Jocyare Cristina Pereira de Souza

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  • Última atualização do currículo em 04/02/2019


Possui Graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (1989); Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (1994) e Linguística Textual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994); Mestrado (2005), Doutorado (2009), Pós-Doutorados I (2016) / II (2018) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, sob orientação do Dr. Eduardo Guimarães, integra o grupo de pesquisa Semântica do Acontecimento - IEL - UNICAMP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jocyare Cristina Pereira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, J.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações.
Av Castelo Branco, 82
Centro
37410000 - Três Corações, MG - Brasil
Telefone: (035) 32391220
URL da Homepage: www.unincor.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Linguisitica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Topônimos Mineiros e o processo de ocupação, exploração e formação do território nacional, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães.
Palavras-chave: Semântica do Acontecimento; designação; história; CICLO DO OURO; Topônimos Mineiros.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2002 - 2005
Mestrado em Linguistica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Nas Letras de São Thome: Uma análise semântica histórico-enunciativa dos nomes de estabelecimentos comerciais de São Thomé das Letras,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães.
Palavras-chave: designação; historicidade; político; semântica; toponímia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
1992 - 1995
Especialização em Leitura e Produção de textos: uma perspectiva ling.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1992 - 1994
Especialização em Psicopedagogia.
Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações, UNINCOR, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em lLETRAS.
Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações, UNINCOR, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


1993 - 1995
Leitura e Produção de textos: uma perspectiva ling. (Carga horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC -MG, Brasil.
1993 - 1994
Pedagogia - ênfase em Psicopedagogia. (Carga horária: 360h).
Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações, UNINCOR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Câmpus de Muzambinho

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Câmpus Inconfidentes


Faculdade de Direito de Varginha, FADIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 3


FACULDADE DE TRÊS PONTAS, FATEPS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor Dedicação Parcial - NDE, Carga horária: 20
Outras informações
Pedido de afastamento por um período de 02 anos.


Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pós-Graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação do Curso de Letras, Carga horária: 20


COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNINCOR, COL. APLIC., Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2013
Vínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 13

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação do Colégio de Aplicação, Carga horária: 20


Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2019 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades: 1. Ensino, Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino. Nível: Pós-graduação Disciplinas Ministradas: TCC Seminários Prática de Estágio Supervisionado Laboratório de Avaliação, Qualidade e Inovação em Organizações de Ensino 2. Ensino, Pedagogia Nível: Graduação Disciplina Ministrada: Avaliação das Aprendizagens

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tempo Integral, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação do Curso de Pedagogia EAD

Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor TI, Carga horária: 40
Outras informações
Semestre 01 - 2014, atuando nas disciplinas: Graduação: - Comunicação e Processo Científico EAD Mestrado: - Seminários de Gêneros do Discurso - Teorias do Discurso * Desligamento do Mestrado em 31.03.2015

Atividades

02/2019 - Atual
Ensino, Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Mestrado Gestão, Planejamento e Ensino: TCC, Seminários, Prática de Estágio Supervisionado, Laboratório de Avaliação, Qualidade e Inovação em Organizações de Ensino
Graduação Pedagogia: Avaliação das Aprendizagens


