Everton Carlos Crema

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1166474189014127
  • Última atualização do currículo em 22/05/2018


Possui graduação em História pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (2002). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, na área de Cultura e Poder (2011) e Doutorando em Educação pela UFPR na área de cultura, escola e ensino. Professor do Curso de História, da UNESPAR - FAFIUV - Universidade Estadual do Paraná - campus União da Vitória. Membro do Conselho de campus (2014-2015) Desenvolve projetos de pesquisa em História da Alimentação, Modernidade, História do Paraná, História Local e Ensino de História. Desenvolveu como Coordenador o Projeto: Os Catadores da Margem Esquerda: Coleta e Sobrevivência no Médio Iguaçu no século XXI, vinculado ao programa de extensão Universitária, Universidade Sem Fronteiras, Fomentado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, do Estado do Paraná. Coordena projeto de pesquisa e extensão - Linguagens e Tecnologias para o Ensino de História - Fundação Araucária e o projeto Gênero e Diversidade sexual: Ações afirmativas para combater a violência - Universidade Sem fronteiras - SEED -PR. Membro do Projeto de Pesquisa CNPQ Memórias e Conflitos Sociais (Indígenas,Quilombolas e Naplam:Uma história da Guerilha do Araguaia (PPGE UFPR). Coordenada o Programa de Desenvolvimento Educacional PDE - SEED - UNESPAR - Campus União da Vitória. Membro fundador do LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - UNESPAR FAFIUV. Participou do Comité de Ética da referida instituição. Presidiu o Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviço em União da Vitoria - Paraná 2011-2012. Membro do grupo de Pesquisa História Intelectual, História dos Intelectuais e Historiografia - vinculado a UFPR-CNPQ e Membro do grupo de Pesquisa Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica - vinculado a UFPR-CNPQ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Everton Carlos Crema
Nome em citações bibliográficas
CREMA, E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória.
Praça Coronel Amazonas, s \n
Centro
84600-000 - Uniao da Vitoria, PR - Brasil - Caixa-postal: 291
Telefone: (042) 35229100
URL da Homepage: www.fafiuv.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: UM BALANÇO DA DIRETRIZ CURRRICULAR PARANAENSE EM HISTÓRIA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO.,
Orientador: Maria Auxiladora Moreira dos Santos Schmidt.
Palavras-chave: Educação Histórica; Diretriz Curricular de História; Currículo paranaense.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino e metodologia da História.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2011
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Se ficar o trem me pega se correr eu passo fome: A ferrovia e a modernização no conflito do Contestado (1912-1916),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: RENATO LOPES LEITE.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.
2003 interrompida
Especialização interrompida em 2004 em História. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória, FAFI, Brasil.
Título: O Contestado e a transformação econômica ferroviária..
Orientador: Ilton Cesar Martins.
Ano de interrupção: 2004
1998 - 2002
Graduação em História.
Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória, FAFI, Brasil.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Formação em EaD para Professores: desafios e possi. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Educação da distância: desafios e possibilidades. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Atuação Profissional



UNESPAR - FAFIUV, FAFIUV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisa Individual Institucional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
AS DIRETRIZES CURRICULARES PARANAENSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE UNIÃO DA VITÓRIA: UM BALANÇO EDUCACIONAL NECESSÁRIO (2004-2014),o currículo enseja caminhos e perspectivas educacionais que refletem projetos partidários de poder e permeiam toda a sociedade, evidenciando-se mais objetiva e concretamente na escola. Dessa, forma, analisar os resultados das diretrizes curriculares de história do Estado do Paraná se apresenta de forma importante e urgente, sobretudo pelos dez anos de sua implementação. Analisar o documento de referência para o ensino de história e seus resultados educacionais, bem como a experiência dos professores e alunos é fundamental para refletirmos sobre qual educação histórica queremos.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisa Individual Institucional, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisa de pesquisa institucional - Gênero e Diversidade sexual: Ações afirmativas para combater a violência - Universidade Sem Fronteiras - SEED - PR

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisa Individual Institucional, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa individual - Tecnologias e Linguagens para o ensino de história - financiado pela Fundação Araucária - SEED PR. Objetivos, pesquisar a relação entre ensino e aprendizagem de história e uso de diferentes linguagens e novas tecnologias para o ensino, visando superar a separação entre a reflexão sobre práticas que dinamizam as aulas e a lógica do desenvolvimento do pensamento histórico dos docentes e estudantes. Objetivamos criar subsídios metodológicos de utilização das mídias e tecnologias presentes na escola de uma forma coerente com as teorias de educação histórica. Criar um espaço de reflexão continuada sobre os desafios da sala de aula e as alternativas possíveis para sua superação.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisa Individual Institucional, Carga horária: 10
Outras informações
Membro e pesquisador do Laboratório de Aprendizagem Histórica - LAPHIS - Unespar - campus União da Vitória.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisa Individual Institucional, Carga horária: 5
Outras informações
Coordenador do Arquivo Histórico da UNESPAR - campus União da Vitória - paraná, que mantem acervo histórico diverso, subsidiando a pesquisa e o ension de história da licenciatura da mesma instituição. Desenvolve digitalização e instrumentalização e preservação do acervo.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisa Individual - Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Proijeto de TIDE Olhar para o movimento do Contestado, passado seu centenário, exige um exercício reflexivo que se justifica na necessidade de buscarmos a construção de sentidos históricos críticos e que, em parte, busquem inovar e contribuir para a compreensão de um dos maiores movimentos sociais do Brasil. O caminho escolhido passa pela História da Alimentação e por uma metodologia determinada com a própria estrutura social, em meio aos conflitos, grupos, sociedades e instituições remodelaram ou fortaleceram seus comportamentos e práticas sociais, num contexto especifico e por vezes de difícil percepção. Ao nos utilizarmos do comer, das rotinas produtivas, das interdições alimentares equivalendo-as aos corpos sociais, poderemos compreender pelas mudanças nos hábitos e prática alimentares, perceber os pontos de flexão, transformação e ruptura da tradição e dos costumes em sociedades e instituições tradicionais. Esse conhecimento interpretativo indireto produzira um conhecimento histórico significativo e auxiliará didaticamente uma aproximação entre a História Regional e a História da Alimentação.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisa Individual - Dedicação Exclusiva, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa Monarquistas ou Republicanos a história das ideias políticas na Guerra do Contestado (1912 ? 1916) Busca o referido projeto analisar a construção dos arquétipos políticos, monarquistas e republicanos ou suas reapropriações durante o desenrolar do Conflito do Contestado, tendo em vista a pressão que o revisionismo histórico enseja em sua construção. Interessa-nos perceber em que condições os grupos sociais envolvidos no conflito criaram ou reelaboraram seus referenciais políticos e apreensões do cotidiano e a partir dessas proposições, perceber seu processo de tomada e consciência e ação.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa Individual Institucional, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Os Catadores da Margem Esquerda: coleta, sobrevivência e identidade no Médio-Iguaçu no início do século XXI, financiado pela Universidade sem Fronteiras - SEED - PR , buscou identificar, analisar e documentar o processo de transição da~mão de obra extrativa da região de União da Vitória - PR em relação as atividades de coleta e separação de reciclagens. Além de bibliografias especifica produziram-se documentários sobre a temática do projeto.


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do PDE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE - Unespar - campus União da Vitória - PR.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Projeto Linguagens e tecnologias para o ensino de História busca suprir uma lacuna junto à pesquisa na área de ensino de história e aprendizagem histórica. As novas demandas e tecnologias forçam o ensino a adequar-se aos novos caminhos que se criam contemporaneamente. O desafio do professor/pesquisador aumenta na mesma proporção. O projeto visa pesquisar a relação entre ensino, aprendizagem e tecnologias de uma forma prática e continuada repensando os usos de diferentes linguagens de ensino (cinema, música, fotografia, jornais, HQs, etc...) e diferentes mídias (internet, tablets, pesquisa compartilhada, etc..) num diálogo com as teorias da História e da Educação. Refletindo sobre um ensino de história pautado no método da história que proporcione uma aprendizagem por meio da investigação histórica. Entendendo que o ensino de História como área autônoma e não complementar, deve criar sua própria dinâmica de ensino e não, exclusivamente, refletir a teoria da história e sua historiografia. De outra forma, buscamos alcançar uma autonomia na pesquisa da didática de História, mais próxima da realidade da sala de aula, da prática de ensino e da aprendizagem histórica. Preocupa-se o projeto em perceber a diferença entre o como ensinar e o como aprender história a partir das diferentes linguagens e tecnologias. Projeto de pesquisa básica Aplicada, financiado pela Fundação Araucária, valor R$ 15.795,00 para bens de capital.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Arquivo Histórico, da UNESPAR campus de União da Vitória, é essencial para a formação acadêmica. Permitindo o estudo e a reflexão sobre uma dimensão dos estudos históricos e sua relação com o ensino, através de fontes diversas, propiciando aos alunos o estudo de fontes documentais importantes para a história local. As atividades do Arquivo Histórico contribuem para a reafirmação e construção da memória e da identidade de sujeitos ou de grupos sociais locais e regionais. Nesse sentido, as funções arquivísticas estão direcionadas à preservação, manuseio, tratamento, conservação, catalogação e digitalização de documentos históricos e se aplicam direta e interdisciplinarmente na formação acadêmica da licenciatura baseada no uso de fontes documentais, ao mesmo tempo que garante a preservação da memória da comunidade em que está inserido, de quem recebe a documentação e para quem a disponibiliza para pesquisa. Os documentos mantidos pelo Arquivo Histórico possuem uma importante diversidade, abrangendo: Acidentes de Trabalho, Interdições e Marcações, Naturalização, Reintegração de Posse, entre outros. O Arquivo Histórico desenvolveu em 2015, atividades de extensão ofertadas pelo PIBEX ? Programa de Incentivo a Extensão, com aluna bolsista da graduação, financiada com recursos da Unespar ? Pró-reitora de Extensão, resultando também desse trabalho, a análise de modelos de instrumentos de pesquisa, a

