Marlizete Cristina Bonafini Steinle

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5239821344013953
  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Especialização em Educação Especial Areas de Deficiência Mental ? UEL, Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Norte do Paraná ? UNOPAR, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, com pesquisa sobre avaliação da aprendizagem na Educação Infantil e Doutoranda em Educação pela UNESP de Presidente Prudente. Atualmente é professor assistente mestre da Universidade Estadual de Londrina - UEL, e docente da Universidade Norte do Paraná ? UNOPAR ensino a distancia. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil e Educação Especial, atuando principalmente com os seguintes temas: avaliação formativa, organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, estágio curricular na educação infantil, Ludicidade, Inclusão Escolar, Alfabetização e Letramento e Estágio curricular nos anos inicias do Ensino Fundamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlizete Cristina Bonafini Steinle
Nome em citações bibliográficas
STEINLE, M C B

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Comunicação e Artes.
AC Jardim Bandeirante
Jardim Portal de Versales 1
86057970 - Londrina, PR - Brasil
Telefone: (043) 33714000
Ramal: 4338


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA CONSTRUIDA COLABORATIVAMENTE COM PROFESSORES NA FORMAÇÃO CONTINUADA, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: CELIA MARIA GUIMARAES.
2006 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Avaliação da aprendizagem: contemplando o universo da Educação Infantil,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: NADIA APARECIDA DE SOUZA.
Palavras-chave: Educação Infantil; AVALIAÇÃO; Educação Especial.
1999 - 1999
Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fund. (Carga Horária: 420h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: Lúdico - uma proposta pedagógica para séries iniciais.
1987 - 1989
Especialização em Educação Especial - Deficiência Mental. (Carga Horária: 450h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: A utilização do Programa Portage na intervenção preventiva.
1984 - 1987
Graduação em Pedagogia Hab Orientação Educacional.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
planejamento de ensino e avaliação de aprendizagem em cursos de graduação. (Carga horária: 8h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
a alegria de ensinar e fazer aulas: nsino e Aprendizagem pelas formas colab. (Carga horária: 4h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
competências e habilidades na elaboração de questões avaliativas. (Carga horária: 4h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
o conceito e a prática da intterdisciplinaridae. (Carga horária: 20h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2011 - 2011
planejamento, desenvolvimento e avaliação por competência em EaD. (Carga horária: 8h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em II UAEPE - UNIVERSIDADE ABERTA: ENSINO, PESQUISA E. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em "Currículo: diferentes concepções e a relação co. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
2010 - 2010
XV ENDIPE. (Carga horária: 40h).
UNIVERSIDADE FEREAL DE MINAS GERAIS, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Capacitaçao Interna de Docentes. (Carga horária: 4h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2009 - 2009
Oraganização do Trabalho Pedagógico no Berçário. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento de acompanhamento dos Pólos de Apoio P. (Carga horária: 16h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para docentes em atividades de extensã. (Carga horária: 2h).
Universidade Norte do Praná, UNOPAR, Brasil.
2007 - 2007
I Ciclo de palestras em educação a diatância - Edu. (Carga horária: 30h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2006 - 2006
I Reunião Anual da ABAVE: Finalidades e Formas da. (Carga horária: 16h).
Associação Brasileira de Avaliação Educacional; Belo Horizonte; Minas Gerai, ABV, Brasil.
2005 - 2005
VI Semana da Educação, II Encontro de Educação Inf. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2005
Projeto construção contínua do saber fazer. (Carga horária: 50h).
Prefeitura do Município de Londrina, PML, Brasil.
2005 - 2005
VI Semana da Educação, II Encontro de Educação Inf. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2004 - 2004
A Orientação e Supervisão Educacional no Atual Con. (Carga horária: 4h).
Secretaria de Educação do Município de Londrina, PML, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Formação e Desenvolvimento de Pessoal e Profission. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Alfabetização e Competência na Leitura. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2002 - 2002
II Congresso Professor-Educador.
Instituto Rubens Portugal, IRS, Brasil.
2001 - 2001
Habilidades e Competências na Educação. (Carga horária: 4h).
Associacao de Pais E Amigos dos Excepcionais de Londrina, APAE, Brasil.
2001 - 2001
40º Encontro das Apaes do Paraná. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
2001 - 2001
II Conferência Municipal de Educação. (Carga horária: 24h).
Prefeitura do Município de Londrina, PML, Brasil.
2000 - 2000
39º Encontro das APAEs do Paraná. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Alternativas Pedagógicas no atendimento da Deficiê. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em A Interdisciplinaridade na Ação Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1999 - 1999
