André Luiz Brandão

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  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


André Luiz Brandão concluiu o Doutorado em Computação no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense em 2013 sob orientação do Professor Esteban Clua. Concluiu o Mestrado em Informática na Universidade Federal do Paraná em 2006 e é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2009, coordena a iniciativa Jecripe (www.jecripe.com), cujo objetivo é desenvolver jogos aplicados a saúde e/ou educação. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC) e pesquisador externo do DFKI-Kaiserslautern. Tem experiência com Jogos Digitais, Informática na Educação, Interação Humano-Computador e Visão Computacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luiz Brandão
Nome em citações bibliográficas
BRANDÃO, A.;Brandão, A. L.;BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ;BRANDAO, ANDRE LUIZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição.
Avenida dos Estados, 5001 - Sala 520-2 - Bloco A
Santa Teresinha
09210580 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (011) 49968316
URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~andre.brandao


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Computação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
com período sanduíche em Technische Universität Kaiserslautern (Orientador: Didier Stricker).
Título: M5AIE: A Method for Body Part Detection, Tracking and Pose Classification using RGB-D Images, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Esteban Walter Gonzalez Clua.
Coorientador: Leandro Augusto Frata Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Jogos de Computador.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2003 - 2006
Mestrado em Informática.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Estudo de Caso de Um Ambiente de Edição Colaborativa de Material Técnico-Didático Utilizando Engenharia Semiótica,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Laura Sánchez Garcia.
Palavras-chave: Engenharia Semótica; multi-usuário; estudo de caso; modelos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1998 - 2002
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Sistema de Informação de Dados Estatísticos Sobre Páginas de Internet de Clientes.
Orientador: Oni Reasilvia de Almeida Oliveira Sichonany.


Pós-doutorado


2014 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Jogos de Computador.


Formação Complementar


2017 - 2017
Treinamento do Programa COIL. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Educação Internacional, FAUBAI, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Criação de Videoaulas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Novas Tecnologias e Metodologias para a Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2012 - 2012
International Computer Vision Summer School. (Carga horária: 20h).
Università degli Studi di Catania, UniCT, Itália.
2007 - 2007
Sistemas de Hipermídia. (Carga horária: 60h).
Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
2001 - 2001
Curso Fundamentos Em Administração de Sistemas. (Carga horária: 30h).
Eccosystemas Informática Ltda, EI, Brasil.
2000 - 2000
Programação Www. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento da Informação - Turma em Inglês
01/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Matemática, Computação e Cognição, Centro de Matemática, Computação e Cognição.

Atividade realizada
Vice-Coordenador do Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação.
09/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Cargo ou função
Membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Acessibilidade.
09/2017 - 04/2018
Direção e administração, Fundação Universidade Federal do ABC, Assessoria de Relações Internacionais.

Cargo ou função
Vice-chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC.
04/2016 - 01/2018
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Matemática, Computação e Cognição, Centro de Matemática, Computação e Cognição.

Atividade realizada
Coordenador do Estágio Supervisionado do Bacharelado em Ciência da Computação.
09/2017 - 12/2017
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Interação Humano-Computador
09/2015 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Universidade Federal do ABC, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Bacharelado em Ciência da Computação.
02/2017 - 05/2017
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento da Informação
09/2016 - 12/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação Gráfica
04/2016 - 12/2016
Extensão universitária , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Atividade de extensão realizada
ParaJecripe: Jogo Educativo para Aprendizado de Esportes Paralímpicos para o Público em Geral e o Sabina.
02/2016 - 05/2016
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Engenharia de Software
02/2016 - 05/2016
Ensino, Ciências e Humanidades, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Computacionais da Ciência
02/2016 - 05/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
02/2016 - 05/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Criação de Videoaulas
09/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
03/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Centro de Matemática, Computação e Cognição, .

Atividade de extensão realizada
Jogo Educativo para Aprendizado de Esportes Paralímpicos para o Público em Geral.
05/2015 - 10/2015
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Computacionais da Ciência
Processamento da Informação
06/2015 - 09/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
03/2015 - 05/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
02/2015 - 05/2015
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Programação de Jogos
02/2015 - 05/2015
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Computacionais da Ciência
09/2014 - 12/2014
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processamento da Informação
06/2014 - 09/2014
Ensino, Ciência e Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Computacionais da Ciência
Processamento da Informação
06/2014 - 09/2014
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interface Humano-Máquina

Instituto Tecnológico de Aeronáutica, ITA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista FAPESP TT-IV-A, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2007 - 08/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Ciência da Computação, .

Linhas de pesquisa
Informática na Educação
07/2007 - 12/2007
Outras atividades técnico-científicas , Divisão de Ciência da Computação, Divisão de Ciência da Computação.

Atividade realizada
Aprovado na disciplina de Pós-Graduação - CE285 - Sistemas Hipermídia. Aluno de matéria isolada..