Projetos de pesquisa


2019 - Atual
Formação de professores: diagnóstico e perspectivas
Descrição: Linha de Pesquisa: Formação de professores e ação docente Descrição: Este projeto discute a realidade da educação básica com foco na formação de professores. A pesquisa objetiva: a) analisar a postura dos professores da Rede Pública e Particular da cidade de Três Corações em relação ao investimento à formação continuada, b) analisar como tem sido a postura desses professores em relação às mudanças nas práticas pedagógicas. Discute à luz de referenciais teóricos, a formação continuada docente enquanto facilitadora do processo de ensino aprendizagem, alicerçada em concepções atuais de ensino, com vistas à formação integral dos alunos. Procura-se ainda, estudar a figura do professor, a sua postura, a sua importância no processo educativo e os procedimentos que poderão facilitar mudanças nas práticas pedagógicas, as quais, podem permitir que o professor se torne um poderoso agente de transformação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2016 - Atual
LIBERDADE, ALTERIDADE, CENSURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS DIREITOS À LIBERDADE DE EXPRESSÃO GARANTIDA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
Descrição: O presente trabalho abordará, sob uma perspectiva teórica da Análise do Discurso de Linha Francesa, questões pertinentes à liberdade de expressão e comunicação enquanto garantia Constitucional. A liberdade de expressão é um direito de todo indivíduo de manifestar sua opinião e pensamento, sendo esse assegurado pela Constituição Federal. Entretanto, não se pode valer da liberdade de expressão, enquanto direito garantido de comunicação do cidadão, e ficar no anonimato. A pertinência do tema estudado está em se discutir o quanto esse direito é garantido legalmente e sofre com embates culturais; objetivamos, portanto, discorrer sobre a liberdade de expressão, pautando-nos em fundamentos básicos da Constituição Federal de 1922. A pesquisa aqui apresentada será desenvolvida por meio de um levantamento bibliográfico e documental e se pautará em análises acerca do corpus que se constituirá em análise de uma notícia encontrada no site , a qual é fruto de uma indagação acerca da liberdade de expressão artística de um ator, que, apesar de resguardada pela Constituição Federal, passa a ser apontada como um crime que choca a sociedade, constituindo-se embate a dogmas religiosos. Nossas análises apontam para um processo em que o pluralismo de ideias é totalmente prezado pelos órgãos competentes, havendo, portanto, um apontamento de excesso por parte do sujeito-ator que desconsidera valores culturais materializados no sujeito-cidadão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2016 - Atual
DESESCOLARIZAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO
Descrição: "Paradoxalmente, o autoconhecimento não se dá sozinho, fora do encontro. Eu não me fecho para me conhecer, eu entro em relação para me conhecer. Eu me conheço através dos outros, através dos acontecimentos à minha volta" (http://papodehomem.com.br/o-que-aprendi-com-a-desescolarizacao-ana-thomaz); tomados pela ideologia proposta por Ana Thomaz propomos-nos a refletir sobre o que seja "Desescolarização" enquanto possibilidade de aproveitar a educação dos filhos para se desenvolver, se trabalhar, crescer e fazer crescer outra cultura. Este estudo objetiva, portanto, descrever a aprendizagem por meio da Desescolarização, conceituando-a e relatando as motivações que levaram famílias a optarem por esta forma de vida, bem como os métodos utilizados para favorecer a aprendizagem. Para esta pesquisa, teorizou-se a Desescolarização a partir da revisão bibliográfica dos educadores Peter Gray e John Holt e, como forma de se situar a análise no panorama brasileiro, utilizou-se como corpus a fala da educadora e mãe de três filhos desescolarizados, Ana Thomaz, presente em entrevistas disponíveis no YouTube. Espera-se que este estudo traga o assunto da Desescolarização à tona nos meios acadêmicos e jurídicos, para que seja reconhecida como forma de educação possível e legal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2016 - Atual
QUILOMBO DA FAZENDA: TEMPO E ESPAÇO ENUNCIAM O MEMORÁVEL QUE CONSTITUI OS SUJEITOS E AS LÍNGUAS NO ACONTECIMENTO DE LINGUAGEM
Descrição: Ao considerar, além do sistema linguístico (a língua), a discursividade (historicidade da língua), a Semântica do Acontecimento fornece um dispositivo teórico que nos permite analisar o processo designativo que enuncia a circularidade com que nomes que remetem à ancestralidade africana, às ferramentas de novas tecnologias / tecnologias tradicionais se dá entre os habitantes da comunidade de remanescentes quilombolas do Quilombo da Fazenda, em relação aos processos de significação que o constituem, por meio de seus mecanismos de funcionamento. É nesse ponto que podemos convocar os célebres estudos de Eduardo Guimarães que consideram o nome próprio entrelaçado ao sujeito, à enunciação e à história. Com Guimarães, abrimos novamente os caminhos para considerarmos o que escapa à linguagem, incluindo a dimensão subjetiva e podendo sustentar um estudo dos nomes que contemple tais aspectos. Esperamos, considerando memória enquanto prática enunciativa, evidenciar qual é a cor da cultura presente hoje na comunidade de remanescentes quilombolas do Quilombo da Fazenda. Retomamos cor da cultura enquanto expressão ora tomada como parafrástica ? ?A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira que teve seu início em 2004 [...]? ora como polissêmica: a ancestralidade rememora a cultura africana? A afrodescendência está ali hoje (?), sempre esteve (?), nunca esteve (?); enquanto comunidade quilombola, entre seus membros há valores comuns que se sustentam em uma cultura singular como se enuncia no site credenciado pelo Governo Federal que divulga o cotidiano quilombola? O polissêmico e o parafrástico - conceitos trabalhados por Orlandi (1980); parafrástico porque sempre retoma sentidos outros (não se constitui discurso fundador) e polissêmico porque ao retomar o já dito, estabelecemos o novo: é outro discurso, outros sentidos afetados histórica e ideologicamente. Para fundamentar nossas reflexões, retomamos Achard (1999), para quem a materialidade da memória social é constituída pela própria estruturação do discurso. A memória é, dentro dessa concepção, recortada pela prática enunciativa, que se dá pela linguagem, pelos dizeres e constitui-se como todo ato de linguagem, a partir de disjunções, de conflitos e de polêmicas, que se materializam nos/pelos sentidos. O funcionamento da memória se dá por regularidades e deslocamentos, que a (re)constituem e a (re)organizam, (re)significando acontecimentos, a partir de outros construídos em determinadas práticas enunciativas. Nossas primeiras observações nos fazem comungar a concepção de Cunha Jr. (2001) de que a força da comunidade está na terra em torno da qual se estabelece a sociedade e se plantam as relações sociais ao longo das condições historicamente determinadas. Buscamos, assim, entender, por meio do funcionamento enunciativo dos textos de autoria de ?Administrador?, apresentados no site http://quilombodafazenda.org.br, que ora se configuram nosso corpus de análise, de que forma as práticas de linguagem recortam um memorável que se institui no cotidiano de uma comunidade de remanescentes quilombolas, sociedades que se organizam considerando a ancestralidade africana que se manteve nos grupos étnicos, e de que forma valores socioculturais afrodescendentes de ancestralidade, comunidade, oralidade ali estiveram, mantêm-se, são apagados e / ou silenciados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2014 - 2016
QUILOMBO DA FAZENDA: o nomes enquanto relato do cotidiano de comunidade de remanescentes quilombolas
Descrição: DESCRIÇÃO Este projeto de pós-doutoramento apresenta, considerando a perspectiva teórica da Semântica do Acontecimento de Eduardo Guimarães, os efeitos de sentido da nomeação tomada como um fenômeno histórico. Propõe-se, portanto, uma análise dos processos interdiscursivos de trocas culturais, considerando o desenvolvimento constitutivo que marca o espaço de enunciação das designações de nomes que denotam a relação que a comunidade de remanescentes quilombolas do Quilombo da Fazenda, localizada na Serra do Mar - Sertão do Núcleo Picinguaba ? Ubatuba/SP, estabelece com as novas tecnologias, enfocando o acontecimento enunciativo em sua historicidade. Esperamos, considerando análise morfossintática e funcionamento semântico-enunciativo dos corpora ? nomes que remetem à ancestralidade africana / nomes que remetem às ferramentas de novas tecnologias / nomes que remetem às ferramentas de tecnologias tradicionais - evidenciar qual é a cor da cultura presente hoje na comunidade de remanescentes quilombolas do Quilombo da Fazenda. Há, dentro dessa perspectiva, uma relação da língua com um falante que se apresenta como sujeito político e social da enunciação; assim, ao decidir compreender como a circularidade com que nomes que remetem à ancestralidade africana, às novas tecnologias, às tecnologias tradicionais se dá entre os habitantes dessa comunidade quilombola, procuramos compreender o processo designativo revelado por uma história que buscamos ler e interpretar, não de qualquer lugar, como um simples relato factual, mas como um processo discursivo, cuja interpretação far-se-á a partir da construção dos próprios corpora que trazem em sua essência princípios fundamentais: a história que, sendo memória, constitui os sujeitos e as línguas no acontecimento de linguagem; o saber e o político que se constituem marcas de um tempo em que os nomes se revelam como processo de uma narrativa que é, antes de tudo, uma prática política em que a construção do espaço enunciativo se dá pelo confronto de sujeitos, saberes, políticas, identidades, silenciamentos, esquecimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Integrante / Eduardo Roberto Junqueira Guimarães - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 8
2014 - 2015
Gêneros discursivos verbo-audiovisuais: análise de textos midiáticos
Descrição: Descrição: A presença dos meios de comunicação de massa na sociedade contemporânea, cuja proliferação de imagens e textos é flagrante, configura algo tão naturalizado que tem dispensado maiores questionamentos. O objetivo deste projeto é desnaturalizar o olhar que recai sobre A mídia verbo-audiovisual e dos conteúdos que dela provêm. Que sentidos são esses? Como se constroem? Que narrativas constituem? Sob que ponto de vista e considerando quais valores e ideologias? Tais questionamentos procuram estabelecer uma perspectiva pautada pela reflexão e senso crítico acerca da realidade (re)criada pelos meios de comunicação. Assim, analisar a mídia por esse prisma é, em última instância, refletir sobre a própria estrutura social. Configuram-se objetivos específicos do projeto: (1) a partir de aplicações de algumas teorias do texto e do discurso, visa-se a demonstrar a construção do sentido nesses e por esses textos; (2) fomentar a reflexão sobre as manifestações culturais veiculadas pelos meios de comunicação de massa; (3) contribuir para a formação de indivíduos com senso crítico e visão humanística; (4) aperfeiçoar a prática profissional no sentido de oferecer ferramentas para a análise de textos/discursos midiáticos...
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Integrante / Conrado Moreira Mendes - Coordenador / Diego Henrique Alexandre - Integrante.
2014 - 2015
O impacto de uma formação continuada na prática docente
Descrição: Este projeto trata de um assunto bastante discutido nos dias atuais uma vez que propõe uma reflexão sobre a busca de uma educação de qualidade, questionadora e abrangente. Procurará enfatizar a figura do professor, sua postura, a importância no processo educativo e procedimentos que poderão facilitar mudanças nas práticas pedagógicas, as quais, sem dúvida, permitirão que o professor se torne um poderoso agente de transformação. Nota-se que nunca houve tamanha procura por inovações na área Educacional. Cursos e mais cursos estão sendo oferecidos, tendo suas vagas preenchidas com uma rapidez incrível. O mercado editorial, sites específicos e redes sociais há tempos, não se expandiam tanto. A modernidade exige a busca do conhecimento e, ao mesmo tempo, facilita a sua difusão. A questão da pesquisa é: ?isso tudo tem colaborado para que o professor tenha condições de manter-se na vanguarda dos acontecimentos?? O professor tem atualizado as suas práticas pedagógicas, tornando-se, sem dúvida, um educador reflexivo - verdadeiro agente de transformação - consciente de seu valor social? A pesquisa objetiva: a) Analisar a postura dos professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Três Corações em relação ao investimento à formação continuada, b) Como tem sido sua postura em relação às mudanças nas práticas pedagógicas..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador / TANIA MARIA DE FREITAS ROSSI - Integrante / TEREZINHA RICHARTZ SANTANA - Integrante / GLEICIONE APARECIDA DIAS BAGNE SOUZA - Integrante.
2012 - 2015
LOGOS Estudos de língua, linguagem e discurso
Descrição: Descrição: Criado em 2012, o LOGOS reúne pesquisadores e estudantes da Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor) e de outras instituições da região e do país com interesse em estudar e compreender práticas linguísticas e discursivas da/na região sul de Minas Gerais, promovendo a interação acadêmica e científica entre elas. O grupo se propõe, assim, a ser um espaço de produção e circulação de conhecimento sobre a linguagem e suas especificidades no espaço sul mineiro. As práticas linguísticas e identitárias da região são enfocadas, comparadas e remetidas ao estudo de práticas de linguagem em outros espaços e condições brasileiras. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador / Sueli Maria Ramos da Silva - Integrante / Conrado Moreira Mendes - Integrante / Alessandra Alves de Carvalho Nogare - Integrante / Carlos José de Carvalho Neto - Integrante.
2011 - 2015
NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO
Descrição: Este projeto estuda a influência das novas tecnologias na constituição do sujeito pós-moderno, com ênfase no contexto educacional, seja presencial ou a distância. A Análise Dialógica do Discurso, em especial a noção de gênero discursivo do teórico russo Mikhail Bakhtin, são importantes referenciais teóricos para o estudo dos gêneros nos meios digitais e, a partir deles, da noção de sujeito que emerge e produz esses novos gêneros e que navega nesses espaços virtuais e tecnológicos que fundam uma nova realidade cronotópica..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador / Assunção Aparecida Laia Cristóvão - Integrante / Giuliano Vieira Tiburzio - Integrante / MARCELO SIMONI PEREIRA - Integrante / MARCOS FLAVIO RIBEIRO MENDES - Integrante.
2010 - 2012
MARIA DA PENHA ? LEI COM NOME DE MULHER: o que atos de violência familiar enunciam
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
Evasão Escolar: o que os números enunciam
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
Cuidar de Idosos no contexto familiar - uma análise semântico-enunciativa do contexto psicológico e social
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
Adoção - Humanização ou Modismo - uma análise semântico-enunciativa das leis que regulamentam os direitos de adoção de crianças em abrigos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
AIDS na 3ª Idade - uma análise semântico-enunciativa do contexto atual no cenário político e social
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
A SEMÂNTICA DA MATEMÁTICA: LUDICIDADE, CONCEITOS E FUNDAMENTOS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
NOME PRÓPRIO: O SENTIDO DO NOME PRÓPRIO NA ESCOLA
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
EVASÃO ESCOLAR: O QUE OS NÚMEROS ENUNCIAM
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
PAIS SEPARADOS: O QUE ESTA SITUAÇÃO CONJUGAL ENUNCIA NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA - UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA DO CONTEXTO SOCIAL DE ADOLESCENTES DE TRÊS PONTAS
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2012
EDUCAÇÃO NO BRASIL: DA PEDAGOGIA JESUÍTICA À PEDAGOGIA EMPRESARIAL
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2009 - 2011
A SEXUALIDADE NAS ESCOLAS: uma proposta de transversalidade para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: Constituição de TCC.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2009 - 2011
MEIO AMBIENTE: meio ambiente e escola - práticas pedagógicas reais ou demagogia educacional
Descrição: Constituição de TCC.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Visita aos Museus de São Paulo
Descrição: Alunos do 9º ano e do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UNINCOR visitam o Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa e a Pinacoteca do Estado de São Paulo...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2012 - 2012
Visita à Paraty - um estudo sociológico da cidade de Paraty.
Descrição: Participação dos acadêmicos do Curso de Administração, Direito e Pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2011 - 2011
V Colóquio da Rede Latino Americana de Análise do Discurso da Pobreza (REDLAD)
Descrição: Participação dos alunos da Graduação - Curso de serviço Social - em evento ocorrido na UNICAMP de 17 a 19.11.2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2011 - 2011
Participação no Projeto UNICAMP de portas abertas - UPA
Descrição: Alunos do 9º ano e do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UNINCOR visitam a UPA - 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2010
IV Colóquio Projeto Temático Escritas da Violência, Módulo 2
Descrição: Participação dos acadêmicos do Curso de Administração, Direito e Pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2010 - 2010
Visita ao Museu do Futebol e à BM&FBOVESPA
Descrição: Participação dos acadêmicos do Curso de Administração..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2009 - 2009
Visita aos Museus de São Paulo
Descrição: Participação dos acadêmicos do Curso de Pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2008 - 2009
Projeto Cinema na Escola - CINECOL
Descrição: Participação dos alunos do 9º ano e Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UNINCOR..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2008 - 2008
Participação no Projeto UNICAMP de portas abertas - UPA
Descrição: Alunos do 9º ano e do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UNINCOR visitam a UPA - 2008..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2006 - 2006
A Análise do Discurso e o Ensino de Produção de Textos
Descrição: Curso de Atualização..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.
2003 - 2003
Universidade na Praça
Descrição: Participação de acadêmicos de todos os cursos de graduação da UNINCOR..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Jocyare Cristina Pereira de Souza - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista da Universidade Vale do Rio Verde
2014 - Atual
Periódico: Revista da Universidade Vale do Rio Verde
2014 - Atual
Periódico: Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio
2002 - 2008
Periódico: Jornal da UNINCOR
2001 - 2008
Periódico: REVISTA DA UNINCOR
1999 - 2008
Periódico: REVISTA DA UNINCOR
1999 - 2008
Periódico: REVISTA DA UNINCOR


