Fernanda Tebexreni Orsati

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9115397040310997
  • Última atualização do currículo em 15/05/2018


Fernanda é pós Doutoranda e professora do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisadora associada ao Hussman Institute for Autism, em Baltimore, MD, USA. Ela finalizou Ph.D. em Educação Especial pela Syracuse University (NY, USA). Ela graduou-se em Psicologia e fez seu o mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, ambos na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fernanda combina ensino, preparação de professores, pesquisa, consultoria a escolas e trabalho na comunidade. Ela tem experiência na área de psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação alternativa, suporte a comportamento, autismo e outras deficiências, educação inclusiva e treinamento de pais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Tebexreni Orsati
Nome em citações bibliográficas
ORSATI, F. T.;Orsati, F. T.;ORSATI, FERNANDA TEBEXRENI;ORSATI, FERNANDA T.;ORSATI, FERNANDA


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Educação Especial.
Syracuse University, SYR, Estados Unidos.
Título: A Blueprint for Kindergarteners' Educational Trajectories: The Power of Discursive Practices in Constructing Students' Stories Based on Behaviors, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Dr. Julie Causton.
Bolsista do(a): Syracuse Univeristy, SU, Estados Unidos.
2005 - 2007
Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento.
Universidade Mackenzie, UPM, Brasil.
Título: Correlação entre Habilidades Executivas e Rastreamento Ocular em Crianças e Adolescentes com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Prof. Dr. Elizeu Coutinho de Macedo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Psicologia.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Bolsista do(a): MackPesquisa, MACKPESQUISA, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2017 - 2017
PEERs - Social Skills for Young Adults with Autism.
Universidade California Los Angeles, UCLA, Estados Unidos.
2015 - 2015
Project ImPACT.
University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2015 - 2015
Pivotal Response Treatment Level II.
Koegel Autism PRT Certification, PRT, Estados Unidos.
2014 - 2014
Autism Diagnostic Interview Revised Training.
WPS Publishing, WPS, Estados Unidos.
2008 - 2012
Disability Studies.
Syracuse University, SYR, Estados Unidos.
2003 - 2004
Extensão universitária em Iniciação Científica. (Carga horária: 20h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2002 - 2004
Extensão universitária em Psicologia Hospitalar. (Carga horária: 180h).
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ISCMSP, Brasil.


Atuação Profissional



Hussman Institute for Autism, HI, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parcial

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Associate Clinical Researcher, Enquadramento Funcional: Full time, Carga horária: 40

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Supports Department, .


University of Maryland Baltimore County, UMBC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Adjunct Professor of Psychology


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Parcial
Outras informações
Professor da Pós Graduação em Psicopedagogia

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor horista visitante da Pos Graduação

Atividades

09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Chancelaria, Pós Graduação em Disturbios do Desenvolvimento.


Syracuse University, SYR, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Invited professor

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduate Assistant, Carga horária: 20

Atividades

05/2013 - 08/2014
Ensino, Inclusive and critical special education, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Equity and Access in Education: A Critical Examination of Inclusive Education on Five Continents
Inclusive Education in Brazil


Linhas de pesquisa


1.
 Conduct research and develop programs related to communication, behavior, inclusion, and training for educators and parents concerning autism
2.
Compreensao de praticas naturalisticas baseadas em evidencia nos Transtornos do Desenvolvimento


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Coaching parents on effective communicative access for individuals with autism using iPads
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) .
Integrantes: Fernanda Tebexreni Orsati - Coordenador / Ashlyn Smith - Integrante / Casey Woodfield - Integrante / John Hussman - Integrante.
2014 - 2016
How to positively support individuals with autism that present challenging behaviors
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Fernanda Tebexreni Orsati - Coordenador / John Hussman - Integrante.
2011 - 2012
Research and training on communication strategies for people with autism
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Core funding for the Institute for Communication and Inclusion
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Psicologia. Teoria e Prática
2013 - 2016
Periódico: The Review of Disability Studies


Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Maryland Coalition for Inclusive Education