Prumos Interativa, PRI, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programador Web, Carga horária: 20
Outras informações
Programador Web Java/JSP

Atividades

9/2002 - 3/2003
Estágios , Prumos Interativa, .

Estágio realizado
Programador Web Java/JSP.

Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitor de disciplina, Carga horária: 4

Atividades

3/2002 - 7/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia, Centro de Tecnologia.

Atividade realizada
Monitoria da disciplina Qualidade de Software.

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor de informática básica, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professor de cursos de informática básica, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrou aulas no Programa Extenção Universitária "Inclusão Social na UFPR: uma prática de extenção no curso de informática.

Atividades

04/2003 - 02/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Informática, .

4/2004 - 11/2004
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Assessoria de Assuntos Especiais.

Atividade de extensão realizada
Ministrou aulas em cursos de informática básica.
10/2003 - 5/2004
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Assessoria de Assuntos Especiais.

Atividade de extensão realizada
Ministrou aulas em cursos de informática básica para a comunidade.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor de TCC na categoria EAD, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor à distância (EAD) da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de Sistemas de Computação da Universidade Federal Fluminense como bolsista da Universidade Aberta do Brasil (UAB) através do consórcio CECIERJ/CEDERJ.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Coordenador de Projeto, Enquadramento Funcional: Coordenador do Projeto Jecripe, Carga horária: 20

Atividades

08/2008 - 09/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Instituto de Computação.


Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Planejamento de interfaces, elaboração de enredo de jogo tipo RPG Educacional, tomada de decisões, reuniões com as unidades envolvidas no projeto, elaboração de artigos das linhas da computação envolvidas no projeto.

Atividades

03/2005 - 12/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Campus de Erechim, .



