas e epistemológicas do aluno/professor do curso de pedagogia sobre alfabetização inicial. In: XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2006, Santa Maria, RS. CD ROM. Santa Maria, RS: UFSM, 2006. v. 1.

4.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; LOPES, Carla Markus ; BERWANGER, Carla Denise ; SPENCER, Mozara Zasso ; PAPPIS, Lisiane . Leitura de mundo e vivências pedagógicas: o processo de formação docente em construção. In: XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2006, Santa Maria, RS. CD ROM. Santa Maria, RS: UFSM, 2006. v. 1.

5.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; BERWANGER, Carla Denise ; PAPPIS, Lisiane ; SPENCER, Mozara Zasso . Circuito de atividades diversificadas: experiências em sala de aula. In: XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2006, Santa Maria, RS. CD ROM. Santa Maria, RS: UFSM, 2006. v. 1.

6.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BERWANGER, Carla Denise ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; PAPPIS, Lisiane ; SPENCER, Mozara Zasso ; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt . Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. In: XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2006, Santa Maria, RS. CD ROM. Santa Maria, RS: UFSM, 2006. v. 1.

7.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Formação Inicial e Continuada: um espaço de refexão na atuação docente sobre a leitura e a escrita. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação, 2006, Santa Maria. VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação, 2006.

8.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. O Aluno/Professor e a Formação Profissional: construções pedagógicas e epistemológicas sobre a alfabetização inicial. In: VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação, 2006, Santa Maria. VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação, 2006.

9.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas . A Escola e a Formação Docente: Reflexões sobre a Abertura de Estágios em Classe de Alfabetização. In: I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional "Gestão Educacional: Realidades, Necessidades e Possibilidades no Contexto Neoliberal, 2006, Santa Maria. I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional "Gestão Educacional: Realidades, Necessidades e Possibilidades no Contexto Neoliberal, 2006.

10.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Formação Docente e a Alfabetização: o compartilhamento de saberes e de fazeres. In: XXIII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE, 2006, Águas de Lindóia - SP. Anais XXIII Encontro Nacional de Professores do PROEPRE. Campinas/SP: Art Point, 2006. p. 470-471.

11.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt ; STROMM, Patrícia Cassol ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Formação Inicial e Continuada: Construções Pedagógica e Epistemológicas Sobre a Alfabetização.. In: IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender, 2005, Santa Maria. IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento Os Desafios de Ensinar e Aprender, 2005.

12.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BERWANGER, Carla Denise ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt ; PAPPIS, Lisiane . Atividades diversificadas em sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita. In: 57ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 2005, Fortaleza. Anais. Fortaleza, CE: SBPC, 2005. v. 1.

13.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas de leitura e de escrita: uma estratégia pedagógica. In: VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular, 2005, Santa Maria. Anais. Santa Maria, RS: MOBREC, 2005. v. 1.

14.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. A formação profissional do alfabetizador: construções pedagógicas e epistemológicas. In: Congresso Nacional de Educação, 2004, Caxias do Sul. Anais. Caxias do Sul, RS: UCS, 2004. v. 1.

15.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas de leitura e de escrita em sala de aula: espaço para compartilhar e reconstruir saberes e fazeres. In: Congresso Nacional de Educação, 2004, Caxias do Sul. Anais. Caxias do Sul, RS: UCS, 2004. v. 1.

16.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Construções pedagógicas e epistemologicas do professor alfabetizador em formação. In: Fórum Mundial de Educação, 2004, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2004. v. 1.

17.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas na escola espaço para (re) construção das concepções acerca da lecto escrita. Atividades diversificadas na escola para (re) construção das concepções acerca da lecto-escrita. In: III Edição do Fórum Mundial de Educação, 2004, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2004. v. 1.

18.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. In: Reunião Regional da SBPC-RS, 2004, Santa Maria. Anais. Santa Maria, RS: SBPC, 2004. v. 1.