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O projeto Gênero e Diversidade Sexual; Ações afirmativas para combater a violência, financiado pela Universidade Sem Fronteiras, viabilizou valores de R$ 66.420,00 em bolsas de pesquisa, congregando 02 recém-formados e 01 graduando, para bens de capital e publicações foi de R$ 16.000,00. O projeto ajudou a combater a discriminação de gênero e diversidade sexual gera diversas formas de violência, desde a verbal que humilha, à psicológica que limita e à física que mata. As regiões mais interioranas, marcadas pelo conservadorismo em relação ao tema tem perpetuado a ideia de submissão feminina e de preconceito em relação à diversidade sexual. O resultado disso é o alarmante índice de União da Vitória/PR no mapa da violência de 2012 sobre os municípios com maior número de assassinatos de mulheres. A cidade ficou em 46º lugar e o estado do Paraná ficou em 3º. Casos de homofobia também são registrados, no início deste ano de 2014, duas travestis foram assassinadas em União da Vitória. Considerando que a morte é a violência levada ao extremo, e é a que se transforma, de fato, em estatística, entendemos que as outras formas de violência são constantes e precisam ser combatidas. Não são raros os relatos de mulheres que abandonam os estudos por pressões familiares para que as mesmas se ocupem apenas dos afazeres de esposas e mães, rompendo com perspectivas e projetos pessoais de futuro, da mesma forma que jovens homossexuais abandonam os estudos por não se sentirem aceitos/as no espaço escolar. Desta forma, ações afirmativas em relação a gênero e diversidade sexual são fundamentais para o fortalecimento da autonomia dos sujeitos, e para o rompimento com os estereótipos de gênero que levam à discriminação e preconceito.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutoramento em Educação Histórica no Programa de pós Graduação em Educação da Universidade Fedreal do paraná - UFPR - sob a orientação da Dra. Maria Auxiliadora Schmidt.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro do grupo de Pesquisa Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica - vinculado a UFPR-CNPQ, Membro do LAPEDUH - Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica - UFPR.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 1
Outras informações
Membro do Grupo História Intelectual, História dos Intelectuais e Historiografia, sob a liderança do prof Dr. Renato Lopes Leite - UFPR e Vice Liderança do Prof Dr. Diogo Roiz - UEMS.


Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória, FAFI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFI - PR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor dedicação exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O projeto de dedicação exclusiva denomina-se "Monarquistas ou republicanos, a história das ideias políticas na Guerra do Contestado (1912- 1916)". O projeto de Pesquisa, desdobrou-se um grupo de pesquisa denominado NEHR - Núcleo de Estudos de História Regional, multi área, que tem como finalidade desenvolver pesquisas,estudos, publicações e extensão sobre a temática regional em sua dinâmica e amplitude, o NEHR encontra-se vinculado a UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná - campus União da Vitória, Paraná

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade De Filosofia, Ciências e Letras - FAFIUV, .

Cargo ou função
Membro do COEP - Comité de Ética e Pesquisa..

Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu, UNIGUAÇU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2010
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Profesor Formação Histórica do Brasil, Carga horária: 16
Outras informações
Também ministro diciplinas diversa na área de Humanas.

Atividades

06/2003 - 2/2010
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência Política e Teoria do Estado
Formação Sócio Histórica Econômica Brasileira
Ética e Cidadania
Antropologia e Nutrição
Sociologia do Direito
Filosofia e Ética
História do Brasil
História Geral
02/2008 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Multidisciplinar de Atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social.
02/2008 - 02/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU, .

Cargo ou função
Membro do Sub-Comitê de Ética e Pesquisa do Curso de Serviço Social da Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu.
06/2006 - 06/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu - UNIGUAÇU, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão de Ética da Unidade de Ensino Superior do Vale do Iguaçu.