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO


Revisor de periódico


2014 - 2015
Periódico: Recorte (UninCor)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Professora Homenageada - Curso de Logística, UninCor.
2014
NOME DE TURMA - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS - CAMPUS MUZAMBINHO.
2013
PARANINFA, CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS - IFSULDEMINAS /INCONFIDENTES-MG.
2011
Membro do NDE - CURSO DE SERVIÇO SOCIAL, UNINCOR.
2010
Membro do NDE - CURSO DE DIREITO, FATEPs.
2010
Membro do NDE - CURSO DE PEDAGOGIA, FATEPs.
2008
Paraninfa, CURSO LETRAS - UNINCOR.
2008
PATRONESSE, PEDAGOGIA - UNINCOR.
2008
PATRONESSE, CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL - UNINCOR.
2007
PATRONESSE, CURSO PEDAGOGIA - UNINCOR.
2006
PARANINFA, CURSO LETRAS - UNINCOR.
2006
PATRONESSE, CURSO NORMAL SUPERIOR - UNINCOR.
2006
PATRONESSE, CURSO COMUNICAÇÃO SOCIAL - UNINCOR.
1986
FUNCIONÁRIO PADRÃO, BANCO BRADESCO.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J.2015 SOUZA, J.. Onomástica e discurso: O memorável no processo histórico e social de urbanização. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 57, p. 01, 2015.

2.
SOUZA, J.2015 SOUZA, J.. Línguas Africanas no Brasil: Construção de Identidade no Tempo e no Espaço. Revista Ecos (Cáceres), v. 2015, p. 01, 2015.

