Carolina Jardim Leão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3566843734241699
  • Última atualização do currículo em 21/12/2016


Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005) e mestrado em Geologia - Paleontologia Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) . Tem experiência de nove anos na área de Geociências com ênfase em Micropaleontologia, principalmente nos seguintes temas: Foraminíferos Bentônicos, Paleoecologia, Quaternário, Bacia de Santos. Atualmente é diretora técnica das áreas de Biologia e Paleontologia da empresa TCP Serviços Ambientais Ltda. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Jardim Leão
Nome em citações bibliográficas
LEÃO, Carolina Jardim

Endereço


Endereço Profissional
TCP Serviços Ambientais Ltda-ME.
Travessa Aracaju, 61, casa 2
São João Batista
93022440 - São Leopoldo, RS - Brasil
Telefone: (51) 5135750255
URL da Homepage: www.tcpgeologia.com.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Geologia.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Interpretações Paleoambientais do Neógeno Superior da Bacia de Santos com base em Foraminíferos Bentônicos.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.
1999 - 2005
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Análise Sazonal de Amebas Testáceas em Lagos da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Rio Grande do Sul, Brasil.
Orientador: Itamar Ivo Leipnitz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Foraminíferos Bentônicos Aglutinantes. (Carga horária: 40h).
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello, CENPES, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Estratigrafia de Seq. Aplicada à Exploração de Pet. (Carga horária: 15h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em 3rd Course on Benthic and Planktonic Foraminifera. (Carga horária: 80h).
International School on Foraminifera, ISF, Itália.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2008 - 2012
Bioestratigrafia e Paleoceanografia do Quaternário do talude continental da Bacia de Santos com base em foraminíferos planctônicos e bentônicos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Itamar Ivo Leipnitz em 15/08/2012.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Carolina Jardim Leão - Integrante / Fabricio Ferreira - Integrante / Itamar Ivo leipnitz - Coordenador / Eduardo da Silva Aguiar - Integrante / Thièrs Porfírio Wilberger - Integrante / Fabiana Karla Almeida - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Ostracodes do Cretáceo Superior da Bacia de Santos
Descrição: As fácies deposicionais do intervalo Maastrichtiano-Santoniano da Bacia de Santos provocam situações de ausência ou má preservação de determinados grupos fósseis, o que dificulta o posicionamento cronoestratigráfico dos intervalos e o estabelecimento de uma estratigrafia de seqüências. O projeto da Bacia de Santos dará enfase a bioestratigrafia dos ostracodes na Bacia de Santos e suas respostas paleoambientais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carolina Jardim Leão - Integrante / Fabricio Ferreira - Integrante / Itamar Ivo leipnitz - Integrante / Gerson Fauth - Coordenador / Ubiratan Ferrucio Faccini - Integrante / Paulo Sérgio Gomes Paim - Integrante / Cristianini T. Bergue - Integrante / Carlos Eduardo Lucas Vieira - Integrante / Simone Baecker Fauth - Integrante / Catia Piovesan - Integrante / Gislaine B. Rodrigue - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Parametrização do baixo vale do rio Doce para modelagem estratigráfica
Descrição: A identificação de canyons associados a vales incisos, no Eoceno da Bacia de Santos, reacendeu o interesse na quantificação dos processos envolvidos na implantação e preenchimento de vales incisos. A região do Baixo Vale do Rio Doce já fora objeto de estudos da Petrobras na década de 70 devido ao desenvolvimento de uma extensa planície costeira e a existência em subsuperfície de depósitos fluviais e estuarinos preenchendo vales. Além dos vales incisos conterem importantes reservatórios, associados a suas fases de preenchimento, os mesmos representam importantes condutos de transferência de sedimentos continentais para áreas bacinais, nesse caso associado às fases de incisão e formação de discordâncias. Assim é fundamental compreender as variações nas taxas de geração de espaço de acomodação e de aporte sedimentar, pois são esses fatores que controlam os episódios deposicionais e de transpasse de sedimentos. Estudos quantitativos destes processos são fundamentais para simulações numéricas de sedimentação baseadas em informações geológicas reais. A conjunção de dados acerca das variações temporais nas taxas de acumulação ou bypass de sedimentos com informações sobre volumes de sedimentos produzidos nas áreas fontes (tema fora do presente projeto) é de grande valia na formulação de predições quantitativas mais realísticas sobre a variação temporal no volume de sedimentos transferidos para regiões bacinais. Além disso, a compreensão da arquitetura estratigráfica e deposicional gerada durante as fases de acumulação, e compartimentada po superfícies produzidas durante as fases de erosão e bypass, permite a definição das características do preenchimento do vale incisos em termos de distribuição espacial das fácies reservatórios e selantes. Assim, o projeto visa caracterizar a implantação, os episódios e as taxas de preenchimento do baixo vale do Rio Doce, a evolução do vale e da planície costeira e realizar sua odelagem geológica e sísmica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Arcellaceas (Tecamebas) quaternárias em ambientes lacustres da planície costeira do Rio Grande do Sul: uma aplicação de geoprocessamento na análise espacial de bioindicadores ambientais