Colégio Santos Anjos, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E NAPALM: UMA HISTÓRIA DA GUERRILHA DO VALE DO RIBEIRA
Descrição: Projeto desenvolvido junto ao Programa Memórias e Conflitos Sociais - edital 12/2015 -CNPQ - UFPR - UFMT - UFSM - UEL - UNESPAR, desenvolve pesquisa sobre a guerrilha do Vale do Ribeira - São Paulo, em uma produção destinada a relação de ensino e aprendizagem da História em âmbito escolar, é possível utilizar diferentes estratégias de constituição de sentido histórico, com o objetivo de produzir conhecimentos e atribuir novos sentidos a experiências de conflitos recentes na História brasileira em sua relação com a História da Humanidade. Além da produção escrita da narrativa, cujo titulo já introduz o sentido a ser dado ? Indígenas, quilombolas e napalm ? uma história da guerrilha do Vale do Ribeira, sentido este inferido a partir da voz dos sujeitos e de suas memórias, indica-se também a produção de um material paradidático com narrativas históricas em quadrinhos, que permitem o trabalho com aspectos estéticos do conhecimento histórico que nem sempre a narrativa escrita tradicional da historiografia poderia envolver..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Integrante / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schimdt - Coordenador / Ana Claudia Urban - Integrante / Marlene Rosa Cainelli - Integrante / estevão Chaves de Rezende Martins - Integrante / Marcelo Fronza - Integrante / Jorge Luís da Cunha - Integrante / Thiago Augusto Divardin de Oliveira - Integrante / Adriane de Quadros - Integrante / Sueli de Fatima dias - Integrante / Rafael Reinaldo Freitas - Integrante / Luzinete Santos da Silva - Integrante / João da Silva Bertolini - Integrante / Flávio Batista dos Santos - Integrante / Geraldo Becker - Integrante / Lucas Pydd Nechi - Integrante / Lidiane Camila Lorençato - Integrante / Rosi Teresinha Ferrarini Devaerd - Integrante / Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Pesquisa e avaliação do uso das Tecnologias e Linguagens no ensino de História na sala de aula
Descrição: O presente projeto busca suprir uma lacuna junto à pesquisa na área de ensino de história e aprendizagem histórica. As novas demandas e tecnologias forçam o ensino a adequar-se aos novos caminhos que se criam contemporaneamente. O desafio do professor/pesquisador aumenta na mesma proporção. O projeto visa pesquisar a relação entre ensino, aprendizagem e tecnologias de uma forma prática e continuada repensando os usos de diferentes linguagens de ensino (cinema, música, fotografia, jornais, HQs, etc...) e diferentes mídias (internet, tablets, pesquisa compartilhada, etc..) num diálogo com as teorias da História e da Educação. Refletindo sobre um ensino de história pautado no método da história que proporcione uma aprendizagem por meio da investigação histórica. Entendendo que o ensino de História como área autônoma e não complementar, deve criar sua própria dinâmica de ensino e não, exclusivamente, refletir a teoria da história e sua historiografia. De outra forma, buscamos alcançar uma autonomia na pesquisa da didática de História, mais próxima da realidade da sala de aula, da prática de ensino e da aprendizagem histórica. Preocupa-se o projeto em perceber a diferença entre o como ensinar e o como aprender história a partir das diferentes linguagens e tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador / Dulceli Tonet Estacheski - Integrante / Gabriel Irinei Covalchuk - Integrante / Hemerson dos Santos Junior - Integrante.Financiador(es): UNESPAR - FAFIUV - Bolsa.
2017 - Atual
A PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E AS DIRETRIZES CURRICULARES PARANAENSES DE HISTÓRIA.
Descrição: Projeto de Pesquisa Dedicação Exclusiva - TIDE - Biênio 2017-2019. Busca analisar os modelos curriculares, que orientam o processo educacional e inferem diretamente sobre o que, e como ensinamos nas escolas e se apresentam como formadores de políticas educacionais e orientadores didático-pedagógicos. Dessa forma, analisaremos comparativamente os modelos e programas de ensino da disciplina de história presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e nas Diretrizes Curriculares Paranaenses em História (2008) buscando perceber as relações estabelecidas pelos documentos de ensino, suas perspectivas e implicações em relação ao ensino de história nas escolas paranaenses. Analisar os documentos de ensino, suas orientações teórico-metodológicas, didáticas, conceituais e administrativas, do ponto de vista educacional, se apresentam fundamentais sobretudo, se percebermos que ambos os documentos de ensino são utilizados pelos professores paranaenses da rede pública de ensino estadual. É necessário sabermos como os documentos de ensino são utilizados, suas contribuições e conflitos, justificando a necessidade de pesquisarmos como ensinamos nossos alunos e como eles vem aprendendo o conteúdo de história..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador.
2016 - 2017
AS DIRETRIZES CURRICULARES PARANAENSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE UNIÃO DA VITÓRIA: UM BALANÇO EDUCACIONAL NECESSÁRIO (2004-2014)
Descrição: Qualquer processo educacional não possui neutralidade, nem isenção, o currículo enseja caminhos e perspectivas educacionais que refletem projetos partidários de poder e permeiam toda a sociedade, evidenciando-se mais objetiva e concretamente na escola. Dessa, forma, analisar os resultados das diretrizes curriculares de história do Estado do Paraná se apresenta de forma importante e urgente, sobretudo pelos dez anos de sua implementação. Analisar o documento de referência para o ensino de história e seus resultados educacionais, bem como a experiência dos professores e alunos é fundamental para refletirmos sobre qual educação histórica queremos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - 2015
O Espaço e o uso alimentar durante a Guerra do Contestado (1912-1916).
Descrição: Busca o projeto de pesquisa institucional - modalidade TIDE - identificar o cotidiano alimentar dentro do Conflito do Contestado e suas relação com a sociedade, cultura e costume regional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - Atual
Laboratório de Aprendizagem Histórica - Láphis
Descrição: Desenvolve pesquisa e formação dentro da área de ensino de história..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Integrante / Dulceli Tonet Estacheski - Coordenador.
2014 - Atual
Arquivo Histórico
Descrição: Mantem e desenvolve pesquisa aplicada, digitalização, instrumentalização e preservação do acervo histórico permitindo, a utilização para pesquisa e formação docente nas licenciaturas de áreas da fim da referida instituição.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador / Dulceli Tonet Estacheski - Integrante / Neide Skakum - Integrante.
2013 - Atual
Linguagens e Tecnologias para o ensino de História
Descrição: O presente projeto financiado pela Fundação Araucária busca suprir uma lacuna junto à pesquisa na área de ensino de história e aprendizagem histórica. As novas demandas e tecnologias forçam o ensino a adequar-se aos novos caminhos que se criam contemporaneamente. O desafio do professor/pesquisador aumenta na mesma proporção. O projeto visa pesquisar a relação entre ensino, aprendizagem e tecnologias de uma forma prática e continuada repensando os usos de diferentes linguagens de ensino (cinema, música, fotografia, jornais, HQs, etc...) e diferentes mídias (internet, tablets, pesquisa compartilhada, etc..) num diálogo com as teorias da História e da Educação. Refletindo sobre um ensino de história pautado no método da história que proporcione uma aprendizagem por meio da investigação histórica. Entendendo que o ensino de História como área autônoma e não complementar, deve criar sua própria dinâmica de ensino e não, exclusivamente, refletir a teoria da história e sua historiografia. De outra forma, buscamos alcançar uma autonomia na pesquisa da didática de História, mais próxima da realidade da sala de aula, da prática de ensino e da aprendizagem histórica. Preocupa-se o projeto em perceber a diferença entre o como ensinar e o como aprender história a partir das diferentes linguagens e tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador / Dulceli Tonet Estacheski - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.Número de orientações: 2
2011 - 2013
Monarquistas ou Republicanos a história das ideias políticas na Guerra do Contestado (1912 ? 1916)
Descrição: Projeto em desenvolvimento e financiado por bolsa de dedicação exclusiva- TIDE - FAFIUV-UNESPAR.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto Integrar
Descrição: O Projeto Integrar: ressocialização, formação e capacitação de jovens em situação de risco e sob medidas socioeducativas, busca inserir um quadro de reflexão/ação diagnóstica, que venha auxiliar na efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente ? ECA e na proteção social efetiva de crianças e jovens na Comarca de União da Vitória ? Estado do Paraná, vindo de encontro as diretrizes exigências do subprograma de extensão ?inclusão e direitos sociais do programa ?Universidade sem Fronteiras?. A universidade paranaense, nesse sentido, se torna um elo fundamental entre a pesquisa, a produção de conhecimento e a extensão social, integrando e interagindo com os diversos segmentos e instituições sociais, a fim de transferir e transformar seu capital cultural em capital social, assumindo para si um papel protagonista na defesa da sociedade em tudo, que dela emana, em tudo que dela demande. Nesse sentido a partir das experiências de pesquisa, ensino e extensão da UNESPAR ? União da Vitória, especificamente do laboratório de aprendizagem histórica (LAPHIS-UNESPAR), construiu-se uma a proposta extensiva de enfrentamento a vulnerabilidade, violência e marginalização de crianças e jovens assistidos por programas sociais. Parte das ações efetivas em desenvolvimento, resultaram num convênio entre a Unespar ? União da Vitória, o Ministério Público Estadual da Comarca de União da Vitória e a Secretaria de Ação Social, num sentido de se desenvolverem ações formativas e profissionalizantes conjuntas, bem como a criação de um grupo de pesquisa interinstitucional, multidisciplinar e intermunicipal que promova ações de reflexão e ação, através da extensão universitária, na defesa e proteção de crianças e jovens assistidas pelo poder público..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador / Dulceli Tonet Estacheski - Integrante / Ana Paula Buhër - Integrante / Gabriel Irinei Covalchuk - Integrante / Hemerson dos Santos Junior - Integrante / Suelem Cristina de Abreu - Integrante.
2015 - 2016
Gênero e Diversidade sexual: Ações afirmativas para combater a violência
Descrição: A discriminação de gênero e diversidade sexual gera diversas formas de violência, desde a verbal que humilha, à psicológica que limita e à física que mata. As regiões mais interioranas, marcadas pelo conservadorismo em relação ao tema tem perpetuado a ideia de submissão feminina e de preconceito em relação à diversidade sexual. O resultado disso é o alarmante índice de União da Vitória/PR no mapa da violência de 2012 sobre os municípios com maior número de assassinatos de mulheres. A cidade ficou em 46º lugar e o estado do Paraná ficou em 3º. Casos de homofobia também são registrados, no início deste ano de 2014, duas travestis foram assassinadas em União da Vitória. Considerando que a morte é a violência levada ao extremo, e é a que se transforma, de fato, em estatística, entendemos que as outras formas de violência são constantes e precisam ser combatidas. Não são raros os relatos de mulheres que abandonam os estudos por pressões familiares para que as mesmas se ocupem apenas dos afazeres de esposas e mães, rompendo com perspectivas e projetos pessoais de futuro, da mesma forma que jovens homossexuais abandonam os estudos por não se sentirem aceitos/as no espaço escolar. Desta forma, ações afirmativas em relação a gênero e diversidade sexual são fundamentais para o fortalecimento da autonomia dos sujeitos, e para o rompimento com os estereótipos de gênero que levam à discriminação e preconceito..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador / Dulceli Tonet Estacheski - Integrante / Vanesa Chukailo - Integrante / Sergio Andrigueto - Integrante / Ana Paula Buhër - Integrante.Financiador(es): Universidade Sem Fronteira - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - 2015
Linguagens e Tecnologias para o ensino de história
Descrição: Busca o projeto de extensão perceber e intervir positivamente na melhora da relação entre ensino, linguagens e tecnologias para o ensino de História..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador / Neidy Natalia Skakum - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2009 - 2010
Catadores da Margem Esquerda.
Descrição: Projeto de resgate e valorização da identidade social dos catadores de papel, e recicláveis na margem esquerda do Rio Iguaçu, especificamente nas cidades de União da Vitória -PR e Bituruna - PR..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2006 - 2008
Orientador de projeto de pesquisa em Serviço Social - Direitos sociai e cidadânia.
Descrição: Projeto realizado com os acadêmicos do curso de Serviço Social - bolsistas de incentivos municipais - ISS - União da Vitória Paraná, tem por finalidade permitir o conhecimento e o acesso a comunidade de serviços, direitos e garantias públicas e privadas como mecanismo de defesa e proteção da cidadânia - Tem por objetivo a elaboração de uma Cartilha Social e a capacitação de acadêmicos no fortalecimento de politicas de proteção social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - Atual
Digitalização e preservação do acervo histórico da FAFI - UNESPAR
Descrição: O projeto busca digitalizar, preservar, recuperar e disponibilizar arquivos históricos sob a guarda do Arquivo Histórico FAFIUV para a comunidade,acadêmicos e estudantes, servindo de base para o trabalho com fontes históricas, permitindo ainda o funcionamento de uma disciplina optativa de arquivologia, preservação patrimonial e recuperação documental..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Everton Carlos Crema - Coordenador / Dulceli Tonet Estacheski - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista de Educação Histórica
2014 - Atual
Periódico: Luminária (União da Vitória)
2014 - Atual
Periódico: Ensino e Pesquisa (União da Vitória)
2012 - Atual
Periódico: Sobre Ontens


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2015
Agência de fomento: Universidade Estadual do Paraná
2010 - 2010
Agência de fomento: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Luminária


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino e metodologia da História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Paraná.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Tecnologias educacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CREMA, E. C.2015CREMA, E. C.. Ensino (d)e História Indígena - Resenha WITTMANN, Luisa Tombini. (Org.. REDUH - Revista de Educação Histórica, v. 1, p. 354-355, 2015.

2.
CREMA, E. C.2014CREMA, E. C.. A construção do político a partir da religiosidade cabocla. Sobre Ontens, v. 1, p. 1-12, 2014.

3.
CREMA, E. C.2013CREMA, E. C.. Monarquistas ou republicanos a História das ideias politicas na Guerra do Contestado (2012-2014). Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 2, p. 22-32, 2013.

4.
CREMA, E. C.2012CREMA, E. C.. O Contestado, um olhar sobre a Modernidade e um retorno ao econômico. Colóquios (Palmas), v. 1, p. 53-74, 2012.

5.
CREMA, E. C.2010CREMA, E. C.. A Terra na República Brasileira. Colóquios (Palmas), v. 1, p. 121-130, 2010.

6.
CREMA, E. C.2010CREMA, E. C.. Se fica o trem me pega, se corre eu passo fome: O papel da modernidade, 'dos trilhos aso trem' na Guerra do Contestado.. Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 7, p. 19-36, 2010.

7.
CREMA, E. C.2009CREMA, E. C.; PEREIRA, S.A. . Filosofia Política: algumas considerações acerca da política de Platão, Aristóteles e Maquiavel.. R.E.V.I. REVISTA DE ESTUDOS DO VALE IGUAÇU, v. 1, p. 123-132, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Aprendizagens Históricas: debates e opiniões.. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Especiais Sobre Ontens, 2018. v. 1. 246p .