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Classroom Discourse
2013 - 2016
Periódico: Review of Disability Studies
2015 - Atual
Periódico: British Journal of Education, Society & Behavioural Science
2016 - 2016
Periódico: International Journal of Inclusive Education


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Premiação como pôster do II Congresso Internacional de Neuropsicologia e IX Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, SBNP.
2003
Melhor trabalho na área de Ciências Humanas do VII INIC, Universidade do Vale do Paraíba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SUBRAMANIAN, KRISHNA2017SUBRAMANIAN, KRISHNA ; BRANDENBURG, CHERYL ; ORSATI, FERNANDA ; SOGHOMONIAN, JEAN-JACQUES ; HUSSMAN, JOHN P. ; BLATT, GENE J. . Basal ganglia and autism - a translational perspective. Autism Research, v. 1, p. 1, 2017.

2.
ORSATI, F. T.2016ORSATI, F. T.; ASHBY, C. . Listening to important voices: The life stories of mothers of individuals who type to communicate. Considering Disability Journal, v. 1, p. 1, 2016.

3.
ORSATI, FERNANDA TEBEXRENI2015ORSATI, FERNANDA TEBEXRENI. Control, membership and consequences: Analysis of discursive practices to respond to behaviors of kindergartners with disabilities. Classroom Discourse, v. 6, p. 124-142, 2015.

4.
ORSATI, F. T.2015ORSATI, F. T.; CAUSTON, J. . A Blueprint for an Educational Trajectory: The Power of Discourse in Constructing ?Naughty? and ?Adorable? Kindergarten Students.. WORLD ACADEMY OF SCIENCE, ENGINEERING AND TECHNOLOGY, v. 105, p. 3053, 2015.

5.
MECCA, TATIANA PONTRELLI2014MECCA, TATIANA PONTRELLI ; ORSATI, FERNANDA TEBEXRENI ; MACEDO, ELIZEU COUTINHO DE . Non-Verbal Cognitive Profile of Young Children with Autism Spectrum Disorders. Psychology, v. 05, p. 1404-1417, 2014.

6.
ORSATI, FERNANDA T.2014ORSATI, FERNANDA T.. Against the Standards: Analyzing Expectations and Discourse of Educators regarding Students with Disabilities in a Kindergarten Classroom. Education Research International, v. 2014, p. 1-10, 2014.

7.
ORSATI, F. T.2013ORSATI, F. T.. Acomodações, modificações e práticas efetivas para a sala de aula inclusiva. Temas sobre Desenvolvimento, v. 19, p. 213, 2013.

8.
ORSATI, F. T.;Orsati, F. T.;ORSATI, FERNANDA TEBEXRENI;ORSATI, FERNANDA T.;ORSATI, FERNANDA2012ORSATI, F. T.; CAUSTON-THEOHARIS, J. . Challenging Control: inclusive teachers? and teaching assistants? discourses on students with challenging behavior. International Journal of Inclusive Education, v. 1, p. 13603116.2012.6, 2012.

9.
TEIXEIRA, M. C. T. V.2011TEIXEIRA, M. C. T. V. ; ORSATI, F. T. ; Chappaz, I. O. ; Emerich, D. R. ; Kim, C. A. ; Gatto, K. R. ; Rimério, R. C. . A description of adaptive and maladaptive behaviour in children and adolescents with Cri-du-chat syndrome. JIDR. Journal of Intellectual Disability Research (Print), v. 55, p. 132-137, 2011.

10.
CAUSTON-THEOHARIS, J.2011CAUSTON-THEOHARIS, J. ; THEOHARIS, G. ; COSIER, M. ; ORSATI, F. T. . Does self-contained special education deliver on its promises? A critical inquiry into research and practice.. Journal of Special Leadership Education, v. 24, p. 61, 2011.

11.
ORSATI, F. T.;Orsati, F. T.;ORSATI, FERNANDA TEBEXRENI;ORSATI, FERNANDA T.;ORSATI, FERNANDA2009ORSATI, F. T.; MECCA, T. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; MACEDO, E. C. . Face perception in children and adolescents with Pervasive Developmental Disorders. PAIDÉIA (USP. RIBEIRAO PRETO. IMPRESSO), v. 19, p. 349, 2009.

