Kátia Maria Capucci Fabri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4992842810612109
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Kátia Maria Capucci Fabri fez doutorado(2013) e mestrado(2001) em Estudos Linguísticos, na Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Possui graduação em Pedagogia Administração Escolar / Orientação pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (1982), graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras São Tomás de Aquino (1975). Fez especialização em Língua Portuguesa, na FIUBE e Linguística Aplicada na UFU. Atualmente é professora do curso de Letras (EAD) da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de produção de Leitura e Escrita, atuando principalmente com os seguintes temas : ensino de gramática , ensino de produção de leitura e escrita, linguística textual, semântica e análise do discurso . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Kátia Maria Capucci Fabri
Nome em citações bibliográficas
FABRI, K. M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba, Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Avenida Nenê Sabino - até 1697/1698
Olinda
38055500 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33198750
Ramal: 8750
URL da Homepage: www.uniube.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: O FUNCIONAMENTO TEXTUAL-DISCURSIVO DO JÁ E DO AGORA EM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: DR. LUIZ CARLOS TRAVAGLIA.
1999 - 2001
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Da diferenciação das conjunções adversativas em diferentes tipos de textos escritos,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Luiz Carlos Travaglia.
Palavras-chave: Lingüística.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1992 - 1993
Especialização em Lingüística Aplicada O Texto e Seu Funcionamento A. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
1986 - 1986
Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Uberaba, FIUBE, Brasil.
1997 - 1997
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 16h).
Centro de Formação Permanente, CEFOR, Brasil.
Título: Capacitação Profissional - Formação Permanente. Ano de finalização: 1997.
1982 - 1982
Graduação em Pedagogia Administração Escolar Orientação.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, FEI*, Brasil.
1972 - 1975
Graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês.
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras São Tomás de Aquino, FISTA, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2005
Construção textual e análise do texto.
Universidade Estadual Paulista-Araraquara, UNESP, Brasil.
1997 - 1997
Curso de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa. (Carga horária: 184h).
Prefeitura Municipal de Uberaba, PM/Uberaba, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Uberaba, CU, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1974
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

4/1973 - 4/1974
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Colégio Sagrado Coração de Maria, CSCM, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

8/1976 - 6/1978
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Estadual Willy Barth, EEWB, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1977
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora


Escola Estadual Dr José Mendonça, EEJM, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1973
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

3/1972 - 10/1973
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas as disciplinas de 1ª a 4ª série

Sociedade Uberabense de Proteção e Amparo aos Menores - SUPAM, SUPAM, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1976
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês


Escola Monsenhor Amador, ESMA, Brasil.
Vínculo institucional

1975 - 1976
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

3/1975 - 6/1976
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Escola Municipal Santa Maria, EMSM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Direção, Enquadramento Funcional: Direção, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1978 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

8/1995 - 10/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
9/1978 - 10/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
2/1993 - 7/1995
Direção e administração, Público, Municipal.

Cargo ou função
Diretora.

Escola Técnica de Formação Gerencial, ETFG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

Atividades

2000 - 2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro, FCETM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Atividades

1998 - 2001
Ensino, Administração Economia e Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental e Comunicação Empresarial

Faculdades Associadas de Uberaba, FAZU, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR II, Carga horária: 7

Vínculo institucional

2000 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 11
Outras informações
Professora de: Tópicos Especiais III: Introdução à Análise do Discurso Língua Portuguesa II Língua Portuguesa VII Trabalho de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

1999 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 11


Faculdades Associadas de Uberaba, FAZU, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Atividades

2012 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
2011 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa VI (Semântica e pragmática)
2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais III
2007 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Espciais IV: Introdução e Análise do Discurso
01/2002 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais I
Tópicos especiais II: Leitrura e Produção de Textos
2009 - 2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Linguística
2001 - 2010
Direção e administração, Privado, Ensino.

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Letras Português/Inglês e Português/Espanhol.
06/2008 - 08/2008
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento e a Escrita como Práticas Sociais
06/2008 - 08/2008
Ensino, Letramento e Alfabetização, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento e a Escrita como Práticas Sociais
06/2006 - 02/2008
Ensino, Julgamento de raças zebuínas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação
09/2007 - 10/2007
Ensino, Letramento e Alfabetização, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Cotidianas da leitura e da escrita
09/2007 - 10/2007
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Cotidianas da leitura e da escrita
1999 - 2000
Ensino, Agronomia Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor do curso de Letras a distância


Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora pesquisadora do programa UAB, Carga horária: 4
Outras informações
Professora: Disciplina de Produção Textual Acadêmica para o curso de Letras (EAD) e Língua Portuguesa para o Curso de Licenciatura em Computação (EAD)



Projetos de extensão


2017 - Atual
?REDE DE LEITURAS?
Descrição: ?Rede de leituras? é um projeto de extensão que pretende estabelecer vínculos entre a academia e a comunidade em geral, desencadeando um movimento de ler por prazer, de ler para trocar com o outro, de fazer do ato de ler uma rede de fruição, de conhecimento. Este projeto, Rede de Leituras, fortalece o tripé do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão e aponta que, via tecnologias, é possível divulgar e fazer acontecer ações que integrem cursos a distância e a comunidade. Atualmente, ele é desenvolvido por meio de um subprojeto Oficina de poesia" Na fundação Gregório Baremblitt Cap's Maria Moneca", na cidade de Uberaba..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Kátia Maria Capucci Fabri - Coordenador / Henrique Henrique Campos Freitas - Integrante / Luciana Góis Barbosa - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: GRUPO DE ESTUDOS
2004 - 2010
Periódico: FAZU em Revista (Uberaba)


Revisor de periódico


2004 - 2007
Periódico: FAZU em Revista (Uberaba)
2004 - 2004
Periódico: O Gir Leiteiro da Fazenda Experimental Getúlio Vargas - Série Documentos
2016 - Atual
Periódico: Letras & Letras (UFU. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Produção de Leitura e Escrita.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FABRI, K. M. C.2018FABRI, K. M. C.. Gíria: Possibilidades de Leituras na Perspectiva Discursiva. Revista Entre Parenteses, v. 2, p. 78, 2018.

2.
GOBBO, W. S.2010GOBBO, W. S. ; FABRI, K. M. C. . Análise de vídeos das sandálias havaianas na perspectiva discursiva. FAZU em Revista (Uberaba), v. 1, p. 206-214, 2010.

3.
FABRI, K. M. C.2009FABRI, K. M. C.; NOGUEIRA, M.L.D . Tipos e generos textuais: uma questão a ser repensada no livro didático. FAZU em Revista (Uberaba), v. 06, p. 89-120, 2009.

4.
AMARAL, S. M. A.2008AMARAL, S. M. A. ; FABRI, K. M. C. . A metáfora poética em letras de músicas do compositor Chico Buarque de Hollanda durante a ditadura militar. FAZU em Revista (Uberaba), v. 5, p. 122-131, 2008.

5.
FABRI, K. M. C.2006 FABRI, K. M. C.. A leitura de um texto na perspectiva da análise do discurso. FAZU em Revista (Uberaba), v. 3, p. 92-97, 2006.

6.
FABRI, K. M. C.2005 FABRI, K. M. C.. Da diferenciação das conjunções adversativas em textos escritos. Letras & Letras, v. 21, p. 135-152, 2005.

7.
FABRI, K. M. C.2004 FABRI, K. M. C.. A leitura de diferentes tipos de texto no cotidiano escolar. FAZU em Revista (Uberaba), v. 1, p. 58-66, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS, F. M. S. ; FREITAS, H. C. ; FABRI, K. M. C. ; FABRI, K. M. C. . Práticas de linguagem: gêneros textuais. 1. ed. Uberaba: Produção de Materiais Didáticos-Uniube, 2017. v. 01. F114pp .