3.
NOGARE, A. A. C.2015NOGARE, A. A. C. ; SOUZA, J. . Coerência Micro e macroestrutural no discurso político de Dilma Rousseff. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, p. 01, 2015.

4.
SOUZA, J.2014SOUZA, J.. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PESQUISA NOS CURSOS DE LETRAS: UMA PERSPECTIVA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL. Recorte (UninCor), v. 11, p. 1-16, 2014.

5.
SOUZA, J.2014SOUZA, J.. A escrita competente de textos literários e não literários sob uma perspectiva sociolinguística. Digilenguas, v. 15, p. 1, 2014.

6.
SOUZA, J.2012SOUZA, J.. TOPÔNIMOS MINEIROS ? SÃO JOÃO DEL REY: UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DO PROCESSO DE OCUPAÇÃO, EXPLORAÇÃO E FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL. Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos, v. Edição, p. 08-08, 2012.

7.
SOUZA, J.2011SOUZA, J.. TOPÔNIMOS MINEIROS ? UM ESTUDO DO PROCESSO DESIGNATIVO DAS CIDADES MINEIRAS QUE SURGIRAM NO CICLO DO OURO. Entremeios, v. V.2, p. 01-12, 2011.

8.
SOUZA, J.2010SOUZA, J.. Topônimos Mineiros: uma Análise Semântico-enunciativa do Processo de Ocupação, Exploração e Formação do Estado Nacional. Língua e Instrumentos Lingüísticos, v. 25, p. 010-025, 2010.

9.
SOUZA, J.2007SOUZA, J.. Serra das Letras/São Thomé das Letras: designações que enunciam nas relações toponímicas uma forma-sujeito de constituição/identificação do cidadão brasileiro. Língua e Instrumentos Lingüísticos, v. 18, p. 51-62, 2007.

10.
SOUZA, J.2001SOUZA, J.. Fonologia:uma visão histórica. Revista da Universidade vale do Rio Verde, TRês Corações/MG, v. 4º, p. 76-88, 2001.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SOUZA, J.. Colégio de Aplicação...uma realidade inquestionável. INFORMATIVO UNINCOR, Três Corações, 30 jan. 2003.

2.
SOUZA, J.. Gincana marca mais um aniversário do Colégio de Aplicação da UNINCOR. INFORMATIVO UNINCOR, TRÊS CORAÇÕES, 30 maio 2002.

3.
SOUZA, J.. Arte no Pano. Jornal Três, Três Corações, 24 maio 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J.. FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES: CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICODISCURSIVA CRÍTICA. In: 1° CEVS - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO SAPUCAÍ, 2016, Pouso Alegre. ANAIS 1° CEVS - CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO VALE DO SAPUCAÍ XVIII Semana de Estudos Pedagógicos ?Desafios à Democratização da Educação no Brasil Contemporâneo?, 2016. p. 446-459.

2.
SOUZA, J.. A ESCRITA COMPETENTE DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS SOB UMA PERPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA. In: II Jornadas Internacionales ?Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa?, 2016, Córdoba. Libro de actas. II Jornadas Internacionales : Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa : Comunicação Intercultural e Língua Portuguesa, 2016. v. II. p. 75-84.

3.
SOUZA, J.. Lei Maria da Penha - ainda um embate de proporções judiciais e socioculturais. In: 5ª Jornada Científica e Tecnológica & 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2013, INCONFIDENTES - MG. 5ª Jornada Científica e Tecnológica & 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2013.

4.
SOUZA, J.. O NOME ENQUANTO TEXTO CARREGADO DE HISTORICIDADE E SIGNIFICAÇÃO. In: XVI CELLIP, 2003, LONDRINA. CENTRO DE ESTUDOS LINGUISTICOS E LITERÁRIOS DO PARANÁ, 2003.

5.
SOUZA, J.. Textos Informativos / Cursos da UNINCOR. In: SITE INFORMATIVO, 2002, TRES CORAÇOES. HOME PAGE DA UNINCOR, 2002.

6.
SOUZA, J.. NAS LETRAS DE SÃO THOMÉ: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA HISTÓRICO-ENUNCIATIVA DOS NOMES DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS. In: GEL - GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 2002, SÃO PAULO. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), 2002. v. 31.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J.. Os nomes enquanto relato da influência tecnológica no cotidiano de comunidades quilombolas da cidade de Três Pontas ? MG. In: 19º COLE - Leituras sem Margens, 2014, Campinas. Caderno de Atividades e Resumos, 2014.

2.
SOUZA, J.. CASCALHO, MARTINHO CAMPOS, QUEBRA-PÉ: os nomes enquanto relato da influência tecnológica no cotidiano de comunidades quilombolas da cidade de Três Pontas ? MG. In: 62° Seminário do GEL, 2014, Campinas. Anais do 62º Seminário do GEL, 2014.

3.
SOUZA, J.. CASCALHO, MARTINHO CAMPOS, QUEBRA-PÉ: os nomes enquanto relato do processo histórico e social de urbanização. In: II Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades: Culturas e Territoritorialidades ? II Cnab, r, 2014, Vitória - ES. Caderno de Resumos do II Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades: Culturas e Territoritorialidades, 2014. v. 02. p. 01-72.

4.
SOUZA, J.. MESA O ACONTECIMENTO POR DUAS VIAS DE ACESSO: SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO E SEMIÓTICA TENSIVA. In: IV ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA 16 e 17 de outubro de 2014, 2014, Três Corações. Caderno de Resumos do IV Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2014. v. 04. p. 01-34.

5.
SOUZA, J.. Lei Maria da Penha - ainda um embate de proporções judiciais e socioculturais. In: 5ª Jornada Científica e Tecnológica & 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2013, INCONFIDENTES - MG. 5ª Jornada Científica e Tecnológica & 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2013.

6.
SOUZA, J.. 4º Sinal. In: 4º Simpósio Nacional de Letras e 1º Ssimpósio Internacional de Letras, 2008, Três Corações. Fronteiras do Contemporâneo, 2008.

7.
SOUZA, J.. O nome enquanto texto carregado de historicidade e significação. In: 14º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, 2003, CAMPINAS. Caderno de resumos, 2003. v. 14º.

8.
SOUZA, J.. OS NOMES ENQUANTO PRODUTO DE UMA HISTÓRIA CONSTITUÍDA PELA MEMÓRIA CONCRETA DA SOCIEDADE. In: III CONGRSSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2003, RIO DE JANEIRO. III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2003.

9.
SOUZA, J.. Nas Letras de São Thomé: uma análise semântica histórico-enunciativa dos nomes de estabelecimentos comerciais de são Thomé das Letras. In: GEL, 2002, SÃO PAULO. L Caderno de resumos do GEL, 2002.

10.
SOUZA, J.. Os nomes enquanto produto de uma história constituída pela memória concreta da sociedade. In: 5º CELSUL, 2002, CURITIBA. 5º CELSUL, 2002.