19.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; NEUENFELDT, Manueli Cerolini ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; KIRSCH, Deise Becker ; OZELAME, Greice Rabaiolli . Construções Pedagógicas e Epistemológicas: a formação do alfabetizador. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria. Anais. Santa Maria, RS: UFSM, 2004. v. 1.

20.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas em sala de aula: repensando saberes e fazeres acerca da leitura e da escrita. In: XV Semana Acadêmica do Centro de Educação, 2004, Santa Maria. Anais. Santa Maria, RS: UFSM, 2004. v. 1.

21.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; KIRSCH, Deise Becker ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manueli Cerolini . Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004, Santa Maria, RS. Anais. Santa Maria, RS: UFSM, 2004. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Integração da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Integração da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Integração da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Os desafios atuais da Educação Inclusiva na sala de aula, formas de enfrentamento do trabalho diário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Desenvolvimento e criatividade na infância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Saberes e fazeres docentes sobre a cultura escrita: a construção de circuitos de atividades diversificadas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Estratégias de alfabetização para cada nível de construção da leitura e da escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Alfabetização e Tecnologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARDOSO, G. C. ; WIEBUSCH, A. ; BASTOS, M. S. ; SANTOS, C. F. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas . Compartilhar conhecimentos e práticas: um desafio para educadores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Movimentos formativos de professoras alfabetizadoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão: reflexões sobre a aprendizagem docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Relato de Experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Palestra: Experiências de alfabetização e propostas de circuito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Palestra: Experiências de alfabetização e propostas de circuito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; SANTOS, E. A. G. ; ROSSETTO, G. A. R. S. ; SANTOS, L. D. N. ; SOUZA, K. S. M. ; BAPTAGLIN, L. A. ; FIGHERA, A. C. M. ; JUCHEM, L. S. . Painel - Formação Continuada: Reflexões sobre espaços e tempos na universidade e na escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; ROSSETTO, G. A. R. S. . Pôster - Docência Orientada e as Práticas de Estágio Curricular: lugares de experiências, de exigências e de desafios da aprendizagem docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Docência Orientada e as Práticas de Estágio Curricular: exigências e desafios da aprendizagem docente na educação superior. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; POWACZUK, A. C. H. ; SANTOS, E. A. G. ; FIGHERA, A. C. M. ; JUCHEM, L. S. ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; ROSSI, Francine de Bem ; FONSECA, K. M. . A qualidade na formação de professores do ensino superior - POSTER. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Palestra: Circuito de atividades diversificadas de leitura e de escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; SOUZA, K. S. M. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; FONSECA, K. M. . Cultura escrita: a inserção de atividades diversificadas em classes de alfabetização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. O aluno/professor e a formação profissional: construções pedagógicas e epistemológicas sobre a alfabetização inicial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Formação inicial e continuada: um espaço de reflexão na atuação docente sobre a leitura e a escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; BERWANGER, Carla Denise ; PAPPIS, Lisiane ; SPENCER, Mozara Zasso ; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt . Construções pedagógicas e epistemológicas do aluno/professor do curso de pedagogia sobre alfabetização inicial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; LOPES, Carla Markus ; BERWANGER, Carla Denise ; PAPPIS, Lisiane ; SPENCER, Mozara Zasso . Leitura de mundo e vivências pedagógicas: o processo de formação docente em construção. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; BERWANGER, Carla Denise ; PAPPIS, Lisiane ; SPENCER, Mozara Zasso . Circuito de atividades diversificadas: experiências em sala de aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BERWANGER, Carla Denise ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; PAPPIS, Lisiane ; SPENCER, Mozara Zasso ; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt . Atividades diversificadas na sala de aula: compartilhando e reconstruindo saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas na sala de aula: uma troca de experiências de docentes de diferentes níveis do ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Leitura de mundo e vivências pedagógicas: uma nova visão para formação inicial e continuada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Cultura organizacional da escola e a implementação do Conselho de Classe Participativo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. A Escola e a formação docente: reflexões sobre a abertura de estágios em classe de alfabetização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BOLZAN, Doris Pires Vargas ; LOPES, Carla Markus ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas ; PAPPIS, Lisiane ; SPENCER, Mozara Zasso ; MACHESAN, Alexandra Pozzatti ; ROSSI, Francine de Bem . O processo de construção da leitura e da escrita: um estudo desafiador e dinãmico em classes de alfabetização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Saberes e fazeres sobre leitura e escrita: compartilhando espaços de interação na escola. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BERWANGER, Carla Denise ; PAPPIS, Lisiane ; MARIOTTO, Rosângela Bitencourt ; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Atividades diversificadas em sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas de leitura e de escrita: uma estratégia pedagógica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Formação inicial e continuada: construções pedagógicas e epistemológicas sobre a alfabetização. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; KIRSCH, Deise Becker . Ministrante de Relato de Experiências: Compartilhar e Reconstruir Saberes e Fazeres Sobre Leitura e Escrita através de Atividades Diversificada em Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas em sala de aula: repensando saberes e fazeres acerca da leitura e da escrita. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas na escola espaço para (re) construção das concepções acerca da lecto escrita. Atividades diversificadas na escola para (re) construção das concepções acerca da lecto-escrita. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Construções pedagógicas e epistemologicas do professor em formação construções pedagógicas e epistemológicas do professor alfabetizador em formação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. A formação profissional do alfabetizador: construções pedagógicas e epistemológicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Atividades diversificadas de leitura e de escrita em sala de aula: espaço para compartilhar e reconstruir saberes e fazeres. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; KIRSCH, Deise Becker ; OZELAME, Greice Rabaiolli ; NEUENFELDT, Manueli Cerolini . Compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita através de atividades diversificadas em sala de aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; NEUENFELDT, Manueli Cerolini ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; AUGUSTI, Débora Toniolo ; KIRSCH, Deise Becker ; OZELAME, Greice Rabaiolli . Construções Pedagógicas e Epistemológicas: a formação do alfabetizador. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MILLANI, SILVANA MARTINS DE FREITAS. Parecerista ad hoc da Revista Disciplinarum Scientia - Série: Humanas. 2017.