Capítulos de livros publicados
1.
FABRI, K. M. C.; SILVA, F. H. . FORMAÇÕES DISCURSIVAS CANTADAS NA DOUTRINA ESPÍRITA. In: Sílvia Mara de Melo;Cleudemar Alves Fernandes; Karina Luiza de Freitas Assunção. (Org.). Olhares discursivos para os enunciados midiáticos, artísticos e literários. 1ed.: , 2018, v. , p. 9-226.

2.
FABRI, K. M. C.. O ensino das unidades linguísticas já e agora em uma perspectiva textual-discursiva. In: Rosângela Rodrigues Borges (org). (Org.). # sou+tec: reflexões para o ensino de íingua(gem) e literatura. 1ed.Alfenas: Editora da Unifal, 2016, v. 1, p. 7-164.

3.
FABRI, K. M. C.. Construções Identitárias da Mulher nas capas da Revista Claudia dos anos de 2009 e 2010. In: Cleudemar Alves Fernande;s Pedro Navarro. (Org.). Discurso e Sujeito: reflexões teóricas e dispositivos de análise. 1ed.Curitiba: Editora Prismas, 2012, v. 1, p. 103-127.

4.
FABRI, K. M. C.. O emprego argumentativo das conjunções adversativas em diferentes tipos de textos. In: Ernesto Sérgio Bertoldo; Fernanda Mussalim. (Org.). Análise do Discurso: aspectos da discursividade no ensino. 1ªed.Goiânia: Trilhas Urbanas, 2006, v. 1º, p. 11-297.

5.
FABRI, K. M. C.; SADOYAMA, A. S. P. ; ALVES, H. R. A. ; SANTOS, J. B. C. ; SOUZA, M. J. B. ; CUNHA, M. V. ; MIRANDA, P. O. . O emprego pragmático das conjunções adversativas em diferentes tipos de texto. In: Adriana dos Santos Prado Sadoyama. (Org.). AS INTERFACES DO PORTUGUÊS - um olhar oblíquo nas concepções do ensino da língua materna. 1ed.Araxá: JCEL - Jairo configurações e edição de livros, 2005, v. 1, p. 41-55.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FABRI, K. M. C.. REVISTA PROFISSÃO DOCENTE ON LINE. AD HOC, 04 nov. 2017.

2.
FABRI, K. M. C.. A Importância das Palavras Invariáveis na Linguagem Falada. Jornal Nova Dimensão, , v. 23, p. 6 - 6, 04 out. 1999.

3.
FABRI, K. M. C.. A Formação do Professor. Revista Fazendo Escola, Secretaria Municipal Educação, , v. 9, p. 36 - 36, 04 jul. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FABRI, K. M. C.. CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA LINGUÍSTICA PARA O ENSINO DOS CONECTORES ARGUMENTATIVOS. In: ANAIS DO VI SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2016, UBERLÂNDIA. ANAIS DO VI SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2016. v. 4.

2.
FABRI, K. M. C.. O emprego semântico-argumentativo da unidade linguística já em diferentes tipos de textos escritos. In: SILEL Simpósio internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3. p. 1-15.

3.
FABRI, K. M. C.. Análise de capas da Revista Cláudia na perspectiva discursiva. In: IX Seminário de Letras, 2012, Uberaba. IX Seminário de Letras. Uberaba: fazu, 2012. v. 1. p. 28-37.

4.
FABRI, K. M. C.. A leitura de textos verbo-visuais em sala de aula. In: SIELP, 2011, Uberlândia. SIELP, 2011. v. 1. p. 466-472.

5.
FABRI, K. M. C.. Um estudo das conjunções adversativas: possibilidades de sentidos. In: IX Jornada Científica da FAZU, 2010, Uberaba/MG. IX Jornada Científica da FAZU, 2010.

6.
FABRI, K. M. C.. Um Estudo dos Verbos Abundantes em Português. In: IV Jornada Científica da FAZU, 2005, Uberaba. Anais da IV Jornada Científica da FAZU, 2005. p. 272-281.

7.
FABRI, K. M. C.. Uma visão pragmática dos conectores de contrajunção. In: Congresso internacional da ABRALIN, 2005, Brasília. Anais do IV Congresso Internacional da ABRALIN. Brasília: on-line, 2005. v. 1. p. 23-1600.

8.
FABRI, K. M. C.. Estudo das conjunções adversativas na dimensão semântica. In: II Encontro Nacional do GELCO: Integração linguística, étnica e social, 2003. Atas do II Encontro Nacional do GELCO: Integração linguística, étnica e social, 2003. p. 1185-1192.

9.
FABRI, K. M. C.. Da Diferenciação das Conjunções Adversativas na Dimensão Argumentativa. In: II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2002, Belo Horizonte. Discurso, Ação e Sociedade, 2002.

10.
FABRI, K. M. C.. Um Estudo dos Verbos Abundantes em Português. In: II Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa, 2001, Goiânia. IV Seminário Nacional de Literatura e Crítica. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2001. p. 123-126.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FABRI, K. M. C.. O emprego argumentativo do já e do agora como conectores de contrajunção em reportagens jornalísticas. In: I SIELP Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2011, Uberlândia. I SIELP Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2011. v. 1. p. 1.

2.
FABRI, K. M. C.. O emprego do "já" como operador argumentativo de contrajunção. In: III Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura, 2010, São João Del-Rei. Representações Culturais e suas Linguagens, 2010.

3.
FABRI, K. M. C.. Histórias em quadrinhos: um bom instrumento de reflexão dentro da sala de aula?. In: VII Seminário do Curso de Letras da FAZU, 2010, Uberaba. VII Seminário do Curso de Letras, 2010. v. 1. p. 1-1.

4.
FABRI, K. M. C.. HIstórias em quadrinhos: uma forma diferente do aprendizado pedagógico. In: VII Seminário do Curso de Letras da FAZU, 2010, Uberaba. VII Seminário do Curso de Letras da FAZU, 2010.

5.
FABRI, K. M. C.. Análise do gênero tira. In: VII Seminário do Curso de Letras da FAZU, 2010. VII Seminário do Curso de Letras da FAZU.

6.
FABRI, K. M. C.. Os caipiras: uma análise na perspectiva discursiva. In: VII Seminário do Curso de Letras da FAZU, 2010. VII Seminário do Curso de Letras da FAZU.

7.
FABRI, K. M. C.. Proposta de leitura para o gênero tira/charge. In: VII Seminário do Curso de Letras da FAZU, 2010. VII Seminário do Curso de Letras da FAZU.

8.
FABRI, K. M. C.. Leitura sócio-crítica de uma charge. In: VII Seminário do Curso de Letras da FAZU, 2010. VII Seminário do Curso de Letras da FAZU.

9.
FABRI, K. M. C.. O uso dos conectores de oposição em textos orais. In: XII SILEL, 2009, Uberlândia. Os gêneros orais em debate, 2009.

10.
FABRI, K. M. C.. Charge jornalística: um estudo na perspectiva discursiva. In: Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2009, Uberaba. Diversidade Identidade Fronteiras, 2009.

11.
FABRI, K. M. C.. Do uso argumentativo dos conectores marcadores de oposição. In: VII SEPELLA Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada, 2009, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2009.

12.
FABRI, K. M. C.. A leitura de charges na perspectiva discursiva. In: III Simpósio Internacional sobre análise do discurso, 2008, Belo Horizonte. III Simpósio Internacional sobre análise do discurso, 2008.

13.
FABRI, K. M. C.. Tipos e gêneros textuais no livro didático. In: (16º InPLA) Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo: PUC, 2007.

14.
FABRI, K. M. C.. Tipos e gêneros textuais: uma questão a ser repensada no livro didático. In: XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL, 2006, Uberlândia. XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL, 2006.