11.
SOUZA, J.. 'CAUSOS E LENDAS RIOVERDENSES'. In: IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNINCOR, 2002, TRES CORAÇÕES. IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J.. CASCALHO, MARTINHO CAMPOS, QUEBRA-PÉ: os nomes enquanto relato do processo histórico e social de urbanização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, J.. Os nomes enquanto relato da influência tecnológica no cotidiano de comunidades quilombolas da cidade de Três Pontas ? MG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, J.. CASCALHO, MARTINHO CAMPOS, QUEBRA-PÉ: os nomes enquanto relato da influência tecnológica no cotidiano de comunidades quilombolas da cidade de Três Pontas ? MG. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, J.. MINICURSO - Formação de escritores competentes de textos literários e não-literários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUZA, J.. Minicurso - Leitura, Análise e Escrita competente de textos literários e não literários. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SOUZA, J.. A PESQUISA ENQUANTO PERSPECTIVA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO DE PARADIGMAS EDUCACIONAIS NO CURSO DE LETRAS DA UNINCOR. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, J.. O Texto do Meu corpo: Definições Culturais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SOUZA, J.. Relação Indivíduo e Sociedade: Quem influencia quem?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUZA, J.. Sala de Aula... uma Opção Política em Terra de Surdos-Mudos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOUZA, J.. Variacionismo e Normativismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, J.. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PESQUISA NOS CURSOS DE LETRAS DA UNINCOR: UMA PERSPECTIVA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL. CAMPINAS - SP: IEL - UNICAMP, 2009 (QUALIFICAÇÃO FORA DE ÁREA).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, J.. Curso de Nivelamento em Língua Portuguesa. 2013. .

2.
SOUZA, J.. Português Jurídico. 2011. .

3.
SOUZA, J.. Texto e Produção de Sentido: Uma Prática Social e Discursiva I. 2011. .

4.
SOUZA, J.. Laboratório de Escrita I. 2011. .

5.
SOUZA, J.. Texto e Produção de Sentido: uma prática social e discursiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SOUZA, J.. Laboratório de Escrita I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SOUZA, J.. Comunicação e Persuasão em Direito. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
SOUZA, J.. Texto e Produção de Sentido: uma prática social e discursiva. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SOUZA, J.. COMUNICAÇÃO. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EAD).

10.
SOUZA, J.. Semiótica:Diversidade e Linguagem. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EAD).

11.
SOUZA, J.. PALESTRA RELAÇÃO INDIVÍDUO E SOCIEDADE: QUEM INFLUENCIA QUEM?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SOUZA, J.. Capacitação Linguística: Português Instrumental. 2008. .

13.
SOUZA, J.. Capacitação Linguística. 2008. .

14.
SOUZA, J.. PALESTRA SALA DE AULA... UMA OPÇÃO POLÍTICA EM TERRA DE SURDOS-MUDOS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SOUZA, J.. O TEXTO PUBLICITÁRIO - MÁSCARAS SEMIÓTICAS. 2004. .

16.
SOUZA, J.. O TEXTO PUBLICITÁRIO - MÁSCARAS SEMIÓTICAS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SOUZA, J.. A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2003. .

18.
SOUZA, J.. A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2003. .

19.
SOUZA, J.. PALESTRA A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
SOUZA, J.. PALESTRA A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
SOUZA, J.. A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2002. .

22.
SOUZA, J.. PALESTRA A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
SOUZA, J.. JORNAL DA UNINCOR. 2002. (Editoração/Periódico).

24.
SOUZA, J.. REVISTA DA UNINCOR. 2001. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, J.. Semana Literária. 2003 (Peças Teatrais).

2.
SOUZA, J.. Gincana Cultural. 2002 (Gincana Cultural).

Demais trabalhos
1.
SOUZA, J.. VISITA AOS MUSEUS DE SÃO PAULO. 2010 (VIAGEM CULTURAL) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, L. T.; CRISTOVAO, A. A. L.; SOUZA, J.. Participação em banca de NAMAR OLIVEIRA SILVA FIGUEIREDO. A IDENTIDADE CULTURAL SOB A INFLUÊNCIA DA MÍDIA: UM OLHAR SOBRE ADOLESCENTES E JOVENS DA COMUNIDADE DO TAQUARAL. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Cultura e Discruso) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações.

2.
SOUZA, J.. Participação em banca de CLEBERSON DISESSA. O SUJEITO PAULO COELHO NA REVISTA VEJA: Uma análise discursiva. 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA LINGUAGEM) - Universidade do Vale do Sapucaí.

3.
SOUZA, J.. Participação em banca de Isabel de Souza Romanelli Teles. MEMORIAL REFLEXIVO: história e análise de uma trajetória profissional docente. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Linguagem, Cultura e Discruso) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, J.. Participação em banca de Fabiana Cláudia Viana Borges. Os Processos de Identificação nos Formulários: O Censo Demográfico de 2000?. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, J.. Participação em banca de Hérica Nataly da Silva Sales. Gestão de pessoas na Administração Pública: Fatores que auxiliam na excelência da Organização. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

2.
SOUZA, J.. Participação em banca de Noé D'jalma Araújo. A participação social na Administração Pública Municipal e o papel do Servidor Público. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

3.
SOUZA, J.. Participação em banca de Maria Ercília Costa. O idoso no século XXI. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

4.
SOUZA, J.. Participação em banca de Mércia Flora Silveira. Breve análise sobre a participação popular no Conselho de Assistência Social do município de Botelhos/MG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

5.
SOUZA, J.. Participação em banca de Regiane Aparecida Prado Silveira. Os desafios da Gestão Pública no âmbito da Dependência Química no Município de Jacuí/SP. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

6.
SOUZA, J.. Participação em banca de Danilo Ogrodnik Ferreira. Servidor Público - Estabilidade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

7.
SOUZA, J.. Participação em banca de Ramon Alessandro Alves. Gestão de Pessoas na Administração Pública. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

8.
SOUZA, J.. Participação em banca de Clayon Roberto Augusto Ferreira. A Dignidade Humana. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

9.
SOUZA, J.. Participação em banca de Geraldo Magela da Silva. Administração Pública Municipal: Gestão de Pessoas em Pequenos Municípios. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

10.
SOUZA, J.. Participação em banca de Maria Lúcia Reis Vieira Pedro. A conquista de Educação enquanto direito social. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

11.
SOUZA, J.. Participação em banca de Juliana Aparecida da Costa e Souza. Avaliação do desempenho e eficiência na gestão dos serviços públicos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

12.
SOUZA, J.. Participação em banca de Helenice Evangelista Silva Pires. Conflitos, Construção e Desconstrução de lucros e relacionamentos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

13.
SOUZA, J.. Participação em banca de Rozeli Lucas Maia Ribeiro. Gestão de Pessoas na Educação. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

14.
SOUZA, J.. Participação em banca de Eliane Marcelino Vieira. Importância da Liderança na Gestão Pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

15.
SOUZA, J.. Participação em banca de Arlete Ssilva. Gerir Empresas e Pessoas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

16.
SOUZA, J.. Participação em banca de André Alexandre Correia. Acesso à Informação: Transparência na Função Pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

17.
SOUZA, J.. Participação em banca de Daniela Aparecida Damas. O Trabalho Feminino e as Políticas Públicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

18.
SOUZA, J.. Participação em banca de Antoni Ferreira Júior. A Instabilidade de Políticas Públicas Habitacionais do Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

19.
SOUZA, J.. Participação em banca de Édson Luiz Ambrósio. Gestão da Comunicação Institucional na Administração de Guaxupé. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

20.
SOUZA, J.. Participação em banca de Édson Luiz Ambrósio. Gestão da Comunicação Institucional na Administração de Guaxupé. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

21.
SOUZA, J.. Participação em banca de Ana Paula da Silva. Liderança na Administração Pública. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

22.
SOUZA, J.. Participação em banca de Edna Augusta Barbosa Ambrósio. Gestão de Projetos Escolares no Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

23.
SOUZA, J.. Participação em banca de Derbson de Souza Diniz. O Desenvolvimento de Gestão de Marketing de Incentivo Fiscal. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