2.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Parecerista ad hoc da Revista Disciplinarum Scientia - Série: Humanas. 2016.

3.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. IV Seminário Internacional de Gestão Educacional, do II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, da VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional, II Semana Acadêmica do Centro de Educação. 2015.

4.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participou da Comissão Científica como avaliadora de trabalhos do IV Seminário Internacional de Gestão Educacional, do II Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, da VIII Semana Acadêmica do Curso de Especialização de Gestão Educacional e II Semana Acadêmica do Centro de Educação - UFSM.. 2014.

5.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Monitora de Letramento. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Relatório Final da Pesquisa - enviado ao CNPq. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; BOLZAN, Doris Pires Vargas . Relatório Técnico da Pesquisa. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; FLEIG, M. T. ; SANTOS, C. F. ; BRISCHKE, R. . Oficina: Circuitos de atividades diversificadas: processos de construção da leitura e da escrita. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Oficina: Construções sobre a leitura e escrita com jogos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Oficina: Cultura escrita: atividades diversificadas em circuitos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Oficina: Propostas pedagógicas de alfabetização. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Professora Formadora nos Encontros de Formação Continuada de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Restinga Sêca. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. OFICINA PEDAGÓGICA: Processos de leitura e escrita nos anos iniciais: inter-relações nas áreas do conhecimento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. OFICINA: Cultura Escrita: atividades colaborativas no processo de construção da leitura e da escrita. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. OFICINA: Leitura e Escrita: circuito de atividades diversificadas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Mercado na sala de aula - 3º Série. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de Webquest).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BOLZAN, Doris Pires Vargas; WISCH, T. F.; POWACZUK, A. C. H.; MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Daniela Dal Ongaro. As variáveis socioculturais e a Organização daVida/Realidade Escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
POWACZUK, A. C. H.; MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Jaqueline de Souza Liberalesso.O Brincar na Organização Pedagógica nos Anos Iniciais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia-Licenciatura Plena Diurno) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Graziele Escouto Machado Mariense.O Trabalho Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos: desafios e perspectivas de uma prática de estágio supervisionado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas; POWACZUK, A. C. H.; FIDLER, D. M.; HAUTRIVE, G. M. F.. Participação em banca de Ketner Thaiane Landvoigt Kayser.Olhares sobre a Inclusão na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Rafaela Coden Dorneles.O Trabalho Pedagógico na Alfabetização Desafios e Perspectivas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
ROSSETTO, G. A. R. S.; MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Vanucci da Silva Amaral.A transição da Educação Infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
ROSSETTO, G. A. R. S.; MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Elisa Gonçalves Quinhones.Práticas pedagógicas de alfabetização em leitura e escrita nos anos iniciais: desafios do estágio curricular supervisionado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Rosana Nascimento da Silveira.A importância do lúdico no aprendizado de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil.

8.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Sara Badke.A Educação Infantil sob a perspectiva da Lei 12.796. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil.

9.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Jozemar dos Santos Rosa.O ensino da música nas escolas públicas de Santana do Livramento: um estudo a partir de seis escolas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil.

10.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Irene de Fátima Ribeiro.Educação Infantil e a Construção da Cidadania: um estudo com crianças de 4 a 6 anos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil.

11.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Silvia Regina Copatti Cavalli.A importância do brincar na construção do conhecimento na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil.

12.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação em banca de Beatriz da Silva Bernardes.Identificação da dislexia na alfabetização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
POWACZUK, A. C. H.; MILLANI, Silvana Martins de Freitas; SALVA, S.. Banca de Seleção de Monitoria na Disciplina MEN 1176 - Processos de Leitura e Escrita II. 2016. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
31ª Jornada Acadêmica Integrada.Avaliador de Trabalhos na 1ª JAI Jovem. 2016. (Outra).

2.
30ªJornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Cultura Escrita: reflexões sobre ensinar e aprender. 2015. (Outra).

3.
XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Circuitos de Atividades: a construção da leitura e da escrita e a interação grupal. 2015. (Congresso).

4.
O Método em Marx. 2014. (Outra).

5.
VI Encontro Internacional de Investigadores de Políticas Educativas. 2014. (Encontro).

6.
V Seminário Internacional Educação em Foco. 2014. (Seminário).

7.
IX Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2013. (Outra).

8.
VIII Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2012. (Outra).

9.
Diálogos sobre Leitura e Escrita: saberes e fazeres no cotidiano escolar. 2011. (Oficina).

10.
II Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2011. (Outra).

11.
X Seminário Internacional "A qualidade da educação superior: grupos investigativos internacionais em diálogo.A qualidade na formação de professores do ensino superior. 2011. (Seminário).

12.
Seminário sobre Enquetes Educativas com a utilização do programa SPSS (S (Statistical Package for the Social Sciences). 2010. (Seminário).

13.
IV Jornada Pedagógica - rumo a novos caminhos. 2008. (Seminário).

14.
Concurso do Programa AGRINHO. 2007. (Outra).

15.
III Fórum Social pelas aprendizagens. 2007. (Seminário).

16.
12ª Jornada Nacional de Educação - 2º Congresso Internacional de Educação: Educação e Sociedade: Perspectivas Educacionais do Século XXI. 2006. (Outra).

17.
12ª Jornada Nacional de Educação e 2º Congresso Internacional em Educação. O processo de construção da leitura e da escrita: um estudo desafiador e dinãmico em classes de alfabetização. 2006. (Congresso).

18.
II Seminário Interno de Avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Gestão Educacional. 2006. (Seminário).