Linhas de pesquisa


1.
Interação Humano-Computador
2.
Informática na Educação
3.
Jogos digitais
4.
Informática na Educação
5.
Visão Computacional
6.
Jogos Digitais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia para a Identificação, Caracterização e Dimensionamento de Assentamentos Precários - MAPPA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Flávia da Fonseca Feitosa em 14/11/2018.
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: André Luiz Brandão - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante.
2017 - Atual
Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia para a Identificação, Caracterização e Dimensionamento de Assentamentos Precários - MAPPA
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: André Luiz Brandão - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante.Financiador(es): Cia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - Cooperação.
2007 - 2008
TIDIA-Ae
Descrição: O TIDIA - Programa de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada, financiado pela FAPESP, foi criado em 2001 para incentivar a pesquisa científica e tecnológica em projetos cooperativos relacionados ao estudo e desenvolvimento de "redes experimentais" de alta velocidade permitindo, por exemplo, a integração de laboratórios geograficamente distribuídos. O programa conta com a participação de cerca de 600 pesquisadores e com o suporte técnico do Núcleo de Apoio à Rede Acadêmica ? NARA. Dentre as 123 submissões realizadas na fase da chamada inicial, três foram selecionadas, entre elas, Aprendizado Eletrônico. Aprendizado Eletrônico Destina-se à pesquisa e desenvolvimento de Ensino à Distância, com o objetivo de desenvolver ferramentas de código livre, sendo amparado por redes de alta velocidade. Em sua primeira fase, o projeto conta com 11 laboratórios associados, 4 de desenvolvimento e 168 participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
RPG Educacional
Descrição: A proposta do RPGEDU é de construir um jogo de computador que auxilie alunos de 5a a 8a séries do 1o grau no aprendizado de seus conteúdos. Para tanto serão abordadas as seguintes disciplinas: Matemática, ciências, geografia, história e português. O jogo está dividido em 2 partes. A primeira, onde o aluno poderá jogar em casa, sozinho. O segundo, jogará no colégio, com o acompanhamento da professora. Além disto, será construída uma página com conteúdos programáticos, exercícios, dicas, sobre as disciplinas que serão abordadas no projeto. Para o desenvolvimento do projeto, são parceiras as seguintes Universidades: URI - Campus de Erechim, que é o grupo responsável pelo desenvolvimento da parte de modelagem 3D, engine e o jogo propriamente dito. A UNIVALI-SC que é a responsável por desenvolver os agentes inteligentes que irão comandar o jogo e a PUC-RS, que será responsável pela parte de realidade virtual. Também compõe o projeto a Malisoft - Curitiba, responsável pela parte de design dos ambientes 3D..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: André Luiz Brandão - Integrante / Aline Carla Zampieri - Integrante / Andréia Stanguerlin - Integrante / Cassiano Martinazzo - Integrante / Daniel Menin Tortelli - Integrante / Graziela Simone Tonin - Integrante / Jonas Gomes da Rosa - Integrante / Jonas Marcelo da Rosa França - Integrante / Jorge Luis Salvi - Integrante / Juliana Deboni - Integrante / Juliane Carla Bernardi - Integrante / Maikon Cismoski dos Santos - Integrante / Mariele Bressan - Integrante / Michele Aline Tobaldini - Integrante / Michelli Martinelli - Integrante / Rafael Lucas dos Santos - Integrante / Tania Morgan - Integrante / Vanessa Polli - Integrante / Vicente Cosel Fiebig - Integrante / Vinicius Michelin - Integrante / Cássio Ehlers - Integrante / Jacques Duílio Brancher - Coordenador / Cristiano Campello Padilha - Integrante / Michelle Pereira de Aguiar - Integrante / Lucas Santos Meneghini - Integrante / Genilson Ken-Itchi Korogi - Integrante / João Luis Prauchner - Integrante / Luciane Machado Fraga - Integrante / Anita Maria da Rocha Fernandes - Integrante / Bruno de Oliveira Goulart - Integrante / Heitor Adão Junior - Integrante / Guilherme Schlup - Integrante / Ricardo Barcelos de Simas - Integrante / Alexander Fiabane do Rego - Integrante / Daniel Bohrer do Nascimento - Integrante / Marcio Serolli Pinho - Integrante / Rudimar Luís Scaranto Dazzi - Integrante / Denise Bandeira - Integrante / Helio Ciffoni - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2016 - 2016
ParaJecripe: Jogo Educativo para Aprendizado de Esportes Paralímpicos para o Público em Geral e a Sabina
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: André Luiz Brandão - Coordenador / Alan de Aguiar - Integrante / Ana Flávia de Araújo - Integrante / Guilherme Begotti Domingos - Integrante / Rafael Carneiro Soares - Integrante / Wesley Batista Soares - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2015 - 2015
Jogo Educativo para Aprendizado de Esportes Paralímpicos para o Público em Geral
Descrição: Desenvolvimento e ações de extensão para que o público em geral possa aprender sobre as pessoas com necessidades especiais, por meio de um jogo digital e o contexto dos atletas paralímpicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: André Luiz Brandão - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2014
Jecripe 2
Descrição: Desenvolvimento de um demo jogável com quatro atividades para crianças com Síndrome de Down em idade pré-escolar.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: André Luiz Brandão - Coordenador / Mark Eirik Joselli - Integrante / Eduardo Soluri - Integrante / Bruno Queiroz - Integrante / Marcelo Mazzei - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
JECRIPE - Jogo de Estímulo a Crianças com Sindrome de Down em Idade Pré-Escolar
Descrição: Desenvolvimento de uma versão demo de jogo com as necessidades específicas de crianças com Sindrome de Down em Idade Pré-Escolar de acordo com pesquisas da Fonoaudióloga que integra o projeto (Silvia Brandão), na qual fez a sua pesquisa de mestrado com as pessoas com tal perfil..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: André Luiz Brandão - Coordenador / Erick Passos - Integrante / Pedro Thiago Mourão - Integrante / Fernando Cardoso - Integrante / Giancarlo Vasconcelos Taveira do Nascimento - Integrante / Silvia Regina Brandão - Integrante / Anna Carollinna Cotta Bulcão - Integrante / Lenisa Brandão - Integrante / Bruno da Costa Moreira - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Cultura de Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Pattern Recognition Letters
2015 - Atual
Periódico: Interacting with Computers
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Informática na Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Jogos de Computador.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Informação/Especialidade: Interface Humano Computador.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Falling Walls Lab 2015 São Paulo - 1st Place for Breaking the wall of Helping people with games, A. T. Kearney and The Falling Walls Foundation.
2014
Primeiro Lugar na Melhor Tese de Doutorado na Categoria Inovação Técnica do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014), SBGames 2014.
2012
Prêmio Tecnologia Cidadã Melhor Projeto de Inclusão para Pessoas com TDG - Jogo de Estimulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-escolar, Prefeitura de Guarulhos.
2011
Prêmio de Cultura - Categoria Novas Mídias, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
2010
Menção honrosa de melhor full paper apresentado no track computação do IX SBGames 2010: Semiotic inspection of a game for children with Down syndrome, IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2010.
2000
Presidencia do Diretório Acadêmico do Curso de Ciência da Computação da UFSM, Diretório Acadêmico do Curso de Ciência da Computação da UFSM.
1998
Aprovação na prova de Inglês da Universidade de Londres, London University.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SZYKMAN, ALEXANDRE GRELUK2018 SZYKMAN, ALEXANDRE GRELUK ; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ ; GOIS, JOÃO PAULO . Development of a Gesture-Based Game Applying Participatory Design to Reflect Values of Manual Wheelchair Users. INTERNATIONAL JOURNAL OF COMPUTER GAMES TECHNOLOGY, v. 2018, p. 1-19, 2018.

2.
BRANDÃO, A.2008BRANDÃO, A.; Musa, D. ; Fernandes, C.T. . Metodologia para Elaboração de Objetivos Instrucionais de Cursos Hipermídia. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 6, p. 1-13, 2008.

3.
Musa, D.2008Musa, D. ; BRANDÃO, A. ; PALAZZO M. de Oliveira, J. . Modelo para Compartilhamento de Perfis de Aprendiz entre Sistemas de Aprendizagem na Web. Revista Brasileira de Informação na Educação, v. 16, p. 49-58, 2008.