12.
ORSATI, F. T.;Orsati, F. T.;ORSATI, FERNANDA TEBEXRENI;ORSATI, FERNANDA T.;ORSATI, FERNANDA2009ORSATI, F. T.; MECCA, T. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; MACEDO, E. C. . Face perception in children and adolescents with Pervasive Developmental Disorders: Eye tracking in social and non-social pictures. Psicologia. Teoria e Prática, v. 11, p. 131, 2009.

13.
TEIXEIRA, M. C. T. V.2008TEIXEIRA, M. C. T. V. ; D?ANTINO, M. E. F. ; ORSATI, F. T. ; FRANCO, A. H. J. ; CIARLEGLIO, I. M. ; ANDREONI, F. F. ; AMARAL, V. A. . Inclusão escolar na prática de escolas inclusivas. Encontro (Santo André), v. 11, p. 199-222, 2008.

14.
MACEDO, E. C.2007MACEDO, E. C. ; COVRE, P. ; ORSATI, F. T. ; OKADA, M. ; SCHWARTZMAN, J. S. . Análise dos padrões dos movimentos oculares em tarefas de busca visual: efeito da familiaridade e das características físicas do estímulo. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 70, p. 31-36, 2007.

15.
Fregni, F2007Fregni, F ; ORSATI, F. T. ; PEDROSA, W. ; FECTEAU, S. ; TOMÉ, F. ; NITSCHE, M.A. ; MECCA, T. ; MACEDO, E. C. ; PASCUAL-LEONE, A. ; BOGGIO, P. . Transcranial direct current stimulation of the prefrontal cortex modulates the desire for specific foods. Appetite, v. 1, p. 18243412, 2007.

16.
VALLE, A.C.2007VALLE, A.C. ; DIONISIO, K. ; PITSKEL, N.B. ; PASCUAL-LEONE, A. ; ORSATI, F. T. ; FERREIRA, M.J. ; BOGGIO, P. ; LIMA, M.C. ; RIGONATTI, S.P. ; Fregni, F . Low and high frequency repetitive transcranial magnetic stimulation for the treatment of spasticity. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 48, p. 534-538, 2007.

17.
NIKAEDO, C.2006NIKAEDO, C. ; MACEDO, E. C. ; DIANA, C. ; LUKASOVA, K. ; KURIYAMA, C. ; ORSATI, F. T. ; CAPOVILLA, F. ; NATALLE, L. . Nível de Leitura e Compreensão de Sentenças Faladas no Ensino Fundamental: Diagnóstico Diferencial dos Problemas de Leitura. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 23, p. 107-115, 2006.

18.
MACEDO, E. C.2005MACEDO, E. C. ; CAPOVILLA, F. ; NIKAEDO, C. ; ORSATI, F. T. ; LUKASOVA, K. ; CAPOVILLA, A. G. ; DIANA, C. . Teleavaliação da habilidade de leitura no ensino infantil e fundamental. Revista de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 9, n.1, p. 127-134, 2005.

19.
BRUSCATO, W. L.2004BRUSCATO, W. L. ; KITAYAMA, M. M. ; ORSATI, F. T. ; MACHADO, F. S. . Estudo da População Fraturada devido a Acidentes de Trânsito Internada na Santa Casa de São Paulo. Revista de Psicologia Hospitalar, no prelo, v. 1, p. 1, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ORSATI, F. T.; MECCA, T. ; DIAS, N. ; ALMEIDA, R. ; MACEDO, E. C. . Práticas para a sala de aula baseadas em evidências. 1. ed. São Paulo: Memnon, 2015. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
Orsati, F. T.. Funções sensorio-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. In: Cleonice Bosa; Maria Cristina Teixeira. (Org.). Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2017, v. , p. 205-.

2.
Orsati, F. T.; NIKAEDO, C. . Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo. Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Hogrefe, 2017, v. , p. 255-.

