Rodrigo Dias Teixeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4613732505207054
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006). Mestre em História Social pela UFF (2009) . Pós Graduado em Ensino de História pela Faculdade de Educação da UFRJ (2011). Doutor em História Social pela UFF (2015). Foi professor Substituto de Didática e Prática de Ensino de História na UFRJ (2015). É professor do curso de especialização Saberes e Práticas da Educação Básicas (CESPEB) e Professor de História da Rede Municipal de São Gonçalo. Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História/LEPEH (UFRJ). Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História e Direitos Humanos, Currículo e Ensino de História, História do Brasil (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Dias Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TEIXEIRA, Rodrigo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
S/N
Praia Vermelha
24200000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 3344040


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A burocracia sindical cutista e o Governo Lula da Silva: a consolidação do social-liberalismo no Brasil, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Virginia Maria Gomes de Mattos Fontes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Mestrado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Para onde foi a CUT? - do classismo ao sindicalismo social-liberal,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Virgínia Maria de Mattos Fontes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Ensino de História. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ensino de História e Direitos Humanos: em busca de uma prática de aprendizagem libertadora.
Orientador: Cinthia Monteiro de Araujo.
2002 - 2006
Graduação em Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A CONVERSÃO DA CUT E A RELAÇÃO COM O FAT (1980-2000).
Orientador: Virgínia Maria de Mattos Fontes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplina História do Brasil Recente, lecionada no Curso de Graduação em História da UFF, como parte do Estágio Docente do Programa de Doutorado/PPGH-UFF


Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas: Metodologia do Ensino de História - Pedagogia (2/2016)/ Laboratório de Pesquisa e Ensino III - História (2/2016)/ História do Brasil I - Relações Internacionais (2/2016)/ História do Brasil II - Relações Internacionais (2/2016)/ Antropologia - História (2/2016) / Antropologia - Administração (2/2016) Introdução aos Estudos da História (1/2016) - Licenciatura em História/ História do Brasil I (1/2016) - Bacharelado em Relações Internacionais / História do Brasil II (1/2016) - Bacharelado em Relações Internacionais/ Antropologia (1/2016) - Bacharelado em Administração

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Professor convidado para módulo do Curso de Extensão História da Política Externa Brasileira, realizado 31/5/2012

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Professor convidado para ministrar o módulo III Ensino de História no curso de Extensão Oficinas para o Ensino de Filosofia, História e Sociologia, realizado no dia 9/7/11


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de História - Colégio Estadual Baltazar Bernardino Ensino Fundamental e Médio 2 anos

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Joaquim Távora


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência do Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Iniciação Científica - PIBIC

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Iniciação Científica - PIBIC

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vinculado ao CESPEB-História
Outras informações
Professor e orientador do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB-História) na Faculdade de Educação da UFRJ. Lecionou a disciplina "História e Ensino de História: Desafios Contemporâneos"- Carga Horária: 30 horas

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Didática Especial de História I (1/2017) Prática de Ensino de História I (1/2017) Didática Especial de História II (2/2016) Prática de Ensino de História II (2/2016) Didática Especial de História I (1/2016) Prática de Ensino de História I (1/2016) Didática Especial de História II (2/2015) Prática de Ensino de História II (2/2015)


Prefeitura Municipal de São Gonçalo (RJ), SG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Gonçalo