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Itamar Ivo Leipnitz em 15/08/2012.
Descrição: Diversos são os componentes da flora e da fauna utilizados como bioindicadores ambientais (v.g. algas, fungos, moluscos, peixes, etc.), em ambientes aquáticos costeiros compostos por lagos, lagoas, lagunas, sistemas aluviais, deltaicos e paludais, semelhantes aos que ocorrem ao longo da Planícies Costeira do Estado do Rio Grande do Sul, têm sido utilizadas com sucesso, em outras regiões do mundo, as Arcellaceas = Tecamebas. Habitantes de ambientes restritos, esses microorganismos são registrados em sedimentos lacustres, paludais e turfáceos, tendo em muito contribuído para a determinação das mudanças ocorridas no ecossistema em que vivem. De sua observação e análise podem ser extraídos dados sobre as alterações na salinidade, no oxigênio dissolvido, na temperatura , no pH, na granulometria dos sedimentos e na poluição da água onde habitam. Nesse último aspecto, destacam-se por serem bioindicadores seguros para taxas de mercúrio e arsênio. Estudos preliminares detectaram a presença desses protozoários em lagoas da planície costeira sul-riograndense , sendo o propósito desse trabalho estender tais estudos às lagoas da Pinguela, Palmital, Malvas e Peixoto. Os membros da equipe proponente pretendem estudar a distribuição geográfica e ecológica desses protozoários, além de promover a coleta de dados visando ampliar o conhecimento sobre o grau de poluição de tais corpos d'água; é também seu propósito contribuir para auxiliar nas inferições de ordem paleoambiental. Finalmente, deve ser ressaltado que a análise dos parâmetros físicos e da distribuição das Arcellaceas será realizada em sistema de geoprocessamento , oportunidade em que haverá tratamento geoestatística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Carolina Jardim Leão - Integrante / Luciana Giovanoni - Integrante / Fabricio Ferreira - Integrante / Itamar Ivo leipnitz - Coordenador / Marco Antonio Fontoura Hansen - Integrante / Beatriz Leipnitz - Integrante / José Luiz Lorenz Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Menção Honrosa, X Congresso Brasileiro de Limnologia, Sociedade Brasileira de Limnologia - SBLimno.
2003
Menção Honrosa, Mostra de Iniciação Científica Unisinos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEÃO, Carolina Jardim2009LEÃO, Carolina Jardim; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio . Levantamento da biodiversidade de amebas testáceas em sedimentos de lagoas artificiais de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. Bioikos (Campinas), v. 23, p. 39-50, 2009.

2.
LEÃO, Carolina Jardim2007 LEÃO, Carolina Jardim; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio ; SILVA, José Luiz Lorenz ; WILBERGER, Thièrs Porfirio . Distribuição de amebas testáceas ( Protozoa, Rhizopoda) em sedimentos de uma ambiente palustre da região do Capão do Leão, município de Mostardas, Rio Grande do Sul, Brasil. Gaea (Unisinos), v. 3, p. 75-86, 2007.

3.
FERREIRA, Fabricio2006FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEÃO, Carolina Jardim ; HANSEN, Marco Antonio Fontoura . TECAMEBAS EM SEDIMENTOS DO RIO TRAMANDAÍ E LAGOA DO PASSO, PLANÍCIE COSTEIRA NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Gaea (Unisinos), v. 2, p. 66-74, 2006.

4.
LEIPNITZ, Itamar Ivo2006LEIPNITZ, Itamar Ivo ; SILVA, José Luiz Lorenz ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio ; HANSEN, Marco Antonio Fontoura . AMEBAS TESTÁCEAS (PROTOZOA, RHIZOPODA) DE AMBIENTES LÍMNICOS DO PARQUE NACIONAL DA LAGOA DO PEIXE, RS- BRASIL. Gaea (Unisinos), v. 2, p. 47-58, 2006.