3.
ORSATI, F. T.. Humanistic practices to understand and support students? behaviors: A disability studies in education framework. In: Cosier, M. & Ashby, C. (Org.). Enacting change from within: Disability studies meets teaching and teacher education.. 1ed.New York: Peter Lang, 2016, v. 1, p. 131-.

4.
ORSATI, F. T.; SHALLISH, L. . Beyond Accommodations: The Intersections of a Study Abroad Program in Brazil, Teacher Preparation and Global Consciousness.. In: Donna M. Velliaris;Deborah Coleman-George. (Org.). Handbook of Research on Study Abroad Programs and Outbound Mobility (Advances in Higher Education and Professional Development). 1ed.: IGI Global, 2016, v. 1, p. 578-.

5.
PIZA, C. M. T. ; NIKAEDO, C. ; Orsati, F. T. . Contribuições da Avaliação Dinâmica para Reabilitação Neuropsicológica. In: Tisser, L., Bueno, O., Bolognani, S. & Frison, T. (Org.). Teoria e Prática na Reabilitação Neuropsicológica. 1ed.São Paulo: Vetor, 2016, v. , p. 49-.

6.
Orsati, F. T.. Humanistic practices to understand and support students? behaviors: A disability studies in education framework.. In: Christine Ashby; Meghan Cosier. (Org.). Enacting change from within: Disability studies meets teaching and teacher education. 1ed.: , 2016, v. , p. 130-.

7.
ORSATI, F. T.. Incluindo estudantes com deficiência intelectual na sala de aula. In: Mecca & Dias. (Org.). Contribuições da psicologia e neuropsicologia à intervenção no contexto escolar.. 1ed.São Paulo: Memnon, 2015, v. 1, p. 1-.

8.
BIKLEN, D. ; ORSATI, F. T. ; BACON, J. . A Disability Studies Frame for Research Approaches in Special Education. In: Lani Florian. (Org.). SAGE Handbook of Special Education. 1ed.London: SAGE Publications, 2014, v. 2, p. 351-.

9.
MACEDO, E. C. ; ORSATI, F. T. . Comunicação Alternativa. In: J.S. Schwartzman, C. Araujo. (Org.). Transtornos do Espectro do Autismo. 1ed.: , 2011, v. , p. 31-.

10.
SCHWARTZMAN, J. S. ; ORSATI, F. T. ; MACEDO, E. C. . Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: conceituação e critérios diagnósticos. In: Alexa L. Sennyey; Fernando C. Capovilla; José M. Montiel.. (Org.). Transtornos de aprendizagem: da avaliação à reabilitação. 1ed.: , 2009, v. , p. 31-.

11.
MACEDO, E. C. ; ORSATI, F. T. . Avaliação Neuropsicológica e intervenções nos transtornos invasivos do desenvolvimento. In: Alexa L. Sennyey; Fernando C. Capovilla; José M. Montiel. (Org.). Transtornos de aprendizagem: da avaliação à reabilitação.. 1ed.: , 2009, v. , p. 47-.

12.
SCHWARTZMAN, J. S. ; ORSATI, F. T. ; MACEDO, E. C. . Transtornos invasivos do desenvolvimento: conceituação e critérios diagnósticos. In: Alexa L. Sennyey; Fernando C. Capovilla; José M. Montiel. (Org.). Transtornos de aprendizagem - da avaliação à reabilitação. São Paulo: Artes Médicas, 2008, v. 1, p. 31-37.

13.
ORSATI, F. T.; MACEDO, E. C. . Avaliação neuropsicologica e intervenções nos transtornos invasivos do desenvolvimento. In: AlexaL. Sennyey; Fernando C. Capovilla; José M. Montiel. (Org.). Trantornos de aprendizagem - da avaliação à reabilitação. Sâo Paulo: Artes Médicas, 2008, v. 1, p. 47-53.