15.
FABRI, K. M. C.. Leitura de Charges na perspectiva discursiva. In: I SELL - Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2006, Uberaba. Anais do I SELL - Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2006. p. 41-41.

16.
FABRI, K. M. C.. Uma visão pragmática dos conectores de contrajunção. In: IV Congresso Internacional de ABRALIN, 2005, Brasília. IV Congresso Internacional de ABRALIN. Brasília, 2005. p. 180-180.

17.
FABRI, K. M. C.. Um Estudo das Conjunções Adversativas na Dimensão Sintática em Textos Escritos. In: V Seminário do Programa de Pós - Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa, 2005, Araraquara. Caderno de Resumos do V Seminário do Programa de Pós - Graduaçãoem Lingüística e Língua Portuguesa. Ararquara: Universidade Estadual Paulista, 2005. p. 67-68.

18.
FABRI, K. M. C.. O Emprego Argumentativo das Conjunções Adversativas em Diferentes Tipos de Textos. In: Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: sujeito, memória e identidade, 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação, 2004. p. 147-147.

19.
FABRI, K. M. C.. Tipologia Textual: A visão dos livros didáticos e dos estudos lingüísticos. In: Simpósio Nacional de Letras e Lingüística, 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos do Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. Uberlândia, 2004. p. 43-43.

20.
FABRI, K. M. C.. Da diferenciação das conjunções adversativas em diferentes textos escritos. In: Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada, 2003, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia: UFU, 2003. p. 54-54.

21.
FABRI, K. M. C.. Estudo das conjunções adversativas na dimensão semântica. In: II Encontro Nacional do GELCO: Integraçaõ Linguística, Étcnica e Social, 2003, Goiânia. Atas do II Encontro Nacional do GELCO: Integraçaõ Linguística, Étcnica e Social. Goiânia: UFG, 2003. p. 1185-1192.

22.
FABRI, K. M. C.. Da diferenciação argumentativa das conjunções adversativas em diferentes tipos de textos. In: 51º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2003, Taubaté. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. Taubaté, 2003. p. 243-243.

23.
FABRI, K. M. C.. Da diferenciação das conjunções adversativas na dimensão argumentativa. In: II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2002, Belo Horizonte. Discurso, ação e sociedade, 2002.

24.
FABRI, K. M. C.. Um Estudo dos Verbos Abundantes em Português. In: II Seminário Nacional de Linguística e Língua Portugues, 1999, Goiânia. Programação e Resumos, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
FABRI, K. M. C.. Análise da personagem Aline, de Textos verbo-visuais/tiras, sob a perspectiva discursiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FABRI, K. M. C.. A leitura interativa de textos verbo-visuais em sala de aula: hisórias em quadrinhos, charges, tiras,outdoor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FABRI, K. M. C.. Um estudo linguístico de conectores de contrajunção e o processo de leitura e escrita na Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FABRI, K. M. C.. Prática de leitura de capas da Revista Claudia na perspectiva discursiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FABRI, K. M. C.. O emprego semântico argumentativo da unidade linguística já em diferentes tipos de textos escritos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FABRI, K. M. C.. O funcionamento textual-discursivo do item já em textos escritos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FABRI, K. M. C.. Comunicação Oral - Linguística Textual e Semântica Argumentativa: Interfaces. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FABRI, K. M. C.. Comunicação Oral - O uso dos itens já e agora em textos orais e escritos da Língua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FABRI, K. M. C.. Minicurso Interpretação de Textos para Concursos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FABRI, K. M. C.. Possibilidades de leituras das capas das revistas Veja e Cláudia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FABRI, K. M. C.. O profissional de Letras no mercado compemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FABRI, K. M. C.. As contribuições da análise de discurso para o ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FABRI, K. M. C.. O uso dos Advérbios 'Já' e 'Agora' como conectores de contrajunção. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FABRI, K. M. C.. Do uso dos conectores marcadores de oposição em textos escritos e orais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
FABRI, K. M. C.. A contribuição da leitura literária na formação de leitores em especial no espaço escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
FABRI, K. M. C.. A leitura de textos verbo-visuais em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FABRI, K. M. C.. O emprego do "já" como operador argumentativo de contrajunção. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
FABRI, K. M. C.. Do uso dos conectores marcadores de oposição em textos escritos e orais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
FABRI, K. M. C.. Um estudo das conjunções adversativas: possibilidades de sentidos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
FABRI, K. M. C.. O uso dos conectores de oposição em textos orais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
FABRI, K. M. C.. Charge jornalística: um estudo na perspectiva discursiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FABRI, K. M. C.. Do uso argumentativo dos conectores marcadores de oposição. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
FABRI, K. M. C.. Do uso argumentativo dos conectores marcadores de oposição. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
FABRI, K. M. C.. A leitura de charges na perspectiva discursiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
FABRI, K. M. C.. Tipos e Gêneros textuais no livro didático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
FABRI, K. M. C.. Tipos e gêneros textuais: uma questão a ser repensada no livro didático. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
FABRI, K. M. C.. Um estudo das conjunções adversativas na dimensão sintática em textos escritos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
FABRI, K. M. C.. Um estudo dos verbos abundantes em português. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
FABRI, K. M. C.. Tipologia textual: a visão dos livros didáticos e dos estudos linguísticos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
FABRI, K. M. C.. O emprego argumentativo das conjunções adversativas em diferentes tipos de textos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
FABRI, K. M. C.. Da diferenciação das conjunções adversativas em diferentes textos escritos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
FABRI, K. M. C.. Estudo das conjunções adversativas na dimensão semântica. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

33.
FABRI, K. M. C.. Da diferenciação argumentativa das comjunções adversativas em diferentes tipos de textos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
FABRI, K. M. C.. Da diferenciação das Conjunções adiversativas na dimensão argumentativa. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35.
FABRI, K. M. C.. A nova carta de Caminha: algumas considerações discursivas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
FABRI, K. M. C.. Um estudo dos verbos abundantes em português. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
FABRI, K. M. C.. A carta de Pero Vaz de Caminha - leitura de texto de Moacyr Scliar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
FABRI, K. M. C.. Um estudo dos verbos abundantes em português. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FABRI, K. M. C.. Módulo III - Comunicação 2005 (Apostila do Curso de Pós-graduação "Julgamento das Raças Zebuínas").

2.
FABRI, K. M. C.. Um Caso de Amor 2005 (Livro de Crônicas: Quantas Saudades do Colégio vou levar).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FABRI, K. M. C.. O funcionamento textual-discursivo do já e do agora em diferentes tipos de textos orais e escritos da língua portuguesa. 2013.

2.
FABRI, K. M. C.. DA DIFERENCIAÇÃO DAS CONJUNÕES ADVERSATIVAS EM DIFERENTES TIPOS DE TEXTO ESCRITOS. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
FABRI, K. M. C.. O texto e a construção de sentidos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo aula).

2.
FABRI, K. M. C.. A importância da coesão referencial e sequencial na correção de redações - parte I. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

3.
FABRI, K. M. C.. A importância da coesão referencial e sequencial na correção de redações - parte II. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

4.
FABRI, K. M. C.. '?Meu discurso em cartaz?: gênero e ensino de língua mediado pelas redes sociais digitais'. 2016. (Revisora Técnica (consultora "Ad hoc").

5.
FABRI, K. M. C.. A leitura interativa de textos verbo-visuais em sala de aula: histórias em quadrinhos, charges,tiras,outdoor. 2015. .

6.
FABRI, K. M. C.. O processamento da leitura: da decodificação passiva à compreensão ativa I. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

7.
FABRI, K. M. C.. O processamento da leitura: da decodificação passiva à compreensão ativa II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

8.
FABRI, K. M. C.. A arte de significar: um panorama das abordagens semânticas - Parte 1. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

9.
FABRI, K. M. C.. A arte de significar: um panorama das abordagens semânticas - Parte 2. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

10.
FABRI, K. M. C.. A importância dos operadores argumentativos no processo de argumentação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).

