Alexandre Mota da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7598501184230461
  • Última atualização do currículo em 28/06/2018


Graduado em publicidade e propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993) com ênfase de formação e atuação profissional em comunicação visual, direção de arte e criação publicitária. Especialista em "Novas Tecnologias em Comunicação" pelo UNI-BH e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Desde 1999 é professor de disciplinas na área de comunicação visual, direção de arte, produção gráfica e criação publicitária. Coordenador do curso de publicidade e propaganda em duas instituições de ensino diferentes, sendo eleito por dois mandatos para coordenação na PUC Minas, onde atuou até 2016. Atualmente é professor titular da PUC Minas no curso de Publicidade e Propaganda nas disciplinas de direção de arte, introdução à publicidade, criação publicitária e comunicação visual e atua como profissional free-lancer na área de design e criação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Mota da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Alexandre Mota da


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2004
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A tipografia do texto. análise comparativa da tipografia em capas de revista,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Professor Doutor Paulo Bernardo Vaz.
Palavras-chave: Design; tipografia; linguagem; comunicação visual.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Setores de atividade: Outro.
2000 - 2000
Especialização em Novas Tecnologias Em Comunicação. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Título: Hipermídia: planejamento e execução de eventos.
Orientador: Professor Doutor Helton Gonçalves de Souza.
1989 - 1993
Graduação em publicidade e propaganda.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Programação visual de espaços.
Orientador: Gloria Gomide.




Formação Complementar


2015 - 2016
Letras.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
2008 - 2008
Criação para criativos e gestores de comunicação. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Direção de arte em Cinema. (Carga horária: 24h).
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, UNI-BH, Brasil.
2005 - 2005
DVD Studio Pro 3.0. (Carga horária: 16h).
Interface - Apple Authorized Certification Center, INTERFACE, Brasil.
2005 - 2005
MAC OS X e I-life. (Carga horária: 16h).
Interface - Apple Authorized Certification Center, INTERFACE, Brasil.
2005 - 2005
Final Cut Pro 4.5. (Carga horária: 54h).
Interface - Apple Authorized Certification Center, INTERFACE, Brasil.
2003 - 2003
Tipocracia. (Carga horária: 9h).
Instituto Brasileiro do Design, IBDESIGN, Brasil.
2003 - 2003
Seminário Tendências do design de notícias.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/2003 - Atual
Ensino, Comunicação Integrada, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
2/2004 - 06/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, São Gabriel.


Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

Atividades

02/2009 - Atual
Direção e administração, Departamento de ciências da comunicação., .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
8/1999 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de arte
06/2007 - 01/2009
Direção e administração, Departamento de ciências da comunicação., .

Cargo ou função
Sub-Coordenador de Curso.
02/2007 - 01/2009
Extensão universitária , Departamento de ciências da comunicação., .

Atividade de extensão realizada
Agência Júnior de Publicidade e Propaganda.
1/2007 - 06/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Diamantina.


Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2006 - 07/2008
Ensino, Publicidade e propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de arte 2

Nosso Guia Empreendimentos editoriais, NOSSO GUIA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Desenhista, Enquadramento Funcional: publicitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/1992 - 04/1993
Serviços técnicos especializados , Nosso Guia Empreendimentos editoriais, Belo Horizonte.

Serviço realizado
Desenho técnico.


Linhas de pesquisa


1.
Criação publicitária
2.
Design gráfico
3.
Tipografia
4.
Comunicação visual
5.
Criação publicitária
6.
Comunicação Visual


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Novas metodologias de ensino no design
Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido durante 3 meses em parceria com a Universidade do Porto através do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Novos diálogos em técnicas de Design, Arte e Multimídia
Descrição: Grupo de pesquisa com registro CNPQ.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Comunicação digital e interatividade
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Alexandre Mota da Silva - Coordenador.Financiador(es): Centro Universitário de Belo Horizonte - Remuneração.