4.
BARCELLOS, C.2007BARCELLOS, C. ; Musa, D. ; BRANDÃO, A. ; WARPECHOWSKI, M. . Sistema de Recomendação Acadêmico para Apoio a Aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-10, 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SZYKMAN, ALEXANDRE G. ; BRANDAO, ANDRE LUIZ ; GOIS, JOÃO PAULO . A Gesture Recognition Approach for Wheelchair Users in an Exergame. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. v. 1.

2.
DOMINGOS, G. B. ; MIURA, B. ; SANTOS, A. P. A. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; BRANDAO, ANDRE LUIZ . Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo com Design Participativo para Treino Cognitivo de Pessoas Idosas. In: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2018, Foz do Iguaçu. Anais do XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018. v. 1.

3.
DOMINGOS, G. B. ; Brandão, A. L. ; SZYKMAN, A. G. ; GOIS, JOÃO PAULO . Production and Post-Production Phases of the Game SCRUM for the Development of an Adapted Sports Digital Game. In: SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba. Proceedings of SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

4.
Brandão, A. L.; AGUIAR, A. ; ARAUJO, A. F. ; DOMINGOS, G. B. ; SOARES, R. C. . ParaJecripe: Um jogo sobre esportes adaptados. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Porto Alegre, 2016.

5.
Brandão, A. L.; JOSELLI, M. E. . Jecripe 2: estimulação da memória, atenção e sensibilização fonológica em crianças com Síndrome de Down. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGAMES, 2015, Teresina, Piauí. Anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGAMES, 2015.

6.
SZYKMAN, ALEXANDRE G. ; GOIS, JOÃO PAULO ; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ . A Perspective of Games for People with Physical Disabilities. In: the Annual Meeting of the Australian Special Interest Group for Computer Human Interaction, 2015, Parkville. Proceedings of the Annual Meeting of the Australian Special Interest Group for Computer Human Interaction on - OzCHI '15. New York: ACM Press. v. 1. p. 274-283.

7.
BRANDÃO, A.; FERNANDES, L. A. F. ; Clua, E. W. G. . M5AIE - A Method for Body Part Detection and Tracking using RGB-D Images. In: International Conference on Computer Vision Theory and Applications, 2014, Lisbon. Proceedings of the 9th International Conference on Computer Vision Theory and Applications. p. 367-377.

8.
BRANDAO, ANDRE LUIZ; FERNANDES, LEANDRO A. F. ; TREVISAN, DANIELA ; CLUA, ESTEBAN ; STRICKERY, DIDIER . Jecripe: how a serious game project encouraged studies in different computer science areas. In: 2014 IEEE 3rd International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 2014, Rio de Janeiro. 2014 IEEE 3nd International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH), 2014. v. 1. p. 1.

9.
BRANDÃO, A.; FERNANDES, L. A. F. ; Clua, E. W. G. . A Comparative Analysis of Classification Algorithms Applied to M5AIE-Extracted Human Poses. In: XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2013, São Paulo. Proceedings of the XII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2013. p. 35-44.

10.
Nascimento, G. T. ; Moreira, B. ; Ruff, C. ; BRANDÃO, A. ; Clua, E. W. G. . A Multi-user Application using Microsoft MultiPoint and Flash. In: X Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2011, Salvador. Proceedings of X Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2011.

11.
BRANDÃO, A.; Trevisan, D. G. ; Brandão, L. ; Moreira, B. ; Nascimento, G. T. ; Pedro Thiago Mourão ; Vasconcelos, C. N. ; Clua, E. W. G. . Semiotic Inspection of a game for children with Down syndrome. In: IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2010.

12.
Costa, I. ; BRANDÃO, A. ; Musa, D. ; Teixeira, J. ; Sá, E. ; Oliveira, A. ; Oliveira, J.M.P. ; Fernandes, C.T. . Desenvolvimento de um curso seguindo a Aprendizagem Baseada em Problemas: um estudo de caso. In: XIII Workshop sobre Informática na Escola, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXVII Congresso da SBC, 2007. p. 232-239.

13.
BRANDÃO, A.; BRANCHER, Jacques ; TORTELLI, Daniel Menin ; BANDEIRA, Denise ; MENEGHINI, Lucas Santos ; AGUIAR, Michelle ; MIZUKAWA, Norberto ; PADILHA, Cristiano . Planejamento gráfico de Interface para um jogo RPG Educacional para computadores. In: V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2006, Recife. Anais do V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. Recife, 2006.

14.
BIONDO, Luis Fernando ; BRANDÃO, A. ; TOBALDINI, Michele Aline ; BRANCHER, Jacques . Sistema Integrado e Visualização de Conteúdos de 5ª à 8ª Séries Utilizando X3D. In: XV Seminário de Computação, 2006, Blumenau. Anais do XV SEMINCO. Blumenau, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, G. P. ; FERREIRA, F. T. ; Brandão, A. L. . Comparing pose recognition algorithms and introducing a new approach. In: SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2017, Niterói. Proceedings of SIBGRAPI - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2017.