5.
LEIPNITZ, Itamar Ivo2005LEIPNITZ, Itamar Ivo ; SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, Beatriz ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio . AMEBAS TESTÁCEAS DOS SEDIMENTOS QUATERNÁRIOS DO SISTEMA LACUSTRE DE TRÊS LAGOAS, MS.. Gaea (São Leopoldo. Impresso) (Cessou em 2007. Cont. 1983-3628 Gaea (São Leopoldo. Online)), v. 1, p. 82-93, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
LEIPNITZ, Itamar Ivo ; SILVA, José Luiz Lorenz ; LEIPNITZ, Beatriz ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEÃO, Carolina Jardim ; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabricio . Métodos para o trabalho com microfósseis e formas atuais. In: Lílian de L. Timm; Cristina Vargas Cademartori.. (Org.). Métodos de Estudo em Biologia. 1ed.Canoas: Salles Editora, 2005, v. 2, p. 49-58.

2.
LEIPNITZ, Itamar Ivo ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEIPNITZ, Beatriz ; SILVA, José Luiz Lorenz ; LEÃO, Carolina Jardim ; GIOVANONI, Luciana . Distribuição Geral da Fauna de Foraminíferos Quaternários da Plataforma Externa e Talude Superior do Rio Grande do Sul e Sul do Estado de Santa Catarina. In: Luiz Henrique Ronchi; Osmar Gustavo Wöhl Coelho. (Org.). Tecnologia, Diagnóstico e Planejamento Ambiental. 1ed.São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003, v. 1, p. 257-285.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WILBERGER, Thièrs Porfírio ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo . Análise palinológica preliminar de sedimentos quaternários da Bacia de Santos, Brasil.. In: XXII Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2011, Natal/RN. XXII Congresso Brasileiro de Paleontologia: Caminhando pelo tempo, 2011. v. 1. p. 185-187.

2.
LEÃO, Carolina Jardim; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; MELLO, R. M. . Foraminíferos bentônicos do Talude Continental da Bacia de Santos, Brasil: Interpretações Paleoecológicas. In: XXII Congresso Brasileiro de Paleontologia, 2011, Natal/RN. XXII Congresso Brasileiro de Paleontologia: Caminhando pelo tempo, 2011. v. 1.

3.
KRAHL, G. ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEÃO, Carolina Jardim ; SCHUH, A. W. ; ALMEIDA, F. K. . FORAMINIFEROS PLANCTÔNICOS COMO INDICADORES DE ALTERAÇÕES NA FAIXA DE COMPENSAÇÃO DE CARBONATO DE CÁLCIO. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010. v. 1. p. 296-299.

4.
AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio ; KRAHL, G. ; SCHUH, A. W. ; LEÃO, Carolina Jardim ; ALMEIDA, F. K. . INFLUÊNCIA DAS MASSAS DE ÁGUA NA DISTRIBUIÇÃO DOS FORAMINÍFEROS PLANCTÔNICOS NO SUL DO BRASIL.. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande. IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010. v. 1. p. 2370-2373.

5.
FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; KRAHL, G. ; BERGAMASCHI, M. L. ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEÃO, Carolina Jardim . Foraminíferos Quaternários do testemunho T-100 (GEOMAR VII) - Resultados Preliminares.. In: XIII Congresso da Associação Brasileira de estudos do Quaternário - ABEQUA; III Encontro do Quaternário Sul-Americano, 2010, Búzios/RJ. XIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quanternário - ABEQUA, 2010.

6.
LEÃO, Carolina Jardim; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; WILBERGER, Thièrs Porfírio . FORAMINÍFEROS RECUPERADOS EM SEDIMENTOS QUATERNÁRIOS DA PLATAFORMA E TALUDE SUPERIOR DA PORÇÃO NORTE DA BACIA DE PELOTAS, ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL. In: IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur, 2009, La Plata/Argentina. IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur, 2009. v. 1. p. 55-59.

7.
FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEÃO, Carolina Jardim ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; WILBERGER, Thièrs Porfírio . FORAMINÍFEROS E TECAMEBAS RECENTES DA PLANÍCIE COSTEIRA NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.. In: IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur, 2009, La Plata/Argentina. IV Congresso Argentino do Cuaternário y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternário de América del Sur, 2009. v. 1. p. 91-99.