III Jornada Paranaense de Neurologia Infantil. (Carga horária: 24h).
Unimed, UNIMED, Brasil.
1999 - 1999
Informática Básica e Treinamento em Softwares Educ. (Carga horária: 30h).
Escola Vagalumre S C Ltda, VAGALUME, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Avaliação Educacional. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
A Teoria das Múltiplas Inteligências e a Educação. (Carga horária: 4h).
Feira de Informática e Tecnologia, INFOTECH, Brasil.
1998 - 1998
O Computador como Ferramenta de Auxílio no Process. (Carga horária: 24h).
Feira de Informática e Tecnologia, INFOTECH, Brasil.
1998 - 1998
O Uso dos Softwares Educativos e a Profissionaliza. (Carga horária: 4h).
Feira de Informática e Tecnologia, INFOTECH, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Distúrbios Cognitivos na Infância. (Carga horária: 50h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1997 - 1997
Desenvolvimento Infantil - o processo de formação. (Carga horária: 40h).
Instituto de Educação Infanto Juvenil, IEIJ, Brasil.
1997 - 1997
Sexualidade do Portador de Deficiência. (Carga horária: 8h).
Prefeitura do Município de Londrina, PML, Brasil.
1997 - 1997
Aspectos Médicos e Pedagógicos no Tratamento da Pa. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1997 - 1997
Seminário Paranaense de Empreendedpres e Jovens Em. (Carga horária: 16h).
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
1996 - 1996
Paraná Mais Saúde - Protegendo a Vida. (Carga horária: 8h).
Paraná Secretaria da Saúde, PARANÁ, Brasil.
1995 - 1995
A Criança Portadora de Deficiência. (Carga horária: 4h).
Prefeitura do Município de Londrina, PML, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em 32º Encontro Estadual das APAEs do Pr. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1993 - 1993
Direitos Difusoz da Pessoa Portadora de Deficiênci. (Carga horária: 8h).
Centro Educacional João Xxiii Apae, JOÃOXXVIII, Brasil.
1993 - 1993
Pedagogia dos Meios - Um Salto para o Futuro. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Estado da Educação, SEEDPR, Brasil.
1993 - 1993
Procediments Educacionais para Aunos com Distúrbio. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
XVI Congresso Nacional das APAEs. (Carga horária: 32h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1993 - 1993
Capacitação do Magistério II Educação Especial. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação, SEEDPR, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Simpósio Londrinense Sobre Síndrome de Down. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Procedimentos Educacionais para alunos com Distúrb. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1992 - 1992
31º Encontro Estadual das APAEs do Paraná. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1992 - 1992
Capacitação do Magistério - Educacão Especial. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação, SEEDPR, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em III Ciclo Londrinense de Debates sobre o Excepcion. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1990 - 1990
XXIX Encontro Estadual das APAEs do Paraná. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1990 - 1990
Formação de Professores na Área de Def Visual. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação, SEEDPR, Brasil.
1989 - 1989
XXVIII Encontro Estadual das APAEs do Paraná. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1989 - 1989
Formação de Professores na Área de Def Visual. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado da Educação, SEEDPR, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Orientação do DM para o Trabalho. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1988 - 1988
Extensão universitária em Estimulação Precoce. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1988 - 1988
XXVII Encontro Estadual das APAEs do Paraná. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1988 - 1988
Atualização para Prof de Educação Especial. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação, SEEDPR, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Seminário sobre Deficiência Mental. (Carga horária: 16h).
Centro de Estudos Superiores de Londrina, CESULON, Brasil.
1986 - 1986
XXIV Encotnro das APAES do Paraná. (Carga horária: 12h).
Secretaria de Estado da Educação, SEEDPR, Brasil.
1986 - 1986
Xxiv Encontro das APAEs do Paraná. (Carga horária: 24h).
Associações dos Pais Amigos dos Excepcionais do Paraná, APAEPR, Brasil.
1985 - 1985
Estimulação Precoce. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Educação, SEEDPR, Brasil.
1984 - 1984
IV Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia. (Carga horária: 16h).
Encontro Paranaense de Estudantes de Pedagogia, ENPAESP, Brasil.
1983 - 1983
Método Misto de Alfabetização/Método da Abelhinha. (Carga horária: 30h).
Instituto Estadual de Educação de Londrina, IEEL, Brasil.
1983 - 1983
Estágio de Professorandas do Curso de Magistério. (Carga horária: 200h).
Prefeitura do Município de Londrina, PML, Brasil.
1983 - 1983
I Simpósio de Alfabetização. (Carga horária: 32h).
Instituto Estadual de Educação de Londrina, IEEL, Brasil.
1983 - 1983
Didática do Ensino Religioso. (Carga horária: 30h).
Arquidiocese de Londrina, AL, Brasil.
1982 - 1982
Extensão universitária em Relações Humanas e Informação Profissional. (Carga horária: 32h).
Centro de Estudos Superiores de Londrina, CESULON, Brasil.
1982 - 1982
Técnica de Redação. (Carga horária: 30h).
Instituto Estadual de Educação de Londrina, IEEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora de Estágio Curricular Obrigatório, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
DOCENTE TEMPORÁRIO Término do Vínculo em 12/2006