24.
SOUZA, J.. Participação em banca de Luciana da Silva Vilela. Gestão Pública e a Influência da Informação no Planejamento Urbano. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

25.
SOUZA, J.. Participação em banca de Ana Luíza de Souza. Eficácia dos Direitos Fundamentais e a Invisibilidade da Desigualdade Socual. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

26.
SOUZA, J.. Participação em banca de Cássio Murioi Monteiro. A Importância da Gestão Sustentável nos Governos Municipais. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

27.
SOUZA, J.. Participação em banca de Marcos Antônio Felício. Utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço na Política Habitacional. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

28.
SOUZA, J.. Participação em banca de Flávio Luciano Gratieri. Gestão esportiva e políticas públicas de esporte e lazer. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

29.
SOUZA, J.. Participação em banca de Osmarina M. Aparecida Moraes Rocha. Breve Análise da Agricultura Familiar no Brasil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

30.
SOUZA, J.. Participação em banca de Fabiana Aparecida Dutra. Assistência Social: Antes e Depois do Sistema Único de Assistência Social SUAS -Avanços e Desafios. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

31.
SOUZA, J.. Participação em banca de Ana Mara Alves. Gestão de Pessoas: um campo para atuação de Educadores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

32.
SOUZA, J.. Participação em banca de Rodrigo Bueno. A Nova Administração pública: Reforma Gerencial. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, J.. Participação em banca de Rosemary Duarte Funchal Ferreira.Pensão Alimentícia Avoenga. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dirieto) - FACULDADE DE TRÊS PONTAS.

2.
SOUZA, J.. Participação em banca de LISAMARA MESQUITA ALVES.A SEXUALIDADE NAS ESCOLAS: uma proposta de transversalidade para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE TRÊS PONTAS.

3.
SOUZA, J.. Participação em banca de MARISA VITAR GONÇALVES.MEIO AMBIENTE E ESCOLA: práticas pedagógicas reais ou demagogia educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE TRÊS PONTAS.

4.
SOUZA, J.. Participação em banca de Tiago Ferreira Mendonça.Direito de Superfície. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dirieto) - FACULDADE DE TRÊS PONTAS.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRALIN - X Congresso Internacional. QUILOMBO DA FAZENDA: análise das designações tempo e espaço enunciam a permanência de línguas africanas assim como a relação dessas com outras línguas de contato em comunidade de remanescentes quilombolas. 2017. (Congresso).

2.
Aula Inaugural "Nova Gestão Pública e Trabalho Docente". 2016. (Outra).

3.
CEVS - Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. parecerista na Comissão Científica do 1° Congresso de Educação do Vale do Sapucaí ? CEVS. 2016. (Congresso).

4.
CEVS - Congresso de Educação do Vale do Sapucaí. l ?Formação de leitores e escritores competentes: consciência linguísticodiscursiva crítica?. 2016. (Congresso).

5.
CONEC 2016: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas. ?Quilombo da Fazenda: divulgação em sites credenciados pelo Governo Federal? n. 2016. (Congresso).

6.
Conec 2016 - Conec - Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas. ?Liberdade, Alteridade, Censura e Mídia?. 2016. (Congresso).

7.
Conec 2016 - Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas. ?Mídia e Educação: você sabe o que é desescolarização??. 2016. (Congresso).

8.
III Jornadas Internacionales Descubriendo Culturas en Lengua Portuguesauas.A exposição oral no universo acadêmico: prática de gêneros orais, formais e públicos. 2016. (Outra).

9.
III Jornadas Interncionales Descubriendo Culturas en Lengua Portuguesa.QUILOMBO DA FAZENDA: TEMPO E ESPAÇO ENUNCIAM O MEMORÁVEL QUE CONSTITUI OS SUJEITOS E AS LÍNGUAS NO ACONTECIMENTO DE LINGUAGEM. 2016. (Outra).

10.
V SIMELP - ITÁLIA.Topônimos Mineiros enquanto memória do processo histórico de colonização brasileira. 2015. (Simpósio).

11.
19º COLE - Leituras sem Margens. Os nomes enquanto relato da influência tecnológica no cotidiano de comunidades quilombolas da cidade de Três Pontas ? MG. 2014. (Congresso).

12.
62º SEMINÁRIO do GEL.CASCALHO, MARTINHO CAMPOS, QUEBRA-PÉ: os nomes enquanto relato da influência tecnológica no cotidiano de comunidades quilombolas da cidade de Três Pontas ? MG. 2014. (Seminário).

13.
Capacitação de Professores da Rede Municipal de Três Corações.Leitura, Análise e Escrita Competente de Textos Literários e Não literários. 2014. (Oficina).

14.
II Congresso Nacional Africanidades e Brasilidades: Culturas e Territoritorialidades ? II Cnab,. CASCALHO, MARTINHO CAMPOS, QUEBRA-PÉ: os nomes enquanto relato do processo histórico e social de urbanização. 2014. (Congresso).

15.
III Jornada Internacional de Análise de Discurso e Psicanálise ?O. 2014. (Outra).

16.
II Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa.MINICURSO ?A escrita competente de textos literarios e não literários sob uma perspectiva sociolinguística?. 2014. (Outra).

17.
Rua 20 anos. 2014. (Encontro).

18.
SEMANA DE LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO SELE - 2014.MINICURSO - Formação de escritores competentes de textos literários e não-literários. 2014. (Seminário).

19.
5ª Jornada Científicas e Tecnológica & 2º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.Lei Maria da Penha - ainda um embate de proporções judiciais e socioculturais. 2013. (Simpósio).

20.
Workshop "Contatos afro-latinos: Perspectivas Histórico-linguísticas". 2013. (Outra).

21.
I CICLO DE DEBATES DE DIREITO ADMINISTRATIVO. 2011. (Outra).

22.
II Jornada e-Urbano:. 2011. (Outra).

23.
II Jornada Interncaional Língua, Sujeito, Política e Sociedade. 2011. (Outra).

24.
XIV Jornada Internacional "Histórias das Ideias Linguísticas". 2011. (Outra).

25.
I Jornada de Estudos Saussurianos - Leituras de Saussure nas Ciências da Linguagem. 2010. (Outra).

26.
I Jornada Internacional Língua, sujeito, Política e Sociedade. 2010. (Outra).

27.
IV Colóquio Projeto Temático: "Escritas da Violência". 2010. (Outra).

28.
V Colóquio da Rede Latinoamericana de Ànalise do discurso da Pobreza (REDLAD): Linguagem, diversidade e Exclusão. 2010. (Outra).

29.
XXXIV Concurso de Oratória.Presidente da Mesa Avaliadora. 2010. (Outra).

30.
4º SIMPÓSIO NACIONAL E 1º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS.A PESQUISA ENQUANTO PERSPECTIVA DE (RES)SIGNIFICAÇÃO DE PARADIGMAS EDUCACIONAIS NO CURSO DE LETRAS DA UNINCOR. 2008. (Simpósio).

31.
COLÓQUIO PROJETO TEMÁTICO ESCRITAS DA VIOLÊNCIA. 2007. (Outra).

32.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA 2007 REDE PITÁGORAS. 2007. (Outra).

33.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO 2006 REDE PITÁGORAS. 2006. (Outra).

34.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO DE 2005 REDE PITÁGORAS. 2005. (Outra).

35.
OS PROBLEMAS DE POLÍTICA LINGUÍSTICA NA URSS NOS ANOS 1920-1930. 2004. (Seminário).

36.
14º CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL. O NOME ENQUANTO TEXTO CARREGADO DE HISTORICIDADE E SIGNIFICAÇÃO. 2003. (Congresso).