11.
FABRI, K. M. C.. Minicurso - Interpretação de textos para concursos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
FABRI, K. M. C.. Palestra - O profissional de Letras no mercado contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
FABRI, K. M. C.. Módulo - A Contribuição da leitura literária na formação de leitores em especial no espaço escolar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
FABRI, K. M. C.. Palestra - A leitura de textos verbo-visuais na perspectiva discursiva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
FABRI, K. M. C.; HILLESHEIM, S. L. . Minicurso - Atividades de preparação dos alunos de Secretariado Executivo Bilíngue. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
FABRI, K. M. C.. Palestra - A metáfora na música de Chico Buarque. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
FABRI, K. M. C.. Minicurso - A análise de diferentes textos que circulam na sociedade midiática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
FABRI, K. M. C.. VII Jornada Científica. 2008. (Revisora Técnico-científica).

19.
FABRI, K. M. C.. Minicurso - Leitura de charges na perspectiva discursiva. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
FABRI, K. M. C.. Palestra - Uma visão, várias percepções. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
FABRI, K. M. C.. Palestra - Tipos e Gêneros Textuais no Livro Didático - I Seminário Municipal de Pesquisa em Educação: Abordagens e Reflexões. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
FABRI, K. M. C.. V Jornada Científica da FAZU. 2006. (Revisora Técnica (consultora "Ad hoc").

23.
FABRI, K. M. C.. Leitura: Um caminho para a Inclusão. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
FABRI, K. M. C.. A travessia crítica entre imaginário - realidade: leituras multidisciplinares'. 2004. .

25.
FABRI, K. M. C.. A leitura de diferentes tipos de texto no cotidiano escolar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
FABRI, K. M. C.. O uso das conjunções adversativas em textos escritos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
FABRI, K. M. C.. A nova carta de Caminha: algumas considerações discursivas. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
FABRI, K. M. C.. Professora Orientadora da comunicação "Auto da Compadecida e Auto da Barca do Inferno" do 1º Seminário do Curso de Letras da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba. 2004 (Cultural) .

2.
FABRI, K. M. C.. Orientadora da Comunicação "As mil faces do conhecimento de mundo". 2003 (Científica) .

3.
FABRI, K. M. C.. Grupo de Pesquisa sobre Texto e Discurso - PETEDI. 2003 (Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAIS, C. F. D.; BARBOSA, M. V.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de ÍRIS PROCÓPIO DIAS SANTANA. Letramento literário na escola: o texto poético na aula de língua portuguesa no ensino fundamental.. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

2.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Ronaldo José Cardoso. O impacto dos parâmetros curriculares nacionais no ensino/aprendizagem de conhecimentos linguísticos em livro didático de português. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
AQUINO, O. F.; CUNHA, V. G. R.; VIEIRA, V. M. O.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de LUCIANA GÓIS BARBOSA. O ENSINO - APRENDIZAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS:UM ESTUDO EXPERIMENTAL COM ALUNOS DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.

4.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de SÔNIA MARIA REZENDE PAOLINELLI. "Análise da inovação tecnólogica e da atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira". 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Sônia Maria Rezende Paolinelli. Uma visão geral sobre a atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BORGES, R. R.; BORGES, C. F. P.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Marcela Aparecida Borges Silva. Análise de capas da Revista Veja. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Faculdades Associadas de Uberaba.

2.
FABRI, K. M. C.; BORGES, C. F. P.; BORGES, R. R.. Participação em banca de Katia Matias de Oliveira. A construção de identidade do acessor de imprensa. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Faculdades Associadas de Uberaba.

3.
FABRI, K. M. C.; BORGES, R. R.; MARQUES, W.. Participação em banca de Graziela Christiana de Oliveira. Análise de Charges e Textos Jornalísticos. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Faculdades Associadas de Uberaba.

4.
BORGES, R. R.; BORGES, C. F. P.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Claudia Queluz Batista. Estudo sobre o uso dos verbos abundantes no jornal A Folha de São Paulo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Faculdades Associadas de Uberaba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FABRI, K. M. C.; FINHOLDT, C. T. D.. Participação em banca de Erika Beatriz de Oliveira.A influência da leitura na produção de sentido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba.

2.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Dayanna Sena Souza.Prática de leitura ou produçaõ de texto na sala de aula de uma escola pública de Conceição das Alagoas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) - Faculdades Associadas de Uberaba.

3.
FABRI, K. M. C.; FINHOLDT, C. T. D.. Participação em banca de Willian Donizete Silva Junior.Silêncio na ditadura: a leitura de uma canção buarquiana por meio da Análise do Discurso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Faculdades Associadas de Uberaba.

4.
FABRI, K. M. C.; ALMEIDA, D. R.. Participação em banca de Marcilene Rodrigues Gama.O pronatec como elemento de transformação social no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Faculdades Associadas de Uberaba.

5.
FABRI, K. M. C.; FINHOLDT, C. T. D.; JULIANO, S. M. T.. Participação em banca de Grazianni Batista de Mesquita Capolli.A língua inglesa como requisito para a formação de militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

6.
FABRI, K. M. C.; FINHOLDT, C. T. D.. Participação em banca de Márcia dos Santos Rodrigues.Possibilidades de leituras nas tiras de Hagar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

7.
FABRI, K. M. C.; JULIANO, S. M. T.; FINHOLDT, C. T. D.. Participação em banca de Ane Marre Moreira.Dicionários de inglês: uma análise contrastiva de seus conteúdos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

8.
FABRI, K. M. C.; JULIANO, S. M. T.; FINHOLDT, C. T. D.. Participação em banca de Natália Regina Silva.Estrangeirismo: uma revolução na linguagem informal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

9.
FRANCO, L. M.; FABRI, K. M. C.; JULIANO, S. M. T.. Participação em banca de Gisele Gonçalves Pereira.A leitura de histórias em quadrinhos na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

10.
FRANCO, L. M.; FABRI, K. M. C.; BORGES, C. F. P.. Participação em banca de Aline Tavares Mazeti.Flicts: o histórico e o ideológico na literatura infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

11.
FRANCO, L. M.; DINIZ, M. S.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Ana Maria Cardoso Gontijo.Inclusão de alunos com necessidades visuais: uma meta educacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

12.
FRANCO, L. M.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Daniele Oliveira Santos.Análise de peças publicitárias encartadas nos maços de cigarros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

13.
BORGES, R. R.; FRANCO, L. M.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Larissa de Almeida Martins.Os gêneros textuais no prólogo de capitães da areia, de Jorge Amado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

14.
BORGES, R. R.; BORGES, C. F. P.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Flávia Evarista Silva.Rubem Fonseca: um grito contra a violência urbana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

15.
BORGES, R. R.; FABRI, K. M. C.; FRANCO, L. M.. Participação em banca de Wanessa de Sousa Gobbo.Análise de vídeos das sandálias havaianas na perspectiva discursiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

16.
BORGES, R. R.; FABRI, K. M. C.; DINIZ, M. S.. Participação em banca de Eliana Aparecida Bueno.A educação infantil e a contação de histórias: uma experiência docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

17.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Fábia Luane Rodrigues.A música nas décadas de 1960-70 como recurso pedagógico para o ensino da Língua Portugues. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

18.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Rosângela dos Reis de Souza.Histórias em quadrinhos: leituras possíveis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

19.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Lucimar Cardoso dos Santos.A linguagem persuasiva nas peças publicitárias sobre carros veiculados no jornal carro e cia de uberaba. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

20.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Verônica Lázara Diniz Araújo.O catolicismo e o neopentecostalismo: um estudo das práticas discursivas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

21.
LEITE, A. E.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Andriza Emília Leite.O emprego de recursos persuasivos em publicidades de lingerie. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

22.
FERRAZ, K. A.; FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Kizzy Aparecida Ferraz.O percurso da formação continuada em serviço em uma escola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

23.
FABRI, K. M. C.; DIAS, I. D.. Participação em banca de Iêda Dumond Dias.Encaminhamento metodológico da leitura nos livros didáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba.