14.
ORSATI, F. T.; MACEDO, E. C. . Neuropsychological assessment and intervention in the Pervasive Developmental Disorders. In: A.L. Sennyey, F.C. Cappovilla, J.M. Montiel. (Org.). Transtornos de aprendizagem: Da avaliação a reabilitação. 1ed.São Paulo: Artes Médicas, 2008, v. , p. 47-.

15.
ORSATI, F. T.; MACEDO, E. C. . Novos paradigmas na avaliação neurosicológica: análise dos movimentos oculares na avaliação nos transtornos invasivos do desenvolvimento. In: Eliane Correa Miotto; Mara Cristina Souza de Lucia; Milberto Scaff. (Org.). Neuropsicologia e as Interfaces com as Neurociências. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, v. 1, p. 249-256.

16.
LUKASOVA, K. ; MACEDO, E. C. ; NIKAEDO, C. ; ORSATI, F. T. ; DIANA, C. ; CAPOVILLA, F. . Avaliação de Compreensão de Leitura Silenciosa via internet (WWW). In: Luiza Elena Ribeiro do Valle. (Org.). Neuropsicologia e Aprendizagem: Para viver melhor. Ribeirão Preto: , 2005, v. , p. -.

17.
ORSATI, F. T.; CAPOVILLA, A. G. ; MACEDO, E. C. ; DIANA, C. ; NIKAEDO, C. ; LUKASOVA, K. ; CAPOVILLA, F. . Avaliação da eficácia da versão computadorizada do Teste de Nomeação de Figuras por Escrita na WWW (World Wide Web). In: Luiza Elena Ribeiro do Valle. (Org.). Neuropsicologia e Aprendizagem: Para viver melhor. : , 2005, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ORSATI, F. T.. 5000 from Brazil. Education Exchange, p. 14 - 15, 01 fev. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ORSATI, F. T.; MACEDO, E. C. . Avaliação Neurospsicológica nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. In: VII Congresso Brasileiro de Autismo, 2006, Fortaleza. VII Congresso Brasileiro de Autismo, 2006.

2.
ORSATI, F. T.; MECCA, T. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; BRUNONI, D. ; MACEDO, E. C. . Avaliação Neuropsicológica nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: Estudos de Habilidades Executivas e Linguagem. In: XVIII Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2006, Guarujá. XVIII Congresso Brasileiro de Genética Clínica, 2006.

3.
ORSATI, F. T.; POLO, M. R. ; MACEDO, E. C. ; WIERMAN, B. . Desenvolvimento de Instrumento para Avaliação de Leitura Silenciosa On-line. In: V Encontro de Iniciação Científica e 8ª Amostra de Pós-Graduação, 2004, São Paulo. Anais do V Encontro de Iniciação Científica e 8ª Amostra de Pós-Graduação, 2004.

4.
ORSATI, F. T.; NIKAEDO, C. ; MACEDO, E. C. ; CAPOVILLA, F. ; DIANA, C. . Development of a Test Battery to access deaf language skills via WWW. In: WebMidia - X Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, 2004, Ribeirão Preto. WebMedia & LA - Web - Joint Conference 2004, 2004. v. 1. p. 118-124.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ORSATI, F. T.; SMITH, A. ; WOODFIELD, C. ; HUSSMAN, J. . Coaching Parents on Effective Communicative Access for Individuals with Autism through the Use of iPads ? Preliminary Results.. In: American Educational Association 2018 Annual Conference, 2018, Nova Iorque. American Educational Association 2018 Annual Conference, 2018.

2.
ORSATI, F. T.; WOODFIELD, C. . ?A Two-Way Street': Experiences of Parents of Children With Autism Learning to Support Communication Access. In: American Educational Association 2018 Annual Conference, 2018, Nova Iorque. American Educational Association 2018 Annual Conference, 2018.

3.
ORSATI, F. T.; SMITH, A. ; WOODFIELD, C. ; HUSSMAN, J. . Coaching Parents on Effective Communicative Access for Individuals with Autism through the Use of iPads.. In: IMFAR, 2017, São Francisco. IMFAR 2017, 2017. v. 1. p. 1.