Projetos de extensão


2016 - 2016
A REINTEGRAÇÃO E A RESSOCIALIZAÇÃO DA PESSOA PRIVADA DA LIBERDADE
Descrição: Dentro dos princípios que norteiam sua atuação, a PUC Minas compromete-se com a promoção do bem comum, da dignidade do ser humano, com a justiça social e com a integração de seus três grandes pilares: ensino, pesquisa e extensão (conforme http://www.pucminas.br/portal/index_padrao.php?pagina=990). A Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) mostra-se também claramente integrada a tais princípios, que marcam a trajetória de ?uma escola nascida em uma época de repressão, que tinha como ideal maior a liberdade de expressão. Com essa proposta, alunos e mestres tiveram a oportunidade de dialogar e criar, juntos, um espaço de reflexão crítica e de resistência? (conforme http://www.fca.pucminas.br/noticias/42anos/). Assim também, dentro desse espírito e da determinação em promover o engajamento crítico de seus alunos, na necessidade de integrá-los não puramente aos interesses do mercado, mas procurando desenvolver neles o senso de solidariedade, de interlocução profícua com a sociedade e de justiça, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda oferecidos na unidade São Gabriel, em conformidade com o projeto pedagógico que lhes dá sustentação, enxergam que, na atualidade, ?a comunicação deixa de ser apenas a ferramenta, mas se torna a própria ordem ambivalente de técnica/humanidade, em um cenário que coloca as condições para resgatar um sentido de sociabilidade fundante do ato comunicacional? (Projeto Pedagógico Comunicação Social, p. 16). Os referidos cursos da unidade São Gabriel, portanto, têm princípios e objetivos associados à interlocução e à parceria com instituições como o INESPE. ?O INESPE ? Instituto Nova-Limense de Estudos do Sistema Penitenciário é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos e de caráter privado, que surgiu do propósito de ampliar as discussões e colaborar para a humanização e aperfeiçoamento dos processos penais? (Estatuto do INESPE). O referido instituto busca discutir soluções para o sistema penitenciário, envolvendo diferentes áreas de conhecimento que compõem seus onze observatórios, a saber: Segurança Pública, Educação, Saúde, Egresso, Engenharia e Arquitetura, Direito, Criança e Adolescente, Vitimologia, Mobilização Social, Tecnologia da Informação e Administração e Economia (ver http://inespe.comunidades.net/). Sua atuação pressupõe estudos, pesquisas e debates em torno de seus objetivos que abarcam questões relativas à humanização do sistema penitenciário, à reintegração social dos egressos do referido sistema, ao evitamento da reincidência depois do retorno ao convívio social, além de ações para a prevenção da criminalidade. Tendo em vista: - as demandas do referido instituto, que procurou a PUC Minas (área de Comunicação Social), com o propósito de desenvolver cooperação; - o desenvolvimento de atividades de extensão, envolvendo parceria, a exemplo da recentemente estabelecida entre a PUC Minas, através dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da unidade São GabrieL, e o Instituto Nossa BH; - a necessidade de articulação dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda com o terceiro setor; - a ampliação da própria concepção da área de atuação da comunicação, que pode ser concebida também como agente de mobilização social; - o projeto pedagógico dos cursos de comunicação da PUC Minas São Gabriel, em que se destaca uma formação humanista e busca-se um egresso capaz de atuar ?nas organizações do mercado, da sociedade civil e nas instituições públicas, de forma a contribuir para a geração de capital social? (Projeto Pedagógico Comunicação Social, p. 16); - o objetivo de ?valorizar o intercâmbio com órgãos públicos e privados e agências não governamentais, articulando redes ou parcerias, sob a forma de convênios, consórcios ou outros termos jurídicos?, de acordo com a Política de Extensão Universitária da PUC Minas (http://www.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI2.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Alexandre Mota da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Criação Publicitária.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Design Gráfico.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Professor homenageado, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2008
Professor Homenageado, PUCMINAS.
2008
Professor Homenageado, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2008
Professor Homenageado, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2007
Patrono, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2007
Professor homenageado, Centro universitário de Belo Horizonte.
2007
Professor Homenageado, PUMINAS.
2007
Professor orientador de 20 trabalhos finalistas., CRIAFEST-MG.
2006
Professor orientador - Agência Júnior, Mercosur - ExpocomSur.
2006
Professor orientador de 2 trabalhos finalistas, Expocom.
2006
Professor homenageado, Centro Universitário de Belo Horizonte.
2005
Professor Orientador em 15 trabalhos finalistas, Criafest-MG.
2005
Professor orientador de 2 trabalhos finalistas, Expocom.
2004
Professor orientador de 3 finalistas, Expocom.
2003
Professor orientador - jornal impresso, Expocom.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Alexandre Mota da. Identidade Corporativa. Aspectos básicos para a criação de identidades visuais. In: Intercom, 2011, Recife. Anais do Congresso Brasileiro de Comunicação - Intercom 2011, 2011.

2.
SILVA, Alexandre Mota da. Direção de arte: construção e análise de anúncios publicitários impressos.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2008.

3.
SILVA, Alexandre Mota da. Discussão metodológica e analítica acerca da composição visual de anúncios publicitários. In: iNTERCOM, 2007, SANTOS. Anais do XXX Copngresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: intercom, 2007. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Alexandre Mota da. Discussão metodológica e analítica acerca da composição visual de anúncios publicitários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, Alexandre Mota da. O uso da criação publicitária como ferramenta estratégica.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Alexandre Mota da. Tudo em Geral (www.tudoemgeral.pro.br). 2007. (Website).

2.
SILVA, Alexandre Mota da. TIC TAC. A criação publicitária correndo contra o tempo.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, Alexandre Mota da. Temas para refletir. 2005. (Editoração/Livro).