24.
FABRI, K. M. C.; BATISTA, C. Q.. Participação em banca de Cláudia Queluz Batista.O estudo sobre o uso dos verbos abundantes em textos escritos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba.

25.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Natatsha Estavanivic de Castro.O ensino da língua portuguesa: análise metodológica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba.

26.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Ronnie Peterson Cardoso dos Anjos.A produção de material didático e o ensino instrumental de línguas: um desafio para o ensino do espanhol. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba.

27.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Laisa Maluf Nery.Várias Tipologias Textuais nos Livros Didáticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.

28.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Sallete Moreira Alves Amaral.Chico Buarque: Uma travessia poética/metafórica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba.

29.
FABRI, K. M. C.; NOGUEIRA, M. L. D.. Participação em banca de Mara Lúcia Dias Nogueira.Tipos e gêneros textuais: uma questão a ser repensada no livro didático. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba.

30.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Beatriz B. C. Gerolim.Desenvolvimento e hiperativismo: a discussão dessa relação com a educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba.

31.
FABRI, K. M. C.. Participação em banca de Roseana Cristina Rodrigues.Prática Pedagógica: Tradicional ou Progressista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
FABRI, K. M. C.. Banca de desempenho docente de Welisson Marques - Conceito e objeto da semântica. 2011. Faculdades Associadas de Uberaba.

Outras participações
1.
FABRI, K. M. C.. Comissão científica do seminário perspectivas interdisciplinares na educação: diálogos inovadores e compromisso social. 2017. Universidade de Uberaba.

2.
FABRI, K. M. C.. ANAIS DO VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA,TEXTO E ENSINO. 2016. Universidade Federal de Uberlândia.

3.
FABRI, K. M. C.. Comissão de Correção de Redação no Projeto Zebu na Escola. 2013.

4.
FABRI, K. M. C.; BORGES, R. R.; ALMEIDA, D. R.. Avaliação de desempenho docente de Izabel Freitas Cunha. 2009. Faculdades Associadas de Uberaba.

5.
FABRI, K. M. C.; LOPES, B. C.; HILLESHEIM, S. L.; HILLESHEIM, S. L.; PEREIRA, M. A. M.. Banca de avaliação do Programa de Iniciação Científica e de bolsa de Iniciação Científica da FAZU (PIC/PIBIC) como relatora técnico-científico. 2007. Faculdades Associadas de Uberaba.

6.
FABRI, K. M. C.. Avaliação de desempenho docente de Renata Teixeira Zardo - Língua espanhola. 2006. Faculades Associadas de Uberaba.

7.
FABRI, K. M. C.. Avaliação de desempenho docente de Regina Célia Brunozzi - Língua Espanhola. 2006. Faculdades Associadas de Uberaba.

8.
FABRI, K. M. C.. Avaliação de desempenho docente de Aida Souza de Jesus - Língua espanhola. 2006. Faculades Associadas de Uberaba.

9.
FABRI, K. M. C.; BORGES, M.. Avaliação de desempenho docente de Margareth Santos - Literatura. 2005. Faculades Associadas de Uberaba.

10.
FABRI, K. M. C.; FRANCO, L. M.. Avaliação de desempenho docente de Cyntia Custódio Barbosa - Língua Portuguesa. 2005. Faculades Associadas de Uberaba.

11.
FABRI, K. M. C.; BORGES, M.; DINIZ, M. S.. Avaliação de desempenho docente de Rosa Maria Olímpio Lourença dos Santos - Língua Portuguesa. 2005. Faculades Associadas de Uberaba.

12.
FABRI, K. M. C.. Avaliação de desempenho docente de Liana Castro Mendes - Espanhol Básico. 2004. Faculdades Associadas de Uberaba.

13.
FABRI, K. M. C.; HILLESHEIM, S. L.; BORGES, M.. Avaliação de desempenho docente de Eulia Rejane Silva- Metodologia do Ensino de Língua Materna. 2004. Faculades Associadas de Uberaba.

14.
FABRI, K. M. C.. Avaliação de desempenho docente de Claudia Ferreira de Paula Borges - Literatura Brasileira. 2003. Faculdades Associadas de Uberaba.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Colóquio de estudos discursivos Foucaultianos.DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE. 2017. (Outra).

2.
Curso vivencial Arte da Ponte - Valorização da Vida pela Arte".Arte da Ponte - Valorização da Vida pela Arte, uma introdução À tanatologia através da arteterapia. 2016. (Outra).

3.
Pesquisadora em grupo de estudos.LABORATÓRIO DE ESTUDOS DISCURSIVOS FOUCAULTIANOS - LEDIF. 2016. (Encontro).

4.
V Colóquio de estudos discursivos foucaultianos - discurso,sujeito e autor (ia). 2016. (Seminário).

5.
VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,p.Contribuições da pesquisa linguística para o ensino dos conectores argumentativos. 2016. (Simpósio).

6.
VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,p. 2016. (Simpósio).

7.
VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,p.O ensino da gramática em Língua Portuguesa para alunos da educação básica. 2016. (Simpósio).

8.
VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,p.O ensino da gramática em Língua Portuguesa para alunos da educação básica. 2016. (Simpósio).

9.
VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,p.Contribuições da pesquisa linguística para o ensino dos conectores argumentativos. 2016. (Simpósio).

10.
VI SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua PortuguesaES. 2016. (Outra).

11.
Curso de redação científica Internacional.Curso de redação científica internacional. 2015. (Encontro).

12.
I Colóquio em Educação "Educação, discurso e(m) Foucault".I Colóquio em Educação "Educação, discurso e(m) Foucault". 2015. (Outra).

13.
SLEPES.Um estudo linguístico de conecotores de contrajunção e o processo de leitura e escrita na Educação Básica. 2015. (Seminário).

14.
FORGRAD- Fórum de Graduação. 2014. (Encontro).

15.
IV SIELP. 2014. (Simpósio).

16.
IV SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.IV SIELP - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Outra).

17.
IV SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.O Funcionamento textual-discursivo do item já em textos escritos. 2013. (Simpósio).

18.
XVII Porteira Adentro.Avaliador de Projetos de Extensão. 2013. (Outra).

19.
IX Seminário de Letras.Coordenação das apresentações de trabalhos técnico-científicos. 2012. (Seminário).

20.
Mesa redonda.Possibilidades de leituras das capas das revistas Veja e Cláudia. 2012. (Outra).

21.
Conferência.Treinamento na Inglaterra para Docentes e Discentes de Língua Inglesa. 2011. (Outra).

22.
III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2011. (Simpósio).

23.
I SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa. 2011. (Simpósio).

24.
I SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.promovido pelo Instituto de Letras e Linguística da UFU. 2011. (Simpósio).

25.
VIII Seminário de Letras.Coordenação das apresentações orais dos trabalhos e pesquisas. 2011. (Seminário).

26.
13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. Textualidade e Discursividade: convergências. 2010. (Congresso).

27.
13º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. 4º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP. 2010. (Congresso).

28.
3º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. O emprego do "já" como operador argumentativo de contrajunção. 2010. (Congresso).

29.
Colóquio da disciplina "Teorias Linguísticas".Formalismo & Funcionalismo. 2010. (Outra).

30.
I Colóquio em Análise do Discurso: "Questões em torno de uma semântica discursiva"."Questões em torno de uma semântica discursiva". 2010. (Outra).