37.
III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. OS NOMES ENQUANTO PRODUTO DE UMA HISTÓRIA CONSTOITUÍDA PELA MEMÓRIA CONCRETA DA SOCIEDADE. 2003. (Congresso).

38.
III JORNADA INTERNACIONAL SABER URBANO E LINGUAGEM - TECNOLOGIA DE ARQUIVO. 2003. (Outra).

39.
IV JORNADA INTERNACIONAL 'HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUISTICAS: ÉTICA E POLÍTICA DE LÍNGUAS. 2003. (Outra).

40.
PALESTRA: UNIVERSIDADE BRASILEIRA - PRESPECTIVAS E DESAFIOS PARA O 3º MILÊNIO. 2003. (Outra).

41.
SELL. 2003. (Outra).

42.
UNIVERSIDADE NA PRAÇA.UNIVERSIDADE NA PRAÇA - EXPOSIÇÃO DO CURSO DE LETRAS. 2003. (Outra).

43.
XVI CELLIP. O NOME ENQUANTO TXTO CARREGADO DE HISTORICIDADE E SIGNIFICAÇÃO. 2003. (Congresso).

44.
5º CELSUL.NOME, HISTÓRIA - E MEMÓRIA. 2002. (Encontro).

45.
9th INTERNACIONAL CONFERENCE ON THE HISTORY OF LANGUAGE SCIENCES. 2002. (Outra).

46.
GEL - USP.NAS LETRAS DE SÃO THOMÉ: UMA ANÁLISE SEMÂNTICA HISTÓRICO-ENUNCIATIVA DOS NOMES DE ESTSABELECIMENTOS COMERCIAIS DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS. 2002. (Seminário).

47.
I ENCONTRO INTERNACIONAL: LINGUAGEM E ARQUITETURA. 2002. (Encontro).

48.
I ENCONTRO NACIOBNAL SABER URBANO E LINGUAGEM - A CIDADE QUE SE CONTA. 2002. (Encontro).

49.
III JORNADA CORPO E LINGUAGEM - RISO E RUBOR. 2002. (Outra).

50.
VIII SETA. 2002. (Seminário).

51.
II JORNADA CORPO E LINGUAGEM. 2001. (Outra).

52.
II JORNADA INTERNACIONAL HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUISTICAS. 2001. (Outra).

53.
I JORNADA INTERNACIONAL SABER URBANO E LINGUAGEM. 2001. (Outra).

54.
SEMINÁRIO - DA DESORDEM URBANA À ORDEM RACIONAL. 2001. (Seminário).

55.
XLIX SEMINÁRIO GEL. 2001. (Seminário).

56.
PALESTRADE RUBEM ALVES - A ALEGRIA DE ENSINAR E O PRAZER DE APRENDER. 1999. (Outra).

57.
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRÊS CORAÇÕES. 1996. (Outra).

58.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRÊS CORAÇÕES. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, J.. III Seminário do Grupo de Pesquisa - LOGOS ? Estudos de Língua, Linguagem e Discurso. 2014. (Outro).

2.
SOUZA, J.. IV ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA. 2014. (Outro).

3.
SOUZA, J.. Seminário Temático: A África Somos Todos Nós. 2012. (Outro).

4.
SOUZA, J.. I SEMINÁRIO DE MONOGRAFIAS EM ANDAMENTO - SEMA I. 2012. (Outro).

5.
SOUZA, J.. IV CONCURSO DE ORATÓRIA. 2012. (Outro).

6.
SOUZA, J.. III CONCURSO DE ORATÓRIA. 2011. (Outro).

7.
SOUZA, J.. III CONCURSO DE ORATÓRIA. 2011. (Outro).

8.
SOUZA, J.. JORNADA ACADEMICA DE LETRAS. 2007. (Outro).

9.
SOUZA, J.. JORNADA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA. 2006. (Outro).

10.
SOUZA, J.. CURSO DE ATUALIZAÇÃO - ANÁLISE DOS DISCURSO E O ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2006. (Outro).

11.
SOUZA, J.. I JORNADA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM - 'I JEL'. 2006. (Outro).

12.
SOUZA, J.. 3ª SEMANA DO ISED. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Alessandra Alves de Carvalho Nogare. O processo de multiletramento na comunidade de remanescentes quilombolas do Taquaral em Três Corações- MG. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. (Orientador).

2.
GIULIANO VIEIRA TIBURZIO. LETRAMENTO DIGITAL E GÊNEROS TEXTUAIS: IMPLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES MUSICAIS. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. (Orientador).

3.
Carlos José de Carvalho Neto. Discussão acerca dos anencéfalos no Supremo Tribunal Federal: o sentido se instaura no entrecruzamento de discursos Discussão acerca dos anencéfalos no Supremo Tribunal Federal: o sentido se instaura no entrecruzamento de discursos. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
HÉRICA NATALY DA SILVA SALES. OS OBSTÁCULOS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO NO ÂMBITO DO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO: COMO CAPACITAR, DAR CONDIÇÕES DE TRABALHO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

2.
MARIA ERCÍLIA COSTA. O IDOSO DO SÉCULO XXI. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

3.
MÉRCIA FLORA SILVEIRA. PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS INSTÂNCIAS DE CONTROLE SOCIAL. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

4.
NOÉ D'JALMA DE ARAÚJO. A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL SOB A ÓTICA DO SERVIDOR PÚBLICO. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

5.
REGIANE APARECIDA PRADO SILVEIRA. OS DESAFIOS DA GESTÃO PÚBLICA NO ÂMBITO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE JACUÍ. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

6.
DERBSON DE SOUZA DINIZ. O DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO DE MARKETING DE INCENTIVO FISCAL NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA PENHA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

7.
EDNA AUGUSTA BARBOSA AMBRÓSIO. GESTÃO DE PROJETOS ESCOLARES NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

8.
ANA PAULA DA SILVA. LIDERANÇA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

9.
ANTONI FERREIRA JÚNOR. A INSTABILIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS DO BRASIL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

10.
DANIELA APARECIDA DAMAS. O TRABALHO FEMININO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

11.
EDSON LUIZ AMBRÓSIO. GESTÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE GUAXUPÉ. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

12.
FLÁVIO LUCIANO GRATIERI. GESTÃO ESPORTIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

13.
ANA LUIZA DE SOUZA. EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A INVISIBILIDADE DE DESIGUALDADE SOCIAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

14.
CÁSSIO MURILO MONTEIRO. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO SUSTENTÁVEL NOS GOVERNOS MUNICIPAIS. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

15.
FRANCISCO SABINO DIAS NETO. ACESSO À INFORMAÇÃO PÚBLICA, DA TRANSPARÊNCIA AO SIGILO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

16.
MARCOS ANTÔNIO FELÍCIO. UTILIZAÇÃO DO FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO NA POLÍTICA HABITACIONAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

17.
LUCIANA DA SILVA VILELA. GESTÃO PÚBLICA E A INFLUÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO PLANEJAMENTO URBANO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FERNANDA DE PAULA FIGUEIREDO. NOME PRÓPRIO:O SENTIDO DO NOME PRÓPRIO NA CONSTITUIÇÃO DA CIDADANIA NO ESPAÇO ESCOLAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE TRÊS PONTAS. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

2.
ALESSANDRA DE ANDRADE. Violência de Pais Contra Filhos: a tragédia revisitada. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

3.
ARIELLE MACIEL REZENDE. Desenvolvimento de Comunidade e Participação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

