Marcio da Silva Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4225173262841911
  • Última atualização do currículo em 25/03/2013


Possui pós-doutorado (2011), doutorado (2007) e mestrado (2002) em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e é graduado em Arquitetura (1971) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisador associado e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Música da Unirio. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nas seguintes especialidades: musicologia, análise audiovisual, semiologia e sonologia (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcio da Silva Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O Leitmotiv: Da Ópera ao Cinema, à Televisão, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Luiz Paulo de Oliveira Sampaio.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: musicologia; semiologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Audiovisual.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2000 - 2002
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Assalto ao Trem Pagador: Análise de uma Estrutura Audiovisual,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Dr. Luiz Paulo de Oliveira Sampaio.
Palavras-chave: audiovisual; cinema; musicologia; música; semiologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Análise Audiovisual.
1966 - 1971
Graduação em Arquitetura.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Sonologia.


Formação Complementar


1979 - 1980
Saxofone, Flauta e Regência.
Escola de Música Villa Lobos.
1977 - 1980
Composição Musical.
Maestro Guerra Peixe.


Atuação Profissional



TV Globo Ltda., TV GLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor Musical, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Compositor e arranjador de música incidental para teledramaturgia


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - Atual
Ensino, Bacharelado e Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise da música popular I e II
História da Música I
Música e imagem em movimento

Fundação Educacional Brasileiro de Almeida, FEBA, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1987
Vínculo: Regente de banda de música, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

10/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Universidade Candido Mendes, .

Atividade de extensão realizada
Aulas de História da Música.
08/2005 - 08/2005
Extensão universitária , Universidade da Cidade, .

Atividade de extensão realizada
Aula inaugural.
08/1984 - 02/1987
Ensino,

Disciplinas ministradas
Prática de conjunto


Projetos de pesquisa


2008 - 2011
Proposta de metodologia para análise de gravações de música popular instrumental
Descrição: Análise comparativa das performances das oito primeiras gravações da música Carinhoso, de Pixinguinha, feitas por músicos brasileiros em versão instrumental, realizadas na primeira metade do século XX. O presente estudo delimita-se à análise da divisão rítmica do primeiro motivo da composição, e o quanto esta divisão se afasta de sua expressão quantizada. Palavras chave: sonologia, música popular gravada, Pixinguinha, Carinhoso. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcio da Silva Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Linguagem e estruração musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Análise Audiovisual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Sonologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, M. S.2005PEREIRA, M. S.. Música e Metáfora: Um estudo do discurso sobre a música. Cadernos do Colóquio (UNIRIO), v. 5, p. 125-132, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, M. S.; WOLTZENLOGEL, C. . "Estudo sobre a síncopa em 3 movimentos". In: Celso Woltzenlogel (autor). (Org.). Método Ilustrado de Flauta. São Paulo: Irmãos Vitale, 1983, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, M. S.. O índio brasileiro na música de cinema: "Hans Staden", um estudo de caso.. e-pauta, on line, p. 415 - 428.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, M. S.. Proposta de metodologia para análise de gravações de musica popular instrumental: Carinhoso, gravado por Donga e a Orquestra Pixinguinha.. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba. Caderno de Resumos - XIX Congresso ANPPOM 2009 - Curitiba, 24-28 agosto, 2009; ISSN 1983-5973, 2009.

Outras produções bibliográficas
1.
Cook, Nicholas ; Leech-Wilkinson, Daniel ; PEREIRA, M. S. . Guia do Sonic Visualiser para Musicólogos, 2011. (Tradução/Outra).

2.
PEREIRA, M. S.. Tutorial do editor de áudio Audacity, 2009. (Tradução/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
PEREIRA, M. S.. Vários títulos de arranjos musicais para a TV Globo. 2004. Arranjo.

2.
PEREIRA, M. S.. "Peça sincopada para orquestra de cordas". 1995. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
PEREIRA, M. S.; GNATALLI, R. . Uma valsa com Radamés. 1984. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
PEREIRA, M. S.. Estudo em Três Movimentos para Flauta Solo. 1983. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
PEREIRA, M. S.. "Suíte barroca" para piano. 1954. Apresentação de Obra (para compositores).

Outras produções artísticas/culturais
1.
PEREIRA, M. S.; LAGO FILHO, M. . "Jornada". 2004.

2.
PEREIRA, M. S.. Vários títulos para a TV Globo. 2003.

3.
PEREIRA, M. S.. "Duo para Flauta e Fagote". 1986.

4.
PEREIRA, M. S.. "Suíte Barroca". 1983.

5.
PEREIRA, M. S.. Allemande para Victor. 1983.

6.
PEREIRA, M. S.; GNATALLI, R. . "Uma valsa com Radamés". 1983.

Demais trabalhos
1.
PEREIRA, M. S.. A música no filme publicitário. 2005 (Aula inaugural) .

2.
PEREIRA, M. S.. Análise da Abertura de. 2005 (Palestra) .

3.
PEREIRA, M. S.. O Leitmotiv: da Ópera ao Cinema. 2005 (Colóquio) .

4.
PEREIRA, M. S.. Música e Metáfora: um estudo da linguagem sobre a música. 2003 (Colóquio) .

5.
PEREIRA, M. S.. Assalto ao trem pagador: análise de uma estrutura audiovisual. 2002 (Colóquio) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
PEREIRA, M. S.. Participação em banca de Nilton Antonio Moreira Júnior. SONATINA PARA FLAUTA E PIANO DE GUARNIERI E MELOPÉIAS Nº 3 DE GUERRA-PEIXE INTERAÇÃO ENTRE O POPULAR E O ERUDITO NA CONSTRUÇÃO DE UMA INTERPRETAÇÃO MUSICAL. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PEREIRA, M. S.. Participação em banca de MARCO TÚLIO DE PAULA PINTO. A CONFLUÊNCIA DE ELEMENTOS DE MÚSICA CLÁSSICA E JAZZ EM COMPOSIÇÕES DE VICTOR ASSIS BRASIL - propostas interpretativas. 2011. Tese (Doutorado em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Música e Saberes em Trânsito. O uso de tecnologia de informática para análise de música popular: divisões rítmicas e andamentos em Carinhoso instrumental, de Pixininguinha. 2010. (Congresso).

2.
XIX Congresso da ANPPOM. Proposta de metodologia para análise de gravações de música popular instrumental:Carinhoso, gravado por Donga e a Orquestra Pixinguinha. 2009. (Congresso).

3.
X Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música.O Leitmotiv: da ópera ao cinema. 2005. (Outra).

4.
VIII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO.A Metáfora na Linguagem sobre a Música. 2003. (Outra).

5.
VII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO.Assalto ao Trem Pagador: Análise de um Estrutura Audiovisual. 2002. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Daniel Lovisi. Radamés Gnattali e sua música para o cinema brasileiro. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniel Mendes Lovisi. Radamés Gnattali e sua Música para o Cinema Brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Marcio da Silva Pereira.



Outras informações relevantes


Produtor musical, compositor e arranjador de música incidental para a TV Globo de 1982 a 2005.
Curso de composição. orquestração, fuga, contraponto e harmonia com o maestro Guerra Peixe.
Curso de regência com o maestro Alceu Bocchino.
Curso de saxofone com o prof. Paulo Moura
Curso de flauta com o prof. Celso Woltzenlogel




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:55:53