8.
LEÃO, Carolina Jardim; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio ; SILVA, José Luiz Lorenz . Amebas testáceas da Lagoa dos Quadros, Planície Costeira Norte do Rio Grande do Sul, Brasil. In: XI Congresso da ABEQUA- Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2007, Belém/PA. XI Congresso da ABEQUA, 2007.

9.
FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEÃO, Carolina Jardim ; SILVA, José Luiz Lorenz . Amebas Testáceas da Lagoa de Itapeva, Planície Costeira Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. In: XI Congresso da ABEQUA, 2007, Belém. XI Congresso da ABEQUA - Os estudos do Quaternário e a responsabilidade sócio-ambiental, 2007.

10.
FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEÃO, Carolina Jardim ; GIOVANONI, Luciana ; SILVA, José Luiz Lorenz ; HANSEN, Marco Antonio Fontoura . Tecamebas do Rio Tramandaí e lagoa do Passo, Planície Costeira Norte do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. In: X Congresso da Abequa, 2005, Guarapari/ES. X Congresso da Abequa, 2005.

11.
HANSEN, Marco Antonio Fontoura ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio ; BASTOS, Viviani Lopes ; GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim . Influência de algumas variáveis ambientais sobre a fauna de tecamebas das Lagoas do Marcelino e do Peixoto, Osório, RS, Brasil.. In: X Congresso da Abequa, 2005, Guarapari/ES. X Congresso da Abequa, 2005.

12.
LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEIPNITZ, Beatriz ; LEÃO, Carolina Jardim ; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabricio . Arcellaceas (tecamebas) quaternárias da região límnica do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Rio Grande do Sul - Brasil.. In: IX Congresso da Associção Brasileira de Estudos do Quaternário, II Congresso do Quaternário de Países de Língua Ibérica, II Congresso sobre planejamento e gestão da Zona Costeira dos Países de Expressão Portuguesa, 2003, Recife. X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERGAMASCHI, M. L. ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo . Estudo paleoecológico com base em foraminíferos bentônicos do Pleistoceno Médio da Bacia de Santos, Brasil. In: PALEO RS, 2012, São José do Polêsine. Livro de Resumos PALEO (RS), 2012.

2.
BERGAMASCHI, M. L. ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo . Estudo com base em foraminíferos bentônicos do Pleistoceno Médio da Bacia de Santos - Resultados Preliminares. In: II Congresso de Iniciação e Pós-graduação (CICPG) e Mostra de Inicianção Científica da Unisinos, 2012, São Leopoldo. Livro de Resumos II CICPG, 2012.

3.
KRAHL, G. ; FERREIRA, Fabricio ; AGUIAR, Eduardo da Silva ; LEÃO, Carolina Jardim ; LEIPNITZ, Itamar Ivo . Foraminíferos planctônicos Quaternários do testemunho T-100 (GEOMAR VII), Atlântico Sul.. In: PALEO RS 2010, 2010, Porto alegre. Paleontologia em Destaque, 2010.

4.
WILBERGER, Thièrs Porfirio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio ; LEÃO, Carolina Jardim . Palinoforaminíferos recuperados de sedimentos Quaternários do delta do Rio Doce e seu significado taxonômico e paleoambiental.. In: XIII Simpósio Brasileiro de Paleobotânica e Palinologia, 2010, Salvador- BA. Paleobotânica e Palinologia: prospectos e novas fornteiras, 2010. v. 1. p. 199-199.

5.
WILBERGER, Thièrs Porfirio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio . PALINOFORAMINÍFEROS RECUPERADOS EM SEDIMENTOS QUATERNÁRIOS DO DELTA DO RIO DOCE, ESPÍRITO SANTO, BRASIL.. In: IV Congresso Argentino de Cuaternario y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternario de América del Sur, 2009, La Plata. V Congresso Argentino de Cuaternario y Geomorfologia; XII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário; II Reunión sobre el Cuaternario de América del Sur, 2009. p. 421-421.

6.
GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEIPNITZ, Beatriz . Amebas Testáceas (PROTOZOA, RHIZOPODA) de um sistema lacustre da Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil.. In: Mostra de Iniciação Científica Unisinos, 2005, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica Unisinos, 2005.

7.
FERREIRA, Fabricio ; LEÃO, Carolina Jardim ; GIOVANONI, Luciana ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; HANSEN, Marco Antonio Fontoura . Tecamebas (PROTOZOA, RHIZOPODA) do rio Tramandaí e Lagoa do Passo. Planíce Costeira Norte, Rio Grande do Sul, Brasil.. In: X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, Ilhéus. X Congresso Brasileiro de Limnologia, 2005, 2005.