Atividades

3/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Metodologia de Geografia
Metodologia de Matemática
8/1998 - 10/1998
Extensão universitária , Centro de Educação Comunicação e Artes, Departamento de Educação.

Atividade de extensão realizada
Projeto Conheça a UEL.

Associacao de Pais E Amigos dos Excepcionais de Londrina, APAE, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Regente de Ensino Fundamental

Vínculo institucional

1992 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação Pedagógicca

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Ciências
1/1984 - 12/2002
Direção e administração, Londrina, Coordenação Pedagógica.

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica.

Instituto de Estudos Avançados e Pos-Graduação, ESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: DOCENTE


Prefeitura Municipal de Londrina, P/LONDRINA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador Infantil, Carga horária: 30


Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio Curricular Obrigatório, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Crso de Pós-graduação, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Departamental da UENP, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Trabalho de Conclusão deCurso, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Estágio Curricular Obrigatóri, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2008 - 08/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Ludicidade e Educação
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial
Metodologia de História e Geografia
Estágio Supervisionado na Educação Infantil
5/2008 - 5/2010
Direção e administração, UENP, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia.

Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio Curricular Obrigatório, Carga horária: 20

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Educação Infantil e Séries Iniciais
Metodologia da História, Geografia, Ciências e Matemática nas Séries Iniciais
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Especial
Fundamentos Teóricos e metodológicos da Educação Infantil
Ludicidade e Ensino
Organização do Trabalho Docente nos Anos Iniciais
Didática Geral
07/2004 - 10/2004
Ensino, Especializaçao em Educaçao Inclusiva, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programa de Estimulação essencial para alunos com deficiência intelectual


Projetos de extensão


2017 - Atual
OFICINAS PEDAGÓGICAS
Descrição: O PRESENTE PROJETO D EXTENSÃO TEM POR OBJETIVO DESENVOLVER UM CONJUNTO DE ATIVIDADES DE REFLEXÃO E PRÁTICA AOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA, DE OUTRAS LICENCIATURAS E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Biblioteca no Ensino Fundamental de Escolas Publicas de Londrina: mediação pedagógica da leitura e informação
Descrição: O presente Projeto tem por objetivo trabalhar a mediação pedagógica da leitura e da informação nas Bibliotecas da escola pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2015
Brinquedoteca um espaço de aprendizagem
Descrição: O referido projeto de extensão tinha por objetivo atender as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Cornélio Procópio e as crianças dos anos Inciais do Ensino Fundamental em uma espaço Lúdico denominado de Brinquedoteca, a fim de promover experiencias criadoras tanto para as crianças, bem como para as acadêmicas do Curso de Pedagogias envolvidas no Projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
LAI - Laboratório do Anos Iniciais- Ensino Pesquisa e Extensão
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2010
Diálogos do Ensino fundamental com a Educação Básica: formação continuada de professores do ensino fundamental do município de Leópolis - PR.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Coordenador.
2009 - 2009
ludicidade no contexto da educação infantil
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Ludicidade no contexto da Educação Infantil
Descrição: O presente projeto de extensão tinha por objetivo promover a formação continuada das Professoras da Educação Infantil pertencentes ao município de Cornélio Procópio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2010
Feira da lua: uma nova estratégia a Associação da Feira da Lua de Cornélio Procópio
Descrição: O presente projeto de extensão tinha por objetivo atender ludicamente todas as crianças que participavam da Feira da Lua..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Coordenador / Paulo Brener - Integrante.
2007 - 2009
Brinquedoteca Virtual: um espaço sem exclusão
Descrição: O presente projeto busca criar um espaço lúdico virtual que atenda todas as crianças, independente da suas condições visuais, auditivas e cognitivas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2006 - 2006
Brinquedoteca comunitária: um espaço lúdico surge
Descrição: Em função da grande procura pelo espaço da Brinquedoteca pelas crianças do bairro, o presente projeto buscou atender os diferentes interesses desta população, uma vez que a faixa etária era bem variada, o que possibilitou mais um foco de estudo para a ludicidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Coordenador.
2004 - 2006
Brinquedoteca: um espaço de formação academica e desenvolvimento infantil através do lúdico.
Descrição: O presente projeto proporcionou aos academicos do Curso de Pedagogia um espaço de observação, análise, discussão sobre a presença do Lúdico na fase da infancia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Coordenador.


Outros Projetos


1998 - 2002
EDUTENIMENTO através da Informática na APAE de Londrina
Descrição: Utilização de Programa para auxiliar no aprendizado dos alunos portadores de necessidades especiais..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Coordenador.
1997 - 1999
Reformulação do Currículo Escolar da Escola Especial Santa Rita / APAE de Londrina
Descrição: Resstruturação do Currículo para aperfeiçoamento didático-metodológico e referencial teórico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Coordenador.
1994 - 2001
Projeto de Prevenção de Deficiência
Descrição: Trabalho desenvolvido para prevenir os envolvidos no processo de como lidar com as deficiências apresentadas pelo portador..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marlizete Cristina Bonafini Steinle - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STEINLE, M C B2007STEINLE, M C B; SOUZA, N. A. . Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 18, p. 63-74, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
STEINLE, M C B. Livro: Formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental: estágio e pesquisa.. 1. ed. CURITIBA: Editora/Local: CRV /Curitiba Pr, 2016.

2.
BROLESI, M. ; STEINLE, M C B ; SILVA, S. L. P. O. . Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A, 2015. 193p .

3.
STEINLE, M C B. Literatura Infanto juvenil. 1. ed. , 2015.

4.
VAGULA, E. ; STEINLE, M C B . Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: reflexão e pesquisa. 1.e. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. 173p .

5.
STEINLE, M C B; RAMPAZZO, S. R. R. ; VAGULA, E. . Avaliaçao e açao docente. 1. ed. São Paulo: Pearson Education no Brasil, 2012. v. 1. 188p .

6.
Suzuki, Juliana Telles Faria ; CAVA, L. C. S. C. ; STEINLE, M C B ; Orlando Mendes Fogaça Júnior . Ludicidade e educação. 1. ed. Sâo Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 5.000. 180p .

7.
STEINLE, M C B; VAGULA, E. ; RAMPAZZO, S. R. R. . Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental. 01. ed. Londrina: Pearson Prentice Hall, 2009. 173p .

8.
STEINLE, M C B; Suzuki, Juliana Telles Faria . Educação da criança de 0 a 5 anos. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 180p .

9.
Suzuki, Juliana Telles Faria ; STEINLE, M C B ; BATTINI, Okçana ; VIEIRA, Miguel Heitor Braga ; VIEIRA João Vicente Hadich . TCC: elaboração & redação. Londrina: Redacional Livraria, 2009. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
NANTES, E. A. S. ; SILVEIRA, A. P. P. ; PAGNAN, C. L. ; STEINLE, M C B . Contação de História. In: STEINLE, Marlizete Cristina Bonafini. (Org.). Literatura Infanto juvenil. 1ed.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015, v. 1, p. 82-102.

2.
NASCIMENTO, M. C. M. ; STEINLE, M C B ; PALME, R. C. B. . Ensinar quem já ensina: práticas efetivadas em disciplinas de metodologia no PARFOR da UEL. In: Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza; Marleide Rodrigues da Silva Perrude; Rosângela Ramsdorf Zanetti.. (Org.). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NO PARFOR/UEL: PERCURSOS DO ENSINO PARA A DOCÊNCIA. 1ed.Londrina: EDUEL, 2014, v. 1, p. 13-343.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
STEINLE, M C B. VAMOS BRINCAR?. Revista Educativa, Projetos Escolares:creche, p. 22 - 26, 10 out. 2009.