19.
II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. 2006. (Seminário).

20.
II Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências.Atividades diversificadas na sala de aula: uma troca de experiências de docentes de diferentes níveis do ensino. 2006. (Seminário).

21.
I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional.A Escola e a formação docente: reflexões sobre a abertura de estágios em classe de alfabetização. 2006. (Seminário).

22.
I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional "Gestão Educacional: Realidades, Necessidades e Possibilidades no Contexto Neoliberal. 2006. (Seminário).

23.
VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul.O aluno/professor e a formação profissional: construções pedagógicas e epistemológicas sobre a alfabetização inicial. 2006. (Seminário).

24.
V Jornada de Educação e Arte e I Encontro de Formação de Professores de Artes Visuais. 2006. (Encontro).

25.
XX Jornada Acadêmica Integrada da UFSM.Construções pedagógicas e epistemológicas do aluno/professor do curso de pedagogia sobre alfabetização inicial. 2006. (Seminário).

26.
57ª Reunião Anual da SBPC. 2005. (Outra).

27.
57ª Reunião Anual da SBPC - Sociedade Brasieleira para o Progresso da Ciência. Atividades diversificadas em sala de aula: compartilhar e reconstruir saberes e fazeres sobre leitura e escrita. 2005. (Congresso).

28.
Conferência Especial: A teia da Vida, A carta da Terra, A paz mundial, A Existência Humana e as coisas do Coração. 2005. (Congresso).

29.
IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores.Saberes e fazeres sobre leitura e escrita: compartilhando espaços de interação na escola. 2005. (Seminário).

30.
IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores: Alfabetização e Letramento - Os Desafios de Ensinar e Aprender. 2005. (Seminário).

31.
VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular. Atividades diversificadas de leitura e de escrita: uma estratégia pedagógica. 2005. (Congresso).

32.
VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário Internacional de Educação Popular. 2005. (Congresso).

33.
Congresso Nacional de Educação. A formação profissional do alfabetizador: construções pedagógicas e epistemológicas. 2004. (Congresso).

34.
Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).

35.
Educação como Política Cultural: Um Espaço para a Produção das Diferenças. 2004. (Congresso).

36.
Fórum Mundial de Educação. 2004. (Outra).

37.
III Edição do Fórum Mundial de Educação - A educação para um outro mundo possível. Atividades diversificadas na escola espaço para (re) construção das concepções acerca da lecto escrita. Atividades diversificadas na escola para (re) construção das concepções acerca da lecto-escrita. 2004. (Congresso).

38.
III Seminário de Formação de Professores: vivências lúdicas e práticas educativas. 2004. (Seminário).

39.
Reunião Regional da SBPC - o cotidiano e a ciência; construindo saberes. 2004. (Encontro).

40.
XIX Jornada Acadêmica Integrada.Construções Pedagógicas e Epistemológicas: a formação do alfabetizador. 2004. (Seminário).

41.
XV Semana Acadêmica do Centro de Educação: Educação como política cultural.Atividades diversificadas em sala de aula: repensando saberes e fazeres acerca da leitura e da escrita. 2004. (Seminário).

42.
Fórum de Educação: Cenas do cotidiano Escolar. 2003. (Congresso).

43.
Oficina de Construção de Jogos II - Brincar, aprender, ressignificar. 2003. (Oficina).

44.
Oficina Jogos Boole. 2003. (Oficina).

45.
1ª Semana Acadêmica de Educação - Curso de Pedagogia. 2002. (Seminário).

46.
Palestra: Por um novo estilo de formação para a docência na educação básica: o desagio da profissionalização. 2002. (Seminário).

47.
XIII Semana Acadêmica do Centro de Educação. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Comissão Científica como Avaliador de Trabalhos do III Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior e da IX Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional - UFSM. 2015. (Congresso).

2.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Membro da comissão organizadora do evento Diálogos sobre leitura e escrita: saberes e fazeres no cotidiano escolar. 2011. (Outro).