2.
Greff, K. ; BRANDÃO, A. ; Krauß, S. ; Stricker, D. ; Clua, E. W. G. . A COMPARISON BETWEEN BACKGROUND SUBTRACTION ALGORITHMS USING A CONSUMER DEPTH CAMERA. In: International Conference on Computer Vision Theory and Applications, 2012, Rome. Proceedings of the International Conference on Computer Vision Theory and Applications. p. 431-436.

3.
BRANDÃO, A.; Brandão, L. ; Nascimento, G. T. ; Moreira, B. ; Pedro Thiago Mourão ; Brandão, S. R. ; Vasconcelos, C. N. ; Clua, E. W. G. . Jecripe: stimulating cognitive abilities of children with down syndrome in pre-scholar age using a game approach. In: 7th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology, 2010, Taipei/Taiwan. Proceedings of the 7th International Conference on Advances in Computer Entertainment Technology. New York, NY, USA: ACM, 2010.

4.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Vasconcelos, C. N. ; Conci, A. ; Ornellas, M. ; Pedro Thiago Mourão ; Brandão, S. R. ; Clua, E. W. G. . Stimulating imitation of children with Down syndrome using a game approach. In: VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009, Rio de Janeiro. Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2009.

5.
BRANDÃO, A.; Musa, D. ; Oliveira, A. ; Fernandes, C.T. . WebQuests em Roteiro de Curso Hipermídia. In: XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WIE - Workshop sobre Informática na Escola, 2008, Belém, PA. Anais do XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WIE - Workshop sobre Informática na Escola. Porto Alegre: Editora da SBC, 2008. p. 458-461.

6.
BIONDO, Luis Fernando ; BRANDÃO, A. ; BRANCHER, J. D. . Sistema de Visualização de Conteúdos de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental. In: Semish/WCOMPA, 2006, Campo Grande. Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Campo Grande, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Brandão, A. L.; FERNANDES, L. A. F. ; Clua, E. W. G. . M5AIE: A Method for Body Part Detection, Tracking and Pose Classification using RGB-D Images. In: Workshop of Theses and Dissertations (WTD) of the SIBGRAPI 2014 - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2014, Rio de Janeiro. Proceedings of SIBGRAPI 2014 - Conference on Graphics, Patterns and Images, 2014.

2.
BRANDÃO, A.; FERNANDES, L. A. F. ; Clua, E. W. G. . Body Part Occlusion Treatment in Multi-User Depth Images. In: International Computer Vision Summer School, 2012, Ragusa, Itália. Poster Session Booklet of ICVSS 2012, 2012. p. 15-15.

3.
Oliveira, A. ; BRANDÃO, A. ; Musa, D. ; Fernandes, C.T. ; Oliveira, J.M.P. . Versão Demo do TIDIA-Ae. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007, São Paulo. Anais do SBIE - Mostra de Software. Porto Alegre: Editora da SBC, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, P. ; SABINO, T. L. ; Clua, E. W. G. ; BRANDÃO, A. . Towards a Heuristic based Real Time Hybrid Rendering - A Strategy to Improve Real Time Rendering Quality using Heuristics and Ray Tracing. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Brandão, A. L.. Desenvolvimento de jogos e o caso do JECRIPE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Brandão, A. L.; FERNANDES, L. A. F. ; Clua, E. W. G. . M5AIE: A Method for Body Part Detection, Tracking and Pose Classification using RGB-D Images. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Brandão, A. L.. Iniciativa Jecripe - Jogos para todos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Brandão, A. L.. Palestra: Uso de Jogos Sérios na alfabetização de Crianças com Down. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
BRANDÃO, A.; Pedro Thiago Mourão . Palestra: Um jogo para portadores de Síndrome de Down. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Zamith, M. P. ; Bulcão, A. C. C. . Criando Arte para jogos, o Fluxo de Trabalho Artista-Programador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Moreira, B. ; Nascimento, G. T. ; Brandão, S. R. ; Brandão, L. ; QUEIROZ, B. ; Bulcão, A. C. C. ; Pedro Thiago Mourão ; Ribeiro, Fernando . Jecripe. 2009.

2.
BRANCHER, J. D. ; BRANDÃO, A. ; AGUIAR, Michelle ; BANDEIRA, Denise ; DAZZI, Rudimar Luís Scaranto ; FERNANDES, Anita Maria da Rocha ; FIEBIG, Vicente Cosel ; FRANÇA, Jonas Marcelo da Rosa ; KOROGI, Genilson Ken-itchi ; MARTINAZZO, Cassiano ; TOBALDINI, Michele Aline ; TORTELLI, Daniel Menin ; SANTOS, Maikon Cismoski dos ; SALVI, Jorge Luis ; PINHO, Marcio Serolli . Taltun - A Terra do Conhecimento. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
BRANDÃO, A.. Membro do Comitê Técnico do Sixth international Conference on Digital Arts - ARTECH 2012. 2012.