2.
STEINLE, M C B; SOUZA, N. A. . Avaliaçào Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), Fundação Carlos Chagas, p. 68 - 74, 10 abr. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, J. D. F. ; STEINLE, M C B . O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. In: XVI Semana da Educação e VI Simpósio de Pesquisa e Pós-graduacão em Educação do Departamento de Educação, 2015, Londrina. Docência: saberes e práticas, 2015. p. 552-568.

2.
STEINLE, M C B; JUNQUEIRA, R. . LITERATURA INFANTIL: CONTRIBUNDO COM A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES. In: IV Congresso Internacional de literatura infanto e juvenil - Literatura infanto e juvenil: celebrando a leitura, 2015, Presidente Prudente - São Paul. Literatura Infantil ..., 2015. p. 2747-2760 |.

3.
STEINLE, M C B; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira ; RUBIN, Helena . TRABALHO E DEFICIÊNCIA: condições de inserção e aceitação de pessoas com deficiência mental em ambientes regulares de trabalho. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina, 2002.

4.
STEINLE, M C B. A constituição da Leitura e da Escrita através do livro em uma escola de Educação Especial. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
STEINLE, M C B. Brinquedoteca Virtual. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais., 2010. v. XV.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STEINLE, M C B. Organização do trabalho pedagógico no berçário. In: III SEPED, 2009, Cornélio Procópio. III SEPED, 2009.

2.
STEINLE, M C B; HONORATO, G. S. . A importancia da relação familia e o centreo de educaçao infantil na educaçao da criança de zero a seis anos.. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2008, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2008.

3.
CUNHA, J. M. D. ; STEINLE, M C B . Letramento e alfabetização: uma proposta construtiva. In: Encontro da Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro da Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2004.

4.
STEINLE, M C B; MARINHO,F. ; LIMA, P. M. G. D. . O ensino através dos audiovisuais. In: Encontro da Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro da Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2004.

5.
STEINLE, M C B; XAVIER, D. P. ; BARCELOS, G. F. . A Geometria no cotidiano escolar. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2004.

6.
STEINLE, M C B; MORETTO, G. P. ; VIEIRA, J. R. . Produção de texto: a arte de ler e produzir idéias. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: unopar, 2004.

7.
STEINLE, M C B; MAZER, V. M. C. . A teoria Vygotskyana no contexto da prodição da escrita. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: unopar, 2004.

8.
STEINLE, M C B; MODESTO, E. d. S ; ABELHA, M. C. . A construçao do livro através da leitura e da escrita. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: UNOPAR, 2004.

9.
STEINLE, M C B; CURTI, A. . Brinquedoteca. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: unopar, 2004.

10.
STEINLE, M C B; SAVITZKI, J. F. ; ERNESTO, C. P. M. . Utilizando o lúdico na metodologia de projetos na educaçao infantil. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: unopar, 2004.

11.
STEINLE, M C B; SILVA, S.A. ; RODRIGUES, L. V. d, s. . Educando para a cidadania no ensino fundamental. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Unopar: Unopar, 2004.

12.
STEINLE, M C B; MIGUEL, L. S. Z. ; LOUREIRO, I. d. F. G. . JOGOS: a contribuição dos jogos no processo ensino-aprendizagem. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2004.

13.
INACIO, S. R. P. ; STEINLE, M C B . O reconhecimento dos diferentes grupos de convivencia do aluno: familia, sala de aual, escola e outros. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2004.

14.
STEINLE, M C B; INACIO, S. R. P. ; DAMAZIO, F. C. A. C. . Refletindo sobre a educaçao inclusiva. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2004.

15.
STEINLE, M C B; INACIO, S. R. P. . A interdisciplinaridade por meio da resolução de problemas. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2004.

16.
STEINLE, M C B; ARAUJO, J. A. . Rompendo tabus da sexualidade na educaçao infantil. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: Unopar, 2004.

17.
STEINLE, M C B; GANEN, L. K. d. M. ; SILVA, S.A. . Brincando e Aprendendo com Jogos no Ensino Fundamental. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2004, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Londrina: unopar, 2004.

18.
STEINLE, M C B. A Construção da Leitura e da Escrita através do Livro em uma Escola de Educação Especial. In: V Semana de Educação - I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2003, Londrina, 2003.

19.
STEINLE, M C B. Ultrapassando Fronteiras na Prática Metodológica com Adultos na Educação Especial. In: V Semana de Educação - I Mostra de Estágio do Curso de Pedagogia, 2003, Londrina, 2003.

20.
STEINLE, M C B. O uso da comunicação social na Educação Infantil. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2003, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2003.

21.
STEINLE, M C B. Lúdico um direito da criança deficiente. In: Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2003, Londrina. Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2003.

22.
STEINLE, M C B. Projeto Saúde Bucal em Escolares e Comunidade de Londrina e Região. In: 39º Encontro das APAEs do Paraná, 2000, Bela Vista do Paraíso, 2000.

23.
STEINLE, M C B. A Inclusão de Alunos Portadores de Deficiência Mental na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Um desafio vencido pela APAE de Londrina. In: 39º Encontro das APAEs do Paraná, 2000, Bela Vista do Paraíso, 2000.

24.
STEINLE, M C B; CESTARI, Ana Cassia Jorge . EDUTENIMENTO através da Informática na APAE de Londrina. In: 39º Encontro das APAEs do Paraná, 2000, Bela Vista do Paraíso, 2000.

25.
STEINLE, M C B; SMORENO, Gilmara Lupion ; PASCHOAL, Jaqueline Delgado ; BATISTA, Cleide Vitor Mussini . Reformulação do Currículo Escolar da Escola Especial Santa Rita/APAE. In: II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 1999, Londrina, 1999.