31.
Palestra com a profª Drª Fernanda Mussalim.Formalismo & Funcionalismo. 2010. (Outra).

32.
VIII Sepella - VIII Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Do uso dos conectores marcadores de oposição em textos escritos e orais. 2010. (Seminário).

33.
XIV Porteira Adentro.Avaliador de projetos. 2010. (Outra).

34.
Colóquio sobre Gêneros Textuais.Colóquio sobre Gêneros Textuais. 2009. (Seminário).

35.
Conferência com o professor PhD. Charles Bazerman.The odd structure of the U.S University, how it got that way, and what it means for students ana education. 2009. (Outra).

36.
II Colóquio de Estudos em Análise do Discurso.Psicanálise e Análise do Discurso. 2009. (Outra).

37.
II SELL Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Charge jornalística: um estudo na perspectiva discursiva. 2009. (Simpósio).

38.
Mediadora da mesa-redonda - Ziraldo o Eterno Maluquinho.Ziraldo o Eterno Maluquinho. 2009. (Outra).

39.
O método histórico-comparativo aplicado à classificação das línguas indígenas brasileiras.O método histórico-comparativo aplicado à classificação das línguas indígenas brasileiras. 2009. (Outra).

40.
Palestra: Metodologia de pesquisa em análise do discurso.Palestra: Metodologia de pesquisa em análise do. 2009. (Outra).

41.
VII SEPELLA - VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA.Do uso argumentativo dos conectores marcadores de oposição. 2009. (Seminário).

42.
VI Seminário de Letras da FAZU.Mesa-redonda - Estudos sobre texto e discurso. 2009. (Seminário).

43.
XII SILEL.O uso dos conectores de oposição em textos orais. 2009. (Simpósio).

44.
A Poética da palavra.com Adélia Prado. 2008. (Outra).

45.
III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso.A leitura de charges na perspectiva discursiva. 2008. (Simpósio).

46.
Mesa redonda.Letramento e Alfabetização com a professora Rosângela Rodrigues Borges. 2008. (Outra).

47.
Read your way to better English.Read your way to better English. 2008. (Seminário).

48.
V Seminário de Letras da FAZU.Edição Digital dos Anais. 2008. (Seminário).

49.
XI Encontro Regional do Proler.Mediadora - Mesa-redonda: O uso da informática na sala de aula - encontros e desencontros. 2008. (Encontro).

50.
XI Encontro Regional do Proler.O uso da informática na sala de aula - encontros e desencontros. 2008. (Encontro).

51.
XIV Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. A análise de diferentes textos que circulam na sociedade midiática. 2008. (Congresso).

52.
(16º InPLA) Intercâmbio de pesquisas em lingüística aplicada. Tipos e gêneros textuais no livro didático. 2007. (Congresso).

53.
2º Seminário de Percepção: Uma visão, várias percepções.Uma leitura semiótica de propagandas de lingerie. 2007. (Seminário).

54.
A importância do vocabulário no Ensino de Língua Inglesa. 2007. (Outra).

55.
CONCANA - Congresso Internacional de Tecnologia na Cadeia Produtiva da Cana. 2007. (Congresso).

56.
Conferência: Argumentação na Teoria dos Blocos Semânticos: conceitos chave e perspectivas de aplicação coerência textual. 2007. (Outra).

57.
Elaboração de materiais didáticos sobre EAD. 2007. (Oficina).

58.
II Evento Científico-Cultural da UFTM/palestra: "A tarefa babélica dos tradutores num mundo (reconhecidamente) globalizado". 2007. (Outra).

59.
Implementação dos Estudos Virtuais de Aprendizagem - TELEDUC - Curso avançado. 2007. (Oficina).

60.
I SELL - Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários.Minicurso: Leitura de charges em perspectiva discursiva. 2007. (Simpósio).

61.
I Seminário Municipal de Pesquisa em Educação: Abordagens e Reflexoôes.Tipos e gêneros no livro didático. 2007. (Seminário).

62.
Conferência científico-cultural. 2006. (Encontro).

63.
Introdução aos ambientes virtuais de aprendizagem - TELEDUC - Curso Básico. 2006. (Oficina).

64.
IX Encontro Regional do Proler em Uberaba. 2006. (Encontro).

65.
Palestra: Do apagamento de vozes à construção de auditoria discursiva em eventos do mundo acadêmico: um estudo de estratégias (meta) anunciativas. 2006. (Outra).

66.
Workshop: "Are you motivated to motivate your students?". 2006. (Outra).

67.
XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL. 2006. (Simpósio).

68.
Aulas de inglês: um espaço para criar cidadãos. 2005. (Outra).

69.
IV Congresso Internacional de ABRALIN. Uma visão pragmática dos conectores de contrajunção. 2005. (Congresso).

70.
IV Jornada Científica.Um estudo dos verbos abundantes em português. 2005. (Outra).

71.
Palestra: Ensino e aprendizagem em ambiente virtual: tornando professor presente no ensino a distância. 2005. (Encontro).

72.
V Seminário do Programa da Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa.Um estudo das conjunções adversativas na dimensão sintática em textos escritos. 2005. (Seminário).

73.
10º Simpósio Nacional de Letras e Linguística.Tipologia Textual: a visão dos livros didáticos e dos estudos linguísticos. 2004. (Simpósio).

74.
I Jornada de Extensão Universitária da FMTM.Leia e Passe Adiante - Núcleo - Polo FAZU. 2004. (Outra).

75.
I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso: Sujeito, memória e identidade.O emprego argumentativo das conjunções adversativas em diferente tipos de texto. 2004. (Seminário).

76.
Palestra: Caminhos da variação morfossintática: preposições em português. 2004. (Outra).

77.
PROLER.A travessia crítica entre imaginário-realidade: Leituras multidisciplinares. 2004. (Outra).

78.
VII Encontro Regional do Proler em Uberaba.PROLER: Contribuição para um visão multidisciplinar da leitura. 2004. (Encontro).

79.
XI Jornada Científica - APAE 50 anos uma trajetória de conquisas pela valorizaçãod a vida.Leitura: uma caminho para a inclusão. 2004. (Encontro).

80.
3º Encontro do PROLER em Araxá. 2003. (Encontro).

81.
51º Seminário do GEL.Da diferenciação argumentativa das conjunções adversativas em diferentes tipos de texto. 2003. (Seminário).

82.
Conferência: Interpersonal language realisations in academic texts. 2003. (Outra).

83.
II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste.Estudo das conjunções adversativas na dimensão semântica. 2003. (Encontro).

84.
IX Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 2003. (Encontro).

85.
Minicurso: Packing and Unpacking of information in academic texts. 2003. (Outra).

86.
Palestra ministrada pelo Dr. Augusto Jorge Cury.Revolucione sua qualidade de vida, transformando sonho em realidade. 2003. (Outra).

87.
Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada.Da diferenciação das conjunções adversativas em diferentes textos escritos. 2003. (Seminário).

88.
Seminário Marista de Educação. 2003. (Seminário).

89.
Vi Encontro Regional do Proler em Uberaba.A leitura de diferentes tipos de texto no cotidiano escolar. 2003. (Encontro).

90.
VI Encontro Regional do Proler em Uberaba.A leitura informativa e a leitura literária na construção do leitor. 2003. (Encontro).

91.
II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: discurso, ação e sociedade.Da diferenciação das conjunções adversativas na dimensão argumentativa. 2002. (Simpósio).