3.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Membro da Comissão Organizadora da I Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional. 2006. (Congresso).

4.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Monitora no IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPED Sul. 2006. (Congresso).

5.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Membro da Comissão Organizadora, no Centro de Educação, da Reunião Regional da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2004. (Congresso).

6.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Membro da Comissão Organizadora do Estande do Curso de Pedagogia na Feira das Profissões. 2004. (Congresso).

7.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Monitora na Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2004. (Congresso).

8.
MILLANI, Silvana Martins de Freitas. Participação no Estande do Curso de Pedagogia na Feira das Profissões da Universidade Federal de Santa Maria. 2003. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gabriela Cedalia Cardoso. A Organização do Trabalho Pedagógico no Ciclo de Alfabetização: Ações de Incentivo à Leitura e à Escrita na Escola. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-graduação em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Hellen de Prá da Rosa. Ciclo de alfabetização: concepções de professoras sobre o processo de leitura e de escrita. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia-Licenciatura Plena Diurno) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

2.
Aline Klimeck Fragoso. Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil e a formação docente: reflexões atuais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia-Licenciatura Plena Diurno) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

3.
Ketner Thaiane Landvoigt Kayser. Olhares sobre a Inclusão na Educação de Jovens e Adultos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Especial) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

4.
Dalva Maria Marin Balbom. A influência dos contextos socioculturais na alfabetização e as mediações pedagógicas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

5.
Lisângela Aparecida Oliveira de Oliveira. O lúdico como mediador do processo de ensino e de aprendizagem na alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

6.
Milene Herrmann. Concepções sobre leitura e escrita em classes multisseriadas: um estudo com professoras alfabetizadoras do município de Santa Clara do Sul. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

7.
Regiane Dierings. As influências do brincar na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

8.
Carmen Regina Sanchez Dutra. O lúdico e a alfabetização: sua contribuição no processo de ensino e de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

9.
Avenilda Garcia Perchim Pierim. Um olhar para as brincadeiras na Educação Infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

10.
Neusa Mara Meira Cunha. O lúdico nos processos de ensino e de aprendizagem da EJA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

11.
Eunice Claci Lourenço Luz. A implicação dos jogos no desenvolvimento da aprendizagem infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

12.
Carline Petry. A Educação Física e o lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

13.
Raquel Langaro. O lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

14.
Anelise de Oliveira Rodrigues. O lúdico e as práticas pedagógicas na pré-escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.

15.
Miriam Rosele Muniz Marques. O uso de brincadeiras na construção do conhecimento e socialização das crianças na pré-escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia/UFSM) - Universidade Aberta do Brasil. Orientador: Silvana Martins de Freitas Millani.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARDOSO, GABRIELA CEDALIA2016CARDOSO, GABRIELA CEDALIA ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, SILVANA MARTINS DE FREITAS . A organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização: as vozes dos professores - The organization of pedagogical work in the literacy cycle: the voices of teachers. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 5, p. 73, 2016.

2.
BOLZAN, Doris Pires Vargas2015BOLZAN, Doris Pires Vargas ; WIEBUSCH, A. ; FLEIG, M. T. ; MILLANI, SILVANA MARTINS DE FREITAS ; HAUTRIVE, G. M. F. ; SANTOS, C. F. . Cultura escrita: processos de formação docente no contexto da alfabetização. FORMAÇÃO DOCENTE, v. 7, p. 1, 2015.


Livros e capítulos
1.
BASTOS, M. S. ; BOLZAN, Doris Pires Vargas ; MILLANI, Silvana Martins de Freitas . Programa Mais Educação: olhares sobre a educação integral. In: Borin Marta Rosa; Costas Fabiane Adela Tonetto. (Org.). Educação na escola de tempo integral: Programa Mais Educação. 1ed.Tubarão, SC: Ed. Copiart, 2016, v. 1, p. 67-.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 16:48:36