26.
STEINLE, M C B; CESTARI, Ana Cassia Jorge . Edutenimento através da Informática na APAEn de Londrina. In: II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 1999, Londrina, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, J. D. F. ; STEINLE, M C B . O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
STEINLE, M C B. Literatura Infantil: contribuindo com a formação de alunos leitores.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
STEINLE, M C B. a importância da organização do espaço para atender o aluno do 1° ano do ensino fundamental de nove anos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
STEINLE, M C B. o que pensam os alunos o 5° ano do ensino fundamental sobre a avaliação da aprndizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
STEINLE, M C B. Resgatando o brincar tradicional na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
STEINLE, M C B. Cândido Portinari e a linguagem artística na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
STEINLE, M C B. organização de cantos como uma possibilidade lúdica para crianças do berçário. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
STEINLE, M C B. brinquedoteca: um espaço de aprndizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
STEINLE, M C B. Brinquedoteca Virtual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
STEINLE, M C B. BRINQUEDOTECA VIRTUAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DIAS, Veridiana Cesar Camara Paixão ; STEINLE, M C B . Diálogos do Ensino Superior com a Educação Básica: formação continuada de professores do ensino fundamental do município de Leópolis - PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Lima, Luciana Rainieri Fernandes ; STEINLE, M C B . A importância da brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos professores da rede municipal de Cornélio Procópio. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
STEINLE, M C B. Grupo de pesquisa, saberes e fazeres da docência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
STEINLE, M C B. LITERATURA INFANTIL: A CONTAÇÃO E HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DA CRIANÇA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
STEINLE, M C B. ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO ESPAÇO MEDIADOR DE APRENDIZAGENS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
STEINLE, M C B. Brinquedoteca virtual: uma diversão sem exclusão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
STEINLE, M C B. Despertar da Lua: uma nova estratégia a associação da Feira da Lua de Cornélio Procópio (AFELCOP).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
STEINLE, M C B. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE: A EXIGÊNCIA DE UM NOVO PRFIL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
STEINLE, M C B. EDUCADOR INFANTIL: COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA SUA ATUAÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
STEINLE, M C B. AVALIAÇÃO: A FAVOR OU CONTRA A APRENDIZAGEM?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
STEINLE, M C B. BRINQUEDOTECA VIRTUAL: UMA DIVERSÃO SEM EXCLUSÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
STEINLE, M C B. formação continuada - um desafio da educação contemorânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
STEINLE, M C B. Ultrapassando Fronteiras na Prática Metodológica com adultos na Educação Especial 2003 (Pôster).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
STEINLE, M C B. Reformulação do Currículo Escolar da Escola Santa Rita / APAE de Londrina na Perspectiva Construtiva (Projeto de Extensão) - Assessoria Comunitária. 1998.

2.
STEINLE, M C B. GTPAÊ - Grupo de Teatro para Atores Especiais (Projeto de Extensão) - Assessoria Comunitária. 1997.

3.
STEINLE, M C B. ´´Qualificação Psicológica para o Trabalho`` (Projeto de Extensão) - Assessoria Comunitária. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
STEINLE, M C B. Avaliação institucional e avaliação da aprendizagem no espaço escolar. 2013.

2.
STEINLE, M C B. A avaliação de contexto na escola inclusiva. 2013.

3.
STEINLE, M C B. Avaliação e supervisão escolar. 2012.

4.
STEINLE, M C B. Avaliação e supervisão escolar. 2011.

5.
STEINLE, M C B. Alternativas metodológicas: metodologia de projetos. 2011.

6.
STEINLE, M C B. Brinquedoteca Virtual. 2011.

7.
STEINLE, M C B. Currículo e projeto pedagógico para a educação infantil. 2011.

8.
STEINLE, M C B. Avaliação na Educação infantil. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STEINLE, M C B; PASCHOAL, Jaqueline Delgado . A PRÁXIS NA EDUCAÇAO INFANTIL: DISCUTINDO CONCEITOS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
STEINLE, M C B. A presença do Lúdico no cotidiano da criança e a importância da presença da família. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
STEINLE, M C B. ensino fundamental de nove anos. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
STEINLE, M C B. Organização do trabalho docente a luz da ludicidade nas Creches de Cornélio.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
STEINLE, M C B; MONTAGUININI, R. . Brincriança.com. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
STEINLE, M C B. Brinquedoteca: um espaço para o lúdico. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Institucional).

4.
STEINLE, M C B. A avaliação da aprendizagem na organização educacional do gestor escolar. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Institucional).

5.
STEINLE, M C B. Avaliação da Aprendizagem no Contexto Escolar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
STEINLE, M C B. Avaliaçao da Aprendizagem no Contexto Educacional. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Institucional).

7.
STEINLE, M C B. Brinquedoteca Virtual como recurso Metodológico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
STEINLE, M C B. Organizaçao do trabalho pedagógico no Berçario. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
STEINLE, M C B. Organização Pedagógica no contexto da Educação Infantil. 2009. .

10.
STEINLE, M C B. A educação da criança de zero a dois anos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático Institucional).

11.
STEINLE, M C B. Práticas educativas com bebês. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Institucional).

12.
STEINLE, M C B. CONTEXTUALIZANDO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Institucional).

13.
STEINLE, M C B. Organização do Trabalho Docente do Educador Infantil. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Institucional).

14.
STEINLE, M C B. Diretrizes Curriculares Nacional para o Ensino Fundamental. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático Institucional).

15.
STEINLE, M C B. Relevância do Lúdico na Educação Infantil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
STEINLE, M C B. O Lúdico na Educação Infantil. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
STEINLE, M C B. Conselheira Municipal no Conselho Municipal de Educação de Londrina. 2001. (Conselheira Municipal).

18.
STEINLE, M C B. A Utilização do Programa Portage na Intervenção Preventiva. 1990. .

Demais trabalhos
1.
STEINLE, M C B. Lúdico um direito da criança deficiente. 2003 (Mesa Redonda) .