2.
Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Aprendizagens Históricas: ensino de história.. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições especiais Sobre Ontens, 2018. v. 1. 219p .

3.
Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Aprendizagens Históricas: gêneros e etnicidades.. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições especiais Sobre Ontens, 2018. v. 1. 228p .

4.
BUENO, A. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Aprendizagens Históricas: história do ensino.. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições especiais Sobre Ontens, 2018. v. 1. 175p .

5.
BUENO, A. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Aprendizagens Históricas: Mídias, Fontes e Transversais. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições especiais Sobre Ontens, 2018. v. 1. 478p .

6.
BUENO, A. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Aprendizagens Históricas: rumos e experiências.. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições especiais Sobre Ontens, 2018. v. 1. 313p .

7.
BUENO, A. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Canteiro de Histórias: textos sobre aprendizagem histórica. 1. ed. RJ / União da Vitória: LAPHIS/Sobre Ontens, 2017. v. 1. 230p .

8.
BUENO, A. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Jardim de Histórias: discussões e experiências em aprendizagem histórica. 1. ed. RJ/União da Vitória: LAPHIS/ Sobre Ontens, 2017. v. 1. 713p .

9.
BUENO, A. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Um Pé de Histórias: Estudos sobre aprendizagem histórica. 1. ed. RJ/União da Vitória: LAPHIS/Sobre Ontens, 2017. v. 1. 576p .

10.
BUENO, A. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Mais Orientes. 1. ed. Rio de Janeiro.: Sobre Ontens, 2017. v. 1. 166p .

11.
BUENO, A. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) ; MARIA NETO, J. (Org.) . Vários Orientes. 1. ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2017. v. 1. 510p .

12.
Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) . Futuro em construção: reflexões sobre a aprendizagem histórica.. 1. ed. Rio de Janeiro: e book, 2016. v. 1. 132p .

13.
Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) . Gênero educação e sexualidades: reconhecendo diferenças para superar preconceitos. 1. ed. Uberlândia: Editoras dos autores., 2016. v. 1. 197p .

14.
Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) . A Vida de Francis. 1. ed. Uberlândia: Editora dos autores., 2016. v. 1. 96p .

15.
Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) . Pensando Amanhãs: Falando sobre o Ensino de História.. 1. ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2015. v. 1. 203p .

16.
Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; CREMA, E. C. (Org.) . Tecendo Amanhãs: o Ensino de História na Atualidade.. 1. ed. Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2015. v. 1. 209p .

17.
CREMA, E. C.; TONON, E. (Org.) ; GOHL, J. W. (Org.) . Revista Colóquios - Dossiê Contestado. 07. ed. Palmas: Kaigangue, 2012. v. 500. 122p .

18.
CREMA, E. C.; Bueno, André. (Org.) ; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) ; MARTINS. Ilton Cesar. (Org.) ; GOHL, Jefferson Gohl (Org.) . Revista Colóquios - História e Gênero.. 1. ed. União da Vitória: FAFI, 2011. v. 1. 115p .

19.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet (Org.) . Catadores da Margem Esquerda - coleta, sobrevivência e identidade no médio-iguçau no inicicio do século XXI. 1. ed. União da Vitória: FAFI - Kaigang, 2010. v. 1. 88p .

20.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Catadores da Margem esquerda: Coleta, sobrevivência e identidade no médio-iguaçu no inicio do século XXI. 1. ed. Palmas: Kaigang, 2010. v. 200. 88p .

Capítulos de livros publicados
1.
CREMA, E. C.; SCHIMDT, M. A. M. S. . O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL, CURRÍCULO, LEGISLAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO. In: BUENO, André; ESTACHESKY, Dulceli; CREMA, Everton Carlos; NETO, José.. (Org.). Aprendizagens Históricas: debates e opiniões.. 1ed.Rio de Janeiro: Edições especiais Sobre Ontens, 2018, v. 1, p. 110-123.

2.
CREMA, E. C.. A importância do ensino de história: o ensinar e o aprender história. In: BUENO, André; ESTACHESKY, Dulceli; CREMA, Everton; NETO José Maria. (Org.). Canteiro de Histórias: textos sobre aprendizagem Histórica. 1ed.RJ/União da Vitória: LAPHIS/Sobre Ontens, 2017, v. 1, p. 94-104.

3.
CREMA, E. C.. Is It Harder to teach or to learn history nowadays?. In: Maria Auxiliadora Schmidt; Lucas Pydd Nechi. (Org.). Brazilian Investigation in history education. 1ed.Curitiba: WA Edittora, 2016, v. 1, p. 229-241.

4.
CREMA, E. C.. Mídias para pesquisa e reflexões sobre gênero. In: Everton Carlos Crema. (Org.). A vida de Francis. 1ed.Uberlândia: Editora dos Autores, 2016, v. 1, p. 85-96.

5.
CREMA, E. C.. Rüsen e o "novo humanismo" reflexões para a educação e a diferença. In: Andre. (Org.). Gênero educação e Sexualidades: reconhecendo diferenças para superar pre conceitos. 1ed.Uberlândia: Editora dos Autores., 2016, v. 1, p. 42-62.

6.
CREMA, E. C.. AS DIRETRIZES CURRICULARES PARANAENSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE UNIÃO DA VITÓRIA: UM BALANÇO EDUCACIONAL NECESSÁRIO (2004-2014). In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton.. (Org.). Tecendo Amanhãs: o Ensino de História na Atualidade.. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2015, v. 1, p. 73-80.

7.
TONON, E. ; CREMA, E. C. ; LIMA, S. R. ; MOREIRA, C. R. B. ; KOVALSKI, J. ; MALTAURO, M. A. . "Se fica o Trem me pega, se correr eu passo fome" o papel da modernidade "dos trilhos ao trem" na Guerra do Contestado. In: Eloy Tonon. (Org.). 2012 - Centenário do Movimento do Contestado. 1ed.Palmas: Kaygang, 2012, v. 1, p. 25-53.

8.
CREMA, E. C.. Por uma nova ética da natureza. In: Crema, Everton Carlos; Estacheski, Dulceli de Loudes Tonet.. (Org.). Catadores da Margem Esquerda: coleta, sobrevivência e identidade no médio-iguaçu no inicio do século XXI. 1ed.União da Vitória: FAFI - Kaigang, 2010, v. 1, p. 11-14.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CREMA, E. C.. Monarquistas ou Republicanos: uma reflexão sobre o Contestado. In: 3º. Seminário de História da Historiografia: aprender com a História?, 2009, Mariana. 3º. Seminário de História da Historiografia: aprender com a História?. Ouro Preto: Edufop, 2009. v. 1. p. 1-11.

2.
CREMA, E. C.; Crema, Carlos Everton . A Modernização Republicana - à perspectiva do Contestado. In: I Colóquio Nacional de História do Vale do Iguaçu, 2005, União da Vitória. História e Historiografia Brasileira Estudos e Perspectivas. União da Vitória: Fafi. v. Único. p. 15-16.

3.
CREMA, E. C.. A Modernização Republicana - à perspectiva do Contestado. In: IX Encontro Regional de História, 2004, Ponta Grossa. Identidades e representações. Ponta Grossa: Departamento de hitória - UEPG. v. único.

4.
CREMA, E. C.; Crema, Carlos Everton . O Contestado dentro de uma ótica imperialista. In: II Mostra de Pós Graduação, 2002, União da Vitória. Resumos: II Mostra de Pós Graduação. União da Vitória: Fafi, 2002. v. ùnico.

5.
CREMA, E. C.; Crema, Carlos Everton . Origens econômicas do Contestado. In: I Mostra de Pós Graduação, 2001, União da Vitória. Resumos: I Mostra de pós Graduação. União da Vitória: Fafi, 2001. v. único. p. 39-39.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CREMA, E. C.; SCHMIDT, M. A. . The Curriculum Guidelines Paranaenses Of Basic Education In History Prospects And Limits. In: HISTORY EDUCATORS INTERNATIONAL RESEARCH NETWORK [HEIRNET] 13th INTERNATIONAL CONFERENCE, 2016, Murcia. The Curriculum Guidelines Paranaenses Of Basic Education In History Prospects And Limits. Múrcia - Espanha: Universidad de Múrcia, 2016. v. 1. p. 35-35.

2.
CREMA, E. C.; SCHMIDT, M. A. . 3 Conference of the International Research Association for History and Social Sciences Education ? IRAHSSE 3 rd Conférence de l?Association Internationale de Recherche en Didactique de l?Histoire et des Sciences Sociales ? AIRDHSS. In: 3 Conference of the International Research Association for History and Social Sciences Education ? IRAHSSE 3 rd Conférence de l?Association Internationale de Recherche en Didactique de l?Histoire et des Sciences Sociales ? AIRDHSS, 2016, Braga. A directive of balance in history curriculun paranaense: the limits and possibilities of the curriculum. Braga: Universidade do Minho, 2016. v. 1. p. 39-40.

3.
CREMA, E. C.; SCHMIDT, M. A. . AS DIRETRIZES CURRICULARES PARANAENSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM HISTÓRIA: PERSPECTIVAS E LIMITES. In: XVI Congresso Internacional das Jornadas Históricas de educação histórica, 2016, Porto. XVI Congresso Internacional das Jornadas Históricas de educação histórica. Porto: Universidade do Porto, 2016.