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
ENSINO DE HISTÓRIA: HISTORIOGRAFIA, CURRÍCULO E CULTURA
Descrição: Pesquisas e estudos em ensino de história na educação básica e superior, em suas articulações e diálogos com autores que investigam as questões curriculares e a produção de sentidos do conhecimento escolar e da história pública, em diálogo com a teoria da história, a historiografia e os múltiplos saberes que circulam na sociedade, no enfrentamento de desafios epistemológicos e políticos nas disputas por hegemonia na produção de identidades sociais e da memória..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
ENSINO DE HISTÓRIA, DIREITOS HUMANOS E REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Descrição: O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas e ações docentes que priorizem as relações entre ensino de história e reeducação das relações étnico-raciais assim como ensino de história e direitos humanos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Democracia e imperialismo teoria e história
Descrição: Este projeto tem dois fulcros: o prioritário, do ponto de vista teórico, pretende explorar a reflexão marxiana sobre as condições sociais subjacentes à concentração de capitais (o momento do capital-monetário , ou capital-portador-de-juros ) para identificar as características propriamente sociais da nova escala de concentração/centralização de capitais tanto no plano internacional, quanto, sobretudo, no âmbito da formação social brasileira. Trata-se, especialmente, da questão das múltiplas expropriações contemporâneas e de sua correlação com a expansão do capital-imperialismo e com a concentração de capitais. Este nível de análise implicará realizar uma reavaliação crítica da periodização histórica contemporânea com vistas a qualificar teoricamente o período denominado neoliberalismo, termo cuja excessiva plasticidade contribui mais para ocultar do que para esclarecer os traços centrais das transformações do capital-imperialismo contemporâneo. Do ponto de vista mais diretamente histórico, identificar as condições e contradições da atuação econômica, política e social brasileira, quando a exportação de capitais e o estímulo à multinacionalização de capitais de origem brasileira torna-se uma política oficial...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
Determinação e historicidade: democracia e imperialismo
Descrição: Trabalho de cunho teórico-filosófico voltado para a compreensão dos fenômenos históricos pelas Ciências Sociais e para seu aprofundamento. A questão da determinação é, de forma recorrente, contraposta ao tema da liberdade. Confunde-se determinação em âmbito cognitivo, com determinismo, ou com formas específicas de cristalizar as relações causais (determinismos geográfico, racial, cultural, econômico, politicista, psicológico, etc.), enrijecendo-as ex ante. Após um longo período de grande exposição mediatizada sobre a inexistência de determinações tout court, exposição que vinha associada à suposição de que a expansão de regimes democráticos ou de estados de direito significava o fim de toda determinação , retoma-se a reflexão sobre as bases nas quais tais noções determinação, liberdade e democracia se apóiam e encontram seus fundamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rodrigo Dias Teixeira - Integrante / Virginia Fontes - Coordenador.
2004 - 2007
DETERMINAÇÃO E HISTORICIDADE em torno da democracia
Descrição: Do ponto de vista do conhecimento científico, esse trabalho se justifica por procurar sistematizar, de forma consistente, a reflexão sobre o tema de alguns autores considerados pilares fundamentais da reflexão social, com ênfase para Marx, Weber e Freud. Enquanto o primeiro é uma referência obrigatória para a questão da determinação, referida em geral ao aspecto de cunho econômico, os dois últimos são considerados como núcleos fundamentais, nas ciências sociais e humanas, de contestação das questões clássicas da determinação. No caso de Weber, pela sua ênfase no caráter indeterminado dos processos sociais. No caso de Freud, pelo atributo de não cognoscibilidade (portanto, caráter não determinável) de certos fenômenos psíquicos, como a questão do inconsciente freudiano. Os três autores produziram trabalhos articulando suas propostas cognitivas à questão da política e da igualdade, assegurando a pertinência da proposta.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rodrigo Dias Teixeira - Integrante / Virginia Fontes - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2011 - 2012
Periódico: Revista Vírus Planetário


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
1o Lugar - Concurso Professor Substituto Didática e Prática de Ensino UFRJ, Faculdade de Educação UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TEIXEIRA, Rodrigo2008 TEIXEIRA, Rodrigo. A conversão da CUT e a relação com o FAT (1990-2000). Revista História & Luta de Classes, v. 1, p. 83-90, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Para onde foi a CUT? Do classismo ao sindicalismo social-liberal. 1. ed. Rio de Janeiro: Malungo, 2013. v. 1. 238p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TEIXEIRA, Rodrigo; AMORIM, Caio . Periferia ganha novamente cena cultural: modismo ou revolução?. Vírus Planetário, p. 10 - 11, 07 mar. 2012.

2.
TEIXEIRA, Rodrigo; Nomura, Seiji ; BALDEZ, Maria Luiza . A educação como alavanca de mudanças. Vírus Planetário, Rio de Janeiro, p. 20 - 23, 20 nov. 2011.

3.
TEIXEIRA, Rodrigo. Juventude e Violência: Qual o papel da educação?. O FLU Revista, Niterói, p. 34 - 34, 12 set. 2010.