4.
ORSATI, F. T.. Coaching parents and teachers how to positively support individuals with autism that present challenging behaviors. In: AERA, 2017, Santo Antonio. AERA 2017, 2017.

5.
ORSATI, F. T.. Developing effective supports for communication for youth with autism. In: Simposio Latinoamericano de Investigación en Trastornos del Espectro Autista, 2016, Buenos Aires. Simposio Latinoamericano de Investigación en Trastornos del Espectro Autista 2016, 2016.

6.
ORSATI, F. T.. Why Does it Matter to Include Youth With Disabilities in Out of School Time Programs? Intersection of Disability and Race Biases.. In: Council of Parents, Advocates and Attorneys Annual Conference, 2016, Philadelphia. Council of Parents, Advocates and Attorneys Annual Conference 2016, 2016.

7.
ORSATI, F. T.; STAROWICZ, R. . Meaningful Communication for Individuals with Autism: From Disability Rights to Current Effective Practices. In: Disability Studies in Education Conference, 2015, Chicago. Disability Studies in Education Conference 2015, 2015.

8.
ORSATI, F. T.; ROOD, C. . A recipe for success: Active ingredients of presuming competence.. In: Disability Studies in Education Conference, 2015, Chicago. Disability Studies in Education Conference 2015, 2015.

9.
ORSATI, F. T.. Educators as Mirrors: Discourse appropriation by students with behavior issues? classmates. In: AERA 2015, 2015, Chicago. AERA 2015, 2015.

10.
ORSATI, F. T.. Discourse appropriation by students with behavior issues? classmates.. In: TASH, 2014, Washington. TASH 2014, 2014.

11.
ORSATI, F. T.. A blueprint of power and control: Ethnographic study of educators? discourse in a kindergarten classroom. In: AERA 2014, 2014, Philadelphia. AERA 2014, 2014.

12.
ORSATI, F. T.; ASHBY, C. . Important voices in education: Listening to the life stories of mothers of individuals who type to communicate. In: AERA 2014, 2014, Philadelphia. AERA 2014, 2014.

13.
ORSATI, F. T.; SHALLISH, L. . Beyond Accommodations: The Intersections of a Study Abroad Program, Teacher Preparation and Global Consciousness. In: AERA 2014, 2014, Philadelphia. AERA 2014, 2014.

14.
ASHBY, C. ; JUNG, E. ; VROMAN, K. ; REUTEMMAN, C. ; ORSATI, F. T. . The Complicated Interplay of Independence, Interdependence and Agency. In: AERA 2014, 2014, Philadelphia. AERA 2014, 2014.

15.
ORSATI, F. T.; ROOD, C. . Unproductive 'Others' and 'Wasteful' Knowledge: Deconstructing Urban and Special Education. In: Society for Disability Studies 2013 Annual Conference, 2013, Orlando, FL. Society for Disability Studies 2013 Annual Conference, 2013.

16.
Orsati, F. T.; BURKE, J. . ?Your knowledge is my power:? Facilitated communication training as a response to the movement/executive issues described for and by people with autism. In: ISAAC Conference, 2012, Pittsburg, PA. ISAAC Conference, 2012.

17.
Orsati, F. T.. Entrando sem pedir licença?: Effective model of psychological consultation in inclusive classroom.. In: ABRAPEE Conference, 2012, São Paulo. ABRAPEE Conference, 2012.

18.
Orsati, F. T.. Challenging Control: Critical discourse analysis of inclusive teachers? and teaching assistants? language about students with challenging behavior.. In: Pacific Rim Conference, 2012, Honolulu, HI. Pacific Rim Conference, 2012.

19.
ASHBY, C. ; JUNG, E. ; ORSATI, F. T. ; REUTEMMAN, C. . Making the dance look easy: Lessons learned from highly skilled facilitated communication trainers. In: 2012 TASH Conference, 2012, Long Beach, CA. 2012 TASH Conference, 2012.