2.
BRANDÃO, A.. Membro de Comitê Técnico do Programa do SCGames. 2009.

3.
BRANDÃO, A.. Membro do Comitê Técnico do Programa do SBGAMES 2008 Trilha Computação - Computing Posters. 2008.

4.
BRANDÃO, A.. Membro do Comitê Técnico do Programa do SBGAMES 2007 Trilha Computação Short Papers. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Brandão, A. L.. TV Brasil Repórter São Paulo - Falling Walls e o Jecripe. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Brandão, A. L.. Jornal da Cultura - André Brandão e o Falling Walls Lab. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Brandão, A. L.. Rádio Senado - Uma Boa História: Jecripe. 2015.

4.
Brandão, A. L.. Band SC - Programa Olhares - Inclusão digital. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
Brandão, A. L.. Conexão Futura - Games podem ser aliados da saúde. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
Brandão, A. L.. BITS 19 - Entrevista com André Brandão do JECRIPE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BRANDÃO, A.; Costa, R. M. . Conexão Futura: Tecnologia para a Vida. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BRANDÃO, A.. Programa Especial: Tecnologia a serviço da inclusão social - 20/07/2013 -. 2013.

9.
BRANDÃO, A.. Jornal Visual - 05/08/2013 - TV Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
BRANDÃO, A.. Videojuego estimula a preescolares con síndrome de Down - TeleSUR. 2012.

11.
BRANDÃO, A.. Jecripe na Band-RJ. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
BRANDÃO, A.. Jecripe é indicado ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
BRANDÃO, A.; Pedro Thiago Mourão ; Moreira, B. ; Nascimento, G. T. . Na luta pela inclusão digital. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
BRANDÃO, A.. Entrevistado da EArenaGames.com.br. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
BRANDÃO, A.. Entrevista a Rádio MEC na Estação Cultura. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

16.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Clua, E. W. G. . Cobertura do lancamento dos jogos JECRIPE e França Antártica. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
BRANDÃO, A.. Tv Brasil - Reporter Brasil - Jogo para crianças com Síndrome de Down. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Clua, E. W. G. . CNN - Clix - Video Juegos França Antártica e Jecripe. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
BRANDÃO, A.. Jornal Futura - Entrevistado do dia: André Brandão. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
BRANDÃO, A.; Clua, E. W. G. ; Zamith, M. P. ; Nascimento, G. T. . Mercado de Games. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. . Estudantes da UFF criam um game com base histórica e outro para crianças com Síndrome de Down. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRANDÃO, A.. Coordenador de Sessões Técnicas do 24º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2013. (Coordenador de Sessões Técnicas do 24º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Braga, J. C.; PINTO, I. I. B. S.; Brandão, A. L.. Participação em banca de Rafael Jeferson Pezzuto Damaceno. Acessibilidade de Pessoas com Deficiência Visual aos Dispositivos Móveis: Mapeamento de Problemas, Recomendações e Estudo de Caso de Gestos de Toque. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

2.
Braga, J. C.; CECHINEL, C.; Brandão, A. L.. Participação em banca de Aline Yuri Ieiri. PROPOSTA DE PROTÓTIPO LO-FI DE INTERFACE DE USUÁRIO DE UM REPOSITÓRIO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM BASEADA NA REVISÃO SISTEMÁTICA, AVALIAÇÃO HEURÍSTICA, TESTES DE USABILIDADE E MÉTODOS DA ÁREA DE DESIGN. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

3.
NAKAMURA, R.; SILVA, F. S. C.; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ. Participação em banca de PEDRO MATSUMURA KAYATT. UBIQUOS - ARCABOUÇO MULTIPLATAFORMA PARA JOGOS COLABORATIVOS UTILIZANDO INTERFACE DISTRIBUÍDA DE USUÁRIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

4.
Gois, J. P.; Clua, E. W. G.; Brandão, A. L.. Participação em banca de Bruno Augusto Dorta Marques. Preenchimento e Iluminação Interativa de Cartoons 2.5D. 2015.

Qualificações de Mestrado
1.
FRANCA, F. O.; Gois, J. P.; Brandão, A. L.. Participação em banca de Jonathan Ohara de Araujo. Agentes Inteligentes para Batalha Pokemon. 2016.