4.
CREMA, E. C.; SCHMIDT, M. A. . RÜSEN E O ?NOVO HUMANISMO? REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO E A DIFERENÇA. In: Ix Seminário de Educação Histórica 'narrativa histórica: teoria, pesquisa e prática, 2016, Curitiba. ?NARRATIVA HISTÓRICA: TEORIA, PESQUISA E PRÁTICA?. Curitiba: LAPEDUH, 2016. v. 1. p. 75-75.

5.
CREMA, E. C.. Violência de Gênero e Politicas Publicas. In: II Colóquio Nacional de estudos de Gênero e História, 2016, Guarapuava. Anais 2° Colóquio Nacional de Estudos de Gênero e História. Guarapuava: LHAG, 2016.

6.
CREMA, E. C.. AS DIRETRIZES CURRICULARES PARANAENSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE UNIÃO DA VITÓRIA: UM BALANÇO EDUCACIONAL NECESSÁRIO (2004-2014). In: XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica, 2015, Cuiaba. AS DIRETRIZES CURRICULARES PARANAENSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM HISTÓRIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE UNIÃO DA VITÓRIA: UM BALANÇO EDUCACIONAL NECESSÁRIO (2004-2014). Cuiaba: Editora UFMT, 2015.

7.
CREMA, E. C.. Cidadania como Dever. In: V Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu, 2010, União da Vitória - PR. V Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu, 2010.

8.
CREMA, E. C.. A Terra na República Brasileira. In: IV Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu, 2009, União da Vitória. IV Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu, 2009.

9.
CREMA, E. C.. O Costume e o espaço como História. In: III Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu, 2008, União da Vitória. Contextos e Repercussões da História Colonial Brasileira. Palmas -PR: Kaigang, 2008. v. 1. p. 21-21.

10.
CREMA, E. C.. A Perspectiva Moral em Thompson. In: VI Encontro de Iniciação Científica e Vi Mostra de Pós Graduação, 2006, União da Vitória - PR. Caderno de Resumos. Palmas PR: Kaigang, 2006. v. 1. p. 20-20.

11.
CREMA, E. C.. A Modernização Republicana: a perspectiva do Contestado. In: IV Encontro de Iniciação Científica - IV Mostra de pós - Graduação e I Seminario de Pesquisa, 2004, União da Vitória - PR. Caderno de Resumos e Programação. Palmas PR: Kaigang, 2004. v. 1. p. 69-69.

Artigos aceitos para publicação
1.
CREMA, E. C.. ?Se fica o trem me pega, se corre eu passo fome?: o papel da modernidade, ?dos trilhos ao trem? na Guerra do Contestado.. Luminária (União da Vitória), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CREMA, E. C.. Saberes e processos sócio históricos: escola, memória e educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CREMA, E. C.. Conhecimento Histórico e Humanismo na Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CREMA, E. C.. O Contestado na sala de aula: reflexões e possibilidades para o Desenvolvimento Regional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CREMA, E. C.; MACHADO, P. P. ; TOMPOROSKI, A. . Educação e a perspectiva regional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CREMA, E. C.. A directive balance in history curriculum of Paraná: the limits and possibilits. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CREMA, E. C.. A narratividade e a consciência histórica na geração de sentido critico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CREMA, E. C.. A pesquisa em educação histórica atual e o cenário internacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CREMA, E. C.. As Diretrizes Curriculares Paranaenses da educação Básica em História a partir da experiência do Núcleo regional de Educação de União da Vitória: Um Balanço Educacional Necessário (2004-2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CREMA, E. C.. Terra cabocla: debate sobre a Guerra do Contestado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CREMA, E. C.. Um balanço da Diretriz Curricular Paranaense em História: os limites e possibilidades do currículo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CREMA, E. C.. UM BALANÇO DA DIRETRIZ CURRRICULAR PARANAENSE EM HISTÓRIA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CREMA, E. C.; MACHADO, P. P. ; TOMPOROSKI, A. . Terra Cabocla: debate sobre a Guerra do Contestado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CREMA, E. C.. A História local uma possibilidade de ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CREMA, E. C.. O Espaço Alimentar durante a Guerra do Contestado.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CREMA, E. C.. El Nüenberg Argentino: El juicio a las juntas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CREMA, E. C.. Monarquistas ou Republicanos a história das idéias politicas na Guerra do Contestado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CREMA, E. C.. A Lei nº 10.639/03. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CREMA, E. C.. A Guerra do Contestado e suas Consequências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CREMA, E. C.. Se fica o trem me pega se correr eu passo fome. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CREMA, E. C.. Cidadania como Dever. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CREMA, E. C.. História da Alimentação: Perspectivas e Possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CREMA, E. C.. Os Catadores da Margem Esquerda: Coleta, Sobrevivência e identidade no médio iguaçu no início do século XXI.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CREMA, E. C.. A Terra na República Brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CREMA, E. C.. Monarquistas ou Republicanos: uma reflexão sobreo Contestado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
CREMA, E. C.. O Costume e o Espaço como História. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
CREMA, E. C.. Processo de Hibridação cultural e a modernização econômica no sertão Contestado. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CREMA, E. C.. A perspectiva da Economia Moral em Thompson. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
CREMA, E. C.; Crema, Carlos Everton . A Modernização Republicana -à perspectiva do Contestado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CREMA, E. C.. A Modernização Republicana: a perspectiva do Contestado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CREMA, E. C.. A Modernização Republicana - A perspectiva do Contestado. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CREMA, E. C.. O Contestado Dentro de uma Òtica Imperialista. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
CREMA, E. C.. Origens Econômicas do Contestado. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. ; GEVAERD, R. T. F. ; CREMA, E. C. . Revista de Educação Histórica - REDUH - LAPEDUH. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
SCHMIDT, M. A. ; URBAN, A. C. ; GEVAERD, R. T. F. ; CREMA, E. C. . Revista de Educação Histórica - REDUH - LAPEDUH. Curitiba, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
CREMA, E. C.; MARTINS. Ilton Cesar. ; GOHL, Jefferson Gohl ; Estacheski, Dulceli Tonet ; Bueno, André. . Revista Colóquios - História e Gênero. 2011 (Organização).

4.
CREMA, E. C.; MARTINS. Ilton Cesar. ; Bueno, André. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; GOHL, Jefferson Gohl . Revista Coilóquios História e Cidadania. União da Vitória - Paraná: FAFI, 2010 (Organização).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CREMA, E. C.. II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014.

2.
CREMA, E. C.. Revista Luminária. 2014.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CREMA, E. C.; NUNES, A. . A Guerra do Contestado e a modernização regional. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CREMA, E. C.; WITHUCK, A. . Guerra do Contestado completa 100 anos. 2012.

3.
CREMA, E. C.; MACHADO, P. P. ; ESPIG, M. ; FRAGA, N. C. . 100 anos de Guerra Santa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CREMA, E. C.. Conhecimento Histórico. 2017. .

2.
CREMA, E. C.. A Consciência Histórica do Currículo e a Didática do Ensino. 2017. .

3.
CREMA, E. C.. Consciência Histórica. 2017. .

4.
CREMA, E. C.. Metodologia da Pesquisa - Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE.. 2016. .

5.
CREMA, E. C.. Metodologia da pesquisa e didática do ensino - PDE - Municipal. 2016. .

6.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Teoria, Currículo e Metodologia de Ensino.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CREMA, E. C.. Program de Desenvolvimento da Educação - Metodologia de Pesquisa. 2015. .

8.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Curso de formação - Programa de Desenvolvimento educacional PDE. 2014. .

9.
Estacheski, Dulceli Tonet ; CREMA, E. C. . Programa de Desenvolvimento Educacional PDE. 2013. .

10.
CREMA, E. C.. História da Alimentação. 2010. .

11.
CREMA, E. C.; BORTOLUZI, Josiane ; SILVA, Jane ; Oliveira, Ivan . Projeto pedagógico do curso de Serviço Social. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Membro de Comissão de Atualiação Pedagógica).

12.
CREMA, E. C.. Algumas perspectivas metodológicas acerca do Contestado. 2004. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Dagoberto - Documentário. 2010. Filme.

2.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Catadores da margem esquerda: Coleta, sobrevivência e identidade no M´dio-iguaçu no inicio do século XXI. 2010. Filme.

3.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Dona Zenilda. 2010. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CREMA, E. C.; Bueno, Andre Silva; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Maurício Luís Tomaselli. Acordos, conflitos e resistência: Histórias do cotidiano de Xoklengs, Kaigangs e colonos do Planalto Norte Catarinense entre 1850 e 1995. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Paraná.

2.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Marcio Renato Marques. Arqueologia do Canibalismo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Estadual do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Estacheski, Dulceli Tonet; CREMA, E. C.; MARTINS. Ilton Cesar.. Participação em banca de Alexandre Felipe Barra.Aula: o momento mais importante para o ensino e aprendixagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESPAR - FAFIUV.

2.
Estacheski, Dulceli Tonet; CREMA, E. C.; PARDO, A. L.. Participação em banca de Thais J. T. P. D. Bierbach.Por uma didática humanista da história: o Estado democrático de direito e a resistência da esquerda na ditadura militar brasileira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Paraná.

3.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Jéssica Caroline de Oliveira.Escravidão e suas transformações: ensino de história e a transição das relações de trabalho no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Paraná.

4.
CREMA, E. C.; Bueno, Andre Silva; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de João Cendron Junior.Grécia Antiga, clássica e helenismo: uma experiência no ensino medio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Paraná.

5.
CREMA, E. C.; Bueno, Andre Silva; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Helayne Candido.Uma experiência sobre o ensino de história da China Antiga: conhecendo o diferente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Paraná.