20.
ASHBY, C. ; JUNG, E. ; REUTEMMAN, C. ; ORSATI, F. T. . Achieving greater physical independence when typing to communicate: A training study. In: 2012 TASH Conference, 2012, Long Beach, CA. 2012 TASH Conference, 2012.

21.
Orsati, F. T.; ASHBY, C. . Important Voices: Listening life stories of mothers of individuals who type to communicate.. In: TASH 2011, 2011, Atlanta, GO. TASH 2011, 2011.

22.
Orsati, F. T.; CAUSTON-THEOHARIS, J. . Challenging Control: Inclusive Teachers? and Teaching Assistants? Discourses on Students with ?Challenging Behavior.?. In: Society for Disabilities Studies Conference, 2011, San Jose, CA. Society for Disabilities Studies Conference, 2011.

23.
Orsati, F. T.; BACON, J. ; KHATER, H. ; FLOYD, S. . Redefining friendship for individuals who use supported typing to communicate.. In: Disability Studies in Education Conference, 2011, Chicago, IL. Disability Studies in Education Conference, 2011.

24.
Orsati, F. T.; CAUSTON-THEOHARIS, J. . ?That student has challenging behavior?: Examining teachers? discourse to describe students with disabilities.. In: Disability Studies in Education Conference, 2011. Disability Studies in Education Conference, 2011.

25.
ORSATI, F. T.; ASHBY, C. . What does research say?: Making sense of the research on facilitated communication.. In: TASH 35th Annual Conference, 2010, Denver, CO. TASH 35th Annual Conference, 2010.

26.
CAUSTON-THEOHARIS, J. ; THEOHARIS, G. ; COSIER, M. ; BULL, T. ; ORSATI, F. T. . The rationale and reality of self-contained special education.. In: American Educational Research Association Annual Conference, 2010, Denver, CO. American Educational Research Association Annual Conference, 2010.

27.
ORSATI, F. T.. Inclusive education in Brazil: Disparity between law and practice.. In: Disability Studies in Education Conference, 2009, Syracuse, NY. Disability Studies in Education Conference, 2009.

28.
ORSATI, F. T.; SCHWARTZMAN, J. S. ; MACEDO, E. C. . The Visual Scanning Pattern of Human Faces: a Precise Diagnostic Instrument in Autism. In: 18th Annual Meeting American Neuropsychiatric Association, 2007, Tucson/Arizona. 18th Annual Meeting American Neuropsychiatric Association, 2007.

29.
BOGGIO, P. ; ORSATI, F. T. ; PEDROSA, W. ; FECTEAU, S. ; MECCA, T. ; PASCUAL-LEONE, A. ; MACEDO, E. C. ; Fregni, F . Modulação da compulsão alimentar com aplicação de estimulação transcraniana por corrente contínua. In: II Congresso Internacional de Neuropsicologia e IX Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2007, São Paulo. II Congresso Internacional de Neuropsicologia e IX Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2007.

30.
ORSATI, F. T.; MECCA, T. ; LUKASOVA, K. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; MACEDO, E. C. . A Avaliação Neuropsicológica como uma Possibilidade de Determinação de Padrões Cognitivos nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. In: XXII Congresso Brasileiro de Neurologia, 2006, Recife. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 2006. v. 64. p. 703-703.

31.
ORSATI, F. T.; BRAVO, R. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; BRUNONI, D. ; MERCADANTE, M. T. ; MACEDO, E. C. . Questionário de Comportamento e Comunicação Social (ASQ) para Descrição Comportamental de Crianças com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento. In: XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006. p. 76-76.

32.
ORSATI, F. T.; TOME, F. A. M. . Estudo das mulheres com sobrepeso e obesas atendidas em um hospital público de São Paulo. In: XIII Congresso da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2005, Campinas. XIII Congresso da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2005.

33.
ORSATI, F. T.; SCHWARTZMAN, J. S. ; MACEDO, E. C. . Movimentos oculares e funções executivas: implicações para compreensão dos transtornos invasivos do desenvolvimento. In: VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005, São Paulo. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005. p. 11-11.