2.
GOIS, JOÃO PAULO; BATAGELO, H. C.; Brandão, A. L.. Participação em banca de João Manuel Mascarenhas Coutinho. Definição de poses e animação de modelos 2.5D. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

3.
FERREIRA, F. T.; Brandão, A. L.; KURASHIMA, C. S.. Participação em banca de Marcelo Urbano Pereira. Análise de Algoritmos de Alinhamento Geométrico em Sistemas de Multiprojeção. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

4.
Braga, J. C.; Zana, Y.; Brandão, A. L.. Participação em banca de Rafael Jeferson Pezzuto Damaceno. Projeto de gestos para pessoas com deficiência visual: uma abordagem baseada em telas de toque. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

5.
Braga, J. C.; CECHINEL, C.; Brandão, A. L.. Participação em banca de Aline Yuh Ieiri. Problemas de usabilidade em repositórios de objetos de aprendizagem: uma proposta de protótipo de interface baseada na revisão sistemática e avaliação heurística. 2015.

6.
Brandão, A. L.; Zana, Y.; FERREIRA, F. T.. Participação em banca de Alexandre Greluk Szykman. Participatory Design with Wheelchair Users in the Development of a NUI based game. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

7.
Gois, J. P.; Lizier, M. A. de S.; Brandão, A. L.. Participação em banca de Bruno Augusto Dorta Marques. Preenchimento e iluminação Interativa de Cartoons 2.5D. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRANDÃO, A.; BORCHARTT, T. B.. Participação em banca de Stefan Santos Maciel Silva.Game Engines: Suas vantagens no desenvolvimento de Jogos e Simuladores em um mercado em ascensão no país. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Lobo, M. T. F.; BRANDÃO, A.. Participação em banca de Ana Paula Vaz de Assis.Inteligência Artificial na Medicina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
Carvalho, S. T.; BRANDÃO, A.. Participação em banca de WELLINGTON CESAR BARONI DA SILVA CAMPELLO.DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA WEB PETMANIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.

4.
Silva, L. F.; DEMBOGURSKI, B.; BRANDÃO, A.. Participação em banca de Eduardo Freitas Mangeli de Brito e Wagner Henrique Favini.Enriquecimento Ontológico de Funções de Processos de Negócios de Existência Mandatória em Modelos EPC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
DEMBOGURSKI, B.; BRANDÃO, A.. Participação em banca de THIAGO CALDEIRA DE LIMA.REDES SOCIAIS COLABORATIVAS ? A INTERNET COMO MEIO DE APRENDIZADO COMPLEMENTAR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Brandão, A. L.; MARINHO, M. G. S. M. C.; RASCHIETTI, M.. Membro de comissão de seleção do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor visitante na área de Lingua Francesa / Subárea: Ensino da Língua Francesa. 2017. Universidade Federal do ABC.

2.
Brandão, A. L.; SANTOS, A. S. A.; VIEIRA, C. R.. Membro de comissão de seleção do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor visitante na área de Lingua Portuguesa / Subárea: Ensino da Língua Portuguesa para Estrangeiros. 2017. Universidade Federal do ABC.

3.
Brandão, A. L.; KUMADA, K. M. O.; MARTINEZ, E. D. M.. Membro de comissão de seleção do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor visitante na área de Lingua Inglesa / Subárea: Ensino da Língua Inglesa. 2017. Universidade Federal do ABC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th International Conference on Computer Vision Theory and Applications - VISAPP. M5AIE - A Method for Body Part Detection and Tracking using RGB-D Images. 2014. (Congresso).

2.
XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2014).M5AIE: A Method for Body Part Detection, Tracking and Pose Classification using RGB-D Images. 2014. (Simpósio).

3.
Conferência Brasil-Canadá 3.0. Painelista do painel Oportunidades que vêm do diferente. 2013. (Congresso).

4.
International Computer Vision Summer School.Body Part Occlusion Treatment in Multi-User Depth Images. 2012. (Outra).

5.
Saúde em Jogo 2: o lúdico e a tecnologia na promoção da saúde. 2012. (Outra).

6.
7th International Conference on Advances in Computer Enterntainment Technology. JECRIPE: Stimulating cognitive abilities of children with Down Syndrome in pre-scholar age using a game approach. 2010. (Congresso).

7.
IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames.Semiotic inspection of a game for children with Down syndrome. 2010. (Simpósio).

8.
VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Stimulating imitation of children with Down syndrome using a game approach. 2009. (Simpósio).

9.
5º Fórum Internacional de TV Digital. 2008. (Outra).

10.
VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2008. 2008. (Simpósio).

11.
XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2007. (Simpósio).

12.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2005. (Congresso).

13.
Congresso Latino Americano de Interação Humano-Computador. 2003. (Congresso).

14.
IX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores. 2001. (Simpósio).

15.
IV Ciclo de Palestras do Curso de Informática. 2000. (Outra).

16.
IV Encontro Regional dos Estudantes de Computação. 2000. (Encontro).

17.
II Semana Acadêmica do Curso de Informática. 1999. (Outra).

18.
Seminário de Desenvolvimento de Líderes. 1999. (Seminário).

19.
II Encontro Regional de Estudantes de Computação. 1998. (Encontro).

20.
I Semana Acadêmica do Curso de Informática. 1998. (Outra).

21.
VI Escola de Informática da SBC Regional Sul. 1998. (Congresso).

22.
Jogo de Simulação de Economia e Administração de Empresas.Jogo de Simulação de Economio e Administração de Empresas. 1996. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Clua, E. W. G. ; Brandão, A. L. . IEEE 3rd International Conference on Serious Games and Applications for Health - SEGAH 2014. 2014. (Congresso).