2.
STEINLE, M C B. Importância dos Jogos e Brincadeiras na Infância. 2002 (Oficina) .

3.
STEINLE, M C B. O Papel do Pedagogo na Educação Especial. 2000 (Palestra) .

4.
STEINLE, M C B. Prevenção de Deficiências. 1999 (Palestra) .

5.
STEINLE, M C B. Avaliação Psico-Pedagógica de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem. 1986 (Estágio) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCHIAVONI, A.; STEINLE, M C B; SCICCHITANO, R. M. J.. Participação em banca de Larissa Lopes Bockhorny. O desenvolvimento da leitura e da escrita e a consciência fonológica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicolpedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
VAGULA, E.; NASCIMENTO, M. C. M.; STEINLE, M C B. Participação em banca de Regiane Aparecida Marques Correia. O papel do erro na avaliação da aprendizagem: o olhar dos futuros docentes.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Superior) - Universidade Estadual de Londrina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
STEINLE, M C B; PASCHOAL, Jaqueline Delgado; PIASSA, Z.. Participação em banca de Suzana Fulaneto Serodio.A organização do espaço no primeiro ano do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
STEINLE, M C B; SILVA, R. J.; BARBOSA, H.. Participação em banca de JACQUELINE DANIELE FRANÇA DE ALMEIDA.O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
STEINLE, M C B; VAGULA, E.; PIASSA, Z.. Participação em banca de Simone Corassari Viana.A importância do brincar na educação infantil: eixo movimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
STEINLE, M C B; VAGULA, E.; LU, M. A. R. L.. Participação em banca de Ketelin Lia Ferreira Santos.O lúdico na educação infantil: representações de professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
SILVA, R. J.; TUMA, Magda.; STEINLE, M C B. Participação em banca de Rosely Vital de Toledo.A formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
PALMA, R. C. B.; NASCIMENTO, M. C. M.; STEINLE, M C B. Participação em banca de Amanda Vanessa da Silva.Ensino fundamental de nove anos: a inserção do primeiro ano.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

7.
POLI, E.; MORAES, D. A. F.; STEINLE, M C B. Participação em banca de Marcela Cavalheiro.A formação dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental em matemática : curos de Pedagogia - UEL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
TOSCANO, C.; SILVA, R. J.; STEINLE, M C B. Participação em banca de Bruna Rosalen.Um estudo sobre educação ambiental e o PCN.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina.

9.
DIAS, Veridiana Cesar Camara Paixão; STEINLE, M C B; MONTAGUININI, R.; Suzuki, Juliana Telles Faria. Participação em banca de Camila Silvério Rodrigues Silva e Flávia Patrícia Cantídio.A relação da criança com a mídia televisiva no ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

10.
STEINLE, M C B; MONTAGUININI, R.; Suzuki, Juliana Telles Faria. Participação em banca de Cleonice de Oliveira Arioso e Aline Regina Lira Vaz.A importância da ludicidade na educação infantil.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

11.
STEINLE, M C B; MONTAGUININI, R.; Suzuki, Juliana Telles Faria. Participação em banca de Elizabeth Veloso.O uso dos computadores e o ciclo de aprendizagem.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

12.
STEINLE, M C B. Participação em banca de Fabiana Aparecida Souza e Suzana A parecida Rafael.Propaganda e infância:quem compra o quê? um estudo sobre a relação da criança com a propaganda televisiva.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

13.
STEINLE, M C B. Participação em banca de maria ursula zavagli e miriam liachi fioro silva.o trabalho do orientador educacional frente à disciplina em sala de aula de ensino fundamental nas séries iniciais. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

14.
STEINLE, M C B. Participação em banca de elisandre rodrigues novaes e karla de oliveira.o dilema - teoria e prática na formação de professores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

15.
STEINLE, M C B. Participação em banca de Maira Machado da Silva.Internet na sala de aula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Paraná.

16.
STEINLE, M C B. Participação em banca de Renata Orticelli.Acessibilidade digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná.

17.
STEINLE, M C B. Participação em banca de Ana Carolina Ferreira.Formação de professores para o uso da informática educacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná.

18.
STEINLE, M C B. Participação em banca de Marcela Ferreira Volpato.A visão dos professores da educação básica de instituições públicas da cidade de Lndrina em relação ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná.

19.
STEINLE, M C B. Participação em banca de Simone Aparecida do Santos.Literatura Infantil: visão dos professores da educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná.

20.
STEINLE, M C B. Participação em banca de Daniela Maria da Cunha Beluco.Resolução de problemas na educaçao infantil por meio de jogos e brincadeiras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná.

21.
STEINLE, M C B. Participação em banca de Maisa Saviski Maler.Internet na sala de aula: um estudo sobre como os professores do ensino fundamental utilizam os sites em sala de aula.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
STEINLE, M C B. Docência / Metodologia de Ensino na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Outras participações
1.
TUMA, M. M.; SILVA, G. F.; AGUIAR, B. C. L.; STEINLE, M C B; SILVA, R. J.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para contratação de Professor Colaborador para Área formação docente e subares Anos Iniciais da Educação básica.. 2015. Universidade Estadual de Londrina.

2.
STEINLE, M C B. Teste seletivo para professor colaborador na area de docência. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
STEINLE, M C B. Banca Examinadora no Teste Seletivo de Docência. 2010. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

4.
STEINLE, M C B. Avaliador ad hoc. 2009. Universidade Norte do Paraná.

5.
Steinle, Marlizete Cristina Bonafini; STEINLE, M C B. Teste seletivo para professor colaborador. 2009. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

6.
STEINLE, M C B. Banca Examinadora do 2ª Teste Seletivo para professor colaborador da UENP. 2008. Universidade Estadual do Norte do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional - AAvaliaçãao de contexto na Educação Infntil: perspectiva formativa e proposições. 2015. (Seminário).

2.
XVI semana da educação: dsafios atuais para a eucação e VI simpósio de pesquisa pós-graduação m educação. 2015. (Simpósio).