6.
CREMA, E. C.; Bueno, Andre Silva; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Karen Camila Junges.Ensino de História a partir dos estudos dos faxinais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESPAR - FAFIUV.

7.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Karla Geyer.Ensino de História como meio para desconstrução de estereótipos e a valorização de identidades. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESPAR - FAFIUV.

8.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Adriana Maria da Silva.Eixo temático co o práxis metodológica na disciplina de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESPAR - FAFIUV.

9.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Karoline Fin.Do Crash às bombas nucleares-Os regimes totalitários e a 2ª Grande Guerra no Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Paraná.

10.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Mariele Ivancheski Padilha.Renascimento Cultural em sala de aula: analisando a arte renascentista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Paraná.

11.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Rogério Vial.A experiência de abordar o Renascimento da sexta série. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Paraná.

12.
CREMA, E. C.; BORTOLUZI, Josiane; Sclazavara, Fernanda. Participação em banca de Silvana Martinelli.Processo de análise de participação socioeducacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

13.
CREMA, E. C.; BORTOLUZI, Josiane; Sclazavara, Fernanda. Participação em banca de Cristiane Fátima Wionzek.A evolução dos direitos conquistados pelas mulheres na sociedade entre os séculos XIX e XX no Brasil.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

14.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Josiane Amorin Cuba.Cultura Alimentar no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESPAR - FAFIUV.

15.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Julio Cezar Jacinto.Notas da formação dos Estados Nacionais e suas incursões coloniais nos continentes afro-asiáticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESPAR - FAFIUV.

16.
CREMA, E. C.; Bueno, André.; Estacheski, Dulceli Tonet. Participação em banca de Elimar Jeferson de Oliveira.Trajetória e Contribuição do Grupo Escoteiro Iguaçu. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNESPAR - FAFIUV.

17.
BORTOLUZI, Josiane; CURIONI, António; CREMA, E. C.. Participação em banca de Joelcy Franciane Granemam.Processo de implementação do Programa de erradicação do trabalho infantil (PETI) em Matos Costa: o olhar da família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

18.
TORREZAN, Arlete; BORTOLUZI, Josiane; CREMA, E. C.. Participação em banca de Ana Paula Kovaslki.Qualidade de vida dos idosos inseridos no grupo da terceira idade do minicípio de Malet - PR.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

19.
BORTOLUZI, Josiane; CREMA, E. C.; CURIONI, António. Participação em banca de Silvana Matinelli.Análise de participação sócioeducacional. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

20.
BORTOLUZI, Josiane; CREMA, E. C.; CURIONI, António. Participação em banca de Elisabete Walendorff.Participação popular na comunidade de Jangada do Sul General Carneiro PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

21.
BORTOLUZI, Josiane; CREMA, E. C.; CURIONI, António. Participação em banca de Felipe Augusto Ogibowski.Cooperativismo e Geração de renda no grupo de mulheres. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

22.
Portela, Ruy Cassiano; CREMA, E. C.. Participação em banca de Ruy Cassiano Portela.Aplicações de Ações de Marketing num Viveiro de mudas Nature Viveiros Florestais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

23.
Zbitkowski, Cecília.; CREMA, E. C.. Participação em banca de Cecília Zbitkowski.Um Estudo Comparativo dos Anos de 1998 e 2008 sobre o perfil Sócio Econômico das famílias do bairo Rio D'areia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

24.
Campos, Elaine Carneiro de.; CREMA, E. C.. Participação em banca de Elaine Carneiro de Campos.Evolução Sócio - Histórica da Previdência Rural do Brasil: Um Estudo Bibliográfico ente os séculos XX e XXI.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

25.
Silva, Liamar Aparecida da; CREMA, E. C.. Participação em banca de Liamar Aparecida da Sillva.Serviço Social: Atuação na àrea da Ergonomia e Saúde do Trabalhador.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

26.
Vanzin, Elesiane Aparecida; CREMA, E. C.. Participação em banca de Elesiane Aparecida Vanzin.Os Adolescentes e o Programa do Trabalho PETI, Situação Atual de Ex-beneficiários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

27.
Sclazavara, Fernanda; Cardoso, Denise; CREMA, E. C.. Participação em banca de Larissa Fernanda Batalha.Evolução Histórico conceitual do termo e da instituição família (séc XV a XXI). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

28.
CREMA, E. C.; Juliana de Olivo Sales - Orientadora; Viviane Teixeira Henriques. Participação em banca de Denise Repecki.Hipertesnão x Alimentação: existe uma relação significativa?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

29.
CREMA, E. C.; Juliana de Olivo Sales - Orientadora; Viviane Teixeira Henriques; Lina Caludia Sant´ana. Participação em banca de Juliana Silva.Preferencia e frequencia alimemtar de crianças de 4ª series de escolas pública e privadas do município de União da Vitória - PR.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

30.
CREMA, E. C.; Juliana de Olivo Sales - Orientadora; Viviane Teixeira Henriques; Lina Caludia Sant´ana. Participação em banca de Joseliz Michaloski Funini.Desmame precoçe no Loteamento Eldorado e Vila Lopachiski do município de Mallet - PR.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

31.
Critiane Herbst Mota - orientadora; CREMA, E. C.; Ivonilce Ventura; Viviane Teixeira Henriques. Participação em banca de Terezinha Sebben.Avaliação Nutricional e as Condições Sócio econômicas de Crianças de 3 a 5 anos do Centro de Educação Infantil do Município de António Olinto - PR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

32.
Critiane Herbst Mota - orientadora; CREMA, E. C.; Viviane Teixeira Henriques; Ivonilce Ventura. Participação em banca de Thaiany de Pauli Jaros.Consumo Alimentar e estado nutricional de Crianças de um Centro de Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em nutrição) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.

33.
Santos, Juliana Mara Ballei dos; CREMA, E. C.. Participação em banca de Juliana Mara Ballei dos Santos.História da República Chinesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GOHL, J. W.; VIANA, K. B.; CREMA, E. C.. Banca de Teste Seletivo Processo Simplificado Professor Colaborador. 2017. Universidade Estadual do Paraná.

2.
MARTINS. Ilton Cesar.; CREMA, E. C.; DUDEK, W.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado. 2016. UNESPAR - FAFIUV.

3.
CREMA, E. C.; MARTINS. Ilton Cesar.; GOHL, Jefferson Gohl. Banca Teste Seletivo - T 40 - professor substituto. 2015. Universidade Estadual do Paraná.

4.
CREMA, E. C.; KOBELINSKI, M.; GREIN, E.. Processo Seletivo Simplificado. 2015. UNESPAR - FAFIUV.

5.
Bueno, Andre Silva; KOBELINSKI, M.; CREMA, E. C.. Banca de teste seletivo T 40 - professor subistituto. 2013. Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

6.
MARTINS. Ilton Cesar.; GOHL, Jefferson Gohl; CREMA, E. C.. Banca de teste seletivo T 40 - professor subistituto. 2011. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória.

Outras participações
1.
CREMA, E. C.; SALETE, S.; ESTEVAO, E.; GURSKI, C.. II CEPE - Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão. 2014. UNESPAR - FAFIUV.

2.
CREMA, E. C.. I CEPE Congresso de Ensino, Pesquisa e Extenção. 2013. Universidade Estadual do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História..O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL, CURRÍCULO, LEGISLAÇÃO E O LIVRO DIDÁTICO. 2018. (Simpósio).

2.
XIV Encontro Científico Pedagógico e XI simpósio de Educação saberes e processos sócio-históricos.saberes e processos sócio-históricos. 2018. (Encontro).

3.
3º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.A importância do ensino de história: o ensinar e o aprender história. 2017. (Simpósio).

4.
A Revolução Cubana: desafios comtemporãneos. 2017. (Outra).

5.
I Colóquio Internacional de Educação Histórica. 2017. (Outra).

6.
II Colóquio Internacional de Educação Historica: Temas controversos da história, memória, identidade e Educação Histórica.Projeto, Indigenas, quilombolas e napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira. 2017. (Outra).

7.
IV Simpósio Nacional Sobre O Centenário do Contestado: Tempos de muito pasto e e pouco rastro.A contribuição da didática da História para a pesquisa historiográfica e o ensino.. 2017. (Simpósio).

8.
XVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. A Categoria Conflito no Currículo Educacional Brasileiro. 2017. (Congresso).

9.
XVII Jornadas de Educação História. A categoria Conflito no Currículo Educacional Brasileiro. 2017. (Congresso).

10.
13th History Educators International Research Network Conference.The curriculum Guidelines Paranaenses of Basic Education in History Prospects and limits. 2016. (Outra).

11.
2º Coloquio Nacional de Estudos de Gênero e História.RÜSEN E O ?NOVO HUMANISMO? REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO E A DIFERENÇA. 2016. (Outra).

12.
3RD Conference of the IRAHSSE - Time and Space in hHstory and Social Sciences Education.A directive balance in history curriculum of Paraná: the limits and possibilits of curriculum. 2016. (Outra).

13.
I Seminário: Educação e desenvolvimento Regional..O Contestado na sala de aula: reflexões e possibilidades para o Desenvolvimento Regional.. 2016. (Seminário).

14.
IX Seminario de Educação Histórica.Rüsen e o novo humanismo reflexões para a educação e a diferença. 2016. (Seminário).

15.
Seminário de Aprendizagem e didática da História: contribuições da filosofia e da teoria da História. 2016. (Seminário).

16.
X Colóquio Nacional de História e Historiografia do Vale do Iguaçu.A pesquisa em educação histórica atual e o cenário internacional. 2016. (Outra).