92.
I Jornada Científica da FAZU.Uso das conjunções adversativas em textos escritos. 2002. (Outra).

93.
I Semana de Letras: Letras e linguagens.O uso das conjunções adversativas em textos escritos. 2002. (Outra).

94.
V Encontro Regional do Proler. 2002. (Encontro).

95.
VIII Encontro Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro. 2002. (Encontro).

96.
IV Encontro Regional do Proler. 2001. (Encontro).

97.
Curso de Leitura na Escola: uma visão interdisciplinar.A nova carta de Caminho: algumas considerações discursivas. 2000. (Outra).

98.
III Encontro Regional do PROLER. 2000. (Encontro).

99.
Palestra: Trabalhando com texto na sala de aula: o prazer de ensinar a Língua Portuguesa. 2000. (Outra).

100.
VIII Simpósio de Letras e Lingüística.Estudos lingüísticos literários: confluências. 2000. (Simpósio).

101.
VIII Simpósio de Letras e Lingüística.A nova carta de Caminho: algumas considerações discursivas. 2000. (Simpósio).

102.
VIII Simpósio de Letras e Lingüística - O ensino da leitura na escola fundamental e média. 2000. (Simpósio).

103.
VIII Simpósio de Letras e Lingüística - Teoria da sintaxe: avanços recentes. 2000. (Simpósio).

104.
2ª Semana de Letras.Análise do Discurso, Leitura e Produção textual. 1999. (Outra).

105.
II Jornada Científica da Faculdade de Agronomia e Zootecnia.A carta de Pero Vaz de Caminha - leitura de texto de Moacyr Scliar. 1999. (Outra).

106.
II Semana de Letras.Um estudo dos verbos abundantes. 1999. (Outra).

107.
II Seminário Nacional de Linguística e Língua Portuguesa.Um estudo dos verbos abundantes em português. 1999. (Seminário).

108.
Seminário: A Progressão Referencial no Texto. 1999. (Seminário).

109.
Seminário Tipologia Textual: O Texto Descritivo. 1999. (Seminário).

110.
V Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 1999. (Encontro).

111.
Curso: A Fonética e suas estratégias corretivas em um curso de línguas. 1998. (Outra).

112.
Seminário: Aspectos teóricos da descrição da língua falada. 1998. (Seminário).

113.
III Encontro Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 1997. (Encontro).

114.
1º Concurso Literário " O Cinquentenário da Caixa Econômica Federal de Uberaba".Oreintadora do trabalho classificado em 1º lugar - " O Cinquentenário da Caixa Econômica Federal de Uberaba". 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FABRI, K. M. C.. Grupo de estudo do curso de Letras. 2015. (Outro).

2.
FABRI, K. M. C.. Língua Portuguesa: o que ensinar? tipos e fatos linguísticos. 2014. (Outro).

3.
FABRI, K. M. C.. GRUPO de Estudo: Contribuições da Linguística para o ensino de línguas. 2014. (Outro).

4.
FABRI, K. M. C.. Língua portuguesa: o que ensinar? Tipos de fatos linguísticos. 2014. (Outro).

5.
FABRI, K. M. C.. COORDENAÇÃO GRUPO TEMÁTICO: O ENSINO DA GRAMÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2014. (Outro).

6.
FABRI, K. M. C.. A ciência e os paradigmas da modernidade. 2013. (Outro).

7.
FABRI, K. M. C.. Lançamento do livro "Ziraldo e o livro para crianças e jovens do Brasil. Revelações poéticas sob o signo de Flicts. 2013. (Outro).

8.
FABRI, K. M. C.. Microcontos e os desafios da literatura contemporânea. 2013. (Outro).

9.
FABRI, K. M. C.. Comissão de correção de redação. 2013. (Outro).

10.
FABRI, K. M. C.. Coordenação das apresentações de trabalhos técnico-científicos IX Seminário de Letras. 2012. (Outro).

11.
FABRI, K. M. C.. Coordenação das apresentações de trabalhos e pesquisas apresentados no VIII Seminário de Letras da FAZU. 2011. (Outro).

12.
FABRI, K. M. C.. Abertura do 1º semestre letivo de 2010. 2010. (Outro).

13.
FABRI, K. M. C.. VII Seminário de Letras da FAZU. 2010. (Outro).

14.
FABRI, K. M. C.. Coordenação da mesa-redonda "Rachel de Queiroz, vida e obra". 2010. (Outro).

15.
FABRI, K. M. C.. Coordenação da mesa-redonda - Literatura em foco: dois mundos, duas visões. Com Renato Muniz e Tiago Andrade. 2010. (Outro).

16.
FABRI, K. M. C.. Semana de Planejamento Acadêmico Semestral. 2010. (Outro).

17.
FABRI, K. M. C.. Mesa Redonda - Estudos sobre o texto e o discurso - VI Seminário de Letras. 2009. (Outro).

18.
FABRI, K. M. C.. Semana de Planejamento Acadêmico Semestral. 2009. (Outro).

19.
FABRI, K. M. C.. Edição Digital dos Anais do V Seminário de Letras da FAZU. 2008. (Outro).

20.
FABRI, K. M. C.. VII Jornada Científica do Curso de Letras. 2008. (Outro).

21.
FABRI, K. M. C.. V Seminário de Letras. 2008. (Outro).

22.
FABRI, K. M. C.. Semana de Planejamento Acadêmico Semestral. 2008. (Outro).

23.
FABRI, K. M. C.; HILLESHEIM, S. L. . Serenata "Dom Juan de Marco em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher. 2007. (Outro).

24.
FABRI, K. M. C.; KARWOSKI, A. M. . I SELL - SIMPÓSIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS - "LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES". 2007. (Outro).

25.
FABRI, K. M. C.. Encontro Pedagógico. 2006. (Outro).

26.
FABRI, K. M. C.. IV Jornada Científica. 2005. (Outro).

27.
FABRI, K. M. C.. I Jornada de Letras. 2003. (Outro).

28.
FABRI, K. M. C.. II Jornada Científica da FAZU. 2003. (Outro).

29.
FABRI, K. M. C.. Coordenadora da Comissão Sócio Cultural do V Congresso Internacional de Zootecnia. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana Viana Cardoso Fernandes. O uso da música n as aulas de Língua Portuguesa. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. (Orientador).

2.
Maxwell Gregory de Farias. Viver a vida: Intertextualidade na obra de Jean Luc Godard. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. (Orientador).

3.
Marisley S. T. Alves de Sousa. Alfabetização: Desafios e perspectivas. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. (Orientador).

4.
Marcilene Rodrigues Gama. A função didática pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. (Orientador).

5.
Aline Leal de Sousa. Análise de tiras da personagem Aline sob uma perspectiva discursiva.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. (Orientador).

6.
Willian Donizete Silva Junior. Uma leitura de "Cálice" e "Apesar de você" de Chico Buarque de Holanda por meio dos recursos estilísticos.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. (Orientador).

7.
Silvana de Souza. Leitura e produção textual: a prática do professor mediador e alunos de periferia. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. (Orientador).