4.
TEIXEIRA, Rodrigo. A Construção da CONLUTE e os desafios do movimento estudantil atual. Revista Marximo Revolucionário Atual, 15 jun. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Escolarização, hegemonia curricular e ensino de História: decifrando disputas de um lugar de fronteira. In: XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

2.
TEIXEIRA, Rodrigo. Hegemonia curricular e Ensino de História: escolarização e senso comum na construção do conhecimento histórico-escolar. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2017, Rio de Janeiro. XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2017.

3.
TEIXEIRA, Rodrigo. Ensino de História e Direitos humanos: propostas de práticas de aprendizagem. In: X Semana de História Política, 2015, Rio de Janeiro. Anais da X Semana de História Política, 2015.

4.
TEIXEIRA, Rodrigo. A burocracia sindical cutista no Governo Lula da Silva (2003-2006). In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015, Niterói. Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente, 2015.

5.
TEIXEIRA, Rodrigo. Ensino de História e Direitos Humanos: em busca de uma prática de aprendizagem. In: XVI Encontro Regional de História, 2014, Rio de Janeiro. ANAIS DO XVI ENCONTRO REGIONAL DA HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS, 2014.

6.
TEIXEIRA, Rodrigo. Um novo momento da ascensão burocrática da CUT: a construção dos assim chamados espaços públicos não estatais (1999-2003). In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2013, 2013, Niterói - RJ. Anais do Marx e o Marxismo 2013: Marx hoje, 130 anos depois, 2013.

7.
TEIXEIRA, Rodrigo. A CUT e o Governo Lula da Silva: a consolidação do social-liberalismo no Brasil (1994-2006). In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011.

8.
TEIXEIRA, Rodrigo. A Gênese do conceito de sociedade civil e sua utilização por Antonio Gramsci. In: IV Seminário Científico Internacional Teoria Política do Socialismo, 2011, Marília. IV Seminário Internacional Teoria Política do Socialismo, 2011.

9.
TEIXEIRA, Rodrigo. A conversão orgãnica da CUT e o Governo Lula da Silva: o conceito de qualidade de vida e suas transformações no interior da Central (1981-2006). In: Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011, 2011, Niterói. Colóquio Nacional Marx e o Marxismo 2011 - NIEP-Marx, 2011.

10.
TEIXEIRA, Rodrigo. Que reestruturação produtiva? - A reorganização do mundo do trabalho e seus impactos no sindicalismo. In: 16o Premio Vasconcelos Torres, 2006, Niterói. 16o Premio Vasconcelos Torres. Niterói: EDUFF, 2006.

11.
TEIXEIRA, Rodrigo. Determinação e Historicidade - em torno da democracia. In: 15o Seminário de Iniciação Científica - Premio Vasconcelos Torres, 2005, Niterói. 15o Seminário de Iniciação Científica - Premio Vasconcelos Torres. UFF: EDUFF, 2005.

12.
TEIXEIRA, Rodrigo. Apontamentos sobre as condições sociais do Brasil (1980-2002). In: 14o Seminário Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia, 2004. 14o Seminário Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia. Niterói: EDUFF, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Senso comum e Ensino de História: uma abordagem a partir das contribuições de Antonio Gramsci. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Nova Iguaçu. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. p. 133-133.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Ensino de História e Direitos Humanos: em busca de uma prática libertadora na educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TEIXEIRA, Rodrigo. Desafios do CESPEB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
TEIXEIRA, Rodrigo. Hackeando o currículo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TEIXEIRA, Rodrigo. Para Onde foi a CUT - Palestra de lançamento de Livros - UFSM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TEIXEIRA, Rodrigo. Um novo momento da ascensão burocrática na CUT: a construção dos assim chamados 'espaços públicos não estatais'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
TEIXEIRA, Rodrigo. A Gênese do conceito de sociedade civil e sua utilização por Antonio Gramsci. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
TEIXEIRA, Rodrigo. A CUT e o Governo Lula da Silva - a consolidação do social-liberalismo no Brasil (1994-2006). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
TEIXEIRA, Rodrigo. Ensino de História - teoria e prática em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TEIXEIRA, Rodrigo. A conversão orgânica da CUT e o Governo Lula da Silva: o conceito de qualidade de vida e suas transformações no interior da Central. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
TEIXEIRA, Rodrigo. Determinação e historicidade - em torno da democracia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
TEIXEIRA, Rodrigo. Apontamentos sobre as condições sociais do Brasil (1980-2002). 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Resenha - Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas Autor(a): David Harvey, Slavoj ?i?ek, Tariq Ali et al.. Rio de Janeiro: Malungo Editora, 2012 (Resenha - Indicação).