17.
X Colóquio Nacional de História e Historiografia do Vale do Iguaçu.A narrativdae e a consciência histórica na geração de sentido crítico. 2016. (Outra).

18.
XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e Ensino de História. As Diretrizes Curriculares Paranaenses da Educação Básica em História: perspectivas e limites. 2016. (Congresso).

19.
5º encontro de Ensino de Filosofia - da Unespar.Professor pesquisador: método reflexivo de ensino. 2015. (Encontro).

20.
8º Seminario de Educação Histórica.UM BALANÇO DA DIRETRIZ CURRRICULAR PARANAENSE EM HISTÓRIA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO.. 2015. (Seminário).

21.
Ciclo de debates.Terra Cabocla: debate sobre a Guerra do Contestado. 2015. (Outra).

22.
Painel - Ensino de História no Ensino Médio: reformas em debate..GT Ensino de História e Educação - ANPUH-PR. 2015. (Outra).

23.
VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL.UM BALANÇO DA DIRETRIZ CURRRICULAR PARANAENSE EM HISTÓRIA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO.. 2015. (Seminário).

24.
XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. UM BALANÇO DA DIRETRIZ CURRRICULAR PARANAENSE EM HISTÓRIA: OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO.. 2015. (Congresso).

25.
História Intelectual, história dos intelectuais e historiografia.A CONSTRUÇÃO DA DIRETRIZ CURRICULAR PARANAENSE EM HISTÓRIA A PARTIR DO PENSAMENTO DE THOMPSON. 2014. (Encontro).

26.
II Cepe - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. O Espaço e o uso alimentar durante a Guerra do Contestado (1912-1916).. 2014. (Congresso).

27.
II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. O espaço Alimentar durante a Guerra do Contestado (1912 - 1016). 2014. (Congresso).

28.
II Simpósio Nacional sobe o Centenário do Movimento do Contestado: Fronteira, colonização, conflitos e meio ambiente..A construção do político a partir da religiosidade cabocla. 2014. (Simpósio).

29.
IV CEMASC.A História Local, uma possibiliade de ensino. 2014. (Outra).

30.
IX Coloquio Nacional de História do Vale do Iguaçu: 50 anos de ditadura.A ditadura militar, os estados de exceção, a violência e o ensino na sala de aula. 2014. (Outra).

31.
I Congresso Internacional de História - UNICENTRO - UEPG. Simpósio Temático 17. 2013. (Congresso).

32.
III CEMASC.A Lei nº 10.639/03.. 2013. (Encontro).

33.
I Jornada de Pesquisa sobre o movimento Contestado.Monarquistas ou Republicanos: a história das ideias politicas na Guerrra do Contestado. 2013. (Outra).

34.
12º Encontro de Iniciação Científica e 11º Mostra de Pós-Graduação.Monarquistas ou republicanos a História das ideias politicas na Guerra do Contestado (2012-2014). 2012. (Encontro).

35.
VII Colóquio Nacional de História do Vale do Iguaçu.Se fica o Trem me pega se correr eu passo fome. 2012. (Outra).

36.
VIII Jornada Tuliana de Educação.A Guerra do Contestado e suas consequências. 2012. (Outra).

37.
XI Semana da Cultura.A Guerra do Contestado e seus desdobramentos sociais.. 2012. (Outra).

38.
9ª Mostra Nacional de Video Universitário.Dagoberto. 2011. (Outra).

39.
I Encontro Internacional de Cultura e Alimentação NEICA. 2011. (Encontro).

40.
10ª Mostra de pós Graduação.Os Catadores da margem esquerda: Coleta, Sobrevivência e Identidade no Médio Iguaçu no início do século XXI.. 2010. (Outra).

41.
10ª mostra de Pós-Graduação.História da Alimentação: Perspectivas e Possibilidades. 2010. (Outra).

42.
Curso de Atualização de Profesores.História da Alimentação como tema transversal na educação.. 2010. (Encontro).

43.
Mostra Paraná Santa Catarina de Cinema.Dagoberto. 2010. (Outra).

44.
V Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu. Coordenação de Mesa. 2010. (Congresso).

45.
V Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu.Cidadania como Dever. 2010. (Outra).

46.
Elias e Bourdieu: Metáforas do Jogo. 2009. (Outra).

47.
III Seminário Nacional de História da Historiografia: aprender com a História?.Monarquistas ou Republicanos: uma reflexão sobre o Contestado.. 2009. (Seminário).

48.
IV Colóquio Nacional de História no Vale dom Iguaçu: Experiências Republicanas.A Terra na República Brasileira.. 2009. (Outra).

49.
IV SIMPÓSIO ESCRAVIDÃO E MESTIÇAGENS:POPULAÇÕES E IDENTIDADES CULTURAIS.O Processo de Hibridação Cultural e a Modernização Econômica no sertão Contestado.. 2008. (Simpósio).

50.
VI Semana de História, III Colóquio Nacional de História do Vale do Iguaçu..O Costume e o Espaço como História.. 2008. (Outra).

51.
II Encontro de Iniciação Cientítica e II Mostra de Pós-Graduação da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu.I Encontro de Iniciação Cientítica - Serviço Social. 2007. (Encontro).

52.
VI Encontro de Iniciação Científica, IV Amostra de pós -Graduação..A Perspectiva da Economia Moral em Thompson.. 2006. (Encontro).

53.
I Colóquio Nacional de História No Vale do iguaçu..A Modernização Republicana - a perspectiva do Contestado.. 2005. (Outra).

54.
XXIII Simpósio Nacional de História: Guerra e Paz.Modernização Republicana e o Contestado. 2005. (Simpósio).

55.
Encontro Paranaense dos Estudantes de História.A modernização Republicana - A perspectiva do Contestado.. 2004. (Encontro).

56.
IV Encontro de Iniciação Científica, IV Mostra de Pós -Graduação e I Seminário de Pesquisa.Algumas perspectivas metodológicas acerca do Contestado.. 2004. (Encontro).

57.
IX Encontro Regional de História: Identidades e Representações.A Modernização republicana à perspectiva do Contestado.. 2004. (Encontro).

58.
Campos de Conhecimento Histórico: Ciência, Viagens e Militarismo. 2002. (Outra).

59.
II Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Pós Graduação.O Contestado dentro de uma ótica Imperialista. 2002. (Encontro).

60.
Semana da Cultura. 2002. (Outra).

61.
Semana Farroupilha. 2002. (Outra).

62.
Fórum do Contestado.. 2001. (Outra).

63.
I Encontro de Iniciação Científica e I Mostra de Pós Graduação. 2001. (Encontro).

64.
Semana da Cultura. 2001. (Outra).

65.
XIV Semana da Cultura. 2000. (Outra).

66.
I Encontro de Educadores - Inteligências Multuiplas.. 1999. (Encontro).

67.
XIII Semana da Cultura. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bueno, André. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; CREMA, E. C. ; MARIA NETO, J. . 4 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2018. (Outro).

2.
CREMA, E. C.; BUENO, A. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; MARIA NETO, J. . III Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2017. (Outro).

3.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Dados Vermelhos. 2017. (Exposição).

4.
SCHIMDT, M. A. M. S. ; URBAN, A. C. ; CREMA, E. C. . II Colóquio Internacional de Educação Histórica: Temas controversos da história, memória, identidade e Educação Histórica.. 2017. (Outro).

5.
SCHMIDT, M. A. ; CREMA, E. C. . I Colóquio Internacional de Educação Histórica. 2017. (Outro).

6.
Bueno, André. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; CREMA, E. C. ; MARIA NETO, J. . I Simpósio Eletrônico de História Oriental. 2017. (Outro).

7.
Bueno, André. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; CREMA, E. C. . II Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2016. (Outro).

8.
SCHMIDT, M. A. ; CREMA, E. C. . IX Seminário de Educação Histórica. 2016. (Outro).

9.
SCHMIDT, M. A. ; CREMA, E. C. . XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e Ensino de História. 2016. (Congresso).

10.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Dados Vermelhos. 2016. (Exposição).

11.
Bueno, André. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; CREMA, E. C. . I Simposio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2015. (Outro).

12.
SCHIMDT, M. A. M. S. ; CREMA, E. C. . VIII Seminário de Educação Histórica - Jörn Rüsen e o Ensino de História. 2015. (Outro).

13.
MACHADO, P. P. ; ESPIG, M. ; ROSA, R. ; CREMA, E. C. . III Simpósio Nacional Centenário do Contestado 1912 - 2015. 2015. (Outro).

14.
LEITE, R. L. ; CREMA, E. C. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; ALVES, F. . A Prática da história intelectual e dos intelectuais. 2014. (Outro).

15.
CREMA, E. C.; GOHL, Jefferson Gohl ; Estacheski, Dulceli Tonet ; MARTINS. Ilton Cesar. . IX Colóquio Nacional de História do Vale do Iguaçu- 50 anos de ditadura. 2014. (Outro).

16.
CREMA, E. C.; TONON, E. ; MARTINS. Ilton Cesar. ; Estacheski, Dulceli Tonet . VII Colóquio Nacional de História e Historiografia do Vale do Iguaçu - 100 anos do Contestado. 2012. (Outro).

17.
CREMA, E. C.; GOHL, Jefferson Gohl ; MARTINS. Ilton Cesar. . XXV Semana da Cultura. 2011. (Outro).

18.
CREMA, E. C.; Bueno, André. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; MARTINS. Ilton Cesar. . VI Colóquio de História e Históriografia no vale do Iguaçu. 2011. (Congresso).