4.
SILVA, Alexandre Mota da. 50 anos da Rádio Itatiaia. 2004. (Editoração/Livro).

5.
SILVA, Alexandre Mota da. Cultura em fluxo. Novas mediações em rede. 2004. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, Alexandre Mota da. Momentos e Pensares. 2006 (Cd).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Anna Luiza, Iara Wolbert, Isabella Damasceno, Mariana Cristi.Marketing Sensorial. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Diego Manduca, Fabiano Gomes, Luana Godinho, Mariana Cerquei.Análise e pesquisa do reposicionamento da marca Patogê.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Ana Paula Ricardo, Carina Perdigão, Júnio Pinheiro, Márcia H.A comunicação da Novalgina após a entrada dos genéricos no Mercado Brasileiro.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Paulo Márcio Machado Júnior, Wallace Cristian de Souza..Plano de comunicação para AGF Saúde. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Estácio de Sá.

5.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Ariane Alves, Bernardo Silveira, Clarissa Funghi, Daniel de.Campanha de Reforço da Marca Usiminas Belas Artes Cinema. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

6.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Alexandre de Oliveira Cunha, Carolina Braga Kascher, Carolin.Belo Horizonte Sistema - BHS Posicionamento de Mercado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

7.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Equipe Dizpositivo.Equipe dizpositivo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

8.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Equipe Grito.Equipe Grito. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

9.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Aquarela.Equipe Aquarela. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

10.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Eduardo Ludendroff Trópia, Felipe de Ávila Franco, Fernanda.Quatrozeroquatro Estúdio Web Experimental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

11.
SILVA, Alexandre Mota da; COSTA, Alexandre Teixeira da. Participação em banca de Gabriella De Silva Costa.Mensagem Subliminas e a sua utilização na propaganda. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

12.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Artéria Agência Experimental.Marketing de Produto. Campanha de posicionamento de produto e expansão da marca.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

13.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Elo Agência Experimental.Marketing de Farináceos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

14.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Parangolé Agência Experimental.Marketing de produtos e serviços. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

15.
SILVA, Alexandre Mota da. Participação em banca de Elaine Cruz Soares, Eurimar Cunha, Fernanda Oliveira Alves,.Marketing Esportivo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores e Publicidade e Propaganda. 2014. (Encontro).

2.
Semana Internacional de Criação Publicitária. 2008. (Congresso).

3.
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Direção de arte em publicidade: construção e análise de anúncios publicitários. 2008. (Congresso).

4.
I Workshop de Pesquisa e Extensão do DCC UNI-BH.A criação publicitária estratégica. 2007. (Outra).

5.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Discussão metodológica e analítica acerca da composição visual de anúncios publicitários. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina de Souza, Joyce Lara, Jussara Lage, Mariana Tho. COCA-COLA: Uma Análise sobre as Estratégias Publicitárias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

2.
Arlen Marques, Roberto Marques, Rone Cavalier, Thiago Peixot. Sundown Motos: estudo de caso da publicidade digital. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

3.
Larissa Maciel de Oliveira, Ludmila Ximenes de Resende. Publicidade digital e second life. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

4.
Equipe Neon. Equipe Neon. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

5.
Gaia. Equipe Gaia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

6.
Adriana corrêa, Bruna vasconcelos, Cristiano borges. Posicionamento mercadológico da agências de viagens STB. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

7.
Amanda A. N. P. M. S. R. Vieira, André Coelho Fernandes, Bru. Colégio Santa Branca. Campanha para fortalecer o posicionamento da marca no mercado.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

8.
Alexandre de Oliveira Cunha, Carolina Braga Kascher, Carolin. Belo Horizonte Sistema - BHS Posicionamento de Mercado. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

9.
Ariane Alves, Bernardo Silveira, Clarissa Funghi, Daniel de. Campanha de Reforço da Marca Usiminas Belas Artes Cinema. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

10.
Bruno Lana, Danielle Corsino, Danuza Maia, Fernanda Batista. Comunicação e saúde. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

11.
Ana Paula Santos, Bruno Carvalho, Carolina, Cangussu.... A construção do imaginário simbólico nas campanhas publicitárias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

12.
Eduardo Ludendroff Trópia, Felipe de Ávila Franco, Fernanda. Quatrozeroquatro Estúdio Web Experimental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Belo Horizonte. Orientador: Alexandre Mota da Silva.

13.
Adauto Neto. RC COLA. Análise e releitura da estratégia da campanha de lançamento no Brasil.. 2004. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Alexandre Mota da Silva.



Outras informações relevantes


Membro da Comissão Julgadora do Prêmio ABERJE Minas - 2005 - 1ª e 2ª fase.
Elaborador de provas para concursos públicos na área de comunicação. (Assembléia Legislativa MG, PRODEMGE, EPAMIG, FUNED...)
Membro do Comitê científico do Curso de Publicidade e Propaganda para avaliação de projetos de pesquisa e extensão.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 7:50:13