2.
TEIXEIRA, Rodrigo. Resenha - Leandro Narloch; Duda Teixeira - Guia Politicamente Incorreto da América Latina. Malungo Editora, 2012 (Resenha - Contra-Indicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Parecer sobre o artigo 'A HISTÓRIA AFRICANA E AFRO BRASILEIRA NOS RELATÓRIOS FINAIS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE HISTÓRIA DA UDESC (2000 ? 2006)'. 2017.

2.
TEIXEIRA, Rodrigo. Parecer para o manuscrito ?O ASPECTO COLONIAL DO ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DAS ÁFRICAS E A LEI 10.639/03? para a revista Educação Básica Revista (ISSN 2447-5971) v.3, jan-jul de 2017.. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Entrevista sobre a 'geração y' - TV Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Gramsci e o Ensino de História. 2017. .

2.
TEIXEIRA, Rodrigo. História do Movimento Sindical. 2015. .

3.
TEIXEIRA, Rodrigo. Ensino de História e Direitos Humanos: em busca de uma prática de aprendizagem libertadora. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TEIXEIRA, Rodrigo. Membro Titular do Conselho Municipal de Educação - Niterói. 2011. (Participação em Conselho de Sistema de Ensino).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TEIXEIRA, Rodrigo; COSTA, W.; SILVA, A. N. O.. Participação em banca de Roberta Alves Silva. Ensino de História e Cultura Escolar: análises a partir do. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
TEIXEIRA, Rodrigo; PEREIRA, A. A.; COSTA, W.. Participação em banca de Marcos Raddi. O Ensino da História e cultura afro-brasileira através do Samba. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
TEIXEIRA, Rodrigo; COSTA, W.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de MARCO ANDRÉ DE SOUZA RIBEIRO. O Currículo de História do Curso Normal na Rede Estadual do Rio de Janeiro e suas implicações para o Ensino da disciplina nas séries iniciais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
ARAUJO, Cinthia Monteiro; SILVA, A. N. O.; TEIXEIRA, Rodrigo. Participação em banca de Carla Sucin Ferreira. E ela desapareceu... Reflexões sobre a relação entre o professor de História e o aluno em cumprimento de medida socioeducativa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica - Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
TEIXEIRA, Rodrigo; VAZ, J. D.. Participação em banca de Eleneuda Lopes Sousa. A RELAÇÂO DO IDEB ? ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA MUNICIPAL UNIÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TRABALHO, EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TEIXEIRA, Rodrigo; ARAUJO, R. P.; CAMARA, S.. Participação em banca de Vinicius Campanate Vieira.Ascensão e queda de Hitler através da ótica da mídia Brasileira, de 1933 a 1945. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário La Salle - Niterói.

2.
GONCALVES, F. C. N. I.; DIAS, G.; TEIXEIRA, Rodrigo. Participação em banca de ANDREZZA IRIS BENTES PAIXÃO.A POLÍTICA EXTERNA PARA MEIO AMBIENTE: um estudo de caso da internalização do Regime de Mudança Climática e seus efeitos na política exterior do Governo Lula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário La Salle - Niterói.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. VII Seminário Interativo de Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica na Formação do Professor. 2011. UFF.

2.
TEIXEIRA, Rodrigo. VIII Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica. 2010. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
50 anos do golpe civil-militar: o estado brasileiro ontem e hoje.50 anos do golpe civil-militar: o estado brasileiro ontem e hoje. 2014. (Encontro).

2.
Curso de Extensão Oficinas para o Ensino de Filosofia, História e Sociologia - UNILASALLE.A Música no ensino de História. 2011. (Oficina).