3.
III encontro de pesquisas em educação: universidade e pesquisa: a construção do pensamento crítico. 2013. (Encontro).

4.
VII SEPED: desafios sociais e possibilidades educacionais: reflexões docentes sobre o ensino e a aprendizagem.brinquedoteca: uma interpretação ludo-política da liberdade de brincar. 2013. (Seminário).

5.
II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Brinquedoteca Virtual: um espaço de formação docente. 2012. (Encontro).

6.
II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.Brinquedoteca: um espaço de aprendizagem. 2012. (Encontro).

7.
II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: A PESQUISA EM EDUCAÇAO E SUA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL. 2012. (Encontro).

8.
I semana de integração do curso de pagogia. 2012. (Outra).

9.
mesa redonda.a práxis na educação infantil: discutindo conceitos. 2012. (Outra).

10.
VI SEPED.A PRÁXIS NA EDUCAÇAO INFANTIL: DISCUTINDO CONCEITOS. 2012. (Seminário).

11.
A alegria de Ensinar e fazer aulas: ensino e aprendizagem. 2011. (Outra).

12.
Competências e H. na Elaboração de Questões Avaliativas. 2011. (Outra).

13.
Competências e Habilidade na Elaboração de Questões Avaliativas. 2011. (Oficina).

14.
O Conceito e a Prática da Interdisciplinaridade. 2011. (Outra).

15.
Planejamento, Desenvovlvimento e Avalaiação por Competência em EaD. 2011. (Encontro).

16.
Planejamento, Desenvovlvimento e Avaliação em EAD. 2011. (Outra).

17.
capacitação interna de Docentes. 2010. (Outra).

18.
Círculos de diálogos do movimento nos podEmos PARANÁ. 2010. (Encontro).

19.
II UAEPE. 2010. (Outra).

20.
IV SEPED. 2010. (Seminário).

21.
METODOLOGIA; DIREITOS AUTORAIS EM EaD. 2010. (Outra).

22.
XV ENDIPE. 2010. (Encontro).

23.
III SEMINARIO DE PEDAGOGIA. 2009. (Seminário).

24.
III SPED.ORGANIZÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO NO BERÇÁRIO. 2009. (Seminário).

25.
treinamento de professores para modalidade EAD - TELE- AULA NO SEPC. 2009. (Outra).

26.
acompanhamento dos pólos d apoio presencial conveniados a UNOPAR. 2008. (Outra).

27.
capacitação para docentes em atividades de extensão: mapa conceitual l. 2008. (Outra).

28.
I Mostra de Trbalhos de Pesquisa desenvolvidos no Estágio Supervisionado das Disciplinas Pedagógicas.Coordenação da Sala dos Trabalhos de Pesquisa apresentados na área de Psicologia da Educação e Filosofia da Educação. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STEINLE, M C B. XVI Semana de Educação. 2015. (Outro).

2.
STEINLE, M C B. III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇAO. 2013. (Outro).

3.
STEINLE, M C B. V EPED - SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA. 2012. (Outro).

4.
STEINLE, M C B. II encontro d pesquisas em educação. 2012. (Outro).

5.
STEINLE, M C B. VI SEPED. 2012. (Outro).

6.
STEINLE, M C B. A alegria de Ensinar e Fazer Aulas: Ensino e Aprendizagem pelas Formas Colaborativas. 2011. (Outro).

7.
STEINLE, M C B. IV SEPED. 2011. (Outro).

8.
STEINLE, M C B. I ENCONTRO DE PESQUISAEM EDUCAÇÃO. 2011. (Outro).

9.
STEINLE, M C B. I encontro d pesquisas em educação, confluências e divergências na pesquisa em educação. 2011. (Outro).

10.
STEINLE, M C B. I encontro d pesquisas em educação, confluências e divergências na pesquisa em educação. 2011. (Outro).

11.
STEINLE, M C B. V SEPED. 2011. (Outro).

12.
STEINLE, M C B. V SEPED. 2011. (Outro).

13.
STEINLE, M C B. Contextualizando a arte visual na organização do trabalho docente na educação infantil. 2010. (Outro).

14.
STEINLE, M C B. IV SEPED. 2010. (Outro).

15.
STEINLE, M C B. MINI-CURSO: CONTEXTUALIZANDO A ARTE VISUAL NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. (Outro).

16.
STEINLE, M C B. III SEPED. 2009. (Outro).

17.
STEINLE, M C B. III SEPED. 2009. (Outro).

18.
STEINLE, M C B. VI Mostra de Estágio da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Outro).

19.
STEINLE, M C B. II SEPED - Infância: múltiplos olhares. 2008. (Outro).

20.
STEINLE, M C B. V Mostra ded Estágio da Educação Infantil e Séries Inicais do Ensino Fundamental. 2007. (Outro).

21.
STEINLE, M C B. IV Mostra de Estágio da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2006. (Outro).

22.
STEINLE, M C B. III Mostra de Estágio da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2005. (Outro).

23.
STEINLE, M C B. II Móstra de Estágio da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2004. (Outro).

24.
STEINLE, M C B. I MOSTRA DE ESTÁGIO EM EDUCAÇAO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2003. (Outro).

25.
STEINLE, M C B. Comissão Organizadora da I Mostra de Trabalhos de Pesquisa Desenvolvidos no Estágio Supervisionado das Disciplinas Pedagógicas. 2002. (Outro).

26.
STEINLE, M C B. Integrande da Comissão Organizadora do Projeto Conheça a UEL. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JACQUELINE DANIELE FRANÇA DE ALMEIDA. A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).