34.
ORSATI, F. T.; SCHWARTZMAN, J. S. ; MACEDO, E. C. . Estudo preliminar do padrão de exploração visual em faces humanas: possibilidade diagnóstica para os transtornos invasivos do desenvolvimento.. In: VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005, São Paulo. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Neuropsicologia, 2005. p. 11-11.

35.
ORSATI, F. T.; TOME, F. A. M. . A Importância do Acompanhamento Psicológico para a Cirurgia Bariátrica: Um Estudo de Caso. In: XII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas. XII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis, 2004.

36.
BRUSCATO, W. L. ; KITAYAMA, M. M. ; ORSATI, F. T. ; BAPTISTA-SILVA, A. P. ; DEFRANCO, C. ; PORTUGUEIS, D. ; MACHADO, F. S. ; SARNES, F. M. ; PEDREIRA, G. M. ; TORRES, M. V. . Characterization of the Polifractured Patient´s Psychological Demand. In: American Psychiatric Association 157th Annual Meeting, 2004, Nova York. American Psychiatric Association 157th Annual Meeting, 2004. p. 203-204.

37.
ORSATI, F. T.; NIKAEDO, C. ; BUMAJNY, D. ; FARAT, M. . Esclerose Lateral Amiotrófica. In: V Encontro de Iniciação Científica, 2003, São Paulo. Universidade Presbiteriana Mackenzie - IV Encontro de Iniciação Científica. São Paulo: MackPesquisa, 2003. v. I. p. 271-271.

38.
ORSATI, F. T.; PIZA, C. M. T. ; MACEDO, E. C. . Avaliação das habilidades visuo-construtivas e memória visual em jovens com hidrocefalia. In: IV Congresso de Iniciação Científica, 2003, São Paulo. Universidade Presbiteriana Mackenzie - IV Congresso de Iniciação Científica. São Paulo: Mackpesquisa, 2003. v. I. p. 251-251.

39.
ORSATI, F. T.; MACHADO, F. S. . Estudo da População Fraturada Devido a Acidentes de Trânsito Internada na Irmandade da Santa Casa de São Paulo. In: 1º Congresso Internacional de Iniciação Científica e 3º Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2003, São Paulo. 1º Congresso Internacional de Iniciação Científica e 3º Congresso Nacional de Iniciação Científica. São Paulo: Semesp, 2003. v. 3. p. 1119-1119.

40.
PIZA, C. M. T. ; ORSATI, F. T. ; MACEDO, E. C. . Habilidades de Visuo-Construção e Memória Espacial em Adolescentes com Hidrocefalia. In: VII Encontro de Iniciação Científica, 2003, São José dos Campos. VII INIC, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
ORSATI, F. T.. Avaliação Neuropsicológica e Comportamental nos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ORSATI, F. T.. Novos Paradigmas na avaliação neuropsicológica: análise dos movimentos oculares na Avaliação dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAPOVILLA, A. G. ; MACEDO, E. C. ; ORSATI, F. T. . Avaliação Neuropsicológica do Adulto: Teoria e Implicações Práticas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ORSATI, F. T.. Avaliação Neuropsiclogica em Crianças com Autismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ORSATI, F. T.. Avaliação neuropsicológica nos transtornos invasivos do desenvolvimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ORSATI, F. T.. Uso de instrumentos para diagnóstico diferencial dos problemas de leitura. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MACEDO, E. C. ; DIANA, C. ; LUKASOVA, K. ; NIKAEDO, C. ; ORSATI, F. T. ; BAPTISTA-SILVA, A. P. . Bateria de Avaliação de Leitura e Escrita On-line. 2004.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Orsati, F. T.. Diagnóstico em Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ISAAC Conference. ?Your knowledge is my power:? facilitated communication training as a response to the movement/executive issues described for and by people with autism.. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Orsati, F. T.. Summer Institute of the Institute on Communication and Inclusion. 2013. (Congresso).

2.
ORSATI, F. T.. Autism Summer Institute. 2012. (Congresso).

3.
ORSATI, F. T.. Summer Institute on Communication and Inclusion. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 23:11:20