2.
Clua, E. W. G. ; PASSOS, E. ; Zamith, M. P. ; BRANDÃO, A. . Global Game Jam Rio de Janeiro. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriel Peixoto de Carvalho. A definir. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Begotti Domingos. Jogo para estimulação da memória em pessoas idosas com alto grau de escolaridade. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alexandre Greluk Szykman. Participatory Design with Wheelchair Users in the Development of a NUI based interactive systems. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: André Luiz Brandão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FLÁVIO MORAES DE MATTOS. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO PARA A PLATAFORMA ANDROID. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: André Luiz Brandão.

2.
Humberto Caulo da Silva. SISTEMA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: André Luiz Brandão.

3.
Bruno da Silva Ferreira Graça. Predadores: jogo eletrônico para aprendizagem de biologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: André Luiz Brandão.

4.
Carlos Henrique Jorge. A Linguagem de Programação Logo - Recurso para o Ensino de Geometria no Ensino Fundamental: Ensaios no Laboratório de Informática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: André Luiz Brandão.

5.
CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS. SISTEMA DE GESTÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS PARA A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: André Luiz Brandão.

6.
RAFAEL DE MENDONÇA ROLANDO. SISTEMA PARA VENDA DE MENSAGENS ONLINE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: André Luiz Brandão.

7.
GILBERTO DA SILVA LIMA. SISTEMA DE AUXÍLIO NO GERENCIAMENTO DE DOAÇÕES DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA - SAGDEI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: André Luiz Brandão.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Moreira, B. ; Nascimento, G. T. ; Brandão, S. R. ; Brandão, L. ; QUEIROZ, B. ; Bulcão, A. C. C. ; Pedro Thiago Mourão ; Ribeiro, Fernando . Jecripe. 2009.


Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Brandão, A. L.. Desenvolvimento de jogos e o caso do JECRIPE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Brandão, A. L.; FERNANDES, L. A. F. ; Clua, E. W. G. . M5AIE: A Method for Body Part Detection, Tracking and Pose Classification using RGB-D Images. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Brandão, A. L.. Iniciativa Jecripe - Jogos para todos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Moreira, B. ; Nascimento, G. T. ; Brandão, S. R. ; Brandão, L. ; QUEIROZ, B. ; Bulcão, A. C. C. ; Pedro Thiago Mourão ; Ribeiro, Fernando . Jecripe. 2009.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Brandão, A. L.. Conexão Futura - Games podem ser aliados da saúde. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Brandão, A. L.. BITS 19 - Entrevista com André Brandão do JECRIPE. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Brandão, A. L.. Rádio Senado - Uma Boa História: Jecripe. 2015.

4.
Brandão, A. L.. Band SC - Programa Olhares - Inclusão digital. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
Brandão, A. L.. TV Brasil Repórter São Paulo - Falling Walls e o Jecripe. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
Brandão, A. L.. Jornal da Cultura - André Brandão e o Falling Walls Lab. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
BRANDÃO, A.. Entrevistado da EArenaGames.com.br. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
BRANDÃO, A.. Entrevista a Rádio MEC na Estação Cultura. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Clua, E. W. G. . Cobertura do lancamento dos jogos JECRIPE e França Antártica. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
BRANDÃO, A.. Tv Brasil - Reporter Brasil - Jogo para crianças com Síndrome de Down. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. ; Clua, E. W. G. . CNN - Clix - Video Juegos França Antártica e Jecripe. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
BRANDÃO, A.. Jornal Futura - Entrevistado do dia: André Brandão. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
BRANDÃO, A.; Clua, E. W. G. ; Zamith, M. P. ; Nascimento, G. T. . Mercado de Games. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
BRANDÃO, A.. Jecripe na Band-RJ. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
BRANDÃO, A.. Videojuego estimula a preescolares con síndrome de Down - TeleSUR. 2012.

16.
BRANDÃO, A.; Costa, R. M. . Conexão Futura: Tecnologia para a Vida. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
BRANDÃO, A.. Programa Especial: Tecnologia a serviço da inclusão social - 20/07/2013 -. 2013.

18.
BRANDÃO, A.. Jornal Visual - 05/08/2013 - TV Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
BRANDÃO, A.. Jecripe é indicado ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
BRANDÃO, A.; PASSOS, E. . Estudantes da UFF criam um game com base histórica e outro para crianças com Síndrome de Down. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
BRANDÃO, A.; Pedro Thiago Mourão ; Moreira, B. ; Nascimento, G. T. . Na luta pela inclusão digital. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Clua, E. W. G. ; Brandão, A. L. . IEEE 3rd International Conference on Serious Games and Applications for Health - SEGAH 2014. 2014. (Congresso).




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