8.
LEÃO, Carolina Jardim; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; FERREIRA, Fabricio ; GIOVANONI, Luciana ; SILVA, José Luiz Lorenz . AMEBAS TESTÁCEAS (PROTOZOA: RHIZOPODA) DO CAPÃO DO LEÃO: UM ESTUDO SAZONAL DA FAUNA. In: X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - ABEQUA, 2005, Guarapari / ES. X Congresso da ABEQUA, 2005.

9.
FERREIRA, Fabricio ; LEÃO, Carolina Jardim ; GIOVANONI, Luciana ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEIPNITZ, Beatriz . Amebas Testáceas (PROTOZOA, RHIZOPODA) da lagoa do Passo e do rio Tramandaí, RS, Brasil.. In: Mostra de Iniciação Científica Unisinos, 2005, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica Unisinos 2005, 2005.

10.
GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio . Distribuição das Tecamebas Quaternárias das Lagoas Pinguela, Palmital e Malvas: Planície Costeira do Rio Grande do Sul - Brasil. In: Mostra de Iniciação Científica 2004 UNISINOS, 2004, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica 2004 Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004. v. 1. p. 49-49.

11.
LEÃO, Carolina Jardim; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabricio . Tecamebas de um Sistema Lacustre da Planície Costeira do Rio Grande do Sul. In: Mostra de Iniciação Científica 2004 UNISINOS, 2004, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica 2004 Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004. v. 1. p. 52-52.

12.
LEÃO, Carolina Jardim; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabricio . Tecamebas do Capão do Leão: um estudo sazonal na Planície Costeira do Rio Grande do Sul. In: Mostra de Iniciação Científica 2004 UNISINOS, 2004, são Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica 2004 Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004. v. 1. p. 52-53.

13.
LEÃO, Carolina Jardim; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabricio . Arcellaceas(Tecamebas) das Lagoas Marcelino e Peixoto - Rio Grande do Sul - Brasil. In: XV Salão de Iniciação Científica / XII Feira de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos Iniciação científica. Porto Alegre: Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, 2003. v. 1. p. 71-72.

14.
GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio . Arcellaceas (Tecamebas) das Lagoas Pinguela, Palmital e Malvas-Rio Grande do Sul-Brasil. In: XV Salão de Iniciação Científica / XII Feira de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos Iniciação Científica. Porto Alegre: Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, 2003. v. 1. p. 71-71.

15.
GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabricio ; LEÃO, Carolina Jardim . Tecamebas Quaternárias do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Rio Grande do Sul - Brasil. In: Mostra de Iniciação Científica-2003, 2003, São Leopoldo. Mostra de Iniciação científica 2003. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003. v. 1. p. 36-37.

16.
FERREIRA, Fabricio ; GIOVANONI, Luciana ; LEÃO, Carolina Jardim . Tecamebas (Protozoa, Rhizopoda) como bioindicadores ambientais. In: Mostra de Iniciação Científica-2003, 2003, São Leopoldo. Mostra de Iniciação Científica. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003. v. 1. p. 49-49.

17.
GIOVANONI, Luciana ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio . Arcellaceas Quaternárias das Lagoas Pinguela, Palmital e Malvas - Rio Grande do Sul - Brasil. In: Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia - PALEO 2003, 2003, Porto Alegre. Paleontologia em Destaque (Rio de Janeiro), 2003. v. 1. p. 14-14.

18.
LEÃO, Carolina Jardim; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; GIOVANONI, Luciana ; FERREIRA, Fabricio . Arcellaceas (Tecamebas) das Lagoas Marcelino e Peixoto - Rio Grande do Sul - Brasil. In: Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia - PALEO 2003, 2003, Porto Alegre. Paleontologia em Destaque (Rio de Janeiro), 2003. v. 18. p. 14-15.


Demais tipos de produção técnica
1.
HANSEN, Marco Antonio Fontoura ; LEIPNITZ, Itamar Ivo ; LEÃO, Carolina Jardim ; FERREIRA, Fabricio . Estudo de Viabilidade para a Implantação de Unidades de Conservação na Bacia do Rio Camaquã, com a participação de comunidades locais e população Indígena. 2005. (Relatório de pesquisa).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 21:22:02