3.
II Pré ENEFIL - Filosofia: Homem e Natureza.Ensino e Filosofia, Humanização como parte do processo de aprendizagem. 2011. (Encontro).

4.
IV Seminário Científico Internacional Teoria Política do Socialismo.II - Gramsci e a Política: Epistemologia e História em Gramsci. 2011. (Seminário).

5.
IV Seminário Científico Internacional Teoria Política do Socialismo.A Gênese do conceito de sociedade civil e sua utilização por Antonio Gramsci. 2011. (Seminário).

6.
IX ENPEH. 2011. (Encontro).

7.
Palestra Ensino de História - teoria e prática em sala de aula.Ensino de História - teoria e prática em sala de aula. 2011. (Outra).

8.
VII Seminário Interativo de Extensão, Pesquisa e Prática Pedagógica na Formação do Professor -UFF.Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Básica. 2011. (Seminário).

9.
XXVI Simpósio Nacional de História.A CUT e o Governo Lula da Silva: a consolidação do social-liberalismo no Brasil (1994-2006). 2011. (Simpósio).

10.
Seminário Nacional Ensino de História e Diversidade: caminhos abertos pela lei 11.645/2008. 2010. (Seminário).

11.
VIII Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica - UFF.Pesquisa e Prática de Ensino na Educação Básica. 2010. (Encontro).

12.
16o Premio Vasconcelos Torres.A Conversão da CUT e a relação com o FAT. 2006. (Seminário).

13.
15o Seminário de Iniciação Científica - Premio Vasconcelos Torres.A Reestruturação Produtiva no Brasil ? A relação entre a CUT e o FAT. 2005. (Seminário).

14.
Estado Brasileiro: Historiografia. 2005. (Simpósio).

15.
Fórum Social Mundial. 2005. (Encontro).

16.
XXII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz. 2005. (Simpósio).

17.
14o Seminário Vasconcelos Torres de Ciência e Tecnologia.Apontamentos sobre as condições sociais do Brasil (1980-2002). 2004. (Seminário).

18.
Encontro Nacional dos Estudantes de História. 2003. (Encontro).

19.
Fórum Social Mundial. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Colóquio Internacional Marx e o Marxismo. 2013. (Congresso).

2.
TEIXEIRA, Rodrigo. IV Seminário Científico Internacional Teoria Política do Socialismo. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nathalia Topini. História Local e Ensino de História: novos desafios. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica - Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Francisco Maciel Pires. Orientação de Estágio Supervisionado. Início: 2017. Orientação de outra natureza. UFF. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberta Alves. Ensino de História e Cultura Escolar: análises a partir do "OCUPA CPII Tijuca". 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica - Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Rodrigo Dias Teixeira.

2.
MARCO ANDRÉ DE SOUZA RIBEIRO. O Currículo de História do Curso Normal na Rede Estadual do Rio de Janeiro e suas implicações para o Ensino da disciplina nas séries iniciais. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas da Educação Básica - Ensino de História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Rodrigo Dias Teixeira.

3.
Eleneuda Lopes Sousa. A inteferência do ideb ? índice de desenvolvimento da educação básica na organização do trabalho pedagógico na escola municipal união. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em EPSJV-Fiocruz) - Fundação Oswaldo Cruz. Orientador: Rodrigo Dias Teixeira.

Orientações de outra natureza
1.
Dhonis Conceição. Estágio Supervisionado. 2011. Orientação de outra natureza - Centro Universitário La Salle - Niterói. Orientador: Rodrigo Dias Teixeira.

2.
Rafael Cardoso Chagas. O Outro Profissional Em Ação: Histórias de Vida e Biografia Educacional. 2010. Orientação de outra natureza. (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Dias Teixeira.

3.
Lorena Marina dos Santos Miguel. Estágio Docente. 2010. Orientação de outra natureza. (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, UFF. Orientador: Rodrigo Dias Teixeira.

4.
Danielle Jardim. Estágio Docente. 2009. Orientação de outra natureza. (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Rodrigo Dias Teixeira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Desafios do CESPEB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TEIXEIRA, Rodrigo. Hackeando o currículo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Gramsci e o Ensino de História. 2017. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TEIXEIRA, Rodrigo. Entrevista sobre a 'geração y' - TV Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:55:59