19.
MARTINS. Ilton Cesar. ; Bueno, Andre Silva ; Estacheski, Dulceli Tonet ; CREMA, E. C. . V Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu. 2010. (Congresso).

20.
MARTINS. Ilton Cesar. ; GOHL, Jefferson Gohl ; CREMA, E. C. . IV Colóquio Nacional de História no Vale do Iguaçu: Experiências Republicanas.. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Paula Kazmierski. Analise sobre o modelo penitenciário e a docilização dos corpos no Estado do Paraná nas décadas de 1920 a 1930.. Início: 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elimar Jeferson de Oliveira. Trajetória e contribuições do Grupo Escoteiro Iguaçu. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. (Orientador).

2.
Julio Cezar Jacinto. Notas da Formação dos Estados Nacionais e suas incursões coloniais nos continentes afro-asiáticos. Início: 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Thays Bieberbach. A construção da concepção da loucura nas gêmeas do Iguaçu atrvés da micro-história. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mauricio Luís Tomaselli. Acordos, conflitos e resistência: História do cotidiano de Xoklegs, Kaigangs e Colonos do Planalto Norte catarinense 1850 a 1995. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura, cotidiano e transformação) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Everton Carlos Crema.

2.
Marcio Renato Marques. Arqueologia do Canibalismo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Cultura, cotidiano e transformação) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Everton Carlos Crema.

3.
Larissa Giane Batalha. Evolução Histórico conceitual do termo e da instituição Família Sec. XV a XXI.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. Orientador: Everton Carlos Crema.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Caroline de oliveira. Escravidão e suas transformações: ensino de história e a transição das relações de trabalho no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - UNESPAR - FAFIUV. Orientador: Everton Carlos Crema.

2.
Cristiane Fátima Wionzek. A evolução dos direitos conquistados pelas Mulheres na sociedade entre os séculos XIX e XX no Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Serviço Social) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. Orientador: Everton Carlos Crema.

3.
Marilia Strege. Permanências Alimentares Ucranianas na região de Irati - PR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em nutrição) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. Orientador: Everton Carlos Crema.

Iniciação científica
1.
Elenir de Fátima Castro dos Santos. Alimentação de Escravos no Rio de Janeiro de D. João VI: Vegetarianos a força. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

2.
Rodrigo Ribas da Silva. O Processo de Ressignificação de Comer com Jesus: Uma análise do ritual da transubstanciação da santa ceia a atualidade.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

3.
Luana Locatelli. O significado da História da Alimentação no aspecto social.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

4.
Karoline Fin. A Mídia Brasileira e a formação da imagem dos catadores de material reciclavel. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

5.
Solange Alves Pereira. Filosofia Política: algumas considerações acerca da política de Platão, Aristóteles e Maquiavel.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. Orientador: Everton Carlos Crema.

6.
Fernanda Nalin. Neoliberalismo numa visão Marxista. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. Orientador: Everton Carlos Crema.

Orientações de outra natureza
1.
Neidi Natalia Skakum. PERSPECTIVAS DE CONSERVAÇÃO DE FONTES PARA PESQUISA HISTÓRICA: O projeto e importância do PIBEX na formação profissional de pesquisa e extensão dos alunos bolsistas. 2016. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Estadual do Paraná, Programa de Extensão - Unespar. Orientador: Everton Carlos Crema.

2.
Siclinde Werle. MERENDA ESCOLAR: UM PRATO CHEIO DE HISTÓRIA. 2016. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Estadual do Paraná, ecretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. Orientador: Everton Carlos Crema.

3.
Neidy Natalia Skakum. Professor pesquisador: método reflexivo de ensino. 2015. Orientação de outra natureza. (História) - UNESPAR - FAFIUV. Orientador: Everton Carlos Crema.

4.
Karen Calima Junges. Ensino de História a partir do estudo dos faxinais. 2013. Orientação de outra natureza. (História) - UNESPAR - FAFIUV. Orientador: Everton Carlos Crema.

5.
Karla Geyer. Ensino de história como meio para a desconstrução de esterótipos e a valorização das identidades. 2013. Orientação de outra natureza. (História) - UNESPAR - FAFIUV. Orientador: Everton Carlos Crema.

6.
Adriana Maria da Silva. Eixo temático como práxis metodológica na disciplina de história. 2013. Orientação de outra natureza. (História) - UNESPAR - FAFIUV. Orientador: Everton Carlos Crema.

7.
Adilson José Regert. Desvendando na sala de aula a expansão marítima europeia a partir do comércio de especiarias. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

8.
Fernando Ferreira. Pensando a Idade Moderna em sala de aula.. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

9.
Viviane Regina Arcega. Revolução farroupilha: Uma perspectiva da história do Rio Grande do Sul para o ensino fundamental. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

10.
Emanueli Cristina Weber Stremlow. A Ditadura Militar no Brasil: A Experiência de Ensinar e Aprender História na Educação de Jovens e Adultos. 2012. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

11.
Karoline Fin. Do Crash às Bombas Nucleares - Os regimes totalitários e a 2ª Guerra no Ensino Fundamental.. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

12.
Mariele Ivancheski padilha. Renascimento Cultural em sala de aula: analisando a arte renascentista. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

13.
Rogério Vial. A experiência de abordar o renascimento na sexta série.. 2011. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

14.
Elois Alexandre de Paula. A abordagem do documentário na sociedade: uma visão das diversidades sociais e culturais pela micro-história.. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

15.
Ana Paula Kasmierski. Anpalize sobre o modelo penitenciário e a docilização dos corpos no Estado do Parana nas décadas de 1920 a 1930. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

16.
Julio Cezar Jacinto. Notas da formação dos Estados Nacionais e suas incursões coloniais nos continentes afro-asiáticos.. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

17.
Elimar Jeferson de Oliveira. Trajetória e contribuição do Grupo Escoteiro Iguaçu.. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.

18.
Josiane de Amorim Cuba. Cultural Alimentar no Brasil. 2010. Orientação de outra natureza. (História) - Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Everton Carlos Crema.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CREMA, E. C.2012CREMA, E. C.. O Contestado, um olhar sobre a Modernidade e um retorno ao econômico. Colóquios (Palmas), v. 1, p. 53-74, 2012.

2.
CREMA, E. C.2013CREMA, E. C.. Monarquistas ou republicanos a História das ideias politicas na Guerra do Contestado (2012-2014). Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 2, p. 22-32, 2013.

3.
CREMA, E. C.2014CREMA, E. C.. A construção do político a partir da religiosidade cabocla. Sobre Ontens, v. 1, p. 1-12, 2014.


Livros e capítulos
1.
CREMA, E. C.; TONON, E. (Org.) ; GOHL, J. W. (Org.) . Revista Colóquios - Dossiê Contestado. 07. ed. Palmas: Kaigangue, 2012. v. 500. 122p .

2.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Catadores da Margem esquerda: Coleta, sobrevivência e identidade no médio-iguaçu no inicio do século XXI. 1. ed. Palmas: Kaigang, 2010. v. 200. 88p .


Apresentações de Trabalho
1.
CREMA, E. C.. A Guerra do Contestado e suas Consequências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CREMA, E. C.. Se fica o trem me pega se correr eu passo fome. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CREMA, E. C.. Monarquistas ou Republicanos a história das idéias politicas na Guerra do Contestado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CREMA, E. C.. A Lei nº 10.639/03. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CREMA, E. C.. A História local uma possibilidade de ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CREMA, E. C.. As Diretrizes Curriculares Paranaenses da educação Básica em História a partir da experiência do Núcleo regional de Educação de União da Vitória: Um Balanço Educacional Necessário (2004-2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CREMA, E. C.; MACHADO, P. P. ; TOMPOROSKI, A. . Terra Cabocla: debate sobre a Guerra do Contestado. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CREMA, E. C.. O Contestado na sala de aula: reflexões e possibilidades para o Desenvolvimento Regional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CREMA, E. C.; MACHADO, P. P. ; TOMPOROSKI, A. . Educação e a perspectiva regional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CREMA, E. C.. A directive balance in history curriculum of Paraná: the limits and possibilits. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CREMA, E. C.. A narratividade e a consciência histórica na geração de sentido critico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CREMA, E. C.. A pesquisa em educação histórica atual e o cenário internacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CREMA, E. C.. Conhecimento Histórico e Humanismo na Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CREMA, E. C.. Saberes e processos sócio históricos: escola, memória e educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CREMA, E. C.; Estacheski, Dulceli Tonet . Teoria, Currículo e Metodologia de Ensino.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CREMA, E. C.; WITHUCK, A. . Guerra do Contestado completa 100 anos. 2012.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bueno, André. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; CREMA, E. C. . I Simposio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2015. (Outro).

2.
Bueno, André. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; CREMA, E. C. . II Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2016. (Outro).

3.
CREMA, E. C.; BUENO, A. ; Estacheski, Dulceli Tonet ; MARIA NETO, J. . III Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro da Comissão de Ética da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. 2006-2008.
Coordenador do Projeto Cartilha Social, desenvolvido com acadêmicos do curso de Serviço Social da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. 
Membro do Sub-Comite de Ética do Departamento de Serviço Social da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. 2007 - 2009.
Membro da Comissão Multidisciplinar de Atualização do Projeto Pedagógico do Departamento de Serviço Social da Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. 2008 - 2010.
 2010 - Membro da Comissão de Ética da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - União da Vitória - PR.

Presidente do Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviço - IEPS - União da Vitória - Paraná, 2011 - 2012. Instituto vinculado a UNESPAR-FAFIUV- responsável pelo sistema de Pós Graduação e extensão da referida instituição. Financia e fomenta atividades de extensão, ensino e pesquisa na região do vale do Iguaçu.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:45:49