8.
Célida Cristina Otsuka de Oliveira. Uma visão crítica do ensino público no Brasil por meio de charges. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Katia Matias de Oliveira. A Construção de Identidade do Assessor de Imprensa. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

2.
Graziela Christina de Oliveira. Análise de Charges e Textos Jornalísticos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Língua Portuguesa) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Willian Donizete Silva Junior. Silêncio na ditadura: a leitura de uma canção buarqueana por meio da análise do discurso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

2.
Silvana de Souza. Leitura e produção textual; prática do professor mediador com alunos de periferia através do RAP?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

3.
Márcia dos Santos Rodrigues. Possibilidades de leituras nas tiras de Hagar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

4.
Maxwel Gregory de Faria. ? Viver a vida: intertextualidade na obra de Jean Luc Godard?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

5.
Luciana Viana Cardoso Fernandes:. ?O uso da música nas aulas de língua Portuguesa?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

6.
Aline Leal Souza. Análise de tiras da personagem Aline sob a perspectiva discursiva?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

7.
Célida Cristina Otsuka de Oliveira. Uma visão crítica do ensino público no Brasil por meio de charges. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

8.
Bruna de Fátima de Oliveira. Histórias em quadrinhos: possibilidades de leituras. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

9.
Flávia Junia Justino Pacheco Garcia. Gíria: uma leitura em charges na perspectiva discursiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

10.
Mariana Santos da Silva. A leitura das tiras de Hagar na perspectiva discursiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

11.
Gimeny Mende Borges Passos. Crase em crise: por que o emprego da crase gera tantas dúvidas ao usuário da língua portuguesa?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português e Espanhol e Respectivas Literaturas) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

12.
Gisele Gonçalves Pereira. A leitura de histórias em quadrinhos na sala de aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

13.
Aline Tavares Mazeti. Flicts: o histórico e o ideológico na literatura infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

14.
Daniele Oliveira Santos. Análise de peças publicitárias encartadas nos maços de cigarros. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

15.
Wanessa de Sousa Gobbo. Análise de vídeos das sandálias havaianas na perspectiva discursiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

16.
Eliana Aparecida Bueno. A educação infantil e a contação de histórias: uma experiência docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

17.
Odair José Policarpo. A produção da leitura na escola: desafios e possibilidades. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

18.
Andriza Emília Leite. O emprego de recursos persuasivos em propagandas de lingerie. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

19.
Iêda Dumond Dias. Encaminhamento metodológico da leitura nos livros didáticos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

20.
Cláudia Queluz Batista. O estudo sobre o uso dos verbos abundantes em textos escritos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

21.
Salette Moreira Alves Amaral. Chico Buarque: Uma Travessia Poética/Metafórica pela Ditadura Militar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

22.
Mara Lúcia Dias Nogueira. Tipos e gêneros textuais: uma questão a ser repensada no livro didático. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

Iniciação científica
1.
Flavia Junia Justino Pacheco Garcia. Gírias - o espaço aberto para a formação de identidades. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

2.
Aline Tavares Mazeti. Flicts: o histórico e o ideológico na literatura infantil. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

3.
Wanessa de Souza Gobbo. Análise de vídeos das sandálias havaianas na perspectiva discursiva. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

4.
Joana Darque Leandro Pace. Do uso dos conectores de contrajunção. 2007. Iniciação Científica - Faculades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

5.
Andriza Emilia Leite. O emprego de recursos persuasivos em propagandas de lingerie. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

Orientações de outra natureza
1.
Siriovaldo da Silva Freitas. XVI Porteira Adentro - Soletrando com o curso de Letras. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

2.
Dayanna, Siriovaldo e Viviane VIII Seminário de Letras. A voz do Brasil. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

3.
Ítalo, Celuza, Marcilene e William VIII Seminário de Letras. A polissemia nos verbos. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

4.
Eltianne, Gilberto, Lorena, Marisley e Romenia VIII Seminári. Quem quer namorar?. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

5.
Celida, Silvana e Luciana VIII Seminário de Letras. Internet: Revolução na língua Portuguesa. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

6.
Cibele, Gienger, Ana Paula e Joyce VIII Seminário de Letras. O hífen em desacordo. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

7.
XV Porteira Adentro. Leia e passe adiante: uma corrente de leitura e leitores. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

8.
XV Porteira Adentro. Leia e passe adiante. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

9.
Mariana Santos da Silva. Pressupostos e implícitos na tira de Hagar. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

10.
Flávia Junia Justino Pacheco Garcia. Gíria e identidade cultural. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

11.
Célida Cristina Otsuka de Oliveira e Silvana de Souza. A língua em transição. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

12.
Bruna de Fátima de Oliveira. Histórias em quadrinhos em sala de aula. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

13.
MAZETI, A.T.. Flicts o histórico e o ideológico da literatura infantil. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

14.
BORGES, D.S.; NETO, E. A. A.; BRÁS, J.F. e JÚNIOR, L.A.. Possíveis leituras do cartum de Lézio Júnior. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

15.
BORGES, M. E.; FABIANO, A.L.R. e MATEUS, F.B.. A rotina das secretárias. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

16.
ABREU, C.B. e COSTA, L.A. Os caipiras: uma análise na perspectiva discursiva. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

17.
FERREIRA, M.C.S.; FLOR, V.A.; OLIVEIRA, N.A. e TAVARES, V.R.. O humor na língua portuguesa. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

18.
SANTANA, T.G.C. e SILVA, N.R.. Análise de uma tira do cartunista Glauco. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

19.
MARQUES, I.E.P.; SANTOS, E.G.L e ESPINAL, P.J.. Leitura de um discurso autoritário na tira de Ciça. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

20.
FERREIRA, C.R.; GOUVÊIA, K.A.R.; OLIVEIRA, M.O. e OLIVEIRA,. Histórias em quadrinhos: uma forma diferente do aprendizado pedagógico. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

21.
VASCONCELOS, A.; OLIVEIRA, B.F.; GARCIA, F.J.J.P. e SILVA, M. A análise do gênero tira. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

22.
FRAGA, A.M.; CALDAS, C.E.B.; SANTOS, F.A. A leitura sócio-crítica de uma charge. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

23.
FREITAS, A.C; BARBOSA, D. R. Proposta de leitura para o gênero tira/charge. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

24.
XIV Porteira Adentro. Leia e passe adiante. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

25.
XIV Porteira Adentro. Letras: o seu caminho profissional. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

26.
XIV Porteira Adentro. O curso de Letras da FAZU: suas possibilidades no mercado de trabalho. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

27.
Kênia Aparecida Rocha Gouvêa. Dislexia do desenvolvimento - IX Jornada Científica da FAZU. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

28.
Ana Maria Cardoso Gontijo. Inclusão de alunos com necessidades visuais: uma meta educacional - IX Jornada Científica da FAZU. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

29.
Gisele Gonçalves Pereira. Análise das histórias em quadrinhos na perspectiva discursiva - IX Jornada Científica da FAZU. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

30.
Borges, D.S.; Neto, E. A. A.; Brás, J.F VII Seminário de Let. Possíveis Leituras do cartum de Lézio Júnior. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

31.
PEREIRA, G.G.. Histórias em quadrinho: um bom instrumento de reflexão dentro da sala de aula. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

32.
VIII Jornada Científica da FAZU. Análise de vídeos das sandálias havaianas na perpectiva discursiva. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

33.
XIII Porteira Adentro. Palavras mágicas. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

34.
Ana Paula da Silva Santos. Nivelamento acadêmico de Língua Portuguesa. 2009. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

35.
XII Porteira Adentro. Contação de Histórias: a arte de contar e interpretar. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

36.
XII Porteira Adentro. Contação de História. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

37.
XII Porteira Adentro. Leia e passe adiante. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

38.
Welisson Marques. O funcionamento da memória discursiva em A Second Life Petista. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

39.
Marcelo Maciel de Almeida. A formação de professores de Língua Portuguesa em cursos de Letras - da incomplitude à desestabilização de identidades. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.

40.
Ana Paula da Silva Santos. Nivelamento acadêmico em Língua Portuguesa. 2007. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Letras) - Faculdades Associadas de Uberaba. Orientador: Kátia Maria Capucci Fabri.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FREITAS, F. M. S. ; FREITAS, H. C. ; FABRI, K. M. C. ; FABRI, K. M. C. . Práticas de linguagem: gêneros textuais. 1. ed. Uberaba: Produção de Materiais Didáticos-Uniube, 2017. v. 01. F114pp .



Outras informações relevantes


Membro do Colegiado do Curso de Letras no ano de 2013 até atualmente. 
Membro do N.D.E Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras no ano de 2013 até atualmente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 21:05:58