2.
SUZANA SARODIO. A IMPORTANCIA DO ESPAÇO ESCOLAR PARA A NFÂNCIA. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Brinquedoteca Na Educação Infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

2.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Brinquedoteca: Um Ambiente E Lúdico De Aprendizagem Para A Criança. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

3.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. As Contribuições Do Lúdico No Processo De Ensino E Aprendizagem No Contexto Da Educação Infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fund) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

4.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Contextualizando a presença do jogo na organização do trabalho pedagogico da sala de recurso.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

5.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Refletindo sobre a presença da ludicidade no contexto da escola de educação especial.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

6.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Analisando a presença da ludicidade no planejamento do professor da escola especial. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

7.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. O lúdico e suas contribuiçãoes para a psicopedagogia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

8.
Marlizete Cristina Bonafini. MEDIANDO A APRENDIZAGEM DE CRINAÇAS COM TDAH EM SALA DE RECURSO POR MEIO DO JOGO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

9.
Marlizete Cristina Bonafini. COMPREENDENDO A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR QUE TRABALHA COM CRIANÇAS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

10.
Marlizete Cristina Bonafini. CONTEXTUALIZANDO O PAPEL DO PROFESSOR DURANTE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COM ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUIAS. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Inclusiva) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

11.
Terezinha Lima Pagnossi Grossi. Primeiro anao do Ensino Fundamental de nove anos; um desafio metodológico a ser vencido. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

12.
Jonildes de Jesus Carvalho Bispo. Ressignificando concepções e práticas avaliativas no contexto educacional. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

13.
Lisaine Vendramini Alves. Avaliação um método pedagógico. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

14.
Celeste Aparecida Faria Martins Machado. Ensino Fundamental de nove anos: realmente fundamental?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

15.
Raquel Xavier. Escola Ciclada: conhecendo o processo de estruturação da escola ciclada. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Organização da Escola) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

16.
Neusa Maria de Rocha Bueno. O Bebê Especial. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educaçao Inclusiva) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

17.
Lisiane da Rocha Cardoso de Aquino. Inclusão na Educaçao Infantil: o ato de brincar transformando o ambiente escolar e a atuação dos professores. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educaçao Inclusiva) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

18.
Maria Isabel Martinez Guerreiro Areliano. Inclusão na Educação Infantil. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educaçao Inclusiva) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

19.
Leandra Baldoino do Sanches Santos. O papel do ludico na aprendizagem de crianças com transtornos de deficit de ateção e hiperatividade. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializaçao em Educaçao Inclusiva) - Universidade Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

20.
Roselaine Sakaguti Ferreira. Ludicidade no contexto da escola especial. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

21.
Luciana Santos C. Ueyama / Cintia Melo Bernardi. Avaliação Educacional na Proposta Inclusiva. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JACQUELINE DANIELE FRANÇA DE ALMEIDA. O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

2.
Suzana Fulaneto Serodio. A organização do espaço no primeiro ano do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

3.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. A organização do trabalho docente na creche. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

4.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. A importância do cuidar e do educar na educação infantil: quebrando paradigmas educacionais.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

5.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. O jogo na Educação Infantil e a sua relação com a prática pedagógica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

6.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Contextualizando a avaliação da aprendizagem na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

7.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Convergencias e tensôes sobre a prática de ensino na formação do professor de educação infantil durante o seu estágio curricular.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

8.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Alfabetização e letramento no contexto da edicação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

9.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. Compreendendo a importância dos jogos, do brinquedo e da brincadeira na concepção do professor de educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

10.
dayane p.m.faiam e silvia elena alves. CONVERGÊNCIAS E TENSÕES SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DURANTE SEU ESTÁGIO CURRICULAR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

11.
jucimara inacio e mirian cristina de souza. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

12.
patrícia r. volpe e larissa j. da silva. COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS, DO BRINQUEDO E DA BRINCADEIRA NA CONCEPÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

13.
Marlizete Cristina Bonafini. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇAO INFANTIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

14.
Gisele Lima de Melo; Susana Aparecida Coelho Delsasso. Educador Infantil: competências necessárias para a sua atuação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

15.
Maria Luiza Candido; Veridiana Cesar Camara Paixão Dias. Literatura Infantil: a contação de história na pespectiva da criança.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

16.
ANETE ANDRADE FREDERICO; CLAUDIA ANTONIA A. DE O. ESTEVÃO. Avaliação: favor ou contra a aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

17.
, Luciana Rainieri Fernandes Lima; Rosiane Luccas Delmânico. Um estudo sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagem, sob o ponto de vista dos professores das escolas municipais de Cornélio Procópio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

18.
Marlizete Cristina Bonafini Steinle. O despertar da leiturano ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

19.
Lucia de Fátima Silva. O trabalho educacional com o Sindrome de Down e a sua inserção no mercado ded trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

20.
Renata Wilesky dos Santos. A importancia da estimulação precoce nas crianças de zero a dois anos.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

21.
Maria Eunice de Morais Leite. Concepções e práticas de estimulação promovidas pelo educador infantil no contexto do berçário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

22.
Janaina Angélica Araújo. A concepção sócio-afetiva da educadora infantil frente ao proceso ensino/aprendizagem.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

23.
Rosilda Perin. A contribuiçao da arte para os alunos com deficiencia mental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

24.
Carla da Silva Nascimento. Um olhar pela janela da deficiencia visual. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

25.
Dalva Gomes Clemente. Revisitando a percepção da escola inclusiva no olhar do aluno incluso no ensino fundamental.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

26.
Fernanda Cleto Roza. A importancia dos jogos para os educandos do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Norte do Praná. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.

Orientações de outra natureza
1.
Daniel Golfieri de Oliveira. A inclusão do aluno Sindrome de Down no ensino regular. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Secretaria de Estado da Ciencia e Tecnologia e Ensino Superior Universidade. Orientador: Marlizete Cristina Bonafini Steinle.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
STEINLE, M C B2007STEINLE, M C B; SOUZA, N. A. . Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 18, p. 63-74, 2007.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STEINLE, M C B; PASCHOAL, Jaqueline Delgado . A PRÁXIS NA EDUCAÇAO INFANTIL: DISCUTINDO CONCEITOS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 15:48:25