4.
CARLA LUCIANA DE OLIVEIRA MENEZES. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

5.
DEBORA BATISTA DE OLIVEIRA. Saber Profissional e Poder Institucional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

6.
DENISE FRANCO DE CARVALHO. Adoção: contexto histórico, conceitos e legislação.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

7.
ELAINE APARECIDA ARANTES. A Educação da Criança e do Jovem Excepcional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

8.
GRACIELLA LEMES PEREIRA. Maria da Penha: lei com nome de mulher. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

9.
LUCIANA PAULA DA ROCHA. Ensaios Sobre a Cegueira. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

10.
MARILDA SILVA GRILO. Serviço Social e Meio Ambiente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

11.
SIMONE APARECIDA RAMOS LARA. História Social da Criança e da Família. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

12.
ROZEMEIRE APARECIDA BÁRBARA. EDUCAÇÃO NO BRASIL: DA PEDAGOGIA JESUÍTICA À PEDAGOGIA EMPRESARIAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADE DE TRÊS PONTAS. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

13.
Joseane Resende. O papel da biblioteca escolar na formação do sujeito leitor-escritor. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em BIBLIOTECONOMIA) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

14.
Maria de Lourdes Silva. Leitura Censurada: abordagens que retomam momentos importantes da humanidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em BIBLIOTECONOMIA) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

Iniciação científica
1.
KENNYA BERNADES GOULART. LEI MARIA DA PENHA : A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CULTURALMENTE DESPREZADA. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Centro Universitário do Sul de Minas, Fundação do Ensino e Pesquisa do Sul de Minas MG. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

2.
KENNYA BERNADES GOULART. LEI MARIA DA PENHA : A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CULTURALMENTE DESPREZADA. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Centro Universitário do Sul de Minas, Fundação do Ensino e Pesquisa do Sul de Minas MG. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

3.
ANE ELIZE GIRALDELLO LOPES. O LÚDICO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário do Sul de Minas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

4.
THIAGO SANT'ANA ARBEX. CAMBUQUIRA: COM O RESGATE DO TURISMO E A IMPLANTAÇÃO DE UM CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UNINCOR, NECESSIDADE ATUAIS ENCONTRAM-SE COM O REQUINTE DO PASSADO. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em COMUNICAÇÃO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

5.
VALDICEA OLÍVIA DA SILVA. LINGUAGEM SIMBÓLICA. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

6.
VALDIRENE SALES. A LINGUAGEM DO DESENHO INFANTIL. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

7.
VALERIA CARVALHO AVELLAR NEGRINI. ABOPURU - ENTRE CORES E FORMAS, UMA LINGUAGM TIPICAMENTE NACIONAL. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

8.
ZULMIRA CONCEIÇÃO LUCIANO DE CARVALHO. O PRONOME DE TRATAMENTO ENQUANTO MARCA DO PRECONCEITO ENTRE CURSOS QUE DISTINGUEM LICENCIADOS BACHARÉIS.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

9.
ANICLAY FERREIRA MARCELINO SOUZA. TV: INFORMAÇÃO OU DESINFORMAÇÃO [O IMPACTO DO TELEJORNAL NO PÚBLICO DE MASSA]. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

10.
PRISCILA NOGUEIRA FERNANDES. LINGUAGEM CARCERÁRIA: MARCAS DE UM ESPAÇO ENUNCIATIVO DE DISPUTA PELOS DIREITOS DE DIZER. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

11.
LUIZ HENRIQUE ALVES PINTO. ARTE LIBERTADORA - ANÁLISE SEMIÓTICA DOS MURAIS DE CEREZO BARREDO NA PRELAZIA DE SÃO FELIX DO ARAGUAIA - MT. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em COMUNICAÇÃO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

12.
LARISSA NANI FRANÇA. MULHER NA MÍDIA: SUJEITO E OBJETO. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em COMUNICAÇÃO SOCIAL) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

13.
REBECA CHAVES PAIVA DE OLIVEIRA. PICHADORES: UMA COMUNIDADE LINGUISTICA. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS: Portugues/Ingles) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

14.
NÁDIA MARIA BORGES. A LINGUAGEM DAS TATUAGENS: "O CORPO DO MEU TEXTO; O TEXTO DO MEU CORPO". 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS: Portugues/Ingles) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

15.
MARIA APARECIDA MACHADO. "TRECHOS DA CARTA DE CAMINHA" E TRECHOS DE 'O CORTIÇO". 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS: Portugues/Ingles) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

16.
MARCILENE DE OLIVEIRA BORGES. CRIANÇAS: UM PÚBLICO SOB A INFLUÊNCIA DA TELEVISÃO. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS: Portugues/Ingles) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

17.
ISA FONSECA VEIGA. ANÁLISE SOBRE MEIOS COMUNICACIONAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS DAS IDENTIDADES RACIONAIS NO BRASIL. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

18.
GABRIELA BARBOSA REIS. INTERNETÊS: A LINGUAGEM DOS INTERNAUTAS - SUJEITOS DIVIDIDOS POR DIREITOS AO DIZER E AOS MODOS DE DIZER. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS: Portugues/Ingles) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

19.
EMERSON RIVELLO LOURO. O DISCURSO DE HITLER - O DISCURSO DE JESUS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO SOBRE A LINGUAGEM, SOBRE O SUJEITO, SOBRE A HISTÓRIA E A IDEOLOGIA. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

20.
Hévini Silva Santos. A ideologia que se refela nos textos publicitários de revistas masculinas. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

21.
Mariane Silva Paródia. A cidade que se conta. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS: Portugues/Ingles) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

22.
Felipe Bogarim. A função da TV enquanto Rede Pública. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

23.
Aline Crisitna Naves. Livro Didático: a cientificidade nega espaço aos contos de fadas. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Normal Superior) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

24.
Lucila Costa e silva. Nas Letras do Hip Hop. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em LETRAS: Portugues/Ingles) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

25.
Altair Rocha Nogueira. O implicito nos textos publicitários de revistas femininas. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

26.
Natalie Siqueira. Nome: uma onomatopéia de esperança, perversidade, indiferença. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Normal Superior) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.

27.
ALTAIR NOGUEIRA. "CAUSOS' E LENDAS RIOVERDENSES. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Vale do Rio Verde de Tres Corações. Orientador: Jocyare Cristina Pereira de Souza.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUZA, J.2015 SOUZA, J.. Onomástica e discurso: O memorável no processo histórico e social de urbanização. Cadernos de Estudos Linguísticos (UNICAMP), v. 57, p. 01, 2015.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUZA, J.. A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2002. .

2.
SOUZA, J.. A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2003. .

3.
SOUZA, J.. A QUESTÃO DA LEITURA, ESCRITA E REESCRITA DE TEXTOS: UMA PERSPECTIVA DA SEMÂNTICA DO ACONTECIMENTO. 2003. .

4.
SOUZA, J.. O TEXTO PUBLICITÁRIO - MÁSCARAS SEMIÓTICAS. 2004. .

5.
SOUZA, J.. Curso de Nivelamento em Língua Portuguesa. 2013. .

6.
SOUZA, J.. Texto e Produção de Sentido: Uma Prática Social e Discursiva I. 2011. .

7.
SOUZA, J.. Laboratório de Escrita I. 2011. .



Outras informações relevantes


. Membro de Comissão responsável pela correção das redações dos Processos Seletivos do IFSULDEMINAS - Câmpus Inconfidentes/MG - ano letivo de 2013
. Membro de Comissão responsável pela correção das redações dos Processos Seletivos da UNINCOR - desde 1990



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